Page 1

1


Nosso vôo não pára e, desta vez, fomos de ônibus. Onde? Adivinhem… Imaginem… Pensem… Nós damos umas “dicas”. Primeira: fomos a uma cidade. Segunda: essa cidade tem um nome lindo! Terceira: foi lá que Santos-Dumont foi batizado… E agora, já sabe, não é verdade? Certo, isso mesmo… visitámos Rio das Flores.

2


O dia começou bem cedinho. Senhor Neves, nosso “piloto” de ônibus, estava nos aguardando do lado de fora da escola.

3


Todo mundo entrou. Alunos, professores, pais e foram tomando seus lugares. Lá no fundo do ônibus, umas meninas da Escola Álvaro Rocha conversavam. O que estariam dizendo? Vamos perguntar? Estamos conversando sobre o que iremos encontrar em Rio das Flores? Como será a Igreja onde Santos-Dumont foi batizado? Como seremos recebidos pelas pessoas com quem nossa professora Marise Brandão combinou tudo?

4


Ao fim de algum tempo as “barrigas começaram a dar horas” e uma parada foi feita para que o ônibus abastecesse assim como o lanche do João Guilherme, da Mariana, da Brenda, da Fabiana, da Mariana Freitas e da Larissa fosse todo, todinho, “desabastecido”

5


Volt谩mos ao 么nibus e a alegria reinava nos bastidores onde a Brenda, a Fabiana, a Larissa e a Mariana, que levaram biscoitos para o 么nibus, comiam biscoitos que haviam levado para este passeio.

6


O tempo ia passando, os quilometros iam sendo percorridos e eis que chegamos em Rio das Flores. - Que bonita entrada! – ouviu-se em côro dentro do ônibus.

7


- Vamos tirar uma foto para guardar como recordação? – perguntou alguém. - Claro que sim! – exclamou logo Sr. Neves, acrescentando – E eu também quero ficar nela!

Além de Sr. Neves também pais e alunos de C. E. Joaquim de Macedo, Silvia (gestora em hotelaria e turismo) e Helder o amigo que escreve para um do jornal de nossa cidade ficaram nesta foto e não quiseram perder a oportunidade de embarcar em nosso vôo!

8


Sabem o que descobrimos? Olhem para a foto e tentem descobrir! Temos a certeza de que já entenderam…

Isso mesmo… Rio das Flores é uma cidade digital! UAU! A maioria das casas tem uma antena de conexão, ali valorizam o uso das TIC na educação, ou seja possuem uma visão futurista.

9


Visitamos o Centro Cultural Biblioteca Emmanuel Guimarães que pela foto podem ver podem comprovar como está bem equipado e, embora a imagem não o mostre, podemos assegurar que os funcionários estão muito bem preparados para atender a todos, Dá para perceber que existe toda uma questão educacional envolvida.

10


Como exemplo do que acima dissemos, aqui está Senhor Cláudio, funcionário do centro cultural, responsável pelas aulas de xadrez que, muito educado, veio logo ensinar as crianças a jogar xadrez. As alunas Fabiana e Mariana correm para jogarem.

As crianças de nossa escola adoraram e todas queriam aprender, só lamentando a falta de tempo.

11


Que cantinho tão lindo! Pois é, e muito especial ou não fosse o cantinho de leitura para crianças. Tem vários livros infantis além de um ambiente todo decorado para atender os pequenos leitores.

12


Da varanda do Centro Cultural, apreciamos um ambiente bem estruturado e com uma vista panor창mica.

13


- Estamos na cidade onde Santos Dumont foi batizado, não é verdade? – perguntaram com ar desafiador Brenda e Fabiana, tendo acrescentado - Então também teremos de dar alguns pulinhos pois, afinal, conseguimos voar em nossos estudos.

14


Matriz de Santa Theresa d窶凖」ila. Onde Santos Dumont foi Batizado na cidade de Rio das Flores, Estado do Rio de Janeiro

15


Interior da Matriz de Santa Theresa D’Avila

16


Não é milagre não, mas até parece! Não é que Santa Thereza é padroeira dos professores?

Adivinhem quem esta chegando......

Emília Miranda direto de Portugal

17


Bacia de batismo onde Alberto SantosDumont foi batizado.Ana Luísa e Fabiana, dentro da Matriz de Santa Theresa D’Avila, descobrem a bacia de batismo onde Santos Dumont foi batizado.

18


João Guilherme atento a todos os detalhes da Matriz de Santa Theresa D’Avila.

19


Busto de Alberto Santos-Dumont. No pátio da Matriz de Santa Theresa D’Avila, onde as crianças Poliana, João Guilherme, Mariana, Fabiana, Larissa, Rhaoni e Brenda tiraram uma foto.

20


Todos amam o suco natural da Sílvia, fez um suco natural de Caju com Capim limão, muito gostoso e rico em vitamina c, para as crianças de nossa escola beberem no passeio.

21


Simone, Coordenadora de Turismo de Rio das Flores, gostou do projeto de uma rede de aprendizagem, gostou do tema escolhido e da forma que o projeto caminhou entre os alunos e professoras. Ao lado Marcelo pai de Marcela, aluna do C.E.Joaquim de Macedo, Silvia e senhor Neves nosso piloto.

22


Até breve Rio das Flores, saímos de Rio das Flores de volta para nossa cidade Barra do Piraí, Estado do Rio de Janeiro.

23


Obrigada Dona Gracinha(diretora da E.E.Dr. Álvaro Rocha, de Barra do Piraí, RJ, por acreditar em nosso trabalho e nos apoiar.

Agradecemos também ao governo da cidade de Rio das Flores, pela atenção e carinho neste projeto.

Marise Brandão.

24

Visita a Rio das Flores  

Visita à cidade de Rio das Flores

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you