Page 1

página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

04 de Dezembro de 2009

ANO XX - Nº 850 04 de Dezembro de 2009

Distribuição Gratuita

Vem aí a Edição de Verão da Revista Encantos e Sabores

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Neste final de semana em Campos do Jordão a 9ª Festa das Hortênsias Quem visitar Campos do Jordão entre os dias 05 a 06 de dezembro poderá assistir uma de suas tradicionais festas. O evento é produzido pela Colônia Japonesa e terá como atrações paralelas, artesanatos, comidas e danças típicas.

"Mais um show de reportagens e imagens sobre o que Campos

Assim como as araucárias, as hortênsias, cujo nome científico é Hydrangea macrophylla, dominam grande parte de Campos e da região serrana, adornando praças, avenidas e centenas de jardins.

têm de melhor para oferecer" Visite nosso site e confira todas edições já publicadas, também online no UOL: www.encantosesabores.com.br

Originária da Ásia e de cultivo simples, a hortênsia pode ser encontrada em tom azul (em terrenos ácidos), rosa (em terrenos alcalinos) e incontáveis nuances, podendo chegar ao branco. Sua maior ocorrência está entre os estados do Sul e Sudeste, preferencialmente em regiões com temperaturas amenas e podendo atingir mais de dois metros de altura. FOTO: SCHIAVO JR.

Informações: (12) 3664-4368 // 3662-3506 // 3662-3090 (12) 9772-2285 ou: anuncio@encantosesabores.com.br

De caule semilenhoso, as hortênsias chegam a atingir mais de dois metros de altura

casado 850.pmd

1

4/12/2009, 12:40

A Festa das Hortênsias é uma realização da Sociedade de Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo "Recanto de Repouso Sakura Home" e do Clube Cultural e Recreativo Cereja, com apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

A última bolacha do pacote... Que fantástico é o ser humano. Como os demais animais, nasce nú, briga pela vida, pela subsistência, cresce, estuda, se especializa - ou não - e acaba fazendo parte desta grande engrenagem mundial que é a vida. Esse é o caminho natural das coisas. Assim a natureza se manisfesta e nos ensina de forma visceral. Enfim, esta é rota dos acontecimentos: começo, meio e fim. Mas, nem tudo segue esse rumo traçado pela natureza. Dessa forma, vez ou outra - vez em sempre - acaba-se trombando com acontecimentos que chamam a atenção pela inequívoca maneira prepotente, burra, arrogante e até preconceituosa de como alguns notáveis agem. São como os novos 'deuses do olimpo'. Não sabem ouvir. Se esquecem que opiniões isoladas não vingam e que saber ouvir muitas vezes é bem mais importante e eficiente do que falar. Essas verdadeiras "últimas bolachas do pacote" (é assim que eles se sentem e se comportam), só pensam em seus umbigos. Acham, talvez, que o mundo gire em torno deles, em suas visões míopes sobre uma sociedade livre. Na semana que passou, participando de um evento, que imaginava ser de relevante importância para a sociedade, deparei com pelo menos duas "últimas bolachas do pacote". Certamente que não aguentei ficar ouvindo besteiras e saí antes do término, até porque meus ouvidos não se prestam para isso... Este foi apenas mais um caso que tive a oportunidade de presenciar, em meio a milhões de outros que acontecem em todas as partes e dos quais muitas vezes acabamos testemunhando. O pior de tudo é que muitas das pessoas que detém poder nas mãos e que podem até ajudar a mudar os rumos da história não estão preparadas para tal. O pior é que enfiam os pés pelas mãos só para nutrir suas vaidades. Êta Brasil gigante, tão lindo e promissor. Pena que parte de seu povo ainda não aprendeu a fazer boas escolhas. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Kadu Schiavo recebe prêmio "Profissionais da Comunicação". Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo, o Kadu, diretor de arte e fotógrafo da revista "Encantos e Sabores" e do "Jornal Campos do Jordão & Cia", foi o escolhido como Melhor Fotógrafo Publicitário do ano. Confira matéria completa e a relação dos premiados de 2009 na página 3.

Novo propinoduto. Isso já não é mais novidade. Acontece de tempos em tempos, principalmente em Brasília. Pior, envolvendo altas autoridades, pessoas que foram eleitas para defender os interesses da Nação e que se locupletam descaradamente. Quando pegos em flagrante dão as desculpas mais esfarrapadas antes as câmeras e nem corados ficam. Horas de gravações mostram grana viva sendo colocada em bolsas, sacolas, envelopes, bolsos, meias, cuecas e sabe-se lá mais aonde. É, isso não é novidade. Novidade será ver essas criaturas devidamente processadas, cassadas e punidas exemplarmente. O povo brasileiro já não aguenta mais tanta impunidade e tanta corrupção. Assim não dá!

Jantar de Ação de Graças. O encontro beneficente foi promovido pela GANSO - Grupo de Ação Social de Campos do Jordão, no Restaurante Le Foyer (Pousada La Villette). Casa lotada em noite inspirada, com muita alegria, boa música e descontração. Bingo Beneficente. A ONG AME Campos promove neste sábado, dia 05, na Casa Baronesa (na Rua Vitor Godinho 231), em Capivari, jantar e bingo para arrecadação de fundos para a realização de ações sociais na cidade. O ingresso custa 120 reais. Outras informações: (12) 3662-5511. Operação "Tapa buracos". A Prefeitrura de Campos do Jordão iniciou esta semana operação que visa melhorar a pavimentação de ruas e avenidas da cidade. "Esse serviço tão importante para nossa cidade só não foi iniciado antes por absoluta falta de verbas", destacou o secretário de Turismo, Tércio Laurelli. Segundo ele, as dívidas herdadas de administrações anteriores e o pagamento de precatórios limparam os cofres municipais.

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista, que em Campos. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Viatura da PM desrespeita faixa de pedestre. Esta semana assistimos um flagrante desrespeito por parte de um motorista da vam Base Móvel da PM. Ele avançou sobre a faixa para pedestre situada na Praça de Jaguaribe, enquanto dois veículos já estavam parados, inclusive nossa viatura, quando sobre ela passava uma senhora de idade. Ignorando o fato, sem luzes acesas ou sirene ligada, simplesmente ultrapassou a faixa de pedestre, não aguardando que a pedestre chegasse ao seu fim, como dita a lei. A obrigação de cumprir leis é de todos, indistintamente, em especial dos policiais, que estudaram e trabalham justamente para preservá-la.

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. "Pluft! Plaft! Zum! Uma Viagem num Lindo Balão Azul". Um lindo espetáculo teatral infantil. Dia 27 de novembro, às 18h:30, no Centro de Eventos da Socesp (Preventório Santa Clara). A entrada é franca.

04 de Dezembro de 2009

Trabalho formal e sonegação por Marcos Cintra* No Brasil predominam tributos declaratórios com alíquotas elevadas e essa situação é determinante para a proliferação da sonegação. Os números envolvendo a evasão fiscal no país são impressionantes. Para se ter uma idéia, em uma matéria publicada na revista Exame em junho de 2004 a empresa de consultoria McKinsey revelou que não pagam impostos na economia brasileira: • 23% dos refrigerantes comercializados, • 35% dos cigarros consumidos, • 50% das farmácias do Estado de São Paulo, • 60% das lojas de roupas • 79% do comércio varejista de alimentos. E tem mais: um levantamento realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) apurou indícios de que em 2008 empresas sonegaram mais de R$ 200 bilhões, valor maior que o total do Imposto de Renda arrecadado no mesmo ano. E por falar no IR, dados da Receita Federal revelam que em 2000 o montante estimado de rendimentos não declarados pelas pessoas físicas ao fisco foi de R$ 339 bilhões.

Esse custo exagerado que atinge a folha de salários das empresas no Brasil é um dos fatores responsáveis pelo alto contingente de empregados sem carteira de trabalho assinada. De um total de 48 milhões de empregados no país (exclui domésticos, autônomos, militares, estatutários e empregadores) 16 milhões não são registrados. Ou seja, um em cada três empregados é informal. Resumindo: há muita sonegação e o governo compensa isso cobrando mais imposto sobre o trabalho formal. Porém, isso estimula a informalidade e gera mais evasão de tributo mais a frente. É um circulo vicioso que precisa ser rompido com a substi-tuição dos impostos sobre os salários, que reduziria o custo de contratação de empregados, por um tributo automático cobrado sobre as transações bancárias, que minimizaria a sonegação. _______________________________________________________________ Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org http://twitter.com/marcoscintra

Representantes da prefeitura de São José dos Campos e de mais oito municípios da região, inclusive de Campos do Jordão, receberam no último dia 27, técnicos da Secretaria de Estado da Habitação para tratar da regularização de imóveis por meio do Programa Cidade Legal. O seminário “Capacitação Técnica do Programa Cidade Legal” orientou os participantes sobre como regularizar os imóveis por meio do Programa, que é uma das prioridades da atual gestão do governo estadual. A regularização fundiária foi contemplada em 2007, com a instituição do Programa de Regularização de Núcleos Habitacionais “Cidade Legal” para agilizar e desburocratizar o processo de regularização e averbação de unidades habitacionais. Em 2009 mais de 64 mil imóveis foram legalizados em todo o Estado. Hoje 9.610 núcleos habitacionais estão em fase de regularização. O Programa oferece apoio técnico para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou

Em 2009 mais de 64 mil imóveis foram legalizados em todo o Estado. Hoje 9.610 núcleos habitacionais estão em fase final de regularização. privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana e deve ajudar na regularização de mais de 1 milhão de famílias em todo o Estado. “O caminho da regularização é traçado de acordo com o tipo de empreendimento e as características de cada região. O papel do Programa Cidade Legal é ajudar o município, dando o apoio necessário para essas regularizações”, explicou o secretário executivo do Programa, Silvio Figueiredo. Outra medida de grande impacto social foi a redução dos valores pagos aos cartórios para o primeiro registro de imóveis de interesse social. Pela Lei nº 13.290, aprovada em dezembro de 2008 pela Assembléia Legis-

lativa, conhecida como “Lei de Emolumentos”, o custo para o registro foi reduzido em até 90%. Com a escritura registrada em cartório, o morador torna-se de fato o proprietário do imóvel. Além dessa garantia, com o bem legalizado, o cidadão tem acesso ao mercado formal de crédito e pode comercializá-lo ou transferi-lo para seus herdeiros, entre outros benefícios. A Secretaria da Habitação está promovendo seminários em 30 cidades-sede, abrangendo mais de 300 municípios. Além de São José dos Campos, participaram do seminário as cidades de Caçapava, Campos do Jordão, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, Pindamonhangaba, Santa Branca e Taubaté. Fonte: CDHU Comun. Social.

CHAMADA GERAL! Sugestões para melhorar o trânsito

Palavras Cruzadas DIRETAS

Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização;

- Imposto de Renda Física e Jurídica

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade;

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Autor: Roberto Conte

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos.

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

Confira o resultado

Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade; Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba;

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

2

Mais de 31 mil famílias podem ter seus imóveis regularizados em nove municípios da região

- Assessoria Contábil

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

casado 850.pmd

Cidade Legal capacita o Vale do Paraíba

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ.

LIGUE: 3662.3090

Com tanto imposto sonegado a alternativa do governo é sobretaxar contribuintes que não têm como escapar da cobrança. O preferido do fisco para compensar o que não é recolhido pelos sonegadores são os trabalhadores. Por isso é que os 42,5% cobrados sobre os salários dos empregados no Brasil, cuja renda anual média é de US$ 6 mil, só fica atrás dos 42,9% aplicados sobre os salários dos empregados dinamarqueses, que têm renda anual média de US$ 55 mil. Ou seja, na Dinamarca o trabalhador ganha nove vezes o que recebe um funcionário brasileiro, mas o imposto aqui é praticamente o mesmo que o daquele país. Dos 42,5% de tributos sobre os salários no Brasil, as empresas são responsáveis por mais de 80%. Elas têm que recolher 20% de INSS, 2,5% de Salário-Educação, 8% de FGTS, 2% de Seguro de Acidentes do Trabalho e uma porção de contribuições para entidades como o Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sebrae e outras. Não tem como escapar: registrou funcionário a empresa tem que recolher em média, todo mês, 35% de tributos sobre a folha de pagamentos.

página 7

M.C. Contabilidade

Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S. José dos Campos-SP

ANUNCIE AQUI !

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

Outras informações pelo fone: 3668-8300

&

04 de Dezembro de 2009

DSV: Vamos finalmente implantar semáforos?

DROGARIA CENTRAL

Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade?

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

ALÔ ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO: Quando irá cumprir o que determina a lei e implantar sinalizadores

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

visuais e sonoros nas passagens de nível?

4/12/2009, 12:40


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

CLASSIFICADOS E EDITAIS IMÓVEIS - NEGÓCIOS - OPORTUNIDADES LANCHA CARBRASMAR Vendo lancha Carbrasmar 16 pés inteiramente reformada e original, cor branca com faixas azul marinho, inclusive estofamentos. Equipamentos: painel madeira invernizada, bússola, bomba porão, fish finder, rádio VHF, 06 coletes salva-vidas, boia circular, âncora em aço inóx, capota conversível, meia plataforma de popa com escada inóx rebatível, 2 paineiros, 2 geladeiras de FG, amplo paineiro sob o convés de proa para guarda de objetos, salvatagem, tanque extra etc, carreta de encalhe tipo rodoviária (também em estado de novo) e bateria 65a. Moura nova. Documentos 100% Ok na Marinha, registro, seguro, vistoria etc. até agosto de 2010. Motorização: Johnson V4 de 90 HP, reformado por completo (mecânica e elétrica) com apenas 15 horas de uso. Atinge mais de 40 milhas/hora de velocidade. Consumo em velocidade de cruzeiro (25 milhas): 12lts/h. O barco está na Marina Perequê-Açú, em Ubatuba e poderá ser visitado e testado com agendamento prévio. Valor: R$ 27 mil reais. Estudo eventual troca (pago a diferença) por lancha maior, entre 22 e 29 pés, e que esteja também em estado de nova e documentação OK. Tratar com Luiz: (12) 9772-2285.

Vende-se Lan House

Ubatuba Praia Gde alugo

Completa e funcionando no Shopping Abernéssia. Tratar: pelo fone: (12) 3664-1547.

Próx. areia, p/ até 5 pessoas (12) 3662.5006 // 9711.5568.

Casa Campos do Jordão Vendo c/650m² AC, 4.000m² de terreno. Valor: R$ 700.000,00. Aceito imóvel como parte do pagamento. Tratar pelos telefones: (12) 3663-8500 // 9707-1725.

Apto. no Alto da Boa Vista Vendo com 2 dorm + depend. Tratar: (11) 9552-6444.

Veículos Vendo ou Troco (12) 9786-2161 - Moretti Buggy BRM-8 ano 2009, vermelho flash, capota, som e bancos altos cor champanhe, rodas, com apenas 1.500km .

Vendo 1 GB de memória RAM para Notebook Em perfeito estado. Tratar pelo telefone: (12) 9108-9917.

Empresa de uniformes profissionais seleciona Representante Comercial para Hotelaria e Construção Enviar CV para contato@uniformesmaison.com.br.

Estantes de Aço (12) 3664-1675 Serviços de Carretos Local e regional. Rápido e seguro. Tratar c/Salatiel: (12) 9773-9409.

Vendo Bomba D'água para poços e nascentes Semi-nova, revisada, com 900 wats, saída de 1 polegada. Tratar: (12) 3662-3090 ou 9772-2285.

Amplif. Meteoro G-200 Com 200 wats de potência e dois falantes de 12": (12) 97082151.

Vendo 1 GB de memória RAM para Notebook Em perfeito estado. Tratar pelo telefone: (12) 9108-9917.

COMUNICADOS E EDITAIS DOCUMENTAÇÃO EXTRAVIADA

A empresa Lirian Fernanda dos Santos Scipietz - ME - Maria Victoria -, inscrita no CNPJ sob nº 07.672.766/ 0001-61 e Inscrição Estadual sob nº 246.109.985.11, sito a Rua Djalma Forjaz, 72/78 - Quiosque 08, em Vila Capivari, Campos do Jordão-SP, comunica o Extravio do Talão de Notas Fiscais de Venda a Consumidor, Série "D/1", do número 901 ao 950.

04 de Dezembro de 2009

Literatura: Maestro Júlio Medáglia toma posse na 'Academia Paulista de Letras' Ele foi empossado na manhã desta quinta-feira (03). O novo imortal venceu as eleições em setembro deste ano e passou a ocupar a cadeira nº 03. O paulistano Júlio Medaglia define o início de sua trajetória musical como “um puro acidente”. Já participando de uma orquestra de amadores na Lapa paulistana, conhece o oboísta Isaac Karabitchevsky, que o leva para a Escola Livre de Música, onde lecionava um dos grandes mentores musicais da época, Hans Joachim Koellreutter. Seu contato com esse mestre alemão lhe abre um novo e amplo universo musical. Quando, no final dos anos 50, Koellreutter mudase para Salvador, Medaglia o acompanha. Se aperfeiçoa em regência, inicialmente coral e depois sinfônica. Em seguida surge, do Diretor da Escola Superior de Música da Universidade de Freiburg, Artur Hartmann, um convite para estudar regência na Alemanha. No final dos anos 60, Júlio retorna ao Brasil e participa ativamente, com Solano Ribeiro, da organização dos célebres Festivais da Record. Participa dos mais variados movimentos artísticos de vanguarda, entre os quais o da Poesia Concreta, “oralizando” poemas com os irmãos

Campos e Décio Pignatari. No final de 1967, escreve o revolucionário arranjo para a canção “Tropicália”, de Caetano, marcando início do Tropicalismo. Em 1968, na Record, a mais importante estação de TV da época, produz o “Opus 7”, um dos mais criativos e bem sucedidos programas de música clássica da televisão brasileira. Em 1969, é convidado por um grupo de elite de instrumentistas para fundar e dirigir a orquestra Cordas de São Paulo. De volta a Europa, no início dos anos 70, rege em diversas rádios e importantes palcos, incluindo a célebre Philharmonie, de Berlim. Nessa época produz programas de rádio e TV sobre música brasileira para a televisão alemã. Em 1975, a convite de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o “Boni”, volta ao Brasil para integrar os quadros artísticos da Rede Globo, da qual torna-se, posteriormente, Supervisor Musical Artístico. Ali, compõe também trilhas sonoras para 20 Casos Especiais. Nessa época, dirige a Rádio Roquette Pinto do Rio. Nos anos 80, dirige, por 4 anos, o Theatro Municipal de São Paulo. Nesse período compõe as trilhas sonoras para os seriados de Walter Avancini,

para a TV Globo, entre os quais, “Anarquistas Graças a Deus”, “Avenida Paulista”, “Rabo de Saia” e o premiadíssimo “Grande Sertão Veredas”. No início dos anos 90, assume a Direção Artística do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e, em seguida, a Regência Titular da orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Atualmente, tem regido, como convidado, dentro e fora do País, e trabalhado em diversos projetos culturais. Júlio Medaglia é constantemente convidado para ministrar palestras em todo o Brasil. É ensaista e colaborador dos mais importantes órgãos de Imprensa nacionais. Tem livros publicados como tradutor e autor (“Música Impopular”, já na segunda edição). É membro da União Brasileira de Escritores. Fonte: APL.

Leia o Jornal Campos do Jordão & Cia e a Revista-guia "Encantos e Sabores" na WEB, ambas online no UOL. BASTA ACESSAR NOSSOS SITES: www.jornaldecampos.com.br www.encantosesabores.com.br

O Jornal, com rico acervo digital dos últimos 10 anos e a Revista com textos e imagens em PDF e mais os links e banners de todos anunciantes para você se comunicar.

casado 850.pmd

3

04 de Dezembro de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 3

Curtas & Grossas UNITAU premia Profissionais de Comunicação do Vale Lançamento:"A menina que não queria dormir" Kadu Schiavo, diretor de arte e fotógrafo da revista Encantos e Sabores e A lançamento dessa obra literária infantil, de autoria da professora Pollyana Gama, se dará neste sábado, dia 05, a partir das 11 horas, na Livraria Nobel (Praça Felix Guizard, 229) em Taubaté. O livro conta a história de uma menina que não queria dormir de forma alguma. Arrumava brincadeiras, fazia manhas e só sossegava se os pais brincassem muito. Na realidade ela se sentia sozinha porque seus pais trabalhavam fora o dia todo. “Pollyana estréia na literatura infantil com uma bela, delicada lição de amor. Sua menina insone mostra, numa espécie de fábula desses nossos tempos modernos, que o tempo deve ser dividido assim : hora de trabalhar, trabalhar; hora de brincar, brincar. Uma história que certamente despertará em muitas crianças (e até em adultos) o prazer de ler”, relata Audálio Dantas sobre a obra.

Fanfarra Show SEA Drum Corps A Corporação Musical criada em 1967 pelo saudoso Frei Orestes conta hoje com 85 componentes. Pertencente da Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes, que tem como Presidente a Irmã Líbera Lúcia Zanim, a SEA DRUM CORPS ganhou destaque nos Campeonatos Estadual e Nacional na sua categoria infantil Drum & Brass, Corps que chegou ao Brasil há pouco mais de 5 anos e ganha espaço no mundo de Bandas e Fanfarras. No ano passado, em sua segunda participação em campeonatos, a SEA DRUM CORPS chegou a super final no Estádio do Pacaembú, disputando com outras 200 corporações em 15 etapas e alcançando o 5º lugar. No 1º semestre de 2009 conquistou prêmios individuais na cidade de Monte Alegre do Sul - SP, de mór com a aluna Érica Fernanda, baliza com Tamires Santos conquistando o vice campeonato de Estado e o Corpo Coreográfico.

Senado aprova 'Calote' dos Precatórios A proposta de emenda constitucional (PEC) que altera a forma de pagamento dos precatórios por governos estaduais e municipais, conhecida como “PEC do Calote”, foi aprovada na quartafeira (02/12) pelo Senado Federal. A proposta, que vai à promulgação, cria um regime especial de pagamento que permite que Estados, municípios e o Distrito Federal retardem e obtenham descontos no pagamento de precatórios. Segundo o texto aprovado no Senado, os municípios deverão destinar entre 1% e 1,5% de suas receitas correntes líquidas para o pagamento dos precatórios. Os estados entre 1,5% e 2%. De acordo com a PEC, 50% dos recursos dos precatórios vão ser usados para o pagamento por ordem cronológica e à vista. A outra metade da dívida deverá ser quitada por meio de leilões, onde o credor que conceder o maior desconto sobre o total da dívida que tem a receber terá seu crédito quitado primeiro. “O Senado aprovou o calote público. E esse calote, daqui a 10 anos, vai custar muito caro ao Brasil, porque essa dívida vai acabar saindo controle. A dívida atual de Estados e municípios é de R$ 100 bilhões. O Estado de São Paulo é um dos líderes, com um estoque de precatórios para pagamento de aproximadamente R$ 18 bilhões. A capital paulista soma uma dívida de R$ 10 bilhões. Com essas novas regras teremos um aumento substancial desses números”, afirma Marco Antonio Innocenti, da Comissão Nacional de Legislação do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Precatórios da OAB/SP. Fonte: Ex-Libris Com. Int.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino

Jornal Campos do Jordão & Cia "onde você estiver!"

Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar)

20 anos prestando serviço e informando"

Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

4/12/2009, 12:40

do Jornal Campos do Jordão & Cia, foi o vencedor na categoria Publicidade, Propaganda e Marketing, como melhor Fotógrafo Publicitário 2009 Cerca de 400 pessoas participaram da festa comemorativa aos 30 anos do Departamento de Comunicação Social da UNITAU e da entrega do Prêmio Profissionais de Comunicação do Vale do Paraíba, realizado na última sexta-feira (27/11), na Associação Desportiva da Polícia Militar de Taubaté. Concorreram ao prêmio, 98 profissionais em 30 categorias nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Webdesign. Os finalistas foram indicados por professores e alunos do Departamento de Comunicação. Para definir os 30 vencedores, foi realizada uma votação pública, no site do Departamento, entre os dias 6 e 23 de novembro. No total, foram computados mais de 800 mil votos. O chefe do Departamento de Comunicação Social, Prof. Marcelo Tadeu dos Reis Pimentel, afirma que apontar as boas práticas profissionais e promover o congraçamento dos profissionais de comunicação do Vale do Paraíba é um compromisso da UNITAU. “A área de comunicação já tem vários prêmios anuais por todo o País, mas em nossa região nunca ocorreu a identificação desses profissionais e, para nós, fazer isso foi uma honra”. Confira os vencedores de cada categoria: JORNALISMO Apresentador (a) de TV Camila Lucci - TV Vanguarda Repórter de TV: Marcelo Hespanã - TV Vanguarda Editor (a) de TV: Simone Menocchi - TV Vanguarda Locutor (a) de Rádio: Alexandre Vilela - Rádio Metropolitana

Repórter de Rádio: Rafael Lima - Rádio Band Vale Editor de Jornal Impresso: Iara de Carvalho - Diário de Taubaté Repórter de Jornal Impresso: Guilhermo Codazzi - Jornal Valeparaibano Fotógrafo Jornalista: Pedro Ivo Prates do Valeparaibano Webjornalista: Felipe Abílio – Site Band Vale Assessor de Imprensa: Luiz C. Batista - Câmara de Taubaté Chargista/Ilustrador: Elias Modesto - Prefeitura Caçapava

Aos 25 anos (neste dia 05), nas horas de folga, Kadu (Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo), também é guitarrista, curte rock pedalar, pescaria, churrasco e cerveja trincando ao lado de seus muitos amigos. PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING Atendimento: Seigi Yamauchi - Supera Comunicação Diretor de Arte: Beatriz Breves - Vergê Mídia: Rodrigo de Oliveira - Supera Comunicação Redator: Taise Gasparin - da Macoste Planejamento: Arison Sonagere - Atributo Fotógrafo Publicitário: Kadu Schiavo - Guia de Campos Encantos e Sabores Produtor de Mídia Eletrônica (RTV): Lucas Cembraneli - Tmd Image Profissional de Marketing: Martha Serra/Taubaté Shopping

Ilustrador: Rodrigo Abreu – Vergê Empresário de Propaganda: José Renato Pulice - Regional Marketing Relações Públicas e Comunicação Organizacional Organizador de Eventos: Andréia Monteiro - Oficina da Comunicação Profissional Comunicação Interna: Taisa T. Carvalho - Ford Profissional em Responsabilidade Social ou Socioambiental: Fabiano G. Vieira / Veolia Profissional em RP Governamentais: Ten. Cel. José Mateus Teixeira Ribeiro - 12º Bat. de Inf. Leve Aer.

Profissional em Gestão Estratégica de Comunicação: Paul Edman - Revap Petrobras Profissional em Comunicação Mercadológica: Temer de Andrade Saad – Grupo Mogimpex Profissional em Comunicação Institucional: Luciana Cunha - Votorantin/Fibria WEBDESIGN Webdesigner: Luiz Henrique Bezerra - Lire Propaganda Empresário de Webdesign: Júlio Souza da Silva - Webz – Comunicação Digital. Fonte: Luana Floriano/ UNITAU

Matrículas aber tas para 2010 abertas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Faça já a sua!!! V agas limitadas. Vagas Campos do Jordão - Fone: 3664-6564


página 4

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

04 de Dezembro de 2009

04 de Dezembro de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Eventos da Gastronomia em Campos

Com instalações modernas, amplas, práticas e bem decoradas, a Cultura da Beleza oferece o que há de mais moderno e eficiente para quem não abre mão de qualidade, segurança e profissionais altamente capacitados.

Neste sábado, dia 5, no Espaço Gourmet da SCA, acontece mais um Workshop Temporada da Primavera. Desta vez a participação será do Restaurante Fondue Caramello, que estará preparando ao vivo como prato salgado, Salmão Red Fruits e como prato doce, Trufas ao Champanhe e Frutas Vermelhas. O evento é gratuito. Começa às 17 horas, mas com vagas limitadas. Reservas antecipadas no local.

Hair No centro de estética Cultura da Beleza o cliente encontra instalações exclusivas para cada especialidade. Num amplo e confortável espaço, profissionais cuidam da beleza e saúde dos cabelos, unhas e maquiagem. Ao lado um centro de estética facial, com tratamentos a base de eletroterapia, revitalização rosácea, tratamento de manchas e acne, drenagem linfática facial pós cirúrgica e acupuntura. Massoterapia Este é outro departamento onde o cliente encontra as mais diversas soluções complementares de estética, como aplicações de Shiatsu, Massagem, Reflexologia, Reiki, Drenagem Linfática Terapêutica e Pós Cirúrgica, Redução de Medidas e Desintoxicação Metabólica

Sala de Estética Facial

Av. Januário Miráglia, 2342 - fone: 3662-4086 - V. Jaguaribe (ao lado do Colégio Objetivo) com amplo estacionamento

FOTOS: KADU SCHIAVO

Salas para Estética Corporal e Depilação

Outro evento gastronômico será o "Chefe Convida". Promovido pelo Restaurante Caramelo, ele acontece dia 09 e terá a participação conjunta das chefs convidadas, Valéria Estefam e Marta Eiseinlorh. Trata-se de um encontro de confraternização de fim de ano com empresários do setor, tendo um cardápio especial de fim de ano. Reservas pelo fone: (12) 3663-6763. No próximo dia 15, numa promoção da ASSTUR, acontece mais um encontro gastronômico Cozinha de Bistrô. O evento será realizado no impecável Lenz Gourmet. Imperdível! Ao lado, imagens do último Happy Business do ano, evento de negócios promovido pela

Associação Cozinha da Montanha. O evento aconteceu nesta segunda-feira (30) na Pousada La Villette, com grande afluência de público e sucesso em vendas.

Equipe profissional

Roberto, Rose, Ione, Valéria e Adriano

Fitness Completando as múltiplas atividades, o centro de estética Cultura da Beleza dispõe no andar superior um amplo espaço para a prática de Hatha-Yoga, Pilates, Body Jump e Ginástica Aeróbica. Instalado num amplo prédio, foi apresentada toda equipe de profissionais, em um coquetel realizado no último dia 28 de novembro. Visite o site: www.centroculturadabeleza.com.br

CASA DO CHURRASCO CARNES - PESCADOS - CHURRASQUEIRAS Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, maminha, costela, frango etc) Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

casado 850.pmd

4

4/12/2009, 12:40

V Caça Fotográfica

FOTOS: KADU SCHIAVO

"Cultura da Beleza" é o mais novo e moderno centro de estética de Campos

página 5

Continuam chegando imagens belíssimas de animais silvestres de nossa região, inclusive de insetos, como essa linda borboleta. A foto da semana é da leitora Manuela.


página 4

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

04 de Dezembro de 2009

04 de Dezembro de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Eventos da Gastronomia em Campos

Com instalações modernas, amplas, práticas e bem decoradas, a Cultura da Beleza oferece o que há de mais moderno e eficiente para quem não abre mão de qualidade, segurança e profissionais altamente capacitados.

Neste sábado, dia 5, no Espaço Gourmet da SCA, acontece mais um Workshop Temporada da Primavera. Desta vez a participação será do Restaurante Fondue Caramello, que estará preparando ao vivo como prato salgado, Salmão Red Fruits e como prato doce, Trufas ao Champanhe e Frutas Vermelhas. O evento é gratuito. Começa às 17 horas, mas com vagas limitadas. Reservas antecipadas no local.

Hair No centro de estética Cultura da Beleza o cliente encontra instalações exclusivas para cada especialidade. Num amplo e confortável espaço, profissionais cuidam da beleza e saúde dos cabelos, unhas e maquiagem. Ao lado um centro de estética facial, com tratamentos a base de eletroterapia, revitalização rosácea, tratamento de manchas e acne, drenagem linfática facial pós cirúrgica e acupuntura. Massoterapia Este é outro departamento onde o cliente encontra as mais diversas soluções complementares de estética, como aplicações de Shiatsu, Massagem, Reflexologia, Reiki, Drenagem Linfática Terapêutica e Pós Cirúrgica, Redução de Medidas e Desintoxicação Metabólica

Sala de Estética Facial

Av. Januário Miráglia, 2342 - fone: 3662-4086 - V. Jaguaribe (ao lado do Colégio Objetivo) com amplo estacionamento

FOTOS: KADU SCHIAVO

Salas para Estética Corporal e Depilação

Outro evento gastronômico será o "Chefe Convida". Promovido pelo Restaurante Caramelo, ele acontece dia 09 e terá a participação conjunta das chefs convidadas, Valéria Estefam e Marta Eiseinlorh. Trata-se de um encontro de confraternização de fim de ano com empresários do setor, tendo um cardápio especial de fim de ano. Reservas pelo fone: (12) 3663-6763. No próximo dia 15, numa promoção da ASSTUR, acontece mais um encontro gastronômico Cozinha de Bistrô. O evento será realizado no impecável Lenz Gourmet. Imperdível! Ao lado, imagens do último Happy Business do ano, evento de negócios promovido pela

Associação Cozinha da Montanha. O evento aconteceu nesta segunda-feira (30) na Pousada La Villette, com grande afluência de público e sucesso em vendas.

Equipe profissional

Roberto, Rose, Ione, Valéria e Adriano

Fitness Completando as múltiplas atividades, o centro de estética Cultura da Beleza dispõe no andar superior um amplo espaço para a prática de Hatha-Yoga, Pilates, Body Jump e Ginástica Aeróbica. Instalado num amplo prédio, foi apresentada toda equipe de profissionais, em um coquetel realizado no último dia 28 de novembro. Visite o site: www.centroculturadabeleza.com.br

CASA DO CHURRASCO CARNES - PESCADOS - CHURRASQUEIRAS Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, maminha, costela, frango etc) Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

casado 850.pmd

4

4/12/2009, 12:40

V Caça Fotográfica

FOTOS: KADU SCHIAVO

"Cultura da Beleza" é o mais novo e moderno centro de estética de Campos

página 5

Continuam chegando imagens belíssimas de animais silvestres de nossa região, inclusive de insetos, como essa linda borboleta. A foto da semana é da leitora Manuela.


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

CLASSIFICADOS E EDITAIS IMÓVEIS - NEGÓCIOS - OPORTUNIDADES LANCHA CARBRASMAR Vendo lancha Carbrasmar 16 pés inteiramente reformada e original, cor branca com faixas azul marinho, inclusive estofamentos. Equipamentos: painel madeira invernizada, bússola, bomba porão, fish finder, rádio VHF, 06 coletes salva-vidas, boia circular, âncora em aço inóx, capota conversível, meia plataforma de popa com escada inóx rebatível, 2 paineiros, 2 geladeiras de FG, amplo paineiro sob o convés de proa para guarda de objetos, salvatagem, tanque extra etc, carreta de encalhe tipo rodoviária (também em estado de novo) e bateria 65a. Moura nova. Documentos 100% Ok na Marinha, registro, seguro, vistoria etc. até agosto de 2010. Motorização: Johnson V4 de 90 HP, reformado por completo (mecânica e elétrica) com apenas 15 horas de uso. Atinge mais de 40 milhas/hora de velocidade. Consumo em velocidade de cruzeiro (25 milhas): 12lts/h. O barco está na Marina Perequê-Açú, em Ubatuba e poderá ser visitado e testado com agendamento prévio. Valor: R$ 27 mil reais. Estudo eventual troca (pago a diferença) por lancha maior, entre 22 e 29 pés, e que esteja também em estado de nova e documentação OK. Tratar com Luiz: (12) 9772-2285.

Vende-se Lan House

Ubatuba Praia Gde alugo

Completa e funcionando no Shopping Abernéssia. Tratar: pelo fone: (12) 3664-1547.

Próx. areia, p/ até 5 pessoas (12) 3662.5006 // 9711.5568.

Casa Campos do Jordão Vendo c/650m² AC, 4.000m² de terreno. Valor: R$ 700.000,00. Aceito imóvel como parte do pagamento. Tratar pelos telefones: (12) 3663-8500 // 9707-1725.

Apto. no Alto da Boa Vista Vendo com 2 dorm + depend. Tratar: (11) 9552-6444.

Veículos Vendo ou Troco (12) 9786-2161 - Moretti Buggy BRM-8 ano 2009, vermelho flash, capota, som e bancos altos cor champanhe, rodas, com apenas 1.500km .

Vendo 1 GB de memória RAM para Notebook Em perfeito estado. Tratar pelo telefone: (12) 9108-9917.

Empresa de uniformes profissionais seleciona Representante Comercial para Hotelaria e Construção Enviar CV para contato@uniformesmaison.com.br.

Estantes de Aço (12) 3664-1675 Serviços de Carretos Local e regional. Rápido e seguro. Tratar c/Salatiel: (12) 9773-9409.

Vendo Bomba D'água para poços e nascentes Semi-nova, revisada, com 900 wats, saída de 1 polegada. Tratar: (12) 3662-3090 ou 9772-2285.

Amplif. Meteoro G-200 Com 200 wats de potência e dois falantes de 12": (12) 97082151.

Vendo 1 GB de memória RAM para Notebook Em perfeito estado. Tratar pelo telefone: (12) 9108-9917.

COMUNICADOS E EDITAIS DOCUMENTAÇÃO EXTRAVIADA

A empresa Lirian Fernanda dos Santos Scipietz - ME - Maria Victoria -, inscrita no CNPJ sob nº 07.672.766/ 0001-61 e Inscrição Estadual sob nº 246.109.985.11, sito a Rua Djalma Forjaz, 72/78 - Quiosque 08, em Vila Capivari, Campos do Jordão-SP, comunica o Extravio do Talão de Notas Fiscais de Venda a Consumidor, Série "D/1", do número 901 ao 950.

04 de Dezembro de 2009

Literatura: Maestro Júlio Medáglia toma posse na 'Academia Paulista de Letras' Ele foi empossado na manhã desta quinta-feira (03). O novo imortal venceu as eleições em setembro deste ano e passou a ocupar a cadeira nº 03. O paulistano Júlio Medaglia define o início de sua trajetória musical como “um puro acidente”. Já participando de uma orquestra de amadores na Lapa paulistana, conhece o oboísta Isaac Karabitchevsky, que o leva para a Escola Livre de Música, onde lecionava um dos grandes mentores musicais da época, Hans Joachim Koellreutter. Seu contato com esse mestre alemão lhe abre um novo e amplo universo musical. Quando, no final dos anos 50, Koellreutter mudase para Salvador, Medaglia o acompanha. Se aperfeiçoa em regência, inicialmente coral e depois sinfônica. Em seguida surge, do Diretor da Escola Superior de Música da Universidade de Freiburg, Artur Hartmann, um convite para estudar regência na Alemanha. No final dos anos 60, Júlio retorna ao Brasil e participa ativamente, com Solano Ribeiro, da organização dos célebres Festivais da Record. Participa dos mais variados movimentos artísticos de vanguarda, entre os quais o da Poesia Concreta, “oralizando” poemas com os irmãos

Campos e Décio Pignatari. No final de 1967, escreve o revolucionário arranjo para a canção “Tropicália”, de Caetano, marcando início do Tropicalismo. Em 1968, na Record, a mais importante estação de TV da época, produz o “Opus 7”, um dos mais criativos e bem sucedidos programas de música clássica da televisão brasileira. Em 1969, é convidado por um grupo de elite de instrumentistas para fundar e dirigir a orquestra Cordas de São Paulo. De volta a Europa, no início dos anos 70, rege em diversas rádios e importantes palcos, incluindo a célebre Philharmonie, de Berlim. Nessa época produz programas de rádio e TV sobre música brasileira para a televisão alemã. Em 1975, a convite de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o “Boni”, volta ao Brasil para integrar os quadros artísticos da Rede Globo, da qual torna-se, posteriormente, Supervisor Musical Artístico. Ali, compõe também trilhas sonoras para 20 Casos Especiais. Nessa época, dirige a Rádio Roquette Pinto do Rio. Nos anos 80, dirige, por 4 anos, o Theatro Municipal de São Paulo. Nesse período compõe as trilhas sonoras para os seriados de Walter Avancini,

para a TV Globo, entre os quais, “Anarquistas Graças a Deus”, “Avenida Paulista”, “Rabo de Saia” e o premiadíssimo “Grande Sertão Veredas”. No início dos anos 90, assume a Direção Artística do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e, em seguida, a Regência Titular da orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Atualmente, tem regido, como convidado, dentro e fora do País, e trabalhado em diversos projetos culturais. Júlio Medaglia é constantemente convidado para ministrar palestras em todo o Brasil. É ensaista e colaborador dos mais importantes órgãos de Imprensa nacionais. Tem livros publicados como tradutor e autor (“Música Impopular”, já na segunda edição). É membro da União Brasileira de Escritores. Fonte: APL.

Leia o Jornal Campos do Jordão & Cia e a Revista-guia "Encantos e Sabores" na WEB, ambas online no UOL. BASTA ACESSAR NOSSOS SITES: www.jornaldecampos.com.br www.encantosesabores.com.br

O Jornal, com rico acervo digital dos últimos 10 anos e a Revista com textos e imagens em PDF e mais os links e banners de todos anunciantes para você se comunicar.

casado 850.pmd

3

04 de Dezembro de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 3

Curtas & Grossas UNITAU premia Profissionais de Comunicação do Vale Lançamento:"A menina que não queria dormir" Kadu Schiavo, diretor de arte e fotógrafo da revista Encantos e Sabores e A lançamento dessa obra literária infantil, de autoria da professora Pollyana Gama, se dará neste sábado, dia 05, a partir das 11 horas, na Livraria Nobel (Praça Felix Guizard, 229) em Taubaté. O livro conta a história de uma menina que não queria dormir de forma alguma. Arrumava brincadeiras, fazia manhas e só sossegava se os pais brincassem muito. Na realidade ela se sentia sozinha porque seus pais trabalhavam fora o dia todo. “Pollyana estréia na literatura infantil com uma bela, delicada lição de amor. Sua menina insone mostra, numa espécie de fábula desses nossos tempos modernos, que o tempo deve ser dividido assim : hora de trabalhar, trabalhar; hora de brincar, brincar. Uma história que certamente despertará em muitas crianças (e até em adultos) o prazer de ler”, relata Audálio Dantas sobre a obra.

Fanfarra Show SEA Drum Corps A Corporação Musical criada em 1967 pelo saudoso Frei Orestes conta hoje com 85 componentes. Pertencente da Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes, que tem como Presidente a Irmã Líbera Lúcia Zanim, a SEA DRUM CORPS ganhou destaque nos Campeonatos Estadual e Nacional na sua categoria infantil Drum & Brass, Corps que chegou ao Brasil há pouco mais de 5 anos e ganha espaço no mundo de Bandas e Fanfarras. No ano passado, em sua segunda participação em campeonatos, a SEA DRUM CORPS chegou a super final no Estádio do Pacaembú, disputando com outras 200 corporações em 15 etapas e alcançando o 5º lugar. No 1º semestre de 2009 conquistou prêmios individuais na cidade de Monte Alegre do Sul - SP, de mór com a aluna Érica Fernanda, baliza com Tamires Santos conquistando o vice campeonato de Estado e o Corpo Coreográfico.

Senado aprova 'Calote' dos Precatórios A proposta de emenda constitucional (PEC) que altera a forma de pagamento dos precatórios por governos estaduais e municipais, conhecida como “PEC do Calote”, foi aprovada na quartafeira (02/12) pelo Senado Federal. A proposta, que vai à promulgação, cria um regime especial de pagamento que permite que Estados, municípios e o Distrito Federal retardem e obtenham descontos no pagamento de precatórios. Segundo o texto aprovado no Senado, os municípios deverão destinar entre 1% e 1,5% de suas receitas correntes líquidas para o pagamento dos precatórios. Os estados entre 1,5% e 2%. De acordo com a PEC, 50% dos recursos dos precatórios vão ser usados para o pagamento por ordem cronológica e à vista. A outra metade da dívida deverá ser quitada por meio de leilões, onde o credor que conceder o maior desconto sobre o total da dívida que tem a receber terá seu crédito quitado primeiro. “O Senado aprovou o calote público. E esse calote, daqui a 10 anos, vai custar muito caro ao Brasil, porque essa dívida vai acabar saindo controle. A dívida atual de Estados e municípios é de R$ 100 bilhões. O Estado de São Paulo é um dos líderes, com um estoque de precatórios para pagamento de aproximadamente R$ 18 bilhões. A capital paulista soma uma dívida de R$ 10 bilhões. Com essas novas regras teremos um aumento substancial desses números”, afirma Marco Antonio Innocenti, da Comissão Nacional de Legislação do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Precatórios da OAB/SP. Fonte: Ex-Libris Com. Int.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino

Jornal Campos do Jordão & Cia "onde você estiver!"

Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar)

20 anos prestando serviço e informando"

Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

4/12/2009, 12:40

do Jornal Campos do Jordão & Cia, foi o vencedor na categoria Publicidade, Propaganda e Marketing, como melhor Fotógrafo Publicitário 2009 Cerca de 400 pessoas participaram da festa comemorativa aos 30 anos do Departamento de Comunicação Social da UNITAU e da entrega do Prêmio Profissionais de Comunicação do Vale do Paraíba, realizado na última sexta-feira (27/11), na Associação Desportiva da Polícia Militar de Taubaté. Concorreram ao prêmio, 98 profissionais em 30 categorias nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Webdesign. Os finalistas foram indicados por professores e alunos do Departamento de Comunicação. Para definir os 30 vencedores, foi realizada uma votação pública, no site do Departamento, entre os dias 6 e 23 de novembro. No total, foram computados mais de 800 mil votos. O chefe do Departamento de Comunicação Social, Prof. Marcelo Tadeu dos Reis Pimentel, afirma que apontar as boas práticas profissionais e promover o congraçamento dos profissionais de comunicação do Vale do Paraíba é um compromisso da UNITAU. “A área de comunicação já tem vários prêmios anuais por todo o País, mas em nossa região nunca ocorreu a identificação desses profissionais e, para nós, fazer isso foi uma honra”. Confira os vencedores de cada categoria: JORNALISMO Apresentador (a) de TV Camila Lucci - TV Vanguarda Repórter de TV: Marcelo Hespanã - TV Vanguarda Editor (a) de TV: Simone Menocchi - TV Vanguarda Locutor (a) de Rádio: Alexandre Vilela - Rádio Metropolitana

Repórter de Rádio: Rafael Lima - Rádio Band Vale Editor de Jornal Impresso: Iara de Carvalho - Diário de Taubaté Repórter de Jornal Impresso: Guilhermo Codazzi - Jornal Valeparaibano Fotógrafo Jornalista: Pedro Ivo Prates do Valeparaibano Webjornalista: Felipe Abílio – Site Band Vale Assessor de Imprensa: Luiz C. Batista - Câmara de Taubaté Chargista/Ilustrador: Elias Modesto - Prefeitura Caçapava

Aos 25 anos (neste dia 05), nas horas de folga, Kadu (Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo), também é guitarrista, curte rock pedalar, pescaria, churrasco e cerveja trincando ao lado de seus muitos amigos. PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING Atendimento: Seigi Yamauchi - Supera Comunicação Diretor de Arte: Beatriz Breves - Vergê Mídia: Rodrigo de Oliveira - Supera Comunicação Redator: Taise Gasparin - da Macoste Planejamento: Arison Sonagere - Atributo Fotógrafo Publicitário: Kadu Schiavo - Guia de Campos Encantos e Sabores Produtor de Mídia Eletrônica (RTV): Lucas Cembraneli - Tmd Image Profissional de Marketing: Martha Serra/Taubaté Shopping

Ilustrador: Rodrigo Abreu – Vergê Empresário de Propaganda: José Renato Pulice - Regional Marketing Relações Públicas e Comunicação Organizacional Organizador de Eventos: Andréia Monteiro - Oficina da Comunicação Profissional Comunicação Interna: Taisa T. Carvalho - Ford Profissional em Responsabilidade Social ou Socioambiental: Fabiano G. Vieira / Veolia Profissional em RP Governamentais: Ten. Cel. José Mateus Teixeira Ribeiro - 12º Bat. de Inf. Leve Aer.

Profissional em Gestão Estratégica de Comunicação: Paul Edman - Revap Petrobras Profissional em Comunicação Mercadológica: Temer de Andrade Saad – Grupo Mogimpex Profissional em Comunicação Institucional: Luciana Cunha - Votorantin/Fibria WEBDESIGN Webdesigner: Luiz Henrique Bezerra - Lire Propaganda Empresário de Webdesign: Júlio Souza da Silva - Webz – Comunicação Digital. Fonte: Luana Floriano/ UNITAU

Matrículas aber tas para 2010 abertas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Faça já a sua!!! V agas limitadas. Vagas Campos do Jordão - Fone: 3664-6564


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

A última bolacha do pacote... Que fantástico é o ser humano. Como os demais animais, nasce nú, briga pela vida, pela subsistência, cresce, estuda, se especializa - ou não - e acaba fazendo parte desta grande engrenagem mundial que é a vida. Esse é o caminho natural das coisas. Assim a natureza se manisfesta e nos ensina de forma visceral. Enfim, esta é rota dos acontecimentos: começo, meio e fim. Mas, nem tudo segue esse rumo traçado pela natureza. Dessa forma, vez ou outra - vez em sempre - acaba-se trombando com acontecimentos que chamam a atenção pela inequívoca maneira prepotente, burra, arrogante e até preconceituosa de como alguns notáveis agem. São como os novos 'deuses do olimpo'. Não sabem ouvir. Se esquecem que opiniões isoladas não vingam e que saber ouvir muitas vezes é bem mais importante e eficiente do que falar. Essas verdadeiras "últimas bolachas do pacote" (é assim que eles se sentem e se comportam), só pensam em seus umbigos. Acham, talvez, que o mundo gire em torno deles, em suas visões míopes sobre uma sociedade livre. Na semana que passou, participando de um evento, que imaginava ser de relevante importância para a sociedade, deparei com pelo menos duas "últimas bolachas do pacote". Certamente que não aguentei ficar ouvindo besteiras e saí antes do término, até porque meus ouvidos não se prestam para isso... Este foi apenas mais um caso que tive a oportunidade de presenciar, em meio a milhões de outros que acontecem em todas as partes e dos quais muitas vezes acabamos testemunhando. O pior de tudo é que muitas das pessoas que detém poder nas mãos e que podem até ajudar a mudar os rumos da história não estão preparadas para tal. O pior é que enfiam os pés pelas mãos só para nutrir suas vaidades. Êta Brasil gigante, tão lindo e promissor. Pena que parte de seu povo ainda não aprendeu a fazer boas escolhas. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Kadu Schiavo recebe prêmio "Profissionais da Comunicação". Carlos Eduardo Camargo Aranha Schiavo, o Kadu, diretor de arte e fotógrafo da revista "Encantos e Sabores" e do "Jornal Campos do Jordão & Cia", foi o escolhido como Melhor Fotógrafo Publicitário do ano. Confira matéria completa e a relação dos premiados de 2009 na página 3.

Novo propinoduto. Isso já não é mais novidade. Acontece de tempos em tempos, principalmente em Brasília. Pior, envolvendo altas autoridades, pessoas que foram eleitas para defender os interesses da Nação e que se locupletam descaradamente. Quando pegos em flagrante dão as desculpas mais esfarrapadas antes as câmeras e nem corados ficam. Horas de gravações mostram grana viva sendo colocada em bolsas, sacolas, envelopes, bolsos, meias, cuecas e sabe-se lá mais aonde. É, isso não é novidade. Novidade será ver essas criaturas devidamente processadas, cassadas e punidas exemplarmente. O povo brasileiro já não aguenta mais tanta impunidade e tanta corrupção. Assim não dá!

Jantar de Ação de Graças. O encontro beneficente foi promovido pela GANSO - Grupo de Ação Social de Campos do Jordão, no Restaurante Le Foyer (Pousada La Villette). Casa lotada em noite inspirada, com muita alegria, boa música e descontração. Bingo Beneficente. A ONG AME Campos promove neste sábado, dia 05, na Casa Baronesa (na Rua Vitor Godinho 231), em Capivari, jantar e bingo para arrecadação de fundos para a realização de ações sociais na cidade. O ingresso custa 120 reais. Outras informações: (12) 3662-5511. Operação "Tapa buracos". A Prefeitrura de Campos do Jordão iniciou esta semana operação que visa melhorar a pavimentação de ruas e avenidas da cidade. "Esse serviço tão importante para nossa cidade só não foi iniciado antes por absoluta falta de verbas", destacou o secretário de Turismo, Tércio Laurelli. Segundo ele, as dívidas herdadas de administrações anteriores e o pagamento de precatórios limparam os cofres municipais.

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista, que em Campos. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Viatura da PM desrespeita faixa de pedestre. Esta semana assistimos um flagrante desrespeito por parte de um motorista da vam Base Móvel da PM. Ele avançou sobre a faixa para pedestre situada na Praça de Jaguaribe, enquanto dois veículos já estavam parados, inclusive nossa viatura, quando sobre ela passava uma senhora de idade. Ignorando o fato, sem luzes acesas ou sirene ligada, simplesmente ultrapassou a faixa de pedestre, não aguardando que a pedestre chegasse ao seu fim, como dita a lei. A obrigação de cumprir leis é de todos, indistintamente, em especial dos policiais, que estudaram e trabalham justamente para preservá-la.

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. "Pluft! Plaft! Zum! Uma Viagem num Lindo Balão Azul". Um lindo espetáculo teatral infantil. Dia 27 de novembro, às 18h:30, no Centro de Eventos da Socesp (Preventório Santa Clara). A entrada é franca.

04 de Dezembro de 2009

Trabalho formal e sonegação por Marcos Cintra* No Brasil predominam tributos declaratórios com alíquotas elevadas e essa situação é determinante para a proliferação da sonegação. Os números envolvendo a evasão fiscal no país são impressionantes. Para se ter uma idéia, em uma matéria publicada na revista Exame em junho de 2004 a empresa de consultoria McKinsey revelou que não pagam impostos na economia brasileira: • 23% dos refrigerantes comercializados, • 35% dos cigarros consumidos, • 50% das farmácias do Estado de São Paulo, • 60% das lojas de roupas • 79% do comércio varejista de alimentos. E tem mais: um levantamento realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) apurou indícios de que em 2008 empresas sonegaram mais de R$ 200 bilhões, valor maior que o total do Imposto de Renda arrecadado no mesmo ano. E por falar no IR, dados da Receita Federal revelam que em 2000 o montante estimado de rendimentos não declarados pelas pessoas físicas ao fisco foi de R$ 339 bilhões.

Esse custo exagerado que atinge a folha de salários das empresas no Brasil é um dos fatores responsáveis pelo alto contingente de empregados sem carteira de trabalho assinada. De um total de 48 milhões de empregados no país (exclui domésticos, autônomos, militares, estatutários e empregadores) 16 milhões não são registrados. Ou seja, um em cada três empregados é informal. Resumindo: há muita sonegação e o governo compensa isso cobrando mais imposto sobre o trabalho formal. Porém, isso estimula a informalidade e gera mais evasão de tributo mais a frente. É um circulo vicioso que precisa ser rompido com a substi-tuição dos impostos sobre os salários, que reduziria o custo de contratação de empregados, por um tributo automático cobrado sobre as transações bancárias, que minimizaria a sonegação. _______________________________________________________________ Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org http://twitter.com/marcoscintra

Representantes da prefeitura de São José dos Campos e de mais oito municípios da região, inclusive de Campos do Jordão, receberam no último dia 27, técnicos da Secretaria de Estado da Habitação para tratar da regularização de imóveis por meio do Programa Cidade Legal. O seminário “Capacitação Técnica do Programa Cidade Legal” orientou os participantes sobre como regularizar os imóveis por meio do Programa, que é uma das prioridades da atual gestão do governo estadual. A regularização fundiária foi contemplada em 2007, com a instituição do Programa de Regularização de Núcleos Habitacionais “Cidade Legal” para agilizar e desburocratizar o processo de regularização e averbação de unidades habitacionais. Em 2009 mais de 64 mil imóveis foram legalizados em todo o Estado. Hoje 9.610 núcleos habitacionais estão em fase de regularização. O Programa oferece apoio técnico para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou

Em 2009 mais de 64 mil imóveis foram legalizados em todo o Estado. Hoje 9.610 núcleos habitacionais estão em fase final de regularização. privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana e deve ajudar na regularização de mais de 1 milhão de famílias em todo o Estado. “O caminho da regularização é traçado de acordo com o tipo de empreendimento e as características de cada região. O papel do Programa Cidade Legal é ajudar o município, dando o apoio necessário para essas regularizações”, explicou o secretário executivo do Programa, Silvio Figueiredo. Outra medida de grande impacto social foi a redução dos valores pagos aos cartórios para o primeiro registro de imóveis de interesse social. Pela Lei nº 13.290, aprovada em dezembro de 2008 pela Assembléia Legis-

lativa, conhecida como “Lei de Emolumentos”, o custo para o registro foi reduzido em até 90%. Com a escritura registrada em cartório, o morador torna-se de fato o proprietário do imóvel. Além dessa garantia, com o bem legalizado, o cidadão tem acesso ao mercado formal de crédito e pode comercializá-lo ou transferi-lo para seus herdeiros, entre outros benefícios. A Secretaria da Habitação está promovendo seminários em 30 cidades-sede, abrangendo mais de 300 municípios. Além de São José dos Campos, participaram do seminário as cidades de Caçapava, Campos do Jordão, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, Pindamonhangaba, Santa Branca e Taubaté. Fonte: CDHU Comun. Social.

CHAMADA GERAL! Sugestões para melhorar o trânsito

Palavras Cruzadas DIRETAS

Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização;

- Imposto de Renda Física e Jurídica

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade;

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Autor: Roberto Conte

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos.

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

Confira o resultado

Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade; Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba;

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

2

Mais de 31 mil famílias podem ter seus imóveis regularizados em nove municípios da região

- Assessoria Contábil

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

casado 850.pmd

Cidade Legal capacita o Vale do Paraíba

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ.

LIGUE: 3662.3090

Com tanto imposto sonegado a alternativa do governo é sobretaxar contribuintes que não têm como escapar da cobrança. O preferido do fisco para compensar o que não é recolhido pelos sonegadores são os trabalhadores. Por isso é que os 42,5% cobrados sobre os salários dos empregados no Brasil, cuja renda anual média é de US$ 6 mil, só fica atrás dos 42,9% aplicados sobre os salários dos empregados dinamarqueses, que têm renda anual média de US$ 55 mil. Ou seja, na Dinamarca o trabalhador ganha nove vezes o que recebe um funcionário brasileiro, mas o imposto aqui é praticamente o mesmo que o daquele país. Dos 42,5% de tributos sobre os salários no Brasil, as empresas são responsáveis por mais de 80%. Elas têm que recolher 20% de INSS, 2,5% de Salário-Educação, 8% de FGTS, 2% de Seguro de Acidentes do Trabalho e uma porção de contribuições para entidades como o Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sebrae e outras. Não tem como escapar: registrou funcionário a empresa tem que recolher em média, todo mês, 35% de tributos sobre a folha de pagamentos.

página 7

M.C. Contabilidade

Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S. José dos Campos-SP

ANUNCIE AQUI !

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

Outras informações pelo fone: 3668-8300

&

04 de Dezembro de 2009

DSV: Vamos finalmente implantar semáforos?

DROGARIA CENTRAL

Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade?

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

ALÔ ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO: Quando irá cumprir o que determina a lei e implantar sinalizadores

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

visuais e sonoros nas passagens de nível?

4/12/2009, 12:40


página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

04 de Dezembro de 2009

ANO XX - Nº 850 04 de Dezembro de 2009

Distribuição Gratuita

Vem aí a Edição de Verão da Revista Encantos e Sabores

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Neste final de semana em Campos do Jordão a 9ª Festa das Hortênsias Quem visitar Campos do Jordão entre os dias 05 a 06 de dezembro poderá assistir uma de suas tradicionais festas. O evento é produzido pela Colônia Japonesa e terá como atrações paralelas, artesanatos, comidas e danças típicas.

"Mais um show de reportagens e imagens sobre o que Campos

Assim como as araucárias, as hortênsias, cujo nome científico é Hydrangea macrophylla, dominam grande parte de Campos e da região serrana, adornando praças, avenidas e centenas de jardins.

têm de melhor para oferecer" Visite nosso site e confira todas edições já publicadas, também online no UOL: www.encantosesabores.com.br

Originária da Ásia e de cultivo simples, a hortênsia pode ser encontrada em tom azul (em terrenos ácidos), rosa (em terrenos alcalinos) e incontáveis nuances, podendo chegar ao branco. Sua maior ocorrência está entre os estados do Sul e Sudeste, preferencialmente em regiões com temperaturas amenas e podendo atingir mais de dois metros de altura. FOTO: SCHIAVO JR.

Informações: (12) 3664-4368 // 3662-3506 // 3662-3090 (12) 9772-2285 ou: anuncio@encantosesabores.com.br

De caule semilenhoso, as hortênsias chegam a atingir mais de dois metros de altura

casado 850.pmd

1

4/12/2009, 12:40

A Festa das Hortênsias é uma realização da Sociedade de Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo "Recanto de Repouso Sakura Home" e do Clube Cultural e Recreativo Cereja, com apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.


850  

Edição 850 do Jornal Campos do Jordão - de 04 de Dezembro de 2009

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you