Page 1

ESCOLA ESTADUAL VER. JOSÉ MOACIR DE OLIVEIRA

Inovador em Foco ABRIL/MAIO 2013

JMO escola e Tecnologia

A gestão escolar

DESTAQUES NESTA EDÇÃO A música como instrumento de aprendi-

não para.

A

dos professores que pleiteclimatização de 4 salas já é uma reali-

dade na Escola Estadual

Ver. José Moacir de Olivei-

zagem.

Biblioteca em Ação

aram a instalação de ar condicionados nas salas e foram prontamente atendidos. Para o ano de 2013 o

Café Filosófico

objetivo é continuar a climatização de mais salas.

ra graças ao trabalho das gestoras Francisca Luzimar

ç

Lopes e Paula Francinete em conjunto com a equipe

Lançamento de Foguete artesanal


PROF. RESPONSÁVEL: GISANA KAREN A música como instrumento de aprendizagem

A

ação busca motivar e descobrir aptidões naqueles que estão prestes a decidirem seu futuro, além de direcionar esse aluno a temas que o interesse e o motive nos estudos. Nos meses de abril, maio, junho e julho diversos temas foram trabalhados pela professora e seus alunos como:

c

ontextualização do tema central a musica, mostra de vídeos, pesquisa sobre os países falantes da língua estrangeira, os instrumentos musicais, interpretação de textos, ensaio de canções para apresentação em festival, oficinas de música e cultura, show de talentos, oficinas de canto oficinas e violão, culminância, atividade musical criativa, leitura de textos, pesquisas e seleção de canções a serem trabalhadas, especialmente, pratica de pronuncia na língua estrangeira.


BIBLIOTECA EM AÇÃO PROF. RESPONSÁVEL: IVANEIDE MARTINS

A

professora Ivaneide Martins responsável pela biblioteca no turno vespertino, coordena uma ação denominada de “ LEITURA COMO PARTIDA PARA ENTENDERMOS O MUNDO”.

A

ação objetiva trabalhar produção de textual e a oralidade dos alunos, entre as atividades desenvolvidas se realizam atualmente oficinas de leitura e letramento, teatro e artes (desenho e pintura) os resultados dos trabalhos será uma exposição e sarau poético a serem realizados no segundo semestre.


PROF. RESPONSÁVEL: Alessandro Apolinário

Oficinas Realizadas Escolhas dos livros na biblioteca da escola

E

ssa atividade, ao ser inserida na classe, traz em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores e escritores na escola, explorar novos livros, escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhes traz, falar sobre essas sensações, estimular debates a serem desenvolvidos , ao longo do processo, gostos e preferências por obras, gêneros e autores.

Café Filosófico

A

atividade objetiva estimular reflexões e debates sobre temas genuinamente filosóficos,a fim

de buscar discussões de estudos feitos em livros previamente bem como procura ampliar as discussões na disciplina de literatura e língua portuguesa, materializando na sala de aula a lei-

Sexta no Cinema utilizar a sétima arte como uma ferramenta didática, faz parte do plano de ensino das oficinas. o primeiro passo é definir o seu objetivo ao exibir um filme, seja ele ficção ou documentário. A ideia é discutir um tema específico, Mostrar o ambiente sociocultural de uma época, Ter uma visão de um fato histórico relevante, Dar subsídios a um debate .


PROF. RESPONSÁVEL: INIREIDE RODRIGUES

O

PROJETO:

PROF. COLABORADORA: IVANEIDE MARTINS

s educandos recebem formação geral sobre

temas referentes a artes e história,

por um período de

seis meses.O projeto se dividem em: formação em ciclos, em que são abordados os conhecimentos gerais juntamente com conteúdo previsto no curso. O processo de ensino-aprendizagem se faz por meio de atividades:oficinas de maquetes; Elaboração de painéis e cartazes; elaboração de gibis.

A

s atividades tem movimentado o noturno que

depois de um tempo sem devolvi mento de projetos. O fim do semestre será marcado pela exposição dos trabalhos feitos pela prof. Inireide e seu alunos.

Os Fenícios em quadrinhos Através de oficinas realizadas, os alunos confecciona manualmente gibis, tudo dentro do contexto estudado e com a orientação da professora Inireide Rodrigues . Em um segundo momento o gibis passam por um processo de digitalição para acesso na rede ( INTERNET) http:// issuu.com/emi-jmo/docs/gibiii2


CURSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA EM QUÍMICA

PROF. RESPONSÁVEL: Me. JÚLIO CESAR

A

s atividades propostas visam criar condições para que 30 jovens da escola sejam capazes de criar produzir produto saneantes, de forma e possam intervir na comunidade, visto que esse trabalho é feito a partir de material coletado na própria comunidade, óleo e gordura, essa ação visa complementar sua educação formal, qualificá-los como agentes ambientais, para melhor exercer a cidadania.

A

lem a atividade de produção de saneantes as oficinas contam coma atividades que desmistificam as visões dos alunos sobre a disciplina tornando, a química mais próxima da realidade do aluno, graças ao trabalho realizado no laboratório pelo professor junto com seus monitores, como por exemplo: estudos das soluções, experiências com ácidos e bases que fazem parte do cotidiano do aluno, montagem de foguete artesanal, lançamento de foguetes fabricados pelos alunos monitores.

Inovador em foco abril/maio Escola José Moacir  

Oficinas desenvolvidas neste semestre. Na escola José Moacir de Oliveira.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you