Page 1

DICIONARIO VIRTUAIS DOS ANIMAIS KAICK E RIAN 3-ANOC


AAndorinha É uma ave com o corpo esguio,cauda longa e bifurcada,o bico é triângular. Alimenta-se de insectos e o voo é rápido. Constrói o ninho com terra amassada nos beirais das casas. Emigra, por isso, deixa-nos no Outono e regressa na Primavera

Abelha É um insecto que tem o corpo coberto de pêlos, seis patas, quatro asas e um ferrão.Vive em enxames, grupo com mais de vinte mil abelhas. Recolhe das flores o pólen e o néctar para mel. As picaduras das abelhas são muito dolorosas

Atum É um peixe fusiforme de grande dimensão, podendo atingir 6 metros de comprimento e pesar 900 kg. Abundante nos mares quentes ou temperados. Em Portugal é pescado na costa meridional do Algarve e dá origem a uma das indústrias mais lucrativas do país


B 

Bacalhau. É um grande peixe que vive nas águas frias dos mares do Norte. O tamanho oscila entre cinquenta e os cento e cinquenta centímetros.O peso vai dos trinta aos quarenta quilos. Aparece no mercado seco e espalmado é consumido cozido, assado,grelhado, .. vo português aprecia muito o bacalhau

BALEIA É um mamífero aquático da ordem dos cetáceos, vive nos mares polares de águas frias.É o maior animal conhecido. Tem geralmente um filho e respira por pulmões

BORBOLETA É um inseto com quatro asas cobertas de escamas coloridas. Vivem dos sucos das flores. Há borboletas que são minúsculas, mas é entre elas que se encontram os maiores insetos


C 

Cabra é um animal mamífero da ordem dos ruminantes. Alimenta-

se facilmente e é preciosa pelo leite e pela carne que nos fornece

Camelo é um mamífero ruminante originário da Ásia Central. É um animal útil para o transporte nas regiões desérticas. O camelo tem corcovas no dorso e o corpo coberto de lã.

cão. É um animal mamífero facilmente domesticável. Há várias raças de cães. É o animal mais fiel ao homem. O cão selvagem é carnívoro e o doméstico é ormnivoro.


D 

Dinossauro constituem um grupo de diversos animais membros do clado e da superordem dos arcossauros, que apareceram há pelo menos duzentos e trinta milhões de anos, e que, durante cento e trinta e cinco milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra.

Dragão ou dragos são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes).

Doninha A doninha é um pequeno mamífero carnívoro da família dos mustelídeos. Por vezes, o termo "doninha" também se aplica a outros mamíferos do gênero "Mustela"


E 

ELEFANTÉ o maior dos mamíferos quadrúpedes de tromba e pele rugosa .É um animal herbívoro, que vive em grupo nas extensas florestas das margens dos rios. Podemos encontrá-lo no estado selvagem na África e na Ásia. Em Portugal podemos vê-lo no jardim Zoológico. Vive até 150 anos .É um animal dócil e inteligente

Égua O cavalo é um mamífero da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados, garanhão e para os filhotes, potro.


F  

 

FOCA As focas são mamíferos da família dos focídeos , super-família dos pinípedes (Pinnipedia), adaptadas à vida marinha. semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira.

formiga As formigas são animais, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou. Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, são considerados como insetos eusociais, fazendo parte da ordem Hymenoptera.


G 

Gaivota É uma ave marinha de plumagem clara. Encontra-se em toda a costa marítima . Alimenta-se de peixes e a sua carne tem cheiro desagradável.

 

galinha Galinha. É uma ave doméstica, de crista encarnada asas curtas. Existe por toda parte, cria-se pelos seus ovos e a carne que é excelente.Pode criar-se em galinheiros e em aviário

goraz É um peixe de água salgada, caracterizado por ter duas manchas pretas uma de cada lado do corpo, próximo da cabeça. As barbatanas são de cor encarnadas.


H 

Hipopótamo é um mamífero africano que habita os rios e vales da África.

Rinocerontes são grandes mamíferos caracterizados por apresentarem uma pele espessa e pregueada e um ou dois chifres sobre o nariz; é esta característica que está na origem do nome.


I 

Iguana é um género de répteis da família Iguanidae, característico das zonas tropicais das Américas: América Central, norte do Brasil e região central do México.


J 

Jacaré Jacarés e aligatores pertencem à família Alligatoridae e são animais muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras.

JABUTI é a designação vulgar dos répteis do género Chelonoidis da ordem dos Quelônios, da família dos testudinídeos. O gênero mudou de Geochelone para Chelonoidis.


L 

Lesma

Leopardo também chamado onça-do-cabo-verde em Angola, é, com o leão, tigre

são moluscos, isto é, que andam sobre o abdômen, que possuem respiração cutânea.

e onça pintada, um dos quatro grandes felinos do gênero Panthera. Medem de 1,25 m a 1,65 m de comprimento, e pesam entre 30 e 90kg.

lobo ou lobo cinzento (Canis lupus) é o maior membro selvagem da família canidae. É um sobrevivente da Era do Gelo originário durante o Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás


M 

MACACO é um termo de origem africana utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas, aplicada no Brasil, restritivamente, aos cebídeos (ou macacos do Novo Mundo) em geral.

MICO – LEÃO Mico-leão é o nome vulgar dado aos primatas classificados no género Leontopithecus. O grupo inclui quatro espécies que vivem nas florestas tropicais do Brasil.


N 

Namorado (peixe)

Namorado é o nome comum usado para designar o peixe Pseudopercis numida, de águas tropicais salgadas. Alimenta-se de crustáceos e pequenos peixes


O 

Onça A onça-pintada, também conhecida por pintada, onça-verdadeira, jaguar, jaguarapinima, jaguaretê, acanguçu, canguçu, tigre e "onça-preta“.

ONITORINCO do grego: ornitho, ave + rhynchus, bico; e do latim: anati, pato + inus, semelhante a: "com bico de ave, semelhante a pato") é um mamífero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia.


P 

PATO

São aves geralmente menores que os gansos e cisnes e podem ser encontrados tanto em água doce como salgada. Os patos alimentam-se de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados e algumas espécies são aves migradoras.

Pinguim

O pinguim é uma ave não voadora, característica do Hemisfério Sul, em especial na Antárctida e ilhas dos mares austrais, chegado à Terra do Fogo, Ilhas Malvinas e África do Sul, entre outros

.


Q 

Quero-quero O quero-quero é uma ave de porte médio a pequeno, com 32 a 38 cm de comprimento e 300 a 320 g de peso. Quando adulto, ostenta esporões no ângulo das asas, usados como arma de ataque e defesa.


R 

RATO Caracterizam-se por possuir focinho pontudo, orelhas pequenas e arredondadas, e uma longa cauda nua ou quase sem pêlos. As espécies mais conhecidas de rato são um típico rato doméstico, por vezes chamados de ratazanas e que habitam esgotos e córregos.

Rã A rã é um animal que vive na proximidade de lagos ou outros lugares úmidos. Como outros anuros, possui membrana nictante e pulmões quando adulta, mas sua respiração se dá principalmente pela pele.


S ďƒ’

Sapo Os sapos se distinguem das rĂŁs pelas membranas interdigitais pouco desenvolvidas e pela pele mais seca e rugosa. Geralmente, vive em ambiente mais seco.


T  Tiranossauro Rex Os Tiranossauros que viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente sessenta e cinco milhões de anos atrás.

Tatu O tatu é um mamífero Caracteriza-se pela armadura que cobre o corpo. Nativos do continente americano, os tatus habitam as savanas, cerrados, matas ciliares e florestas molhadas.


U 

Urutu O alimento preferido da urutu são preás e outros pequenos roedores. Frequentemente encontrada em banhados e brejos, a urutu, que é ovovípara, produz, em cada parto, de 10 a 15 filhotes, que já nascem bem desenvolvidos

Urso

Algumas características comuns dos ursos são pelagem espessa, rabo curto, o olfato desenvolvido e as garras não retráteis. Os ursídeos são geralmente animais omnívoros.


V 

Vagalume

O vaga-lume ou pirilampo é um inseto, muito conhecido por suas emissões luminosas; alimentam-se, principalmente, de lesmas e caracóis.

Veado

Os veados ou cervos são mamíferos da ordem dos artiodáctilos pertencentes, em senso estrito, à família Cervidae.


X 

Xexéu O Xexéu é um passeriforme da família Icteridae. Espécie muito conhecida no Norte e Centro-oeste do País. Conhecido também como Japiim, Japiim-xexéu, Japim, Japuíra, Joãoconguinho, Xexéu-de-bananeira (Nordeste) e Xexéu.

Ximango O ximango é encontrado em todo tipo de terreno onde a vegetação não seja muito alta, das regiões costeiras às planícies dos Pampas. São também encontrados em bosques desprovidos da vegetação secundária. Habitam desde o nível do mar até uma altitude inferior a mil metros


Z 

Zebra

As zebras são mamíferos, membros da mesma família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul.


Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro EMEF Des.Teodomiro Toledo Piza Projeto Trabalhando com alfabetização

Alunos envolvidos: 3ª séries Profs. Dora Torres e Carlos Honorato Imagens retiradas da internet

Completo Dicionario Virtual Rian e Kaick  

Trabalho feito no laboratório de informática, utilizando pesquisa na internet de imagens e ordem alfabetica na confecção de um dicionario vi...

Advertisement