Issuu on Google+

Ano XIII - nº 767 - 17 de maio de 2014

Back Backstage

sucesso na mostra de novas tendências Pág. 14 www.jornalipanema.com.br

30 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO Alana Damasceno

Quem é o

culpado?

Acidentes de trânsito envolvendo pedestres e veículos podem acontecer em uma fração de segundos por uma simples distração; somente neste ano, Sorocaba contabiliza treze mortes por atropelamentos Págs. 15 e 16


2

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

3

Dança das cadeiras (I)

EDITORIAL

ARTIGO

Por um trânsito

Conhece-te a ti mesmo

Q

Eis uma busca constante do ser humano: alguns querem, desejam, outros, porém, fogem dessa tarefa importante em nossa trajetória neste plano. Buscamos nos livros, nas experiências vivenciais, nos olhos de nossos filhos, no exemplo de nossos pais, na solidão, longe, perto e, por vezes, parece que não vamos conseguir. Algumas pessoas buscam nos prazeres mundanos, maquiar as frustrações, literalmente, tentando “tapar” o vazio, aquele vale sombrio que todos, sem dúvida, um dia, já viveram. Lamentável que algumas pessoas, com ou sem apoio, buscam nas drogas, no álcool, no sexo, a saída e aprofundam a dor e tristeza de uma vida que vai, aos poucos, perdendo o sentido. Sim, há saída no caminho do bem, da perseverança, da ajuda ao próximo, caridade e fundamentalmente do amor ao próximo e, mais importante, o amor próprio. Nunca, meus amigos, podemos deixar de viver a busca do encontro e desse preceito filosófico. Não quero aqui fazer quaisquer apologias filosóficas para que possamos refletir e nessa viagem pessoal e intransferível chegarmos ao ponto em que a paz habite nossos corações. Não desistir: esse é meu desejo. Não se iluda à resposta fácil, habitual e clássica: “Eu sei! Eu sei!” Muitas vezes achamos que sabemos, mas estamos no escuro e espero que em um momento você diga: “Fiat lux” Faça-se a luz, e o véu da noite se descortine em um romper da aurora, com o sol desvirginando a madrugada e transformando sua vida em um encontro real com sua verdade. Desejo que a vida lhe surpreenda positivamente. Pense nisso. Paz e bem.

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) anunciou, nesta semana, uma nova “dança das cadeiras” no secretariado sorocabano. A primeira mudança confirmada foi a saída da secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, divulgada na segunda-feira (12), com exclusividade, pelo jornalista Djalma Luis Benette, na coluna “O D da Questão”, na Rádio Ipanema. Jussara deixa o governo para atuar como diretora da Organização Não-Governamental (ONG) ICLEI na América Latina. Segundo o chefe do Executivo, a ONG, que atua no desenvolvimento sustentável de cidades, percebeu o trabalho realizado pela secretária em Sorocaba e fez o convite para Jussara.

Dança das cadeiras (II)

apresentou um inventário que mediu a emissão de gases do efeito estufa, em Sorocaba, entre os anos de 2002 e 2012. Realizado pela In Natura Tecnologia e Soluções Ambientais Ltda, empresa vencedora de licitação, o relatório mostrou que a cidade emitiu 9 milhões e 300 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, no período. Segundo Jussara, o inventário aponta a necessidade de um planejamento maior para que o município diminua sua contribuição para o aquecimento global. Uma política municipal e um plano de atuação relacionados às mudanças climáticas devem ser apresentados, em setembro, pela pasta.

Com a saída de Jussara, a Secretaria de Meio Ambiente passa a ser ocupada por Clebson Aparecido Ribeiro, que estava chefiando a pasta de Serviços Públicos. Para o lugar de Ribeiro, Pannunzio escolheu Oduvaldo Denadari, que trabalhava como assessor direto do secretário na pasta. O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) também passa a contar com um dirigente oficial: Anésio Aparecido Lima, que comandava a Secretaria de Negócios Jurídicos, vai assumir o PTS, que estava sendo chefiado, interinamente, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Cesar Almeida. O advogado Maurício Freitas foi a escolha do prefeito para a pasta de Negócios Jurídicos. A troca do secretariado passa a valer a partir de segunda-feira (19).

Irregularidades no CHS

Emissão de carbono

Erick Rodrigues

uando se fala em segurança no trânsito, é comum pensarmos em motoristas desrespeitando as regras e cometendo abusos e infrações das mais diversas. No entanto, há que se dizer que os pedestres também possuem responsabilidades e, muitas vezes, as ignoram. A principal delas é atravessar as ruas na faixa de pedestre, mas basta uma rápida caminhada para observarmos que uma minoria aplica isso em seu dia a dia. A que se deve, então, essa falta de consciência do cidadão? Com as campanhas de conscientização no trânsito invadindo as mídias durante o ano todo, fica difícil “culpar” a falta de informação. Até as escolas desenvolvem trabalhos específicos com as crianças, visando instruir este público desde cedo. Há poucos anos, a capital paulista lançou uma campanha para tentar reduzir as mortes causadas por atropelamentos em 50%. Obteve uma redução de apenas 12%. Na contramão disso, Londres comemora quedas drásticas nos índices de acidentes fatais envolvendo pedestres. A média anual da cidade inglesa é de apenas 77 mortes. Segundo as autoridades locais, a melhora se deve a participação da sociedade na gestão do trânsito. São os moradores que cobram uns dos outros pela obediência às regras. Cobrança que, infelizmente, não faz parte da cultura do brasileiro. E que talvez seja o grande segredo do sucesso. Leis, códigos de trânsito, fiscais... nada disso adianta se o cidadão não estiver ciente de suas obrigações e seus deveres, seja como pedestre ou como motorista. E se é verdade que gentileza gera gentileza, alguém precisa dar o pontapé inicial. Vamos começar?

Erick Rodrigues

mais seguro

Antes de deixar o cargo, a secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho,

O Ministério Público (MP) do estado de São Paulo instaurou um inquérito para apurar irregularidades no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A denúncia foi feita pela delegacia de Sorocaba do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e diz respeito às condições de atendimento, com problemas estruturais, falta de materiais, equipamentos e recursos humanos. O inquérito está sob os cuidados do promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que administra o CHS, pediu ao promotor um prazo para analisar o inquérito.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS Habitação O secretário de Habitação de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima, participou, na quarta-feira (14), da coluna “O D da Questão”, do jornalista Djalma Luis Benette, no Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema. Na ocasião, o chefe da pasta declarou que 36 mil famílias sorocabanas estão pré-habilitadas para participar do primeiro sorteio de moradias populares da cidade, que vai destinar 464 moradias à população. O número foi considerado baixo por Lima. Um dos critérios para que as famílias se encaixem no programa é que elas tenham renda mensal de, no máximo, R$ 1.600. Os candidatos selecionados serão convocados pela Secretaria para os sorteios, que serão realizados nos dias 24 e 25 de maio.

Plano Diretor A Câmara Municipal de Sorocaba criou uma Comissão Especial de Estudos sobre o Plano Diretor, enviado pela prefeitura. Presidido pelo vereador José Crespo (DEM) e relatado por Marinho Marte (PPS), o grupo é formado por um parlamentar de cada partido. De acordo com Crespo, a comissão pretende marcar audiências públicas semanais, até julho, período de recesso no Legislativo, para debater as propostas do Plano Diretor, que possui 148 artigos. “Depois abriremos a fase de apresentação de emendas dos vereadores e tentativa de convergências dessas medidas, para, em seguida, ser realizada a votação final. Essa é a proposta da comissão”, explicou o presidente do grupo.

Grátis Os shoppings centers e centros comerciais de Sorocaba podem ter de isentar do pagamento de estacionamento às pessoas com deficiência, gestantes e idosas. O projeto, de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), foi aprovado, nesta semana, na Câmara Municipal, e segue para sanção do Executivo. Para ser encaminhada ao Executivo, a proposta precisa passar, ainda, por nova votação no Legislativo. “Apresentei a proposta para atender essa parcela da população e, assim, impedir que o consumir deixe de ser explorado”, alegou Marte, que também foi responsável por propor, na Câmara, a isenção do pagamento de estacionamento para consumidores que permanecerem até 30 minutos nos shoppings.

Reajuste O novo piso salarial para servidores municipais

foi aprovado, na quinta-feira (15), na Câmara Municipal. Com a proposta, mais de três mil funcionários da administração direta ou indireta terão direito a receber o salário de R$ 1.150. Categorias como serventes, vigias, zeladores e borracheiros serão beneficiadas com o aumento. Funcionários do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae), da Fundação de Seguridade Social (Funserv) e da Urbes – Trânsito e Transporte também vão ter o piso salarial reajustado. Aposentados e pensionistas do serviço municipal terão direito à revisão de seus benefícios.

Manobra (I) Durante a discussão nesta quinta (15) de um projeto de lei que cedia um terreno da prefeitura à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, para instalação de um núcleo acadêmico da Polícia Civil, o vereador Marinho Marte (PPS) expôs o que ele mesmo classificou como “manobra” para forçar a votação. Por conta da apresentação de uma emenda à proposta, de autoria de José Francisco Martinez (PSDB), para continuar em pauta, o projeto precisaria dos pareceres de, pelo menos, dois membros da Comissão de Justiça da Casa, formada por Marte, Jessé Loures (PV) e Martinez, sendo que este último estava impedido de deliberar sobre a proposta, por ser autor da mesma. Com isso, Marte recusou-se a expedir o parecer, contrariando Loures, que se mostrou favorável. Neste cenário, o projeto de lei seria retirado de pauta e entraria em votação em outra oportunidade.

Manobra (II) Mas, as tentativas para votar o projeto na quinta-feira continuaram. Enquanto os vereadores debatiam a proposta, Marte, ao perceber que um dos assessores de Martinez estava com uma outra emenda em mãos, pediu para ver o documento e constatou que se tratava da mesma emenda que havia gerado a discussão anterior sobre os pareceres mas, desta vez, em nome do vereador Anselmo Neto (PP), que negou ter feito o documento. Marte, então, acusou Martinez de mandar redigi-lo com o nome de Neto para que, assim, o parlamentar do PSDB pudesse expedir o parecer que permitiria a votação. “Essa é uma situação que beira a imoralidade”, declarou Marte. Diante disso, o projeto de doação do terreno acabou sendo retirado da pauta pelo presidente Cláudio do Sorocaba I (PR).

Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Diagramação Jefferson Cascali de Lima Tiragem - 30.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

___________________________________________ diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342 ___________________________________________

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

ESPAÇO DO RUI

O que é a felicidade? Os dicionários definem a felicidade como “o estado de quem é feliz”, “ventura”, “bem-estar” etc. Realmente a felicidade é uma sensação. Por isso, muitas pessoas que pensam a vida como um fardo, dizem que a felicidade não existe. Mas, quem sou eu para dizer o contrário? Assim, recorro ao dramaturgo e romancista russo, Ivan Turgueniev, autor de “Pais e Filhos”, que disse: “A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe”. Ainda, peço ajuda ao filósofo e piloto que encantou o mundo com “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupery: “Se queres compreender o significado de ‘felicidade’, deves primeiro entendê-la como recompensa e não como fim”. Isso mesmo. Felicidade é uma recompensa. E não podemos vivê-la o tempo todo. Quem ri sem parar é idiota. Em nossa vida há momentos tristes, outros que exigem reflexões. Neles, somos sérios, pensativos, concentrados, focados. Quando estamos envolvidos em algum projeto, ficamos compenetrados até que, de repente, encontramos uma solução. Com o objetivo alcançado, conhecemos um momento de felicidade. Quando estamos perto de pessoas que amamos ou gostamos, entramos num estado de felicidade. O curioso é que, muitas vezes, buscamos atingir um sonho, como, por exemplo, fazer um mestrado. Lutamos com dificuldades financeiras. Enfrentamos sol, chuva, noites em claro, esforço para vencer a exaustão e encarar os estudos, entre tanta coisa. Quando a aprovação

acontece, ela vem acompanhada da felicidade. Olhamos para trás e dizemos: “consegui!” Pense nas conquistas que deixaram você feliz. O famoso psicanalista Carl Jung declarou: “A felicidade perderia seu significado se ela não fosse equilibrada pela tristeza”. Hoje, com segurança, no auge dos 66 anos, amadurecido por tantos acertos e desacertos, eu aplaudo Vinicius de Moraes que versou: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. E meu desejo, neste instante é influenciar você para que não desanime nunca. Abra um sorriso quando sentir vontade, pois ele abre todas as portas necessárias para você viver a felicidade. Não economize abraços, nem amor. Eles não causam efeitos colaterais e como recompensa você sente os braços dos outros. Não mascare a vontade de melhorar. Demonstre isso às pessoas que estão ao seu redor. Mas, sobretudo, permita que o seu coração se abra e desperte o amor incondicional sem timidez, medo ou preconceito. Sinta, apenas sinta. Porque, como disse o jovem padre Fábio de Melo: “O amor não sobrevive de teorias”.

Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

VANDERLEI TESTA

Os 50 anos do Rotary Clube de Sorocaba Leste Tenho visto em outdoors pela cidade a comemoração dos 50 anos do Rotary Clube de Sorocaba Leste sendo anunciada. Em oito de junho haverá uma corrida pedestre no Parque das Águas com o apoio dessa entidade na campanha da Pólio. Nos anos 80 estive por cinco anos como membro desse clube de serviços em Sorocaba. Aprendi muito e conheci pessoas notáveis em trabalhar para a comunidade. “O dar de si antes de pensar em si”, porque, “mais se beneficia quem se serve”, como diz o amigo Edgard Steffen, é uma regra natural nas ações em que os companheiros do Leste atuam. Conheci praticamente todos os sócios fundadores, Antonio Soares Regal, primeiro presidente, Aldovrando Moreira da Silva, Alfonso Canadó, Antonio Dini, Claudio Haro, Antonio Bernardini, Danilo Dini, Euzébio de Almeida Rosa, Flávio Fasano, Flávio Marins de Oliveira, Flávio Pedrina, Guy Coelho de Oliveira, Irineu Pinto, José Gazolli, José Bonifácio de Barros Nardy, José Molinari, José Moreno Pintor, Luiz Gonzaga Pinheiro, Miguel Martins Rodrigues, Nelson Ciro Kerche, Oscar Martini,Osório Momesso, Pedro Dini, Ricardo Pasqualin, Sergio Antonio de Oliveira e Willian Camargo Lima. Completar 50 anos é um fato histórico e merecedor de destaque também para a população da cidade de Sorocaba. Quantos equipamentos foram doados a escolas,

hospitais, creches, intercâmbio de jovens ao exterior e muitos eventos para arrecadar fundos destinados às obras sociais. Impressiona para quem conhece cada rotariano, seja ele de que clube for, como há disposição em servir. Admiro esse espírito empreendedor da filosofia rotária cujo fundador Paul Harris soube semear com generosidade os corações de milhões de pessoas em todo o mundo. Conquistei muitos amigos e partilho até hoje da amizade de muitos rotarianos do Leste e dos demais clubes, como José Domingos Valarelli Rabello, José Carlos Miguel e Seiko Góya, ex-governadores do Distrito em que o Rotary Leste está inserido. Homenageio ao encerrar, os pais que atenderam ao chamado do Rotary levando seus filhos para a vacinação contra a poliomielite. A erradicação da Pólio no Brasil é uma realidade e o mérito dessa luta se deve a perseverança do Rotary Internacional. Dia oito de junho estarei lá no Parque das Águas na corrida dos sete quilômetros contra a Pólio. Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos diários de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

5


6

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE G JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Jubileu de Ouro

Wellington Nobuko Hoshino, Governador Rotary Internacional e Elizabete Nobuko Hoshino Heloisa e Luiz Gonzaga Pinheiro

Pedro e Rosa Silvestrini

O Rotary Club Sorocaba Leste promoveu uma grande festa em comemoração ao Jubileu de Ouro do clube instalado em 5 de maio de 1964, sendo um dos mais antigos e atuantes do Distrito 4620. Fundadores, diretoria e amigos rotarianos comemoram em grande estilo no salão social do Ipanema Clube com um delicioso jantar e animação da banda Silvestrini.

Lolo e Aurea Mendes Ferreira

Denise e José Antonio Bolina

Leila e Sidnei Momesso, presidente Rotary Club Sorocabaca Leste


JAK CATENA A

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

Entre

É Pra Jak! por Jak Catena

Ellen Rocche e William Lopez da Silva

linhas

Ellen Rocche desfilou seu corpão nas passarelas sorocabanas com exclusividade para a New Visual Hair - Sistemas Capilares, no 4º evento Backstage. Quem tirou foto com a loira percebeu que ela até emagreceu bastante, mas não perdeu seu estilo mangaba, digo recheada, hahhahahah.

Q!Camarote!!!!

News

Em noite de confraternização, colegas da imprensa puderam conhecer o novo espaço VIP da empresa de comunicação Q! Notícia no Kapitän Food & Music Bar, especialmente para os jornalistas desenvolverem um trabalho, digamos, exclusivo hehe. Sempre crescendo, a assessoria completa nove anos de atuação, com perfil contemporâneo e jovial, administrado pela Fernanda Burattini e sua equipe de Fernandets!! Veja quem foi prestigiar.

jakcatena@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Bullyng*

Durma com essa!

Natália Zini e Nohlan Hubertus

Simples Assim

>> É um termo da língua inglesa

que se refere a todas as formas de encher o saco do outro. Eu faço, você faz, todo mundo faz, quando não é feito de maneira agressiva, mas bem humorada, ninguém escapa do riso!!

>> Nem Sorocaba: Vitor Lippi

de tanto pintar os cabelos acabou ficando com cor de Tubaina, aff!!

>> Já Aurilio Caiado, secretário

de Finanças da Prefeitura de Sorocaba tentou fazer luzes nos cabelos, mas fizeram trevas hahaha.

>> O PTS – Parque Tecnológico Cintia Paulino e Thiago Cordeiro

7

de Sorocaba – está sendo chamado de Parque Infantil por causa do tamanho do diretor Anézio de Lima hahaha.

E porque hoje é sábado eu “Prefiro o paraíso pelo clima, e o inferno pela companhia.” - Mark Twain

Stephanie, Valentina, Ana Lúcia, Isadora e Giovana, todas Telo

>>

Em família de mulheres o que reina é a vaidade! As ”Telo”, por exemplo, (avó, mãe, filhas e neta) encontram-se, semanalmente, para cuidar do visual e fazer o social. No Dia das Mães não foi diferente, mas foi com mais festa. Juntas, Ana Lúcia Telo, de 46 anos, mãe de Stephanie, 25, Giovana, 23 e Isadora, 19, além de vovó da pequena Valentina, posaram belas pra foto, #quadrodefamilia!!


8

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

9


10 0

ALE SCAPOL A

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br Fotos: Teylor Soares

#DúvidaCruel

Num mundo repleto de oportunidades e tentações, a dúvida entre ser solteiro ou comprometido é muito cruel. Fico impressionado com o número de pessoas que estão insatisfeitas com o seu “status de relacionamento”. Ou seja, quem está casado quer liberdade e quem está solteiro quer mesmo é dormir de conchinha. Qual a melhor saída, então? Basta assinalar as alternativas abaixo. Se você escolher mais itens da coluna da esquerda você nasceu para ser só. Se escolher mais itens da coluna da direita, viva a vida ao lado de alguém!

( ( ( ( ( ( (

) Balada ) Ir e vir ) Pegação casual ) Apego às redes sociais ) Ansiedade ) Mesa de bar ) Sentir-se usado

Ana Carla Vassari

Ricardo Fela e Joao Casagrande Neto

#Festa Para quem adora uma festa, seja solteiro ou não, o La Martina está recebendo a galera todos os sábados, na festa chamada MartinaSambaClub, um sucesso.

Marina Jacob

( ) Cinema ( ) Ir com cuidado e com hora pra voltar ( ) Controle nas Redes Sociais ( ) Papai-Mamãe com frequência moderada ( ) Paz ( ) Mesa de Restaurante ( ) Sentir- se amado Dado Domingues e Antonio Lopes

Rogerio Naccarati

IGUATEMI SARAIVA


ROTEIRO GOURMET 11

JORNAL RNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

QUICHE

de queijo e presunto

INGREDIENTES Massa: 30 bolachas água e sal trituradas 4 colheres (sopa) de manteiga Recheio: 150 g de mussarela picada 150 g de presunto picado 1 caixinha de creme de leite 2 ovos sal, orégano, salsinha e cebolinha a gosto

SOPA

de cebola

INGREDIENTES 3 cebolas grandes 3 batatas médias Óleo Sal a gosto Queijo ralado Opcional condimentos a gosto (salsa, hortelã, pimenta, etc) Torradas MODO DE PREPARO Descasque as batatas e coloque para ferver com sal a gosto. Quando levantar fervura separe a água e reserve as batatas para serem batidas no liquidificador ou amassadas. Enquanto ferver as batatas, descasque e corte as cebolas em fatias finas. Quando tiver a água das batatas,

MODO DE PREPARO Misturar as bolachas trituradas com a manteiga e forrar o fundo e as laterais de uma forma (24 cm) de fundo removível. Colocar sobre a massa os ingredientes do recheio misturados Levar em forno preaquecido e deixar. por aproximadamente 30 minutos, até dourar.

refogue a cebola no óleo em uma panela alta, depois cubra com a água onde foram cozidas as batatas e deixe ferver Bata as batatas no liquidificador, amasse ou use um espremedor de batatas, coloque a pasta para cozinhar junto com a cebola. Sirva em uma terrina de sopa, com uma torrada ao fundo e cubra com queijo ralado. Sirva quente e se for o caso acrescente os condimentos.

11


12 CORPO EM FORMA & SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

São Paulo ganha rede inédita de atendimento médico à distância

Sete em dez mulheres descobrem câncer de ovário“tarde demais”

L

evantamento recente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP, maior centro de oncologia da América Latina, aponta que 70% das mulheres com câncer de ovário chegam ao hospital com a doença avançada, o que pode comprometer

o sucesso do tratamento. Mensalmente são realizados mais de 800 atendimentos no serviço de ginecologia do instituto. Do total de pacientes, cerca de 20% têm entre 45 e 54 anos e 70% das mulheres estão acima dos 55 anos, período em que é mais frequente o desenvolvimento do tumor. Entre os fatores de risco para o câncer de ovário estão o histórico familiar e a obesidade. Mulheres que fazem terapia de reposição hormonal e tratamento para a fertilidade também estão mais propensas a desenvolver a doença. O tumor é considerado “silencioso”, e

os poucos sintomas apresentados costumam ser ignorados pela maioria das mulheres, uma vez que são confundidos com desconfortos comuns como inchaço (aumento) do volume abdominal, menstruação irregular e indigestão. Também podem ocorrer dores abdominais e na região pélvica, perda do apetite e náuseas. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam aproximadamente seis mil novos casos da doença para esse ano no Brasil, incidência relativamente baixa se comparada aos 60 mil novos casos de tumor de mama. Entretanto, o câncer de ovário é o tipo de tumor ginecológico com maior índice de mortalidade, chegando a 50%. Por isso é importante que as mulheres estejam atentas a mudanças no corpo, bem como a incômodos e dores constantes. “A visita anual ao ginecologista e a procura por médicos em casos de alguma anormalidade podem ajudar a antecipar o diagnóstico, aumentando as chances de sucesso do tratamento”, destaca a coordenadora da oncologia clínica do Icesp, Maria Del Pilar Estevez Diz.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começa a implantar uma rede inédita no país de atendimento médico à distância que irá auxiliar no esclarecimento de diagnósticos e no monitoramento de pacientes que derem entrada em hospitais, prontos-socorros e unidades de pronto-atendimento por todo o estado. O sistema, operado pela equipe da Cross (Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde), na capital paulista, servirá como apoio ao processo de regulação de leitos e transferência de pacientes entre unidades de saúde. Com investimento de R$ 3,1 milhões pelo governo do estado, o serviço auxiliará unidades de saúde que atendem à baixa e média complexidades, geridas pelo estado, municípios e instituições filantrópicas, a definirem condutas terapêuticas de tratamento e até avaliarem a necessidade ou não de remoção de pacientes para unidades de maior complexidade hospitalar. Em tempo real, equipes médicas da Cross e dos serviços hospitalares discutirão quadros clínicos de pacientes por meio da videoconferência, sistema de comunicação com transmissão de áudio e vídeo via internet. Casos mais complexos ainda poderão ser discutidos com equipes médicas de três hospitais universitários considerados referências nacionais: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o Hospital São Paulo, ligado à Unifesp e à SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Somente após a avaliação dos casos e conclusão dos quadros de saúde é que será definida a necessidade, ou não, da transferência dos pacientes para hospitais de referência. O objetivo do serviço é otimizar a assistência hospitalar e evitar complicações nos quadros clínicos dos pacientes, além de evitar transferências desnecessárias, de pessoas com casos mais simples e que podem ser resolvidos na própria unidade de origem. O projeto-piloto começa a operar na região da Baixada Santista, local que sofre forte variação do fluxo de atendimento hospitalar em virtude do deslocamento de turistas em finais de semana, feriados e temporada de férias.


RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

13

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Lente da Re

Novidades

do front

O Iguatemi Esplanada e o Google firmaram uma parceria para um projeto inovador, a ferramenta Google Indoor Maps (Mapa Interno) disponível, agora, no Brasil. Com a nova solução, os clientes terão a possibilidade de navegar de forma rápida e prática pelo empreendimento, tanto no desktop, quanto em smartphones e tablets. O recurso vai auxiliar a encontrar o local exato a que se deseja chegar – seja uma loja, restaurante ou banheiro: “A ferramenta cria uma experiência conveniente e agradável ao visitante, facilitando o encontro de informações”, comentou Aline Zarouk, diretora de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers. Para acessar o mapa do Iguatemi Esplanada basta que o usuário entre no Google Maps – em uma de suas plataformas disponíveis – e, em seguida, dê zoom na construção até que consiga visualizar os corredores do shopping. Atualmente o serviço já está disponível em vários países como Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Japão, Suiça, Suécia, Reino Unido e soma mais de dez mil locais entre museus, aeroportos, bibliotecas, estações ferroviárias e grandes varejistas.

No Podium

O

Instituto Mara Magalhães, especializado em desenvolvimento humano, gestão de pessoas e saúde mental, que assinou contrato de parceria com o Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO-Uniararas), instituição de ensino superior privado, sem fins lucrativos. Por meio da parceria, o Instituto irá oferecer o curso de MBA Executivo em Coaching, pós-graduação lato sensu, que tem por objetivo habilitar especialistas em comportamento humano capazes de dominar os conteúdos e as ferramentas do coaching pessoal e profissional. Com 25 vagas por turma, o MBA Executivo em Coaching terá duração de 24 meses e o conteúdo programático irá abranger diversas disciplinas, como: Economia, Gestão Estratégica de Pessoas, Matemática Financeira, Direito e Ética Empresarial, Planejamento Estratégico, Gestão do Conhecimento, Marketing Pessoal e Empresarial, Desenvolvimento das Competências do Coaching, Team & Leader Coaching, Executive Coaching, Career& Empowerment Coaching e Self & Life Coaching. “O diferencial deste MBA é que os participantes vão estar aptos a cuidar de

Marcelo Augusto Marretto Esquisatto(Pró Reitor de Pós Graduação da UNIARARAS), Mara Magalhães e Antero Sewaybricker Todesco (Coordenador de Pós Graduação da UNIARARAS)

pessoas, promovendo a excelência no desempenho humano. Além disso, eles irão exercitar a liderança por meio de processos orientados à gestão e à consultoria”, explicou a professora Mara Magalhães, que também é coordenadora do curso. De acordo com o pró-reitor de pós graduação da Uniararas, Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto, esse é o primeiro curso que está sendo implantado em Sorocaba, mas a previsão é de implantar novos cursos em um curto espaço de tempo em parceria com o Instituto. “O Instituto Mara Magalhães possui know-how em cursos de formação de pessoas e além do curso de Coaching, também devemos trazer para a cidade cursos de MBA Executivo em Gestão de Desempenho Humano e Executivo em Programação Neuro Linguística”, explicou Esquisatto. A primeira turma do MBA Executivo em Coaching terá início no mês de agosto e as aulas serão ministradas quinzenalmente aos sábados. As inscrições podem ser feitas no Instituto Mara Magalhães, pelo site www.institutomaramagalhaes.com.br ou pelo telefone (15) 3211-4139.

Espaço aberto para estes dois belos sorrisos... Priscila Gusmão e Fabio Cesar são dois queridos que a vida tratou de apresentar e unir. O resultado a imagem traduz. Que sigam iluminados e iluminando os caminhos com esse delicioso e contagiante astral!


14 4

PAULINHO GODOI P

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Por dentro

da moda A quarta edição do Backstage Experiência Fashion Inverno 2014 foi o destaque da semana. Evento de moda criado por Vand Rodriguez, Ana Maria Brum, Juliana Brancalhão e Flavio Tenguan, sucesso de público e crítica, contando com as blogueiras de moda, estilistas e fashionistas. Entre os apresentadores esteve Kiko Pagliato, que com toda sua desenvoltura interagiu com a plateia. Entre as surpresas, esteve a modelo e atriz global Ellen Rocche, linda e loura, com aquele corpão violão arrancou assovios dos marmanjos e recalque nas mulheres, hahahahahah. Veja mais fotos nas próximas edições e no www.jornalipanema.com.br

Ana Maria Brum, Cris Tobias e Vand Rodriguez

Natália Zini e Nohlan Hubertus

Ricardo Schulze e Dani Rubinato

Ana Paula Konrad e Rafael Moraes

Ellen Roche

Vivian Bertin

Kiko Pagliato

Isabella Pagliato Franciulli

Harley Carolina Marques


CAPA 15

JORNAL IPANEMA MA A / 17 17 de de maio maio de 2014

cuidado é pouco

Em 2014, treze pessoas morreram atropeladas em Sorocaba; o que reforça a necessidade de redobrar a atenção ao atravessar as vias da cidade

Alana Damasceno

A

diarista Vilma Aparecida Antunes Costa, de 40 anos, ainda sente calafrios cada vez que precisa utilizar um veículo de transporte. Vilma foi atropelada no Terminal São Paulo, no dia 7 de março deste ano, enquanto atravessava na faixa de pedestres para seguir até o ponto em que iria tomar o transporte coletivo para seguir até o seu trabalho. O acidente aconteceu por volta das 7h30 da manhã. Segundo sua versão, ela estava atravessando a faixa de pedestres e, ao mesmo, tempo utilizando seu celular quando foi atingida pela traseira do ônibus da linha 72 – Bairro dos Carvalhos, que dava ré. O atropelamento lhe rendeu duas costelas fraturadas, escoriações, ferimentos Sérgio Ratto

Ezequiel de Oliveira, subcomandante da GCM: “O risco de atropelamento é grande e a pessoa às vezes não tem o discernimento disto”.

“Lembro que com a batida desmaiei e acordei na ambulância. Parecia um pesadelo. Foi um choque tremendo”, Vilma Antunes, vítima de atropelamento

na cabeça e, de acordo com ela, o mais doloroso: o trauma que a acompanha até hoje. “Não posso dizer que vou me recuperar”, lamenta-se. “Lembro que com a batida desmaiei e acordei na ambulância. Parecia um pesadelo. Foi um choque tremendo”. Vilma foi até um hospital público onde recebeu atendimento e seguiu com acompanhamento no Pronto Atendimento Municipal, quando descobriu a fratura de duas costelas e recebeu a informação de que precisaria de 25 dias de repouso. Atualmente, ela está de volta à sua rotina de trabalho. Até março deste ano, houve quatro atropelamentos nos terminais de ônibus urbano, em Sorocaba. Vilma foi a quarta vítima. Semelhantemente ao caso da diarista, no dia 7 de janeiro Débora Aparecida Ferreira, de 39 anos, atravessava a faixa de pedestres localizada na parte exterior do Terminal Santo Antonio, mexendo em seu celular, quando foi atropelada por um ônibus e morreu no local. Os outros dois acidentes foram registrados também no Terminal Santo Antônio.

Ambas as vítimas, um homem de 35 anos e uma jovem de 20, tiveram ferimentos e foram socorridos no local. Distração no celular? Em tempos atuais é comum notar pessoas na correria do dia a dia fazendo uso de aparelho celular, seja navegando pela Internet ou atendendo ligações. Este último foi o caso de Vilma. Testemunhas que estavam no Terminal São Paulo relataram que ela estava distraída ao celular, no momento em que atravessava. Ela defende-se. “Estava sim utilizando o aparelho, mas nunca deixei de ter atenção. Elas [as pessoas] sempre arranjam um jeito de nos culpar”, indigna-se. Segundo levantamento realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes, desde o início de 2014 até o fechamento desta reportagem, quatro pessoas morreram atropeladas em Sorocaba, sendo uma em janeiro, outra em fevereiro e duas em março. “O que se observa nos BOs (Boletins de Ocorrência) é que os pedestres, ora estão distraídos, ora atravessaram repentinamente a via”, informam os representantes da Urbes. Neste ano, nove pessoas morreram atropeladas na rodovia Raposo Tavares. Seis delas foram vítimas de um atropelamento que atingiu 12 jovens, no dia 6 de abril. Eles haviam saído de uma festa e estavam em um ponto de ônibus localizado no acostamento da rodovia. No dia 24 de abril um homem de 36 anos, que estava internado no Hospital Vera Cruz, morreu ao tentar atravessar a rodovia em frente da unidade. Já no dia 28 do mesmo mês, uma jovem também foi vítima fatal de atropelamento próximo ao local que os adolescentes foram atropelados. Já no dia 15 de maio um aposentado de aproximadamente também faleceu após se chocar em uma van.

Quem é o

culpado? A reportagem do Jornal Ipanema percorreu as principais vias de Sorocaba na tarde de quarta-feira (14) e constatou um significante número de cidadãos que atravessam vias fora da faixa de pedestres ou com o semáforo fechado para a preferência deles. Questionada, a Urbes classifica a maioria dos pedestres sorocabanos como conscientes de que pertencem ao elo mais fraco na cadeia do trânsito e, consequentemente, adotam uma postura segura em suas travessias. “Todavia, alguns ainda têm a falsa sensação de que nada poderá lhe acontecer e colocam-se em situação de perigo”, fomenta. “Por mais prudente que um condutor venha a ser, um veículo automotor não para de uma hora para outra, ele necessita de espaço para a parada total, nesse ponto, quando o pedestre observa a via e como sua travessia será realizada, ele contribui de forma ampla para a segurança no trânsito”. Sobre os atropelamentos que ocorreram na cidade, a Urbes ressaltou que eles “poderiam ser evitados, porém, é preciso consciência ao transitar”. A empresa pública foi indagada sobre quem seria o responsável pelos acidentes ocorridos. Entretanto, ressaltou que não cabe a Urbes apontar um culpado pelas ocorrências. “Não compete a nós imputar a alguém a autoria de um ato já ocorrido, mas de acordo com dados apurados, o respeito as regras seria de fundamental importância para preservar a vida e a incolumidade

Foto: Alana Damasceno

Todo


16 CAPA

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014 Divulgação/GCM)

Orientação

Cuidados com

e cuidado Guardas Civis Municipais acompanham diariamente as entradas e saídas de alunos das escolas da rede municipal de ensino. Para o subcomandante da GCM, Ezequiel de Oliveira, a ação visa prevenir e orientar as crianças e os jovens sobre a segurança que devem ter. “O risco de atropelamento é grande e as pessoas, às vezes, não têm o discernimento do que pode acontecer, então o guarda busca dar garantia para que o estudante chegue à escola sem perigo”, ressalta.

as crianças ■ Atrás de uma bola pode aparecer uma criança, mas, atenção, nem todas as crianças que aparecem subitamente na faixa de rodagem vêm precedidas de aviso! ■ Reduza sempre a velocidade em locais que tenham crianças, particularmente próximo de escolas e parques. Guarda Civil Municipal realiza palestras socioeducativas em escolas do município

Palestras

educacionais

GCM auxilia a travessia de estudantes

Tanto a GCM quanto a Urbes trabalham com palestras socioeducativas. A Guarda Civil Municipal foca em cidadania, em que discute temas em escolas como pichações, meio ambiente, prevenção de uso de drogas, conscientização do não uso de cerol e dicas de segurança no trânsito. Para dar vida ao trabalho, a equipe conta com apoio de teatro infantil e de fantoches, além da equipe de voluntários “Palhacinhos da Alegria”, que atuam promovendo ações sociais de aproximação junto à comunidade. Para solicitar a palestra, basta encaminhar um ofício à base. Mais informações pelo telefone (15) 3212-

Dicas de

9400. Já a Urbes desenvolve palestras em empresas que solicitam esta atividade. O objetivo é conscientizar os profissionais a respeitar as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente no que diz respeito a dirigir de forma segura e manter um bom comportamento, seja como motorista, motociclista, ciclista ou pedestre. Ao final da palestra os presentes poderão fazer perguntas sobre trânsito ao expositor. As instituições interessadas em terem uma palestra ministrada pela Urbes podem entrar em contato pelo telefone 3331-5000, pelo site www.urbes.com.br, através do serviço “fale conosco”. Foto: Sérgio Ratto

segurança

■ A criança não é um adulto pequeno, compete aos adultos à tarefa de lhe ensinar e estar atento à sua presença na via pública. ■ O pedestre na travessia sobre uma faixa não semaforizada tem a preferência. O pedestre sempre está mais exposto ao risco nesta relação homem-veículo. *Fonte: Urbes – Trânsito e Transportes

Lombotravessias ajudam na segurança dos pedestres

Realidade

trágica

■ Na faixa de travessia de pedestres, olhe para os dois lados e, em seguida, atravesse a rua em linha reta

Somente neste ano de 2014, o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba atendeu a 127 chamadas de ocorrências de atropelamento no município, por meio das Unidades de Resgate da Corporação.

■ Condutor, respeite o limite de velocidade independente da existência ou não de dispositivos redutores ou fiscalizadores ■ Condutor, ao transitar em rodovias com características urbanas, reduza a velocidade e redobre a atenção ■ Ao atravessar a rua procure olhar para o motorista e ter a certeza de que ele também está vendo você. Na rodovia, procure locais adequados e seguros para concluir a travessia. Na rua XV de Novembro é comum notar pedestres que atravessam fora da faixa

■ Solicite a travessia nas vias urbanas estendendo o braço. Apesar de não ser um gesto instituído oficialmente, já é muito bem entendido pelos condutores;

Pedestre pode ser multado?

■ Ao atravessar, não corra. Se isso foi necessário é porque a travessia foi executada em momento impróprio;

Embora prevista no Código de Trânsito Brasileiro – CTB a autuação para o pedestre que desrespeita as regras para travessia ou circulação na via ainda não foi regulamentada. É importante destacar que mesmo tendo a preferência em relação aos veículos

*Fonte: Urbes – Trânsito e Transportes

motorizados ou não, o pedestre deve adotar uma postura segura ao transitar. Atravessar preferencialmente em locais dotados de faixa para travessia quando ela estiver a até 50 metros, obedecer a indicação das luzes em locais semaforizados, certificar-se de que não irão

obstruir o trânsito de veículos ao iniciar a travessia ou mesmo não aumentar seu percurso na travessia de uma pista são algumas dicas essenciais para preservar a vida. *Fonte: Urbes – Trânsito e Transportes


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

17 de maio de 2014 - edição 767 www.jornalipanema.com.br

Villa Lugano: Condomínio com um toque das charmosas vilas europeias Alana Damasceno

D

e um passeio pelas charmosas e bucólicas vilas da cidade de Lugano, localizada na divisa entre a Itália e a Suíça, partiu a inspiração para a criação do projeto do mais novo condomínio horizontal de Sorocaba, o Villa Lugano. O empreendimento está sendo realizado por meio da DZM Empreendimentos, com vendas da Mendes Ortega. “Será uma decoração muito característica, com a ‘carinha’ da Suíça”, adianta Fabiano Gregolin, diretor da construtora. “Ela tem essa característica de séculos anteriores, mas com uma modernidade construtiva contemporânea”, completa. Situado em uma área nobre de Sorocaba, o Jardim Pagliato, o espaço reúne 18

sobrados de alto padrão com mais de 120 m2 e completa estrutura de lazer. Para a construção do condomínio estão sendo investidos aproximadamente R$ 4,5 milhões. As obras já estão em andamento e devem ser entregues em um prazo de 12 meses. De acordo com Gregolin, o foco do residencial é promover um condomínio de alto padrão em um formato diferenciado dos demais da região. “Identificamos que casa neste nível de tamanho e custo tem uma demanda grande na cidade que não estava sendo atendida. Nossa ideia foi desenvolver este condomínio horizontal para atender este nicho de mercado”, informou. Em número reduzido para condomínio, garantindo assim maior privacidade, as residências, com três quartos, uma suíte, área gourmet privativa e garagem coberta para dois veículos, são entregues com

Cláudio Lopes, gerente de vendas da Mendes Ortega; Fabiano Gregolin, diretor da DZM Empreendimentos e; Argemiro João Holtz, supervisor da DZM

infraestrutura acima dos padrões de mercado, com preparação para sistemas de ar condicionado e aquecimento solar. A estrutura de lazer comum inclui espaço zen e playground. O

condomínio fica na rua Elias Rodrigues Claro, 612 – Jardim Pagliato. O interessado que for ao local encontrará uma casa decorada para visitação. Informações: (15) 2104-2601.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Jardim vertical, saiba como aproveitar espaços

O

espaço da nossa casa muitas vezes não permite ter árvores, plantas e flores no entorno, mas o jardim vertical pode substituir em parte essa falta.Tudo é permitido para criar uma pequena parede, em um lugar adequado da casa ou apartamento para uma área que represente um jardim, usando muita variedade de produtos como madeira lata, plástico, arame e reciclados. Se o jardim vertical for na parte de fora da casa pode-se fazer uma abertura no piso e preencher de pedras tornando um ambiente bem natural e agradável. Devemos sempre dar muita importância a claridade porque as flores e plantas precisam para respirar, portanto não é em qualquer lugar que podemos ter esse jardim, que seja pelo menos perto de uma janela. Mas existe uma maneira interessante para se integrar um jardim vertical dentro de casa que é feito através de um tipo de biombo, que pode ser mudado de lugar, tendo suporte de madeira ou ferro e no meio uma fina malha de ferro para prender os vasinhos que forem colocados.


IPANEMA

AMBIENTE 3

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Vintage em alta

A

decoração com ares vintage está com tudo. Tendência atual, a mistura de mobiliário contemporâneo com itens originais das décadas de 50 e 60, e até mesmo, móveis atuais que são projetados com inspiração retrô aparecem nos mais diversos projetos de ambientação. Estas peças costumam ser encontradas em antiquário ou herdadas pela família. A palavra “Vintage” é inglesa e significa “boa safra” – originada dos vinhedos; passa a ideia que quanto mais antigo, melhor. Tonalidades como verde água, rosas fortes, fracos ou médios e vermelho também fazem parte, azul, marrom, preto, amarelo, alaranjado e outras, os móveis são então muito bem pintados com tinta a óleo recebem outros acabamentos feitos com tintas, adesivos e papeis de parede.

A palavra“Vintage” é inglesa e significa “boa safra”


IPANEMA

4 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

A arte de

Frida Kahlo chega às festas infantis

Q

uem estranhou, a princípio, ter como tema de uma festa infantil a artista plástica mexicana, certamente se surpreendeu positivamente ao ver seu resultado. Riquíssima em detalhes, supercolorida e alegre, a decoração ficou linda! O bolo branco, simples, contrastou com o colorido das flores e ficou incrível. A empresa que cuidou da decoração - Frescurinhas Personalizadas - optou também por fazer cupcakes com carinhas de aquarela, fazendo referência à arte de Frida. O resultado: um show. Detalhes como garrafinhas pintadas com purpurina, lembrancinhas decoradas com chita, bonequinhas “Frida” da MimiDFolls, tudo muito criativo e lindo. E, para encerrar, tela e pincéis entregues aos convidados como as principais lembrancinhas da festa. Para quem deseja fugir um pouco dos temas infantis tradicionais (ou sazonais),

esta ideia pode servir de inspiração para outras, com a utilização de temas que, mesmo considerados “adultos”, podem encantar, e muito, as crianças.


IPANEMA

AMBIENTE 5

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Iluminação ecologicamente correta chega ao Brasil Produtor inovador e ecológico trazido ao Brasil pela curadora em design, Gislaine Aguiar, possibilita a criação de projetos exclusivos a partir da tecnologia de fotoluminiscência

A

marca italiana Lucedentro, líder no mercado mundial em iluminação, acaba de chegar ao Brasil trazendo uma novidade. Trata-se de uma linha de produtos de fotoluminiscência para ser utilizada em projetos de design, arquitetura, paisagismo e urbanismo, além de outras aplicações. Ecologicamente corretos, esses produtos serão representados no Brasil e nos Estados Unidos pela curadora com 28 anos de experiência em design, varejo, branding & desenvolvimento de negócios, Gislaine Aguiar. “A Lucedentro é uma empresa especializada em aplicações fotoluminescente e oferece soluções para a qualidade técnica e estética, em colaboração com designers,

arquitetos e artistas capazes de expressar todo o potencial da luminescência”, explica a curadora. Segundo Gislaine, essa tecnologia pode ter diversas aplicações que vão desde design e móveis até materiais de segurança, para construção e vestuário. “A tecnologia da Lucedentro torna possível a aplicação de fotoluminescência em uma gama quase ilimitada de objetos através da utilização de pigmentos selecionados e certificados”, destaca. Para a iluminação de jardins, há três tipos de produtos: “Avatar Garden”, “Road Marker” e “Glass Pebbles”, além da luminária “Luke”, que leva a assinatura do consagrado designer industrial egípcio Karin Rashid. Em piscinas, banheiras ou banheiros, podem ser aplicadas as pastilhas de boro silicato, “Glass Listelos e “Glass Pebbles”. Outro produto que estará disponível no Brasil é o “Si-light”, que oferece segurança para ciclistas.

O que é fotoluminescência? A fotoluminescência é obtida a partir de propriedades físicas distintas de aluminatos inorgânicos raros na natureza, capazes de captar e manter a luz do sol ou luz artificial e, em seguida, devolvê-la no escuro por até oito horas. Os pigmentos utilizados pela Lucedentro são absolutamente seguros, pois não são perecíveis, tóxicos ou radioativos. A presença de metais pesados é bem abaixo dos limites estabelecidos pelas normas européias e americanas para outras categorias de produtos, como por exemplo, cosméticos e brinquedos.


IPANEMA

AMBIENTE

6

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES Rachel Cunha/Folhapress

O dono da área Condomínios se mostram mais receptivos aos pets, mas há regras para a boa convivência

V

iver com um bicho no apartamento dá trabalho, mas quem tem um garante que, com alguns cuidados, vale a pena. Para atender ao público que mora em apartamento, boa parte dos lançamentos vem com espaços para pets. Há desde os mais simples, com apenas uma pequena área verde destinada aos bichos, a playgrounds caninos, como em um lançamento recente em São Paulo. O número de empreendimentos usados que transformam uma área do condomínio em um lugar voltado para cães também tem crescido, segundo Marcelo Mahtuk, diretor da administradora de condomínios Manager. Em um deles, mora a gerente de vendas Renata Nabhan, 44. O condomínio aprovou, em assembleia, a instalação do espaço, aonde ela poderá levar seu cão Bóris, um labrador de 40 quilos. Desde que ela adotou Bóris, faz parte da rotina diária levá-lo para passear e nunca deixá-lo sozinho. “Faça chuva ou faça sol, descemos com o Bóris de manhã, à tarde e à noite.” Ela diz que o encontrou abandonado na portaria do prédio, um ano

atrás, quando ainda pesava 30 quilos, e que ficaria com ele apenas por uma noite. Renata Nabhan, com os filhos Leonardo e Daniela e o cachorro Boris

Área de pet nem sempre é bem aproveitada Para atrair compradores de imóveis com animais, os espaços para os bichos, comuns na década passada, voltam a ser aposta das incorporadoras, mas agora repaginados. Nesse caso, os equipamentos foram desenvolvidos a partir de brinquedos de criança, como um labirinto no qual o dono poderá treinar adestramento e brincar com o cão, ensinando-a achar a saída. De acordo com Tatiana Ballan, diretora de marketing da rede imobiliária Brasil Brokers, esses espaços tornaram-se mais comuns em condomínios-clube, que ofereciam diversos itens com o Zé Carlos Barretta/Folhapress

A coordenadora de projetos Mariana Lima já foi advertida pelos miados excessivos

objetivo de facilitar a vida moderna. “Muitos locais para pets foram subutilizados ou viraram banheiros dos animais. Com xixi e cocô, ninguém tinha vontade de ir lá”, diz Samantha Korbivcher, sócia da consultoria Pet sem Stress. “Tem muita coisa oferecida no lançamento que depois, na prática, não vinga”, completa Hubert Gebara, do Secovi-SP, citando sauna, cabeleireiro e “garage band” (para ensaio de bandas) como espaços subutilizados. Segurança, ruído e higiene geram atritos As convenções de condomínio normalmente não ditam regras para a criação de animais domésticos, segundo especialistas em administração de prédios. Ainda assim, o tema é polêmico e pode gerar conflitos. As desavenças costumam ocorrer em razão de segurança (quando o bicho morde), perturbação (quando late ou mia muito) ou por insalubridade (por questões de higiene), segundo Hubert Gebara, vice-presidente de condomínios do Secovi-SP (sindicado do mercado imobiliário). Na maior parte das vezes, o tema é resolvido

no empreendimento, com a mediação do síndico. Quando isso não ocorre, o assunto pode ser levado à Justiça pelo condomínio, com a possibilidade de decisão que determine, inclusive, que o dono não conviva mais com o animal. Para incluir uma regra no regulamento interno, como um limite de animais por dono, é preciso aprovação dos moradores em assembleia. A coordenadora de projetos Mariana Lima, 33, diz que recebeu uma advertência do prédio há cerca de dois anos, porque uma vizinha reclamara de“miados excessivos”. Ela optou por ter duas gatas para que uma fizesse companhia para a outra, algo que especialistas recomendam. A vizinha, autora da reclamação, mudou logo em seguida e não houve mais queixas. “As gatas são castradas e bem tranquilas, mas uma é mais faladeira”, diz Marina. (Daniel Vasques/Folhapress)


MUNDO PET 7

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

Melhores amigos g

Cuidados para quem pratica o

aquarismo Cida Haddad

O

aquarismo encanta pela beleza e variedade. Segundo o empresário Daniel Del Sole, o aquarismo é bem fácil de praticar. Para ter um aquário básico é necessário o vidro, filtro, bombas, termostato, cascalho e enfeites; existem aquários importados

que já vêm com tudo embutido o que facilita muito a montagem, com a necessidade somente do cascalho e enfeites. Segundo Sole, hoje em dia, está muito fácil conseguir informações sobre aquarismo com a internet; existem vários fóruns de aquarismo e sites que explicam e ajudam em relação às dúvidas. Nas lojas especializadas, com livros e revistas também é possível conseguir muitas informações.

Tipos de peixes para cada aquário Sole faz questão de destacar que peixes grandes devem estar somente em aquários grandes. “Às vezes você pode comprar um ‘filhote’ para seu aquário pequeno, mas é importante lembrar que ele vai crescer e precisar de mais espaço, por isso é sempre bom perguntar antes ou

até mesmo pesquisar sobre o peixes para não ter surpresas”, comenta. Ele afirma que é importante não misturar peixes agressivos com peixes pacíficos e peixes muito grandes com peixes pequenos, além de seguir sempre o Ph indicado do peixe. A dica é não misturar muitos peixes com Ph diferentes.

Plantas vivas Hoje, afirma Sole, a moda é ter aquários com plantas vivas de água doce, que seriam os “plantados” no qual as plantas são mais importantes que os próprios peixes. “Imagine um jardim em baixo da água. É exatamente isso que os aquários plantados nos proporcionam e também os aquários marinhos com peixes e corais estão crescendo muito na região e, por incrível que pareça, não dão trabalho”, garante. Quais os cuidados com os aquários? Existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados. De acordo com Sole, excesso de alimentação é o principal cuidado, principalmente aquaristas novos com poucas informações exageram na alimentação. É preciso manter o aquário, bombas e filtros limpos. A temperatura deve ser sempre estável; para evitar mudança brusca de temperatura, principalmente agora em que estamos em um clima que varia muito, é necessário o uso do termostato para não ter problemas com doenças nos peixe que venha causar a morte deles.

Klara, de Rosângela Almeida


8

CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

Advocacia

Estética e Beleza

Aulas e Cursos

Disk

Informática

Artigos para Festas

Diversos

Medicina e Saúde


CLASSIFICADOS 9

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

Espaço

EMPRESARIAL

Serviços Profissionais

Novos projetos são discutidos durante reunião do conselho escolar As próximas ações e planos que o Departamento de Sustentabilidade da Unimed Sorocaba desenvolverá junto à escola Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba há nove anos, foram discutidas durante a reunião do Conselho Escolar. Além dos professores e da diretoria da instituição de ensino, estiveram presentes o doutor Miguel Villa Nova Soeiro Filho, diretor-superintendente da Unimed Sorocaba, e Patrícia Bezerra da Silva, gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e do Departamento de Responsabilidade Socioambiental. Durante a reunião, foram apresentados projetos de desenvolvimento de uma horta, melhorias nos brinquedos e no telhado da escola. A professora Marilene Duarte reforçou a necessidade de ampliar a diversidade de atividades extracurriculares. “Todas essas ações ajudam no desenvolvimento e no ensino das crianças”, disse. Sua colega Dirce Beezins destacou a importância da parceria com a instituição de saúde. “Depois que a Unimed entrou com essas ações, a escola está cada dia mais procurada”.

SZS Assessoria de Imprensa

Para Miguel Soeiro Filho, o objetivo da parceria é proporcionar um futuro diferenciado para os alunos. “Estamos preocupados com a continuidade dos estudos em outras escolas, pois aqui temos até o 5º ano do Ensino Fundamental”, destacou. “Fa-

remos contato com outras empresas que estão envolvidas no programa Selo Social, da Prefeitura de Sorocaba, no sentido de estimulá-las a adotarem escolas instaladas no município”, disse. “Esse projeto é um orgulho para nós”, garantiu.


10 I PROGRAME-SE Sábado (17) ■ TÔ GRÁVIDA!

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014 A partir das 21 horas. Entrada R$ 30. O Dancing Solidário acontece no Ipanema Clube (rua Sete de Setembro, 700 – Centro). Informações: (15) 3519-4330. ■ FILME ZARAFA

Os atores Fernanda Rodrigues e Paulo Vilhena estarão em Sorocaba com a comédia “Tô Grávida”, em única apresentação no Teatro Municipal. O espetáculo fala de uma das épocas mais lindas, porém delicada, da vida de um casal: a gravidez e o nascimento do bebê. Numa espécie de “Você Decide”, a própria plateia fica responsável pelo desfecho da história, onde há uma enquete e eles escolhem o final. A partir das 21 horas. Ingressos R$ 60 inteira e R$ 30. meia. Informações: 0800-735 0550. ■ HOMENAGEM LUIZ GONZAGA O grupo Velha Maromba realiza uma belíssima homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga. A apresentação vai contar ainda com Antonio Freire Quinto. A partir das 23 horas. Entrada R$ 15 (sem lista) R$ 10 (com lista). O show vai acontecer na Toca do Leão (avenida São Paulo, 2981 – Além Ponte). Informações (15) 3227-4279. ■ DANCING SOLIDÁRIO Para arrecadar fundos, a Apae de Sorocaba promove o evento que promete trazer muita diversão aos participantes.

A programação Sesc Melhores Filmes exibe o longa Zarafa em matinê, a ser realizado no teatro do prédio em Sorocaba. O filme narra a trajetória de um senhor de idade que conta às crianças sobre a amizade entre o garoto Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa uma girafa órfã. A exibição começa às 14h30. Entrada R$ 6 inteira e R$ 3 meia. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade. Informações (15) 3332-9933. ■ SIMPÓSIO DE ONCOLOGIA A psico oncologista Elisa Neiva Vieira e a dentista estomatologista Juliana Bellini, representantes da clínica Humanitas, participam do I Simposio de Interdisciplinariedade em Oncologia na Santa Casa de Misericordia de SP. Organizado pelo Sociedade Brasileira de Psico Oncologia Estadual será um encontro de celebração de saberes que contará com mesa redonda. A partir das 8 horas. Valor: R$ 130. O evento será realizado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (rua dr. Cesáreo Mota Junior, 112 - São Paulo). Informações (11) 99762-0577.

Domingo (18) ■ FILME “AMOR” A programação Sesc Melhores Filmes exibe o longa Amor, a ser realizado no teatro do prédio em Sorocaba. Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) formam um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste. A exibição começa às 19 horas. Entrada R$ 6 inteira e R$ 3 meia. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade. Informações (15) 3332-9933. ■ FILME “DOMÉSTICA” A programação Sesc Melhores Filmes

exibe o longa “Doméstica”, a ser realizado no teatro do prédio em Sorocaba. Durante uma semana, sete jovens se tornaram cineastas amadores e filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas. O material foi entregue ao diretor Gabriel Mascaro que compilou os momentos mais marcantes neste documentário. A exibição começa às 14h30. Entrada R$ 6 inteira e R$ 3 meia. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade. Informações (15) 3332-9933. ■ CHAPEUZINHO VERMELHO A história infantil é a atração de maio dentro do Projeto Domingo é Dia de Teatro, no Iguatemi Esplanada. O espetáculo tem duração média de 50 minutos. A apresentação acontece em frente à loja Ri Happy. Evento gratuito. A partir das 16 horas. O Shopping Iguatemi Esplanada fica na avenida Gisele Constantino, 1850 – Votorantim. Informações: (15) 3219-9900.

■ FEIJOADA BENEFICENTE

Com o intuito de angariar verba para ajudar as entidades Casa das Mães e das Crianças de Sorocaba, o Rotary Clube Sorocaba Bandeirantes promove uma deliciosa feijada a partir das 12 horas em sua sede, na rua da Penha, 3500 – Centro. O custo da refeição é de R$ 35. Informações com Fátima (15) 3359-3235.

■ MARIAMADAME A banda com suingue soul, pop e brasileiro se apresenta no Depois Bar e Arte, trazendo o melhor de seu repertório e sucessos afora. A partir das 19

horas. Entrada R$ 12. Estabelecimento com ótimo ambiente e deliciosas gastronomias. O Depois Bar e Arte fica na rua Cônego Januário Barbosa, 123 – Vergueiro. Informações: (15) 3234-7082.


I PROGRAM5-SE

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

11

■ THAEME E THIAGO

Quinta-feira (22)

CINEMA ■ GODZILLA Sala: Cinespaço Villàggio 4 3D (dublado, 12 anos) – diariamente às 14 e 19 horas; (legendado, 12 anos) – diariamente às 16h30 e 21h30. Joe Brody criou o filho sozinho após a morte da esposa em um acidente na usina nuclear em que ambos trabalhavam, no Japão. Ele nunca aceitou a catástrofe e quinze anos depois continua remoendo o acontecido, tentando encontrar alguma explicação. Ford Brody, agora adulto, é soldado do exército americano e precisa lutar desesperadamente para salvar a população mundial - e em especial sua família - do gigantesco, inabalável e incrivelmente assustador monstro Godzilla.

■ FESTA JUNINA DE SOROCABA Na quinta-feira (22) a 35ª Festa Junina de Sorocaba tem início e segue até o dia oito de junho. Na abertura do evento se apresenta o cantor Michel Luna. A festa inicia às 19 horas e o show está previsto para acontecer às 21 horas. Entrada R$ 3. A 35ª Festa Junina de Sorocaba é realizada no Parque das Águas, na avenida Dom Aguirre. ■ FESTA SANTA RITA DE CÁSSIA Acontece até 21 de maio a festa em homenagem à Santa Rita de Cássia. A programação, coordenada por representantes da Paróquia Santa Rita de Cássia, contará com a tradicional Novena de Santa Rita e Benção das Rosas (a ser realizada dia 22 de maio). Informações: (15) 3231-3304.

A 35ª Festa Junina de Sorocaba contará com a apresentação da dupla Thaeme e Thiago. O evento ainda contará com mais atrações como Fernando e Sorocaba e Lucas Lucco. A festa começa às 19 horas e o show às 22 horas. Entrada R$ 10 (show e recinto). A 35ª Festa Junina de Sorocaba é realizada no Parque das Águas, na avenida Dom Aguirre.

Sábado (24)

■ NOITE DO TEMAKI

■ THIAGUINHO NORONHA

Todas as quintas-feiras, o Mavs Bar fica regado a comida japonesa. No cardápio há opções de temakis, porções de shimeji, hot rolls, sushis entre outros. Cada temaki sai pelo valor de R$ 13. A partir das 23 horas. Entrada gratuita. O Mavs Bar fica na rua Pandiá Calógeras, 443 – Centro. Informações: (15) 99635-2739.

Na terceira noite da Festa Junina de Sorocaba, é a vez do cantor sertanejo Thiaguinho Noronha entreter o público cantando os maiores clássicos do gênero. festa começa às 18 horas e show às 21 horas. Entrada R$ 3. A 35ª Festa Junina de Sorocaba é realizada no Parque das Águas, na avenida Dom Aguirre.

■ ARNALDO ANTUNES

■ GATA VELHA AINDA MIA Sala: Cinespaço Villàggio 1 (nacional, 14 anos) – diariamente às 14, 16 e 22 horas. ■ OPERÁRIOS DA BOLA Sala: Cinespaço Villàggio 1 (nacional, livre) – diariamente às 18 horas. ■ OLHO NÚ Sala: Cinespaço Villàggio 1 (nacional) – diariamente às 20 horas. ■ O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2 – A AMEAÇA DE ELECTRO Sala: Cinespaço Villàggio 2 (dublado, 12 anos) – diariamente às 15h30, 18h30 e 21h20. ■ GETÚLIO Sala: Cinespaço Villàggio 3 (nacional, 12 anos) – diariamente às 13h50, 17h50 e 21h50. ■ MULHERES AO ATAQUE Sala: Cinespaço Villàggio 3 (legendado, 12 anos) – diariamente às 15h50 e 19h50.

Sexta-feira (23) ■ EVANDRO SANTO O humorista do Pânico na TV, Evandro Santo apresenta a peça “Se Net, Colega!”, que tem classificação etária de 16 anos e será apresentada a partir das 21 horas. Duração de 60 minutos. A apresentação será no teatro municipal Teotônio Vilela que fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes - Alto da Boa Vista (Paço Municipal). Informações: (15) 3238-2222.

A Virada Cultural em Sorocaba começa com o pé quente junto à apresentação do cantor e compositor Arnaldo Antunes (ex-Titãs). O evento é completamente gratuito. Antunes se apresentará com o guitarrista do Ira! Edgar Scandurra às 0 horas. Na mesma noite, um pouco mais cedo, se apresentam Agnaldo Timóteo (21 horas) e Tulipa Ruiz (22h30). Todas as apresentações acontecem no Parque do Ipiranga (avenida Américo Figueiredo – Jardim Ipiranga).

Domingo (25) ■ CRIOLO NA VIRADA CULTURAL No segundo dia da Virada Cultural em Sorocaba o cantor Criolo se apresenta gratuitamente a partir das 18h30. Um pouco antes, também sobem ao palco Grooveria (15h30) e Graça Cunha (17 horas). Todas as apresentações acontecem no Parque do Ipiranga (avenida Américo Figueiredo – Jardim Ipiranga).


12

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

17 de maio de 2014 - edição 767 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

Apartamentos Alugam-se

Casas Vendem-se

Comerciais Alugam-se


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

IMテ天EIS 35


36 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

VEÍCULOS 37


38 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

Espaço

EMPRESARIAL

Simpósio de Marketing terá três dias de palestras

A

primeira edição do Simpósio de Marketing, da Universidade de Sorocaba (Uniso), com o tema “Mídias, Coaching e Marketing Pessoal”, recebe inscrições no site da Uniso (www.uniso.br). O evento será realizado na próxima semana, de 19 a 21 de maio, às 19h30, no Auditório F da Cidade Universitária “Professor Aldo

Vannucchi” (rodovia Raposo Tavares, km 92.5), com entrada gratuita e aberta ao público. A organização é dos alunos de Marketing, com a orientação da professora Valdete La Rosa Luques Pássaro, coordenadora do curso, dentro do componente curricular “Planejamento e Divulgação do Produto”. Programação completa e outras informações em: www.uniso.br.

Consumidores têm chance de ver a Taça da Copa do Mundo Depois de viajar por 90 países e visitar 26 capitais brasileiras, a Taça da Copa do Mundo da FIFA™ chega a São Paulo no dia 29 de maio, ficando em exposição até o dia 1º de junho, quando o troféu será devolvido à FIFA. Para os aficionados do futebol a chance de conferir de perto a cobiçada taça, que ficará exposta das 9 às 21 horas, no Shopping Itaquera, Zona Leste da cidade, está mais perto do que se imagina. Isso porque a Coca-Cola, empresa responsável pelo tour da taça, lançou a promoção “trocou-ganhou”, que dará um par de ingressos para os clientes que comprarem três refrigerantes de 1,5 litros nos supermercados participantes da promoção. Após pegar o ingresso, o cliente deverá agendar o horário da visita no site http:// www.cocacola.com.br/tourdataca. Durante os quatro dias em que estará em exibição, o público terá a oportunidade de ver de perto o troféu de ouro maci-

ço de 18 quilates e tirar foto ao lado dele. Antes de chegar ao lado da Taça, porém, o visitante vai se surpreender com diversas imagens e atrações interativas, em um evento único, que o conduzirá por algumas experiências sensitivas e visuais. A viagem pelo universo das Copas do Mundo começa por um túnel de projeção, passa por uma sala de jogos, continua por uma sala de exibição com histórias do Mundial até entrar no corredor de acesso à Taça. Do lado de fora, o evento reúne diversas atrações que vão de jogos relacionados ao universo do futebol, como chutes a gol, drible, Totó Humano e Estilingue Humano, à apresentação de dançarinos, futebol freestyle e DJ. Confira os supermercados da região que farão a troca dos ingressos para o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA™ em São Paulo no site www.cocacola.com.br. Os ingressos são limitados.

Sebrae promove Seminário de Crédito para Empreendedores O Sebrae-SP promove no dia 23 de maio, na Biblioteca Municipal, em Sorocaba, o Seminário de Crédito BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que tem como objetivo levar informações aos empreendedores sobre as diversas linhas de crédito oferecidas pela entidade para a micro e pequenas empresas (MPE). O evento é destinado para pessoa jurídica e contará com uma palestra explicando as diversas modalidades de crédito disponíveis para as MPEs. Na sequência, haverá rodadas de crédito com os integrantes do BNDES e dos bancos participantes do Seminário de Crédito. “Queremos disseminar a informação

dessas linhas de crédito especiais para as MPEs e também orientar essas empresas sobre a melhor estratégia para incluir esses investimentos em seu plano de negócios, já que essas linhas de crédito são subsidiadas e podem auxiliar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, explica Carlos Alberto de Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Sorocaba. Para participar gratuitamente do Seminário de Crédito BNDES, basta se inscrever pelo telefone (15) 3224-4342, ou diretamente no escritório regional do Sebrae-SP, que está localizado na Avenida General Carneiro, 919, Cerrado. As vagas são limitadas.


JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014

VEÍCULOS 39


40 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 17 de maio de 2014


Jornal ipanema 767