Issuu on Google+

página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

13 de Novembro de 2009

ANO XX - Nº 847 13 de Novembro de 2009

Distribuição Gratuita

Vem aí a Edição de Verão da Revista Encantos e Sabores Dia 22 de Novembro é o prazo máximo para reserva de espaços!

"Mais um show de reportagens e imagens sobre o que Campos têm de melhor para oferecer" Também online no UOL www.encantosesabores.com.br Próxima edição em 21/12 Fechamento: 22/11/2009. Informações: (12) 3664-4368 // 3662-3506 // 3662-3090 (12) 9772-2285 ou: anuncio@encantosesabores.com.br

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Começa a V Caça Fotográfica Jornal Campos do Jordão & Cia Nosso objetivo é incentivar o conhecimento e a preservação da nossa fauna e flora. Nesta etapa o evento recebe apenas imagens de animais silvestres em seu estado natural (livres). Na última etapa nossa redação recebeu mais de 200 imagens Para participar basta enviar uma ou mais imagens em arquivo JPEG, com alta resolução (300 DPI), para nosso endereço na internet: redação@encantos esabores.com.br , citando no assunto "Caça Fotográfica Jornal Campos do Jordão & Cia". Esquilos - Foto de Elisabete Jorge Pessine

Quati - Foto enviada pelo fotógrafo Emerson Fernando Ferreira

Campos do Jordão

Matrículas abertas para o ano letivo de 2010 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Faça já a sua!!! Vagas limitadas. Informações: 3664-6564 / 3662-7105 E-mail: objetivo@objetivocj.com.br Av. Dr. Januário Miráglia, nº 2328 - V. Jaguaribe - Campos do Jordão, SP - CEP 12460-000

casado 847.pmd

1

13/11/2009, 14:05

Esquilo - Foto de Dário César Mazzon

No final de fevereiro as melhores imagens serão publicadas em caderno especial sobre ecoturismo em Campos do Jordão e expostas em mural na redação da revista Campos do Jordão Encantos e Sabores. Em maio do próximo ano vamos realizar outra Caça Fotográfica cujo tema será fauna, flora e imagens invernais.


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Apagão revela nossa fragilidade No país das bravatas e de bravateiros, onde quase tudo se qualifica no superlativo, apagão não é novidade e nem deixará de ser a continuar-se a tratar problemas plenamente previsíveis de forma pouco profissional. De nada adianta levarmos a fama de possuir Itaipú, uma das maiores usinas hidroelétricas do mundo, e não possuir linhas de transmissão suficientes para fazer chegar energia aos mais diversos pontos do Brasil com eficiência e segurança. É mais ou menos como construir um super jato e não ter pista suficiente para decolar... Os transtornos e cáos provocados pelo novo apagão desta semana, que atingiram cerca de 100 milhões de pessoas, mostra a fragilidade e despreparo do país em determinados segmentos de extrema importância. Estratégicamente, o Brasil demonstrou para o mundo que um de seus diversos calcanhares de "Aquiles" é o fornecimento de energia elétrica... Basta ocorrer pane num determinado lugar para que grande parte do país (neste caso 18 estados), por efeito cascata, também entre em pane (e a população em pânico). Nesta semana, em particular, os noticiários ocupam boa parte dos espaços com entrevistas com técnicos e tecnocratas na tentativa de se encontrar as origens desse apagão e eventuais responsabilidades. No programa "Bom Dia São Paulo" (Rede Globo), que foi ao ar na manhã desta quarta-feira (11), a entrevistada Dilma Seli Pena, Secretária do Saneamento e Energia de São Paulo (maior estado afetado pelo apagão), reconhecida profissional do setor e que detém currículo impecável, afirmou que o problema teve origem em Itaipú e que o apagão deve-se ao fato das linhas de transmissão serem insuficientes e, por decorrência, estarem sobrecarregadas. E mais, não descartou a hipótese de que novos problemas do gênero venham a ocorrer. Concluiu que o problema é antigo e a saída é o Governo Federal "licitar logo" novas linhas de transmissão. (grifo meu) No momento em que o país tenta jogar sob o tapete suas mazelas (segurança pública - crime organizado, contrabando de armas e drogas -, saúde, transporte, habitação e as barbáries cometidas por organizações "sem isso ou aquilo" que invadem, saqueiam, matam e depredam propriedades rurais impunemente, o apagão passa a ser a "bola da vez". Até que outro fato lamentável ocorra? Não, é preciso dar um basta. Que os governos deixem de lado barreiras políticas e elejam suas mazelas como prioridades. Francamente, assim não dá! Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Fiscalização nas faixas para pedestres. Embora ainda aquém das necessidades, a fiscalização através de agentes do DSV e Guarda Municipal junto às faixas, vem melhorando sensivelmente a segurança de pedestres, principalmente de idosos e estudantes, nos horários de pico. Um estudo visa implantar semáforos nos pontos mais críticos, como nas praças de Jaguaribe e Abernéssia e no cruzamento junto às Pernambucanas. Com ruas estreitas e aumento de veículos nos fins de semana, gerar mais vagas para estacionar em Campos do Jordão continua sendo sério problema e um desafio para o DSV.

Pedintes e dependentes químicos. Esse é um grave problem nacional mas que nem por isso deve ficar de lado. Dependentes químicos, principalmente de álcool perambulam pela cidade, gerando situações tristes e constrangedoras. São vítimas de uma sociedade pouco justa mas que precisa encarar de frente esse grave problema social. Apesar dos esforços pontuais é necessário que se promovam ações para recolher os que desejarem se tratar, dando também acompanhamento psicológico, oferecendo cursos profissionalizantes, dotando-os de qualificações para que possam voltar a conviver socialmente e superando essa fase ruim. Todos merecem ter a chance de retomar o rumo da vida.

Festival Gastronômico das Frutas Vermelhas. A Associação Cozinha da Montanha dá início neste fim de semana ao Festival da Frutas Vermelhas, evento onde seus 25 Top restaurantes associados incluem no cardápio pratos salgados e doces que se harmonizam com frutas pruduzidas na região, como framboesas, amoras, mirtilos etc. Saiba mais na página 5. Gourmet Campos do Jordão. A empresa do Grupo Moura Magalhães (Ludwig,Davos e Free Hand), especializada na elaboração industrial de alimentos, participou do XVI Congresso Brasileiro de Infectologia, em Maceió. A gourmet foi escolhida pela da Johnson & Johnson do Brasil para elaborar lunch boxes. Em Campos ela presta serviços à eventos e hotelaria.

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista, que em Campos. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Anvisa proíbe câmaras de bronzeamento artificial. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária acaba de proibir em todo território nacional a utilização de câmaras que imitem radiação ultravioleta para bronzeamento artificial. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a exposição a esse ráio aumenta o risco de câncer. Ficam fora da proibição equipamentos para uso medicinal, como em casos de psoríase ou odontológico, desde que registrados na Anvisa.

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte ao quartel do Corpo de Bombeiros. Parque do Estado e Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada.

Apagão: aparelhos queimados. Com o novo apagão, milhares de aparelhos eletro-eletrônicos foramdanificados. O prazo para pedir ressarcimento é curto. Corra!

27º Festival da Viola "José Correa Cintra". Aconteceu com sucesso, de 05 a 08 de novembro, em Campos do Jordão. Confira o resultado na coluna "Curtas e Grossas", na página 3.

13 de Novembro de 2009

ECONOMIA: CSS é só mais um imposto Saúde lança manual online para controle por Marcos Cintra* da população de cães e gatos no Estado Tenho uma relação de amor e ódio com a CPMF. Esse sentimento contaminou minha avaliação da CSS (Contribuição Social para a Saúde) que o governo deseja criar. Há quase vinte anos propus a implantação no Brasil do Imposto Único (IUT). A idéia era acabar com todo o absurdo sistema de tributos que ainda perdura no Brasil, e substituí-lo por um único imposto sobre movimentação financeira. Fazia, e ainda faz sentido, utilizar a movimentação financeira como base tributária, uma vez que ela incorpora todos os fatos econômicos que hoje são alcançados por diferentes impostos. Ela é a síntese de todas as formas de cobrança de tributos conhecidas e poderia ser o único imposto, arrecadado de forma automática, sem custos e sem sonegação. A alíquota seria de 2,8% no débito e no crédito de cada lançamento bancário nas contas-correntes nos bancos. Assim continuaria havendo imposto de renda sobre rendimentos, tributação sobre circulação de mercadorias e serviços e sobre folha de pagamentos. Mas todos com alíquota unificada de 2,8%, ao invés dos 27,5% de Imposto de Renda, 18% de ICMS ou 20% sobre a folha de salários das empresas para o INSS.

Melhor Preço! Melhor Avaliação! Av. Frei Orestes Girardi, 537. Fones: (12) 3664-3663 - 3662-4906 Cel.: (12) 9782-2455.

casado 847.pmd

2

A recriação da CPMF, agora chamada CSS, é mais uma agressão ao contribuinte porque será apenas um imposto a mais que vai impor maior carga tributária ao setor produtivo e à classe média. Se esse tributo fosse o ponto de partida para ir aos poucos substituindo impostos caros e ineficientes como o INSS patronal, a Cofins, o Imposto de Renda e outros a sociedade deveria bradar um sonoro sim para sua criação. Mas, como ele servirá para aumentar o esfolamento de quem trabalha e produz a sociedade deveria se organizar e rejeitá-lo. _________________________________________________________________________ Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org http://twitter.com/marcoscintra

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza no site www.ccd.saude.sp.gov.br , a partir desta semana, o novo manual de recomendações para controle de população de cães e gatos no Estado. Todos os 645 municípios paulistas devem seguir as recomendações do manual, que passou por uma ampla revisão. Desde 2006 a edição não era revisada. No manual os municípios podem obter informações de educação para a promoção da saúde, legislação e políticas públicas, registro e identificação de cães e gatos, controle e reprodução de cães e gatos, entre outros. Desde 2008 entrou em vigor no Estado de São Paulo a lei que proíbe a eutanásia dos animais de estimação (cães e

“Com a lei em vigor é de extrema importância que os municípios desenvolvam ações de registro e identificação, adoção, campanhas educativas e o controle reprodutivo dos animais” gatos) nos serviços de controle animal dos municípios (Departamentos de Controle de Zoonoses), como forma de controle populacional. “Com a lei em vigor é de extrema importância que os municípios desenvolvam ações de registro e identificação, adoção, campanhas educativas e controle reprodutivo de cães e gatos”, afirma Luciana Gomes, responsável pelo programa de controle de populações de cães e gatos do Estado. O manual segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além do manual a Secretaria implantou o Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (FOCA). O curso tem a fi-

nalidade de contribuir para a capacitação de médicos-veterinários, gestores dos serviços de controle de zoonoses e funcionários que realizam o manejo de cães e gatos. “O nosso desafio é a implantação dos programas com foco na promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças, de acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), associadas ao bem-estar animal e à preservação do meio ambiente, refletindo na qualidade de vida da população”, completa Luciana. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.

CHAMADA GERAL! Sugestões para melhorar o trânsito Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização;

Palavras Cruzadas DIRETAS

Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

Autor: Roberto Conte

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade;

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos.

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade;

Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

Confira o resultado

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade?

DROGARIA CENTRAL

ALÔ Estrada de Ferro Campos do Jordão.: Quando irá cum-

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos?

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

Compra - Venda - Consignação

Infelizmente, o governo utilizou a proposta do IUT para criar um novo imposto, a CPMF, além de todos os já existentes. Aproveitou-se a mecânica operacional do projeto inicial, mas ignorou-se a sua filosofia simplificadora. Nesse sentido, a CPMF foi uma afronta, que agrediu os princípios básicos do Imposto Único. Aquele ato de violência gerou uma profunda antipatia popular pela proposta que em realidade foi concebida para ser um sucedâneo do atual sistema tributário, e não para ser mais um de seus tentáculos fiscalistas. Por outro lado, a CPMF permitiu testar a eficácia de um imposto sobre movimentação financeira. O teste comprovou tratar-se de um tributo eficiente, com enorme potencial arrecadador, e absolutamente justo, pois elimina a sonegação É um imposto eficiente, barato e simples.

Eutanásia para controle de população está proibida. Todos os municípios devem seguir as recomendações do manual

- Assessoria Contábil

Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ.

Veículos novos e usados

A recriação da CPMF, agora chamada CSS, é mais uma agressão ao contribuinte porque será apenas um imposto a mais que vai impor maior carga tributária ao setor produtivo e à classe média.

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão.

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

SHOP CAR

página 7

M.C. Contabilidade

Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S. José dos Campos-SP

T E C O

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

Outras informações pelo fone: 3668-8300

&

13 de Novembro de 2009

prir o que determina a lei e implantar sinalizadores visuais e sonoros nas passagens de nível?

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

13/11/2009, 14:05


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Leia o Jornal Campos do Jordão & Cia e a Revista-guia "Encantos e Sabores" na WEB, ambas online no UOL. Basta você cessar os sites: www.jornaldecampos.com.br www.encantosesabores.com.br O Jornal, com rico acervo digital dos últimos 10 anos e a Revista com textos e imagens em PDF e mais os links e banners de todos anunciantes para você se comunicar.

"Campos do Jordão & Cia", onde você estiver! 20 anos prestando serviço e informando"

ANÚNCIOS CLASSIFICADOS NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES Emprego em Ubatuba Restaurante Donana contrata:

Alugo apto em Ubatuba na Praia Grande

Cozinheiro, Pizzaiolo e Ajudante de Cozinha com experiência. Oferece alojamento. Informações c/Rosângela: (12) 3842-0693.

Próx. areia, p/ até 5 pessoas (12) 3662.5006 // 9711.5568.

Vendo Gol Special 98/99 Bom estado, R$ abaixo da tabela Fones: (12) 3663-1330 / 8176-2198

Veículos Vendo ou Troco (12) 9786-2161 - Moretti Ford Ranger 4x4: , cabine dupla, diesel, prata, 2001, completa e em excelente estado. Buggy BRM-8 ano 2009, vermelho flash, capota e estofamento champanhe, rodas, com 1300km

Vendo Bomba Sapo

Amplif. Meteoro G-200

para poços e nascentes

Com 200 wats de potência e dois falantes de 12": (12) 97082151.

Com 900 wats para 1 polegada revisada. Tratar: (12) 9772-2285.

Lingerie De Millus Vendo: ótimos preços! Últimos lançamentos Ligue: (12) 9185-1260

Estantes de Aço

(12) 3664-1675

COMUNICADOS E EDITAIS COMUNICADO André Vinícius da Silva Machado torna público que recebeu da CETESB a Licença de Operação º 69000012, válida até 09/11/2014, para combustíveis para veículos automotores (Postos Revendedores), comércio à Av. Emílio Ribas, 1080, Posto Esso, Vila Capivari, em Campos do Jordão-SP. COMUNICADO Diego Parajo Florize de Oliveira, portador da CTPS 18836/00278-SP, tendo em vista sua ausência ao trabalho, solicitamos seu comparecimento no Hotel Colônia Campos do Jordão, sito à Rua Deodoro Moraes da Fonseca, nº 205 - Bela Vista - Campos do Jordão/SP, para o cumprimento dos termos de seu contrato de trabalho. APCEF/SP Associação de Pessoal da CEFSP. COMUNICADO DE ABANDONO DE EMPREGO Manoel Oswaldo Young Rodrigues Culinária - ME, empresa inscrita no CNPJ sob nº 07.889.164/0001-60, sito a Av. Antonio Nicola Padula, 42 - Vila Capivari, Campos do Jordão-SP, comunica o abandono de emprego da Sra. Maria Aparecida da Silva, CTPS nº 87.617 - Série 00272/SP, pois não comparece ao trabalho desde o dia 10/10/2009.

casado 847.pmd

3

13 de Novembro de 2009

SAÚDE: Tudo o que os obesos precisam saber sobre diabetes OMS lança alerta sobre a importância do combate à obesidade como prevenção ao diabetes A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional para o Diabetes (IDF) estimam que, pelo menos, metade de todos os casos de diabetes tipo 2 poderiam ser prevenidos se fosse evitado o ganho de peso excessivo. No próximo sábado (14), será comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, é importante alertar a população para os fatores que desencadeiam essa doença, entre os quais, o principal é a obesidade. Para isso foi desenvolvida, em parceria com o Instituto Minha Escolha, e apoiada pelo laboratório farmacêutico Germed Pharma, a Campanha Nacional de Combate à Obesidade, uma iniciativa que visa alertar a população sobre a melhor forma de prevenir o surgimento do diabetes tipo 2 por meio de uma vida mais saudável. A obesidade, cada vez mais comum, é um dos pontos

de partida para a doença. Nas pessoas com excesso de peso, o risco de sofrer de diabetes tipo 2 passa a ser três vezes superior ao das pessoas com peso normal. Isto porque, o aumento do tecido gorduroso, particularmente no abdômen, leva à produção exagerada de substâncias que interferem com a ação da insulina produzida no pâncreas. Além disso, o diabetes e a obesidade estão entre as doenças que mais crescem no mundo e são as responsáveis por mais da metade das complicações cardiovasculares. Existem dois tipo de diabetes, o tipo 1, mais comum na idade infantil e na adolescência, em que, por um processo de auto-imunização, destrói as células de insulina do corpo. E o diabetes tipo 2, em que o organismo produz insulina, que mesmo em quantidade excessiva não funciona direito. Assim, as células não conseguem metabolizar de forma suficiente a glicose da corrente sanguínea. A incidência desse tipo de

diabetes aumenta à medida que as pessoas ganham peso, principalmente, se já têm outros membros da família, como pai, mãe, avós, com a doença. Se considerarmos que no Brasil temos aproximadamente 9 milhões de pessoas com diabetes tipo 2, cerca de 75% dos casos são em pessoas que detêm um certo grau de obesidade. “Mudanças nos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas são essenciais. E, se a pessoa não demorou muito para decidir combater a gordura abdominal, o quadro de diabetes, por exemplo, pode ser revertido”, explica Dr. Márcio Mancini, presidente da ABESO. Por isso, mudanças de estilo de vida simples como alimentar-se de maneira saudável e exercitar-se são o caminho mais eficaz e rápido para afastar a obesidade e o sobrepeso, fatores de risco importantes para o diabetes tipo 2. Combater a obesidade é também uma forma de prevenir o diabetes. Fonte: Bárbara Anny.

13 de Novembro de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 3

Curtas & Grossas Faturamento das MPES paulistas cai 0,4% Rádio Emissora está perdendo a identidade A "Rádio Emissora de Campos do Jordão - AM", uma das mais antigas do Brasil, com 62 anos de atividades (07/09/1947), passa por uma fase ruim. Arrendada por vezes, retornou recentemente para sua origem, a Rede Bandeirantes, mas por motivos desconhecidos demitiu quase todos funcionários,mantendo apenas dois deles para operar o áudio. Assim, sua programação passou a ser uma retransmissão de outra emissora do Grupo, a Rádio Nativa - FM (de São Paulo) com várias e longas interrupções técnicas. Para a população jordanense que durante mais de meio século se manteve ligada na Emissora, com sua programação eclética e voltada para a cidade e região, a retransmissão de programação de outra emissora de fora "faz perder a identidade da rádio local". Antes da mudança, linhas diretas transmitiam ao vivo todos os eventos culturais, desfiles, reuniões na Câmara Municipal, cerimônias religiosas, shows, festivais, dentre outros tantos eventos que a tornaram líder de audiência na região serrana. Com a palavra a Rede Bandeirantes: quando "nossa" emissora voltará ao ar?

UNITAU promove Encontro Regional de Rádio A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou esta semana o 4º Encontro Regional de Rádio. O encontro teve como objetivo estreitar relações entre profissionais de mercado e a comunidade acadêmica, bem como enfocar assuntos relevantes para a formação dos alunos dos cursos de Comunicação.

Jantar Beneficente Thanksgiving Mantendo a tradição, o Grupo de Ação Social - GANSO, realizará no próximo dia 26 de novembro o Jantar de Ação de Graças. O evento vai acontecer no Restaurant Le Foyer (Pousada La Villette) a partir das 20 horas, com a costumeira alegria e descontração, sorteios e música ao vivo. O preço do convite por pessoa é de 100 reais e a renda será integralmente revertida para as ações sociais promovidas pela entidade. Para reservas (há número limitado de participantes) ligue: (12) 3663-1444 / 3663-2767.

Apesar da queda, donos das MPEs estão otimistas. Em outubro, 45% declararam acreditar em melhora do faturamento nos próximos 6 meses A receita das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas caiu 0,4% em setembro em relação a agosto deste ano. Trata-se da primeira variação negativa registrada na receita na comparação mês a mês desde abril de 2009. O resultado foi puxado principalmente pelo comércio, que teve retração de 2,7%. O fato de agosto ter contado com as vendas do Dia dos Pais contribuiu para a retração da receita na comparação agosto x setembro. Em contrapartida, os setores da indústria e de serviços tiveram variação positiva de 4,4% e 0,9%, respectivamente, na comparação de agosto e setembro deste ano. Na comparação de 12 meses (setembro de 2008 a setembro de 2009), a retração foi de 5,3%. O setor de serviços puxou a queda (-12,7%). No mesmo período, a indústria teve redução de 1,9% no faturamento, enquanto o comércio teve perda de 2,8%. “É preciso lembrar que setembro de 2008, quando as MPEs haviam sido pouco afeta-

das pela crise, teve o melhor resultado de faturamento para as MPEs durante todo o ano passado. Portanto, a base de comparação foi relativamente forte. Além disso, o mês de setembro de 2008 teve um dia útil a mais que setembro deste ano”, ressalta Milton Dallari, diretor adm. financeiro do Sebrae-SP. Em termos absolutos, o universo das MPEs paulistas registrou em setembro deste ano receita total de R$ 22,6 bilhões. Na comparação mês a mês (agosto a setembro de 2009), o faturamento sofreu redução de R$ 98 milhões. Já na comparação de 12 meses (setembro de 2008 a setembro de 2009), a diminuição na receita foi de R$ 1,3 bilhão. Na média, a receita real das MPEs paulistas foi de R$ 17.042, em setembro deste ano. Pedro João Gonçalves, consultor da entidade, explica que os serviços prestados às empresas particularmente puxaram o índice para baixo. Entre as atividades de serviços prestados, em geral, às grandes empresas destacam-se: serviços de contabilidade, advocacia, arqui-

tetura, vigilância e limpeza. Por regiões do estado, as micro e pequenas empresas do Interior foram as que tiveram maior queda (- 6,1%) no faturamento em 12 meses (setembro de 2008 a setembro de 2009). Nas MPEs da Região Metropolitana de São Paulo e do Grande ABC a redução na receita foi de 4,3% e 1,9%, respectivamente. Na Capital foi de 4,4%. Expectativas Apesar da queda no faturamento, os proprietários das MPEs estão relativamente mais otimistas. Em outubro, 45% dos donos de MPEs declararam acreditar em melhora do faturamento da sua empresa nos próximos seis meses e 43% apostam na melhora do nível da atividade econômica nos próximos seis meses. Esses foram os principais resultados da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada em setembro de 2009, com a colaboração da Fundação Seade. A pesquisa monitora mensalmente o desempenho de 2,7 mil MPEs em todo o estado, apresentando também dados para

quatro regiões: Capital (cidade de São Paulo), Grande ABC, Região Metropolitana de São Paulo (39 municípios) e Interior. As MPEs e a economia O impacto da crise financeira internacional no Brasil foi menor que nas chamadas “economias avançadas” - como a dos Estados Unidos e de países da Europa Ocidental – onde são projetadas quedas expressivas no Produto Interno Bruto (PIB). O consultor do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves, explica que o desempenho da economia brasileira vem sendo sustentado pelo crescimento do mercado interno devido à manutenção do poder aquisitivo da população. “O controle da inflação também colabora para esse resultado”, acrescenta. Por isso, Gonçalves acredita que os segmentos mais ligados ao mercado interno e cujo consumo dependa mais da renda do que do crédito se recuperem em primeiro lugar como, por exemplo, comércio e serviços prestados ao consumidor. Fonte: Alice Castanheira/ Marketing e Com. Sebrae-SP.

Presidente Lula cancela visita à Campos Segundo sua assessoria, devido a alguns imprevistos, não virão para Campos do Jordão o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Educação, Fernando Haddad. A visita estava prevista para acontecer nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, onde participariam da solenidade de inauguração do Instituto Federal de Campos do Jordão. A inauguração oficial, já que a escola já funciona normalmente há seis meses, fica portanto adiada.

30º Festival da Viola José Corrêa Cintra Mais uma vez o Festival da Viola José Corrêa Cintra cumpriu seu papel de descobrir novos valores e preservar a autêntica musica sertaneja. Vencedores de 2009 - Individual: 1º Teddy Berrante, de Tremembé, com Filho Adotivo (69 pontos); 2º Lugar - Osvaldo Godoy, de Campos do Jordão, com Ta rindo di que? (68); 3º - Paulo Ferreira, de Campos do Jordão, com Fazenda São Francisco (63,5). Duplas: 1º Jr. Violeiro & Zé Henrique, de São J. dos Campos, com Começo de Carreira (78 pontos); 2ºVinicius & Gabriel, de Campos do Jordão, com Canarinho Prisioneiro (72,5) e em 3º João Batista & Cristiano, de Bom Repouso-MG, com O Mundo de Hoje (72 pontos). Ainda se apresentaram: Coral da Ajape, Cintia & Vanessa. Finalizando, o cantor Andre Martins.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

13/11/2009, 14:05

Av. Dr. Januário Miráglia, 500 - Mezanino 2 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão-SP Telefones (12) 3662-5376 e 7812-2882 ID 80* 37383 Nesta segunda-feira, 16.11.2009, será inaugurada a nova empresa contábil na cidade, Líder Assessoria Contábil. Como sempre, um escritório de vanguarda, com idéias inovadoras e avançadas e que oferecerá um tratamento personalizado aos seus clientes através da constante modernização de seus recursos. Ainda, ambicionará a adequar-se às suas necessidades e apresentar um serviço atualizado e dinâmico. Por conta desse compromisso, previamente assumido, conheça um pouco de nossa história. Missão A Líder Assessoria Contábil - empresa expressamente idônea - tem por objetivo irrefutável a transparência. Assim, está preocupada em manter a qualidade nos serviços prestados e em buscar a eficiência no atendimento a seus clientes. Histórico A Líder Assessoria Contábil - empresa prestadora de serviços de contabilidade e de consultoria - que está entrando no mercado nesse momento, conta com experiência desde 1995 de seu sócio majoritário Wagner Cardoso da Silva. Tendo iniciado sua atuação com grande performance no atendimento, conseguiu angariar uma clientela formada por empresas das mais diversas atividades, tais como: comércio, prestadores de serviços, condomínios e associações. Valores Por essa breve descrição, ainda a Líder Assessoria Contábil tem por valorização os seguintes quesitos: - Parceria com clientes; - Trabalho em equipe; - Confiabilidade das informações - Agilidade e segurança; - Transparência; - Qualidade; - Responsabilidade; - Pontualidade; - Honra, ética e idoneidade


13 de Novembro de 2009

13 de Novembro de 2009

Saúde: A maconha é a droga mais Apagão: Você tem 90 dias para reclamar que o consumidor consumida por 67% dos adolescentes que “Éteverecomendável eletrodomésticos danificados A maconha lidera o rol de drogas mais utilizadas entre os adolescentes. O dado é fruto de levantamento realizado pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), na Capital, órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde, com jovens com idade entre 12 e 18 anos. Levantamento revela ainda que 2% dos adolescentes em tratamento experimentaram entorpecentes aos 7 anos. O crack e a cocaína aparecem em segundo lugar na preferência dos usuários. A pesquisa foi feita com base nos atendimentos realizados entre 2007 e 2009, com 112 jovens, e mostra que 59% dos usuários têm entre 14 e 16 anos. Quase a totalidade deles, 90%, é do sexo masculino. A maioria dos entrevistados, 67%, referiu-se a maconha como a droga mais consumida. “Quanto mais cedo os jovens iniciam o contato com as drogas, mais eminente o risco de desenvolverem dependência. Sem falar dos danos cerebrais, em uma fase essencial para a formação de muitas

“Quanto mais cedo os jovens iniciam o contato com as drogas, mais eminente o risco de desenvolverem dependência. células. O dado preocupa e serve de alerta para os pais, que devem permanecer alertas”, afirma Luizemir Lago, diretora da entidade Cratod. Ainda segundo o levantamento, 11% dos entrevistados apontam o crack como droga mais consumida e outros 11% a cocaína. Os inalantes aparecem em terceiro lugar com 4% da preferência, seguido do álcool e mesclado, ambos com 3%, e do tabaco com 2%. NOTA: O Cratod oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. O Centro fica localizado na Rua Prates, 165, Bom Retiro. Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde.

Festival Gastronômico de Frutas Vermelhas, Casa do Papai Noel e Mostra de Arranjos de Mesa e Cardápios abrem ciclo de eventos

Após a vistoria, em 15 dias a distribuidora deverá comunicar ao consumidor o resultado do pedido. Caso seja deferido, o pagamento deverá ser feito no prazo de 20 dias”

Para Dra. Ana Luisa Porto Borges, advogada de Direito Civil do Peixoto e Cury Advogados, “a empresa que teve qualquer prejuízo com máquinas ou aparelhos provocados pelo apagão deve procurar a Aneel, no telefone 167, que designará um posto da distribuidora de energia local para preencher um formulário para abrir uma ocorrência administrativa. Após esse procedimento, a distruidora deverá realizar uma vistoria em dez dias. Nesta vistoria, se ficar comprovado que o produto foi danificado em virtude do apagão, a distribuidora deverá ressarcir a empresa. A empresa pode recorrer também direto ao Judiciário, só que no Judiciário terá que provar o dano antes de entrar com a ação”. Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada / Cibele Cintra.

Com apoio de patrocinadores, a Prefeitura de Campos do Jordão fará a decoração da cidade. Desde o Portal até o Capivari, luzes, pórticos e enfeites natalinos ocuparão os espaços públicos. A partir de 14 de novembro de 2009, o Grupo Cozinha da Montanha de Campos do Jordão estará lançando a Temporada Gastronômica do Natal na Montanha, do qual participam 25 dentre os melhores restaurantes da cidade, tendo como coadjuvantes pratos harmonizados com frutas vermelhas.

Safari: Pão de mel de frutas vermelhas

A proposta deste Festival Gastronômico é apresentar pratos especiais, tendo como acompanhamentos frutas vermelhas cultivadas na região, como amoras, framboesas e mirtilo, que irão enriquecer os pratos salgados e doces da temporada de verão. Em Capivari, visite também a Mostra de Ceias e Cardápios Natalinos e a Casa do Papai Noel.

Na imagem ao lado, Restaurante Lenz Gourmet: Taça de lagosta com frutas vermelhas Mais detalhes sobre o Festival Gastronômico no site: www.cozinhadamontanha.com.br

CARNES - PESCADOS - CHURRASQUEIRAS Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, maminha, costela, frango etc) Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

4

Ilustrações cedidas pela Secretaria de Turismo

Bistro Villa Casato: Torre de suspiros

CASA DO CHURRASCO

casado 847.pmd

página 5

Tem início em Campos do Jordão o Natal na Montanha 2009

FOTO:LUIZ GIÃO

Pesquisa revela ainda que 2% tiveram primeiro contato com drogas aos 7 anos

devido ao apagão ocorrido na noite de terça-feira (10/11) procure a companhia distribuidora de energia, solicitando uma vistoria para verificação da extensão dos danos”, afirma Dra. Daniela Francisca Lima, advogada especialista em Direito Cível do Innocenti Advogados Associados. Ainda segundo a advogada, existe uma resolução da Aneel que regulamenta os prazos e a forma de reivindicação dos prejuízos para este tipo de situação. Neste caso, “o consumidor tem o prazo de 90 dias para notificar o problema, sendo que a distribuidora tem o prazo de 10 dias a partir de tal comunicação para realizar a vistoria, caindo o prazo para 1 dia em caso de aparelho que contenha produtos perecíveis (ex. geladeira). Após a vistoria, em 15 dias a distribuidora deverá comunicar ao consumidor o resultado do pedido. Caso seja deferido, o pagamento deverá ser feito no prazo de 20 dias”, destaca. “Caso o consumidor não seja atendido em sua solicitação, poderá ainda procurar os órgãos de defesa do consumidor, ou ainda os juizados especiais cíveis, de forma a obter o ressarcimento pelo prejuízo sofrido”, complementa Daniela.

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

FOTO:DOUGLAS FAGUNDES

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

13/11/2009, 14:05

FOTO:GIL RENÓ

página 4


13 de Novembro de 2009

13 de Novembro de 2009

Saúde: A maconha é a droga mais Apagão: Você tem 90 dias para reclamar que o consumidor consumida por 67% dos adolescentes que “Éteverecomendável eletrodomésticos danificados A maconha lidera o rol de drogas mais utilizadas entre os adolescentes. O dado é fruto de levantamento realizado pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), na Capital, órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde, com jovens com idade entre 12 e 18 anos. Levantamento revela ainda que 2% dos adolescentes em tratamento experimentaram entorpecentes aos 7 anos. O crack e a cocaína aparecem em segundo lugar na preferência dos usuários. A pesquisa foi feita com base nos atendimentos realizados entre 2007 e 2009, com 112 jovens, e mostra que 59% dos usuários têm entre 14 e 16 anos. Quase a totalidade deles, 90%, é do sexo masculino. A maioria dos entrevistados, 67%, referiu-se a maconha como a droga mais consumida. “Quanto mais cedo os jovens iniciam o contato com as drogas, mais eminente o risco de desenvolverem dependência. Sem falar dos danos cerebrais, em uma fase essencial para a formação de muitas

“Quanto mais cedo os jovens iniciam o contato com as drogas, mais eminente o risco de desenvolverem dependência. células. O dado preocupa e serve de alerta para os pais, que devem permanecer alertas”, afirma Luizemir Lago, diretora da entidade Cratod. Ainda segundo o levantamento, 11% dos entrevistados apontam o crack como droga mais consumida e outros 11% a cocaína. Os inalantes aparecem em terceiro lugar com 4% da preferência, seguido do álcool e mesclado, ambos com 3%, e do tabaco com 2%. NOTA: O Cratod oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. O Centro fica localizado na Rua Prates, 165, Bom Retiro. Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde.

Festival Gastronômico de Frutas Vermelhas, Casa do Papai Noel e Mostra de Arranjos de Mesa e Cardápios abrem ciclo de eventos

Após a vistoria, em 15 dias a distribuidora deverá comunicar ao consumidor o resultado do pedido. Caso seja deferido, o pagamento deverá ser feito no prazo de 20 dias”

Para Dra. Ana Luisa Porto Borges, advogada de Direito Civil do Peixoto e Cury Advogados, “a empresa que teve qualquer prejuízo com máquinas ou aparelhos provocados pelo apagão deve procurar a Aneel, no telefone 167, que designará um posto da distribuidora de energia local para preencher um formulário para abrir uma ocorrência administrativa. Após esse procedimento, a distruidora deverá realizar uma vistoria em dez dias. Nesta vistoria, se ficar comprovado que o produto foi danificado em virtude do apagão, a distribuidora deverá ressarcir a empresa. A empresa pode recorrer também direto ao Judiciário, só que no Judiciário terá que provar o dano antes de entrar com a ação”. Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada / Cibele Cintra.

Com apoio de patrocinadores, a Prefeitura de Campos do Jordão fará a decoração da cidade. Desde o Portal até o Capivari, luzes, pórticos e enfeites natalinos ocuparão os espaços públicos. A partir de 14 de novembro de 2009, o Grupo Cozinha da Montanha de Campos do Jordão estará lançando a Temporada Gastronômica do Natal na Montanha, do qual participam 25 dentre os melhores restaurantes da cidade, tendo como coadjuvantes pratos harmonizados com frutas vermelhas.

Safari: Pão de mel de frutas vermelhas

A proposta deste Festival Gastronômico é apresentar pratos especiais, tendo como acompanhamentos frutas vermelhas cultivadas na região, como amoras, framboesas e mirtilo, que irão enriquecer os pratos salgados e doces da temporada de verão. Em Capivari, visite também a Mostra de Ceias e Cardápios Natalinos e a Casa do Papai Noel.

Na imagem ao lado, Restaurante Lenz Gourmet: Taça de lagosta com frutas vermelhas Mais detalhes sobre o Festival Gastronômico no site: www.cozinhadamontanha.com.br

CARNES - PESCADOS - CHURRASQUEIRAS Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, maminha, costela, frango etc) Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

4

Ilustrações cedidas pela Secretaria de Turismo

Bistro Villa Casato: Torre de suspiros

CASA DO CHURRASCO

casado 847.pmd

página 5

Tem início em Campos do Jordão o Natal na Montanha 2009

FOTO:LUIZ GIÃO

Pesquisa revela ainda que 2% tiveram primeiro contato com drogas aos 7 anos

devido ao apagão ocorrido na noite de terça-feira (10/11) procure a companhia distribuidora de energia, solicitando uma vistoria para verificação da extensão dos danos”, afirma Dra. Daniela Francisca Lima, advogada especialista em Direito Cível do Innocenti Advogados Associados. Ainda segundo a advogada, existe uma resolução da Aneel que regulamenta os prazos e a forma de reivindicação dos prejuízos para este tipo de situação. Neste caso, “o consumidor tem o prazo de 90 dias para notificar o problema, sendo que a distribuidora tem o prazo de 10 dias a partir de tal comunicação para realizar a vistoria, caindo o prazo para 1 dia em caso de aparelho que contenha produtos perecíveis (ex. geladeira). Após a vistoria, em 15 dias a distribuidora deverá comunicar ao consumidor o resultado do pedido. Caso seja deferido, o pagamento deverá ser feito no prazo de 20 dias”, destaca. “Caso o consumidor não seja atendido em sua solicitação, poderá ainda procurar os órgãos de defesa do consumidor, ou ainda os juizados especiais cíveis, de forma a obter o ressarcimento pelo prejuízo sofrido”, complementa Daniela.

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

FOTO:DOUGLAS FAGUNDES

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

13/11/2009, 14:05

FOTO:GIL RENÓ

página 4


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Leia o Jornal Campos do Jordão & Cia e a Revista-guia "Encantos e Sabores" na WEB, ambas online no UOL. Basta você cessar os sites: www.jornaldecampos.com.br www.encantosesabores.com.br O Jornal, com rico acervo digital dos últimos 10 anos e a Revista com textos e imagens em PDF e mais os links e banners de todos anunciantes para você se comunicar.

"Campos do Jordão & Cia", onde você estiver! 20 anos prestando serviço e informando"

ANÚNCIOS CLASSIFICADOS NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES Emprego em Ubatuba Restaurante Donana contrata:

Alugo apto em Ubatuba na Praia Grande

Cozinheiro, Pizzaiolo e Ajudante de Cozinha com experiência. Oferece alojamento. Informações c/Rosângela: (12) 3842-0693.

Próx. areia, p/ até 5 pessoas (12) 3662.5006 // 9711.5568.

Vendo Gol Special 98/99 Bom estado, R$ abaixo da tabela Fones: (12) 3663-1330 / 8176-2198

Veículos Vendo ou Troco (12) 9786-2161 - Moretti Ford Ranger 4x4: , cabine dupla, diesel, prata, 2001, completa e em excelente estado. Buggy BRM-8 ano 2009, vermelho flash, capota e estofamento champanhe, rodas, com 1300km

Vendo Bomba Sapo

Amplif. Meteoro G-200

para poços e nascentes

Com 200 wats de potência e dois falantes de 12": (12) 97082151.

Com 900 wats para 1 polegada revisada. Tratar: (12) 9772-2285.

Lingerie De Millus Vendo: ótimos preços! Últimos lançamentos Ligue: (12) 9185-1260

Estantes de Aço

(12) 3664-1675

COMUNICADOS E EDITAIS COMUNICADO André Vinícius da Silva Machado torna público que recebeu da CETESB a Licença de Operação º 69000012, válida até 09/11/2014, para combustíveis para veículos automotores (Postos Revendedores), comércio à Av. Emílio Ribas, 1080, Posto Esso, Vila Capivari, em Campos do Jordão-SP. COMUNICADO Diego Parajo Florize de Oliveira, portador da CTPS 18836/00278-SP, tendo em vista sua ausência ao trabalho, solicitamos seu comparecimento no Hotel Colônia Campos do Jordão, sito à Rua Deodoro Moraes da Fonseca, nº 205 - Bela Vista - Campos do Jordão/SP, para o cumprimento dos termos de seu contrato de trabalho. APCEF/SP Associação de Pessoal da CEFSP. COMUNICADO DE ABANDONO DE EMPREGO Manoel Oswaldo Young Rodrigues Culinária - ME, empresa inscrita no CNPJ sob nº 07.889.164/0001-60, sito a Av. Antonio Nicola Padula, 42 - Vila Capivari, Campos do Jordão-SP, comunica o abandono de emprego da Sra. Maria Aparecida da Silva, CTPS nº 87.617 - Série 00272/SP, pois não comparece ao trabalho desde o dia 10/10/2009.

casado 847.pmd

3

13 de Novembro de 2009

SAÚDE: Tudo o que os obesos precisam saber sobre diabetes OMS lança alerta sobre a importância do combate à obesidade como prevenção ao diabetes A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional para o Diabetes (IDF) estimam que, pelo menos, metade de todos os casos de diabetes tipo 2 poderiam ser prevenidos se fosse evitado o ganho de peso excessivo. No próximo sábado (14), será comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, é importante alertar a população para os fatores que desencadeiam essa doença, entre os quais, o principal é a obesidade. Para isso foi desenvolvida, em parceria com o Instituto Minha Escolha, e apoiada pelo laboratório farmacêutico Germed Pharma, a Campanha Nacional de Combate à Obesidade, uma iniciativa que visa alertar a população sobre a melhor forma de prevenir o surgimento do diabetes tipo 2 por meio de uma vida mais saudável. A obesidade, cada vez mais comum, é um dos pontos

de partida para a doença. Nas pessoas com excesso de peso, o risco de sofrer de diabetes tipo 2 passa a ser três vezes superior ao das pessoas com peso normal. Isto porque, o aumento do tecido gorduroso, particularmente no abdômen, leva à produção exagerada de substâncias que interferem com a ação da insulina produzida no pâncreas. Além disso, o diabetes e a obesidade estão entre as doenças que mais crescem no mundo e são as responsáveis por mais da metade das complicações cardiovasculares. Existem dois tipo de diabetes, o tipo 1, mais comum na idade infantil e na adolescência, em que, por um processo de auto-imunização, destrói as células de insulina do corpo. E o diabetes tipo 2, em que o organismo produz insulina, que mesmo em quantidade excessiva não funciona direito. Assim, as células não conseguem metabolizar de forma suficiente a glicose da corrente sanguínea. A incidência desse tipo de

diabetes aumenta à medida que as pessoas ganham peso, principalmente, se já têm outros membros da família, como pai, mãe, avós, com a doença. Se considerarmos que no Brasil temos aproximadamente 9 milhões de pessoas com diabetes tipo 2, cerca de 75% dos casos são em pessoas que detêm um certo grau de obesidade. “Mudanças nos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas são essenciais. E, se a pessoa não demorou muito para decidir combater a gordura abdominal, o quadro de diabetes, por exemplo, pode ser revertido”, explica Dr. Márcio Mancini, presidente da ABESO. Por isso, mudanças de estilo de vida simples como alimentar-se de maneira saudável e exercitar-se são o caminho mais eficaz e rápido para afastar a obesidade e o sobrepeso, fatores de risco importantes para o diabetes tipo 2. Combater a obesidade é também uma forma de prevenir o diabetes. Fonte: Bárbara Anny.

13 de Novembro de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 3

Curtas & Grossas Faturamento das MPES paulistas cai 0,4% Rádio Emissora está perdendo a identidade A "Rádio Emissora de Campos do Jordão - AM", uma das mais antigas do Brasil, com 62 anos de atividades (07/09/1947), passa por uma fase ruim. Arrendada por vezes, retornou recentemente para sua origem, a Rede Bandeirantes, mas por motivos desconhecidos demitiu quase todos funcionários,mantendo apenas dois deles para operar o áudio. Assim, sua programação passou a ser uma retransmissão de outra emissora do Grupo, a Rádio Nativa - FM (de São Paulo) com várias e longas interrupções técnicas. Para a população jordanense que durante mais de meio século se manteve ligada na Emissora, com sua programação eclética e voltada para a cidade e região, a retransmissão de programação de outra emissora de fora "faz perder a identidade da rádio local". Antes da mudança, linhas diretas transmitiam ao vivo todos os eventos culturais, desfiles, reuniões na Câmara Municipal, cerimônias religiosas, shows, festivais, dentre outros tantos eventos que a tornaram líder de audiência na região serrana. Com a palavra a Rede Bandeirantes: quando "nossa" emissora voltará ao ar?

UNITAU promove Encontro Regional de Rádio A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou esta semana o 4º Encontro Regional de Rádio. O encontro teve como objetivo estreitar relações entre profissionais de mercado e a comunidade acadêmica, bem como enfocar assuntos relevantes para a formação dos alunos dos cursos de Comunicação.

Jantar Beneficente Thanksgiving Mantendo a tradição, o Grupo de Ação Social - GANSO, realizará no próximo dia 26 de novembro o Jantar de Ação de Graças. O evento vai acontecer no Restaurant Le Foyer (Pousada La Villette) a partir das 20 horas, com a costumeira alegria e descontração, sorteios e música ao vivo. O preço do convite por pessoa é de 100 reais e a renda será integralmente revertida para as ações sociais promovidas pela entidade. Para reservas (há número limitado de participantes) ligue: (12) 3663-1444 / 3663-2767.

Apesar da queda, donos das MPEs estão otimistas. Em outubro, 45% declararam acreditar em melhora do faturamento nos próximos 6 meses A receita das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas caiu 0,4% em setembro em relação a agosto deste ano. Trata-se da primeira variação negativa registrada na receita na comparação mês a mês desde abril de 2009. O resultado foi puxado principalmente pelo comércio, que teve retração de 2,7%. O fato de agosto ter contado com as vendas do Dia dos Pais contribuiu para a retração da receita na comparação agosto x setembro. Em contrapartida, os setores da indústria e de serviços tiveram variação positiva de 4,4% e 0,9%, respectivamente, na comparação de agosto e setembro deste ano. Na comparação de 12 meses (setembro de 2008 a setembro de 2009), a retração foi de 5,3%. O setor de serviços puxou a queda (-12,7%). No mesmo período, a indústria teve redução de 1,9% no faturamento, enquanto o comércio teve perda de 2,8%. “É preciso lembrar que setembro de 2008, quando as MPEs haviam sido pouco afeta-

das pela crise, teve o melhor resultado de faturamento para as MPEs durante todo o ano passado. Portanto, a base de comparação foi relativamente forte. Além disso, o mês de setembro de 2008 teve um dia útil a mais que setembro deste ano”, ressalta Milton Dallari, diretor adm. financeiro do Sebrae-SP. Em termos absolutos, o universo das MPEs paulistas registrou em setembro deste ano receita total de R$ 22,6 bilhões. Na comparação mês a mês (agosto a setembro de 2009), o faturamento sofreu redução de R$ 98 milhões. Já na comparação de 12 meses (setembro de 2008 a setembro de 2009), a diminuição na receita foi de R$ 1,3 bilhão. Na média, a receita real das MPEs paulistas foi de R$ 17.042, em setembro deste ano. Pedro João Gonçalves, consultor da entidade, explica que os serviços prestados às empresas particularmente puxaram o índice para baixo. Entre as atividades de serviços prestados, em geral, às grandes empresas destacam-se: serviços de contabilidade, advocacia, arqui-

tetura, vigilância e limpeza. Por regiões do estado, as micro e pequenas empresas do Interior foram as que tiveram maior queda (- 6,1%) no faturamento em 12 meses (setembro de 2008 a setembro de 2009). Nas MPEs da Região Metropolitana de São Paulo e do Grande ABC a redução na receita foi de 4,3% e 1,9%, respectivamente. Na Capital foi de 4,4%. Expectativas Apesar da queda no faturamento, os proprietários das MPEs estão relativamente mais otimistas. Em outubro, 45% dos donos de MPEs declararam acreditar em melhora do faturamento da sua empresa nos próximos seis meses e 43% apostam na melhora do nível da atividade econômica nos próximos seis meses. Esses foram os principais resultados da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada em setembro de 2009, com a colaboração da Fundação Seade. A pesquisa monitora mensalmente o desempenho de 2,7 mil MPEs em todo o estado, apresentando também dados para

quatro regiões: Capital (cidade de São Paulo), Grande ABC, Região Metropolitana de São Paulo (39 municípios) e Interior. As MPEs e a economia O impacto da crise financeira internacional no Brasil foi menor que nas chamadas “economias avançadas” - como a dos Estados Unidos e de países da Europa Ocidental – onde são projetadas quedas expressivas no Produto Interno Bruto (PIB). O consultor do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves, explica que o desempenho da economia brasileira vem sendo sustentado pelo crescimento do mercado interno devido à manutenção do poder aquisitivo da população. “O controle da inflação também colabora para esse resultado”, acrescenta. Por isso, Gonçalves acredita que os segmentos mais ligados ao mercado interno e cujo consumo dependa mais da renda do que do crédito se recuperem em primeiro lugar como, por exemplo, comércio e serviços prestados ao consumidor. Fonte: Alice Castanheira/ Marketing e Com. Sebrae-SP.

Presidente Lula cancela visita à Campos Segundo sua assessoria, devido a alguns imprevistos, não virão para Campos do Jordão o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Educação, Fernando Haddad. A visita estava prevista para acontecer nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, onde participariam da solenidade de inauguração do Instituto Federal de Campos do Jordão. A inauguração oficial, já que a escola já funciona normalmente há seis meses, fica portanto adiada.

30º Festival da Viola José Corrêa Cintra Mais uma vez o Festival da Viola José Corrêa Cintra cumpriu seu papel de descobrir novos valores e preservar a autêntica musica sertaneja. Vencedores de 2009 - Individual: 1º Teddy Berrante, de Tremembé, com Filho Adotivo (69 pontos); 2º Lugar - Osvaldo Godoy, de Campos do Jordão, com Ta rindo di que? (68); 3º - Paulo Ferreira, de Campos do Jordão, com Fazenda São Francisco (63,5). Duplas: 1º Jr. Violeiro & Zé Henrique, de São J. dos Campos, com Começo de Carreira (78 pontos); 2ºVinicius & Gabriel, de Campos do Jordão, com Canarinho Prisioneiro (72,5) e em 3º João Batista & Cristiano, de Bom Repouso-MG, com O Mundo de Hoje (72 pontos). Ainda se apresentaram: Coral da Ajape, Cintia & Vanessa. Finalizando, o cantor Andre Martins.

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

13/11/2009, 14:05

Av. Dr. Januário Miráglia, 500 - Mezanino 2 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão-SP Telefones (12) 3662-5376 e 7812-2882 ID 80* 37383 Nesta segunda-feira, 16.11.2009, será inaugurada a nova empresa contábil na cidade, Líder Assessoria Contábil. Como sempre, um escritório de vanguarda, com idéias inovadoras e avançadas e que oferecerá um tratamento personalizado aos seus clientes através da constante modernização de seus recursos. Ainda, ambicionará a adequar-se às suas necessidades e apresentar um serviço atualizado e dinâmico. Por conta desse compromisso, previamente assumido, conheça um pouco de nossa história. Missão A Líder Assessoria Contábil - empresa expressamente idônea - tem por objetivo irrefutável a transparência. Assim, está preocupada em manter a qualidade nos serviços prestados e em buscar a eficiência no atendimento a seus clientes. Histórico A Líder Assessoria Contábil - empresa prestadora de serviços de contabilidade e de consultoria - que está entrando no mercado nesse momento, conta com experiência desde 1995 de seu sócio majoritário Wagner Cardoso da Silva. Tendo iniciado sua atuação com grande performance no atendimento, conseguiu angariar uma clientela formada por empresas das mais diversas atividades, tais como: comércio, prestadores de serviços, condomínios e associações. Valores Por essa breve descrição, ainda a Líder Assessoria Contábil tem por valorização os seguintes quesitos: - Parceria com clientes; - Trabalho em equipe; - Confiabilidade das informações - Agilidade e segurança; - Transparência; - Qualidade; - Responsabilidade; - Pontualidade; - Honra, ética e idoneidade


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Apagão revela nossa fragilidade No país das bravatas e de bravateiros, onde quase tudo se qualifica no superlativo, apagão não é novidade e nem deixará de ser a continuar-se a tratar problemas plenamente previsíveis de forma pouco profissional. De nada adianta levarmos a fama de possuir Itaipú, uma das maiores usinas hidroelétricas do mundo, e não possuir linhas de transmissão suficientes para fazer chegar energia aos mais diversos pontos do Brasil com eficiência e segurança. É mais ou menos como construir um super jato e não ter pista suficiente para decolar... Os transtornos e cáos provocados pelo novo apagão desta semana, que atingiram cerca de 100 milhões de pessoas, mostra a fragilidade e despreparo do país em determinados segmentos de extrema importância. Estratégicamente, o Brasil demonstrou para o mundo que um de seus diversos calcanhares de "Aquiles" é o fornecimento de energia elétrica... Basta ocorrer pane num determinado lugar para que grande parte do país (neste caso 18 estados), por efeito cascata, também entre em pane (e a população em pânico). Nesta semana, em particular, os noticiários ocupam boa parte dos espaços com entrevistas com técnicos e tecnocratas na tentativa de se encontrar as origens desse apagão e eventuais responsabilidades. No programa "Bom Dia São Paulo" (Rede Globo), que foi ao ar na manhã desta quarta-feira (11), a entrevistada Dilma Seli Pena, Secretária do Saneamento e Energia de São Paulo (maior estado afetado pelo apagão), reconhecida profissional do setor e que detém currículo impecável, afirmou que o problema teve origem em Itaipú e que o apagão deve-se ao fato das linhas de transmissão serem insuficientes e, por decorrência, estarem sobrecarregadas. E mais, não descartou a hipótese de que novos problemas do gênero venham a ocorrer. Concluiu que o problema é antigo e a saída é o Governo Federal "licitar logo" novas linhas de transmissão. (grifo meu) No momento em que o país tenta jogar sob o tapete suas mazelas (segurança pública - crime organizado, contrabando de armas e drogas -, saúde, transporte, habitação e as barbáries cometidas por organizações "sem isso ou aquilo" que invadem, saqueiam, matam e depredam propriedades rurais impunemente, o apagão passa a ser a "bola da vez". Até que outro fato lamentável ocorra? Não, é preciso dar um basta. Que os governos deixem de lado barreiras políticas e elejam suas mazelas como prioridades. Francamente, assim não dá! Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Fiscalização nas faixas para pedestres. Embora ainda aquém das necessidades, a fiscalização através de agentes do DSV e Guarda Municipal junto às faixas, vem melhorando sensivelmente a segurança de pedestres, principalmente de idosos e estudantes, nos horários de pico. Um estudo visa implantar semáforos nos pontos mais críticos, como nas praças de Jaguaribe e Abernéssia e no cruzamento junto às Pernambucanas. Com ruas estreitas e aumento de veículos nos fins de semana, gerar mais vagas para estacionar em Campos do Jordão continua sendo sério problema e um desafio para o DSV.

Pedintes e dependentes químicos. Esse é um grave problem nacional mas que nem por isso deve ficar de lado. Dependentes químicos, principalmente de álcool perambulam pela cidade, gerando situações tristes e constrangedoras. São vítimas de uma sociedade pouco justa mas que precisa encarar de frente esse grave problema social. Apesar dos esforços pontuais é necessário que se promovam ações para recolher os que desejarem se tratar, dando também acompanhamento psicológico, oferecendo cursos profissionalizantes, dotando-os de qualificações para que possam voltar a conviver socialmente e superando essa fase ruim. Todos merecem ter a chance de retomar o rumo da vida.

Festival Gastronômico das Frutas Vermelhas. A Associação Cozinha da Montanha dá início neste fim de semana ao Festival da Frutas Vermelhas, evento onde seus 25 Top restaurantes associados incluem no cardápio pratos salgados e doces que se harmonizam com frutas pruduzidas na região, como framboesas, amoras, mirtilos etc. Saiba mais na página 5. Gourmet Campos do Jordão. A empresa do Grupo Moura Magalhães (Ludwig,Davos e Free Hand), especializada na elaboração industrial de alimentos, participou do XVI Congresso Brasileiro de Infectologia, em Maceió. A gourmet foi escolhida pela da Johnson & Johnson do Brasil para elaborar lunch boxes. Em Campos ela presta serviços à eventos e hotelaria.

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista, que em Campos. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Anvisa proíbe câmaras de bronzeamento artificial. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária acaba de proibir em todo território nacional a utilização de câmaras que imitem radiação ultravioleta para bronzeamento artificial. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a exposição a esse ráio aumenta o risco de câncer. Ficam fora da proibição equipamentos para uso medicinal, como em casos de psoríase ou odontológico, desde que registrados na Anvisa.

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte ao quartel do Corpo de Bombeiros. Parque do Estado e Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada.

Apagão: aparelhos queimados. Com o novo apagão, milhares de aparelhos eletro-eletrônicos foramdanificados. O prazo para pedir ressarcimento é curto. Corra!

27º Festival da Viola "José Correa Cintra". Aconteceu com sucesso, de 05 a 08 de novembro, em Campos do Jordão. Confira o resultado na coluna "Curtas e Grossas", na página 3.

13 de Novembro de 2009

ECONOMIA: CSS é só mais um imposto Saúde lança manual online para controle por Marcos Cintra* da população de cães e gatos no Estado Tenho uma relação de amor e ódio com a CPMF. Esse sentimento contaminou minha avaliação da CSS (Contribuição Social para a Saúde) que o governo deseja criar. Há quase vinte anos propus a implantação no Brasil do Imposto Único (IUT). A idéia era acabar com todo o absurdo sistema de tributos que ainda perdura no Brasil, e substituí-lo por um único imposto sobre movimentação financeira. Fazia, e ainda faz sentido, utilizar a movimentação financeira como base tributária, uma vez que ela incorpora todos os fatos econômicos que hoje são alcançados por diferentes impostos. Ela é a síntese de todas as formas de cobrança de tributos conhecidas e poderia ser o único imposto, arrecadado de forma automática, sem custos e sem sonegação. A alíquota seria de 2,8% no débito e no crédito de cada lançamento bancário nas contas-correntes nos bancos. Assim continuaria havendo imposto de renda sobre rendimentos, tributação sobre circulação de mercadorias e serviços e sobre folha de pagamentos. Mas todos com alíquota unificada de 2,8%, ao invés dos 27,5% de Imposto de Renda, 18% de ICMS ou 20% sobre a folha de salários das empresas para o INSS.

Melhor Preço! Melhor Avaliação! Av. Frei Orestes Girardi, 537. Fones: (12) 3664-3663 - 3662-4906 Cel.: (12) 9782-2455.

casado 847.pmd

2

A recriação da CPMF, agora chamada CSS, é mais uma agressão ao contribuinte porque será apenas um imposto a mais que vai impor maior carga tributária ao setor produtivo e à classe média. Se esse tributo fosse o ponto de partida para ir aos poucos substituindo impostos caros e ineficientes como o INSS patronal, a Cofins, o Imposto de Renda e outros a sociedade deveria bradar um sonoro sim para sua criação. Mas, como ele servirá para aumentar o esfolamento de quem trabalha e produz a sociedade deveria se organizar e rejeitá-lo. _________________________________________________________________________ Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org http://twitter.com/marcoscintra

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza no site www.ccd.saude.sp.gov.br , a partir desta semana, o novo manual de recomendações para controle de população de cães e gatos no Estado. Todos os 645 municípios paulistas devem seguir as recomendações do manual, que passou por uma ampla revisão. Desde 2006 a edição não era revisada. No manual os municípios podem obter informações de educação para a promoção da saúde, legislação e políticas públicas, registro e identificação de cães e gatos, controle e reprodução de cães e gatos, entre outros. Desde 2008 entrou em vigor no Estado de São Paulo a lei que proíbe a eutanásia dos animais de estimação (cães e

“Com a lei em vigor é de extrema importância que os municípios desenvolvam ações de registro e identificação, adoção, campanhas educativas e o controle reprodutivo dos animais” gatos) nos serviços de controle animal dos municípios (Departamentos de Controle de Zoonoses), como forma de controle populacional. “Com a lei em vigor é de extrema importância que os municípios desenvolvam ações de registro e identificação, adoção, campanhas educativas e controle reprodutivo de cães e gatos”, afirma Luciana Gomes, responsável pelo programa de controle de populações de cães e gatos do Estado. O manual segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além do manual a Secretaria implantou o Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (FOCA). O curso tem a fi-

nalidade de contribuir para a capacitação de médicos-veterinários, gestores dos serviços de controle de zoonoses e funcionários que realizam o manejo de cães e gatos. “O nosso desafio é a implantação dos programas com foco na promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças, de acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), associadas ao bem-estar animal e à preservação do meio ambiente, refletindo na qualidade de vida da população”, completa Luciana. Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.

CHAMADA GERAL! Sugestões para melhorar o trânsito Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização;

Palavras Cruzadas DIRETAS

Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

Autor: Roberto Conte

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade;

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos.

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade;

Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

Confira o resultado

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade?

DROGARIA CENTRAL

ALÔ Estrada de Ferro Campos do Jordão.: Quando irá cum-

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos?

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

Compra - Venda - Consignação

Infelizmente, o governo utilizou a proposta do IUT para criar um novo imposto, a CPMF, além de todos os já existentes. Aproveitou-se a mecânica operacional do projeto inicial, mas ignorou-se a sua filosofia simplificadora. Nesse sentido, a CPMF foi uma afronta, que agrediu os princípios básicos do Imposto Único. Aquele ato de violência gerou uma profunda antipatia popular pela proposta que em realidade foi concebida para ser um sucedâneo do atual sistema tributário, e não para ser mais um de seus tentáculos fiscalistas. Por outro lado, a CPMF permitiu testar a eficácia de um imposto sobre movimentação financeira. O teste comprovou tratar-se de um tributo eficiente, com enorme potencial arrecadador, e absolutamente justo, pois elimina a sonegação É um imposto eficiente, barato e simples.

Eutanásia para controle de população está proibida. Todos os municípios devem seguir as recomendações do manual

- Assessoria Contábil

Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ.

Veículos novos e usados

A recriação da CPMF, agora chamada CSS, é mais uma agressão ao contribuinte porque será apenas um imposto a mais que vai impor maior carga tributária ao setor produtivo e à classe média.

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão.

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

SHOP CAR

página 7

M.C. Contabilidade

Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S. José dos Campos-SP

T E C O

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Plano próprio para assistência ambulatorial

Outras informações pelo fone: 3668-8300

&

13 de Novembro de 2009

prir o que determina a lei e implantar sinalizadores visuais e sonoros nas passagens de nível?

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

13/11/2009, 14:05


página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

13 de Novembro de 2009

ANO XX - Nº 847 13 de Novembro de 2009

Distribuição Gratuita

Vem aí a Edição de Verão da Revista Encantos e Sabores Dia 22 de Novembro é o prazo máximo para reserva de espaços!

"Mais um show de reportagens e imagens sobre o que Campos têm de melhor para oferecer" Também online no UOL www.encantosesabores.com.br Próxima edição em 21/12 Fechamento: 22/11/2009. Informações: (12) 3664-4368 // 3662-3506 // 3662-3090 (12) 9772-2285 ou: anuncio@encantosesabores.com.br

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Começa a V Caça Fotográfica Jornal Campos do Jordão & Cia Nosso objetivo é incentivar o conhecimento e a preservação da nossa fauna e flora. Nesta etapa o evento recebe apenas imagens de animais silvestres em seu estado natural (livres). Na última etapa nossa redação recebeu mais de 200 imagens Para participar basta enviar uma ou mais imagens em arquivo JPEG, com alta resolução (300 DPI), para nosso endereço na internet: redação@encantos esabores.com.br , citando no assunto "Caça Fotográfica Jornal Campos do Jordão & Cia". Esquilos - Foto de Elisabete Jorge Pessine

Quati - Foto enviada pelo fotógrafo Emerson Fernando Ferreira

Campos do Jordão

Matrículas abertas para o ano letivo de 2010 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Faça já a sua!!! Vagas limitadas. Informações: 3664-6564 / 3662-7105 E-mail: objetivo@objetivocj.com.br Av. Dr. Januário Miráglia, nº 2328 - V. Jaguaribe - Campos do Jordão, SP - CEP 12460-000

casado 847.pmd

1

13/11/2009, 14:05

Esquilo - Foto de Dário César Mazzon

No final de fevereiro as melhores imagens serão publicadas em caderno especial sobre ecoturismo em Campos do Jordão e expostas em mural na redação da revista Campos do Jordão Encantos e Sabores. Em maio do próximo ano vamos realizar outra Caça Fotográfica cujo tema será fauna, flora e imagens invernais.


847