Page 1

Mundo PET Ano XII - nº 720 - 15 de junho de 2013

As dúvidas e mitos da esterilização animal www.jornalipanema.com.br

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃ REGIÃO

Caderno Negócios e Oportunidades

I-Programe-se

CPM 22 é uma das atrações da 98ª Festa Junina de Votorantim

Sérgio Ratto

Caderno Negócios e Oportunidades

Daiane Carla Proença, 24, exibe bolsas criadas por ela

Programa Via Rápida oferece 31mil novas vagas Caderno Negócios e Oportunidades

Saúde

Crédito NOS JOVENS

A aposta em empreendedores iniciantes é a oportunidade que transforma a realidade de quem sonha mudar de vida Págs. 15 e 16

Filha de Dr.MárioCândido Dr. Mário Cândido estreia continuidade da coluna Pág. 10


2 ARQUIVO ABERTO

EDITORIAL

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Comendador Desidério

Será?

A cerimônia de entrega da comenda Referencial de Ética e Cidadania para o jornalista da Rádio Ipanema, José Desidério, será realizada nesta quinta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador e atual secretário de Esportes, Francisco Moko Yabiku. No ano passado, quem recebeu a comenda foi a colunista do Jornal Ipanema, Guyma Baddini.

Em busca de qualidade de vida

N

7º cargo

Gui Urban / Secom

o mês em que as atividades alusivas ao meio ambiente, cujo dia instituído pela Organização das Nações Unidas, é comemorado em 5 de junho, a região de Sorocaba ganhou um importante instrumento que poderá contribuir para mais qualidade de vida aos moradores. No último dia 10, em sessão solene no Legislativo, foi instalada a Frente Parlamentar Ambiental de Sorocaba, com a posse de 90 membros representantes de 37 cidades. A iniciativa de formação da frente partiu da comissão especial do Legislativo Sorocabano formada pelo presidente, vereador Jessé Loures (PV) e vereadores Carlos Leite (PT) e Saulo do Afro Art’s (PRP), mediante trabalho conjunto com as câmaras municipais e as instituições de ensino superior instaladas nas cidades da região. Ao se pronunciar sobre a importância do olhar regional sobre as questões ambientais, o vereador Jessé falou dos desafios desse novo mecanismo de defesa dos cidadãos. A sociedade exige dos legisladores planejamento urbano, acessibilidade e políticas socioambientais, disse. É nesse contexto que a iniciativa merece aplausos, assim como toda a atenção necessária para que suas ações sejam acompanhadas de perto pela população. Nos próximos três anos e meio – até o fim desta legislatura – a Frente tem por objetivo reunir-se mensalmente para discutir propostas conjuntas para melhorar a qualidade do meio ambiente. Mais do que a discussão em si, tem a missão de apontar os caminhos na defesa do meio ambiente, com a ajuda de especialistas de cinco universidades: Unip, Uniso, Unesp, UFSCar e PUC-SP. A Frente Parlamentar Ambiental de nossa região nasceu com força e precisa se manter fortalecida, especialmente por meio da participação popular. O que se espera – e com bastante otimismo – é que este seja um grande passo visando realmente garantir a qualidade de vida às novas gerações e não se perca nem na burocracia e muito menos no fervor dos discursos que normalmente se erguem em nome da sustentabilidade.

A direção da Viação Cometa realizou na semana passada a entrega oficial dos 40 novos veículos da frota que atende a linha Sorocaba – São Paulo. A substituição dos ônibus, que já estão em circulação, vem sendo alardeada por parlamentares como resultado do trabalho da comissão de vereadores da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Rodrigo Manga (PP) que produziu um relatório formulado a partir de reclamações de usuários do serviço. Francisco França (PT) e Muri de Brigadeiro (PRP) também fazem parte da comissão. O fato é que a encomenda, de acordo com a fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo, demora em média 120 dias para ser entregue, isto quando os chassis já estão prontos. A comissão fiscalizou a Cometa no mês passado. Numa conta simples, o argumento de que a substituição é resultado do trabalho da comissão vai por ralo abaixo.

O sétimo cargo de confiança dos vereadores de Sorocaba pode não sair. Apesar do “zum zum zum” nos bastidores de que o projeto que cria o assessor parlamentar já estar pronto, os vereadores podem voltar atrás devido a pressão popular, que pode não ver muito bem essa questão. O Ministério Público questionou ainda se existe espaço físico nos gabinetes para acomodar mais um funcionário.

Reforma Administrativa Depois de seis meses no comando do Executivo, a reforma administrativa do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) ficou pronta. Na sexta-feira (14) os vereadores se reuniram com o chefe do Executivo e secretários municipais para conhecer detalhes da nova estruturação administrativa do Palácio dos Tropeiros.

Veto, veto e mais veto Terreno do regional Os vereadores de Sorocaba cogitam revogar a lei que autorizou o município a receber em doação o terreno em que será construído o segundo hospital regional da cidade. O tema está sendo questionado pelo ministério público, que investiga um possível favorecimento ao Grupo Splice, do qual integra a empresa que era responsável pelo terreno, em relação à área doada ao governo estadual. Após representação da Procuradoria Geral de Justiça, o Ministério Público de Sorocaba realiza a investigação que pode acabar responsabilizando, além do exprefeito Vitor Lippi (PSDB) todos os vereadores que aprovaram a doação.

tos Filho, a diligência deve identificar todos os responsáveis pela doação antes de se viabilizar ou não uma representação, incluindo na lista, os parlamentares. Na terça-feira (11), o vereador Cláudio do Sorocaba 1 (PR), subiu na tribuna para criticar a posição do MP e defendeu a revogação do projeto que autorizou a doação do terreno para o Executivo. O presidente da Câmara, vereador José Francisco Martinez (PSDB) confirmou que a Mesa Diretora está estudando essa possibilidade como uma maneira de tentar evitar uma ação do Ministério Público. Uma reunião deve ser realizada até o começo desta semana para definir a questão.

Boicote Tiro no pé? A denuncia foi realizada na Procuradoria Geral de Justiça pelo vereador José Crespo (DEM), e foi encaminhada para o promotor Orlando Bastos Filho. Nos documentos, o vereador pede a abertura do inquérito a de uma ação contra o ex-prefeito. O fato chegou a ser interpretado pelos parlamentares como um tiro no pé realizado por Crespo, mas o vereador foi um dos que votaram contrários a doação do terreno no ano passado. Ou seja: se a ação de fato for aberta pelo promotor, Crespo não será processado pelo MP.

Responsáveis No entendimento do promotor Orlando Bas-

Mais quatro vetos em pauta foram discutidos e votados pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara de terça-feira (11). Abrindo a ordem do dia, foi rejeitado com 12 votos contrários e sete favoráveis o veto total do prefeito ao projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) que revoga a Lei nº 6.144, de 02 de maio de 2000, que permite o fechamento das vilas e ruas residenciais sem saída ao tráfego de veículos estranhos.

Anuência

Enquanto o processo não for concluído, a prefeitura deve encontrar problemas no Legislativo para aprovar a doação de terrenos para o Estado. Parlamentares como Cláudio do Sorocaba 1 já anunciaram um possível boicote.

Em seguida, com a anuência do autor, foi aprovado o veto ao Projeto de Lei nº 169/2011, de autoria de Anselmo Neto (PP), que institui o programa Fidelidade IPTU. O autor pediu o acatamento do veto, pois pretende apresentar nova proposta incluindo a previsão do impacto orçamentário. Também foi acatado o veto ao projeto de Saulo do Afro Arts (PRP) sobre o cultivo das plantas “Citronela” e “Crotalária”, como método natural de combate à dengue. O Executivo afirmou que irá adotar a medida.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Por uma ligação

razão de afirmações supostamente ofensivas ao presidente do diretório sorocabano do partido, Renato Amary. Na tribuna da Câmara, Tonão afirmou que faz parte do PMDB antigo, de Orestes Quércia e Montoro. De Theodoro Mendes e Flávio Chaves e não do partido do Renato.

sua condição de militante do partido avaliada pela Comissão de Ética. Numa punição extrema podem ser expulsos do partido e, em consequência, perdem seus mandatos de vereador. Em algo mais leve poderão ser advertidos verbalmente ou por escrito. Ainda não há data para que isso ocorra.

Tucanos Na berlinda

Outro veto acatado, também com anuência do autor, vereador Marinho Marte (PPS), foi ao projeto que institui o uso de GPS e Sensor Localizador e Rastreador nos veículos oficiais da frota municipal que prestam serviço de urgência e emergência médica. Marinho criticou a postura do Executivo, que em alguns casos acata propostas vetadas, como no veto anterior, lamentando o tratamento desigual com relação aos vinte parlamentares. Após receber uma ligação do secretário de Governo, João Leandro da Costa Filho, informando que o prefeito deverá encampar a proposta, Marinho Marte mudou totalmente o discurso e a postura na tribuna, concordando com o acatamento do veto.

Fecomerciários

O diretório convocou seus membros e na noite de terça-feira passada o assunto foi apresentado. Oswaldo Duarte Filho, ex-vereador, em tom exaltado partiu para cima de Renato Amary com agressões verbais e acusando ele de estar por trás da ação de Heraldo Pires. Como se tornou alvo da reunião, Renato pediu licença da presidência (que na reunião foi assumida por Flávio Amary, filho de Renato) e Oswaldinho partiu para ofensas a Alexandre Robin, ligado a Renato. Oswaldinho, inclusive, chegou a chamar Alexandre para uma briga no braço.

Não engoliu a derrota Quando os ânimos ficaram mais calmos, mágoas antigas vieram à tona. A principal delas foi o fato de Tonão ter assinado compromisso para votar em Marinho Marte (PPS) para a presidência do Legislativo sorocabano em janeiro e ter mudado de ideia, votando em Martinez (PSDB). O líder do partido, Fernando Dini, embora não tenha assinado nenhum compromisso, verbalmente também disse que votaria em Marinho, mas escolheu Martinez. A executiva do PMDB, que é oposição ao PSDB, não engoliu essa derrota.

Esse caso lembra bastante o do então vereador Moacir Luís quando estava no PSDB. Ele teceu sistemáticas críticas ao prefeito Vitor Lippi e acabou na Comissão de Ética dos tucanos que fizeram a opção de expulsar o vereador da legenda. Na época da sacramentação da decisão, Moacir já não tinha mais mandato. Não é o caso de Tonão e Dini agora no PMDB.

Não dessa vez Numa avaliação do jornalista Deda, Dini e Tonão não serão expulsos, afinal o PMDB passou as últimas três legislaturas sem nenhum vereador. Vale lembrar que o partido foi para o segundo turno da eleição e perdeu por menos de 6 mil votos numa eleição onde 85 mil votantes não foram às urnas e quase 30 mil votou branco ou nulo.

Químicos

Troca de favores

O presidente da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), Luiz Carlos Motta, utilizou a Tribuna Popular da Câmara durante a sessão ordinária de quinta-feira (13). Ele afirmou que a federação prossegue com a busca pelo fortalecimento da categoria, uma das maiores do país e que as visitas aos municípios como Sorocaba objetivam aproximar a federação dos sindicatos. Outro projeto em discussão é a readequação da sede sorocabana.

Tempo quente no PMDB Você ficou sabendo na coluna “O ‘D’ da Questão”, apresentada pelo jornalista Djalma Bentte, o Deda, na Rádio Ipanema (91,1FM), que esquentou o tempo no diretório municipal do PMDB. A história é essa: um filiado do partido, de nome Heraldo Pires, apresentou uma representação no diretório municipal pedindo que o vereador Tonão Silvano seja levado à Comissão de Ética do partido em

Tonão e Dini tiveram de ouvir que mudaram de lado na eleição da presidência da Câmara porque ganharam cargos no governo municipal: o filho de Tonão foi nomeado no Parque Tecnológico e Fernando Dini teria indicado um cargo. Na reunião, Dini desafiou os presentes a dizerem qual cargo seria esse, uma vez que negou ter indicado qualquer pessoa para a prefeitura e desafiou para que dissessem qual era o cargo que ele tinha indicado e reafirmou que nunca fez troca de favores com a administração. Ninguém na reunião respodeu suas indagações. Já no caso do filho de Tonão é alvo do Ministério Público que analisa se há alguma irregularidade na nomeação dele. Os dois negam qualquer troca de favores e explicam que mudaram o voto porque Marinho não tinha chance de ser eleito uma vez que Jessé Loures (PV) acabou sendo o voto de minerva e tomou a iniciativa de votar em Martinez.

Expulsos No final do encontro ficou decidido por 6 votos contra 2 que tanto Tonão (por supostas ofensas ao presidente do PMDB local) quanto Dini (por se omitir de defender o presidente do partido no plenário) terão

Neste sábado (15), a diretoria do Sindicato dos Químicos de Sorocaba e Região toma posse em evento no Lar São Vicente de Paulo, no Jardim Betânia, a partir das 20 horas. Carlos Alberto dos Santos, o Carlão, foi reeleito presidente da entidade. Compõe a diretoria Givaldo Costa Santos, Selma Regina de Carvalho Lima, Angelo Roberto Celestino da Silva, Edson Moreira da Costa, Alvides Alves da Silva Filho, Izael Manoel dos Santos, Dionísio Caldas Sales, Carlos Alberto Francisco de Oliveira, Robson de Sousa Veras, Manoel da Silva e Jocielen de Moraes Silva.

Saneamento O primeiro simpósio regional de Saneamento Ambiental acontece nesta segunda-feira (17) no Núcleo ETC da UFSCar Sorocaba, no Santa Rosália. Com o tema “Resíduos sólidos urbanos: Elaboração dos planos municipais e possibilidades de financiamento para a implantação”, o evento será realizado das 14 às 18 horas. A iniciativa é dos petistas, a deputada federal Iara Bernardi, o deputado estadual Hamilton Pereira, e dos vereadores Izídio de Brito e Carlos Leite.

3

ARTIGO

Enxergue

H

á coisas na vida que estão ali cristalinas para nós enxergarmos e por que não vemos? Porque muitas vezes insistimos naquilo que talvez não tenha mais sentido de se continuar tentando. Bem, muitos inventos não teriam se tornado realidade se não fosse a insistência e perseverança de seus dedicados autores. Os exemplos vêm dos mais simples aos mais complexos; claro está que devemos perceber os sinais que, muitas vezes, gritam aos nossos ouvidos moucos, ignoramos e vamos à frente; mas tenha certeza que há sim a hora de parar e recomeçar, planejar melhor, mudar rumos, talvez, e para isso você tem que ouvir sua voz interior, mas só você solitariamente tem esse poder. Pense que, em tudo e para tudo, há um limite. Amor próprio ou melhor uma boa dose dele, pode e deve ajudar você nestes momentos íntimos de decidir. Não procrastine, digo, retarde muito suas decisões, pois elas crescem feito bolas de neve morro abaixo e podem esmagar você, seus sonhos e projetos pessoais e profissionais. Você, claro, diria: ”Eu sei! Eu sei!”. Claro, você sempre sabe tudo, mas nem sempre age. Pense, enxergue, aja e tenha uma ótima semana.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS 110 anos

Plano Diretor A Câmara Municipal sediou na quarta-feira (12), a quarta audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor de Sorocaba. O objetivo da reunião, aberta ao público, foi a validação das propostas recebidas em 2012 e 2013. No total foram apresentadas 259 propostas, 114 delas aceitas, 119 rejeitadas e 26 não pertinentes ao Plano Diretor e sim a ações de Governo.

CPI

Laelso Rodrigues, presidente da diretoriaexecutiva do Cruzeiro do Sul, mantido pela FUA (Fundação Ubaldino do Amaral)

O jornal Cruzeiro do Sul comemorou 110 anos no último dia 12 de junho. A data foi celebrada em uma sessão solene na Câmara de Sorocaba. A cerimônia teve origem em requerimento de autoria do vereador Jessé Loures (PV), aprovado por unanimidade pelos vereadores, e contou com a participação de representantes dos mais variados segmentos de atividade, que elogiaram e reconheceram a importância do jornal para a história da cidade.

IPANEMA ON LINE

A Comissão Parlamentar de Inquérito das Obras Atrasadas, sob o comando do vereador José Crespo (DEM) e tendo como relator o vereador Marinho Marte (PPS), realizou a sétima rodada de depoimentos na terça-feira (11). A CPI irá contratar uma empresa de assessoria técnica para que engenheiros, advogados e contadores avaliem os documentos e obras investigadas. De acordo com Crespo, o trabalho deve custar até R$ 80 mil aos cofres públicos. Ainda de acordo com o parlamentar, a contratação foi autorizada pelo presidente do Legislativo, José Francisco Martinez (PSDB). Marinho conta com a possibilidade da equipe técnica ir averiguar as obras enquanto Crespo pensa em um trabalho de checagem de documentos e versões em gabinete, apesar de não descartar as diligências se os documentos levantarem dúvidas.

Veja também os blogs de: Vanderlei Testa Europa: Lá vou eu! Paulo Roberto Jr.

E as colunas de:

“A Magda continua burra, o Caco continua odiando pobre, a Cassandra continua esnobe e o Vavá continua na ‘pindaíba’. Com a mesma atmosfera que marcou esse sucesso, o canal Viva decidiu produzir quatro novos episódios do “Sai de Baixo”, para comemorar o aniversário de três anos da emissora” Leia mais no blog do jornalista Erick Rodrigues

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

Gaby Camargo Paulinho Godoi Renata Moeckel Teylor Soares Ale Scapol Rui Albuquerque Kiko Pagliato Urbano Martins

E mais: Confira no Classificado de Imóveis milhares de ofertas para quem quer comprar, vender ou alugar

Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

Diagramação Jefferson Cascali de Lima

______________________________

Tiragem - 28.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

ESPAÇO DO RUI

Longevidade é um bom negócio? Uma senhorinha com quase cem anos foi entrevistada: - Qual é o segredo da sua longevidade? Ela respondeu: - Cabeça fria, pé quente e barriga quase vazia... Sem dúvida, ela é sábia. Cabeça quente, ansiedade, ambição desenfreada e o vício pelo trabalho são alguns fatores que esquentam a cabeça, levando as pessoas ao estresse e à depressão. O pé quente também é importante. Antigamente o escalda-pés era muito utilizado pelas pessoas, que caminhavam muito ou permaneciam longos períodos em pé. Elas mergulhavam os pés na água quente e se recuperavam para um repouso tranquilo. Os japoneses – cultura milenar – utilizam o escalda-pés quando surge um sintoma de gripe e, assim, evitam o problema como lembra o professor e doutor Shobei Watanabe. Por isso, o ofurô também é adotado por muitas famílias originárias do país do sol nascente. Quando à barriga quase vazia, ela lembra que devemos evitar o excesso de comida, resistindo às tentações que o mercado nos oferece. Quando menino, eu ouvia os adultos comentarem que determinada pessoa “faleceu após a aposentadoria, mas já estava velha”. Velho era quem tinha mais de 40 anos. Alguns rebatiam: - Mas, a vida não começa aos 40? E a resposta: - Começa sim, na fila das farmácias, consultórios médicos e hospitais. Hoje, eu me surpreendo e fico feliz com amigos que envelhecem e oferecem sábios conselhos. Conheci, recentemente, um senhor de Porto Feliz, com 115 anos, que veio a Sorocaba para participar da homenagem ao Dia dos Pais, no Villàggio Shopping. Fiz a mesma pergunta para saber o segredo da sua longevidade.

Ele respondeu: - Como feijão, batata, mandioca e trabalho na roça de sol a sol. E, por incrível que pareça, esse homem de quase dois metros de altura, ombros largos, voz forte demonstrava mais vitalidade do que muitos jovens. Um dia também, quando eu caminhava, encontrei um amigo com mais de oitenta anos. Comecei a falar sobre longevidade e ele argumentou: “Você já viu monge morrer cedo? Pois, é. Todos morrem velhinhos, embora não façam exercícios, bebam vinho e a maioria tem barriga enorme porque come muito. Mas, os atletas, que se esforçam para superar os próprios limites, morrem cedo. Verifique isso...”. A piada conta que atualmente a ciência se preocupa mais com remédios que estimulem a virilidade do que com doenças que afetam a memória. Assim, os velhinhos vão ficar com seus membros eretos, mas sem saber o que fazer com eles. Bernard Shaw, o famoso escritor, disse que gostaria de morrer com 105 anos, com um tiro na testa dado por um noivo ciumento. Coisas da imaginação fértil do escritor, que faleceu aos 94 anos. Mas, a longevidade é um bom negócio? Cuidamos bem dos nossos velhos? Respeitamos essa gente que tanto contribuiu para termos o conforto de hoje? Honramos a história que eles construíram. E os nossos avós e pais (que não temos mais) ficariam orgulhosos com as nossas atitudes? Devemos pensar sobre isso, porque a dignidade é fundamental. Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Ediça Madureira, uma eterna namorada do Ary Conheci na década de 80 a Ediça e seu saudoso marido Ary Madureira Filho. Ela sempre esteve envolvida com os meios de comunicação de Sorocaba e era participante ativa dos eventos promovidos pela imprensa e entidades filantrópicas. Uma sorridente e feliz Ediça me visitou como amiga e dezenas de vezes para apresentar as revistas e programas que representava. Sua simpatia abria portas aos mais fechados empresários do comércio na hora de anunciar. Vendo suas fotos do álbum do facebook, uma chamou a atenção. Ao lado do Ary e de dois filhos, dos quatro que tiveram, a imagem enche os nossos olhos para quem enxerga nessa família um modelo de amor. Lembro-me da época que o Ary escrevia seus textos para a televisão com o pseudônimo de “Marcos Cesar” e em especial aos programas do Chico Anysio. Sua inteligência como redator fazia das suas palavras através da voz e dos personagens do artista o sucesso das audiências de um dos maiores comediantes do Brasil. Vale lembrar aqui a parceria com os sorocabanos Wilson José Perón e o Nilton Costa que juntos com Ary formavam o trio de redatores do Chico. Casados por 28 anos e fiéis ao juramento “Até que a morte nos separe”, Ediça e Ary começaram a paquera e o namoro em uma dança em baile inesquecível aos dois. Nesta semana

em que comemoramos o Dia dos Namorados a homenagem a Ary e Ediça é o símbolo de uma geração que valoriza o relacionamento conjugal. Seus filhos Marcos Cesar, Marcelo, que já está junto com o pai no paraíso, e Maria e Patrícia que lhe deram dois netos. Ary Madureira o grande amor da sua vida permanece vivo em suas recordações, carinho e afeto. Lembra Ediça da personagem “Salomé” do Chico Anysio, criada por seu marido Ary Madureira. Com esse eterno amor, Ediça deixa seu tricô de lado e vai dar uma volta até o Parque Vitória Régia para andar na rua Ary Madureira Filho. No seu coração, enquanto caminha pela rua sente na conversa íntima com o amado as lembranças eternamente gravadas na sua alma de apaixonada. Durante um ano antes da partida do Ary, ele escreveu cartas diárias de amor dedicadas à Ediça. Foi um ano de poesias dedicado ao Dia dos Namorados.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

5

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Meu amigo jornalista Carlos Alberto Soares esteve recentemente com a atriz Vera Holtz que contou um pouco sobre o remake da novela “Saramandaia”, que estreia em julho no horário “super nobre” das 23 horas. A personagem de Vera é “Dona Redonda”, imortalizada por Wilza Carla. Pode esperar que vai “voar”muito repolho, alface, tomate, ai tomate não, ainda está caro, coisas vão acontecer e a novela promete. Não vou contar o que acontece com “Dona Redonda”, mas quem tem mais de quarentinha, lembra. O elenco é dos melhores.Fernanda Montenegro, Leandra Leal, Gabriel Braga Nunes. Vamos aguardar.

Luíza Marins Módolo, uma das bailarinas do Faustão, e filha de Vanilda Marins, enquanto ia para a academia cruzando a Linha Amarela no Rio de Janeiro, onde mora. Mas sempre que pode, vem para Sorocaba matar saudade da família.

Momento tietagem. Caroline Lara de Angelo, que é puro colírio para os olhos, não deixou passar e posou ao lado de Rogério Flausino, o vocalista do Jota Quest. Outro que sempre circula entre os famosos é Vagner Bercial , que aproveitou para registrar seu encontro com o ex-jogador Denilson. Celebridades locais encontram celebridades nacionais.

União André Felipe da Silva Pereira e Josemaira Vieira Pereira casaramse no 2° Cartório de Registros de Sorocaba, no dia 29 de maio.


6

ALE SCAPOL

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

#ficaadica

1 Fotos: Flávio Angelin

4

Sorocaba tem vários lugares consagrados. Um deles, sem sombra alguma de dúvida é o Mandala. A comida é boa, o chopp é geladinho e o atendimento é excelente. Passei por lá dia desses e flagrei gente bonita e que curte as noites, mesmo com o friozinho que está aí. Vale a pena frequentar!

2

3

5

6

1

Jorge Afeich

2

Maria Celeste Festa

3

Vitória Festa

4

Melissa Flório

5

Karen Pessoa e Giuliana Marques

6

Laís Araújo e Fábio Augusto

7

Regina Laham

7


TEYLOR SOARES ES

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

7

teylor@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Sopas O inverno está chegando e com ele as delícias gastronômicas para. Pensando nisso, a conveniência do posto Abastece Brasil lançou o Festival de Sopas, com seis tipos para esquentar aqueles que estão com frio. E você pode experimentar as sopas todos os dias da semana das 18 às 23 horas. Aproveitem.

Música eletrônica Na tentativa de não deixar a música eletrônica morrer em Sorocaba, o coletivo United realiza mais uma festa na quinta- feira (20), no Bikini Club. Quem já foi sabe que a diversão é garantida, com gente bonita e boa música, já aproveitando as férias escolares.

Nova proposta Com uma nova proposta que mistura moda, show e arte, o pessoal da loja Ozoni Co. apresentou a coleção Outono/ Inverno para os clientes e amigos, que aproveitaram para se divertir ao som do João Leopoldo e Marcos Boi, enquanto se encantavam com as novidades.

Lais Kalil

Carol Serrano

Alesandra Viola Gabriel Kalil

Marta de Genaro


8

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE G

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

mais fotos: www.jornalipanema.com.br / gaby@jornalipanema.com.br

ANIVERSARIANTES

Silvinha Rozendo, a vovó mais enxuta de 2013 abriu as portas de sua mansão para apresentar o pequeno Vini que acaba de completar cinco meses. A tarde foi de bate papo, champagne e a presença das amigas da sociedade sorocabana que receberam como presente um divertido passeio em uma limousine chiquérrima.

Vovó Silvinha Rozendo abre sua mansão para apresentar o pequeno Vini

Sábado (15) – Márcia Leitão Domingo (16) – José Abrão Filho Domingo (16) – Fred Cordeiro Domingo (16) – Fred David Segunda-feira (17) – Milton Cepelos de Oliveira Segunda-feira (17) – Sandra Vergili Segunda-feira (17) – Pedro Guerra Terça-feira (18) – Ivana Back Quinta-feira (20) – Mesaque S. Sandei Sexta-feira (21) – Jaime Almeida Neto

2 1

TÔ LIGADA!

3

Festa Junina Clube da Luluzinha O Clube da Luluzinha promove na próxima terça-feira (18) uma animado arraia com início às 19 horas na Paiffer Investimentos. Na festança arretada muitas atividades, aula de caldos com a chef Ana Cris, quadrilha e dicas sobre investimentos. Os convites estão sendo vendidos a R$ 35,00. Informações (15) 3031-6100

4

Arraiá da Pró-ex Quinta-feira (20) com inicio às 17h30 no Pagliato. Atrações: Sorteio de brindes, comilança, quadrilha e super show da dupla Diego & Leandro. Convites a R$ 25,00 pelo telefone (15) 3232-9401.

5

GLAUCIA

6

1

Virgínia Momesso, Silvia Rozendo, Vinicius Rozendo e Vera Pagliato

4

Vera Demarque, Salete Muraro e Silvia

2

Silvia, Vera, Vinicius Rozendo e Neide Stecca

5

Silvia, Vinicius, Ariane e Caroline Rozendo

3

Maria Paulino, Silvia, Vinicius e Bete Landulfo

6

Fernanda Stecca, Tânia Chianegatti, Carmem Bolina, Silvia e Elia


PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

9

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

De Crepúsculo para a moda, quem sempre está impecável é Juliana Rolim, conhecedora e formada em moda, que posta seus looks no instagram, assim já aproveita e presta uma assessoria para quem não entende muito do assunto e não sabe combinar as peças. Seu melhor amigo e aliado é o espelho. Ele nunca mente e nunca peça opinião para aquela sua amiga que você tem certeza que é invejosa, ela sempre vai falar que está horrível. Na dúvida, vai de pretinho básico que não tem erro.

Quem andava sumida e deu o “ar da graça”por Sorocaba numa passagem relâmpago foi a jornalista Luciana Meira, que aproveitou e visitou alguns amigos e foi carregada por Cláudio Carmona e Val Pereira, super bronzeada, após passar seu aniversário em Natal. Puxa, passou pelo Mandala Choperia e nem me convidou. Será que entrei para sua black list? Na minha ela não está, a top todo mundo conhece. Ela não anda e nem desfila, não é top nem capa de revista. Hahahahah. Luciana Meira apresenta o“Gente que Acontece”em Bauru. ona e , Cláudio Carm Luciana Meira Val Pereira

Juliana

ronta Rolim p

para a

balada

Luciana Ferro, que tem “fogo na bacurinha”, marcou presença no show do Biquini Cavadão no Shopping M e com a camiseta da Ipa FM. Adorou o show, foi com suas amigas e se divertiu muito. A foto é prova do fato. Ah! E ela lembra de todos os hits porque na época usava o tal biquini cavadão, o famoso asa delta.

Luciana Ferro no show do Biquini Cavadã o

Outra jornalista querida é Fabiane Vasconcellos que aproveitou para tietar o ator global Dan Stulbach em São Paulo. O sonho dela era ir para a cama comigo, ops, deixa eu explicar, no IpanTV, só que ela já avisou que tem que ser na suíte do Copacabana Palace. Duro vai ser se encontrarmos a “ai que loucura, ai que badalo, ai que luxo” da transloucada Narcisa Tamborindeguy. Narcisa ia roubar a cena, sem dúvida. ulbach cellos e Dan St Fabiane Vascon

Minha amiga “cachorreira” Flávia Scotto Cachada, a cara da riqueza, esteve em São Paulo e foi almoçar no restaurante Figueira Rubaiyat. Seu filho João Pedro aproveitou e tirou uma foto ao lado de Felipe Massa. Foi “massa”mesmo e João já mostrou para seus amiguinhos a foto ao lado do ídolo. Felipe Massa

e João Pedro

Gustavo Peres versão Crepúsculo

Achei essa foto da Patrícia Freire fantástica. Enquanto esperava para fazer mais um trabalho fotográfico, Patrícia aproveitou e registrou esse momento de Otacílio Campos da Rocha em seu salão com aquele secador que sua mãe talvez lembre que parecia uma turbina de avião nos ouvidos e queimava todo o couro cabeludo. Tudo para ficar linda, nem que por isso saísse meio surda e com o couro cabeludo todo vermelho. Mas como Otacílio agora está fazendo uma linha Yul Brinner, o galã de Hollywood que era careca, ficou tranquilo no secador só para o clique.

Gustavo Peres é um sucesso mesmo, não bastasse fazer dupla com Thiago José no sertanejo universitário, agora parece que seu lado ator veio à tona. Dias atrás, muito bem acompanhado de sua girlfriend, ele teve seu momento Robert Pattinson, o galã vampiro da saga Crepúsculo e conseguiu dar uma cabeçada no carro. O resultado está na foto. Não é catchup, garanto.


10 SOCIAL

EDUCAÇÃO

CORPO EM

10 FORMA / SAÚDE

JORNAL IPANEMA 5 de junhodede2013 2013 JORNAL IPANEMA / 15/ 1de junho

Projeto sobre alimentação saudável na infância é destaque

O

s dados são alarmantes: hoje, no Brasil, a cada três crianças uma está obesa, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). E junto com a obesidade vem complicações como diabetes, pressão alta, problemas ortopédicos e também, e não menos importante, os problemas psicológicos. Por isso, a educação alimentar passa a ser uma das grandes questões quando o assunto é a formação de crianças. Foi pensando nisso que o COC Santa Rosália desenvolveu, em parceria com a Nutrifam, um projeto que visa transmitir informações importantes às crianças no que se refere à alimentação saudável. Um primeiro encontro ocorreu no final do mês passado, e na segunda-feira (10) o bate-papo foi realizado com outros alunos. A ideia é, através da experiência visual, mostrar às crianças o que elas estão consumindo de açúcar, gordura, sódio e outros produtos nocivos à saúde quando comem alimentos que são vilões de uma alimentação saudável como o refrigerante, o macarrão instantâneo, a bolacha recheada, a pipoca de microondas e o salgadinho tipo batatinhas. “Escolhemos esses produtos, já que estes alimentos estão cada vez mais presentes na alimentação das crianças e têm forte apelo mercadológico na TV e na internet”, explica a nutricionista Bruna Catarino, da Nutrifam, responsável por coordenar a demonstração aos alunos. A nutricionista explica: uma latinha de refrigerante, por exemplo, chega a conter 38g de açúcar, o equivalente a cerca de 7 saches (5g cada). Já um pacote de bolacha recheada além de conter cerca de 30g de óleo, também contém muito açúcar: cerca de 6 colheres de sopa

ou 14 saches. Outro produto que se deve prestar atenção é o sódio. “Um pacote de macarrão instantâneo, por exemplo, chega a ter cerca de 1600 mg de sódio, o que equivale a 4g de sal, sendo que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que um adulto ingira menos que 5g de sal por dia”, ressalta Bruna. E em um mundo em que a falta de tempo toma a conta da vida de todos, muitas vezes esses produtos industrializados acabam entrando na dieta da criança, por isso, a nutricionista ressalta: sim, é preciso esforço e “paciência, paciência e paciência” para educar quando o assunto é alimentação. “Alimentar uma criança não é uma tarefa fácil, porém alimentar é uma forma de cuidar dos filhos, é acima de tudo um gesto de carinho e afeto.”

Dicas da nutricionista na hora de cuidar da alimentação da criança: -O lanche deve ser completo e precisa conter alimentos construtores (leite e derivados, requeijão, peito de peru) reguladores (frutas e sucos) e energéticos (pães, biscoitos, barrinha de cereal); -Estabeleça rotina e horário para as refeições, eles precisam de 5 a 6 refeições /dia; - Não troque refeição por outros alimentos. Se a criança não quiser comer, ofereça a mesma comida depois de 30 a 40 minutos; -Esqueça artimanhas e promessas, você valoriza os prêmios e torna a comida um castigo; -Criança pequena tem estômago pequeno também, então, não encha muito o prato, seu filho pode ficar saciado só de olhar; -Diminua a frequência de ida a fast food; -Varie o cardápio, com preparações novas, cores diferentes, coma junto com seus filhos; - Leve a criança para cozinha e estimule a preparar o próprio alimento, isto traz autonomia e confiança e assim eles se interessam em experimentar preparações novas.

A saúde é o nosso mais precioso bem!

F

oi com grande carinho que recebi o convite da equipe do Jornal Ipanema para inaugurar a continuidade da coluna de meu pai, Prof. Dr. Mário Cândido de Oliveira Gomes. Ele gostaria muito que esse espaço conquistado, não se perdesse e que a missão da qual se incumbiu por esses 12 anos de contribuições semanais, através de seus artigos, pudesse continuar viva. A missão de que falo, era o compromisso de levar informação sobre diversos temas médicos ao público. Meu pai acreditava que a melhor forma de cuidar da saúde das pessoas era através da prevenção das doenças mediante o acesso à informação. Mesmo quando o tema versava sobre uma patologia já instalada, havia o desejo da parte dele em orientar o seu leitor na busca da melhor conduta e assim fornecer didaticamente conteúdo atualizado em favor da restituição do bem estar e da saúde. Era curioso sua forma em escolher o tema da semana. Não sei se o leitor notou. Ele buscava o tema do momento, da época do ano, do que estava na “boca do povo”. Não tinha nenhum pudor ao discorrer sobre patologias que não eram sua especialidade (Moléstias Infecciosas). Meu pai era um clínico geral antes de mais nada! Por isso, atrevia-se a se interessar por todos os temas que julgava pertinentes à população em geral, estudava-os para então discriminar didaticamente nesta coluna. Em tempos difíceis, como foram esses últimos meses, saber de sua responsabilidade para com o seu público, impulsiova-o a continuar estudando, atualizando seus conhecimentos e escrevendo. Assim, para dar conta desta grandiosa tarefa, o Jornal Ipanema pensa que precisará convidar diversos profissionais para falar sobre suas respectivas áreas de atuação. Vejo nesta atitude da direção do Jornal

Ipanema, um enorme cuidado com o seu leitor e com a memória de meu pai. E por isso sou grata. Percebo que entendem que precisaremos de muitas mentes para ocupar adequadamente esse espaço e só assim meu pai estará bem representado. Minha área de atuação, caro leitor, é a da Saúde Mental. Certa vez, quando ainda estudava Medicina meu pai me disse: “Filha, muitos dos que me procuram no consultório são pessoas que sofrem das emoções, dos sentimentos, das durezas da vida, e só precisam conversar…”. Aquilo ficou em mim. Comecei a olhar para esse mundo feito de sensações, de impactos afetivos, de estranhezas de sentimentos, de despreparos para a vida, de limitações emocionais que habitavam nossas mentes. Minha escolha estava feita, a psiquiatria! Dessa forma, minha participação aqui, nesta coluna, buscará abordar temas da saúde mental: os transtornos do humor, das ansiedades, do comportamento, dos impulsos, das personalidades etc. Espero assim, fazer por merecer a atenção dos leitores e contribuir de alguma forma como era a intenção de meu pai.

Dra. Claudia Cristina Pereira Gomes Antila


CORPO EM FORMA / SAÚDE 11

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Emagrecer ou perder peso?

A

interpretação rápida dessas duas situações pode levar às pessoas a admitirem que se trate d da mesma coisa. v Na verdade são coisas bastante bast diferentes e precisam ser bem compreend preendidas para que não haja ha prejuízos à saúde, quando se decide fazer faze uma alimentação rest restrita. Para eentender essa diferença é nece necessário que se conheça como é constituído o peso de um indivíduo. Nosso corpo contém cont água, gordura e massa magra. ma abundante e A água é o constituinte mais chega a 70 % do nosso peso. A gordura está distribuíd distribuída como constituinte do tecido subcutâneo subcutâne e a gordura entre as vísceras. É um tecido de armazenamento de energia. A massa magra é composta compost pelos músculos, vísceras e ossos. Trata-se de um u constituinte importantíssimo, pois é formado principalmencompon te por proteína, um componente nobre na constituição humana. Portanto, emagrecer significa diminuir a quantidade de gordura armaze armazenada, tanto no

tecido subcutâneo, quanto a gordura visceral, esta última muito mais prejudicial à saúde. A eliminação de água ou de massa magra diminui o peso, mas não significa emagrecer. Isso é uma agressão ao organismo, pois um desequilíbrio na quantidade de água ou a perda músculos ocasionam danos ao funcionamento metabólico normal. Dietas muito restritivas, com desproporção entre os carboidratos, gorduras e proteínas, ou dietas que enriqueçam muito um desses componentes em detrimento de outro, provocam perda de peso. Assim como associar remédios ou fórmulas que eliminem água ou músculos, também “não emagrecem”. O exercício chamado anaeróbico, como a musculação pesada, leva ao aumento do peso, mas não significa engordar. Isto por que há um aumento da massa dos músculos. Existem maneiras de acompanhar um plano de reeducação alimentar e de atividade física quanto aos seus efeitos nos constituintes do organismo. Métodos de medidas antropométricas (medidas de circunferências, dobras e pregas) podem avaliar esses efeitos, porém, o método mais eficiente é a bioimpedância elétrica – BIA. A BIA mede a proporção de massa magra, gordura e água e permite avaliar com precisão os efeitos de uma “dieta” e de um plano de exercícios físicos. Procure uma orientação correta e tenha boa saúde.

Paulo Góes Ribeiro é nutrólogo


12

ROTEIRO GOURMET

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Puchero à moda do Zezinho

Sopa de Cebola Ingredientes:

•1 kg de grão de bico •800g de acém sem osso •8 •200g de bacon em cubos •2 •300g de linguiça toscana •3 •300g de costelinha fresca •3 •300g de costelinha defumada •3 •2 paios cortados em rodelas •2 linguiças calabresa defumadas cortadas em rodelas •2 cebolas grandes em cubos •3 dentes de alho amassados •Tablete de caldo de carne •T •Cenouras em cubos •C •Batatas em cubos •B •Maço de salsinha •M •Tomates maduros sem pele e sem sementes •T •½ repolho grande rasgado •Óleo de milho para refogar •Ó •Vinagrete para marinar as costelinhas frescas (tomate, salsa, cebola, •V alho, um pimentão vermelho, vinagre, óleo de milho, sal e pimenta) al O chef José Urbano Albiero Jr., o Zezinho, do Tradição Urbana Bar e Restaurante, indica uma receita para dias com temperaturas mais baixas. “Aproveitando o clima gostoso do inverno, preparei uma receita de Puchero, fácil de ser executada e que cairá muito bem nestes dia frios, reunindo família e amigos para degustar um prato típico que deixará boas lembranças gustativas”, afirma.

PREPARO Deixar o grão de bico de molho por 12 horas, depois colocá-lo na pressão por 20 minutos e reservar. Colocar as costelinhas frescas no vinagrete por 12 horas. Em panela bem quente, selar a costelinha marinada e o acém usando óleo de milho. Reservar. Cozinhar a linguiça toscana – reservar. Ferver as costelinhas defumadas, descartar a água - reservar. Fatiar o paio e a calabresa – reservar. Fritar o bacon usando óleo de milho (mesma panela). Refogar a cebola e o alho até dourar (mesma panela) e em seguida colocar o tomate picado e o vinagrete da costelinha refogando bem. Colocar um pouco de água quente, fazer um deglacê raspando tudo (formará um caldo bem escuro). Colocar em seguida as carnes, as linguiças, o grão de bico (al dente), as cenouras, as batatas, o caldo de carne e os demais ingredientes. Cobrir tudo com água e cozinhar em fogo brando até o momento de servir, ajustando o sal e a pimenta, se necessário.

1 dente de alho 1 tablete de caldo de carne 1 colher de farinha de trigo 1/2 lata de creme de leite sem soro 2 batatas pré-cozidas picadas 2 colheres de manteiga 4 xícaras de água fervente 400 g de cebola fatiada Sal Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Refogar na manteiga o alho, a cebola e as batatas. Dissolver em 2 colheres de água fria o caldo. de carne, sal, pimenta e farinha de trigo. Juntar tudo mais a água fervente e cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo. Antes de servir, polvilhe com salsa e queijo Bom apetite!


RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

13

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Happy Business NJE Em franca expansão o Happy Business do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Sorocaba , em sua 7ª edição aconteceu no restaurante Moinho Velho e contou com mais de 120 pessoas. Sucesso atribuído, entre outros fatores, pelo caráter social, pois parte da renda foi revertida para

Vinícius Ramires

a compra de cobertores que serão doados a entidades da cidade. Ainda não se tem o número exato, mas ao que sabemos, já foram adquiridos mais de dois mil cobertores. Além disso, o evento é uma oportunidade para trocar cartões, conhecer pessoas, divulgar produtos, serviços e fechar negócios. Segundo a Coordenadora do NJE Sorocaba, Alessandra Oliveira, o diferencial do Happy Business é contar com a parceria do consultor Marcelo Martinovichi, que faz uma dinâmica de troca de cartões. Além disso, há uma bancada para exposição de folders e materiais de divulgação dos participantes. O Happy Business faz parte do círculo de negócios do Ciesp e também acontece, em datas diferentes, nas 27 demais regionais que contam com um Núcleo de Jovens Empreendedores. Sorocaba costuma atrair pessoas de outras cidades e o número de participantes está sempre aumentando. Convidamos todos os empreendedores para participar deste evento, que é uma oportunidade de fazer novos negócios e também ajudar ao próximo, concluiu Alessandra. Mais fotos do evento, feitas por Juliana Moraes, estão em nossa coluna do Portal www.jornalipanema.com.br

BazARTE

na Vila

Cristina Delanhesi, presidente do MACS

Eliane Figueiredo e Alessandra Oliveira

Thais Barros Beldi e João Esquerdo

Renata Senne e Carlos Bonassi

Silvia Stecca, organizadora do evento

Parceria entre o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - o MACS - e o Closet Blog, a segunda edição do Bazarte durou três dias e aconteceu na charmosa Vila da Esquina. Presigiado certamente por mais de 300 pessoas, a mostra contou com “moda em ação”, happy hour, exposição de época e um charmoso bazar, onde o público pode apreciar boa comida, ver e adquirir peças incríveis que iam de produtos de beleza a objetos de decoração. Uma grande ideia que só poderia mesmo resultar no sucesso que foi. Que venham outros! Confira as fotos feitas por Juliana Moraes em nossa coluna no Portal www.jornalipanema.com.br


14

RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013 Juliana Moraes

Comemoração pelos

42 anos Mais de 300 convidados estiveram nos salões do Ipanema Clube, no evento Boteco da Unimed em comemoração aos 42 anos da Unimed Sorocaba. Bom papo, comidinhas típicas de um (ótimo) boteco, animação musical por conta do grupo Fundo de Quintal. Uma noite alegre e festiva para celebrar o aniversário da Cooperativa. Com a presença de toda a diretoria, o presidente da Unimed Sorocaba José Francisco Moron Morad destacou o avanço da empresa durante esses anos, a importância da tecnologia de ponta com a qual contam os equipamentos e reiterou que será breve a grande ampliação das instalações do hospital da Unimed para melhor atender à demanda. A entrevista completa e mais fotos do evento podem ser conferidas em nossa coluna no portal www.jornalipanema.com.br

José Francisco Moron Morad, presidente da Unimed Sorocaba

Diretores da Unimed Sorocaba

Barbara e Flávio Tabigatini

Eliana Diener e Monalisa Sanches

Hélio e Salete Mussi Bonito

Valeria Cabral e Marinês Lippi Garcia

Andréia Mariane de Deus e Wilton Cassilo

Mara Corrá e Sergio Said

Márcio e Cintia Falchi de Barros

Pedro e Tânia Pavlovsky


CAPA 15

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Aposta nos jovens

empreendedores Fotos: Sérgio Ratto

70 % são jovens mulheres que buscam independência e sucesso em novos empreendimentos

Larrisa Pessoa

U

ma boa ideia só vira realidade se alguém acredita nela. E isso nem sempre é fácil de conseguir, ainda mais quando o assunto envolve investimento financeiro. O Banco Pérola é conhecido por apostar justamente em projetos que dificilmente outras instituições financeiras apoiariam, botando em prática projetos ambiciosos de jovens da periferia. Alessandra França, de 27 anos é a empreendedora por trás de tudo isso. Ela aponta uma característica reveladora entre aqueles que querem abrir o próprio negócio: 70% dos jovens que a procuram pedindo um empréstimo são mulheres. “A mulher é mais persistente, não desiste no primeiro tropeço”, afirma. Segundo ela, o ramo da beleza é o que está em alta no momento, e atrai a atenção da mulherada em explorar o segmento. Junto com Adriene Garcia, Alessandra, que era aluna do Projeto Pérola, percebia que os jovens tinham ideias incríveis, mas faltava alguém que apostasse nelas. Vendo esta dificuldade, ela participou do Artemísia, que é uma organização internacional de estímulo a projetos sociais.

Alessandra França, fundadora do Banco Pérola. Ela é a banqueira mais jovem do Brasil, aos 27 anos

A decisão de criar um banco

Quando a gente é jovem, temos que arriscar. Se não der certo, dá tempo de começar de novo. Podemos quebrar a cara e ainda dá tempo de concertar”

Durante os 15 minutos que teve para defender seu projeto, ela convenceu os jurados e recebeu um prêmio de R$ 40 mil para investir nas atividades da instituição. Hoje o Banco Pérola conta com oito funcionários, com média de idade de 23 anos. “Nós apostamos nos jovens, em suas ideias inovadoras,” conta a banqueira mais jovem do Brasil. Em dois anos o banco cresceu mais de 750%, passando de 45 clientes em 2011 para 341 beneficiados atualmente. “Nossa prioridade é o jovem carente, que vem da periferia”. Alessandra conta que mais de 60 clientes do banco moram no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, mais conhecido como Habiteto. O que começou com R$ 40 mil de investimento hoje se transformou em mais de R$ 1 milhão. E isso pode aumentar com a busca de parcerias com outras instituições financeiras, para ampliar a quantia a ser emprestada aos jovens empreendedores que hoje chega a, no máximo, R$ 5 mil.

Alessandra França conta que quando contou a seus pais que queria abrir um banco foi um choque. “Entendo o espanto deles. A maioria dos pais querem que o filho tenha estabilidade, segurança, e eu simplesmente queria abrir um banco”, conta, rindo. “Quando a gente é jovem, temos que arriscar. Se não der certo, dá tempo de começar de novo”, explica Alessandra. “Podemos quebrar a cara e ainda dá tempo de concertar,” completa. Segundo Alessandra, o jovem de hoje traz fortemente a característica de empreendedor. “Eu vejo que a maioria nos procura porque tem vontade de ser o seu próprio chefe. Não é exatamente porque eles têm necessidade de abrir um negócio, e sim, vontade de empreender”. Mas o acesso ao crédito do Banco Pérola não é tão simples e exige o cumprimento de alguns critérios. “Nós fazemos o que eu chamo de ‘análise de caráter’. Nós vamos até a casa da pessoa, conversamos com os familiares e vizinhos, procuramos conhecer a pessoa. Inclusive analisamos a estrutura familiar”, informa. Segundo ela, antes o banco analisava somente o jovem mas isso acabou mostrando-se insuficiente na medida que alguns projetos, mesmo funcionando bem, acabavam fechando as portas. Essa situação acontecia, aponta, porque a família do jovem não tinha estrutura para apoiálo na empreitada.

Tâmara Custódio, de 23 anos, é diretora executiva na ONG Projeto Pérola


CAPA APA 16 CA

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

A coleção de bolsas que faz o

maior sucesso Daiane emprestou R$ 2.000 para ampliar seu estoque de bolsas e criar a nova coleção

A

jovem Daiane Carla Proença Lucio, 24 anos, recorreu ao Banco Pérola para melhorar o seu negócio. Ela já vendia bolsas pela internet desde os 20 anos e em janeiro passado emprestou R$ 2 mil para aumentar o estoque e criar sua nova coleção. “As meninas do banco são ótimas e fazem visitas mensais para acompanhar o meu progresso. Acho isso muito importante para mantermos esse relacionamento que já é bem legal”, afirma. A empreendedora conta que começou a vender ecobags no Flickr (uma rede social de fotos), onde compartilhou as imagens das três primeiras bolsas que fez pintadas a mão. “Algumas pessoas se interessaram, meu trabalho foi divulgado em alguns blogs de moda, comecei a vender diretamente para as pessoas que depositavam na minha conta e eu mandava a bolsa pelo correio. Deu tudo tão certo que com o dinheiro desse retorno investi em novas peças e montei a loja virtu-

al,” conta. Daiane lembra que no início das vendas, um amigo montou o site, por isso ela não teve despesas. “O site era mais um portfólio, pois os clientes escolhiam a peça e só entravam em contato através do site para fazer o pedido. Não existia um carrinho de compras e outras formas de pagamento além de depósito bancário,” explica. Depois de um ano, outra amiga de Daiane desenvolveu a loja virtual em cima do site que já existia. E então o investimento foi para a manutenção da página. No início deste ano, Daiane sentiu a necessidade de ampliar seu estoque e por isso procurou o Banco Pérola. Ela conta que atualmente seu faturamento fica entre R$ 3 mil a R$ 4.500,00, por mês.“Tudo depende da época do ano e das novidades da loja,”explica. E seus planos não param. Daiane pretende ampliar o site e assim aumentar o faturamento. “Com certeza penso em ampliar no futuro, talvez com roupas e outros acessórios,”conclui.

Daiane Carla pretende ampliar o site com novos produtos

SERVIÇO: Como contatar o Banco Pérola www.bancoperola.org.br (15) 3033-2388 Rua Visconde do Rio Branco, 89 - Vila Jardini - Sorocaba (SP)

Suporte e orientação fazem a diferença

NA TV

Tâmara Custódio, de 23 anos, é diretora executiva do Projeto Pérola e assim como Alessandra, foi aluna da instituição que dirige hoje. Ela conta que através da “Escola de Talentos” vários jovens encontram inspiração para empreender. A maioria dos funcionários do projeto já foram alunos. “Cerca de 90% dos nossos funcioná-

Além de destaque nesta edição, a ação do Banco Pérola também é exibida no IPAN TV, onde Kiko Pagliato entrevista a fundadora da instituição, Alessandra França. O programa está no ar na TV Com (canal 7), Net (canal 16) e TV Votorantim (canal 10). Veja a grade no Portal www.jornalipanema.com.br.

rios encontram aqui o primeiro emprego e 70% deles são ex-alunos do projeto,”aponta. Ela explica que o projeto e o banco não são a mesma coisa e sim, paralelos. “O projeto dá uma base boa sobre empreendimento ao jovem e o banco financia essa ideia”. Mas Alessandra destaca que, para fazer empréstimos no banco, não é

pré-requisito ser aluno do projeto. O Projeto Pérola está presente em sete cidades da região. Além de Sorocaba, Alumínio, Piracicaba, Cesário Lange, Salto, Votorantim e Iperó também possuem sede. Apenas em Sorocaba, 10 mil pessoas são atendidas por ano, além das oficinas, que acontecem mensalmente, com 2 mil vagas.


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

15 de junho de 2013 - edição 720 www.jornalipanema.com.br

Senac São Paulo oferece

31 mil novas vagas no Programa Via Rápida Emprego

O

Senac São Paulo é um dos executores do Programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado de São Paulo. A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), conta com o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo para oferta de 31.480 novas vagas gratuitas até dezembro de 2014. O Senac São Paulo desenvolverá 25 cursos de capacitação, que serão executados por 46 unidades da instituição em 163 municípios de todo o estado. Entre os títulos oferecidos estão Agente de Turismo, Jardinagem, Recepção e Atendimento, Informática básica, Gestor de Projetos Sociais, Desenhista de moda. Até o final de 2013, mais de 13 mil trabalhadores serão contemplados.

Os alunos selecionados receberão uma série de benefícios do Governo do Estado como material didático, auxílio transporte de R$ 150 e auxílio alimentação de R$ 100. Os alunos que estiverem desempregados, sem seguro-desemprego ou outro benefício previdenciário, também terão direito a bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso. Podem participar do programa pessoas a partir de 16 anos, alfabetizadas que residam no estado de São Paulo. Os interessados devem realizar suas inscrições exclusivamente pelo site do Via Rápida Emprego www.viarapida.sp.gov.br. Caso o candidato não tenha acesso à internet, pode se inscrever pelos computadores disponíveis nos postos do Acessa SP ou nas unidades do Poupatempo de todo o estado.

Em Sorocaba, o Senac fica na avenida Nogueira Padilha

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais


VIDA

2 SAUDÁVEL

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Porque as dores

nas costas não melhoram ? Você conhece o método de tratamento das dores lombares, cervicais e ciáticas baseada no Sistema de Classificação em Subgrupos? Em que grupo você se enquadra?

H

oje em dia existe um arsenal de métodos e técnicas de tratamento para patologias da coluna. Às vezes optase pelo controle da dor por meio de medicamento, fisioterapia, cirurgia - minimamente invasiva ou não, métodos e técnicas posturais entre outros. Porém muitos não evoluem para uma melhora ou mesmo a cura do

mesmo. Às vezes há uma melhora do quadro , porém pode regredir. Então porquê alguns tratamentos não dão certo ? A resposta está na abordagem de como se deve classificar um paciente com dores originadas da coluna vertebral. Este Sistema de Classificação em Subgrupos é hoje uma tendência

mundial de como se deve de tratamento estabelecidos abordar e tratar. Em Sopelo sistema. A vantagem rocaba este Sistema de de o paciente ser submetido Classificação vem sendo a este tipo de abordagem é aplicado pelo Instituto que suas chances de melhora Krion em parceria com o são extremamente signifiITC Vertebral (Instituto de cativas, aumentando a posTratamento da Coluna). sibilidade de cura, pois hoje Através de anos de estuexistem tratamentos que são do e pesquisas os nortes aplicados no momento erraamericanos chegaram do explica o fisioterapeuta à conclusão que se não Luiz Sola. houver um Sistema de Quanto mais critérios Classificação em Subgruforem identificados na avapos no tratamento de liação, mais precisa será a coluna, a chance de não classificação do paciente no dar certo aumenta. Este Sistema de Subgrupos. Luiz Fernando Sola é fisioterapeuta sistema de tratamento foi No sistema de classificadesenvolvido no começo ção, o objetivo é classificar dos anos 90 pelo Fisioterapeuta e Doutor Ano paciente em quatro subgrupos distintos. thony Delitto, hoje chefe do Departamento de Manipulação da Coluna Vertebral “ técniFisioterapia da Universidade de Pittsburgh nos cas realizadas com as mãos para devolver USA. Trata-se de um Sistema que pode ser defio alinhamento e funcionalidade da coluna”, nido resumidamente com uma abordagem de Estabilização Segmentar da Coluna Vertecomo se deve tratar um problema de coluna, bral “exercícios específicos para reeducar e seja ele agudo ou crônico. Após identificação fortalecer os músculos profundos da coludo diagnóstico feita pelo médico que pode ser na”, Movimentos Específicos “técnicas para uma Hérnia de Disco, protrusão discal, artrose relaxar e melhorar mobilidade das articude coluna, dor no nervo ciático entre outras lações, músculos e ligamentos da coluna” , patologias da coluna, é dever do fisioterapeuTração Computadorizada “uso de aparelhos ta na hora de tratar ou reabilitar, classificar sua de alta tecnologia e precisão, utilizados para dor e aplicar corretamente todo o arsenal de descomprimir estruturas que estejam comtécnica e métodos terapêuticos que temos primindo os discos vertebrais ou nervos para total eficiência na resolução do probleda coluna”. O tratamento é direcionado ma. Nesta abordagem explica o fisioterapeude acordo com a classificação dos subta Luiz Fernando Sola, o profissional faz uso grupos. Por exemplo, quando o paciente de uma avaliação minuciosa para identificar é classificado no subgrupo manipulação, qual o tratamento fisioterápico adequado de ele receberá técnicas de manipulação veracordo a funcionalidade da coluna vertebral, tebral para a coluna. Quando o paciente é sinais e sintomas que, se presente, podem ser classificado no subgrupo de estabilização, classificados e aplicando corretamente as técserá tratado com exercícios de estabilizanicas adequadas de acordo com os grupos ção vertebral e assim por diante sendo eles isolados e ou todos ao mesmo tempo dependendo da subclassificação. Para cada subgrupo existe um protocolo de tratamento baseado em evidências científicas que deve ser considerado. O tempo do tratamento depende muito do caso. Certos grupos podem ter uma resposta imediata ao tratamento, enquanto outros podem demorar algumas semanas para ou meses para melhorar.


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

3


VIDA

4 SAUDÁVEL

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Prática de artes marciais

traz benefícios à saúde, mas requer cuidados

H

á muito tempo se ouve dizer que a melhor maneira de se manter saudável é praticar exercícios físicos regularmente, além de seguir uma alimentação balanceada. Hoje, uma prática que tem sido muito procurada, por pessoas de todas as idades, são os exercícios de alto impacto, como as artes marciais, que se popularizaram e estão presentes na maioria das academias do país. No entanto, especialistas alertam que a modalidade, se não praticada com os devidos cuidados, pode acarretar lesões graves. Além de queimar calorias, as artes marciais são exercícios completos, que deixam o corpo forte e em boa forma. Como são treinos considerados “pesados” e que também envolvem contato corporal, é essencial estar bem equipado e protegido, para que o exercício funcione corretamente e evite as possíveis lesões decorrentes do esporte. De acordo com o médico ortopedista Maurício Mod, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e coordenador da Regional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), qualquer atividade física pode ocasionar lesões ao praticante, desde pequenas dores

Q! Notícia comunicação

Fernando Godoy

musculares até torções e fraturas, chegando a casos mais graves e passíveis de cirurgia. “As artes marciais são exercícios de grande impacto. Em sua maioria, com altas cargas de treinamento, contato entre os praticantes e muitas quedas. Se não houver o cuidado com o aquecimento, alongamento adequa-

do, fortalecimento muscular e se todas as precauções não o forem tomadas durante os treinos, poderá haver dores e distensões musculares”, diz. O professor de educação física e faixa preta de jiu-jítsu Fernando Godoy vive essa realidade em seu dia a dia. Campeão paulista e vice-campeão do Pan-Americano de jiu-jítsu em 2012, Godoy também é professor dessa modalidade há 15 anos. Treinando cerca de 70 alunos, ele conta que a maioria se machuca quando tenta resistir ao embate no tatame. “Eu falo para os alunos deixarem de ser vaidosos e ‘desistirem’ do golpe, quando estiver forçando muito. Eles acabam se machucando, quando resistem e tentam sair, de qualquer forma, de algum golpe encaixado”, explica. Os alunos também são aconselhados a praticarem musculação, pois, segundo Godoy, as lesões também são prevenidas com o fortalecimento da musculatura. “Além disso, é essencial que os praticantes tenham 100% de atenção e concentração durante o treino. No momento de qualquer distração, pode ocorrer uma lesão”, completa o professor. Ainda de acordo com Maurício Mod, as lesões decorrentes de esportes de contato, como o futebol e o basquete, são diferentes das ocasionadas por outras modalidades praticadas individualmente, como o jiu-jítsu e demais artes marciais, em que o contato físico aumenta o risco de contusão. “As mais comuns são as entorses, também chamadas de torções, contusões, lesões, estiramentos e contraturas musculares”, explica. Leia mais sobre prática de artes marciais e cuidados com saúde no www.jornalipanema.com.br

Q! Notícia comunicação

Maurício Mod


IPANEMA

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

AMBIENTE 5

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Poltrona MIRAH

A poltrona Mirah é feita com estrutura e encosto de madeira maciça; seu acabamento pode ser com tingimento, laca fosca ou brilho. Já seu assento leva uma lâmina especial de carvalho ou de nogueira, além de poder ser estofado com couro natural ou tecido.

A peça é criação do jovem o catarinense Jader Almeida que desde os 16 anos vem atuando na indústria de mobiliário. Com a Mirah, Almeida conquistou o prêmio IF Design Award 2013.

5


IPANEMA

6 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Flores

o ano inteiro

É

possível ter um jardim saudável e florido mesmo em épocas do ano em que há ressecamento, descoloração e queda constante das folhagens. Para isso é necessário cultivar espécies perenes ou que floresçam no outono/inverno, sendo resistente ao frio e aos ventos. Siga as dicas para criar o seu jardim e mantê-lo sempre colorido.

- Se utilizar garrafas e recipientes de vidro para acolher as plantas, higienize-os deixando de molho em um balde com duas colheres de sopa de água sanitária por cerca de uma hora para eliminar as bactérias. - Para conservar as plantas por mais tempo, corte as hastes em posição diagonal. Desta forma, a absorção de água e nutrientes é maior. - Espante as pragas e doenças que podem contaminar a planta nesta época, utilizando soluções caseiras, à base de fumo, vinagre e alho, ou mesmo fumo, detergente e vaselina líquida.


IPANEMA JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

AMBIENTE 7

A importância do paisagismo para as construções

P

ara dar um toque especial à construção, o paisagismo tem papel essencial. De acordo com Patrícia Rodrigues, sócia- proprietária, com João Henrique Ferreira, da Flora JCN, o paisagismo é de grande importância, uma vez que, além de valorizar e quebrar a aridez da construção, aproxima as pessoas da natureza, deixa o ambiente mais agradável, trazendo sensação de bem-estar. Patrícia explica que o paisagismo envolve não somente as plantas, mas elementos arquitetônicos como, por exemplo, gazebos e pergolados, espelhos d’água, cascatas e áreas para descanso e relaxamento. Questionada sobre os tipos de espaço em que pode ser feito o paisagismo, Patrícia garante que em qualquer espaço podemos fazer algo que envolve o paisagismo, às vezes uma área pequena e aparentemente sem uso pode se transformar numa área atrativa. Quanto à escolha do que vai ser usado no paisagismo, Patrícia explica que numa primeira conversa com o cliente, ele passa suas preferências: se gosta de plantas floridas ou se gosta de um jardim mais verde, se quer introduzir elementos arquitetônicos, como foi citado acima, e é feito um primeiro estudo, que predomina um pouco as minhas preferências, mas a aprovação final com certeza é do cliente.


IPANEMA

8 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Curso de decoração de ambiente promete auxiliar quem deseja decorar a própria casa Uma tela aqui, um móvel ali e um cachepô com flores para completar. Parece simples, mas criar um ambiente moderno e aconchegante requer mais habilidades do que se imagina. Isso porque qualquer deslize na composição das peças pode comprometer toda a decoração, tornando o espaço, que deveria ser agradável e elegante, carregado e desconfortável. O problema é que, nem sempre, o pro-

jeto idealizado por um designer de interiores está dentro do orçamento da família. Razão pela qual, muitas pessoas deixam de decorar a casa ou, simplesmente, aderem àquele “quadrinho” ou “vasinho”, que acaba por depreciar a composição do ambiente. Com a proposta de auxiliar aqueles que têm bom gosto, mas não podem investir, no momento, nos serviços de um profissional de design, o Instituto da Construção de Sorocaba iniciou, nesta semana, o curso de decoração de ambiente. A proposta interessa, também, para quem deseja seguir carreira na área. Com uma linguagem simples, porém, precisa, as apostilas do centro profissionalizante abordam, entre outras questões, etapas de um projeto; materiais básicos para decoração; mobiliário e elementos construtivos, fatores importantes para quem deseja decorar um espaço residencial ou corporativo. A vendedora Suelen Carolina de Oliveira, de 25 anos, é uma das alunas do novo curso. Ela conta que sempre desejou repaginar a casa que divide com o marido. No entanto, o investimento necessário para

contratar um profissional especializado tornava o sonho inviável. “É um trabalho recheado de detalhes, que exige tempo, paciência e um olhar atual. Por isso, o valor de mercado é compatível com essas exigências. Logo que soube do curso de decoração, me interessei. Afinal, poderei expandir meus conhecimentos e modernizar minha casa”. Mas não são somente aqueles que desejam mudar o visual de seus lares que aderiram à proposta. Com apenas 19 anos, o gesseiro autônomo Joabe Amorim Quintela também participa das aulas. O rapaz, que já fez outros cursos no Instituto da Construção de Sorocaba, revela que deseja se tornar um profissional completo, para atuar de maneira integral no ramo da construção civil. “Estou me preparando para oferecer um bom trabalho para quem precisa. Já atuo na área há algum tempo e meu objetivo é buscar, sempre, a especialização”. O curso de decoração de ambiente tem curta duração, totalizando seis meses ou 96 horas. As aulas são realizadas às quartas-feiras, a partir das 19 horas e o investimento é de apenas R$ 149 por mês. O Instituto da Construção de Sorocaba ainda dispõe de outras opções de cursos - mestre de obras; pedreiro assentador e revestidor; instalador hidráulico; pintor; gesso acartonado; pedreiro azulejista; eletricista instalador residencial e manutenção predial - , que têm como

Por meio do curso, Suelen Carolina de Oliveira poderá decorar a própria casa

objetivo capacitar a mão de obra para o setor da construção civil, que registra grande carência de profissionais habilitados. De acordo com um dos sócios, engenheiro Marcos Fialho, a missão do centro profissionalizante é atender a necessidade de milhares de trabalhadores do setor. “A escassez desses profissionais tem valorizado os serviços, no entanto, a especialização é um passo essencial para quem deseja atuar no segmento com sucesso”. O Instituto da Construção de Sorocaba está localizado na rua Sylvio Romero, 275, Jardim Paulistano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3034-3255 ou pelo site www.institutodaconstrucao.com.br.


IPANEMA

AMBIENTE 9

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

J

oana e Julia, irmãs gêmeas, são apaixonadas por decoração e muitas cores. Do garimpo e reforma de móveis antigos para suas próprias casas nasceu a ideia de transformar uma paixão em negócio. O primeiro ateliê foi na Casa da Gloria. Um lugar mágico e que fica na Ladeira da Gloria no Rio, daí o nome “Lá na Ladeira”. Hoje situadas numa casa bucólica e bem antiga na rua Maria Eugênia, 123, em Humaitá no Rio também com o mesmo clima delicioso. Com criatividade, bom gosto e sem medo de ousar, usam e abusam das misturas e cores, onde conseguem modernizar uma peça sem descaracterizá-la. Nas primeiras produções arriscaram muitas sedas e deu super certo! Mas além das sedas, muita sarja, algodão e até o veludo. Sempre muito coloridos! Sem falar nos “patchworks” montados pelas próprias que são o xodó da dupla. Além de lindos de morrer, são confeccionados com sobras de tecidos que se recriam magicamente! Além das próprias criações, as irmãs também oferecem aos seus clientes serviços de reforma e modernização de móveis antigos.“Nunca gostamos do óbvio.

Duas irmãs, gêmeas,

apaixonadas por decoração

Mesmo quando crianças nossas escolhas tanto para roupas quanto para a cor do quarto em que dividíamos, eram bem peculiares. Frequentemente nossa mãe chegava em casa e se surpreendia com nosso armário pintado de rosa ou com colagens que fazíamos nas paredes. Sem qualquer influência, já tínhamos um olhar diferente da maioria das pessoas que ainda hoje se limita ao que podemos chamar de ‘normal’. Muitas vezes por medo de errar, a escolha fica limitada aos tons pastéis, ao preto, ao branco...realmente dessa forma ‘não tem erro’. Mas ao contrário do que pensam, as cores, por mais vibrantes que sejam, tanto numa roupa quanto num ambiente podem, com total equilíbrio e harmonia, ser o toque final daquela produção e o charme no qual fará toda a diferença.


10 ANÚNCIOS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Aulas e Cursos

Advocacia

Orações

Artigos para Festas

Diversos

Estética e Beleza

Serviços Profissionais

Medicina e Saúde


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

ANÚNCIOS 11


12 I-PROGRAME-SE CINEMA

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Sábado (15) ■ESPETÁCULO CABARÉ DO MERCOSUL Às 19 horas, será realizado o espetáculo circense “Cabaré do Mercosul” encenado pelo Circo Delírio. A apresentação contará com malabarismo, acrobacias, equilíbrios e comédia. O evento acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933. ■ PEÇA “A VIDA COMO ELA É” Às 20 horas começa a peça “A Vida como Ela É”, baseada na obra de Nelson Rodrigues. O espetáculo será encenado pelos alunos do NAC (Núcleo de Artes Cênicas), na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Informações: (15) 3233-2220.

O GRANDE GATSBY Sala: Cinespaço Villàggio 1 (legendado, 14 anos) – diariamente às 15h30, 18h30 e 21h30.

■ DOSH SE APRESENTA EM SOROCABA Às 22 horas, o norte-americano Dosh se apresenta no Asteroid Bar (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). O show terá

jazz, blues e folk. A noite também contará com tequila em dobro. Informações: (15) 3329-2767. ■ SHOW DE CAECILIE TRIER

■ SHOW DE GUILHERME E SANTIAGO

A partir das 20h30, acontece o show solo de Caecilie Trier, da Dinamarca, com o projeto CTM no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). A apresentação contará com músicas dançantes com elementos percussivos e arranjos sintetizadores. Informações: (15) 3332-9933.

REINO ESCONDIDO Sala: Cinespaço Villàggio 1 (dublado, livre) – diariamente às 13h30. FAROESTE CABOCLO Sala: Cinespaço Villàggio 2 (nacional, 14 anos) – diariamente às 14h30, 16h50, 19h20 e 21h40.

A partir das 22 horas, a dupla sertaneja Guilherme e Santiago realiza show na 98ª Festa Junina de Votorantim. O valor é R$ 10. O show acontece na Praça de Eventos Lecy de Campos. Informações na página oficial do evento: facebook.com/festajuninavotorantim.

Segunda-Feira(17) ■ APRESENTAÇÃO DO CORO DA FUNDEC A partir das 20 horas, acontece a apresentação do Coro Adulto da Fundec que homenageia Vinícius de Moraes na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Informações: (15) 3233-2220.

SE BEBER, NÃO CASE! PARTE III Sala: Cinespaço Villàggio 3 (legendado, 14 anos) – diariamente às 14, 16, 18, 20 e 22 horas. ALÉM DA ESCURIDÃO STAR TREK 3D Sala: Cinespaço Villàggio 4 (dublado, 12 anos) – diariamente, às 13h30 e 16 horas; (legendado, 12 anos) – diariamente às 18h30 e 21 horas. Dia 15/6 não haverá sessão das 16 horas e 18h30. Quando a equipe da nave Enterprise é chamada de volta para casa, eles descobrem que uma força do mal, vinda de dentro de sua própria organização, atacou o mundo inteiro, deixando o planeta em estado de crise absoluta. O Capitão Kirk deve reunir toda a equipe e liderar uma grande caça ao homem responsável por essa destruição em massa

nica no Parque das Águas em Sorocaba em prol da solidariedade. Quem quiser participar deverá levar um quilo de alimento ou um agasalho. A festa acontece até às 19 horas com vários DJs conhecidos da região.

■ CPM 22 EM VOTORANTIM A partir das 22 horas, a banda CPM 22 realiza show na 98ª Festa Junina de Votorantim. O valor é R$ 2. O show acontece na Praça de Eventos Lecy de Campos. Informações na página oficial do evento: facebook.com/festajuninavotorantim.

gratuita. Informações: (15) 3332-9933.

Domingo (16) ■ ESPETÁCULO INFANTIL “TRÊS VIVAS PARA TRÊS SANTOS” Às 11 horas, será apresentado o espetáculo infantil “Três Vivas para Três Santos” encenado pelo Ateliê Teatro. Na peça, histórias de Santo Antônio, São Pedro e São João são retratadas. O evento acontece na Convivência do Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). A entrada é de

■ 1ª FEIJOASI A partir das 12 horas, começa a 1ª edição da FeijoASI que reunirá a imprensa local no almoço que acontece no Restaurante Santa Ceia (avenida Dr. Eu gênio Salerno, 60). O evento contará com música ao vivo e o convite deve ser adquirido com antecedência. Informações: (15) 3232-4868. ■ SUNSET OPEN AIR A partir das 12 horas, muita música eletrô-

■ PALESTRA O VALOR DA VIDA A partir das 20 horas, acontece a palestra “O Valor da Vida e Como Vencer o temor” realizada pela Associação de Estudos Filosóficos Nova Acrópole de Sorocaba. O evento acontece na sede Nova Acrópole (rua Pandiá Calógeras, 427 - Jardim Vergueiro). Informações: (15) 3011-4583.

Terça-Feira(18) ■ CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA Às 20 horas, a Banda Sinfônica da Fundec se apresenta sob regência do maestro Paulo Estanislau. (Na Sala Fundec, na rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Informações: (15) 3233-2220. ■ JORGE E MATEUS EM E VOTORANTIM A partir das 22 horas, a dupla Jorge e Mateus realiza show na 98ª Festa Junina de Votorantim. O valor é R$ 10. O show acontece na Praça de Eventos Lecy de Campos. Informações pela página oficial do evento: facebook.com/festajuninavotorantim.


I-PROGRAME-SE 13

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013 ■ MUNHOZ E MARIANO REALIZAM SHOW

■ SHOW DOS TITÃS Às 20 horas, a banda Titãs apresenta os hits e clássicos da sua carreira no palco do Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga). O show “Futuras Instalações” vai mesclar canções antigas e atuais. Informações: (15) 32332220. ■ APRESENTAÇÃO DE CANTO LÍRICO Às 20 horas, acontece a apresentação do Canto Lírico da Fundec com canções italianas e romântica na Sala da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Os ingressos custam R$ 2. Informações: (15) 3233-2220.

Domingo (23)

■ CINECAFÉ APRESENTA DOLLS A partir das 19 horas, o projeto CineCafé apresenta o filme “Dolls”, com direção de Takeshi Kitano que conta três histórias sobre amores eternos. No enredo, a relação de um jovem casal que busca algo perdido; um mafioso prestes a morrer e regressa ao parque onde encontrava-se com sua namorada, e uma estrela pop com o rosto desfigurado, confrontada com a fanática devoção de um admirador. A exibição é gratuita e acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

Quinta-feira (20)

Universidade do Cavalo (Fazenda Chaparal Rodovia Sorocaba-Salto - Km 110,5 - Bairro Itinga). Informações: (15) 3227-6006.

■ ALMOÇO PALESTRA Às 12 horas, acontece a palestra “Criminalidade Urbana e Juventude” com o delegado José Pedro Zaccariotto que pertence à diretoria do Deinter 7 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 Sorocaba). O evento ainda contará com um almoço. As inscrições devem ser confirmadas antecipadamente. A palestra será realizada na

■ GOLDEN NIGHT A partir das 22h30, a pista vai bombar com os sucessos dos anos 80, 90 e 2000 na noite mais esperada do mês no Runa Club (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3026 - Alto da Boa Vista). O comando da festa fica por conta dos DJs Serginho Krika e Lú Guariglia. Informações: (15) 3228-7171.

A partir das 22 horas, a dupla Munhoz e Mariano realiza show na 98ª Festa Junina de Votorantim. O valor é R$ 10. O show acontece na Praça de Eventos Lecy de Campos. Informações pela página oficial do evento: facebook.com/festajuninavotorantim.

■ FESTA JUNINA PRÓ-EX O Pró-Ex promove sua festa junina no Centro Hípico Pagliato a partir das 17h30. Sorteios das 18h30 às 19h30 e show com Diego e Leandro, às 20 horas. Convites ao preço de R$ 25.

Sexta-feira (21) ■ WALTINHO SILVA E Ó DO BGO NA FESTA DE VOTORANTIM A partir das 21 horas, Waltinho Silva e Ó do BGO realizam show na 98ª Festa Junina de Votorantim. O valor é R$ 2. O show acontece na Praça de Eventos Lecy de Campos. Informações através da página oficial do evento: facebook. com/festajuninavotorantim.

■ CAMPEONATO PAULISTA DE KARATE O campeonato paulisto de karate realizado pela Federação Paulista de Karate Kyokushin Oyama, com apoio da entidade Associação Sorocabana de Karate Kyokushin Oyama acontece no dia 23 deste mês no Ginásio Municipal de Esportes (rua Duarte da Costa, 50 – Vila Hortência),a partir das 10 horas. O evento terá participação de criança na idade Mirim de cinco anos até os Veteranos com idade acima de 50 anos, em média 400 Atletas, divididos em 45 Categorias, sendo Masculino e Feminino e por peso Leve, Médio e Pesado. Informações: (15) 3226-6932 / 9778-6546.

Domingo (30) ■ EDUCANDÁRIO PROMOVE FESTA JUNINA A 7ª Festa Junina Beneficente do Educandário Santo Agostinho será realizada no dia 30 de junho, a partir das 14 horas. Haverá barracas decomidas e bebidas típicas, além de apresentações musicais. O endereço é rua Imperatriz Leopoldina, 217, Cerrado.E como o dia 30 de junho também será a final da Copa das Confederações terão telões espalhados pela festa transmitindo o jogo. Informações pelo telefone (15) 3222-2265.


14 ESPECIAL MUNDO PET

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013 Secom/PMS

“ Onça-pintada

do Zoo de Sorocaba passou por tratamento dentário

U

m exemplar macho de onça-pintada (Panthera onca) do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, mais conhecido como Vagalume, de 16 anos, passou por um tratamento dentário no Setor de Veterinária do Zoo. A equipe, formada por quatro aneste-

sistas da Universidade Anhembi Morumbi, três dentistas da Universidade de São Paulo (USP), quatro veterinários e um biólogo do Zoológico, realizaram o preparo dos dentes e moldagem de toda a boca da onça-pintada para receber futuramente duas próteses metálicas. “A ideia foi de devolver o formato e a função dos dentes da onça, que os anos

de cativeiro cobrou dele”, explicou o médico veterinário Rodrigo Teixeira, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente. De acordo com ele, há alguns anos o animal apresentou problema nos quatro dentes caninos, quando então passou por tratamento de canal realizado pela equipe do Laboratório de Odontologia Comparada da USP (LOC/USP) e os médicos veterinários do Zoo. Essa moldagem vai gerar um modelo em gesso, sobre o qual o protético

A ideia foi de devolver o formato e a função dos dentes da onça, que os anos de cativeiro cobrou dele”, explicou o médico veterinário Rodrigo Teixeira, chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente.

irá confeccionar as próteses metálicas, que serão cimentadas nos dentes em um procedimento posterior, provavelmente em julho. “Com isso vamos promover uma maior facilidade de alimentação, resultando em um excelente bem-estar ao animal”, explica Teixeira. No local, estudantes universitários e estagiários também acompanharam todo o tratamento dentário. “Além do bem-estar do animal, essa é uma grande oportunidade de aprendizagem para esses universitários”, completou Rodrigo Teixeira.


ESPECIAL MUNDO PET 15

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Thor, de Kelly Tuzino Lila, de Sergio Santarosa Júnior

Freddie , de Letícia, Anna Luiza, Flávia e Lenine Martins

Pipe, de Nina Vergili

Lisa, de Marcela Laccava

Hasta , de Letícia, Anna Luiza, Flávia e Lenine Martins

Mande a foto do seu pet para o e-mail redacao@jornalipanema.com.br com dados do animal de estimação e do proprietário.


16 ESPECIAL MUNDO PET

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Castração - Esterilização

em cães e gatos:

superando dúvidas e mitos O veterinário André Luiz Mota da Costa esclarece dúvidas sobre o assunto

A

esterilização de cães e gatos tem sido muito abordada em tempos como os nossos, onde muito se fala fa sobre posse responsável e bem-estar bemanimal e também onde a intenção da maioria dos donos de inte cães e gatos é ter um animal como companhia e não com a intenção compa No entanto, surgem de reproduzi-lo. repr muitas muita dúvidas a respeito da esterilização e de outros meios conriliz traceptivos utilizados em cães tra e gatos. Quais são os métodos para evitar a gestação em cap delas e gatas? d Há na prática, dois métodos: os anticoncepcionais e a esdos terilização. Os anticoncepcionais são terilizaç bastante utilizados, mas devido aos altos índices de efeitos colaterais a curto e longo prazo, muitos veterinários aboliram seu uso. O método mais efetivo e saudável é a esterilização.

O que é a esterilização?

E quais são as reais vantagens?

A esterilização é uma cirurgia simples, que consiste na retirada dos ovários e do útero na fêmea e dos testículos no macho. Vale lembrar que com a cirurgia a fêmea não apenas estará livre de gestação, mas também não apresentará ciclo estral ou cio, eliminando o sangramento nas cadelas e as mudanças comportamentais nas gatas, sendo uma solução definitiva. Mas como é feito o procedimento? Existe risco? A cirurgia é feita sob anestesia geral. Nas fêmeas é feita uma incisão no abdome, próximo ao umbigo e nos machos a incisão é ainda menor, podendo ser na bolsa escrotal ou antes dela. Quanto aos riscos, são mínimos; geralmente inerentes a anestesia, mas hoje em dia temos técnicas modernas de anestesia, como a anestesia inalatória (animal é anestesiado inalando o anestésico na forma de gás); assim fazemos anestesias de animais idosos ou com problemas cardíacos, hepáticos ou renais sem maiores riscos. A partir de que idade pode-se esterilizar os cães e gatos? Não existe limite de idade. A crença sobre a fêmea ter um cio ou cria antes de esterilizar não tem fundamento científico. Não há comprovação nenhuma de benefício neste caso. Na maioria das vezes sugere-se a esterilização a partir dos quatro meses, quando encerramos o esquema de vacinas dos filhotes.

É a única maneira efetiva de inibir a reprodução sem danos à saúde animal. Nos machos pode-se dizer que inibe o hábito de urinar por toda a casa para delimitar território, além de inibir as doenças de próstata. Em gatos inibe as fugas (que podem ser fatais pelas brigas, atropelamentos, envenenamentos etc). Em cães muito bravos diminui a agressividade. Mas a grande vantagem da cirurgia é nas fêmeas: a cirurgia realizada nos primeiros meses de vida reduz significativamente a chance de desenvolvimento de tumores (câncer) de mama, problema que acomete cerca de 25% das cadelas na meia-idade. Nenhuma desvantagem? É mito que os animais engordam? Com a retirada dos órgãos que produzem os hormônios (ovários e testículos), acabamos com o instinto reprodutivo, deixando o animal mais tranquilo e certas vezes com hábitos sedentários. Além destes hábitos mais tranquilos, vale lembrar que o animal terá mudança em seu metabolismo geral e necessitará de menor quantidade de alimento do que antes. Recomenda-se então a prática regular de exercícios e brincadeiras e a diminuição da quantidade de alimento oferecido para evitar obesidade. O procedimento cirúrgico não engorda, mas sim a falta de orientação a respeito das mudanças de comportamento e metabolismo do animal. Fonte: www.veterinariaiguatemi.com.br


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

15 de junho de 2013 - edição 720 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 35


36 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Espaço 36

EMPRESARIAL

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Vecchio Cancian participa da

ABF Franchising Expo Pelo 2º ano, o Vecchio Cancian (Bar, Restaurante e Boutique de Carnes) está presente na maior feira de negócios em franquias do mundo. Promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a ABF Franchising Expo reúne, em sua 22ª edição, mais de 470 expositores até este sábado (15). A expectativa é receber 62 mil visitantes e movimentar R$ 450

milhões em negócios. A exposição ocupa os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. A marca, presente na cidade de Sorocaba desde 2003 possui outras duas unidades (Tietê – sede e Piracicaba) e já prepara a abertura de mais duas novas casas, agora franquias, a serem inauguradas no Morumbi, na capital paulista, e em Ribeirão.

Faditu promove palestra sobre crimes virtuais A Faculdade de Direito de Itu (Faditu) promoveu a palestra “Noções gerais sobre os crimes de informática”. O evento, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Itu, abordou a Lei Carolina Dieckmann, deu dicas de segurança e conhecimentos básicos que envolvem os crimes virtuais. Segundo o delegado de polícia de Salto e professor da Academia de Polícia de Investigações de Crimes Eletrônicos, Luciano Carneiro de Paiva, que ministrou a palestra, o tema debatido é do interesse de toda a população. “A tecnologia está presente em todas as áreas e na vida de todos os seres humanos, seja para o trabalho ou lazer. É importante que as pessoas conheçam o

que são os crimes virtuais e, assim, possam se proteger de qualquer ameaça”, afirmou. Leonardo Lisboa, analista de sistemas, aproveitou a palestra para se inteirar do assunto. “Pela atividade que exerço é importante conhecer este assunto. Temos que saber o que é crime virtual de acordo com as leis atuais. Pretendo me especializar no assunto, fazendo pós-graduação nessa área”. Na opinião da advogada Camila Monges, o tema é pouco explorado por profissionais de Direito. “Crimes virtuais é uma área em expansão e proporcionará novos campos de trabalho. Quem se especializar, sairá na frente. Atualmente, ninguém vive sem internet e qualquer pessoa está sujeita ter problemas na web”.

Professor recebe homenagem por projeto de reciclagem de resíduos O coordenador dos cursos de Negócios da Faculdade Esamc Sorocaba, Professor Doutor Antônio Carlos Silva, apresentou, no final do ano passado, sua tese de doutorado, na FCU (Florida Christian University), nos Estados Unidos. A proposta levantada por ele, de política pública para geração de trabalho e renda com a reciclagem de resíduos residenciais produzidos em Sorocaba, mereceu votos de congratulações da Câmara de Vereadores, por intermédio do parlamentar Luís Santos (PMN). No estudo, o educador da faculdade Esamc Sorocaba sugere que exista um processo especializado de coleta de resíduos residenciais na cidade, por meio de uma política pública que proporcione e valorize a atuação de trabalhadores cooperados deste ramo, já que muitos encontram na coleta uma forma de geração de renda. O projeto visa, ainda, evitar a destinação incorreta do lixo e, com isso, a contaminação do meio ambiente. “Com essa ação, os trabalhadores de cooperativas de reciclagem serão inseridos, novamente, no mercado de trabalho, além de serem reconhecidos e remunerados adequadamente”, destaca o docente. Na ocasião da homenagem do professor, as pós-graduadas no MBA em Gestão da Comunicação da faculdade Esamc Sorocaba, Andréia Taddei, Claudia Albuquerque e Vânia

Silva, também receberam congratulações pela palestra “Case Flextronics de Comunicação Corporativa”, realizada no dia 27 de maio, na instituição de ensino, pelo reconhecimento do projeto como caso de sucesso.


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 37

Apartamentos Alugam-se

Apartamentos Vendem-se

Chテ。caras, Sテュtios e Fazendas


38 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

ESPAÇO EMPRESARIAL

Shopping inicia promoção que sorteará um carro zero quilometro para seus clientes Até 18 de julho, os clientes do Plaza Shopping Itavuvu podem concorrer a um carro zero quilômetro em promoção que comemora o primeiro ano do mall da Zona Norte da cidade. A promoção “Plaza Shopping Itavuvu presenteia um show de carro pra você”, certificado Caixa nº 6-0299/2013 que sorteará um HB20, da Hyundai. A cada R$ 30

gastos nas lojas participantes, o consumidor terá direito a um cupom, que deverá ser retirado no balcão de trocas no shopping. É permitido, também, acumular vários cupons fiscais de compras diversas em dias diferenciados até atingir o valor de R$ 30. Contudo, as frações superiores que não atingirem o valor para um segundo cupom serão

desprezadas. Os cupons deverão ser depositados até às 22h de 18 de julho na urna que ficará na entrada do Plaza Shopping. O sorteio será realizado no dia 20 de julho, às 17h, com livre acesso do público. O regulamento completo, assim como a lista de lojas participantes, está disponível no site www. plazashoppingitavuvu.com.br.

Sorocaba recebe o Programa Comércio Varejista Os varejistas de Sorocaba contarão a partir do dia 25 de junho com mais uma ferramenta para melhorar o desempenho de suas empresas. É o Programa Comércio Varejista, desenvolvido pelo Sebrae-SP, que disponibilizará capacitações, palestras e consultorias aos empresários. O lançamento do programa acontecerá às 19h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorocaba (ACSO), com a palestra “Inova sua Loja”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (15) 3331-1003. O programa visa aperfeiçoar as empresas do segmento de maneira prática e objetiva, através de capacitações e consultorias individu-

ais, atuando prioritariamente sobre os aspectos de gestão. É possível também trabalhar os aspetos de visual merchandising, gerando ações que causam grande impacto sobre os resultados dos negócios. Durante o Programa Comércio Varejista, o Sebrae-SP disponibilizará consultores para discutir com os lojistas aspectos que possam colaborar para uma melhor gestão das empresas. O objetivo do programa é desenvolver a capacidade de gestão dos comerciantes e colaborar para que as empresas sejam mais competitivas. O programa começa com um diagnóstico do visual merchandising da empresa. O consultor do

Sebrae-SP avalia 20 itens que incluem desde vitrine, comunicação visual, limpeza, iluminação, acesso à loja e até disposição e apresentação dos produtos. Na sequência, cada empresa receberá um diagnóstico individual com sugestões para melhorar o estabelecimento, atrair mais clientes e aumentar suas vendas. O lojista também poderá se beneficiar ao longo do projeto com capacitações que abrangem o controle financeiro e relacionamento. O Programa Comércio Varejista é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas na ACSO, parceira do programa, pelos telefones (15) 3331-1003 e 0800 570 0800.

Empresa inicia ciclo de palestras com abrangência nacional No último 23 de maio, a Morelli Ortodontia iniciou seu ciclo de palestras sobre Aplicação de Bráquetes Autoligado e Miniparafuso. O primeiro encontro foi realizada no campus Liberdade da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, sob a coordenação do professor-doutor Wilson Murata. Na ocasião, dois kits de bráquete SLI foram sorteados entre os participantes. As aulas são ministradas pelo professor-doutor Marcelo Martins, um dos docentes da Universidade Estadual de Londrina; têm duração de um dia; são apresentadas em cursos voltados à ortodontia por todo o País e têm quórum mínimo de 50 participantes. Os profissionais da área de saúde bucal podem obter mais informações pelo e-mail marketing@ morelli.com.br.


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 39


40 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

IMテ天EIS 41


42 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

VEÍCULOS 43


44 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Espaço 44

EMPRESARIAL

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

Unimed Sorocaba entrega doações à Campanha do Agasalho 2013 Pelo quarto ano consecutivo, a Unimed Sorocaba participou da Campanha do Agasalho 2013, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade. Dez caixas para a coleta das doações ficaram instaladas no Hospital Unimed Sorocaba, no Serviço de Medicina Preventiva, na unidade de Intercâmbio, na Sede Administrativa, na Casa de Vendas, na loja Riachuelo e na Farmácia Comercial. Segundo Patrícia Bezerra da Silva, gerente de planejamento e socioambiental da Unimed Sorocaba, a campanha é extremamente importante para a cidade. “É

uma ação fundamental para as pessoas que necessitam de ajuda nesta época do ano”, destacou. “Este evento faz parte do nosso calendário oficial e ficamos contentes por ter contribuído para esta causa”. Para a assistente administrativa da ACAP (Associação Christã de Assistência Plena), Sueli Gomes Peretti, a ajuda chegou em boa hora. “Toda doação é importante, principalmente agora no inverno. Atendemos os moradores de rua e eles não procuram apenas por alimentos. Eles também querem roupa, pois sofrem com o frio”, explica

Alunos sorocabanos participam da Olimpíada Brasileira de Robótica Seis alunos do Ensino Fundamental II do Objetivo Sorocaba participaram da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, em São Paulo. Em duplas, os estudantes criaram um robô que tinha como objetivo percorrer um trajeto estipulado, demarcado com fita adesiva, superando obstáculos como tijolos e rampas. Segundo o professor Alexsandro Sunaga, a meta estipulada para a competição foi alcançada. “O maior desafio dos alunos era a programação dos robôs, o que é mais complicado, já que a montagem é algo simples. Eles se saíram muito bem”, explica. “Os alunos conheceram uma diversidade de robôs, cada um com raciocínio próprio. Também vejo como positivo a interação entre eles e os outros participantes e o fato de terem aprendido a trabalhar em equipe”. Lucas de Melo e Machado, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental I, gostou do aprendizado adquirido na competição. “Além de conhecermos os esquemas que os outros concorrentes utilizam, vimos robôs que não eram feitos com peças de Lego”, diz.

Caixa atinge R$ 51 bilhões em crédito imobiliário A Caixa Econômica Federal atingiu um volume de R$ 51,2 bilhões em contratações de crédito imobiliário, nos primeiros cinco meses deste ano, representando um crescimento de 39,7% em relação ao mesmo período de 2012, quando foram aplicados R$ 36,65 bilhões. Até 31 de maio de 2013, o banco assinou um total 572 mil contratos, correspondente a aplicação média diária de R$ 502 milhões e 5.600 contratos por dia. A meta da Caixa é aplicar R$ 126 bilhões no crédito para casa própria, até o final de 2013. Do total aplicado, R$ 31 bilhões foram destinados à aquisição de imóveis prontos (novos ou usados) e R$ 20,2 bilhões ao financiamento para produção de empreendimentos habitacionais. A participa-

ção dos imóveis novos foi de 65%, sendo o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) o principal responsável pelo crescimento da participação dos imóveis novos, no volume total de aplicações em financiamentos habitacionais realizados pela Caixa. De acordo com o diretor de Habitação da Caixa, Teotonio Rezende, os volumes alcançados no crédito imobiliário, e os recordes na habitação, são resultado da conjugação das condições da economia, crescimento de renda da população, da ampliação do acesso à casa própria, proporcionado pelo PMCMV e das melhorias permanentes, que a Caixa vem implementando nos produtos e processos relacionados ao crédito imobiliário.


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

VEÍCULOS 45


46 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013

VEÍCULOS 47


48 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 15 de junho de 2013


Jornal ipanema ed 720