Issuu on Google+


• BEM-VINDO AO MUNDO CEAC É com todo o prazer que o acolhemos na CEAC. Ao matricular-se no nosso centro de formação, o mais prestigiado em Portugal, junta-se a uma comunidade de 4 Milhões de Alunos provenientes de mais de 50 países. A CEAC foi o 1º centro de formação e-learning a ser acreditado pelo Instituto para a Qualidade na Formação, actualmente denominado de DGERT. Somos a referência da excelência no quadro formativo português. A inovação que nos caracteriza tem sido recompensada pelo sucesso dos nossos alunos. A permanente mudança tecnológica das organizações na nossa sociedade está na origem de um novo modelo social mais flexível e exigente. Neste modelo, o investimento na aquisição, actualização e desenvolvimento de competências, em processo contínuo, torna-se um elemento-chave de sucesso. É este contexto que a formação da CEAC se perfila como uma solução facilitadora, flexível e consistente, mas também de vanguarda nos recursos didácticos, tecnológicos e pedagógicos disponíveis para a aprendizagem. A CEAC disponibiliza a mais recente tecnologia na aproximação do aluno à escola. Para além do serviço de acompanhamento personalizado, terá ainda acesso a um conjunto de serviços disponíveis on-line a partir da plataforma de ensino.

• GARANTIAS DE SUCESSO Saídas Profissionais: todos os alunos CEAC têm acesso a ofertas de trabalho em 1ª mão da Bolsa de Trabalho CEAC/ADECCO, para se poderem candidatar às vagas adequadas ao seu perfil. Conteúdos actualizados e de elevada qualidade: garantidos por universidades e especialistas nas respectivas áreas, como sejam o ISLA, o Grupo Novabase, e outros, para novas áreas de formação que o mercado de trabalho solicitar. Experiência: os 60 anos de vida da CEAC dão-lhe a garantia que está perante uma instituição sólida, reconhecida pelo mercado e certificada pelas organizações competentes. Diploma CEAC: no final do curso terá direito ao diploma CEAC do seu curso, atestando as competências adquiridas. A CEAC é uma instituição acreditada pela DGERT.

• TODA A FLEXIBILIDADE E APOIO PEDAGÓGICO Com o método de ensino exclusivo da CEAC aprenderá facilmente e com a máxima flexibilidade. Poderá estudar onde, sempre e quando quiser, características únicas do e-learning. Ao longo do seu curso asseguraremos a presença da CEAC bem perto de si, pelo que garantimos desde já uma presença e apoio de toda a equipa CEAC e, em particular do seu Professor-Tutor, ao longo de todo o processo formativo.

 


• SEGUIMENTO PERSONALIZADO 0922 (DAS 9H ÀS 22H) Estamos ao seu dispor para o esclarecer, de imediato, em qualquer questão relacionada com o seu curso, todos os dias úteis entre as 9.00 e as 22.00 através dos seguintes meios:

Por Telefone: 210 019 100 Por Fax: 210 019 151

Em presença:

Por Internet:

Edifício Elospark II Piso 1 Escritório 2 Estrada de S. Marcos 2735-521 Cacém

Questões Pedagógicas didactica@ceac.com.pt Questões Administrativas atencao.aluno@ceac.com.pt

Será atendido por profissionais formados e habilitados para responder às suas necessidades. Questões Pedagógicas

Questões Administrativas

Esclarecimento de dúvidas;>> Orientação no estudo;>> Apoio na avaliação;>> Apoio especial regular;>> Eventual suspensão dos estudos;>> Apoio na organização do estudo;>> Esclarecimento de dúvidas nas avaliações;>> Reformulação do formato de seguimento do seu curso.>>

Esclarecimentos genéricos;>> Informação sobre avaliações;>> Pedidos de certificados;>> Material do Curso (incidências);>> Informação sobre pagamentos;>> Actualização de dados pessoais e ou bancários;>> Troca de Curso ou Titularidade;>> Garantias de reembolso.>>

Quaisquer outras questões

 


SEGUIMENTO PERSONALIZADO 247 (24H POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA)

Se desejar poderá, em alternativa, colocar as suas questões pelos meios que disponibilizamos 24h por dia, durante toda a semana. Nestes, inclui-se o contacto com o seu Professor através da plataforma de ensino (www.ceac.com.pt Æ opção e-cursos) .

Para entrar na plataforma de ensino deve utilizar a informação do seu cartão com os códigos de acesso ao curso (utilizador e senha).

> Consulta e visualização das suas provas e respectivas notas; > Serviço de correio com os tutores e com a escola; > Consulta de bibliotecas gerais e específicas; > Resposta às dúvidas mais frequentes; > Conselhos úteis a uma metodologia de curso eficaz; > Fóruns temáticos para debate de questões importantes com os seus colegas e professores;

• PLANIFICAÇÃO DO CURSO Ao longo do seu curso, a CEAC assegura-lhe o acompanhamento virtual de toda a acção formativa, com a garantia de presença e apoio de toda a equipa CEAC e, em particular, do seu Professor-Tutor. A nossa experiência no domínio pedagógico demonstra que o alcançar dos objectivos e metas de aprendizagem dependem do: Início da acção formativa>> Ritmo de estudo regular>> A planificação é agora o passo que importa considerar, antes mesmo do início do seu curso. Para o efeito esteja atento às Orientações do seu Professor.

• AGENDAMENTO DAS SESSÕES DO CURSO Em conjunto consigo, o seu Professor-Tutor irá estabelecer um Planeamento do Curso, com os seguintes objectivos: 1º Agendar as sessões semanais do curso (horários das sessões de auto estudo acordadas com o seu professor); 2º Definir as horas totais de curso necessárias para cada um dos módulos; 3º Definir as datas limite de realização das Avaliações, tendo como primeiro objectivo a conclusão do 1º Nível do curso.

 


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

No 1º contacto do seu Professor-Tutor, este vai determinar e orientar o seu percurso pedagógico, em particular a conclusão do 1º nível no prazo máximo de 4 meses, a que corresponde o 1º Certificado Intermédio de Competências. No decurso deste contacto agendará as horas semanais destinadas às sessões do curso e, muito importante, as datas máximas de realização das 3 primeiras provas de avaliação. Objectivo > Obter o 1º Certificado em apenas 4 meses

1º 2º 3º 4º

Agendar e estruturar o estudo das 3 unidades iniciais; Realizar a 1ª prova em 30 dias (máximo); Realizar as seguintes provas com intervalos máximos de 30 dias; Concluir o 1º Nível em 4 meses.

• APÓS O 1º NÍVEL… Após a conclusão dos primeiros 3 módulos já deverá ter adquirido hábitos de estudo regulares que lhe possibilitarão uma maior autonomia no estudo. Não obstante, todos os meses, o seu professor vai avaliar consigo atenta e detalhadamente o seu progresso no percurso pedagógico. Para o efeito, o seu professor planeará consigo as horas de estudo adequadas à conclusão do conjunto de unidades remanescentes, e marcará as datas de realização das respectivas avaliações.

• ELEARNING CEAC Os cursos e-learning da CEAC estão baseados numa plataforma Web denominada Blackboard Learning System. O Blackboard Learning System é a plataforma de aprendizagem mais comercializada em todo o mundo por empresas e instituições de ensino com mais de 25 milhões de utilizadores e 3 milhões de cursos em todo o mundo. Para o acesso ao Blackboard, é um requisito essencial dispôr de um programa de navegação na Internet (Browser) como o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox e uma ligação Internet.

 


• CURSO DE ENCARREGADO DE CONSTRUÇÃO CIVIL As actividades ligadas ao sector da construção têm um grande peso socioeconómico. Empregam um grande número de pessoas, constituindo um elemento fundamental na nossa sociedade. Uma destas actividades é a de Encarregado de Construção Civil. Os encarregados de construção civil são os profissionais encarregados de realizar a construção de uma obra, previamente projectada, e deixá-la pronta para a sua posterior utilização. O campo de aplicação das actividades de construção civil é muito amplo. Vai desde a simples reparação de uma parede rachada até à construção de grandes obras de infra-estrutura (barragens, aeroportos, etc.) passando pela construção de vivendas e edifícios, a restauração de monumentos, a pavimentação de ruas, etc. Hoje em dia, na construção civil, à semelhança do que acontece em muitas outras actividades profissionais, tende-se para a especialização. Este facto permite, entre outras coisas, uma maior qualidade nos resultados finais. Contudo, um bom profissional da construção não deve limitar-se a conhecer perfeitamente a sua especialidade; precisa de conhecimentos, teóricos e práticos, de outras especializações, complementares à sua.

• OBJECTIVOS GERAIS A CEAC desenvolveu este Curso de ENCARREGADO DE CONSTRUÇÃO CIVIL com o objectivo de proporcionar os conhecimentos teórico-práticos necessários a satisfazer as suas necessidades de formação e responder com êxito às exigências laborais que venham a deparar-se-lhe na profissão de encarregado de construção civil. O curso de Encarregado de Construção Civil da CEAC irá proporcionar-lhe a aquisição de um conjunto de competências que lhe permitirão executar um conjunto de trabalhos cuja finalidade consiste na construção de edifícios e obras em geral, total ou parcial, assim como, operações de restauro e reparação de obras já construídas, recorrendo aos materiais e processos construtivos adequados. O curso estabelece as bases necessárias para que, uma vez finalizado, possa realizar os principais trabalhos de construção civil, ao mesmo tempo que o prepara para eventuais estudos mais especializados.

• NO FINAL DESTE CURSO SABERÁ •

• • •

• • •

Desenvolver as actividades próprias de um encarregado tais como: leitura de plantas, levantamento de >> paredes, colocação de pavimentos, tectos e coberturas de habitações, orientar adequadamente uma obra através do desenvolvimento do processo construtivo de um edifício, desde as fundações até à cobertura; Reconhecer os principais materiais utilizados na construção civil, as suas aplicações, características, >> doseamento e demais aspectos úteis para o correcto conhecimento e colocação na obra; Executar os cálculos necessários às especificidades da construção civil tais como: levantamento de pare>> des com tijolos, colocação de ladrilhos, cálculo de superfícies, volumes, etc.; Aplicar conhecimentos importantes em áreas afins, essenciais à aprendizagem da construção civil como >> a higiene e segurança do trabalho, as normas e a legislação de obras, a organização de obras e a elaboração de orçamentos; Através do desenho técnico conseguirá representar os principais elementos construtivos. Neste sentido, >> saberá desenhar e compreender o que está desenhado nos planos e plantas de construção; Interpretar um projecto de obra, conhecendo o que representa cada uma das partes que integram um >> desenho de projecto, e o que representa todo ele no conjunto; Dominará a ordem construtiva de uma obra.>>

 


• ORGANIZAÇÃO DO CURSO O curso de Encarregado de Construção Civil está organizado num conjunto de 16 unidades didácticas digitais, com conteúdos programáticos baseados em diferentes temáticas, a que correspondem 16 provas de Avaliação mais uma Prova Final de Curso. A cada temática correspondem determinados capítulos em vídeo (DVD) elucidativos das respectivas actividades e/ou demonstrações práticas.

• MÉTODO PEDAGÓGICO – CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE A metodologia e-learning da CEAC assenta em modelos pedagógicos construtivistas, nos quais se privilegia a construção do conhecimento pelos próprios Alunos; os Alunos interpretam e concebem a sua percepção do conhecimento, através da participação activa em casos práticos e na partilha de experiências com a comunidade. Por se privilegiarem métodos de pesquisa e investigação, o conhecimento emergente destas práticas revela-se tendencialmente adaptativo, constituindo uma clara vantagem em contextos profissionais dinâmicos. A aprendizagem ao longo do curso processa-se através da leitura e compreensão das unidades didácticas digitais, disponíveis na plataforma de ensino, pela visualização do DVD e pela realização dos exercícios intercalares propostas.

• RECURSOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS Este curso compreende um vasto conjunto de materiais pedagógicos que inclui este guia de curso, o acesso on-line aos conteúdos pedagógicos e às Provas de Avaliação e também um DVD para complementar os manuais didácticos digitais.

• UNIDADE DIDÁCTICA DIGITAL Este é o instrumento a partir do qual adquirirá as bases necessárias a todo o processo de aprendizagem. Em cada unidade deve ler atentamente, compreender, anotar, resumir, memorizar e resolver os exercícios de auto-avaliação propostos ao longo das várias unidades didácticas digitais. Exercícios de Auto-avaliação Resolva os exercícios de auto-avaliação após o estudo da unidade didáctica Digital. No final da sua resolução compare os seus resultados com as respectivas soluções que se encontram no final de cada uma das unidades. Desta forma poderá verificar o grau de assimilação dos temas que acaba de estudar e consolidar os conhecimentos que adquiriu. Se não obtiver um resultado satisfatório (respostas correctas inferiores a 80%) deverá rever a matéria em causa e consultar assim que possível os seus professores. Antes de avançar no seu estudo deverá certificar-se de que os conhecimentos propostos foram totalmente assimilados.

 


Apoio Multimédia – DVD O conteúdo do DVD complementa o estudo das Unidades Didácticas Digitais, proporcionando ao aluno uma explicação visual dos principais processos técnicos e práticos desempenhados por um encarregado. Ao longo das quase 2 horas, irá ser demonstrada a construção de uma pequena estrutura que suporta, sobre duas paredes, uma cobertura plana ou terraço e uma cobertura inclinada ou telhado. Desta forma, mostra-se sequencialmente as principais técnicas na construção de edifícios e obras em geral, incluindo os trabalhos de acabamentos. Prova de Avaliação Uma vez concluída a unidade didáctica deverá realizar a prova de avaliação respectiva. Este processo permitir-lhe-à avaliar formalmente o seu nível de aprendizagem. Leia atentamente e interprete as questões enunciadas (em caso de dúvida de interpretação consulte os seus professores). Alguns Conselhos Úteis ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ ƒ

Devem seguir-se todas as instruções de realização das provas; Deve iniciar a prova após concluído o estudo da unidade em causa, a visualização dos capítulos correspondentes no DVD e os respectivos exercícios; Deve rever toda a matéria, os resumos e apontamentos que fez; Esclareça todas as suas dúvidas e questões mais pertinentes com o seu professor; Responda sempre com clareza e com palavras e raciocínios seus; Reveja toda a prova antes de enviá-la para avaliação.

 


• NAVEGAÇÃO NA UNIDADE DIDÁCTICA DIGITAL Os conteúdos do curso são apresentados num formato 100% digital e interessa agora compreender o funcionamento e a navegação na unidade didáctica digital. Em baixo apresenta-se o ecrã principal com uma legenda das principais funcionalidades. Para uma melhor visualização, quando a unidade digital terminar de carregar, clique na tecla F11 para maximizar a janela. Para voltar à vista normal clique de novo em F11.

Cabeçalho

Área de conteúdos

Rodapé

 


Cabeçalho:

Legenda: 1 Æ Indicação da Unidade, curso e página actual em relação ao total de páginas. 2 Æ Área de pesquisa. Insira a palavra que pretende pesquisar na unidade e clique na lupa. 3 Æ Ligação ao sitio de internet da CEAC. www.ceac.com.pt

Rodapé:

Legenda: 1 Æ Índice. 2 Æ Aumentar tamanho. Para diminuir o tamanho clique de novo neste botão, que deverá ter o seguinte aspecto 3 Æ Guardar Unidade didáctica digital em formato pdf. 4 Æ Navegador: Retrocede para o início do livro. Avança para o final do livro. Página anterior. Página seguinte.

 


Área de Conteúdos: É nesta área que os conteúdos do curso são apresentados. Para navegar entre páginas siga as indicações: 1 Æ Retrocede uma página 2 Æ Avança uma página Como alternativa pode utilizar os botões de navegação do rodapé, vistos anteriormente.

2

 



teste