Issuu on Google+

Ano XII - nº 715 - 11 de maio de 2013

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

Sérgio Ratto

www.jornalipanema.com.br

Especial

Você sabe o que é

maquiagem inteligente? Págs. 7 a 9

Vai comprar o que com R$ 1? Ao longo dos anos, o valor do dinheiro foi reduzido, mas ainda hoje é possível encontrar produtos que custam apenas uma moedinha

I-Programe-se

Dia das Mães

Mulher divide trabalho fora e dentro de casa Págs. 7 e 8

Peça “Além da vida” será encenada no Teatro Municipal Caderno Negócios e Oportunidades

Págs. 15 e 16

Saúde

O que é preciso saber sobre o colesterol Pág. 10


2 ARQUIVO ABERTO JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Luta livre

Foram convocados ainda representantes da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

Primeiro aqui

A CPI das Obras Atrasadas ouve na próxima terça-feira (14), o ex-prefeito e atual presidente do Parque Tecnólogico, Vitor Lippi (PSDB). Esta é a oitiva mais aguardada, já que a rivalidade entre os dois é assunto frequente nos bastidores da política sorocabana.

Na coluna “O D DA Questão”, que o jornalista Djalma L. Benette, conhecido por Deda, apresenta todas as segundas, quartas e sextas-feiras no Jornal da Ipanema, da Rádio Ipanema (FM 91,1), o sorocabano ficou sabendo primeiro que o prefeito Antônio Carlos Pannunzio está sendo bombardeado de requerimentos pelos vereadores. Para se ter uma ideia do volume, ao longo de todo o ano de 2012 a Prefeitura recebeu pouco mais de 1300 requerimentos. E até quintafeira passada, ou seja, nos primeiros quatro primeiros meses e nove dias do ano, já foram feitos 1136 requerimentos.

Obras Atrasadas

Estratégia

Os trabalhos da primeira fase da CPI já duraram 45 dias e 27 testemunhas foram ouvidas entre empresários, ex-titulares de pastas e os atuais secretários municipais. O prazo total é de 90 dias, que, caso necessário, pode ser prorrogado.

O jornalista Deda informou que trata-se de uma estratégia dos vereadores fazer um volume grande de requerimento. Por trás dessa atitude está a intenção de sobrecarregar a assessoria política do prefeito com a intenção de cansa-la e tirar o foco de outras ações do governo. Vale lembrar que por iniciativa do vereador Anselmo Neto (PP) a Prefeitura de Sorocaba está impedida de dar as chamadas respostas padrão às perguntas encaminhadas pelos vereadores.

Fotomontagem: Juliana Moraes

2

43 obras O foco da comissão é investigar a responsabilidade pelas obras da Prefeitura de Sorocaba que estão atrasadas. De acordo com um levantamento realizado pelos vereadores, 43 obras estão em desacordo com os prazos contratados. Além de Crespo, participam da CPI os vereadores Marinho Marte (relator), Francisco França (PT), Carlos Leite (PT), Izídio de Brito (PT), Jessé Loures (PV) e Irineu Toledo (PRB).

Culpa da Dilma ou não? Os secretários vêm frequentemente colocando a culpa dos adiamentos nos prazos para entrega das obras nos atrasos do governo federal em repassar a verba destinada às construções. Durante a semana, FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) jogou a batata quente para o Executivo de Sorocaba, dizendo que existem problemas na documentação enviada pelo órgão. Para sanar as dúvidas, Izídio tentará, através da deputada federal Iara Bernardi (PT), trazer representantes do Ministério da Educação para serem ouvidos na CPI.

Mais testemunhas As oitivas não terminam na próxima terçafeira. Para outra semana, no dia 21 de maio, já estão agendadas as participações do exdiretor-geral do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba), Geraldo Caiuby, e o atual Wilson Unterkircher Filho para falar sobre três obras atrasadas e que, segundo informações dos vereadores, já foram pagas pela empresa pública. Roberto Juliano, titular da pasta de Administração, volta ao plenário em mais uma oitiva porque responde pela secretaria que é responsável pelos contratos.

Respeito ao Legislativo Por determinação do prefeito Pannunzio, todos os requerimentos devem ser respondidos em detalhes. Na visão do prefeito, essa é a maneira mais eficiente de demonstrar o respeito do Executivo pelo Legislativo. Como Pannunzio, por duas décadas, foi deputado federal e legislador sabe muito bem o que está falando. A coluna “O D DA Questão” apurou que os requerimentos são feitos, checados pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, João Leandro, e por fim lidos também pelo prefeito Pannunzio antes de assinar. Domingo passado, por exemplo, depois de voltar de São Paulo (onde foi à convenção estadual do PSDB), Pannunzio ainda leu, corrigiu detalhes e assinou respostas a duzentos requerimentos.

Pizza noturna Na terça-feira passada, informa a coluna “O D DA Questão”, um entregador de pizza fez entregas no sexto andar da Prefeitura de Sorocaba quando já eram passados das 20 horas. Era para enganar a fome do prefeito Pannunzio e alguns secretários e assessores que finalizavam a reforma administrativa que agora está passando por uma revisão técnica pelos técnicos da Secretaria Jurídica. Agora é questão de dias para o projeto chegar para a votação da Câmara. De acordo com Paulo Mendes (PSDB), o texto deve ser enviado para a Casa até o final de maio.


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

EDITORIAL

Dia das Mães

N

este domingo, 12 de maio, o comércio mais uma vez se prepara para uma de suas melhores datas: o Dia das Mães. O Jornal Ipanema, a exemplo da edição passada, traz mais uma matéria especial nesta, que circula neste sábado (11), desta vez abordando a vida da mãe que em muitos casos tem que se defrontar com uma jornada dupla (e cansativa), dividindo seus horários entre o trabalho fora e dentro de casa, cuidando do marido, filhos etc. Em se tratando de economia, o aumento nas vendas é comemorado a cada ano e especialmente em Sorocaba os lojistas se preparam para atender a todos os gostos e bolsos, inovando e buscando agradar cada vez mais os consumidores. Afinal, retribuir todo o carinho de mãe é o grande convite deste domingo. Mais do que presentear, se fazer presente é o que importa. Abraço de mãe, neste seu dia, é mais que um privilégio, é o melhor dos presentes para mãe e filhos. E para quem não a tem mais aqui nesta existência, olhar para o céu e “abraçar” uma estrela é alento e certeza de que este elo é para toda a eternidade. Em uma de suas crônicas, a jornalista e escritora Martha Medeiros dedica sua homenagem às mães desconstruindo mitos e velhos ditados em torno desta figura tão importante de nossas vidas. A famosa frase “Mãe é Mãe”, para ela, é mentira: “Mãe foi mãe, mas já faz um tempão! Agora mãe é um monte de coisas: é atleta, atriz, é superstar. Mãe agora é pediatra, psicóloga, motorista. Também é cozinheira e lavadeira. Pode ser política, até ditadora, não tem outro jeito. Mãe às vezes também é pai. Sustenta a casa, toma conta de tudo, está jogando um bolão”, descreve, com sabedoria. Neste domingo especial, na figura de cada mãe, cumprimentamos você, mulher, mãe, que com doçura acolhe, com força conquista e com amor renova o dom da vida. Um feliz e santo Dia das Mães!

Não é Arnô...

Sensível

A grande novidade que a reforma administrativa vai trazer é o cargo de corregedor, assunto aliás informado em primeira mão há mais de um mês pelo Deda na coluna “O D DA Questão”. E outra certeza é que o corregedor não será o ex-vereador e expetista Arnô Pereira. O assunto veio à tona porque uma brincadeira no plenário, na última terça-feira, foi interpretada como sendo uma conversa séria.

“Quem fez esse veto não tem filho”. Foi dessa forma que Martinez defendeu a derruba do veto ao seu projeto de lei que proíbe o trote estudantil ao dizer que faltou sensibilidade da prefeitura. Para o Executivo a proposta padece de vício de iniciativa e “fere a autonomia administrativa das universidades”.

...o corregedor Após a CPI das Obras Atrasadas, por volta das 17 horas, Arnô Pereira ingressou na Câmara e foi dar um abraço em João Leandro, secretário de Governo. De longe, vendo a cena, o vereador França (PT) deu um berro: “É o novo corregedor?”. E João Leandro, no clima da brincadeira, respondeu: “Quem sabe. Vamos ver”. Ficou claro que era brincadeira, mas teve quem levou a sério. Mas foi bom para Pannunzio testar o nome e já rejeitá-lo para o cargo, afinal entre as reações publicáveis, ouvidas pela coluna “O D DA Questão”, está que Pannunzio não seria louco de por o ex-vereador nessa função. Entendese que Arnô é muito explosivo para a função que exige paciência.

Vetos O debate de vetos do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) dominou a semana do Legislativo sorocabano. Na terça-feira (7), foi derrubado o veto ao projeto do presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB) que proíbe o trote universitário na cidade e disciplina a recepção dos novos alunos nas instituições de ensino superior. Já na quinta (9), foi mantido o veto ao projeto de Luis Santos (PMN), que regulamenta a cobrança de estacionamento pelo comércio. Outros três deveriam ser discutidos, mas foram adiados devido ao fim do tempo regimental.

Em quatro meses Em menos de quatro meses, já foram 23 vetos enviados pelo Executivo. O número já é quase igual ao número total de projetos negados pelo Executivo em 2011, quando 27 textos foram vetados por Lippi. Em 2010, foram três. O fato tem sido recorrentemente criticado pelos parlamentares, que já derrubaram 12 deles. A justificativa para a maioria é a inconstitucionalidade e vício de iniciativa.

Excessos Para o líder do governo na Casa, Paulo Mendes (PSDB), o que aumentou não foram os vetos, mas a quantidade de projetos inconstitucionais protocolados pelos vereadores na Câmara. Já para Martinez, o excesso está no selo da prefeitura. “Muitos dos vetos poderiam ter sido conversados. Quando recebe um parecer favorável da Comissão de Justiça da Câmara, ele não tem o porquê ser vetado”.

Festa da Adin A maioria dos vetos derrubados recebeu uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) de presente da prefeitura. Os vereadores afirmam que o Executivo já está mandando os vetos com a ação pronta. A exceção fica pelo projeto de lei de iniciativa popular que cria o hospital municipal de Sorocaba. De acordo com a Secretaria de Governo e Relações Exteriores, a prefeitura ainda não entrou com a Adin e que, por se tratar de lei, não há delimitação de prazo para ingresso contra a mesma.

Acordo de cavalheiros Ainda falando dos vetos, quatro dos projetos receberam a promessa de Pannunzio de que um projeto semelhante seria enviado para a Casa. Um, do vereador Luis Santos, já foi enviado e diz respeito à reserva de vagas para deficientes em escolas próximas à residência.

Liberada A orientação é de que o líder do governo, Paulo Mendes, libere a bancada da situação no debate dos vetos. A ideia é evitar o desgaste político durante as votações na Casa ao fazer pressão (nos chamados “embargos auriculares”) para que os vereadores mantenham vetos de projetos polêmicos, como foi com o veto ao hospital municipal.

Sem medo O provedor da Santa Casa de Misericórdia, José Antônio Fasiaben, afirma, em entrevista exclusiva à Rádio Ipanema, que não tem medo de enfrentar os vereadores de Sorocaba caso a Câmara Municipal decida criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Santa Casa e convocar Fasiaben para dar esclarecimentos. “Eles têm feito um grande trabalho na nossa cidade, [...] porém eu não admito críticas pessoais. Nós temos que ter críticas perante a instituição, mas se dirigir às pessoas não condiz com a minha cultura”.

CPI A ideia de se abrir uma comissão da Santa Casa foi cogitada durante uma audiência pública no começo da semana passada, após o provedor não comparecer a discussão sobre um adicional de R$ 550 mil no repasse da prefeitura para o hospital. A CPI seria criada especificamente com a finalidade de convocar Fasiaben, que recebeu duras críticas de alguns vereadores. Os parlamentares disseram que os representantes enviados pela Santa Casa não poderiam responder determinados questionamentos.

3

ARTIGO

Tenha paz

Q

uando o tempo vai passando, vamos amadurecendo e algo que estamos buscando é estarmos em paz, na mais completa e plena forma dela. Achamos, por vezes, que ela está em coisas e lugares e, geralmente, achamos errado; aquela situação de erros e acertos, tentativa e erro mesmo; alguns seres buscando “tapar” esse buraco negro existencial no consumo , que alguns dias ou horas depois se esvaem como areia, escapando pelos vãos dos dedos e, claro, retornam ao ponto da triste partida, vazio e falta de paz. Há ainda os que fiam suas vidas em pessoas ou relacionamentos, achando que encontraram no outro a solução para tudo; sabe aquela situação das mães que desejam um casamento “rico” para os filhos; digo eu: Gaiola de ouro(rsrs) ainda há muito disso neste novo século e sempre haverá quem entrega sua pérola, digo sua vida, para o outro cuidar, para ter a paz, que engano! Muitos seres querem uma vida isenta de riscos e olha que isso tem um preço enorme, que é a liberdade, a sua liberdade. Pensem sempre que conhecer riscos tem sua recompensa e através deles podemos encontrar nossa liberdade e, consequentemente, verdade existencial. Como você tem vivido especialmente neste quesito: paz, busca da paz? Continuo achando que sucesso na vida é uma boa noite de sono, pois rico que não dorme é pobre demais para ser feliz e ter paz, sabe aquele tipo de gente que toma remédio para dormir e outro para acordar, impossível ser feliz assim. Recomendo uma boa terapia, que não é coisa de doido não, mas de pessoas inteligentes que desejam se conhecer melhor para serem felizes, terem paz e assim ajudar a fazer o próximo melhor e feliz também; claro que há gente que prefere falar de si para amigos, no salão de beleza, na academia, tem gosto para tudo, acham que é absurdo falar com um psicólogo(a). Será que esse seu amigo(a) vai guardar segredo da mesma forma que um profissional preparado e juramentado? E olha, há sim amigos verdadeiros, um verdadeiro tesouro a ser cultivado, mas nem sempre preparados para nos ajudarem, embora queiram o melhor verdadeiramente para nós. Já sei, disso que falo, e você classicamente diria: “Eu sei! Eu sei”. Vamos lá , você venceu de novo, mas prometa que vai cuidar deste tesouro , ou seja, essa paz interior que devemos cultivar sempre. Pense nisso, tenha muita paz e boa semana.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS Fazer o serviço A entrevista teve repercussão na CâmaraMunicipal de vereadores. O vereador e presidente da Comissão de Saúde Pública, Izídio de Brito (PT), sobre as declarações de Fasiaben disparou: “Ele não tem que ter medo mesmo, só precisa fazer o trabalho direito”, disparou na tribuna.

Não diz Durante a entrevista exclusiva, o provedor não respondeu quanto precisa para manter o Pronto Socorro do hospital, o único municipal da cidade. Ele, que há mais de uma década comanda a unidade, disse que está estudando a nova modalidade de repasse de verba da prefeitura, a contratualização, para poder definir o valor. “Eu posso dizer que estamos tendo um estudo através de uma solicitação da secretaria de Saúde para se difundir melhor o valor real necessário”.

Críticas A fuga na resposta do valor gerou críticas entre os ouvintes, que ligaram através do Portal de Voz (número 2102-0384) da Rádio Ipanema. O jornalista Djalma Benette, mais conhecido como Deda, criticou o fato de o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, José Antônio Fasiaben, não ter respondido a pergunta do jornalista José Desidério sobre a quantidade de verba que o hospital precisa para manter o Pronto Socorro municipal.

Tamo junto Agora é definitivo: o ex-petista Arnô Pereira é o mais novo membro do PSDB em Sorocaba. A ficha de filiação foi assinada com festa no escritório político da deputada estadual

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

ESPAÇO DO RUI

Sindical

Faça da sua vida uma festa

Visita

Jomar Bellini

Classificando a situação da Santa Casa como “delicada”, criticando a remuneração do governo federal para atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde) e admitindo os problemas no atendimento e na falta de espaço, Fasiaben diz que alguns “oportunistas” estão usando isto de forma política. “Eles conhecem os problemas que a Santa Casa passa, mas não [têm] interesse [em] falar a verdade. Nunca veem o lado positivo do que vem sendo feito e as dificuldades que nós estamos vivenciando”.

e presidente do partido na cidade, Maria Lúcia, na última quinta-feira (9).

A ideia dos tucanos é usar o ex-vereador como uma arma dentro dos sindicatos, para atingir um público que até então é restrito aos petistas e outros partidos tidos de esquerda. Arno comenta que o alvo principal são os sindicatos que não possuem tanta influência da CUT.

Oportunistas

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Os representantes do PSD, o ex-prefeito de Itu Herculano Passos e Hélio Godoy (secretário de Habitação e Urbanismo) de Sorocaba estiveram em visita à Rádio Ipanema e jornal Ipanema na quarta-feira (8). Eles foram recepcionados pelo diretor Francisco Pagliato Netto. Herculano participou ainda de gravação para o IpanTV, programa apresentado por Pagliato e transmitido no canal 7 da TV COM, canal 16 da Net e canal10 da TV Votorantim. O ex-prefeito de Itu afirmou que irá conversar com o secretário de Esportes, Francisco Moko Yabiku, para tentar trazer as competições de MMA (Mixed Martial Arts) para Sorocaba. A modalidade de luta livre vem chamando bastante atenção em todo mundo, principalmente após a popularização do UFC (Ultimate Fighting Championship).

Iara em Aramar A deputada federal Iara Bernardi (PT) acompanhou parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara Federal, da qual faz parte, em visita ao Centro Experimental de Aramar, em Iperó. A convite da Marinha do Brasil, os deputados conheceram o desenvolvimento do reator nuclear que está sendo construído em Aramar. O encontro teve início com visita guiada, palestra e almoço. Os parlamentares ficaram em Iperó até às 14 horas, seguindo, depois, para o Aeroporto de Sorocaba onde embarcaram para o Rio de Janeiro. Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504

Gerente Geral - Jornal Ipanema Wilson Rossi Gerente de Produção Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

Diagramação Jefferson Cascali de Lima

______________________________

Tiragem - 28.000 exemplares Distribuição - Sorocaba e Região PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Dizem que homem não suporta a dor como a mulher. Concordo. Não suporto, por exemplo, injeções. Numa cirurgia, o meu sofrimento começa na aplicação do acesso. Em exames de sangue, viro o rosto na hora da agulha. Por isso, concordo com a frase: “Se o homem desse a luz dos filhos, a população acabava”. Sem dúvida, um homem não suportaria a dor do parto. Por isso, até os criacionistas escreveram que Deus, antes de tirar a costela de Adão para criar a mulher, deu-lhe anestesia geral. Mas, nós, homens, podemos fazer muita coisa para melhorar a vida das mulheres. Das nossas mães, esposas, noivas, namoradas etc. Afinal, no domingo comemoraremos o Dia das Mães. E cabe lembrar que Jesus, o Salvador, escolheu o ventre de uma mulher para vir ao mundo. Foi uma homenagem/alerta para olharmos a mulher como um ser divino e gracioso,“de Deus a soberana flor”, como versou Pixinguinha, em “Rosa”. Aliás, essa música sublima a mulher. Por isso, para que você cante ou leia para sua amada a obra prima do inesquecível Pixinguinha, neste Dia das Mães e em outros muitos dias, reproduzo os versos “Tu és, divina e graciosa, estátua majestosa do amor/ Por Deus esculturada e formada com ardor/ Da alma da mais linda flor de mais ativo olor/Que na vida é preferida pelo beija-flor./ Se Deus me fora tão clemente aqui nesse ambiente de luz/ Forma-

da numa tela deslumbrante e bela/ O teu coração junto ao meu lanceado pregado e crucificado/Sobre a rósea cruz do arfante peito teu./ Tu és a forma ideal, estátua magistral oh alma perenal/ Do meu primeiro amor, sublime amor./ Tu és de Deus a soberana flor/ Tu és de Deus a criação que em todo coração sepultas o amor/ O riso, a fé e a dor em sândalos olentes cheios de sabor/Em vozes tão dolentes como um sonho em flor./ És láctea estrela, és mãe da realeza/ És tudo enfim que tem de belo/ Em todo resplendor da santa natureza./ Perdão, se ouso confessar-te eu hei de sempre amar-te/ Oh flor meu peito não resiste/ Oh meu Deus quanto é triste a incerteza de um amor/ Que mais me faz penar em esperar em conduzir-te um dia aos pés do altar./ Jurar, aos pés do onipotente em preces comoventes de dor/ E receber a unção da tua gratidão/ Depois de remir meus desejos em nuvens de beijos/ Hei de te envolver até meu padecer de todo fenecer”. Depois disso, só nos resta cumprimentarmos todas as mulheres, lembrando que, através das nossas mães, que nos ofereceram o seu seio e nos envolveram em seus braços enquanto cantarolavam canções de ninar, nós descobrimos o amor. E precisamos praticá-lo. Feliz Dia das Mães! Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Dia das Mães, hoje e sempre! Quando a mãe de qualquer pessoa vai embora deste mundo a tristeza e a dor no coração é igual para todos. Um pedacinho da gente acaba indo junto. Incrível essa sensação de cordão umbilical eterno. A natureza humana jamais será substituída por máquinas. O sentimento de amor de mãe é incomparável. Neste mês de maio celebramos mais um “Dia das Mães”. O suplemento “Mães” na edição da semana passada do Jornal Ipanema motivou a compra de presentes pelos filhos. Sei que a sua mãe e a minha mamãe Carmela merecia nossas andanças pelas lojas em busca de uma lembrança. Sabia que o principal era o abraço que tocava o coração dela, pois o “amor umbilical” entre nós permanecia do mesmo jeito dos noves meses em que carregou meu corpinho em seu ventre. Vejo diariamente no meu escritório em casa, sua foto juntinha de papai em seus primeiros anos de casados. Faço minha oração a eles. São minutos de contemplação que me leva a amálos sempre com ternura. Mamãe era uma cozinheira italiana nata. Seus bolos de fubá eram incríveis. Os bolinhos de chuva adoráveis. Macarronada aos domingos imperdíveis. Reviver esses momentos na memória é voltar ao tempo. As imagens da família reunida, sorrindo na

grande mesa repleta de pratos saborosos não têm preço. Recentemente descobri uma foto da minha mãe na sua juventude. Publiquei no “Facebook” e um primo lá de Brasília escreveu contando que a fotografia tem seus 80 anos, desde que foi clicada em uma histórica câmera em Piracicaba. Seus olhos e semblante “conversaram” com os meus olhos. Senti a emoção do toque em suas mãos e na sua face nos últimos minutos de sua vida quando se despediu temporariamente de nós. Até que nos encontremos definitivamente junto ao Senhor da vida fico por aqui com a saudade e a alegria radiante de poder agradecer a Deus pela mãe linda e amorosa que Ele escolheu para a minha vida e a de meus irmãos serem gerados. O “Dia das Mães” não deve ter data no coração dos filhos. Todos os dias merecem aqui e no céu nossa prece de gratidão por tão sublime vocação da mulher. A de ser mãe, hoje e sempre! Vanderlei Testa é jornalista e publicitário leia este e outros artigos de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


DIA DAS MÃES 5

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Mães modernas buscam o

equilíbrio pessoal e profissional Elas estão em todas as frentes mas nunca se esquecem do quanto é importante manter e estar com a família Divulgação/Ford

P

rofissionais, estudantes, namoradas, donas de casa, mães. Em resumo, multitarefas. As mulheres brasileiras têm uma rotina cada vez mais agitada, que traz mudanças ao planejamento familiar e se reflete ainda no momento da escolha dos métodos contraceptivos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que atualmente as brasileiras têm, em média, menos filhos, são mães um pouco mais tarde e são mais escolarizadas do que os homens. Em comum entre elas está a busca pela realização profissional, sem desprezar as necessidades dos filhos ou deixar de desfrutar o tempo no ambiente familiar. Três profissionais que atuam na Ford, por exemplo, se destacam na administração do tempo balanceando a vida pessoal, profissional e, ao mesmo tempo, cuidando de si mesmas.

A designer Luciana Jansen conta que precisou mudar a rotina após a chegada de Lucas e seus horários passaram a ser mais fixos

O trabalho pós-maternidade Os detalhes da cabine são o foco da designer Luciana Jansen, que trabalhou no projeto do Novo EcoSport. Entre outros aspectos, ela coordenou na Inglaterra a criação de novas texturas para o veículo. Nesse meio tempo, realizou outro grande sonho: o nascimento do primeiro filho, Lucas. “Fiquei seis meses de licença cuidando do bebê, o melhor presente que poderia receber. Esta fase foi muito importante e, agora, ao retornar ao trabalho, é bom ver o reconhecimento dos resultados do novo carro. Nosso trabalho está sendo valorizado em todo o mundo”, diz Luciana. Depois da chegada do Lucas, Luciana precisou mudar a rotina. Os horários passaram a ser mais fixos, pois ela tem a consciência que um bebê depende e espera por ela no fim do dia. “Quando voltei a trabalhar me senti um pouco insegura. Isso é natural. Entretanto, a dica é deixar tudo muito encaminhado. A palavra certa é organização”, explica.


6

DIA DAS MÃES 6

G GABY CAMARGO PUSTIGLIONE P

JORNAL IPANEMA IPANEMA // 1111 de de maio maio de de 2013 2013 JORNAL

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Liderança no trabalho e na vida Ana Paula Barros, Diretora de Assuntos Legais da Ford, é mãe de gêmeos adolescentes de 17 anos. Com 21 anos de carreira na Ford, ela afirma que a parceria entre marido e mulher foi fundamental para a criação dos filhos: “Algumas vezes precisei fazer viagens a trabalho e contei com o suporte da minha família, em especial, do meu companheiro. Essa parceria foi imprescindível para a educação dos gêmeos”. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e pós-graduada em

Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Ana Paula explica que as preocupações mudaram após ter os dois filhos e ressalta o papel da mulher nessa fase. “A mulher moderna precisa exercer várias funções, mas o importante é saber que esse papel de ter que ser trabalhadora, esposa e mãe agrega muitos valores a nossa vida como, por exemplo, autonomia, liderança e iniciativa. O segredo é encontrar o equilíbrio entre esses fatores”, diz Ana Paula.

Marina e Shirlei Flório Gisele e Laís Vasques

Homenagem

Dupla jornada de equilíbrio Durante o dia, Silvia Iombriller resolve problemas técnicos, coordena uma equipe de 14 pessoas, testa caminhões, além de outras inúmeras funções como Supervisora de Engenharia de Freios de Caminhões da Ford Brasil. Já à noite, ela troca a roupa de engenheira e assume integralmente o papel de mãe de dois filhos: uma menina de oito anos e um menino de quatro. Além de tudo isso, ainda precisa encontrar um tempo para cuidar de si, do marido e da mãe. Entretanto, isso não é problema para Silvia. Formada em 1994 pela USP São Carlos em Engenharia Aeronáutica, com mes-

trado e doutorado em sistema de freios para veículos comerciais, ela afirma que ser mãe e viver a dupla jornada é um privilégio. “Eu vivi duas barrigas na Ford e foi muito bom. É possível trabalhar e ter filhos. A diferença está na forma com que a mulher administra a situação”. Ela procura fazer o melhor tanto para ela, quanto para os filhos. “Ser mãe significa trabalhar pelo equilíbrio diariamente. A minha satisfação é descansar e ter a consciência de que fiz o meu melhor para os meus filhos e no meu ambiente de trabalho”, diz Silvia.

às mães

Tânia, Carla, Isabela Corrá e Solidade Pintor Gil

Alessandra e Milena Barros

Felicidades! Para Guyma Baddini, colunista social do Jornal Ipanema e uma das mais importantes colunistas da história de Sorocaba, que comemorou mais um aniversário na quarta-feira (8). Parabéns de toda a equipe, dos amigos e familiares.

Manhã deliciosa no Lar Escola Monteiro Lobato com café da manhã promovido pela diretoria da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul e Liga Sorocabana de Combate ao Câncer em homenagem às mães. A festa foi agraciada pela presença de belíssimas mulheres que apreciaram um charmoso desfile das lojas Maçã Verde, Tebets e Luz da Lua. Homenagem merecida!

Cris e Carol Tebet


Especial

7

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Maquiagem: prevenção contra o envelhecimento cutâneo Cida Haddad

Q

uando o assunto é maquiagem, entre as tendências está a chamada maquiagem inteligente, garante a farmacêutica e proprietária da Dermage Sorocaba, Andréia Navarro. Ela explica que a maquiagem inteligente é aquela que apresenta na sua composição substâncias capazes de tratar a pele enquanto embelezam. “As maquiagens inteligentes são uma forma de prevenção contra o envelhecimento cutâneo. Quanto mais cedo a pessoa começa a tratar a pele, menor serão os danos sofridos no futuro”, afirma. Ela cita que como poderosos princípios ativos que compõem a maquiagem inteligente estão: Retinol: Substância derivada da vitamina A, o retinol apresenta alto poder de renovação celular, estimulando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade da pele. Ajuda ainda a retardar o envelheci-

mento e a combater as espinhas. Ácido Hialurônico: É uma substância presente no organismo de todos os animais. Possui alto poder hidratante. Nos lábios, aumenta o volume, proporciona firmeza e maciez. Na pele, apaga pequenas imperfeições como manchas, linhas finas e poros. Colágeno: Uma das proteínas mais abundantes do organismo, preenche as rugas e linhas de expressão, resultando numa pele mais lisa e saudável. DMAE: É uma substância natural encontrada no corpo humano e em peixes, como o salmão e a sardinha. Possui importante ação antioxidante e firmadora. Atua nas fibras musculares, tornando-as mais firmes e elásticas. Tem pequena ação lifting ao redor dos lábios e sobre as pálpebras superiores. Tensine: Extraído das sementes de trigo, possui ação tensora imediata (efeito Cinderela), formando um filme elástico sobre a pele capaz de diminuir a profundidade das rugas por cerca de seis horas.

Sérgio Ratto

Farmacêutica Andréia Navarro


8

Especial JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

E as olheiras? Olheiras são os aspectos criados pela concentração anormal de vasos sanguíneos e a dilatação dos mesmos ou deposição de pigmentos escuros produzido por tipo de célula chamada melanócito, conforme explica a fisioterapeuta e dermato funcional Raquel Ginez, do Total Care Day Spa. Ela explica que as olheiras podem ser causadas por fatores hereditários, cansaço, estresse, distúrbio do sono, tabagismo, proximidade a menstruação e alergia. Cuidados para evitar as olheiras, segundo Raquel: -Evitar exposição excessiva ao sol; - Ao limpar ou coçar não fazer fricção intensa na área em torno dos olhos; -Retirar o rímel com atenção; -Na hora de aplicar o corretivo, passar com ligeiras batidinhas; - Dormir de 6 a 8 horas por noite; - Ter uma alimentação rica em vitamina C (antioxidante e leva a produção de colágeno), Omega-3 (que ajuda a melhorar a circulação e evitam a dilatação dos vasos); Em casa, é importante: - Fazer compressa de chá de camomila (gelada), que acalma a pele, descongestiona e ajuda a eliminar o inchaço da região das pálpebras. _ Usar cosméticos com vitamina C e K, que melhoram a hidratação o tônus da pele, ativa a circulação superficial e combate os radicais livres; - Bolsa de gelo suaviza por causar vasoconstrição e relaxamento em seguida; - Compressa de rodelas de pepinos; Ela lembra que há tratamentos com laser, cremes específicos para olheiras, ácidos clareadores, carboxiterapia e Radio-Frequência.

Cuidado na

escolha dos produtos

N

a escolha da maquiagem, alguns cuidados são essenciais, garante a médica dermatologista Lilian Braga. Ela cita: escolher o produto de acordo com o tipo de pele (produtos oil free para peles oleosas e mais cremosos para peles secas), desse modo evita-se aparecimento ou a piora de acne e o ressecamento intenso da pele; outro cuidado deve ser sempre verificar o prazo de validade, produtos vencidos aumentam o risco de irritação e até de contaminação principalmente aqueles usados na região dos olhos. Mais um cuidado importante é respeitar a faixa etária: crianças devem usar produtos destinados para crianças (são produtos que foram testados e aprovados para uso em crianças). A médica pede atenção aos possíveis sintomas de alergia. Ela explica que a alergia normalmente se manifesta com o aparecimento de vermelhidão, inchaço, coceira e, às vezes, descamação da região comprometida. “No caso de maquiagem é mais comum na região dos olhos já a pele das pálpebras é mais sensível. Ao primeiro sinal de alergia deve-se interromper imediatamente qualquer produto. Se os sintomas persistirem há necessidade de tratamento sob orientação médica”, afirma. Atenção especial Maquiagem pode ser um item do dia a dia, mas merece atenção especial, garante a médica dermatologista e cirurgiã plástica Evandra de Moura Rabello. Alguns cuidados básicos são necessários para evitar a conta-

minação dos produtos. “Portanto, lavar com constância esponjas e pincéis, usando xampu neutro sem sais ou xampu próprio, seguido de higienização com álcool (que ajuda eliminar fungos e bactérias, além de reduzir o tempo gasto para secagem) é essencial. Também importante é evitar usar as mãos para retirar o produto ao espalhar na pele, e sempre que possível, utilizar materiais descartáveis para realizar o make”, afirma. Ela lembra que toda pele contém microorganismos que vivem nela sem causar doenças. Eles são próprios de cada pessoa. “Assim, usar produtos ou instrumentos de maquiagem de outras pessoas pode trazer contaminação e doenças para sua pele. Isto vale também na loja, ao experimentar produtos tenha cuidado para não levar uma doença consigo para casa”, diz. Sua maquiagem dura mais se você não deixá-la aberta, em ambiente úmido ou muito quente, não usar a mão ou instrumentos

sujos para captá-la da embalagem e aplicar na pele, não emprestar para diversas pessoas, usar instrumentos descartáveis para aplicar, observar data de validade na compra, entre outros cuidados. Ela afirma que para remover todos os produtos de maquiagem, use produtos neutros, e evite loções alcoólicas adstringentes que alteram o pH da pele, causando ressecamento e envelhecimento. Dormir sem remover o make do dia pode ser fatal para acelerar o envelhecimento cutâneo.


Especial JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

9

Dicas para o dia a dia - Beba muita, mas muita água. - Tenha bons hábitos alimentares. - Pratique esporte. - Abuse do protetor solar: utilize no mínimo 3 vezes ao dia, mesmo não se expondo ao sol. Luz de lâmpadas convencionais e as ondas de calor de TVs e computadores, também danificam a pele. - Opte por roupas com tramas fechadas e chapéus com abas largas para proteger a pele. Luvas e outros tipos de roupas com fatores de proteção solar, FPS, estão em alta.

- Lave seu rosto diariamente. - Sorria sempre! Há estudos que comprovam que ao sorrir, o cérebro libera a endorfina e a serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer, assim, proporcionando bem estar, desintoxicação e, até mesmo, deixando a pele mais bonita. - Visite seu médico regularmente, de acordo com sua necessidade. - Não opte pela automedicação. Nelson Pinheiro, consultor de beleza

Como retirar a maquiagem de

maneira correta? N

ossa pele pode receber prime, base, corretivo, pós, iluminadores, blushes e sombras e, também, inúmeras camadas de rímel nos cílios, porém, não podemos esquecer que precisamos retirar todo esse arsenal de cosméticos para hidratar e cuidar da pele, posteriormente, afirma Nelson Pinheiro, consultor de beleza da empresa Imagen. Hoje, lenços umedecidos, papel manteiga, demaquilan-

tes líquidos e cremosos e sabonetes, além de removerem a make, limpam a pele e retiram a oleosidade: dependendo da proposta do “removedor”. Não há necessidade de remover a maquiagem com força: remova-a sutilmente com lenços e ou algodão, junto com o produto adequado para a remoção. Há pessoas que preferem lavar o rosto primeiramente com seu sabonete preferido e, após, remover o excesso com demaquilantes.

Hidratação Todo o tipo de pele deve ser hidratada com o produto adequado. “Ao acordar, lave o rosto e use seu creme do dia, como protetor solar. Além de proteger, hoje, há os que possuem hidratantes e fatores com clareadores. Após, faça sua make”, afirma Pinheiro. À tarde, após o al-

moço, repita o processo: não se esquecendo de remover a maquiagem. À noite, é hora de cuidar ainda mais da pele. Limpe-a, remova os produtos que há na pele. À noite, é um momento ideal para usar cremes hidratantes e/ou os famosos ácidos noturnos, para síntese de colágeno.

dra alessandra


10

CORPO EM FORMA / SAÚDE

10

TEYLOR SOARES T

JORNALIPANEMA IPANEMA//1111de demaio maiode de2013 2013 JORNAL

teylor@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Colesterol:

Open Bar in my house

dúvidas e respostas

O

colesterol faz parte da grande família dos esteróis, sendo produzido pelo fígado ou adquirido através da alimentação. Por ser insolúvel na água precisa de um meio de transporte como as proteínas, dando origem às lipoproteínas. Existem dois tipos de lipoproteínas: baixa densidade (LDL=low density lipoprotein), que leva o colesterol do fígado para o sangue e alta densidade (HDL=high density lipoprotein), que devolve ao fígado. O excesso de colesterol (genético ou dieta inadequada) com diminuição do HDL (bom colesterol) e aumento do LDL (mau colesterol) facilita a lesão da parte interna dos vasos, causando aterosclerose. O colesterol total não deve ultrapassar 200 mg/dl (170 para as crianças), enquanto o LDL deve ficar abaixo de 100 mg, mas o bom colesterol precisa estar sempre acima de 40 para os homens e 30 para as mulheres. Um bom índice de risco é a proporção colesterol total/HDL, que não deve ser maior que 4,5 para as mulheres e 4,1 para os homens. Todavia, mais importante que o colesterol é a gordura da dieta, principalmente às saturadas, que são uma mistura de ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poliinsaturados. As gorduras ricas em ácidos graxos saturados são geralmente sólidas ou semi-sólidas à temperatura ambiente, enquanto as ricas em não-saturados são líquidas (óleo vegetal, azeite etc). Os ácidos graxos saturados (óleo de coco, gordura de leite ou de carne, margarina em barra) aumentam os níveis de colesterol no sangue, com risco de coronariopatias (angina, infarto etc). Os não-saturados oferecem um risco menor, como os óleos de canola, soja, girassol, milho, azeite, margarina em pote etc. Para diminuir a taxa de colesterol é preciso reduzir a ingestão de gema de ovo (220 mg de colesterol), miúdos de boi e galinha, torresmo, pele frita de frango, picanha etc. O bom colesterol (HDL) tem seus níveis fixados geneticamente, podendo aumentar com exercícios aeróbicos, retirada do cigarro e consumo moderado de bebidas alcoólicas (vinho tinto, de preferência). O colesterol total pode ser reduzido com uso de fibras vegetais solúveis na dieta (farelo de aveia, leguminosas, ameixa preta, figo seco, pão integral e frutas frescas), que aumenta a produção de sais biliares, consumindo mais colesterol. Para evitar a prisão de ventre desta dieta, aumentar a ingestão de água. É de fundamental importância manter o peso corporal dentro dos

limites saudáveis com dieta inteligente, exercícios físicos (caminhar vinte minutos ou três quilômetros, três vezes por semana) e manter a mente ativa, afastando a aposentadoria precoce. O colesterol também pode ser diminuído com os antioxidantes, que previnem a oxidação da LDL e da lipoproteína A, responsáveis pela obstrução das artérias. Os principais antioxidantes são: vitamina E (azeite, frutas secas, grãos integrais e algas), vitamina C (frutas cítricas, folhas vegetais claras etc), betacarotenos (frutas, legumes verdes e amarelos) e selênio (frutos do mar). Os ácidos graxos Ômega 3 (gordura poliinsaturada) são ótimos preventivos da aterosclerose, sendo encontrados nos peixes (salmão, atum, sardinha, anchova, cação e truta). Os produtos vegetais não contêm colesterol, porém a “gordura vegetal hidrogenada” transforma os ácidos graxos insaturados em saturados, aumentando o colesterol. As margarinas em potes são melhores que a manteiga, mesmo assim devem ser consumidas com moderação. Já a batata frita, rosquinha e pastel encerram alto teor de ácidos graxos saturados. O estresse e a ansiedade também são prejudiciais, assim como o sal em excesso. O açúcar não prejudica o coração, mas favorece a obesidade, o mesmo acontecendo com a frutose, mel e açúcar mascavo. Faz bem para o coração (homens adultos e mulheres após a menopausa) o vinho tinto (um copo de 170 ml, uma a duas vezes ao dia) ou equivalente em cerveja (lata de 340 ml) e uísque (dose de 42 ml), assim como o alho (um dente/dia). Os frutos do mar apresentam alta taxa de colesterol, com exceção da lula e do caviar. É preciso cuidado com coco e leite de coco, pelo excesso de gordura saturada, enquanto os frutos secos são bons, mas devem ser consumidos com moderação. O café fresco e chá verde protegem o coração, mas o cigarro deve ser considerado inimigo público número 1. As taxas de gordura devem ser monitoradas desde a infância nos casos de predisposição familiar ou desde a adolescência, porém acima dos 40 anos devem fazer parte do check-up anual. Convêm lembrar da existência de outros fatores de risco para a aterosclerose, como o tabagismo, vida sedentária, diabetes e pressão alta. Professor Doutor Mário Cândido de Oliveira Gomes é infectologista e clínico geral

A desculpa era comemorar o aniversário do Felipe Alcolea, mas na verdade o que todos queriam era festa e das boas, tanto que até a polícia apareceu para abaixar o som, mas claro que isso não acabou com a festa (rsrsrs). Amanda Bello

DJ Naccarati Felipe Alcolea

Nova diretoria

O Bloco do Boca a Boca, que cada vez mais se firma como o maior bloco de Carnaval de rua de Sorocaba acaba de eleger sua nova diretoria. Nesse ano quem assume a presidência do bloco é o Marcos Baleeiro e o vice é o Zé Abrão. O Mané Motta que estava sumido é o novo presidente do conselho, João Gabriel é o diretor financeiro, e eu sou o diretor de comunicação. Uma coisa eu garanto: se preparem que vem festa das boas por ai.


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

ROTEIRO GOURMET

11

Kátia Carvalho, Maria Cristina Delanhesi, Márcia Leitão e Adriana Giampietro

Cozinha Vietnamita

encanta sorocabanos A chef Ana Cris mostrou pratos típicos do país em uma aula de culinária em inglês para grupo VIP, clientes da Hometravel Turismo. Um jantar para oito seletos convidados trouxe a temperatura e os temperos

Chef Ana Chris

da cozinha vietnamita para o jardim da Hometravel Turismo, em Sorocaba. A aula, em inglês, foi comandada pela chef Ana Cris que contou um pouco da história dos pratos e também ensinou os participantes como preparar as iguarias de forma simples em casa. “Nosso público gosta de roteiros de viagens que fogem do padrão. Temos muitos grupos que fazem roteiros gastronômicos para diversos países. Optamos pela aula em inglês, pois assim já se habituam aos nomes das comidas e dos ingredientes”, contou Amanza Buzzo, diretora da agência.

11


12

ALE SCAPOL

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br Fotos: Flávio Angelin

3 5

Feijuca do santo 1

4

1

Aline Peres Pereira e Isabela Peres Pereira Garcia

2

Paula Zaccariotto

3

Maria Eduarda e Fábio Trita

4

Silvia e Mauricio Campamati

Os eventos organizados pelo Educandário Santo Agostinho são sempre perfeitos. Detalhista, a diretoria da entidade sempre acerta nos detalhes, fazendo com que cada evento seja garantia de diversão, bom gosto, boa comida e boa gente! A Feijuca de 2013 foi sensasional, como sempre. Parabéns Aline Peres Pereira e equipe!

5

Valéria Prestes

6

Vanessa Freitas

7

Francisco Pintor

6

Palestra 2

No dia 16 de maio a psicóloga clínica e terapeuta sexual Osmeire Tobias Mendes, promove palestra no auditório do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, das 19h30 às 21h15. O tema é sobre as escolhas que fazemos e que podemos refazer para termos ao longo da vida saúde física, mental e emocional. Informações: (15) 3233-6216 ou consulmeire@terra.com.br.

7


RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

13

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Conservando as bijus

Nova

coleção

Marcela Laccava promoveu o lançamento da nova coleção da grife To Be, com modelos masculinos e femininos. A apresentação foi no Boteco avenida Ipiranga. Mais informações sobre a To Be, na http://www. facebook.com/t.shirt.to.be.

Causando... A Sorocabana Thassia Giovanetti (modelo OficinaQuatro) de 25 anos, completa dois anos na Argentina, país que a acolheu muito bem por sua beleza e simpatia. A modelo conta que se apaixonou pela Argentina: “Sempre fui muito bem recebida aqui, nestes dois anos tenho trabalhado muito no mercado da moda e publicitário e sou muito bem reconhecida”. Modelo indispensável nos principais desfiles de lá Thassia, na mais recente edição do “Argentina Fashion Week” foi eleita uma das principais modelos da temporada. Thassia apresentou a coleção da renomada estilista Sylvie Burstin e teve muitos clics disparados por Pit Avalos. Trabalhando há mais de nove anos no mercado da moda, a modelo certamente ainda dará muito orgulho para nossa cidade.

Quando bem conservadas, as bijuterias podem durar cerca de um ano. Prefira guardá-las sempre em porta-joias forrado de tecido macio e separadas de outras peças, para que não entre em atrito umas com as outras. Não tem um porta-joias? Fácil! Improvise um. É só forrar uma caixinha com um pano macio. Separe as peças em saquinhos de veludo, individualmente, principalmente pulseiras e colares e se não tiver de veludo, guarde-as em saquinhos plásticos. O importante é não ter atrito direto entre as peças. Outra dica é colocar um pedaço de giz branco (aqueles usados pelos professores) no porta-jóias, o giz vai absorver a umidade e evitar que as bijuterias escureçam ou fiquem embaçadas. Devem ser evitados contatos das peças com produtos químicos, como tintura de cabelo, produtos de alisamento para cabelo, água sanitária, desinfetantes, detergentes, e outros produtos de limpeza e também com o vinagre. Esses produtos podem alterar o brilho e a coloração das peças. Outra dica importante é não molhar a bijuteria, se isso acontecer é preciso secar a peça o mais rápido possível. Outro cuidado importante é lembrarse de tirar os brincos, anéis, colares e pulseiras na hora de passar creme hidratante e perfumes, após aplicar estes produtos aguarde até que a pele esteja seca para recolocar as bijuterias. Para limpeza e conservação, uma flanela ou pano limpo e seco é o suficiente para tirar alguma sujeirinha e acentuar o brilho da peça, se por um acaso cair alguma substância como molho ou produto de limpeza,

o importante é limpar a peça imediatamente, apenas neste caso, lavar com água corrente com detergente neutro e, em seguida, secar utilizando secador em baixa temperatura, para que não danifique pedras, pérolas e outros adendos da biju. Sempre que a peça estiver com um aspecto diferente e sem brilho, está na hora de fazer uma limpeza com a flanelinha limpa e seca. Para manter os brincos sempre bonitos mantenha a tarraxinha e o pino do brinco limpos com algodão e álcool, para evitar irritações na orelha. No verão, é comum ver as mulheres com brincos, anéis, colares e pulseiras na praia, no mar e nas piscinas. Este é um erro gravíssimo, pois a maresia, o cloro, o protetor solar e o bronzeador, oxidam o material da bijuteria. A dica é não usar as peças em nestas ocasiões e guardá-las para quando for exibir o bronzeado à noite, após o banho de sol. Seguindo essas dicas, suas bijuterias ficarão lindas por muito mais tempo.

Abraço com carinho... Para os doutores Semaan Camis Neto, João José Sabongi Neto, e Josiane Raimundo, profissionais de primeira linha com cuja vocação, paciência e dedicação podemos contar... diferentemente de uma certa “doutora” muitíssima antipática, sem carisma ou educação que demonstrou sua completa falta de vocação para a medicina. Não é necessário dizer seu nome, pois como trata-se de uma exceção, ela mesma saberá a quem nos referimos. É o bastante.


14

PAULINHO GODOI OI

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br ornalipanema.com.br

Mãe é tudo de bom

Fabi Matiello causou frisson no Copa

Mas é igual em qualquer família, raça ou credo. Protetoras, adoráveis, enérgicas, bravas quando necessário, falantes, chorosas, alegres por ver o filho feliz. Como a minha é muito fofa e querida, desejo que todas as mães sejam assim. Um beijão especial para todas e em especial a mãe de primeira viagem Gaby Camargo Pustiglione que este ano comemorou o primeiro aninho do Breno, com festa só para a família. Como sou da família, primo em vigésimo grau, marquei presença na hora dos parabéns.

Mário, Breno e Gaby Camargo Pustiglione

Rubra in Rio Tânia Pavlovsky, Thaís Megale, Lola Melnick, Viviane Barbosa e Cecília Pavlovsky

Encanto com sotaque russo A dançarina e jurada do programa “Cante se Puder” do SBT, Lola Melnick, foi uma das convidadas para o Backstage Experiência Fashion e fez enorme sucesso na cidade. Primeiro porque é muito linda e corpão violão, depois porque é muito simpática e tem aquele sotaque charmoso e sexy. Como não se apaixonar?

Quem fez sucesso no Rio de Janeiro foi Fabi Matiello, a Rubrinha querida que é uma excelente companhia e animou uma galera de Sorocaba que circulou pela “Cidade Maravilhosa”. Quase uma “garota de Ipanema”, Rubra causou frisson no Copacabana Palace.

Tony in concert Neste sábado (11), a cantora de serestas Tony Germani estará se apresentando no Rancho da Costela, que fica da rua Cabreúva, 25, com participação especial do clarinetista Stanley Carvalho a partir das 21 horas. Fabi Matiello estará com um grupo de amigos para aplaudirem sua mãe amada e querida. Todos convidados para ouvir a voz doce e suave de Tony.


CAPA 15

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Passeio de ônibus

As faces da mesma moeda De um lado, a desvalorização que restringe o consumo baseado em R$ 1; do outro, a evolução do dinheiro que sobreviveu a tantas mudanças ecônomicas Marília Pagliato

Marília Pagliato

J

á vai longe o tempo em que se podia comprar muita coisa com uma simples moedinha. Os desníveis da economia no país, a inflação, a supervalorização de serviços e produtos, desbancaram o valor da moeda e alteraram a relação de consumo. Afinal, ter hoje apenas R$ 1 no bolso é muito diferente do que este valor representava há 15 anos. Um exemplo desta alteração está na redução das famosas “lojas de R$ 1” ou onde se encontrava “tudo por R$ 1,99”, que fizeram tanto sucesso na década de 90. Havia um estabelecimento em cada esquina, enlouquecendo os consumidores que podiam encontrar “de tudo” a preços mais que convidativos. Passada a novidade, hoje essas lojas são mais raras e já diversificaram a gama de produtos oferecendo preços igualmente variados. Mais caros, claro. Mas apesar da eterna disputa entre consumidores e comerciantes, ainda é possível testar em Sorocaba a força da moedinha de R$ 1. Mas é preciso um pouco de paciência para fazê-la render. A situação se complica, por exemplo, para quem se dispuser a fazer sua própria comida. Em um sacolão da região industrial de Sorocaba, por exemplo, foi difícil fazer compras com apenas R$ 1, ainda mais diante da alta no preço dos alimentos que impactou o mercado nos últimos meses. O tomate, por exemplo, virou até motivo de piadas nas redes sociais devido o preço do quilo que chegou a R$ 10 e atualmente sustenta uma média de R$ 5. Com uma moeda de R$ 1 não é possível comprar mais que dois tomates, desde que eles não sejam muito grandes. Outra opção disponível é a compra de

Para aqueles que usam o transporte público, a opção é aproveitar os domingos e feriados, já que a tarifa para quem tem o cartão cidadão é apenas R$ 1. Então, em pelo menos um dia da semana, é possível esquecer que Sorocaba tem uma das tarifas mais altas do estado, R$ 2,95, e passear pela cidade. A desvantagem está no tempo de espera: nos domingos e feriados os intervalos entre a chegada de um veículo e outro são de uma hora, pois a frota acaba sendo reduzida pela ausência de horários de picos, comuns durantes os dias úteis da semana.

Informação custa mais caro

A comerciante Maria Cecília lembra que é preciso inovar e por isso criou o “cantinho do R$ 1” no sacolão uma cenoura, uma maçã, um limão-rosa, um pepino ou um maço de cheiro verde. A comerciante Maria Cecília Mamoni Martinho lembra que é preciso inovar, já que os valores não são tão atrativos para os clientes. “Temos o cantinho da oferta que custa R$ 1. É uma maneira de aproveitar os produtos da banca que não estão com tanta qualidade, mas podem ser consumidos tranquilamente”, explica. Já para quem busca alimentos industrializados, é fácil sair com algum produto das lojas de R$ 1,99 do Centro de Sorocaba. Dentro dessas lojinhas podem ser encontrados doces, barra de cereal, garrafa de água (de 510 ml), suco em pó, refrigerante em lata e até um quilo de feijão, na promoção. Já nas padarias, o quilo do pão custa em média R$ 8 e com uma moeda seria possível comprar, no máximo, dois pãezinhos.

Com apenas R$ 1 o acesso à informação também fica restrito. O máximo que é possível adquirir são as publicações populares que revelam o que os astros reservam para o seu signo em 2013. Ou então, um bom passatempo, com as revistas de caça-palavras e cruzadas. Apenas um jornal local, de circulação diária, custa R$ 1. Se o leitor quiser ampliar o leque, terá que desembolsar R$ 3 para comprar um jornal como O Estado de S. Paulo, por exemplo. Já uma revista de circulação nacional, como a Veja, sai por R$ 9,90.


16 CAPA

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Prato cheio por um preço que cabe no bolso

Q

uando o assunto for alimentação, nada como o Bom Prato para valorizar a moeda de R$ 1. Inaugurado em 2006 em Sorocaba, o restaurante popular serve 1.300 refeições diariamente, de segunda à sexta-feira. A moedinha dá direito a um belo prato de comida, com feijão, arroz, verdura, legumes e carnes, em um cardápio que muda todo dia. Segundo o motorista Davi Antonio Gonçalves, 54 anos, que veio de Boituva para Sorocaba, a alimentação é barata e boa. “Venho almoçar aqui todos os dias e além de ser um preço bom, a comida é uma delícia”, relata. Para a gerenciadora do Bom Prato, Beatriz Stefan, o restaurante só tem rendido elogios. “O Bom Prato é um projeto abençoado. Já vi muitas pessoas que nem R$ 1 tinham para comer e o pessoal da fila resolveu ajudar”, diz, emocionada. O local ainda oferece café da manhã por R$ 0,50.

Sérgio Ratto

Real: História da

nossa moeda

O motorista Davi Antonio vem de Boituva a Sorocaba, todo dia, só para comer por 1 real

Essa moeda já não é mais a mesma Se for feita uma comparação do potencial aquisitivo de R$ 1, hoje, e de como era há 18 anos, será nítido o crescimento no preço dos produtos em geral. Segundo o economista Renato Garcia essa desvalorização da moeda é normal. “Tudo parte da questão de que tudo tem um preço e um valor e isso muda de acordo com a inflação”, explica. Para Garcia, os preços se alteram em um processo natural da economia que é regida pela inflação em todos os países e isso também interfere no salário da

população. “Há um tempo era possível comprar muito mais com R$ 1, hoje já está mais reduzido o que conseguimos pelo mesmo valor, porém o rendimento também mudou. Antigamente o salário mínimo era muito mais baixo do que atualmente é os R$ 678”, compara o economista. Após a implantação do real criouse uma estabilidade da moeda, onde os preços dos produtos estão controlados, mesmo com o crescimento. “As pessoas percebem um aumento, mas não chega

a ser nada exagerado. Elas têm controle do que gastam e quanto vale. Antes do plano real, as pessoas recebiam o salário no começo do mês e gastavam no mesmo dia, pois até o final da tarde podia ser que aquele dinheiro não valesse mais nada”, explica Garcia. Segundo o economista, a moeda brasileira mudou em um momento em que a inflação chegava a ser de 20% em um dia. Atualmente, nos últimos 11 meses, a inflação oscila perto de 6,5 % no ano.

O Brasil já contou com cédulas denominadas cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real, e enfim o real. O Plano Real foi instituído em 1º de junho de 1994, na presidência de Itamar Franco. Naquela época, a troca de moeda foi uma iniciativa que procurava a estabilidade da hiperinflação que dominava o país em uma crise econômica sem fim. O Brasil, em 1991, chegava a acumular a inflação em 472%, o que exigia uma reforma monetária capaz de criar uma moeda que fosse o mais próximo possível do dólar. O nosso real nasceu como cédula e os centavos em moeda. A exceção é o R$ 1 que já foi uma nota e hoje só está na versão em metal. Essa decisão foi tomada em 2006 pelo Banco Central, quando parou a produção de cédulas de R$ 1 e de moedas de um centavo. Isso aconteceu quase por uma “medida cultural”: segundo o BC, o brasileiro sempre arredonda o valor para cima, desprezando as moedinhas de um centavo.

Zaqueu Proença/Secom

Assessoria de Imprensa/Uniso

O economista Renato Garcia lembra que a valorização de preços é um processo natural

Andar de ônibus é possível por apenas um real: mas só aos domingos e feriados


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

11 de maio de 2013 - edição 715 www.jornalipanema.com.br

Juliana Moraes

AE Patrimônio abre mais duas unidades

“A cidade vive um momento muito forte de expansão e essa boa fase ainda deve permanecer por mais alguns anos,”

e contrata 50 corretores

afirma Márcio Borges, do departamento de Marketing

Taxa de comissão oferecida pela empresa é a mais alta do mercado e remuneração mensal pode chegar a R$ 20 mil. Larissa Pessoa

A

AE Patrimônio Consultores Imobiliários irá inaugurar mais duas unidades em Sorocaba, nos bairros do Éden e do Cerrado. Para tanto, a empresa abre processo de recrutamento e seleção para mais 50 corretores, que vão atuar nessas duas novas unidades. A ação faz parte do plano de expansão da imobiliária, que, atualmente, já é considerada a maior da cidade, em pouco mais de cinco anos de atuação. A AE Patrimônio já

conta com três unidades, uma no Campolim, outra em Santa Rosália e mais uma na Zona Norte. A equipe atual soma 89 corretores e, com as novas contratações, esse número vai crescer mais de 50%. A taxa de comissão oferecida aos corretores pela empresa é a mais alta do mercado. “Investimos pesado em nossa estrutura e em nossa política de treinamentos para os corretores. Isso tudo sem falar que o mercado imobiliário oferece, hoje, excelentes ganhos para o corretor. A remuneração pode chegar a R$ 20 mil, mensais”, destaca Alexandre Oliveira, diretor da AE Patrimônio. Profissionais de todas as áreas que se

interessarem por uma das vagas abertas podem se candidatar, enviando currículo pelo e-mail: rh@ aepatrimonio.com.br. Márcio Borges (foto), do departamento de marketing da AE Patrimônio explica que a oferta e procura de imóveis em Sorocaba está aumentando demais e por isso a empresa está investindo em mais duas unidades. “A cidade vive um momento muito forte de expansão e essa boa fase ainda deve permanecer por mais alguns anos,” afirma. A unidade do Éden, na avenida Paraná, 365, deverá atender a toda esta região em

desenvolvimento da cidade. “É uma parte da cidade onde a procura por imóveis de alto padrão cresce a cada dia. Com nossa presença, pretendemos cobrir toda a área industrial, a Zona Leste, além dos condomínios que vão até a cidade de Itu”, explica Oliveira. Já, a unidade do Cerrado surge para suprir a demanda também crescente na Zona Oeste de Sorocaba.“Ainda não temos unidade nesta região, mas a cidade cresce em todas as direções e a Zona Oeste é um mercado com muito potencial”, diz o diretor. Há, ainda, planos para a abertura de mais unidades em outras cidades.


2

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


3

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

ANÚNCIOS


4 ANÚNCIOS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Diversos

Empregos

Estética e Beleza

Advocacia

Aulas e Cursos

Medicina e Saúde

Artigos para Festas


ANÚNCIOS 5

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Orações

Avisos e Editais

Serviços Profissionais


6

IPANEMA

AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

ARQUITETURA , CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO |POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES Zé Carlos Barreta/Folhaimagem

Hora da xepa Após Feirão da Caixa, descontos continuam Promoção imperdível. Só até amanhã. Últimas unidades. Pronto para morar. Com a grande oferta de imóveis residenciais novos, frases como essas são cada vez mais comuns. Adiar um negócio atrás de uma boa oferta levava, em geral, ao efeito contrário. Em vez de achar imóveis mais baratos, eles só encareciam. Hoje, a situação é diferente: dá para pesquisar bem, ter calma e negociar descontos, já que a perspectiva geral é de acomodação - ou mesmo redução - nos preços. Se a incorporadora não quiser dar descontos, a saída é procurar outro empreendimento, diz Luiz Paulo Pompeia, da Embraesp. “Às vezes há muitas unidades e no estande de vendas dizem que quase todas foram vendidas”, afirma. Segundo ele, a tendência é que as promoções ganhem força durante o ano. As incorporadoras, em geral, afirmam que as vendas estão em um bom nível e que descontos são negociados caso a caso. É preciso levar em conta, porém, que a chance de descontos é maior em imóveis já prontos ou em fase final da obra. Nos lançamentos, o preço costuma ser mais alto. “Um imóvel finalizado e não vendido gera despesas de condomínio e de IPTU (Imposto

Hoje ou amanhã? - Avalie o momento certo de comprar seu imóvel; - A ideia é que a compra seja feita com calma; - Comparar os preços de imóveis de mesmo perfil na região é um bom parâmetro; - O feirões e as promoções são uma vantagem, pois podem existir várias ofertas e condições num só lugar.

Predial e Territorial Urbano) para a empresa”, diz Ricardo Stella, diretor comercial e de marketing. (Daniel Vasques/Folhapress)

Elisabete Magro, 56, e a filha Lyvia Pedrozo Magro Marques, 20, fotografadas na sacada do apartamento decorado para visitação em frente ao terreno onde esta sendo erguido o apartamento novo. Ela acabou de comprar o apartamento através do Feirão de Imóveis da Caixa e fez um bom negocio


IPANEMA

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

AMBIENTE 7

ARQUITETURA , CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO |POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Feitos de papelão Com conceito ecológico e design moderno, a empresa Desoltec lançou sua nova coleção de imobiliário feita de materiais inusitados. Confeccionadas com papelão reciclado e MDF, as peças são indicadas somente a para área interna. Os produtos também possuem processo de fabricação sustentável: usam na montagem encaixe com pressão, dispensando colcas e compostos químicos. Os móveis possuem vantagem também para quem possui crianças em casa, pois não tem cantos pontiagudos. Estes móveis possuem ainda outra vantagem podem ser totalmente customizados. Vale a pena conferir no site da empresa: www.desoltec. com.br. Os móveis são comercializados a partir de R$ 500,00 reais.

Deques para montar Existem no mercado vários tipos de deques de madeira prontos para montar. Tamanhos, madeiras variadas e ecológicas fazem parte do rool de opções para comprar. A montagem de um deque não requer conhecimento: qualquer pessoa pode montar (o que barateia sensivelmente a mão de obra). É muito prático para espaços pequenos, apartamentos, ambientes “cenográficos” (feiras e exposições), que precisam ser montados e desmontados com rapidez (sem causar estragos em pisos; pré existentes). As peças encontradas no mercado atualmente dispensam o uso de colas, pregos, parafusos, raspagem - já vem pronto para o uso. Geralmente encontradas em grandes redes de lojas de bricolagem como Leroy Merlin e C&C. Os deques ainda proporcionam inúmeras possibilidades de montagem. E depois de decorado é praticamente impossível ficar igual a outro. Vale a pena colocar a mão na massa e montar seu espaço.

7


IPANEMA

8 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

ARQUITETURA , CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO |POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

11ª Expo Revestir é encerrada

como a maior e melhor edição de todos os tempos

A

11ª edição da Expo Revestir foi encerrada com recorde de visitação e volume de negócios gerados, além de apresentar as últimas tendências e lançamentos para o setor, consolidando-se como o principal evento de soluções em acabamentos para a construção civil da América Latina. Mais de 48 mil profissionais de 54 países marcaram presença no evento. Dentre os mais representativos públicos estão os arquitetos e designers de interiores, que corresponderam a 42% da visitação, e compradores, com 35%, com destaque para a presença das maiores e mais importantes revendas e construtoras do país. Com aumento de 30% de área ocupada a feira contou com a participação de 240 expositores, que apresentaram novidades em cerâmicas, louças sanitárias, metais para co-

zinhas e banheiros, rochas ornamentais, laminados, madeiras, mosaicos, cimentícios, vítreos, máquinas, insumos e soluções especiais. Para o presidente da Expo Revestir e do Fórum, Antônio Carlos Kieling, os resultados da edição 2013 demonstraram a força do setor e do mercado brasileiro. “A qualificação e a consolidação do número de profissionais que visitaram os eventos comprovaram a sua representatividade para a cadeia da construção civil do Brasil e do exterior”, completou.

soney


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

9


10 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Compras para

bebês e noivos fora do Brasil Cida Haddad

U

m dos paraísos para quem gosta de comprar marcas famosas a preços acessíveis é Orlando, no estado da Flórida. De acordo com o diretor da Bem Brasil Turismo, Valber Fernandes, Orlando é conhecida além das atrações fascinantes dos seus parques temáticos, já que turistas do mundo todo buscam a qualidade das grifes com bons preços. Entre os destaques estão os shopping centers e os tradicionais outlets, com opções variadas em roupas, calçados e acessórios. Diante do crescimento da demanda por pessoas que buscam Orlando para compras que vão desde o vestuário até artigos para decoração, a Bem Brasil Turismo está com pacotes para quem busca por enxovais para

bebês e para quem está prestes a se casar. Fernandes comenta que entre os diferenciais dos pacotes estão assistência médico e hospitalar para as futuras mamães e acompanhantes, tour especial para que os enxovais dos bebês e das gestantes sejam montados e transporte e assistência de compras. Como exclusividade, Fernandes cita a parceria com a SunCoast USA, que dispõe de setor para recebimento e guarda das compras feitas pela internet. Para os noivos, também há vantagens, comenta Fernandes, como assistência médico e hospitalar e também a parceria com a SunCoast USA. Fernandes destaca ainda que Orlando possui completa infraestrutura para receber turistas, com muitas opções de restaurantes e passeios.


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

11


12 I - PROGRAME-SE CINEMA

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Sábado (11) ■ WORKSHOP ESTÚDIO NA PRÁTICA A partir das 9 horas, acontece o workshop “Estúdio na Prática - Produto” com Salvador Júnior. O evento faz parte da programação da II Semana da Fotografia de Sorocaba e acontece no Auditório Bolinha (rua Julio Hanser, 140 - 4º andar - Jardim Faculdade) Informações: (15) 3227-2099 / 33462099 / 3334-5426.

ELENA

Sala: Cinespaço Villàggio 1 (nacional, 12 anos) – diariamente às 16 horas e 19h50. Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar. Deixa Petra, a irmã̃ de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas. Filmes caseiros, recortes de jornal, um diário. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos. E acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir. A PARTE DOS ANJOS Sala: Cinespaço Villàggio 1 (legendado, 14 anos) – diariamente às 14 horas, 17h50 e 21h50.

■ I ENCONTRO MULHERES EM PRETO E BRANCO Das 9 às 13 horas, acontece o I Encontro Mulheres em Preto e Branco sobre o tema “Os avanços e desafios dos 10 anos da lei que visa o reconhecimento da história da cultura do negro”. O evento acontece na Biblioteca Infantil (rua da Penha, 681 - Centro) e é uma realização do Momunes - Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba. ■ CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ Às 20h30, acontece o concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí sob regência Dario Sotelo. A entrada custa R$ 12,00. O evento acontece no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415 Tatuí). Informações: (15) 3205-8415. ■ HOMENAGEM A JOSÉ MIGUEL WISNIK A partir das 17 horas, o Metso Cultural apresenta o projeto “Homenagem a Compositores” com os músicos Marcio Arantes (contrabaixo), Swami Junior (violão) e Sérgio Reze (bateria), além da presença especial de Ná

Ozzetti (cantora). Todos reunidos em homenagem ao compositor da geração paulista, José Miguel Wisnik que também estará presente ao show. O evento é aberto ao público e acontece na Praça do Campolim. ■ RECITAL “OBRAS BRASILEIRAS PARA SAXOFONE E PIANO” A partir das 18h30, começa o recitall “Obras Brasileiras para Saxofone e Piano” com Erick Heimann Pais e Marcos Pedroso no saxofone, e Míriam Braga e Helena Scheffel no piano. O evento acontece no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415 - Tatuí). Entrada franca. Informações: (15) 3205-8415. ■ RODA DE SAMBA A partir das 16 horas, o pagode vai contagiar o público na roda de samba com o grupo Figura Oito no Boteco da Vila (rua Assis Machado, 572 - Vila Hortência). Entrada franca. Informações: (15) 3346-5005.

■ DANCE NO CROCO A partir das 23 horas, os DJs Bruno Yamamoto e Lucca Martins vão agitar a pista do Crocodillo (rua Julio Marcondes Guimarães, 75 - Campolim) com muita música eletrônica. Informações: (15) 3234-1324. ■ APRESENTAÇÃO DA BANDA SUPRASUMO Às 22 horas, a banda SupraSumo realiza show relembrando os grandes sucessos dos anos 80 e 90, além de o DJ Glaucio Camargo tocar muito dance para o público no Anastácia Bar (avenida Eugênio Salerno, 187). Informações: (15) 4141-0702 / 97122049 / 7812-2045.

O HOMEM DE FERRO 3 Sala: Cinespaço Villàggio 2 (legendado, 12 anos) – diariamente às 14 horas, 16h30, 19 horas e 21h40. Cinespaço Villàggio 4 (dublado, 12 anos) - diariamente às 13h50 e 16h20; (legendado, 12 anos) – diariamente às 18h50 e 21h30.

■ PEÇA ALÉM DA VIDA Às 21 horas, o espetáculo teatral espírita “Além da Vida” psicografado por Chico Xavir e Divaldo Franco acontece no Teatro Municipal Teotônio Vilela (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes). Informações: (15) 3238-2222 / 3232-2244 / 3231-3300.

Domingo (12) ■ MUSICAL INFANTIL TOY STORY A partir das 16 horas, começa o musical infantil “Toy Story” no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415 - Centro). A entrada custa R$ 30,00 inteira. Informações: (15) 3205-8415. ■ ESPETÁCULO BOCA DE OURO Às 19 horas, acontece o espetáculo “Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues que conta a história de um bicheiro que constrói um caixão de ouro e quando morre o jornal O Sol envia uma jornalista para descobrir o que aconteceu. A peça tem direção de Flávia Pucci e realização do Grupo Prole, no Teatro do Sesc Sorocaba (rua Barão Piratinga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

Terça-feira (14)

SOMOS TÃO JOVENS Sala: Cinespaço Villàggio 3 (nacional, 14 anos) – diariamente às 14, 16, 18, 20 e 22 horas.

■ BANDA VIVENDO DO ÓCIO REALIZA SHOW A partir das 22 horas, a banda Vivendo do ócio se apresenta para o público do Asteroid (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). O show conta com muito rock and roll. Informações: (15) 3329-2767.

■ FILME “O ESPELHO” Às 19 horas, o projeto Cinecafé apresenta o filme “O Espelho” (Zerkalo) que conta a própria biografia de Andrei Tarkovski desde sua infância. A entrada é franca. O evento acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3233-9933.


I - PROGRAME-SE 13

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Quarta-Feira (15) ■ PROJETO PREÇO DO SOM INDEPENDENTE A partir das 18h30, será realizada um workshop do projeto “O Preço do Som Independente ou o Som não tem Preço?” destinado a bandas, produtores entre outros que estão envolvidos com a música. O evento contará com três palestras e três apresentações musicais, e acontece na Oficina Grande Otelo (Praça Frei Baraúna). Informações: (15) 3224-3377 / 3232-9329.

■ WORKSHOP DE FOTOGRAFIA Das 14 às 17 horas, o wrokshop de fotografia “O Acaso Pensado” será ministrado por Antonio Zardos que mostrará o processo criativo do fotógrafo dinamarquês Peter Funch.

A oficina acontece no Grande otelo (Praça Frei Baraúna). Inscrições devem ser feitas antecipadamente até o dia 14. Informações: (15) 32243377 / 3232-9329.

Sexta-Feira (17)

Quarta-Feira (22) ■ CONCERTO DA BANDA SINFÔNICA DO EXÉRCITO A partir das 20 horas, acontece a apresentação da Banda Sinfônica do Exército na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). A banda conta com a regência do maestro Benito Juarez. A entrada é franca. Informações: (15) 3233-2220.

Sexta-Feira (24)

Quinta-Feira (16)

■ APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE PERCUSSÃO DA FUNDEC A partir das 20 horas, acontece a apresentação do Grupo de Percussão da Fundec sob regência de Daniel Lima na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). A entrada custa R$ 2,00. Informações: (15) 3233-2220.

Sábado (25)

■ PEÇA “ESTAMIRA BEIRA DO MUNDO” Às 20 horas, baseada no documentário de Marcos Prado que conta a história de Estamira que era uma catadora de lixo portadora de uma doença mental crônica que era conhecida como uma profeta do lixão. A peça com direção de Beatriz Sayad busca o fascínio que Estamira pode provocar no público com a mistura entre realidade e ficção. O evento acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933. ■ CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE SOROCABA Às 20 horas, começa o concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba com a participação especial do violinista Alessandro Borgomanero na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). A entrada custa R$ 5,00. Informações: (15) 3233-2220. ■ FILME: NO INVERNO HÁ UM ANO A partir das 19 horas, acontece a sessão Cinema de Quinta, Filmes de Primeira com o filme “No Inverno há um Ano” que conta a história de uma família que procura reconciliação após uma tragédia recente na memória de seus membros. O evento acontece na Oficina Grande Otelo (Praça Frei Baraúna). Informações: (15) 3224-3377 / 3232-9329.

■ LANÇAMENTO DE CD E DVD DA DUPLA RENAN E RANGEL A partir das 23 horas, os irmãos Renan e Rangel lançam o primeiro CD e DVD ao vivo da carreira, além de marcar a estreia da turnê de 15 anos da dupla. O show acontece no Santa Victória Città (avenida Antonio Carlos Comitre, 520 - Campolim). Informações: (15) 3017-6597.

■ APRESENTAÇÃO ARI BORGER QUARTET

público o seu novo trabalho “Back To The Blues”. O evento acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Entrada é gratuita. Informações: (15) 3233-9933.

Sábado (18)

Às 20 horas, acontece a apresentação do pianista brasileiro Ari Borger. O show é em comemoração aos 20 anos de carreira do instrumentista. Durante a apresentação o pianista mostrará ao

■ CAPEONATO BRASILEIRO DE AGILITY Vai até o dia 19, a partir das 10 horas o XIV Campeonato Brasileiro de Agility. Acontecerão as 9ª e 10 ª etapa do campeonato. No local serão recebidas doações de alimentos não perecíveis para serem doados ao Asilo São Vicente de Paulo. O evento acontece no Clube de Campo - Hotel Fazenda para Cães (rodovia SP 300 - Dom Gabriel Paulino Bueno Couto / estrada Itu-Jundiai, km95 - Itu). Informações: (11) 4024-6968 / 99968-4729.

■ POCKET ÓPERA “AS BODAS DE FÍGARO” A partir das 20 horas, acontece a apresentação “As Bodas de Fígaro” (Le Nozze di Figaro) com os solistas do ópera Estúdio, da Escola de Música do Estado de São Paulo. O evento acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933. ■ 15º BACALHAU AMIGO Às 20 horas, acontece a 15ª edição do Bacalhau Amigo que une gastronomia e solidariedade no Clube de Campo Sorocaba (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 1761 - Além da Ponte). Informações: (15) 3229-0777.

Domingo (26) ■ APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE VIOLAS Às 17 horas, começa a apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas que tem mais de dez anos de trajetória e tem como principal marca do seu trabalho as releituras de clássicos da autêntica música caipira. A entrada é gratuita. O concerto acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade).


14

14 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

A magia do

Cirque du Soleil

A

beleza do Cirque du Soleil encanta a todos e o espetáculo Corteo tem gerado muitas expectativas quanto à criatividade e emoção. É o que garante o diretor da Soney Tur, Carlos Tomba. Segundo Tomba, a agência de turismo levará sorocabanos para ver a apresentação no dia 22 de junho, com condições diferenciadas. Tomba explica que Corteo significa “cortejo” em italiano, e retrata uma parada festiva imaginada por um palhaço. Segundo ele, o palhaço imagina o seu próprio funeral, numa atmosfera de festa e observado por

anjos, tudo misturado à força, fragilidade, sabedoria e ternura. Por onde passa, o Cirque du Soleil chama a atenção. De acordo com informações do www.cirquedusoleil.com a criatividade é o cerne de todos os seus esforços para explorar uma infinidade de possibilidades. Ainda de acordo com dados do site, a sede internacional localizada em Montreal representa um laboratório multiétnico de criatividade, onde as melhores mentes criativas, artesãos, especialistas em diversas áreas e artistas entre os melhores do mundo podem colaborar em projetos de criação.


15 FUI 1

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Foz do Iguaçu O

editor do Jornal Ipanema, Urbano Martins esteve entre os dias 20 e 22 de abril em Foz do Iguaçu para o lançamento do New Fiesta 2014, da Ford. O lançamento aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Bourbon e incluiu além da apresentação do carro e seu detalhamento técnico, com um show no encerramento do evento com participação da banda do Programa Altas Horas, da Rede Globo, apresentado por Serginho Groisman. Foz do Iguaçu, que fica no do estado do Paraná é o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul. Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. O laçamento do New Fiesta incluiu ainda um test drive para jornalistas convidados de todo o Brasil todo, pelas ruas de Foz de Iguaçu até a Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional, onde os novos modelos percorreram a pista que corta sobre a barragem até o lado paraguaio da Usina, passando por suas potentes turbinas.

Itaipu A Usina Hidrelétrica de Itaipu localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai foi construída por ambos os países no período de 1975 a 1982. Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo. Com seu lago perfazendo uma área de 1

350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 quilômetros ao norte, além de suas vinte unidades geradoras de setecentos megawatts cada, Itaipu tem uma potência de geração de 14 000 megawatts. É um empreendimento binacional administrada por Brasil e Paraguai no rio Paraná na seção de fronteira entre os dois países, a 15 km ao norte da Ponte da Amizade. Cataratas do Iguaçu Na programação de lançamento do News Fiesta 2004, da Ford, também constou visita a área das Cataratas do Iguaçu na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil 20%, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina 80%, fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. X Games Foz do Iguaçu Outro ponto destacado na programação foi a visita ao local de eventos do X Games Foz do Iguaçu 2013, edição brasileira do maior evento de esportes radicais do mundo. Foi a primeira cidade a sediar os X Games de Verão fora dos Estados Unidos, A cidade surpreendeu em todos os quesitos: cenário, receptividade e organização. A competição reuniu 178 atletas de 24 países, dos quais 25 do Brasil, segundo país a ganhar mais medalhas, depois dos Estados Unidos. O resultado confirmou o talento brasilei-

ro para os esportes radicais e firmou Foz do Iguaçu como destino dos esportes de ação. O evento teve 27 horas de transmissão ao vivo para 184 países, atingindo cerca de 430 milhões de lares, pela ESPN Internacional, criadora e organizadora dos X Games. A organização dos jogos trabalhou durante três meses para montar o evento em Foz do Iguaçu, com a criação de duas arenas de disputas: no Parque Infraero e no Parque Nacional do Iguaçu, em frente às Cataratas. Para finalizar a viagem, ainda como parte da programação recreativa, o grupo teve a oportunidade de fazer compras no free shopping London, na Argentina.


16

16 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Arte e moda na Itália Cida Haddad

A

Europa tem opções variadas de passeios e entre os lugares mais procurados pelos turistas está a Itália. O proprietário da Costa Turismo, Igor Caldini, comenta que o passeio por Roma, por exemplo, tem grande procura principalmente por quem aprecia arquitetura e artes. No chamado centro histórico de Roma há o Coliseu, que já recebeu batalhas entre gladiadores e foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno; e monumentos como o Pantheon, o Forum Romano, o Castelo Sant’Angelo, a Fontana di Trevi, a Piazza Navona e Piazza Venezia. Um passeio a pé resgata obras de Michelangelo e Leonardo Da Vinci e as belas artes continuam no Museu do Vaticano, na Basílica di San Pietro e na Capela Sistina, no

Vaticano, residência do papa. Caldini destaca que Roma é conhecida como a cidade das fontes e a Fontana di Trevi é a mais famosa delas. Na Itália, Caldini cita ainda Milão, com destaques para o Duomo di Milano, a catedral de estilo gótico, o Museo Nazionale della Scienza e a Tecnica para ver modelos e desenhos técnicos de Da Vinci. Falar em Milão é lembrar da A Última Ceia, afirma Caldini, pois vale ver de perto o afresco pintado por Leonardo Da Vinci em 1492, que está na parede da Basílica Santa Maria delle Grazie. Milão respira moda e a maioria das grandes marcas italianas e grifes internacionais têm sede na cidade.


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

11 de maio de 2013 - edição 715 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 35


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 37


38 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

Apartamentos Alugam-se

Casas Vendem-se

Comerciais Alugam-se

Comerciais Vendem-se

Terrenos


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMÓVEIS 39

Avisos e Editais

ESPAÇO EMPRESARIAL

Energia eólica é fonte em programa da Bloomberg Television

N

o dia 2 de maio, a produção do programa “Street Smart”, transmitido pela Bloomberg Television, esteve na Wobben Windpower para um dia de gravações. A equipe americana está no Brasil produzindo um documentário sobre o país que mostrará o contraste entre a energia não renovável – petróleo - e a energia limpa – eólica. Para falar sobre o assunto, o diretor comercial da empresa, Eduardo Lopes, foi entrevistado pela apresentadora, Trish Regan, que perguntou sobre o mercado eólico brasileiro, produção dos aerogeradores, instalação de usinas eólicas, as vantagens da energia eólica e as principais diferenças das fontes de energia. A equipe formada por Trish Regan, apresentadora; Jason Farkas, produtor executivo; Alyse Shorland e Blair Soden, produção e câmeras, já passou por São Paulo, Sorocaba e fará algumas gravações no Rio de Janeiro, antes de voltar para Nova Iorque.

Tênis usado vale desconto na compra do novo e parte da renda vai para a Apae Sorocaba Nos próximos dias 18 e 19 de maio, será realizada, no Studio RunUp, em Sorocaba, uma ação beneficente em prol da APAE Sorocaba. As pessoas que levarem um tênis usado, em bom estado de conservação, terão descontos de 20% na compra de um novo da marca Spira. O lucro das vendas, assim como os tênis usados, serão doados à Apae Sorocaba, que assiste cerca de 260 alunos com deficiências intelectuais. De acordo com Alex Nogueira, orador da Apae Sorocaba, esta é uma ação muito importante para a entidade. “O Studio RunUp e a marca de tênis Spira vão ajudar a melhorar, ainda mais, o nosso trabalho e alegrar nossos alunos”, conta. Augusto Arruda, proprietário do Studio RunUp, espera que a iniciativa solidária atraia muitas pessoas. “A ideia principal é ajudar a entidade. Selecionamos alguns dos melhores modelos de tênis Spira para esta ação e contamos com a participação de nossos amigos, alunos, clientes e de toda a população de Sorocaba e região”, convida. A ação beneficente acontecerá no sábado, dia 18, das 8 às 17 horas e, no dia 19, domingo, das 8 às 13 horas. O Studio RunUp fica na avenida Mário Campolim, 557 - Parque Campolim. Para mais informações, basta ligar para: (15) 3233-1660.

Jomar Bellini

Muddi visita Ipanema Profissionais da agência Muddi Publicidade, de Sorocaba, estiveram em visita à Rádio e Jornal Ipanema nesta semana. Representados pela diretora de atendi-

mento Duda Calegari, eles foram recepcionados pela gerente comercial Amélia Telles, do Jornal Ipanema, e pelo diretor artístico Valter Callis, da Rádio Ipanema.

Shopping inicia promoção que sorteará um carro zero quilometro Desde 20 de abril, os clientes do Plaza Shopping Itavuvu podem concorrer a um carro zero quilômetro em promoção que comemora o primeiro ano do mall da Zona Norte da cidade. A promoção “Plaza Shopping Itavuvu presenteia um show de carro pra você”, certificado Caixa nº 6-0299/2013 que sorteará um HB20, da Hyundai. A cada R$ 30 gastos nas lojas participantes, o consumidor terá direito a um cupom, que deverá ser retirado no balcão de trocas no shopping. É permitido, também, acumular

vários cupons fiscais de compras diversas em dias diferenciados até atingir o valor de R$ 30. Contudo, as frações superiores que não atingirem o valor para um segundo cupom serão desprezadas. Os cupons deverão ser depositados até às 22h de 18 de julho na urna que ficará na entrada do Plaza Shopping. O sorteio será realizado no dia 20 de julho, às 17h, com livre acesso do público. O regulamento completo, assim como a lista de lojas participantes, está disponível no site www.plazashoppingitavuvu.com.br.

Concurso cultural presenteia mães No mês que celebra todas as mamães do mundo, a Citroën Notre Dame quer te ajudar a dar um presentão: que tal um banho de seda e tratamento de rainha num SPA? Nesse Dia das Mães, isso pode acontecer – e o melhor, de graça. Em parceria com o SPA Sorocaba, a Notre Dame lança no Facebook o concurso cultural “Amor de Filho Notre Dame”, que encherá de mimos até as mães mais exigentes. Para participar, é preciso curtir as páginas das duas empresas na rede social (www.facebook.com/notredameoficial e www.facebook.com/spa.sorocaba) e responder, na página da Notre Dame, à pergunta “Por que sua mãe merece um dia de mordomia da Notre Dame?”. A ação segue até 17 de maio.

De acordo com Camila Bicudo, gerente de Marketing do Grupo Bicudo – ao qual pertencem as concessionárias Notre Dame em Sorocaba e Itu –, a participação é aberta a toda e qualquer pessoa, independentemente de ter ou não um veículo da marca. As postagens podem ser feitas até às 23h59 do dia 17. Um corpo de jurados escolherá a frase mais criativa no dia 20. A divulgação será via Facebook e site da concessionária (www. citroennotredame.com.br), no dia 21. A entrega do prêmio será realizada na própria loja, diretamente ao autor da frase, mediante apresentação de documento de identidade. O regulamento do concurso cultural está publicado na página no Facebook da Notre Dame.


40 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 41


42 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

IMテ天EIS 43


44 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

VEÍCULOS 45


46 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013

VEÍCULOS 47


48 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 11 de maio de 2013


Ano XI - nº 715 - 11 de maio de 2013

ESTA EDIÇÃO: 28 MIL EXEMPLARES • SOROCABA E REGIÃO

informe publicitário

lançamento | caputera

VIVA JUNTO À NATUREZA, AO LADO DOS PRINCIPAIS CENTROS COMERCIAIS DA CIDADE.

lotes a partir de 1.000 m2 em condomínio fechado foto do local

IMAGINE ESTAR JUNTO À NATUREZA, NO BAIRRO CONSIDERADO O PULMÃO DE SOROCABA E AO MESMO TEMPO FICAR BEM PRÓXIMO DOS PRINCIPAIS CENTROS COMERCIAIS DA CIDADE. ASSIM É O TEREZA MARIA. SÃO 51 LOTES A PARTIR DE 1.000 M2 COM PORTARIA 24 HORAS E UMA COMPLETA INFRAESTRUTURA PARA VOCÊ VIVER BEM, COM CONFORTO E TRANQÜILIDADE.


126 MIL M2 PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA VIVEREM COM TRANQUILIDADE E SEGURANÇA.

perspectiva ilustrada da portaria 24 horas

126 MIL M2 DE ÁREA TOTAL 35 MIL M2 DE ÁREA VERDE TOTAL INFRAESTRUTURA PORTARIA 24 HORAS


RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E À SUA QUALIDADE DE VIDA.

TOTAL INFRAESTRUTURA. ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE.

ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE.

IR VE

NO DI

A,

I OL DE E T AR DU

LA

A AS RU

lotes a partir de

1.000 m2

em condomínio fechado

.

26

33


Ta va re

Ra po so

ira

aulo

ue og . N ha Av adil P

Retorno

São P

r. Cdo ácio Av. reira In Pe

s

tonio Av. Ans Comitre Carlo

R Du ua ar Sa te la de din O o liv ei

ra

Araçoiaba da Serra

R D ua Pi olo M ai re ar a s ia Lo ra to

Rod. Dr. Charuri Celso

Av. São Paulo

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA • 5 MINUTOS DO SHOPPING IGUATEMI / ESPLANADA

Castelinho

• 3 MINUTOS DA AV. NOGUEIRA PADILHA • 6 MINUTOS DA SAÍDA PARA SÃO PAULO E CAMPINAS.

ACESSO PELA RODOVIA RAPOSO TAVARES, KM 94,5 ENTRADA PARA CAPUTERA. RUA SALADINO DUARTE DE OLIVEIRA, 3326.

• 10 MINUTOS DAS MELHORES ESCOLAS DA CIDADE E TAMBÉM DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA - UNISO

PLANTÃO DE VENDAS: (15) 3227-3479 PROJETO:

TPC

VENDAS:

ENGENHARIA E ARQUITETURA

PLANEJAMENTO E INCORPORAÇÃO:

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

(15) 3232-1545

www.bolinaengenharia.com.br

Alvará 366/2012 - PMS Processo Nº 26.695/09. Matrícula 164.828 - 02/04/2013. 1º CRIA.

CROQUI DE LOCALIZAÇÃO SEM ESCALA

TEREZA MARIA. PERTO DE TUDO O QUE VOCÊ MAIS GOSTA.


Jornal Ipanema_715_1105