Page 1

E SE APROVEITÁSSEMOS A ÁGUA DA CHUVA? INOVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO

Tese de mestrado Vitor Almeida

PARCERIA EM DEFESA DOS RECURSOS HÍDRICOS A EMAS Beja em Parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto deu início a um projeto que irá permitir conhecer melhor a qualidade da Água da Chuva no Concelho de Beja, bem como o seu potencial de aproveitamento e a sua adequação ao uso. O desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimento é sempre valorizável. Neste caso concreto, o estudo sobre a qualidade das águas pluviais e o seu potencial de utilização, pode traduzir-se numa mais-valia enorme quer para a empresa quer para a população em geral, no sentido em que potenciaremos a utilização de água com custos muito reduzidos e de elevada qualidade.

UMA IDEIA SIMPLES Como em tantas outras coisas, o ser humano recusa-se a utilizar algo que lhe é dado livre e gratuitamente. Literalmente “caída do céu”, o futuro passa pelo aproveitamento das água pluviais nas nossas casas, edifícios, indústrias, escolas, etc. Assim como o aproveitamento da energia solar ou da energia eólica, o desenvolvimento sustentável da sociedade passa por aproveitar este recurso cada vez mais escasso e poluído: A ÁGUA.


EM QUE CONSISTE... Com efeito, a gestão dos sistemas públicos de distribuição e tratamento de águas, influindo direta e inevitavelmente na qualidade de vida das populações, assim como na saúde pública e na própria preservação dos recursos naturais, é um sector de atividade de vital importância, cujas necessidades de constante acompanhamento, gestão, renovação e inovação têm que ser prioritárias e assumem particular relevo. Este projeto assume ainda particular relevância porque é pioneiro a nível nacional, traduzindo-se em informação e conhecimento de valor acrescentado, mas também devido ao seu potencial de aplicação noutras regiões e em inúmeros contextos diferentes, desde a agricultura, produção animal, indústrias com elevados consumos de água e grandes edifícios. Mas as vantagens não se ficam por aqui. Na devida escala e com os devidos cuidados, esta água pode também ser aproveitada a nível doméstico e na gestão de espaços verdes, na rega, na criação ou manutenção de lagos, sejam eles naturais ou artificiais. As potenciais aplicações são imensas, desde que chova o potencial existe, mas é preciso estudar primeiro para aplicar com segurança depois.

VANTAGENS Diretas

Possível comercialização de água com menores custos Potenciais reduções no custo do tratamento da água Aquisição de know-how essencial para a gestão integrada das águas Diminuição do consumo de água potável para fins não potáveis Comercialização de um serviço de valor acrescentado para projetar, dimensionar e avaliar a qualidade da água pluvial, em diferentes locais e em diferentes superfícies de captação de modo a utilizar a água com segurança e adequa-la ao fim a que se destina Primeira empresa nacional a desenvolver este tipo de estudo Criação de novas oportunidades de negócio, quer para o concelho de Beja, quer a nível nacional ou internacional, através do desenvolvimento de equipamentos que permitam a recolha das águas pluviais de uma forma mais eficiente.

Indiretas

Diminuição dos custos com a ampliação das condutas para abastecimento da população Possibilidade de fornecimento de água em locais onde a rede de distribuição não chega Diminuição dos caudais das águas pluviais e consequentemente diminuição de prejuízos provocados pelas inundações na época das chuvas

COMO O PODEMOS FAZER... A SOLUÇÃO COMPLETA

CONSTRUIR Sistemas para Avaliar a Qualidade da água e Recolha das amostras

IDENTIFICAR Potenciais Locais de Amostragem ; Estudo de eficiência e custos

DESENVOLVER AVALIAR

Qualidade da Água (Determinações Analíticas) e Adequação ao Uso

Um Produto/Serviço Inovador

Profile for GTIC EMAS

E se aproveitássemos a água da chuva?  

E se aproveitássemos a água da chuva?  

Profile for emas.beja
Advertisement