Page 1

Ano XII - nº 737 - 12 de outubro de 2013

Quem é? Uma homenagem m ao Dia das Criançass Págs. 6,11 e 12 30 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

www.jornalipanema.com.br

Guyma Baddini

Jornal Ipanema e colunismo social

estão em luto

Por mais de 50 anos Guyma Baddini foi a grande dama do colunismo social de Sorocaba. Trabalhou em vários veículos de comunicação e foi a estrela do Jornal Ipanema em seus 12 anos de existência. Querida como companheira de trabalho e muito respeitada, era presença obrigatória em todos os eventos sociais e beneméritos. Sua marca, além do profissionalismo, era a alegria e a autenticidade. Suas paixões: a Escola de Samba Salgueiro e a música“My Way”, eternizada na interpretação de Frank Sinatra. Págs. 2, 4 e 9

_

Conexao para ensinar e aprender

Além da lousa e do giz, os professores investem em novos recursos como música e internet para manterem o interesse de alunos cada vez mais antenados em tecnologia Pág. 14


2

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

Sementes de

alegria

N

este 12 de outubro, Dia das Crianças, o Jornal Ipanema também entra no clima das comemorações e da alegria mostrando um pouco das “crianças” que de forma direta ou indireta ajudam a escrever as páginas deste tradicional semanário. Colunistas, repórteres, colaboradores, enfim, uma equipe de “pequenos” travessos que em um passado nem tão distante assim, é claro, já aprontavam as suas e viviam, cada um a seu modo, as mais incríveis experiências que, somadas, um dia os conduziriam ao fantástico mundo da comunicação. E é com essa alegria de criança que também homenageamos nossa querida colunista Guyma Baddini , que nos deixou nesta semana, pois era assim que ela contagiava a todos e para sempre será lembrada. Colocar foto de criança no Facebook virou febre nesta semana. Talvez um “Meme”, para os mais familiarizados com a linguagem da internet e das redes sociais. O termo Meme é usado para descrever um conceito que se espalha pela rede, uma referência à teoria criada por Richard Dawkins em 1976 no seu livro “The Selfish Gene”. São ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente. E com o poder de se autopropagar e contagiar até mesmo editores em suas traquinagens jornalísticas. Mais do que um mini-flashback, nossas fotos e recordações de infância oportunamente nos convidam a uma reflexão sobre os sonhos de cada criança que existe em nós, permitindo, inclusive, olharmos para o adulto que nos tornamos. A correria do dia a dia, as atribulações, os desafios, os compromissos e a imensa responsabilidade que nos empurram para o mundo da racionalidade acabam nos distanciando da criança que habita o nosso interior. É bom demais ter crianças por perto, pois tem coisas que só elas com toda sua pureza são capazes de fazer. Nossos momentos mais felizes estão nas coisas cotidianas, em casa, no trabalho, com os amigos. E quando essas três coisas estão presentes em um único ambiente, a magia se propaga. Aqui, ao realizarmos diariamente o nosso trabalho, estamos em casa, com nossos amigos, membros desta grande e adorável família de profissionais. Então, o jeito é vasculhar o velho álbum, o Face e o jornal para encontrar, em cada rosto, uma promessa de felicidade. Esse é o exercício divertido e leve para o dia de hoje. Por que não?

Os vetos do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) voltaram a causar discussão na Câmara Municipal nesta semana. Tonão Silvano (PMDB) e o líder do governo Waldomiro de Freitas (PSD) trocaram farpas durante a sessão de quinta-feira (10). “Parece brincadeira eu falar, mas eu nunca vi um prefeito vetar mais projetos do que Pannunzio nestes 27 anos que estou na Câmara”, criticou Tonão. Waldomiro afirmou que esta era uma prerrogativa de Pannunzio, mediante vícios de iniciativa. “Não sou eu quem esta falando, é a lei”.

Briga de ego Tonão afirmou que os vetos têm sido motivados pelo ego de Pannunzio. “O ego de algumas pessoas é tão grande, mas tão grande, que ele não sanciona alguma coisa por achar que o vereador vai levar alguma vantagem. Pode ter certeza, porque todos os nossos projetos estão sendo vetados”. Empolgado, o atrito partiu para o lado pessoal: “Você é diferente de mim, quando perdi as eleições, fiquei quatro anos sem entrar aqui e sem pedir vaga para prefeito. Para não entra pelas portas do fundo”, disse Tonão. Waldomiro questionou: “E você acha que eu e a Neusa (Maldonado, do PSDB) entramos pelas portas de trás?”. Tonão respondeu: “Você pediu para eu conversar com o Hélio (Godoy, titular da cadeira ocupada pelo suplente Waldomiro)”. O líder do governo negou as acusações.

Enxurrada Já o vereador Anselmo Neto (PP) reclamou do fato de que “os vetos estão vindo em enxurrada” do Executivo e sugeriu que seja feita uma reunião entre o presidente da Casa, a Comissão de Justiça e a Secretaria de Negócios Jurídicos, pois, no seu entender, o prefeito está se comportando de modo “muito legalista”. Marinho Marte (PPS), presidente da Constituição de Justiça, também criticou o excesso de vetos e observou que eles sequer são feitos pela Secretaria de Negócios Jurídicos e, sim, por uma parecerista ligada ao próprio gabinete do prefeito.

Um pé para fora

Conhecer o novo

Cidadão Sorocabano A concessão de homenagens causou discussão na Câmara Municipal na terça-feira (8). O vereador Muri de Brigadeiro (PRP) propôs a entrega do título de Cidadão Sorocabano para uma pessoa condenada na Justiça, fato que causou bate-boca entre os vereadores. Ele alegou desconhecer as condenações e retirou o projeto para análise. Na semana passada, duas concessões de títulos de cidadão sorocabano foram aprovadas e geraram críticas aos vereadores, principalmente nas redes sociais: uma para a dupla Rick e Renner e outra para o pastor Silas Malafaia.

Restrições Depois de tanta polêmica, um projeto de resolução foi protocolado na Casa criando condições mais objetivas e restritivas para as concessões de títulos de cidadania. Se aprovado, os homenageados deverão residir em Sorocaba há pelo menos cinco anos, além da certidão negativa de condenações cíveis e criminais. “Claro que ainda sobra a relevância dos serviços que esta pessoa pode ter prestado a população, ela deve ter feito mais do que a obrigação”, declarou José Crespo, autor da proposta.

Achados e perdidos

Bancada do Renato Tonão deixou escapar durante as discussões que faz parte da “Bancada do Renato”, em referência ao presidente do PMDB e ex-prefeito, Renato Amary. O fato mostra que o clima dentro do partido, pelo menos aparentemente melhorou. No começo do ano Amary, Tonão e o vereador Fernando Dini (PMDB) trocaram farpas por meio da imprensa sobre problemas internos na sigla. “Não aceitamos que ataquem o Renato, porque Sorocaba era uma coisa e hoje é outra graças a ele. Na época que Amary lançou Lippi, e tenho respeito por ele, se ele lançasse um poste como candidato, ele também estaria eleito”, defendeu Tonão ao confirmar: “Hoje nós estamos tranquilos”.

ARTIGO

Só que a conversa terminou com um “ainda vou conversar com Renato para ver se vou continuar no PMDB”. Isto porque o parlamentar vem sendo procurado pelas novas siglas PROS e Solidariedade para que ele aproveite a “janela” para mudar de partido sem perder a cadeira na Câmara.

Jomar Bellini

EDITORIAL

Vetos voltam a causar discussão

O vereador Izídio de Brito (PT) compareceu na sessão de quinta-feira (10) com um objeto que chamou a atenção dos presentes. Ele estava com uma vara de manobra telescópica, usada para manusear, a distância, instalações elétricas. O objeto foi esquecido pela CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) em frente a Flextronics e localizado durante o movimento grevista. Após a sessão, Izídio entregou pessoalmente a vara para o gerente de negócios da concessionária, Giuliano Emanuel Vieira, que compareceu a Câmara para uma oitiva com os vereadores.

3

Normalmente resistimos ao novo, ao desconhecido e, muitas vezes, as oportunidades são positivas e fazem uma grande diferença e nossas vidas. Ficamos costumeiramente vivendo situações nas quais nós doamos, entregamos, mas não é suficiente para a outra parte da relação, isso no campo pessoal ou profissional. Caros amigos, se a outra parte da relação não quer, Qual o propósito em se viver como cobra, ou seja, a rastejar, se a outra parte não quer? Não insista. Talvez seu valor um dia possa ser reconhecido. Do que isso importa? Inflar seu ego e orgulho; quanta tolice. Há um momento no qual você deve enfrentar a realidade e como dizia Paulo Vanzolin, na música Volta Por Cima: “...Levanta, sacode a poeria/ E dá a volta por cima”. Ao longo dos anos venho observando que se aceitam condutas de maneira incondicional, alimentando uma tristeza silenciosa que nenhum ser humano merece vivenciar. Pensem meus caros, alguém há de devotar a você carinho e amor, se não te quer quem você quer, valorize-se. Tenha amor e respeito próprio e a vida lhe trará certa e seguramente o melhor. Esteja atento, observe, pois às vezes o amor pode estar mais perto do que se possa imaginar, dê essa chance a essa pessoa tão especial:você. Ironicamente você me diria: “Eu sei! Eu Sei! Não. Claro que não sabe. Se soubesse não permitiria que isso lhe acontecesse. Conheça-se e permita-se com critério ao novo. Ele poderá lhe surpreender e mostrar que não tinha fartura, mas talvez migalhas. Lembre que em tempo de sexo fácil, as relações e afetos estão legados ao segundo plano para os fracos , inseguros, que no tempo certo darão valor ao amor de verdade, aquele íntegro, com entrega. E, como diria o grande Vinicius de Moraes, que comemoramos o centenário neste outubro: “Que não seja imortal, posto que é chama, mas infinito enquanto dure”. Conheça o novo, muitas vezes com seu velho(a) companheiro(a), numa eterna conquista, construção e se não for possível não se limite ao novo, permita-se e seja de verdade feliz. Pense nisso e boa semana.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS Alana Damasceno

Neste tabuleiro o rei é cabelereiro de crianças Nesta semana fui cortar o cabelo. Um fato natural. A diferença na minha história é que há 13 anos começou o primeiro capítulo. Em 2000 estava passeando em um Centro de Compras de Sorocaba e um novo salão de cabelereiro começava suas atividades nesse local. Fui um dos primeiros clientes. Conversei com o jovem que me atendeu. Ele contava que vinha de uma cidade mineira chamada Tabuleiro para tentar em Sorocaba uma vocação da família em salão de beleza, já que seu irmão tinha a mesma atividade no litoral. Incentivei-o a trabalhar com qualidade de corte e dar o máximo no atendimento para conquistar seu espaço na cidade. Esse jovem José Márcio Julião me surpreendeu nestes 13 anos. Trouxe a noiva Sergiana Amaral para estudar e trabalhar por aqui. Casaram e são pais da Kaila. Hoje são três salões de beleza, um no Extra Santa Rosália, outro no Campolim e agora o mais novo no Shopping Cidade, além de uma franquia na rua da Penha. O fato mais curioso que poucas pessoas conhecem é o lado inovador do Márcio em proporcionar qualificação e emprego aos jovens mineiros de Tabuleiro, uma pequena cidade perto de Juiz de Fora. Incrível, mas já têm mais de cinquenta cabelereiros treinados e trabalhando em seus salões de Sorocaba. Há uma parte de Tabuleiro morando por aqui, casando e formando famílias. No começo deste artigo contava que fui cortar cabelo esta semana. Pois é. Nesse dia, estavam colocando um grande painel com uma foto da cidade de Tabuleiro na parece. Observei a reação dos funcionários ao olharem para a foto. Pura emoção nos olhares e nas palavras, sorrisos e aquela sensação de saudade da casa e da família. É que na foto praticamente dava para ver toda a cidade em suas poucas ruas encravadas entre as montanhas. Confesso que fiquei também emocionado. Na saída, conversei com a irmã do Márcio, a Sonia Maria Julião que desde o início do negócio participa como controladora do caixa no salão. Ela dizia que a foto estava linda e que a casa verde em destaque é o cantinho onde seus pais moram. Ela e o Márcio nasceram lá. Nesse tabuleiro o rei é cabelereiro de crianças, já que no seu salão tem também um painel com umas duzentas fotos de meninos e meninas cortando cabelo com o José Márcio Julião.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos de Vanderlei Testa no Portal www. jornalipanema.com.br

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

ESPAÇO DO RUI

A Tuia se foi... Alunos do Colégio Ser! conhecem instalações do Jornal Ipanema Alana Damasceno Com a proposta de saberem como funciona toda a produção de um jornal, cerca de 40 alunos dos sétimos anos do Colégio Ser! tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Jornal Ipanema, nesta semana. Os estudantes percorreram todos os departamentos e setores do prédio e ainda aprenderam como é feita toda a produção interna de um jornal, passando por todas as etapas até que ele esteja finalmente pronto para ir às bancas de jornal. A supervisão da visita foi feita através da professora da oficina de escrita, Sílvia Renata Belloti, juntamente com a coordenadora do colégio, Rosa Barreiros. Os alunos foram recebidos pelo editor Urbano Martins, que explicou todo o processo e pelo gerente geral do Ipanema, Wilson Rossi, que apresentou cada área de produção do jornal. Os estudantes também conheceram os estúdios da Rádio Ipanema e o Portal do Jornal Ipanema. Ateliê de Jornal A professora Sílvia Renata, explica que a visita faz parte do projeto de jornalismo no qual os alunos estão participando. “Nesta etapa, eles estão conhecendo como tudo funciona na prática”, explica. Os estudantes estão preparando a edição de um jornal, o “Sorocaba City Times - por que ler pode ser interessante” - onde já escolheram as editorias e montarão pautas para comporem o assunto para a produção dele, em sala de aula. Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504

Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

Diagramação Jefferson Cascali de Lima

______________________________

Tiragem - 30.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

E

la era baixinha, franca, dizia o que pensava como uma criança pura. Gostava de gente e, assim, construiu toda sua vida valorizando o ser humano em suas crônicas sociais. Foi uma grande amiga. Nos anos 70 ela reunia os amigos da redação do Cruzeiro do Sul, que ficava na esquina das ruas São Bento e Santa Clara e rumávamos para a sua casa, na rua Padre Luiz. Ali fazíamos a festa, com muitos salgadinhos, uísque e cerveja. Ela colocava um disco na vitrola, com os samba-enredos e fazíamos o nosso carnaval de despedida dela, que passava as festas de Momo no Rio de Janeiro, sambando no Salgueiro. Pois é, amigos. Estou falando da Guymma Baddini, a Tuia, que faleceu na madrugada de quinta-feira (10), na UTI do Hospital Modelo. Tuia era seu apelido familiar. E cabe lembrar que ela foi uma das pessoas mais importantes da história do jornalismo sorocabano. Por mais de meio século trabalhou nos jornais da cidade e, inclusive, quando Sorocaba era pequenina, porém cheia de glamour, Guymma organizava grandes eventos. O jornal Cruzeiro do Sul, então pertencente à família Freitas, muitas vezes passou por fases difíceis e, para garantir a folha de pagamento dos funcionários, a pequenina Guymma realizava jantares no Restaurante Pilão. Seus convidados compareciam em traje rigor e os eventos eram super disputados. Ela foi a primeira cidadã a receber a comenda da Câmara Municipal pela sua contribuição à Sorocaba, outorgada pelo vereador Coronel Rozendo. Nesse dia, a nossa Tuia fez um belo discurso de agradecimento, seus amigos, como o Teófilo Negrão e o Joel Vieira de Paula (que organizou uma exposição de fotos da colunista) a homenagearam. E o mais incrível: Tereza Baddini, cantora de alto nível se apresentou e a nossa amiga baixinha encantou o público e os teles-

pectadores ao cantar com ela um dos mais belos sambas do Salgueiro: “ Oi no balanço das ondas... Eu vou No mar eu jogo a saudade... amor O tempo traz esperança e ansiedade Vou navegando em busca da felicidade” Guyma estava com 79 anos bem vividos. A cidade a amava. Eu também. Como fã incondicional desse jornalista que colecionava fotos com os artistas que se apresentavam em Sorocaba. Numa das últimas vezes que Vanderléa esteve na cidade, Guymma mostrou uma foto antiga, dos anos 60, quando a Ternurinha foi fotografada ao seu lado. A estrela maior da Jovem Guarda vibrou e chorou de emoção. Assim, Guymma agiu com muitos famosos. Dia 10 o sol saiu depois de muitos dias nebulosos. O céu estava azul, com poucas nuvens. O corpo da Guymma foi sepultado ao olhar de muitos amigos. Mas eu, que sempre brincava que o seu dinamismo era porque se conservava com álcool, ficarei com sua imagem e doces recordações gravadas para sempre em minha memória. Essa mulher menina era querida pela alta sociedade e por todos os funcionários de clubes e bares da cidade, porque, humilde e generosa, tinha a atenção voltada a todos que mereciam sua amizade. Na Choperia Mandala tinha seu lugar reservado e, antes do chopp, o garçon trazia uma cachaça “para quebrar o gelo”. Todos a amavam. Sabiam da sua importância na história da cidade e a aplaudiam. Guymma partiu para o lugar de onde veio, a fim de rever grandes amigos e voltar seu olhar para quem ficou. Ela partiu com a certeza do dever cumprido e toda a Imprensa, representada pela ASI – Associação Sorocabana de Imprensa, prestou a sua homenagem através de uma coroa de flores. É primavera, as crianças se preparam para seu grande dia e nós, dentro do egoísmo natural, ficamos tristes porque aquela baixinha arretada não mais brindará conosco: “À sua saúde, menino!” Mas, mesmo apresentando nossos sentimentos de pesar à família Baddini, tradicional em Sorocaba, aos amigos do Jornal Ipanema (seu último palco de encontro com os leitores) recordamos Guyma Baddini explodindo de alegria, nas ruas do Rio, sambando com o Sagueiro: “Explode coração Na maior felicidade (bis) É lindo o meu Salgueiro Contagiando, sacudindo essa cidade”.

Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

5


PAULINHO GODOI

6

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br p godo oi@ @jo j rrnnal alip pane anema.co om.br br / mais mai aiss fotos: fotto os: s www.jornalipanema.com.br ww w w.jo jorna alipan nema. a.com

Criança feliz Hoje é Dia das Crianças e acredito que todo mundo ainda preserva um pouco de seu lado infantil. Então reuni algumas fotos de “crianças” famosas da cidade e sinta-se homenageado. Eu fui bem sapeca e acredito que ainda sou. Hahahahahah, os amigos que o digam. Ana Moreno Patricia Pessutti P

Jorge Afeich

Sueli Chaves Marcia Del Ci stia

Krika Guariglia

Lilian Rose

Zi Cossermelli

Thiago Arioza

Tati Abrão


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

7


8

RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

rrenatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Orgulho: ChocoHoney 5 anos Tem coisas que não dá mesmo para descrever. É conhecer, provar, acompanhar e se surpreender. Quando a querida amiga Vanessa Freitas começou a mostrar seu talento com os chocolates belgas em 2008 eu senti que o sucesso estava à porta. Não deu outra. Hoje, com as sócias Larissa Pannunzio, Camila Souza e uma equipe que já conta com mais de dez pessoas, a ChocoHoney é referência em qualidade e criatividade de tirar o fôlego. Difícil também foi escolher uma foto para ilustrar aqui, pois é uma coisa mais maravilhosa do que a outra... Então, segue a reprodução das meninas quando ilustraram a Revista Caras e um clic do aniversário de Arthur - filho da apresentadora Eliana e do produtor musical João Marcelo Bôscoli - com as delícias da ChocoHoney. Este sucesso nacional está aqui bem pertinho de nós e despertando desejos nos paladares mais exigentes. Quem ainda não conhece não pode deixar de ver de perto essas pequenas maravilhas by ChocoHoney. Segue o endereço: rua Aclimação, 780. Um abraço carinhoso à toda equipe incluindo, claro, meu querido amigo Denilson Batagin.

O interior de São Paulo, responsável atualmente por 15% do PIB brasileiro, tem mostrado crescimento consistente nos últimos anos. Com a percepção de que o Brasil é a “bola da vez”, a região passou a ser objeto de desejo de moradores da capital e, agora, de profissionais de outros países que buscam no segundo maior mercado consumidor nacional uma oportunidade de aliar qualidade de vida e sucesso profissional. Um exemplo disso é o publicitário Alejandro Novas, espanhol de 32 anos, que trocou o mercado publicitário de Madrid por Sorocaba.

Internacional Na Europa, Alejandro atuou com grandes contas como Kia Motors, CuatroTV e FNAC e concluiu o mestrado em Criatividade Publicitária pela The School Agency, desenvolvendo campanhas nacionais e internacionais por mais de oito anos. “A situação econômica da Espanha não era das melhores. Vim para o Brasil porque acredito no potencial do país. Apesar de ter vivido algum tempo em São Paulo, fiz minha opção por Sorocaba, onde qualidade de vida e desenvolvimento andam juntos, e há espaço para profissionalização do mercado publicitário” – comentou ele.

Alejandro foi contratado para atuar na área de redação e RTV pela Verbo Comunicação, agência que começou em 2001 a trabalhar e desenvolver o mercado sorocabano. Segundo Rodrigo Figueiredo, diretor de negócio da Verbo, “investimento em profissionais altamente qualificados é uma das ferramentas que temos usado para atingir nosso objetivo como agência. A contratação do Alejandro é uma grande conquista para a Verbo e certamente impactará de forma muito positiva a comunicação dos clientes que atendemos”.


MEMÓRIA

9

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

O adeus à rainha dos clubes sorocabanos “Eu já amei, ri e chorei. / Cometi minhas falhas, tive a minha parte nas derrotas / E agora conforme as lágrimas escorrem / Eu acho tudo tão divertido. / E pensar que eu fiz tudo isto. / E devo dizer, sem muita timidez / Ah não, ah não, não eu / Eu fiz tudo do meu jeito”. Esse é um trecho da música My Way, de Frank Sinatra, uma das músicas favoritas da jornalista Guyma Baddini. Ícone do colunismo social na cidade, na quinta-feira (10) ela recebeu o último adeus dos “meninos” e “meninas” da cidade, como costumava chamar os sorocabanos. O dia foi marcado pelo sentimento de saudade e por homenagens. Durante todo o dia, importantes personalidades da cidade, como o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o ex-prefeito Renato Amary, além de representantes de entidades, clubes e veículos de comunicação, compareceram ao velório. Às 16h30, as últimas homenagens foram dadas durante o sepultamento, realizado no Cemitério da Saudade, na Vila Carvalho.

Trajetória Com mais de 60 anos de atuação, sendo praticamente a pioneira no colunismo social sorocabano, o último trabalho de Guyma foi realizado junto ao Jornal Ipanema, em que desde o início do impresso mantinha um espaço para divulgar os mais diversos eventos da cidade. A colunista iniciou seu trabalho no Cruzeiro do Sul e rapidamente conquistou a admiração da sociedade. Guyma foi um dos pilares para assegurar a manutenção do jornal. Em sua página, divulgava empreendedores e personalidades da sociedade sorocabana. Jornalista sempre reconhecida por seu trabalho impecável, também atuou no Diário de Sorocaba e Folha Popular. “Ela deu ao colunismo social o formato que tem hoje, enriqueceu de maneira ímpar, pelo estilo do seu texto e pelo próprio conteúdo, a Coluna Social, esse importante espaço que retrata de maneira completa cada época, os usos e costumes da sociedade”, descreve a também colunista Ângela Fiorenzo, autora do livro “Eventos, Glamour & Saudade – 100 Anos de Colunismo Social”, em que a jornalista foi homenageada. No ano passado, a colunista recebeu a Comenda de Ética e Cidadania na Câmara Municipal de Sorocaba, uma honraria dedicada a pessoas que desempenham importante e exemplar papel neste sentido na sociedade. “Eu ainda estou emocionada e contente. Traz para mim uma realização muito boa, de que eu fiz alguma coisa de bom através do jornal”, afirmou Guyma, em uma de suas últimas entrevistas nos microfones da Rádio Ipanema para o jornalista José Desidério durante a festa que marcou a entrega da comenda.

9


10

CORPO EM FORMA & SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

Vamos envelhecer

nos sentindo mais bonitas?

A

pele é um indicador visual de saúde que com o passar do tempo começa a apresentar sinais de envelhecimento. O colágeno é uma importante peça de construção da pele, é a base do tecido conjuntivo formando uma matriz que é preenchida por outras substâncias, formando a pele. Manter a quantidade de colágeno é a chave para uma pele bonita. A glicina, a prolina, a alanina e a hidroxiprolina são os aminoácidos principais do colá-

geno; parece ser necessária ingestão desses componentes para manter a quantidade de colágeno nos níveis saudáveis, auxiliando na nutrição da pele, mantendo a pele jovem e vibrante. Os alimentos mais ricos em colágeno são as proteínas de origem animal, como carnes vermelhas, brancas, a gelatina, mas essa não é indicada consumir a industrializada, pois é rica em corantes artificiais e açúcar. O correto é usar gelatinas brancas, em pó ou em folha e colocar um pouco de fruta para dar o sabor. Para melhorar a absorção do colágeno presente nos alimentos é importante o consumo de alimentos ricos em vitamina C (como, por exemplo, laranja, abacaxi, acerola entre outros) que potencializam a absorção do colágeno, conferindo assim resultados melhores na redução da flacidez. Os alimentos ricos em colágeno devem ser consumidos diariamente, para garantir uma boa sustentação da pele. Temos a fabricação própria de colágeno, mas essa fabricação tende a diminuir com o passar do tempo, até que finalmente chegue ao fim, e é por isso que envelhecemos e temos consequências do aparecimento da flacidez, rugas entre outros.

Portanto, a melhor forma de combater o envelhecimento e manter a pele bem firme, é consumir suplementos alimentares a base de colágeno hidrolisado e de preferência com cofatores que são nutrientes que fazem parte da cascata de fabricação e absorção do mesmo e tomando a noite antes de dormir, quando o corpo esta em repouso metabólico o mesmo tendera a ir para pele cabelos e unhas, caso contrário como sendo um aminoácido grande parte deste poderá ir para musculatura não proporcionando o efeito esperado. O colágeno hidrolisado pode estar indicado também para pessoas com desequilíbrios nutricionais que já apresentam sinais de envelhecimento mesmo sendo mais jovem, após a gestação, após um emagrecimento muito grande, e apresentando celulite que também é um sinal de envelhecimento cutâneo É muito importante que todos os sinais e sintomas sejam avaliados por um profissional nutricionista funcional capacitado para

que seja definido qual a real necessidade de cada individuo e suas possíveis relações com outras deficiências nutricionais e ou outras interferências externas ou metabólicas que possam estar agravando a queixa principal. Existem tratamentos estéticos muito eficazes para flacidez e rejuvenescimento como a radio frequência com ativos específicos que pode também estar associada com a carboxiterapia proporcionando ótimos resultados.

Regina Rebelles é nutricionista funcional e técnica em estética


ALE SCAPOL

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro ubro de 2013

11

alescapol@jornalipanema.com.br alesca ap po ol@jor o rn / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Douglas Valle, produtor cutor Cesar Lante, lo

imiano, Rubinho Max ist jornal a

Gerson Viana, locutor

, José desidério or ad nt se apre Marisa Batalim

Os profifissionais O i i d da

Rádio e Jornal Ipanema EEssas Es sas crianças sa crria ian nças viraram vira irraram aadultas dultass ee,, ffelizes, elize es,, sse e dedicam dedi diccaam a co como omo m p profi ro ofi fiss ssionais s ionaais ss is da da comunicação. co omu m nicaaçã ção. São Sã ão locutores, locutore lo loc res re es, apresentadores apr pres ese es sen entado do ore r s e jo jornalistas orn rn taas rnalista do o Jo Jorn Jornal rn nall Ipane Ipanema nema e Rádio ne Rá Rá Ip Ipanema, pa an nema a, on o onde nde n e d di videm m o dia a di d ia com vo vvocê. cê. C cê onfira. raa. dividem dia Confi

ali, Jefferson Casc or ad m diagra

Paulo Robert o Junior, apresentador

Rosana Pires, jornalista

pos, Carla de Cam a ist al rn jo

tógrafo Ségio Ratto, fo

Juliana Morae s, fotógrafa

Urbano Martin s, editor

, jornalista

Jomar Bellini

, jornalista


PAULINHO GODOI

12

12 ROTEIRO GOURMET JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

Risoto com

carne seca e abóbora

o

Beth Cerquinh B

Breno Camar go

Pustiglione

Lembranças... Eu sei que faltaram muitos amigos, mas consegui reunir “baixinhos” e “altinhos” que um dia foram criança. Eu não cresci muito, mas continuo uma criança.

or Fernanda Pint

Leo Scapol L

Chico Pintor

INGREDIENTES: INGREDIENTES 120 g de arroz arbóreo 20 ml de azeite extra-virgem 30 g de cebola picada 80 g queijo coalho cortado em cubos 60 ml de vinho branco seco 400 ml de caldo de legumes (aproximadamente) 90 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada 80 g de purê de abóbora 50 g de manteiga 50 g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta do reino a gosto Salsinha a gosto MODO DE PREPARO: Refogue a cebola no azeite, coloque o arroz e frite por cinco minutos em fogo baixo. Acrescente o vinho branco, mexa e deixe evaporar. Coloque o purê de abóbora e a carne seca, cozinhe por aproximadamente um minuto. Acrescente aos poucos o caldo sempre mexendo até dar o ponto no arroz conforme seu gosto. No final coloque a manteiga, o parmesão e o queijo coalho. Misture muito bem fora do fogo e por último acrescente a salsinha picada. Sirva rapidamente. • Receita fornecida pelos profissionais do restaurante Nonno Lorenzo


GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

13 1

mais fotos: www.jornalipanema.com.br / gaby@jornalipanema.com.br

ANIVERSARIANTES ■ Sábado (12) José Ailton Ribeiro ■ Sábado (12) Sergio Jacinto ■ Domingo (13) Fátima Miguel ■ Segunda-feira (14) José Carlos Comitrê ■ Terça-feira (15) Marcia Mendes ■ Sexta-feira (18) Oliveira Junior ■ Sexta-feira (18) Marinho Marte ■ Seta-feira (18) Marcia Del Cistia

TÔ LIGADA!

CafoNight

Jantar Italiano Opai

Sociedade sorocabana marca presença no Jantar Italiano da Opai

Ariovaldo Presidente da Opai e Erci Tezoli

Dr. Renato e Cristina Swensson

A sociedade sorocabana marcou presença em mais um Jantar Italiano da Opai. Os convidados foram agraciados com boa música e o melhor da culinária italiana. Clicks do evento por Angela Oliveira.

Wanda Marins e Ademir Augusto

Está chegando a tradicional CafoNight promovida pela Equipe do Bem em prol das 60 crianças assistidas pelo Lar Refúgio. A noite “trash” será no Ipanema Clube, no dia 26 de outubro com inicio às 21horas. Convites à venda por R$ 20,00. Informações (15) 99138-1400

Backstage Experiência Fashion O Backstage – Experiência Fashion Verão 2014 traz as principais tendências da moda verão 2014 entre os dias 21 e 24 de outubro no Ipanema Clube, sempre a partir das 19h30. O evento promete belíssimos desfiles. Organizado por Ana Maria Brum, Juliana Brancalhão – diretoras da Revista Arq&Design, pelo fotógrafo e proprietário da agência V-Model Agency, Vand Rodriguez e pelo consultor de moda e stylist Flávio Tenguan, o evento deve atrair 800 pessoas em cada um dos desfiles.


14

DIA DO PROFESSOR

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

ALANA DAMASCENO

Educação em novos tempos Entre tantos recursos tecnológicos e didáticos, professores se renovam para deixarem as aulas cada vez mais atraentes

Celular

na aula, sim!

Marília é adepta do uso das redes sociais

A

O Facebook também é uma ferramenta bastante presente na vida de Kaká, onde ele conta que participa de grupos de todas as suas classes discentes para postar e compartilhar materiais didáticos. “Esta ligação direta com as novas tendências midiáticas e tecnológicas tem que ser constante na vida do professor. Se quiser sobreviver na área, você tem que se adequar a este quadro”.

os poucos, tanto o quadro negro quanto o giz estão sendo substituídos por modernas lousas digitais. Os professores, cuja data é comemoradas no dia 15 de outubro, ao invés de pedirem aos seus alunos para abrirem livros, propõem trabalhar com composições de músicas, redes sociais e até mesmo defendem o uso dos celulares em sala de aula. A era tecnológica não só veio para agregar mais informação ao ensino mas também representa um verdadeiro desafio para os docentes, que buscam se atualizar para renovarem a maneira de lecionar e de se relacionar com os alunos. Com tantos e novos recursos, professores e alunos vêm descobrindo que a abordagem educacional pode ser explorada de diversas formas. Esse é um ponto bastante positivo, de acordo com Daniele de Oliveira, especialista em design da educação. “A didática com o uso da multimídia é nova. Os educadores estão começando o contato com ela agora e aos poucos isto está se encaminhando”, explica. E é exatamente o que acontece com os professores Carlos Alberto Pereira de Campos, o Kaká, que dá aulas de Química, e Marília Coltri, que leciona Sociologia. Um recurso musical O professor Kaká utiliza as redes sociais como forma de incrementar suas aulas. Em meio a tantas lições, as que mais chamam atenção dos jovens são as poesias e raps compostos por eles, que tratam de assuntos relacionados à matéria, como radicais livres, reações orgânicas, carbono e eletroquímica, por exemplo. Com a música pronta, o vídeo é feito e jogado na rede Youtube. “De um modo geral, esta interatividade com os alunos tem se mostrado um dos melhores recursos para conseguir eficácia na minha aula”.

Técnicas como o lúdico e o teatral não podem ser abandonados por inteiro Professor Cristiano Martins

Uma postagem, vários comentários A docente Marília também é adepta do uso das redes sociais, onde ela montou um blog que contém textos de suas matérias e atividades. “Os alunos, em casa ou no próprio colégio, em horário de aula, leêm e postam seus comentários, em dupla ou individualmente”. A novidade foi tão enriquecedora que a própria professora se surpreendeu com o uso do site: em um artigo postado sobre o cientista Karl Popper, na página de comentários, surgiu um interessante e inesperado diálogo entre universitários e estudantes do 6º ano. “Foi uma série de comentários postados por alunos de Engenharia e, como de forma mágica, na sequência, comentários dos meus. Cada um dentro da sua perspectiva, porém com coerência, todos aproveitaram a oportunidade e agregaram conhecimento”. Outros recursos midiáticos também são usados, como programas de edição de vídeos. Já o conteúdo das aulas, é disponibilizado em site para os alunos baixarem. “A internet é uma grande fonte de informação, mas se o professor não estiver presente para direcionar o bom uso dessa ferramenta, ela jamais será uma forte de conhecimento”.

A professora Márcia Lucena, coordenadora do núcleo pedagógico de Sorocaba, é favorável ao uso de celulares em sala de aula. Tanto, que sua tese de mestrado defende esta posição. “Não há impedimentos de uso do recurso quando a finalidade é pedagógica”, aponta. Intitulado “Educomunicação: mídias móveis na cultura escolar”, sua tese trata do quanto esta ferramenta pode auxiliar na formação educacional do estudante. “O celular pode se transformar em um dos vários meios de conhecimento e cria novas expectativas”, afirma ela. Foco na matéria Entre um mundo de tantos recursos que tornam prática a vida do professor, o profissional precisa ter cautela para não se descuidar no planejamento de aulas, cita a especialista Daniele. “Às vezes ele acha que um conjunto de slides ou PDF é todo o conteúdo da aula dele e aí ele pode se acomodar”. Segundo ela, é importante saber agregar valores às ferramentas que são oferecidas. “Se ele tem um conhecimento didático anterior ao tecnológico, ele saberá aproveitar mais. O que vai definir se o uso vai ser positivo ou negativo é o jeito que o professor irá aproveitá-lo”. Preparo é importante O professor Cristiano Martins, presidente do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares de Sorocaba, informa que é de extrema importância que as escolas tomem cuidado para não exagerarem na ‘dose’ de conteúdo multimídia. Ele diz que a tecnologia é um complemento. “Técnicas como o lúdico e o teatral não podem ser abandonados por inteiro”, enfatiza. Ele destaca ainda a importância de modernizar o ensino e, sobretudo, investir na capacidade do professor.


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

15


16

DIA DO MÉDICO

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

MARÍLIA PAGLIATO

Apesar dos desafios enfrentados diariamente, os profissionais da Medicina acreditam que sempre é possível fazer o melhor

Uma profissão

essencial para a vida

S

alvar vidas não é uma tarefa fácil, ainda mais trabalhando contra o tempo e com a pressão de que tudo deve ser feito milimetricamente para não dar nada errado. É assim o dia a dia do médico, na corrida para salvar uma vida que está em suas mãos, ou na orientação de um doente que está em tratamento. Por isso, nada mais justo do que lembrar as conquistas e desafios destes profissionais na data dedicada a eles, o dia 18 de outubro. A atuação do médico é essencial para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. E para quem deseja entrar para o ‘clube’, ser médico vai muito além de graduação, residência e especialização. Pode se preparar para ter que tomar atitudes em curto espaço de tempo e ter uma vontade imensa de ajudar.. “É preciso estar preparado para os desafios. A todo o momento deve se reciclar, procurando absorver as novas tecnologias e os novos métodos de diagnóstico e tratamento”, indica o médico José Francisco Moron Morad, presidente da Unimed Sorocaba. Além disso, para aqueles que nutrem o sonho de seguir carreira na Medicina, o importante é saber que boa parte do seu tempo será de dedicação ao trabalho, como explica o doutor Godofredo Campos Borges, que é coordenador do curso de medicina da PUC-Sorocaba. “O aluno que entra na faculdade tem que ter em mente que nunca mais vai parar de estudar e se reciclar, mas que a profissão é ainda gratificante”, aponta. Além do aprendizado constante, muitas vezes o profissional ainda tem pela

Jefferson aponta as dificuldades e desafios

Moron destaca a importância de aprendizado constante

frente o desafio da deficiência na estrutura física, nos equipamentos, falta de especialistas ou até medicação. Por isso, as condições de trabalho ainda são reívindicação da categoria. “Não creio que os problemas sejam diferentes, nem novos. Eles demandam de uma série de fatores conjunturais: a má gestão, déficit de financiamento da saúde, verbas mal alocadas, numa sequência quase infinita e tão antiga quanto o Brasil”, explica o médico Jefferson de Oliveira Delfino, que também é presidente da Sociedade Médica de Sorocaba.

Godofredo é coordenador do curso na PUC-Sorocaba

João Mello fala da satisfação da carreira escolhida

A luta continua Mas a recompensa por recuperar a saúde de alguém é gratificante. E isso é o que alimenta o desejo dos médicos em continuar na batalha por uma qualidade melhor na área da saúde tanto pública quanto privada. “Os médicos são reconhecido pela população em geral”, lembra Moron. Já o médico João Mello e também coordenador da pediatria do Hospital e Maternidade Samaritano de Sorocaba, lembra que apesar dos fatores que impedem o melhor desenvolvimento dos médicos ainda há luz no fim do túnel. “A satisfação de poder mitigar o sofrimento, aumentar a sobrevida e melhorar as condições de saúde e funcionalidade dos nossos semelhantes é enorme. Não consigo me imaginar em outra profissão!”, diz, feliz com sua carreira. Estudantes para sempre A profissão demanda muito empenho e vontade de estudar, além de gostar de trabalhar com pessoas. Só na faculdade são seis anos, mais a residência, que

pode variar de dois a cinco anos, fora a especialização. Além disso, médico bom é aquele que está sempre antenado com as novidades tecnológicas para solucionar o sofrimento do paciente. “Nossa missão é promover a saúde, evitar a doença ou interrompê-la quando já estabelecida, reduzir o dano se não for possível curar”, relata o médico Armando Raggio, atual secretário da Saúde de Sorocaba. Para quem se enquadra nesse perfil de dedicação e quer seguir carreira, uma das opções de ensino superior está bem pertinho, na PUC-Sorocaba. Atualmente a instituição forma cerca de 100 alunos por ano. Mas, o vestibular é bem concorrido, na relação de 30 candidatos por vaga. Segundo o coordenador do curso na PUC-Sorocaba, Godofredo Campos Borges, hoje o Brasil tem 180 faculdades de medicina. “Esse número é apenas inferior ao da China e Índia”, informa. “A vida pós-faculdade é de grande responsabilidade e nem sempre a remuneração e as condições de trabalho serão as mais satisfatórias”, alerta Borges.


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES Petit Poá reinaugura

com novo conceito de loja Alana Damasceno

C

om uma roupagem totalmente moderna e trazendo um novo conceito de loja, a Petit Poá, tradicional marca de roupa feminina localizada na rua Mascarenhas Camelo, está lançando a campanha Save the Date, referente à sua data de reinauguração, marcada para a próxima terça-feira (15). A boutique está mais

que dobrando de tamanho, contará com 550 metros quadrados de área construída, oferecendo assim, um espaço ainda mais aconchegante e confortável para suas clientes. “Ao entrar na loja as clientes serão recebidas no lounge central, cuidadosamente decorado com livros, vasos, esculturas, entre outros. É como receber as amigas em ‘casa’”, antecipa Adriana Machado, cliente e arquiteta que também trabalhou para renovar o ambiente interno da boutique. Junto a ela, assinou o projeto de design interior o arquiteto André Galan. A nova Petit Poá foi inspirada na arquitetura modernista, que teve assinatura do arquiteto Ângelo Dutra. “Esse é o terceiro projeto arquitetônico que faço para a Petit Poá e a marca está sempre evoluindo e se renovando. A primeira loja começou tímida e romântica. Depois, na segunda reforma, cresceu e ganhou aparência neo-clássica. Agora, a marca atingiu sua maturidade ao

unir a Sapataria Petit Poá e a Boutique Petit Poá, com uma fachada moderna e um

interior aconchegante”, analisa o arquiteto. De acordo com André Galan, os provadores são outro destaque da loja. “Os provadores foram também cuidadosamente pensados para dar sensação de conforto para as clientes. Criamos um espaço diferenciado nas dimensões, no piso, nos tecidos, e principalmente no projeto luminotécnico”, ressalta. Leia mais no Portal do Jornal Ipanema: www.jornalipanema.com.br

12 de outubro de 2013 - edição 737 www.jornalipanema.com.br


2

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

3


IPANEMA

4 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL E JULIANA MORAES

Visitamos QTUDO!

E

sta semana fomos conhecer a QTudo!, uma ampla loja cujo nome já diz a que se propõe, pois lá encontramos uma grande variedade de produtos entre brinquedos, utensílios, decoração, papelaria, embalagens, artigos para festa, informática, petiscos, chocolates e, ainda, ferramentas e materiais para bricolagem. O proprietário, Marco Dottore, paulistano que está em

Sorocaba há mais de 20 anos, contou ser este ramo de comércio uma tradição familiar: “Entre outras cidades, temos no centro de Sorocaba três lojas do segmento “um e dois reais” – uma na rua XV de Novembro, uma na São Bento e uma na Padre Luiz e daí veio a ideia da QTudo!, também com grande variedade, preços acessíveis, em um conceito adaptado para o Shopping Cidade”, comentou.


IPANEMA

AMBIENTE 5

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL E JULIANA MORAES

Além das peças multimarcas, há também na QTudo! produtos importados e os destaques estão por conta dos brinquedos, chocolates e, principalmente, material para bricolagem. Dottore comentou que o sucesso do “faça você mesmo” deve-se à elevação constante dos preços de serviços e, assim, torna-se bastante interessante o próprio cliente montar as peças que deseja, como prateleiras, mesas, caixas e muitas outras que vêm acontecendo em um mercado cada vez mais criativo. A QTudo! fica no Shopping Cidade Sorocaba, piso L2, lojas 2002 a 2004.


6

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

7


8

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

TURISMO 9

Santos tem praia,

história e futebol Cida Haddad

S

antos está entre as boas opções para quem gosta de história e belos lugares. De acordo com Carlos Tomba e Matheus Vidal, da Soney Turismo, Santos, que fica a apenas 70 km de São Paulo, é uma cidade privilegiada pelo mar de águas calmas e atrações para toda a família. Muitas são as atrações em Santos, como o Aquário Municipal, com a exposição de centenas de espécies raras e curiosas da fauna aquática. Quanto à história, muitos são os locais que merecem ser visitados, como o Palácio José Bonifácio, que abriga a sede da prefeitura, com construção que lembra a época áurea do café na cidade. O acabamento em mármore e os lustres de cristal chamam a atenção. Quando o assunto é café, Vidal cita a Bolsa Oficial de Café, local onde, desde 1998, há uma cafeteria, ponto de encontro de quem trabalha no Centro Históri-

co e para os turistas. Mais história é vista na Casa do Trem Bélico, uma das poucas edificações militares antigas existentes no país e o mais antigo prédio público de Santos. No local, foi erguido o primeiro pelourinho da cidade. O Centro Português é mais um destaque em Santos, onde há uma raridade arquitetônica, sendo uma das três edificações em estilo neomanuelino existentes no Brasil. O Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat é também lembrado pelos profissionais da Soney Tur. Localizado no topo do Monte Serrat, a 157 metros do nível do mar, o local possibilita uma visão de 360 graus de toda a cidade. A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat é visita obrigatória para os turistas. A cidade de Santos respira futebol, então um dos pontos turísticos é o Memorial das Conquistas - Santos Futebol Clube. O museu do time apresenta o acervo em um espaço de mais de 380 metros quadrados, onde é possível ver, além de 500 troféus conquistados em diferentes modalidades, fotos ampliadas em tamanho natural, flâmulas e uniformes e peças do acervo pessoal de Pelé.

9


10

10 TURISMO

Itália e suas belezas Cida Haddad

A

beleza da Itália atrai turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, principalmente para quem admira arquitetura e artes. O proprietário da Costa Turismo, Igor Caldini, destaca o chamado centro histórico de Roma onde há o Coliseu, que já recebeu batalhas entre gladiadores e foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Monumentos como o Pantheon, o Foro Romano, o Castelo Sant’Angelo, a Fontana di Trevi, a Piazza Navona e Piazza Venezia chamam a atenção.

Roma é um local, de acordo com Caldini, para ser visitado de várias maneiras, entre elas com uma boa caminhada, na qual é possível apreciar obras como Michelangelo e Leonardo Da Vinci, além de apreciar o histórico em artes em lugares como o Museu do Vaticano, Basílica di San Pietro e Capela Sistina, no Vaticano, residência do papa. Caldini destaca que Roma é conhecida como a cidade das fontes e a Fontana di Trevi é a mais famosa delas. Outras regiões da Itália merecem ser visitadas e entre elas não pode faltar Milão, que lembra moda, já que a maioria das grandes marcas italianas e grifes internacionais têm sede na cidade.

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


FUI

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

11 CIDA HADDAD

Espanha N

esse ano, o diretor geral da Maison Bertin, Rodrigo Bertin, esteve pela primeira vez na Espanha. O motivo da viagem foi trabalho. “Fomos com um grupo de 40 pessoas, donos de lojas que trabalham com vinho de toda a América Latina para visitar um grupo de vinícolas que tem fábricas espalhadas por sete regiões da Espanha, o grupo González Byass”, explica. Segundo Bertin, os locais visitados surpreenderam pela organização, limpeza, beleza e hospitalidade do povo. “Começando por Barcelona e terminando em Madrid, percorremos sete cidades e andamos mais de 2.000 quilômetros em sete dias. Coisas para

fazer não faltaram, o que faltou, na verdade, foi tempo para conhecer tudo o que havia para ver, principalmente em Barcelona e Madrid”, ele conta. De acordo com Bertin, como o foco era o vinho, todos os dias eram feitas visitas às vinícolas e as duas principais refeições (almoço e janta) eram regadas a muito vinho, com harmonização entre os vinhos e pratos. Ele afirma que nas capitais tinham muitos pontos turísticos que valem a pena, pelo menos, passar em frente para ver, inclusive com um passeio de ônibus. Ele conta que no interior, a paisagem surpreende, principalmente na região de Somontano, onde o relevo de montanhas forma uma paisagem maravilhosa. Uma peculiaridade do terreno espanhol, destaca por Bertin, é que nos campos existe uma “praga” que é uma flor vermelha que tem em todo o lugar e que durante a primavera ela brota e deixa as paisagens coloridas de vermelho. “Como o intuito da viagem foi realmente

conhecer os vinhos espanhóis e eu não tinha o hábito de tomar vinhos de lá, o que mais impressionou e mais gostei foram os vinhos e espumantes espanhois que quando você conhece o solo e a maneira com que eles são produzidos você se apaixona pelo produto que, além de muito gostoso, é carregado de história por trás. Entre os vinhos que mais chamaram a atenção está um de 1973 (40 anos) que foi o vinho mais antigo que já teve a oportunidade de provar. Mais sobre a gastronomia A gastronomia espanhola é apaixonante, na opinião de Bertin. Segundo ele, o abuso de criatividade das “Tapas” (pequenas porções), os “Jámons” (presunto cru) que são maravilhosos e a tradicional Paella não podem faltar para quem visita qualquer cidade espanhola. “Um jantar apenas com Tapas, deixa tudo mais descontraído e você tem a oportunidade de provar vários tipos de comidas diferentes em uma única refeição, tudo sempre acompanhado de um bom vinho espanhol é lógico”, diz. “O meu conselho é que todos visitem a Bodega Tio Pepe em Jerez de La Frontera, a segunda vinícola mais visitada no mundo, onde os encantos estão na história e clima de filme antigo”, afirma.


12 CLASSIFICADOS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

Empregos

Aves e Animais

Advocacia

Diversos

Aulas e Cursos

EstĂŠtica e Beleza

Artigos para Festas


CLASSIFICADOS 13

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

Informática

Orações

Medicina e Saúde

Serviços Profissionais


14

14 I-PROGRAME-SE JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

Sábado (12) ■ DIAS DAS CRIANÇAS NO MERCADÃO CAMPOLIM O Mercadão Campolim programou uma série de atividades para o Dia das Crianças neste sábado (12), a partir das 10 horas. No local haverá recreação infantil, brinquedos, aula de cupcakes, entre outras atividades. O evento é em parceria com a ONG Garras. A programação inclui ainda uma Feirinha de Adoção PET. ■ CRIANÇAS: BRINCADEIRA DE PANO Às 10h30, começa a atividade lúdica com tecidos de diferentes texturas, transparências e cores para crianças e bebês com a Cia. Conto em Cantos. O evento acontece na conveniência do Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

Crianças de sucesso Elas cresceram e continuaram brilhando em suas carreiras. Aqui na Rádio Ipanema, são locutores e produtores que levam diariamente o melhor do entretenimento e da boa música com a marca Ipanema. Saiba quem são hoje essas crianças. Valter Calis, locutor e direto r artístico

■ FESTA DAS CRIANÇAS A partir das 15 horas, acontece uma matinê com atração especial para crianças na Praça de Eventos “Lecy de Campos”. O evento é aberto ao público.

Domingo (13) ■ FESTA DAS CRIANÇAS A partir das 15 horas, acontece uma matinê com atração especial para crianças na Praça de Eventos “Lecy de Campos”. O evento é aberto ao público.

Sábado (19)

Isabela Carnel ós, produtora

el, locutor Fernando Carri

■ SOROCABANO DISPUTA ULTRAMARATONA No próximo sábado (19) o treinador e corredor Reginaldo Batista, participará da Ultramaratona Bertioga Maresias, com distância de 75 km. Foram meses de preparação, treinos de musculação, corrida e alimentação prescrita por nutricionista esportiva. A corrida também tem ação solidária, pois Batista conta com doações de alimentos que serão doados aos Anjos da Noite, que fornecem marmitas para pessoas carentes. Para a prova, ele conta com o patrocínio de Arosa Sorocaba, Le’ Art, Phenix Projetos, SorocabaCom e Wanel, além do apoio da Sorostamp e Rádio Ipanema e Jornal Ipanema. Os interessados em doar alimentos podem entrar em contato com o endereço eletrônico: reginaldo@ liveassessoria.com. ■ ENCONTRO DE MOTOCLUBES Das 14 às 22 horas, acontece o encontro de Motoclubes com shows da banda Iron Maden cover nacional. O evento aocntece na Praça Zeca Padeiro, em Votorantim.

Mari Maia, locu tora

locutor Marcos Alves,

Tudo isso pelo site

www.ipafm.com.br Acesse e participe

Veja a programação completa e filmes em cartaz no www.jornalipanema.com.br

A semana foi animada na Ipa Fm, começou a promoção Justin Bieber ou Violeta, em parceria com a First Idiomas, que leva dois ouvintes com acompanhantes para os shows dos ídolos teens, é só o ganhador escolher o artista de sua preferência. No nosso morning show, O Breakfast, recebemos a sexóloga Osmeire Tobias e o apresentador do programa Hamilton Moto Aventura, Hamilton Santos. O programa é comando por Valter Callis, com as participações de Paulinho Godoi, Douglas Valle e Isabela Carnelós.


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

15


ESPAÇO

16 EMPRESARIAL

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

Proactiva Meio Ambiente inicia campanha “Ao Redor da Ibero-América” 2013 Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação da biodiversidade e conservação da fauna e flora brasileiras, a Proactiva Meio Ambiente e a Organização dos Estados Ibero-Americanos oferecem aos municípios parceiros a oportunidade de participar da 8ª edição da campanha “Ao Redor da Ibero-América”. Este ano o tema é “Em Direção aos Objetivos do Milênio” – um conjunto de metas desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), para melhorar a qualidade de vida da população mundial. Uma das metas que deve ser conquistada até 2015 é a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Alunos do 4º ano das escolas municipais das cidades de Araçariguama, Iperó, Capela do Alto, Sarapuí e Laranjal Paulista desenvolverão atividades pedagógicas, junto aos professores e, com um desenho e uma redação sobre o tema, concorrerão ao prêmio nacional - uma viagem com a equipe da Proactiva e da OEI

para a Ilha de San Andrés, na Colômbia. Em 2011, no Brasil, o projeto reuniu 6 mil crianças; em 2012, aproximadamente 8 mil e em 2013, a expectativa é chegar a 9 mil participantes. A primeira etapa será realizada até o dia 28 de outubro.

Empresa apoia campanha do

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos grupos e entidades em diversas cidades do Brasil e do mundo. Sempre no mês de outubro é direcionada à sociedade e às mulheres para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Sorocaba, o Outubro Rosa é promovido pelo Grupo Andanças, coordenado pela Psico Oncologista Elisa Maria Neiva Vieira, e tem a co-realização do Núcleo Sorocaba – SBPO – estado de São Paulo. O Grupo Andanças é formado por mulheres pacientes e ex-pacientes que promove a prevenção e o combate ao câncer de mama através de palestras, workshops e visitas de conscientização às comunidades carentes. Além de diversas atividades que promovem a autoestima das mulheres que enfrentam esta doença. Neste ano, o evento ganha mais uma cor. Além da emblemática cor rosa, junta-se a ela também o azul. Tema feminino e masculino para que a consciência de que o câncer de mama deve ser cuidado por todos esteja cada vez mais viva. Em 2013 o evento chega à sua 5ª edição e a New Visual Hair - Sistemas

Capilares, ao lado de outras marcas, apoia a causa neste primeiro ano da empresa em Sorocaba. A New Visual Hair, que é referência nacional em técnicas não cirúrgicas de reposição capilar, entrou com tudo junto à causa. Durante o mês de outubro, a fachada da clínica ficará rosa, simbolizando o engajamento da clínica junto ao tema. Grande parte das pessoas procura a clínica devido a doenças como o câncer, por exemplo. Voltar a ter cabelos significa muito mais do que estética, quer dizer recuperar a autoestima, uma grande aliada durante o tratamento.


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

12 de outubro de 2013 - edição 737 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 33

Apartamentos Vendem-se

Casas Vendem-se

Terrenos


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 35


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 37


38 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 39


40 IMテ天EIS

CONSTRUTORA

TRIUNFAL

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

IMテ天EIS 41


42 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013


VEÍCULOS 43

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

Espaço

EMPRESARIAL

Crescimento

econômico

transforma paisagem de Sorocaba

A

paisagem urbana de Sorocaba está mudando. Quem percorre as ruas e avenidas do município observa que, junto do “boom” imobiliário, da vinda de novos investimentos e de moradores de outras localidades, chegam construções diferenciadas, com conveniência agregada e arquitetura moderna, na mesma linha dos edifícios localizados nos principais centros urbanos do mundo. Na rua João Wagner Wey, Zona Sul da cidade, por exemplo, a Brink Construtora lançou tendência ao apresentar o Red (veja imagem ilustrativa do empreendimento), primeiro flat para morar de Sorocaba. Em um investimento da ordem de R$ 40 milhões, o empreendimento conta com

projeto inovador, inspirado nos imponentes edifícios de Dubai, nos Emirados Árabes. Seu design recorda uma vela (barco), conferindo um charme especial ao cenário da cidade. Situado às margens da rodovia Raposo Tavares, o imponente empreendimento tem 6 mil m2 de área construída e apartamentos que vão de 43 a 63m2, além de infraestrutura completa. Ainda na Zona Sul de Sorocaba, está o residencial Glass, outro projeto inovador da construtora em parceria com a Premodisa. Sofisticado e ousado na medida certa, o empreendimento fica no ponto mais alto do Campolim, voltado estrategicamente para os contrastes da cidade em franco crescimento.

Senac Sorocaba oferece 96 vagas gratuitas em cursos técnicos Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Senac Sorocaba por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão 96 vagas oferecidas em três cursos técnicos nas áreas de comunicação e artes, paisagismo e hotelaria. Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. Todos os participantes receberão assistência estudantil correspondente ao valor de R$ 2 para cada hora/aula de curso. Mais informações e inscrições devem ser obtidas na secretaria escolar das escolas estaduais. O Pronatec é um programa de formação profissional coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como um dos principais objetivos ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Com a iniciativa, o governo federal pretende capacitar 1,1 milhão de pessoas até o fim de 2014.

Veículos


44 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 12 de outubro de 2013

Jornal ipanema 737