Issuu on Google+

página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

13 de Agosto de 2010

ANO XX - Nº 882 13 de Agosto de 2010

Distribuição Gratuita

Vem aí revista "Encantos e Sabores Primavera", mais um show de reportagens e imagens sobre o que Campos e Região têm de melhor!

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Sociedade empresarial discute a temporada

Reserve logo seu espaço (até 23/08) e venha fazer parte desta que é a "Maior Vitrina de Campos do Jordão"

FOTO: SERGIO BIAGIONE

A próxima edição, de "Primavera", vai circular ao final de Setembro!

Empresários de Campos do Jordão, representantes de vários segmentos do comércio e da indústria local, debatem nesta pós-temporada o que deu certo e o que pode melhorar com vistas para 2011. De forma surpreendente este ano, insatisfeitos com os resultados apurados no período, empresários se unem e procuram encontrar soluções conjuntas para enfrentar o longo período de "vacas magras" que observam pela frente. O empresariado de Campos, que historicamente nunca foi unido, da forma como deveria, agora reúnese no mesmo espaço para debater e encontrar saídas que fomentem ações que concorram para melhorar o turismo, da forma mais ampla, As melhores atrações da temporada foram as apresentações do Festival sem precisar, necessariamente, do Internacional de Inverno e os shows de imagens proporcionados pela natu- aporte financeiro do poder público. Saiba mais na página 3. reza, como as geadas, que muradam contornos e o colorido da vegetação.

Revista Guia Encantos e Sabores - 100 mil exemplares/ano, revelando a cada Estação o que Campos tem de melhor! Revista-guia "Encantos e Sabores": são 4 edições anuais: Distribuição gratuita e dirigida! Visite nosso site e confira todas edições já publicadas: www.encantosesabores.com.br

casado 882.pmd

1

13/8/2010, 14:45


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Uma tal liberdade de expressão Nos meios políticos costuma-se dizer que a liberdade de expressão é plena, que a imprensa mostra o que quer e que não há no país repressão alguma aos jornalistas e meios de comunicação. É Mesmo? No Brasil? Embora a imprensa brasileira tenha feito avanços e até grandes conquistas, principalmente depois do período militar, ainda está longe de atingir o que se imagina como "liberdade plena de expressão". Na grande imprensa, geralmente nos grandes centros, as pressões e censuras ocorrem veladas, pois a força política e institucional desses grandes veículos de comunicação é muito forte. Mas ocorre. Até anunciantes de peso dão pitacos nas grades e no que deve ou não ir para o ar. Ou melhor, no que seria "politicamente correto" e que não manche a aura da imagem dessa ou daquela empresa. No interior a coisa é ainda pior. Pessoalmente, nesses 34 anos bem vividos no jornalismo, tomei conhecimento e até vivenciei fatos incríveis. Há cerca de doze anos, durante um congresso anual da ADJORI - Associação de Jornais do Interior do Estado de São Paulo, ouvi de um dos presentes o relato de que um jornalista acabara de ser preso em um canil da PM por ordem de um juiz. Motivo: havia "comentado em editorial" (opinião própria) sobre uma decisão judicial. Certo ou errado, o que gerou revolta foi a arbitrariedade, pois sem inquérito ou julgamento o profissional foi atirado numa jaula imunda com 1,5 metros de altura e pouco mais de 2 metros quadrados de espaço fétido. Há vinte anos senti na própria pele o peso político contra a liberdade de expressão quando um programa jornalístico que assinava e apresentava (horário comprado) numa emissora de interior foi retirado do ar, sem aviso prévio algum, porque "estaria arranhando o brilho de um certo notável local". Aliás, para esse fato só tenho a agradecer, pois dois meses após (já que fora impedido de falar ao microfone) lancei nosso Jornal Campos do Jordão & Cia, hoje um incontestável sucesso editorial. Valeu hein? E por aí vão relatos e mais relatos sobre perseguições políticas, boicotes publicitários, atentados contra jornalistas, gráficas e instalações de jornais e redações. A liberdade de expressão no Brasil, se analisada de uma forma macro, caminha bem, mas ainda está longe de atingir o ideal. Basta lembrar os passos de alguns profissionais de peso que por vezes foram retirados do ar, apenas porque faziam com maestria sua lição de casa: Bem informar. O Brasil caminha e luta para se livrar dos tantos jugos a que se submeteu, dentre eles da ingerência exterior, os intermináveis boicotes comerciais e do cabresto político que tenta cercear a liberdade de expressão. Estamos chegando lá, mas é preciso ainda muita luta e empenho de toda imprensa para zerar essa insana e muito triste vergonha nacional. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

25º Congresso Internacional de Ornitologia será no Brasil: em Campos do Jordão. Considerado o maior e mais importante evento científico sobre aves do mundo e reunindo participantes dos cinco continentes, ele vai acontecer de 22 a 28 de agosto em Campos do Jordão. Criado há mais de um século, esta é a primeira vez que o Congresso será realizado na América Latina. Privilégio brasileiro, através de Campos do Jordão, que passa a receber as maiores autoridades em ornitologia, biólogos, cientistas e byrdwatchings (avistadores de pássaros). Além das palestras estão previstos passeios pelas reservas naturais da Serra da Mantiqueira, como o Parque do Estado e o Horto Florestal.

Violência. Fim de férias também significa "fim no reforço do policiamento em Campos do Jordão", que este ano contou com mais de 1000 policiais. Resultado: cresce a violência e a insegurança por toda cidade. Se em julho "tropeçava-se" em policiais por todos os cantos da cidade, agora é diametralmente o contrário. Acabou. Fim de feira. Salvem-se quem puder! Ninguém merece!

Churrasco no La Villette. Como já virou tradição, a Pousada de Charme La Villette promove ao final dos meses de julho, para um grupo de amigos e convidados especiais, um mega churrasco beneficente e onde não faltam celebridades, muita gente bonita, boa música e muita diversão. O serviço foi elaborado pelo competente Buffet Cintra, que realizou atendimento eficiente e de qualidade. Ronaldo Cintra acompanhou tudo de perto e recebeu merecidos elogios. Receber bem é uma arte que fica restrita para poucos. Ana Maria Rozette e o filho Luiz estão de parabéns. A Casa, como sempre, estava linda e o atendimento impecável!

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

Outras informações pelo fone: 3668-8300

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S.José dos Campos-SP Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

&

13 de Agosto de 2010

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs.

Crateras em Vila Natal. Cansados das muitas promessas e do completo esquecimento por parte do setor de serviços públicos da Prefeitura, mais uma vez moradores procuraram a redação para reclamar. Com baixa densidade demográfica (que significa poucos moradores e, por decorrência, poucos votos), Vila Natal, onde por ironia do destino nasceu nossa linda Campos do Jordão, continua ao Deus dará! Ou melhor, no mais completo abandono, apesar de ter IPTU bem salgado.

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas de placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração. Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras.

Eleições e a censura. Logo terá início o horário eleitoral "gratuito" nas redes de rádio e televisão. Vão nos enfiar goela abaixo toneladas de propagandas, promessas, bravatas, denúncias e sabem-se lá mais o que. Por outro lado, programas de rádio e de televisão não poderão mais ter quadros de humor com os candidatos. É o fim da caricatura eleitoral que sempre marcou as eleições, desde que foram implantadas no Brasil.

13 de Agosto de 2010

Novidades no Front Curso Básico de Vinhos (de 09 a 13/08 - das 18h:30 às 21h:30), Gestão de Design: Uma Nova Competência Hoteleira, em que o aluno terá acesso ao que existe de mais inovador no conceito de gestão da hotelaria (de 16/08 a 03/09 - das 18h:30 às 22h:30) e Gestão Hoteleira (de 28/08 a 30/10 - das 9h às 17h). Os três cursos livres são de curta duração, mas com importante e dinâmico conteúdo informativo, voltado para interessados nessas matérias e/ou profissionais do setor que queiram reciclar seus conhecimentos. Para outras informações ligue: (12) 3668-3001. Fonte: Juliana Andrade/ In Press P. Novelli.

"UNIP Interativa - Estudo a Distância" A unidade UNIP de Campos do Jordão, que atua junto ao Colégio Objetivo, está iniciando esta semana cursos pelos sistemas SEI - Sistema de Ensino Interativo, e SEPI ´Sistema de Ensino Presencial Interativo. Para Graduação são esses os cursos: Administração (4 anos), Ciências Contábeis (4 anos), Letras - Licenciatura em Português e Espanhol - 3 anos, Letras - Licenciatura em Português e Inglês - 3 anos, Matemática - Licenciatura - 3 anos, Pedagogia - 3 anos, Serviço Social - 3 anos e meio. Além desse há cursos superiores de menos duração (2 anos): Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerencias. A Pós-Graduação oferece outros 21 cursos. Para outras informações ligue: (12) 3664-6564 ou acesse o site: www.unip.br.ead.

"Correção: Reprodução Humana" Na edição anterior, de nº 881, divulgamos nesta coluna matéria sobre o Dr. Marcelo Faria, que é médico ginecologista, especialista em reprodução humana que estaria iniciando atendimento em Campos do Jordão no Sanatório São Paulo. Correção: na realidade ele já está agendando consultas para atendimento às sextas-feiras, no Hospital São Camilo (ex-Bandeira Paulista). Dr. Marcelo Faria iniciou suas atividades em Ginecologia hà 21 anos. Em 1990, realizou um estágio na Universidade de Perúgia - Itália, tornando-se desde então no Brasil, uns dos pioneiros e um conceituadíssimo doutor em “Videolaparoscopia, Histeroscopia Cirúrgica e Diagnóstica”, especializado também no Diagnóstico e Tratamento da Endometriose. Outras informações: (12) 3668-9000.

42ª Festa da Cerejeira em Flor. Dias 07 e 08 - 14 e 15 de agosto, no Parque São Francisco Xavier, em Vila Albertina, com danças, músicas e comidas típicas do Japão, além da venda de artesanatos, malhas e lembranças.

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira

Palavras Cruzadas DIRETAS

Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Autor: Roberto Conte

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc. Confira o resultado

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

Ginecologia - Reprodução Humana Vídeo Endoscopia Pélvica Atendimento Particular e para Convênios no Hospital São Camilo (ex- Bandeira Paulista). Consultas às sextas-feiras. Agendamentos: (12) 3668-9000.

casado 882.pmd

2

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

DROGARIA CENTRAL

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

por Marcos Cintra* Faltam menos de dois meses para as eleições presidenciais e os principais candidatos não falam objetivamente sobre a reforma tributária. Se a questão surge em algum evento ela é meramente tratada de modo amplo e vago. O sistema de impostos brasileiro é um dos principais entraves ao desenvolvimento econômico e não há manifestação clara de Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva a respeito do tema. A tônica dos discursos até agora é a candidata do PT tentando mostrar que não é guiada pelo presidente Lula, mas que faz parte da equipe que hoje colhe bons resultados na economia. O candidato do PSDB enfatizando ações na área da saúde e procurando passar a imagem de que seu partido não é elitista e a candidata do PV se concentrando na questão da sustentabilidade. A estrutura tributária brasileira é a pior dentre 134 países analisados pelo Fórum Econômico Mundial e o Banco Mundial apurou sete anos atrás que os impostos no Brasil são um dos itens determinantes para o afastamento de investidores. Ambos os casos representam uma situação vexatória para um país que é a oitava economia do planeta e que almeja saltar para a quinta posição em duas décadas. A questão tributária não se restringe à avaliação ruim apurada por instituições internacionais. Felizmente, as pessoas de baixa renda se conscientizaram

O Imposto Único prevê a substituição de tributos como o Imposto de Renda (pessoa física e empresas), INSS patronal, PIS/Cofins, ICMS e outros por apenas um cobrado no débito e no crédito de cada lançamento nas contas-correntes bancárias. de que os impostos limitam o consumo e a geração de empregos. Segundo uma pesquisa do Instituto Análise, se fosse possível escolher entre pagar menos imposto nos preços ou receber o Bolsa-Família, duas em cada três pessoas que ganham até um salário mínimo ficariam com a primeira opção. O Brasil precisa voltar a debater temas como a reforma tributária. Este ano é o momento apropriado para que o eleitor identifique quem está comprometido com um projeto viável para o país. É preciso saber o que os candidatos pensam sobre o assunto, qual proposta defendem e se ela é capaz de promover o crescimento sustentado da economia brasileira. A alternativa que pode atender as necessidades do país refere-se ao Imposto Único sobre a movimentação financeira, projeto que Roberto Campos, artífice da reforma tributária que foi determinante para o “milagre econômico” dos anos 70, dizia ser “uma ideia insolentemente inovadora, cujo tempo chegou”. O Imposto Único prevê a substituição de tributos como o Imposto de Renda (pessoa física e empresas), INSS patronal,

PIS/Cofins, ICMS e outros por apenas um cobrado no débito e no crédito de cada lançamento nas contas-correntes bancárias. Ele seria arrecadado de modo automático, sem burocracia. Simulações matemática revelam que os custos para as empresas cairiam, os preços poderiam ser reduzidos e haveria maior renda disponível para o trabalhador. O Imposto Único precisa voltar a ser debatido como proposta de reforma tributária para o país. É um projeto que a sociedade já se mostrou amplamente favorável em três pesquisas de opinião pública (Datafolha, CNT/Sensus e Cepac) e o eleitor precisa saber o que os candidatos pensam a respeito dele. Com o início do horário político no rádio e na televisão no próximo dia 17 de agosto fica a expectativa de que os presidenciáveis se posicionem de modo claro sobre o tema. Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. Endereços na internet:: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org

Leia o Jornal Campos do Jordão & Cia e a Revista-guia "Encantos e Sabores" na WEB, ambas online no UOL. Basta você cessar o site: www.jornaldecampos.com.br O Jornal, com rico acervo digital dos últimos 11 anos e a Revista com textos e imagens em PDF e mais os links e banners de todos anunciantes para você se comunicar.

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

página 7

ECONOMIA: A reforma tributária nas eleições de 2010

"Senac inicia novos cursos em Campos"

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

DR. MARCELO FARIA

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

"Campos do Jordão & Cia", onde você estiver! 20 anos prestando serviço e informando"

13/8/2010, 14:45


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

13 de Agosto de 2010

COMUNICADO

EXTRATO DO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº: 01/2010 O Presidente do Instituto Actual Terra Azul - IACTA Saúde, no uso de suas atribuições de que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público que estarão abertas, no período indicado, inscrições para o PROCESSO SELETIVO visando a seleção para contratação por prazo determinado para os cargos abaixo discriminados do quadro de Pessoal do Pronto Atendimento do Município de Campos do Jordão, Estado de São Paulo, sob Regime Celetista, nos termos da legislação vigente e demais normas estabelecidas neste Edital. INSCRIÇÕES: Serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 08hs do dia 16 de agosto até ás 22hs do dia 17 de setembro de 2010. VALOR DAS INSCRIÇÕES: a) Cargos de Nível Alfabetizado: R$ 18,00 (dezoito reais); b) Cargos de Nível Fundamental: R$ 24,00 (vinte e quatro reais); c) Cargos de Nível Médio: R$ 30,00 (trinta reais); d) Cargos de Nível Superior: R$ 50,00 (cinqüenta reais).

CHOCOLATE CASEIRO CAMPOS DO JORDÃO LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 50.001.643/0002-09, Inscrição Estadual n.º 246.009.670.114, com sede a Praça São Benedito, n.º 5, Vila Capivari, Campos do Jordão – SP, CEP: 12.460-000, comunica o sinistro ocorrido na madrugada do dia 02/08/2010, em suas dependências, conforme lavrado em Boletim de Ocorrência n.º 2020/2010. Declara ainda que devido ao incêndio, não foi possível recuperar nenhum de seus bens materiais, estes relacionados abaixo: · Móveis e utensílios: · Eletrodomésticos; · Eletroeletrônicos; · Impressora Fiscal marca Epson, modelo TM-T81 FBII, fabricação n.º EP040810000000004839; · Impressora Fiscal marca Epson, modelo TM–T81 FBII, fabricação n.º EP040920000000001034; · Estoque de Mercadorias para comercialização; · Estoque de embalagens; · POS de Cartões de Crédito; · TEFs de Cartão de Crédito; Os diretores estão empenhados na restauração da empresa, esta que é “referência” no ramo de comércio de chocolate em Campos do Jordão, para que a mesma possa retornar às suas atividades e atender ainda melhor seus clientes.

PROVAS OBJETIVAS E PRÁTICAS: As Provas objetivas e práticas serão realizadas em locais, datas e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições.

CARGOS: Cargos

Vagas CAMPOS DO JORDÃO – SP

Requisitos

01

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.100,00

100

01 – Assistente Social

Remuneração

Carga Horária Mensal

02 – Auxiliar Administrativo

01

Ensino Médio

R$ 630,00

220

03 – Auxiliar de Almoxarifado

01

Ensino Médio

R$ 620,65

220

04 – Assistente de Recursos Humanos

Cadastro de Reserva

Ensino Médio

R$ 763,00

200

05 – Assistente de Departamento Pessoal

01

Ensino Médio

06 – Auxiliar de Enfermagem

12

Ensino Médio e registro no órgão competente

R$ 625,00

192

07 – Auxiliar de Farmácia

04

Ensino Médio com curso específico

R$ 753,00

192

R$ 763,00

200

08 – Auxiliar de Manutenção

01

Alfabetizado

R$ 580,00

200

09 – Enfermeiro

06

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.570,00

192

01

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.100,00

100

01

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.300,00

200

Cadastro de Reserva

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.060,00

200

Ensino Fundamental e CNH Categoria “D”

R$ 792,54

192

Ensino Superior com registro no órgão competente

10 – Farmacêutico 11 – Fisioterapeuta 12 – Fonoaudiólogo 13 – Motorista

01

14 – Nutricionista

Cadastro de Reserva

R$ 1.250,00

150

15 – Porteiro

04

Ensino Fundamental

R$ 577,00

192

16 – Psicólogo

01

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.100,00

150

17 – Recepcionista

08

Ensino Fundamental

R$ 580,00

192

18 – Técnico em Enfermagem

12

Ensino Médio com registro no órgão competente

R$ 700,00

192

Ensino Médio e registro no órgão competente

R$ 850,00

220

Ensino Médio e registro no órgão competente

R$ 1.020,00

120

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.670,00

200

19 – Técnico de mobilizações Ortopédicas

01

20 – Técnico de Raio X

07

21 – Terapeuta Ocupacional

Cadastro de Reserva

O edital na integra encontra-se disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br e nos quadros de avisos do Instituto Actual Terra Azul – IACTA e do Pronto Atendimento do Município de Campos do Jordão – SP. SÃO PAULO - SP, 10 de agosto de 2010. MAURÍCIO GONÇALVES FONSECA - Presidente Instituto Actual - Terra Azul - IACTA SAÚDE Rua Francisco Inácio de Lima, 100 - Bairro Jaguaribe - Campos do Jordão - SP - CEP 12460-000 - Fone: (12) 3664-3420

CLASSIFICADOS Vende-se Casa Floresta Negra 2 quartos, sala cozinha, banheiro, murada c/ documentação em andamento: (12)3662-5695 / 9783-0820

Alugo chalés p/ temporada Ensolarados, visão panorâmica e cercados de matas nativas: (11) 9689-3144 // 9994-7166 ou chateau brunasdehavallonn@hotmail.com

Capivari - Alugo Casa Tipo edícula, c/ 2 dormitórios e mobiliada: (12) 9782-7665. Aluga-se casa para moradia Campos Jordão, Vila Telma por R$ 450 e R$ 650, com 1 e 3 dorm Independ. Tratar (11) 2973-4412 Chaves c/ (12) 9704-7690.

Oportunidade Pálio 2008

PRATIQUE YOGA

Vendo, cor preta e em ótimo estado: Tratar: (12) 3662-4847.

Corpo, respiração e concentração Agendamentos (12) 9619-6316.

Vendo carrinho para bebê Oportunidade: Burigoto, cor verde, em ótimo estado: Fone: 3662-4847.

ORAÇÃO Salmo 38

Estantes de Aço (12) 3664-1675

Para conseguir algo impossível, leia na Bíblia o Salmo 38 durante 3 dias. No terceiro dia mande publicar e no quarto dia observe o que acontece. M. J.

Dentista

ORAÇÃO

Dra. Fabiana Lissandre

Salmo 38

Clín. Geral, Orto: Divide no cartão, cheque, carnê e consignado. Galeria Murano1 (atrás Bradesco) Tel: (12) 3664-2307 / 9134-8797.

Para conseguir algo impossível, leia na Bíblia o Salmo 38 durante 3 dias. No terceiro dia mande publicar e no quarto dia observe o que acontece. R. E.

BINGO BENEFICENTE GANSO - Grupo de Ação Social Social,

convida você para novo encontro! Venha se divertir e participar desse evento social beneficente!

página 3

Professores e alunos da Escola Estadual Prof. Theodoro Correa Cintra - TCC - realizam neste sábado, dia 14, às 16 horas, o II Bingo Beneficente em prol da entidade. Dentre os muitos prêmios que serão oferecidos está uma moto 0 Km. O encontro será, acima de tudo, um momento de confraternização entre pais, professores, alunos e ex-alunos desta que é a mais importante escola pública de Campos do Jordão.

Bingo Beneficente GANSO A diretoria da ONG - Grupo de Ação Social - convida a sociedade jordanense e amigos de Campos do Jordão a participar de mais essa ação social, cujo intuito é angariar fundos para suas obras sociais. O encontro se dará no próximo dia 29, às 17h:30, no Buffet Cintra, em Vila Jaguaribe.

A sexta dançante no Charpentier, restaurante do Hotel Frontenac terá som ao vivo com a Banda Elles. No cardápio, fondues e muita animação. A sexta-feira dançante no Restaurante Charpentier já se tornou tradição. É uma excelente opção de lazer para quem, além de um delicioso jantar, pretenda esticar um pouco mais a noite na companhia de amigos. Reservas: (12) 3669-1000.

Festival de Cinema e Meio Ambiente A cidade de Guararema, região do Vale do Paraíba próxima da capital, vai realizar entre os dias 7 e 12 de setembro a quinta edição de seu Festival de Cinema e Meio Ambiente. A organização irá receber vídeos sobre o tema ambiental até o dia 25 de agosto e podem participar moradores de toda região. Dentre os filmes que serão exibidos estão: O Signo da Cidade, de Carlos Alberto Ricceli; Cocoricó - As Aventuras da Cidade, de Fernando Gomes; A Vida até parece uma festa, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, entre outros. Haverá também a pré-estréia do longa metragem A Guerra dos Vizinhos, de Rubens Xavier. Outras informações pelo telefone: (11) 3023-5814.

30ª Festa do Morango de Atibaia A Festa das Flores e Morangos de Atibaia, promovida pela Associação Hortolândia de Atibaia, a Pró-Flor, Sindicato Rural e Prefeitura, este ano deve receber em seu pavilhão com 38.700m² cerca de 120 mil visitantes entre os dias 03 e 19 de setembro Participam estandes de colônias que representam países como Croácia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Chile, Alemanha, Rússia, Itália, Portugal, Lituânia e Japão, todos com seus usos, costumes e comidas típicas. A Festa das Flores e Morangos de Atibaia é realizada no Parque Edmundo Zanoni, com acesso fácil, através das rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I. Para outras informações: 0800 555 979 ou no site oficial do evento: www.festadasfloresdeatibaia.com.br

e classifica a alta temporada de 2010 (julho) como fraca Comércio, hotelaria e gastronomia estão descontentes com o saldo

Em todos os anos o mês de agosto é palco de comentários, críticas, sugestões e debates sobre o que foi bom e o que foi ruim durante a alta temporada em Campos do Jordão. Este ano, com resultados nada alentadores, discute-se os principais pontos que podem e devem ser mudados para que em 2011 não se tenha que amargar mais prejuízos. Para o setor hoteleiro, lotação completa só ocorreu aos finais de semana, mesmo assim não foram todos os estabelecimentos contemplados com 100%. Estíma-se que houve cerca de 60% de ocupação entre as segundas e quintas-fei-

ras e média de 95% aos finais de semana. Esses dados, embora não agradem ao empresariado do setor, podem ser resultado da Copa, que atraiu muita gente para o exterior, em especial porque a cotação do dólar esteve bem favorável. Além disso é importante refletir que os hábitos do passado mudaram. Hoje quase toda família trabalha, sobrando apenas os finais de semana para o lazer. Para o setor de gastronomia a grita também foi geral, em especial no Capivari onde o trânsito caótico desestimulava o turista a procurar por vagas (inexistentes). Só haviam vagas

Para Tércio Laurelli, Secretário Municipal de Turismo, "a temporada registrou alguns problemas mas foi boa. Importante dizer que ela não acabou, pois teremos bons eventos até o final deste ano, com destaque para os eventos de Natal", disse.

Tércio Laurelli

nos muitos estacionamentos clandestinos e que cobravam valores absurdos. Alí falhou claramente a fiscalização. Se ela tivesse a mesma eficiência que demonstra na retirada das placas de comunicação do comércio, certamente que mais da metade dos estacionamentos não teria existido.

Outros setores do comércio também contestam os dados da Prefeitura de que "a temporada foi boa". Desde o início de agosto, empresários da ACE, Cozinha de Montanha, ASSTUR, Convention Bureau e Central de Pousadas, entre outras entidades, debatem e procuram soluções práticas para o problema.

Secretaria de Estado da Saúde realiza neste domingo a 2ª Fase da Campanha de Vacinação contra Poliomielite São Paulo pretende vacinar 2,9 milhões de crianças contra paralizia infantil A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste sábado, 14 de agosto, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que pretende imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos contra a doença em todo o Estado. O número corresponde a 95% dos 3,05 milhões de paulistas nesta faixa etária. Para a segunda fase da campanha serão mobilizados 14.353 postos de vacinação fixos e volantes em

todo o Estado, que funcionarão das 8h às 17h. Serão 51 mil profissionais de saúde, 3,8 mil veículos e sete barcos envolvidos na operação. A primeira etapa da campanha ocorreu em 12 de junho. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B),

Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite. Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial. “É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam

levadas aos postos de saúde no próximo dia 14 para receber uma dose da Sabin. As duas gotas da vacina garantem proteção eficaz contra a poliomielite”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa. Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são raros. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.

Dia 29/08, às 17h:30, no Buffet Cintra

(12) 3662-3090 - 3664-4368 ou enviar e-mail para: jornaldecampos@uol.com.br

Jornal semanal com distribuição gratuita em Campos do Jordão e online no UOL "20 anos de prestação de serviços e informação"

3

Bingo Beneficente em prol da Escola TCC

Sexta Dançante no Restaurante Charpentier

PARA ANUNCIAR NO JORNAL CAMPOS DO JORDÃO & CIA BASTA LIGAR:

casado 882.pmd

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Curtas & Grossas Empresariado contesta dados da Secretaria de Turismo

ATAS - COMUNICADOS - EDITAIS Instituto Actual Terra Azul - IACTA SAÚDE CNPJ 04.513.623/0001-19 DIVISÃO SAÚDE

13 de Agosto de 2010

FOTO: KADU SCHIAVO

página 6

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

13/8/2010, 14:45

Colégio Objetivo Campos do Jordão Infantil - Fundamental - Médio - Pré Vestibular "as melhores cabeças" Informações: (12) 3664-6564 - objetivo@objetivocj.com.br


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Simpósio discute desafios da preservação da cultura popular

Festival de Música da Primavera em Campos

FOTO: JORGE SANTANA

Apresentações culturais, debates e visitas a prédios históricos integram a programação do Simpósio de História do Vale do Paraíba. A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu nesta quarta-feira, dia 11, o 24º Simpósio de História do Vale do Paraíba, evento que discutirá os desafios da preservação das tradições culturais na região e no País. Com o tema “Do sagrado ao profano – As festas populares e suas projeções no século 21”, o Simpósio tem por objetivo divulgar as pesquisas referentes aos festejos populares do Vale do Paraíba e discutir sua importância para a identidade cultural da região. Esta é a terceira vez que a UNITAU sedia o Simpósio, que é promovido em parceria com o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) e oferece minicursos, oficinas, palestras, debates e apresentações sobre temas relevantes na trajetória histórica da região. “Nosso objetivo é realizar um evento que integre os pesquisadores e a comunidade, divulgando e preservando as tradições culturais, que são muito fortes em nossa região, e também estudando e discutindo as influências que elas sofrem na atualidade”, destaca a Profa. Ms. Rachel Duarte Abdala, uma das organizadoras do evento.

Apresentação de Moçambique

Apresentações culturais de Moçambique (foto acima), debates sobre diferentes festas populares e visitações a prédios históricos de Taubaté, como o Solar da Viscondessa do Tremembé e o Museu e Arquivo Histórico de Taubaté, complementam a programação do Simpósio. O encerramento do Simpósio de História do Vale do Paraíba será neste sábado, dia 14, em São Luiz do Paraitinga, com apresentações culturais, com palestra “Festa do Divino: a construção do festejo em uma cidade em reconstrução”, ministrada

pelo Pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da UNITAU, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade, e a conferência “Cultura Imaterial”, com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ana Beatriz Ayrosa Galvão. Outras informações sobre o 24º Simpósio de História do Vale do Paraíba podem ser obtidas no Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU (onde se realiza o evento), ou pelo telefone (12) 3625-4242. Fonte: Thiago Masson.

13 de Agosto de 2010

De 03 a 06 de setembro a Fundação Lia Maria Aguiar em parceria com a Art Invest apresentam o 1º Festival de Música da Primavera nas cidades de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. O intuito é integrar as crianças do projeto de música da Banda Marcial da Fundação Lia Maria Aguiar que receberão workshops e aulas laboratoriais de grandes mestres da música de sopro. O Festival contará com a participação de renomados instrumentistas brasileiros e internacionais, com repertórios eruditos, abrangendo composições de grandes mestres do clássico, jazz e contemporâneo, além de uma forma diferente de conhecer a história através da música. O objetivo desta ação é fomentar o turismo em Campos do Jordão na baixa estação, desenvolver o trabalho sociocultural através da música, com grandes mestres do sopro, em workshops para as crianças assistidas e também dar apoio ao trabalho desenvolvido pela APAE de Campos do Jordão, sendo a venda da bilheteria do festival 100% revertida a esta entidade. A Música é o equilíbrio entre o som e o silêncio no compasso do tempo. Na Arte a Música pode ser considerada como a Arte de representação e manifestação dos povos. Pela Música o ser humano volta-se para seu interior e se manifesta de forma sublime no som. A coordenação motora, o raciocínio e a matemática são expressivos na Música. Através da Música o indivíduo torna-se mais centrado, coeso, expansivo e feliz. A Música agrega pessoas e resgata os que estão à margem, por isso sua importância. Fonte: Reila Criscia.

Vamos melhorar o trânsito em Campos do Jordão? Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização; Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

13 de Agosto de 2010

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Enogastronomia ganha mais espaço na Mês do Folclore no Sítio do Picapau Amarelo O Sítio do Picapau Bienal Internacional do Livro de São Paulo Amarelo, em Taubaté, irá A exposição teve início nesta quinta-feira, dia 12 Além da mega apresentação promovida pelas principais editoras, este ano o evento tem como novidade um espaço dedicado ao setor dos livros de gastronomia, a ‘Arena Gastronômica’, para o qual foi criado o evento Cozinhando com Palavras, com uma grade de programação que envolverá a realização de workshops temáticos, mesas para conversas e aulas-show na cozinha. Ao todo serão realizadas 40 atividades divididas nos períodos manhã, tarde e noite nos dez dias da Bienal.Workshops, debates, apresentações, degustações. O professor e escritor de São José do Rio Preto, Waldemar Rodrigues Pereira Filho, autor do livro “A Alma do Vinho: contos e poemas sobre a mais célebre das bebidas”, será um dos convidados da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo neste domingo, 15 de agosto. A obra literária traz uma coleção em verso e prosa de textos sobre o vinho. A seleção, a organização e as notas introdutórias - pois cada texto merece uma contextualização - são de Waldemar Rodrigues Pereira Filho, e o prefácio é de Marcos Siscar. Trata-se de uma reunião das mais nobres, num total de quarenta textos, começando pelo Velho Testamento e chegando à poeta brasileira Hilda Hilst,

depois de passar pelo grego Arquíloco, pelo romano Horácio, Gil Vicente, Voltaire, Tomás Antônio Gonzaga, Goethe, Balzac, Poe, Baudelaire, Álvares de Azevedo, Maupassant, Camilo Castelo Branco, Tchekhov, Aluísio Azevedo, Cruz e Sousa, Eça de Queirós, Machado de Assis, Pirandello, Mário de Andrade e Mario Quintana, entre outros. O que inclui muitas obrasprimas, como o "Cântico dos cânticos", a "Ode 21" de Horácio, "Memnon ou a sabedoria humana" de Voltaire, "O elixir da longa vida" de Balzac, "O tonel de Amontillado" de Poe, "Bola de sebo" de Maupassant, em traduções cuidadas e anotadas. Se o vinho é a mais profundamente ocidental das bebidas, aquela que está na origem da tragédia, no culto ao deus Baco, assim como no Velho Testamento e na missa católica, na consagração dos navios e no casamento judaico, nas celebrações mais importantes e nos jantares mais íntimos, no dia a dia dos povos mediterrâneos e em incontáveis obras de arte, da pintura à escultura, da música ao teatro, além de infindáveis metáforas, bem como, naturalmente, em toda a história literária; em suma, se o vinho alimenta a memória e a alma ocidentais, este livro é, ao fim e ao cabo, um tanto surpreendente. Fonte: Fabrício Andrade

realizar várias atividades culturais e artística nesse fim de semana. Em comemoração ao mês do folclore (agosto), os visitantes poderão participar de um oficina de modelagem em argila inspirada no personagem Saci, uma das lendas nacionais retratadas por Monteiro Lobato. Nos dias 14 e 15 de agosto, a criança que visitar o Sítio do Picapau Amarelo poderá modelar, em argila, o personagem folclórico Saci-Pererê. O objetivo é desenvolver a sensibilidade manual, paciência, criatividade e a habilidade da criança, além de resgatar o folclore brasileiro por meio do personagem. Além da oficina, o museu realiza brincadeiras populares no quintal e contação de histórias. As crianças que visitarem o Sítio do Picapau Amarelo em agosto também irão se divertir com brincadeiras populares, como corda, queimada, amarelinha, bola de gude, perna de pau, entre outras. O objetivo do resgate das brincadeiras de rua é mostrar para a criança que é possível se divertir com brinquedos simples e cantigas de roda. Além disso há a Hora do Conto, com a personagem Narizinho contan-

FOTO: DIVULGAÇÃO

página 4

O genial escritor José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté. Ao longo da vida escreveu 39 livros infantís e 29 obras literárias voltadas para o público adulto. do suas peripécias. O tema “Reinações de Narizinho" foi escolhido para ser a história do mês como uma homenagem à personagem, que está completando 90 anos em 2010. A Sítio do Picapau Amarelo fica na Av. Monteiro Lobato, bairro Chácara do Visconte, em Taubaté e funciona das 9h às 12h e das 14h às 16h:45. Para outras informações: (12) 3625-5062 ou acesse o site: www.museumonteirolobato.com.br Fonte: Juliana Dias.

Suporte Técnico para Informática

COMERCIAL FONSECA agora em Campos do Jordão!

Manutenção, montagem e revisão de redes, configuração, limpeza de vírus, wifi, voip, roteadores, proxy e banda larga.

Traga seu orçamento. Preços competitivos (Visa e Master)

Tudo em Material Hidráulico, Elétrico e Ferramentas

Av. Dr. Januário Miráglia, 2620 - V. Jaguaribe (ao lado da Amarelinha) Fones: 3664-1408 / 3664-1340 - De 2ª a sábado até 19h e domingos até às 12h.

Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

Recuperação de placas e circuitos de PCs e Laps. Soldas especiais em circuitos eletrônicos, trilhas etc

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos.

Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

CASA DO CHURRASCO

Contato - Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

Seus melhores momentos em Campos começam aqui

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade;

Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade;

Campos do Jordão

Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, picanha, costela, frango etc).

Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos? Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade?

Colégio Objetivo de Campos do Jordão

ALÔ ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO: Quando

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré Vestibular

irá cumprir o que determina a lei e implantar sinalizadores visuais e sonoros nas passagens de nível? ALÔ AUTORIDADES!!!

Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

casado 882.pmd

4

Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

As melhores cabeças! Venha fazer parte desse time Mais informações pelo telefone: (12) 3664-6564

13/8/2010, 14:45


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Simpósio discute desafios da preservação da cultura popular

Festival de Música da Primavera em Campos

FOTO: JORGE SANTANA

Apresentações culturais, debates e visitas a prédios históricos integram a programação do Simpósio de História do Vale do Paraíba. A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu nesta quarta-feira, dia 11, o 24º Simpósio de História do Vale do Paraíba, evento que discutirá os desafios da preservação das tradições culturais na região e no País. Com o tema “Do sagrado ao profano – As festas populares e suas projeções no século 21”, o Simpósio tem por objetivo divulgar as pesquisas referentes aos festejos populares do Vale do Paraíba e discutir sua importância para a identidade cultural da região. Esta é a terceira vez que a UNITAU sedia o Simpósio, que é promovido em parceria com o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) e oferece minicursos, oficinas, palestras, debates e apresentações sobre temas relevantes na trajetória histórica da região. “Nosso objetivo é realizar um evento que integre os pesquisadores e a comunidade, divulgando e preservando as tradições culturais, que são muito fortes em nossa região, e também estudando e discutindo as influências que elas sofrem na atualidade”, destaca a Profa. Ms. Rachel Duarte Abdala, uma das organizadoras do evento.

Apresentação de Moçambique

Apresentações culturais de Moçambique (foto acima), debates sobre diferentes festas populares e visitações a prédios históricos de Taubaté, como o Solar da Viscondessa do Tremembé e o Museu e Arquivo Histórico de Taubaté, complementam a programação do Simpósio. O encerramento do Simpósio de História do Vale do Paraíba será neste sábado, dia 14, em São Luiz do Paraitinga, com apresentações culturais, com palestra “Festa do Divino: a construção do festejo em uma cidade em reconstrução”, ministrada

pelo Pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da UNITAU, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade, e a conferência “Cultura Imaterial”, com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ana Beatriz Ayrosa Galvão. Outras informações sobre o 24º Simpósio de História do Vale do Paraíba podem ser obtidas no Departamento de Ciências Sociais e Letras da UNITAU (onde se realiza o evento), ou pelo telefone (12) 3625-4242. Fonte: Thiago Masson.

13 de Agosto de 2010

De 03 a 06 de setembro a Fundação Lia Maria Aguiar em parceria com a Art Invest apresentam o 1º Festival de Música da Primavera nas cidades de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. O intuito é integrar as crianças do projeto de música da Banda Marcial da Fundação Lia Maria Aguiar que receberão workshops e aulas laboratoriais de grandes mestres da música de sopro. O Festival contará com a participação de renomados instrumentistas brasileiros e internacionais, com repertórios eruditos, abrangendo composições de grandes mestres do clássico, jazz e contemporâneo, além de uma forma diferente de conhecer a história através da música. O objetivo desta ação é fomentar o turismo em Campos do Jordão na baixa estação, desenvolver o trabalho sociocultural através da música, com grandes mestres do sopro, em workshops para as crianças assistidas e também dar apoio ao trabalho desenvolvido pela APAE de Campos do Jordão, sendo a venda da bilheteria do festival 100% revertida a esta entidade. A Música é o equilíbrio entre o som e o silêncio no compasso do tempo. Na Arte a Música pode ser considerada como a Arte de representação e manifestação dos povos. Pela Música o ser humano volta-se para seu interior e se manifesta de forma sublime no som. A coordenação motora, o raciocínio e a matemática são expressivos na Música. Através da Música o indivíduo torna-se mais centrado, coeso, expansivo e feliz. A Música agrega pessoas e resgata os que estão à margem, por isso sua importância. Fonte: Reila Criscia.

Vamos melhorar o trânsito em Campos do Jordão? Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização; Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

13 de Agosto de 2010

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Enogastronomia ganha mais espaço na Mês do Folclore no Sítio do Picapau Amarelo O Sítio do Picapau Bienal Internacional do Livro de São Paulo Amarelo, em Taubaté, irá A exposição teve início nesta quinta-feira, dia 12 Além da mega apresentação promovida pelas principais editoras, este ano o evento tem como novidade um espaço dedicado ao setor dos livros de gastronomia, a ‘Arena Gastronômica’, para o qual foi criado o evento Cozinhando com Palavras, com uma grade de programação que envolverá a realização de workshops temáticos, mesas para conversas e aulas-show na cozinha. Ao todo serão realizadas 40 atividades divididas nos períodos manhã, tarde e noite nos dez dias da Bienal.Workshops, debates, apresentações, degustações. O professor e escritor de São José do Rio Preto, Waldemar Rodrigues Pereira Filho, autor do livro “A Alma do Vinho: contos e poemas sobre a mais célebre das bebidas”, será um dos convidados da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo neste domingo, 15 de agosto. A obra literária traz uma coleção em verso e prosa de textos sobre o vinho. A seleção, a organização e as notas introdutórias - pois cada texto merece uma contextualização - são de Waldemar Rodrigues Pereira Filho, e o prefácio é de Marcos Siscar. Trata-se de uma reunião das mais nobres, num total de quarenta textos, começando pelo Velho Testamento e chegando à poeta brasileira Hilda Hilst,

depois de passar pelo grego Arquíloco, pelo romano Horácio, Gil Vicente, Voltaire, Tomás Antônio Gonzaga, Goethe, Balzac, Poe, Baudelaire, Álvares de Azevedo, Maupassant, Camilo Castelo Branco, Tchekhov, Aluísio Azevedo, Cruz e Sousa, Eça de Queirós, Machado de Assis, Pirandello, Mário de Andrade e Mario Quintana, entre outros. O que inclui muitas obrasprimas, como o "Cântico dos cânticos", a "Ode 21" de Horácio, "Memnon ou a sabedoria humana" de Voltaire, "O elixir da longa vida" de Balzac, "O tonel de Amontillado" de Poe, "Bola de sebo" de Maupassant, em traduções cuidadas e anotadas. Se o vinho é a mais profundamente ocidental das bebidas, aquela que está na origem da tragédia, no culto ao deus Baco, assim como no Velho Testamento e na missa católica, na consagração dos navios e no casamento judaico, nas celebrações mais importantes e nos jantares mais íntimos, no dia a dia dos povos mediterrâneos e em incontáveis obras de arte, da pintura à escultura, da música ao teatro, além de infindáveis metáforas, bem como, naturalmente, em toda a história literária; em suma, se o vinho alimenta a memória e a alma ocidentais, este livro é, ao fim e ao cabo, um tanto surpreendente. Fonte: Fabrício Andrade

realizar várias atividades culturais e artística nesse fim de semana. Em comemoração ao mês do folclore (agosto), os visitantes poderão participar de um oficina de modelagem em argila inspirada no personagem Saci, uma das lendas nacionais retratadas por Monteiro Lobato. Nos dias 14 e 15 de agosto, a criança que visitar o Sítio do Picapau Amarelo poderá modelar, em argila, o personagem folclórico Saci-Pererê. O objetivo é desenvolver a sensibilidade manual, paciência, criatividade e a habilidade da criança, além de resgatar o folclore brasileiro por meio do personagem. Além da oficina, o museu realiza brincadeiras populares no quintal e contação de histórias. As crianças que visitarem o Sítio do Picapau Amarelo em agosto também irão se divertir com brincadeiras populares, como corda, queimada, amarelinha, bola de gude, perna de pau, entre outras. O objetivo do resgate das brincadeiras de rua é mostrar para a criança que é possível se divertir com brinquedos simples e cantigas de roda. Além disso há a Hora do Conto, com a personagem Narizinho contan-

FOTO: DIVULGAÇÃO

página 4

O genial escritor José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté. Ao longo da vida escreveu 39 livros infantís e 29 obras literárias voltadas para o público adulto. do suas peripécias. O tema “Reinações de Narizinho" foi escolhido para ser a história do mês como uma homenagem à personagem, que está completando 90 anos em 2010. A Sítio do Picapau Amarelo fica na Av. Monteiro Lobato, bairro Chácara do Visconte, em Taubaté e funciona das 9h às 12h e das 14h às 16h:45. Para outras informações: (12) 3625-5062 ou acesse o site: www.museumonteirolobato.com.br Fonte: Juliana Dias.

Suporte Técnico para Informática

COMERCIAL FONSECA agora em Campos do Jordão!

Manutenção, montagem e revisão de redes, configuração, limpeza de vírus, wifi, voip, roteadores, proxy e banda larga.

Traga seu orçamento. Preços competitivos (Visa e Master)

Tudo em Material Hidráulico, Elétrico e Ferramentas

Av. Dr. Januário Miráglia, 2620 - V. Jaguaribe (ao lado da Amarelinha) Fones: 3664-1408 / 3664-1340 - De 2ª a sábado até 19h e domingos até às 12h.

Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

Recuperação de placas e circuitos de PCs e Laps. Soldas especiais em circuitos eletrônicos, trilhas etc

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos.

Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

CASA DO CHURRASCO

Contato - Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

Seus melhores momentos em Campos começam aqui

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade;

Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade;

Campos do Jordão

Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, picanha, costela, frango etc).

Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos? Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade?

Colégio Objetivo de Campos do Jordão

ALÔ ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO: Quando

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré Vestibular

irá cumprir o que determina a lei e implantar sinalizadores visuais e sonoros nas passagens de nível? ALÔ AUTORIDADES!!!

Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

casado 882.pmd

4

Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

As melhores cabeças! Venha fazer parte desse time Mais informações pelo telefone: (12) 3664-6564

13/8/2010, 14:45


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

13 de Agosto de 2010

COMUNICADO

EXTRATO DO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº: 01/2010 O Presidente do Instituto Actual Terra Azul - IACTA Saúde, no uso de suas atribuições de que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público que estarão abertas, no período indicado, inscrições para o PROCESSO SELETIVO visando a seleção para contratação por prazo determinado para os cargos abaixo discriminados do quadro de Pessoal do Pronto Atendimento do Município de Campos do Jordão, Estado de São Paulo, sob Regime Celetista, nos termos da legislação vigente e demais normas estabelecidas neste Edital. INSCRIÇÕES: Serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 08hs do dia 16 de agosto até ás 22hs do dia 17 de setembro de 2010. VALOR DAS INSCRIÇÕES: a) Cargos de Nível Alfabetizado: R$ 18,00 (dezoito reais); b) Cargos de Nível Fundamental: R$ 24,00 (vinte e quatro reais); c) Cargos de Nível Médio: R$ 30,00 (trinta reais); d) Cargos de Nível Superior: R$ 50,00 (cinqüenta reais).

CHOCOLATE CASEIRO CAMPOS DO JORDÃO LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 50.001.643/0002-09, Inscrição Estadual n.º 246.009.670.114, com sede a Praça São Benedito, n.º 5, Vila Capivari, Campos do Jordão – SP, CEP: 12.460-000, comunica o sinistro ocorrido na madrugada do dia 02/08/2010, em suas dependências, conforme lavrado em Boletim de Ocorrência n.º 2020/2010. Declara ainda que devido ao incêndio, não foi possível recuperar nenhum de seus bens materiais, estes relacionados abaixo: · Móveis e utensílios: · Eletrodomésticos; · Eletroeletrônicos; · Impressora Fiscal marca Epson, modelo TM-T81 FBII, fabricação n.º EP040810000000004839; · Impressora Fiscal marca Epson, modelo TM–T81 FBII, fabricação n.º EP040920000000001034; · Estoque de Mercadorias para comercialização; · Estoque de embalagens; · POS de Cartões de Crédito; · TEFs de Cartão de Crédito; Os diretores estão empenhados na restauração da empresa, esta que é “referência” no ramo de comércio de chocolate em Campos do Jordão, para que a mesma possa retornar às suas atividades e atender ainda melhor seus clientes.

PROVAS OBJETIVAS E PRÁTICAS: As Provas objetivas e práticas serão realizadas em locais, datas e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições.

CARGOS: Cargos

Vagas CAMPOS DO JORDÃO – SP

Requisitos

01

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.100,00

100

01 – Assistente Social

Remuneração

Carga Horária Mensal

02 – Auxiliar Administrativo

01

Ensino Médio

R$ 630,00

220

03 – Auxiliar de Almoxarifado

01

Ensino Médio

R$ 620,65

220

04 – Assistente de Recursos Humanos

Cadastro de Reserva

Ensino Médio

R$ 763,00

200

05 – Assistente de Departamento Pessoal

01

Ensino Médio

06 – Auxiliar de Enfermagem

12

Ensino Médio e registro no órgão competente

R$ 625,00

192

07 – Auxiliar de Farmácia

04

Ensino Médio com curso específico

R$ 753,00

192

R$ 763,00

200

08 – Auxiliar de Manutenção

01

Alfabetizado

R$ 580,00

200

09 – Enfermeiro

06

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.570,00

192

01

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.100,00

100

01

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.300,00

200

Cadastro de Reserva

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.060,00

200

Ensino Fundamental e CNH Categoria “D”

R$ 792,54

192

Ensino Superior com registro no órgão competente

10 – Farmacêutico 11 – Fisioterapeuta 12 – Fonoaudiólogo 13 – Motorista

01

14 – Nutricionista

Cadastro de Reserva

R$ 1.250,00

150

15 – Porteiro

04

Ensino Fundamental

R$ 577,00

192

16 – Psicólogo

01

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.100,00

150

17 – Recepcionista

08

Ensino Fundamental

R$ 580,00

192

18 – Técnico em Enfermagem

12

Ensino Médio com registro no órgão competente

R$ 700,00

192

Ensino Médio e registro no órgão competente

R$ 850,00

220

Ensino Médio e registro no órgão competente

R$ 1.020,00

120

Ensino Superior com registro no órgão competente

R$ 1.670,00

200

19 – Técnico de mobilizações Ortopédicas

01

20 – Técnico de Raio X

07

21 – Terapeuta Ocupacional

Cadastro de Reserva

O edital na integra encontra-se disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br e nos quadros de avisos do Instituto Actual Terra Azul – IACTA e do Pronto Atendimento do Município de Campos do Jordão – SP. SÃO PAULO - SP, 10 de agosto de 2010. MAURÍCIO GONÇALVES FONSECA - Presidente Instituto Actual - Terra Azul - IACTA SAÚDE Rua Francisco Inácio de Lima, 100 - Bairro Jaguaribe - Campos do Jordão - SP - CEP 12460-000 - Fone: (12) 3664-3420

CLASSIFICADOS Vende-se Casa Floresta Negra 2 quartos, sala cozinha, banheiro, murada c/ documentação em andamento: (12)3662-5695 / 9783-0820

Alugo chalés p/ temporada Ensolarados, visão panorâmica e cercados de matas nativas: (11) 9689-3144 // 9994-7166 ou chateau brunasdehavallonn@hotmail.com

Capivari - Alugo Casa Tipo edícula, c/ 2 dormitórios e mobiliada: (12) 9782-7665. Aluga-se casa para moradia Campos Jordão, Vila Telma por R$ 450 e R$ 650, com 1 e 3 dorm Independ. Tratar (11) 2973-4412 Chaves c/ (12) 9704-7690.

Oportunidade Pálio 2008

PRATIQUE YOGA

Vendo, cor preta e em ótimo estado: Tratar: (12) 3662-4847.

Corpo, respiração e concentração Agendamentos (12) 9619-6316.

Vendo carrinho para bebê Oportunidade: Burigoto, cor verde, em ótimo estado: Fone: 3662-4847.

ORAÇÃO Salmo 38

Estantes de Aço (12) 3664-1675

Para conseguir algo impossível, leia na Bíblia o Salmo 38 durante 3 dias. No terceiro dia mande publicar e no quarto dia observe o que acontece. M. J.

Dentista

ORAÇÃO

Dra. Fabiana Lissandre

Salmo 38

Clín. Geral, Orto: Divide no cartão, cheque, carnê e consignado. Galeria Murano1 (atrás Bradesco) Tel: (12) 3664-2307 / 9134-8797.

Para conseguir algo impossível, leia na Bíblia o Salmo 38 durante 3 dias. No terceiro dia mande publicar e no quarto dia observe o que acontece. R. E.

BINGO BENEFICENTE GANSO - Grupo de Ação Social Social,

convida você para novo encontro! Venha se divertir e participar desse evento social beneficente!

página 3

Professores e alunos da Escola Estadual Prof. Theodoro Correa Cintra - TCC - realizam neste sábado, dia 14, às 16 horas, o II Bingo Beneficente em prol da entidade. Dentre os muitos prêmios que serão oferecidos está uma moto 0 Km. O encontro será, acima de tudo, um momento de confraternização entre pais, professores, alunos e ex-alunos desta que é a mais importante escola pública de Campos do Jordão.

Bingo Beneficente GANSO A diretoria da ONG - Grupo de Ação Social - convida a sociedade jordanense e amigos de Campos do Jordão a participar de mais essa ação social, cujo intuito é angariar fundos para suas obras sociais. O encontro se dará no próximo dia 29, às 17h:30, no Buffet Cintra, em Vila Jaguaribe.

A sexta dançante no Charpentier, restaurante do Hotel Frontenac terá som ao vivo com a Banda Elles. No cardápio, fondues e muita animação. A sexta-feira dançante no Restaurante Charpentier já se tornou tradição. É uma excelente opção de lazer para quem, além de um delicioso jantar, pretenda esticar um pouco mais a noite na companhia de amigos. Reservas: (12) 3669-1000.

Festival de Cinema e Meio Ambiente A cidade de Guararema, região do Vale do Paraíba próxima da capital, vai realizar entre os dias 7 e 12 de setembro a quinta edição de seu Festival de Cinema e Meio Ambiente. A organização irá receber vídeos sobre o tema ambiental até o dia 25 de agosto e podem participar moradores de toda região. Dentre os filmes que serão exibidos estão: O Signo da Cidade, de Carlos Alberto Ricceli; Cocoricó - As Aventuras da Cidade, de Fernando Gomes; A Vida até parece uma festa, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, entre outros. Haverá também a pré-estréia do longa metragem A Guerra dos Vizinhos, de Rubens Xavier. Outras informações pelo telefone: (11) 3023-5814.

30ª Festa do Morango de Atibaia A Festa das Flores e Morangos de Atibaia, promovida pela Associação Hortolândia de Atibaia, a Pró-Flor, Sindicato Rural e Prefeitura, este ano deve receber em seu pavilhão com 38.700m² cerca de 120 mil visitantes entre os dias 03 e 19 de setembro Participam estandes de colônias que representam países como Croácia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Chile, Alemanha, Rússia, Itália, Portugal, Lituânia e Japão, todos com seus usos, costumes e comidas típicas. A Festa das Flores e Morangos de Atibaia é realizada no Parque Edmundo Zanoni, com acesso fácil, através das rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I. Para outras informações: 0800 555 979 ou no site oficial do evento: www.festadasfloresdeatibaia.com.br

e classifica a alta temporada de 2010 (julho) como fraca Comércio, hotelaria e gastronomia estão descontentes com o saldo

Em todos os anos o mês de agosto é palco de comentários, críticas, sugestões e debates sobre o que foi bom e o que foi ruim durante a alta temporada em Campos do Jordão. Este ano, com resultados nada alentadores, discute-se os principais pontos que podem e devem ser mudados para que em 2011 não se tenha que amargar mais prejuízos. Para o setor hoteleiro, lotação completa só ocorreu aos finais de semana, mesmo assim não foram todos os estabelecimentos contemplados com 100%. Estíma-se que houve cerca de 60% de ocupação entre as segundas e quintas-fei-

ras e média de 95% aos finais de semana. Esses dados, embora não agradem ao empresariado do setor, podem ser resultado da Copa, que atraiu muita gente para o exterior, em especial porque a cotação do dólar esteve bem favorável. Além disso é importante refletir que os hábitos do passado mudaram. Hoje quase toda família trabalha, sobrando apenas os finais de semana para o lazer. Para o setor de gastronomia a grita também foi geral, em especial no Capivari onde o trânsito caótico desestimulava o turista a procurar por vagas (inexistentes). Só haviam vagas

Para Tércio Laurelli, Secretário Municipal de Turismo, "a temporada registrou alguns problemas mas foi boa. Importante dizer que ela não acabou, pois teremos bons eventos até o final deste ano, com destaque para os eventos de Natal", disse.

Tércio Laurelli

nos muitos estacionamentos clandestinos e que cobravam valores absurdos. Alí falhou claramente a fiscalização. Se ela tivesse a mesma eficiência que demonstra na retirada das placas de comunicação do comércio, certamente que mais da metade dos estacionamentos não teria existido.

Outros setores do comércio também contestam os dados da Prefeitura de que "a temporada foi boa". Desde o início de agosto, empresários da ACE, Cozinha de Montanha, ASSTUR, Convention Bureau e Central de Pousadas, entre outras entidades, debatem e procuram soluções práticas para o problema.

Secretaria de Estado da Saúde realiza neste domingo a 2ª Fase da Campanha de Vacinação contra Poliomielite São Paulo pretende vacinar 2,9 milhões de crianças contra paralizia infantil A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste sábado, 14 de agosto, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que pretende imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos contra a doença em todo o Estado. O número corresponde a 95% dos 3,05 milhões de paulistas nesta faixa etária. Para a segunda fase da campanha serão mobilizados 14.353 postos de vacinação fixos e volantes em

todo o Estado, que funcionarão das 8h às 17h. Serão 51 mil profissionais de saúde, 3,8 mil veículos e sete barcos envolvidos na operação. A primeira etapa da campanha ocorreu em 12 de junho. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B),

Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite. Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial. “É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam

levadas aos postos de saúde no próximo dia 14 para receber uma dose da Sabin. As duas gotas da vacina garantem proteção eficaz contra a poliomielite”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa. Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são raros. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.

Dia 29/08, às 17h:30, no Buffet Cintra

(12) 3662-3090 - 3664-4368 ou enviar e-mail para: jornaldecampos@uol.com.br

Jornal semanal com distribuição gratuita em Campos do Jordão e online no UOL "20 anos de prestação de serviços e informação"

3

Bingo Beneficente em prol da Escola TCC

Sexta Dançante no Restaurante Charpentier

PARA ANUNCIAR NO JORNAL CAMPOS DO JORDÃO & CIA BASTA LIGAR:

casado 882.pmd

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Curtas & Grossas Empresariado contesta dados da Secretaria de Turismo

ATAS - COMUNICADOS - EDITAIS Instituto Actual Terra Azul - IACTA SAÚDE CNPJ 04.513.623/0001-19 DIVISÃO SAÚDE

13 de Agosto de 2010

FOTO: KADU SCHIAVO

página 6

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

13/8/2010, 14:45

Colégio Objetivo Campos do Jordão Infantil - Fundamental - Médio - Pré Vestibular "as melhores cabeças" Informações: (12) 3664-6564 - objetivo@objetivocj.com.br


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Uma tal liberdade de expressão Nos meios políticos costuma-se dizer que a liberdade de expressão é plena, que a imprensa mostra o que quer e que não há no país repressão alguma aos jornalistas e meios de comunicação. É Mesmo? No Brasil? Embora a imprensa brasileira tenha feito avanços e até grandes conquistas, principalmente depois do período militar, ainda está longe de atingir o que se imagina como "liberdade plena de expressão". Na grande imprensa, geralmente nos grandes centros, as pressões e censuras ocorrem veladas, pois a força política e institucional desses grandes veículos de comunicação é muito forte. Mas ocorre. Até anunciantes de peso dão pitacos nas grades e no que deve ou não ir para o ar. Ou melhor, no que seria "politicamente correto" e que não manche a aura da imagem dessa ou daquela empresa. No interior a coisa é ainda pior. Pessoalmente, nesses 34 anos bem vividos no jornalismo, tomei conhecimento e até vivenciei fatos incríveis. Há cerca de doze anos, durante um congresso anual da ADJORI - Associação de Jornais do Interior do Estado de São Paulo, ouvi de um dos presentes o relato de que um jornalista acabara de ser preso em um canil da PM por ordem de um juiz. Motivo: havia "comentado em editorial" (opinião própria) sobre uma decisão judicial. Certo ou errado, o que gerou revolta foi a arbitrariedade, pois sem inquérito ou julgamento o profissional foi atirado numa jaula imunda com 1,5 metros de altura e pouco mais de 2 metros quadrados de espaço fétido. Há vinte anos senti na própria pele o peso político contra a liberdade de expressão quando um programa jornalístico que assinava e apresentava (horário comprado) numa emissora de interior foi retirado do ar, sem aviso prévio algum, porque "estaria arranhando o brilho de um certo notável local". Aliás, para esse fato só tenho a agradecer, pois dois meses após (já que fora impedido de falar ao microfone) lancei nosso Jornal Campos do Jordão & Cia, hoje um incontestável sucesso editorial. Valeu hein? E por aí vão relatos e mais relatos sobre perseguições políticas, boicotes publicitários, atentados contra jornalistas, gráficas e instalações de jornais e redações. A liberdade de expressão no Brasil, se analisada de uma forma macro, caminha bem, mas ainda está longe de atingir o ideal. Basta lembrar os passos de alguns profissionais de peso que por vezes foram retirados do ar, apenas porque faziam com maestria sua lição de casa: Bem informar. O Brasil caminha e luta para se livrar dos tantos jugos a que se submeteu, dentre eles da ingerência exterior, os intermináveis boicotes comerciais e do cabresto político que tenta cercear a liberdade de expressão. Estamos chegando lá, mas é preciso ainda muita luta e empenho de toda imprensa para zerar essa insana e muito triste vergonha nacional. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

25º Congresso Internacional de Ornitologia será no Brasil: em Campos do Jordão. Considerado o maior e mais importante evento científico sobre aves do mundo e reunindo participantes dos cinco continentes, ele vai acontecer de 22 a 28 de agosto em Campos do Jordão. Criado há mais de um século, esta é a primeira vez que o Congresso será realizado na América Latina. Privilégio brasileiro, através de Campos do Jordão, que passa a receber as maiores autoridades em ornitologia, biólogos, cientistas e byrdwatchings (avistadores de pássaros). Além das palestras estão previstos passeios pelas reservas naturais da Serra da Mantiqueira, como o Parque do Estado e o Horto Florestal.

Violência. Fim de férias também significa "fim no reforço do policiamento em Campos do Jordão", que este ano contou com mais de 1000 policiais. Resultado: cresce a violência e a insegurança por toda cidade. Se em julho "tropeçava-se" em policiais por todos os cantos da cidade, agora é diametralmente o contrário. Acabou. Fim de feira. Salvem-se quem puder! Ninguém merece!

Churrasco no La Villette. Como já virou tradição, a Pousada de Charme La Villette promove ao final dos meses de julho, para um grupo de amigos e convidados especiais, um mega churrasco beneficente e onde não faltam celebridades, muita gente bonita, boa música e muita diversão. O serviço foi elaborado pelo competente Buffet Cintra, que realizou atendimento eficiente e de qualidade. Ronaldo Cintra acompanhou tudo de perto e recebeu merecidos elogios. Receber bem é uma arte que fica restrita para poucos. Ana Maria Rozette e o filho Luiz estão de parabéns. A Casa, como sempre, estava linda e o atendimento impecável!

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

Outras informações pelo fone: 3668-8300

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S.José dos Campos-SP Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

&

13 de Agosto de 2010

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs.

Crateras em Vila Natal. Cansados das muitas promessas e do completo esquecimento por parte do setor de serviços públicos da Prefeitura, mais uma vez moradores procuraram a redação para reclamar. Com baixa densidade demográfica (que significa poucos moradores e, por decorrência, poucos votos), Vila Natal, onde por ironia do destino nasceu nossa linda Campos do Jordão, continua ao Deus dará! Ou melhor, no mais completo abandono, apesar de ter IPTU bem salgado.

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas de placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração. Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras.

Eleições e a censura. Logo terá início o horário eleitoral "gratuito" nas redes de rádio e televisão. Vão nos enfiar goela abaixo toneladas de propagandas, promessas, bravatas, denúncias e sabem-se lá mais o que. Por outro lado, programas de rádio e de televisão não poderão mais ter quadros de humor com os candidatos. É o fim da caricatura eleitoral que sempre marcou as eleições, desde que foram implantadas no Brasil.

13 de Agosto de 2010

Novidades no Front Curso Básico de Vinhos (de 09 a 13/08 - das 18h:30 às 21h:30), Gestão de Design: Uma Nova Competência Hoteleira, em que o aluno terá acesso ao que existe de mais inovador no conceito de gestão da hotelaria (de 16/08 a 03/09 - das 18h:30 às 22h:30) e Gestão Hoteleira (de 28/08 a 30/10 - das 9h às 17h). Os três cursos livres são de curta duração, mas com importante e dinâmico conteúdo informativo, voltado para interessados nessas matérias e/ou profissionais do setor que queiram reciclar seus conhecimentos. Para outras informações ligue: (12) 3668-3001. Fonte: Juliana Andrade/ In Press P. Novelli.

"UNIP Interativa - Estudo a Distância" A unidade UNIP de Campos do Jordão, que atua junto ao Colégio Objetivo, está iniciando esta semana cursos pelos sistemas SEI - Sistema de Ensino Interativo, e SEPI ´Sistema de Ensino Presencial Interativo. Para Graduação são esses os cursos: Administração (4 anos), Ciências Contábeis (4 anos), Letras - Licenciatura em Português e Espanhol - 3 anos, Letras - Licenciatura em Português e Inglês - 3 anos, Matemática - Licenciatura - 3 anos, Pedagogia - 3 anos, Serviço Social - 3 anos e meio. Além desse há cursos superiores de menos duração (2 anos): Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerencias. A Pós-Graduação oferece outros 21 cursos. Para outras informações ligue: (12) 3664-6564 ou acesse o site: www.unip.br.ead.

"Correção: Reprodução Humana" Na edição anterior, de nº 881, divulgamos nesta coluna matéria sobre o Dr. Marcelo Faria, que é médico ginecologista, especialista em reprodução humana que estaria iniciando atendimento em Campos do Jordão no Sanatório São Paulo. Correção: na realidade ele já está agendando consultas para atendimento às sextas-feiras, no Hospital São Camilo (ex-Bandeira Paulista). Dr. Marcelo Faria iniciou suas atividades em Ginecologia hà 21 anos. Em 1990, realizou um estágio na Universidade de Perúgia - Itália, tornando-se desde então no Brasil, uns dos pioneiros e um conceituadíssimo doutor em “Videolaparoscopia, Histeroscopia Cirúrgica e Diagnóstica”, especializado também no Diagnóstico e Tratamento da Endometriose. Outras informações: (12) 3668-9000.

42ª Festa da Cerejeira em Flor. Dias 07 e 08 - 14 e 15 de agosto, no Parque São Francisco Xavier, em Vila Albertina, com danças, músicas e comidas típicas do Japão, além da venda de artesanatos, malhas e lembranças.

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira

Palavras Cruzadas DIRETAS

Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Autor: Roberto Conte

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc. Confira o resultado

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

Ginecologia - Reprodução Humana Vídeo Endoscopia Pélvica Atendimento Particular e para Convênios no Hospital São Camilo (ex- Bandeira Paulista). Consultas às sextas-feiras. Agendamentos: (12) 3668-9000.

casado 882.pmd

2

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

DROGARIA CENTRAL

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

por Marcos Cintra* Faltam menos de dois meses para as eleições presidenciais e os principais candidatos não falam objetivamente sobre a reforma tributária. Se a questão surge em algum evento ela é meramente tratada de modo amplo e vago. O sistema de impostos brasileiro é um dos principais entraves ao desenvolvimento econômico e não há manifestação clara de Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva a respeito do tema. A tônica dos discursos até agora é a candidata do PT tentando mostrar que não é guiada pelo presidente Lula, mas que faz parte da equipe que hoje colhe bons resultados na economia. O candidato do PSDB enfatizando ações na área da saúde e procurando passar a imagem de que seu partido não é elitista e a candidata do PV se concentrando na questão da sustentabilidade. A estrutura tributária brasileira é a pior dentre 134 países analisados pelo Fórum Econômico Mundial e o Banco Mundial apurou sete anos atrás que os impostos no Brasil são um dos itens determinantes para o afastamento de investidores. Ambos os casos representam uma situação vexatória para um país que é a oitava economia do planeta e que almeja saltar para a quinta posição em duas décadas. A questão tributária não se restringe à avaliação ruim apurada por instituições internacionais. Felizmente, as pessoas de baixa renda se conscientizaram

O Imposto Único prevê a substituição de tributos como o Imposto de Renda (pessoa física e empresas), INSS patronal, PIS/Cofins, ICMS e outros por apenas um cobrado no débito e no crédito de cada lançamento nas contas-correntes bancárias. de que os impostos limitam o consumo e a geração de empregos. Segundo uma pesquisa do Instituto Análise, se fosse possível escolher entre pagar menos imposto nos preços ou receber o Bolsa-Família, duas em cada três pessoas que ganham até um salário mínimo ficariam com a primeira opção. O Brasil precisa voltar a debater temas como a reforma tributária. Este ano é o momento apropriado para que o eleitor identifique quem está comprometido com um projeto viável para o país. É preciso saber o que os candidatos pensam sobre o assunto, qual proposta defendem e se ela é capaz de promover o crescimento sustentado da economia brasileira. A alternativa que pode atender as necessidades do país refere-se ao Imposto Único sobre a movimentação financeira, projeto que Roberto Campos, artífice da reforma tributária que foi determinante para o “milagre econômico” dos anos 70, dizia ser “uma ideia insolentemente inovadora, cujo tempo chegou”. O Imposto Único prevê a substituição de tributos como o Imposto de Renda (pessoa física e empresas), INSS patronal,

PIS/Cofins, ICMS e outros por apenas um cobrado no débito e no crédito de cada lançamento nas contas-correntes bancárias. Ele seria arrecadado de modo automático, sem burocracia. Simulações matemática revelam que os custos para as empresas cairiam, os preços poderiam ser reduzidos e haveria maior renda disponível para o trabalhador. O Imposto Único precisa voltar a ser debatido como proposta de reforma tributária para o país. É um projeto que a sociedade já se mostrou amplamente favorável em três pesquisas de opinião pública (Datafolha, CNT/Sensus e Cepac) e o eleitor precisa saber o que os candidatos pensam a respeito dele. Com o início do horário político no rádio e na televisão no próximo dia 17 de agosto fica a expectativa de que os presidenciáveis se posicionem de modo claro sobre o tema. Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. Endereços na internet:: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org

Leia o Jornal Campos do Jordão & Cia e a Revista-guia "Encantos e Sabores" na WEB, ambas online no UOL. Basta você cessar o site: www.jornaldecampos.com.br O Jornal, com rico acervo digital dos últimos 11 anos e a Revista com textos e imagens em PDF e mais os links e banners de todos anunciantes para você se comunicar.

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

página 7

ECONOMIA: A reforma tributária nas eleições de 2010

"Senac inicia novos cursos em Campos"

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

DR. MARCELO FARIA

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

"Campos do Jordão & Cia", onde você estiver! 20 anos prestando serviço e informando"

13/8/2010, 14:45


página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

13 de Agosto de 2010

ANO XX - Nº 882 13 de Agosto de 2010

Distribuição Gratuita

Vem aí revista "Encantos e Sabores Primavera", mais um show de reportagens e imagens sobre o que Campos e Região têm de melhor!

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Sociedade empresarial discute a temporada

Reserve logo seu espaço (até 23/08) e venha fazer parte desta que é a "Maior Vitrina de Campos do Jordão"

FOTO: SERGIO BIAGIONE

A próxima edição, de "Primavera", vai circular ao final de Setembro!

Empresários de Campos do Jordão, representantes de vários segmentos do comércio e da indústria local, debatem nesta pós-temporada o que deu certo e o que pode melhorar com vistas para 2011. De forma surpreendente este ano, insatisfeitos com os resultados apurados no período, empresários se unem e procuram encontrar soluções conjuntas para enfrentar o longo período de "vacas magras" que observam pela frente. O empresariado de Campos, que historicamente nunca foi unido, da forma como deveria, agora reúnese no mesmo espaço para debater e encontrar saídas que fomentem ações que concorram para melhorar o turismo, da forma mais ampla, As melhores atrações da temporada foram as apresentações do Festival sem precisar, necessariamente, do Internacional de Inverno e os shows de imagens proporcionados pela natu- aporte financeiro do poder público. Saiba mais na página 3. reza, como as geadas, que muradam contornos e o colorido da vegetação.

Revista Guia Encantos e Sabores - 100 mil exemplares/ano, revelando a cada Estação o que Campos tem de melhor! Revista-guia "Encantos e Sabores": são 4 edições anuais: Distribuição gratuita e dirigida! Visite nosso site e confira todas edições já publicadas: www.encantosesabores.com.br

casado 882.pmd

1

13/8/2010, 14:45


882