Page 1

página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

02 de Outubro de 2009

ANO XX - Nº 841 02 de Outubro de 2009

Poda radical gera protestos de jordanenses e turistas

Distribuição Gratuita

Os pinheiros estão lá há décadas, antes mesmo do início da era do turismo

Mudar a paisagem? Se existe algo que encanta aos olhos de todos em Campos do Jordão é a natureza. É a característica principal da cidade e que atrai milhares de turistas. Dessa forma, não dá para aceitar esse tipo de atitude, mutilando-se simplesmente uma expressiva quantidade de pinheiros que alguns funcionários da Prefeitura acharam por condenar, apenas para facilitar o tráfego de veículos mais altos numa das pistas. É inaceitável que atitudes extrema como essa, que efetivamente muda características da cidade, possa ser tomada sem consulta à população. Na administração passada, os platanus também passaram por isso.

A Editora Jornalística Verdes Vales saúda a Primavera com uma nova edição da Revista Encantos e Sabores

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

O ANTES...

"Happy Business", um evento fechado de grande sucesso

Uma sequência de árvores majestosas que acompanhavam e adornavam o contorno da principal via de acesso à Campos do Jordão

Promovido pela Associação Cozinha da Montanha, o evento mensal superou todas expectativas e ganha status de feira

O DEPOIS... Árvores mutiladas e deformadas depois da poda radical aplicada por funcionários da Prefeitura Municipal. Nota: Que não usem o espaço aberto para publicidade!!!

FOTO: KADU SCHIAVO

Falta de planejamento Na realidade, a falta de planejamento na formatação de muitas vias públicas da estância é patente em diversos bairros. Durante décadas foram plantados pinheiros, platanus e outras espécies

de vegetação que acabam atingindo grandes proporções. Anos mais tarde, diversas administrações acharam de resolver o problema da forma mais fácil: cortando ou podando da forma radical como vemos na foto: mutilando.

FOTOS: LÚCIA CINTRA

Vários leitores, jordanenses e inclusive turistas, entraram em contato com a redação do Jornal nos últimos dias para manifestar desaprovação e até indignação ante a poda radical a qual estão sendo submetidos pinheiros plantados ao longo da avenida de entrada da cidade, próximo aos trevos de Vila Santa Cruz e Vila Albertina. Nas imagens enviadas pela arquiteta, urbanista e paisagista Lúcia Cintra, observa-se o antes e o depois. "Não havia necessidade da poda e de ser tão radical", afirma Lúcia. "Meu coração sangra com as árvores, chora com a paisagem, falece paulatinamente como Campos do Jordão. Paisagem! Oh Paisagem!", desabafa.

O encontro reúne empresários de Campos e fornecedores de produtos e serviços voltados para gastronomia e hotelaria. O 15º Happy Business (foto) foi um grande sucesso de público e negócios. O evento aconteceu no dia 30, no Hotel Frontenac.

Também online no UOL www.encantosesabores.com.br Próxima edição: Verão - 20/12 Fechamento: 10/11/2009

casado 841.pmd

1

1/10/2009, 15:04

O próximo evento da Associação Cozinha de Montanha será um workshop sobre truta, neste sábado, dia 3, no Espaço SCA. A partir das 17h, o Restaurante Charpentier irá apresentar a Truta-da-Terra, receita especialmente elaborada para a Primavera.


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Gastronomia sempre em alta! A gastronomia é mesmo a bola da vez. Está em alta e assim deve permanecer. Mídias especializadas (revistas, sites, programas de TV etc) surgem a cada dia, da mesma forma que escolas, cursos superiores e workshops promovidos por grandes chefs. Não se sabe como esse fenômeno ocorreu. Lembro-me de que quando ainda garoto, vez ou outra via minha mãe acompanhar o "Programa da Ofélia". Na realidade era um programa despretensioso voltado para a culinária trivial e dirigido às mulheres. Tempos depois começaram a surgir entrevistas isoladas com alguns chefs e, de uma hora para outra, a febre pela alta gastronomia dominava. Hoje, cursos de gastronomia, como o do Senac, vivem lotados. É uma geração de jovens que despertam para os prazeres da boa mesa e sonham ter seu próprio negócio. Em metrópoles como São Paulo, por exemplo, é possível encontra-se cozinhas de todas as tendências, clássicas, contemporâneas e que contemplam características de todas as partes do planeta. Os modismos acompanham esse rítmo frenético das milhares de boas casas que servem o Brasil de ponta a ponta. Pizzarias, cantinas, churrascarias e comida caipira não saem do roteiro. Ao contrário, ganham a cada dia mais adéptos. As comidas orientais conquistaram grande espaço à partir dos anos 90 e permanecem em alta, da mesma forma que a tradicional cozinha européia coleciona admiradores pelo mundo. Em Campos do Jordão a febre pela alta gastronomia tomou conta da cidade e hoje a estância pode ser orgulhar do impecável parque gastronômico que possui, da alta qualidade dos serviços e profissionais. Enfim, os prazeres da boa mesa se tornaram atração turística em Campos. Taí, vida longa ao pecado da gula! Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Turismo de negócios em alta. Tido como a tábua da salvação para combater os efeitos da sazonalidade, o turismo de negócios ganha força e novos espaços em Campos do Jordão. A grande vantagem desse negócio é que praticamente não atrapalha o turismo tradicional de fim de semana porque congressos, treinamentos de pessoal e workshops costumam ocorrer entre segundas e sextas-feiras, preenchendo justamente o vazio. Dessa forma, muitos hotéis e pousadas estão ampliando seus espaço e adequando-os para recepcionar eventos. Grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro praticamente já não comportam mais receber eventos. Com as agendas lotadas, escolher Campos para a realização de um congresso, por exemplo, faz reunir o conforto do trade hoteleiro com o charme, belezas e encantos da região. Por outro lado, o que não pode é haver abuso nos preços. Tudo deve e precisa ser altamente profissional.

Bebida para menores. Voltamos a denunciar a venda criminosa de bebidas alcoólicas para menores de idade porque é um fato que ganha proporção a cada dia em Campos do Jordão. Principalmente no final da Rua Brigadeiro Jordão e região da Vila Paulista, onde sempre há grande concentração de estudantes, flagra-se com facilidade menores bebendo em garrafas pet. Basta observar que elas passam de mão em mão. Geralmente é uma mistura de pinga ou vodka com guaraná ou refrigerante do tipo cola. A facilidade com que esses menores adquirem bebidas é tão grande que denota que fiscalização praticamente não existe. Cabe às nossas autoridades constituídas agirem, pois as consequências do alcoolismo, principalmente em crianças e jovens, são graves e abrem caminho fácil para o uso de outras drogas. Alô Autoridades!

Vem aí São Paulo Boat Show. O maior evento náutico indoor da América Latina acontece de 1 a 6 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Numa extensa área com 30.000m², 150 expositores estarão mostrando os últimos lançamentos em iates, lanchas, veleiros, jets, motores e acessórios náuticos. Com tecnologia naval comparável aos melhores estaleiros do mundo, a náutica brasileira cresce. Leia na página 4.

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão.

Plano próprio para assistência ambulatorial

Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S. José dos Campos-SP

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Outras informações pelo fone: 3668-8300

&

02 de Outubro de 2009

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista, que em Campos. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Acidentes com fogos de artifício. Dois graves acidentes com fogos de artifício ocorridos em menos de uma semana na Grande São Paulo chamam a atenção para negligência na fiscalização. Nos dois casos, embora os laudos periciais ainda não estejam concluídos, percebe-se que houve falha na fiscalização. No mais grave, um quarteirão inteiro de casas foi atingido e duas vidas perdidas. E aí fica a pergunta: "Quais órgãos públicos são responsáveis pela fiscalização em Campos do Jordão. Está tudo 100%? Estamos seguros?"

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte ao quartel do Corpo de Bombeiros.

02 de Outubro de 2009

Emissão de RG e Carteira de Trabalho estão entre os principais serviços disponíveis possibilitado por uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo. A expectativa é de que mais de 2 mil atendimentos possam ser realizados até o final da semana. O ônibus de atendimento itinerante está instalado junto ao Gazebo (ao lado do Fórum), em Vila Abernéssia, e funcionará nesta sexta e sábado das 10 às 17h. O Poupatempo Móvel presta serviços públicos como emissão de RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais e mais de 2 mil serviços eletrônicos realizados pelo epoupatempo, como cadastro para vagas do Emprega SP, inscrição para concursos públicos, emissão de 2ª via de contas de água e luz e consulta a multas de trânsito e a créditos da Nota Fiscal Paulista. Oswaldo Pereira, Gestor da Qualidade e um dos responsáveis pelo serviço móvel, alerta à população de que os serviços possuem número limitado de

SHOP CAR Veículos novos e usados Compra - Venda - Consignação

Melhor Preço! Melhor Avaliação! Av. Frei Orestes Girardi, 537. Fones: (12) 3664-3663 - 3662-4906 Cel.: (12) 9782-2455.

casado 841.pmd

2

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

por Marcos Cintra*

atendimento por dia. “Embora o número de atendimentos seja perto de 300 pessoas por dia, alguns serviços de alta demanda, como o RG, podem ter suas senhas esgotadas antes do encerramento do expediente da Unidade, se atingida sua capacidade máxima. Por isso solicitamos aos interessados que procurem o posto móvel o quanto antes”, destacou. Incentivadora do projeto na cidade, a prefeita Ana Cristina informou que o Poupa Tempo Móvel deverá retornar à cidade em breve. “

Pagamento de Taxas As taxas oficiais geradas pelos serviços do Poupatempo podem ser pagas na própria Unidade, em dinheiro ou através de cartão de débito da Nossa Caixa e rede afiliada. Informações sobre os serviços prestados, seus requisitos e os roteiros de todos os Postos podem ser obtidos no Guia de Informações sobre Serviços Públicos, disponível no site oficial: www.poupatempo.sp.gov.br Fonte: A.C.P.M.C.J.

Mostra de Oratórios. No Palácio Boa Vista, mostra "Arte e Devoção", com peças originais dos Séculos 18 e 19. Ingresso: R$ 5,00 e estudantes e idosos pagam meia. Parque do Estado e Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada.

M.C. Contabilidade

Palavras Cruzadas DIRETAS

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

Autor: Roberto Conte

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

Confira o resultado

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

O governo chinês tem atuado com muita habilidade e arte na condução do país. É uma nação que mantém o vezo político autoritário dentro das regras econômicas do capitalismo moderno. Em geral a globalização nas economias democráticas tende a limitar ações sobre os instrumentos de política econômica voltados ao mercado interno, mas os comunistas instalaram um modelo de gestão que tem conseguido driblar essas limitações. A partir do final dos anos 70 o governo chinês começou a abrir o país ao mercado externo e flexibilizou o rígido controle estatal sobre atividades agrícolas e a indústria de pequeno porte, introduzindo métodos de gestão privada. Desde então a economia chinesa opera com uma combinação entre um relativo relaxamento do dirigismo do Estado com a manutenção de forte controle do Partido Comunista em relação aos fundamentos da atividade produtiva e sobre grandes empresas industriais e o setor financeiro. Grande parte do êxito da economia chinesa se deve ao manejo estatal da política comercial com o resto do mundo. As orientações que regem as relações econômicas internacionais chinesas estimulam o comércio internacional, tendo como meta a expansão das exportações num ritmo maior que as importações, e a for-

te atração de investimentos diretos do exterior. O governo administra o câmbio e controla a retenção de divisas, gerando, com isso, saldos comerciais crescentes. Com essa estratégia a China acumula reservas cambiais que ultrapassam US$ 2,1 trilhões. Os investimentos diretos (US$ 108,3 bilhões em 2008) e os das estatais chinesas, bancados em boa parte pelas reservas externas, alavancam o prolongado crescimento da economia da China que, combinado com um mercado com mais de 1,3 bilhão de consumidores, cria oportunidades aos investidores ao redor do mundo. Hoje o país se tornou um eldorado para empreendedores de todas as nacionalidades. A China se tornou a locomotiva da economia mundial e deve se manter nessa condição nos próximos anos. O país já se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, mas dada a magnitude da economia chinesa e as projeções de crescimento para o país há ainda muito a ser conquistado no país asiático pelas empresas brasileiras. Nos últimos dois anos as commodities brasileiras tiveram na China o principal mercado consumidor e elas devem continuar comandando as vendas

nacionais para aquele país. Dentre os dez principais produtos exportados pelo Brasil para a China, nove são commodities, com destaque para minério de ferro e soja. A grande dúvida quanto à prosperidade chinesa refere-se à sustentabilidade desse processo. O totalitarismo do governo comunista elimina seus adversários e reprime manifestações políticas, mas no longo prazo o país pode enfrentar turbulências que vão impactar a economia negativamente. Os trabalhadores poderão reivindicar salários mais altos e melhor qualidade de serviços públicos. Isso neutralizará parte das vantagens competitivas do país nos mercados internacionais, mas o que as empresas precisam fazer neste momento é marcar presença numa economia que despertou e se transformou na mais promissora do mundo. __________________________________________________________________ __________________________________________________________ Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard, professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. Seus endereços na Internet: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org http://twitter.com/marcoscintra

Leia Campos do Jordão & Cia: Jornal ou Revista na WEB Curta o Jornal Campos do Jordão & Cia e a Revista-guia Encantos e Sabores também pela Internet (online no UOL) Basta você cessar o site: www.jornaldecampos.com.br O Jornal, com rico acervo digital dos últimos 10 anos e a Revista com textos e imagens em PDF e mais os links e banners de todos anunciantes para você se comunicar.

DROGARIA CENTRAL

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

página 7

PoupaTempo atenderá até sábado, dia 03 Reflexões sobre a China

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

T E C O

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

FOTO: GUILHERME BUSNARDO

página 2

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

Publicações da Editora Jornalística Verdes Vales "há 20 anos prestando serviços e informando" "Campos do Jordão & Cia, onde você estiver"

1/10/2009, 15:04


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

CLASSIFICADOS - EDITAIS

02 de Outubro de 2009

O Inevitável "Estrangeirismo" por Ana Cecília

EMPREGOS - NEGÓCIOS - OPORTUNIDADES CARROS VENDO / TROCO Astra Expression 2.0, ano 2002 com 54.000 km. Prata, 2º dono, completísimo : (12) 9786-2161. Peugeot Raly preto, ano 2005 Tiptronic, completo com couro: Tratar c/ Moretti: (12) 9786-2161. Vendo Ford Ka 00 Prata - GNV, Com ar, dir, vid, roda alum, completo, impecável: (12) 9757-2187, com Gislayne.

O Wellness Hotel Surya-Pan de Campos do Jordão, Contrata: Recepcionista, Garçom com experiência em Bar e Manutenção em Geral para atuar na área de hotelaria, com experiência comprovada em carteira com no mínimo de 02 anos, e boa dicção. Comparecer no endereço: Avenida Alta da Boa Vista, 1055 Bairro Alto da Boa Vista - Campos do Jordão - SP, no horário comercial munido de Carteira Profissional e Currículo, bem como as referências profissionais. Informações: (12) 3664-3556.

Restaurante muda-se e vende tudo Mobiliário, equipamentos, antiguidades, bebidas e curiosidades. Ver e tratar à Av José Manoel Gonsalvez, 86, Vila Capivari. Casa Jordão - 3663 3472.

Em 2007 saiu um projeto de lei do deputado Aldo Rebelo que pretendia proibir o uso de estrangeirismo na língua portuguesa. O intúito disso é a preservação do nosso patrimônio cultural, mantendo assim a nossa língua em sua raiz e sem o uso desnecessário de palavras de outros idiomas. Embora seja importante que mantenhamos nossa cultura é incontestável que estrangeirismos enriquecem nosso vocabulário, e

numa época como a nossa é inevitável que certos termos sejam incorporados à língua, como por exemplo, os inúmeros termos relacionados à tecnologia que entram em nosso país a todo instante. Dessa forma, o que podemos fazer não é proibir termos e sim conscientizar a população da riqueza cultural que nossa língua representa e evitar o uso de termos desnecessários, que também existem em português.

Vendo 1 GB de memória RAM para Notebook Em perfeito estado. Tratar pelo telefone: (12) 9108-9917.

Estantes de Aço

(12) 3664-1675

Vendo: ótimos preços! Confira os lançamentos 2009! Ligue: (12) 9185-1260

CHAMADA GERAL! Sugestões para melhorar o trânsito Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização; Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

IMÓVEIS: CAMPOS - VALE - LITORAL NORTE

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade; Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

Terreno V. Nova Suiça 19m x 60m (1150m²), excelente localização, aclive, ótimo preço, documentação 100%, direto c/ proprietário. Não aceito corretores. Tratar c/ Rubens: (11) 3864-4735 ou (11) 7643-3077.

ANUNCIE NOS CLASSIFICADOS

a partir de R$ 10

ligue: (12) 3664-4368 3662-3090

casado 841.pmd

Terreno Floresta Negra* Oportunidade. Vendo c/ 262m² na Rua C, asfalto, Doc OK, c/ proprietário. Tratar: (12) 9118-8122.

Alugo Chalé e Kitchnet completos c/TV e estacionamento Chalé/kitchnet - R$350,00/mês Suite 20m² - R$350,00/mês R. Raul Pedroso de Moraes, 160 Abernéssia - Rua em frente as Beneditinas na subida do Palácio Inf.: (12)3664-1369 / 8133-6965

Ubatuba Praia Gde alugo Próx. areia, p/ até 5 pessoas (12) 3662.5006 // 9711.5568.

3

BRAGANÇA PAULISTA

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos.

ESPETACULAR ÁREA CENTRAL

Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba;

Vendo linda área de alto padrão com 21.260m².

Excelente para morar, dividir ou desenvolver empreendimento residencial. Documentação 100% Tratar diretamente com os proprietários: Sra. Martha ou Sr. Plínio, pelo telefone: (11) 4153-4249.

Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos?

Senac CJ oferece cursos de pós-graduação A partir de 1° de outubro, o Centro Universitário Senac abre inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu 2010. A novidade é que a instituição lança mais 14 novos cursos, além de 62 opções de cursos nas áreas de administração e negócios, tecnologia da informação, gastronomia e nutrição, lazer e eventos, turismo e hotelaria, arte e cultura, audiovisual, design, arquitetura, idiomas, moda, publicidade, jornalismo, desenvolvimento social, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho. No Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão, os candidatos poderão se inscrever para os cursos de Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação, com Foco em Resultados; Marketing no Varejo - Gestão, Estratégias e Negócios; e Gestão Estratégica de Pessoas. Fonte: Juliana Andrade.

Programe seu celular para emergências

Dados da Associação Brasileira do Alumínio - ABAL e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade - ABRALATAS informam que o país reciclou 91,5% do total de latas de alumínio para bebidas comercializadas no mercado interno, em 2008. Segundo dados das duas entidades, foram recicladas no ano passado 165,8 mil toneladas de sucata de latas, o que corresponde a 12,3 bilhões de unidades – 33,6 milhões por dia ou 1,4 milhão por hora. Esse resultado mantém o Brasil na liderança mundial, pelo oitavo ano consecutivo. Mesmo com um índice ligeiramente inferior, o volume coletado em 2008 foi 3,2% maior que o registrado em 2007, enquanto as vendas de latas de alumínio para bebidas cresceram 8,8% no mesmo período. “O resultado da reciclagem de latas de alumínio no ano de 2008 comprovou, mais uma vez, que a sustentabilidade de toda a cadeia, desde a coleta até o processamento pela indústria, está definitivamente consolidada no Brasil. Uma inequívoca demonstração do esforço promovido nessa atividade que tantos benefícios traz ao país, ao meio ambiente, à economia e à sociedade em geral, mesmo consideradas as dificuldades enfrentadas no último trimestre do ano, decorrentes da crise econômica mundial”, reforça Henio De Nicola, coordenador da Comissão de Reciclagem da ABAL. Fonte: ABL/ Natacha Cintra.

Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade?

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino

Estrada de Ferro C. J.: Quando irá cumprir a lei e implantar

Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia

sinalizadores visuais e sonoros nas passagens de nível?

Home care (atendimento domiciliar) Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

página 3

Curtas & Grossas Reunião do CODIVAP em Campos destacou o valor

Brasil líder em reciclagem de latas de alumínio

Lingerie De Millus

Yaari & Yaari Hospedagem Ltda, sito à Rua Dr. Raul Mesquita 443, Vila Capivari, em Campos do JordãoSP, CNPJ: 01.417.829/0001-57, informa que Sr. Alexander Tadeu Roque de Almeida, portador da CTPS nº 48093, Série 00333/SP, não comparece ao serviço desde o dia 21/08/2009 e solicita o comparecimento no prazo de 72 (Setenta e Duas) horas, sob pena de caracterização do abandono de emprego previsto no artigo 482, letra”I”. da CLT”.

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Uma interessante sugestão apresentada pelo SAMU, que está circulando na internet, dá conta de em muitos casos de acidentes de trânsito, fica difícil localizar num primeiro momento os parentes das vítimas. A sugestão é simples, basta acrescentar na lista de contatos do celular o número da pessoa a ser contatada em caso de emergência da seguinte forma: AA Emergência. As letras AA são para que esse seja sempre o primeiro lugar na lista de contatos. É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou a quem estiver prestando ajuda numa emergência. Fonte: Associação Brasileira de Medicina de Tráfego: www.abramet.org.br

Vendo Fiesta ano 98 4 pt., ótimo estado, vid elétrico, totalmente revisado, impecavelInf.: (12) 9757-2187 c/ Gislayne

COMUNICADOS - ATAS - EDITAIS

02 de Outubro de 2009

Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

1/10/2009, 15:04

do repasse do Fundo de Participação dos Municípios De chapéu nas mãos, todos os prefeitos que compõe o CODIVAP pretendem realizar, no próximo dia 05, manifestação pacífica de protesto na Via Dutra A 8ª reunião Codivap – Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico – aconteceu no dia 25 de setembro em Campos do Jordão e foi marcada pelas reivindicações contra o valor do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. De acordo com a decisão tomada durante o evento, o Conselho de Prefeitos do Codivap realizará um Movimento de Protesto contra a Redução do FPM e o não cumprimento, por parte do Governo Federal, quanto o aumento desse repasse. A manifestação envolverá todos os municípios do Vale do Paraíba consorciados do CODIVAP, que no dia 05 de outubro, às 11 horas,

realizarão uma manifestação pacífica na Rodovia Presidente Dutra, no trevo principal de acesso à Aparecida. Os prefeitos vão estar de chapéu na mão pedindo ajuda aos motoristas que circulam no principal eixo ro-

doviário do Brasil contra a queda no repasse do governo federal do Fundo de Participação dos Municípios. O presidente do Consórcio e prefeito de Piquete, Otacílio Rodrigues da Silva, afirmou que o repasse do FPM é um dos princi-

pais problemas para os pequenos municípios. “Recebemos um valor muito menor do que esperamos. Nos pequenos municípios a situação é pior pois dependem exclusivamente deste recurso”, destaca Otacílio Rodrigues. Fonte: As. Imp. PMCJ.

Maestro Júlio Medaglia é o mais novo imortal da APL Em eleição realizada na última quinta-feira, dia 24, na sede da Academia Paulista de Letras, o maestro Julio Medaglia foi eleito por 33 votos, em um total de 36. Seu concorrente, o escritor Ricardo Daunt, teve apenas 3 votos. Medaglia ocupará a cadeira 3, vaga desde o falecimento de Israel Dias Novaes. Ainda não foi definida a data da posse. O paulistano Júlio Medaglia define o início de sua trajetória musical como “um puro acidente”. Já participando de uma orquestra de amadores na Lapa paulistana, conhece o oboísta Isaac Karabitchevsky, que o leva para a Escola Livre de Música, onde lecionava um dos grandes mentores musicais da época, Hans Joachim Koellreutter. Seu contato com esse mestre alemão lhe abre um novo e amplo universo musical. Quando, no final dos anos 50, Koellreutter mudase para Salvador, Medaglia o acompanha. Se aperfeiçoa em

regência, inicialmente coral e depois sinfônica. Surge, do Diretor da Escola Superior de Música da Universidade de Freiburg, Artur Hartmann, um convite para estudar regência na Alemanha. No final dos anos 60, Júlio retorna ao Brasil e participa ativamente, com Solano Ribeiro, da organização dos célebres Festivais da Record. Participa dos mais variados movimentos artísticos de vanguarda, entre os quais o da Poesia Concreta, “oralizando” poemas com os irmãos Campos e Décio Pignatari. No final de 1967, escreve o revolucionário arranjo para a canção “Tropicália”, de Caetano Veloso, que marca o início do Tropicalismo. Em 1968, na Record, produz o “Opus 7”, um dos mais criativos e bem sucedidos programas de música clássica da televisão brasileira. Em 1969, é convidado por um grupo de elite de instrumentistas para fundar e di-

rigir a orquestra Cordas de São Paulo. De volta para a Europa, no início dos anos 70, rege em diversas rádios e importantes palcos, incluindo a célebre Philharmonie, de Berlim. Nessa época produz programas de rádio e TV sobre música brasileira para a televisão alemã. Em 1975, a convite de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o “Boni”, volta ao Brasil para integrar os quadros artísticos da Rede Globo, da qual torna-se, posteriormente, Supervisor Musical Artístico. Ali, compõe também trilhas sonoras para 20 Casos Especiais. Nessa época, dirige a Rádio Roquette Pinto do Rio. Nos anos 80, dirige, por 4 anos, o Theatro Municipal de São Paulo. Nesse período compõe as trilhas sonoras para os seriados de Walter Avancini, para a TV Globo, entre os quais, “Anarquistas Graças a Deus”, “Avenida Paulista”, “Rabo de Saia” e o premiadíssimo “Grande Sertão Veredas”. No início

dos anos 90, assume a Direção Artística do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e, em seguida, a Regência Titular da orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Atualmente, tem regido, como convidado, dentro e fora do País, e trabalhado em diversos projetos culturais. Júlio Medaglia é constantemente convidado para ministrar palestras em todo o Brasil. É ensaista e colaborador dos mais importantes órgãos de imprensa nacionais. Tem livros publicados como tradutor e autor (“Música Impopular”, já na segunda edição). É membro da União Brasileira de Escritores. Nota: No início dos anos 90, sempre muito sociável e atenciosos com todos, o maestro Julio Medáglia teve uma atuação brilhante na direção do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Fonte: AZ Brasil Assessoria de Comunicação.


Ima

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

02 de Outubro de 2009

São Paulo Boat Show antecipa linha 2010 e prevê crescimento de 5% em negócios Mais de 50 mil visitantes são esperados na maior feira náutica indoor da América Latina, de 1 a 6 de outubro O São Paulo Boat Show, o maior salão náutico indoor da América Latina, chega a 12ª edição reafirmando a tradição de principal vitrine de lançamentos para os amantes do mar. Com 150 expositores distribuídos por uma área de 30 mil metros – equivalente a três gramados do Maracanã –, apresentará dezenas de novidades de produtos náuticos, entre lanchas, veleiros, jet skis e acessórios para embarcações. A feira acontece de 1 a 6 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Entre as atrações deste ano estão o Espaço dos Desejos, ambiente sofisticado que reunirá marcas e produtos luxuosos, um ciclo de palestras com profissionais renomados do setor e cursos para tirar ou renovar a habilitação de arrais amador, para conduzir barcos. Cerca de 50 mil visitantes deverão passar pelo São Paulo Boat Show, que prevê crescimento de até 5% em negócios, ultrapassando os R$ 165 milhões movimentados em 2008. “Ao contrário do que acontecia nos outros anos, quando o comprador esperava meses para receber a embarcação, hoje praticamente não há fila de espera, porque os estaleiros investiram mais no serviço. Os fabricantes estão preparados para entregar prontamente os lançamentos que levarão para o São Paulo Boat Show”, afirma Ernani Paciornik, idealizador e presidente do evento. “Eu diria que o salão de 2009 é o das oportunidades de negócios para clientes e empresas”, conclui Paciornik. Na ala nacional, os maiores destaques estarão nos estandes dos estaleiros Intermarine, Spirit Ferretti, Schaefer Yachts, Real Power Boats, Fibrafort e Delta, que prometem apresentar a linha 2010 de suas lanchas e veleiros, de 16 a 70

pés. Outra novidade serão as lanchas com flybridge (comando superior) da gaúcha Cimitarra. O público poderá conferir ainda seis modelos das marcas americanas Bayliner e Searay, que juntas formam um dos maiores grupos náuticos do mundo, e duas lanchas da também norteamericana Monterey, especializada em barcos para passeios diurnos e pequenos cruzeiros. Confira abaixo um pouco mais das atrações do São Paulo Boat Show 2009: Espaço dos Desejos Numa área de 4 mil metros quadrados,uma das principais atrações do São Paulo Boat Show, o Espaço dos Desejos, se consolida como um ambiente de alto requinte que reflete o estilo de vida sofisticado, com produtos que são sonhos de consumo e referências de luxo e glamour. Expositores e Lançamentos Único evento indoor do mercado náutico brasileiro, o São Paulo Boat Show contará com 150 expositores, entre eles os maiores e mais renomados estaleiros do país, dentre eles: - Intermarine 760 Full: o maior barco do São Paulo Boat Show, virá com a decoração interior renovada. O novo Intermarine 760 Full terá móveis com linhas retilíneas em madeira, mesclando tons claros e escuros em toda a cabine. - Ferretti 592: novo barco da Spirit Ferretti, de 18 metros de comprimento, tem grandes janelas laterais, o que torna o navegar ainda mais prazeroso. Sofisticado em todos os detalhes, destaca-se pela qualidade das ferragens e pela marcenaria impecável. - Lanchas Regal: os modelos dessa conceituada marca de lanchas de 19 a 52 pés começam a ser vendidos no Brasil pela empresa Regatta Yachts.

02 de Outubro de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Clube do Fordinho comemorou seu Realizada em Campos 7º Corpore provas movimentaram a estância no último dia 26. Foi a 7ª Corpore aniversário em Campos do Jordão Duras Campos do Jordão Corrida e Bike na Montanha e o 2º Desafio Pico do Itapeva O encontro fez parte das comemorações dos 80 anos do legendário Fordinho 1929

FOTO: INTERMARINE 760 FULL - DIVULGAÇÃO

- Lancha Phantom 300: evolução da vitoriosa Phantom 290, esta nova versão vem com cabine mais alta, agora com 1,80m, e solário de popa. É um barco na medida para passeios curtos com a família e tem acomodações para quatro pessoas em pernoite. Pode ser equipada com motores a diesel ou a gasolina. Ciclo de palestras Nesta sexta-feira, dia 2, das 19h às 21h30, o destaque será a palestra “Tudo sobre motores”, ministrada com os técnicos da Evinrude, Mercury, Volvo e Yamaha, que explicarão como escolher e manter o motor, além de cuidados com o combustível a bordo. No sábado, 3 de outubro, das 19h às 21h30, será o seminário sobre barcos, com integrantes da equipe técnica da Revista Náutica e projetis-

tas, que apresentarão de maneira objetiva os segredos para escolher, manter e construir um barco. Curso de Arrais Amador Em parceria com a Porthos Náutica e a Revista Náutica, o São Paulo Boat Show 2009 oferecerá a oportunidade para os interessados aprenderem a navegar e tirar a habilitação de Arrais Amador. Com esta habilitação, a pessoa torna-se preparada para conduzir embarcações de esporte e recreio, como jet ski, lanchas e veleiros. O 12ª São Paulo Boat Show vai de 1 a 6 de outubro, das 14 às 22h. Sábado e domingo, das 12 às 22h, no Transamérica Expo Center. Ingresso: R$ 35,00 / Pessoas acima de 35 anos: R$ 17,50 / Pessoas c/necessidades especiais: R$ 1,00 / Crianças até 1m não pagam. Fonte: In Press Porter Novelli: www.boatshow.com.br

Como parte das comemorações oficiais dos 80 anos do Ford 1929, o Clube do Fordinho realizou em Campos do Jordão o 28º Passeio da Primavera. O mais tradicional Encontro do Clube foi realizado entre os dias 25 e 27 de Setembro, com a participação de 40 carros. A partida do evento foi pela manhã na Rodovia Ayrton Senna, com a presença de todos participantes. Em carreata eles chegaram à Campos do Jordão por volta de meio dia. Após desfilarem suas "jóias" pela cidade, eles desembarcaram em Vila Capivari. Além da confraternização, foram realizadas as já tradicionais provas de habilidade com os Fordinhos Modelos A, dos anos 1928 a 1931. Membros de outros clubes automobilísticos, de todas as marcas e modelos também estiveram presentes prestigiando a festa do Clube do Fordinho. “Eventos como o do Clube do Fordinho são muito bem vindos à cidade. Além de deixar a cidade mais bonita eles agregam muito à imagem da estância. Com certeza Campos do Jordão combina muito com o charme destes carros” disse o Secretário de Turismo Tércio Laurelli. Saiba mais sobre o Clube do Fordinho no site: www.clubedofordinho.com.br Fonte e imagens: Guilherme Busnardo

FOTOS: DIVULGAÇÃO/ PAULO EDUARDO ESTEVAN

página 4

Nas imagens a confraternização dos atletas após a conquista de seus objetivos.

Sobre o Clube do Fordinho Fundado em abril de 1971 por um FOTO grupo de amigos apaixonados por automobilismo, a entidade têm como principal objetivo a preservação e restauração desse que é o principal ícone da história do automobilismo mundial. Esse herói de 4 cilindros e 40 cavalos de força arranca suspiros por onde passa e Campos do Jordão acabou se tornando um ponto de encontro dos associados do Clube do Fordinho.

As equipes que participaram da corrida de aventura percorreram um circúito misto em terrenos acidentados e com trechos em terra. A "Equipe Campos do Jordão" ficou com o 1º lugar no Geral, categoria Mista de 30 a 39 anos. A "Equipe A do Parque do Estado" ficou em 2º e a "Equipe B do Parque do Estado" ficou com o 5º lugar. Resultados que mostram o alto preparo dos nossos atletas.

CASA DO CHURRASCO CARNES - PESCADOS - CHURRASQUEIRAS Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, maminha, costela, frango etc) Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

Campos do Jordão

Atenção Vestibulando! Se você quer passar nos melhores vestibulares do Brasil, venha fazer cursinho no Colégio Objetivo. Matrículas abertas para o curso Semi-Extensivo 2009.

Vagas Limitadas! Faça já a sua! Informações: 3664-6564 / 3662-7105 E-mail: objetivo@objetivocj.com.br Av. Dr. Januário Miráglia, nº 2328 - V. Jaguaribe - Campos do Jordão, SP - CEP 12460-000

casado 841.pmd

4

1/10/2009, 15:04


Ima

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

02 de Outubro de 2009

São Paulo Boat Show antecipa linha 2010 e prevê crescimento de 5% em negócios Mais de 50 mil visitantes são esperados na maior feira náutica indoor da América Latina, de 1 a 6 de outubro O São Paulo Boat Show, o maior salão náutico indoor da América Latina, chega a 12ª edição reafirmando a tradição de principal vitrine de lançamentos para os amantes do mar. Com 150 expositores distribuídos por uma área de 30 mil metros – equivalente a três gramados do Maracanã –, apresentará dezenas de novidades de produtos náuticos, entre lanchas, veleiros, jet skis e acessórios para embarcações. A feira acontece de 1 a 6 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Entre as atrações deste ano estão o Espaço dos Desejos, ambiente sofisticado que reunirá marcas e produtos luxuosos, um ciclo de palestras com profissionais renomados do setor e cursos para tirar ou renovar a habilitação de arrais amador, para conduzir barcos. Cerca de 50 mil visitantes deverão passar pelo São Paulo Boat Show, que prevê crescimento de até 5% em negócios, ultrapassando os R$ 165 milhões movimentados em 2008. “Ao contrário do que acontecia nos outros anos, quando o comprador esperava meses para receber a embarcação, hoje praticamente não há fila de espera, porque os estaleiros investiram mais no serviço. Os fabricantes estão preparados para entregar prontamente os lançamentos que levarão para o São Paulo Boat Show”, afirma Ernani Paciornik, idealizador e presidente do evento. “Eu diria que o salão de 2009 é o das oportunidades de negócios para clientes e empresas”, conclui Paciornik. Na ala nacional, os maiores destaques estarão nos estandes dos estaleiros Intermarine, Spirit Ferretti, Schaefer Yachts, Real Power Boats, Fibrafort e Delta, que prometem apresentar a linha 2010 de suas lanchas e veleiros, de 16 a 70

pés. Outra novidade serão as lanchas com flybridge (comando superior) da gaúcha Cimitarra. O público poderá conferir ainda seis modelos das marcas americanas Bayliner e Searay, que juntas formam um dos maiores grupos náuticos do mundo, e duas lanchas da também norteamericana Monterey, especializada em barcos para passeios diurnos e pequenos cruzeiros. Confira abaixo um pouco mais das atrações do São Paulo Boat Show 2009: Espaço dos Desejos Numa área de 4 mil metros quadrados,uma das principais atrações do São Paulo Boat Show, o Espaço dos Desejos, se consolida como um ambiente de alto requinte que reflete o estilo de vida sofisticado, com produtos que são sonhos de consumo e referências de luxo e glamour. Expositores e Lançamentos Único evento indoor do mercado náutico brasileiro, o São Paulo Boat Show contará com 150 expositores, entre eles os maiores e mais renomados estaleiros do país, dentre eles: - Intermarine 760 Full: o maior barco do São Paulo Boat Show, virá com a decoração interior renovada. O novo Intermarine 760 Full terá móveis com linhas retilíneas em madeira, mesclando tons claros e escuros em toda a cabine. - Ferretti 592: novo barco da Spirit Ferretti, de 18 metros de comprimento, tem grandes janelas laterais, o que torna o navegar ainda mais prazeroso. Sofisticado em todos os detalhes, destaca-se pela qualidade das ferragens e pela marcenaria impecável. - Lanchas Regal: os modelos dessa conceituada marca de lanchas de 19 a 52 pés começam a ser vendidos no Brasil pela empresa Regatta Yachts.

02 de Outubro de 2009

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Clube do Fordinho comemorou seu Realizada em Campos 7º Corpore provas movimentaram a estância no último dia 26. Foi a 7ª Corpore aniversário em Campos do Jordão Duras Campos do Jordão Corrida e Bike na Montanha e o 2º Desafio Pico do Itapeva O encontro fez parte das comemorações dos 80 anos do legendário Fordinho 1929

FOTO: INTERMARINE 760 FULL - DIVULGAÇÃO

- Lancha Phantom 300: evolução da vitoriosa Phantom 290, esta nova versão vem com cabine mais alta, agora com 1,80m, e solário de popa. É um barco na medida para passeios curtos com a família e tem acomodações para quatro pessoas em pernoite. Pode ser equipada com motores a diesel ou a gasolina. Ciclo de palestras Nesta sexta-feira, dia 2, das 19h às 21h30, o destaque será a palestra “Tudo sobre motores”, ministrada com os técnicos da Evinrude, Mercury, Volvo e Yamaha, que explicarão como escolher e manter o motor, além de cuidados com o combustível a bordo. No sábado, 3 de outubro, das 19h às 21h30, será o seminário sobre barcos, com integrantes da equipe técnica da Revista Náutica e projetis-

tas, que apresentarão de maneira objetiva os segredos para escolher, manter e construir um barco. Curso de Arrais Amador Em parceria com a Porthos Náutica e a Revista Náutica, o São Paulo Boat Show 2009 oferecerá a oportunidade para os interessados aprenderem a navegar e tirar a habilitação de Arrais Amador. Com esta habilitação, a pessoa torna-se preparada para conduzir embarcações de esporte e recreio, como jet ski, lanchas e veleiros. O 12ª São Paulo Boat Show vai de 1 a 6 de outubro, das 14 às 22h. Sábado e domingo, das 12 às 22h, no Transamérica Expo Center. Ingresso: R$ 35,00 / Pessoas acima de 35 anos: R$ 17,50 / Pessoas c/necessidades especiais: R$ 1,00 / Crianças até 1m não pagam. Fonte: In Press Porter Novelli: www.boatshow.com.br

Como parte das comemorações oficiais dos 80 anos do Ford 1929, o Clube do Fordinho realizou em Campos do Jordão o 28º Passeio da Primavera. O mais tradicional Encontro do Clube foi realizado entre os dias 25 e 27 de Setembro, com a participação de 40 carros. A partida do evento foi pela manhã na Rodovia Ayrton Senna, com a presença de todos participantes. Em carreata eles chegaram à Campos do Jordão por volta de meio dia. Após desfilarem suas "jóias" pela cidade, eles desembarcaram em Vila Capivari. Além da confraternização, foram realizadas as já tradicionais provas de habilidade com os Fordinhos Modelos A, dos anos 1928 a 1931. Membros de outros clubes automobilísticos, de todas as marcas e modelos também estiveram presentes prestigiando a festa do Clube do Fordinho. “Eventos como o do Clube do Fordinho são muito bem vindos à cidade. Além de deixar a cidade mais bonita eles agregam muito à imagem da estância. Com certeza Campos do Jordão combina muito com o charme destes carros” disse o Secretário de Turismo Tércio Laurelli. Saiba mais sobre o Clube do Fordinho no site: www.clubedofordinho.com.br Fonte e imagens: Guilherme Busnardo

FOTOS: DIVULGAÇÃO/ PAULO EDUARDO ESTEVAN

página 4

Nas imagens a confraternização dos atletas após a conquista de seus objetivos.

Sobre o Clube do Fordinho Fundado em abril de 1971 por um FOTO grupo de amigos apaixonados por automobilismo, a entidade têm como principal objetivo a preservação e restauração desse que é o principal ícone da história do automobilismo mundial. Esse herói de 4 cilindros e 40 cavalos de força arranca suspiros por onde passa e Campos do Jordão acabou se tornando um ponto de encontro dos associados do Clube do Fordinho.

As equipes que participaram da corrida de aventura percorreram um circúito misto em terrenos acidentados e com trechos em terra. A "Equipe Campos do Jordão" ficou com o 1º lugar no Geral, categoria Mista de 30 a 39 anos. A "Equipe A do Parque do Estado" ficou em 2º e a "Equipe B do Parque do Estado" ficou com o 5º lugar. Resultados que mostram o alto preparo dos nossos atletas.

CASA DO CHURRASCO CARNES - PESCADOS - CHURRASQUEIRAS Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, maminha, costela, frango etc) Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

Campos do Jordão

Atenção Vestibulando! Se você quer passar nos melhores vestibulares do Brasil, venha fazer cursinho no Colégio Objetivo. Matrículas abertas para o curso Semi-Extensivo 2009.

Vagas Limitadas! Faça já a sua! Informações: 3664-6564 / 3662-7105 E-mail: objetivo@objetivocj.com.br Av. Dr. Januário Miráglia, nº 2328 - V. Jaguaribe - Campos do Jordão, SP - CEP 12460-000

casado 841.pmd

4

1/10/2009, 15:04


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

CLASSIFICADOS - EDITAIS

02 de Outubro de 2009

O Inevitável "Estrangeirismo" por Ana Cecília

EMPREGOS - NEGÓCIOS - OPORTUNIDADES CARROS VENDO / TROCO Astra Expression 2.0, ano 2002 com 54.000 km. Prata, 2º dono, completísimo : (12) 9786-2161. Peugeot Raly preto, ano 2005 Tiptronic, completo com couro: Tratar c/ Moretti: (12) 9786-2161. Vendo Ford Ka 00 Prata - GNV, Com ar, dir, vid, roda alum, completo, impecável: (12) 9757-2187, com Gislayne.

O Wellness Hotel Surya-Pan de Campos do Jordão, Contrata: Recepcionista, Garçom com experiência em Bar e Manutenção em Geral para atuar na área de hotelaria, com experiência comprovada em carteira com no mínimo de 02 anos, e boa dicção. Comparecer no endereço: Avenida Alta da Boa Vista, 1055 Bairro Alto da Boa Vista - Campos do Jordão - SP, no horário comercial munido de Carteira Profissional e Currículo, bem como as referências profissionais. Informações: (12) 3664-3556.

Restaurante muda-se e vende tudo Mobiliário, equipamentos, antiguidades, bebidas e curiosidades. Ver e tratar à Av José Manoel Gonsalvez, 86, Vila Capivari. Casa Jordão - 3663 3472.

Em 2007 saiu um projeto de lei do deputado Aldo Rebelo que pretendia proibir o uso de estrangeirismo na língua portuguesa. O intúito disso é a preservação do nosso patrimônio cultural, mantendo assim a nossa língua em sua raiz e sem o uso desnecessário de palavras de outros idiomas. Embora seja importante que mantenhamos nossa cultura é incontestável que estrangeirismos enriquecem nosso vocabulário, e

numa época como a nossa é inevitável que certos termos sejam incorporados à língua, como por exemplo, os inúmeros termos relacionados à tecnologia que entram em nosso país a todo instante. Dessa forma, o que podemos fazer não é proibir termos e sim conscientizar a população da riqueza cultural que nossa língua representa e evitar o uso de termos desnecessários, que também existem em português.

Vendo 1 GB de memória RAM para Notebook Em perfeito estado. Tratar pelo telefone: (12) 9108-9917.

Estantes de Aço

(12) 3664-1675

Vendo: ótimos preços! Confira os lançamentos 2009! Ligue: (12) 9185-1260

CHAMADA GERAL! Sugestões para melhorar o trânsito Motorista: respeite faixa para pedestres e a sinalização; Ciclista: não trafegue na contramão ou sobre calçadas;

IMÓVEIS: CAMPOS - VALE - LITORAL NORTE

Motociclista: respeite pedestre, sinalização e velocidade; Pedestre: atravesse na faixa e respeite as ciclovias;

Terreno V. Nova Suiça 19m x 60m (1150m²), excelente localização, aclive, ótimo preço, documentação 100%, direto c/ proprietário. Não aceito corretores. Tratar c/ Rubens: (11) 3864-4735 ou (11) 7643-3077.

ANUNCIE NOS CLASSIFICADOS

a partir de R$ 10

ligue: (12) 3664-4368 3662-3090

casado 841.pmd

Terreno Floresta Negra* Oportunidade. Vendo c/ 262m² na Rua C, asfalto, Doc OK, c/ proprietário. Tratar: (12) 9118-8122.

Alugo Chalé e Kitchnet completos c/TV e estacionamento Chalé/kitchnet - R$350,00/mês Suite 20m² - R$350,00/mês R. Raul Pedroso de Moraes, 160 Abernéssia - Rua em frente as Beneditinas na subida do Palácio Inf.: (12)3664-1369 / 8133-6965

Ubatuba Praia Gde alugo Próx. areia, p/ até 5 pessoas (12) 3662.5006 // 9711.5568.

3

BRAGANÇA PAULISTA

Condutor: respeite vagas para deficientes e idosos.

ESPETACULAR ÁREA CENTRAL

Caminhoneiro: não transporte pessoas na caçamba;

Vendo linda área de alto padrão com 21.260m².

Excelente para morar, dividir ou desenvolver empreendimento residencial. Documentação 100% Tratar diretamente com os proprietários: Sra. Martha ou Sr. Plínio, pelo telefone: (11) 4153-4249.

Condutor: não feche cruzamentos e respeite velocidade; DSV: Vamos finalmente implantar semáforos?

Senac CJ oferece cursos de pós-graduação A partir de 1° de outubro, o Centro Universitário Senac abre inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu 2010. A novidade é que a instituição lança mais 14 novos cursos, além de 62 opções de cursos nas áreas de administração e negócios, tecnologia da informação, gastronomia e nutrição, lazer e eventos, turismo e hotelaria, arte e cultura, audiovisual, design, arquitetura, idiomas, moda, publicidade, jornalismo, desenvolvimento social, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho. No Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão, os candidatos poderão se inscrever para os cursos de Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação, com Foco em Resultados; Marketing no Varejo - Gestão, Estratégias e Negócios; e Gestão Estratégica de Pessoas. Fonte: Juliana Andrade.

Programe seu celular para emergências

Dados da Associação Brasileira do Alumínio - ABAL e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade - ABRALATAS informam que o país reciclou 91,5% do total de latas de alumínio para bebidas comercializadas no mercado interno, em 2008. Segundo dados das duas entidades, foram recicladas no ano passado 165,8 mil toneladas de sucata de latas, o que corresponde a 12,3 bilhões de unidades – 33,6 milhões por dia ou 1,4 milhão por hora. Esse resultado mantém o Brasil na liderança mundial, pelo oitavo ano consecutivo. Mesmo com um índice ligeiramente inferior, o volume coletado em 2008 foi 3,2% maior que o registrado em 2007, enquanto as vendas de latas de alumínio para bebidas cresceram 8,8% no mesmo período. “O resultado da reciclagem de latas de alumínio no ano de 2008 comprovou, mais uma vez, que a sustentabilidade de toda a cadeia, desde a coleta até o processamento pela indústria, está definitivamente consolidada no Brasil. Uma inequívoca demonstração do esforço promovido nessa atividade que tantos benefícios traz ao país, ao meio ambiente, à economia e à sociedade em geral, mesmo consideradas as dificuldades enfrentadas no último trimestre do ano, decorrentes da crise econômica mundial”, reforça Henio De Nicola, coordenador da Comissão de Reciclagem da ABAL. Fonte: ABL/ Natacha Cintra.

Prefeitura: Vamos melhorar a comunicação visual da cidade?

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino

Estrada de Ferro C. J.: Quando irá cumprir a lei e implantar

Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia

sinalizadores visuais e sonoros nas passagens de nível?

Home care (atendimento domiciliar) Projeto Cidadania: Editora Jornalística Verdes Vales Jornal Campos do Jordão & Cia - Revista Encantos e Sabores

página 3

Curtas & Grossas Reunião do CODIVAP em Campos destacou o valor

Brasil líder em reciclagem de latas de alumínio

Lingerie De Millus

Yaari & Yaari Hospedagem Ltda, sito à Rua Dr. Raul Mesquita 443, Vila Capivari, em Campos do JordãoSP, CNPJ: 01.417.829/0001-57, informa que Sr. Alexander Tadeu Roque de Almeida, portador da CTPS nº 48093, Série 00333/SP, não comparece ao serviço desde o dia 21/08/2009 e solicita o comparecimento no prazo de 72 (Setenta e Duas) horas, sob pena de caracterização do abandono de emprego previsto no artigo 482, letra”I”. da CLT”.

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Uma interessante sugestão apresentada pelo SAMU, que está circulando na internet, dá conta de em muitos casos de acidentes de trânsito, fica difícil localizar num primeiro momento os parentes das vítimas. A sugestão é simples, basta acrescentar na lista de contatos do celular o número da pessoa a ser contatada em caso de emergência da seguinte forma: AA Emergência. As letras AA são para que esse seja sempre o primeiro lugar na lista de contatos. É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou a quem estiver prestando ajuda numa emergência. Fonte: Associação Brasileira de Medicina de Tráfego: www.abramet.org.br

Vendo Fiesta ano 98 4 pt., ótimo estado, vid elétrico, totalmente revisado, impecavelInf.: (12) 9757-2187 c/ Gislayne

COMUNICADOS - ATAS - EDITAIS

02 de Outubro de 2009

Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

1/10/2009, 15:04

do repasse do Fundo de Participação dos Municípios De chapéu nas mãos, todos os prefeitos que compõe o CODIVAP pretendem realizar, no próximo dia 05, manifestação pacífica de protesto na Via Dutra A 8ª reunião Codivap – Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico – aconteceu no dia 25 de setembro em Campos do Jordão e foi marcada pelas reivindicações contra o valor do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. De acordo com a decisão tomada durante o evento, o Conselho de Prefeitos do Codivap realizará um Movimento de Protesto contra a Redução do FPM e o não cumprimento, por parte do Governo Federal, quanto o aumento desse repasse. A manifestação envolverá todos os municípios do Vale do Paraíba consorciados do CODIVAP, que no dia 05 de outubro, às 11 horas,

realizarão uma manifestação pacífica na Rodovia Presidente Dutra, no trevo principal de acesso à Aparecida. Os prefeitos vão estar de chapéu na mão pedindo ajuda aos motoristas que circulam no principal eixo ro-

doviário do Brasil contra a queda no repasse do governo federal do Fundo de Participação dos Municípios. O presidente do Consórcio e prefeito de Piquete, Otacílio Rodrigues da Silva, afirmou que o repasse do FPM é um dos princi-

pais problemas para os pequenos municípios. “Recebemos um valor muito menor do que esperamos. Nos pequenos municípios a situação é pior pois dependem exclusivamente deste recurso”, destaca Otacílio Rodrigues. Fonte: As. Imp. PMCJ.

Maestro Júlio Medaglia é o mais novo imortal da APL Em eleição realizada na última quinta-feira, dia 24, na sede da Academia Paulista de Letras, o maestro Julio Medaglia foi eleito por 33 votos, em um total de 36. Seu concorrente, o escritor Ricardo Daunt, teve apenas 3 votos. Medaglia ocupará a cadeira 3, vaga desde o falecimento de Israel Dias Novaes. Ainda não foi definida a data da posse. O paulistano Júlio Medaglia define o início de sua trajetória musical como “um puro acidente”. Já participando de uma orquestra de amadores na Lapa paulistana, conhece o oboísta Isaac Karabitchevsky, que o leva para a Escola Livre de Música, onde lecionava um dos grandes mentores musicais da época, Hans Joachim Koellreutter. Seu contato com esse mestre alemão lhe abre um novo e amplo universo musical. Quando, no final dos anos 50, Koellreutter mudase para Salvador, Medaglia o acompanha. Se aperfeiçoa em

regência, inicialmente coral e depois sinfônica. Surge, do Diretor da Escola Superior de Música da Universidade de Freiburg, Artur Hartmann, um convite para estudar regência na Alemanha. No final dos anos 60, Júlio retorna ao Brasil e participa ativamente, com Solano Ribeiro, da organização dos célebres Festivais da Record. Participa dos mais variados movimentos artísticos de vanguarda, entre os quais o da Poesia Concreta, “oralizando” poemas com os irmãos Campos e Décio Pignatari. No final de 1967, escreve o revolucionário arranjo para a canção “Tropicália”, de Caetano Veloso, que marca o início do Tropicalismo. Em 1968, na Record, produz o “Opus 7”, um dos mais criativos e bem sucedidos programas de música clássica da televisão brasileira. Em 1969, é convidado por um grupo de elite de instrumentistas para fundar e di-

rigir a orquestra Cordas de São Paulo. De volta para a Europa, no início dos anos 70, rege em diversas rádios e importantes palcos, incluindo a célebre Philharmonie, de Berlim. Nessa época produz programas de rádio e TV sobre música brasileira para a televisão alemã. Em 1975, a convite de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o “Boni”, volta ao Brasil para integrar os quadros artísticos da Rede Globo, da qual torna-se, posteriormente, Supervisor Musical Artístico. Ali, compõe também trilhas sonoras para 20 Casos Especiais. Nessa época, dirige a Rádio Roquette Pinto do Rio. Nos anos 80, dirige, por 4 anos, o Theatro Municipal de São Paulo. Nesse período compõe as trilhas sonoras para os seriados de Walter Avancini, para a TV Globo, entre os quais, “Anarquistas Graças a Deus”, “Avenida Paulista”, “Rabo de Saia” e o premiadíssimo “Grande Sertão Veredas”. No início

dos anos 90, assume a Direção Artística do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e, em seguida, a Regência Titular da orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Atualmente, tem regido, como convidado, dentro e fora do País, e trabalhado em diversos projetos culturais. Júlio Medaglia é constantemente convidado para ministrar palestras em todo o Brasil. É ensaista e colaborador dos mais importantes órgãos de imprensa nacionais. Tem livros publicados como tradutor e autor (“Música Impopular”, já na segunda edição). É membro da União Brasileira de Escritores. Nota: No início dos anos 90, sempre muito sociável e atenciosos com todos, o maestro Julio Medáglia teve uma atuação brilhante na direção do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Fonte: AZ Brasil Assessoria de Comunicação.


Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Gastronomia sempre em alta! A gastronomia é mesmo a bola da vez. Está em alta e assim deve permanecer. Mídias especializadas (revistas, sites, programas de TV etc) surgem a cada dia, da mesma forma que escolas, cursos superiores e workshops promovidos por grandes chefs. Não se sabe como esse fenômeno ocorreu. Lembro-me de que quando ainda garoto, vez ou outra via minha mãe acompanhar o "Programa da Ofélia". Na realidade era um programa despretensioso voltado para a culinária trivial e dirigido às mulheres. Tempos depois começaram a surgir entrevistas isoladas com alguns chefs e, de uma hora para outra, a febre pela alta gastronomia dominava. Hoje, cursos de gastronomia, como o do Senac, vivem lotados. É uma geração de jovens que despertam para os prazeres da boa mesa e sonham ter seu próprio negócio. Em metrópoles como São Paulo, por exemplo, é possível encontra-se cozinhas de todas as tendências, clássicas, contemporâneas e que contemplam características de todas as partes do planeta. Os modismos acompanham esse rítmo frenético das milhares de boas casas que servem o Brasil de ponta a ponta. Pizzarias, cantinas, churrascarias e comida caipira não saem do roteiro. Ao contrário, ganham a cada dia mais adéptos. As comidas orientais conquistaram grande espaço à partir dos anos 90 e permanecem em alta, da mesma forma que a tradicional cozinha européia coleciona admiradores pelo mundo. Em Campos do Jordão a febre pela alta gastronomia tomou conta da cidade e hoje a estância pode ser orgulhar do impecável parque gastronômico que possui, da alta qualidade dos serviços e profissionais. Enfim, os prazeres da boa mesa se tornaram atração turística em Campos. Taí, vida longa ao pecado da gula! Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Turismo de negócios em alta. Tido como a tábua da salvação para combater os efeitos da sazonalidade, o turismo de negócios ganha força e novos espaços em Campos do Jordão. A grande vantagem desse negócio é que praticamente não atrapalha o turismo tradicional de fim de semana porque congressos, treinamentos de pessoal e workshops costumam ocorrer entre segundas e sextas-feiras, preenchendo justamente o vazio. Dessa forma, muitos hotéis e pousadas estão ampliando seus espaço e adequando-os para recepcionar eventos. Grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro praticamente já não comportam mais receber eventos. Com as agendas lotadas, escolher Campos para a realização de um congresso, por exemplo, faz reunir o conforto do trade hoteleiro com o charme, belezas e encantos da região. Por outro lado, o que não pode é haver abuso nos preços. Tudo deve e precisa ser altamente profissional.

Bebida para menores. Voltamos a denunciar a venda criminosa de bebidas alcoólicas para menores de idade porque é um fato que ganha proporção a cada dia em Campos do Jordão. Principalmente no final da Rua Brigadeiro Jordão e região da Vila Paulista, onde sempre há grande concentração de estudantes, flagra-se com facilidade menores bebendo em garrafas pet. Basta observar que elas passam de mão em mão. Geralmente é uma mistura de pinga ou vodka com guaraná ou refrigerante do tipo cola. A facilidade com que esses menores adquirem bebidas é tão grande que denota que fiscalização praticamente não existe. Cabe às nossas autoridades constituídas agirem, pois as consequências do alcoolismo, principalmente em crianças e jovens, são graves e abrem caminho fácil para o uso de outras drogas. Alô Autoridades!

Vem aí São Paulo Boat Show. O maior evento náutico indoor da América Latina acontece de 1 a 6 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Numa extensa área com 30.000m², 150 expositores estarão mostrando os últimos lançamentos em iates, lanchas, veleiros, jets, motores e acessórios náuticos. Com tecnologia naval comparável aos melhores estaleiros do mundo, a náutica brasileira cresce. Leia na página 4.

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão.

Plano próprio para assistência ambulatorial

Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S. José dos Campos-SP

Clínica de especialidades Laboratório - Convênios

Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL)

Outras informações pelo fone: 3668-8300

&

02 de Outubro de 2009

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação (paga). Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista, que em Campos. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

Acidentes com fogos de artifício. Dois graves acidentes com fogos de artifício ocorridos em menos de uma semana na Grande São Paulo chamam a atenção para negligência na fiscalização. Nos dois casos, embora os laudos periciais ainda não estejam concluídos, percebe-se que houve falha na fiscalização. No mais grave, um quarteirão inteiro de casas foi atingido e duas vidas perdidas. E aí fica a pergunta: "Quais órgãos públicos são responsáveis pela fiscalização em Campos do Jordão. Está tudo 100%? Estamos seguros?"

Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte ao quartel do Corpo de Bombeiros.

02 de Outubro de 2009

Emissão de RG e Carteira de Trabalho estão entre os principais serviços disponíveis possibilitado por uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo. A expectativa é de que mais de 2 mil atendimentos possam ser realizados até o final da semana. O ônibus de atendimento itinerante está instalado junto ao Gazebo (ao lado do Fórum), em Vila Abernéssia, e funcionará nesta sexta e sábado das 10 às 17h. O Poupatempo Móvel presta serviços públicos como emissão de RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais e mais de 2 mil serviços eletrônicos realizados pelo epoupatempo, como cadastro para vagas do Emprega SP, inscrição para concursos públicos, emissão de 2ª via de contas de água e luz e consulta a multas de trânsito e a créditos da Nota Fiscal Paulista. Oswaldo Pereira, Gestor da Qualidade e um dos responsáveis pelo serviço móvel, alerta à população de que os serviços possuem número limitado de

SHOP CAR Veículos novos e usados Compra - Venda - Consignação

Melhor Preço! Melhor Avaliação! Av. Frei Orestes Girardi, 537. Fones: (12) 3664-3663 - 3662-4906 Cel.: (12) 9782-2455.

casado 841.pmd

2

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

por Marcos Cintra*

atendimento por dia. “Embora o número de atendimentos seja perto de 300 pessoas por dia, alguns serviços de alta demanda, como o RG, podem ter suas senhas esgotadas antes do encerramento do expediente da Unidade, se atingida sua capacidade máxima. Por isso solicitamos aos interessados que procurem o posto móvel o quanto antes”, destacou. Incentivadora do projeto na cidade, a prefeita Ana Cristina informou que o Poupa Tempo Móvel deverá retornar à cidade em breve. “

Pagamento de Taxas As taxas oficiais geradas pelos serviços do Poupatempo podem ser pagas na própria Unidade, em dinheiro ou através de cartão de débito da Nossa Caixa e rede afiliada. Informações sobre os serviços prestados, seus requisitos e os roteiros de todos os Postos podem ser obtidos no Guia de Informações sobre Serviços Públicos, disponível no site oficial: www.poupatempo.sp.gov.br Fonte: A.C.P.M.C.J.

Mostra de Oratórios. No Palácio Boa Vista, mostra "Arte e Devoção", com peças originais dos Séculos 18 e 19. Ingresso: R$ 5,00 e estudantes e idosos pagam meia. Parque do Estado e Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada.

M.C. Contabilidade

Palavras Cruzadas DIRETAS

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

Autor: Roberto Conte

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

Confira o resultado

Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

O governo chinês tem atuado com muita habilidade e arte na condução do país. É uma nação que mantém o vezo político autoritário dentro das regras econômicas do capitalismo moderno. Em geral a globalização nas economias democráticas tende a limitar ações sobre os instrumentos de política econômica voltados ao mercado interno, mas os comunistas instalaram um modelo de gestão que tem conseguido driblar essas limitações. A partir do final dos anos 70 o governo chinês começou a abrir o país ao mercado externo e flexibilizou o rígido controle estatal sobre atividades agrícolas e a indústria de pequeno porte, introduzindo métodos de gestão privada. Desde então a economia chinesa opera com uma combinação entre um relativo relaxamento do dirigismo do Estado com a manutenção de forte controle do Partido Comunista em relação aos fundamentos da atividade produtiva e sobre grandes empresas industriais e o setor financeiro. Grande parte do êxito da economia chinesa se deve ao manejo estatal da política comercial com o resto do mundo. As orientações que regem as relações econômicas internacionais chinesas estimulam o comércio internacional, tendo como meta a expansão das exportações num ritmo maior que as importações, e a for-

te atração de investimentos diretos do exterior. O governo administra o câmbio e controla a retenção de divisas, gerando, com isso, saldos comerciais crescentes. Com essa estratégia a China acumula reservas cambiais que ultrapassam US$ 2,1 trilhões. Os investimentos diretos (US$ 108,3 bilhões em 2008) e os das estatais chinesas, bancados em boa parte pelas reservas externas, alavancam o prolongado crescimento da economia da China que, combinado com um mercado com mais de 1,3 bilhão de consumidores, cria oportunidades aos investidores ao redor do mundo. Hoje o país se tornou um eldorado para empreendedores de todas as nacionalidades. A China se tornou a locomotiva da economia mundial e deve se manter nessa condição nos próximos anos. O país já se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, mas dada a magnitude da economia chinesa e as projeções de crescimento para o país há ainda muito a ser conquistado no país asiático pelas empresas brasileiras. Nos últimos dois anos as commodities brasileiras tiveram na China o principal mercado consumidor e elas devem continuar comandando as vendas

nacionais para aquele país. Dentre os dez principais produtos exportados pelo Brasil para a China, nove são commodities, com destaque para minério de ferro e soja. A grande dúvida quanto à prosperidade chinesa refere-se à sustentabilidade desse processo. O totalitarismo do governo comunista elimina seus adversários e reprime manifestações políticas, mas no longo prazo o país pode enfrentar turbulências que vão impactar a economia negativamente. Os trabalhadores poderão reivindicar salários mais altos e melhor qualidade de serviços públicos. Isso neutralizará parte das vantagens competitivas do país nos mercados internacionais, mas o que as empresas precisam fazer neste momento é marcar presença numa economia que despertou e se transformou na mais promissora do mundo. __________________________________________________________________ __________________________________________________________ Nota: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard, professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. Seus endereços na Internet: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org http://twitter.com/marcoscintra

Leia Campos do Jordão & Cia: Jornal ou Revista na WEB Curta o Jornal Campos do Jordão & Cia e a Revista-guia Encantos e Sabores também pela Internet (online no UOL) Basta você cessar o site: www.jornaldecampos.com.br O Jornal, com rico acervo digital dos últimos 10 anos e a Revista com textos e imagens em PDF e mais os links e banners de todos anunciantes para você se comunicar.

DROGARIA CENTRAL

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

página 7

PoupaTempo atenderá até sábado, dia 03 Reflexões sobre a China

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

T E C O

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

FOTO: GUILHERME BUSNARDO

página 2

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

Publicações da Editora Jornalística Verdes Vales "há 20 anos prestando serviços e informando" "Campos do Jordão & Cia, onde você estiver"

1/10/2009, 15:04


página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

02 de Outubro de 2009

ANO XX - Nº 841 02 de Outubro de 2009

Poda radical gera protestos de jordanenses e turistas

Distribuição Gratuita

Os pinheiros estão lá há décadas, antes mesmo do início da era do turismo

Mudar a paisagem? Se existe algo que encanta aos olhos de todos em Campos do Jordão é a natureza. É a característica principal da cidade e que atrai milhares de turistas. Dessa forma, não dá para aceitar esse tipo de atitude, mutilando-se simplesmente uma expressiva quantidade de pinheiros que alguns funcionários da Prefeitura acharam por condenar, apenas para facilitar o tráfego de veículos mais altos numa das pistas. É inaceitável que atitudes extrema como essa, que efetivamente muda características da cidade, possa ser tomada sem consulta à população. Na administração passada, os platanus também passaram por isso.

A Editora Jornalística Verdes Vales saúda a Primavera com uma nova edição da Revista Encantos e Sabores

www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

O ANTES...

"Happy Business", um evento fechado de grande sucesso

Uma sequência de árvores majestosas que acompanhavam e adornavam o contorno da principal via de acesso à Campos do Jordão

Promovido pela Associação Cozinha da Montanha, o evento mensal superou todas expectativas e ganha status de feira

O DEPOIS... Árvores mutiladas e deformadas depois da poda radical aplicada por funcionários da Prefeitura Municipal. Nota: Que não usem o espaço aberto para publicidade!!!

FOTO: KADU SCHIAVO

Falta de planejamento Na realidade, a falta de planejamento na formatação de muitas vias públicas da estância é patente em diversos bairros. Durante décadas foram plantados pinheiros, platanus e outras espécies

de vegetação que acabam atingindo grandes proporções. Anos mais tarde, diversas administrações acharam de resolver o problema da forma mais fácil: cortando ou podando da forma radical como vemos na foto: mutilando.

FOTOS: LÚCIA CINTRA

Vários leitores, jordanenses e inclusive turistas, entraram em contato com a redação do Jornal nos últimos dias para manifestar desaprovação e até indignação ante a poda radical a qual estão sendo submetidos pinheiros plantados ao longo da avenida de entrada da cidade, próximo aos trevos de Vila Santa Cruz e Vila Albertina. Nas imagens enviadas pela arquiteta, urbanista e paisagista Lúcia Cintra, observa-se o antes e o depois. "Não havia necessidade da poda e de ser tão radical", afirma Lúcia. "Meu coração sangra com as árvores, chora com a paisagem, falece paulatinamente como Campos do Jordão. Paisagem! Oh Paisagem!", desabafa.

O encontro reúne empresários de Campos e fornecedores de produtos e serviços voltados para gastronomia e hotelaria. O 15º Happy Business (foto) foi um grande sucesso de público e negócios. O evento aconteceu no dia 30, no Hotel Frontenac.

Também online no UOL www.encantosesabores.com.br Próxima edição: Verão - 20/12 Fechamento: 10/11/2009

casado 841.pmd

1

1/10/2009, 15:04

O próximo evento da Associação Cozinha de Montanha será um workshop sobre truta, neste sábado, dia 3, no Espaço SCA. A partir das 17h, o Restaurante Charpentier irá apresentar a Truta-da-Terra, receita especialmente elaborada para a Primavera.

841  

Edição 841 do jornal Campos do Jordão & Cia de 01 de Outubro de 2009

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you