Issuu on Google+

página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

21 de Maio de 2010

ANO XX - Nº 871 21 de Maio de 2010

Distribuição Gratuita

Você já reservou seu espaço para a 11ª Edição Especial de Inverno da Revista "Encantos e Sabores?

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão terá o dobro de concertos e apresentações em São Paulo

"Vem aí outro show de reportagens e imagens sobre o que Campos do Jordão têm de melhor "

O tema do Festival Internacional de Inverno de 2010 será “A música e seus diálogos". Nele estarão reunidos artistas de renome mundial em mais de 80 concertos que serão apresentados de 3 de julho a 1º de agosto.

Visite nosso site e confira todas edições já publicadas (todas online no UOL): www.encantosesabores.com.br

PRÓXIMA REVISTA: EDIÇÃO ESPECIAL DE INVERNO (JUNHO)

FOTOS ARQUIVO JORNAL 2007: KADU SCHIAVO

Revista-guia Encantos e Sabores: em quatro lindas edições anuais, que circulam a cada estação do ano, totalizando 100.000 exemplares/ano. Distribuição gratuita e dirigida!

Saiba mais sobre o 41º Festival de Inverno de Campos do Jordão e os destaques da programação na página 4.

Mais um super show de imagens e reportagens 40 mil exemplares distribuídos gratuitamente com impressão primorosa (couché 104 gramas) para você expor sua marca, produtos e serviços! Reservas (últimos dias): (12) 3664-4368 3662-3090 // 9772-2285 ou envie um e-mail para: anuncio@encantosesabores.com.br

casado 871.pmd

1

21/5/2010, 14:09


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Intolerantes e preconceituosos Na semana que passou, aproveitando o gancho do 13 de Maio - Abolição da Escravatura -, na coluna "Descendo", e tecemos um rápido comentário sobre os preconceitos que ainda imperam e em especial sobre os negros. Bastou o jornal começar a circular para recebermos uma série de comentários vindos de nossos leitores, não apenas corroborando com as afirmativas, mas apontando outros tipos de violências sociais praticados no dia-a-dia por intolerantes e preconceituosos. Na verdade, levantou-se que o brasileiro, em especial, é um preconceituoso contumaz. Na imensa lista de preconceitos apontados por leitores estão as questões mais comuns e inerentes à vontade de cada um, como contra posições sociais, aparência física (feio, gordo, baixo, pobre, cor etc), modo de se vestir, marca da roupa que usa, marca do carro que possui, preferência sexual, profissão, religião, hábitos, dentre muitas outras questões que jamais deveriam ser usadas como parâmetro para se qualificar quem quer que seja. Os negros, assim como os demais afrodescendentes são as maiores vítimas. Como citamos na matéria publicada na edição anterior, costumam ganhar menos (se compararmos cargos e condições idênticas a de brancos), isso sem contar que grande parte é preterida na hora de uma seleção, quando o cargo a ser ocupado exige contato direto com o público (recepcionista, atendente, garçom, maitre, gerente, relações públicas, modelo, ator, estes quase sempre interpretam personagens de menor destaque), só para citar alguns exemplos. As leis contra preconceitos existem e são duras. Dessa forma fica evidente que a questão não é simples. Percebe-se que as pessoas passam a se policiar contra seus eventuais deslizes devido à elas, não por uma questão natural. Fica difícil entender isso, afinal nascemos e terminamos nossos dias da mesma forma. O meio é que pode ser diferente. E aí nos deparamos com a forma de criação de cada um, do meio em que frequentamos. Das lições que tiramos nessa curta passagem terrena. Pois é, os homens ainda têm muito que aprender. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Governo Federal desiste do Parque Altos da Mantiqueira. O projeto, que estava sendo imposto pelo Governo Federal, através do Ministério de Meio Ambiente, seria implantado em área de 87 mil hectares, atingindo 16 municípios da Serra da Mantiqueira, entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, onde se incluiria Campos do Jordão. A medida radical, sem embasamento algum de preservação, pois toda essa área já é muito bem preservada, atingiria mais de mil propriedades, algumas centenárias, e que numa penada só sofreriam todas as restrições desse modelo de "parque". Só a cidade de Piquete, teria mais de 38% de sua área comprometida. Em reunião com prefeitos representantes dessas dezesseis cidade e estâncias, o senador Aloísio Mercadante, porta voz do presidente Lula, deixou claro que esse problema é "página virada". Enfim, pelo menos nessa questão, prevaleceu a justiça e o bom senso.

Motoboys. A exemplo das barbaridades que se contemplam nas grandes cidades, motoristas e pedestres de Campos do Jordão também já se tornaram "vítimas" de alguns motoboys irresponsáveis. Em sua grande maioria são jovens entre 18 e 30 anos (e até menores de idade), que trabalham na coleta e entrega de mercadorias de pequeno porte, água, gás, alimentos, remédios e que simplesmente ignoram leis de trânsito, desrespeitando faixas de pedestres, limites de velocidade, além de "costurarem" em meio ao trânsito, invariavelmente provocando acidentes, abalroando veículos estacionados e até atropelando pedestres incautos sobre faixas de travessia. A fiscalização continua branda, quase inexistente. Dessa forma, esses atos praticamente não são coibidos e os infratores acabam impunes. Ao que parece, há mais preocupação em se arrecadar dinheiro com as tais "zonas azuis" e com radares (que não educam ninguém) do que punir esse tipo de infrator que tantos problemas causam à coletividade.

49ª Festa do Pinhão. Promovida pela Prefeitura Municipal, o mais antigo evento de Campos do Jordão foi sucesso de público e de exposição na mídia. Composto por shows, atrações folclóricas e gastronômicas, com grande apoio da Associação Cozinha da Montanha, o tradicional e eclético evento também abraçou a causa ecológica com distribuição de mudas de araucária. Confira na página 5.

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

Outras informações pelo fone: 3668-8300

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S.José dos Campos-SP Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

&

21 de Maio de 2010

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade. Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas de placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração.

Venda de bebidas alcoólicas para menores. Esse tipo de denúncia é uma constante nesta coluna e pelo que tudo indica as autoridades pouco ou nada fazem para coibir. Basta circular próximo de escolas (?!?) para ver menores compartilhando garrafas de refrigerantes "batizadas" com cachaça ou vodka. E aí, vamos agir?

Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras.

M.C. Contabilidade

21 de Maio de 2010

Economia: O risco do estatismo do PT O presidente Lula e sua candidata à presidência, Dilma Roussef, vêm entoando um discurso em defesa de um modelo de Estado que foi válido na Europa do século 19 e no Brasil durante o governo de Getulio Vargas nos anos 40. Para ambos, e também para outros caciques do PT, o Estado precisa ser grande e forte para promover o desenvolvimento econômico. A proposta do PT é um grande equívoco e está fora de sintonia com a realidade do mundo moderno. As ações do poder público ao redor do mundo logo após a deflagração da crise mundial no final de 2008, que possivelmente estimularam o staff petista, foram excepcionais e visaram amenizar o impacto negativo da turbulência sobre as economias nacionais. O partido está querendo transformar em regra o que se configura uma exceção, e isto caracteriza uma forma oportunista de tirar do baú uma idéia que foi exorcizada em várias partes do mundo. Cumpre lembrar que no mundo globalizado, Estado grande e forte, como deseja o PT em seu discurso, enfraquece os setores privados e gera desconfiança junto aos investidores ao redor do mundo. Quando a eco-

computadores e redes Montagem, revisão de redes, configurações, limpeza de vírus, etc. Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

casado 871.pmd

2

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

nomia fica excessivamente dependente do poder público, exposta a interesses de natureza predominantemente políticos, recursos estrangeiros que poderiam ser canalizados para alavancar o crescimento econômico se retraem, deixando de gerar emprego e renda. Hoje, os conceitos de força e grandeza se aplicam mais adequadamente às empresas particulares do que ao setor público. Tanto no Brasil como em outros países, há setores privados capitalizados e prontos para investir. Já para o setor público o conceito chave é o da eficiência, e não o da potência bruta. Hoje, para alavancar o desenvolvimento compete ao Estado um papel supletivo: o da indução e da regulação. Estados grandes e fortes, em geral tornam-se opressores em termos fiscais, Endividam-se em excesso, extraem cargas tributárias muito além da capacidade contributiva do setor produtivo privado. Tentam exercer um papel para o qual não possuem nem recursos e menos ainda habilidades, comparativamente aos capitais privados. Ademais, cabe lembrar que as empresas estatais sempre foram disputadas por políticos bra-

sileiros em busca de fontes de financiamento para suas campanhas eleitorais, para acomodar familiares e apaniguados e para distribuir favores à custa da viúva. No passado, setores importantes da atividade produtiva nacional foram loteados entre velhos caciques da política nacional com resultados desastrosos para o país. É indispensável que a sociedade fique atenta para o discurso que prega um Estado grande e forte. Cabe repetir que hoje quem tem recursos e competência para produzir e gerar emprego é o setor privado. Historicamente o poder público no Brasil demonstrou inusitado apetite pelo endividamento e por impor ônus tributário excessivo. O defunto redivivo da estatização implica risco de tolher o desenvolvimento do país, além de custar muito caro ao contribuinte. _______________________________________________________________________ Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. Endereços eletrônicos: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org http://twitter.com/marcoscintra

Manoel Carlos Monoo Pereira

Palavras Cruzadas DIRETAS

Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Autor: Roberto Conte

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc. Confira o resultado

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

Encerra-se nesta sexta-feira, dia 21 de maio, o prazo para inscrição no Programa de Bolsas de Estudos da AAPG. Com o objetivo de incentivar e beneficiar “ex-alunos” interessados em aprimorar os conhecimentos na área musical, a Associação Amigos do Projeto Guri lança Programa de Bolsas de Estudos inédito na história da organização. Podem participar adolescentes e jovens de 16 a 22 anos que já passaram pelas salas de aula do Projeto Guri e que pretendem dar continuidade aos estudos musicais têm só até hoje, 21 de maio, para se cadastrar no Programa de Bolsas de Estudos da Associação Amigos do Projeto Guri. As bolsas de estudos serão concedidas de acordo com um processo seletivo que avaliará, em sua primeira fase, os Programas de Estudos apresentados pelos candidatos e DVDs contendo vídeos de suas performances. Em uma segunda etapa, serão realizadas entrevistas presenciais com os candidatos. Além do ponto de vista técnico, também farão parte dos critérios de avaliação questões sociais e econômicas e exequibilidade do Programa de Estudos – traçando, dessa forma, um perfil integral do candidato e de seu objetivo. O número de bolsas será sempre proporcional às doações obtidas junto a pessoas físicas e aos apoios vindos da iniciativa privada, além de outras ações de captação de recursos promovidas pela área de mobilização de recursos da AAPG. O Programa de Bolsas irá custear despesas como moradia, transporte, alimentação, aquisição de material didático, pagamento de curso ou/de honorário de professores, passagens aéreas ou terrestres ida e volta para o local de realização dos estudos, além do seguro saúde para todos os bolsistas. Além disso, e durante todo o período de vigência de cada bolsa de estudos, os bolsistas terão o acompanhamento individualizado de monitores indicados pela AAPG e adequados a cada tipo de curso contemplado. Atualmente o Projeto Guri atende cerca de 40 mil alunos em 301 municípios do Estado de São Paulo. Além do Governo do Estado – seu principal parceiro mantenedor – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Para inscrições e outras informações sobre o Programa de Bolsa de Estudos, acesse:WWW.projetoguri.org.br ou (11) 3874-3357.

UNITAU divulga resultado da prévia para Reitor e Vice A Universidade de Taubaté realizou nesta segunda-feira, 17 de maio, a apuração dos votos da consulta prévia para a eleição dos candidatos a Reitor e Vice-Reitor da Universidade. A chapa 3 (União), composta pelo Prof. Dr. José Rui Camargo e pelo Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan, conquistou o maior número de votos da comunidade acadêmica, com 2.204 (55,67%) dos votos. A chapa 2 (Representação), composta pelo Prof. Dr. Luciano Ricardo Marcondes da Silva e pela Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes, recebeu 20,99% dos votos e a chapa 1 (Renovação Democrática), composta pelo Prof. Dr. Benedito Donizeti Goulart e pelo Prof. Dr. Carlos Antonio Vieira, recebeu 20,38% dos votos. No total, foram computados 4.210 votos da comunidade acadêmica. Compareceram à votação 80% dos professores (444), 86% dos funcionários (645) e 28% dos alunos (3.121). A apuração teve início às 9h, na Sala dos Conselhos. “A UNITAU tem a comemorar com a consolidação deste processo democrático, no qual todos os segmentos da comunidade acadêmica puderam se manifestar sobre o futuro da Universidade. Este processo certamente ficará na história da nossa Instituição”, afirmou a Reitora, Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa. A próxima etapa será o envio do resultado da votação para o Colégio Eleitoral, composto pela EConselhos Deliberativos da Universidade – Conselho Universitário (Consuni), Conreunião dosA três selho Administrativo (Consad) e Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep) –, que o usará como referência para a elaboração da lista tríplice que será enviada para o prefeito, responsável pela escolha final, no dia 2 de junho. A decisão tem de ser apresentada pelo chefe do Executivo municipal até o dia 2 de julho. A posse dos novos Reitor e Vice-reitor da UNITAU será no dia 3 de julho. O período do mandato é de quatro anos a contar da data da posse. Fonte: ACOM/UNITAU.

Gil

C

Op

DROGARIA CENTRAL

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Projeto Guri oferece bolsas de estudo para ex-alunos

Basílica de Aparecida ganha vitrais novos

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

página 7

Curtas & Grossas

por Marcos Cintra*

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

Manutenção

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

21/5/2010, 14:09

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ganha novos vitrais projetados pelo artista plástico Claudio Pastro e desenvolvidos pela Geukas Vitrais. As grandes janelas estão localizadas nas quatro naves, sobre os Pórticos de entrada. Os quatro vitrais coloridos medem 1400 m² no total. “É um trabalho grandioso, pois as janelas são compostas por vigas e colunas de concreto, formando quadros de aproximadamente 2,40m x 2,40m cada um. Os vitrais estão sendo feitos para valorizar o ambiente com seu efeito decorativo, artístico e espiritual já que cada nave possui um significado que incide diretamente sobre o altar. No local existe também uma viga circular de 8,10m com um trabalho em alvenaria no formato de uma grande cruz, próxima a elementos vazados pré-moldados, detalha Frederik Hendrik Antonius Geuer, da Geukas Vitrais. O maior templo católico do Brasil foi iniciado em 1955 e inaugurada pelo Papa João Paulo II em 1980. Desde o ano 2000, Cláudio Pastro passou a ser o responsável pelo projeto artístico - painéis, vitrais, azulejos e revestimentos da construção. Os trabalhos em vitrais da Geukas iniciaram há 3 anos, uma das 4 naves em vitrais já está pronta e as demais estão em produção, não há previsão de termino por causa da grandiosidade da obra. A Geukas Vitrais (21 anos) já fez outros vitrais para a Basílica e tem diversos projetos em edifícios comerciais, residenciais e institucionais desenvolvidos em todo país.


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

CLASSIFICADOS Chalé para temporada Alugo chalé e mais 1 suite c/ Tv, DVD e frigobar: (12) 8133-6965.

ORAÇÃO Salmo 38 Para conseguir algo impossível, leia na Bíblia o Salmo 38 durante 3 dias. No terceiro dia mande publicar e no quarto dia observe o que acontece. R. A. L.

Vendo Terreno Descansópolis Ótimo, com 1.100m². Tratar direto com proprietário pelo telefone (11) 9127-0505.

Estantes de Aço (12) 3664-1675

Vendo Gol 1.8 Ano 1988, cor branca e movido a álcool. Tratar: (12) 9117-2814 ou 9168-8217.

Dentista

Vendo portas sem uso Todas de madeira e sem batente Tratar pelo fone: (12) 8118-5904.

Dra. Fabiana Lissandre Clín. Geral, Orto: Divide no cartão, cheque, carnê e consignado. Galeria Murano1 (atrás Bradesco) Tel: (12) 3664-2307 / 9134-8797.

Vendedor para Publicidade em Jornal A Editora Jornalística Verdes Vales, responsável pelo Jornal Campos do Jordão & Cia, o mais tradicional da cidade e que circula há 20 anos na região, está selecionando Profissionais para exercer a função de Contato Publicitário. São indispensáveis: 1 - Ter no mínimo o 2º Grau completo. Damos preferência para estudantes do setor de Comunicação; 2 - Ter ótimo conhecimento de vendas e função; 3 - Desenvoltura ao falar e boa apresentação. Ter conhecimentos de edição de textos e imagens. * Currículo com foto para jornaldecampos@uol.com.br * Não atendemos pessoalmente, só com CV e agendamento

21 de Maio de 2010

Campos do Jordão sobe ao podium do Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo Entre os mais de 900 atletas inscritos no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu Esportivo deste ano, uma pequena delegação de Campos do Jordão foi representar a cidade com muita garra e determinação. Os atletas, todos da academia China Liboni, marcaram presença no evento e conquistaram mais quatro medalhas. Relação de jordanenses classificados: Carlos Eduardo (Caê) - 3º colocado faixa preta (adulto) - Super Pesado Mário Henrique - 2º colocado faixa marrom (adulto) - Médio Rubens Almeida - 3º colocado faixa marrom (master) - leve Marcelo Melo - 3º colocado faixa roxa (master) - leve. O Campeonato é organizado pela CBJJE – Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo. A etapa realizada na capital paulista aconteceu entre os dias 07 e 09 de Maio, no Ginásio do Ibirapuera. O Jiu Jitsu possui uma tradição muito forte em Campos do Jordão, onde os atletas locais participam frequentemente de campeonatos pelo Brasil e trazendo muitas vitórias para a cidade. Além da disciplina, força e determinação necessária para a prática desta modalidade de esporte olímpico, os atletas tem que correr muito

Calendário de Vacinação contra a Influenza H1N1 - "Gripe Suina"

Caê, é o 3º da esquerda para direita

Marcelo, Caê e Mário Henrique, da China Liboni atrás de patrocínio para participar do circuito de competições nacional. Para apoiar esse esporte e os atletas de Campos do Jordão entre em contato com a Academia China Liboni: fisiocae@ig.com.br. Para outras informações: www.cbjje.com.br

Alô Campos do Jordão! Vamos melhorar nosso Trânsito? Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização; Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

De 22 de Março a 02 de Abril

Gestantes

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade; Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

Crianças de 06 meses a 02 anos - 1ª dose

De 22 de Março a 02 de Abril

(a 2ª dose será duplicada 30 dias após)

Portadores de doenças crônicas De 22 de Março a 02 de Abril

(cardíaca, respiratória, hepática, renal, sanguínea, diabetes e grandes obesos) menos os idosos - 60 anos ou mais - que serão vacinados em outra etapa)

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos. Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade; Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos? Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade? ALÔ ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO: Quando irá cumprir o que determina a lei e implantar sinalizadores visuais

De 05 a 23 de Abril

População saudável de 20 a 29 anos

De 24 de Abril a 07 de maio

Idosos com 60 anos ou mais - doentes crônicos (A vacinação será junto com a etapa da gripe comum)

e sonoros (que funcionem) nas passagens de nível?

Alô Autoridades!!! Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales

População saudável de 30 a 39 anos

De 10 a 21 de Maio

casado 871.pmd

3

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Novidades no Front CCJ aprova FFicha icha Limpa

COMUNICADO ALTAIR DOS SANTOS ME, TORNA PÚBLICO QUE RECEBEU DA CETESB A LICENÇA DE OPERAÇÃO DE Nº 69000018, VÁLIDA ATÉ 11/05/2014, PARA DESDOBRAMENTO DE MADEIRA, SERVIÇO DE, SITO À FAZENDA CAMPISTA S/Nº, CAIXA POSTAL 9, CAMPISTA, SÃO BENTO DO SAPUCAI.

21 de Maio de 2010

Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

Um dos mais polêmicos projetos de lei votados nas últimas décadas, o "Ficha Limpa", acaba de ser aprovado, nesta quintafeira (19), por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O texto, que já havia sido aprovado, também por unanimidade pela Câmara dos Deputados será encaminhado ao Presidente da República, que deverá sancionálo, podendo entrar em vigor já nas próximas eleições. E popular e que altera Esse projeto de lei, oriundo da iniciativa a Lei Complementar 64 (que estabelece casos de inegibilidade), proíbe por 8 anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada (feita por juízes ou desembargadores), mesmo que o trâmite não seja concluso no Judiciário. Com ela, se estima que 25% dos atuais eleitos fiquem impedidos de concorrer. O projeto é duro e atinge não apenas políticos. Pessoas físicas e jurídicas que fizerem doações eleitorais consideradas ilegais ficam inelegíveis por oito anos. Delegados de polícia demitidos por crimes como o de corrupção, por exemplo - ou qualquer outro servidor público - também ficam sem poder concorrer, a não ser que a decisão seja anulada pelo Poder Judiciário. Pessoas excluídas do exercício da profissão por classes representativas como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Federal de Medicina também ficam inabilitados pelo mesmo período. Os magistrados e membros do Ministério Público que tenham sido aposentados compulsoriamente também não poderão concorrer por oito anos. Se for configurado abuso dos meios de comunicação pelo favorecimento em campanhas eleitorais, aquele candidato também ficará inelegível. O Ministério Público e a Justiça Eleitoral terão de dar prioridade aos processos de abuso de poder econômico. "Juiz nem promotor poderão alegar acúmulo de serviço", explicou Demóstenes Torres. Os órgãos da Receita (três esferas), os tribunais de contas e o Banco Central terão de auxiliar na apuração dos delitos eleitoras, com prioridade sobre seus assuntos regulares. "Todos terão de trabalhar com prioridade para a Justiça Eleitoral", afirma. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) destacou a importância desse momento para o avanço da política e da recuperação da credibilidade das instituições públicas. Lembrou, no entanto, que a expectativa gerada entre a população diante da aprovação do projeto não deve ser frustrada, como no caso do deputado Paulo Maluf, que poderá se candidatar neste ano mesmo se o "Ficha Limpa" for aprovado. "Estamos consagrando a vontade popular. Pergunto: valerá neste ano ou ficará para as próximas eleições? Deve vigorar para este ano. Vale a pena cortar na própria carne ao máximo pela ética", disse. Para alguns juristas, a lei só poderá valer para as eleições de 2012, mas para os membros da CCJ, o projeto já deverá valer para as eleições deste ano. Fontes: UOL/ Amanda Costa/ Leandro Kleber/ Contas Abertas.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

21/5/2010, 14:09

página 3

Campeonato "Rei da Session" reuniu feras em Campos O encontro aconteceu no domingo, dia 15, e reuniu dezenas de skatistas Dezenas de jovens marcaram presença na pista de Skate de Vila Abernéssia para participar do Campeonato Rei da Session, evento que ocorreu neste domingo, dia 15 de Maio. O evento começou por volta do meio dia, com os skatistas realizando o "aquecimento na pista". A competição foi dividida em três categorias: Amador, Mirim e Best Trick (melhor manobra), onde os skatistas tinham 10 minutos para fazer uma sessão de manobras para avaliação dos juízes. Em clima descontraído, com muita música e empolgação do público a pista ganhou um novo grafite feito por um skatista de Taubaté. Campos do Jor-

dão tem muitos adeptos do skate e é comum ver a pista oficial e praças da cidade movimentadas com skatistas pulando, deslizando e se equilibrando nos obstáculos disponíveis e improvisados pelos praticantes. Apesar da dedicação dos competidores notou-se que alguns buracos no chão da pista oficial acabaram atrapalhando um pouco alguns dos atletas em suas manobras. Confira os resultados: Cat Amador: 1º Samuel, 2º Guerreiro, 3º Alemão e 4º lugar Marcinho. Cat Best Trick – Melhor Manobra: 1º Alemão e em 2º lugar Guerreiro. Cat Mirim: 1º João, 2º Davi, 3º Rafael, 4º Purguinha e em 5º Douglas.

O evento foi organizado pela Associação Skate Campos, com patrocínio Futmania, Droga Avenida, Meta Ferramentas, Ótica Cristal, Risco e Rabisco, Brukalu e Central do Cartucho.

Liberdade de Imprensa: "A censura ao Estadão" Por Feres Sabino e Sérgio Roxo da Fonseca A justiça brasileira é dominada pelo formalismo. Nem sempre. Mas quase sempre. Por exemplo, perder um recurso, por falta do recolhimento das custas judiciais, ou por recolhimento deficiente delas, ou quando o carimbo do cartório, relativo à publicação da decisão não está nítido, ali na cópia reprográfica. Ou, como no caso do Estado, por recurso processual considerado inadequado, sem que se considere a natureza essencial do seu conteúdo. Dentro dessa realidade, o Estadão foi proibido de veicular qualquer matéria relativa ao filho de Senador da República, acusado por suposto tráfego de influência. Inocente ou culpado, o fato é notícia, do que resulta o direito do público ser informado. Essa proibição envolve direitos fundamentais, sendo que em favor do filho do senador milita o princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da presunção de inocência, segun-

do os quais ninguém é culpado até sentença judicial da qual não caiba mais recurso; e, de outro lado, em favor do Estadão está a garantia da liberdade de imprensa, que decorre do direito à liberdade de expressão, conjugado com o direito à informação de cada pessoa e cidadão, com o reforço do dever constitucional do Estado Democrático de ser transparente, em seus atos e negócios. Na verdade, há uma colisão de direitos fundamentais, cuja sacralidade e efetividade deveriam merecer do Judiciário uma apreciação sempre muito cuidadosa, e de mérito. Não poderia ficar no quadrado do formalismo. Entretanto, qual o critério que justificaria, ou não, a publicação de fatos pela imprensa? Ora, esse critério somente pode ser o do interesse público. Assim, a pergunta é a seguinte : há interesse público na divulgação de atos e fatos censurados, no caso do Estadão,

apesar de serem eles de interesse público? Evidentemente, que há, há fatos veiculados indicando a presença da pessoa noticiada em trânsito pelos meandros da administração pública. Mas, a questão decidida pelo Supremo Tribunal Federal foi processual, ou seja, formal, pois, o Estadão levou a questão constitucional à Suprema Corte, através de um instrumento jurídico denominado - “RECLAMAÇÃO” -, cuja finalidade é restaurar a autoridade das suas decisões, que, no caso, já decidira sobre a revogação da Lei de Imprensa. Contudo esta RECLAMAÇÃO levava em seu bojo a inconstitucionalidade apontada, pela violação de direito fundamental. E, sabe-se que, no direito brasileiro, “aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade”. Nesse caso cabe.

Assim, se a reclamação rejeitada levou ao conhecimento do Supremo uma decisão inconstitucional, independentemente da natureza formal do recurso utilizado, deveria ocorrer uma decisão de mérito, na lição do grande constitucionalista português J. J. Gomes Canotilho. Para ele, qualquer decisão judicial que contenha uma violação de direito fundamental da pessoa, deve ela ser assumida e desfeita, em nome da sacralidade do direito fundamental e da sua efetividade. E, diz mais, já que tal pronunciamento obrigatório, para retirar do mundo jurídico a “inconstitucionalidade”. Mas, para isso, a Justiça não poderia ser formalista. Para isso, um novo espírito deveria invadir o Judiciário, para essa espécie de revolução. Nota: Feres Sabino é Advogado e foi Procurador Geral do Estado, no Governo Montoro. Sérgio Roxo da Fonseca e é Procurador da Justiça aponsentado.


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão terá mais de 80 concertos O concerto de abertura será apresentado pela OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com participação do músico flautista Emmanuel Pahud e do regente uruguaio Carlos Kalmar. O Governo de São Paulo e a organização social Santa Marcelina Cultura promovem a 41ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão “Dr. Luís Arrobas Martins” de 3 de julho a 1º de agosto de 2010, com apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Com direção artística e pedagógica da Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo, o Festival traz como tema “A Música e seus Diálogos” e muitas novidades, tanto para o público quanto para os jovens músicos selecionados para compor o corpo de bolsistas do Festival. O número de concertos e atividades pedagógicas foi ampliado e os espetáculos também acontecem na capital. De uma média de 40 atrações em edições anteriores, passa a mais de 80 concertos em 2010. Onze deles ocorrem em São Paulo, no SESC Vila Mariana e na Sala São Paulo, com algumas das principais atrações que se apresentam em Campos do Jordão, no Auditório Claudio Santoro, na Capela do Palácio Boa Vista, na Praça do Capivari e nas Igrejas São Benedito, Santa Terezinha e N. Sra. da Saúde. Festival ampliado O Festival também ganha mais uma semana, com destaques de nível internacional em todos os 30 dias de programação. Novidades no formato do evento permitiram integrar a programação pedagógica com a artística: os professores que vêm a Campos na qualidade de residentes, alguns dos quais estão entre os melhores músicos do mundo, também se apresentam em concertos de câmara. O mesmo acontece com os bolsistas, que formam grupos de câmara para tocar nas igrejas de Campos e, no encerramento oficial do evento, apresentamse na celebrada Orquestra do Festival, na Sala São Paulo, em 1º de agosto, sob a regência dos maestros Yan Pascal Tortelier e Claudio Cruz. Além disso, praticamente todos os destaques da agenda de concertos ministram master classes, oficinas e palestras para os 170 bolsistas e para o público interessado, que tem a possibilidade de presenciar um lado pouco conhecido desses artistas maravilhosos. Destaques da programação O concerto de abertura é feito pela Osesp em companhia do flautista Emmanuel Pahud e do regente uruguaio Carlos Kalmar. Ao longo dos 30 dias, são mais 80 concertos para apreciar a

excelência de: - Treze orquestras brasileiras – com o título de “Orquestra residente do Festival”, a Osesp realiza nove concertos com regentes do porte de Kalmar e Yan Pascal Tortelier, além de Frank Shipway e Alex Klein. O Festival traz ainda a Orquestra Sinfônica Brasileira sob a batuta de Roberto Minczuk, a Filarmônica de Minas Gerais regida por Fábio Mechetti, a Jazz Sinfônica, a Orquestra Municipal de São Paulo, a Sinfônica da USP e a Banda Sinfônica do Estado. Dois concertos rendem homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor austríaco Gustav Mahler: a Orquestra Experimental de Repertório, com Jamil Maluf à frente, traz as Canções da Trompa Mágica do Menino, e a OSB executa a majestosa 3ª Sinfonia. - Solistas de prestígio mundial – junto com essas orquestras, apresentam-se solistas de renome como o violinista Gilles Apap - famoso por sua interpretação perfeita de Mozart e versatilidade em gêneros tradicionais, o violoncelista Marc Coppey e o violonista Fábio Zanon, além de um grupo seleto de pianistas. O Festival participa do Ano Chopin, que celebra os 200 anos de nascimento do compositor, e traz o pianista polonês Zbigniew Raubo e a brasileira Cristina Ortiz com um repertório especialmente dedicado a Chopin. Juntamente com as obras do compositor polonês, o repertório de Schumann (também homenageado pelos seus 200 anos), Brahms e Lizst será imortalizado na execução de pianistas brasileiros que dispensam apresentação: Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Caio Pagano. Mantendo a tradição de ser o evento que oferece a melhor e maior programação de música clássica e romântica em toda a América Latina, em 2010 o Festival vai além: retomando o que preconizou Eleazar de Carvalho desde 1973, a programação está mais abrangente e o público pode apreciar atrações de primeiro escalão mundial com repertório de todos os períodos da música, desde a música antiga até a contemporânea. Mais uma novidade: além das tradicionais orquestras, neste ano o número de opções de música de câmara se multiplicou, sendo grande parte delas gratuita. - Música de câmara – com forte presença nesta edição, proporciona ao público a oportunidade de ver no palco um duo inédito entre o violoncelista Antonio Meneses e a pianista Maria João Pires. Entre as atrações internacionais es-

21 de Maio de 2010

21 de Maio de 2010

Os atletas jordanenses treinam nas dependências do Ginásio Esportivo "Armando Ladeira", sob orientação do professor Gerson Cunha, profissional ligado à Secretaria Municipal de Esportes de Campos do Jordão. Em entrevista ao jornal a atleta Marília de Oliveira (16), 1ª colocada nessa última etapa pela categoria Juvenil, destacou: "Temos também como objetivo, tornar nosso esporte ainda mais difundido em nossa cidade, atrair novos atletas e expandir nossa academia", destacou.

tão o trio La Gaia Scienza, liderado pelo violoncelista Paolo Beschi, com repertório clássico e romântico, Les Musiciens de Saint-Julien e Akamus (Akademie für Alte Musik Berlin), que trazem repertório de música antiga, em contraste com a música contemporânea do Quarteto Arditti e o novíssimo grupo de música contemporânea Camerata Aberta, mantido pela Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo. Seis grupos de câmara da Osesp se apresentam em concertos gratuitos nas igrejas de Campos do Jordão. Entre os duos, mais uma vez o contraste entre a música antiga de Luis Otávio (violino barroco) & Alessandro Santoro (cravo) e Dimos Goudaroulis (violoncelo piccolo) & Nicolau Figueiredo (cravo) e o duo de piano e percussão com Paulo Álvares & Eduardo Leandro.

ram mais de 50 mil espectadores e um total de mais de 1,5 milhão de turistas na cidade de Campos do Jordão, e este ano, com as novidades na programação, espera-se que pelo menos 90 mil pessoas sejam atingidas diretamente pelas atividades do Festival de Inverno. O diretor-executivo do Festival, Paulo Zuben, acredita que o investimento feito para a ampliação na programação se justifica pelo aumento do número de concertos e a realização de uma parte do Festival em São Paulo, o que deve trazer retorno além do previsto para a área cultural. “Com essas mudanças na proposta do Festival, haverá um público maior em Campos do Jordão e, com isso, o impacto que o Festival tem na economia e no turismo regionais se intensificará”, afirma o diretor Zuben.

Impacto cultural e econômico O Festival de Campos é um dos maiores eventos de promoção e difusão cultural com projeção internacional. “Como o maior evento de música clássica do País e da America Latina, é inestimável a sua importância para a formação cultural da população brasileira e para o incentivo de jovens talentos da música”, afirma o Governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman. O Festival atrai um grande público para a temporada de inverno de Campos do Jordão que, além de ter contato com as atividades culturais, provoca impacto na economia paulista. Em 2009, fo-

A Música e seus Diálogos A temática escolhida para a 41ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão propõe uma abertura. “O tema permite oferecer aos públicos e aos bolsistas a oportunidade de conhecer e trabalhar repertórios distintos e músicos que incorporaram a seus trabalhos procedimentos de interpretação de uma determinada época e obras de outra época. Isso permite um livre trânsito entre as técnicas interpretativas e o repertório composicional”, explica Silvio Ferraz, diretor artístico-pedagógico do Festival. Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

Classificação da Equipe Jordanenses na Etapa de Caçapava

A Festa do Pinhão começou no Portal de Campos do Jordão, com distribuição de mudas de araucária, árvore símbolo da cidade, promovida pela Associação Cozinha da Montanha

A mais antiga festa popular de Campos do Jordão, a Festa do Pinhão, este ano constou de diversos shows musicais, mostra de artesanato, eleição da Rainha e Princesas, distribuição de mudas de

araucária aos turistas no Portal da Cidade, e de um Festival Gastronômico, promovido pela Associação Cozinha da Montanha, entidade que congrega 26 entre os melhores restaurantes da estância.

1º Lugar: Marília de Oliveira e Silva - 16 anos (juvenil) Rodrigo Batzner - 22 anos (adulto) João Victor Pereira - 11 anos (infantil) 2º Lugar: Luíz Augusto do Prado - 15 anos (juvenil) Yago Vinicius da Costa - 12 anos (infto juvenil) Sansão Antunes Carneiro - 33 anos (adulto) Marcelo Chagas - 23 anos (adulto) Matheus Félix - (infantil)

3º lugar: Lincon Henrique Fernandes - 15 anos (juvenil) Douglas Rogério de Oliveira - 15 anos (juvenil) Lucas Félix - 11 anos (infantil) Cleyton da Silva Santos - 20 anos (adulto) Luana Bento A. Carneiro - 11 anos (infantil) Tássia Carolina Campos - 16 anos (juvenil) Adriana Aparecida - 27 anos (adulto) Para se inscrever na Equipe de Judô basta procurar o Prof. Gerson, na Sec. de Esportes.

Suporte Técnico para Informática Manutenção, montagem e revisão de redes, configuração, limpeza de vírus, wifi, voip, roteadores, proxy e banda larga Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação Contato - Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

CASA DO CHURRASCO Seus melhores momentos em Campos começam aqui Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, picanha, costela, frango etc). Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

Campos do Jordão

Vem aí Fest Mundi Objetivo 2010!!! Trazendo este ano usos, costumes, cozinha e tradições dos povos africanos!

Jornal semanal - 20 anos prestando serviços e informando 11 anos online no UOL: www.jornaldecampos.com.br Para anunciar: (12) 3662-3090 // 3662-3506 // 3664-4368 // 9772-2285

4

página 5

49ª Festa do Pinhão: mudas de Circúito Kimonos Shiran de Judô Campeonato reúne atletas de todo Vale do Paraíba araucária, shows e gastronomia OA última etapa aconteceu dia 16, na cidade de Caçapava

Quem visita Campos lê o Jornal Campos do Jordão & Cia

casado 871.pmd

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

FOTO: DIVULGAÇÃO

página 4

Dia 29 de Maio - Aberto ao público Informações: (12) 3664-6564 - objetivo@objetivocj.com.br

21/5/2010, 14:09


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão terá mais de 80 concertos O concerto de abertura será apresentado pela OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com participação do músico flautista Emmanuel Pahud e do regente uruguaio Carlos Kalmar. O Governo de São Paulo e a organização social Santa Marcelina Cultura promovem a 41ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão “Dr. Luís Arrobas Martins” de 3 de julho a 1º de agosto de 2010, com apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Com direção artística e pedagógica da Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo, o Festival traz como tema “A Música e seus Diálogos” e muitas novidades, tanto para o público quanto para os jovens músicos selecionados para compor o corpo de bolsistas do Festival. O número de concertos e atividades pedagógicas foi ampliado e os espetáculos também acontecem na capital. De uma média de 40 atrações em edições anteriores, passa a mais de 80 concertos em 2010. Onze deles ocorrem em São Paulo, no SESC Vila Mariana e na Sala São Paulo, com algumas das principais atrações que se apresentam em Campos do Jordão, no Auditório Claudio Santoro, na Capela do Palácio Boa Vista, na Praça do Capivari e nas Igrejas São Benedito, Santa Terezinha e N. Sra. da Saúde. Festival ampliado O Festival também ganha mais uma semana, com destaques de nível internacional em todos os 30 dias de programação. Novidades no formato do evento permitiram integrar a programação pedagógica com a artística: os professores que vêm a Campos na qualidade de residentes, alguns dos quais estão entre os melhores músicos do mundo, também se apresentam em concertos de câmara. O mesmo acontece com os bolsistas, que formam grupos de câmara para tocar nas igrejas de Campos e, no encerramento oficial do evento, apresentamse na celebrada Orquestra do Festival, na Sala São Paulo, em 1º de agosto, sob a regência dos maestros Yan Pascal Tortelier e Claudio Cruz. Além disso, praticamente todos os destaques da agenda de concertos ministram master classes, oficinas e palestras para os 170 bolsistas e para o público interessado, que tem a possibilidade de presenciar um lado pouco conhecido desses artistas maravilhosos. Destaques da programação O concerto de abertura é feito pela Osesp em companhia do flautista Emmanuel Pahud e do regente uruguaio Carlos Kalmar. Ao longo dos 30 dias, são mais 80 concertos para apreciar a

excelência de: - Treze orquestras brasileiras – com o título de “Orquestra residente do Festival”, a Osesp realiza nove concertos com regentes do porte de Kalmar e Yan Pascal Tortelier, além de Frank Shipway e Alex Klein. O Festival traz ainda a Orquestra Sinfônica Brasileira sob a batuta de Roberto Minczuk, a Filarmônica de Minas Gerais regida por Fábio Mechetti, a Jazz Sinfônica, a Orquestra Municipal de São Paulo, a Sinfônica da USP e a Banda Sinfônica do Estado. Dois concertos rendem homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor austríaco Gustav Mahler: a Orquestra Experimental de Repertório, com Jamil Maluf à frente, traz as Canções da Trompa Mágica do Menino, e a OSB executa a majestosa 3ª Sinfonia. - Solistas de prestígio mundial – junto com essas orquestras, apresentam-se solistas de renome como o violinista Gilles Apap - famoso por sua interpretação perfeita de Mozart e versatilidade em gêneros tradicionais, o violoncelista Marc Coppey e o violonista Fábio Zanon, além de um grupo seleto de pianistas. O Festival participa do Ano Chopin, que celebra os 200 anos de nascimento do compositor, e traz o pianista polonês Zbigniew Raubo e a brasileira Cristina Ortiz com um repertório especialmente dedicado a Chopin. Juntamente com as obras do compositor polonês, o repertório de Schumann (também homenageado pelos seus 200 anos), Brahms e Lizst será imortalizado na execução de pianistas brasileiros que dispensam apresentação: Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Caio Pagano. Mantendo a tradição de ser o evento que oferece a melhor e maior programação de música clássica e romântica em toda a América Latina, em 2010 o Festival vai além: retomando o que preconizou Eleazar de Carvalho desde 1973, a programação está mais abrangente e o público pode apreciar atrações de primeiro escalão mundial com repertório de todos os períodos da música, desde a música antiga até a contemporânea. Mais uma novidade: além das tradicionais orquestras, neste ano o número de opções de música de câmara se multiplicou, sendo grande parte delas gratuita. - Música de câmara – com forte presença nesta edição, proporciona ao público a oportunidade de ver no palco um duo inédito entre o violoncelista Antonio Meneses e a pianista Maria João Pires. Entre as atrações internacionais es-

21 de Maio de 2010

21 de Maio de 2010

Os atletas jordanenses treinam nas dependências do Ginásio Esportivo "Armando Ladeira", sob orientação do professor Gerson Cunha, profissional ligado à Secretaria Municipal de Esportes de Campos do Jordão. Em entrevista ao jornal a atleta Marília de Oliveira (16), 1ª colocada nessa última etapa pela categoria Juvenil, destacou: "Temos também como objetivo, tornar nosso esporte ainda mais difundido em nossa cidade, atrair novos atletas e expandir nossa academia", destacou.

tão o trio La Gaia Scienza, liderado pelo violoncelista Paolo Beschi, com repertório clássico e romântico, Les Musiciens de Saint-Julien e Akamus (Akademie für Alte Musik Berlin), que trazem repertório de música antiga, em contraste com a música contemporânea do Quarteto Arditti e o novíssimo grupo de música contemporânea Camerata Aberta, mantido pela Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo. Seis grupos de câmara da Osesp se apresentam em concertos gratuitos nas igrejas de Campos do Jordão. Entre os duos, mais uma vez o contraste entre a música antiga de Luis Otávio (violino barroco) & Alessandro Santoro (cravo) e Dimos Goudaroulis (violoncelo piccolo) & Nicolau Figueiredo (cravo) e o duo de piano e percussão com Paulo Álvares & Eduardo Leandro.

ram mais de 50 mil espectadores e um total de mais de 1,5 milhão de turistas na cidade de Campos do Jordão, e este ano, com as novidades na programação, espera-se que pelo menos 90 mil pessoas sejam atingidas diretamente pelas atividades do Festival de Inverno. O diretor-executivo do Festival, Paulo Zuben, acredita que o investimento feito para a ampliação na programação se justifica pelo aumento do número de concertos e a realização de uma parte do Festival em São Paulo, o que deve trazer retorno além do previsto para a área cultural. “Com essas mudanças na proposta do Festival, haverá um público maior em Campos do Jordão e, com isso, o impacto que o Festival tem na economia e no turismo regionais se intensificará”, afirma o diretor Zuben.

Impacto cultural e econômico O Festival de Campos é um dos maiores eventos de promoção e difusão cultural com projeção internacional. “Como o maior evento de música clássica do País e da America Latina, é inestimável a sua importância para a formação cultural da população brasileira e para o incentivo de jovens talentos da música”, afirma o Governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman. O Festival atrai um grande público para a temporada de inverno de Campos do Jordão que, além de ter contato com as atividades culturais, provoca impacto na economia paulista. Em 2009, fo-

A Música e seus Diálogos A temática escolhida para a 41ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão propõe uma abertura. “O tema permite oferecer aos públicos e aos bolsistas a oportunidade de conhecer e trabalhar repertórios distintos e músicos que incorporaram a seus trabalhos procedimentos de interpretação de uma determinada época e obras de outra época. Isso permite um livre trânsito entre as técnicas interpretativas e o repertório composicional”, explica Silvio Ferraz, diretor artístico-pedagógico do Festival. Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

Classificação da Equipe Jordanenses na Etapa de Caçapava

A Festa do Pinhão começou no Portal de Campos do Jordão, com distribuição de mudas de araucária, árvore símbolo da cidade, promovida pela Associação Cozinha da Montanha

A mais antiga festa popular de Campos do Jordão, a Festa do Pinhão, este ano constou de diversos shows musicais, mostra de artesanato, eleição da Rainha e Princesas, distribuição de mudas de

araucária aos turistas no Portal da Cidade, e de um Festival Gastronômico, promovido pela Associação Cozinha da Montanha, entidade que congrega 26 entre os melhores restaurantes da estância.

1º Lugar: Marília de Oliveira e Silva - 16 anos (juvenil) Rodrigo Batzner - 22 anos (adulto) João Victor Pereira - 11 anos (infantil) 2º Lugar: Luíz Augusto do Prado - 15 anos (juvenil) Yago Vinicius da Costa - 12 anos (infto juvenil) Sansão Antunes Carneiro - 33 anos (adulto) Marcelo Chagas - 23 anos (adulto) Matheus Félix - (infantil)

3º lugar: Lincon Henrique Fernandes - 15 anos (juvenil) Douglas Rogério de Oliveira - 15 anos (juvenil) Lucas Félix - 11 anos (infantil) Cleyton da Silva Santos - 20 anos (adulto) Luana Bento A. Carneiro - 11 anos (infantil) Tássia Carolina Campos - 16 anos (juvenil) Adriana Aparecida - 27 anos (adulto) Para se inscrever na Equipe de Judô basta procurar o Prof. Gerson, na Sec. de Esportes.

Suporte Técnico para Informática Manutenção, montagem e revisão de redes, configuração, limpeza de vírus, wifi, voip, roteadores, proxy e banda larga Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação Contato - Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

CASA DO CHURRASCO Seus melhores momentos em Campos começam aqui Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, picanha, costela, frango etc). Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

Campos do Jordão

Vem aí Fest Mundi Objetivo 2010!!! Trazendo este ano usos, costumes, cozinha e tradições dos povos africanos!

Jornal semanal - 20 anos prestando serviços e informando 11 anos online no UOL: www.jornaldecampos.com.br Para anunciar: (12) 3662-3090 // 3662-3506 // 3664-4368 // 9772-2285

4

página 5

49ª Festa do Pinhão: mudas de Circúito Kimonos Shiran de Judô Campeonato reúne atletas de todo Vale do Paraíba araucária, shows e gastronomia OA última etapa aconteceu dia 16, na cidade de Caçapava

Quem visita Campos lê o Jornal Campos do Jordão & Cia

casado 871.pmd

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

FOTO: DIVULGAÇÃO

página 4

Dia 29 de Maio - Aberto ao público Informações: (12) 3664-6564 - objetivo@objetivocj.com.br

21/5/2010, 14:09


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

CLASSIFICADOS Chalé para temporada Alugo chalé e mais 1 suite c/ Tv, DVD e frigobar: (12) 8133-6965.

ORAÇÃO Salmo 38 Para conseguir algo impossível, leia na Bíblia o Salmo 38 durante 3 dias. No terceiro dia mande publicar e no quarto dia observe o que acontece. R. A. L.

Vendo Terreno Descansópolis Ótimo, com 1.100m². Tratar direto com proprietário pelo telefone (11) 9127-0505.

Estantes de Aço (12) 3664-1675

Vendo Gol 1.8 Ano 1988, cor branca e movido a álcool. Tratar: (12) 9117-2814 ou 9168-8217.

Dentista

Vendo portas sem uso Todas de madeira e sem batente Tratar pelo fone: (12) 8118-5904.

Dra. Fabiana Lissandre Clín. Geral, Orto: Divide no cartão, cheque, carnê e consignado. Galeria Murano1 (atrás Bradesco) Tel: (12) 3664-2307 / 9134-8797.

Vendedor para Publicidade em Jornal A Editora Jornalística Verdes Vales, responsável pelo Jornal Campos do Jordão & Cia, o mais tradicional da cidade e que circula há 20 anos na região, está selecionando Profissionais para exercer a função de Contato Publicitário. São indispensáveis: 1 - Ter no mínimo o 2º Grau completo. Damos preferência para estudantes do setor de Comunicação; 2 - Ter ótimo conhecimento de vendas e função; 3 - Desenvoltura ao falar e boa apresentação. Ter conhecimentos de edição de textos e imagens. * Currículo com foto para jornaldecampos@uol.com.br * Não atendemos pessoalmente, só com CV e agendamento

21 de Maio de 2010

Campos do Jordão sobe ao podium do Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo Entre os mais de 900 atletas inscritos no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu Esportivo deste ano, uma pequena delegação de Campos do Jordão foi representar a cidade com muita garra e determinação. Os atletas, todos da academia China Liboni, marcaram presença no evento e conquistaram mais quatro medalhas. Relação de jordanenses classificados: Carlos Eduardo (Caê) - 3º colocado faixa preta (adulto) - Super Pesado Mário Henrique - 2º colocado faixa marrom (adulto) - Médio Rubens Almeida - 3º colocado faixa marrom (master) - leve Marcelo Melo - 3º colocado faixa roxa (master) - leve. O Campeonato é organizado pela CBJJE – Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo. A etapa realizada na capital paulista aconteceu entre os dias 07 e 09 de Maio, no Ginásio do Ibirapuera. O Jiu Jitsu possui uma tradição muito forte em Campos do Jordão, onde os atletas locais participam frequentemente de campeonatos pelo Brasil e trazendo muitas vitórias para a cidade. Além da disciplina, força e determinação necessária para a prática desta modalidade de esporte olímpico, os atletas tem que correr muito

Calendário de Vacinação contra a Influenza H1N1 - "Gripe Suina"

Caê, é o 3º da esquerda para direita

Marcelo, Caê e Mário Henrique, da China Liboni atrás de patrocínio para participar do circuito de competições nacional. Para apoiar esse esporte e os atletas de Campos do Jordão entre em contato com a Academia China Liboni: fisiocae@ig.com.br. Para outras informações: www.cbjje.com.br

Alô Campos do Jordão! Vamos melhorar nosso Trânsito? Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização; Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

De 22 de Março a 02 de Abril

Gestantes

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade; Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

Crianças de 06 meses a 02 anos - 1ª dose

De 22 de Março a 02 de Abril

(a 2ª dose será duplicada 30 dias após)

Portadores de doenças crônicas De 22 de Março a 02 de Abril

(cardíaca, respiratória, hepática, renal, sanguínea, diabetes e grandes obesos) menos os idosos - 60 anos ou mais - que serão vacinados em outra etapa)

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos. Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade; Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos? Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade? ALÔ ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO: Quando irá cumprir o que determina a lei e implantar sinalizadores visuais

De 05 a 23 de Abril

População saudável de 20 a 29 anos

De 24 de Abril a 07 de maio

Idosos com 60 anos ou mais - doentes crônicos (A vacinação será junto com a etapa da gripe comum)

e sonoros (que funcionem) nas passagens de nível?

Alô Autoridades!!! Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales

População saudável de 30 a 39 anos

De 10 a 21 de Maio

casado 871.pmd

3

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Novidades no Front CCJ aprova FFicha icha Limpa

COMUNICADO ALTAIR DOS SANTOS ME, TORNA PÚBLICO QUE RECEBEU DA CETESB A LICENÇA DE OPERAÇÃO DE Nº 69000018, VÁLIDA ATÉ 11/05/2014, PARA DESDOBRAMENTO DE MADEIRA, SERVIÇO DE, SITO À FAZENDA CAMPISTA S/Nº, CAIXA POSTAL 9, CAMPISTA, SÃO BENTO DO SAPUCAI.

21 de Maio de 2010

Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

Um dos mais polêmicos projetos de lei votados nas últimas décadas, o "Ficha Limpa", acaba de ser aprovado, nesta quintafeira (19), por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O texto, que já havia sido aprovado, também por unanimidade pela Câmara dos Deputados será encaminhado ao Presidente da República, que deverá sancionálo, podendo entrar em vigor já nas próximas eleições. E popular e que altera Esse projeto de lei, oriundo da iniciativa a Lei Complementar 64 (que estabelece casos de inegibilidade), proíbe por 8 anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada (feita por juízes ou desembargadores), mesmo que o trâmite não seja concluso no Judiciário. Com ela, se estima que 25% dos atuais eleitos fiquem impedidos de concorrer. O projeto é duro e atinge não apenas políticos. Pessoas físicas e jurídicas que fizerem doações eleitorais consideradas ilegais ficam inelegíveis por oito anos. Delegados de polícia demitidos por crimes como o de corrupção, por exemplo - ou qualquer outro servidor público - também ficam sem poder concorrer, a não ser que a decisão seja anulada pelo Poder Judiciário. Pessoas excluídas do exercício da profissão por classes representativas como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Federal de Medicina também ficam inabilitados pelo mesmo período. Os magistrados e membros do Ministério Público que tenham sido aposentados compulsoriamente também não poderão concorrer por oito anos. Se for configurado abuso dos meios de comunicação pelo favorecimento em campanhas eleitorais, aquele candidato também ficará inelegível. O Ministério Público e a Justiça Eleitoral terão de dar prioridade aos processos de abuso de poder econômico. "Juiz nem promotor poderão alegar acúmulo de serviço", explicou Demóstenes Torres. Os órgãos da Receita (três esferas), os tribunais de contas e o Banco Central terão de auxiliar na apuração dos delitos eleitoras, com prioridade sobre seus assuntos regulares. "Todos terão de trabalhar com prioridade para a Justiça Eleitoral", afirma. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) destacou a importância desse momento para o avanço da política e da recuperação da credibilidade das instituições públicas. Lembrou, no entanto, que a expectativa gerada entre a população diante da aprovação do projeto não deve ser frustrada, como no caso do deputado Paulo Maluf, que poderá se candidatar neste ano mesmo se o "Ficha Limpa" for aprovado. "Estamos consagrando a vontade popular. Pergunto: valerá neste ano ou ficará para as próximas eleições? Deve vigorar para este ano. Vale a pena cortar na própria carne ao máximo pela ética", disse. Para alguns juristas, a lei só poderá valer para as eleições de 2012, mas para os membros da CCJ, o projeto já deverá valer para as eleições deste ano. Fontes: UOL/ Amanda Costa/ Leandro Kleber/ Contas Abertas.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

21/5/2010, 14:09

página 3

Campeonato "Rei da Session" reuniu feras em Campos O encontro aconteceu no domingo, dia 15, e reuniu dezenas de skatistas Dezenas de jovens marcaram presença na pista de Skate de Vila Abernéssia para participar do Campeonato Rei da Session, evento que ocorreu neste domingo, dia 15 de Maio. O evento começou por volta do meio dia, com os skatistas realizando o "aquecimento na pista". A competição foi dividida em três categorias: Amador, Mirim e Best Trick (melhor manobra), onde os skatistas tinham 10 minutos para fazer uma sessão de manobras para avaliação dos juízes. Em clima descontraído, com muita música e empolgação do público a pista ganhou um novo grafite feito por um skatista de Taubaté. Campos do Jor-

dão tem muitos adeptos do skate e é comum ver a pista oficial e praças da cidade movimentadas com skatistas pulando, deslizando e se equilibrando nos obstáculos disponíveis e improvisados pelos praticantes. Apesar da dedicação dos competidores notou-se que alguns buracos no chão da pista oficial acabaram atrapalhando um pouco alguns dos atletas em suas manobras. Confira os resultados: Cat Amador: 1º Samuel, 2º Guerreiro, 3º Alemão e 4º lugar Marcinho. Cat Best Trick – Melhor Manobra: 1º Alemão e em 2º lugar Guerreiro. Cat Mirim: 1º João, 2º Davi, 3º Rafael, 4º Purguinha e em 5º Douglas.

O evento foi organizado pela Associação Skate Campos, com patrocínio Futmania, Droga Avenida, Meta Ferramentas, Ótica Cristal, Risco e Rabisco, Brukalu e Central do Cartucho.

Liberdade de Imprensa: "A censura ao Estadão" Por Feres Sabino e Sérgio Roxo da Fonseca A justiça brasileira é dominada pelo formalismo. Nem sempre. Mas quase sempre. Por exemplo, perder um recurso, por falta do recolhimento das custas judiciais, ou por recolhimento deficiente delas, ou quando o carimbo do cartório, relativo à publicação da decisão não está nítido, ali na cópia reprográfica. Ou, como no caso do Estado, por recurso processual considerado inadequado, sem que se considere a natureza essencial do seu conteúdo. Dentro dessa realidade, o Estadão foi proibido de veicular qualquer matéria relativa ao filho de Senador da República, acusado por suposto tráfego de influência. Inocente ou culpado, o fato é notícia, do que resulta o direito do público ser informado. Essa proibição envolve direitos fundamentais, sendo que em favor do filho do senador milita o princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da presunção de inocência, segun-

do os quais ninguém é culpado até sentença judicial da qual não caiba mais recurso; e, de outro lado, em favor do Estadão está a garantia da liberdade de imprensa, que decorre do direito à liberdade de expressão, conjugado com o direito à informação de cada pessoa e cidadão, com o reforço do dever constitucional do Estado Democrático de ser transparente, em seus atos e negócios. Na verdade, há uma colisão de direitos fundamentais, cuja sacralidade e efetividade deveriam merecer do Judiciário uma apreciação sempre muito cuidadosa, e de mérito. Não poderia ficar no quadrado do formalismo. Entretanto, qual o critério que justificaria, ou não, a publicação de fatos pela imprensa? Ora, esse critério somente pode ser o do interesse público. Assim, a pergunta é a seguinte : há interesse público na divulgação de atos e fatos censurados, no caso do Estadão,

apesar de serem eles de interesse público? Evidentemente, que há, há fatos veiculados indicando a presença da pessoa noticiada em trânsito pelos meandros da administração pública. Mas, a questão decidida pelo Supremo Tribunal Federal foi processual, ou seja, formal, pois, o Estadão levou a questão constitucional à Suprema Corte, através de um instrumento jurídico denominado - “RECLAMAÇÃO” -, cuja finalidade é restaurar a autoridade das suas decisões, que, no caso, já decidira sobre a revogação da Lei de Imprensa. Contudo esta RECLAMAÇÃO levava em seu bojo a inconstitucionalidade apontada, pela violação de direito fundamental. E, sabe-se que, no direito brasileiro, “aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade”. Nesse caso cabe.

Assim, se a reclamação rejeitada levou ao conhecimento do Supremo uma decisão inconstitucional, independentemente da natureza formal do recurso utilizado, deveria ocorrer uma decisão de mérito, na lição do grande constitucionalista português J. J. Gomes Canotilho. Para ele, qualquer decisão judicial que contenha uma violação de direito fundamental da pessoa, deve ela ser assumida e desfeita, em nome da sacralidade do direito fundamental e da sua efetividade. E, diz mais, já que tal pronunciamento obrigatório, para retirar do mundo jurídico a “inconstitucionalidade”. Mas, para isso, a Justiça não poderia ser formalista. Para isso, um novo espírito deveria invadir o Judiciário, para essa espécie de revolução. Nota: Feres Sabino é Advogado e foi Procurador Geral do Estado, no Governo Montoro. Sérgio Roxo da Fonseca e é Procurador da Justiça aponsentado.


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Intolerantes e preconceituosos Na semana que passou, aproveitando o gancho do 13 de Maio - Abolição da Escravatura -, na coluna "Descendo", e tecemos um rápido comentário sobre os preconceitos que ainda imperam e em especial sobre os negros. Bastou o jornal começar a circular para recebermos uma série de comentários vindos de nossos leitores, não apenas corroborando com as afirmativas, mas apontando outros tipos de violências sociais praticados no dia-a-dia por intolerantes e preconceituosos. Na verdade, levantou-se que o brasileiro, em especial, é um preconceituoso contumaz. Na imensa lista de preconceitos apontados por leitores estão as questões mais comuns e inerentes à vontade de cada um, como contra posições sociais, aparência física (feio, gordo, baixo, pobre, cor etc), modo de se vestir, marca da roupa que usa, marca do carro que possui, preferência sexual, profissão, religião, hábitos, dentre muitas outras questões que jamais deveriam ser usadas como parâmetro para se qualificar quem quer que seja. Os negros, assim como os demais afrodescendentes são as maiores vítimas. Como citamos na matéria publicada na edição anterior, costumam ganhar menos (se compararmos cargos e condições idênticas a de brancos), isso sem contar que grande parte é preterida na hora de uma seleção, quando o cargo a ser ocupado exige contato direto com o público (recepcionista, atendente, garçom, maitre, gerente, relações públicas, modelo, ator, estes quase sempre interpretam personagens de menor destaque), só para citar alguns exemplos. As leis contra preconceitos existem e são duras. Dessa forma fica evidente que a questão não é simples. Percebe-se que as pessoas passam a se policiar contra seus eventuais deslizes devido à elas, não por uma questão natural. Fica difícil entender isso, afinal nascemos e terminamos nossos dias da mesma forma. O meio é que pode ser diferente. E aí nos deparamos com a forma de criação de cada um, do meio em que frequentamos. Das lições que tiramos nessa curta passagem terrena. Pois é, os homens ainda têm muito que aprender. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Governo Federal desiste do Parque Altos da Mantiqueira. O projeto, que estava sendo imposto pelo Governo Federal, através do Ministério de Meio Ambiente, seria implantado em área de 87 mil hectares, atingindo 16 municípios da Serra da Mantiqueira, entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, onde se incluiria Campos do Jordão. A medida radical, sem embasamento algum de preservação, pois toda essa área já é muito bem preservada, atingiria mais de mil propriedades, algumas centenárias, e que numa penada só sofreriam todas as restrições desse modelo de "parque". Só a cidade de Piquete, teria mais de 38% de sua área comprometida. Em reunião com prefeitos representantes dessas dezesseis cidade e estâncias, o senador Aloísio Mercadante, porta voz do presidente Lula, deixou claro que esse problema é "página virada". Enfim, pelo menos nessa questão, prevaleceu a justiça e o bom senso.

Motoboys. A exemplo das barbaridades que se contemplam nas grandes cidades, motoristas e pedestres de Campos do Jordão também já se tornaram "vítimas" de alguns motoboys irresponsáveis. Em sua grande maioria são jovens entre 18 e 30 anos (e até menores de idade), que trabalham na coleta e entrega de mercadorias de pequeno porte, água, gás, alimentos, remédios e que simplesmente ignoram leis de trânsito, desrespeitando faixas de pedestres, limites de velocidade, além de "costurarem" em meio ao trânsito, invariavelmente provocando acidentes, abalroando veículos estacionados e até atropelando pedestres incautos sobre faixas de travessia. A fiscalização continua branda, quase inexistente. Dessa forma, esses atos praticamente não são coibidos e os infratores acabam impunes. Ao que parece, há mais preocupação em se arrecadar dinheiro com as tais "zonas azuis" e com radares (que não educam ninguém) do que punir esse tipo de infrator que tantos problemas causam à coletividade.

49ª Festa do Pinhão. Promovida pela Prefeitura Municipal, o mais antigo evento de Campos do Jordão foi sucesso de público e de exposição na mídia. Composto por shows, atrações folclóricas e gastronômicas, com grande apoio da Associação Cozinha da Montanha, o tradicional e eclético evento também abraçou a causa ecológica com distribuição de mudas de araucária. Confira na página 5.

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

Outras informações pelo fone: 3668-8300

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S.José dos Campos-SP Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

&

21 de Maio de 2010

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade. Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas de placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração.

Venda de bebidas alcoólicas para menores. Esse tipo de denúncia é uma constante nesta coluna e pelo que tudo indica as autoridades pouco ou nada fazem para coibir. Basta circular próximo de escolas (?!?) para ver menores compartilhando garrafas de refrigerantes "batizadas" com cachaça ou vodka. E aí, vamos agir?

Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras.

M.C. Contabilidade

21 de Maio de 2010

Economia: O risco do estatismo do PT O presidente Lula e sua candidata à presidência, Dilma Roussef, vêm entoando um discurso em defesa de um modelo de Estado que foi válido na Europa do século 19 e no Brasil durante o governo de Getulio Vargas nos anos 40. Para ambos, e também para outros caciques do PT, o Estado precisa ser grande e forte para promover o desenvolvimento econômico. A proposta do PT é um grande equívoco e está fora de sintonia com a realidade do mundo moderno. As ações do poder público ao redor do mundo logo após a deflagração da crise mundial no final de 2008, que possivelmente estimularam o staff petista, foram excepcionais e visaram amenizar o impacto negativo da turbulência sobre as economias nacionais. O partido está querendo transformar em regra o que se configura uma exceção, e isto caracteriza uma forma oportunista de tirar do baú uma idéia que foi exorcizada em várias partes do mundo. Cumpre lembrar que no mundo globalizado, Estado grande e forte, como deseja o PT em seu discurso, enfraquece os setores privados e gera desconfiança junto aos investidores ao redor do mundo. Quando a eco-

computadores e redes Montagem, revisão de redes, configurações, limpeza de vírus, etc. Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

casado 871.pmd

2

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

nomia fica excessivamente dependente do poder público, exposta a interesses de natureza predominantemente políticos, recursos estrangeiros que poderiam ser canalizados para alavancar o crescimento econômico se retraem, deixando de gerar emprego e renda. Hoje, os conceitos de força e grandeza se aplicam mais adequadamente às empresas particulares do que ao setor público. Tanto no Brasil como em outros países, há setores privados capitalizados e prontos para investir. Já para o setor público o conceito chave é o da eficiência, e não o da potência bruta. Hoje, para alavancar o desenvolvimento compete ao Estado um papel supletivo: o da indução e da regulação. Estados grandes e fortes, em geral tornam-se opressores em termos fiscais, Endividam-se em excesso, extraem cargas tributárias muito além da capacidade contributiva do setor produtivo privado. Tentam exercer um papel para o qual não possuem nem recursos e menos ainda habilidades, comparativamente aos capitais privados. Ademais, cabe lembrar que as empresas estatais sempre foram disputadas por políticos bra-

sileiros em busca de fontes de financiamento para suas campanhas eleitorais, para acomodar familiares e apaniguados e para distribuir favores à custa da viúva. No passado, setores importantes da atividade produtiva nacional foram loteados entre velhos caciques da política nacional com resultados desastrosos para o país. É indispensável que a sociedade fique atenta para o discurso que prega um Estado grande e forte. Cabe repetir que hoje quem tem recursos e competência para produzir e gerar emprego é o setor privado. Historicamente o poder público no Brasil demonstrou inusitado apetite pelo endividamento e por impor ônus tributário excessivo. O defunto redivivo da estatização implica risco de tolher o desenvolvimento do país, além de custar muito caro ao contribuinte. _______________________________________________________________________ Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. Endereços eletrônicos: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org http://twitter.com/marcoscintra

Manoel Carlos Monoo Pereira

Palavras Cruzadas DIRETAS

Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Autor: Roberto Conte

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc. Confira o resultado

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

Encerra-se nesta sexta-feira, dia 21 de maio, o prazo para inscrição no Programa de Bolsas de Estudos da AAPG. Com o objetivo de incentivar e beneficiar “ex-alunos” interessados em aprimorar os conhecimentos na área musical, a Associação Amigos do Projeto Guri lança Programa de Bolsas de Estudos inédito na história da organização. Podem participar adolescentes e jovens de 16 a 22 anos que já passaram pelas salas de aula do Projeto Guri e que pretendem dar continuidade aos estudos musicais têm só até hoje, 21 de maio, para se cadastrar no Programa de Bolsas de Estudos da Associação Amigos do Projeto Guri. As bolsas de estudos serão concedidas de acordo com um processo seletivo que avaliará, em sua primeira fase, os Programas de Estudos apresentados pelos candidatos e DVDs contendo vídeos de suas performances. Em uma segunda etapa, serão realizadas entrevistas presenciais com os candidatos. Além do ponto de vista técnico, também farão parte dos critérios de avaliação questões sociais e econômicas e exequibilidade do Programa de Estudos – traçando, dessa forma, um perfil integral do candidato e de seu objetivo. O número de bolsas será sempre proporcional às doações obtidas junto a pessoas físicas e aos apoios vindos da iniciativa privada, além de outras ações de captação de recursos promovidas pela área de mobilização de recursos da AAPG. O Programa de Bolsas irá custear despesas como moradia, transporte, alimentação, aquisição de material didático, pagamento de curso ou/de honorário de professores, passagens aéreas ou terrestres ida e volta para o local de realização dos estudos, além do seguro saúde para todos os bolsistas. Além disso, e durante todo o período de vigência de cada bolsa de estudos, os bolsistas terão o acompanhamento individualizado de monitores indicados pela AAPG e adequados a cada tipo de curso contemplado. Atualmente o Projeto Guri atende cerca de 40 mil alunos em 301 municípios do Estado de São Paulo. Além do Governo do Estado – seu principal parceiro mantenedor – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Para inscrições e outras informações sobre o Programa de Bolsa de Estudos, acesse:WWW.projetoguri.org.br ou (11) 3874-3357.

UNITAU divulga resultado da prévia para Reitor e Vice A Universidade de Taubaté realizou nesta segunda-feira, 17 de maio, a apuração dos votos da consulta prévia para a eleição dos candidatos a Reitor e Vice-Reitor da Universidade. A chapa 3 (União), composta pelo Prof. Dr. José Rui Camargo e pelo Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan, conquistou o maior número de votos da comunidade acadêmica, com 2.204 (55,67%) dos votos. A chapa 2 (Representação), composta pelo Prof. Dr. Luciano Ricardo Marcondes da Silva e pela Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes, recebeu 20,99% dos votos e a chapa 1 (Renovação Democrática), composta pelo Prof. Dr. Benedito Donizeti Goulart e pelo Prof. Dr. Carlos Antonio Vieira, recebeu 20,38% dos votos. No total, foram computados 4.210 votos da comunidade acadêmica. Compareceram à votação 80% dos professores (444), 86% dos funcionários (645) e 28% dos alunos (3.121). A apuração teve início às 9h, na Sala dos Conselhos. “A UNITAU tem a comemorar com a consolidação deste processo democrático, no qual todos os segmentos da comunidade acadêmica puderam se manifestar sobre o futuro da Universidade. Este processo certamente ficará na história da nossa Instituição”, afirmou a Reitora, Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa. A próxima etapa será o envio do resultado da votação para o Colégio Eleitoral, composto pela EConselhos Deliberativos da Universidade – Conselho Universitário (Consuni), Conreunião dosA três selho Administrativo (Consad) e Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep) –, que o usará como referência para a elaboração da lista tríplice que será enviada para o prefeito, responsável pela escolha final, no dia 2 de junho. A decisão tem de ser apresentada pelo chefe do Executivo municipal até o dia 2 de julho. A posse dos novos Reitor e Vice-reitor da UNITAU será no dia 3 de julho. O período do mandato é de quatro anos a contar da data da posse. Fonte: ACOM/UNITAU.

Gil

C

Op

DROGARIA CENTRAL

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Projeto Guri oferece bolsas de estudo para ex-alunos

Basílica de Aparecida ganha vitrais novos

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

página 7

Curtas & Grossas

por Marcos Cintra*

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

Manutenção

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

21/5/2010, 14:09

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ganha novos vitrais projetados pelo artista plástico Claudio Pastro e desenvolvidos pela Geukas Vitrais. As grandes janelas estão localizadas nas quatro naves, sobre os Pórticos de entrada. Os quatro vitrais coloridos medem 1400 m² no total. “É um trabalho grandioso, pois as janelas são compostas por vigas e colunas de concreto, formando quadros de aproximadamente 2,40m x 2,40m cada um. Os vitrais estão sendo feitos para valorizar o ambiente com seu efeito decorativo, artístico e espiritual já que cada nave possui um significado que incide diretamente sobre o altar. No local existe também uma viga circular de 8,10m com um trabalho em alvenaria no formato de uma grande cruz, próxima a elementos vazados pré-moldados, detalha Frederik Hendrik Antonius Geuer, da Geukas Vitrais. O maior templo católico do Brasil foi iniciado em 1955 e inaugurada pelo Papa João Paulo II em 1980. Desde o ano 2000, Cláudio Pastro passou a ser o responsável pelo projeto artístico - painéis, vitrais, azulejos e revestimentos da construção. Os trabalhos em vitrais da Geukas iniciaram há 3 anos, uma das 4 naves em vitrais já está pronta e as demais estão em produção, não há previsão de termino por causa da grandiosidade da obra. A Geukas Vitrais (21 anos) já fez outros vitrais para a Basílica e tem diversos projetos em edifícios comerciais, residenciais e institucionais desenvolvidos em todo país.


página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

21 de Maio de 2010

ANO XX - Nº 871 21 de Maio de 2010

Distribuição Gratuita

Você já reservou seu espaço para a 11ª Edição Especial de Inverno da Revista "Encantos e Sabores?

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão terá o dobro de concertos e apresentações em São Paulo

"Vem aí outro show de reportagens e imagens sobre o que Campos do Jordão têm de melhor "

O tema do Festival Internacional de Inverno de 2010 será “A música e seus diálogos". Nele estarão reunidos artistas de renome mundial em mais de 80 concertos que serão apresentados de 3 de julho a 1º de agosto.

Visite nosso site e confira todas edições já publicadas (todas online no UOL): www.encantosesabores.com.br

PRÓXIMA REVISTA: EDIÇÃO ESPECIAL DE INVERNO (JUNHO)

FOTOS ARQUIVO JORNAL 2007: KADU SCHIAVO

Revista-guia Encantos e Sabores: em quatro lindas edições anuais, que circulam a cada estação do ano, totalizando 100.000 exemplares/ano. Distribuição gratuita e dirigida!

Saiba mais sobre o 41º Festival de Inverno de Campos do Jordão e os destaques da programação na página 4.

Mais um super show de imagens e reportagens 40 mil exemplares distribuídos gratuitamente com impressão primorosa (couché 104 gramas) para você expor sua marca, produtos e serviços! Reservas (últimos dias): (12) 3664-4368 3662-3090 // 9772-2285 ou envie um e-mail para: anuncio@encantosesabores.com.br

casado 871.pmd

1

21/5/2010, 14:09


871