Page 1

TEOCOMUNICA O JORNAL DA COMUNIDADE EMEF TEODOMIRO

R e s p o n s á v e l : I m p r e n s a J ov e m d o Te o d o m i r o A b r i l 2 0 1 0 1 ª e d i ç ã o

Impr ensa Jovem na Campus Par ty 2010 Nossos alunos da imprensa jovem do Teodomiro juntamente com os da escola Pedro Geraldo Schunk, tiveram a satisfação de serem convidados para fazerem parte da “Agência de Notícias Imprensa Jovem” projeto de Educomunicação do Programa Nas Ondas do Rádio, representando a DRE Capela do Socorro, com trabalho de cobertura jornalística de tudo que estava ocorrendo no evento Campus Party 2010. Foi um trabalho árduo, pois envolveu pesquisa, treinamentos nas várias formas de mídias, elaboração de pautas de entrevistas, efetivação de contatos com antecedência com alguns entrevistados e principalmente muito entusiasmo. Com essa oportunidade tiveram contato com formas genuínas de tecnologias, tecnólogos, cientistas, pesquisadores em diversas áreas, programadores em múltiplas linguagens e milhares de jovens experts em tudo isso e fruto dessa geração digital, os chamados GEEK´s.Todos os registros em áudio, vídeo e imagens resultantes deste dia estão disponíveis nos blogs do programa “Nas Ondas do Rádio”, da EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza e Teodomiro Comunicações, além do canal Teodomiro no you tube.

Volta às aulas: Uma r ecepção difer ente A volta às aulas em nossa escola foi muito agradável. Nosso diretor, Eduardo Antonio Domingues juntamente com a equipe gestora, pensou em uma forma de acolhimento tanto para professores, quanto pais e alunos. Recebemos este ano crianças com 6 anos incompletos e foi pensado em como seria esta "chegada" a uma escola tão grande, com tantas pessoas diferentes. Como fazer com que os pais conhecessem nosso espaço e nossa equipe. Em nossas reuniões foi pensado, não somente para alunos das 1ªs séries, mas em todos que Nesta edição: estariam retornando às atividades. Assim foi feita uma recepção escalonada onde pais e alunos estavam presentes na apresentação Seletiva de atletismo Inauguração da ning de funcionários e professores que trabalhariam no ano de 2010 nas salas específicas. Formação novos monitores Tudo isso de forma bem informal, recepcionados pelo diretor, com lanche e bate papo para Reunião sobre PME esclarecer dúvidas. A idéia foi muito boa porque os pais também já conheceram logo no início os professores de seus filhos, a direção da escola e toda a equipe que trabalha no Teodomiro. Curso de Teatro Nossas páginas na WEB Tudo isso acaba por estreitar as relações. As fotos são os registros desses momentos.

2

3 4

Coluna literária

5

Minha escola notícia

6

Jornal Mural e rádio Homenagem ao Dia das Mulheres Ciclovia Marginal Pinheiros

7

Poema Marcelo Linares

8


Página 2

TEOCOMUNICA

Seletivas de Atletismo e Modalidades Coletivas As seletivas de atletismo em nossa escola aconteceram nos dias 22 , 23 e 24 de março para as equipes femininas e masculinas nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. Ocorreram também as peneiras de voleibol e futsal para as equipes femininas e masculinas na categoria infantil.

06/04 a 31/05 – Realização da competição infantil 29 e 30/04 – Realização das provas do atletismo, no Sesc Interlagos

Inauguração da Ning da Escola No final do mês de fevereiro, nossa escola ganhou mais um espaço virtual para interação de toda comunidade escolar, a NING. É a primeira rede social criada na DRE Capela do Socorro e seguramente uma das primeiras da rede municipal.

áudio, divisão dos membros em grupos por área, série ou afinidade, participação em chats.

As possibilidades desta ferramenta são inúmeras, dentre elas: comunicação entre seus membros, criação de fóruns, postagem de trabalhos realizados por alunos da escola em vídeos, imagens e

Na fase de experiências, tanto a inscrição dos candidatos a aluno monitor quanto a formação dos mesmos, foram feitas por esse novo meio de comunicação.

Esta rede permite que o professor envie atividades para seus alunos e estes respondam no formato ou linguagem que quiserem.

For mação da nova equipe de monitor es Começamos no dia 03 de março a formação de novos monitores para a sala de informática e novos integrantes da Imprensa jovem do Teodomiro. Dividimos os alunos em duas equipes. Dentre muitos interessados os selecionados foram: Equipe 1– Katlen, Jéssica, Milena Santos, Milena Albino, Natalia, Larisse, Ícaro, Vitor Moura, Luana Layla Equipe 2 - Mikael, Gabriel Ferreira, Talita, Naieli, Larissa, Gabriel Nascimento e Gabriel Rodrigues. Durante as formações realizadas pelos Educomunicadores Dora e Carlos Honorato os alunos aprenderam a usar as várias ferramentas midiáticas. Estas formações acontecem todas as 4ªs feiras das 13:25 às 16:30.


TEOCOMUNICA

Página 3

Reunião sobr e PME No dia 25 de março foi realizada uma reunião de pais diferente, mais participativa. Seria explanado o que é o Plano Municipal de Educação. A discussão com os pais, foi muito boa, segundo a coordenadora Sra. Madalena Gaspar. "Tínhamos que discutir com a comunidade 4 questões pertinentes ao PME e isso gerou calorosos debates e as conclusões abaixo: 1- PROPOSTAS E METAS PARA A EDUCAÇÃO: • Valorização do professor (resgate do seu valor profissional perante a sociedade); valorização do professor em termos de remuneração salarial; • devolver ao aluno a responsabilidade pelos seus estudos; • rever a questão da progressão continuada; • redução do número de alunos por sala; • melhorar a administração das verbas para educação sem desvios para outras áreas que os governos desejem; • acompanhamento das aplicações dos recursos; • desenvolver um canal de comunicação entre governantes, professores e alunos; • discussão periódica sobre as proposta e seu cumprimento; • trazer para escola profissionais da saúde para apoiar a inclusão; • kit escolar de qualidade; • estrutura com laboratórios, salas ambientes, anfiteatro; • área de lazer em torno da escola para uso da comunidade. 2- A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS: • Educação de qualidade; • número reduzido de alunos por sala; • fim da progressão continuada; • fim da aprovação automática; • pais presentes na educação; • construção de novas escolas; • segurança permanente na escola; • dignidade e respeito para todos; • instalações adequadas; • educação de inclusão para paz; • valorização dos professores; • escola com equipamentos tecnológicos para atender a demada; • profissionais com qualificação adequada para atendimento dos alunos com NEE; • área de lazer para as crianças no entorno das unidades escolares. 3- A EDUCAÇÃO QUE TEMOS: • Temos uma educação com falta de investimento no espaço físico; • com progressão continuada; • alunos sem responsabilidade com seus estudos; • salas lotadas; • baixa remuneração dos professores, desvalorização dos professores perante a sociedade;

Imagens: Profº Wanderlei


Página 4

TEOCOMUNICA

Nossas páginas na internet Nossa escola já está muito conhecida na rede municipal devido aos trabalhos realizados em seu ambiente. A forma de divulgação destes trabalhos nas mais diversas áreas, são as páginas na Internet. Hoje temos fluência em várias formas de tecnologias de comunicação e informação que vão desde os Blogs (diários virtuais), rede social até o twitter. Nossos endereços e aplicações são: www.twitter.com/emefteodomiro mini-manchetes do que está ocorrendo na escola diariamente, com informes de publicações nos demais espaços. www.youtube.com/emefteodomiro nosso canal no youtube onde são publicados os vídeos produzidos em nossa escola, resultado de trabalhos dos alunos. www.teodomirotoledopiza.blogspot.com é o blog principal de nossa escola, que fornece informações gerais, artigos, trabalhos publicados e links para os demais espaços que possuímos. www.educomnoteo.blogspot.com Blog do projeto da área de comunicação, com trabalhos realizados pela Imprensa Jovem do Teodomiro, Jornal, Rádio e também aluno monitor. www.edfisteodomiro.blogspot.com Blog da área de Educação Física com assuntos relacionados a área de saúde, atividade física e lazer. São publicadas imagens, vídeos, informes, artigos etc da atuação de nossos alunos.

Aulas de tea tro A nossa escola, por intermédio do Prof. Marcelo Linares dará início as aulas de teatro, ainda no mês de abril. O professor tem como objetivo preparar os alunos para que ainda este ano façam uma apresentação teatral. Estaremos esperando


Página 5

TEOCOMUNICA

Espaço literário

Sugestão do mês:

Professora Gislene Sherlock Holmes Sir Arthur Conan Doyle (O vale do terror)

Sherlock Holmes ainda hoje é um dos mais atraentes Personagens dos romances policiais. Desvendar crimes que pareciam insolúveis até mesmo para a Scotland Yard, a Famosa polícia inglesa, fez do seu nome um sinônimo de “detetive” E, como a vida parece mesmo imitar a ficção, a imortal Criação de Sir Arthur Conan Doyle continua a despertar o Interesse de jovens e adultos, de tal forma que o seu endereço Fictício-221B, Baker Street- abriga hoje o museu do ilustre Detetive, atraindo visitantes do mundo inteiro. As fascinantes aventuras de Sherlock Holmes, escritas ao longo de quase quarenta anos, são agora apresentadas integralmente em nova tradução para o português, realizada por Antonio Carlos Vilela, autor de livros juvenis de muito sucesso.

Quem se interessar pelo livro, e quiser ler, nós temos na sala de leitura da escola.


TEOCOMUNICA

Página 6

Minha escola é notícia

“Toda escola tem uma história para contar, aliás, muitas...”

Nossa escola está participando do projeto de SME DOT/IE “Minha Escola é notícia” que desenvolve o protagonismo infantojuvenil com o auxílio das mídias, de acordo com a portaria nº 1997 de 19/03/09. Como importância dessa ação podemos citar a formação de alunos monitores para atuarem no desenvolvimento de projetos para enriquecimento do currículo em nossa escola e o estímulo de atividades colaborativas entre nossa escola e as demais da rede com foco no trabalho com o gênero jornalístico. Assim, com a utilização das redes sociais (twitter, blog, ning) nossos alunos estão participando de uma Web notícias, onde o cenário em que tudo se desenvolve é a escola. Haverá socialização dos acontecimentos desse espaço de convivência com realidades diversas de outras regiões, com um compartilhamento de informações. Tít ul o do a rt ig o in te rn o

A primeira etapa do projeto já foi cumprida, com a apresentação de nossas equipes e estamos em fase de encaminhamento da segunda. Quer saber mais? consulte a página www.minhaescolaenoticia.ning.com.

Rádio e jornal Mural

Em breve estará entrando no ar a nossa rádio escolar. A equipe de educomunicadores e alunos monitores já fizeram diversos testes com os programas de rádio, inclusive com a criação de uma página para armazenar nossa programação. O primeiro programa já está saindo, com notícias, poesias, informações e muita música. Estaremos preparando uma programação surpresa desenvolvida pelos alunos com colaboração do prof. Marcelo Linares. A outra novidade é o jornal mural da comunidade escolar. A primeira edição ficou a cargo dos alunos das oitavas séries, orientados pela profª Kelly Brandão que já está desenvolvendo o projeto em sala de aula desde o início do ano. As demais edições contarão com a colaboração de todos, pois é de interesse da comunidade, mantendo o padrão criado na primeira edição apenas atualizando as notícias. Novos espaços poderão ser criados de acordo com sugestões ou necessidade. Temos certeza que nosso noticiário será um sucesso: mural, impresso, web e como somos ambiciosos, futuramente em vídeo como telejornal.


Página 7

TEOCOMUNICA

Ciclovia Mar ginal Pinheiros Nossa região ganhou uma nova opção de lazer: a ciclovia Interlagos que fica próxima a ponte Vitorino Goulart (ponte nova), estação autódromo do trem às margens do rio Pinheiros. Essa pista vai de Interlagos até a Vila Olímpia e foi totalmente reconstruída para oferecer aos ciclistas muita segurança. Está bem sinalizada e muito freqüentada principalmente aos finais de semana, contando inclusive com policiamento no local. O projeto foi pensado em aproveitar a área em torno do rio que um dia foi cartão postal de São Paulo. Vale a pena conferir! Peguem sua bikes e vão passar um dia divertido com amigos e familiares e ainda de quebra, praticar uma atividade física.

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

parte I

"Este ano, os alunos da Imprensa Jovem do Teodomiro pensaram em uma forma de homenagear todas as mulheres do mundo que têm dupla jornada. Eles reconhecem, a exemplo de suas mães, que não é nada fácil trabalhar fora de casa e ainda cumprir com as tarefas domésticas e dar atenção à família. Com este pensamento e na impossibilidade de entrevistar todas as mulheres nessas condições que conhecem, resolveram utilizar a imagem das mulheres que trabalham em nossa escola como representantes de todas as demais do planeta.

Como temos muitas trabalhadoras em nossa comunidade escolar, escolheram uma representante de cada seguimento para fazer entrevistas e passar uma mensagem. Foi tudo feito com sigilo absoluto para não estragar a surpresa, assim muitas ficaram cismadas na hora das fotos, outras não foram localizadas durante o momento em que a equipe estava em ação. Mas ainda assim foi um bonito gesto que vale ser lembrado, porque pegaram os depoimentos com muito carinho e foram tratados com muito respeito por todos. Todo material desse projeto pode ser visto em nossas páginas na internet. Mais uma vez fica registrada a admiração por todas as profissionais que movimentam a nossa escola com qualidade. “Equipe Teocomunica"


Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

parte II

Poema: Mulher em verso e em prosa Mulher... No teu semblante se encerra

É em prosa que eu arremato

Todo mistério do mundo

Pra jamais ser um ingrato

Tu que és arrimo da Terra

Com quem me fez existir

Se dorme um sonho profundo És lágrima, és suor Misturados com sorriso Quando a dor vem confirmar Maldição do paraíso Mas de Deus és a melhor De todas as criações

Se na Bíblia está escrito que profanaste a árvore da sabedoria, quando induzida pela serpente, e que pagaste caro por teu impensado ato, pensemos, pois... Ora, se do teu ventre vieram grandes homens, e esses grandes homens construíram grandes obras, as grandes obras emanaram de ti. E se do teu ventre nasceram sábios e poetas, e tendo esses homens especiais propagado pelo mundo palavras de sabedoria, são essas sábias palavras também nascedouras do teu ser ...

Quando podes inspirar Tanto amor aos corações Do teu ventre eles vieram Reis, poetas e plebeus

E quando dizem que “por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher”, eu apenas reflito e acrescento mais: “Que não há um grande homem que viva sem uma mulher –mesmo que seja simplesmente a sua própria mãe.”

Também aqueles que quiseram Desvendar os olhos teus Mas digo-te um algo sincero

Em suma, nesse 8 de março, se homenageia aquela que é co-responsável por todas as grandezas humanas do mundo: a MULHER!

Por mais que tanto me esmero Não posso me contentar E o inacabado poema Não encerra o meu dilema Pra assim te homenagear Mas se nos versos te canto E que mesmo assim, no entanto Não podem te resumir Prof. Marcelo Linares

Jornal Teocomunica  

Esta é a primeira de muitas edições do jornal feito por alunos da Imprensa Jovem da EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza DRE CS, localizada em Sã...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you