Page 1

página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

08 de Outubro de 2010

ANO XX - Nº 889 08 de Outubro de 2010

Distribuição Gratuita

A

Chegou "Encantos e Sabores Primavera"

10 anos www.camposdojordaoecia.com.br

com mais um show de reportagens e imagens

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Previsão de bom movimento para o feriado prolongado

sobre o que Campos e Região têm de melhor!

Apesar do foco já estar voltado para o litoral, o volume de reservas para o feriadão é grande

Parque de diversões atrapalha o trânsito

A próxima edição, "Especial Verão", irá circular no fim de Dezembro!

FOTO: KADU SCHIAVO

Reserve logo seu espaço e venha fazer parte de mais essa grande realização cultural da Editora Jornalística Verdes Vales.

A montagem de brinquedos e barracas de um parquinho junto ao Pólo de Estacionamento de Vila Abernéssia, além de tirar o sossego dos moradores da região, atrapalha o trânsito, a tradicional feira de sábado e o acesso à pista de treino de centenas de alunos de auto e moto-escolas. O local é impróprio para eventos desse porte. Para isso há o terreno municipal ao lado do Portal, que é muito maior e que também permite estacionamento fácil, sem complicar o andamento de trânsito no setor comercial da cidade. Confira mais detalhes e imagens na página 5.

Revista Guia Encantos e Sabores - 100 mil exemplares/ano, revelando a cada Estação o que Campos tem de melhor! Revista-guia "Encantos e Sabores": são 4 edições anuais: Distribuição gratuita e dirigida! Visite nosso site e confira todas edições já publicadas: www.encantosesabores.com.br

casado 889.pmd

1

8/10/2010, 14:08


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

E as pesquisas, hein? Antigamente eu acreditava que pesquisas eleitorais e estatísticas eram a mesma coisa. Um estudo científico, sério, honesto, calcado em amostragens etc. Eu acreditava nisso cegamente. Putz, sem gozação, todo mundo tem o direito de ser ingênuo pelo menos uma vez na vida. No decorrer dos anos, assim como milhões de outros brazucas, percebi o quanto elas podem dar errado: por incompetência ou por venalidade de quem as faz. No caso do primeiro turno dessas eleições, os erros foram crassos. Tanto para presidente, quando tudo apontava definição no primeiro turno, como para senador. Nesse caso, Aloísio Nunes (PSDB), que levou em primeiro lugar longe, aparecia derrotado em terceiro, atrás de Marta (eleita em segundo) e do Netinho, que dançou geral. Se você refletir que geralmente "ninguém gosta de votar em perdedor", pesquisas erradas e/ou manipuladas tem poder de mudar voto dos eleitores indecisos. E isso pode significar milhares ou até milhões de votos. E aí eu pergunto: O que o TSE está fazendo (ou irá fazer) em relação a essas discrepâncias absurdas? Que explicações oficiais teremos nós eleitores, os meros mortais, depois desses resultados? Se comprovadas más intenções no caso dessas pesquisas, que punições terão os responsáveis? Enfim, que garantias tem o eleitor de que não está sendo manipulado em rede nacional? Outra coisa que não dá para engolir é o não julgamento (a tempo) da tal lei "ficha limpa". Terminadas as eleições (menos para presidente), há um universo de candidatos que não sabe se irá ser diplomado ou não. Você vota, o sujeito recebe votos suficientes para ser eleito e agora temos que aguardar o TSE definir se a tal lei "ficha limpa" vale para esta ou só para as próximas eleições. Pode uma coisa dessas? Francamente, ninguém merece! Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

APAE recupera fôlego. Graças ao empenho de sua diretoria e mobilização da sociedade, a APAE de Campos do Jordão começa a recuperar suas finanças, diminuindo o perigo de fechar as portas. Além do apoio individual de algumas pessoas e empresas, os recursos provenientes da Nota Fiscal Paulista tem ajudado bastante. Participe você também dessa corrente direcionando seus percentuais de crédito da Nota Fiscal Paulista para a entidade. As pessoas que desejarem mais informações sobre como ajudar a APAE de Campos do Jordão poderão entrar no site: www.apaecj.com.br.

Parque de diversões atrapalha trânsito. A pretexto de festejar o Dia das Crianças, a Prefeitura Municipal está cometendo um grave erro ao permitir implantar um parque de diversões na região do Pólo de Estacionamento de Vila Abernéssia. Além do espaço, que é destinado para estacionamento, treinos de alunos de auto escolas, para a tradicional feira de sábado, entre outros eventos, o tal parque está ocupando e interditando a terceira pista. O pior é que além de complicar o trânsito, está mal sinalizado. Quem segue pela Volta Fria, em determinado ponto encontra um cavalete que ocupa meia pista e não dá orientação alguma. Resultado, o motorista segue e só percebe a interdição 300 metros à frente, tendo que retornar na contra mão, correndo risco de acidente. Por outro lado, o páteo municipal ao lado do Portal está vazio. Importante: Que os Bombeiros e a Prefeitura vistoriem bem os briquedos antes de liberarem seu uso. Imagens na página 4.

Encantos e Sabores Primavera 2010. Nossa revista guia trimestral "Encantos e Sabores" - edição especial de Primavera, traz reportagens espetaculares, dentre elas, ótimas dicas de lazer, um giro pela hotelaria, um passeio pelo melhor da nossa gastronomia e um artigo sobre ecologia e que retrata que "quando o homem não agride, a natureza se recompõe". As revistas estão sendo distribuidas gratuitamente no comércio, na rede hoteleira, restaurantes, no Portal da Cidade aos finais de semana e em nossa redação, no Shopping Abernéssia. A próxima edição (Especial de Verão) irá circular ao final do mês de dezembro. Reserve logo seu espaço e venha fazer parte de mais esse grande acontecimento cultural.

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

Outras informações pelo fone: 3668-8300

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S.José dos Campos-SP Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

&

08 de Outubro de 2010

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas de placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração.

Propaganda eleitoral abandonada. Muitos dos candidatos que emporcalharam a cidade com banners, folhetos e toda sorte de propaganda, largaram parte dela sob calçadas, jardins, terrenos, paredes etc. E aí?

Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras.

Lei "Cidade Limpa". Há empresários que retiraram apenas as letras adesivas de suas placas. Algumas estavam tão sujas que dá para se ler o que estava escrito anteriormente...

Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira

08 de Outubro de 2010

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

por Dr. Marcos Cintra* Durante seminário na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) no último dia 27/9, Guido Mantega afirmou que o governo “tem condições de iniciar a reforma tributária ainda este ano, após as eleições”. Segundo o ministro da Fazenda, ela poderia começar com mudanças no ICMS e o restante seria implementado pelo próximo presidente, uma vez que “há uma proposta pronta para ser realizada”. Primeiramente, cabe assinalar que a perspectiva que o ministro tenta criar junto aos empresários a respeito da implementação de uma reforma tributária após as eleições é impossível de ser levada a sério. Durante os oito anos do presidente Lula o que se viu foi uma série de remendos na estrutura de impostos com o objetivo claro de aumentar a arrecadação. Não houve empenho efetivo do governo no sentido de reestruturar o sistema tributário visando extirpar anomalias como a má distribuição do ônus, a expressiva evasão de receita, a absurda complexidade e o elevado custo para o setor produtivo. Por que em três meses a atual gestão faria o que não fez em oito anos? Quando diz que há um projeto pronto o ministro Mantega está se referindo à PEC 233/08, cujo eixo principal é a unificação de alguns tributos. Prevê-se a transformação do PIS, da Cofins, da CIDE e do Salário-Educação em um IVA federal e também do Imposto de Renda das empresas e da CSLL em um imposto só. Ou-

Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes Núcleo de Shivam Yoga e Terapias R. Américo Richieri, 384 - Vila Telma Fones: 3662-3463 // 9152-3173 beatris@mandala terapias.com.br

casado 889.pmd

2

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

"Se por um lado a proposta do governo simplifica, por outro ela deixa a desejar sob o ponto de vista da universalização, do combate à sonegação e da redução da carga de impostos" tro ponto a se destacar é o ICMS com legislação única para substituir as atuais 27. A reforma tributária que o governo deseja tem um lado positivo porque simplifica um pouco o sistema. Felizmente esse é um conceito que está sendo bem assimilado pela sociedade em geral. Essa simplificação decorreria da centralização da legislação do ICMS no âmbito federal e pela transformação de seis tributos em dois, um imposto único sobre o valor agregado (IVA fed.) e outro sobre a renda das empresas, o que poderia resultar em economias operacionais e administrativas para a União. Se por um lado a proposta do governo simplifica, por outro ela deixa a desejar sob o ponto de vista da universalização, do combate a sonegação e da redução da carga de impostos. O sistema permaneceria predominantemente declaratório e a base de incidência continuaria fortemente concentrada como é hoje. A unificação dos quatro tributos federais sobre o valor agregado criaria para o governo central um grande imposto cujo fato gerador seria em boa parte coincidente com a base do ICMS (a única exceção são os serviços que serão tributados pelo novo IVA, e não pelo ICMS,

com algumas exceções). O fato gerador desses dois impostos sofreria tributação estadual e federal, cujas alíquotas devem ser somadas para caracterizar a carga tributária total. Ela seria superior a 20%, o que estimularia a sonegação. O balanço que se faz da reforma tributária que o ministro Mantega citou é que os aspectos negativos se sobressaem sobre os benefícios da simplificação. Se ela for implementada, o tema voltará a ser discutido em seguida porque o sistema continuará caro e desigual, comprometendo a competitividade do país e castigando a classe média. Em resumo, a participação do ministro Mantega na Fiesp não convenceu e foi desalentadora. Seria mais animador se ele sugerisse ao sucessor de Lula a criação de uma comissão de especialistas para avaliar um projeto viável para o país. Nota: Nosso colunista Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. Endereços digitais: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org

O autor define sua obra como "Um Comer, Rezar e Amar brasileiro". Baseado em história real, uma mulher que aos 50 anos de idade deixa seu casamento de mais de 27 anos, seis filhos já crescidos, e vai para a Europa, sem dinheiro e sem falar uma palavra de inglês. Começa a trabalhar como empregada, babá, faxineira e, tudo que ganha, usa para conhecer outros países. Agora, aos 80 anos de idade, ela conta de uma forma divertida suas aventuras e descobertas. È quase um livro de auto-ajuda. Vale a pena ler. Ele está a venda no site www.livrariacultura.com.br, uma ótima sugestão para presentear no fim de ano.

"Você sabe lidar com seu dinheiro?", obra dos jornalistas Marília Cardoso e Luciano Fonseca Mal saem das fraldas, as crianças já sabem exatamente o que querem ganhar. No entanto, embora tenham um impacto significativo no orçamento familiar – pesquisas indicam que 82% das crianças e adolescentes influenciam as compras da família –, o contato que têm com o dinheiro é praticamente inexistente. Para inserir a educação financeira no cotidiano infantil, os autores do livro Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice, Marília Cardoso e Luciano Gissi Fonseca, sugerem que pais e familiares aproveitem datas como o Dia das Crianças. Como os pais separados devem presentear? Os avós e tios devem comprar presentes no Dia das Crianças? Qual é a melhor idade para iniciar a educação financeira? Essas e outras questões são a matéria-prima do capítulo “Crianças”, do livro que traz dicas simples para melhorar as finanças sem grandes sacrifícios. Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice integra o Selo EDU, do portfólio da Primavera Editorial. Presentes & Culpas O contato das crianças com o dinheiro é praticamente inexistente, mas elas interferem no orçamento familiar e influenciam os hábitos de consumo mais do que imaginamos. Nos Estados Unidos, as despesas de crianças com idades entre 4 anos e 12 anos cresceram 400% na década de 1990; no Brasil, calcula-se que a garotada influenciou gastos na ordem de US$ 90 bilhões. Segundo Marília Cardoso, os pais têm a missão de mostrar que o dinheiro não cai do céu nem brota em árvores. Outras informações no site: www.primaveraeditorial.com.br.

Palavras Cruzadas DIRETAS

Confira o resultado

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

"Vôo Livre", de Ignez Batistela

Autor: Roberto Conte

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

SECURITY MASTER

página 7

ECONOMIA: Reforma tributária em 2010? Literatura: Lançamentos

Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

8/10/2010, 14:08


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

SAÚDE. HC alerta: suor excessivo é doença Sintomas têm início na primeira infância. No entanto, muitos pais procuram ajuda médica só na fase da adolescência. Suor intenso nas mãos, nas axilas, nos pés, na face e no couro cabeludo podem ser sintomas da hiperidrose, distúrbio que se intensifica na época do Verão e pode vir associado, na maioria dos casos, à "fobia social". O alerta é do cirurgião torácico Ribas Milanês, da Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. Segundo o médico, a pessoa com sudorese sente-se constrangida ou se considera impedida de exercer atividades sociais corriqueiras, como apertar as mãos de outras pessoas, escrever, dançar, praticar esportes ou, mesmo, dar um abraço em um amigo ou familiar. Os sintomas têm início na primeira infância. No entanto, muitos pais procuram ajuda médica na fase da adolescência, quando a criança começa a se sentir desconfortável com a situação. O processo cirúrgico é o único que pode minimizar ou acabar com o problema, sem causa definida. Em cerca de dois mil pacientes operados no Hospital das Clínicas, nos últimos 15 anos, 99% apresentaram alívio do suor nas mãos, 95% alívio do suor nas axilas e face e 92% alívio do rubor facial, enfatizou o médico. As opções não cirúrgicas existem, mas são limitadas ou temporárias. O uso da toxina botulínica sob a pele, exemplifica o Dr. Ribas, funciona por quatro a seis meses. São necessárias 50 aplicações em cada região, sem contar que o produto é muito caro.

A aplicação de soluções ou cremes adstringentes e a iontoforese (banhos elétricos com água salgada na área afetada) podem reduzir o suor em áreas específicas, mas têm que ser aplicados contínua e repetitivamente. Assistência psicológica ou uso de sedativos ou de drogas diminuem as secreções, o rubor facial e as fobias sociais, mas agem muito pouco na hiperidrose. No ambulatório da Hiperidrose do HC, alguns medicamentos em estudo têm mostrado resultados promissores. Doença No Brasil, cerca de 2,8% da população sofrem com a hiperidrose. Mundialmente, a prevalência da doença é próxima dos 3%. Em alguns indivíduos o suor intenso é incontrolável. Os sintomas da face são acompanhados ou não de rubor facial, sentimento de embaraço ou de uma forte ânsia de escapar da situação. As crises podem ser precipitadas por estresse ou emoções, mas também podem ocorrer espontaneamente sem a presença aparente de qualquer fator desencadeador. Cirurgia O procedimento cirúrgico é considerado minimamente invasivo e tem duração de 40 minutos, em média, sob anestesia geral. A internação leva de 12 a 24 horas e o paciente pode voltar ao trabalho num período de dois a três dias. Os resultados também são imediatos e evidentes. O paci-

ente ao despertar da anestesia apresenta as mãos, as axilas ou face quentes e secas. Além disso, cinco em cada dez pacientes submetidos a este tipo de tratamento podem apresentar melhora também da hiperidrose nos pés. A cirurgia consiste na retirada de estruturas nervosas, chamada de Cadeia Simpática, que regulam a sudorese das mãos, das axilas e do rosto. O procedimento adotado é a simpactomia torácica endoscópica bilateral. Dois instrumentos endoscópicos, do diâmetro aproximado de um lápis - 0,5cm - são introduzidos na cavidade pleural através de dois pequenos orifícios. Por um deles introduz-se uma óptica acoplada a uma minicâmara de televisão que mostra com nitidez e precisão as estruturas a serem operadas. Pelo outro são introduzidos os instrumentos cirúrgicos necessários para se realizar a operação. A técnica não é indicada para o tratamento da sudorese excessiva que envolve todo o corpo. Pessoas com obesidade, idade avançada, cirurgias torácicas prévias e outras doenças associadas devem ser cuidadosamente avaliadas. Na grande maioria desses casos, não há indicação de tratamento cirúrgico. Atendimentos no Hospital das Clínicas são agendados, com antecedência, por um dos ambulatórios de especialidades da Secretaria de Estado da Saúde. Fonte: Assessoria de Imprensa/ Bete Subires/ HC.

CLASSIFICADOS Vendo casa Jd. Atalaia Perto do Grande Hotel, contendo 3 dorm (1 suite),2 salas, banho, cozinha ampla, varanda, churrasq. c/ área de 25m² e vaga p/ 4 carros. Tratar fones: (11)9579.5027 ou (12) 9750.3827.

Vendo terreno Vila Natal

Máquinas para Lavanderia Usadas, modelo industrial e em bom estado de funcionamento. Tratar pelo fone: (12) 3663-4682.

PRATIQUE YOGA Corpo, respiração e concentração Agendamentos (12) 9619-6316.

Alugo Apto. no Atalaia

Antenas Parabólicas

Qto.,coz.conj.sala, banho. Tratar: (12) 3662-5174 e (12) 9750-3827

Vendo marca ELD SAT. Informese: (12) 9734-2445 ou 3662-7061.

Alugo apto Alto B. Vista

Serviços de VAN 15 lugares

Com 2 dormitórios. Tratar pelo telefone: (11) 9552-6444.

Viagens, excursões, passeios: Inf.: (12) 9784-0166 e 3662-5006.

LITORAL Ubatuba Praia Gde alugo Areia, 5 pessoas. Livre Reveillon (12) 3662.5006 // 9711.5568.

Serviços de Carretos Para toda região: Tratar com Salatiel pelo telefone: (12) 9773-9409.

Dentista Dra. Fabiana Lissandre Clín. Geral, Orto: Divide no cartão, cheque, carnê e consignado. Galeria Murano1 (atrás Bradesco) Tel: (12) 3664-2307 / 9134-8797.

ORAÇÃO Salmo 38 Para conseguir algo impossível, leia na Bíblia o Salmo 38 durante 3 dias. No terceiro dia mande publicar e no quarto dia observe o que acontece. J.C.R.

08 de Outubro de 2010

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Novidades no FFront ront Postos Poupatempo não funcionarão no feriado Os Postos Poupatempo Fixos e Móveis que atendem na Capital, Grande São Paulo e Interior, bem como o Disque Poupatempo, não funcionarão nesta terça-feira, dia 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Na segunda-feira, dia 11 de outubro, e a partir de quartafeira, dia 13 de outubro, todos os Postos Poupatempo Fixos e Móveis e o serviço de teleatendimento atendem normalmente, em seus horários habituais. Os endereços dos postos Fixos, os roteiros das Unidades Móveis e todos os horários de funcionamento podem ser consultados no site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou através do Disque Poupatempo 0800 772 36 33 – ligação gratuita.

HOTEL 5 ESTRELAS-SP VENDE Mobiliário, "A e B", cortinas, TVs 20", cabeceiras de cama etc. Informações: (11) 9876-7464 ou (11) 3229-8803 e-mail: marciodcarvalho@hotmail.com.br

COMUNICADOS E EDITAIS

UNIVAP promove Concurso de Poesias, Contos e Fotografias A Universidade do Vale do Paraíba - Univap, a fim de valorizar, integrar as pessoas e dar oportunidade a novos talentos, realiza todos os anos, os concursos de Poesias, Contos e Fotografia, cujo objetivo é incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que estudantes e a comunidade possam divulgar seus trabalhos. Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica e Faculdade de Educação e Artes, os concursos da Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografia em 1997. A participação nos concursos é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Categoria Comunidade: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Outros (partir de 18 anos, formados e não estudantes); Categoria Univap: Estudante do Ensino Superior; Pós-Graduação e Funcionários. As inscrições podem ser feitas até 19/11/2010. O regulamento está disponível para consulta no site: http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php

Concurso Público

OPORTUNIDADES DE EMPREGOS Técnico de Enfermagem

3

Estantes de Aço (12) 3664-1675

C/1000m² plano, luz e água. Preço: R$ 20 mil. Ent. R$ 10 mil e saldo combinar: (12) 3662-4198.

Sanatorinhos contrata para atruar em Campos do Jordão. Enviar CV p/ Rua: Harry Mauritz Lewin, S/nº Vila Maria. Cp. do Jordão - CEP. 12.460-000 Fone: (12) 3668-8303.

casado 889.pmd

08 de Outubro de 2010

PRECISA-SE

A Fundação CASA abrirá concurso público para diferentes vagas no Estado de São Paulo. As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 18/10 até 17/11, somente pela internet, no site www.vunesp.com.br. Serão 468 vagas para ensino fundamental, médio e superior. Essas vagas serão preenchidas em ordem de classificação, por código de cargo, de acordo com a necessidade e conveniência da Fundação CASA. Algumas das vagas são para eletricista, encanador, pedreiro, técnico administrativo, advogado e médico do trabalho.

RECEPCIONISTA PARA CHEFIA ENVIAR CURRICULUM POR EMAIL reaguas@reaguas.com.br

Manutencionista

Recepcionista noturno

para trabalho em pousada de alto padrão, com experiência mínima de 3 anos comprovada em carteira e boas referências. Ótimo salário. Ligar somente na 2ª ou 3ª feira. entre 09 e 11 horas. Tratar pelo telefone: (12) 9794-1213.

para trabalho em pousada de alto padrão, com experiência mínima de 3 anos comprovada em carteira e boas referências. Ótimo salário. Ligar somente de 2ª e 3ª feira. entre 09 e 11 horas. Tratar pelo telefone: (12) 9794-1213.

Jornalista Admite-se que saiba navegar em redes sociais, facebook, twiter, para trabalhar em 1/2 período. Ótimo salário, tratar c/hora de 2ª a 4ª feira p/ fone: (12) 9794-1213.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

8/10/2010, 14:08

página 3

"Demônios da Garoa" vão se apresentar no feriadão Dando prosseguimento ao projeto Música na Praça, uma parceria Prefeitura Municipal/ Setur e Alpha FM, o conjunto "Demônios da Garoa" apresenta-se no dia 11 de Outubro, às 16 horas, na concha acústica de Vila Capivari e promete levar o público ao delírio neste feriadão. Mais antigo conjunto instrumental e vocal em atividade no país, os Demônios da Garoa são os principais intérpretes do compositor Adoniran Barbosa. Recentemente eles foram homenageados com o Disco de Ouro pelo álbum 50 Anos e pelos mais de dez milhões de discos vendi-

dos ao longo dessa brilhante carreira. Dentre as músicas que o conjunto irá interpretar na segunda-feira estão hits como Trem das Onze, Iracema, Saudosa Maloca, O Samba do Arnesto, As Mariposa, Tiro ao Álvaro, Ói Nóis Aqui Trá Veiz, Vila Esperança, Vai no Bexiga pra Ver, entre outros sucessos que certamente agitarão o público. O conjunto está formado com os músicos: Serginho (voz e pandeiro), Israel (voz e timba), Ricardo (voz e percussão), Canhoto (voz e cavaco), e Dedé (voz e violão).

FOTO: DIVULGAÇÃO

página 6

Com quase seis décadas de carreira, o Demônios da Garoa é reconhecido como caso único em todo o mundo pelo Guinness BooK of Records.

300 mil pessoas devem participar do Festival SWU O movimento Starts With You (SWU) e o festival que vem para celebrá-lo têm como principais objetivos inspirar, conscientizar e mobilizar, demonstrando que a sustentabilidade pode estar presente em todas as ações e contribuindo para o estabelecimento de práticas sustentáveis de forma inovadora. O SWU Music and Arts Festival é o grande marco de celebração do movimento. Uma experiência memorável que vai combinar música e arte nos dias 9, 10 e 11 de outubro na Fazenda Maeda, localizada no município de Itu, a cerca de 70 km de São Paulo. O evento ocupará um espaço de arena de 200 mil metros quadrados e está preparado para receber milhares de pessoas ao longo dos seus 3 dias de duração. E não é só de boa música que será feito o SWU. O movimento trará também para os seus participantes, ao longo dos três dias de duração do evento, o Fórum Sustentável, palco onde especialistas, pensadores, políticos, empresários e representantes de entidades não governamentais discutirão com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade no século 21. Você já deve ter ouvido falar sobre o Protocolo de Quioto, a Conferência de Cope-nhague e de reuniões entre paí-ses para reduzir a emissão de gases poluentes, certo? Mas, quantas pessoas já leram algum desses acordos – e mais: o que isso tudo tem a ver com a sua vida? O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações,

com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Não poder resolver os grandes problemas do noticiário não significa que você está de mãos atadas. A primeira coisa que você pode fazer para salvar o planeta é fazer alguma coisa. Simples assim. Mude hábitos, mostre que é possível e, desta forma, contagie aquele que está aí, do seu lado. Começa com você!

3. Não-discriminação Não aceitar nenhuma forma de discriminação em função de cor, opção sexual, religião, origem, classe social, idade ou condições físicas nas relações com todos os nossos públicos.

Princípios, Diretrizes e Ações de Sustentabilidade do SWU

6. Saúde e Segurança Empenhamos-nos para propiciar um ambiente saudável e seguro a todos os envolvidos em nossas atividades e eventos, por meio do estabelecimento de padrões rígidos de saúde e segurança, da avaliação de possíveis riscos e definição de procedimentos para evitá-los.

Direitos Humanos Em todas as nossas atividades, atuamos conforme os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros padrões e tratados internacionais e não toleramos condições de trabalho degradantes, trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo. Direitos do Trabalho Além de estarmos de acordo com a legislação trabalhista, oferecer condições de trabalho adequadas a todos que participam ou venham a participar da realização das ações e eventos.

4. Educação sustentável Vamos conscientizar, mobilizar e transmitir os valores da sustentabilidade. 5. Inclusão Social Em nossas contratações de serviços, daremos preferência, sempre que possível, à mão de obra local, cooperativas e micro e pequenos fornecedores, contribuindo assim para a geração de renda e inclusão social.

Engajamento de Stakeholders Acreditamos que o engajamento de todas as partes interessadas é essencial para a obtenção de nossos objetivos. Queremos construir relacionamentos de troca e apoio que contribuam para fortalecer e difundir valores comuns. Assim, buscamos estabelecer parceri-

as, realizar trabalhos conjuntos e de inclusão com as comunidades e compartilhar nossas diretrizes de sustentabilidade com todos os nossos públicos. Transparência, ética e combate à corrupção O relacionamento com todos os parceiros deve ser baseado em ética e transparência. Além disso, repudiamos e combatemos a corrupção em todas as suas formas e não aceitamos parcerias com instituições de idoneidade duvidosa. Legislação Ambiental Todas as nossas atividades e de nossos parceiros devem estar em conformidade com leis e regulamentos ambientais. Baixo Impacto Ambiental Buscar sempre reduzir, compensar ou eliminar nossos impactos ambientais. Dessa forma, em todos os nossos eventos e ações, buscaremos cumprir com os seguintes aspectos e metas: a) realização de eventos de baixo carbono e desenvolvimento de processos para redução e mitigação das emissões de gases poluentes; b) preferência pelo uso de materiais reciclados ou que tenham origem certificadas; c) destinação correta dos resíduos; d) desenvolvimento de processos para baixo consumo de água e energia; e) revitalização da área do festival. Fonte: Divulgação SWU


página 4

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

08 de Outubro de 2010

08 de Outubro de 2010

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Parque de diversões montado em local inadequado atrapalha o trânsito

Somando mais de 500 lojas em todo país, a Lojas Americanas inaugurou nesta quinta-feira um grande e moderno centro de compras em Campos do Jordão.

Apesar do Município dispor de área própria, maior e adequada para eventos junto ao Portal, preferiu-se área central

FOTOS: KADU SCHIAVO

Com diversificada linha de produtos, ótimos preços e agressividade na negociação, certamente forçará redução nos preços dos demais concorrentes.

Dessa forma, o consumidor ganha na diversidade de produtos que estarão a venda na cidade e nos preços competitivos que a Americanas tradicionalmente comercializa em suas lojas ou pela rede mundial da internet. A Americanas foi fundada em 1929 em Niteroi, no Estado do Rio de Janeiro.

A Americanas é uma das maiores empresas brasileiras no segmento de varejo e líder absoluta em vendas pela internet

Suporte Técnico para Informática

CARTAS À REDAÇÃO:

Manutenção, montagem e revisão de redes, configuração, limpeza de vírus, wifi, voip, roteadores, proxy e banda larga.

Senhores leitores e internautas, enviem suas sugestões de

FOTOS: KADU SCHIAVO

Americanas inaugura em Campos do Jordão sua 192ª loja no Estado

Na imagem acima observa-se que mais

Na Volta Fria, ao lado de um cavalete

da metade da avenida foi tomada por bar-

sem informação alguma, um motorista

racas que, além de atrapalhar o trânsito

desavisado retorna na contramão.

de veículos, coloca em perigo traseuntes.

Ao lado: prenúncio de muitos problemas.

pauta e/ou denúncias (devidamente identificados) para:

Recuperação de placas e circuitos de PCs e Laps. Soldas especiais em circuitos eletrônicos, trilhas etc

Jornal Campos do Jordão &Cia - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750, conjunto 04 - Campos do Jordão-SP - CEP 12460-000

Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

ou para o e-mail: jornaldecampos@uol.com.br

Contato - Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

CASA DO CHURRASCO Seus melhores momentos em Campos começam aqui

Campos do Jordão Colégio Objetivo de Campos do Jordão

Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, picanha, costela, frango etc). Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré Vestibular

As melhores cabeças! Venha fazer parte desse time Mais informações pelo telefone: (12) 3664-6564

casado 889.pmd

4

8/10/2010, 14:08


página 4

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

08 de Outubro de 2010

08 de Outubro de 2010

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Parque de diversões montado em local inadequado atrapalha o trânsito

Somando mais de 500 lojas em todo país, a Lojas Americanas inaugurou nesta quinta-feira um grande e moderno centro de compras em Campos do Jordão.

Apesar do Município dispor de área própria, maior e adequada para eventos junto ao Portal, preferiu-se área central

FOTOS: KADU SCHIAVO

Com diversificada linha de produtos, ótimos preços e agressividade na negociação, certamente forçará redução nos preços dos demais concorrentes.

Dessa forma, o consumidor ganha na diversidade de produtos que estarão a venda na cidade e nos preços competitivos que a Americanas tradicionalmente comercializa em suas lojas ou pela rede mundial da internet. A Americanas foi fundada em 1929 em Niteroi, no Estado do Rio de Janeiro.

A Americanas é uma das maiores empresas brasileiras no segmento de varejo e líder absoluta em vendas pela internet

Suporte Técnico para Informática

CARTAS À REDAÇÃO:

Manutenção, montagem e revisão de redes, configuração, limpeza de vírus, wifi, voip, roteadores, proxy e banda larga.

Senhores leitores e internautas, enviem suas sugestões de

FOTOS: KADU SCHIAVO

Americanas inaugura em Campos do Jordão sua 192ª loja no Estado

Na imagem acima observa-se que mais

Na Volta Fria, ao lado de um cavalete

da metade da avenida foi tomada por bar-

sem informação alguma, um motorista

racas que, além de atrapalhar o trânsito

desavisado retorna na contramão.

de veículos, coloca em perigo traseuntes.

Ao lado: prenúncio de muitos problemas.

pauta e/ou denúncias (devidamente identificados) para:

Recuperação de placas e circuitos de PCs e Laps. Soldas especiais em circuitos eletrônicos, trilhas etc

Jornal Campos do Jordão &Cia - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750, conjunto 04 - Campos do Jordão-SP - CEP 12460-000

Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

ou para o e-mail: jornaldecampos@uol.com.br

Contato - Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

CASA DO CHURRASCO Seus melhores momentos em Campos começam aqui

Campos do Jordão Colégio Objetivo de Campos do Jordão

Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, picanha, costela, frango etc). Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré Vestibular

As melhores cabeças! Venha fazer parte desse time Mais informações pelo telefone: (12) 3664-6564

casado 889.pmd

4

8/10/2010, 14:08


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

SAÚDE. HC alerta: suor excessivo é doença Sintomas têm início na primeira infância. No entanto, muitos pais procuram ajuda médica só na fase da adolescência. Suor intenso nas mãos, nas axilas, nos pés, na face e no couro cabeludo podem ser sintomas da hiperidrose, distúrbio que se intensifica na época do Verão e pode vir associado, na maioria dos casos, à "fobia social". O alerta é do cirurgião torácico Ribas Milanês, da Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. Segundo o médico, a pessoa com sudorese sente-se constrangida ou se considera impedida de exercer atividades sociais corriqueiras, como apertar as mãos de outras pessoas, escrever, dançar, praticar esportes ou, mesmo, dar um abraço em um amigo ou familiar. Os sintomas têm início na primeira infância. No entanto, muitos pais procuram ajuda médica na fase da adolescência, quando a criança começa a se sentir desconfortável com a situação. O processo cirúrgico é o único que pode minimizar ou acabar com o problema, sem causa definida. Em cerca de dois mil pacientes operados no Hospital das Clínicas, nos últimos 15 anos, 99% apresentaram alívio do suor nas mãos, 95% alívio do suor nas axilas e face e 92% alívio do rubor facial, enfatizou o médico. As opções não cirúrgicas existem, mas são limitadas ou temporárias. O uso da toxina botulínica sob a pele, exemplifica o Dr. Ribas, funciona por quatro a seis meses. São necessárias 50 aplicações em cada região, sem contar que o produto é muito caro.

A aplicação de soluções ou cremes adstringentes e a iontoforese (banhos elétricos com água salgada na área afetada) podem reduzir o suor em áreas específicas, mas têm que ser aplicados contínua e repetitivamente. Assistência psicológica ou uso de sedativos ou de drogas diminuem as secreções, o rubor facial e as fobias sociais, mas agem muito pouco na hiperidrose. No ambulatório da Hiperidrose do HC, alguns medicamentos em estudo têm mostrado resultados promissores. Doença No Brasil, cerca de 2,8% da população sofrem com a hiperidrose. Mundialmente, a prevalência da doença é próxima dos 3%. Em alguns indivíduos o suor intenso é incontrolável. Os sintomas da face são acompanhados ou não de rubor facial, sentimento de embaraço ou de uma forte ânsia de escapar da situação. As crises podem ser precipitadas por estresse ou emoções, mas também podem ocorrer espontaneamente sem a presença aparente de qualquer fator desencadeador. Cirurgia O procedimento cirúrgico é considerado minimamente invasivo e tem duração de 40 minutos, em média, sob anestesia geral. A internação leva de 12 a 24 horas e o paciente pode voltar ao trabalho num período de dois a três dias. Os resultados também são imediatos e evidentes. O paci-

ente ao despertar da anestesia apresenta as mãos, as axilas ou face quentes e secas. Além disso, cinco em cada dez pacientes submetidos a este tipo de tratamento podem apresentar melhora também da hiperidrose nos pés. A cirurgia consiste na retirada de estruturas nervosas, chamada de Cadeia Simpática, que regulam a sudorese das mãos, das axilas e do rosto. O procedimento adotado é a simpactomia torácica endoscópica bilateral. Dois instrumentos endoscópicos, do diâmetro aproximado de um lápis - 0,5cm - são introduzidos na cavidade pleural através de dois pequenos orifícios. Por um deles introduz-se uma óptica acoplada a uma minicâmara de televisão que mostra com nitidez e precisão as estruturas a serem operadas. Pelo outro são introduzidos os instrumentos cirúrgicos necessários para se realizar a operação. A técnica não é indicada para o tratamento da sudorese excessiva que envolve todo o corpo. Pessoas com obesidade, idade avançada, cirurgias torácicas prévias e outras doenças associadas devem ser cuidadosamente avaliadas. Na grande maioria desses casos, não há indicação de tratamento cirúrgico. Atendimentos no Hospital das Clínicas são agendados, com antecedência, por um dos ambulatórios de especialidades da Secretaria de Estado da Saúde. Fonte: Assessoria de Imprensa/ Bete Subires/ HC.

CLASSIFICADOS Vendo casa Jd. Atalaia Perto do Grande Hotel, contendo 3 dorm (1 suite),2 salas, banho, cozinha ampla, varanda, churrasq. c/ área de 25m² e vaga p/ 4 carros. Tratar fones: (11)9579.5027 ou (12) 9750.3827.

Vendo terreno Vila Natal

Máquinas para Lavanderia Usadas, modelo industrial e em bom estado de funcionamento. Tratar pelo fone: (12) 3663-4682.

PRATIQUE YOGA Corpo, respiração e concentração Agendamentos (12) 9619-6316.

Alugo Apto. no Atalaia

Antenas Parabólicas

Qto.,coz.conj.sala, banho. Tratar: (12) 3662-5174 e (12) 9750-3827

Vendo marca ELD SAT. Informese: (12) 9734-2445 ou 3662-7061.

Alugo apto Alto B. Vista

Serviços de VAN 15 lugares

Com 2 dormitórios. Tratar pelo telefone: (11) 9552-6444.

Viagens, excursões, passeios: Inf.: (12) 9784-0166 e 3662-5006.

LITORAL Ubatuba Praia Gde alugo Areia, 5 pessoas. Livre Reveillon (12) 3662.5006 // 9711.5568.

Serviços de Carretos Para toda região: Tratar com Salatiel pelo telefone: (12) 9773-9409.

Dentista Dra. Fabiana Lissandre Clín. Geral, Orto: Divide no cartão, cheque, carnê e consignado. Galeria Murano1 (atrás Bradesco) Tel: (12) 3664-2307 / 9134-8797.

ORAÇÃO Salmo 38 Para conseguir algo impossível, leia na Bíblia o Salmo 38 durante 3 dias. No terceiro dia mande publicar e no quarto dia observe o que acontece. J.C.R.

08 de Outubro de 2010

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Novidades no FFront ront Postos Poupatempo não funcionarão no feriado Os Postos Poupatempo Fixos e Móveis que atendem na Capital, Grande São Paulo e Interior, bem como o Disque Poupatempo, não funcionarão nesta terça-feira, dia 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Na segunda-feira, dia 11 de outubro, e a partir de quartafeira, dia 13 de outubro, todos os Postos Poupatempo Fixos e Móveis e o serviço de teleatendimento atendem normalmente, em seus horários habituais. Os endereços dos postos Fixos, os roteiros das Unidades Móveis e todos os horários de funcionamento podem ser consultados no site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou através do Disque Poupatempo 0800 772 36 33 – ligação gratuita.

HOTEL 5 ESTRELAS-SP VENDE Mobiliário, "A e B", cortinas, TVs 20", cabeceiras de cama etc. Informações: (11) 9876-7464 ou (11) 3229-8803 e-mail: marciodcarvalho@hotmail.com.br

COMUNICADOS E EDITAIS

UNIVAP promove Concurso de Poesias, Contos e Fotografias A Universidade do Vale do Paraíba - Univap, a fim de valorizar, integrar as pessoas e dar oportunidade a novos talentos, realiza todos os anos, os concursos de Poesias, Contos e Fotografia, cujo objetivo é incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que estudantes e a comunidade possam divulgar seus trabalhos. Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica e Faculdade de Educação e Artes, os concursos da Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografia em 1997. A participação nos concursos é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Categoria Comunidade: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Outros (partir de 18 anos, formados e não estudantes); Categoria Univap: Estudante do Ensino Superior; Pós-Graduação e Funcionários. As inscrições podem ser feitas até 19/11/2010. O regulamento está disponível para consulta no site: http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php

Concurso Público

OPORTUNIDADES DE EMPREGOS Técnico de Enfermagem

3

Estantes de Aço (12) 3664-1675

C/1000m² plano, luz e água. Preço: R$ 20 mil. Ent. R$ 10 mil e saldo combinar: (12) 3662-4198.

Sanatorinhos contrata para atruar em Campos do Jordão. Enviar CV p/ Rua: Harry Mauritz Lewin, S/nº Vila Maria. Cp. do Jordão - CEP. 12.460-000 Fone: (12) 3668-8303.

casado 889.pmd

08 de Outubro de 2010

PRECISA-SE

A Fundação CASA abrirá concurso público para diferentes vagas no Estado de São Paulo. As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 18/10 até 17/11, somente pela internet, no site www.vunesp.com.br. Serão 468 vagas para ensino fundamental, médio e superior. Essas vagas serão preenchidas em ordem de classificação, por código de cargo, de acordo com a necessidade e conveniência da Fundação CASA. Algumas das vagas são para eletricista, encanador, pedreiro, técnico administrativo, advogado e médico do trabalho.

RECEPCIONISTA PARA CHEFIA ENVIAR CURRICULUM POR EMAIL reaguas@reaguas.com.br

Manutencionista

Recepcionista noturno

para trabalho em pousada de alto padrão, com experiência mínima de 3 anos comprovada em carteira e boas referências. Ótimo salário. Ligar somente na 2ª ou 3ª feira. entre 09 e 11 horas. Tratar pelo telefone: (12) 9794-1213.

para trabalho em pousada de alto padrão, com experiência mínima de 3 anos comprovada em carteira e boas referências. Ótimo salário. Ligar somente de 2ª e 3ª feira. entre 09 e 11 horas. Tratar pelo telefone: (12) 9794-1213.

Jornalista Admite-se que saiba navegar em redes sociais, facebook, twiter, para trabalhar em 1/2 período. Ótimo salário, tratar c/hora de 2ª a 4ª feira p/ fone: (12) 9794-1213.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

8/10/2010, 14:08

página 3

"Demônios da Garoa" vão se apresentar no feriadão Dando prosseguimento ao projeto Música na Praça, uma parceria Prefeitura Municipal/ Setur e Alpha FM, o conjunto "Demônios da Garoa" apresenta-se no dia 11 de Outubro, às 16 horas, na concha acústica de Vila Capivari e promete levar o público ao delírio neste feriadão. Mais antigo conjunto instrumental e vocal em atividade no país, os Demônios da Garoa são os principais intérpretes do compositor Adoniran Barbosa. Recentemente eles foram homenageados com o Disco de Ouro pelo álbum 50 Anos e pelos mais de dez milhões de discos vendi-

dos ao longo dessa brilhante carreira. Dentre as músicas que o conjunto irá interpretar na segunda-feira estão hits como Trem das Onze, Iracema, Saudosa Maloca, O Samba do Arnesto, As Mariposa, Tiro ao Álvaro, Ói Nóis Aqui Trá Veiz, Vila Esperança, Vai no Bexiga pra Ver, entre outros sucessos que certamente agitarão o público. O conjunto está formado com os músicos: Serginho (voz e pandeiro), Israel (voz e timba), Ricardo (voz e percussão), Canhoto (voz e cavaco), e Dedé (voz e violão).

FOTO: DIVULGAÇÃO

página 6

Com quase seis décadas de carreira, o Demônios da Garoa é reconhecido como caso único em todo o mundo pelo Guinness BooK of Records.

300 mil pessoas devem participar do Festival SWU O movimento Starts With You (SWU) e o festival que vem para celebrá-lo têm como principais objetivos inspirar, conscientizar e mobilizar, demonstrando que a sustentabilidade pode estar presente em todas as ações e contribuindo para o estabelecimento de práticas sustentáveis de forma inovadora. O SWU Music and Arts Festival é o grande marco de celebração do movimento. Uma experiência memorável que vai combinar música e arte nos dias 9, 10 e 11 de outubro na Fazenda Maeda, localizada no município de Itu, a cerca de 70 km de São Paulo. O evento ocupará um espaço de arena de 200 mil metros quadrados e está preparado para receber milhares de pessoas ao longo dos seus 3 dias de duração. E não é só de boa música que será feito o SWU. O movimento trará também para os seus participantes, ao longo dos três dias de duração do evento, o Fórum Sustentável, palco onde especialistas, pensadores, políticos, empresários e representantes de entidades não governamentais discutirão com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade no século 21. Você já deve ter ouvido falar sobre o Protocolo de Quioto, a Conferência de Cope-nhague e de reuniões entre paí-ses para reduzir a emissão de gases poluentes, certo? Mas, quantas pessoas já leram algum desses acordos – e mais: o que isso tudo tem a ver com a sua vida? O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações,

com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Não poder resolver os grandes problemas do noticiário não significa que você está de mãos atadas. A primeira coisa que você pode fazer para salvar o planeta é fazer alguma coisa. Simples assim. Mude hábitos, mostre que é possível e, desta forma, contagie aquele que está aí, do seu lado. Começa com você!

3. Não-discriminação Não aceitar nenhuma forma de discriminação em função de cor, opção sexual, religião, origem, classe social, idade ou condições físicas nas relações com todos os nossos públicos.

Princípios, Diretrizes e Ações de Sustentabilidade do SWU

6. Saúde e Segurança Empenhamos-nos para propiciar um ambiente saudável e seguro a todos os envolvidos em nossas atividades e eventos, por meio do estabelecimento de padrões rígidos de saúde e segurança, da avaliação de possíveis riscos e definição de procedimentos para evitá-los.

Direitos Humanos Em todas as nossas atividades, atuamos conforme os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros padrões e tratados internacionais e não toleramos condições de trabalho degradantes, trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo. Direitos do Trabalho Além de estarmos de acordo com a legislação trabalhista, oferecer condições de trabalho adequadas a todos que participam ou venham a participar da realização das ações e eventos.

4. Educação sustentável Vamos conscientizar, mobilizar e transmitir os valores da sustentabilidade. 5. Inclusão Social Em nossas contratações de serviços, daremos preferência, sempre que possível, à mão de obra local, cooperativas e micro e pequenos fornecedores, contribuindo assim para a geração de renda e inclusão social.

Engajamento de Stakeholders Acreditamos que o engajamento de todas as partes interessadas é essencial para a obtenção de nossos objetivos. Queremos construir relacionamentos de troca e apoio que contribuam para fortalecer e difundir valores comuns. Assim, buscamos estabelecer parceri-

as, realizar trabalhos conjuntos e de inclusão com as comunidades e compartilhar nossas diretrizes de sustentabilidade com todos os nossos públicos. Transparência, ética e combate à corrupção O relacionamento com todos os parceiros deve ser baseado em ética e transparência. Além disso, repudiamos e combatemos a corrupção em todas as suas formas e não aceitamos parcerias com instituições de idoneidade duvidosa. Legislação Ambiental Todas as nossas atividades e de nossos parceiros devem estar em conformidade com leis e regulamentos ambientais. Baixo Impacto Ambiental Buscar sempre reduzir, compensar ou eliminar nossos impactos ambientais. Dessa forma, em todos os nossos eventos e ações, buscaremos cumprir com os seguintes aspectos e metas: a) realização de eventos de baixo carbono e desenvolvimento de processos para redução e mitigação das emissões de gases poluentes; b) preferência pelo uso de materiais reciclados ou que tenham origem certificadas; c) destinação correta dos resíduos; d) desenvolvimento de processos para baixo consumo de água e energia; e) revitalização da área do festival. Fonte: Divulgação SWU


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

E as pesquisas, hein? Antigamente eu acreditava que pesquisas eleitorais e estatísticas eram a mesma coisa. Um estudo científico, sério, honesto, calcado em amostragens etc. Eu acreditava nisso cegamente. Putz, sem gozação, todo mundo tem o direito de ser ingênuo pelo menos uma vez na vida. No decorrer dos anos, assim como milhões de outros brazucas, percebi o quanto elas podem dar errado: por incompetência ou por venalidade de quem as faz. No caso do primeiro turno dessas eleições, os erros foram crassos. Tanto para presidente, quando tudo apontava definição no primeiro turno, como para senador. Nesse caso, Aloísio Nunes (PSDB), que levou em primeiro lugar longe, aparecia derrotado em terceiro, atrás de Marta (eleita em segundo) e do Netinho, que dançou geral. Se você refletir que geralmente "ninguém gosta de votar em perdedor", pesquisas erradas e/ou manipuladas tem poder de mudar voto dos eleitores indecisos. E isso pode significar milhares ou até milhões de votos. E aí eu pergunto: O que o TSE está fazendo (ou irá fazer) em relação a essas discrepâncias absurdas? Que explicações oficiais teremos nós eleitores, os meros mortais, depois desses resultados? Se comprovadas más intenções no caso dessas pesquisas, que punições terão os responsáveis? Enfim, que garantias tem o eleitor de que não está sendo manipulado em rede nacional? Outra coisa que não dá para engolir é o não julgamento (a tempo) da tal lei "ficha limpa". Terminadas as eleições (menos para presidente), há um universo de candidatos que não sabe se irá ser diplomado ou não. Você vota, o sujeito recebe votos suficientes para ser eleito e agora temos que aguardar o TSE definir se a tal lei "ficha limpa" vale para esta ou só para as próximas eleições. Pode uma coisa dessas? Francamente, ninguém merece! Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

APAE recupera fôlego. Graças ao empenho de sua diretoria e mobilização da sociedade, a APAE de Campos do Jordão começa a recuperar suas finanças, diminuindo o perigo de fechar as portas. Além do apoio individual de algumas pessoas e empresas, os recursos provenientes da Nota Fiscal Paulista tem ajudado bastante. Participe você também dessa corrente direcionando seus percentuais de crédito da Nota Fiscal Paulista para a entidade. As pessoas que desejarem mais informações sobre como ajudar a APAE de Campos do Jordão poderão entrar no site: www.apaecj.com.br.

Parque de diversões atrapalha trânsito. A pretexto de festejar o Dia das Crianças, a Prefeitura Municipal está cometendo um grave erro ao permitir implantar um parque de diversões na região do Pólo de Estacionamento de Vila Abernéssia. Além do espaço, que é destinado para estacionamento, treinos de alunos de auto escolas, para a tradicional feira de sábado, entre outros eventos, o tal parque está ocupando e interditando a terceira pista. O pior é que além de complicar o trânsito, está mal sinalizado. Quem segue pela Volta Fria, em determinado ponto encontra um cavalete que ocupa meia pista e não dá orientação alguma. Resultado, o motorista segue e só percebe a interdição 300 metros à frente, tendo que retornar na contra mão, correndo risco de acidente. Por outro lado, o páteo municipal ao lado do Portal está vazio. Importante: Que os Bombeiros e a Prefeitura vistoriem bem os briquedos antes de liberarem seu uso. Imagens na página 4.

Encantos e Sabores Primavera 2010. Nossa revista guia trimestral "Encantos e Sabores" - edição especial de Primavera, traz reportagens espetaculares, dentre elas, ótimas dicas de lazer, um giro pela hotelaria, um passeio pelo melhor da nossa gastronomia e um artigo sobre ecologia e que retrata que "quando o homem não agride, a natureza se recompõe". As revistas estão sendo distribuidas gratuitamente no comércio, na rede hoteleira, restaurantes, no Portal da Cidade aos finais de semana e em nossa redação, no Shopping Abernéssia. A próxima edição (Especial de Verão) irá circular ao final do mês de dezembro. Reserve logo seu espaço e venha fazer parte de mais esse grande acontecimento cultural.

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

Outras informações pelo fone: 3668-8300

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S.José dos Campos-SP Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

&

08 de Outubro de 2010

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas de placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração.

Propaganda eleitoral abandonada. Muitos dos candidatos que emporcalharam a cidade com banners, folhetos e toda sorte de propaganda, largaram parte dela sob calçadas, jardins, terrenos, paredes etc. E aí?

Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras.

Lei "Cidade Limpa". Há empresários que retiraram apenas as letras adesivas de suas placas. Algumas estavam tão sujas que dá para se ler o que estava escrito anteriormente...

Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira

08 de Outubro de 2010

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

por Dr. Marcos Cintra* Durante seminário na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) no último dia 27/9, Guido Mantega afirmou que o governo “tem condições de iniciar a reforma tributária ainda este ano, após as eleições”. Segundo o ministro da Fazenda, ela poderia começar com mudanças no ICMS e o restante seria implementado pelo próximo presidente, uma vez que “há uma proposta pronta para ser realizada”. Primeiramente, cabe assinalar que a perspectiva que o ministro tenta criar junto aos empresários a respeito da implementação de uma reforma tributária após as eleições é impossível de ser levada a sério. Durante os oito anos do presidente Lula o que se viu foi uma série de remendos na estrutura de impostos com o objetivo claro de aumentar a arrecadação. Não houve empenho efetivo do governo no sentido de reestruturar o sistema tributário visando extirpar anomalias como a má distribuição do ônus, a expressiva evasão de receita, a absurda complexidade e o elevado custo para o setor produtivo. Por que em três meses a atual gestão faria o que não fez em oito anos? Quando diz que há um projeto pronto o ministro Mantega está se referindo à PEC 233/08, cujo eixo principal é a unificação de alguns tributos. Prevê-se a transformação do PIS, da Cofins, da CIDE e do Salário-Educação em um IVA federal e também do Imposto de Renda das empresas e da CSLL em um imposto só. Ou-

Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes Núcleo de Shivam Yoga e Terapias R. Américo Richieri, 384 - Vila Telma Fones: 3662-3463 // 9152-3173 beatris@mandala terapias.com.br

casado 889.pmd

2

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

"Se por um lado a proposta do governo simplifica, por outro ela deixa a desejar sob o ponto de vista da universalização, do combate à sonegação e da redução da carga de impostos" tro ponto a se destacar é o ICMS com legislação única para substituir as atuais 27. A reforma tributária que o governo deseja tem um lado positivo porque simplifica um pouco o sistema. Felizmente esse é um conceito que está sendo bem assimilado pela sociedade em geral. Essa simplificação decorreria da centralização da legislação do ICMS no âmbito federal e pela transformação de seis tributos em dois, um imposto único sobre o valor agregado (IVA fed.) e outro sobre a renda das empresas, o que poderia resultar em economias operacionais e administrativas para a União. Se por um lado a proposta do governo simplifica, por outro ela deixa a desejar sob o ponto de vista da universalização, do combate a sonegação e da redução da carga de impostos. O sistema permaneceria predominantemente declaratório e a base de incidência continuaria fortemente concentrada como é hoje. A unificação dos quatro tributos federais sobre o valor agregado criaria para o governo central um grande imposto cujo fato gerador seria em boa parte coincidente com a base do ICMS (a única exceção são os serviços que serão tributados pelo novo IVA, e não pelo ICMS,

com algumas exceções). O fato gerador desses dois impostos sofreria tributação estadual e federal, cujas alíquotas devem ser somadas para caracterizar a carga tributária total. Ela seria superior a 20%, o que estimularia a sonegação. O balanço que se faz da reforma tributária que o ministro Mantega citou é que os aspectos negativos se sobressaem sobre os benefícios da simplificação. Se ela for implementada, o tema voltará a ser discutido em seguida porque o sistema continuará caro e desigual, comprometendo a competitividade do país e castigando a classe média. Em resumo, a participação do ministro Mantega na Fiesp não convenceu e foi desalentadora. Seria mais animador se ele sugerisse ao sucessor de Lula a criação de uma comissão de especialistas para avaliar um projeto viável para o país. Nota: Nosso colunista Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. Endereços digitais: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org

O autor define sua obra como "Um Comer, Rezar e Amar brasileiro". Baseado em história real, uma mulher que aos 50 anos de idade deixa seu casamento de mais de 27 anos, seis filhos já crescidos, e vai para a Europa, sem dinheiro e sem falar uma palavra de inglês. Começa a trabalhar como empregada, babá, faxineira e, tudo que ganha, usa para conhecer outros países. Agora, aos 80 anos de idade, ela conta de uma forma divertida suas aventuras e descobertas. È quase um livro de auto-ajuda. Vale a pena ler. Ele está a venda no site www.livrariacultura.com.br, uma ótima sugestão para presentear no fim de ano.

"Você sabe lidar com seu dinheiro?", obra dos jornalistas Marília Cardoso e Luciano Fonseca Mal saem das fraldas, as crianças já sabem exatamente o que querem ganhar. No entanto, embora tenham um impacto significativo no orçamento familiar – pesquisas indicam que 82% das crianças e adolescentes influenciam as compras da família –, o contato que têm com o dinheiro é praticamente inexistente. Para inserir a educação financeira no cotidiano infantil, os autores do livro Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice, Marília Cardoso e Luciano Gissi Fonseca, sugerem que pais e familiares aproveitem datas como o Dia das Crianças. Como os pais separados devem presentear? Os avós e tios devem comprar presentes no Dia das Crianças? Qual é a melhor idade para iniciar a educação financeira? Essas e outras questões são a matéria-prima do capítulo “Crianças”, do livro que traz dicas simples para melhorar as finanças sem grandes sacrifícios. Você sabe lidar com o seu dinheiro? Da infância à velhice integra o Selo EDU, do portfólio da Primavera Editorial. Presentes & Culpas O contato das crianças com o dinheiro é praticamente inexistente, mas elas interferem no orçamento familiar e influenciam os hábitos de consumo mais do que imaginamos. Nos Estados Unidos, as despesas de crianças com idades entre 4 anos e 12 anos cresceram 400% na década de 1990; no Brasil, calcula-se que a garotada influenciou gastos na ordem de US$ 90 bilhões. Segundo Marília Cardoso, os pais têm a missão de mostrar que o dinheiro não cai do céu nem brota em árvores. Outras informações no site: www.primaveraeditorial.com.br.

Palavras Cruzadas DIRETAS

Confira o resultado

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

"Vôo Livre", de Ignez Batistela

Autor: Roberto Conte

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

SECURITY MASTER

página 7

ECONOMIA: Reforma tributária em 2010? Literatura: Lançamentos

Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

8/10/2010, 14:08


página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

08 de Outubro de 2010

ANO XX - Nº 889 08 de Outubro de 2010

Distribuição Gratuita

A

Chegou "Encantos e Sabores Primavera"

10 anos www.camposdojordaoecia.com.br

com mais um show de reportagens e imagens

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Previsão de bom movimento para o feriado prolongado

sobre o que Campos e Região têm de melhor!

Apesar do foco já estar voltado para o litoral, o volume de reservas para o feriadão é grande

Parque de diversões atrapalha o trânsito

A próxima edição, "Especial Verão", irá circular no fim de Dezembro!

FOTO: KADU SCHIAVO

Reserve logo seu espaço e venha fazer parte de mais essa grande realização cultural da Editora Jornalística Verdes Vales.

A montagem de brinquedos e barracas de um parquinho junto ao Pólo de Estacionamento de Vila Abernéssia, além de tirar o sossego dos moradores da região, atrapalha o trânsito, a tradicional feira de sábado e o acesso à pista de treino de centenas de alunos de auto e moto-escolas. O local é impróprio para eventos desse porte. Para isso há o terreno municipal ao lado do Portal, que é muito maior e que também permite estacionamento fácil, sem complicar o andamento de trânsito no setor comercial da cidade. Confira mais detalhes e imagens na página 5.

Revista Guia Encantos e Sabores - 100 mil exemplares/ano, revelando a cada Estação o que Campos tem de melhor! Revista-guia "Encantos e Sabores": são 4 edições anuais: Distribuição gratuita e dirigida! Visite nosso site e confira todas edições já publicadas: www.encantosesabores.com.br

casado 889.pmd

1

8/10/2010, 14:08


889  

Edição 887 do jornal Campos do Jordão & Cia de 08 de Outubro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you