Page 1

Ano XIII- nº 765 - 3 de maio de 2014

Especial Ipanema Ambiente

O poder transformador das

cores nos ambientes

Caderno Negócios e Oportunidades www.jornalipanema.com.br

30 MIL EXEMPLARES MPLARES - SOROCABA E REGIÃO

Programas de apoio ao trabalhador facilitam reinserção no mercado de trabalho Program para quem está à procura de emprego Pág. 20 Peterson Gesiel/CMS

Dia das Mães

Arquivo Aberto

Data é aguardada com expectativa pelo comércio Págs. 6 e 8

Vereador distribui bananas na Câmara Pág. 3


2

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


ARQUIVO ABERTO 3

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

Corrupção no CHS (I)

Crise energética e

transparência

ARTIGO

Não negue

Racismo (I) Alana Damasceno

O

governo federal precisa decidir se promove algum tipo de racionamento do consumo de energia agora, aumentando a chance de chegar a novembro em uma situação mais confortável, ou se deixa o quadro como está e corre o risco de ter um racionamento mais profundo ou até desabastecimento ao final do ano. Com o nível dos principais reservatórios das hidrelétricas abaixo do esperado ao final do período chuvoso, especialistas da área energética defendem que o governo tome uma posição mais firme para diminuir o consumo de energia no país, e assim evitar um desabastecimento no fim do ano. Nesta semana, o armazenamento dos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste estava em 38,16% da capacidade máxima. De maio até o final de novembro, é esperado um período com menos chuvas. Para o presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales, o assunto precisa ser tratado com transparência pelo governo. Afinal, ao negar que existe uma situação extremamente crítica, o governo deixa de contar com a sociedade para se preparar para uma situação que pode vir a ocorrer. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) deverá decidir na semana que entra se o governo tomará alguma atitude em relação à situação dos reservatórios das hidrelétricas. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, sabe que com o fim do período de chuvas o grupo deve fazer uma avaliação mais conclusiva sobre a situação. Em ano eleitoral, enquanto se coloca um viés político à frente de decisões importantes que afetam a vida do cidadão, no seu dia a dia, assim como a economia macro nacional, nada se decide com técnica e transparência necessárias. Se a crise energética vir à tona, como indícios climáticos levam a isso, o custo para a sociedade seria ainda muito maior: reservatórios baixos, somados à alta demanda resultam em apagões em série. Ou existe fórmula mágica para o setor elétrico neste país?

matura no curso de Direito da Universidade de Sorocaba (Uniso). A iniciativa partiu do presidente do Legislativo, Cláudio do Sorocaba I (PR), e recebeu apoio dos demais vereadores. Além desse diploma, Godoy também é formado em Economia.

A deputada federal Iara Bernardi (PT) afirmou, em entrevista à Rádio Ipanema nesta semana, que o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) é alvo de corrupção há mais de 30 anos e que a verba desviada seria usada, dentre outras práticas, para financiar campanhas de partidos políticos. Segundo Iara, por ter sido responsável pelas nomeações de diretores do CHS, o PSDB deve ser responsabilizado pelo esquema. “Os próprios representantes da legenda é que não permitem que as denúncias sejam apuradas”, afirmou.

O episódio de racismo envolvendo o jogador Daniel Alves, do Barcelona, gerou debate entre os vereadores na Câmara Municipal, esta semana. A discussão foi iniciada por Waldecir Morelly (PRP), que distribuiu bananas aos membros do Legislativo e à imprensa, em alusão a atitude do torcedor que arremessou a fruta no campo, durante uma partida do Campeonato Espanhol. Morelly repudiou a atitude do torcedor e afirmou que atos de racismo como esse estão sendo fortalecidos por conta da falta de punição. “Essa Casa não aceita esse preconceito nojento e o Brasil não pode aceitar”, declarou.

Racismo (II)

Corrupção no CHS (II) Iara citou exemplos de alguns dos casos de corrupção que teriam acontecido no CHS. “Há muitos episódios de terceirização e cobrança indevida de consultas. Em um deles, uma máquina para tratamento de pedras nos rins só era utilizada com o pagamento de mil dólares. Também houve um caso de um tomógrafo que desapareceu do CHS e nunca ninguém apurou para onde foi mandado”, declarou. Questionada, a assessoria de imprensa do governo do Estado de São Paulo, responsável pela gestão do Conjunto Hospitalar, não respondeu às denúncias da deputada.

Turismo E por falar em Iara, a deputada destinou verbas para as cidades de Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Itararé, Salto e Mairinque. Os recursos, que somam R$ 2 milhões, são oriundos do Ministério do Turismo e serão destinados, exclusivamente, a obras de infraestrutura turística, cujos projetos devem ser desenvolvidos pelos municípios. Para Iara, as cidades em questão possuem diversos atrativos turísticos, o que estimulou a solicitação dos recursos.

Formatura

O vereador Hélio Godoy (PSD) foi homenageado pela Câmara Municipal, por sua for-

Peterson Gesiel/CMS

EDITORIAL

Aproveitando a discussão, Morelly e o vereador José Crespo (DEM) comeram bananas em alusão à campanha “Somos Todos Macacos”, criada nas redes sociais contra o ato de racismo do torcedor espanhol. Já o vereador Luís Santos (Pros) levou a discussão para o âmbito das crenças sobre a origem da humanidade. Defensor do criacionismo, corrente de pensamento que considera Deus como o responsável pela concepção dos homens, o parlamentar se recusou a comer a fruta por não concordar com a forma do protesto. “Não concordo que somos todos macacos. Se concordasse com isso, estaria aceitando que chamassem o jogador de macaco”, argumentou.

Escolta O secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, negou, nesta semana, que o secretário de Saúde, Armando Raggio, tenha saído escoltado pela Guarda Civil Municipal (GCM) da última reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada em 23 de abril. A afirmação sobre a situação do chefe da Saúde no encontro foi feita pelo vereador Marinho Marte (PPS), que soube do fato por meio de testemunhas. Segundo Filho, a GCM esteve no local para cuidar da segurança dos conselheiros, “que estavam sendo agredidos verbalmente por pessoas que estavam na reunião”.

Vejo cotidianamente as pessoas muito carentes, em especial, do afeto e atenção dos semelhantes. Qual seria o motivo dos seres humanos estarem se distanciando uns dos outros? Vivemos uma sociedade que vai se distanciando, esfriando as relações, ficando realmente líquidas, as pessoas não mais se evolvem ou se entregam aos semelhantes, vínculos pobres, frágeis. Onde vamos parar? As redes sociais que aproximam os distantes e distanciam os próximos, os celulares tomando o espaço em definitivo do proveitoso diálogo. Defendo o uso da tecnologias em nossas vidas. Sem dúvida devem estar presentes, desde que o uso seja coerente e com bom senso em nossas vidas. Mas, notamos um despreparo geral no uso, em especial dos aparelhos celulares, à mesa, no carro, nas casas, trabalho, enfim, na vida de todos nós. Melhor sempre lembrarmos a música “Dentro de um abraço”, de Jota Quest: “O melhor lugar do mundo. É dentro de um abraço”. Sim, não tenha dúvida disso. No abraço amigo e fraterno encontraremos o afeto de que tanto me refiro, fonte para uma vida plena e feliz. Esse é o meu desejo permanente e sei que você falaria com um largo sorriso no rosto: “Eu sei! Eu sei! Que alegria saber disso e fica aqui externado meu desejo verdadeiro de que a vida lhe sorria, e claro, surpreenda. Paz e bem.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

tena; o ex-prefeito Theodoro Mendes; e o delegado Marcelo Carriel, professora Célia Nardi, professor Odinir Furlani, Cíntia de Almeida, Marinho Peres, Flaviano Agostinho de Lima. O professor Aldo Vannucchi recebeu a homenagem em nome do subrinho Alexandre Vannucchi Leme torturado e morto pela ditadura.

Oitivas Os dados divulgados sobre o setor de saúde mental na cidade, segundo o vereador Marinho Marte, teriam provocado uma das discussões na reunião do Conselho Municipal de Saúde. Por conta disso, os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o atendimento de saúde decidiram ouvir os responsáveis pela área no município. Previstas para acontecer em 12 de maio, as oitivas na Câmara devem contar com a presença do secretário de Saúde, Armando Raggio; da coordenadora de saúde mental, Luciana Togni Surju; e de representantes do Hospital Regional e do Instituto Moriah, gestor do hospital Vera Cruz.

ESPAÇO DO RUI

Não economize ternura...

Alana Damasceno

Visita

Aumento O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) protocolou, na Câmara Municipal, nesta semana, o projeto de lei que estabelece aumento do piso salarial para 3.157 servidores públicos municipais, entre eles, zeladores, serventes, vigias e servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Fundação de Seguridade Social (Funserv). A proposta prevê que os funcionários da administração pública recebam, a partir de maio, um salário de R$ 1.150. Trabalhadores inativos também serão contemplados com a proposta, que deve ser votada pelos vereadores na próxima semana.

O deputado federal Gustavo Petta (PC do B), que assumiu o cargo após a renúncia de João Paulo Cunha (PT), esteve nos estúdios da Rádio Ipanema, na segunda-feira (28), onde concedeu entrevista ao Jornal da Ipanema. Petta é ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e, até então, exercia o mandato de vereador em Campinas. Na visita, o deputado declarou que veio para a cidade para agradecer os votos que obteve. “Junto ao Gabriel Bittencourt, tivemos mais de mil votos”, disse. Petta também afirmou que deve se reunir, em breve, com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) para discutir as necessidades do município.

Homenagem

Um jovem sorocabano foi estudar em São Paulo. Mergulhava nos estudos, convivia com os colegas, frequentava barzinhos da moda e aproveitava as saborosas delícias da juventude. Tinha apartamento, belo carro e seus pais ofereciam o dinheiro necessário. Ele, em contrapartida, falava rapidamente pelo telefone com seus pais e quando regressava a Sorocaba, em alguns finais de semana, parecia um turista. Mal cumprimentava os pais e saia procurar seus amigos ou as baladas que a cidade oferece. Certo dia, ele foi informado que o pai de um amigo havia falecido. Era um amigo de escola, futebol, porém que não via há muito tempo. Pensou: será que não é hipocrisia ou falsidade eu ir ao velório agora, depois de grande afastamento? Mas, a sua consciência fez com que ele mergulhasse no passado e recordasse que os dois eram tão unidos a ponto de um frequentar a casa do outro.“O pai dele era boa gente. Ele me tratava bem e só me traz boas lembranças. Eu vou ao velório”. Ao chegar, foi recebido de braços abertos pelo amigo. Ele ficou emocionado ao vê-lo depois de tanto tempo, embora fosse num momento triste. Esse reencontro fez com que houvesse a reaproximação. Os dois passaram a sair juntos. Num dia, ao tomarem uma cervejinha no bar, o rapaz que havia perdido o pai começou a chorar copiosamente. Soluçava e gemia em alto volume. O jovem sorocabano o abraçou e perguntou: “O que está acontecendo?” A resposta foi curta: “Meu pai”. Como fazem todas as pessoas generosas, procurando consolá-lo, o jovem falou: “A vida é assim mesmo. Existe um ciclo, onde cada pessoa tem seu tempo. Os meus pais, felizmente, estão vivos, mas a morte é algo natural, embora não nos agrade. Eu me solidarizo com você porque um dia também vou sentir essa dor”. Nesse momento, entre soluços, o rapaz acrescentou: “Eu estou com saudade dele, porque eu não falava com ele

e tem tanta coisa que eu gostaria de dizer. Eu não me dava bem com ele, embora ele fizesse tudo por mim. Se eu pudesse, voltaria no tempo para sentar no seu colo, acariciar a sua cabeça, conhecer as suas histórias de vida, ser amigo do meu pai...” Os dois choraram abraçados. A partir desse dia, o jovem sorocabano mudou suas atitudes. Tornou uma espécie de ritual sagrado dedicar parte do seu dia para conviver com os pais. Pede-lhes a benção, beija-os carinhosamente e diz:“Eu te amo”. A dor do amigo transformou sua vida. Mudou as suas atitudes. Encarou os estudos com mais seriedade, passou a conviver com o pai empresário e, atualmente, comanda uma empresa vitoriosa. Está sempre sorridente, trata as pessoas com respeito, valoriza a família e afirma: “Se eu pudesse aconselhar todos os filhos do mundo, eu diria: não economizem ternura. O dinheiro não garante a felicidade, mas ela está presente nos gestos de ternura, nos comportamentos que temos em relação a nossa mãe e ao nosso pai, que foram os responsáveis pela nossa existência e ofereceram amor, carinho e segurança. A felicidade a gente conhece quando diz ‘Eu te amo’ e observamos um brilho destacar o olhar de quem nos ama incondicionalmente”. Pense nisso. Reflita se hoje você encontrou um tempo para pedir a benção dos seus pais; se você lhes deu um beijo carinhoso e disse a frase mágica: “Eu te amo”.

Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

PRP e PHS juntos em SP

VANDERLEI TESTA

Renata Rocha

Dia do Trabalhador lembra suor e garra dos metalúrgicos

Uma solenidade na Escola Municipal Getúlio Vargas, nesta semana, em Sorocaba, prestou uma homenagem a alguns ex-alunos da instituição de ensino e comemorou os 30 anos da Associação de Pais e Mestres (APM) do colégio. O diretor do Sistema Ipanema de Comunicação, Francisco Pagliato Neto, estava no time de homenageados, que também contava com a colunista da Rádio e Jornal Ipanema, Jak Ca-

No último sábado (26) aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo a convenção partidária das siglas PRP e PHS. Lideranças dos dois partidos se uniram para apoiar o nome de Laércio Benko (PHS) - vereador na capital paulista como pré-candidato a governador do estado de São Paulo pelo Partido Humanista da Solidariedade. O Partido Republicano Progressista (PRP) de Sorocaba esteve representado pelo atual presidente José Irã, pelo vice Thiago Flamia e pelo pré-candidato a deputado estadual Cícero João..

Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi

Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida Diagramação Jefferson Cascali de Lima Tiragem - 30.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região

___________________________________________ diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342 ___________________________________________

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Na quinta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador foi mais uma data vermelha no calendário. Folga para milhões de trabalhadores e atividades normais para tantos outros milhares que não puderam parar suas atividades em siderúrgicas, hospitais, segurança patrimonial, motoristas, bombeiros, policiais, restaurantes, empresas, e uma infinidade de funções que ganham o pão de cada 365 dias do ano. Lembro-me dessa data de quando trabalhava na Siderúrgica NS Aparecida. Havia centenas de metalúrgicos que ficavam nos fornos da aciaria, laminação e produção às 24 horas do dia. O suor e a garra dessa gente impressionava qualquer pessoa que fosse visitar a empresa. Os fornos com mais de mil graus e os lingotes em alta temperatura que passavam pelos equipamentos para se transformarem em barras eram deslizados ao lado das pernas e braços dos operários. Impossível não suar em meio a essa verdadeira sauna na empresa. No entanto o compromisso de exercer a sua missão fazia dos trabalhadores mestres em sua vocação. Com o amigo jornalista Sergio Coelho de Oliveira escrevemos em parceria o livro “A Enxada que plantou uma Siderúrgica”. Nessa obra relatamos depois de nove meses de pesquisa a história da saga do empresário Luiz Pinto Thomaz. Com seus 40 mil réis recebidos do pai comprou a Fábrica de Enxadas em Sorocaba e com o seu dinamismo e a força do trabalhador metalúrgico possibilitou mais de

três mil empregos na década de 70 quando exerci lá durante 15 anos a comunicação social da siderúrgica. Foi lá que trabalhei com o Hamilton Pereira, hoje deputado estadual e que está proporcionando com sua iniciativa de projeto a Região Metropolitana de Sorocaba. Passados tantos anos, recebi nesta semana do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba que comemora seus 60 anos, um pedido para publicar no site da entidade o nosso livro histórico. Sei que os personagens metalúrgicos sempre serão um parâmetro de força de trabalho no desenvolvimento desta cidade que já foi a Manchester Paulista. Estar com a edição digitalizada no site para leitura, além de ser uma homenagem a esses operários metalúrgicos que dedicaram o seu suor e vida ao progresso da cidade, é também um reconhecimento ao saudoso “Seu Thomaz” que acreditou em Sorocaba e na garra dos metalúrgicos. É uma pena, no entanto, que Sorocaba nunca tenha homenageado esse empresário com seu nome em um local público. Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos diários de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

ALE SCAPOL L

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

1 2

3

#WK A WK é a balada dos descolados e bacanas da cidade. A casa, que abriu recentemente, já se estabeleceu como a preferida da galera mais bonita da região. Para comprovar, nada como os cliques do Teylor Soares, fotógrafo oficial de lá.

4

7

5

6

1 - Paula Pires / 2 - Renata Freitas / 3 - Myrela Pontes/ 4 - Layla Alves / 5 - Joana Borin / 6 - Ricardo e Dani Rubinato / 7 - Cinthia Brizola

5


6

DIA DAS MÃES MÃ ÃES

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

Comércio espera aumento

na venda de presentes Érik Rodrigues

C

onsiderada a segunda data mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães deve proporcionar, em 2014, um aumento das vendas no varejo, segundo expectativas de entidades que atuam no setor. Entre os fatores apontados pelos órgãos para explicar esse movimento do mercado estão o aumento na geração de empregos e na quantidade de lojas e produtos oferecidos à população. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Sorocaba (Sincomércio), Fernando Soranz, o aumento nas vendas é reflexo da variedade de opções no mercado. “Nos últimos 12 meses, Sorocaba teve um crescimento significativo de lojas em shoppings, além de infinitas possibilidades de presentes em estabelecimentos comerciais no centro e nos bairros, como

Fernando Soranz, presidente do Sincomércio

calçados, roupas, eletrônicos, eletrodomésticos e outros produtos com valores competitivos no comércio local”, destaca. Soranz declara, ainda, que “todas as oportunidades de comunicação devem ser exploradas pelos empresários do comércio para difundir os produtos em datas

como essa, pois a motivação e o interesse de compra existem”. A alta nas vendas para o Dia das Mães também é a expectativa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso). Segundo o presidente da entidade, Nilton da Silva Cesar, esse aumento pode chegar a 2%, em relação ao mesmo período do ano passado. “Um dos principais fatores que pode explicar o resultado é o crescimento na geração de empregos”, afirma. Para o presidente da Acso, os itens mais populares de presentes são sapatos, bolsas, roupas, eletrodomésticos e produtos de utilidade doméstica. “Estima-se que a população escolha presentes entre R$ 109 e R$ 218”, diz. Um dos fatores apontados para o crescimento nas vendas é o sentimento que envolve a data. “O afeto materno sempre atrai um reconhecimento dos filhos e o presente ainda é uma manifestação popular de agradecimento”, disse Soranz. Cesar também indica a relação entre mães e filhos como fator determinante para as vendas na data. “As pessoas deixam de ter alguns gastos para presentear as mães”, finaliza.

Nilton da Silva Cesar, presidente da Acso


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

7


8

DIA DAS MÃES MÃ ÃES

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

Shoppings apostam em promoções e preveêm bons resultados nas vendas Érik Rodrigues

M

irando o público interessado em adquirir presentes para o Dia das Mães, os shoppings da cidade apostam em promoções especiais para a data, esperando, com isso, bons resultados em vendas e gerando movimento em diversas áreas do varejo, que vão do vestuário até os itens do setor de tecnologia. Questionado sobre a expectativa de vendas para a data, o gerente geral do shopping Iguatemi Esplanada, Aléssio Bergonzi, afirma que a inauguração da nova ala do empreendimento, que dobrou o número de lojas, explica a inviabilidade de apresentar uma estimativa percentual de crescimento no varejo. “O que podemos afirmar com certeza é que o Iguatemi Esplanada está oferecendo aos consumidores uma grande oferta de marcas e produtos em

suas mais de 400 lojas, facilitando a escolha do presente do Dia das Mães”. Para chamar a atenção dos consumidores, o shopping realiza a promoção “Tudo é especial. Inclusive o dia delas.”, que vai sortear vales-compras de R$ 10 mil para gastar nas lojas do Iguatemi Esplanada. Para participar, os consumidores devem realizar, entre os dias 29 de abril a 18 de maio, compras em

qualquer loja do empreendimento. A cada R$ 300,00 em notas fiscais, o consumidor terá direito a um cupom da promoção, cujo sorteio ocorre em 19 de maio. O Shopping Cidade Sorocaba também aposta na promoção “Caminhão de prêmios do Shopping Cidade”, que vai distribuir mais de 45 itens a um único ganhador. A cada R$ 150 em compras, o consumidor terá direito a

um cupom para participar do sorteio, que será realizado no dia 11 de maio, data em que é celebrado o Dia das Mães. Sobre as vendas para a data, os gerentes Ricardo Arcos e Estella Perrella também revelam uma expectativa positiva nesta, que é a segunda melhor data para o varejo. “O empreendimento comemora seu primeiro Dia das Mães na cidade, oferecendo um mix completo de produtos, que atende ao gosto de todos os perfis de públicos. Entre os segmentos mais procurados, destacam-se os de vestuário, calçados, perfumaria, cosméticos, joias e bijuterias”, declaram. O Dia das Mães também deve ter resultados satisfatórios para os lojistas do Villàggio Shopping.“Acreditamos que teremos resultados positivos de vendas, em relação ao ano passado. Estimamos que os gastos dos consumidores com presentes variem de R$ 100 a R$ 400, sendo que as principais opções devem ser sapatos e peças de vestuário”, informa a gerente administrativa Valéria de Almeida.


RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

9

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

No Podium O grafiteiro Eduardo Kobra com sua arte impressionante. O paulistano, que iniciou pixando no final dos anos 80 (e foi detido por isso mais de uma vez), hoje tem seu trabalho mundialmente reconhecido. Com seu projeto chamado “muro das memórias”, por exemplo, Eduardo faz releituras de imagens históricas, icônicas, dando a elas cores que as trazem aos nossos tempos. Uma

delas, a do Monte Rushmore (feita em Los Angeles). Seu trabalho pode ser visto em muros de importantes capitais do mundo e, o mais recente, é sensacional: A imagem de Oscar Niemeyer grafitada em um prédio da avenida Paulista. Sua equipe foi também pioneira no Brasil com a técnica de pintura anamórficica - aquelas em 3D que são feitas no chão. Vale, e muito, conhecer e curtir seus trabalhos. São lindos.

A originalidade

Lente da Re

das Flats

Através da nossa lente a imagem de Simone Sil, um dos talentos da nossa cidade. Violinista, vocalista e educadora musical, Simone angaria fãs em todos os lugares nos quais se apresenta. Sucesso merecido para quem se dedica e se aprimora constantemente, demonstrando o melhor de sua arte através da música.

As rasteiras invadem as passarelas e unem o melhor dos mundos em lindos e confortáveis modelos. De acordo com os grandes design de moda, seja uma sapatilha, uma rasteirinha, sliper, botinha ou Oxford – não pode faltar no armário da mulher moderna. Pensando nisso, as grandes marcas administraram suas linhas Flats para as grifes mais badaladas do mercado da moda. Arezzo, Corello e Schutz são algumas marcas nacionais que criaram Flats e estão disponíveis para quem quiser ter as suas ainda para este outono.

REGINA REBELLES


10

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

11


12 ROTEIRO GOURMET

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

Vecchio Cancian completa 12 anos

1

4

Renata Moeckel

C

2

3

omandado com competência, criatividade e muita qualidade pelo gerente Roberto Marques Ferreira e pelo subgerente Marcio André Clen, que contam com uma equipe de mais de 20 pessoas, o Restaurante Vecchio Cancian está cada vez melhor. Como chopperia e lanchonete, é famoso por seus lanches diferentes, como por exemplo o de costelinha desossada, o de linguiça caipira entre outros , e como restaurante destaque para a feijoada dos finais de semana (sábados e domingos), com leitoa assada à pururuca, ingredientes separados e o toque especial dos temperos do chef. Na estivemos na festa de comemoração pelos 12 anos do Vecchio Cancian, que contou com música ao vivo, buffet com as delícias da casa e sorteio de brindes aos clientes. Nossos parabéns pelo sucesso do Vecchio Cancian, que abre de terça a domingo das 9 horas até meia noite e às segundas, para o almoço, sempre com novidades, como a tradicional festa alemã e outras para escolha de seus clientes: terças-feiras (chopp em dobro com preços especiais nas porções). Quartas-feiras (buffet de boteco). Quintas-feiras (buffet de porções da casa). Sextas-feiras e sábados tem música ao vivo. Confira as fotos feitas por Juliana Moraes durante a festa.

6

5

7

8

9

1 - Adriano Ayres e Michele Gimenes / 2 - Marcio André Clen e Roberto Marques Ferreira / 3 - Jak Joy e Edson de Sousa / 4 - Wilson, Ana Laura e Kelly Oliveira Santos/ 5 - Luciana Luques e Claudio Grosso / 6 - Gabriela Toledo / 7 - Pedro Bruder / 8 - Luis Antonio de Jesus e Vani Brandolise / 9 - Josiney Leme Hergesel e Tassia Hergesel


PAULINHO GODOI 13

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Família Callegari está grávida Teresa Callegari não se aguenta mais de tanta alegria. Já tem o netinho Giovanni, de seu filho Sandro com Franciane, que está grávida novamente. A princesinha Gigi Callegari também espera um bebê para logo. Gigi e seu marido Lourenço Ligabó estão “grávidos”e fizeram uma sessão de fotos com Patrícia Freire, a sempre surpreendente.

Festeira Andreia Fiamma comemorou seu aniversário em grande estilo. Realizou uma festa à fantasia em sua chácara que atende pelo nome de Piririm. Por lá passaram seus amigos que foram celebrar mais uma data desse furacão de mulher. Quando posto uma foto dela no Facebook, sempre é das mais curtidas porque Andreia tem uma legião de fãs. E eu sou um deles. Te amoooo.


14 4

PAULINHO GODOI P

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Arquitetando

Zi Cossermelli

Zi Cossermelli e Carlinhos Gonçalves conseguiram reunir o que há de melhor em arquitetura na cidade e região e lançaram o ARQTOPS 2014, o primeiro pocket book derivado de um programa exibido na TV a cabo sobre arquitetura. As fotos de Fabiana Santa ficaram lindas e o resultado final foi surpreendente. Com coquetel luxo de Estela Ayub, o Shopping Villàggio foi o local escolhido para a abertura da exposição e lançamento do pocket book. Quem não entrou, se arrependeu, a fisionomia era nítida. Quem sabe na edição de 2015? Fica a dica.

Márcio Pedrico

Nathalie Abelha

Parabéns

Cecília Pavlovsky

Semana lotada de aniversariantes queridos, famosos e destaque na sociedade sorocabana e nos melhores eventos. Como tem muita gente, já desejo muita paz, saúde, amor, felicidade e sucesso para todos. Nesta sextafeira (2), não posso deixar de citar os meus queridos Marília Bar e o garoto Ipa & Bola Douglas Valle. Neste sábado (3), Adriana Pavan linda e loura, Cíntia Medeiros, a gauchinha Cláudia Britto, a arquiteta Ana Bianca Depetris e minha amiga e querida Cecília Pavlovsky, uma mulher de Vanguarda. Domingão (4), Marcelo Moron, Ana Moreno, William Pires Corrêa e a minha trudinha favorita Nathalie Abelha. Segundona “braba” (5), será a vez da joia rara Aline Morato, Carolina Thaís Haddad, William Vasques e a doce Ana Paula Rogich Proença. Terça-feira (6), parabéns para Lucas Pereira e Rita Machado. Quarta-feira (7), coloca a “champa”para gelar porque é aniversário de Simone Datri, Bruno Bulga e Rômulo Larama. E para completar, na quinta (8), a linda Isabela Guitte e o fotógrafo João Rampim.

Julia Cossermelli Guitte

Verônica Lima Gaburro Moretti

Bruna Desanuvio

Tais Rolim Angelo Dutra Claudia Ferreira

Andrea Malzone


GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

15 1

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Alessandra e Fernando Freitas

Amélia Mendes, presidente do Momunes faz homenagem a Escola de Samba Estrela da Vila

Jeferson Rodrigues e Leonardo Tardelli

Tradicional Noite do Chopp Virou tradição a Noite do Chopp promovida pelo Momunes. O evento tem recebido cada vez mais convidados em noite animada por samba da melhor qualidade. A noite foi marcada por homenagens. Bruno, presidente da Escola de Samba Estrela da Vila recebeu um mimo do Momunes pela parceria com a entidade. Clicks do evento por Angela Oliveira.

Maria Lúcia e José Carlos Borges

Eduardo Mendes, Telma Mendes. Tarsila e Milena Totti


16 CORPO EM FORMA & SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

A saúde emocional e o corpo de dor

J

aqueline e Fernanda são amigas. Ambas estão no segundo casamento, mas têm historias de vida completamente diferentes. Jaqueline teve uma separação amigável no primeiro casamento. Ela e seu ex-marido chegaram à conclusão que não desejavam mais ficar casados e encontraram a felicidade com outras pessoas, mas mantiveram a amizade e o respeito. Fernanda teve um primeiro casamento muito difícil, tumultuado, com muitas brigas e agressões físicas e emocionais. Separou-se por não haver mais condições de permanecerem juntos, pois o amor havia acabado junto com o respeito. As duas amigas estão sentadas assistindo novela. Repentinamente começa uma briga entre os protagonistas, onde rola discussões e agressões. Fernanda fica pálida. Sentiu-se mal ao ver a cena das agressões na novela. Dentro de si, revive intensamente as agressões do seu ex-marido e o seu corpo reage instantaneamente: sente-se mal, sente a raiva e a dor ressurgirem. Seu marido chega para ver o que está acontecendo e Fernanda acaba por brigar com ele, como se ele fosse o espelho de sua dor:

inconscientemente vê nele seu ex-marido. Ocorre que Jaqueline não teve um histórico de agressões, não guarda dentro de si aquele registro e Fernanda revive tudo que lhe aconteceu pois manteve guardado no que eu chamo de corpo de cor. O corpo de dor, seria um “corpo imaginário” que nós construímos e mantemos vivo dentro de nós. Os registros de nossas dores de alma ficam ali guardados e quietos. Quando presenciamos algo semelhante aos registros de nosso Corpo de Dor, ele vibra e nós revivemos tudo novamente, no agora, com todas as sensações desagradáveis e podemos somatizar nossas dores em todos os, até mesmo em doenças. Nosso corpo de cor é alimentado não por dores mas sim por crenças e a dor que ocorre é um resultado destas. As coisas acontecem em nossas vidas para serem superadas e registradas como experiências e não como um troféu de dor. O perdão não é um fim, mas

O corpo de dor, seria um“corpo imaginário” que nós construímos e mantemos vivo dentro de nós. Os registros de nossas dores de Alma ficam ali guardados e quietos. sim o resultado de mudanças que fazemos em nós e é altamente recomendado se quisermos viver bem e ter uma saúde integral. Precisamos nos trabalhar para que perdoemos a nós e aos outros. Como ocorre este perdão? Tudo começa quando você enjoa de sofrer e quer mudar. Pense: isso já doeu no passado não foi? Mas a partir de

hoje eu quero um futuro diferente, uma vida melhor, que merece ser vivida e vou buscar isso. Toda a vez que a dor aparecer, pense em uma nova meta. Não mantenha o seu pensamento em suas dores e sim gaste essa energia para realizar algo de bom para você: um novo emprego, um novo amor... um objetivo. Sem perceber você vai mudando a crença que alimenta o seu Corpo de Dor, o perdão vai acontecendo e, um dia, vira a página de vez, percebendo que a vida tem seus momentos, mas que escolhemos ficar presos neles ou tocar em frente para descobrir que a vida é mesmo boa, muito rica em experiência e merece ser vivida.

Eliana Matthos é Terapeuta holística


I PROGRAME-SE

I PROGRAME-SE 17

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

CINEMA ■ O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2: A AMEAÇA DE ELECTRO Salas: Cinespaço Villàggio 2 (dublado, 12 anos) – diariamente às 15h30, 18h30 e 21h20. Cinespaço Villàggio 4 3D (dublado, 12 anos) – diariamente às 15 horas; (legendado, 12 anos) – diariamente às 18 e 21 horas. Depois das aventuras de O Espetacular HomemAranha (2012), Peter Parker tenta manter a promessa que fez ao pai de Gwen Stacey, de que a protegeria sem chegar perto dela. Mas o herói está apaixonado e não consegue se afastar. Ao mesmo tempo, vários inimigos tomam conta da cidade e a formatura da escola se aproxima. Neste contexto, surge um novo vilão, o poderoso Electro, para desafiar as habilidades do Homem-Aranha. Mas o amigo da vizinhança poderá contar com a ajuda do velho amigo Harry Osborn, que o ajudará a descobrir novos segredos sobre o seu passado. ■ GETÚLIO Sala: Cinespaço Villàggio 1 (nacional, 12 anos) – diariamente às 14, 16, 18, 20 e 22 horas. A intimidade de Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, em seus 16 últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar. ■ CAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO INVERNAL Sala: Cinespaço Villàggio 3 (legendado, 12 anos) – diariamente às 14 e 19 horas. ■ DIVERGENTE Sala: Cinespaço Villàggio 3 (legendado, 14 anos) – diariamente às 16h30 e 21h30.

Teotônio Vilela (TMTV). Referência no cenário do stand up comedy no país, o comediante apresenta seu show intitulado “Piadas Prontas”. A partir das 21h30. Ingresso R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). O TMTV fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes – Alto da Boa Vista (ao lado da prefeitura). Informações: (15) 3238-2222.

SÁBADO (3) ■ FORRÓ NA TOCA DO LEÃO

■ LUAN SANTANA

O reggae e o forró irão tomar conta da Toca do Leão. De um lado a Velha Maromba vai representar quatro grandes compositores da música nordestina, trata-se de Zé Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho, onde se juntaram e lançaram o disco “O Grande Encontro” Do outro lado a banda Êxodo da Babilônia representando, com um repertório incrível do grande rei Bob Marley. A noite vai rolar na Toca do Leão, que fica na avenida São Paulo, 2981 – Além Ponte, a partir das 23 horas. Informações: (15) 3227-4279.

O cantor faz um show especial em comemoração aos 10 anos da Ayres Eventos. Intitulado “Festeja”, além de Luan Santana, o evento ainda traz Cristiano Araújo, Henrique e Juliano e João Neto e Frederico em um só palco. A partir das 17 horas. Ingressos Pista R$ 30 (meia), área VIP R$ 70 (meia), camarote R$ 80 (meia). A Arena Ayres fica ao lado do Fórum Novo, no Alto da Boa Vista. Informações: (15) 9 8172-3693. ■ LASANHA VEGANA AATAN

■ CURVAS NA ARQUITETURA BRASILEIRA

O shopping Pátio Cianê realiza até o dia 5 de maio uma exposição especial que reúne obras arquitetônicas do renomado arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris. Criada em 2006, a exposição “Curvas na Arquitetura Brasileira” vem se consagrando no país com sucesso de público e crítica. Mostra gratuita. O Pátio Cianê Shopping fica na avenida Doutor Afonso Vergueiro, 823. Informações: (15) 3333-3333. ■ TRIBUTO GUNS ‘N ROSES

A noite especial no Pirilampus Bar faz um tributo especial a duas bandas ícones do

Hard Rock dos anos 1980 e 1990: Guns ‘N Roses e Bon Jovi. A primeira vai ser representada pelo grupo The Best. Já o grupo Living in Skin vai tocar os maiores sucessos de Bon Jovi. Entrada R$ 20 (sem confirmação no evento) e R$ 15 (com confirmação no evento). A partir das 22 horas. O Pirilampus Bar fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 1081 – Vila Assis. Informações: (15) 3211-8353. ■ ELETRÔNICA COM FELGUK O duo Felguk, que foi revelação da música eletrônica mundial, formado por Felipe Lozinsky (Fel) e Gustavo Rozenthal (Guk), que já foi convidado pela própria Madonna para remixar uma de suas músicas, vai fazer a noite na Anzuclub. A partir das 22 horas. A casa noturna fica na avenida Tiradentes, 2555, em Itu. Informações: (11) 4024-8810. ■ STAND UP COM LÉO LINS

Com piadas feitas a partir de experiências vividas pelo artista, Léo Lins chega com fôlego a Sorocaba para uma apresentação única no Teatro Municipal

A AATAN (Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados), visando arrecadar fundos para o abrigo, preparou o evento beneficente. A entrega dos pratos funcionará das 11 às 15 horas mediante apresentação de cupons. A lasanha vegana (composta por massa artesanal, palmito, ervilha, azeitona preta e molho de tomate natural) serve duas pessoas e custa R$ 24. Informações na Vila da Esquina fica na rua Capitão Nascimento Filho, 127, Jardim Faculdade - Sorocaba. ■ BOLA SETE NO ESPETINHOS DA VILLA Muito samba e uma deliciosa costela no bafo aguardam o público no Espetinhos da Villa a partir das 18 horas. Quem comanda o som nesta data é o grupo Bola Sete, que trará o melhor do repertório samba raiz entre outros sucessos da música brasileira. Entrada R$ 10. O Espetinhos da Villa fica na rua José Marques, Sorocaba. Informações: (15) 9 9784-3950.


18 I PROGRAME-SE QUINTA-FEIRA (8)

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

SÁBADO (10) ■ ROBERTO LEAL EM SÃO ROQUE

■ BYAFRA

Em comemoração ao Dia das Mães, o cantor se apresenta no Pátio Cianê. O show será gratuito. O Pátio Cianê Shopping fica na avenida Doutor Afonso Vergueiro, 823. Informações: (15) 3333-3333.

O cantor Roberto Leal se apresentará na Vila Don Patto, em São Roque, durante um jantarshow em comemoração ao Dia das Mães. Os pratos serão servidos das 19h30 às 21h30, quando começará a apresentação. Os convites individuais custam R$ 150,00, e dão direito ao couvert, entrada, salada, prato principal e sobremesa. O serviço de mesa será no estilo à francesa. As bebidas e porções, que poderão ser consumidas inclusive durante o show, não estão incluídas nesse valor. Ao todo, o espaço aonde Roberto Leal irá se apresentar na Vila Don Patto comporta até 200 pessoas. As reservas devem ser feitas pelo telefone (11) 4711-3001, com Anne ou Cléber, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30. ■ AZUL RESPLENDOR

do Educandário Santo Agostinho, um evento beneficente com renda total revertida à entidade. A feijoada acontece no Salão de Festas do Educandário (rua Imperatriz Leopoldina, 217 - Sorocaba). Convites: (15) 3222-2265. ■ EL CABONG E CAIXA VEDADA As bandas fazem um tributo especial a dois grupos ícones do rock nacional. El Cabong se apresenta tocando os sucessos dos Paralamas do Sucesso, enquanto a Caixa Vedada mostra o repertório do grupo O Rappa. A partir das 22 horas. Entrada R$ 20 (sem lista) R$ 15 ( com lista). A apresentação acontece no Pirilampus Bar (avenida Comendador Pereira Inácio, 1081 – Vila Assis). Informações: (15) 3211-8353. ■ PLANTA & RAIZ

O grupo de reggae homenageia o cantor Bob Marley e aproveita para tocar seus maiores hits. A partir das 23 horas. Entrada a partir de R$ 30. O show acontece na Toca do Leão (avenida São Paulo, 2981 – Além Ponte). Informações: (15) 3227-4279. ■ ENCONTRO DE ESCRITORES

■ CINEMA DE 5ª, FILMES DE 1ª Nesta quinta-feira o evento exibe o filme “Estômago”, dirigido por Marcos Jorge e estrelado por João Miguel e Fabiula Nascimento. Com faixa etária para maiores de 16 anos, a trama conta a história de um nordestino que chega a uma grande cidade e descobre sua aptidão para a culinária. Paralelamente, o filme narra um crime cometido pelo protagonista. Entrada gratuita. A exibição acontece na Oficina Cultural Grande Otelo, que fica na praça Frei Baraúna – Centro. Informações: (15) 3224-3377.

partir das 22 horas. O Anastácia Bar fica na avenida Doutor Eugênio Salerno, 187 – Centro. Informações (15) 4141-0702. ■ TRIBUTO THE DOORS

■ RODRIGO FREITAS

Estrelada por Eva Wilma, a peça reúne uma comédia que promove uma rara combinação entre humor ácido e delicadeza. A história retrata os bastidores do universo teatral no espetáculo em que a atriz celebra os 60 anos de carreira, sendo 80 de vida. A partir das 21 horas. Ingresso R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia). O espetáculo acontece no Teatro Municipal Teotônio Vilela, que fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes – Alto da Boa Vista (ao lado da prefeitura). Informações: (15) 3238-2222.

Sorocaba realiza a primeira edição do Encontro de Escritores de Sorocaba. Para esta data, dez autores se reunirão para falar um pouco sobre sua trajetória e livros publicados. O evento ainda vai contar com duas palestras. O encontro é gratuito e acontece na Biblioteca Municipal (rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista). Informações: (15) 3228-1955.

■ FEIJOADA BENEFICENTE

Toda quinta-feira rola o melhor do sertanejo com Rodrigo Freitas, no Anastácia Bar. A

O rock setentista do grupo The Doors ganha destaque no Asteroid Bar com a banda Hard Vision, que interpretará os maiores sucessos da banda. A noite será completa com o DJ residente Emerson Punk que faz a galera dançar todas as quintas ao som de rock, de indie, da disco, dos hits e das novidades. A partir das 22 horas. Entrada R$ 6 ou R$ 20 com consumação. O Asteroid Bar fica na rua Aparecida, 737. Informações: (15) 3329-2767.

SÁBADO (14)

No dia 25 de maio, a partir das 12 horas, acontece em Sorocaba a famosa Feijoada

■ ARRAIÁ PARÓQUIA NOSSA SRA APARECIDA A Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza nos dias 14 e 15 de junho um Arraiá beneficente. O evento terá comidas típicas, brincadeiras, quadrilha acontece na Vila Maria dos Prazeres, antiga Sociedade Amigos de Bairro (rua Brasil, 50). Entrada 1 kg de alimento não perecível. A partir das 15 horas. Informações: (15) 3325-3626


JAK CATENA A

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

19

jakcatena@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

É Pra Jak!

Use com Cuidado*

por Jak Catena

>> A rolha!! Tem que cheirar, ver se está molhadinha, girar, bochechar e só então experimentar... e, ainda pode devolver o vinho que vem atrás da rolha. Portanto toda essa“mise en scene”é pra quem entende da coisa. E Fabricio Souza que veio da Bahia especialmente pra nos premiar com a maior loja de rótulos (são mais de 600) de Sorocaba, sabe. Na Cellar Experts Campolim tem vinho de R$ 15 a R$ 1.500! As mulheres-damas-da-cidade se reúnem às terças feiras, as lulus às quartas, e os homens de quinta hehe. Já eu tenho outra maneira para degustar um vinho: - abra a garrafa e deixe-o respirar. Se não funcionar faça boca a boca nele hahahahah.

News >> A vice-campeã do BBB 14, Angela Munhoz almoçou com sua família no charmoso Vila Don Patto em São Roque. E a fama de simpática e atenciosa com os fãs foi confirmada. Então agora falta ela marcar presença aqui na vizinha, “noé”?

Mais Um!

Entre

linhas

Fabricio Souza

Patrícia Rizzi, Ester Patriarca e César Barroso

>> Diz que quem é vivo sempre aparece, mas quem some a gente também descobre. E a histórica Ester Patriarca do antigo Arara Aurora, esta sempre no Kingsford Pub, mais simpática do que nunca hehe, até fez foto com jornalistas. A noite também foi especial com muito pop rock da dupla 2Friends (Paula Cavalciuk e Vinícius Lima).

Simples Asssim

Vestida para casar! >> Bolo, fotógrafo, automóveis, florista, decoração, recepções, cerimonialista, lembranças, banda, hair, maquiagem, buffet e muito champanhe Chandon. Além de um milhão de novidades que serão apresentadas na 1ª Expo Noivas & Festas do Interior, realizada pela Oje Eventos, no Shopping Iguatemi Ex-planada, neste final de semana, o estilista Fábio Matiello apresenta deslumbrantes modelos da sua nova linha de vestidos para sorocabanas casadouras!!

Ana Lucia Galli e Nelson de Assis Junior Serginho, João Pedro, Sérgio Said, Nathália e a níver Zuleika Said

>> Pros mais de 80 anos bem vividos que Zuleika Montalto Said (mãe da saudosa Selma Said) completou em festa com filhos e netos no Espaço Gourmet da SZS Assessoria de Imprensa, onde um enorme painel marca a família.

Durma com essa!

>> Simples Assim O Comfort Hotel Esplanada, no Campolim já foi lançado e está previsto para entrar em operação em 2016. Então pra Copa vamos oferecer o que temos “prahoje” hehe, mas nas Olimpíadas Rio 2016 os executivos podem se hospedar aqui, é só pegar o trem baaaala!! O Comfort Hotel terá 184 quartos, em 10 andares, num projeto do arquiteto Rafael de Aquino que passa uma temporada de 40 dias no Japão! O sucesso do novo modelo de investimento está sendo comercializado pela imobiliária AE Patrimônio!

Tudo é uma questão de ponto de vista – para uma formiga gota de chuva é Tsunami Fabi Matiello


CAPA

20 CAPA

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

Cursos gratuitos

Josyquele Pereira cadastra seu currículo no atendimento à procura de emprego

Além da Prefeitura de Sorocaba trabalhar com um agente facilitador de contratação de vagas de emprego, há também a Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), que disponibiliza cursos de capacitação nos segmentos de informática, alimentação, beleza, administrativo, metalmecânica, eletroeletrônico, comércio, serviços e línguas. A Uniten desenvolve ainda, na sua sede avenida General Osório, 1.840, em parceria com o Senai/Senac/ITSP, cursos gratuitos dos programas do governos do Estado e federal (Pronatec). Estão previstas inscrições para o mês de maio em diversos segmentos através dos programas do governo federal e estadual. Para se candidatar as vagas o munícipe deverá efetuar seu cadastro utilizando os links abaixo no momento em que as mesmas forem disponibilizadas. Para manter-se informado sobre o período de inscrições solicitamos consultar regularmente o site da UNITEN - http://unite.sorocaba.sp.gov.br/ home no ícone “notícias ou Cursos em aberto”. Informações pelo número 156.

Reinserção no

mercado de trabalho

de maneira facilitada

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sorocaba auxilia quem busca emprego Fotos: Alana Damasceno

Alana Damasceno Na quinta-feira (1) foi comemorado o Dia do Trabalhador. Uma boa notícia. A busca por emprego em Sorocaba pode ser mais fácil do que as pessoas imaginam. Somente no primeiro trimestre deste ano, mais de 13 mil pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), órgão que auxilia o interessado na busca por uma oportunidade na área de trabalho. Cerca de 260 empresas procuraram o posto para contratação de mão de obra. No total, até o momento, duas mil pessoas foram recolocadas no mercado. Desde a existência do PAT, criado em 1996, as estatísticas de contratação no município vêm aumentando, de acordo com Edson Salinas, coordenador do posto. “Cerca de mil pessoas são contratadas mensalmente”, detalha ele. “O mercado está aquecido. Shoppings foram inaugurados. Conseguimos três cartas de encaminhamento por interessado”, informa Salinas. No caso, cada encaminhamento equivale a uma entrevista de emprego. Para se cadastrar basta levar os documentos pessoais como CPF e RG além da Carteira de Trabalho. Caso não tenha a carteira, a pes-

Edson Salinas, coordenador do PAT Sorocaba

soa pode emiti-la no próprio posto. A partir deste ponto, o interessado cadastra seus dados com um atendente que atualizará as informações traçando seu perfil e o encaminhando, assim, à vaga correspondente ao que ele deseja. “Para mim é muito gratificante ver o cidadão sair daqui empregado. Cada cartinha que retorna para a gente com uma pessoa, seja um pai de família, que esteja contratado, é uma alegria”, emociona-se Salinas. “Estou aqui há 12 anos e fico feliz com cada pessoa que sai daqui empre-

gada. Cada pessoa contratada é como se fosse um gol marcado”. Para Josyquele Pereira, de 23 anos, que mora em Sorocaba há apenas seis meses e estava esperando para ser atendida no PAT, o posto é uma ótima opção. “Vim de Indaiatuba e senti facilidade ao cadastrar meu currículo”, conta. Já Rubens Cravo, 35 anos, morador do bairro Parada do Alto foi ao prédio por recomendação de seu irmão. “Ele conseguiu emprego vindo até aqui e me recomendou o mesmo”. Diariamente 300 pessoas procuram por serviços no PAT. Seja para emitir ou fazer a segunda via de Carteira de Trabalhou ou cadastrar o currículo. As áreas que mais contratam, segundo o coordenador, são em ordem: indústria, serviços, comércio e construção civil. De acordo com a demanda do serviço, o interessado que cadastra seu currículo já pode fazer sair empregado do próprio local, através da “sala do empresário”, espaço disponibilizado no PAT em que a empresa que busca a contratação entrevista ali mesmo a pessoa para a vaga. O Posto de Atendimento ao Trabalhador fica na rua Coronel Cavalheiros, número 353, esquina com a rua Leopoldo Machado.

Centro de Atendimento ao Trabalhador Em Votorantim existe o CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), que funciona nos mesmos moldes do PAT. De acordo com dados da prefeitura do município em 2014, até o início da semana foram realizados 620 atendimentos que são cadastramentos de currículos, atendimento ao público e encaminhamentos para entrevistas. O CAT está localizado na avenida Moacir Oséias Guitti, com entrada pela Praça de Eventos Lecy de Campos.

Cursos em

Votorantim Existem nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Novo Mundo, Promorar e Fornazari cursos de Cabeleireiro e Desenho Artístico. Os cursos são preferencialmente destinados a pessoas inscritas em programas sociais, mas é permitida a participação de outros interessados. Existem turmas recém iniciadas e ainda é possível se inscrever. Em junho o Projeto Pérola estará com inscrições abertas para aulas de informática para pessoas com idade a partir de 14 anos. Os interessados devem comparecer na sede que fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 301. Mais informações pelo número (15) 3353-8533.


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

3 de maio de 2014 - edição 765 www.jornalipanema.com.br

Alana Damasceno

Unimed Sorocaba

completa 43 anos Cida Haddad

Prestes a completar 43 anos, em 4 de junho, a Unimed Sorocaba tem como área de ação, além de Sorocaba, Boituva, Votorantim, Mairinque, Piedade, Araçoiaba da Serra, Porto Feliz, Pilar do Sul, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Iperó e Tapiraí. Em visita ao Jornal e Rádio Ipanema, o presidente da Unimed Sorocaba José Francisco Moron Morad, o vice-presidente da Unimed Sorocaba Paulo Húngaro Neto e o diretor de Mercado José Augusto Rabello Júnior, destacam entre pontos importantes para o sucesso a excelência dos profissionais, tecnologia em exames, e a preocupação com a sociedade também em questões sociais. Morad lembra que a Unimed Sorocaba conta com 987 cooperados e aproximadamente 150 mil usuários. O hospital Dr. Miguel

O hospital Dr. Miguel Villa Nova Soeiro é citado como referência em atendimento, com sua fundação em 1996 e série de investimentos e ampliações Villa Nova Soeiro é citado como referência em atendimento, com sua fundação em 1996 e série de investimentos e ampliações. De acordo com os representantes da diretoria, o reconhecimento do trabalho vem também com as certificações e acreditações. O laboratório da Unimed Sorocaba re-

José Augusto Rabello, diretor de Mercado; José Francisco Moron Morad, presidente da Unimed Sorocaba e; vicepresidente da Unimed, Paulo Húngaro cebeu certificado de acreditação outorgado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML). De acordo com a entidade, apenas 107 laboratórios do Brasil possuem esse selo. Instalado em uma área de, aproximadamente mil metros quadrados, dentro do Hospital Dr. Miguel Soeiro, o laboratório processa os materiais coletados nos três postos ambulatoriais da Unimed na cidade, além da demanda advinda dos pacientes ali internados. O reconhecimento, principalmente na área de exames e imagens, vem também de

fora do Brasil, como, por exemplo, durante visita de representantes da seleção da Argélia, que irão se hospedar na região de Sorocaba durante a Copa do Mundo. Trabalhos de responsabilidade socioambiental também forma lembrados durante a visita, como os desenvolvidos na escola José Osório, com ações de infraestrutura, entre outras, e o projeto Braça, no qual a Unimed Sorocaba oferece em parceria com o clube Barcelona prática de futebol orientada por profissionais habilitados. Leia reportagem completa no www.jornalipanema.com.br


IPANEMA 2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Cores trazem

amplitude aos ambientes

E

scolher o tom correto é fundamental para valorizar a metragem de apartamentos pequenos. A cor pode ampliar ou achatar ambientes, deixá-los mais claros, escuros ou ainda revitalizar um espaço esquecido. No caso de apartamentos pequenos, onde cada centímetro é precioso, escolher as cores certas para as paredes e peças de decoração é fundamental. O branco, nude e tons pastéis, em geral, tendem a dar amplitude e a iluminar os cômodos. Já os tons mais escuros, que absorvem mais luz, tendem a diminuir os espaços. Porém, conferem sensação de aconchego. Vale mesclar as duas opções. O branco, aliado a um detalhe em tom mais forte, pode ficar muito interessante. Assim, você alegra o local sem pesar nem deixar com que o ambiente pareça menor do que realmente é. Se a ideia for alongar as paredes opte por uma base neutra, como branco ou nude, e use tons mais fortes e fechados em paredes opostas. Para quem deseja inovar, vale apostar em estampas. Elas podem ser usadas à vontade, desde que haja bom senso para não carregar os espaços. Se usadas em excesso, podem achatar. O importante é haver equilíbrio. O mesmo vale para as listras (feitas

com pintura convencional ou papel de parede), principalmente quando usadas na vertical, quando ajudam a alongar as paredes – solução ideal em casas com pé-direito normal ou baixo. Mesclar preto e branco é uma boa pedida. Outra forma de valorizar a metragem é pintar o teto com cores neutras ou um tom mais claro que as paredes. Se quiser inovar e investir em tons vibrantes vale fazer o teste em uma pequena parcela para ver se não diminuirá o cômodo. Não existe a cor certa.


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

3


IPANEMA 4 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Tintas

sem cheiro Muitas vezes o que nos impede de renovar a cor do ambiente é aquele desagradável cheiro de tinta que infesta a casa por vários dias. O odor da parede recém-pintada recém-pinta incomoda os moradores ou visitantes do lo local e além disso, pode causar até uma irritação e alergia naqueles que ficam no espaço por muito mu tempo. Então, começa aquele tra transtorno de ter

que isolar o ambiente que recebeu cores novas por uma semana. Mas a tecnologia já pensou em algo eficaz para acabar com esse problema. As tintas sem cheiro já chegaram ao mercado com preços acessíveis e são essenciais para quem sofre com o odor forte da pintura. A Ibratin decidiu investir em tecnologias de produtos sustentáveis e menos agressivos, que agradam o consumidor, por isso, lançou as tintas que possuem baixo odor e rápida secagem, inclusive as tintas acrílicas e o Esmalte Eco à base d’água. O produto é resistente a fungos, tem secagem rápida, não amarela e é de fácil aplicação. Similar a tinta à base de solvente tanto no brilho como na resistência. O galão de 3,6 litros custa em média R$ 54 reais.


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

5


IPANEMA 6 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Como tratar o tijolo aparente A melhor forma de tratar tijolo aparente continua sendo fazer uma boa impermeabilização periodicamente. Uma boa impermeabilização protege os tijolos contra água e intempéries, além de evitar o aparecimento de fungos e limo devido à umidade. Hoje existe uma variada gama de produtos para este fim. Os mais importantes são o verniz acrílico, a resina e o silicone liquido. Verniz acrílico: É indicado para ambientes internos e externos e pode ser aplicado sobre diversos materiais como concreto aparente, fibrocimento e tijolos. Sua aplicação é fácil: basta usar rolo de lã, pincel ou pistola. O verniz proporciona um acabamen-

to brilhante e transparente. Resinas acrílicas: como é um produto feito à base de solventes, as resinas oferecem maior durabilidade. A desvantagem é que ela altera a superfície dos tijolos, deixando-os mais escuros. A vantagem é que as resinas proporcionam um efeito brilhante, acetinado ou com pouco brilho Silicone líquido: começou a ser muito utilizado ultimamente na construção civil. O silicone consegue penetrar bem no tijolo sem alterar sua aparência. Como ele não forma uma película em sua superfície permite que o material fique poroso, facilitando assim a evaporação de líquidos.

Antes de aplicar, observe com atenção os seguintes pontos: ■ Para fazer uso de qualquer um destes produtos sobre tijolos de barro, eles devem estar limpos e livres de umidade. Isto evitará o aparecimento de manchas; ■ Limpe regularmente os tijolos. Basta usar uma solução de cloro e água. ■ Caso você identifique um começo de infiltração nos tijolos, procure identificar a causa da umidade e faça a impermeabilização mais profunda, combatendo a causa da umidade. ■ Somente depois de seguir estes passos faça uso dos produtos mencionados.


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

7


IPANEMA 8 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Spray e cores; sempre as cores

Ruas e fachadas de prédios servem de tela às pinturas do grafiteiro Eduardo Kobra. São dele os impressionantes trabalhos da série Muros da Memória, que mostram cenas da metrópole no início do século 20. Outro destaque em seu currículo é o retrato de Oscar Niemeyer visto por quem transita pela avenida Paulista.


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IPANEMA AMBIENTE 9 ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Eduardo Kobra é um expoente da neovanguarda paulista. Seu talento emerge por volta de 1987, na periferia de São Paulo, e logo se espalha pela cidade. Seguindo os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo. Nesse caminho, ele desenvolve o projeto “Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Síntese do seu modo peculiar de criar, por meio do qual pinta, mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das primeiras décadas do século XX, esse projeto é uma junção de nostalgia e modernidade, resultando em pinturas cenográficas, algumas monumentais. Através delas cria portais para saudosos momentos da cidade. Kobra apresenta obras ricas em traço, luz e sombra. O resultado é uma série de murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. A ideia é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia, com a constante agitação característica dos grandes centros, como é São Paulo hoje. Inquieto e irrefreável em suas buscas criativas, Kobra é hoje, um fenômeno da arte brasileira da neovanguarda que “já” não se permite ignorar. Kobra utiliza vários tipos de sprays para produzir suas obras, várias marcas nacionais e importadas são os instrumentos que ele usa para formar esses murais incríveis e mega coloridos.


IPANEMA 10 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

O poder das cores nos ambientes Como diz o título desta matéria, as cores tem o poder de estimular sensações e sentimentos, revelar traços da personalidade e criar ambientes propícios para as sensações que você busca na sua casa. Então, antes de escolher a cor das paredes e do teto, sendo da sua casa ou do seu local de trabalho é preciso estar atento aos efeitos que cada uma pode trazer ao ambiente. Por isso para escolher os tons certos para compor cada ambiente é preciso levar em conta quais são

os desejos e funcionalidades para cada espaço específico. Aprenda sobre o significado das cores e o que elas representam, e saiba quais delas vocês preferem, as frias, as quentes, as puras ou as combinadas... - Branco: promove suavidade, leveza e transmite a sensação de um espaço maior. O branco tem como principal vantagem unir-se de forma harmônica com outras cores. Mas se

engana quem pensa que espaços pequenos tem que ser pintados de branco obrigatoriamente. - Amarelo: traz a energia da claridade e da luminosidade. Entre todas as cores, é a de maior vibração, pois traz consigo alegria, disposição e criatividade. A cor é boa opção para quem deseja dar ares de nobreza ao ambiente. No Feng Shui, é citada como uma cor auspiciosa, tanto quanto o vermelho, e

diz que representa os raios de sol, a amizade e o calor. - Laranja: cor quente e luminosa. É associada ao otimismo e à felicidade. Traz a sensação de bem estar, alegria e é muito utilizada para despertar a comunicação, a sociabilidade nos mais introvertidos e no Feng Shui diz que ajuda também a fortalecer a concentração e ajudar na orçanização!


IPANEMA AMBIENTE 11

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

- Vermelho: é a primeira cor do arco-íris. Marcante, quente e luminoso. Muito indicado para ser utilizado nas cozinhas, já que o tom estimula o apetite e é capaz de aquecer os espaços. Importante: evite colocá-lo nos quartos, tanto dos adultos, quanto das crianças, pois o vermelho pode deixar as pessoas agitadas. - Rosa: a mais suave e romântica das cores. O rosa é a tonalidade do carinho, ternura, feminilidade e delicadeza. É uma cor que traz paz e suavidade. - Roxo / violeta: cor que remete à prosperidade. Tem o poder de harmonizar os ambientes e estimular a criatividade. Essa é uma cor que tem um grande significado no Feng Shui. É uma cor excelente para a cura tanto física quanto mental. É associada ao conhecimento espiritual. - Azul: seja qual for a tonalidade, o azul pacifica e produz efeito tranquilizador, relaxante e harmonizador. É bastante utilizado nos quartos. Segundo o Feng Shui transmite calma e cura. Mas tomem cuidado na quantidade, pois alguns especialistas alertam que está também associada a monotonia, depressão e frieza. - Verde: cor relaxante, que renova os ânimos e nos dá equilíbrio. A cor verde sig-

nifica esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. - Preto: absorve todas as cores e não reflete nenhuma. Símbolo de sobriedade e sofisticação. O preto tem o poder de criar contrastes muito expressivos e valoriza, principalmente, o branco e o off white, como cores opostas. Fique atento, o preto deve ser utilizado com moderação para não sobrecarregar o ambiente, mas também se engana quem acha que ambientes pequenos tem que ficar longe do preto. No Feng Shui o preto simboliza o dinheiro. É a cor para a proteção emocional e para o poder. - Marrom: tonalidade que estimula segurança, solidez, estabilidade e nos afasta da insegurança. Tem a capacidade de equilibrar o ambiente. (Júlia Cossermelli)

Então, qual cor or combina maiss com você? Acredito muito na composição ção destas cores citadas, nunca acho interessante mantermos a mesma cor em todos os ambientes ou em um ambiente inteiro. Acho sempre, que o melhor resultado delas e a combinação e gosto da facilidade de podermos trocá-las! Esse ano, vamos ver muito, sobre as tendências delas, a cada ano as grandes marcar de tintas lançam cores e texturas novas. Esse ano a tendência veio forte nas combinações de cores Pulsantes, Elementar e Plural, são composições de cores fortes, criadas pela Suvinil, que nos apresenta todas elas numa grande gama de composições para nos ajudar a compor cada ambiente. Nos tons Pulsantes, encontramos com mais evidencia os tons de vermelho,

rosa roxo rosa, roxo, fazendo a combinação com alguns tons de azul e verde. Essa tendência da Suvinil nos mostra que a cor pode ser tão Pulsante quanto o desejo de transformar e de ir além! Já nos tons Elementares, encontramos cores mais suaves, leves, como os tons de bege, marrons e terra contrapondo com os tons de uva e damasco. Essa tendência da Suvinil nos diz que a cor pode ser tão Elementar quanto a vontade de se recolher e de resgatar a simplicidade! E nos tons da tendência Plural, temos com força o verde, o azul e o amarelo, todos esses em tons fortes, compondo com o laranja e o cinza. Essa tendência da Suvinil nos trás que a cor pode ser tão Plural quanto a iniciativa de colaborar e de se conectar com o outro! Inspirem-se!


IPANEMA 12 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Tinta para

madeira: Saiba utilizar A madeira é uma peça ousada na decoração. O ar rústico desse material deixa o ambiente mais elegante e, por isso, é um dos elementos mais adorados na hora de decorar. Além de bonita, a madeira é resistente, se tornando uma ótima opção para quem deseja ter um espaço aconchegante. O tom da madeira por si só, já chama bastante atenção e é fácil para harmonizar com praticamente todas as cores que complementam a decoração. Mas para inovar ainda mais, tonalidades alegres e diferentes no piso, deck, portas, objetos ou qualquer coisa de madeira, podem fazer parte dessa infinidade de combinações. Mas para dar um toque diferente na madeira, não é qualquer tinta que pode ser usada. Nessas horas, o ideal é utilizar o esmalte a base d’água.

O tom da madeira por si só, já chama bastante atenção e é fácil para harmonizar com praticamente todas as cores que complementam a decoração


IPANEMA AMBIENTE 13

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO

Preparação Para corrigir as imperfeições e deixar a superfície da madeira lisa, pronta para receber o esmalte, é preciso lixar antes. Lembre-se que na hora de esmaltar, não pode haver pó, para não ficar empelotada e com defeitos, portanto, retire todos os resíduos que impedirem a boa aplicação da tinta. Dependendo da cor as vezes né necessário de duas a três camadas para cobrir completamente a madeira e das um ar de laqueado a estrutura que foi pintada. Cores fortes como o amarelo, azul e vermelho são fortes aliadas a paredes de tons nudes e sem personalidade. Portas, janelas, batentes e esquadrias ficam lindos quando destacados por cores vibrantes e quentes.


14 CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

Empregos

Cestas e Telemensagens

Advocacia Estética e Beleza

Aulas e Cursos

Artigos para Festas

Informática


CLASSIFICADOS 15

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

Medicina e Saúde

Avisos e Editais

Serviços Profissionais


16

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

3 de maio de 2014 - edição 765 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

Comerciais Alugam-se

Terrenos

Casas Vendem-se


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 5


6 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

Espaço

EMPRESARIAL

Feira do setor de casamentos continua até domingo O feriado prolongado não foi desculpa para espantar os noivos apaixonados da maior feira do setor de casamentos e festas do interior de São Paulo. Sucesso de público, a 1ª Expo Noivas & Festas do Interior reuniu em torno de 1.500 pessoas, apenas no dia de abertura, no shopping Iguatemi Esplanada. A expectativa da empresa organizadora Oje Eventos é ultrapassar os 5.000 visitantes até este domingo (4), último dia, e ge-

rar mais de R$ 5 milhões em negócios. “O primeiro dia da feira superou nossas expectativas”, comemorou Fernando Terra, diretor da Oje Eventos. A feira exibe 50 espaços, customizados pelos mais conceituados fornecedores de 30 diferentes ramos do segmento de casamentos e festas. Os visitantes podem encontrar uma gama diversificada de opções de buffet, convites, decoração, vestidos de noiva, bandas, cerimonial, doces finos, alianças, aluguel de carros

especiais e tantos outros, podendo, se desejarem, sair do local com a festa toda contratada. O ingresso custa R$ 15. Para mais informações, acesse: www. exponoivasdointerior.com.br, Facebook:www.facebook.com/ exponoivasdointerior ou ligue para: (15) 3272-9864.

Shopping faz promoção para Dia das Mães

Sebrae lança cartilha com dicas de atendimento

Para o Dia das Mães, o Shopping Cidade Sorocaba vai sortear um caminhão de prêmios. A promoção “Caminhão de prêmios do Shopping Cidade” vai distribuir mais de 45 itens para um único sortudo. São prêmios que vão de uma cozinha compacta até uma TV de plasma 43 polegadas. A cada R$ 150 em compras realizadas nas lojas do empreendimento, o visitante recebe um cupom para participar do sorteio. A troca dos cupons pode ser feita, diariamente, no balcão disponível no espaço cultural do shop-

O Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha Venda Melhor Dia das Mães. Com dicas de atendimento para o lojista proporcionar uma boa experiência de compra aos clientes, o material vai auxiliar o empresário e ajudá-lo a aumentar as vendas no seu empreendimento naquela que é a mais importante data para os comerciantes depois do Natal. “Eventos sazonais como o dia das Mães trazem desafios e oportunidades para o varejo porque a demanda em datas como essa tem uma grande variação. É o grande momento de aparecer para o público de uma forma mais ostensiva”, afirma o superinten-

ping, no piso L2, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas e, aos domingos e feriados, das 14 às 20 horas. O sorteio acontece dia 11 de maio, no Dia das Mães. Entre os prêmios também estão: sofá com três e dois lugares; fogão quatro bocas; microondas; geladeira; lavadora de roupas; climatizador de ar; guarda-roupas; cama e colchão box casal; rack para TV; conjunto de mesa; home theater; tablet de sete polegadas; computador; X-box com Kinect, entre outros.

dente do Sebrae-SP, Bruno Caetano. De organização da loja à importância do bom atendimento e uma vitrine vendedora, o material concentra valiosas orientações para que o empresário aprenda a montar kits para cada tipo de mãe, além de evidenciar sua empresa e produtos gastando bem pouco ou ainda a custo zero – apenas ensinando como usar e abusar da criatividade. Para obter a cartilha na internet acesse o endereço http://sebr.ae/sp/vm_dmaes2014. É necessário colocar o CNPJ da empresa.


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014

IMテ天EIS 31


32 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 3 de maio de 2014


Jornal ipanema 765  

Um jornal a serviço da população de Sorocaba e região

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you