Page 1

Educação Ano XI - nº 698 - 12 de janeiro de 2013

www.jornalipanema.com.br

Sorocabanos falam da experiência de morar na Inglaterra Pág.

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

7

Bipolar vive um mundo em

“preto e branco”

Uma pessoa com Transtorno Bipolar enxerga o mundo em “preto e branco”, perde o bom estado de ânimo, de humor, geralmente tem baixa tolerância, pode experimentar de crises de choro ou ficar extremamente irritadiça ou até agressiva. Esse é retrato da psicóloga sorocabana Osmeire Tobias para essas pessoas que sofrem dessa patologia, cujos diagnósticos podem demorar anos. Nesta edição, a explicação de especialistas e o depoimento de quem vive na pele essa doença mental. Págs.

15 e 16

Filtro solar é indispensável Caderno Negócios e Oportunidades Iprograme-se

Marina Lima canta no Sesc Sorocaba

Turismo

Rio de Janeiro é boa opção para o Carnaval

para a saúde da pele Pág.

8


2

ARQUIVO ABERTO

CIDA MUNIZ

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

cidamuniz@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

EDITORIAL

Sai Weldon entra Guebert O delegado geral da Polícia Civil, Maurício de Souza Blazeck, anunciou a troca do comando no Deinter-7 em Sorocaba. O delegado Weldon Carlos da Costa deixa o cargo e vai assumir como diretor de departamento do quadro da Secretaria de Segurança Pública. O novo diretor do Deinter-7 é o delegado Julio Gustavo Vieira Guebert.

Sherek deixa saudade

Mudança na seccional

O delegado Weldon Carlos da Costa vai deixar saudade no Deinter-7. Chamado carinhosamente de Sherek, Weldon sempre se mostrou solícito com os funcionários e manteve um ótimo relacionamento com os delegados, além de sempre se fazer presente nas solenidades e atender muito bem a imprensa.

Pe l o q u e t u d o i n d i c a , n o va s mudanças devem ocorrer na Polícia Civil de Sorocaba. Blazeck, que já foi Seccional em Sorocaba, deve retirar o delegado André Moron do cargo. Nos bastidores o comentário é que a vaga pode ser assumida pelo delegado José Augusto de Barros Pupim.

Fiscalizando O secretário de Segurança Pública de Sorocaba, coronel Roberto Montgomery Soares, vistoriou na quarta-feira (9) o escoramento realizado nas paredes da antiga fábrica Cianê que vai abrigar um shopping. A obra continua embargada após a queda de uma parede que causou a morte de sete pessoas. Já a rua comendador Oeterer deve ser liberada até o final deste mês.

Após uma tragédia como a queda da parede da Cianê, são inúmeros os comentários sobre o fato. Entre os que mais estão repercutindo é que funcionários avisaram que o muro poderia desabar. No Youtube há um vídeo do mês de outubro, onde um cidadão comum mostra a parede dizendo que ela poderia cair. Tragédia anunciada.

Ironia

Mudanças na GCM

A tragédia que culminou com as sete mortes ainda abala os sorocabanos. Ironicamente, durante a fiscalização, o jornalista Jomar Bellini fotografou um aviso sobre a importância de se evitar acidentes.

Falta fiscalização A rua Hermelino Matarazzo continua com a faixa azul exclusiva para ônibus nos horários de pico. Neste mesmo período é proibido estacionar do lado esquerdo da via, porém a fiscalização é falha. É comum veículos ficarem estacionados atrapalhando o trânsito. Cadê os amarelinhos?

Cadê Raul?

Os comentários

Fotos: Jomar Bellini

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que o desconto de 20% na conta de luz começará a ser aplicado em fevereiro. O anúncio foi feito durante reunião do Conselho de Monitoramento do Sistema Elétrico, na quarta-feira (9), em Brasília. Para Lobão, o país tem energia suficiente para cobrir suas necessidades e está livre do desabastecimento. Não fosse o desperdício, as contas de energia elétrica poderiam pesar ainda menos para o consumidor final ou para a indústria. E, de quebra, poderiam endossar com mais propriedade a garantia ministerial, principalmente em tempos em que apagões e panes ainda são tratados pelo governo como falha humana. Estudos da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) apontam que cerca de 10% dos 430 terawatt-hora (TWh) consumidos no país a cada ano são desperdiçados. Volume superior ao consumido pelo total da população do estado do Rio de Janeiro, que alcança cerca de 36 TWh. Ao comparar com outros países, o presidente da Abesco, José Starosta, explica que o índice corresponde a mais do dobro do observado na Alemanha, que desperdiça, em média, 4% de toda a energia consumida. Além disso, com esse desperdício de energia, são jogados fora, no Brasil, aproximadamente R$ 15 bilhões ao ano. Verba que poderia estar sendo reinvestida no setor elétrico, cujos maiores vilões são processos industriais obsoletos e sistemas de refrigeração, aquecimento e iluminação inadequados, além da falta de sistemas de automação que permitam, por exemplo, o desligamento automático quando não há pessoas presentes no local. Para que o Brasil atinja um nível de eficiência energética com patamares comparáveis aos de países avançados nesse tema, como Japão e Alemanha, é preciso incentivar os grandes empreendimentos industriais e comerciais a modernizarem seus sistemas de utilização de energia para reduzir os desperdícios estruturais. Como bem observa o presidente da Abesco, é “inaceitável” um percentual de desperdício tão elevado, principalmente em um momento em que se discute o risco de desabastecimento. A redução na tarifa, resultado de campanhas por preço justo, não é, pois, um prêmio na conta de quem há décadas arca, mensalmente, com o ônus de tanta ineficiência.

Fotomontagens: Magueta

O preço do desperdício

nomeado como diretor de Trânsito da Urbes - Trânsito e Transportes. Zanin é funcionário de carreira da GCM, há dois anos respondia pelo subcomando e há sete anos pela coordenadoria-adjunta da Defesa Civil de Sorocaba. Já o excomandante Carlos Eduardo Paschoini assume como diretor da Urbes.

E quem sumiu após o primeiro turno das eleições do ano passado foi Raul Marcelo. Após deixar claro que o seu partido, o PSOL, não apoiaria ninguém no segundo turno, o ex-deputado deu uma sumida e não tem sido visto pelos meios sociais. Raul Marcelo deve novamente ser candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa e com grande chance de ser eleito devido à exposição que teve no pleito do ano passado. Vale lembrar que toda a região recebe as imagens de TV geradas em Sorocaba.

A volta da Iara

A Guarda Civil Municipal trocou de comando. O subcomandante Benedito Zanin assume o comando em substituição a Carlos Eduardo Paschoini,

Já Iara Bernardi (PT) está de volta a Brasília. Iara assumiu na semana passada sua vaga como deputada federal e deve ser fundamental para trazer verba da União para Sorocaba e região, principalmente por ser do mesmo partido da presidente Dilma. Iara deve ser a ponte entre os governos Pannunzio e Dilma.


ARQUIVO ABERTO 3

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Iara Bernardi, pelo que tudo indica, deve cumprir o mandato de dois anos como deputada e não se candidatar à reeleição. O acordo para o deputado estadual Hamilton Pereira não disputar as prévias do PT para prefeito no ano passado, seria exatamente para Iara apoiá-lo para deputado federal em 2014. Como a deputada normalmente cumpre suas promessas, se isso for verdade Hamilton terá um forte apoio rumo a Brasília.

Via Morta

ARTIGO

Conto de fadas

Fotomontagem: Magueta

Mandato de dois anos

Mandato curto Quem deve também ter um mandato curto é o vereador Waldomiro de Freitas (PSD) que assumiu na vaga de Hélio Godoy que agora é secretário da Habitação. Godoy deve ficar no cargo até abril do próximo ano, prazo máximo para se desincompatibilizar, voltar à Câmara na vaga de Waldomiro e ser candidato a deputado estadual, dobrando com o ex-prefeito de Itu, Herculano Junior (PSD) que dever ser candidato a deputado federal.

Vereador mineiro Waldomiro de Freitas deve até se esforçar para ajudar a eleger Godoy, afinal, se ele for para a Assembleia Legislativa, ele volta para a Câmara e cumpre o restante do mandato. Waldomiro é o vereador meio mineiro. Vai comendo pelas bordas e tomando o seu espaço. Há quem aposte que daqui a pouco pode ser candidato a presidente da Câmara novamente.

Herdando funcionários Aliás, quem vai até o gabinete do vereador Waldomiro de Freitas pensa que Godoy ainda é vereador. Metade dos assessores de Waldomiro trabalhava com Godoy. Ninguém entende muito bem o porquê Waldomiro não ter montado a sua equipe completa.

Estranhos no ninho Aliás, novos assessores de vereadores têm causado estranheza na Câmara de Sorocaba. Isso porque foram realizadas algumas contratações por vereadores de funcionárias que nas eleições trabalharam para outros candidatos. Ninguém entende muito bem o que está ocorrendo.

Exonerações no Paço A semana foi movimentada na Prefeitura, após a lista de exonerações publicadas no Jornal do Município. Nas redes sociais, principalmente no Facebook, algumas indignações em razão

No final do ano passado a Prefeitura de Sorocaba já deu sinal do desgaste do programa Viva Viva que, aos domingos fechava a avenida Itavuvu, a partir do momento que apenas uma mão passou a ser interditada. O projeto recebeu muitas críticas de moradores e comerciantes que se sentiram prejudicados. Mesmo assim o projeto prosseguiu. Agora o prefeito Antonio Carlos Pannunzio está deixando sua marca e passa a ideia de reavaliar o projeto. Mas o comentário é que ele pode até voltar, mas será em um local que agrade a gregos e troianos. dos critérios das exonerações. Mas vale lembrar que o prefeito Antonio Carlos Pannunzio tem todo o direito de nomear e exonerar quem quiser, desde que esteja de acordo com a lei.

Carteira suspensa A primeira baixa do governo Antonio Carlos Pannunzio ocorreu esta semana. Após ser divulgado que o advogado Valdimir Tibúrcio da Silva teve sua carteira da OAB suspensa, ele pediu exoneração do cargo de Diretor Jurídico do Parque Tecnológico de Sorocaba. Quem assumiu no seu lugar é o advogado Anderson Machado. Mas isso não evitou o constrangimento da situação. Quem indicou Tibúrcio ficou mal com o chefe do Executivo.

Reação no Legislativo As exonerações no Paço refletem no Legislativo. Atuais e ex-vereadores haviam indicado alguns asseclas e agora acabou a mordomia. Pannunzio está mostrando a sua maneira de administrar, mas isso pode ser um chamado, tipo: quem executa sou eu. Vamos acompanhar os próximos lances.

Vida difícil Não deve ser fácil esse início de mandato para o prefeito Pannunzio. Na Câmara o vereador Marinho Marte (PPS) resolveu solicitar ao presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), que convoque os secretários municipais a prestarem esclarecimentos aos membros do Legislativo. Em início de mandato, principalmente para os novos titulares da pasta, não é fácil encarar os vereadores.

CPI da Cianê Os vereadores também devem, na volta do recesso, ou na sessão extraordinária marcada para a próxima semana, ocuparem a tribuna para falar sobre a tragédia da queda da parede da antiga fábrica Cianê, que vai abrigar um shopping e culminou com a morte de sete pessoas. Pode estar surgindo uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

Carnaval em pauta As polícias Militar e Civil, a Guarda Civil Municipal, o setor de Fiscalização da Prefeitura, a Urbes, Conselho Tutelar e a Secretaria da Cultura e Lazer se reuniram para falar sobre segurança no Carnaval. Ficou decidido que os blocos, as escolas e a Liga Sorocaba dos Blocos e Escolas de Samba deveram arcar com a segurança dos foliões e também disponibilizar ambulância nas áreas de concentração, desfile e dispersão dos blocos.

Medida cara e importante Cada bloco de Sorocaba recebe R$ 5 mil e quem não cumprir as exigências deste ano não receberá verba em 2014. A questão deve ser polêmica. Uma ambulância com UTI e médico, por pelo menos 5 horas, custa cerca de R$ 1.100,00. Já a segurança, com pelo menos 20 pessoas, também não sairá por menos que mil reais. Resultado: menos de 3 mil reais para contratação de banda, aparelhagem de som e outros equipamentos. Sem contar que alguns blocos vão precisar de mais de uma ambulância.

Decididamente a vida não é um conto de fadas; acordamos cedo, trabalhamos, estudamos, cuidamos de nossos entes queridos, auxiliamos aqui e acolá e, vez ou outra, encontramos a recompensa nos momentos felizes que construímos. Nem por isso viver deixa de ser bom, de valer realmente a pena, crescer com o aprendizado dos momentos difíceis, podendo olhar para trás e ver que superamos obstáculos que não nos achávamos preparados para tal, saímos fortalecidos, resistentes. Alguns seres, porém, alimentam mágoas por longos tempos, sem perceber o veneno que nos faz tão mal, seguramente só para quem a alimentou, remoeu, guardou, ruminou, para que meus amigos? Com que propósito, objetivo concreto você não sepultou esse grande mal chamado mágoa? Alimentar-se da alegria construída no dia a dia pode ser um propósito bem melhor para nossas vidas, mesmo não sendo um magnifico conto de fadas, com príncipes, princesas, reis e rainhas, mas com entusiasmo, compromisso com a vida e os seres que amamos, estimamos e atitudes positivas a vida pode e será melhor, melhor e melhor. E você, estando do alto de uma montanha, soberano, senhor de si me diria: Eu sei! Eu sei! Bem, se você sabe, tudo percebeu, ou fingiu que sabia, transmita aos seus próximos o bom modelo de vida, entusiasmo, alegria e anule toda mágoa que lhe cercar e seja feliz, mesmo que em momentos, pois a virada pode não ser um conto de fadas, mas como diria Gonzaguinha “é bonita, é bonita e é bonita”. Pense nisso, boa semana e um bom 2013.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Sessão extraordinária

O tempo e a felicidade O tempo voa. A infância é rápida e a adolescência só se torna longa porque queremos ter 18 anos logo. Para viver a liberdade. Principalmente para tirar a carteira de habilitação e sair por aí, todo poderoso, dono do mundo. Quando percebemos, somos avós. E nos realizamos em cada neto que surge. Ficamos maravilhados com seus primeiros passinhos, as primeiras palavras, as travessuras. Acompanhamos cada fase, cada conquista daquele pedaçinho de gente que, sempre feliz, nos chama de avô ou avó e desaba em nossos braços depois de uma corrida confusa, quando suas perninhas parecem trançar. Para nossa alegria o bebê vence a lei da gravidade e não leva tombo. Percebemos, com a idade, o quanto erramos. O quanto desobedecemos nossos pais, as dores de cabeça que demos a eles, as preocupações que sofreram quando dissemos: eu vou casar! E o nosso egoísmo? Lembra-se. Quanta teimosia. A gente pensava que era mais sábio que os nossos pais, que eles estavam ultrapassados, que poderíamos tudo. Quanta prepotência. Como eu era bobo, pois nem mesmo sabia avaliar a frase de Sócrates, o sábio filósofo que viveu antes de Cristo: Antes de procurar o conhecimento, eu sabia quase tudo de quase nada. Agora seu quase nada de quase tudo. Quando chega a idade, chega à verdadeira sabedoria. Quando vejo passar um veículo da Casa dos Sábios, que abriga idoso, eu reflito sobre a verdade contida no nome dessa instituição. E penso o quanto somos ingratos. Porque não respeitamos os nossos velhos. Achamos que eles estão ultrapassados, que atrapalham a nossa luta para acumularmos bens

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

e, muitas vezes, os abandonamos. A nossa correria, a falta de tempo, os muitos compromissos vedam a nossa capacidade de avaliar que existimos graças a esses idosos. Eles se esforçaram, dentro das suas possibilidades, para nos tornarmos seres humanos melhores. Mas, fazemos isso? Também, vivemos muitas fases da nossa vida sem notarmos o valor de cada amigo ou parente. Nem mesmo reconhecemos os nossos professores, principalmente dos primeiros anos escolares, com quem passamos mais tempo do que com os nossos pais. E eles foram fundamentais para a construção da nossa personalidade, da nossa consciência moral, do nosso espírito crítico. Eu pergunto a você: você jovem, que já está trabalhando ou estudando e você, adulto que já acumulou tanta experiência, ainda recorda o nome dos seus primeiros professores? E dos seus amigos? Dos amigos que frequentavam os mesmos locais que você? Aqueles do futebol, das noitadas, das viagens à praia onde você revelava seus sonhos, seus segredos e até saiam para paquerar juntos. Você lembra-se deles? Alguns ainda permanecem em sua memória? Esta história iria longe se eu fosse enumerar minhas amigas e amigos. Vou parar por aqui porque tenho muito e gosto de todos. Mas, recomendo: procure se lembrar das pessoas que foram ou são importantes em sua vida. Procure ser grato. Telefone. Mande e-mails. Se puder, abrace-os. Garanto que o seu Ano Novo vai começar muito melhor. Vamos, experimente. Não tenha medo de ser feliz. Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente de artes Gerente Geral - Jornal Ipanema Manoel D. Magueta Wilson Rossi Tiragem - 28.000 exemplares Gerente de Produção Distribuição - Sorocaba e Região Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Para votar o projeto que permite a liberação de verba para o Carnaval, o presidente da Câmara de Sorocaba, José Francisco Martinez (PSDB) convocou para quinta-feira, às 10 horas, sessões extraordinárias. A medida evita problemas jurídicos ao Paço, já que a liberação da verba contará com o aval do Legislativo.

Bancada evangélica Na Câmara o comentário é como se portará a bancada evangélica nessas sessões extraordinárias, já que o Carnaval não é bem visto pelo setor religioso. Mas o projeto deve ser aprovado.

Avesso ao microfone O prefeito Antonio Carlos Pannunzio, pelo que tudo indica, não ocupará espaço nas rádios da cidade às quartas-feiras como fizeram seus dois antecessores. Erro estratégico ou não, isso somente poderá ser avaliado daqui a alguns meses.

Fotomontagem: Magueta

ESPAÇO DO RUI

Manguinhas de fora

Já virou piada no Legislativo o apelido do vereador Rodrigo Manga (PP). Apesar de novato na Câmara, ele já faz parte da Mesa Diretora e teria conseguido outras benesses. Ao final todos dizem: as manguinhas estão de fora.

Férias com Ieda e Pedro Moron:

lembranças de um tempo que vale para sempre Janeiro e julho são os meses de férias escolares e para muita gente de descanso no trabalho. Uns vão para o campo, outros à praia e a casa de avós no interior de Minas como alguns amigos. Há os que ficam por aqui, em Sorocaba. Passam o tempo nas piscinas e nas matinês dos cinemas aproveitando o shopping para os sorvetes. Uma das férias mais gostosas que tivemos em família foi na Disney. O casal guia da turma de mais de 40 pessoas foi Ieda e Pedro Moron. Foram também minha filha Camila e a sua amiguinha Fernanda Bacelli, da Escola Santa Escolástica. Com medo da altura e com a coragem dos aventureiros, experimentamos a montanha russa considerada a maior do mundo que ficava no parque da cidade de Tampa. As pernas tremeram quando descemos. Na minha mesa de trabalho mantenho um lápis com um ponteiro no formato de uma câmera de filmagem de cinema. É a lembrança da Disney que permanece ao meu olhar todos os dias. A experiência e o conhecimento dos parques que Ieda e Pedro nos conduziam nas visitas a cada dia faziam render em muito as horas que passávamos juntos. Além de amigos, eles e seus filhos animavam todos os ambientes. A irmã do Pedro, professora Maria Inês Moron Pannunzio acompanhou nosso grupo. Revendo as fotos dos passeios vem à lembrança as fantásticas aventuras que vivemos durante 15 dias. Lá nos EUA ou aqui no Bairro Parada do Alto, o que vale mesmo é a emoção de ser criança em família, dizia uma das pessoas que esteve naquela turma e com quem conversei esta semana. Relembrava

a Clau que suas tias moravam perto do morro e que seus pais levavam os quatro filhos para brincar naquelas maravilhosas terras onde quase não morava ninguém. O parque natural com água e mata nativas, as galinhas da granja do tio João é que dava o sentido das brincadeiras para os primos se unirem na inocência de suas idades. O bonito de ouvir isso e poder escrever neste artigo é a lição que devemos ter em nossos corações. Não importa a distância e nem o valor a ser gasto nas férias. O que fica na memória de cada criança ou adolescente são as experiências e a presença dos pais e da família na sua história de vida. Aproveite as férias de seus filhos na escola e dedique o máximo do tempo para curtir essas horas com eles. Sente no chão, saia de mãos dadas, beije cada filho, diga que o ama e quer fazer parte das suas férias como pai e como mãe. Quando ele voltar à escola em fevereiro, se na memória dele só ficar as horas em frente à televisão e computador certamente quando for adulto, não terá como relembrar as emoções das aventuras de suas férias em família.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário Leia mais de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

5


6

ALE SCAPOL

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013 alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Beto Seabra escolheu o lugar mais badalado do momento: São Miguel dos Milagres, Alagoas. Praias paradisíacas e festas incríveis marcaram a viagem Estela Festa festou em Campinas, junto à Elba Ramalho

Viviane Marin foi para Barra de Santo Antônio, uma vila de pescadores charmosíssima no Nordeste Brasileiro

Ano novo, vida nova! Ano Novo é época de renovar energias, programar alegrias e planejar conquistas. Nada como um Réveillon animado para que o ano se inicie com o pé direito. Esses são alguns sorocabanos que escolheram lugares incríveis para comemorar essa data tão especial.

Fernanda Pintor festejou no Hotel Transamérica, na capital. Festa de arromba

Marcela Cordero escolheu as praias do Guarujá

Juliana Moura em Jurerê Internacional

Vinícius Klarosk achou o equilíbrio em São Milguel dos Milagres


EDUCAÇÃO

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

7

Formalidade é a principal característica dos ingleses Cida Haddad Estudar e trabalhar em outro país é uma experiência enriquecedora, afirma o professor de Inglês e que trabalha nas áreas de Comércio Exterior e Logística Internacional Guilherme Ferreira. Nos sete anos em que esteve em Londres, ele também trabalhou na área de Logística. Assim que chegou em Londres, Ferreira conta que o trânsito chamou sua atenção, pois estranhou a mão de direção, assim como o clima também sempre nublado, chuvoso. Ele cita ainda que os ingleses são muito

educados, respeitosos, apesar de serem um pouco mais frios se comparados aos brasileiros. Ele lembra que sempre ao perguntar como alguém estava, a resposta era “not too bad” e ele se questionava a razão de eles dizerem “não tão mal”. Um outro ponto comentado por Ferreira é o “amor” dos ingleses pelos pubs e cervejas. “É muito comum, depois do trabalho, as pessoas saírem e irem aos pubs e durante o verão elas tomarem sol após o trabalho”, comenta. Falam menos

O assessor de Comunicação Cristiano Sant’Ana também esteve na Inglaterra e assim como Ferreira co-

menta que os ingleses são mais frios e formais que os brasileiros e os cumprimentos geralmente são com “bom dia”, “boa noite” e não com beijos e abraços como os brasileiros. Sant’Ana também comenta que nas refeições não são vistas cenas como as que presenciamos em muitas casas de brasileiros com todos falando ao mesmo tempo durante o almoço, por exemplo. Segundo ele, uma pessoa só fala depois que a outra termina. A experiência na Inglaterra foi importante, na opinião de Sant’Ana, para incrementar o currículo quanto a idiomas, principalmente, pois quando ele voltou ao Brasil começou a trabalhar como tradutor. Sotaques diferentes Aprender diferentes sotaques e aprimorar o idioma Inglês também foram pontos considerados importantes na viagem à Inglaterra, durante o Intercâmbio de Grupo de Estudos da Fundação Rotária, do médico psiquiatra Henrique Antônio Imthurn. Durante a viagem, ele conta que

conheceu projetos sociais e os trabalhos de clínicas e hospitais. “Fazer parte do Intercâmbio de Grupo de Estudos é uma chance importante para que todos possam conhecer mais sobre a cultura e costumes de diferentes pessoas”, diz. O médico, por conta do programa do Rotary, já recebeu pessoas de outros países em sua residência e os estrangeiros, diz ele, os ambientes familiar e social são os que eles mais veem como diferencial do Brasil.

Inscrições abertas para cursos de Especialização e MBA A Escola de Negócios Uniso, voltada à formação na Pós-Graduação Lato Sensu, está oferecendo seis cursos de MBA e um de Especialização. As inscrições vão até o dia 18 de janeiro, pela internet, no endereço www. escoladenegociosuniso.com.br, que também disponibiliza informações detalhadas de cada curso. Mais informações: (15) 2101-4000/4008.


8

CORPO EM FORMA / SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

A importância do filtro solar no verão No verão as pessoas usam e abusam do sol, principalmente no pior horário, isto é, das 10 às 16 horas. E a maioria dessas pessoas conhece a relação do sol com o câncer de pele, envelhecimento precoce do tegumento e as manchas. Mesmo assim, a cada dez anos dobram os casos de câncer de pele no mundo, principalmente nos trópicos. Entre nós, as estimativas apontam para 40 a 50 mil novos casos/ano. Porém, vários países já estão fora dessa estatística, tendo em vista as campanhas preventivas, como a Austrália, Escócia, Suécia e Canadá. Existem dois tipos de câncer de pele: carcinoma (92%) e melanoma (8%), que é o tipo mais grave. No interior do estado de São Paulo a incidência do melanoma é de 4,5 a 4,8 casos por 100 mil habitantes. A pele se protege do sol através de um pigmento denominado melanina, que é produzido pelos melanoblastos existentes na camada basal do tegumento. A produção do pigmento aumenta com o sol, vitaminas A e C, hormônios e gravidez. Existem seis tipos de pele. O fototipo 1 tem a pele muito branca, olhos e cabelos claros e nunca se bronzeia, enquanto os fototipos 5 e 6 são os mulatos e os negros. A grande maioria dos brasileiros tem fototipo 4, cuja pele é branca, mas consegue escurecer com o sol. Entre os fatores de risco do câncer de pele citam-se: antecedentes

familiares, história de queimaduras solares, presença de sardas (manchas pardacentas), pele clara, incapacidade para bronzear e nevos pigmentados múltiplos, que são manchas pequenas, redondas, castanhas ou enegrecidas. O nosso país, com 8.500 quilômetros de litoral e um número infindável de praias, fica difícil evitar a exposição ao sol. Por isso, o brasileiro é viciado num banho de sol. Mas é preciso encarar o sol com bom senso, usando as diferentes formas de proteção, como chapéu, guarda-sol, camiseta, filtro solar etc. O filtro para funcionar deve ter um fator de proteção correto e a forma ideal de aplicação. Para nossa pele o fator mínimo é 15, mas a partir de 30 o grau de proteção aumenta pouco, além do preço que aumenta muito. Assim, enquanto o fator 30 protege 93% dos raios solares, o de 60 protege 98%. Existe uma ideia errada entre as pessoas, que associam o número do fator ao grau de exposição. Assim, não é verdade que o fator 60 permite uma exposição 60 vezes maior. A quantidade do produto também é fundamental. Para a proteção de uma pessoa de 60 quilos é necessário usar 30 mililitros do produto para cobrir o corpo todo. Um vidro normal de protetor solar dura, no máximo, quatro aplicações, enquanto a maioria das

pessoas por economia usa o mesmo vidro em doses homeopáticas por meses. Por isso, corre o risco de perder o prazo de validade. Também a água do mar pode apagar a data de eficácia do produto. Aliás, os grandes fabricantes informam através da central de atendimento a condição do produto pelo número do lote. Todos os protetores devem ser aplicados em casa e espalhados pelo corpo, meia hora antes da exposição ao sol, com a finalidade de formar um filme sobre a pele, impedindo sua eliminação com o suor. Durante o banho de sol os dermatologistas recomendam a reaplicação do produto a cada duas horas. Finalmente, não existe filtro solar totalmente resistente a água do mar ou da piscina por tempo indeterminado. Para manter o efeito protetor, o tempo máximo de exposição à água deve ser de 80

minutos. Ainda, o uso do protetor é obrigatório mesmo na sombra, inclusive nos dias nublados. Nunca usar em crianças abaixo dos seis meses de idade ou nas pessoas alérgicas ao produto. É sempre bom lembrar que a água, areia e concreto refletem os raios do sol, aumentando o poder de agressão. Por isso, para aproveitar os dias ensolarados de verão, a palavra de ordem é bom senso e filtro solar, a fim de evitar as famosas queimaduras, que é um processo inflamatório da pele, assim como os diversos tipos de câncer. Professor Doutor Mário Cândido de Oliveira Gomes, infectologista e clínico geral


CORPO EM FORMA / SAÚDE 9

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Férias exigem cuidados com alimentação das crianças Nas férias escolares, as crianças precisam de muita energia para brincar em casa, no playground, no clube ou na praia. Por isso, uma alimentação saudável pode ajudar. Como neste período alguns hábitos alimentares e horários das refeições são alterados para dar espaço à diversão, é preciso que os pais fiquem atentos. O programa “Meu Pratinho Saudável”, derivado do “Meu Prato Saudável”, maior projeto de reorientação alimentar do país idealizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Instituto do Coração (Incor), unidades ligadas à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que é possível manter o cuidado com a alimentação das crianças mesmo nesta época do ano. Segundo Lara Natacci, nutricionista do programa, é importante que se mantenham os horários para as refeições e lanches das crianças. A alimentação, explica a nutricionista, deve ter um bom fracionamento, como, por exemplo, três refeições principais e dois a três pequenos lanches intermediários, para que não ocorra diminuição do metabolismo e para que a digestão seja adequada.

“Isso também evita que a criança procure por guloseimas e que exagere na próxima refeição, uma vez que não ficará com fome nos intervalos”, informa Lara. Embora esta seja uma época de diversão, é preciso que os pais estejam atentos aos excessos de doces, refrigerantes e guloseimas. Segundo a nutricionista, esses alimentos podem ser consumidos com moderação, mas não podem substituir os que são ricos em nutrientes e nem serem ingeridos em grande quantidade. Outra dica importante, e até mais fácil, é o incentivo de atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico. “É importante estimular a prática regular de atividades físicas no período de férias, para garantir um bom gasto de energia e manter hábitos saudáveis”, afirma a nutricionista. Nas férias, com a alta da temperatura, também é importante que a criança tenha uma boa oferta de líquidos, principalmente água pura, complementando com sucos de frutas frescas. Mais informações, receitas e dicas de pratos criativos podem ser obtidas no site www.meupratinhosaudável.com.br.

Veja algumas dicas de como garantir uma alimentação saudável durante as férias: • Mantenha o consumo de alimentos saudáveis; • Mantenha horários para refeições e lanches; • Incentive atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico; • Continue limitando o consumo de alimentos na frente da televisão ou do computador;

• Mantenha uma boa oferta de líquidos para a criança; • Evite usar sobremesas e doces como uma compensação por ter comido direito; • Envolva a criança no planejamento, compra e preparo dos alimentos; • Sente à mesa junto com a criança e coma com ela a mesma comida.


10

PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Gisele Molina

Fernanda Fabri e as schinzetes

Preparação para o Carnaval A Mandala Choperia deu o “pontapé “inicial para as folias do Momo e o Carnatal entrou para o calendário sorocabano. A tradicional feijoada, que antecede a folia, acontece no dia 27 de janeiro. Garanta seu abadá. Cris Tobias

Pedro Adami

Patricia Moura, Edgar Gonçalves e Júnior Nicoletti


ROTEIRO GOURMET 11

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Arroz integral com passas e vinho branco Ingredientes: 3 xícaras (chá) de arroz integral cru ½ xícara (chá) de uva passa ½ xícara de chá de amêndoas torradas 9 xícara(s) (chá) de água 1 colher (sopa) de azeite 1 colher (chá) de sal 1 cebola pequena picada 1 xícara (chá) de vinho branco Preparo: Em uma panela, refogue a cebola até “dourar”. Acrescente o arroz, o sal as passas e as amêndoas. Deixe cozinhar em fogo brando, quando estiver começando a secar adicione o vinho branco e deixe cozinhar até a água quase secar e então desligue e deixe descansar com a panela tampada. Sirva a seguir.

Bolo de frutas Ingredientes: 1 xícara de chá de ameixa seca (previamente deixada de molho em 2 xícaras de água por 4 horas) 2 ovos 1 clara 1/2 xícara de chá de creme vegetal derretido suco de 1 laranja 1 xícara de chá de farinha de trigo 1 xícara de chá de aveia 1 xícara de chá de adoçante a granel 1 colher de sopa de fermento 1 colher de sopa de uva passa 1 colher de sopa de damasco 1 colher de sopa de maçã desidratada 1 colher de sopa de nozes picadas Preparo: Coloque no liquidificador os ovos, a clara, a margarina, o suco de laranja e as ameixas. Bata bem despeje em uma vasilha e acrescente a farinha e a aveia, misturando até obter uma massa homogênea. Coloque junto o fermento, a uva passa, o damasco, a maca e as nozes picadas. Leve para assar por 40 minutos em forma de pão untada.

Farofa de Soja Ingredientes: 2 copos americanos de soja cozida 3 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas 2 dentes de alho 1 cebola média picada 1 colher de sopa de salsinha picada 1 colher de sopa de cebolinha picada 300g de farinha de mandioca 1 colher de sobremesa de azeite

Preparo: Numa panela “doure” a cebola e em seguida acrescente o alho. Coloque a soja cozida e adicione uma pitada de sal. Acrescente a farinha até ficar no ponto desejado. Por último coloque a salsinha e a cebolinha e sirva.

Salada Meu Prato Saudável com molho de iogurte Ingredientes: 1 prato raso de rúcula 1 prato raso de alface americana 1 prato raso de alface roxa 2 xícaras de tomate cereja 4 nozes picadas 4 castanhas do Brasil picadas 6 damascos secos picados Preparo: Misturar todos os ingredientes em uma saladeira e servir.

Molho de iogurte

Ingredientes: 1 copo de iogurte natural desnatado 1 colher (sopa) de hortelã picada 1 colher (sopa) de suco de limão 2 colher (sopa) de azeite de oliva Sal a gosto Preparo: Misture muito bem todos os ingredientes.


12

RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

IPAN TV

Participação especial E quem sempre está atento aos boletins culturais que vão ao ar no Jornal da Ipanema (IPA FM) tem o privilégio de curtir a participação especial do jornalista Erick Rodrigues, às sextas-feitas, comentando sobre cinema, lançamentos de filmes e clássicos. Sou fã desse garoto por sua inteligência e competência. Erick também mantém um blog chamado “mudando de canal” em nosso portal jornalipanema.com.br. Vale conferir!

No programa Ipan TV desta semana, Kiko Pagliato recebe a professora-doutora Sônia Chébel para um bate-papo permeado com os blocos literatura, onde recebemos a jornalista Dagmar Hernandes; moda com Paulinho Godoi e Priscilla Zanelatto dando dicas para o verão; Urbano Martins com a memória da TV entre outros. Confira os canais e horários de exibição em nosso portal www.jornalipanema.com.br/ipantv.

Cultura digital

Espaço de Cultura Digital “Internet Livre” - 16 vagas Inscrições no local Indicação: 14 anos - Gratuito

Sem derreter... Em “A rádio-novela no século vinte e um”, que acontecerá no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratining, 555) nos dias 16, 23 e 30, das 18h30 às 21h30, o doutor em literatura pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Wilson Alves Bezerra, apresentará uma revisitação à rádio-novela clássica, através de exemplos brasileiros e argentinos, proporcionando ao público formas de produção de conteúdo radiofônico digital contemporâneo.

No calor do verão, como fazer para a maquiagem não “derreter” ao longo do dia? Que produtos ter na bolsa para retocar seu look? O maquiador da Natura, Marcos Costa, explica que o primeiro e mais importante passo é a preparação da pele. “É indispensável um tratamento adequado com limpeza, tônico e um produto específico para o tipo de pele, especialmente no calor. O hidratante e o protetor solar também são indispensáveis”. Estes cuidados devem incluir também os lábios, para fixar melhor o batom ou gloss. Somente depois desta etapa começa a elaboração da maquiagem propriamente dita. O segundo passo é a aplicação do pré-maquiagem em todo o rosto, seguida da base, que deve ser usada com suaves batidinhas, sem esfregar. Quem tem alguma marca no rosto, ou mesmo as famigeradas olheiras, deve passar o corretivo, “O ideal é passar aos poucos, sem exagerar, para ficar natural”, ensina Marcos Costa. Por fim, aplicar o pó compacto, “Em geral indico para quem tem pele mista ou oleosa, mas no calor ele pode ser usado também em peles secas”. Para a boca, o ideal é aplicar um lápis de contorno de lábios, que prolonga a duração do batom.

Modelo: Daniella Novaes Foto: Eduardo Delfim Retoques ao longo do dia O maquiador da Natura indica ainda aqueles produtos essenciais para ter na necessaire e retocar o look ao longo do dia. “O ideal é ter o batom escolhido, o pó compacto para passar nas áreas críticas e um lápis para reforçar os traços que esfumarem naturalmente com o passar das horas”, finaliza.


TEYLOR SOARES

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

13

teylor@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Sextas sertanejas O Santa Victoria Cittá está cada vez mais legal, com as melhores sextas sertanejas da cidade, um público cada vez mais bonito e os descolados curtindo ao som das melhores duplas da cidade. E se preparem que vem novidade por aí.

Poft do Elephant Club

Gabriela Fernandes Ana Cristina

Nicole Garcia

Eloisa Mesquita

Luiza Romero

Feijoada do Boca a Boca O Carnaval está chegando e com eles as várias feijoadas que os blocos e clubes da cidade organizam. Um dos mais esperados é a feijoada do Boca a Boca no Monteiro Lobato que já tem data marcada para o dia 3 de fevereiro. Garanta seus convites e não perca a apresentação da banda Café Brasil e bateria da Beija-Flor de Nilópolis.

veja mais educacao

Luciana Bertoline


14

GUYMA BADDINIPUSTIGLIONE GABY CAMARGO JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

14

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

A exemplo do que acontece há muito tempo, a turma que se encontra para jogar futebol no Clube de Campo de Sorocaba realizou sua tradicional festa de confraternização. Domingues e Amadeu de Camargo

Fotos: SZS Assessoria de Imprensa

Esportes e muita amizade

As amigas reunidas

Tradicional encontro das

amigas da onça Robson Fugeta, Marcos Piterson e Jorge

Aconteceu em grande estilo o tradicional encontro para revelação da amiga da onça entre amigas da sociedade sorocabana. Criatividade e bom gosto nos presentes escolhidos pelas amigas.

Paula Fernal e Salete Muraro

Fran Ramires e Rosana Moreno

Fernanda Pintor e Kátia Cassiolato

Estela Festa e Breno Camargo Pustglione

Silvia Rozendo e Tati Abrão


ALERTA 15

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Da depressão

“Em crise de euforia, me achava a Mulher Maravilha”

à mania

O transtorno bipolar é progressivo e leva à perda da função de neurônios, segundo novos estudos, liderados por pesquisadores brasileiros. A doença, caracterizada pela alternância entre depressão e euforia (mania, como os médicos dizem), atinge 2,2% da população: são 4,2 milhões de brasileiros. Crises bipolares não têm nada a ver com as mudanças de humor da pessoa “de lua”, que passa uma manhã agitada ou se irrita facilmente. Um episódio de mania pode durar dias ou semanas e levar a alteração do sono, perda do senso crítico e comportamentos compulsivos como comprar demais ou consumir álcool e drogas. Como tantos outros nomes de patologias, a expressão “bipolar” é usada fora do contexto médico. “Há um entendimento errado da bipolaridade. É uma doença muito grave, com uma série de sintomas. Mudar de humor rapidamente não faz o diagnóstico”, diz o psiquiatra Beny Lafer, coordenador do Programa de Transtorno Bipolar do Hospital das Clínicas de São Paulo. Banalização A bipolaridade é a doença mental que mais mata por suicídio: cerca de 15% dos doentes se matam. Os pacientes têm um risco 28 vezes maior de apresentar comportamento suicida do que o resto da população e até metade dos doentes tenta se matar, mostram levantamentos. “A expectativa de vida de homens bipolares é 13 anos menor e de mulheres bipolares é 12 anos menor do que a da população em geral, segundo um estudo dinamarquês. A expectativa de vida do bipolar é comparável à do esquizofrênico”, diz o psiquiatra Fábio Gomes de Matos e Souza, professor e também pesquisador da Universidade Federal do Ceará. Considerando a gravidade, os médicos todos criticam a popularização do termo. “É banalizar a doença. Estar triste é uma coisa, estar deprimido e não conseguir sair de casa é outra”, diz a psiquiatra Ângela Scippa, presidente da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar. De acordo com as últimas descobertas científicas, as crises de euforia e depressão são tóxicas ao cérebro.

Maria Cristina Pereira de Oliveira, 63, é empresária. Ela tem o transtorno desde criança, mas só teve o diagnóstico aos 44 anos

Enxurrada no cérebro O grupo do psiquiatra Flávio Kapczinski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é referência na área e publicou artigos em novembro e dezembro nas revistas “Translational Psychiatry” e “Current Psychiatry Reports”. “Assim como o organismo do diabético sofre com os picos de glicemia, o cérebro de quem tem transtorno bipolar não controlado sofre com o excesso de neurotransmissores”, diz Kapczinski. As crises são acompanhadas da descarga de substâncias como dopamina e glutamato. Na tentativa de controlar o incêndio, o organismo manda para a região células protetoras. “Essas células produzem inflamação, causando a perda de conexões entre neurônios. São os achados mais recentes, nem estão publicados ainda”, adianta. Após cinco episódios do transtorno perde-se 10% do hipocampo, área responsável pela memória, estima o psiquiatra Matos e Souza. A médio prazo, a doença fica mais grave e as crises, frequentes e fortes. O doente responde cada vez menos à medicação. “Ele passa a ter problemas de memória, planejamento e concentração, funções ligadas à parte frontal do cérebro”, diz Kapczinski.

Avener Prado/Folhapress

Transtorno mental que mais provoca suicídios, a bipolaridade é uma doença progressiva que acaba comprometendo as conexões entre neurônios, mostram as últimas pesquisas

“Sempre fui diferente. Na escola fazia coisas demais, era brilhante demais e, de repente, ficava triste. Passei parte da vida tentando entender por que tinha os sentimentos tão violentos. Perto dos 40 anos, procurei uma psicóloga. Achava que era alcoólatra. Sempre bebi bastante. A bebida tinha se tornado indispensável para mim, a agonia era tanta que só bebendo melhorava. A psicóloga foi clara: ‘Você de alcoólatra não tem nada’. Pediu que eu fosse a um psiquiatra. Depois de relutar, fui e veio o diagnóstico de transtorno bipolar, aos 44. Ainda me achava ‘Mulher Maravilha’. Hoje sei que tinha crises de euforia. É convidativo ser bipolar na euforia. Mas é uma agitação falsa, você logo se dispersa ou se cansa. Achava que ninguém era mais competente do que eu. Meu pensamento era em alta voltagem. Se uma pessoa falasse devagar, já me irritava. Enquanto eu conversava, fazia na cabeça a agenda do dia. O médico me passava remédios, mas eu não tomava. Pensava: “Por que vou me tratar se sou o máximo?”. Foi um desastre, porque aí tive uma crise de depressão grave. Era empresária. Um dia, travei dentro do carro. Tiveram que me tirar de lá, me levaram para casa e eu levei dois anos para sair de novo. Só então aceitei o tratamento. Demorou até acertar a medicação. Não cheguei a ser internada, mas não podia ficar sozinha. Meu pensamento recorrente era melhorar para poder me matar. Depois de dois anos, me estabilizei e voltei a trabalhar. No final, não consegui. Tive de fechar a agência de eventos. Minha autoestima ficou no pé, mas eu não segurava a tensão de ser empresária. Foi quando conheci a Abrata (associação de apoio a bipolares). Fui forçada a ir pela médica e quando cheguei me senti em casa. Ali tinha gente como eu. A gente se identifica com os detalhes. Quando a dosagem de medicação está alta, a gente treme e derruba o café. Lá não sentia vergonha de derrubar café. Fui voluntária por dez anos lá. Hoje trabalho em um projeto meu, para crianças com transtornos de humor. Ser produtiva de novo é ótimo. Tive várias crises nos últimos 20 anos. Às vezes acordo triste e depois fico irritada. Sempre me controlo. Tenho faróis internos. Quando está no amarelo já fico atenta. Sei o que me faz mal. Evito multidões, não saio à noite, não dirijo. Eu engano bem. Isso tem um custo, não é fácil, mas com toda doença é assim, tem que aprender a lidar”. MARIA CRISTINA PEREIRA DE OLIVEIRA Continua na página 16


16 ALERTA

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Continuação da página 15

Diagnóstico pode demorar dez anos Os primeiros surtos de transtorno bipolar surgem como crises de depressão em 60% dos casos, daí a dificuldade no diagnóstico. O transtorno aparece, em geral, até os 25 anos. Quando a doença se manifesta como mania, os sintomas são confundidos com os de esquizofrenia (megalomania, alucinações). “O diagnóstico leva até dez anos”, afirma Helena Calil, psiquiatra e professora da Unifesp. A dificuldade de determinar a doença é comum entre os transtornos mentais, lembra Jair Soares, psiquiatra brasileiro e pesquisador na Universidade do Texas em Houston (EUA). Não há um marcador biológico que possa ser medido em um teste. “Dependemos do diagnóstico clínico, da descrição dos sintomas pelo paciente”, completa Soares. A avaliação clínica não consegue diferenciar uma depressão bipolar de outras. “O tratamento com antidepressivo puro pode agravar a doença. É um risco.

Às vezes, só assim para descobrir”, diz a psiquiatra Ângela Scippa. Os casos mais complexos envolvem crises de hipomania, uma mania leve que pode aparecer como ciúme ou irritabilidade. Sentimentos normais que, no bipolar, são exagerados e causam prejuízos à vida - essa é a fronteira entre normal

e patológico. O alerta deve vir quando a família se queixa de instabilidade: a pessoa mostra alterações visíveis e fases de normalidade. Outros sinais são: histórico familiar (80% dos casos são hereditários), alterações no sono e uso de álcool e drogas (metade dos bipolares é dependente).

Hipomania leve Antes, o transtorno bipolar era conhecido como psicose maníaco-depressiva e incluía casos mais graves. Agora, se discute se pessoas com depressão e hipomania leve (irritadas, ciumentas demais) devem ser tratadas como bipolares - metade dos que sofrem de depressão se enquadra no perfil. Ou seja, 10% da população. “Já há evidências científicas para isso”, defende o psiquiatra Teng Chei Tung, do Hospital das Clínicas da USP. Para Soares, se a caracterização for expandida demais, corre o risco de abarcar gente que não se beneficiará com o tratamento. “Será que vamos tratar pacientes que, em vez de melhorar, vão piorar?”, diz. A psicoterapia aumenta a adesão ao tratamento com remédios e ajuda a pessoa a conhecer os gatilhos das crises. “É importante, mas complementar”, diz Leandro Malloy-Diniz, da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. (Juliana Vines/Folhapress)

O mundo em preto e branco Muito já se falou sobre o Transtorno Bipolar, a ponto de estar havendo uma banalização da concreta e delicada natureza dessa patologia psíquica/mental. Em especial sobre os sintomas, confundindo-se e generalizando todo e qualquer sintoma que seja similar para se “diagnosticar” mesmo que de forma empírica que alguém tem esse transtorno. Quando, na verdade, mais do que os sintomas fica a importância da presença de um profissional pela necessidade de se analisar as características desses sintomas, a frequência e intensidade com que ocorrem e desde que idade acontecem. Até porque em algumas fases e faixas etárias de nossas vidas existem sintomas que fazem parte do amadurecimento delas. Como exemplo, um adolescente que vive oscilando de humor. Existe, nesse caso específico, mudanças de ordem hormonal que justificam e explicam tais sintomas. Também porque na atualidade com o nível de ansiedade/angústia que experimentamos pelas mudanças constantes e rápidas demasiadamente, de certa forma todos experimentamos vez ou outra dos sintomas como oscilação de humor,

de estado de ânimo, algumas “pequenas compulsões” para compensar a frustração do consumismo exacerbado que vivemos. É muito importante que seja lançado um olhar especial aos familiares, pois só quem convive com uma pessoa bipolar sabe o quanto é complicado não se deixar “contaminar”, e explicando melhor isso: uma pessoa com esse transtorno enxerga o mundo em “preto e branco”, perde o bom estado de ânimo, de humor, geralmente tem baixa tolerância, pode experimentar de crises de choro ou ficar extremamente irritadiça ou até agressiva. Experimenta de grande sofrimento psicológico, com interferências em sua vida social e familiar, independente de idade ou sexo. Com isso é simples entender que o contexto onde vive essa pessoa é altamente tenso e de grande instabilidade emocional. Com isso fica aqui uma reflexão: tratar o paciente bipolar com certeza é muito importante, inclusive gostaria de salientar que a “casadinha” em alguns casos com suporte medicamentoso supervisionado e terapia são fundamentais. Mas com certeza é muito importante que os familiares busquem também, no mínimo, uma orientação psicológica regular, pensando até na orientação de

como agir com a pessoa bipolar para colaborar com o tratamento e em especial para não se “contaminar”. O humor do bipolar é quase sempre de tristeza ou angústia, uma irritabilidade constante com frequência demonstra ansiedade, sensação de medo e por vezes de persecutoriedade (tem a sensação que estão contra ele, que o querem prejudicar, sente-se perseguido). Ocorre geralmente a perda do interesse por atividades que lhe eram agradáveis, alteração do sono e do apetite, para mais ou menos; perda do interesse sexual, e sensação de abandono. Podem demonstrar desleixo com a aparência, ficar num estado de prostração, dores de cabeça e outros sintomas que irão variar de pessoa para pessoa. As causas podem ter origem em fatores genéticos, histórico familiar, medicamentos, uso de drogas, incluindo álcool, algumas situações de vida, como estresse, situação econômica, desemprego, rompimento de relacionamentos afetivos/amorosos. Assim como o luto, que pode desencadear uma fase depressiva e ser o gatilho para evidenciar o transtorno bipolar. Quanto mais a família conhecer sobre a patologia, mais fácil fica a compreensão de que o comporta-

mento daquela pessoa está ligado a sintomas de uma doença. Essa atitude de compreensão conciliada com firmeza auxiliam os familiares a não gerarem reações agressivas ou raivosas diante da situação. Algumas terapias, aconselhamentos familiares ou grupo de apoio, podem colaborar no entendimento dos aspectos da patologia e numa comunicação mais eficaz. Também é importante que a família e pessoas mais próximas ofereçam um relacionamento normal, demonstrando afeição, respeito, oferecendo incentivos, elogios e atividades; não censurando o comportamento demasiadamente. Osmeire Tobias Mendes, psicóloga clínica

Leia reportagem na íntegra no www.jornalipanema.com.br


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

12 de janeiro de 2013 - edição 698 www.jornalipanema.com.br Fotos: Juliana Moraes

Empresa é escolhida pela ABIT/ABDI

para participar de projeto especial Apenas 29 empresas de todo o país foram escolhidas pela ABIT e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) para participar do projeto “Gestão da Inovação para Roupas Profissionais”. A empresa sorocabana Rota Uniformes, foi uma das convidadas a participar do projeto e representar a cidade. Reconhecida pela confecção de uniformes escolares, a loja também é fornecedora no setor de uniformes profissionais. As empresas receberão gratuitamente um treinamento e consultoria sobre inovação na produção empresarial. Aumentar a competitividade e as ações inovadoras na indústria têxtil nacional e impulsionar o desenvolvimento tecnológico do setor e de confecção de uniformes e roupas de uso profissional estão entre

os principais objetivos do projeto. A alta qualidade, performance inovadora e a cartela de clientes, composta por empresas de variados portes, inclusive de multinacionais da cidade, reforçam os motivos pelos quais a empresa foi escolhida pela ABIT/ ABDI. “Este é um momento significativo para nossa empresa, porque estaremos nos preparando para as inovações de forma p r á t ic a e o b j e t iva . In d i c a , t a m b é m , a importância do nosso trabalho e ressalta a qualidade dos nossos produtos, afinal, foram

João Guariglia, diretor da Rota Uniformes

apenas 29 selecionados em todo o Brasil!”, diz João Guariglia, diretor da Rota Uniformes. Foram selecionadas para participar, empresas de médio porte que possuem capacidade de inovação, mas que necessitam de gerenciamento de produtos e processos, ambientes e pessoas. De acordo com o perfil de cada empresa, haverá aulas técnicas de marketing, planejamento estratégico, benchmarking, além de mais de mil horas de consultoria para a implantação de um novo programa de gestão.


2

ESPAÇO EMPRESARIAL

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Apevo afere a pressão em parceria com a Farmamed

A Associação de Aposentados e Pensionistas de Votorantim – Apevo oferece todo o 5° dia útil de cada mês, a aferição de pressão arterial gratuita

Além de atendimentos diversificados como Odontologia, Fisioterapia, Geriatria, Acupuntura e outros serviços, a Associação de Aposentados e Pensionistas de Votorantim – Apevo oferece todo o 5° dia útil de cada mês, a aferição de pressão arterial gratuita. Este serviço é realizado em parceria com a Farmamed de Votorantim. Num só dia, são mais de 50 pessoas que solicitam o serviço gratuito, segundo a técnica de enfermagem

da Farmamed, Josefa de Oliveira. O presidente da Apevo, Aristides Vieira Fernandes, explicou que as preocupações da entidade estão relacionadas ao bem estar dos associados e não associados. “A aferição de pressão, por exemplo, é um serviço à disposição de toda a comunidade. Quando pensamos em melhorar os nossos serviços, como a ampliação da sede e novas instalações, pensamos também, em oferecer melhorias à população que nos cerca”.

Associação Comercial divulga sorteados em campanha de Natal O cliente das Óticas Carol, Carlos Baptista Santos, foi o grande premiado da Campanha “Com o sorteio Acso, seu Natal é premiado”, promovida pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso), que teve o objetivo de estimular as vendas no comércio da cidade no final do ano. O cupom do consumidor, que neste sábado (12) receberá as chaves de um carro Zero Quilômetro, da marca Hyundai modelo HB20, foi sorteado no último dia 5, entre outros 150 mil bilhetes depositados nas urnas espalhadas nos estabelecimentos comerciais dos parceiros da iniciativa. A documentação do veículo já está sendo colocada no nome do consumidor felizardo, Carlos Santos, que é instrutor de autoescola, morador da Vila Hortência. Patrícia Rodrigues, que preencheu seu cupom na Choperia Mandala, vai levar uma moto, também zero quilômetro, da marca Yamaha. A ganhadora

é arquiteta e reside no bairro Village Saint Claire. Outros sorteados foram: Jaqueline Pilar Ferraz, cliente da Bia Calçados, que ganhou um TV LCD 32” da marca Sansung HDTV 720P; Fernanda Silva Santos, cliente da Plus Calçados, que irá receber um notebook Samsung RV420-AD4; e Nelson Longo, cliente da Ótica Aliança, que irá ganhar uma Bicicleta da marca Caloi. “Esse tipo de iniciativa é um atrativo a mais para os consumidores prestigiarem o comércio sorocabano. Diante dos números e da satisfação de todos que participaram da promoção, posso afirmar que a campanha foi um sucesso. Além disso, não podemos deixar de ressaltar a transparência com que foi realizado este sorteio”, avaliou Nilton da Silva César, presidente da Associação Comercial de Sorocaba. A entrega dos prêmios acontece neste sábado (12), a partir das 11 horas, nas lojas contempladas.

Curso voltado às gestantes será realizado neste sábado Neste sábado (12), o Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba promoverá mais uma edição do curso “Mamãe, Papai e Bebê”. A atividade é voltada para gestantes e seus companheiros e acontecerá a partir das 8 horas, na unidade Portal do Objetivo Sorocaba, que fica na rua Romeu do Nascimento, 777, Jardim Portal da Colina. Pode se inscrever apenas quem for cliente da Unimed

Sorocaba, seja a própria gestante ou seu companheiro. As aulas serão ministradas por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiras, nutricionistas e fonoaudiólogas. O objetivo do curso é orientar sobre os cuidados durante a gestação e auxiliar os futuros pais e cuidadores para a chegada do bebê. Mais informações: (15) 3224-4652 ou 3224-4813.


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

3


4 ANÚNCIOS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Empregos

Aulas e Cursos

Estética e Beleza

Artigos para Festas

Advocacia Informática


ANÚNCIOS 5

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Medicina e Saúde

Oraçoes

ESPAÇO EMPRESARIAL

Unimed Sorocaba conquista primeiro lugar na geração de notícias Segundo ranking divulgado pela Agência Unimed de Notícias (AUN), órgão de comunicação oficial da Unimed Brasil, a Unimed Sorocaba foi principal geradora de notícias em 2012. No período, a ANU publicou, aproximadamente 2.500 notícias, visualizadas cerca de 68,5 milhões de vezes em seu portal. O resultado

é fruto do trabalho desenvolvido pela SZS Assessoria de Imprensa – dirigida pelo jornalista Sérgio Said que há nove anos atende a Unimed Sorocaba - e dirigido pela diretoria de Mercado da Unimed Sorocaba, comandada até março de 2012 por Fernando Carvalho e Silva e, desde então, por José Augusto Rabello Júnior.

Sorocaba tem tecnologia em aparelho removível “invisível” para os dentes

Serviços Profissionais

Conquistar o sorriso que sempre sonhou, sem que ninguém perceba que está usando aparelho nos dentes, é mais do que possível, já é uma realidade para mais de dois milhões de pessoas no mundo inteiro. Em Sorocaba, a tecnologia original, chamada Invisalign®, está disponível por meio de ortodontistas credenciados da marca. O material, explica o especialista Dr. Takayuki Oizumi (foto), ortodontista da clínica CleanDent, de Sorocaba, credenciada exclusiva Invisalign®, trata-se de uma série sequencial de alinhadores transparentes e personalizados, que fazem com que, gradativamente, os dentes se movam para a posição ideal. “O tratamento permite que o paciente retire os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar o fio dental. E muitos nem percebem que a pessoa está usando Invisalign®”, destaca Dr. Takayuki. Ainda segundo o ortodontista, adicionalmente à estética e à facilidade de higienização, a tecnologia oferece, também, muito conforto, pois dispensa o uso de bráquetes ou fios de aço, que podem machucar a boca. Além disso, o uso do aparelho convencional

pode ocasionar incômodos durante reuniões de negócios, palestras, apresentações e aulas, tornando-se incompatível com o estilo de vida da pessoa. “Em muitos casos, a tecnologia praticamente invisível contribui, até mesmo, para elevar a autoestima do paciente”, conta Dr. Takayuki.


6 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Aracaju: muitas atrações na Orla de Atalaia

Cida Haddad Aracaju, capital de Sergipe, reserva muita história, a beleza das praias e as manifestações populares, como festas juninas, baião e o Pré Caju, que dá início ao Carnaval. Valber Fernandes, diretor da Bem Brasil Turismo, afirma que na Orla de Atalaia, considerada cartão postal aracajuano, fica a Passarela do Caranguejo, com muitos bares e restaurantes. Há ainda a Feira de Artesanato, com produtos feitos à base de cerâmica, madeira, tecido, entre outros. Fernandes cita ainda o Oceanário de Aracaju, que tem formato de tartaruga marinha e é mantido pelo Tamar,

com 60 espécies de animais, divididos em 18 aquários de águas doce e salgada. A história está presente em locais como a Catedral Metropolitana de Ara-

caju, com estilo neoclássico e neogótico. EM 1985, a Catedral foi tombada pelo Patrimônio Histórico. Mais história é guardada no Palácio Olímpio Campos, que foi sede do governo estadual até 1995. A Ponte do

Imperador serviu de desembarque do imperador Dom Pedro II e sua comitiva em 11 de janeiro de 1860. Na época, a construção de alvenaria e madeira tinha seu piso e escadaria cobertos por tapete baeta azul. Depois foi utilizada como embarque e desembarque de mercadorias. Quanto à gastronomia, o destaque vai para a carne de sol, com feijão verde e mandioca, além da buchada, o sarapatel e a galinha cabidela, além das macaxeiras, angus, tapiocas e queijadas. Quem gosta de agitação, tem muitas opções nos bares e restaurantes da orla marítima.


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

7


8

8 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Rio de Janeiro: boa opção para o Carnaval Cida Haddad Passadas as festas de final de ano, muitas pessoas buscam uma programação especial para o Carnaval. De acordo com Carlos Tomba, proprietário da Soney Tur, um dos destinos mais procurados é o Rio de Janeiro, devido aos desfiles das escolas de samba, na Marquês de Sapucaí. O Rio de Janeiro não reserva apenas o Carnaval como atração. Muito são os lugares para ser visitados, como a Marina da Glória, localizada entre o Aeroporto Santos Dumont e o Monumento da II Guerra Mundial no Parque Brigadeiro Eduardo Gomes - Aterro da Glória. Ocupa uma área de 105.000m² e dispõe de cais flutuante e cais nobre e uma infraestrutura de apoio às embarcações, além de restaurantes. O Maracanã é considerado um dos mais importantes patrimônios turísticos e culturais do país, e foi construído em 1950 para sediar a Copa do Mundo. Outro ponto citado por Tomba é a Lagoa Rodrigo de Freitas, próxima a bairros badalados como o Leblon. A orla tem parques,

quadras de esportes, pista para caminhadas e corrida, ciclovia e um centro gastronômico distribuído O Jardim Botânico abriga as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos. De acordo com Tomba, falar em Rio de Janeiro é lembrar de Ipanema, que inspirou a canção “Garota de Ipanema”. As praias do bairro são atrações para os dias e noites.


TURISMO 9

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

O paraíso de

Punta Cana Cida Haddad Dezenas de resorts no meio de um visual paradisíaco. Assim Igor Caldini, proprietário da Costa Turismo, descreve Punta Cana. Os principais atrativos de Punta Cana são, sem dúvida, as praias paradisíacas, com passeios de caiaque e é possível até fazer mergulho e nadar ao lado de golfinhos.

O Dolphin Island Park é o reduto dos golfinhos e no parque é possível nadar ao lado deles. Mais surpresas estão reservadas no Manatí Park, parque temático onde há shows, artesanato regional, museu, estátuas e pinturas típicas, além de iguanas e flamingos. Melhor do mundo Ainda quanto à praia Rincon, dona de areia branca e água com diferentes tonalidades de azul, a Praia Rincón integra as listas das melhoras do mundo. Apesar de ser muito procurada por turistas, está completamente preservada, tornando-a ainda mais especial e perfeita para momentos de descanso. A vida noturna é agitada ao som de merengue dos cassinos e boates.

A Praia Rincón é lembrada por Caldini, por ter água com diferentes tonalidades de azul e é um local preservado. Entre os pontos turísticos está Ilha Saona, passeio que inclui travessia de catamarã e paradas voltadas ao mergulho com snorkel em um aquário natural. A Ilha Catalina é o destino para quem quer praticar mergulho e a beleza dos corais e espécies marinhas são inesquecíveis, na opinião de Caldini.

9


10 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Roteiros apresentam a história de Sorocaba

O Sorocaba e Região Convention & Visi tors B ureau apresenta a região de Sorocaba aos visitantes por meio de roteiros turísticos com temas variados. A presidente do Bureau Gláucia Freitas diz que um desses roteiros é o ecológico, com destaque para o parque da Floresta Nacional de Ipanema,

em Iperó, com passeios sempre acompanhados de guias. Outro destaque é a visita ao zoológico Quinzinho de Barros, que é reconhecido por entidades nacionais e internacionais pelo trabalho na área de educação ambiental. O tropeirismo é mais um ponto lembrado pelo Bureau. De acordo com Gláucia, o tropeirismo é ponto essencial na história de Sorocaba e ela descreve o Roteiro dos Tropeiros como rico em informações históricas. Entre os pontos a ser visitados estão: Praça Nove de Julho, Mosteiro de São Bento, ponte da rua XV de Novembro e Praça dos Tropeiros. Mais informações sobre os roteiros pelo telefone: (15) 3417-1980.


FUI 11

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Áustria Cida Haddad O funcionário público municipal Jorge Alexandre Afeich Filho fez um passeio de 14 dias por quatro países da Europa. “Estive pela primeira vez na Áustria, onde conheci a charmosa cidade de Innsbruck, capital do estado do Tirol, acompanhado de minha prima Tânia Segamarchi e amigos”, conta. Segundo Afeich Filho, o terreno da Áustria é muito montanhoso devido à presença dos Alpes, o que ele descreve como um cenário natural realmente fantástico, daqueles que ele só tinha visto em calendários e pelo seu território passam rios como o Danúbio e o Inn – de águas cristalinas, que banha Innsbruck. Já o Lago de Constança forma a tríplice fronteira com a Alemanha e Suiça. Na opinião dele, outro lugar inesquecível é Tirol. “É um daqueles lugares especiais que a gente conhece de vez em quando”, comenta. Innsbruck Innsbruck tem todos os atrativos de uma cidade imperial, repleta de cultura e tesouros históricos em cada esquina, e ao mesmo tempo oferece a movimentação de uma animada esta-

ção de inverno. Tudo isto num cenário privilegiado, formado por prédios de arquitetura típica, as águas serenas de um lindo rio espelhando o céu e ao fundo a neve das montanhas dos Alpes”, afirma. Ele conta que Innsbruck é também conhecida como o “Tesouro dos Alpes” e é uma cidade pequena. Ao todo são pouco mais de 120.000 habitantes e sua parte central concentra os pontos turísticos mais interessantes. “A história da cidade está intimamente ligada ao império dos Habsburg, imperadores da Áustria. A paixão dos imperadores por esta cidade fez com que ela fosse enriquecida por inúmeros tesouros”, explica Afeich Filho. “Apesar das atrações turísticas, muita gente que vai a Innsbruck (inclusive eu) prefere mesmo é arranjar uma mesa nos seus bares e simplesmente ficar apreciando a vista da cidade, na companhia dos amigos e das excelentes e deliciosas cervejas austríacas, servidas em copos gigantescos”, comenta. O rio Inn é o responsável pelo nome da cidade que está quase toda

localizada às suas margens. É um rio calmo com águas transparentes, cercado pelas montanhas dos Alpes. Apesar do verde, durante o inverno é comum tudo mudar de cor e aí predomina o branco da neve. Devido à sua localização, Innsbruck é ideal para a prática do esqui no inverno e do montanhismo no verão. Existem várias estações de esqui ao redor da cidade. Os Jogos Olímpicos de Inverno, inclusive, aconteceram duas vezes em Innsbruck: em 1964 e 1976. Tiroler bauernschaum A gastronomia austríaca, afirma Afeich Filho, se assemelha à alemã e é repleta de detalhes, a começar pela apresentação da mesa e dos pratos, muito elaborados. “Carnes defumadas, chucrutes, salsichas e muita carne de porco. Entre os pratos típicos da cozinha tirolesa é impossível não experimentar o “tiroler bauernschaum”, um prato à base de carne de porco, salsichas e batatas”, diz. Porém o melhor de tudo, para o funcionário público, são os deliciosos

doces e chocolates austríacos. “Uma tentação que põe a perder qualquer dieta. O destaque fica por conta das famosas “Bolinhas de Mozart” (Mozartkugeln) - pequenas bombons de chocolate redondinhos, recheados de creme nougat e avelã. Essas bolinhas são realmente maravilhosas. É impossível ir à Áustria e não se deliciar com elas”, comenta. Afeich Filho assistiu ainda a um autêntico show folclórico tirolês, numa casa de espetáculos onde se reuniram turistas de mais de vinte países de todas as partes do mundo, regado à muita cerveja, claro.


12 I-Programe-se sábado (12) ■ BANDA YUGOSLAVOS TOCA FRANZ FERDINAND A partir das 22 horas, a banda Yugoslavos conhecida pela sua linguagem própria, harmonia diferenciada e melodia dançante faz show e toca Franz Ferdinand no Asteroid Bar (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). Informações: (15) 3329-2767. ■ DJ CARLITTO TOLEDO

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

■ INTERVENÇÃO ARTÍSTICA TRAVESSIAS URBANAS NO SESC Nos seguintes horários: às 12, 14, 16 e 18 horas, o céu do Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555) servirá de cenário para a apresentação da intervenção artística “Travessias urbanas”, como o grupo Acrobático Fratelli. São personagens fantasiosos que vão sobrevoar os espaços da Unidade entre a passarela estaiada e a caixa d’água, contagiando os olhares do público. Informações: (15) 3332-9933. ■ FESTA LE MASQUÉ

Às 23 horas, começa a festa eletrônica mais esperada do mês de janeiro com o estilo house do Dj Carlitto Toledo no Crocodillo Club (rua Julio Marcondes Guimarães, 75 - Parque do Campolim). Informações: (15) 3234-1324.

A partir das 23 horas, a festa será com muito dance com os DJs J. Deivid e Pablos Picini no Tribeca Café (rua Amélia Ribeiro, 33, Parque Campolim). Informações: (15) 3224-2467.

■ DANCE SUMMER SENSATION

A partir das 23 horas, a noite terá sertanejo universitário com a dupla Renan e Rangel e o cantor André Pupe no Infinity Hall (rua Doutor Luiz Fernando Flôres Betti, 73). Informações: (15) 7814-8195.

Às 23 horas, a noite tem como repertório muito dance e pagode com o grupo Sedução do Samba no Runa Club (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3026, Alto da Boa Vista). Informações: (15) 3228-7171. ■ MARIA MADAME E MAROMBA REALIZAM SHOW A partir das 23 horas, Maria Madame e a Velha Maromba trazem samba rock, pop, soul, reggae, forró e muito mais no Toca do Leão (avenida São Paulo, 2981). Informações: (15) 3227-4279.

■ RENAN E RANGEL

■ BANDA SUPRASUMO A partir das 21 horas, a banda Suprasumo traz o repertório pop e rock para o Anastácia (avenida Doutor Eugênio Salerno, 187 - Centro). Informações: (15) 4141-0702.

domingo (13) ■ PAGODE COM PÉRICLES A partir das 18 horas, o domingo é repleto de samba e pagode com os grupos Samba Livre e Ó do Bgó. Além disso, o convidado especial da noite é o ex-Exaltasamba Péricles no Infinity Hall (rua Doutor Luiz Fernando Flôres Betti, 73). Informações: (15) 7814-8195.


I-Programe-se 13

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

domingo (13) ■ COPA VERÃO DE KART

SEGUNDA-feira (14) ■ INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DA FUNDEC

em um zoológico quase que abandonado e tem a missão de fazer o local recuperar o brilho. Após a sessão que será realizada na Praça Frei Baraúna, o público poderá debater o filme com o curador Cleiner Micceno.

sexta-feira (18) ■ OFICINA DE GRAVURA

Das 9 ás 16 horas, tem início a primeira etapa da tradicional Copa Verão de Kart no Kartódromo, Arena Schincariol em Itu. As inscrições serão feitas no dia e no local da prova. Participarão da prova pilotos na categoria F4,e os demais participantes serão divididos nas categorias Cadete, Júnior, Stock Novatos, Stock Graduados, Stock Sênior, Shifter e Pró 500. ■ MARINA LIMA

Das 8h30 às 11 horas ou das 13h30 às 17 horas, até o dia 18 de janeiro serão feitas as inscrições para os cursos gratuitos de música e teatro da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro). Informações: (15) 3233-2220.

TERÇA-feira (15) ■ OFICINA ESTÊNCIL Das 14 às 17 horas, a oficina estêncil que faz parte do projeto Ateliê de Férias será ministrada por Luana Geiger no Sesc Sorocaba (avenida Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Inscrições antecipadas. Informações: (15) 3332-9933.

QUINTA-feira (17) ■ OFICINA DE ORIGAMI GRATUITA

Às 20 horas, a cantora Marina Lima leva aos palcos um repertório que mescla sucessos novos com os clássicos. Durante o show será acompanhada por Alex Fonseca (percussão e bateria) e Edu Martins (baixo, guitarra, teclado e vocal) no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

Das 14 às 17 horas (primeira turma) ou das 19 às 21 horas (segunda turma) acontece a oficina de Origami do projeto Ateliê de Férias do Sesc Sorocaba (avenida Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade). Entrada franca. Informações: (15) 3332-9933. ■ OFICINA CULTURAL A partir das 19 horas, o projeto Cinema de Quinta - Filmes de Primeira apresenta “Compramos um Zoológico”. O filme conta a história de um homem que para superar a perda da esposa leva seus filhos para morar

Das 14 às 17 horas, a oficina de artes plásticas e visuais terá Serigrafia com Luana Geiger na Sala de oficinas do Sesc Sorocaba (avenida Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade). Inscrições antecipadas. Informações: (15) 3332-9933. ■ SHOW DE PENTÁGONO E HAIKAISS A partir das 23 horas, a noite será repleta de reggae, ragga e hip hop. Além disso, Pentágono e Haikaiss se apresentam no Toca do Leão (avenida São Paulo, 2981). Informações: (15) 3227-4279.

domingo (20) ■ MEGA FUNK PARTY A partir das 18 horas, a domingueira traz muito funk e os DJs Billy, Dan, Keka Neon e Lucca Martins comandam a noite do Runa Teen (avenida Eugenio Carlos Reinaldo Mendes,3026). Informações: (15) 3228-7171.

sexta-feira (25) ■ SHOW DO BLAZE BAYLEY Às 22h30, começa a primeira apresentação do ex-vocalista do Iron Maden, Blaze Bayley em Sorocaba. O show acústico traz grandes sucessos de sua carreira solo, além de relembrar algumas canções da antiga banda. O evento acontece no Plaza Hall (rua Cabreúva, 530 - Jardim Iguatemi). Informações: (15) 3011-3323.

domingo (27)

■ SHOW DA MARIA EUGÊNIA

■ MANDA FOLIA 2013

Às 20 horas, a cantora Maria Eugênia se apresenta em Sorocaba. A intérprete de “Companheiro”, uma canção que foi tema de abertura da novela Araguaia (Rede Globo), fará o show “Alma Brasileira” que traz no repertório uma retrospectiva de seus vinte anos de carreira. O evento acontece no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

Das 12h30 às 19 horas, acontece o Grito de Carnaval Mandala que já está com os convites à venda com preço especial para quem possui o abadá 2013. Não perca essa festa! Informações: (15) 3339-9393. ■ FEIJOADA DO DEPOIS

sábado (19) ■ BANDA INI TOCA QUEENS A partir das 22 horas, a banda INI prossegue com a programação de férias e toca Queens of The Stone Age no Asteroid Bar (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). Durante os intervalos do show, a música rola solta com os DJs residentes. Informações: (15) 3329-2767.

A partir das 12 horas, a tradicional feijoada do bloco Depois a Gente Se Vira acontece no Rancho da Costela. A festa conta o grupo Depois em Samba. Informações: (15) 97924805 / 9719-5668 / 9721-4688.


IPANEMA

14 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Philippe Malouin “O mundo não precisa de mais uma cadeira”

Philippe Malouin, 30, foi um dos nomes mais celebrados na cena internacional do design em 2012. O canadense é bacharel pela Design Academy Eindhoven, na Holanda, e estudou em Paris e Montreal. Hoje, vive e trabalha em Londres, onde tem um estúdio desde 2009, e é professor no Royal College of Art. Seu portfólio inclui mesas, cadeiras,

tapetes, luminárias, objetos de arte e instalações. A coleção de luminárias “Daylights”, mostrada em Miami, foi um de seus trabalhos premiados neste ano. Ainda que se diga satisfeito com a projeção, Malouin afirma querer ser lembrado por desenhar produtos atemporais. Como desafio, ele aponta o senso de permanência no design.

Segundo ele, suas criações têm o objetivo de construir uma interação simples e intuitiva das pessoas com os objetos. Um exemplo disso é a cadeira “Bollpoint”, que tem tinta nos pés e deixa um “rastro de memória” por onde vai. Em um momento em que as novas tecnologias redesenham espaços e comportamentos, Malouin prioriza o manual: “Buscamos um artesanal que pareça industrial, bem acabado”. Ele faz peças que valorizam, para além da forma final, o processo e a experiência do usuário. (Guto Requena/Folhapress)


IPANEMA

AMBIENTE 15

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Casa em perfeita

harmonia com a natureza A Graticule House localizada em Great Falls, nos Estados Unidos, é um projeto da empresa de arquitetura David Jameson Architect. O espaço foi desenhado para ser uma referência nas construções atuais, onde o imóvel reflete de maneira incrível a interação com a natureza. Com traços simétricos em vidro e madeira, a casa explora a iluminação

natural. Os espaçosos cômodos são delineados por blocos em tons claros, desenvolvendo uma harmonia perfeita entre os ambientes internos e externos. O interior possui um conceito de estrutura aberto, sendo complementado

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

pelas cores neutras e a delicadeza nos acessórios. Destaque para as portas retráteis que vão do chão ao teto. A união de estilos modernos e clássicos resultou num mesmo espaço, características de uma arquitetura clean e zen, adaptado de forma usual aos objetivos e materiais tecnológicos. O charme e a criatividade são os destaques desta residência, pois as formas geométricas dão uma amplitude ao lugar, sem deixar de lado o conforto, a simplicidade e respeito com o meio ambiente.


IPANEMA

16 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Beleza à mesa

Os aparelhos de jantar custam em média R$ 195,00, e podem ser comprados diretamente da loja virtual do site.

Navegando pela rede nos deparamos com jogos de chá e jantar que são uns encantos para os olhos! A coleção traz ilustrações com base nas decorações mexicanas em cerâmica vitrificada, que lembram mandalas, além de florais e outras. Lindas! Os jogos podem t er 20 ou 30 peças (chá e jantar) e os preços são bem convidativos. Vale conferir. Informações: www.biona.com.br


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

12 de janeiro de 2013 - edição 698 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

Apartamentos Vendem-se

Chテ。caras, Sテュtios e Fazendas


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 31


32 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

ESPAÇO EMPRESARIAL

Leroy Merlin Sorocaba promove

descontos de até 70% 7º Saldão Solidário acontece em janeiro e reverte lucro para instituições beneficentes Começar 2013 com o pé direito, ajudando crianças carentes e promovendo oportunidades de reformas e decoração de lares. Este é o intuito do 7º Saldão Solidário Leroy Merlin que acontece nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, na loja de Sorocaba e nas demais unidades. Com descontos de até 70% em todos os seus produtos, a Leroy Merlin, vai destinar parte do lucro das vendas para instituições beneficentes. Os clientes que comparecerem às lojas durante esse período, poderão economizar e ainda ajudar projetos que beneficiam crianças carentes. O Saldão Solidário da Leroy Merlin Sorocaba, beneficia além da Gol de Letra outras duas instituições locais, o Lar Escola Monteiro Lobato e a Vila dos Velhinhos. Para esta última, será cedido um espaço na loja para que os voluntários da instituição com a ajuda de alguns colaboradores da Leroy Mer-

lin, organizem uma venda de sorvetes cujo lucro será revertido para compra de fraldas geriátricas. “Fomos tão bem aceitos aqui em Sorocaba, recebidos de braços abertos pelos clientes e temos somente a agradecer. Vamos ajudar essas instituições para retribuir todo o carinho que tiveram conosco” afirma Leandro do Couto Nunes, diretor da Leroy Merlin Sorocaba. Realizado pelo sétimo ano consecutivo, o Saldão Solidário é o principal projeto de responsabilidade social da Leroy Merlin. “Estamos muitos satisfeitos em poder realizar mais um Saldão Solidário, que consideramos ser ação mais completa da Leroy Merlin. Por dois simples motivos: pela facilidade e benefícios para os nossos clientes e, principalmente, por poder ajudar tantas crianças, que serão o futuro do nosso país” comenta Carla Ramos, diretora de comunicação da Leroy Merlin Brasil.


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

VEÍCULOS 35


36 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

VEÍCULOS 37


38 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013

VEÍCULOS 39


40 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 12 de janeiro de 2013


Ipa_698_1201  

Um jornal a servico da população sorocabana e região

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you