Page 1

Ano XII - nº 734 - 21 de setembro de 2014

Especial Mundo Pet Saiba quais os cuidados

durante a tosa Caderno Negócios e Oportunidades

www.jornalipanema.com.br

30 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO Sérgio Ratto

Jeito Pannunzio de governar Em entrevista à Rádio Ipanema, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio fala dos desafios destes quase nove meses de governo Págs. 14 e 15

Corpo em Forma & Saúde

Investimento

I-Programe-se

Alimentação correta para quem pratica exercícios

Shopping Cidade inaugura na próxima sexta-feira

Jornalista da Ipanema lança livro

Pág. 10

Pág. 12

Caderno Negócios e Oportunidades


2

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


ARQUIVO ABERTO 3

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

EDITORIAL

Deputados na Câmara

ARTIGO

Embargos à moralidade

Entrega

E

Jomar Bellini

A

decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana, de acatar os embargos infringentes na Ação Penal 470, o processo do Mensalão, é um oportuno termômetro para medir o alcance real das eventuais conquistas passíveis de serem obtidas em tempos de manifestações e protestos Brasil afora, ainda que o ministro do Supremo, Celso de Mello, tenha resistido à forte pressão ao votar favorável ao recurso e desempatar a votação. Com o voto de Celso de Mello, o placar ficou 6 a 5 votos a favor do recurso, aumentando a polêmica sobre a sensação de impunidade diante de um dos maiores processos que apura a corrupção no país, o Mensalão, nome dado ao esquema de compra de votos de parlamentares que resultou na maior crise política sofrida pelo governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva. O recurso permitiu a reabertura do julgamento de 12 dos 25 condenados na ação penal, que tiveram ao menos quatro votos pela absolvição em um crime. A decisão contempla 12 dos 25 condenados, que tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição: João Paulo Cunha, João Cláudio Genu e Breno Fischberg (no crime de lavagem de dinheiro); José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (no de formação de quadrilha); e Simone Vasconcelos (na revisão das penas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas). No caso de Simone, a defesa pede que os embargos sejam válidos também para revisar o cálculo das penas, não só as condenações. Ainda que o próprio ministro Celso de Mello tenha anteriormente se pronunciado a favor da condenação dos réus, proferindo um dos mais duros votos durante a condenação, o fato é que a procrastinação do processo chega, para a grande maioria, como uma afronta, escancarando a morosidade da justiça. Cansados, os brasileiros foram às ruas protestar contra tudo, contra grandes e pequenos problemas, uma maratona que não terá sido em vão.

A deputada federal, Iara Bernardi (PT), e o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) visitaram a Câmara de Vereadores na terça-feira (17). Eles acompanharam o reitor da UFSCar, professor doutor Targino de Araújo Filho, para a apresentação dos trabalhos realizados na universidade e o crescimento da instituição em Sorocaba. Iara, chamada de “madrinha da UFSCar”, por ter liderado os trabalhos da vinda da universidade para Sorocaba, recebeu mais uma boa notícia: Está previsto para iniciar em fevereiro do ano que vem os cursos do Instituto Federal de Sorocaba, que irão funcionar no segundo andar do Núcleo ETC da UFSCar em Santa Rosália.

Comemorou, mas pode não levar

Justiça da Casa, vereador Anselmo Neto (PP) diz o contrário: “A emenda é constitucional devido ao fato de o projeto ser de autoria do Executivo. Se vier um veto, isto será uma vergonha, já que a própria bancada do PSDB indicou o voto favorável”.

Enfim, líder

Na terça-feira (17) os auxiliares de educação de Sorocaba receberam uma boa e uma má noticia. A primeira é de que foi aprovada com unanimidade uma emenda que prevê a redução da jornada dos trabalhadores para 30 horas semanais. A segunda é que a prefeitura já sinalizou que deve vetar a proposta. A votação foi acompanhada de perto pelas auxiliares de educação, que compareceram na Câmara com cartazes.

A alteração no Regimento Interno na Câmara Municipal que cria a figura de líder do governo na Casa foi aprovada na terça-feira (17). A nova redação prevê que o prefeito, mediante oficio à mesa diretora, poderá indicar um vereador para exercer a liderança do governo e outro, a vice-liderança, com a competência de, em nome do Executivo, pedir a retirada de pauta ou arquivamento de propostas, apresentar emendas e encaminhar votações. Ao término da votação do projeto de resolução, o presidente da Casa, José Francisco Martinez, apresentou o ofício do prefeito indicando o vereador Waldomiro de Freitas (PSD) para ser o líder do governo na Casa e a vereadora Neusa Maldonado (PSDB) para ser a vice-líder.

Veto

Pode ou não?

O secretário de Governo, João Leandro, classificou a emenda como inconstitucional, por interpretar que a iniciativa precisa ter origem no Executivo. “Será vetada”, disse. Ele afirma que a redução na jornada já está em estudo pela secretaria de Educação e que um projeto pode, caso seja necessário, ser enviado a Casa prevendo a alteração na hora de trabalho. Mas para o membro da Comissão de

Uma polêmica dominou os bastidores da política esta semana envolvendo a nomeação de Rodrigo Maldonado para chefiar a secretaria de Comunicação. A questão levantada é o fato de ele não ter formação na área. Marinho Marte (PPS) questionou isto na tribuna, ao afirmar que uma lei de 2010, da então vereadora Neusa Maldonado (PSDB), obrigaria o ocupante do cargo ser jornalista.

m tudo na vida acredito que há necessidade da entrega. Profissional que não se coloca desta forma dificilmente obtém êxito, sucesso vigoroso. Amigos que não podem em momentos difíceis se envolver e apoiar, sem se entregarem também, não fazem a diferença; pais que ao estarem com o filhos, somente na presença física, mas não praticam a entrega plena, também não completam a conexão verdadeira ou expressão verdadeira do amor, pais que brincam as brincadeiras dos filhos, com os filhos, para eles, aí sim há a entrega. Se falarmos em relacionamentos afetivos então, quantos não observamos que nunca houve a entrega plena e até recíproca, dedicação de verdade, intensa; anos, até mesmo uma vida inteira sem esse ingrediente mágico para a realização da felicidade. Vida sem entrega é vida vazia é como comida sem sal, sem o tempero necessário que faz com que nossa autoestima esteja à plena carga, que possamos ver nas coisas simples o sentido de uma existência útil e feliz. Em seus projetos de vida, pessoais ou profissionais, você tem praticado a entrega, a doação do seu melhor sentimento, aquele amor ágape? Aquele no qual você se realiza na alegria do outro por sua entrega? Talvez passemos anos, até mesmo a vida com a sensação de que falta algo para atingirmos essa entrega, muitas vezes é aquele sentimento do freio de mão puxado. Tudo pode acontecer, basta nós querermos, nos entregarmos aos projetos de vida e sempre haverá oportunidades, às vezes precisamos ser humildes e perceber esse momento. Proponho uma reflexão verdadeira nesta semana. Claro que sua resposta obedeceria aquele padrão: “Eu sei!Eu sei!”. Se sabe, se entregue para a entrega que a vida espera, que as pessoas e projetos necessitam para o caminho do êxito. Se entregue a pensar e boa semana.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS Sem influência

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

ESPAÇO DO RUI

Não julgueis!

Neusa, que é mãe de Maldonado, afirmou que a lei não se aplicaria aos secretários e que esta dúvida jurídica deve ser respondida pelo setor competente da prefeitura. Diz também não ter influenciado a nomeação de Pannunzio. “Eu não influencio a prefeitura e o Executivo não me influencia na Câmara. São poderes diferenciados”. corrigiu os apontamentos. Durante a semana, o presidente da Câmara, vereador José Francisco Martinez (PSDB) já advertiu a prefeitura para que não envie novas alterações.

Digo que fico

Sem corregedor

Durante entrevista à Rádio Ipanema (91,1 FM), Maldonado foi taxativo ao afirmar que fica no cargo. “Não tenho pretensão alguma de ocupar o lugar de qualquer jornalista, já que temos profissionais do melhor quilate na prefeitura. Só tenho a declarar que fico no cargo, nem eu nem o prefeito temos dúvidas sobre isso”.

Reforma administrativa A reforma administrativa da Prefeitura de Sorocaba finalmente entrará em discussão na Câmara Municipal durante sessões extraordinárias nesta segunda-feira (23). Após passar por análise do departamento jurídico, o Legislativo apontou falhas no projeto enviado pelo Executivo, como erros na digitação de nomes de secretarias, divergências entre cargos e funções além de uma possível falta de folhas do projeto. A prefeitura afirma que

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

Dentro do projeto, Martinez afirma que o cargo de corregedor, proposto pela prefeitura, foi considerado inconstitucional pela prefeitura. “Existe um conflito com as atribuições do procurador jurídico, já que só ele pode fazer a punição de funcionários, não pode ser um comissionado como o corregedor. Ele não pode ter essa atribuição”, justificou Martinez baseando-se na lei orgânica do município.

Prefeito nega Durante entrevista exclusiva à Rádio Ipanema, na coluna “O D da Questão”, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) negou a inconstitucionalidade do cargo. Ele afirmou que o texto da lei foi inspirado no modelo do governo estadual de São Paulo e disse não ser necessário que o posto seja ocupado por um funcionário de carreira.“Nós não pretendemos que o corregedor instaure o processo administrativo que eventualmente pode chegar a exoneração do funcionário ou enviar a denúncia para o Ministério Público, isto quem faz é a secretaria jurídica”. O papel da corregedoria, de acordo com Pannunzio, é apontar o que estiver errado. “Quem toma as providências é o prefeito”. Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504

Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

Diagramação Jefferson Cascali de Lima

______________________________

Tiragem - 28.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Há alguns anos, um destacado produtor cultural invadiu a redação do jornal Cruzeiro do Sul. Queixava-se do então repórter Paulo Fernando Nóbrega Tortelo. Com um exemplar na mão, o queixoso se mostrava ofendido com o que ele havia escrito sobre seu trabalho. Explodia. Desde os chefes até colegas de trabalho se solidarizavam com o reclamante: “Isso é molecagem, vamos chamar a atenção do Tortelo”. Nisso, entrou o jornalista, cumprimentando a todos. Ao ser acuado, abriu um sorriso e disse: “Você não leram direito, pois aqui tem uma vírgula”. A seguir, leu em voz alta o texto, que, com a observância da vírgula tinha um sentido altamente positivo. O invasor pediu desculpas. Todos fizeram o mesmo. Tortelo as aceitou e disse: “Cristo ensinou: não julgueis!” Nesta semana aconteceu um fato interessante. O Onofre Padrão, dono de padarias em Sorocaba e Votorantim, que foi presidente do São Bento, ficou triste por não ter recebido convite para participar do jantar comemorativo do centenário do clube. Justamente ele, que, mesmo deixando o cargo continuou contribuindo com a alimentação dos atletas por longos anos, tinha razão em se ver injustiçado. Contudo, conhecendo pessoalmente o presidente atual do São Bento, o comerciante Fernando Martins da Costa Neto, não ouso criticá-lo. Elegante, ponderado, competente, o Fernando jamais, na minha avaliação, cometeria tal deslize. O Onofre Padrão é uma pessoa que merece todo respeito e aplausos da torcida alvi-celeste (na qual estou incluso) e acredito que o Fernando irá procurá-lo, para manifestar seus agrade-

cimentos a esse empresário que ajudou a escrever a história do clube. Outro fato que merece destaque: a injustiça cometida contra Paulo Francisco Mendes, um dos políticos mais honestos que já conheci. Lamentavelmente ele foi afastado da Câmara Municipal. Também elegante, ele nunca atacou seus adversários, mas apenas discutiu temas em pauta, defendendo seus pontos de vista e respeitando as opiniões contrárias. Na inauguração do novo pavilhão da Uniso, com 7.000 metros quadrados, o professor Aldo Vannucchi que, agora, também empresta seu nome ao câmpus da Raposo Tavares, lembrou que Paulo, quando prefeito da cidade, o apoiou para criar a universidade comunitária, a fim de que Sorocaba fortalecesse seu espírito crítico através desse berço de educação e cultura. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio se referiu ao Paulo como exemplo de amor à Sorocaba e sua gente. Paulo Mendes merece homenagens e, com certeza, o lapso da Justiça em relação a ele será corrigido. Precisamos ponderar antes de julgar as pessoas. Precisamos, também, avaliar cada situação antes de falar ou agir, para errarmos menos e não cometermos injustiças. Aquelas palavras do Paulinho Tortelo, brilhante jornalista, professor e poeta (prematuramente falecido) não saíram mais da minha memória. E lembrando isso, acrescento: “Atire a primeira pedra...”.

Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Norma e Paulo Mendes Estou na Catedral de Sorocaba e olho pra cima. Uma pintura com um menino no cenário chama a atenção. É o Paulo Mendes em sua infância. Começo com esse fato ocorrido há muitos anos na tarde em que casei nessa igreja matriz de Nossa Senhora da Ponte em 1973. O garoto batizado com o nome de Paulo Francisco Mendes sempre seguiu os ensinamentos de seus pais na conduta moral de sua vida. Como cristão assumiu o desafio de seguir seus ideais na vida política. Paulo tem no seu coração a “chama” do Espírito Santo. Sua esposa Norma Sabadin Mendes faz parte dessa história de fé. Admiro muito a espiritualidade do casal. Acredito na formação e busca dos ideais do Paulo e da Norma para com o próximo. Eles sempre estão juntos em oração, testemunhos e participação na comunidade. Lá pelos anos 80 participei com o casal no lançamento da pedra de construção da Comunidade do Divino Espírito Santo do Jardim Saira. Quando estávamos na diretoria da ASI construímos a sede da Associação Sorocabana de Imprensa com total apoio do Paulo que também nos ajudou na implantação da Rede Vida em Sorocaba. Inúmeras vezes, nos

anos 70 e 80, partilhei com o casal, momentos históricos nos eventos da Metalúrgica NS Aparecida onde sempre havia a pedido do presidente Luiz Pinto Thomaz celebrações de missa presididas pelo saudoso Monsenhor Mauro Vallini. Nos últimos anos estivemos com Paulo e Norma no Dia de Pentecostes para viver esta data com as bênçãos que ela proporciona às mais de três mil pessoas que comparecem nas festividades da Comunidade do Divino. Paulo e Norma deram o sim ao sacramento do matrimônio em dezembro de 1972. Profissionalmente, Norma é professora formada pela Faculdade de Filosofia de Sorocaba e o Paulo pela Faccas, como Administrador de Empresas. Com dois filhos e netos curtem a praia de Mongaguá e formam uma família alegre e feliz que irradia a mesma paz em seus 40 anos de amor conjugal. Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

5


6

PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: foto www.jornalipanema.com.br

zelli Francine Guaz ira re Pe o e Ricard

Denise Bercial

Rodrigo Postig

o

Um salto para a glória. Não sei se foi esse o pensamento de Rodrigo Postigo ao saltar. Mas pela cara de pânico do amigo, não sei como foi a aterrissagem. Rodrigão, mande notícias e conte como foi a experiência.

Marcos Bercial, Julinha e Juliana Vieira Bercial

Julinha Pop Star O aniversário de Julinha Bercial foi muito especial. Até rimou. Primeiro, ela pediu que quem comparecesse, contribuísse com um quilo de feijão para ser doado para o Educandário Santo Agostinho, onde rolou a festa. Depois a surpresa. Julinha fez uma apresentação musical com seus colegas do grupo de dança e colocou a criançada para pular. Se bem que vi alguns adultos bem animadinhos também. E quem não ficaria? Até eu fiquei animado. Foi lindo, a festa estava ótima e Julinha promete ser a pop star da família. Talento já provou que tem.

Tulio Calis

Daniel Auvray

Chuca da Paz

Fernando Frei

tas e Falcão

O florista Fernando Freitas também teve seu momento tiete ao posar ao lado do cantor Falcão, do Rappa, só não descobri onde foi o clique. Mas a foto está aí para comprovar.

Julinha Bercial

no Rock in Rio

1991

Em plena semana de Rock in Rio, encontrei essa foto do Chuca da Paz, diretor do Quiz D+, em pleno Rock in Rio 1991. O tempo passou, ele ficou fofinho e grisalho, mas continua roqueiro. Já a delícia da Francine Guazzelli também esteve no Rock in Rio, só que nesse ano, 2013 e aproveitou a “Cidade Maravilhosa”, onde encontrou o ator global Ricardo Pereira e aproveitou para tietar. Outro que entrou no espírito do festival foi o sapeca e encantador Túlio Calis, que entrou na vibe e na atitude rock’n roll.


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

7


8

RENATA MOECKEL R

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Contêiner Galeria O projeto “Passarela das Artes” é de Wagner Costa e Daniele Bitencourt, com 30m2, e usa a fórmula da revitalização. O contêiner foi transformado em uma galeria de arte, com artistas que estão em plena produção e tiram partido da velocidade da informação para disseminar sua arte. O mobiliário com design diferenciado,

Hummm... O ator Antonio Banderas, que dá vida ao personagem Sr. Clorex, estará de 15 a 18 de outubro em São Paulo para divulgar a animação “Justin e a Espada da Coragem”, que chega aos cinemas no dia 25 de outubro. Hummm que bom momento para passear pela capital paulista, hein?

mescla toques clássicos e cores vivas, como a bancada em laca amarela com pé tornea-do e prateleira angulosa. Essa atmosfera urbana reflete no clássico revisitado, como a cadeira clássica estofada em jeans e com botons aplicados. As obras de arte contemporânea, que exploram a simplicidade do lápis e do nanquim, remetem à rapidez do design gráfico e ao DIY – do it yourself – do papel machê. Muito bacana. As fotos são de Eduardo Liotti / Xarão.

Pode ler O empresário sorocabano Luiz César Nitsche, a partir da experiência do resgate de seu histórico familiar, acaba de estrear na literatura com o livro “Muito Além do Sobrenome”. Nele, Luiz Nitsche mostra ao leitor sua visão do mundo pela ótica genealógica. Destaca a importância do conhecimento e das experiências acumuladas pelas gerações, às quais podemos ter acesso pelas conversas em família, seus contos, relatos, sonhos e histórias. Lendo este primeiro trabalho de Nitsche, vivenciamos sua filosofia, um pouco do que podemos chamar de sua espiritualidade e, principalmente, de sua forma leve e profunda de escrever. O livro “Muito Além do Sobrenome” de Luiz Nitsche, é da Editora Crearte e tem 198 páginas. Pode ler que o livro é bom.

Boas novas O oh! da Gastronomia. É o que promete o Chef Eduardo Haddad, junto com seu sócio Murilo Odilon, no novo espaço gastronômico de Sorocaba, o OH! Bistrô. Com uma culinária de dar água na boca o Bistrô - localizado num espaço aconchegante na rua Salvador Corrêa, 859 –Vergueiro, já chega com grife e knowhow de mais de 10 anos de experiência de Eduardo Haddad. Entre as especialidades da casa destacam-se Camarão Crocante com purê de mandioquinha, Carré de Cordeiro e a Paella à Marinera.


GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

9

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Sérgio Ratto

ANIVERSARIANTES

Jean Reis e Fábio Gomez

Joice, Julio e Jennifer Reis

Edvilson Adami Baggio e João Paulo Baggio

Cidade em crescimento A Reis Imóveis acaba de lançar o primeiro prédio comercial da General Osório, o Trujillo Office, realização da SPBaggio Incorporadora. O lançamento aconteceu no Cadoff Eventos com presença de vips.

Sábado (21) – Marília Pagliato Sábado (21) – Fabio Walter Leme dos Santos Sábado (21) – Luiz Almeida Marins Filho Sábado (21) – Paula Fernal Domingo (22) - Julio Casas Domingo (22) – Willy Morales Domingo (22) – Rubens Maximiano Domingo (22) – Luiz Christiano Leite Domingo (22) – Roselene Pires Terça-feira (23) – Juliana Camargo Pagliato Quarta-feira (24) – Aldo Vannucchi Quarta-feira (24) – Márcio Pedrico

Felicidades Com o vigor de uma “mocinha”, esbanjando simpatia e alegria, Jandira Rodrigues Camargo comemorou seus 93 anos na quarta-feira (18). Felicidade compartilhada pelos quatro filhos, 12 netos e 15 bisnetos. Ela merece.


10

CORPO EM FORMA & SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Comer antes e depois

de fazer exercício melhora desempenho e auxilia na perda de gordura Escolher adequadamente o que será consumido garante energia e disposição para manter o corpo em forma e de maneira saudável, afirma especialista do programa ‘Meu Prato Saudável’

O

programa Meu Prato Saudável, parceria do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde, orienta as pessoas que praticam exercícios físicos sobre a importância de comer antes e depois da “malhação”. O alimento certo traz benefícios para o corpo e ajuda na queima de gordura e na manutenção da massa muscular. Lara Natacci, nutricionista do programa, recomenda um lanche leve antes da atividade física, mas que seja rico em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e podem até acelerar a queima de gordura. “Pode ser uma banana com aveia, mamão com granola e até um suco com cereais integrais. Nozes e castanhas também são excelentes opções”, diz. Depois dos exercícios, o ideal é uma refeição ou um lanche que tenha carboidratos, vegetais e uma proteína magra. “A reposição de nutrientes é fundamental para ajudar no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular”, esclarece. A nutricionista indica, principalmente para quem não tem o hábito de comer após os exercícios, um sanduíche de pão integral com quei-

jo branco e peito de peru ou presunto magro ou rosbife, fatias de tomate e folhas de alface. Lara chama a atenção para o consumo de água antes, durante e após a atividade física. “Estudos recentes recomendam o consumo de dois copos de água meia hora antes dos exercícios, e precisamos repor o que o organismo gastar”, diz. “Alimentação equilibrada e ingestão de líquidos melhoram a qualidade da atividade física e pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura e aumentar a massa muscular”, conclui a nutricionista.


CORPO EM FORMA & SAÚDE

ROSÁCEA A fecção crônica da pele, com ou sem acometimento ocular, de causa não totalmente conhecida, onde ocorre vermelhidão, inchaço, vasinhos e pápulas acnéicas, lembrando um quadro severo de acne ou espinhas. Ocorre mais em adultos, entre 20 e 40 anos, na maioria mulheres. Quando acomete homens, o quadro é mais grave, podendo evoluir para rinofima (aparência de nariz de palhaço), mentofima (queixo excessivo), otofima (orelha grande e gorda) ou blefarofima (pálpebras espessas). Pode estar relacionada à doença gastrointestinal (colites, Helicobacter Pylori), colecistopatia (doenças na vesícula), hipertensão arterial (pressão alta), exposição solar inadequada e/ou exagerada, vento gelado, uso excessivo de bebidas alcoólicas, exposição à nicotinamida, excesso de cafeína, estresse ou agitação psicológica e uso crônico de corticosteroides tópicos. A Rosácea possui vários graus de gravidade: desde um simples halo rosado na face até abscessos faciais e nódulos infecciosos. Quando compromete os olhos, o que ocorre em 50% dos doentes, gera blefarite (inflamação da pálpebra), conjuntivite (inflamação da conjuntiva ocular), episclerite (inflamação do tecido que recobre a esclera), irite (inflamação da íris ocular), queratite (inflamação da córnea), calázio (cisto da pálpebra por inflamação da glândula sebácea), hordéolo

11

Ocorre mais em adultos, entre 20 e 40 anos, na maioria mulheres

(cisto da pálpebra por inflamação dos folículos ciliares), opacificação da córnea e comprometimento visual. Quadros semelhantes devem ser descartados no diagnóstico diferencial, entre eles: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome carcinoide, uso de corticoides fluorados, bromodermia, iododermia, tubercúlides, síndrome de Haber, doença de Dokling-Degos, acne vulgar, dermatite seborreica, dermatite perioral e erupção polimorfa à luz. O diagnóstico de certeza é realizado mediante biópsia e exame anátomo-patológico, mas o exame clínico fornece bastante segurança para o início dos cuidados. O tratamento pode ser realizado com antibióticos, isotretinoína, corticosteroides orais, estrógenos nas mulheres menopausadas, ácido azeláico, loções de enxofre e peróxido de benzoíla, permetrina, imunomoduladores, oximetalizina, ácido tricloroacético, laser, eletrocoagulação, luz pulsada, LED e a moderna terapia fotodinâmica. Evandra Moura Rabello Cirurgiã Plástica CRM 80034 Imagem meramente ilustrativa


12

INVESTIMENTO

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Sorocaba ganha

novo complexo de compras

Q! Notícias

N

Empreendimento tem como proposta um novo conceito em compras, gastronomia, cultura e lazer

a próxima sexta-feira (27), será inaugurado, na Zona Norte da cidade, o mais novo complexo de compras, gastronomia, cultura e lazer: o Shopping Cidade Sorocaba. O empreendimento, localizado na avenida Itavuvu, 3.365, é um dos cinco maiores em número de lojas âncoras do país. Uma realização dos grupos Comask, Factual, Tacla Empreendimentos, AD Shopping, W3R e AG Empreendimentos, tem como investimento R$ 300 milhões na construção de uma área de 118,5 mil m2, sendo 36 mil m2 de ABL (área bruta locável), no formato que se assemelha a um grande navio, expondo, estrategicamente, cada marca pelos extensos, iluminados e arejados malls. São seis pavimentos que reúnem: 11 lojas âncoras, 21 megalojas, 330 lojas médias, lojas de fast food, um restaurante, seis salas de cinema e uma expansão já em andamento, além de um amplo espaço para a diversão das crianças e suas famílias, o Criança Mania. O estacionamento soma mais de duas mil va-

gas fixas ou 10 mil rotativas, sendo 80% delas cobertas. O Shopping Cidade Sorocaba contará com exclusivo projeto de iluminação desenvolvido por um dos mais conceituados lighting designers do mundo, o norte-americano Theo Kondos. Todo o projeto irá gerar uma economia de 20% de energia para o empreendimento. Áreas comuns inteiramente preparadas, elevadores espaçosos, praça de alimentação com mesas planejadas para receber cadeirantes, cinemas com espaços reservados, corrimãos e rampas são alguns dos pontos principais do projeto do Shopping Cidade Sorocaba, que indicam a atenção em oferecer acessibilidade aos deficientes físicos. O integrante da rede AD Shopping, Francisco Cartaxo, assume a gerência geral do Shopping Cidade Sorocaba, liderando uma equipe de mais quatro especialistas do ramo: Abel Thomaz, gerente administrativo financeiro; Edson Padilha, gerente de segurança patrimonial; Estela Marla, gerente de marketing e Valdir Ferreira, gerente de operações.


ROTEIRO GOURMET 13

ALE SCAPOL

13

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Alcachofras no vapor com manteiga e alho INGREDIENTES Serve: 2 pessoas 2 alcachofras inteiras 2 colheres (sopa) de manteiga 2 dentes de alho fatiados Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO Encha a panela com água suficiente apenas para cobrir o fundo. Coloque

1

para ferver em fogo alto. Enquanto a água está esquentando, apare e elimine os caules e as folhas duras exteriores das alcachofras. Enfie lascas de manteiga e fatias de alho entre as folhas. Quando a água estiver fervendo, encaixe a cesta própria para cozimento a vapor na panela e as alcachofras dentro dela com o caule virado para baixo. Cubra a panela com tampa e deixe-as cozinharem por aproximadamente 20 minutos, até que amoleçam.

2

Dr. Troca de Óleo 3

Marize e Laércio Pereira definitivamente conseguem enxergar além das possibilidades. Eles transformaram em puro requinte o novo centro de tratamento de veículos que foi inaugurado no Posto JC. Detalhes não escapam do olhar exigente de Marize, que coordena cada detalhe do empreendimento e também do evento, que reuniu amigos e clientes.

4 1 - A equipe 2 - Laelso Rodrigues 3 - Aline Peres Pereira 4 - Marize e Laércio Pereria 5 - André Nobrega e Ricardo Fela 6 - Ana Paula e Luiza Diniz

5

6


14 CAPA

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013 Sérgio Ratto

C

ompletando quase nove meses no comando de Sorocaba, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) participou de entrevista Rádio Ipanema (91,1 FM) nesta semadentro da coluna “O D da Questão”. O fe do Executivo sorocabano comentou re as obras da prefeitura que estão sadas, desabafou sobre sua aparição programa humorístico de TV e tratou assuntos, como a corrida eleitoral dos ximos anos, falta de vagas em creches violência na cidade. “Que fria, não?!”. Essa foi a exclamação Pannunzio quando os apresentadores Rádio Ipanema (91,1 FM) comentaram articipação dele no programa CQC, da d. A cidade foi alvo do quadro “Proteste mostrando as obras da prefeitura que ão atrasadas ou paralisadas e que foram estigadas em uma CPI (Comissão Parlantar de Inquérito) na Câmara Municipal. refeito criticou a edição do vídeo, dizenque houve um “escracho generalizado”, e sificou o programa como um “grupinho humor negro disfarçado de jornalismo”. Negou também que tenha blindado o prefeito Vitor Lippi (PSDB) de receber quipe do CQC. “Nem sabia que eles tim a pretensão de ir ao Parque Tecnoco. Lippi fez o que pôde para concluir as obras, mas não conseguiu por razões tiplas. O prefeito agora sou eu e a resnsabilidade é minha. Não é justo deixar pi ser escrachado por uns inconsequencomo estes que só querem fazer gracipara a opinião pública e acham que se perpetuar no universo do jornalispor conta disto”.

OS DESAFIOS de Pannunzio O prefeito fala sobre obras atrasadas, desabafa sobre programa de TV e trata de assuntos como reeleição, educação e violência

A lei das licitações, com o intuito de se achar que se controlariam melhor os gastos públicos e evitar que se burle o processo, é brutal e cria muitas condições de empecilhos O tema serviu de mote para falar soas obras. Nesta semana a Prefeitura Sorocaba divulgou um release intituo “90% das obras da Prefeitura estão andamento, concluídas ou já entres” negando que as construções esteparadas após o caso ter repercussão ional. “Da lista de 50 obras divulgadas ivocadamente como paradas, 17 estão pleno andamento, 14 foram entregues, estão prontas aguardando ligação de rgia ou pequenos serviços no entorno uatro estão pendentes de formalidades ais (três novas licitações e um repasse convênios) e nove têm o nome repeti-

do. Das obras em andamento ou em fase final, até dezembro serão entregues 18 e outras oito serão concluídas até abril 2014”, enumera o texto. De acordo com o prefeito, um dos motivos para os atrasos é a lei que regulamenta as licitações, levando em conta o menor preço e não a qualidade do serviço prestado. “É um problema que temos no Brasil inteiro. A lei das licitações, com o intuito de se achar que se controlariam melhor os gastos públicos e evitar que se burle o processo, é brutal e cria muitas condições de empecilhos. Se tudo correr bem, ela leve quatro meses ou mais”.

O ouvinte César, morador do Barcelona, questionou a contratações através das licitações. “Acredito que também falte um pouco de planejamento, já que isto é uma situação de todo o país”, opinou. Pannunzio respondeu que estão dando atenção ao planejamento das obras e afirmou que outros motivos podem estar relacionados, como o abandono da obra pelo empreiteiro ou atrasos em repasses dos governos estadual e federal. “Eu não posso adiantar a verba porque corro o risco de perder estes recursos provenientes de outras esferas, então eu tenho que esperar. Nós temos problemas de empreiteiros ruins, que

terceirizam tudo, fiscalização deficiente, problemas de licitação; judicial, de fazer a leitura do que aconteceu, entre outros”. O prefeito afirmou também que os atrasos não estão relacionados com falta de dinheiro por parte do Executivo. Explicou que o pagamento é feito de forma escalonado, de acordo com o andamento da construção. “Não é paga de uma vez só. Não tem dinheiro sobrando porque as empreiteiras reclamam dos valores, mas temos verba em caixa para terminar todas as obras e honrar todos estes compromissos”. A ouvinte Roberta, do Largo do Divino, questionou sobre a possibilidade de se esta-


CAPA 15

Prefeito quer entregar 22 creches até 2016 Pannunzio afirmou que pelo menos 22 creches devem ser entregues até o final de seu mandato. Desde o começo do ano, outras duas unidades foram inauguradas. Uma nova deve ser aberta ao público nos próximos meses, já as outras estão sem datas. Oito nascerão de um convênio com o Estado e outras treze estão sendo negociadas com o governo federal. “Meu compromisso de campanha é fazer pelo menos 20 creches, numa média de cinco por ano, mas vamos fazer mais do que isto. Mesmo assim não vamos conseguir atender 100% da demanda. No máximo 50%”. Isto sem levar em conta as 13 creches que foram iniciadas durante o governo Lippi e que possuem prazos de entrega até janeiro de 2014. As obras deverão dar prioridade para as zonas Norte e Oeste. “Elas possuem uma demanda reprimida e fortíssima de creches”, analisou. O questionamento foi realizado pela ouvinte Lais, moradora do Ipiranga, que aguarda há mais de um ano uma vaga em creche. “Só dão vaga para quem tem ordem do juiz”, criticou. O prefeito afirmou que espera poder atender a demanda da sorocabana. “Não podemos ampliar a capacidade comprometendo o atendimento. Creche não é depósito de crianças. Espero que possa atender seu pleito o mais breve possível”.

Preocupado com o

AQUIEAGORA Pannunzio parece estar bem tranquilo quanto a sua sucessão política local. Ele afirmou não ter preocupação pessoal com a própria reeleição daqui quatro anos. No estilo “carpe diem”, o prefeito diz estar se preocupando com o aqui e o agora. “Eu tenho que viver com plenitude o momento presente da minha vida, que é o mais importante por ter a enorme responsabilidade que é governar Sorocaba”. A preocupação é de que o próximo prefeito siga os mesmos ideais do tucano. “Se não for eu, precisa ter compromisso com

a causa pública, que é o importante para a cidade. Tenho preocupação com a minha própria biografia e com o futuro da cidade, que não pode ser governada por políticos que não respeitem os princípios de integridade e respeito ao poder público”. Durante seu discurso ele destacou ainda a contribuição do governo de seu pai, Armando Pannunzio, e dos prefeitos que o sucederam: José Crespo Gonsales; Theodoro Mendes; Flávio Chaves; Paulo Mendes; o próprio período em que ficou no Executivo; além

Pannunzio destacou ainda a contribuição do governo de seu pai e de outros ex-prefeitos

de Renato Amary – que classificou com um “gestor enérgico” e que estabeleci metas (“Não vou denegrir a ação dele en quanto gestor, mesmo atualmente send de oposição”, diz); e Vitor Lippi – que class ficou como “inovador” e “ousado”. Sérgio

Referindo se às creches declarou: “obras deverão dar prioridade para as zonas Norte e Oeste”

Alexandre Lombardi /

belecer um valor mínimo de mercado nestas licitações. “Pelos termos da licitação, eu não posso dispensar caso alguém apresente um valor menor do estimado”, explicou. Pannunzio admitiu ainda a falta de fiscalização da prefeitura nas obras da CEI 3, do Largo do Divino, que logo após ser inaugurada apresentou afundamentos na estrutura. “Foi uma obra mal feita, sem critérios e com falhas na fiscalização por parte da prefeitura. Precisei embargar tudo e só agora ele assumiu o compromisso de entregar o prédio nos próximos 30 dias. A obra já foi paga e não ele tem mais que receber”.

Violência que preocupa Uma ouvinte do Cajuru, que não se identificou, questionou o prefeito sobre a grande violência que atinge a cidade, principalmente nas proximidades do bairro. Pannunzio afirmou que a prefeitura já tem se mobilizado para tentar amenizar esta situação. “Aumentamos o efeito da GCM (Guarda Civil Municipal), incorporando 41 novos guardas, colocamos 19 viaturas a mais na frota, além de celebrarmos o convênio que autorizou a Operação Delegada junto com a Polícia Mili-

tar”, enumerou. Ele explicou que a prefeitura tem dado prioridade para locais onde a questão da segurança é mais crítica, como os bairros João Romão, Zacarias e Santa Esmeralda, além da região da avenida Itavuvu, no cruzamento com a Edward Frufru, mas que também deve dar atenção para a Zona Industrial, onde se encontra o Cajuru. Pannunzio falou também sobre a expansão da rede de monitoramento por câmeras que é realizado pela GCM.


16

ALE SCAPOL

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

mais fotos: www.jornalipanema.com.br / alescapol@jornalipanema.com.br Fotos: Lais Gonçalves

VerãoALE SCAPOL O lançamento da coleção de verão na loja Mandi bombou. Ambientada em plena“praia”, a festa contou com quitutes típicos, batidas, e muita animação. O ponto alto das atrações foi o caricaturista Ivo Favero, desenhando e brincando com os clientes e amigos que lá estavam. Poucas empresas conseguem atingir o patamar da Mandi: lá não há clientes, mas sim fãs! Sem falar no delicioso café com Amarula que já se tornou tradição na loja. É muito bacana, vale a pena fazer parte desse rol de pessoas especiais que sempre estão por lá!

Ana Claudia Minelli Juliana Kain e Ricardo Guimarães

Marina Jacob

Alexandre e Patricia Pessutti

Natalia Cavalcante Will Baptista

Caio Paes


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES Quando os resultados foram apurados, chegou-se à conclusão de que metade dos clientes morava ou trabalhava na Zona Norte. Foi nesse instante que a cooperativa decidiu abrir uma unidade nessa área do município

Unimed Sorocaba inaugura

Unidade de Atendimento Avançado na Zona Norte

J

á começou a funcionar a Unidade de Atendimento Avançado da Unimed Sorocaba na Zona Norte. No espaço, localizado em uma área de, aproxi-

madamente, 400 metros quadrados dentro do Plaza Shopping Itavuvu (avenida Itavuvu, 2182), é possível realizar desde exames laboratoriais até outros de ima-

gem e métodos gráficos, como ultrassom, eletrocardiograma, raios-x, MAPA (monitoração ambulatorial de pressão arterial) e holter; obter autorização de guias; ad-

21 de setembro de 2013 - edição 734 www.jornalipanema.com.br

quirir planos; entre outros serviços. Segundo os últimos dados demográficos oficiais, Sorocaba tem pouco mais de 629 mil habitantes. Estima-se que quase metade desse contingente populacional more na Zona Norte. Há pouco mais de um ano, a Unimed Sorocaba fez um levantamento criterioso para identificar a região da cidade em que residem seus clientes, especialmente os que utilizam seus serviços ambulatoriais e laboratoriais. Quando os resultados foram apurados, chegou-se à conclusão de que metade deles morava ou trabalhava na Zona Norte. Foi nesse instante que a cooperativa decidiu abrir uma unidade nessa área do município. “As obras foram executadas pela Omar Maksoud Engenharia, a mesma empresa que executa parte das obras de ampliação do nosso hospital e responsável por importantes edificações em todo o território nacional”, conta José Francisco Moron Morad, presidente da Unimed Sorocaba. A Unidade Assistencial funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 12 horas, enquanto a Unidade Administrativa funciona durante a semana das 8 às 18 horas e até às 12 horas aos sábados. O telefone é o mesmo para as duas unidades: (15) 3333-1400.


IPANEMA

2 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Imóvel alugado com a sua cara

O

imóvel alugado sempre será um desafio para quem não abre mão de morar em um lar cheio de personalidade. O contrato do proprietário oferece uma lista interminável de restrições e você também não pretende investir suas economias decorando um apartamento que pode ser entregue em breve. O que fazer então, para deixá-lo mais bonito, com cara de casa?A resposta é: apostar em

soluções temporárias. Além de serem baratas, elas são fáceis de pôr em prática e fáceis de remover na hora de devolver o apartamento para o proprietário. Também dá para trazer ao espaço alguns acessórios e móveis compactos com design e personalidade, que darão um visual bonito para os ambientes, como um lustre bacana na sala de jantar e almofadas coloridas para alegrar um sofá caidinho. Na hora de ir embora, basta empacotá-los e levá-los com você. O acabamento dos apartamentos alugados costumam desapontar bastante. Podem ser ultrapassados, sujos ou manchados, deta-

lhes que dão um aspecto abandonado para o espaço. Se no seu caso o piso desagrada, vale a pena apostar em tapetes. Podem ser do tamanho exato do ambiente para esconder todo o chão, ou apenas decorativo acrescentando charme na sala de estar. Só esta pequena mudança já faz uma baita diferença no visual do todo. Colorir uma parede, utilizar de plantas e flores, tudo isso traz personalidade deixando o lugar bem mais com a cara do locatário. Arrisque-se. O segredo é usar a criatividade e não desistir da ideia de ter um lar temporário com a sua cara.


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

3


IPANEMA

4 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

“Washi Tape” na decoração

V

ocê que adora inventar uma moda em casa e vive em busca de projetinhos para fazer já deve ter conhecido a “washi tape” por aí. Mas se você não faz a mínima ideia do que seja, o Ipanema Ambiente explica: a “washi tape” nada mais é do que uma fita adesiva feita de papel de arroz, com várias opções de cores e estampas diferentes. E agora você pergunta: e o que isso tem a ver

com decoração? Olha… aparentemente tudo. Como ele é muito maleável, de fácil aderência em qualquer outro material é facilmente empregado em caixas que ficam à mostra, em tampas de embalagens na sua dispensa, em vasos, e até portas de armários. Fica lindo. Alegra o ambiente e não precisa de nenhum profissional pra fazer. Mais uma ideia para aplicar na sua decoração e fazer dela ainda mais especial.


IPANEMA

AMBIENTE 5

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Tijolos de vidro na decoração

O

s famosos tijolinhos de vidro são usados na decoração desde muito tempo, com um objetivo que vai muito além do “bonito”. Eles trazem iluminação natural para dentro de casa, deixando os ambientes mais agradáveis e aconchegantes. É uma boa saída para apartamentos pequenos, pois a luminosidade dá uma sensação de amplitude, além de deixar a vida dentro de casa mais alegre. Para quebrar na monotonia das paredes, deixando a composição bem mais atrativa e interessante. E olha só, para quem acha que seu uso é restrito ao banheiro ou cozinha: eles ficam lindos na sala de estar, hall de entrada etc. Na hora de escolher o modelo, prefira os transparentes com superfície lisa, que já dão um toque todo especial para a parede e um efeito legal na luz. Mas, para quem é fã de cores vibrantes e de um ambiente mais alegre, existem no mercado diversas variações de tonalidades dos tijolinhos. Apesar de ser transparente, o tijolinho de vidro oferece mais privacidade do que uma janela, por exemplo. Além disso, ao acrescentá-lo na composição do seu lar, você vai ganhar um ótimo isolamento acústico no seu ambiente.

Apesar de ser transparente, o tijolinho de vidro oferece mais privacidade do que uma janela


IPANEMA

6 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Cuidados ajudam a livrar casa de invasão Pragas se beneficiam com calor e oferta de alimento; confira o que fazer

A

revoada de aleluias ou siriris, nome da forma alada dos cupins, já pode ser vista em alguns pontos de São Paulo nesta semana. Comum às temperaturas mais altas, ela serve de alerta para um cenário que se aproxima: a proliferação das pragas urbanas. Segundo especialistas, essa época é a ideal para medidas de prevenção contra as pragas,

A médica Claudia Marra recorreu ao serviço especializado após o uso de inseticida na luta contra formiga

que se proliferam com o calor. Os cuidados incluem desde medidas caseiras à contratação de serviço de desinsetização. De caráter preventivo e corretivo (quando atestada a ocorrência), ele visa a espantar, principalmente, baratas e formigas, assim como evitar o aparecimento de outros insetos como percevejos, moscas, traças, vespas e carrapatos. Aranhas e escorpiões também são alvos.


IPANEMA

AMBIENTE 7

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013 Sérgio Bocalini, vice-presidente da Aprag, associação paulista que reúne empresas controladoras de pragas, recomenda ao menos três aplicações por ano para combater o problema e monitorar. Não existe nenhuma lei que obrigue a desinsetização em prédios ou residências, conforme Fernando Fornícola, diretor da Aabic (Associação das Administradoras de Condomínios de São Paulo). Segundo ele, os administradores são responsáveis pelas áreas comuns, e os proprietários, pelos apartamentos. Ele estima que 75% dos condomínios façam o controle de pragas na capital. O edifício Nova Pompeia, na zona oeste, fez, em meados de agosto, a limpeza da caixa d’água e a desinsetização das áreas comuns. A ação ocorre uma vez ao ano. “Se constatamos algo diferente, contratamos o serviço extra. No verão, por exemplo, a barata é terrível e ficamos atentos”, diz o zelador Adilson Silva. Antes de contratar o serviço especializado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta verificar o registro da empresa e do técnico responsável. O primeiro passo para a desinsetização é uma visita ao local para avaliação e escolha do método a ser utilizado. A equipe identifica as pragas, mede o nível de infesta-

ção e avalia as características do imóvel e dos moradores. Contra-ataque O inseticida em gel, usado contra baratas e formigas, hoje é o mais seguro e não exige a saída do morador do imóvel, diz Bocalini. Nas demais modalidades, como a pulverização com líquido, os moradores devem deixar o local. A médica Claudia Marra decidiu fazer a desinsetização quando notou a presença constante de formigas no banheiro e na cozinha. “Tentamos alguns inseticidas. Parece que resolve na hora, mas o problema continua”. No caso de cupins e ratos, há métodos específicos para combatê-los. Pombos, morcegos e urubus exigem manejo ambiental, pois são protegidos por lei e não podem ser mortos. O tratamento inclui repelentes e barreiras físicas. Varejo Segundo a Anvisa, os produtos vendidos no comércio, da categoria “saneantes desinfetantes”, são seguros desde que sejam respeitadas as condições de aplicação, estipuladas no registro da agência. Já os produtos usados na agricultura ou na veterinária podem trazer riscos à saúde. A gerente de uma loja que vende produtos contra pragas, Josileide Ramos, diz que os produtos com maior saída na loja são repelentes, como géis e aparelhos ultrassônicos, que espantam pelo som.

Conter “fontes” de proliferação é primeiro passo Iniciativas simples, tomadas em casa, são o primeiro passo para evitar pragas. A bióloga Viviane Galeb, da empresa de desinsetização ATX, diz que para um animal sobreviver, ele precisa do que chama de quatro as’: alimento, água, abrigo e acesso. “Para combater o surgimento de pragas, basta cortar o alcance a esses elementos”.

Entre as ações a serem tomadas estão acondicionar alimentos e lixo corretamente, fechar aberturas que dão para a rua (como frestas nas portas) e não acumular entulho que possa servir de abrigo. “Muita gente deixa água para o cachorro fora de casa, que pode servir para ratos, por exemplo”, afirma Galeb. Síndico de condomínio, Marcos Burti, já enfrentou problemas por duas vezes. Na primeira, a infestação de cupins destruiu o jardim, batentes de porta e atingiu os quadros de luz. Na segunda, em um novo prédio, se deparou com ratos. “A construtora deixou esgoto aberto e os operários, restos de comida na construção”.


IPANEMA

8 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

É na onda do balanço

N

ão só de móveis sóbrios e soluções óbvias vive a decoração. Uma graça a mais no dia a dia vai bem, principalmente porque sua casa precisa ser seu lar: repleto de aconchego, de alegria, espaços relax e boas doses de bom humor. E se tem um item que reúne todas estas características, este item é o balanço. O adulto nada mais é do que uma criança grande – e às vezes é tão bom cultivar essa visão. Ter um balanço na sala de estar, varanda ou em uma área externa bem gostosa, é poder contar com um espaço decorado de forma inusitada e ainda poder aproveitar o conforto que só ele consegue proporcionar. Existem alguns modelos muito lindos, que conferem à decoração uma beleza única. De materiais variados, eles podem ganhar toques especiais com almofadas e

mantinhas, ficando ainda mais agradáveis para te acompanhar em horas de leitura ou para assistir um filme no final de semana.


MUNDO PET 9

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Tosa, além de estética, é medida preventiva Cida Haddad

A

tosa é geralmente um procedimento realizado para a estética e os padrões de raças de cães e gatos de pelame mais longo. Conforme explica a professora Andrea Cristina Higa Nakaghi, do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso), considerando a proximidade com que a maioria dos animais de estimação hoje vive com os seus donos, ela diz acreditar que o banho e a tosa são cuidados necessários para o bom convívio entre eles. “No aspecto estético, a tosa permite que aqueles animais, cão ou gatos de determinadas raças, sejam reconhecidas e apreciados, além de facilitar a escovação e os cuidados diários daqueles de pelos mais densos e/ou compridos. A tosa também pode ser indicada como medida preventiva. Gatos, ao se lamberem, ingerem pelos que formam bolos e que podem obstruir o intestino, são os chamados tricobezoares. A presença de ectoparasitas pode ser

mais rapidamente detectada e tratada após a tosa desses animais. Esse cuidado é, muitas vezes, indicado pelo médico veterinário no preparo do animal para uma cirurgia ou terapia dermatológica”, explica Andrea. Ela lembra que os animais são muito beneficiados pela tosa nos períodos de muito calor, pois têm maior dificuldade em realizar trocas de calor com o meio.

“O pet shop deve ter o cuidado em contratar profissionais que tenham experiência com animais, pois não basta apenas gostar de animais, mas saber lidar com as diferentes espécies e com as diferentes raças”, afirma Andrea

Cuidados

durante a tosa De acordo com a professora, acidentes não são raros de acontecer durante a tosa, pois são utilizados equipamentos cortantes e outros que dependem de eletricidade. Além disso, depende do treinamento e preparo dos profissionais envolvidos desde o transporte até o pet shop, até a entrega do animal ao dono. “O pet shop deve ter o cuidado em contratar profissionais que tenham experiência com animais, pois não basta apenas gostar de animais, mas saber lidar com as diferentes espécies e com as diferentes raças. Também, a tosa é um procedimento que requer treino, habilidade e conhecimento das raças”, garante. Andrea comenta que cada raça tem um padrão diferente de tosa, com máquina ou tesoura. A escolha vai depender da raça e das características do pelame. Mas também pode ser solicitada apenas a tosa higiênica, que é aquela que consiste em tosar a região da barriga, perianal, anal e almofadas plantares. Segundo a professora, o proprietário também pode solicitar a tosa da região das bordas da orelha e olhos. A tosa pode ser realizada conforme indicações do veterinário no preparo do animal no pré-cirúrgico ou em início de tratamentos.


10 MUNDO PET

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Produtos neutros devem ser utilizados durante os banhos

O

s banhos podem ser feitos de cada sete a 15 dias dependendo do tipo de pelame do pet, se o animal vive dentro ou fora da casa e a estação do ano. Segundo a professora Andrea Cristina Higa Nakaghi, do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso), cães que vivem na área externa da casa podem ser banhados com menor frequência. “Cães e gatos diferem na necessidade e aceitação do procedimento. Devemos considerar também as dificulda-

des de se banhar um animal bravo ou muito estressado. Neste caso optar pela higienização deste animal em casa no seu ambiente, evitando assim o estresse do animal e acontecimentos indesejáveis”, explica. Segundo a professora, os intervalos devem ser de, no mínimo sete dias, para manutenção da proteção da pele, com reposição de secreções e ácidos graxos. Além disso, a base dos pelos pode demorar horas para secar totalmente. A dica de Andrea é que sempre devem ser utilizados produtos neutros, de preferência produtos de uso vete-

rinário. Em alguns casos se faz necessária a utilização de sabonetes anti-sépticos, carrapaticidas etc, que serão prescritos pelo veterinário. “Em alguns pet shops são utilizados perfumes para pets, que, muitas vezes, são responsáveis por causar alergias nos bichinhos. O proprietário deve estar atento e se isso ocorrer orientar o responsável a suspensão do uso”, comenta a professora.

Mesa e banheira adequadas, água do banho em temperatura agradável e secador em boas condições devem ser prioridades durante o banho para qualquer espécie ou raça

Proteção para olhos e ouvidos Entre os cuidados na hora do banho, Andrea cita a proteção dos olhos e ouvidos, que são indicadas durante os banhos, mas, segundo ela, são raramente realizados. De acordo com ela, geralmente o proprietário deve avisar sobre os animais em tratamentos de otites ou de patologias oftálmicas para a proteção diferenciada desses animais. “Mesa

e banheira adequadas, água do banho em temperatura agradável e secador em boas condições devem ser prioridades durante o banho para qualquer espécie ou raça. Lembrando que cuidados devem ser tomados durante todo o tempo em que o animal permanece no pet shop desde a sua chegada até a entrega a seu dono”, afirma Andrea.


MUNDO PET 11

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Campanha de vacinação contra a raiva vai até dia 28

A

Campanha de Vacinação Antirrábica 2013 teve início no sábado (14) em Sorocaba. São 32 postos fixos e 28 postos volantes em todas as regiões da cidade. Até o dia 28 de setembro, a Secretaria da Saúde, por meio da Seção de Controle de Zoonoses, espera vacinar 80% da população canina e felina da cidade, estimada em 90 mil animais. Durante a campanha, 31 postos fixos funcionam sempre aos sábados (dias 21 e 28), das 9 às 17 horas, em Unidades Básicas de Saúde e Centros de Educação Infantil. O Canil Municipal também será

Vacinação

Antirrábica em Votorantim

Em Votorantim, a programação para a Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos teve início na segunda-feira (16) com as visitas aos bairros da zona rural. A partir do dia 2 de outubro, até o dia 31, o atendimento percorrerá a cidade durante a semana e em dois sábados totalizando a cobertura de 38 bairros. A vacinação é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade. Mesmo aqueles que foram imunizados em campanhas anteriores, devem novamente ser protegidos. Na segunda-feira (23), o atendimento será às propriedades próximas à ACM e no dia 24 continua na região da Represa de Itupararanga. O bairro do Karafá será atendido em dois dias, 25 e 26 de setembro e no dia 27, serão visitados Vila Lemos, Santa Márcia e Vossoroca II. Encerrando a programação, o bairro Capoavinha será atendido nos dias 30 de setembro e 1° de outubro.

A vacinação é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade. Mesmo aqueles que foram imunizados em campanhas anteriores, devem novamente ser protegidos A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Evelyn Nestore Chiozzotto, orienta que não há contraindicações para a vacina, nem para fêmeas que estejam prenhes. A vacina é segura e já foi utilizada na vacinação do ano passado sem nenhum registro de reação. A dose é única e não serão fornecidas doses para aplicação posterior ou pelo proprietário do animal. Nas próximas semanas, será divulgada a relação dos bairros da zona urbana que serão atendidos a partir do dia 2 de outubro.

um posto fixo de vacinação durante todos os dias úteis do período da campanha. O atendimento será de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. O canil fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Já nos bairros mais distantes e na zona rural, são 28 postos volantes que funcionarão de segunda a sexta-feira, também das 9 às 17 horas, e que atenderão em todas as regiões da cidade, de acordo com o cronograma definido pela Zoonoses. A equipe da Zoonoses distribuiu cartazes com a programação completa, em estabelecimentos comerciais e locais de grande circulação de pessoas na cidade.

11


12 CLASSIFICADOS Empregos

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Advocacia

Artigos para Festas


CLASSIFICADOS 13

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Diversos

Informática

Orações

Aulas e Cursos

Medicina e Saúde

Serviços Profissionais

Estética e Beleza


I-PROGRAME-SE 14

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Sábado (21)

CINEMA ■ BATE-PAPO COM MINEIRINHO Às 10h30, o skatista Sandro Dias, conhecido como Mineirinho, marca presença no ginásio do Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade) para um bate-papo com o público sorocabano. O atleta é hexacampeão mundial pela World Cup Skateboarding, tricampeão, medalha de ouro dos X Games de Los Angeles, e primeiro campeão brasileiro na modalidade street. A entrada é franca. Informações: (15) 3332-9933. ELYSIUM Sala: Cinespaço Villàggio 2 (legendado, 16 anos) – diariamente às 13h50, 15h50, 17h50, 19h50 e 21h50.

■ SHOW COM SEMEANDO ENCANTO Das 11 às 12 horas, acontece o show “Peregrino” com canções de Fábio Brendolan e apresentação do grupo Semeando Encanto. O evento acontece no bairro Brigadeiro Tobias. Informações: (15) 99735-4186. ■ PALESTRA DOENÇA DE ALZHEIMER A partir das 14 horas, um evento em comemoração aos 20 anos da ABRAzSorocaba traz uma palestra com o

tema “Doença de Alzheimer” com o geriatra e homeopata, Paulo Canineu. O evento acontece na Phito Fórmulas - Unidade de Apoio (rua Santa Clara, 162 - Centro). ■ STAND UP COM MARCO LUQUE Às 20 horas, o humorista Marco Luque realiza apresentação única com o espetáculo “Tamo Junto”. O evento acontece no Ipanema Club (rua Sete de Setembro, 700 - Centro). Informações: (15) 3233-7814. ■ 2ª NOITE DO SUSHI Às 20h30, acontece o jantar dançante “2ª Noite do Sushi” com participação da banda Face Nova. O evento acontece no Parque Maeda em Itu. Informações: (11) 2118-6200. ■ SHOW DO DJAVAN A partir das 21 horas, começa o show do cantor Djavan na turnê “Rua dos Amores”. A apresentação será repleta de clássicos como: “Oceano”, “Se”, “Meu bem querer”, entre outras músicas conhecidíssimas do cantor. O show acontece no Recreativo Campestre (rua Francisco Paulo Braion, 650 - Jardim Guadalajara). Informações: (15) 3234-9444.

Domingo (22)

OS ESTAGIÁRIOS Sala: Cinespaço Villàggio 1 (legendado, 12 anos) – diariamente às 14h10, 16h40, 19h10 e 21h40. INVOCAÇÃO DO MAL Sala: Cinespaço Villàggio 3 (legendado, 14 anos) – diariamente às 14h40, 17 horas, 19h40 e 21h40.

■ ESPETÁCULO MUSICAL INFANTIL Às 11 horas, o espetáculo musical “Canções e brinquedos roceiros” com a Cia Tempo de Brincar leva ao público infantil muita música de moda de viola, cantigas de rodas, entre outras. O evento acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933. ■ PARAFERNÁLIA SHOW A partir das 16 horas, o circo invade o

palco do Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade) para apresentar o espetáculo “Parafernália Show”. A entrada é franca. Informações: (15) 3332-9933. ■ XAVIER E MARCEL A partir das 22 horas, a dupla de sertanejo universitário Xavier e Marcel se apresenta no Anastácia Bar, que fica na avenida Doutor Eugênio Salerno, 187 – Centro. Informações: (15) 4141-0702.

Segunda-feira (23)

Livro conta história do escritor sorocabano Ulderico Amêndola “Entre Dois Mundos: os mais eletrizantes fenômenos espirituais em forma de teatro. Um programa produzido por: Ulderico Amêndola!” Nos anos 70, quando o radinho de pilha tinha lugar cativo nos lares sorocabanos, essa vinheta ecoava por grande parte da cidade duas vezes ao dia. Era hora da Rádio Clube de Sorocaba levar ao ar mais um episódio do seu teatro baseado em temáticas espírita-kardecistas. Por trás de um elenco com dezenas de vozes, estava Ulderico Amêndola, um homem de tantas outras histórias que o livro “Em Cada Vida Uma Canção”, dos jornalistas Eric Mantuan e Jomar Bellini (da Rádio Ipanema FM), tenta reunir em 13 capítulos inspirados nas radionovelas – gênero radiofônico de sucesso nas estações brasileiras entre os anos 40 e 70. Além de publicar livros que receberam premiações, Amêndola também se destacou pela criação do hino do E. C. São Bento. O lançamento da obra, realizada através da LINC (Lei de Incentivo à Cultura) da Prefeitura de Sorocaba, acontece nesta segunda-feira (23) às 19h30 na Câmara Municipal, como parte da sessão solene em comemoração aos 80 anos de rádio na cidade – que tem na Boa Nova AM (1080 khz) a sua mais antiga representante. A data antecede, ainda, a passagem do Dia do Rádio, comemorado em 25 de setembro.

AVIÕES Sala: Cinespaço Villàggio 4 3D (dublado, livre) – diariamente às 14, 16, 18 e 20 horas. DOSE DUPLA Sala: Cinespaço Villàggio 4 (legendado, 16 anos) – diariamente às 22 horas.

BANDA STRIKE e lança o CD “Nova Aurora” em A partir das 15 horas, a banda Strik 18 grupos de abertura, entre DJs Sorocaba. Evento conta também com e shows acontecem no Ipanema Club e bandas de rock, reggae e rap. Os io Rád da a usiv excl oção prom com (rua Sete de Setembro, 700 - Centro), Ipanema FM.

Jornalistas Eric Mantuan e Jomar Bellini


15 I-PROGRAME-SE Terça-feira (24) ■ CINECAFÉ APRESENTA ELENA

Às 19 horas, o projeto CineCafé exibe o filme “Elena” que conta a história de uma mulher que viaja para Nova York com o sonho de ser atriz de cinema deixando para trás a família. Depois de duas décadas, sua irmã mais nova resolve também virar atriz e embarca para Nova York atrás de Elena. A entrada é franca. A sessão acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

Quarta-feira (25) ■ PEÇA O BAILE DOS ANASTÁCIOS A partir das 17 horas o Grupo Oigalê apresenta o espetáculo “O baile dos anastácios”, que conta o enredo de uma festa que durou trinta dias com brigas, comas alcoólicos, desencontros e encontros. O evento é na praça Coronel Fernando Prestes. Informações: (15) 3332-9933. ■ PALESTRA SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA Das 19 às 21 horas, a palestra “Os orixás e a cultura afro-brasileira” terá como convidada especial a Mãe Ofá. Durante o encontro, a palestrante abordará a ligação de cada orixá com a natureza. A atividade é gratuita e será realizada na Casa do Turista, ao lado da Estação Ferroviária de Sorocaba. ■ AUDIÇÃO DE FLAUTA Às 20 horas, a música fica por conta dos alunos de flauta do IMMS (Instituto Municipal de Música de Sorocaba) com apresentação na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). A entrada custa R$ 2. Informações: (15) 3233-2220.

Quinta-feira (26) ■ TEATRO: BRIGADEIRO DE COLHER Às 16 horas, começa o espetáculo “Brigadeiro de Colher” em que a Cia Nhemaria troca experiências e memórias com o público. A apresentação acontece no Sesc

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013 Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). A entrada é franca. Informações: (15) 3332-9933. ■ SAMBA DO GRUPO MALUNGOS Apresentação do Grupo Malungos e convidados trazendo os clássicos do samba raiz como “Guardião dos nossos ancestrais” (Quinteto em Branco e Preto), “Batuque na cozinha” (Donga/ João da Baiana/Pixinguinha) e “Pelo telefone” (Donga/João da baiana/ Pixinguinha). A atividade é gratuita e será realizada na Casa do Turista, ao lado da Estação Ferroviária de Sorocaba, das 19 às 21 horas.

A partir desta semana você fica sabendo tudo o que aconteceu na Rádio Ipanema!

Sexta-feira (27) ■ GRUPO DE PERCUSSÃO Às 14 horas, acontece o concerto “O Universo da Percussão” do grupo do Conservatório de Tatuí no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415 - Tatuí). A entrada é franca. Informações: (15) 32058444.

O Comando Ipanema movimentou as ruas com dicas, prêmios e muito agito. Foram distribuídos kits da Ipa, incluindo camisetas autografadas por artistas que passaram pela rádio.

■ REI CANTA EM SOROCABA Às 21 horas, começa o show mais esperado para os admirados do rei da música brasileira, Roberto Carlos. O evento acontece no Clube Recreativo Campestre (rua Francisco Paulo Braion, 650 - Jardim Guadalajara). Os ingressos estão esgotados.

Sábado (28) ■ LANÇAMENTO DO DVD DA MARIAMADAME Às 20 horas, a banda MariaMadame lança o novo DVD “Arrumação”. O lançamento acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933. ■ RACIONAIS MC’S Às 22 horas, o grupo de rap Racionais MC´S se apresenta para o público sorocabano. Além disso, o show conta com apresentações de MC Guime, Pulse 011 e Terra Preta. O evento acontece no Clube Recreativo Campestre (rua Francisco Paulo Braion, 650 - Jardim Guadalajara). Informações: (15) 3031-4335.

Domingo (29) ■ ALMOÇO BENEFICENTE Das 12 às 16 horas, acontece o almoço beneficente com arroz carreteiro, feijão tropeiro e saladas no Salão de Festas da Casa Transitória André Luiz (avenida Américo de Carvalho, 309 - Jardim Europa). Os convites custam R$ 25. Informações: (15) 3221-1321.

A promoção “Sintonize seu Pai” foi um sucesso. Os premiados foram Anderson Valério e Elisabeth Aparecida, que já retiraram o Kit DVD no Wande Auto Som. Além de sintonizar o seu pai, levamos 26 ouvintes para o maior festival de música do mundo: o Rock in Rio. A galera curtiu ao vivo os shows de Ivete Sangalo, Tributo a Cazuza, David Guetta e Beyoncé. No Breakfast, recebemos os jogadores do Sorocaba Vipers para um bate-papo descontraído, além do Abreu da Transasom, que contou muitas histórias sobre o Rock in Rio. Na terça-feira (18), o bate papo foi com a psicóloga Norma Mariano, que tirou dúvidas sobre a Terapia de Vidas Passadas. Ganhou destaque na semana ainda o “remember” da televisão brasileira. Muitos ouvintes relembraram temas e aberturas de séries e programas que marcaram os 63 anos da primeira transmissão de TV no Brasil. E as promoções na Ipanema não param: neste mês, tem um Tablet DL de 7 polegadas, com sistema Android e Wifi, além dos kits Black Sabbath. Tudo isso pelo site

www.ipafm.com.br Acesse e participe

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


VIDA SAUDÁVEL

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

16

Dor nas costas: repouso é a melhor solução?

M

uitas pessoas após descobrirem que têm um problema de coluna, começam a ficar preocupadas, achando que não poderão exercer funções que antes eram simples como abaixar, caminhar, praticar esportes e realizar atividades diárias. É frequente elas acharem que o repouso absoluto do corpo e a diminuição dos movimentos é a melhor solução, outros no entanto, dizem que a dor

não é um fator limitante e acabam extrapolando demais. Então o que fazer diante de tantas informações? Antes, você deve procurar um profissional especializado em coluna para as orientações de acordo com a patologia. O repouso radical diante de um quadro de dor crônica é necessário, mas até que ponto exageramos? Quem já teve crise de dor lombar ou cervical sabe o quanto é difícil voltar a fazer determinados movimentos que antes eram

normais. Primeiro vem o medo, insegurança e o paciente começa a evitar determinados movimento da coluna. O paciente fica extremamente intolerante ao movimento, achando que quanto mais repouso fizer, melhor serão os benefícios para o alívio das dores. Em alguns casos sim, mas na maioria, esta atitude adotada por longo período pode gerar importante perda de elasticidade, flexibilidade e mobilidade do corpo com um todo. Portanto, para que possamos ter bons resultados, é necessário fazer repouso

Luiz Fernando Sola é fisioterapeuta

relativo diante de um quadro de dor crônica e, se possível voltar o mais rápido possível as suas atividades normais de trabalho e lazer com certas restrições se necessário. Sendo assim pratique movimento, pratique postura! Mas saiba escolher um profissional que lhe dê segurança para aplicar corretamente as técnicas e métodos que existem nas clínicas, consultórios e academias.


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

21 de setembro de 2013 - edição 734 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Comerciais Alugam-se

Terrenos

Apartamentos Vendem-se Casas Vendem-se

Chテ。caras, Sテュtios e Fazendas


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 33


34 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Espaço

EMPRESARIAL

Abrão Reze leva clientes ao autódromo de Piracicaba para conhecerem o novo Golf

A

concessionária Volkswagen de Sorocaba, Abrão Reze, levou um grupo de clientes para o Autódromo de Piracicaba, para participar do evento Volkswagen Driving Experience. Acompanhados por pilotos profissionais, os visitantes avaliaram, na prática, todos os features e tecnologias que a Volkswagen disponibiliza em seus carros da Linha Premium. O grande destaque foi o Novo Golf. Em sua sétima geração, o modelo importado da Alemanha, custará a partir de R$ 67.990 na versão 1.4 TSI Highline turbo com câmbio manual. Se o consumidor optar pela versão equipada com transmissão automatizada de sete velocidades será necessário pagar mais R$ 7 mil. No topo da linha, a Volkswagen oferece o esportivo Golf GTI 2.0 turbo, que vem com câmbio automatizado de seis marchas, com preços a partir de R$ 94.990. O novo Golf chega às concessionárias Abrão Reze no final de setembro. (Rubens Maximiano)

Confira os preços de toda a linha Golf Highline 1.4 TSI turbo de 140 cv, com câmbio manual (6 velocidades): - Standard (entrada): R$ 67.990 - Pacote Elegance: R$ 72.990 - Pacote Exclusive: R$ 82.990 - Pacote Premium: R$ 92.990 GTI 2.0 turbo de 220 cv, câmbio automatizado DSG (6 velocidades): - entrada: R$ 94.990 - pacote Exclusive: R$ 110.990 - pacote Premium: R$ 125.990. Danilo Huss e Vanderlei Vieira da Abrão Reze

AE Patrimônio inaugura nova unidade no Cerrado A AE Patrimônio inaugurou mais uma unidade em Sorocaba, situada na rua Humberto de Campos, 83, no Cerrado. Localizada em um ponto muito privilegiado, entre as avenidas General Carneiro e Afonso Vergueiro, em frente a um novo shopping e próximo à região central da cidade. A nova unidade conta com uma equipe formada por 20 profissionais. “Treinamos o

Acompanhados por pilotos profissionais, os visitantes avaliaram, na prática, todos os features e tecnologias que a Volkswagen disponibiliza em seus carros da Linha Premium

time da nova unidade para continuar prestando um serviço de qualidade aos nossos clientes”, declarou Alexandre Oliveira, diretor comercial da AE Patrimônio. “Nossa equipe está engajada , focada e muito confiante, estamos certo de que alcançaremos ótimos resultados”, finalizou Evandro Paschoini Ferreira de Lima, gerente da nova unidade.

“Não queremos eliminar os carros. Sabemos da importância deles. Porém, esse tipo de iniciativa promove a melhoria do transporte público”


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 35


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

IMテ天EIS 37


38 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

VEÍCULOS 39


40 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

VEÍCULOS 41


42 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013


JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

VEÍCULOS 43


44 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 21 de setembro de 2013

Jornal ipanema 734  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you