Page 1

ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO GERALDO WETZEL DIRETORA: SANDER NIHUES ROSSI SUPERVISORA: ROSEMARI DE B. DE OLIVEIRA

HISTร“RIAS SOBRE O FOLCLORE DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DO 5ยบ ANO 1

PROFESSORA: SANDRA HORN

Joinville 2010


Adriane e Caroline Boto Roxo Baseado na lenda do Boto Cor de Rosa Havia um boto da cor roxa que gostava de ir em festas juninas e convidava as moças para dançar até meia noite. Nesta mesma festa, ele a convencia de ir até o rio, ali ele engravidava a moça e desaparecia. Ele engravidou várias moças. Quando as crianças nasciam sem saber quem era o pai, sabiam que eram filho do boto.


Alex e Leonardo As Mulheres Secas (Baseado na lenda Corpo Seco) As mulheres secas surgiram de duas irmãs escravas que apanhavam muito e ficavam sem comer porque o chefe não deixava. Ele se aproveitava delas, um dia elas morreram e ficaram assombrando o chefe até ele morrer.


Alan e Anderson A mulher enfeitiçada (Baseada na lenda da Mula Sem Cabeça) Era uma vez uma mulher que foi enfeitiçada. Ela virou um cavalo com cabeça de fogo. Toda a noite ela ia na floresta e também assustava todos os caçadores que caçavam animais. Em uma noite alguns caçadores escutaram um barulho e perceberam que a mulher sem cabeça estava ali e então saíram correndo. Essa lenda foi baseada em uma mulher que foi enfeitiçada aos 18 anos de idade, essa maldição só acabaria quando tirassem seu arreio.


Beatris e Moroni Mulher do meio dia (Baseado na lenda Mulher da Meia Noite) A lenda da mulher do meio dia também é conhecida como Mulher ensolarada, Mulher florescente ,etc... Trata-se de uma lenda não muito conhecida e nada mais é do que um mito brasileiro. É a aparição de uma bela mulher ,que só usa acessórios de rubi, normalmente ela veste roupas de cores laranja e amarelo e acessórios vermelhos. As pessoas dizem que é uma mulher que aos 17 anos morreu numa casa, alguns dizem que ela é uma jovem que fumou tanta maconha que morreu e acha que está viva e quer se vingar das pessoas que a obrigaram a fumar. O interessante é que ela não aparece no meio dia, mas desaparece neste horário. Ela gosta de se apaixonar por homens que ficam no shopping. Aparece de repente na frente dele e ele se apaixona na hora. Depois pergunta se ele pode levá-la para o seu lar e na hora ele topa. Então eles seguem de carro. Meia hora depois ela fala para o seu acompanhante: -Eu moro nessa rua, quer me acompanhar??? E a pessoa olha a rua e vê que nela tem cinco casas abandonadas, aí ele só se despede dela e fica cuidando, ela entra numa casa abandonada,meio dia em ponto. Na entrada da casa ela desaparece e o cara tem um enfarte!!!!!!!


Crislaine A jovem de cabelos negros (Baseado na lenda Iara) A jovem de cabelos negros, é uma linda moça que há tempos atrás pulou de um penhasco. Borboletas encontraram-na antes que ela morresse, levaram-na para um lugar lindo e distante. Passou alguns anos e a coroaram rainha de Fheytopia, neste dia recebeu lindas asas. Certo dia ela sofreu um acidente, logo na terça feira, dia das borboletas. Infelizmente alguns humanos encontraram-na caída no chão de um parque, se assustaram quando viram suas belas asas coloridas. Ela perdeu suas asas. Ela sofreu muito a perda de suas asas, mas mesmo assim viveu feliz para sempre.


Eduardo e Dyonatan Boisomem (Baseado na lenda Lobisomem) Num certo dia um homem se transformou num boi na madrugada do dia 7 de abril de 1940 (7\4\1940), e destruiu algumas coisas. Ele s처 se transforma em lua crescente. Num certo dia um homem inteligente ficou na madrugada procurando o Boisomem. Ele apareceu e o homem ficou impressionado com o que viu. O Boisomem tentou mas n찾o conseguiu atacar o homem. Esse mito foi trazido pelos alem찾es ao Brasil e diz que todo filho depois de cinco filhas se transforma num Boisomem nas sextas feiras de lua crescente entre as 02:30 e 03:30 da madrugada.


Emanoel e Leonardo O menino Pererê (Baseado na lenda do Saci Pererê) Ele vive no mato, sempre aprontando travessuras com os caçadores. O menino vive fumando um cachimbo e sempre brincado com seus amigos. Mas ele não gosta que coloquem ele dentro de uma caixa. Ele fica pulando, porque ele tem uma perna só . Ele cuida muito da natureza, das árvores e flores. Ele não deixa ninguém cortar as árvores. Ele sempre vai a cidade incomodar as pessoas. Se tirarem o capuz dele, ele fica fraco, muito fraco.


Gabriela D. e Talita M. Negrinho do Pasto (Baseado na lenda negrinho do pastoreiro) O negrinho do pasto era escravo de um homem muito mal que o deixava com toda responsabilidade de cuidar do gado . Um dia o boi que o fazendeiro mais gostava fugiu da fazenda .O negrinho foi procurá-lo e não achou, então o fazendeiro castigou o menino, colocando-o no formigueiro. No outro dia o fazendeiro foi ver o menino e ficou surpreso ao vê-lo trepado em cima do boi que tinha fugido, então o homem constrangido pediu perdão ao menino porque ao seu lado estava Nossa Senhora.


Gabriel e Valter Saci-Pererê É uma criança, um negrinho de uma perna só, que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de aparecer e desaparecer. Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, trançar as crinas dos animais,... Diz a crença popular que dentro de cada redemoinho de vento existe um saci. Ele não atravessa córregos nem riachos. Alguém perseguido por ele deve jogar cordas com nós em seu caminho que ele para para desatá-los.


Jeferson e Igor Cobra de Fogo (Baseado na lenda Boitatá) É uma enorme cobra com os olhos que parecem dois faróis, seus olhos são de fogo. Durante a noite ela anda pela floresta em busca de comida. Diz a lenda que a cobra de fogo pode se transformar em uma tora em brasa, quando transformada em tora, ela pune quem coloca fogo na mata. A cobra de fogo protege as matas e os animais, ela persegue e pode matar aqueles que desrespeitarem a natureza. Quem se deparar com a cobra de fogo, deve ficar com os olhos bem fechados e sem respirar. A lenda conta que várias pessoas já ficaram cegas e a até morreram. A origem da lenda é indígena, foi um padre chamado Anchieta que contava essa historia no ano de 1560.


José V. Domingues O Bicho do Pântano ( Baseado na lenda: Bicho Pântano) O Bicho do Pântano é o mais conhecido entre as crianças, pois a noite seus pais costumam assustar as crianças que os desobedecem. História Era uma vez um estranho pântano, onde vivia um bicho chamado Bicho do Pântano. Certo dia um menino chamado Djek estava soltando pipa, quando o fio arrebentou e ele foi buscar a sua pipa. Quando se aproximou de uma velha casinha foi pego pelo bicho. Se passaramum, dois, três, até 4 meses e nada do Djek aparecer... Depois deste tempo todo acharam o menino. Infelizmente estava todo machucado e com hipotermia. Graças a Deus ele foi socorrido, tudo correu bem e todos viveram felizes para sempre...


Ketelin e Sara A mulher do cabelo ruivo (Baseado na lenda o barba ruiva) Eis uma mulher de cabelo ruivo que morava na lagoa de Paraguá, no Piauí. Dizem que ela era pequena, e cresceu por encanto. Dizem que ela foi criada pela Iara, sendo então filha da ma d' agua. Ela nasceu por volta de 1830. Hoje ela completa 180 anos de lenda . Nomes comuns:A mulher do cabelo ruivo, Clotilde, A mulher do Barba Ruiva, Antonita, Mirela,... Muitas pessoas já leram as lendas dela, as lendas dela são muito legais. Obrigado pela atenção de ler este texto.


Geovana Marchi Costa e Luciane Antunes Cidral Sacipira (Baseado na lenda do Curupira e Saci – Pererê) O Sacipira vivia na mata, ele é o principal protetor das matas e animais silvestres. Representado por um anão de cabelos curtos e pretos, ele tem olhos vermelhos. Ele enxerga muito bem no escuro, os pés são virados para os lados. Se alguém desrespeitar algum ser vivo ele persegue e mata. Para assustar os caçadores e lenhadores, ele emite sons, e assovios agudos, ele aparece e desaparece no local e na hora que quiser, ele é um furacão e ao mesmo tempo animal, o sopro pode congelar tudo,ele pode viver de baixo da água e na terra. Muitos dizem que as pessoas que somem lá, somem porque o Sacipira os pega e mata.


Marcelo Boi da cara colorida (Baseado na lenda do boi da cara preta)

Boi...Boi...Boi... Boi da cara colorida, Pegue esse menino Que tem cara dolorida Boi...Boi...Boi... Boi da cara roxa, Pegue esse menino Que tรก levando suas trouxa.


Thalyta K. e Aline O Pisadeiro (Baseado na lenda “A Pisadeira”) O Pisadeiro é um velho de cabelos brancos, nariz enrugado, pele igual a um carvão. Dizem que ele aparece nas noites de lua cheia, para assustar as pessoas enquanto elas dormem. E quando elas acordam não querem sair de casa porque ficam com medo de encontrar com ele. Quem encontrar com ele levará um grande susto. Ele pisa nos cabelos de pessoas que tem piolho, e deixa um bilhete em cima da cama escrito: - Da próxima vez vê se cuida desses cabelos porque já estou cansado de ver tanto piolho em sua cabeça. Ass: Pisadeiro

Projeto Folclore  

Histórias sobre o folclore.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you