Issuu on Google+

EMEB PROFª NADIA APARECIDA ISSA PINA H.T.P.C. 28/05/2013


Registro do encontro de hoje por:

ELIANA DEPOLLI


PAUTA FORMAÇÃO:  Analisar propostas que contemplem o trabalho com a autonomia; PAUTA GERAL: Apresentar o trabalho realizado junto ao Grêmio Estudantil;  Elaborar a Ficha de Rendimento do 2º trimestre; 


Apresentação do livro: Ida e Volta Autor: Juarez Machado


 REVENDO

CONCEITOS


Fonte- Livro: “O educador e a moralidade infantil: Uma visão construtivista” Telma Pileggi Vinha, 2009. Dados de inúmeras pesquisas têm comprovado as conclusões de Piaget a respeito do desenvolvimento moral, indicando que o que parece interferir nesse desenvolvimento é o tipo das interações estabelecidas nos ambientes em que a criança vive. Dessa forma, para que a criança construa sua própria autonomia moral, que é a capacidade de governar a si própria, é necessário que ela esteja inserida em um ambiente de respeito mútuo, em que o autoritarismo do adulto seja minimizado, e os indivíduos que se relacionam considerem-se como iguais e respeitem-se reciprocamente.


É preciso que a criança tenha a oportunidade de participar da elaboração das regras, que possa discutir, estabelecer relações, tomar decisões e assumir pequenas responsabilidades. Autonomia não é o mesmo que individualismo, ou liberdade para fazer o que se quer; significa coordenar os diferentes fatores relevantes, para decidir agir da melhor maneira para todos os envolvidos(...) Para Piaget a pessoa autônoma considera por decisão própria, o outro além de si. Dessa forma, ele não contempla “autonomia” como uma simples independência em fazer coisas sem o auxílio de alguém. “Ao contrário, o indivíduo que é autônomo moralmente segue regras morais próprias, regras que emergem dos sentimentos internos da necessidade de considerar como tratar os outros.” ( De Vries & Zan, 1995, p.9)


 Reflexões:  Em

quais momentos da rotina o plano de ação contempla o desenvolvimento da autonomia?

 Quais

são as situações de Aprendizagem que promovem a autonomia e podem ser inseridas no planejamento?


 Análise

- Plano de ação.

É possível perceber nos planos de ação, a seguir propostas que promovam o desenvolvimento da autonomia?


Vídeo: profª Mara Priscila Relato de proposta: profª Adriane


TAREFA: Observar em seu plano de ação as propostas que contemplam o trabalho com o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.



Formação htpc 28 05 13