Page 1

PARQUE ALFONSO PASTORE

Acessos: Av. Construtor Davi Teixeira – Mata da Praia – Vitória/ES Av. Nicolau Von Schilgen – Mata da Praia – Vitória/ES Av. Antônio Borges – Mata da Praia – Vitória/ES


O Parque Padre Alfonso Pastore foi criado pelo Decreto Municipal 10.027, 03 de junho de 1997, como Parque Mata da Praia e pela Lei Municipal nº 5148, de 11 de maio de 2000, recebeu a denominação atual. O nome atual é uma homenagem ao Padre Alfonso Pastore que celebrava suas missas nas praças do Parque, atraindo pessoas de diversas regiões. No passado a região foi loteada e como já havia a preocupação com a estruturação do espaço urbano, houve a demarcação de área verde pública no local, o que conservou a vegetação nativa, proporcionando hoje um bosque em meio à área urbanizada.


O parque teve origem pela união de 05 praças do bairro Mata da Praia, sendo: 02 quadras de tênis, 01 quadra poliesportiva, 01 campo de futebol e 01 quadra de bocha. O parque também conta com um auditório e um Centro de Educação Ambiental.

Centro de Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental foi inaugurado em março de 2002 e funcionou até meados de 2005. O parque está sendo revitalizado e desde 2011 foi designada uma educadora ambiental para ali atuar, iniciar articulações com a comunidade do entorno e grupos que frequentam o parque e planejar atividades. Segundo a Educadora Elizabeth Dê Orto Passos a expectativa é de uma integração cada vez maior entre os grupos e o local. Atualmente, os maiores frequentadores do parque são os moradores do bairro e as escolas que realizam visitas para conhecer o local, ou aproveitar o espaço para o lazer das crianças.


Dados: Área: 44.921, 50 m2. Topografia: plana, formada de areias quartzosas marinhas. Fauna: aves, anfíbios e répteis. Flora: área c/ vegetação arbórea remanescente de mata esclerofila, típica de solos de restinga. Telefone administração: (27) 3382-6539. (informações e agendamentos de espaços). Entrada: Gratuita Horário funcionamento: administração do Parque: segunda a sexta, das 8 às 17h. Espaço esportivo: 02 quadras de tênis, 01 quadra poliesportiva, 01 campo de futebol e 01 quadra de bocha. É necessário agendamento para utilização das quadras. O agendamento é feito no próprio local, de segunda a sexta-feira, no horário das 14h às 18h ou pelos tel. 33826539 / 6595. Espaço recreativo: playground. Monumento: busto do Padre Alfonso Pastore. Auditório: capacidade para 30 pessoas. O auditório está disponível para toda a Prefeitura Municipal de Vitória e outras instituições e grupos organizados. Seu uso pode ser agendado através do tel. 3382-6539. Fonte: Entrevista realizada com a educadora do Parque Elizabeth Dê Orto Passos.

EMEF EBER LOUZADA ZIPPINOTTI Grupo: Caroline Kroling Christ e Giovanna Taddei Secundino Turma: 3ª série A

Professora: Marlene Vitória/ES – 2012

Parque Alfonso Pastore  

Pesquisa realizada pelos alunos da 3a serie A, Professora Marlene, da EMEF Eber Louzada Zippinotti.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you