Issuu on Google+

Ano XII - nº 724 - 13 de julho de 2013

www.jornalipanema.com.br ww ww w..jjo orrn nalipanema.com.br

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

Especial Espe p cial

Larissa Pessoa

Paulinho Godoi

I-Programe-se

O humor de

Ipanema estreia novo programa

Diogo Portugal na Anzu Hall Pág. 10

na segunda das 22h à meia-noite Os apresentadores Cris Paiva e Thiago Cordeiro

Caderno Negócios e Oportunidades

A importância de

cuidar bem dos pés Págs. 11 a 13

Sérgio Ratto

Júlia, 8 anos e Alice, 2 anos adoram “brincar” com o celular

O mundo

virtual é dos pequenos

As crianças já se renderam ao uso precoce da tecnologia e de equipamentos com acesso à internet Págs. 15 e 16


2 ARQUIVO ABERTO

EDITORIAL Segurança e

privacidade

A

pós vir à tona um dos maiores escândalos mundiais de espionagem da internet, defender a privacidade, a inviolabilidade das comunicações é mais um desafio incluído na pauta de prioridades para o governo brasileiro, especialmente em tempos de reivindicações populares nas ruas. Reportagem do jornal O Globo revelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), segundo documentos divulgados pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden, que trabalhava em prestadora de serviços para a NSA. Os dados eram monitorados por meio de um programa de vigilância eletrônica altamente secreto chamado Prism. Além do Brasil, o México, a Venezuela, Argentina, Colômbia, o Equador e outros países latino-americanos foram alvos de programas de espionagem e rastreamento da NSA. O vazamento da operação expôs o governo de Barack Obama a uma crise internacional ao estampar para o mundo que a NSA coleta dados e informações de usuários das principais empresas da web, como Microsoft, Facebook, Twiter, Google, You Tube, Skype, AOL, Apple e Yahoo. Se comprovada a existência desse mecanismo de controle, nem mesmo em nome da segurança e do combate ao terrorismo internacional, pode-se admitir tal invasão. Ao se posicionar sobre a questão, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que os governos de países que tiveram suas comunicações monitoradas pelos Estados Unidos têm que responder com “muita dureza” à possível espionagem. Do mesmo modo, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu a adoção de mecanismos mais fortes de proteção da privacidade das comunicações dos cidadãos brasileiros. Bernardo acenou que a resposta nacional possa vir das conclusões feitas pelo grupo técnico interministerial formado para analisar as denúncias de monitoramento no Brasil. Mas o que se espera é que esta reação não perca o imediatismo e nem mesmo o sentido, afinal o momento é de assumir uma posição firme e definida em nome da soberania brasileira.

Recesso A Câmara Municipal está em recesso parlamentar. As sessões ordinárias voltam apenas no dia 1º de agosto. Na quinta-feira (11), última sessão antes do recesso, o presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), afirmou que os vereadores não devem ser convocados para extraordinárias neste período. “Os senhores estão dispensados da sessão, mas devem ficar nos gabinetes”, alertou.

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

ção: “Com a sua experiência de mais de 50 anos fazendo política e, segundo os olhares femininos, com a sua jovialidade e cabelos brancos, o senhor consegue muitos mais pareces favoráveis da secretaria jurídica do que eu. Eu me rendo ao seu charme”, afirmou tirando alguns risos de Marinho, dos demais vereadores e do público que acompanhava a sessão.

Atrito

Toque de caixa Não durou mais que 40 minutos a última sessão ordinária antes do recesso parlamentar do meio do ano. Com uma pauta recheada de pareceres da comissão de redação e moções de aplausos, nenhuma votação foi realizada no painel. Outros três projetos foram debatidos em primeira discussão, sendo dois aprovados. O motivo? Os parlamentares estavam guardando energias para as sessões extraordinárias que viriam em seguida para discutir, entre outros temas, os empréstimos para o BRT e pavimentação de ruas.

BRT Em sessões extraordinárias na quinta-feira (11) os vereadores classificaram o BRT, o chamado ônibus rápido, como propaganda eleitoral. José Crespo (DEM) criticou o que chamou falta de um estudo para a implantação do projeto em Sorocaba. “Alardearam na eleição porque estava na moda. A população foi enganada e nós estamos votando no escuro. É um cheque em branco”, disse. Irineu Toledo (PRB) entrou na onda e também fez criticas. O presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), não aguentou e rebateu: “O seu candidato a prefeito também falou sobre o BRT, todo mundo prometeu”. Irineu então disse que, apesar de ter proposto, ele não enviaria um projeto “incompleto” para a Câmara. “O seu candidato não enviou porque não ganhou as eleições”, disparou o tucano.

17x2 A autorização do BRT foi aprovada com maioria dos votos. Apenas Marinho Marte (PPS) e José Crespo (DEM) votaram contra o projeto. Os dois questionaram a falta de um estudo sobre o ônibus rápido. Na qualidade de líder de seu partido, Marinho chegou a requerer a retirada do projeto de pauta por uma sessão diante as dúvidas e ao alto valor do financiamento. “O meu mandato não aprova 133 milhões de reais sem projeto”, frisou. O pedido foi submetido ao plenário que rejeitou a proposta de retirada.

Rendo-me As três horas de discussão geraram momentos que foram do amor ao ódio durante as sessões extraordinárias. Durante as discussões das duas emendas propostas por Crespo e Marinho, sendo a primeira tida como inconstitucional e a segunda não, o parlamentar do DEM fez piada com a situa-

determinado momento, ele se esqueceu de desligar o som do notebook e foi possível ouvir um trecho da matéria durante a sessão extraordinária.

SP-264 Jessé Loures (PV) ocupou a tribuna na última sessão ordinária do semestre para criticar o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pela demora na duplicação da rodovia João Leme dos Santos, a SP-264. “Semana passada tivemos mais uma morte”, declarou. Lembrou a campanha encampada pela Rádio e Jornal Ipanema pela duplicação da via e desafiou todos os veículos da imprensa local a boicotar as próximas visitas de Alckmin a cidades da região. “Temos que dar uma resposta de uma maneira educada e ignorar a vinda deste homem que ignora as mortes que acontecem na João Leme”.

Descendo a boca

Como uma nuvem o clima mudou minutos depois quando um princípio de atrito foi protagonizado por Crespo, Marinho e o líder tucano Paulo Mendes. Tudo começou quando Marinho pediu a retirada do projeto da pauta por uma sessão. Mendes lembrou que o prazo máximo para entrega dos documentos para a Caixa é no próximo dia 22 de julho. Crespo propôs ainda que os processos de licitação também passassem pela Câmara. “Ele se faz de bobinho porque quer”, afirmou o líder Democratas. Mendes rebateu: “Ninguém aqui é bobinho e vossa excelência deve ter uma linguagem parlamentar mais adequada e respeitosa”. Os dois trocaram ironias durante toda a sessão até culminar com cutucadas diretas durante a indicação de voto. “Pelo voto não a essa emenda absolutamente absurda”, declarou Mendes. “Absurda é a tentativa desse governo de se evitar que a população tome conhecimento do projeto. R$ 133 milhões é muito para um projeto inconsistente”, rebateu Crespo.

Flagra

E o vereador Tonão Silvano (PMDB) começou e terminou o primeiro semestre do Legislativo descendo a boca no secretário de Esportes, Francisco Moko Yabiku (PSDB). Na quintafeira (11), ele criticou a falta de participação da Semes (Secretaria de Esportes) nos Jogos Regionais que acontecem em Votorantim. Ele afirma que assistiu o jogo da final de futsal, do qual Sorocaba levou o ouro na categoria masculino, e que não viu representantes da Semes na disputa.“Estar participando de uma final em que secretários e prefeitos de outras cidades estão presentes e não ver Sorocaba representada é uma vergonha para quem gosta de esportes. Infelizmente Sorocaba não dá nada para o esporte”.

Divisão Tonão lembrou também de quando foi desafiado por Yabiku pelo Facebook para que confira de perto o esporte em Sorocaba. O parlamentar afirmou ainda que, de tão inexpressiva, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) deveria aproveitar a reforma administrativa (que será enviada para a Câmara em agosto) para rebaixar a Semes para divisão de esportes.

Sindicato não sabia

Enquanto a discussão sobre o BRT rolava na Câmara, teve vereador que estava interessado em acompanhar os vários protestos organizados por centrais sindicais que aconteceram na cidade na quinta-feira (11), que ficou conhecido como Dia Nacional de Luta. Izídio de Brito (PT) foi flagrado procurando um canal de transmissão pirata de redes de TV pela internet. Em

O SSPMS (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba) divulgou nota afirmando desconhecer as mudanças propostas pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) na reforma administrativa anunciada na semana passada. Dizendo “totalmente surpreendido”, o SSPMS afirma que em nenhum momento foi chamado ou informado sobre as alterações no regime de horas dos funcionários (que deve diminuir o pagamento de horas extras com a adoção do chamado Banco de Horas). Ao final da nota, o sindicato afirma que “não medirá esforços para defender os direitos e os benefícios dos trabalhadores públicos municipais, frutos de árduas batalhas e conquistas nos últimos anos”.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Divisão de forças Vale lembrar que o mesmo sindicato que encerra a nota afirmando que “não medirá esforços para defender os benefícios dos trabalhadores públicos municipais” foi criticado por alguns servidores durante um protesto realizado em frente ao Paço Municipal na semana passada. Algumas categorias criaram associações específicas por discordarem do Sindicato.

Sorocabão

ARTIGO

Viver bem

P

Aplausos Foi deliberada na sessão de quinta-feira (11) uma moção de aplauso para a coluna O D da Questão da sexta-feira (10), veiculada no Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema FM (91,1 FM). O pedido é do vereador José Crespo (DEM) e deve ser apreciado em plenário no começo de agosto. A moção foi motivada pela abordagem jornalística sobre o parecer do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo relativa as contas anuais 2011 da Prefeitura de Sorocaba.

Emendas

O Rotary Club de Sorocaba - “Sorocabão” como é conhecido no Distrito Rotário 4620, por ser o primeiro clube fundado na cidade – promoveu no último dia 27 de junho a festiva de posse do novo conselho diretor 2013-2014. A solenidade foi marcada pela presença de um grande público, rotarianos e familiares, que lotou o salão principal da sede do clube, localizada na rua da Penha, para prestigiar o evento. O companheiro Silvano Guedes, assumiu a presidência do clube neste ano rotário e empossou sua nova diretoria (foto). Seguindo o lema rotário para este ano “Viver Rotary, Transformar Vidas”, o clube pretende intensificar suas ações junto a comunidade sorocabana, apoiando projetos e entidades como “Criança Feliz” e “Cabana de Luz”.

Entrevista Em entrevista ao Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema, na última segunda-feira (8), a deputada Iara criticou a situação atual da saúde pública da região. “Rede básica de sáude não funciona, essa foi uma das heranças deixada pelo ex-prefeito Vitor Lippi para o Pannunzio”, afirma. Segundo Iara, a rede básica de saúde é falha não só no atendimento, mas também em especializações, por exemplo, no câncer de mama. “A rede básica de saúde não funciona, temos que fazer campanhas para as mulheres fazerem os exames e chegam a demorar um ano para conseguirem fazê-los”, fala.

A deputada estadual Maria Lúcia (PSDB) divulgou nesta semana o montante de verba destinada para cidades na região de Sorocaba durante o primeiro semestre de 2013. Sem entrar em detalhes, a nota da deputada afirma que o dinheiro chega na casa dos R$ 2 milhões. Entre as cidades beneficiadas estão Votorantim, Ribeirão Grande, Angatuba, Pilar do Sul, Tapiraí, Sarapuí, Campos do Jordão, Alumínio e Capão Bonito. Em Sorocaba, o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba); o IHGGS (Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba) e a Associação Educacional e Beneficente Refúgio também foram contempladas com emendas parlamentares.

Ela se posicionou favoravelmente ao financiamento público das campanhas eleitorais. “Isto proporcionaria uma eleição igualitária. As campanhas ficaram caríssimas e quem financia cobra depois. Não é para pagar eleitor, mas para bancar toda a estrutura que uma eleição exige”, disparou. Ela culpa este fato ainda como um dos responsáveis pelo baixo número de mulheres e jovens na Assembleia Legislativa, Congresso e outras esferas. E martela: “O financiamento particular também a fonte da corrupção”.

E mais emendas

Sorocaba Total

Quem alardeou números esta semana também foi a deputada federal Iara Bernardi (PT), que conseguiu o valor de R$ 602,7 mil para o município de Mairinque. A verba é oriunda do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento – Fase 2) e será destinado à área da Saúde.

3

Financiamento público

Exatamente após um mês e um dia de sua criação, a CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar) que investiga as obras do Sorocaba Total deu seus primeiros passos. Por unanimidade ficou decidido na quinta-feira (4) que o vereador Irineu Toledo irá presidir a Comissão e Anselmo neto será o relator da CPI, que terá 90 dias para

concluir os procedimentos, podendo esse prazo ser prorrogado por mais três meses.

Sem férias Irineu usou a tribuna na quinta-feira (11) para afirmar que a CPI do Sorocaba Total não irá tirar férias durante o recesso parlamentar, que começa no dia 15 e vai até 1º de agosto. O vereador solicitou à prefeitura informações detalhadas a respeito de todos os recursos financeiros que já foram e serão investidos em todo o Programa “Sorocaba Total”, valores esses que foram obtidos via empréstimos feitos pela CAF (Corporação Andina de Fomento).

Raggio em Brasília O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, participou do 19º Congresso Nacional de Secretarias Municipais da Saúde, realizado entre os dias 7 e 10 de julho em Brasília (DF), cujo tema foi “Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios”. Raggio também presenciou o lançamento do Pacto Nacional pela Saúde, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff na última segunda-feira (8). Além de participar da cerimônia de abertura do congresso, Raggio foi um dos homenageados no evento, por ser um dos ex-presidentes do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), entidade que neste ano completa 25 anos de fundação. Raggio foi presidente do Conasems entre abril e dezembro de 1994, quando deixou o cargo para assumir a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

ara cada ser humano viver bem está relacionado a muito diferentes. Alguns estariam felizes ao ter um bom prato de comida à mesa; outros, um serviço médico de qualidade. Muitos estariam felizes por dar uma educação de qualidade a seus filhos, uma casa própria, uma boa viagem. Outros ainda, uma Ferrari na garagem; outros, paz no coração, saúde, harmonia familiar, um trabalho digno e assim por diante. Meus caros, não é raro encontrarmos pessoas que nada, nada mesmo, as faz feliz. Tem de tudo e mais um pouco, mas ainda assim parecem ter um vazio enorme dentro de si. Mas como essas pessoas poderiam achar, ou melhor conquistar, esse estado de viver bem? Muitas pessoas encontram na sua fé uma forma de entender que tudo está posto para aprendermos, com paciência, fé, perseverança contínua, resistência, que a vida é feita de horas fáceis. Porém, as difíceis também ocorrerão em nossa caminhada. A alegria de viver não é seguramente ganha, mas conquistada no aprendizado diário, na boa batalha, na escola, no trabalho, na família, na vida como um todo. Nós estamos sempre dispostos a aprender, tolerar, suportar e crescer? Desejo a você uma renovada alegria de viver, nas manhãs de sol ou chuva, que trazem sim, belezas distintas, o passeio no parque, na mesa e casa mais humilde e também na mais nobre, na generosidade de um bom dia ou boa noite. Você está disposta (o) a viver bem? Talvez ouviria a resposta padrão: “Eu sei! Eu sei!” Bem, se sabe, viva então muito bem, sem aceitar uma vida com migalhas que certamente você se colocou merecedor, todos podemos e devemos querer a fatura, herança maior do criador, o banquete está a sua espera . Pense, viva bem e uma ótima semana

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS Manga no diretório estadual

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

ESPAÇO DO RUI

Devemos ser águias?

O vereador Rodrigo Manga, que atua na Câmara Municipal de Sorocaba, foi escolhido para compor o diretório estadual do PP (Partido Progressista). O parlamentar participou, no último sábado (6) da convenção do partido na Assembleia Legislativa, em São Paulo. Na ocasião, os deputados federais Paulo Maluf e José Olímpio foram empossados, respectivamente, como presidente e vice da legenda no Estado. Como membro do diretório estadual, o vereador Manga participará ativamente das decisões da legenda e terá poder de voto nas convenções do PP.

Cegonhas, sementinhas e Valeska Você já parou para pensar como é difícil seguir o fluxo mais comum da vida: namorar, casar e principalmente ter filhos? Nos dias de hoje, ter mais que um filho é sinônimo de sucesso profissional ou acidente grave de percurso. Na verdade, me assusta pensar em lidar com temas tensos para crianças. Fico em pânico de pensar nesse pequeno ser perguntando de onde vêm os bebês. Se hoje sou um pouco atrapalhado, imagina quando criança. Não lembro como isso foi abordado na minha época, mas as teorias mais comuns me desesperam. A ideia do grão, da sementinha na barriga da mãe me dá calafrios. Minha primeira dúvida seria: se colocaram uma semente para fazer um bebê, eu deveria ser uma planta e não uma criança. Como regaram essa plantinha? Como nasceu cabelo e não folha? Tiraram-me com raiz? Porque se não, pode ser que nasça mais alguém com a minha cara... A da cegonha é pior. Como um bicho daquele voou com um bebê do meu tamanho

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

sem cair e sem quebrar o pescoço? Além disso, essas ONGs que tumultuam por qualquer coisa já estariam com placas pedindo aos casais que parem de ter filhos. A da abelhinha é um verdadeiro horror. Como queriam que uma criança acreditasse que de uma flor sai um bebê? Um enxame é produção em massa? Hoje em dia, não há mais crianças, isso é um fato: são mini adultos que já nascem plugados na internet e conectados com mundos paralelos. Sendo assim, como explicar a diferença do sexo de reprodução para o que a Valeska Popozuda e tantos outros funks cantam, as cenas de novelas e os comentários por aí? Criar uma criança, nos dias de hoje, é um exercício de paciência, imaginação e muita argumentação. Mais até do que para escrever um texto como este. Junior Soriano junior.sor@gmail.com Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504

Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

Diagramação Jefferson Cascali de Lima

______________________________

Tiragem - 28.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Uma psicóloga amiga afirmou: “Os pais de hoje reclamam que seus filhos prolongaram a adolescência e, agora, permanecem em suas casas até os trinta anos ou mais, sem se casarem ou constituírem família. Eles se esqueceram da máxima: Toda pessoa para ser feliz deseja casa, comida, roupa lavada e dinheiro. Como atualmente vivemos um clima de insegurança, tememos pela integridade dos nossos filhos diante das drogas, das baladas perigosas e da violência nas ruas. Assim, permitimos que eles tragam seus namorados ou namoradas para dentro da nossa casa, onde, inclusive, oferecemos um quarto para que durmam juntos. Assim, se eles têm o bem bom e, muitas vezes, até carro a disposição, por que eles optariam em sair da casa dos pais?” Anteriormente havia uma divisão clássica das fases dos nossos filhos, onde a adolescência acontecia entre os 10 até 18 anos, quando eles ingressavam na vida adulta, comprometidos com o trabalho e com a própria sobrevivência. É evidente que muitos ingressavam na faculdade e estudavam. E estudar também é trabalho preparatório para a atividade profissional ou para o aprimoramento progressivo. Contudo, hoje a adolescência foi prorrogada. Existem pessoas com comportamento de adolescente até com 50 anos de idade, que, psicologicamente, são inseguros, não cresceram e necessitam do apoio dos pais. A humanidade teve a fase matriarcal, depois

a paternal e, atualmente, vive a filial. Primeiro era a mulher responsável pela educação e cuidado com os filhos, enquanto o homem era o caçador e provedor. Como rainha do lar, ela desenvolveu seu lado emocional melhor que o homem, cujos resultados são sentidos pela capacidade da mulher em enfrentar obstáculos com atitudes elogiáveis. Depois, o homem passou a ser o chefe ou cabeça da casa, onde tinha seu lugar na mesa e o melhor bife. Muitos dos leitores devem ter conhecido essa fase de veneração ao homem. Atualmente, todas as atenções estão voltadas aos filhos. Eles são o centro da atenção. E as nossas atitudes em relação a eles estão certas? Oferecendo-lhes tanta proteção preparamos nossos filhos para um futuro vitorioso? Lendo Leonardo Boff, em“A Águia e a Galinha”, constatei a sabedoria da natureza. A águia-mãe, confiante em seus ensinamentos, empurra o filhote já crescido do pico da montanha. Ela sofre, pois ele pode voar ou cair, mas dá o pontapé inicial. Assim, penso: estamos dando aos nossos filhos uma educação consistente que lhes permitam viver a liberdade e conquistar a autonomia? O prolongamento da adolescência é causado por nós ou por eles? Caso nos julguemos responsáveis, cabe vestirmos a carapuça e pensar: “Então, por que reclamamos”? Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

A ousadia do Daniel Perdiga Esta semana o Daniel Perdiga realizou o seu programa “Gente de Palavra” na NET, canal 23, com uma entrevista sobre a minha vida. Relembramos tempos da infância, juventude e fase atual. Algumas décadas de história desde o nascimento na rua Santa Maria. Foi lá no bairro do Além Ponte que conheci o Daniel e seu irmão José Miguel. Somos dos tempos do Senador Vergueiro, Cine Eldorado, Alhambra, Clube Avaí, Fluminense, Feira livre e Ginásio de Esportes, Igreja do Bom Jesus e do comércio da Nogueira Padilha onde até hoje tem a padaria do Gonçalo. O Perdiga sempre foi um ousado. Sua carreira profissional em vendas conquistou prêmios nas agências de veículos onde trabalhou. Fez palestras com o professor Marins em várias cidades, atuou em jornais e revistas com ideias inovadoras. Em uma dessas edições de gastronomia acabei preparando um “nhoque” e sai com a receita em lançamento no buffet Balaio da Zaíra e do Neto. O Daniel Perdiga é um expert em comida. Deve ter aprendido com seus pais e avôs, geração de imigrantes que se destacaram na vila dos espanhóis onde fui criado na Vila Hortência. Perdiga é conhecido na gastronomia desde o seu consagrado “Restaurante Daniel” que funcionou durante anos na avenida Eugênio Salerno e em um dos mais belos prédios no Campolim. Partindo para outras aventuras, Daniel assumiu com o Zé Abrão o desafio de inovar os programas de televisão. Além de enfrentar a cozinha nas casas de convidados, Perdiga coloca o seu jeitinho e

tempero na apresentação dos pratos e deixa todos os telespectadores com água na boca de vontade de experimentar. Conhecedor de vinhos e etiqueta na arrumação de mesas, leia-se talheres, copos, taças, pratos, guardanapos e modo de servir, Daniel teria tudo para abrir uma escola de gastronomia e serviços de garçons. Quem sabe um dia ainda ele realiza mais esta ousadia. Em uma de suas entrevistas com o também amigo e morador do Além Ponte, na rua Rui Barbosa, o engenheiro Bolina mostrou a arte do preparo da “Paella”. Fiquei vendo os dois falando das bolas jogadas no quintal e viajei no tempo até a esquina dessa rua onde morava o monsenhor Castanho. Minhas prosas com o monsenhor é um tesouro de recordações deste bairro de Sorocaba. Quem ainda não assistiu a nossa entrevista com o Daniel pode acessar o Youtube “Gente de Palavra” ou na própria NET até o dia 14 de julho às 10h30,14 horas e 22h30. Lá o espaço é maior e dá para contar mais histórias. Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

5


6

EDUCAÇÃO

6

PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Uniso lança cinco cursos de Pós-Graduação A Universidade de Sorocaba (Uniso) está com as inscrições abertas para doze cursos de Especialização e MBA, cinco deles novos: Engenharia Ambiental Industrial, Engenharia de Avaliação e Controle de Riscos Ambientais, Engenharia de Produção, Estética e Cosmetologia, e Gestão Escolar. Também estão sendo oferecidos para o segundo semestre, o curso de Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional, além dos tradicionais MBAs em

Comércio Exterior e Logística Internacional, Controladoria e Finanças, Gestão Contábil e Tributária, Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Pessoas, e em Operações e Logística. As inscrições devem ser feitas pelo site da Uniso (www.uniso.br), que também disponibiliza informações sobre os cursos e os procedimentos para matrícula. Mais informações pelos telefones (15) 2101-7171 e 21017172, e pelo e-mail: posgrad@uniso.br.

NOTAS VESTIBULAR 2013 DA UFSCAR - Entre os dias 1º e 26 de agosto, estarão abertas as inscrições no Processo Seletivo para ingresso em 2013 nos cursos de graduação a distância ofertados pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São 787 vagas distribuídas entre 11 polos de apoio presencial localizados em municípios do estado de São Paulo. Os cursos oferecidos pela UFSCar nesta modalidade de ensino são Educação Musical, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. O regulamento do processo seletivo está disponível no www.vunesp.com.br.

MARATONA É APRESENTADA - A Faculdade Esamc Sorocaba segue em ritmo acelerado com os preparativos para a 8ª Maratona 24 horas, gincana universitária já tradicional na cidade, que será realizada nos dias 6 e 7 de novembro, pela primeira vez, no câ,mpus Campolim. A instituição preparou um coquetel de lançamento do projeto para empresas parceiras, em busca de apoiadores para o evento. Na ocasião, as empresas tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes a competição, que reúne 1.900 alunos de graduação nas áreas de Negócios, Comunicação Social, Direito, Engenharia, Tecnologia da Informação, Gestão e Licenciaturas.

Arraiá A iá

A Hidráulica Tateti organizou um animado arraiá no final do mês de junho, com muita música e comidas típicas.

Josia Junior, Paula Zamboni e Alex Fragoso

Davi Araujo e Talita Morais

Welington Oliveira e Monique Keila

Monique e Lucas Araujo

Liliane Oliveira e Joelma Pereira

Paula, Geovane, Tadeu, Welington e Monique


TEYLOR SOARES ES

7

teylor@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

RENATA MOECKEL renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Saindo do forno O menu especial para o inverno do restaurante norte-americano Appleblee’s Sorocaba está recheado de opções saborosas elaboradas com massas, além de diversas opções de risotos. Chamado de “Pastas e Risottos”, o cardápio apresenta pratos que garantem o calor necessário ao organismo na estação mais fria do ano. Além de oferecer tradicionais e consagradas opções dessa época do ano, como Shrimp

Zucchini Risotto e Three Cheese Chicken Penne, o menu traz dois novos e suculentos pratos que prometem ser a sensação desse inverno: O Blackened Steak Penne, também disponível na versão Chicken e o Chicken Pesto Risotto. Hummm... E para acompanhar os pratos quentes o restaurante oferece uma carta com mais de 38 opções de rótulos de vinhos de 14 países.

Rafaela Gonçalves e Carla de Campos

Feijoada para

jornalistas A ASI (Associação Sorocabana de Imprensa) organizou a 1ª FeijoASI, uma feijoada para juntar os jornalistas e amigos ao redor de uma boa comida e um bom papo, afinal jornalista também é filho de Deus e merece um pouco de festa rsrs.

Fernando Negrão

Conversei com Roberta Sá José Desidério

Renato Monteiro

Tive o inenarrável prazer de bater um papo com a cantora Roberta Sá, que se apresentou para os privilegiados presentes no evento promovido pelo Shopping Pátio Cianê no restaurante Moinho Velho. Além de extremamente talentosa, Roberta nos recebeu muito bem e nos contou um pouco sobre seu dia-a-dia e sua carreira de grand-e sucesso. Claro que gravei para que vocês possam ouvir! Basta acessar a nossa coluna no portal www. jornalipanema.com.br.


8

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

9


ALE SCAPOL

10

10 0

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA/ 13 / 13de dejulho julhode de2013 2013 JORNAL IPANEMA

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Fotos: Danilo Camargo

Ultra Sertanejo Rosana Moreno chamou e todos compareceram. A festa promovida pela parceria do Portal Ultra A com a Anzuhall estava animadíssima! Desfilaram por lá várias personalidades locais que se divertiram até o amanhecer. Nem preciso descrever a festa, já que imagens valem mais que mil palavras.

Gustavo Peres de Batman

Ele resolveu atacar de Homem Morcego. Descobri a identidade secreta de Gustavo Peres. Nas horas vagas, que são poucas, ela veste sua máscara de Batman e entre um show e outro, ele incorpora um super herói. Só gostaria de saber se o papel ingrato do “Menino Prodígio”, Robin, ficou para Thiago José, seu parceiro de baladas e shows.

1 2

Stand up com

Diogo Portugal na Anzul Hall

3

4

5

de Cintura s precisa ter Jogo Luciana Martin

Minha amiga Luciana Martins precisa e tem muito jogo de cintura. A prova é que as aulas de pilates estão dando resultado e ela tem esse corpão violão mesmo. E a cinturinha é de “pilão”, como dizia minha avó.

6

1

Rosana Moreno e Denise Bercial

2

Roberta Pimenta, Jorge -Afeich e Estela Festa

3

Marcelo Moretto e Caio Paes

4

Heloá Arrais Muraro

5

Luciana Ferro, Fábio Bilbao e Cibele Strutz Barroso

6

Esdras Rodrigo e Carlinhos Gonçalves

CrisTobias fazend o backing vocal

paraTinaTurner

Cristiane Tobias resolveu comemorar seu aniversário longe dos amigos , mas em grande estilo. Foi para New York e “posou”ao lado da cantora Tina Turner. Imagino o que ela aprontou por lá. Divertida, alto astral, extrovertida, Cris diz “Bom dia” até para poste. Foi um tsunami que passou pela Big Apple.

O humorista Diogo Portugal se apresenta no próximo domingo (21), a partir das 19 horas, na Anzu Hall (avenida Dom Aguirre, 2121 - Santa Rosália). Diogo é conhecido por ser um humorista versátil pelas suas apresentações que vão de stand-up comedy a personagens como o office boy, Elvisley do Programa Zorra Total. Os convites já estão a venda. Informações através do portal diogoportugalemsorocaba.com.br


Especial

11 1

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Portadores de Diabetes devem cuidar

com muito mais atenção dos pés Todas as pessoas devem aprender a cuidar dos pés, e os portadores de Diabetes devem cuidar com muito mais atenção, pois complicações frequentes podem ser evitadas com a prevenção, afirma a enfermeira e podóloga Clarice Bramante. De acordo com ela, o “Pé Diabético” é uma das complicações mais comuns da Diabete Mellitus, causando uma queda significativa da qualidade de vida, e está associado com altas taxas de ocupação e permanência em leitos hospitalares. Segundo o Consenso Internacional sobre o “ Pé Diabético”. Sabe-se que, a cada 30 segundos, um membro inferior é amputado ao redor do mundo. De acordo com Clarice, para que o portador de diabetes não faça parte desta estatística, a avaliação dos pés é um passo fundamental para reduzir o risco de amputação. Aqui estão algumas regras básicas de cuidados para serem seguidos: - Examine seus pés todos os dias: preste atenção em mudanças de coloração e temperatura; olhe cada um dos dedos e entre eles; procure por infecções, cortes, bolhas, calos, feridas. Se não conseguir fazer isso sozinho, peça ajuda a um familiar ou amigo, use um espelho para olhar a região plantar dos pés. - Para a higienização dos pés, use água morna. Seque bem entre os dedos. Não use hidratante entre os dedos. Evite talco, pois pode causar ressecamento na pele. - Aproveite para cortar as unhas após o banho. Faça isso em um local com boa iluminação. Corte as unhas retas, nunca corte os cantos das unhas. - Prefira meias de algodão brancas e sem costuras. Evite as meias apertadas e as meias de nylon. - Evite andar descalço dentro ou fora de casa.! Lembre-se que, quem é portador de Diabetes pode apresentar diminuição da sensibilidade dos pés, o que facilita o aparecimento de feri-

Reflexologia:

o poder do toque

A

das e infecções indesejadas. - Caminhar é a vocação dos pés e seu melhor exercício! Procure caminhar com um calçado adequado e confortável. O uso do calçado de tamanho adequado, evita bolhas e calos. Com estes cuidados você pode evitar problemas no futuro, mantendo os seus pés saudáveis e preparados para enfrentar o dia a dia. Mas se encontrar algo suspeito, procure sempre um Podólogos especializados em “pés diabéticos”.

Reflexoterapia é a técnica de estímulo nervoso, através dos pés que reduz o esstresse, combate dores, ansiedade e pode também contribuir para o emagrecimento. Os terapeutas Lucimara Queiros e Nivaldo Silva, do Instituto Terapêutico Vida em Equilíbrio, comentam “sobre aquela sensação gostosa de andar descalço sobre a grama, na areia da praia. Nós a experimentamos porque os pés estão cheios de terminações nervosas, por isso são tão sensíveis ao toque. Essa sensibilidade, vai além do bem-estar que proporciona. Se forem estimulados adequadamente podem proporcionar alívio a distúrbios que afetem qualquer parte do

corpo, além da eliminação de dores agudas, melhora na circulação sanguínea, alívio do estresse, fadiga e demais tensões . É o que faz a Reflexologia uma terapia auxiliadora no tratamento, prevenção e na identificação de problemas de saúde”, destacam. Segundo ele, a ideia de que cuidando de nossos pés podemos cuidar de nosso corpo inteiro por si só já é atraente. O pé é uma delicada estrutura: equilibra, suporta e transporta todo nosso peso corporal. É base e alicerce, portanto, deve estar sempre bem cuidado e equilibrado. Partindo do princípio que se você cuidar bem dos seus pés eles retribuirão cuidando bem de você, a Reflexologia passa a ser uma necessidade básica para uma vida saudável.


12

Especial JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Atividade Física x Inverno

C

om a chegada do Inverno, chega também a preguiça que geralmente afasta as pessoas das academias, deixando-as mais sedentárias. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que interromper a atividade física gera uma fragilidade no organismo, deixando-o mais suscetível a doenças. No Inverno o gasto calórico é maior, exigindo muito mais do nosso metabolismo, trabalhando mais para produzir calor. Ou seja, os exercícios que você pratica nos dias frios gastam mais calorias, com isso as pessoas que pretendem perder peso são beneficiadas pelas baixas temperaturas. Fazer caminhada, bicicleta ou corrida, por exemplo, são ótimas opções para evitar o ganho de peso, comuns neste período onde a ingestão de alimentos mais calóricos é maior.

Adriana Tavares Saura é personal training

Alguns cuidados devem ser tomados para realizar atividades físicas no frio:

Dicas para não ser vencido pelo frio: - Não deixe a preguiça dominar, estabeleça metas e encare o frio de frente. - Mantenha a hidratação da forma habitual. - Mantenha uma alimentação balanceada, sem exageros. - Tenha um playlist com músicas animadas. - Se não conseguir se exercitar com a mesma intensidade do verão continue por, pelo menos, três vezes por semana, para evitar o efeito sanfona e ter que aumentar os esforços no Verão. -Saiba que se você parar, todos os objetivos que você alcançou no Verão vão ser jogados fora e os benefícios alcançados tanto para a saúde quanto para o corpo podem ser perdidos. -A prática de exercícios regula as funções fisiológicas como sono e apetite, além de tornar o coração menos vulnerável a doenças.

- O aquecimento deve ser maior, prolongue-o por no mínimo 20 minutos, para evitar lesões. - O alongamento também não pode ser esquecido, deve ser dinâmico explorando a amplitude articular, o que ajuda a evitar lesões. - Para evitar que a temperatura do corpo baixe, os intervalos entre os exercícios devem ser breves. - A hidratação deve ser feita antes, durante e após os exercícios. - As roupas devem mantêlo aquecido, porém leves e confortáveis. Os benefícios de realizar atividade física no inverno são inúmeros, como o aumento da disposição para as práticas cotidianas, a sensação de bemestar devido ao aumento da endorfina e a manutenção da força muscular. Não esqueça que o Inverno passa rápido e que o Verão irá cobrar a conta quando você tiver que ir à praia ou à piscina.


Especial JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

13 SAÚDE

13

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Os protestos de 2013 e os médicos...

Que tal importar políticos?

A postura em

relação aos pés

T

odo ser humano tem um centro gravitacional de equilíbrio e estabilidade, sendo os pés a base de toda sustentação e alinhamento, afirma o fisioterapeuta Luiz Fernando Sola do Instituto Krion. “Quando apresentamos um desequilíbrio no pé toda a pisada fica comprometida e surge uma série de compensações e desvios, que pode gerar dores, enrijecimentos, contraturas musculares, limitações dos movimentos e o aparecimento de várias patologias. Sola explica que hoje existe um exame chamado Baropodometria ou “Teste da Pisada” que analisa como a pessoa anda, qual o tipo de pé e pisada e como está sua postura em relação aos seus pés. Este exame é indicado na fase adulta ou a partir dos cinco anos de idade. Nesta fase temos que estar atento à pisada dos filhos. Outras dicas para saber se há algo errado com a pisada são: quedas frequentes, pezinho chatos ou totalmente planos “sem a curva dos pés”, joelhos em X ou joelhos voltados para dentro. Dificuldade de arrumar e se adaptar a calçados, entorses frequentes do tornozelo, inflamação e dores frequentes, bolhas, calosidades, rachaduras, unha encravada, joanete, deformações nos pés e joelhos devem ser considerados como marcas de expressão e isto quer dizer que algo está errado com o pé e pisada. O que causa essa pisada errada? Segundo o fisioterapeuta, existem vários fatores que podem afetar a pisada errada. Idade,

fatores genéticos e hereditários como frouxidão ligamentar“pezinho mole”ou pé rígido, pé cavo. Luxação ou subluxação no quadril sofridas durante o parto podem comprometer todo o desenvolvimento da pisada se não for acompanhadas e corrigidas. Perna curta, doenças neurológicas, diabéticas , vasculares, reumatologias e degenerativas como artrose, afetam e deformam as estruturas ligamentares, musculares e óssea dos pés alterando a pisada. Uso de calçados inadequados. Dor é um sintoma que algo está errado com seu pé. Fatores externos como fratura, cirurgias, obesidade, uso de andador pela criança e forçar a criança a andar precocemente são prejudiciais e causam alteração na pisada. Como melhorar essa pisada? A melhor pisada é quando apresentamos um equilíbrio postural global, quer dizer uma harmonia entre o pé, joelho, quadril e coluna vertebral. Hoje temos técnicas e métodos posturais para corrigir, prevenir e equilibrar estas alterações que possam aparecer. Hoje existe cirurgias para correção caso haja alguma alteração importante na pisada. Uma Avaliação Médica para determinar se há uma patologia comprometendo seu pé e uma Avalição Postural são de grande importância. Métodos como RPG, Pilates, Palmilhas Posturais, Órteses, Osteopatia, Musculação, alongamentos, exercícios de reabilitação, fortalecimento e propriocepção são de grande valia.

Da forma que apresentam na mídia, os médicos são muitas vezes considerados os grandes vilões de não aceitarem trabalhar no SUS, nas cidades pequenas ou mesmo em bairros muito violentos das periferias das grandes cidades. E este seria o grande pretexto para importar médicos de outros países. Mas será que a história é esta mesma? Sou médico, formado em 1986, e apesar de hoje ser especialista, tive a oportunidade logo depois de formado, trabalhar em cidades como Piedade, atuando no Bairro dos Leites, e em muitos outros bairros distantes do centro de nossa cidade vizinha, também atuei em Pilar do Sul, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Poá, Guararema, entre outras cidades; e posso garantir que a história é bem diferente que contam! Eu, também tive na minha formação, a necessidade de revalidar o meu diploma em outro país, no caso a Finlândia, onde há 25 anos tive de fazer um curso intensivo sobre a Medicina daquele país, as diferenças desde a medicina legal, forma de prescrição, medicina social, e depois prestar diversas provas, o currículo ser avaliado, tive de trabalhar um ano em um posto de saúde onde fui aceito, e não que eu tenha escolhido, para somente aí, ser médico. Reconhecido naquela “sociedade”, não tive de fazer proficiência de língua, pois tenho também a nacionalidade finlandesa, e esta era a minha língua mãe. No

Martti Antila Médico Alergista / CRM 56.847

entanto, a minha esposa teve ainda de fazer uma difícil prova de proficiência escrita e falada. Vejam, isto há 25 anos, e as regras continuam as mesmas até hoje. Não é que não tenham tido neste período momentos que faltaram médicos lá, assim como na Suécia, Dinamarca. Para arrumar esta deficiência não foram assim abrindo a porta para médicos estrangeiros, mesmo fazendo parte da Comunidade do Euro alguns destes países, ou mesmo aumentando o número de faculdades ou vagas na Medicina! Pois isto se faz com décadas de antecedência, é sabido que não se formam professores graduados para a Medicina do dia para a noite. Este déficit existe aqui há décadas, mas agravado nos últimos 10 anos. Por quê? Lá não fui descriminado, e mesmo sendo formado no Brasil, tive de seguir as mesmas regras de alguns que tinham se formado em Harvard, por exemplo, (talvez uma das melhores e mais conceituadas Faculdades de Medicina do mundo). Mas o que hoje o governo quer aqui no Brasil, é que aqueles formados em Harvard, Cambridge ou qualquer outra renomada universidade mundial, mesmo com português perfeito, serão incapazes e desmerecedores de exercer aqui em nosso meio, a profissão médica, sem revalidar o diploma, no entanto, outros formados em Cuba, Espanha, dentre outros países latino-americanos, estes sim podem atuar com a benção oficial! Sem desmerecê-los, e que podem até ser bons médicos, mas como fica a reciprocidade, a ética e o respeito? Eu não sou aceito para trabalhar em Cuba, Espanha e Portugal. Ou esta é mais uma das formas que o governo tem de manobrar a pouca memória do povo e fazer com que aqueles que com ajuda deles mesmos (PT), foram estudar medicina em Cuba, sejam repatriados? O governo já estava ciente antes de tudo que as regras aqui existiam, mas como sempre aqui no Brasil as regras não foram para ser cumpridas e sim manipuladas, e usadas em proveito próprio. Portanto, fica aqui a minha proposta como cidadão brasileiro. Vamos importar políticos, pois os nossos não nos respeitam como cidadãos, como profissionais e no nosso caso como médicos.


14

ROTEIRO GOURMET

14

GABY CAMARGO GA PUSTIGLIONE

JORNALIPANEMA IPANEMA/ /13 13de dejulho julho de de 2013 2013 JORNAL

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Linguine com Brócolis e Presunto tipo Parma Crocante Chef Carlos Martins

Ingredientes •200g de Linguine (Penne, Fusilli, ou outra) •1/2 Brócolis Ninja em floretes •½ Cebola picada •1 dente de Alho picado •150g de Presunto tipo Parma crocante •Sal e Pimenta Calabresa seca flocada a gosto •Tomates cereja cortados ao meio •Azeite a gosto

s To iz , Nichola enger Din to Daniela S ra o M Senger e Adriana

Rendimento: 2 porções Valor aproximado de custo: R$15,00

A atriz mirim Larissa Manoe la e Sofia Senger Morato

nte e c fi e n e B le fi s da 12º De a l a B n e e T e nte das lojas file benefice es d m u Caramelada s atores s ai fotos com o co para m

para as ho foi pal tiu e posou nto Agostin rasaram na Sa io ár d n çada se diver ca n simpatia ar ia a e d cr O Edu A ém a. al ad e u al B q cias Adriana es en só rr Te a e icholas To izada pel N an e . rg Caramelada la o io el , ár o ão d an n aç esta Educa Larissa M desfilaram n rtida para o convidados, 200 crianças convites reve e s d o s d ai a d M n . la ve passare 100% da ger, que teve Daniela Sen

Preparo Colocar o presunto para assar até ficar crocante. Cozinhar a massa ao dente e reservar. Refogar a cebola e o alho em azeite e acrescentar os floretes de brócolis. Deixar que cozinhe ligeiramente sem perder a crocância. Agregar a massa e finalizar com pimenta calabresa, tomate cereja e o presunto crocante e um bom azeite.

rres

ANIVERSARIANTES NOTAS

Sábado (13) – Roberto Juliano Domingo (14) – Gervino Claudio Gonçalves Domingo (14) – Tom Guimarães Segunda-feira (15) – Priscila Gusmão Terça-feira (16) – Tania Corrá Quarta-feira (17) – Marta Silva Quinta-feira (18) – Marco de Almeida Sexta-feira (19) – Nando B Sexta-feira (19) – Juliana Calis Sexta-feira (19) – Cris Bercial

Happy Hour No próximo dia 16, das 19 às 22 horas, a Associação Comercial de Sorocaba realiza um happy hour especial em comemoração ao Dia do Comerciante. Será no Empório 31, no Plaza Shopping Itavuvu. A confirmação da presença é necessária pelo telefone: (15) 3331-1003.

Verônica Senger e Larissa Manoela

Domingo (14) Carlos Eduardo Blas (Duda)

Juju Salimeni em Sorocaba A casa noturna Infinity Hall em Sorocaba foi palco para a gravação do clipe da dupla sertaneja Diego & Leandro que teve como protagonista a apresentadora Juju Salimeni que foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista VIP. Juju balançou as estruturas da casa noturna e levou os fãs ao delírio com sua beleza e simpatia.


CAPA 15

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Fotos Sérgio Ratto

A internet faz com que Kaíque de Oliveira Melo, 8 anos, fique mais em casa Os primos Rafaela, 1 ano e 8 meses; Romeu, 9 anos e Natália, 3 anos: tecnologia encarada de forma natural

Nova geração conectada O uso da internet e das redes sociais já faz parte do cotidiano das crianças e elas lidam com as tecnologias de forma muito natural Por Larissa Pessoa

A

s crianças de hoje em dia praticamente aprendem primeiro a usar tablets, celulares e notebooks antes mesmo de começarem a falar. É a era dos pequenos ultra conectados, que já nasceram no meio de toda essa parafernália tecnológica ilimitada, a partir dos anos 2000, e estão mais que acostumados com a era digital, inclusive com a constante evolução da internet e dos dispositivos móveis. Kaíque de Oliveira Melo é um exemplo disso.

Ele tem oito anos e lida com a tecnologia de forma tão natural que nem mais surpreende os pais. “Ele sempre teve acesso à internet. Quando era menorzinho eu entrava com ele para vermos raças de cães que ele adorava, mas sozinho mesmo, ele começou a ter acesso quando começou dominar a leitura, há uns dois anos. Hoje ele se vira, pesquisa as coisas dele, baixa os vídeos do Corinthians que ele adora e conversa com os amigos,” conta a mãe Nátaly Marques de Oliveira, de 25 anos. Ela acrescenta que na sua casa todos usam muito a rede mundial de computadores, inclusive

os bisavós de Kaíque. “Agora eles não usam tanto porque já não enxergam direito, mas o Kaíque se acostumou tanto com esse mundo que já se tornou algo normal”, diz. “Tem coisas nesses aplicativos que ele sabe mexer melhor que eu”, completa. Segundo a mãe, o filho é muito ativo, adora brincar na rua e jogar futebol com os amigos. Mas ela lembra que com a violência que se vê hoje em dia, a internet acaba sendo uma ferramenta para convencê-lo a ficar mais em casa. “Eu acho bom ele ficar entretido com essas novas tecnologias, assim ele passa menos tempo na rua”, analisa Nátaly.

Rede social Kaíque possui computador, celular e tablet, atualmente seu xodó. No tablet ele brinca com o Pou, que é uma espécie de bichinho virtual, que a criança precisa alimentar e cuidar. “Eu adoro brincar com o Pou e ver vídeos do Corinthians”, avisa o menino. Para alguém tão conectado, não poderia faltar, é claro, o ingresso em uma rede social. É no Facebook que Kaíque conversa com os amigos da escola, posta fotos e compartilha coisas do Corinthians. “Às vezes minha mãe fica brava porque eu curto e compartilho tudo que eu vejo do Corinthians, mas isso é porque ela torce para o São Paulo,” provoca Kaíque.

Arquivo pessoal

Bom senso é importante

Ana Laura Schliemann, professora e doutora em Psicologia Clínica

A psicóloga, professora e doutora em psicologia clínica, Ana Laura Schliemann explica que o comportamento dos pais influencia o do filho em suas atitudes e preferências. “Se um pai tem e faz uso de tecnologia, a criança entende que isso é normal e que ela deve imitá-lo, além disso, ela aprende a lidar com essas ferramentas mais cedo”. Ana Laura lembra também que tudo deve ter limites e que essas regras devem ser impostas de acordo com a idade da criança e o que ela está fazendo

nesse tempo que acessa a internet. “Aos cinco anos jogar o dia todo é ruim porque priva a criança de se desenvolver em outras áreas. Já aos dez anos, para fazer uma pesquisa da escola, pode ser que a criança precise de duas ou três horas online”, analisa. A psicóloga lembra ainda que o excesso de toda essa tecnologia na vida da criança é prejudicial para o desenvolvimento de áreas de sociabilidade e de relações afetivas de forma presencial. “A tecnologia em demasia também dificulta o

desenvolvimento psicomotor e afeta outras formas de adquirir conhecimento,” explica. “O bom senso e o diálogo são as melhores ferramentas para estabelecer limites,” aconselha Ana Laura. “A criança não entende os pais e como gosta de navegar pode querer ficar longos períodos, ou abrindo páginas que favorecem sua curiosidade. Por isso é preciso que os pais sentem juntos, pesquisem junto e dialoguem sobre o que pode e o que não pode.”


16 CAPA

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Internet como ferramenta de ensino Segundo a professora universitária e publicitária Eliane El Badouy Cecchettini, adepta das novas tecnologias na sala de aula, a internet é um lugar no qual as pessoas podem se comunicar, colaborar e criar juntas, onde tudo isso pode ser acessado da palma da mão. “Resumindo, para que a tecnologia tenha efeito positivo no aprendizado, o professor primeiro tem de mudar o jeito de dar aula. Introduzir novas tecnologias na sala de aula não melhora o aprendizado automaticamente, porque isso dá apoio à pedagogia, e não vice-versa,” explica. A especialista, que também é coordenadora Nacional da área de Comunicação e Criação da Esamc, é autora do livro “Inovação em sala de aula – Métodos de ensino para Nativos Digitais”, falando justamente sobre os diversos métodos que desenvolveu, aperfeiçoou e usou para lidar com os alunos cada vez mais precoces em tecnologia. Sobre os excessos, Eliane é categórica: “Entendo que boa parte das crianças já têm acesso à internet muito cedo, mas acredito também que isso deve ser feito com acompanhamento e filtro de adultos e responsáveis mostrando os caminhos corretos a seguir”, conclui.

Copiando

os adultos

Júlia, 8 anos e Alice, 2 anos adoram “brincar” com o celular

Acesso em família R

Eliane El Badouy Cecchettini, professora universitária e publicitária

Alice, de dois anos, é filha da dona de casa Daniele Monteiro Alves Cardoso e do caminhoneiro Emerson dos Santos Cardoso. A pequena passa grande parte do dia com a tia, Larissa Novaes Quevedo, de 19 anos, que é estudante de Arquitetura. Assim como Alice, Julia Cristina, de 8 anos, filha de Erica Cristina Ferreira Brisola e Raul Brisola Neto, também adora ficar na casa da mesma tia. “As duas ficam aqui brincando no meu computador, com meu celular, elas tomam conta de tudo,” conta Larissa. Júlia Cristina adora todas essas tecnologias e já está acostumada com a internet desde muito pequena. “Eu gosto de brincar de boneca e de brincar no tablet”, avisa, sem esconder a preferência também pelo videogame. Já Alice gosta mesmo é de celular e aprecia os aplicativos que Larissa baixa pra ela. “Ela acha umas coisas que eu nunca imaginei que existissem no meu celular,” brinca a tia.

enata Vieira Gibim Araújo é professora de informática e seu irmão, Alexandre Vieira Gibim, é professor de educação física e, quando junta toda a família, a criançada toma conta dos computadores, tablets e celulares. Rafaela tem apenas 1 ano e 8 meses e já brinca com o Iphone do pai Alexandre com a maior naturalidade. “A Rafa adora ver fotos de cachorro e de brincar no aplicativo do gatinho que fala,” conta o pai. A mãe, Milena Camargo Gibim, conta que o filho mais velho, Romeu, de nove anos, é viciado em internet e se deixar, passa o dia todo conectado. “Quando o Romeu apronta, a primeira coisa que a gente tira dele é a internet, porque sabemos que é o que ele mais sente falta”. Durante o período escolar Romeu fica online, em média, por duas horas, já no período de férias o acesso é mais livre. Alexandre acredita que com todas essas opções e inovações que a internet traz, os brinquedos convencionais acabam perdendo a graça. “Meus filhos têm vários brinquedos, mas o que eles gostam

mesmo é de internet, desses jogos online e videogame”. O pai lembra também que desde muito pequenos os filhos já tem acesso à rede. “Eu gosto de jogar e assistir filmes,” conta o menino Romeu. Já Renata afirma que, como é professora de informática, consegue impor mais limites às filhas. Ela e o marido, Elias Araújo, ficam de olho em tudo que Luíza, de 15 anos e a pequena Natália, de três anos, fazem quando estão online. Entretanto, mesmo ficando atenta a tudo que as filhas fazem na rede, ela já teve que formatar o celular de tanto que Natalia mexeu no dispositivo. “Como professora, é mais fácil controlar o que elas fazem na internet, sempre fico atenta, instalo antivírus e programas para controlar o acesso delas”, diz Renata, alertando que é de extrema importância que os pais fiquem de olho em tudo que os filhos fazem e que manter o computador na sala é uma opção para facilitar essa vigilância. A pequena Natália adora assistir vídeos, desenhos e jogar utilizando o Ipad. “Se deixar ela passa o dia todo brincando na internet”, completa a mãe.

Entendo que boa parte das crianças já têm acesso à internet muito cedo, mas acredito também que isso deve ser feito com acompanhamento e filtro de adultos e responsáveis mostrando os caminhos corretos a seguir”, conclui a publicitária Eliana


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

13 de julho de 2013 - edição 724 www.jornalipanema.com.br

Loja comemora dois anos em Sorocaba Novas tendências da moda são um dos diferenciais

A

Style há 48 anos, quase meio século, tem atuado no interior de São Paulo, no setor varejista de calçados, confecções masculina, feminina, infantil e acessórios. Atualmente, a empresa possui dez lojas, sendo cinco em Itapetininga, uma em Rio Claro, duas em Tatuí, uma em Sorocaba, além de uma loja virtual. Entre as lojas físicas, a loja de Sorocaba - que há dois anos foi inaugurada na Zona Norte -, “atende os clientes da maior cidade da região com muita comodidade, em uma loja espaçosa, repleta de opções de estilos para fazer a moda que veste bem toda a família”, destacam os representantes da empresa. Eles destacam ainda que “a loja trabalha em sintonia com as constantes mudanças de nossa época, trazendo sempre as novas tendências da moda, por meio de novas coleções, investindo no conforto, na qualidade de seu atendimento e, como as lojas Style de outras

cidades, participa ativamente na sociedade, destacando-se como incentivadora de eventos culturais, esportivos e assistenciais. Com o slogan ‘de coração para você’ a Style deixa evidente o amor que sente pelos seus clientes, amor que motiva a empresa pela variedade e qualidade de produtos, excelência e incentivo ao desenvolvimento dos colaboradores, sempre tendo o cliente como sua maior prioridade”, reafirmam. Outro diferencial, é que “nesses dois anos, a Style tem conseguido fazer a diferença não só Zona Norte, pois recebe clientes de toda a cidade de Sorocaba. Os clientes são atraídos não só pela qualidade e variedade de produtos, mas também pelo preço acessível e o atendimento em horários especiais”, concluem. A loja Style de Sorocaba fica na avenida Itavuvu, 1878, com fácil acesso, pois conta com um amplo estacionamento próprio.


ESPAÇO

2 EMPRESARIAL Quimioterapia e cardiotoxidade serão abordadas em palestra O Centro de Estudos da Unimed Sorocaba (CEUS) organizará no dia 22 de agosto, às 19 horas, a palestra Quimioterapia e Cardiotoxidade, ministrada pelo cardiologista Luciano Jorge Alves. O encontro será realizado na sede do Serviço de Medicina Preventiva (rua Salvador Corrêa, 485, Jardim Vergueiro) e será destinado aos médicos cooperados. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (15) 3332-9251 ou 3332-9039, com Francine Vaz ou Ellen Camargo, ou pelos sites www.unimedsorocaba.com.br/ceus ou cooperado.unimedsorocaba.com.br

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Programa Barça-Unimed realiza seu “I Torneio Junino”

C

erca de 200 crianças, com idades entre cinco e 15 anos, participaram do “I Torneio Junino” do Programa Barça-Unimed. A competição teve amistosos entre equipes do colégio Salesiano São José e do próprio Barça-Unimed, nas categorias sub 9, 11, 13 e 15. Todos os membros receberam medalhas. Já os participantes mais assíduos pelo programa concorreram no sorteio de pares de chuteiras. Segundo a gerente do Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba, Patrícia Bezerra da Sil-

va, o objetivo da atividade foi para que as crianças pudessem se interagir ainda mais. “Os participantes do programa gostam de competir”, afirmou. “Além da importância do relacionamento entre eles e com os outros competidores, queremos que exercitem o que estão aprendendo”, explicou. “Neste segundo semestre, contratamos uma equipe especializada, formada por um profissional da Educação Física e um treinador de futebol, que passarão orientações para os participantes. Também investiremos em equipamentos utilizados durante os treinos”, finalizou.

CPFL Piratininga dá dicas de como economizar energia no inverno Com a chegada do inverno, as pessoas começam a pensar em alguma fórmula para evitar gasto excessivo de energia elétrica e manter a conta baixa. Como usar a chave do chuveiro no modo “verão” e abrir mão de aquecedores e torneiras elétricas é desconfortável no frio, a CPFL Piratininga recomenda que o consumidor se esforce para compensar a utilização desses itens adotando hábitos e soluções ligadas à iluminação da casa e alguns eletrodomésticos. A utilização racional da energia elétrica depende dos hábitos de cada um. Pequenas atitudes, como um banho menos demorado, representam uma grande diferença na economia, que pode chegar a 30% do valor da conta de energia. O importante é evitar um consumo exagerado com a utilização moderada de aparelhos como aquecedores de ambiente, torneiras elétricas, secadoras de roupas, secadores de cabelos e principalmente do chuveiro. Os equipamentos que utilizam a energia para gerar calor têm potência maior e consomem mais.

Para quem deseja um tempo a mais no banho, a alternativa é a compensar com a redução do uso de outros aparelhos elétricos. Equipamentos eficientes consomem apenas a energia necessária para mantê-los. Por isso é importante adquirir produtos com o selo do Procel e do Inmetro, e dimensionados para sua necessidade. Um casal sem filhos, por exemplo, pode não precisar de um refrigerador duplex. Se a geladeira for antiga, a dica é verificar se as borrachas de vedação estão em bom estado e regular o termostato de acordo com o clima. Uma forma de economizar na iluminação é substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas. Apesar de custarem um pouco mais caro, o investimento se justifica pela significativa redução no consumo de energia, que pode chegar a até 40% por lâmpada, de acordo com o modelo e a potência, e duram 10 vezes mais. Luminárias refletivas também contribuem para redução do consumo, pois podem usar lâmpadas com potências menores. Só deixe lâmpadas acesas se for preciso. As instalações elétricas também devem

estar seguras, sem emendas, ou com emendas bem isoladas, e sem sobrecarregar o circuito com vários aparelhos ligados na mesma tomada. Com as instalações e aparelhos elétricos em ordem, é a vez de cuidar dos hábitos de consumo. É preciso criar novas rotinas e educar o cérebro a cumpri-las. Do lado de fora da casa, a economia pode estar na lâmpada que permanece acesa durante a noite – e muitas vezes durante o dia, por esquecimento. Se não há necessidade, apague a lâmpada sempre que deixar de usá-la. O chuveiro é o campeão de consumo residencial e representa de 25% a 35% da conta de luz de uma família. Ao utilizá-lo com a chave no modo “inverno”, o acréscimo no consumo é de cerca de 30% em relação ao modo “verão”. Além disso, no inverno, o tempo de permanência no banho normalmente aumenta, o que demanda mais energia. Procure dosar a utilização de aparelhos como aquecedores de ambiente, torneiras elétricas, secadoras de roupas e secadores de cabelos. Churrasqueiras e grelhas elétricas podem ser substituídas por modelos a carvão ou a gás.

Secretário da Saúde participa de encontro na Sociedade Médica de Sorocaba O secretário municipal da saúde, Armando Martinho Bardou Raggio, participou de um encontro com médicos na sede da Sociedade Médica de Sorocaba. “O secretário está aqui para apresentar os planos da Prefeitura e ouvir quais são nossas dificuldades e expectativas”, disse o presidente da entidade, Jefferson Delfino, na abertura da reunião. O encontro foi promovido pela Sociedade Médica de Sorocaba e Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região. Além de médicos que atuam em Sorocaba e região, também estiveram presentes João Márcio Garcia, conselheiro do CRM, e Antonio Sergio Ismael, do Sindicato dos Médicos. Antes das conversas começarem, Delfino relatou que, nesse mesmo dia, foi registrado mais um caso de agressão contra um médico que trabalha no serviço público. “A segurança física dos médicos nos Prontos-Atendimentos merece atenção”, alertou. Raggio aproveitou para esclarecer detalhes sobre a carreira no serviço público e as vantagens do novo plano de carreira e remuneração para a classe; os reflexos nas aposentadorias, as licenças-prêmio e férias; a segurança nas unidades de saúde; o aumento da jornada de trabalho (para os que se interessarem em período de até 40 horas); a ampliação e melhoria de atendimento nas UBS em benefício às UPAs; o estabelecimento de um canal permanente de diálogo entre ele (secretário) com a classe médica em reuniões frequentes na SMS; a contratação de demais leitos de retaguarda; os programas de educação continuada, residência médica e preceptoria; as ações da prefeitura no sentido de orientar a população sobre como utilizar de maneira apropriada os recursos da saúde e de estímulo ao desenvolvimento técnico científica; entre outros.


ESPAÇO

EMPRESARIAL 3

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Aplicativo exclusivo de tendências culturais é lançado

Restaurante de Sorocaba é escolhido como cenário de campanha publicitária nacional Considerada uma das mais importantes empresas de design de móveis para restaurantes, hotéis e bares, a centenária Thonart escolheu o restaurante La Doc, de Sorocaba, como cenário para uma de suas campanhas publicitárias de alcance nacional. O projeto do restaurante sorocabano, dirigido pelo restauranter O.L. Rezende e inaugurado no final de 2012, é assinado pelos arquitetos Geraldo e Fernanda Caiuby. Desde 1830, quando foi criada a técnica de vergar madeira maciça, a Thonart tornou-se a única empresa que fabrica artesanalmente móveis desse tipo no Brasil. Entre seus clientes no país figuram empresas como Tre Bicchieri, Gero, Annecy Pousada, Camarada Camarão, Farid, Oro, entre outros. A empresa está localizada em Nova Santa Rita (RS), numa área de, aproximadamente, 40 mil metros quadrados e emprega 250 funcionários, além de possuir lojas em diversas cidades do Brasil.

Corretores reunidos para o maior lançamento imobiliário do ano

A

AE Patrimônio Consultores Imobiliários reuniu cerca de 300 corretores de imóveis para o maior lançamento imobiliário do ano, em um café da manhã de apresentação do Condomínio Paris, a primeira fase do complexo Ville de France, da Construtora Alavanca, que aconteceu no dia 3 de julho. O evento foi realizado no próprio plantão de vendas do Condomínio Paris, na rua Esperança, 373, e contou com a presença do diretor da AE Patrimônio, Alexandre Oliveira, que forneceu todos os detalhes sobre o empreendimento. Os corretores puderam, ainda, conhecer o apartamento decorado do condomínio. O megaempreendimento Ville de France dará origem a um bairro inteiro de Sorocaba, estando localizado a menos de um minuto do Campolim.

Apenas sua primeira fase, o Condomínio Paris, totaliza seis torres, com 456 apartamentos, cada, devendo gerar 200 empregos durante a obra. O investimento é de, aproximadamente, R$ 100 milhões, também somente nesta fase inicial do complexo. “Sabemos do potencial que um condomínio desse porte possui e, assim como fazemos com todos os nossos produtos, buscamos oferecer o melhor para todos, tanto para os futuros moradores, quanto para os profissionais de vendas parceiros”, explica o diretor da AE Patrimônio. A imobiliária enxerga os consultores imobiliários como verdadeiros parceiros no lançamento de empreendimentos e, sabendo da importância de cada um deles, oferece prêmios por desempenho que, juntos, chegam a R$ 350 mil.

A experiência única de conduzir um Citroën ao som de uma incrível seleção musical acessível via celular traduz a iniciativa da montadora francesa para aproximar cada vez mais o seu público do universo Créative Technologie. O aplicativo Lifestyle, cuja primeira versão foi desenvolvida para iPhone e iPad, traz, além de playlist com grandes nomes da música francesa, diversas tendências do cenário cultural brasileiro. A concepção e curadoria de conteúdo do aplicativo privilegia temas exclusivos de interesse do público. Mensalmente, são inclusos novos roteiros de viagem, mostras de cinema, exposições de arte e fotografia e sugestões de livros, ou seja, tudo o que há de novo nas 27 capitais brasileiras. O download do aplicativo pode ser realizado em www.citroen.com.br/lifestyle.


4 ANÚNCIOS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Aulas e Cursos

Advocacia

Artigos para Festas

Estética e Beleza

Diversos

Informática

Medicina e Saúde


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Orações

Serviços Profissionais

ANÚNCIOS 5


IPANEMA

6 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Persianas verticais

A

s persianas são espécies de cortinas que se diferenciam por serem mais resistentes e combinarem com praticamente todos os cômodos

residenciais e escritórios. Além disso, também existem vários modelos de persianas, que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada ambiente. Dentre as versões de persianas que existe no mercado, pode-se citar a romana, a vertical, entre outras que possuem estilos diferentes. Cada modelo possui características específicas, que podem permitir ou barrar a entrada de luz em determinado ambiente. Ao optar por usar este tipo de artigo é preciso saber combiná-lo com o local. Confira algumas dicas de decoração com persianas verticais.


IPANEMA

AMBIENTE 7

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Cabeceira estofada

A

cabeceira é um item comprado para ser instalado juntamente com a cama box ou King Size. Este objeto é comercializado em separado, na hora da compra o consumidor pode optar por adquiri-lo ou não. Porém sem a cabeceira, a decoração do quarto pode ficar

sem harmonia, além de ser desconfortável. Em se tratando de cabeceira é possível encontrar vários modelos feitos de materiais diferentes, desde aquelas comuns de madeira até as que são compostas por estofado, o que oferece mais conforto para quem vai dormir na cama, basta saber escolher o mais adequado.


IPANEMA

8 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Guarda roupa de bebê

S

abendo da gravidez, a mamãe já começa a preparar o enxoval e também a preparar o quarto do bebê. Ele deve ser arejado, com decoração harmoniosa e aconchegante e projetado com cama, cadeira de amamentação e um guarda roupa para a organização da roupa do bebê. Esse armário para a criança que vai chegar deve ter lugar para cabides, prateleiras e gavetas. Arrumar guarda roupa de bebê é uma atividade que deve ser realizada pensando na praticidade do dia a dia. As roupas devem ser separadas por tipo e tamanho, sendo que as fraldas, macacões, calças e bodies de uso diário fiquem à vista. O ideal é que o guarda roupa seja

Arrumar guarda roupa de bebê é uma atividade que deve ser realizada pensando na praticidade do dia a dia.

de um tamanho que acomode, com organização, todas as roupinhas. Conforme o bebê cresce, as peças que não servem mais devem ser retiradas, para dar lugar às novas e manter a arrumação. Existem muitos modelos de guarda roupa de bebê, produzidos por diversas fabricantes que usam matéria-prima de alta qualidade.


IPANEMA

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

AMBIENTE

9

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Louça de ocasião

T

er pratos, xícaras e bowls adequados a cada situação é um sonho. Serviços de mesa para um jantar chique, um café moderno ou uma festa no jardim estão aqui para encantar. Se parece difícil, capte o melhor desses mundos e crie sua própria coleção. Muitas lojas fazem a troca de coleção e deixam as louças por descontos incríveis. Ficar de olho é a melhor pedida e garimpar produtos na internet também pode ser uma vantagem. Aos poucos sua coleção será montada sem muito gasto e com muita qualidade.

Sofisticação A porcelana traz um ar de sofisticação ao aparelho de jantar, um toque de requinte e beleza. Esse tipo de material é utilizado há muitos séculos e sempre esteve inserido em ambientes de muita elegância e classe. Ideal para ocasiões mais formais. Para aqueles que gostam de inovar e comprar produtos com um design mais arrojado e moderno, o aparelho de jantar quadrado é uma ótima alternativa. Esse modelo apresenta diferentes cores e estampas, mas o que chama a atenção das pessoas é o formato quadrado que foge do convencional. Os que gostam de ousar podem utilizar o aparelho de jantar colorido. As cores e estampas vibrantes proporcionam um belo contraste com a mesa e a refeição, ideal para pessoas que buscam estar sempre um ambiente mais alegre e descontraído.


10 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Religiosidade

em Roma

A Itália está entre os destinos mais procurados da Europa e é considerada um grande centro religioso e é impossível não se encantar com a beleza da arquitetura e os turistas respiram arte por toda a parte. Como destaque na gastronomia da capital, Roma, está a pizza e os turistas fazem a festa com a compra de marcas famosas no mundo todo. Muitos são os destinos para um bom passeio e entre eles está o Coliseu, considerado um anfiteatro de grande valor histórico, que recebeu batalhas entre gladiadores e foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O Vaticano é sempre lembrado pelos turistas como o menor estado independente do mundo e por ser a residência de papas, bispos e outros líderes da igreja católica. Valem visitas à Basílica di San Pietro, onde estão as tumbas dos doze apóstolos de Jesus e de todos os papas, além da Capela Sistina, espaço pintado por Michelangelo. A Fontana di Trevi não deixa os turistas esquecerem que Roma é conhecida como a cidade das fontes.

Cultura e agitação em Londres

Um passeio pela

Europa Cida Haddad

A

Europa reserva belos lugares para visitação, além de diferentes histórias. Entre as indicações de Valber Fernandes, diretor da Bem Brasil Turismo, está a Espanha e as muitas atrações de Barcelona, cheia de arte e jogos de futebol no estádio do Barcelona, muito procurados pelos apaixonados pelo esporte. Fernandes destaca também a gastronomia, com a tradicional paella e compras nas

Paris e seu romantismo

grandes lojas de departamento e lojas de produtos exóticos. Entre os pontos turísticos em Barcelona está a Catedral de Barcelona, o estilo arquitetônico dessa catedral impressiona. Seus retábulos e pinturas que representam o gótico catalão. A arte também é lembrada no Museo Picasso, inaugurado em 1963, que possui a maior coleção de obras do artista. O Jardim Botânico de Barcelona fica na Montanha de Montjuïc e nela há espécies de plantas medicinais.

Para os românticos, passear pela Europa tem gosto especial durante uma visita à França. Paris, a capital, reserva momentos encantadores em atrações turísticas como a Torre Eiffel, com 324 metros de altura, três andares e duas opções de restaurantes. O Museu do Louvre, com obras como a tela de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, chama a atenção dos admiradores da arte. Muita arte também pode ser vista na Catedral de Notre Dame, com arquitetura gótica. Outra visita inesquecível, na opinião de Fernandes, é ao Arco do Triunfo, que fica na Champs Elysées, no centro da Praça Charles de Gaulle, com símbolos que remetem ao primeiro império francês.

Londres, capital da Inglaterra, fascina pela diversidade; é uma mistura de entretenimento, cultura e elegância, que chamam a atenção de turistas do mundo todo. Fernandes cita como pontos que merecem visitação: o Big Ben, que está localizada no Palácio de Westminster, na chamada Tower Clock (Torre do Relógio). A torre conta com quase 100 m de altura e abriga o relógio mais famoso do mundo, com ponteiros que medem 2,7 m e 4,7 m. A London Eye, situada às margens do rio Tâmisa e oferece a melhor vista da capital britânica, com a imensa roda gigante de 135 m de altura. A Abadia de Westminster guarda a história da Inglaterra e foi palco do o casamento do Príncipe William e Kate Middleton.


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

11


12

I-PROGRAME-SE

“Na Noite Ipanema” estreia nesta segunda O novo programa da Rádio Ipanema vai informar, entreter e fazer o ouvinte dar muitas risadas

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

sábado (13) ■ 3º EXPO MUSEU SOROCABANO DUAS RODAS Até o dia 21, das 9 às 17 horas, acontece a 3º Expo Museu Sorocabano 2 Rodas com exposição de motos e bicicletas antigas. Ao todo são mais de 100 exemplares. O evento é uma homenagem a Emanoel Gonzales e acontece no Colégio Véritas (avenida Dr. Luiz Mendes de Almeida, 848 - Jardim São Paulo).

■ EXPOSIÇÃO DE FABRICIO VIANNA A partir das 14 horas, em comemoração ao Dia Mundial do Rock a Urban Artes organiza uma exposição fotográfica de Fabricio Vianna, além de um show de abertura do evento que terá a apresentação da banda The Honky Tonk Riders. O evento acontece na rua da Penha, 1366 Centro. Informações: (15) 3034-1071.

rock com a banda Supra Sumo no Anastácia Bar (avenida Dr. Eugênio Salerno, 187 - Centro). Informações: (15) 41410702 / 9712-2049 / 7812-2045 ou pelo e-mail: anastaciabar@ig.com.br.

Domingo (14) ■ ESPETÁCULO A MENINA E O VENTO

A

dupla Thiago Cordeiro e Criss Paiva agora faz parte da programação da Rádio Ipanema (91,1 FM). O programa “Na Noite Ipanema” começa na segunda-feira (15), das 23 às 00 hora, com o formato ‘late shows’ (shows da noite), consagrados nos Estados Unidos e na Europa. Segundo o jornalista Thiago Cordeiro, o projeto promete agradar o público. “Queremos inovar, agregar conteúdo, humor, música e informação em um único programa. Tenho certeza que muita gente vai aprovar esse formato”, afirma. A humorista Criss Paiva também fará parte do quadro. A ideia, segundo a humorista, é descontrair o ouvinte. “Nós queremos ser aquela companhia para o fim da noite, com muita participação de ouvintes, quadros temáticos e é claro, fazer o público dar risada”, garante. O programa possibilitará a participação dos ouvintes por meio das redes sociais, permitindo assim que o quadro traga temas relevantes para a população. “Esse conceito é o que existe de mais moderno no rádio, deixamos de ser um veículo apenas de informação, somos responsáveis por entretenimento, vamos falar sobre aquilo que nosso ouvinte deseja” argumenta Cordeiro.“Na Noite Ipanema” irá ao ar de segunda a quinta-feira.

Conheça um pouco dos quadros do programa “Na Noite Ipanema”: “Você é o Artista” - Espaço livre para o ouvinte mostrar seu dom para cantar, imitar, enfim, o palco é livre. “Operação Cupido” – A equipe entrará em ação para (re)aproximar casais. “Cornetada!” – Irá receber o seu protesto sobre as coisas do cotidiano, do vizinho a política. “Sessão Pipoca” - Dicas de filmes, trilhas sonoras e as notícias do mundo artístico.

■ CINEMA RAUL O INÍCIO, FIM E MEIO Às 18h30, começa a exibição do documentário “Raul - O Início, o Fim e o Meio” que retrata as diversas facetas de Raul, suas percerias com Paulo Coelho e seus casamentos. Após o filme, acontece o show “Revirando o Baú do Raul”, com Edy Star e a banda Monomotor no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

■ VIRADA SERTANEJA A partir das 23 horas, acontece a “Virada Sertaneja” com a dupla Robson e Willian, além da participação especial de Jorge Ferrara no Tribeca Café (rua Amélia Ribeiro, 33 - Parque Campolim). Mulheres tem entrada free até às 00h30. Informações e reservas: (15) 3224-2467 ou pelo e-mail reserva@tribecacafe.com.br. ■ SÁBADO DOUBLE Às 23 horas, começa o “Sábado Sertanejo Universitário em Dobro” com a dupla Higor e Felipe, e o cantor Fernando Lippy. Já nos intervalos o som da pista será comandando pelo DJ Anderson Motta. A programação faz parte do especial de férias do Runa Club (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3026 - Alto da Boa Vista). Informações: (15) 3228-7171. ■ ONLY BLACK A partir das 23 horas, a festa será embalada por guest especial do Dj Bruno Yamamoto, além do Dj André Caproni. Obrigatória a parte de cima preta. O evento aocntece no Crocodillo Club (rua Julio Marcondes Guimarães, 75 - Parque Campolim). Informações: (15) 32341324. ■ BANDA OFF A partir das 18 horas, a noite será de muito rock com a banda Off no Hangover

Pub Bar (rua Rafael Dias da Silva, 205 - Parque Campolim). Informações: (15) 3019-3653. ■ SHOW DA BANDA BLACK DRAWING CHALKS

Às 22 horas, em homenagem ao Dia Mundial do Rock a banda Black Drawing Chalks se apresenta no Asteroid Bar (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). A noite também contará com os sets dos Djs Talitha Andrade, Renan Moraes, Mario Bross e Emerson Punk. Informações: (15) 3329-2767. ■ UNITED MAVS A partir das 22 horas, acontece o United com a presença de Hérculo (Coletivo Cê), Marco Ruiz (Rasgada Coletiv) e Andrei (Mataram Meu Mestre) no Mavs Pub (rua Sarutaiá, 111). Informações: (15) 33180126. ■ SHOW DA BANDA SUPRA SUMO Às 22 horas, a noite conta com muito

A partir das 11 horas, o espetáculo “A meninda e o vento” é uma das opções de atração para a criançada no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piraitninga, 555 - Jardim Faculdade). A peça conta a história de Maria, uma menina que resolve se aventurar na ‘cacunda’ do Vento e começa a divertida aventura. Informações: (15) 3332-9933. ■ SHOW DE KID VINIL XPERIENCE Às 19 horas, o público será convidado para uma viagem pela carreira de Kid Vinil com clássicos do rock nacional, além do repertório de covers obscuras do álbum “Times Was”. O show acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933. ■ SERTANEJO NO CROCO A partir das 22 horas, começa o show com o cantor sertanejo Rodrigo Freitas no Crocodillo Bar e Fun (rua Julio Marcondes Guimarães, 75 - Parque Campolim). Proibida a entrada de menores de 18 anos. Informações: (15) 3234-1324. ■ BANDA SEU JASMIM Às 18 horas, começa o show da banda Seu Jasmim no Hangover Pub Bar (rua Rafael Dias da Silva, 205 - Parque Campolim). Entrada free. Informações: (15) 3019-3653. ■ SHOW DA DUPLA XAVIER E MARCEL A partir das 22 horas, a dupla Xavier e Marcel apresenta o melhor do sertanejo universitário para o público do Anastácia Bar (avenida Dr. Eugênio Salerno, 187 Centro). Informações: (15) 4141-0702 / 9712-2049 / 7812-2045 ou pelo e-mail: anastaciabar@ig.com.br.


I-PROGRAME-SE 13

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Segunda-feira (15)

convites custam R$ 25. O evento acontece na rua Maria José de Lima Aleixo, 267 - Trujillo. Informações e reservas: (15) 3232-6613 / 3232-3423.

Quarta-feira (17)

■ EXPOSIÇÃO OITO ESTAÇÕES

■ SHOW DO CAPITAL INICIAL A partir das 22 horas, começa o show mais esperado de rock nacional, Capital Inicial no Clube União Recreativo Campestre (rua Francisco Paulo Braion, 650 - Jardim Guadalajara). Informações: (15) 3031-4335 / 7813-6769.

Até o dia 17 de julho com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e sábados das 8 às 12 horas, acontece a exposição “Oito Estações” do artista plástico Santiago Ribeiro. O evento é gratuito. A mostra ficará no Salão de Exposição da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Informações: (15) 3233-2220.

Terça-feira (16) ■ CINECAFÉ EXIBE PERFORMANCE

■ PEQUENOS ATOS DE RUA A partir das 20 horas, a Cia. de Danças Primeiros Atos apresenta o espetáculo “Pequenos Atos de Rua” inspirados em contos e fatos do cotidiano que visam sonho e possibilidades. A entrada é de graça. A peça será apresentada no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

■ QUARTA PRIME DE FÉRIAS Às 22 horas, o cantor Waltinho agita a “Quarta Prime de Férias” do Runa Club (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3026 - Alto da Boa Vista). A cada um gol do seu time de coração ganhe um chopp na faixa. Informações: (15) 3228-7171. ■ APRESENTAÇÃO DO PLYPHONIA KHOROS

Instituto Gnóstico de Antropologia do Brasil Ciência, Filosofia, Arte e Mística IGA. As aulas serão ministratas na rua Souza Pereira, 74 - Centro. Informações: (15) 3227-6515 / 8139-2293 / 8139-2613 ou pelo e-mail igasorocaba@gmail.com. ■ GOLDEN NIGHT A partir das 22h30, começa a noite com muita música dos anos 80, 90 e 2000. A pista será comandada pelos Djs Serginho Krika e Lu Guariglia no Runa Club (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3026 - Alto da Boa Vista). Informações: (15) 3228-7171.

■ 5ª FESTA JAPONESA DE SOROCABA Até o dia 21, das 13 às 22 horas, começa a 5ª Festa Japonesa em homenagem aos 105 anos de imigração para o Brasil. A festa conta com entidades beneficentes, comidas típicas e atrações artísticas que lembra a cultura japonesa. O evento acontece na Praça Kasatu Maru, no Parque Campolim. Informações: (15) 3231-3015.

Domingo (21)

■ DIOGO PORTUGAL SE APRESENTA NO PLAZA A partir das 13 horas, o humorista Diogo Portugal participa do quadro Show de Vidro, atração do Estúdio de Vidro Iaovivo, na Praça de Alimentação do Plaza Shopping Itavuvu (avenida Iatavuvu, 2182 - Jardim Maria Antônia Prado). A entrada é gratuita.

Sexta-feira (19) A partir das 19 horas, o CineCafé exibe o filme “Performance” que é dividido em duas partes. A primeira apresenta um filme de gângster. Já na segunda, vem com muito rock roll protagonizada por um Mick Jagger ensadecido. A entrada é franca e os ingressos serão distribuidos no local. A sessão acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piraitninga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933. ■ SERTANEJO COM RENAN E RANGEL Às 22 horas, a noite será embalda pelo sertanejo universitário com a dupla Renan e Rangel no Anastácia Bar (avenida Dr. Eugênio Salerno, 187 Centro). Informações: (15) 4141-0702 / 9712-2049 / 7812-2045 ou pelo e-mail: anastaciabar@ig.com.br.

A partir das 20 horas, acontece a apresentação do grupo de coral Polyphonia Khoro de Florianópolis. O grupo traz um repertório eclético com músicas dos séculos XX e XXI, sob regência de Mércia Mafra Ferreira. A entrada é franca e os ingressos serão distribuidos no local. O evento acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

Quinta-feira (18) ■ CURSOS DE ANTROPOLOGIA GNÓSTICA Às 20 horas e dia 20, às 15 horas. Serão duas turmas para os cursos de “Antropologia Gnóstica” realizada pelo

■ REGGAE CONCERT A partir das 22 horas, as bandas S NJ, Danata e Sandrão-RZO se apresentam no Reggae Concert da Toca do Leão Surf Bar (avenida São Paulo, 2981). Informações: (15) 3329-9088. ■ BANDA VELOTROL Às 22 horas, a noite será embalada por muito pop e rock com a banda Velotrol no Anastácia Bar (avenida Dr. Eugênio Salerno, 187 - Centro). Informações: (15) 41410702 / 9712-2049 / 7812-2045 ou pelo e-mail: anastaciabar@ig.com.br.

sábado (20) ■ CHÁ BENEFICENTE GRUPO AMAR É VIVER Às 14h30, acontece o chá beneficente organizado pelo grupo Amar é Viver. Os

Domingo (28) 4ª FEIJOADA SOLIDÁRIA DA AZIZ A partir das 12 horas, acontece a 4ª Feijoada Solidária que tem como atração também um bingo. O convite custa R$ 40 e crianças com até 8 anos não pagam. O almoço acontece no Shopping M. Informações (15) 3236-7153.

Domingo (18/8) ■ XXX CENÁCULO Das 7 às 17 horas, acontece o “XXX Cenáculo - Pela fé, em tudo somos vitoriosos”. A santa missa será ministrada às 8 horas, com o arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. O evento terá a pregação de Marcelo Marangon, Juninho e Heber Campos. O evento tem realização da Renovação Carismática Católica - Arquidiocese de Sorocaba. Informações: (15) 3232-5091 ou pelo site reesorocaba.org.br.


14

14

TURISMO

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Times Square e

Rockfeller Center

estão entre os atrativos de Nova York Cida Haddad

C

onhecer Nova York é o sonho de muitos sorocabanos. Igor Caldini, proprietário da Costa Turismo, lembra que Nova York mistura características que chamam a atenção, como a moda, tecnologia e entretenimento. Nova York é dividida em cinco regiões: Bronx, Queens, Brooklyn, State Island e Manhattan, onde está pontos turísticos como a Estátua da Liberdade e o Central Park. Quanto ao Central Park, Caldini afirma que ele é considerado um dos principais cartões postais há locais para sentar, descansar e apreciar exposições de arte. O charme do Central Park se intensifica durante o inverno americano, quando a neve e o gelo emolduram suas pontes e árvores. No frio, a neve deixa a paisagem ainda mais bela.

Já a Estátua da Liberdade foi presente da França aos Estados Unidos; localizada na Liberty Island, o acesso é por meio de balsas. Citar Times Square faz muitas pessoas lembrar das tradicionais passagens de ano, com uma das mais belas festas do mundo. Times Square fica na região central de Manhattan. Arranha-céus também estão entre os pontos mais visitados de Nova York, garante Caldini, que destaca o Empire State Building, prédio de 102 andares, localizado na Quinta Avenida; os dois observatórios estão distribuídos no 83° andar e no 102°. O Rockfeller Center é um complexo de edifícios, no qual durante o inverno, há uma pista de patinação. Ir a Nova York significa também fazer muitas compras, com peças de marcas famosas a preços acessíveis. Além, claro, de conhecer a tradicional gastronomia, com muitos hambúrgueres.


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

TURISMO 15

Barra Bonita é opção para o aniversário de Sorocaba Cida Haddad

P

ara o aniversário de Sorocaba, comemorado em 15 de agosto, uma das opções de passeio está em Barra Bonita. De acordo com o diretor Carlos Tomba e Matheus Botti, da Soney Tur, Barra Bonita encanta pelas belezas naturais dentro do estado de São Paulo e por ser um roteiro ideal para quem quer descansar. Barra Bonita, nome do córrego que desemboca no Rio Tietê, tem como parte da sua história os bandeirantes que (conforme informações do site oficial da Câmara de Barra Bonita), a alcançavam pelo Rio Tietê em busca de riquezas. Hoje, Barra Bonita é conhecida por sua Usina de Açúcar e Álcool e pelo seu turismo que é bastante difundido, além de suas indústrias exportadoras (óleos essenciais e produtos eletrônicos). Entre os passeios mais lembrados em Barra Bonita, está o pela Eclusa, no qual é possível descobrir o que o rio Tietê tem de

melhor, com água limpa e belas paisagens. Mais sobre o rio pode ser visto no Memorial do Rio Tietê. A Praça Turística Waldemar Lopes Ferraz, também conhecida como Praça de Teleférico, situada à margem do Rio Tietê, também merece visitação, garantem Tomba e Botti. O local possui pista de kart, lagoa para passeios de pedalinho, quiosques, trailers e um teleférico. Há ainda a chamada Mini Cidade da Criança, um espaço com um parque infantil. A Ponte Campos Salles reserva muitas curiosidades como o fato de ter sido construída na Alemanha e montada no Brasil e faz parte do patrimônio da cidade. Eles citam também o Centro de Recreação e Lazer da Juventude que tem parque infantil, pista de skate, quadra poliesportiva, mini-campos de areia e rampa para desembarque de lanchas. Quem vai a Barra Bonita, sempre volta com lembranças do artesanato como cerâmica e tecelagem.

15


16 FUI

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

San Francisco Cida Haddad

O

analista de Logística Pedro Pivovar e a esposa Camila estiveram recentemente em viagem pelos Estados Unidos e um dos locais visitados foi San Francisco. “A cidade é simplesmente encantadora, o clima é gostoso e simplesmente passear pelas ruas já é uma atração no meio de tantas outras que existem em San Francisco. A arquitetura da cidade é única e as marcas registradas são as ruas de subidas e descidas e as casas no estilo vitoriano”, conta. No primeiro dia, a visita foi à ponte Golden Gate, um dos pontos mais característicos da cidade e um dos locais mais fotografados do mundo. “Um lugar muito bonito e que poucas pessoas conhecem é Sausalito, cidadezinha portuária que fica pertinho de San Francisco, basta atravessar a ponte e estávamos lá. A vista da cidade de San Francisco já valeria o passeio, mas Sausalito é incrível, com várias lojas premium e muitos bistrôs e sorveterias charmosas. Depois voltamos para San Francisco e fomos ao Pier 39, muito famoso e lotado de turistas, onde há várias lojinhas e restaurantes onde se tem um vista linda de Alcatraz”, comenta. Ele lembra ainda que no local os turistas encontram leões

marinhos descansando sob as plataformas flutuantes de madeira e o mais famoso restaurante é o Bubba Gump, que foi criado baseado no filme Forrest Gump. O casal esteve em Lombart Street, a famosa rua sinuosa de San Francisco, chamada de “rua mais sinuosa do mundo” e “rua mais íngreme dos Estados Unidos”; segundo Pivovar, a verdade é que não dá para passar em São Francisco sem visitá-la para se encantar com a paisagem e as flores nos canteiros. Alcatraz Pivovar afirma que não poderia deixar de visitar Alcatraz, a famosa Ilha que abrigou a prisão de Alcatraz (conhecida também como“The Rock”). “Após cinco minutos de travessia pela baia de San Francisco, chegamos e percebi de cara que o lugar carrega um astral pesado, pois ali já foi um presídio e há várias histórias tristes. O lugar já foi posto militar e prisão de segurança máxima onde, entre outros, Al Capone foi mantido preso. Durante a visita os turistas podem entrar em algumas celas e tirar fotos e saber de várias histórias sobre a prisão são contadas durante o trajeto, a visita guiada tem áudio em português”, afirma.

Algumas dicas, segundo o analista de Logística - Para o transporte, há várias opções como táxi, cable cars e os famosos Go Cars que são carros amarelinhos, alugados por hora que já vêm com o trajeto dos principais pontos turísticos cadastrados no GPS. - É importante planejar muito bem seu tempo durante a permanência na cidade, pois as opções do que fazer são muitas. Para quem gosta de compras na cidade há vários shoppins centers e também Chinatown, o bairro onde tem maior comunidade chinesa localizada fora do continente. - A Union Square é também outro ponto famoso de compras da cidade onde há varias loja de famosas grifes. Um local que poucos conhecem e que fica no fim da Union é uma loja da Levis e anexo a loja há um pavilhão com os escritórios da marca e um pequeno museu onde conta a história do jeans.


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

13 de julho de 2013 - edição 724 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

Casas Vendem-se

Apartamentos Alugam-se

Chテ。caras, Sテュtios e Fazendas

Apartamentos Vendem-se

Comerciais Alugam-se

Terrenos


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 35


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 37


38 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

ESPAÇO EMPRESARIAL

Redes de lojas optam por shopping centers para expandir atuação A inauguração de um shopping center é sempre motivo de muita expectativa. Para a cidade, traz mais opções de compras e entretenimento, favorece o desenvolvimento urbano e ainda contribui com a valorização do setor imobiliário e a geração de renda. Para os lojistas, é a possibilidade de ampliar a participação no mercado proporcionando mais conforto, segurança e praticidade aos clientes. Benefícios como estes, afirmam os lojistas, acabam facilitando a escolha do melhor lugar para a instalação de uma nova loja. É o que afirma Neide Ressurreição, sócia da rede de farmácias New Farma, que escolheu o Pátio Cianê para inaugurar sua primeira unidade em um shopping center. “A expectativa é grande, pois será uma experiência nova para a empresa e para nossos clientes. Com a correria de hoje em dia, as pessoas precisam fazer o máximo de coisas possível em um único lugar, que seja preferencialmente de fácil acesso ou perto do trabalho”, explica. Para Neide, a região privilegiada, ao lado do principal terminal metropolitano, foi decisiva para definir o local da sexta unidade da New Farma. “Não temos dúvidas de que a loja

do Pátio Cianê será um sucesso e irá impulsionar nossa atuação na região central”, afirma. A Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana que possui 19 franquias no Brasil, também escolheu o Pátio Cianê Shopping para alavancar os negócios. Sorocaba foi a cidade escolhida pela Rede como a primeira do interior a receber unidades, como parte do seu plano de expansão para 2013. Somente na instalação da unidade no Pátio Cianê Shopping, a franquia irá injetar R$ 430 mil com expectativa de faturamento médio mensal de R$ 110 mil e de rentabilidade entre 12% e 20%. Na opinião do gerente comercial da marca, Romano Fressato Neto, a cidade possui grande infraestrutura e uma economia muito forte, originada em grande parte pela atividade industrial. Para Romano, os bons índices animam, mas todo o interior paulista possui excelente perfil para receber investimentos. “A região apresenta um potencial de consumo imenso, principalmente quando se trata de massa que é um dos alimentos preferidos do brasileiro”, ressalta Romano.


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

IMテ天EIS 39


40 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

VEÍCULOS 41


42 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013

VEÍCULOS 43


44 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 13 de julho de 2013


Jornal Ipanema 724