Issuu on Google+

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ANTÓNIO GRANJO

Formador: -Emanuel Teixeira Formandos: -Diogo Pereira nº5 1 -Emanuel Teixeira nº6


• Neste trabalho iremos falar sobre o modem adsl como ele funciona , como é feita a transmissão de dados por ele , a sua velocidade , as suas avarias ,o tipo de modems que existem e vamos demonstrar como é o interior de um modem adsl.

2


 O que é o modem;  Como funciona;  Transmissão de Dados;  Velocidade;  Modem Interno;  Modem Externo;  Tipos Modems;  Avarias;  Circuito interno de um Modem.

3


O modem é um dispositivo que permite a ligaçao entre computadores através de linhas telefônicas comuns. Modem significa MOdulador e DEModulador.

Modulação é o processo no qual a informação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas, realiza a ponte entre os sinais digitais e analógicos.

4


• O modem é um periférico que se conecta ao computador; - O modem converte os dados de computador em sinais analógicos que podem ser enviados por linha telefônica; - Apenas se precisa de cabos e de uma linha telefonica para que o modem funcione; - Quem desenvolveu a modulação de frequência foi Edwin Armstrong; - Os modems podem ser ligados a uma grande variedade de coisas. 5


Primeiramente o computador tem que se comunicar com o modem, uma vez que o computador começa a comunicar com o modem, o modem precisa ddescobrir o que o computador está a mandar fazer. Isto acontece com a ajuda de um controlador do modem, ou microprocessador, um circuito integrado conectado na placa do modem, é o cérebro do modem. Quando está prestes a haver um envio de informação o modem converte os sinais usando um componente modulador/demodulador isso faz com que os sinais digitais sejam convertidos em sinais analógicos, quando o modem for receber uma informação o processo ocorre de forma inversa 6


7


8


• Para conseguirmos fazer uma ligaçao com uma linha telefonica, o programa de comunicação envia um codigo para o modem solicitando essa conexão, utilizando uma linguagem padrão. • Os dois modems realizam um handshake (processo no qual trocam informações sobre como irão gerir o envio de dados). Aqui define se a velocidade de transferência, o número de bits que sinalizarão o início e o fim, no caso de modem analógico, irão se utilizar bits de paridade, irão se operar em Half-Duplex ou Full-Duplex.

9


Envia e Recebe Informação

Envia Informações

10


Em relação aos tipos de modems e tecnologias as velocidades são bem distintas e tendem a aumentar cada vez mais de acordo com o avanço tecnológico.  300 bps - década de 60 até por volta de 1983 (30 caracteres por segundo)  1200 bps - tornou-se popular em 1984 e 1985  2400 bps  9600 bps - surgiu entre o fim de 1990 e o início de 1991.  19,2 kilobits por segundo (Kbps)  28,8 Kbps  33,6 Kbps  56 Kbps - tornou-se padrão em 1998  ADSL - teoricamente com velocidade máxima de até 8 megabits por segundo (Mbps) - tornou-se popular em 1999 11


• A placa do modem interno é encaixada num slot de expansão dentro do computador. Tipicamente, na parte traseira da placa existem dois soquetes: Um deles pode ser usado para ligar o cabo que sai da tomada do telefone e o outro para ligar o cabo do telefone, isso ocorre quando computador e o modem partilham a mesma linha telefonica da mesma tomada, se houver uma linha exclusiva para o modem só sera preciso usar um socket.

12


• Os modems externos normalmente são compactos em tamanho, na parte traseira do modem externo encontrase quatro sockets, um deles conecta o modem a eletricidade , outro conecta o modem a porta do computador os dois sockets restantes são os que conectam o modem a linha telefonica, os modems externos tem luzes de estado que ficam no painel frontal indicando que o modem está a ser utilizado. • Um modem externo também pode ser considerado um modem interno, pois é uma placa interna de circuito colocada dentro de uma simples caixa, para que possa ficar externamente ao lado do computador.

13


14


• Um modem adsl pode avariar devido a ter algum componente danificado devido a uma queda ou ser queimado devido a uma trovoada. • Também poderá não funcionar se não estiver o firmware da marca instalado e atualizado.

15


16


• Com este trabalho concluímos que os modems nunca foram iguais , alem disso nem sempre tiveram a mesma velocidade. • Ficamos a saber porque os modems adsl avariam.

17


 http://www.di.ufpb.br/raimundo/Tutoredes/Modems.htm  http://informatica.hsw.uol.com.br/modem-cabo11.htm  http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2005/12/29/ult 2888u131.jhtm

18


Modem ADSL