Page 1

TEOCOMUNICA O JORNAL DA COMUNIDADE EMEF TEODOMIRO Re s p o n s á v e l : I m p r e n s a J ov e m Te o d o m i r o

3ª Edição

Festa Junina: sucesso total de público e animação A tradicional Festa Junina do Teodomiro aconteceu no dia 26 de junho e foi um grande sucesso graças a união de esforços de toda comunidade escolar. Todos de alguma forma contribuíram, sejam nas barracas servindo os pratos ou bebidas típicas, no caixa na venda dos tickets, na cozinha preparando as delícias servidas na festa, nas brincadeiras que divertiram a todos os presentes, na organização das danças que trouxeram muita animação, no bingo proporcionando diversão e distribuindo prêmios, gestão, coordenação e secretaria da escola, os funcionários da limpeza e a comunidade com sua participação e entusiasmo.

parabéns pelo empenho na venda das rifas, onde algumas salas se destacaram tendo sido contempladas com a disputada recompensa. O comprador da rifa sorteada recebeu o cestão que estava muito farto este ano. Os alunos da imprensa jovem fizeram um documentário com a impressão de algumas pessoas que estiveram na festa, finalizando com o depoimento de nosso diretor Eduardo Antonio Domingues, que se encontra em nosso canal do youtube.

Todos os alunos estão de

Secr etário na Festa O secretário municipal de educação, Alexandre Schneider esteve na festa atendendo ao convite de nossos repórteres.. Ele tem muita simpatia por nossa escola e a equipe de trabalho. Conversou com os alunos demonstrando estar chateado de estar pela 2ª vez no Teodomiro e a prometida reforma ainda não ter saído. Teve a oportunidade de assistir a algumas danças, degustar, brincar e ainda registrar sua visita dando conversansdo com nossa imprensa.

Nesta edição: Festa Junina

1

Curso Mestre de Cerimônia Combate e Prevenção do Tracoma

2

II Seminário de Inclusão Vila Rubi Concurso Valeu professor artista

3

Palestra Motivacional Vila Rubi Programa Visão do Futuro

4

MEEN Minha Escola é Notícia Conferência Municipal de Educação

5

Debate no CEU Navegantes Atletismo no SESC Interlagos

6

Xadrez Municipal no Pacaembu

7

Olimpíadas Estudantis Infantil Espaço Literário

8

Concurso Capa do Caderno Minha Escola tem história Corte de Cabelo

9

Editorial

10


Página 2

TEOCOMUNICA

Curso Mestr e de Cerimônia Valeu Professor O Centro de Multimeios, em parceria com a Assessoria Especial – Sala CEU, fará uma formação de Mestre de Cerimônias para 100 alunos da Rede Municipal de Ensino. O curso integra as ações do “Valeu Professor” deste ano. Os escolhidos são alunos que já participam do Programa “Nas Ondas do Rádio”.

Acompanhe a organização dos encontros:

Dia: 23 de agosto de 2010

1º encontro: Conceito, definição de cerimonial e Mestre de Cerimônias, posturas e dicção;

Horário: 9h às 13h Local: Teatro Imprensa – Rua Jaceguai, 400

Dia: 07 de junho de 2010 Serão ao todo 12 horas de curso – sendo três encontros de 4 horas cada. Os alunos terão a oportunidade de aprender os conceitos e definições do que é Cerimonial e o papel desempenhado pelo Mestre de Cerimônias, postura e dicção corretas, os modos de improvisação, respiração, além de exercícios e vivências práticas. O curso será ministrado por uma Comissão de Formação de Mestre de Cerimônias da Secretaria formada pelas professoras Joseane Alves Ferreira, Maria Antônia Pires de Oliveira Cichini e Sueli Aparecida Mancini. Os encontros serão realizados no Museu de Arte Moderna (MAM) e no Teatro Imprensa, sempre às segundas-feiras. O primeiro encontro ocorreu no dia 07 de junho no Auditório do MAM Ibirapuera.

3º encontro: 13/09/2010 – Exercícios, vivências práticas e treinamento com os alunos;

Horário: 9h às 13h Local: Museu de Arte Moderna (MAM) – Entrada Portão 3 – Pq. Ibirapuera

Dia: 13 de setembro de 2010 Horário: 9h às 13h

2º encontro: 23/08/2010 – Palestra com convidado (profissional da área – a ser definido);

Local: Museu de Arte Moderna (MAM)

O objetivo do curso é capacitar os alunos para atuarem nos eventos realizados nos CEUs da edição de 2010 do Valeu Professor. No final do curso todos os alunos receberão certificado de participação.

Comba te e Pr evenção do Tracoma Dependendo da gravidade pode evoluir à cegueira. No dia 26 de maio nossa escola recebeu a visita dos enfermeiros da Secretaria de saúde, que examinaram nossos alunos e esclareceram formas de prevenção dessa doença de origem bacteriana que afeta os olhos e que é altamente contagiosa causando problemas na córnea e Adriano conversa com uma das enfermeiconjuntiva.

A pessoa fica com os olhos lacrimejando, sente dor e sensibilidade à luz, podendo a doença ser transmitida por contato direto com os olhos, nariz e secreções bucais de indivíduos afetados ou objetos que tiveram contato com essas secreções. A doença pode ser tratada com antibióticos e evitada com bons hábitos de higiene, daí a importância deste trabalho de orientação feito nas escolas.

ras que avaliou nossos alunos

Assista a entrevista completa em nosso canal Youtube.


3ª Edição

Junho

Página 3

II Seminário de Inclusão CEU Vila Rubi Na semana de 24 a 28 de maio ocorreu o II seminário de inclusão no CEU Vila Rubi promovido pelo CEFAI Capela do Socorro.

Foi organizada uma programação com palestras, debates, apresentações, depoimentos com relatos de experiências em práticas inclusivas de profissionais da área de educação , de pais e também de alunos.

Nossos repórteres registraram o dia 26 e interagiram com os presentes, conversando com profissionais que trabalham com inclusão, com uma representante do CEFAI e com a ijmãe do aluno Mike do CEU Navegantes.

De quebra a Imprensa Jovem conheceu o Projeto Felicidade que atende as pessoas da terceira idade da comunidade em atividades que funcionam como terapia ocupacional.

O coordenador do projeto Richard explica para imprensa como funciona o projeto e sua demanda, como foi criado, cursos e horários de funcionamento.

Também pegaram o depoimento de uma aluna que fala sobre a importância do projeto em sua vida.

Todo esse material foi publicado em nosso blog e no youtube.

Concurso Valeu Professor ar tista Ainda fazendo parte das comemorações do "Valeu professor" em outubro deste ano, a prefeitura lançou o concurso "Professor Artista" a exemplo do professor escritor. Agora é o momento daqueles que tem o dom para as artes plásticas, colocarem seu talento em prática e participar. Os trabalhos poderão ser encaminhados até o dia 20 de agosto. Para este ano foram escolhidas cinco categorias: pin-

tura, desenho, gravura, escultura e fotografia.

Valeu Professor então fique atento, pois o concurso professor escritor por exemplo já passou o prazo.

Os trabalhos escolhidos integrarão também exposições Itinerantes, que acontecerão em diversos locais, entre eles os Centros Educacionais Unificados. Você professor, que deseja participar, leia mais no diário de 20 de maio ou no portal SME da educação. Todos os talentos serão privilegiados no

Imagem: Google/http://www.atarde.com.br/ arquivos/2008/06/34188.gif


Página 4

TEOCOMUNICA

Palestra Motivacional no CEU Vila Rubi Por Vitor Moura, 6C No dia 18/06/2010 foi realizado no CEU Vila Rubi uma palestra sobre motivação, onde foi discutido o livro de Hannah Arendt.O objetivo seria conversar sobre o sentido do trabalho e motivação.

citou o livro de Hannah Arendt, que em seu livro define as palavras: Labor, Trabalho e Ação no ponto de vista da educação. Em seguida exibiu o filme :” Être et avoir” (Ser e ter).

O público alvo foi diretores e gestores de CEI, EMEI, EMEF e CEU, tendo sido organizado por nossa dirigente Dª Leila Portella.

O filme mostra o cotidiano de uma escola na região rural da França, uma pequena escola, onde a classe é multiseriada com apenas 12 alunos, com idades entre 4 e 10 anos. A trama ocorre durante o ano letivo, uma realidade bem diferente da nossa, o mesmo professor leciona diferentes conteúdos que no filme ele chama de “trabalho” dependendo da faixa etária do aluno. Como em todas as escolas os alunos apresentam dificuldades diferentes, uns são mais dedicados aos estudos, enquanto outros precisam de mais atenção e o professor tenta solucionar esses problemas, conversando com os alunos e com a família sempre demonstrando muito amor e dedicação ao magistério. O filme termina com o fim do ano letivo e a despedida de alguns alunos que irão frequentar outra escola no ano seguinte.

Esta palestra foi a primeira de quatro que ocorrerão ao longo do ano com data já definida, no mesmo local e para o mesmo público. Durante a palestra ocorreu um debate sobre o filme, momento em que a Imprensa Jovem fez uma pergunta considerada por todas muito boa pelos presentes. Profª Caroline Antunes fala um pouco mais sobre a palestra: O palestrante sr. Alexsandro Santos, iniciou sua apresentação comentando sobre sua trajetória como profissional da educação, trabalhou na rede municipal de ensino, atualmente não leciona. Após sua apresentação pessoal Alexsandro

Após o filme foi aberto para comentários e depoimentos dos convidados. Diversos diretores de escolas ali presentes deram seu depoimento, comparando

Programa Visão do Futuro Dando continuidade ao pré-atendimento realizado em nossa escola no mês de maio, com teste de acuidade visual em nossos alunos, no dia 26 de junho ocorreu um mutirão da visão no Centro Desportivo Joerg Bruder em Santo Amaro. Com base nos resultados dos testes, foi dado encaminhamento a alguns casos detectados que agora foram verificados por profissionais da área oftalmológica que aviaram receitas para os casos que julgaram necessários. A Prefeitura encaminhou ônibus para a

escola para levar o aluno e um acompanhante até o local de realização dos exames e muitos foram mesmo deixando de se apresentar para as danças da Festa Junina. Estas ações fazem parte do programa Visão do Futuro e sem dúvida é muito importante, pois às vezes a criança apresenta dificuldades de aprendizagem que são decorrentes de problemas na visão, que é detectado anos depois.

trechos do filme com as escolas municipais da nossa região, citaram a atuação de alguns funcionários que auxiliam na educação das crianças, falaram sobre histórias de amor e sucesso na educação através da dedicação dos professores e funcionários, da mesma forma que mostrou o filme, as realidades são bem diferentes, porém à vontade de educar com qualidade, de fazer o melhor e o amor que doamos aos nossos alunos e são iguais.


3ª Edição

Junho

Página 5

MEEN Minha Escola é notícia Dando continuidade às ações realizadas para o projeto Minha Escola é notícia de SME / DOT IE, nossos alunos monitores se uniram para cumprir com a segunda etapa dos trabalhos. Nesta etapa eles deveriam fazer uma pesquisa junto à comunidade escolar para saberem as opiniões de todos sobre “qual o melhor lugar para se conviver e aprender dentro da escola” e publicar os resultados em forma de relatórios contendo gráficos, vídeos e imagens para as demais escolas participantes do projeto.

O relatório final foi elaborado em forma de vídeo com uma dramatização feita pelos mascotes da equipe Miro, Téo e Piza apresentando os espaços sugeridos para votos, algumas entrevistas com opiniões e o resultado.

Para atingir a todos nossa equipe se dividiu e, enquanto uns coletavam os dados com os pequenos em sala por meio de uma planilha, os demais recebiam o restante dos alunos para responderem a pesquisa no laboratório de informática em uma planilha on line criada no Google docs. Terminada a pesquisa chegou a hora de tratar as informações coletadas e explicá-las por meio de gráficos e relatórios. As imagens das coletas de dados e gráficos foram publicados em nosso canal youtube.

Conferência Municipal de Educação Alguns professores e representantes de nossa unidade escolar estiveram no último sábado (19 de junho) no Anhembi, para votar o Plano Municipal de Educação.

que saia um plano único, que depois passará para a etapa estadual e união. Essas ações não são vãs e visam a melhoria da educação na rede pública de ensino, pois no levantamento de dados, todos foram ouvidos: pais, alunos, funcionários, professores, enfim todos os envolvidos no processo educacional

Os delegados levaram os resultados de discussões em sua unidades escolares assim como os de outras escolas. As propostas são discutidas e votadas para

Imagem: www..google.com.br/imagens


Página 6

TEOCOMUNICA

Deba te sobre Cultura da Paz no CEU Nave gantes Por Vitor Moura, 6C Atendendo a um convite muito carinhoso, a Imprensa Jovem do Teocomunica foi cobrir o evento do 1º debate do projeto “periferia em movimento”no dia 26/06/2010 no CEU Navegantes que falou sobre a periferia do Grajaú.

a realidade da periferia. No debate foram discutidos as superações de problemas e histórias de moradores que compareceram no evento, dentre eles Paulo que é ator e falou sobre uma história de melhora na região, inclusive a mediadora do debate Sueli também comentou sua experiência.

O encontro foi organizado pelos jornalistas Aline Rodrigues, Thiago Borges e Sueli Reis que fazem parte da periferia do Grajaú e decidiram fazer esse projeto que está mudando a vida de muitas de pessoas.

No intervalo houve apresentação de um grupo de dança da periferia do Grajaú e abriram um espaço para a platéia fazer suas perguntas sobre suas trajetórias, momento em que a Imprensa Jovem perguntou o que é a periferia para elas hoje. Após as perguntas e comentários finais dos debatedores a mediadora encerra ao som do rapper Banndog cantando a música “o homem estragou tudo”.

Foi posto o documentário “Grajaú em construção da paz” realizado por eles no ano anterior, onde mostra os preparativos para o 10ª evento de paz no Grajaú, e sobre histórias de superação dos moradores. Eles relatam como era e o que ocorria na região antes e como está agora. O debate teve início após a apresentação do documentário e o tema central era como a periferia era vista de forma geral pelas pessoas e de que forma mudar essa forma que acaba por ser preconceituosa pois se acredita que só exista crimes no Grajaú.

A experiência foi muito boa para todos nós porque fazemos parte da periferia, mas nunca pensamos nela ou o que fazemos para ficar melhor. O trabalho da imprensa jovem acaba levando coisas boas que acontecem no Grajaú para outros lugares longe e as pessoas podem perceber que não somos só violência e crimes como foi falado no documentário.

Foram chamados para compor a mesa pessoas que tem coisas boas para falar de nossa região. Alexandre Barbosa, um antropólogo social que tem um trabalho de respeito e livros de sua autoria; a profª Dora que trabalha com informática e educação física no Teodomiro com seus alunos da imprensa; Banndog que é rapper e traz a música para

Vamos participar de outros eventos deste tipo sobre Cultura da Paz porque é muito importante para a a comunidade as dando vonta- gente como alunos e como moradores mostrar para de de seguir em frente. As as pessoas de outras regiões o lado bom da nossa músicas de Banndog são tema comunidade. do documentário e falam sobre

Atletismo no SESC Inter la gos No dia 31 de maio nossos alunos estiveram no SESC Interlagos para participar das competições de atletismo fase classificatória, das categorias Infantil e Mirim, pois a pré-mirim ocorrerá no segundo semestre. Participamos de quase todas as provas e obtivemos alguns resultados significativos: Dois 3ºs (bronze) lugares e cinco 1ºs (ouro). Os alunos primeiros colocados irão participar

dos jogos municipais na próxima fase e representarão a Capela do Socorro.

ram o desfile das delegações, as provas e a

Parabéns Talita Freire, Amanda, Josefa, Danieli, Bianca, Karen, Rafael Ferreira e todos os demais alunos que representaram muito bem nossa escola.

bém com alguns técnicos, árbitros, socorris-

Os alunos da Imprensa Jovem estavam cobrindo o evento desde a abertura e registra-

cerimônia de premiação; conversaram tamta, organizadores e até uma atleta fundista muito conhecida Ana Luiza Garcez. Os vídeos com as provas podem ser vistos no blog de educação física e as entrevista no blog de comunicação.


3ª Edição

Junho

Página 7

Xadr ez Municipal no Pacaembu Os alunos da EMEF Teodomiro participaram da fase classificatória dos jogos de xadrez no CEU Parelheiros no dia 31 de maio, onde enfrentaram mais 22 escolas da DRE Capela do Socorro. Infelizmente não conseguimos classificação para ir para o municipal, mas a primeira experiência foi muito significativa.

Acompanhe alguns momentos destes dois dias de interação com atletas da rede municipal participantes do projeto "Xadrez Movimento Educativo", bem como profissionais e educadores envolvidos com ele em nossos canais.

Nos dias 10 e 11 de junho fomos convidados a cobrir a IV Final Municipal de Xadrez por Equipe no Ginásio de Esportes do Pacaembu. Ficamos honrados com o convite e aceitamos, onde acompanhamos as equipes de Capela do Socorro e registramos os dois dias de competição. Nossos repórteres interagiram de tal forma com os participantes, que tiveram a oportunidade de aprender a "mover as peças" do xadrez e jogar algumas partidas com colegas participantes. Dia 10 foi a final das categorias masculina sub 10, 12, 14 e 16. No dia 11 foi a final das categorias femininas.

A Imprensa Jovem conversou com muitas pessoas envolvidas com o xadrez, que são os responsáveis pelo sucesso do projeto na rede como os coordenadores Égnon e Sandra, o prof. José Valdir da DRE Ipiranga (idealizador das Olimpíadas Estudantis), um árbitro internacional e mestre de xadrez, alguns atletas consagrados e professores que tradicionalmente ganham os municipais como Rubinho e Valdomiro da DRE Itaquera, que relatam o porquê de tantos méritos.

Olimpíadas Estudantis: Coletivos Infantil Como sempre nossos alunos representaram muito bem o nome de nossa escola. O futsal masculino não passou para a próxima fase e o volei ficou em 4º lugar.

Durante o mês de maio nossos alunos representantes da categoria infantil, nascidos entre 1993 à 1995, participaram da fase classificatória dos jogos coletivos DRE Capela do Socorro no SESC Interlagos e CEU Parelheiros. Nossa escola estava em um clima de euforia e movimento com os treinos, provocado pelas expectativas com os resultados. Nossas equipes infantis de futsal feminino e masculino, bem como a equipe de voleibol infantil masculino fizeram sua estréia nas competições realizadas no SESC Interlagos nos dias 20 e 21 de maio.

O futsal feminino conseguiu melhores resultados se classificando em 2ª lugar na Capela do Socorro, indo representar nossa DRE com a equipe do Paulo Setubal no CEU Capão Redondo em 18/06 na fase pré-polo; novamente conquista de 2º lugar. Com a nova classificação tiveram que jogar no dia seguinte no CEU Lajeado em Guaianazes. Lá foi muito complicado com a equipe cansada e incompleta (7), mas nossas meninas estão de parabéns pelo excelente resultado. Alguns momentos de todas as fases foram registrados por nossos repórteres e estão disponível em nosso canal.


Página 8

TEOCOMUNICA

Espaço Literário Sugestão da profª POSL Maria José da Silva Mello Uma leitura fácil e agradável para as férias de nossos alunos é o livro de Toni Brandão "O CASAMENTO DA MÃE DO JOÃO '' “Passaram-se só seis meses desde a separação de seus pais, e eis que João descobre que a mãe já arrumou um namorado sério, o famoso advogado doutor Spielberg, que mais parece um grande de um chato; ele tem um super apartamento e uma camiseta do Chicago Bulls autografada pelo Michael Jordan”. Já para os professores e mais experientes sugiro "O CONTO DA ILHA '' de José Saramago Quem se interessar pelos livros e quiser ler, nós temos na sala de leitura da escola

Concurso Capa do Caderno 2010 Os cadernos recebidos este ano em nossa escola tiveram um colorido todo especial e a cara de nossos alunos. Isso porque as capas dos cadernos foram criadas por alunos. O sucesso foi tão grande que a experiência se repetiu neste ano com uma nova seleção de desenhos para os cadernos que farão parte do material 2011, onde os participantes tiveram que pensar no tema: “O melhor lugar do Mundo é...” e soltar sua criatividade e sensibilidade. Os desenhos foram separados por cate-

gorias de acordo com a idade dos alunos (mirim, infantil, juvenil, adulto) e 20 deles serão escolhidos de toda rede municipal, cinco de cada categoria. Algumas obrigatoriedades tiveram que ser respeitadas como o tamanho do papel A4, o sentido do desenho retrato, material utilizado nas pinturas giz de cera e/ou caneta hidrográfica.

ques, Juliana, Cilene e Márcia para escolher o desenho que representaria nossa U.E. Foi muito difícil a escolha dada a qualidade dos trabalhos, sendo que os resultados por categoria foram: Infantil: Elber 4D Juvenil: Vitor Moura 6C Adulto: Luciene 4ETA B

Como cada escola poderia participar apenas com um trabalho por categoria, foi feita uma comissão composta pelas professoras Kelly Cristine, Maria Mar-

Os nossos trabalhos r epr esentantes


3ª Edição

Junho

Página 9

Minha Escola tem História Depoimento de Dona Arlinda Por Vitor Moura, 6C A funcionária mais antiga de nossa escola que continua em exercício, conta um pouco de sua trajetória até chegar ao Teodomiro. Na verdade ela começou muito cedo aqui, ainda como aluna em um “predinho” de madeira que funcionava em outro local ao lado do Bororé e com outro nome mas já era o Teodomiro, afinal esta é a primeira escola da região do Grajaú, uma cinquentona. Nesta época vieram duas diretoras que não sabemos se o nome é escrito assim, mas foram Suzele e Chade. Algum tempo se passou e ela foi funcionária da escola pública Shangrilá. Em 1968 Dona Arlinda veio para o Grajaú na atual escola Des.Teodomiro Toledo Piza, que antes tinha muito mato, barro e até bicho, segundo conta. O famoso Belarmindo veio então como secretário de escola, mais dois agentes escolares e essa condição durou algum tempo. Palavras de Dona Arlinda: “o Berlamindo ficou muito tempo trabalhando com a gente e depois passou a diretor de escola. Ficou comigo até 2002, depois vieram na direção a dona Maria do Carmo, dona Maria Cristina e atualmente o Eduardo”. E essa é a trajetória e história de Dona Arlinda. primeiras funcionárias de nossa Em nossa próxima edição entrevistaremos outro profissional que faz parte da Dona Arlinda—Uma das escola. história de nossa escola.

Cor te de Cabelo Como resultado de uma parceria entre nossa escola e a Escola de Cabeleireiros Cinderela, nossos alunos puderam ter seus cabelos cortados por formando do curso, sob a orientação da professora. Foi enviada uma autorização para os pais e a exigência é que os mesmos acompanhassem os alunos durante o corte.

A professora esteve atenta durante os atendimentos, dando orientações às futuras profissionais da beleza. Contamos com a presença maciça dos interessados, que ficaram muito felizes com o trato dados nas madeixas.


Responsável: Imprensa Jovem Teodomiro 3ª Edição Junho/2010 EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza Rua Pelagia Starbulov, 324 Pq. Grajaú São Paulo, SP CEP: 04843-590 Tel: 11– 5971.4682 Fax: 11– 5928.5974 Email: emefteodomiro@gmail.com Blog principal: www.teodomirotoledopiza.blogspot.com

Seremos uma imprensa escolar investigativa com objetivo de favorecer o ler e escrever para os alunos que se encontram envolvidos no projeto e comunidade escolar. Tem a missão de divulgar e levar ao conhecimento público os projetos desenvolvidos na escola e que constituem formas do fazer educacional. Começamos com um singelo exemplar em maio de 2010 e pretendemos que esses periódicos sejam mensais, aprendendo a cada edição com nossos erros, tornando nosso boletim um jornal de qualidade como nossa comunidade merece. Os artigos, redação, imagens e diagramação são frutos de um trabalho conjunto da equipe Teocomunica e seus colaboradores.

TEOCOMUNICA Redação: Imprensa Jovem do Teodomiro Alunos: André Lopes 5B Adriano Gomes 5D Gabriel Ferreira 5E Guilherme Nogueira 7B Ícaro Oliveira 7F Kaique Gomes 7B Larissa Nogueira 5F Luana Layla 6C Maria Cristina 7B Mayara Ingrid 6D Mikael Cruz 5E Naieli Viegas 5F Stephanie Cristina 7B Talita Raphaela 5D Vitor Moura 6C Professores Educomunicadores Responsáveis: Carlos Honorato Dora Torres

Estamos na WEB: www.educomnoteo.blogspot.com

Jornal de Junho  

Jornal escolar da EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza, 3ª edição, mês de junho/10. Resultado de um trabalho com alunos da Imprensa Jovem do Teoc...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you