Page 6

A REGRA DAS MAÇÃS

AMOSTRA

Hora de rever aquela regrinha que ajuda a justificar essa edição especial do Embrulhador. Se você tem cinco maçãs e precisa escolher as três melhores, isso não quer dizer que as ‘finalistas’ sejam de boa qualidade. Uma pode ser ótima e duas menos ruins que as outras duas. Quanto mais opções, melhor será a seleção final. No sentido da “regra das maçãs”, selecionamos o maior número possível de álbuns lançados por artistas brasileiros em 2012 para compor a amostra. Exatamente 566 discos foram analisados durante o ano (149 a mais que na edição de 2011). Pode até parecer muito, mas é o número adequado para uma seleção final tão grande. Isso garante um nível ainda mais alto para os 100 apontados como os melhores do ano.

Álbuns de todos os gêneros musicais e de todas as regiões do país foram aceitos na amostra. Quanto aos formatos, tanto discos físicos como álbuns distribuídos pela internet foram considerados. É importante ressaltar também que apenas os trabalhos lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2012 foram incluídos. Os álbuns disponibilizados na internet antes desse período não foram aceitos, mesmo nos casos em que o lançamento do disco físico tenha ocorrido em 2012. Não entraram na amostra: álbuns curtos (os EPs), singles, mixtapes, coletâneas e gravações ao vivo. Há exceções, como, por exemplo, um EP que contenha um número de faixas que o torne equivalente a um disco comum, mas nenhum trabalho que se enquadre nesse caso foi selecionado entre os melhores do ano. E no caso de “quem é brasileiro e quem não é”, também aceitamos na amostra trabalhos assinados por artistas estrangeiros radicados no Brasil. O que importa é a música ser brasileira.

Os 100 Melhores Álbuns da Música Brasileira em 2012  

Um balanço do que aconteceu de melhor na música brasileira em 2012. A revista digital será disponibilizada para download em breve. Aguarde.

Os 100 Melhores Álbuns da Música Brasileira em 2012  

Um balanço do que aconteceu de melhor na música brasileira em 2012. A revista digital será disponibilizada para download em breve. Aguarde.

Advertisement