Page 1

Educação

Uniso abre inscrições para cursos da terceira idade

Ano XI - nº 695 - 15 de dezembro de 2012

www.jornalipanema.com.br

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

Págs.

19

Comércio espera faturar mais neste Natal Juliana Moraes

Iprograme-se

Iprograme-se

O comércio sorocabano ganha um novo fôlego, especialmente com a segunda parcela do 13º salário. Em Sorocaba, as lojas da região central e dos shoppings estão a todo vapor e a previsão é de um aumento de até 12% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Págs.

2, 10, 11 e 20

Começa neste sábado a Cantata de Natal Papai Noel da Ipanema leva alegria às ruas de Sorocaba Vida Saudável

Rádio Ipanema recebe Roberto Fernandes

dois prêmios em Concurso Jornalístico

Prefeito Vitor Lippi, vice-prefeita eleita Edith Di Giorgi, o editor do Jornal Ipanema e Rádio Ipanema, Urbano Martins e o vice-prefeito, José Ailton Ribeiro

Pág.

6

O sabor da Itália cai no gosto do paladar brasileiro

Págs.

14 e 15

Corrida Paula Lopes promete movimentar o Campolim Caderno Negócios e Oportunidades


2

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


3 ARQUIVO ABERTO

EDITORIAL

Comércio fortalecido Os dez dias que antecedem o Natal são decisivos para que os comerciantes comemorem com êxito o aumento previsto nas vendas para o período em relação ao ano passado. As compras se intensificam e a segunda parcela do 13ᵒ salário injeta novo fôlego no comércio. A previsão mais otimista estima um crescimento de 12% em relação ao Natal de 2011, sem contar com um aumento maior, considerado normal, no comércio de produtos específicos como por exemplo os brinquedos, que pode chegar a 30%, conforme mostra matéria especial desta edição. Na média, as vendas devem aumentar. E os 4% ou 5% estimados para 2012 por duas instituições, o Sindicato do Comércio Varejista de Sorocaba (Sincomércio) e a Associação dos Comerciantes do Centro (Aceso) também podem parecer números menos animadores, porém, com uma economia estável e um crescimento nas vendas de fim de ano já consolidado no ano passado, são previsões consideradas “pés no chão” para a data mais importante do comércio. Nesse sentido, como destaca o presidente do Sincomércio, Fernando Soranz, Sorocaba assume posição privilegiada em se tratando do fortalecimento de sua economia. O comércio varejista local é dinâmico e cresce a cada ano em diversidade de segmentos. Além do mais, sua localização geográfica propicia novos investimentos com a mesma velocidade que atrai novos consumidores. A rodovia Castello Branco é praticamente uma avenida até a capital e hoje já se pode constatar uma situação invertida, com a presença de consumidores de São Paulo que aproveitam para visitar seus parentes em Sorocaba e comprar aqui seus presentes, movimentando ainda mais a economia que se fortalece cada vez mais. O que se espera, para 2013, é que esse ciclo positivo se repita de uma forma geral e em especial nas datas estratégicas para o comércio local, acompanhando as tendências de consumo para os polos metropolitanos.

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Despedidas

Tranquilidade e despedidas marcaram a última sessão do ano, na quinta-feira (13). A data marcou a despedida de sete parlamentares, que não conseguiram se reeleger para o próximo mandato. Para homenagear os colegas, o presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), dividiu o comando dos trabalhos. Assim, a vereadora Neusa Maldonado (PSDB) ficou responsável por abrir a sessão. Na sequência, Geraldo Reis e Rozendo de Oliveira, ambos do PV, ocuparam a cadeira da presidência. Vitor do Super José (PRP) também conduziu os trabalhos. Os tucanos João Donizete e Paulo Mendes também foram homenageados pelo colega e conduziram parte da sessão.

Equívoco

Por fim, Benedito Oleriano (PMN) teve seu momento de presidente do Legislativo. Pouco acostumado com comando dos trabalhos, Ditão se equivocou ao colocar um projeto para votação. Como é de costume, o parlamentar disse: “os vereadores que concordam permaneçam como estão”. Nesse momento, alguns dos vereadores estavam sentados, outros estavam em pé. O equívoco veio na sequência, quando ele completou: “os que não concordam que se levantem”.

Emoção

Emocionado, Vitor do Super José (PRP) agradeceu a homenagem do presidente. Ditão Olerino (PMN) relembrou sua trajetória de dezesseis anos na Casa e destacou a importância das relações com os demais parlamentares e funcionários. Geraldo Reis (PV) falou sobre amizade e experiência acumulada em seu mandato.

Até logo

Os vereadores José Crespo (DEM) e Francisco Moko Yabiku (PSDB) falaram sobre o trabalho Legislativo e parabenizaram os parlamentares que estão se despedindo da Casa. Helio Godoy (PSD) e Luis Santos (PMN) destacaram a troca de experiências. Marinho Marte (PPS) ressaltou o comprometimento dos parlamentares e as conquistas do município, cumprimentando também os vereadores não reeleitos e aos que estão assumindo.

Ironia

Teve vereador que debochou da atitude de Martinez, ou seja, dividir a presidência. O parlamentar, que foi reeleito, é claro, comentou “que era como ter um dia de diretor numa empresa depois de ser demitido”. A atitude do vereador com o momento de presidência dos colegas chamou atenção, principalmente, por ele ser do segmento religioso.

Pizza?

Como praticamente acabou o ano para os vereadores, o caso envolvendo o vereador Emílio Ruby (PSC) caminha para acabar em nada. Na quinta-feira (13), o parlamentar prestou depoimento para comissão do processo de cassação. Como era de se esperar, negou todas as acusações. Por outro lado, acusou o ex-assessor Aroldo Fernandes Batista de mandar ameaçá-lo. Antonio e Marcelo, que teriam feito a ameaça, serão ouvidos pela comissão.

Prazo

Mulher

De acordo com o presidente da Comissão, o vereador Anselmo Neto (PP), será feita a juntada de novos documentos e do inquérito policial do caso envolvendo Aroldo. “Sendo assim a comissão da o prazo de 72 horas para que a defesa providencie a documentação e o endereço das novas testemunhas”. Se o caso Ruby não for concluído até 31 de dezembro, o parlamentar fica livre do processo na Câmara.

Sucesso

O prefeito eleito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) irá anunciar de uma só vez, na próxima quarta-feira (19), um depois da diplomação, todo o secretariado que irá compor seu governo. A data foi confirmada pela vice-prefeita eleita Edith Maria di Giorgi, em entrevista na Rádio Ipanema na terça-feira (11).

A única vereadora da legislatura, Neusa Maldonado (PSDB), ressaltou as conquistas para as mulheres no período. Com vinte anos de Casa, João Donizeti (PSDB) fez agradecimentos a parlamentares, prefeitos e funcionários do período e a sua equipe pela atenção, respeito e amizade. Agradeceu também a população que confiou em seu trabalho em especial a seu reduto eleitoral. O líder do Governo, Paulo Mendes (PSDB) desejou sucesso aos novos vereadores e também demonstrou gratidão aos colegas e funcionários. O parlamentar falou sobre a “missão” de ser vereador. E Rozendo Oliveira afirmou que foram quatro anos de “farto conhecimento” e que seus companheiros vereadores “são uma família”, lembrando que sua vida política continua.

Secretários de Pannunzio

ARTIGO

Ela fez a diferença Há pessoas que nesta passagem terrena realmente construíram um caminho iluminado em torno de si e, com certeza, fizeram a diferença, não para uma, mas muitas pessoas , entidades, projetos e acima de tudo para seus amigos e familiares. Nessa última semana tivemos a tristeza da despedida de alguém assim, muito especial para sociedade sorocabana: Dona Leda Therezinha Borghesi Rodrigues, esposa do também estimado Laelso Rodrigues. Figura de estatura em tudo que se realizou de benemerência ao longo de muitos anos. Ao lado da tristeza fica o exemplo de dedicação, determinação de uma liderança inconteste, modelo de mãe e esposa, aliados ao carinho e amor no que realizou com suas mãos de fada, em especial quando nas pontas dos dedos cheios de amor realizava em frente ao seu fogão que parecia mágico, quitutes deliciosos, porém, a mágica era o amor posto em prática em tudo que realizou. Descansa agora Dona Leda e dela nossa sociedade guardará com carinho as boas lembranças de uma vida útil, generosa, farta no bem fazer, no ajudar sem nada esperar em troca, o verdadeiro ágape, a alegria na alegria do outro, no caso, o próximo, o verdadeiro amor. Fica aqui registrado o desejo de que Deus na sua infinita bondade console Laelso, Márcia, Marcos e familiares, pois certamente no céu o Criador estava precisando de alguém tão especial como Leda e lá, certamente, o banquete já começou e nós deixemos o egoísmo natural da perda, exercitemos o desapego e fiquemos carinhosamente com as boas lembranças e o modelo desse ser, que como outros anônimos neste artigo fazem a diferença por onde passam. Vamos admirar e seguir esse exemplo? Vamos também fazer a diferença? E você me diria: Eu sei !Eu sei! Se sabe amigo(a),mira no exemplo de Leda. Pense nisso e boa semana.

Lista fechada

Serão menos secretarias, como já havia antecipado Pannunzio. Quase todos os nomes já foram definidos. Apenas duas ou três secretarias estavam com duas indicações, para a escolha final, adiantou Edith.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Secretário da Saúde

Como a vice-prefeita é médica, o apresentador Paulo Roberto Júnior quis saber se ela não seria a futura titular da Secretaria da Saúde. Negou. E adiantou: será um homem, um médico.

ESPAÇO dO RuI

Vamos meditar? Nestes dias que antecedem o Natal um clima de paz toma conta dos cristãos. Milhares de pessoas procuram cartas nos correios e compram presentes para crianças pobres, a fim de levarem alegria a elas. Instituições públicas e privadas ampliam suas ações em benefício ao próximo. As noites têm mais brilho. As pessoas se cumprimentam. Há mais sorrisos distribuídos em todos os lugares. É um tempo em que fazemos reflexões sobre as atitudes que tomamos durante o ano, onde acertos e erros compuseram a aventura da vida. Por isso, pensamos em perdoar, em refazer amizades, em ser melhores, seguindo os exemplos do aniversariante do dia 25 de dezembro. Os grandes gênios da humanidade, responsáveis pelos inventos que construíram o cenário atual do planeta, e os gênios atuais, presentes em centros de pesquisa distribuídos em todos os cantos da Terra, depois de descobertas fantásticas refletiram e, ao invés de se acharem deuses, mergulharam na humildade. Nada pode – segundo eles – ser comparado ao Universo, à vida, a tudo que recebemos do Criador. Somos apenas pequeninos grãos de areia diante de tanta grandiosidade, de planetas que não sabemos da existência deles, porque estão anos luz distantes da Terra. Essa nossa ignorância, apenas produtora de teses como o criacionismo e o darwinismo já mereceu a frase intrigante do poeta inglês William Shakespeare: “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a vã filosofia”. Mas, a grandiosidade do universo, onde a Terra é iluminada pelo sol, uma estrela de quinta grandeza, fica ainda mais imensurável quando nossos cientistas descobrem planetas muito maiores, iluminados até por estrelas de primeira grandeza. Assim, chegamos à conclusão: o Absoluto é o nosso Pai. Ainda, existem pessoas iluminadas. Pessoas transformadoras, que nascem

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

Secretaria do Meio Ambiente

para oferecer bons exemplos, para mudar conceitos, para dar sentido à nossa vida. Elas estão presentes ao nosso lado e, muitas vezes, não as notamos. Só sentimos a importância que elas representam quando fecham os olhos e permanecem apenas em nossa lembrança. Neste ano eu sofri com o falecimento de um grande amigo, o Fernando Dini Neto, sacerdote da Igreja do Céu Sagrado, do Santo Daime. Era para mim um verdadeiro irmão. Praticava a caridade e atendia pessoas que queriam se livrar das drogas lícitas ou ilícitas, bem como da depressão e outros males. Quando alguém o conhecia, comentava que ele era maluco, porque repetia sempre que queria falar com Deus e, num belo dia, enquanto fazia a barba, pediu a Deus que se comunicasse com ele. Então, ouviu uma voz em sua consciência: Dini não me amole, Eu estou fazendo a barba! Penso: isso nunca poderia parecer coisa de maluco. Afinal, o que somos? Quem nos ofereceu o sopro da vida? Porque existimos? Qual é o nosso papel? Nossas emoções que levam à ação têm um motivo? Assim, a verdadeira fé não acontece quando, massificados, seguimos regras que nos foram ensinadas. Ela desponta ao questionarmos, ao duvidarmos, ao contestarmos. Como os grandes sábios fizeram e fazem ao descobrirem maravilhas e refletirem: nada sei e nada sou diante do Absoluto. Saudemos, portanto, com fé incondicional o aniversariante do Dia 25 de dezembro, que veio para promover a paz, o amor e a união entre os homens. Foi morto, mas suas lições estão mais vivas que nunca. Basta olharmos ao redor. Ou, melhor, a nós mesmos diante do espelho para constatarmos que somos uma partícula divina. E que temos uma missão a cumprir. Portanto: Glória ao Grande Arquiteto do Universo.

A vice-prefeita eleita comentou que o ex-vereador Gabriel Bitencourt foi convidado para ser o titular do Meio Ambiente, mas “não se interessou pela secretaria”. Segundo Edith, Bitencourt está com outros projetos de vida no momento, mas que o governo “vai estar sempre aberto, não só pelo apoio, mas pela competência dele”.

Jussara continua?

Nos bastidores, porém, a manutenção da atual secretária de Meio Ambiente Jussara de Lima Carvalho tem sido bem vista. Observadores políticos comentam que ela reúne os dois critérios - técnico e político - anunciados por Pannunzio como os itens que estão orientando as escolhas.

BRT

Em entrevista ao Jornal da Ipanema na quarta-feira (12) o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e o vice, José Ailton Ribeiro (PSDB), falaram sobre a Lei da Cidade Limpa, projetos sustentáveis, transparência, secretaria do Meio Ambiente, BRT, entre outros assuntos. Lippi mencionou que foi a Brasília na terça-feira (11) com o prefeito eleito Antônio Carlos Pannunzio para apresentar o projeto do BRT (Ônibus Rápido) e assim solicitar verba junto ao PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento). “Nós estamos buscando recurso para isso. São R$ 140 milhões para quase 40 km de BRT”, disse.

4

Nota 10

Durante a entrega do Prêmio de Jornalismo e Publicidade, no Ipanema Clube, na terça-feira (11), Lippi conversou longamente com o diretor da Urbes e secretário de Trânsito e Transporte, Renato Gianolla. O prefeito estava feliz por ter sido elogiado em Brasília, por ter sido Sorocaba e mais um outro município brasileiro, os únicos a apresentarem em Brasília projetos completos e consistentes.

Diplomado

O prefeito eleito de Votorantim Erinaldo Alves da Silva e seu vice Silvano Donizete Mendes foram diplomados pela Justiça Eleitoral na terça-feira (12). A cerimônia presidida pela Juíza Eleitoral da cidade Luciana Carone Nucci Eugênio Mahuad, que também diplomou os vereadores eleitos, aconteceu no salão da sede da Associação dos Aposentados de Votorantim e contou com a presença de autoridades e convidados.

Secretariado I

Erinaldo, aliás, já anunciou a maior parte do secretariado: Marcos Batista Trinca (Governo); Rodrigo Melo Kriguer (Administração); Ana Chriguer Rodrigues (Cidadania); Clau Buturi (Comunicação); Cláudio de França (Companhia Municipal de Habitação Popular - Cohap); Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso (Educação); João Carlos Taborda (Esportes); Antonio Carlos Ribeiro Abibe (Gestão Econômica); Carlos Alberto Leite (Meio Ambiente); Marcos Pontes (Obras); Milton Moreira (Segurança, Trânsito e Transportes); Silvano Donizete Mendes (Serviços Públicos), Francisco Scatolin (Saúde) e Angelo Veiga (Saae). Falta anunciar os secretários de Cultura e Negócios Jurídicos.

Cidadão Sorocabano

Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente de artes Gerente Geral - Jornal Ipanema Manoel D. Magueta Wilson Rossi Tiragem - 28.000 exemplares Gerente de Produção Distribuição - Sorocaba e Região Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0330 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

O jornalista e ator Marcelo Cury recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba na segunda-feira (10). A proposta da homenagem é do vereador Caldini Crespo (DEM). Cury começou sua carreira na Rádio Ipanema. Trabalhou ainda por 11 anos como repórter de trânsito da Rádio Jovem Pan de São Paulo.


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

5


6

GUYMA BADDINI

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Rádio Ipanema leva dois prêmios em Concurso Jornalístico

Jônatas Rosa, Jordy Pereira, Roberto Fernandes, Urbano Martins, Marina Pereira, Paulo Roberto Júnior, Helena Pereira, Marisa Batalim e José Luiz Batalim

Na terça-feira (11) foi realizada no Ipanema Clube a entrega dos prêmios do Concurso Jornalístico e Publicitário 2011 da Prefeitura de Sorocaba. Ao todo foram 113 trabalhos inscritos em quatro categorias: Imprensa (Jornal e Revista), Rádio, Televisão e Publi-

cidade. O Jornal da Manhã da Jovem Pan Sorocaba (atual Rádio Ipanema) ganhou os prêmios na categoria Rádio, como “Melhor Programa Jornalístico” e “Melhor Reportagem”. Os prêmios foram recebidos pelo editor Urbano Martins. Roberto Fernandes

Secretário de Comunicação, Valter Calis; prefeito Vitor Lippi; vice-prefeito, José Ailton Ribeiro; secretário de Comunicação Institucional da Câmara, Davi Deamatis e; Valéria Gonzalez


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

7


ALE SCAPOL

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Celso Zaccharias inaugurou em Sorocaba uma filial da sua loja Cupcake, que jรก existe na Oscar Freire. Moda feminina para mulheres de bom gosto. Vale a pena conferir!

Rafaela Wey

Ciรงa Rogich Fotos: Flavio Angelin

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Bom gosto

8

Celso Zaccharias e Daniela Pattacini

Marina Gerbovic

Alexandre Monteiro


ALE SCAPOL

Feijoada

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Adriana Ribeiro

Márcio Perez e Laura Cardoso

O Botequim do Bozó realizou uma deliciosa feijoada para reunir amigos e clientes. Como sempre, a tarde foi animadíssima e de gastronomia ímpar, já que o prato foi carinhosamente preparado pela Tânia, que nunca falha. Tânia e sua feijoada

Bob Menezes e Rafael Nunes

Karen Zanotti e Ana Carolina Galvão

9


10

ESPECIAL NATAL

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Economista dá dicas na hora da compra:

planejamento é essencial Roberto Fernandes Administrar a lista de presentes de fim de ano pode ser um bom exercício de como agradar sem perder o controle das finanças. A dez dias do Natal e com a segunda parcela do 13º salário chegando para injetar novo ânimo no comércio, os consumidores precisam ficar atentos. Planejamento é essencial, assegura o economista Renato Garcia, professor da Universidade de Sorocaba. Nesta época do

Juliana Moraes

ano, os gastos extras são inevitáveis e muitos consumidores ainda recorrem aos parcelamentos. O c o n s e l h o, n e s s e sentido, não é deixar de parcelar, mas avaliar as vantagens e desvantagens de uma compra a prazo. Além da pesquisa de preços em torno do produto, que em alguns casos acaba tendo variações consideráveis, a orientação é analisar os descontos para o pagamento à vista e os juros cobrados e embutidos nas parcelas.

Produtos menos duráveis: “compre à vista”

“Se houver um planejamento das contas, dá para comprar e organizar os parcelamentos. Mas, no caso dos produtos que não vão durar por muito tempo, como uma roupa, um calçado, a pessoa acaba deixando de usar a mercadoria que comprou e corre o risco de continuar pagando. Então, é sempre melhor pagar à vista, ou em poucas parcelas”, orienta o economista. Com relação ao 13º, a dica do professor é tentar poupar. “Quando se faz o controle dos gastos e da receita, é bom deixar de fora o 13º, como se fosse uma renda a mais, não considerando-o como salário. Vale a pena se programar ao longo do ano, de acordo com a renda e os gastos mensais”. Além do mais, pagar à vista dispensa rolar dívidas com cartões de crédito e cheque especial.


ESPECIAL NATAL

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

11

Decoração de Natal dos shoppings encanta crianças de todas as idades Marília Pagliato

Juliana Moraes

De olho no crescimento do mercado, as administrações dos shoppings em Sorocaba investem cada vez mais para atrair e encantar clientes, tendo no Na-

Shopping Granja Olga: decoração com estrelas

tal uma das melhores oportunidades. O Esplanada Shopping investiu cerca de R$ 900 mil em decoração, campanhas publicitárias e ações de relacionamento com o cliente. O tema natalino deste ano é a Incrível Fábrica de Panetones, onde as crianças conhecem a história do bom velhinho e fazem seus pedidos de presentes. Além disso, a administração do Esplanada programou sorteios que darão uma viagem, dez carros e 30 tablets. O Villàggio Shopping está no clima natalino com luzes, uma árvore de 12 metros de altura e enfeites de bolas, laços em tons dourados e cachos de magnólia. Outra iniciativa adotada pelo empreendimento foi levar o Natal para a praça Pio XII, em Santa Rosália, que também recebeu uma decoração especial. Lá o bom velhinho também espera pelas crianças de todas as idades e a especialmente para a garotada tem a oficina de mini chocotones e cookies natalinos, onde cada um faz o seu confeito. A magia do Natal também está presente no Sorocaba Shopping, que investiu 30% a mais na decoração

para este ano. Com o tema A Festa de Noel, a campanha destaca a interatividade dos clientes ao longo de 31 anos de história do shopping e traz como personagem principal o querido Papai Noel. No Shopping Granja Olga a decoração interior aposta nas estrelas brancas para abrilhantar o clima natalino. A programação completa e os horários das atrações dos shoppings estão em nosso portal: www.jornalipanema.com.br.

No Esplanada Shopping, além do Papai Noel, tem a fábrica de panetones


12

CORPO EM FORMA / SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Diarreia infecciosa – piora no verão

E

stima-se que ocorram mais de um bilhão de casos de gastroenterite aguda por ano, com mortalidade de quatro a seis milhões. Destes, dois milhões são observados em crianças menores de cinco anos de idade. Tais infecções são causadas por vírus, bactérias e parasitas. As mais importantes causas de vômitos e diarreia aguda em crianças são provocadas pelos vírus, principalmente o rotavírus, calicivírus, adenovírus e astrovírus. Os calivírus são divididos em dois gêneros: norovírus (vírus de Norwalk) e sapovírus. Os sapovírus receberam esse nome porque foram isolados pela primeira vez na cidade de Sapporo (Japão). Os rotavírus têm formato de roda, enquanto os calicivírus mostram depressões características sobre a superfície, lembrando o formato de um copo (em grego, calyx=copo). Assim, embora os germes causadores da gastroenterite viral

sejam diversos, eles apresentam semelhanças quanto ao quadro clínico, modos de transmissão e tratamento. Nos EUA, mais de 90% dos surtos de diarreia de causa desconhecida, atualmente são atribuídos aos norovírus. Entre nós, os rotavírus ocupam o primeiro lugar, vindo a seguir os norovírus, os astrovírus, os adenovírus e, finalmente, os sapovírus. Estes vírus são encontrados na natureza, principalmente em fezes, água e alimentos. Por isso, a disseminação fecal-oral é o principal modo de transmissão, embora o vômito possa desempenhar um papel importante pela contaminação de superfícies. Os surtos de diarreia ocorrem em todas as idades e em cenários diversos, como hospitais, domicílios, creches, cruzeiros em navios e restaurantes, assim como em grupos de alto risco, particularmente adultos jovens, crianças, idosos, viajantes, soldados e pacientes com a resistência diminuída. A excreção dos vírus pelas fezes precede o aparecimento da doença em até 30% das pessoas expostas e pode persistir por muito tempo, aumentando o risco de propagação, principalmente entre os manipuladores de alimentos. Outra característica destes vírus é a grande resistência a variações de temperatura (desde congelamento até 60°C), que explica sua persistência no meio ambiente, como água potável e alimentos (ostras, frutos do mar, vegetais, legumes, frutas etc), que são irrigados com esgoto e ingeridos crus. Ainda, infecções recorrentes podem acontecer ao longo da vida, pela queda da imunidade em longo prazo. As gastroenterites por vírus podem ocasionar desde infecções assinto-

máticas (1/3 dos casos) até sintomas de intensidade variada, após uma incubação no organismo de 10 até 50 horas. Mas a doença geralmente começa com vômitos seguidos de cólicas na barriga, febre (3745% dos casos), diarreia aquosa e outras manifestações menores, como dor de cabeça, calafrios e dor muscular. A famosa “intoxicação alimentar” dura de dois a três dias, porém pode persistir por mais tempo (quatro a seis dias) em surtos hospitalares e crianças menores de 11 anos de idade. O método de referência para a identificação destes vírus é a reação em cadeia da polimerase (PCR), que é executada em espécimes de fezes, água ou alimentos. Todavia, o tratamento ideal para as doenças diarreicas é a reidratação oral com soros (água mais eletrólitos, como sódio, potássio etc.). Nos casos graves, a desidratação é combatida com fluidos aplicados diretamente na veia. Também são úteis agentes para reduzir o trânsito acelerado do intestino e produtos antissecretores. Por outro lado, a dieta deve ser leve (chás, torradas, bolachas, sucos etc), evitando principalmente alimentos pesados e gordurosos. Os antibióticos, usados como panacéia universal para qualquer tipo de infecção, não matam os vírus. Atualmente, é utilizado para o tratamento de várias parasitoses e alguns vírus (rotavírus e norovírus) um produto chamado nitazoxanida (Annita), que inibe a multiplicação dos vírus e reduz a excreção do agente. Tal redução é importante a fim de evitar a contaminação

por meio dos veículos da diarreia e, por tabela, a infecção do homem. Em relação aos surtos de gastroenterites, 36% ocorrem após alimentação em restaurantes, 23% em estabelecimentos como creches, berçários, orfanatos etc, 13% em escolas e 10% em locais de lazer, como cruzeiros de navios. Os alimentos mais implicados foram ingeridos frios, como saladas, sanduíches e produtos de confeitaria, onde o ovo é fundamental (maioneses, chantili, musses, cremes etc.). A água potável é geralmente contaminada pelo esgoto de fossas e águas recreacionais (piscina, ofurô etc). No estado de São Paulo, dados referentes aos surtos de 1999 a 2008 (2.712 surtos com 76.697 casos) demonstram etiologia de bactérias em 19,3%, vírus (20,8%), parasitas (3,3%), mas 44% não foram esclarecidos. Aliás, os rotavírus são mais frequentes nos meses frios e secos, enquanto os norovírus predominam nos meses quentes do ano. Em relação à prevenção somente os rotavírus têm vacina. Também é ímportante o consumo de água e alimentos de origem segura (cuidado com os produtos oferecidos na praia). Na dúvida, filtrar e clorar a água, assim como dar preferência aos alimentos cozidos. Finalmente, a lavagem das mãos é fundamental antes e depois de usar o sanitário, além do afastamento de funcionários doentes do setor de manipulação de alimentos. Professor Doutor Mário Cândido de Oliveira Gomes, infectologista e clínico geral


GUYMA BADDINI

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

13

O inusitado na união de Ana e Ademir

Daniela Colli, Lilian Rose, Ana Paola e Fernanda Lossurdo

Ademir, Paola e sua mãe Lúcia Lossurdo

Lucas Munhoz, Lucimara Munhoz, Francisco Munhoz e Matheus Munhoz, Ademir e Paola

Os advogados Ana Paola Lossurdo Morais e Ademir Munhoz celebraram de forma inusitada, sua união. Criaram um site e, nele, os convidados ficavam sabendo da festa, seus motivos, momentos e do presente: - a doação de uma cesta básica às entidades Centro Espíritas Flamarion - Casa do Caminho e Joanna de Angelis. Os próprios noivos fizeram a celebração contando suas vidas e brindando a união com os convidados.

Ana Paola Lossurdo Morais e Ademir Munhoz

Ricardo Nareto, Fernanda Lossurdo, Francine Lossurdo, Denis Eduardo Lossurdo, Ademir e Paola

Sonia Matheus, Nilton Matheus, Nicolas e esposa (representantes dos Centros Espiritas Flamarion e Joanna de Angelis, as entidades beneficiadas com as doações)


14

ROTEIRO GOURMET

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Itália traz sabor e qualidade aos pratos brasileiros Massas, molhos e muitos outros produtos importados direto da Itália trazem ao Brasil o sabor e qualidade do país Spagetti,nhoque, bruschetta, carpaccio. A sonoridade das palavras é tão deliciosa quanto o sabor dos pratos. Com combinações suculentas e possíveis de harmonizar com uma infinita carta de vinhos, a culinária italiana sempre é bem-vinda nos lares brasileiros. Com o Oba Hortifruti é possível realizar esta viagem gastronômica sem nem sair do país, com massas, molhos, tomates, legumes, verduras, vinhos e muitos outros produtos importados. A massa No Oba Hortifruti é possível encontrar mais de sete marcas importadas abrangendo mais de 15 cortes diferentes, entre eles os saborosos nhoque, capeletti, farfalle, massas de lasanha e muito mais. O Oba Hortifruti oferece uma infinidade de molhos e tomates pelados. Eles têm origem italiana e são cultivados em Nápoles, região central da Itália, país europeu que mais produz o fruto e sexto no mundo. “Em razão das características da terra do local, o tomate originário da Itália se transforma em um tomate mais doce, proporcionando um molho menos ácido e muito mais saboroso,” explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal. Massas, molhos, arroz, queijos, vinhos, cervejas e muitos outros são importados diretamente para as 37 lojas.

a Rústica l l A o ã r r a c a M

s: Ingrediente l “a do zi co alle 250 gr de farf dente” s ados em cubo 2 tomates cort pequenos s rtada em cubo 1 abobrinha co pequenos s rtada em cubo 1 berinjela co pequenos a a) de alcaparr 1 colher (sop preta picada na to Azei ho amassado 1 dente de al lsinha picada sa de a) 1 colher (sop a) de azeite 2 colheres (sop ) de aceto há (c es 2 colher balsâmico a gosto Queijo ralado aro: Modo de prep gue fo re , ra ei Em uma frigid azeite por os legumes no minutos. ente três aproximadam alcaparra, as en Acresc te a e o et balsâmico azeitonas, o ac bre o farfalle rva so a salsinha. Si eijo e”. Coloque qu o. nt de l “a st cozido go a ralado


ROTEIRO GOURMET 15

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Yakissoba sim

ples

Ingrediente s • 500g de espa guete nº 8 • 5 folhas de acelga • 1 cenoura m éd • 1 cebola gran ia de • 5 vagem ( já aferventadas ) • 1 cabeça pe quena de couv e flor • 200g de ca rne de boi em tiras • 200g de pe • 1/2 pimentã ito de frango o verde em cubo • 1/2 pimentã o vermelho ou • 1 ovo amarelo • 2 xícara de shoyo tradicio nal (molho de • 1 colher de soja ) aç • 4 colheres de úcar ( sopa ) am id o de milho ( so • sal a gosto pa ) Modo de Pre paro 1. cozinhe o m ac lave e deixe es arrão em água fervente de friar 8 a 10 minutos Preparo do , escorra, molho: 1. numa pane la coloque um e reserve pouco de óleo frite a carne levemente 2. refogue o fran 750ml de água go, agora acrescente a carne bovina , o shoyou, o , acrescente açúcar e o sa 3. deixe ferver l 4. bata o ovo em uma tigel ae pouco de água , junte os legu junto o amido já dissolvi do em um 5. deixe o mol mes menos a ho engrossar acelga agora coloque 6. sirva o mol ho sobre o m a acelga acarrão

a

izz p r o b a s o ã r r Maca s Ingrediente sa curta as m • 250g de cozida (penne, fusili) aldente ussarela • 250 g de m sa os ralada gr linguiça • 3 xícaras de rtada co calabresinha finas s ha em rodelin ho de ol m de • 1 lata tomate e em • 1 tomat as rodelas fin de oliva • Orégano sopa de azeite co • 1 colher de es fr o manjericã • 10 folhas de

paro pa de Modo de Pre arar a colher de so ep um pr m de co , o od la 1. M pane iça em uma 2. frite a lingu assa cozida, a acomode a m rodelas de , do ta un azeite-de-oliv o, fratário redond linguiça queijo mussarela, 3. Em um re , ano ho de tomate e polvilhe orég tura média , só para cubra com mol o cã ri je an m ra de pe as tomate, folh cido, em tem rno pré - aque isture no 4. Leve ao fo ha, apenas m eijo derreter o qu quiser, não frite a linguicin o 5. Dica se nã e at m molho de to


16

16

RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

ARTE E CRIATIVIDADE...

Barbies solidárias Os profissionais do salão Maria Ikeda, novamente, transformam o Natal em algo realmente mágico. Pelo segundo ano, eles usam a criatividade para criar roupas e cabelos exclusivos para bonecas Barbies. É uma boneca mais bonita que a outra; cada uma com as características de seus “criadores”. A iniciativa fica ainda mais interessante pelo fato de que essas bonecas são colocadas à venda e a renda é revertida para a Associação Crianças de Belém. Parabéns a todos!

VERÃO 2013

Spikes e tachas

PODE LER

A queda

As memórias de um pai em 424 passos Um dos mais polêmicos jornalistas do Brasil, Diogo Mainardi apresenta um contundente livro de memórias sobre seu primogênito Tito. Vítima de erro médico, em um hospital de Veneza, Tito nasceu com paralisia cerebral. Em relato emocionante e surpreendente, Diogo revela como a relação com o filho norteou sua vida desde então, e como ele lida com a culpa e os culpados pela paralisia de Tito. De Ezra Pound a Rembrandt, de Marcel Proust a Neil Young, de Sigmund Freud a Humpty Dumpty, de Hitler ao U2: são muitos os personagens que se interligam na narrativa circular que vai conectando o destino de Tito à trajetória do mundo ocidental, em 424 pequenos capítulos (passos) incrivelmente bem escritos, “como soi acontecer” com a literatura de Diogo Mainardi. Pode ler. O livro é muito bom.

Spikes e tachas surgiram na década de 70 com o movimento punk e, agora, voltam com tudo e repaginados na coleção Verão 2013 da Volts Denim. A pegada rock’n’roll do acessório que antes significava rebeldia e agressividade, dá lugar a peças de visual moderninho e cheias de atitude. Na linha premium: a saia leather, modelo confeccionado em tecido que recebe acabamento em resina que deixa a peça com textura e aparência de couro, as tachas surgem coloridas. Além do tradicional prata, aparecem tachas nas cores preta e dourada. No short napolitano, que traz uma lavagem especial em degradê de rosa e azul, os spikes aparecem no bolso e na etiqueta, compondo um visual delicado e poderoso. Verão 2013 Youonlyliveonceé o tema da coleção Verão 2013 da Volts Denim, que chega com uma pegada anos 70, inspirada em festivais de música, com peças masculinas e femininas para vestir diferentes estilos em todas as ocasiões. Tingimentos diferenciados, degradê, tie-dye, bleach, aplicações de tachas, bordados, corte a laser, grafismos, tecidos resinados e peças Premium são os destaques. A proposta é viver com intensidade e liberdade, afinal, o verão um dia acaba e esse momento, assim como o nome da nova coleção diz, só se vive uma vez. Por isso, a Volts traz peças versáteis e confortáveis para veranear em qualquer lugar e aproveitar ao máximo tudo o que a próxima estação tem a oferecer.


17

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Papai Noel alegra crianças do Ipanema Clube

Inauguração

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Lívia Costa

Regina e Cláudio Costa

O empresário Cláudio Costa inaugurou o novo drive-thru do McDonald’s em Sorocaba, agora localizado na região da avenida São Paulo. O evento foi agraciado por vips que se deliciaram com o Mc Gourmet, um jantar de alta gastronomia harmonizado com vinhos e preparado com ingredientes dos restaurantes da rede.

O bom velhinho marcou presença no Ipanema Clube e alegrou a criançada distribuindo presentes e deliciosas guloseimas.

Sob nova direção A loja Container está de cara e dono novo e foi inaugurada recentemente sob o comando da especialista em marketing de moda Patrícia Panza que fez o o reposicionamento da marca no mercado de Sorocaba. Patrícia Panza e Flávia Ventura

Sucesso absoluto

O Grupo Felicidade Down realizou em grande estilo a primeira edição do Yakisoba. O evento que ocorreu no salão de festa do Cefas, foi um sucesso e recebeu centenas de convidados.

Vitor Lippi e Antonio Carlos Pannunzio

O vereador Francisco Martinez e a esposa Marisa


18

PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Fotos: Fábio Augusto

Confraternização

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Cruzeiro Golden Night A Soney Tour em parceria com o Runa Club realizou o Cruzeiro Golden Night e os frequentadores da balada mensal não negaram fogo e embarcaram nos hits dos anos 70, 80 e 90 em alto mar. Muito agito e diversão. No próximo eu vou também.

Fabiano e Luh Valente

Lúcia e Krika

Magali e Alfredo Piffer

Carlos Tomba

Ricardo Schulze e Dani Rubinato

Como acontece todo ano, a Tecnoprint surpreende clientes, amigos, parceiros, funcionários e imprensa com uma confraternização impecável. Mais uma vez a festa ocorreu no Clube de Campo de Sorocaba e foi tudo perfeito. Parabéns para Magali e Alfredo Piffer, o casal Tecnoprint.

Rosangela Bueno e Jura Sanches

Comerciantes de materiais de construção em festa Valdeci Oliveira

Gláucia e Maurício Mota

A Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Sorocaba e Região comemorou 10 anos com um jantar no Lar São Vicente de Paulo. Valdeci Oliveira, o presidente da Acomac, estava feliz e agradeceu ao público presente e as conquistas nesses dez anos.

Lucas Ferreira

Kelly Almeida

Cláudia Vasconcelos


19 Educação

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

FCMS sedia Congresso Internacional do Serviço de Cirurgia Plástica A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP sediou o IV Congresso Internacional do Serviço de Cirurgia Plástica “Professor Linneu Mattos Silveira”, realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no anfiteatro da biblioteca. O encontro ocorre anualmente e, a cada edição, reúne residentes, ex-residentes e estudantes de Medicina interessados na atualização de conhecimentos dessa especialidade. De acordo com o coordenador do evento, professor Hamilton Gonella, o congresso visou, principalmente, propiciar o reencontro de antigos alunos, CURSOS DA TERCEIRA IDADE DA UNISO - A Terceira Idade da Universidade de Sorocaba (Uniso) está com inscrições abertas para os cursos de 2013. Os interessados devem comparecer ao câmpus Seminário (avenida Dr. Eugênio Salerno, 100, Santa Terezinha), de segunda a sexta-feira, da 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Mais informações: (15) 2101-4061 ou 3idade@uniso.br.

MESTRADO EM EDUCAÇÃO Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do câmpus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mais informações: www.ppged. ufscar.br.

FESTIVAL DE CAPOEIRA – O Objetivo Sorocaba reuniu, na unidade Portal, pais e alunos para o Festival de Capoeira. Quem passou por lá pôde ver de perto a magia de uma das principais expressões culturais do país. O batuque dos instrumentos embalou os participantes a celebrar a troca de cordas (graduação da luta) dos estudantes.

bem como a troca de experiências entre os profissionais. “Com este evento, foi possível enxergar a evolução dos nossos estudantes e promover novos conhecimentos por meio das palestras e discussões”, disse. Durante a atividade, assuntos de importante relevância para a categoria foram discutidos, tais como gestão de qualidade em consultório; ética em cirurgia plástica; abdominoplastia e sobrepeso; lipoenxertia glútea; reconstrução de mama; uso da toxina botulínica; rinomioplastia, entre outros.


20

ESPECIAL NATAL

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Comércio prevê aumento de até 12% nas vendas de Natal

Dinamismo Segundo Soranz, o comércio varejista de Sorocaba é dinâmico e cresce a cada ano em diversidade de segmentos. As novas lojas e o aumento das galerias e shoppings como foi o caso a zona norte, trazem alterações nos índices de aumento de consumo. Para ele os empresários do comércio varejista da cidade estão otimistas com este Natal até pela movimentação atual da população nas lojas. Os eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, celulares, vestimentas e brinquedos são alguns dos produtos que alavancam as vendas, explica o Soranz. “Há os itens de perfumaria que agregam milhares de presentes para as famílias como opção de lembrança para o Natal”, completa. No Centro, a ampliação do horário de funcionamento das lojas anima os comerciantes. Para Marcelo Takeo Saito, proprietário de uma loja de brinquedos, o período de festas de fim de ano é motivo de sobra para comemorações. “Nossa estatística é de um aumento de 30% nas vendas em relação ao ano passado”, diz, animado. Saito também destaca que o segmento segue em alta neste último trimestre do ano, a partir do crescimento das vendas no Dia das Crianças.

Arquivo/Jornal Ipanema

Fernando Soranz: comércio varejista de Sorocaba é dinâmico

Corredores comerciais do Centro já registram aumento de público, a dez dias para o Natal Juliana Moraes/ Jornal Ipanema

A dez dias do Natal, as compras de fim de ano se intensificam e o comércio ganha um novo fôlego, especialmente com a segunda parcela do 13º salário. Em Sorocaba as lojas da região central e dos shoppings estão a todo vapor e a previsão é de um aumento de até 12% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Percentual que pode ser bem maior dependendo do ramo da atividade, como no caso dos brinquedos. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Sorocaba (Sincomércio), Fernando Soranz, prevê um crescimento nas vendas neste Natal em índices superiores a 5% com relação ao ano passado. E atribui essa tendência ao crescimento da cidade. “Esse percentual tem a ver também com o aumento da população de Sorocaba neste último ano devido a vinda de novas empresas e o consequente fluxo de consumidores das cidades da região. Nas capitais do Brasil a Federação do Comércio Varejista prevê um aumento de 5% a 8% nas vendas do Natal para 2012”, diz.

Marília Pagliato/ Ipanema Online

Marília Pagliato

Marília Pagliato/Ipanema Online

Expectativa de lojistas do Centro e dos shoppings é de crescimento em relação ao ano passado. Comércio de brinquedos pode faturar até 30% a mais no período

Horários de funcionamento Comércio central De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h Aos sábados, das 8h às 18h. Nos dias 25 de dezembro e 1* de janeiro, ponto facultativo Shoppings Shopping Esplanada - avenida Izoraida Marques Peres, 401, Campolim) Segunda a sábado, das 10h às 22h Do dia 17 até 22 de dezembro, das 10h às 23h Nos dias 23 e 24 de dezembro, das 10h às 18h No dia 31 de dezembro, 10h às 16h Shopping Granja Olga - avenida São Paulo, 4525, Jardim Astro Segunda a sábado, das 10h às 22h Domingos, das 9h às 18h No dia 24 de dezembro, das 10h às 18h No dia 31 de dezembro, das 10h às 13h

Marcelo Saito: ramo de brinquedos fatura alto nesta época

Hudson Pessini: economia estável e crescimento real nas vendas

Economia estável Na avaliação do presidente da Associação do Centro de Sorocaba (Aceso), Hudson Pessini, a expectativa média dos comerciantes em geral sobre as vendas de Natal é de um faturamento de pelo menos 4% em relação a 2011. Segundo Pessini, o número não é ruim. “Um crescimento de 4% é bom, visto que a arrecadação do ano anterior já foi satisfatória”, justifica. A economia aquecida está mais estável e o sorocabano tende a presentear mais este ano, porém gastando menos, pondera Pessini. Ele estima que a média de gasto com presentes de Natal este ano será de R$ 70,00 a R$ 90,00.

Shoppings Para os shoppings, a previsão é mais é otimista. O Clube dos Lojistas do Shopping Granja Olga projeta que as vendas também superem as do ano anterior em pelo menos 10%. No Esplanada Shopping a administração espera um aumento de 12% nas vendas em relação ao ano passado. E ainda estima um público maior de visitantes. Cerca de 15% a mais de pessoas devem transitar neste fim de ano pelo shopping, em relação ao mesmo período de 2011. Já no Sorocaba Shopping a expectativa de vendas é de 5% a 8% a mais este ano e um fluxo de público de aproximadamente 800 mil pessoas se comparado ao Natal do ano passado.

Shopping Panorâmico - rodovia Raposo Tavares Funcionamento normal de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 18h. Sorocaba Shopping - avenida Dr. Afonso Vergueiro, 1700 - Centro Segunda a sábado, das 10h às 22h Domingo, das 13h às 19h No dia 24 de dezembro, das 10h às 18h No dia 31 de dezembro, das 10h Às 18h Villàgio Shopping - praça Pio XII, 65, Santa Rosália Segunda a sábado: 10h às 22h Do dia 17 até o dia 22 de dezembro, das 10h às 22h Domingos, das 12h às 22h No dia 24 de dezembro, das 10h às 18h No dia 31 de dezembro, das 10h às 18h Plaza Shopping Itavuvu - avenida Itavuvu, 2.182, zona norte Segunda a sábado, das 10h às 22h Domingo, das 14h às 20h Nos dias 21, 22 e 23, das 9h às 23h No dia 24 de dezembro, das 9h às 18h


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

15 de dezembro de 2012 - edição 695 www.jornalipanema.com.br

Condomínio tem dois acessos entre seus diferenciais

O Condomínio Residencial Saint Patrick é considerado um condomínio conceito. Com projetos de urbanização do engenheiro Marcos Cesar e do arquiteto Geraldo Caiuby, localizado em uma área privilegiada, no km 108 da rodovia Raposo Tavares, o residencial oferece dois acessos, sendo um rápido por via expressa e outro de conveniência por via urbana, próximo ao shopping e comércio em geral. O residencial possui área total de aproximadamente 800.000 m2 com lotes a partir de 1.000 m2. A característica do empreendimento é a sintonia com a

natureza e a tecnologia em infraestrutura, com projeto de cabeamento de energia elétrica e comunicação subterrâneos. Entre os destaques está a existência de duas portarias. A Portaria Raposo permite acesso rápido ao Parque Campolim. Já a Portaria Ipatinga, localizada junto aos principais bairros da Zona Oeste, possibilita o acesso exclusivo por vias urbanas, a apenas cinco minutos da avenida General Carneiro. A realização é da Guarda Empreendimentos e coordenação de vendas Sorocaba Imóveis. Informações: (15) 3217-3955 e www. residencialsaintpatrick.com.br


2

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


ANUNCIOS 3

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Empregos

Artigos para Festas

Cestas e Telemensagens

Diversos

Aulas e Cursos

Advocacia


4 ANUNCIOS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

ESPAÇO EMPRESARIAL

Estética e Beleza

Empresas que oferecerem boa alimentação aos funcionários podem ganhar selo de qualidade

Informática

Avisos e editais

Medicina e Saúde

Um projeto de lei que tramita na Câmara Federal pode criar o chamado “Selo de Qualidade” para empresas do setor da construção civil que garantirem higiene e segurança alimentar aos seus trabalhadores. O PL 4144/12, de autoria do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), fala também sobre a variedade e quantidade do que é servido aos funcionários. De acordo com a proposta, o padrão da alimentação distribuída aos operários deve ser um almoço com, no mínimo, 800 calorias e desjejum com 300 calorias. Pitiman destacou que o serviço na construção civil exige mais esforço do trabalhador, razão pela qual deve ser disponibilizado maior nível calórico nas refeições. Para o advogado Gustavo Henrique Campanati, do Escritório Almeida Neto e Campanati Advogados, de Sorocaba

(SP), além dos salários, o empregador deve estar atento aos outros itens que fazem parte do contrato de trabalho – em especial, alimentação e segurança, que garantem a saúde do trabalhador. “Esses tipos de investimentos representam um ganho para as empresas, pois, além da satisfação direta do empregado por ter sua cidadania reconhecida, existe a redução no afastamento do funcionário por doenças e acidentes do trabalho”, disse. O autor do projeto se baseou num estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da Organização Internacional do Trabalho e da Organização Mundial da Saúde, que mostra que o aumento de 1% das calorias disponíveis representa crescimento de 2,27% na produtividade. Ou seja, uma boa alimentação auxilia o trabalhador em termos de esforço físico, intelectual e social.

Caravana de Natal da Coca-Cola já está nas ruas de Sorocaba Pelo 12º ano consecutivo, a tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola – Sorocaba Refrescos traz a magia e a emoção do Natal para as ruas da cidade. Até o dia 22 de dezembro, a caravana deve percorrer diversos bairros de Sorocaba. São cinco caminhões que proporcionam um show de luz e sons, além da presença do Papai Noel e do urso da Coca-Cola, que distribuirão balas durante todo o trajeto. A saída começa sempre às 19h30. A caravana fará o seguinte roteiro: bairros Júlio de Mesquita e Wanel Vile no dia 8; a região da avenida Itavuvu no dia 9; no dia 11, região dos shoppings; no dia 12 a região do Central

Parque; dia 14 na Vila Hortência; dia 20 no Parque São Bento e dia 22, último dia da caravana, volta a fazer a região dos shoppings. “É um belo espetáculo que encanta gente de todas as idades. É emocionante ver a reação das pessoas. Quando a caravana passa, é possível perceber o quanto o Natal é mágico, especialmente para as crianças, é claro, mas é muito tocante ver que os também cultivam esse espírito e estimulam as crianças a sonhar”, comenta Bruna Hernandes Sulga, analista de promoção e propaganda da Sorocaba Refrescos. Para outras informações, acesse o site www.sorocabarefrescos.com.br.


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

5


IPANEMA

AMBIENTE

6

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012 ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Arquitetos em festa Foram quatro os principais motivos de comemoração na festa que aconteceu terçafeira (10) no Chalé Francês: O Dia do Arquiteto, o aniversário de 10 anos da Revista Habitare, a inauguração do recém-construído e charmoso porão do Chalé Francês e os 29 anos do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) em Sorocaba. Em noite quente e ao som do talentoso Hugo Rafael, arquitetos, paisagistas, decoradores e demais profissionais da área comemoraram também as realizações de 2012 e as perspectivas para o ano que se aproxima.

Lilian Bertin e Tiana Ribeiro

Geraldo Caiuby


IPANEMA

AMBIENTE 7

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012 ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Jeanne e Ney Fogaça

O cantor Hugo Rafael animou a reunião, que contou com arquitetos, paisagistas, empresários e decoradores

Marta Mattos e Sérgio Antunes

Sérgio Gonzalles

Roldão Mello e Lúcia Guaríglia


IPANEMA

8 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012 ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Cartão de visita: Rafa Galvão em 3D

Natural da cidade de Tatui, o fotógrafo Rafa Galvão contou que desde criança não tirava os olhos dos efeitos visuais dos filmes que o deixavam extremamente curioso.

Aos 14 anos iniciou seu contato com o software 3D Maya e contou: “Os livros eram muito caros e no Brasil não havia cursos para este programa. Então busquei aprender o básico pela internet e logo depois conheci o 3D Studio Max e segui com as vídeo-aulas. Aos 17 ganhei minha primeira câmera fotográfica digital, me aprimorei no Photoshop e aos 18 iniciei meu trabalho no escritório “Fazendo e Conhecendo Arte - Arquitetura e Construção” onde pude usar meus conhecimentos em softwares 3D, construindo maquetes eletrônicas e aprendi um pouco mais sobre arquitetura e design”. Rafa passou então por outros trabalhos, como foto-manipulador e fotógrafo free lance. Hoje, aos 24 anos, trabalha como designer na agência Bravo Propaganda e, atua nas áreas de fotografia e arquitetura, desenvolvendo materiais em 3D. Sua especialidade são as maquetes e embalagens.


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

9


VIDA 10 SAUDÁVEL

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Você sabe como pisa e anda e qual é o seu tipo de pé? Qual o critério que você usa para se prevenir ou tratar de um problema de coluna, joelho, quadril e pé? Como saber qual a melhor conduta? Como você faz para comprar o seu tênis para uma prática esportiva ou lazer? É o mais bonito? O mais barato? O mais macio? De acordo com o fisioterapeuta Luiz Fernando Sola, do Instituto Krion independente de qual critério anteriormente descrito está na hora de saber qual o seu tipo de pisada. “Apesar de serem tão pouco lembrados, os pés são os principais órgãos de sustentação e equilíbrio do nosso corpo. Quando apresentam algum tipo de deformidade ou ‘pisam’ sobre o solo de maneira errada, podem causar problemas posturais que afetam as articulações ocasionando desvios e dores das mais variadas intensidades”, comenta. De acordo com ele, para a pessoa identificar como está sua pisada existe um aparelho chamado Baropodometria Computadorizada, que

mensura e quantifica os picos de maiores pressões que seu pé exerce sobre o solo, determina qual é o tipo de pé, identifica como está o seu equilíbrio corporal e postural. O fisioterapeuta, especialista em Posturologia e Podoposturologia, especialidade que estuda as alterações dos pés e suas repercussões sobre o nosso corpo, diz que este exame dá suporte para solucionar vários causas de patologias, cuja causa principal é um desequilíbrio na maneira de se pisar. “Através desta análise que é realizada parado e andando sobre uma plataforma com vários sensores, conseguimos quantificar os picos de maiores pressões dos pés em relação ao joelho, quadril e coluna, determinando qual a região do seu corpo que está em sobrecarga e sofrimento”, afirma. Segundo o fisioterapeuta, com os resultados é possível intervir precocemente, tratando ou prevenindo os

problemas que vão, desde simples bolhas, unhas encravadas, até joanetes, tendinites e artrose no joelho, dores de coluna crônica, desvios posturais, desgastes nas articulações e inflamações na planta dos pés como fascites e esporão, pé chato e pé cavo entre outras patologias. Sola explica que este exame é realizado de preferência junto com uma avaliação postural para determinar qual atuação preventiva e terapêutica a ser definida. “Quando há alterações identificadas neste processo e avaliação, em alguns casos há à necessidade de se trabalhar a Reeducação Postural Global através do uso de Palmilhas Posturais,

Luiz Fernando Sola, fisioterapeuta

uma metodologia francesa de tratamento. Estas palmilhas que não são as ortopédicas são confeccionadas por fisioterapeutas através do resultado do exame da Baropodometria. Elas são personalizadas e feitas de acordo com o seu tipo de pé, pisada e postura, distribuem adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés, devolve um maior equilíbrio muscular e uma melhor estabilidade articular em todos os segmentos do pé joelho, quadril e coluna, buscando uma melhor performance em atividade físicas, caminhada e corrida.


VIDA SAUDÁVEL 11

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Corrida Paula Lopes será neste domingo A personal trainer Paula Lopes promove neste domingo (16) a 1ª Corrida 5 km e Caminhada de 3 km, na Pista de Caminhada do Parque Campolim, com largada às 8 horas. O objetivo é incentivar a cidade ao esporte. “É uma competição focada em qualidade de vida”, diz Paula. Segundo Paula, que atua há 12 anos na área de educação física, corrida é sinônimo de qualidade de vida. “Depois que a pessoa começa a correr tudo melhora. O seu ânimo melhora tanto para o trabalho quanto para a vida social”, diz. Ela recomenda ainda que os iniciantes participem de grupos de corrida. “Você une o útil ao agradável. Como é um grupo, você se socializa, faz amigos, e tudo isso com qualidade de vida”. Participar de caminhadas e corridas traz benefícios para o corpo e para a alma. Quando aliada à uma

boa alimentação, a atividade pode ajudar a emagrecer, controlar o colesterol e diabetes, fortalecer a musculatura e melhorar a respiração, imunidade do corpo e o humor (já que correr libera endorfina, o hormônio do bem estar que promove a sensação de prazer e maior disposição).

Juliana Moraes


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

VIDA 12 SAUDÁVEL

12

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Suplementos alimentares e seus benefícios Anos atrás os suplementos alimentares eram confundidos com anabolizantes, hoje em dia a população está mais consciente sobre a diferença entre eles e dos benefícios que os suplementos alimentares trazem à saúde, a estética e a performance comenta Alexandre Dorelli Gonzales educador físico e nutricionista na área esportiva da empresa AleGym . Segundo Gonzales, os suplementos alimentares também são indicados para aquelas pessoas que são sedentárias e que possuem uma alimentação com déficit de calorias, vitaminas, minerais, proteínas etc. “Neste caso usamos os suplementos para complementar a alimentação base e atingir as quantidades de nutrientes que as pessoas necessitam”, diz. Uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática regular de esportes fazem parte da rotina de atletas amadores e profissionais. Para aqueles que praticam uma atividade física regular, como é o caso de musculação ou corrida, ou mesmo atletas que veem no esporte uma forma de trabalho, a inserção de suplementos alimentares tem como objetivo completar a dieta diária do esportista e auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais. Em alguns casos a falta do complemento pode ocasionar ao

Juliana Moraes

atleta a queda de rendimento, cansaço excessivo, deficiência de nutrientes, entre outros problemas. Por isso, o auxílio de um nutricionista na preparação da dieta e, consequentemente, na indicação do suplemento alimentar é primordial, pois ele assume um papel muito importante na saúde do atleta. Hoje há no mercado diversos tipos de suplementos alimentares, cada um com a sua finalidade. Os mais conhecidos e usados são: Whey protein, BCAA, Glutamina, Creatina, Hipercaloricos, Termogênicos etc. Whey protein: fornece a fonte mais otimizada de aminoácidos (componentes básicos das proteínas e principais elementos na construção muscular) necessários ao reparo e crescimento do tecido muscular. Essa proteína aumenta o ambiente anabólico e previne a quebra muscular, pois auxilia no desenvolvimento muscular durante o treinamento intenso. BCAA: é importante para a síntese de proteína, construção de músculos, prevenção de perda muscular, recuperação física, retarda a fadiga e para

fornecer energia aos músculos em atividade. Glutamina: provavelmente é o aminoácido mais importante no nosso organismo para criar condições anabólicas favoráveis para a construção muscular, promovendo uma ação anti-catabólica por evitar a degradação protéica e estimular a síntese de glicogênio. A glutamina tem ainda um efeito similar ao da creatina no processo de voluminização intracelular, por atrair água para dentro da célula. Creatina: é uma substância que tem ocorrência natural no corpo humano, sendo a principal fonte de energia do músculo. Ocorre que o nosso organismo pode armazenar mais creatina do que normalmente consumimos numa dieta normal (produzimos cerca de 2 gramas por dia). Através da saturação com creatina podemos obter os seguintes efeitos: • Aumento do volume celular e consequentemente do músculo; • Melhora da definição muscular (a creatina drena líquido extracelular para dentro da célula); • Aumento da energia armazenada, que pode melhorar a resistência, a força, e diminuir o tempo de recuperação entre os treinos. Hipercáloricos: tem em sua composição, uma combinação de carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, aminoácidos, vitaminas e minerais dentre outros nutrientes, além de algumas marcas possuírem Omega-6 e Omega-3 que são ácidos graxos poliinsaturados, gorduras essenciais para a nossa saúde e que devem estar presente em nossa dieta. Indicado para indivíduos que estão muito abaixo do peso ou que gastam muita caloria diária. Termogênicos: visam através da ação termogênica manter seu metabolismo acelerado para que você tenha uma maior queima calórica ao longo do dia. Eles são muito indicados para serem utilizados em conjunto com atividades aeróbias. Indicados para emagrecimentos e aumento de disposição nos treinos e para quem quer obter uma definição muscular. Alguns produtos são mais completos contendo um conjunto de ingredientes termogênicos. Outros são mais específicos, focados em ingredientes termogênicos conhecidos como o guaraná e cafeína.


VIDA SAUDÁVEL13

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Corrida de Natal Ipanema tem Fredison Costa e Cristina Leme como campeões Jomar Bellini A sétima edição da tradicional Corrida de Natal Rádio Ipanema e Jornal Ipanema, realizada em parceria com a Associação de Atletismo Santi Pegoreti (AASP), aconteceu no domingo (9). A edição 2012 da corrida teve como palco o Parque das Águas. Durante toda a manhã, cerca de 600 atletas, entre adultos e crianças, correram em percursos de cinco e 10 quilômetros. Neste ano, a novidade foi a categoria Kids, em que crianças a partir de dois anos puderam correr percursos entre 50 e 1.500 metros. Todos os atletas que participam do evento doaram brinquedos no ato da inscrição. “O balanço que nós fazemos é que o resultado foi muito positivo, tudo cooperou para ser mais um evento de sucesso”, avalia o organizador da prova, Marcondes de Amorim. O evento tem como objetivo a arrecadação de brinquedos para serem doados a entidades da cidade que assistem crianças. De acordo com ele, 1.400 peças foram arrecadadas neste ano. “As crianças que participaram da corrida puderam levar um

brinquedo para casa como recordação. Os demais serão encaminhados para duas entidades de Sorocaba e uma de Votorantim”. Na Categoria Geral Feminina, na distância de 10km, a campeã foi Cristina Barroso Macedo Leme, que correu pela Equipe Start Point e concluiu a prova em 43m12s, na 2ª posição chegou Alberes Maria de Sena, da equipe AASP/Adher/Ashby, com o tempo de 45m17s, e no 3º lugar chegou Neide

Rosa de Souza, da equipe Neidinha Pauleira, com o tempo de 46m38s. Na prova Masculina, também na distância de 10km, o campeão foi Fredison Carneiro Costa, da equipe Baterias Heliar/Spira/Company Gym que cruzou a llinha de chegada com o tempo de 31m10s, no 2º lugar chegou Márcio S. da Silva da equipe AASP/Adher/Ashby, com o tempo de 32m18s, e na 3ª posição veio Luiz Reinaldo Nunes Cardoso

da equipe Amanda, com o tempo de 33m34s. O resultado completo das provas e as fotos podem ser acessados nos sites www.sorocabaesportes.com e www. jornalipanema.com.br. Já neste domingo (16) acontece a última corrida de rua do ano. Trata-se da 9ª Corrida de São Silvestrinha, com distância de 8Km e que acontecerá no Jardim Ana Paula Eleotério, altura do nº 7000 da avenida Itavuvu.


MUNDO 14 PET

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Projeto arrecada doações para tratamento de animais Um projeto com nome inusitado: Vacão. Relacionado à famosa “vaquinha”, prática em que todos juntam um pouco de dinheiro em prol de uma causa, com a ajuda ao cão, o Projeto Vacão acaba de ser criado em Sorocaba

por um grupo de defensores de animais vítimas de maus tratos, coordenado pelo publicitário José Antonio Pereira, que também cursa Veterinária. “A ideia surgiu de arrecadarmos dinheiro para ajudar cães que precisam de tratamento médico”, conta Pereira. Um cofre em forma de casinha está sendo disponibilizado em pontos comerciais de Sorocaba, como padarias, lojas e pet shops. As moedas doadas pelos clientes depois são juntadas e au-

xiliam no tratamento do animalzinho. A primeira campanha do Vacão é desenvolvida para ajudar o basset Davi, que necessita de uma cadeirinha de rodas, mais tratamento de acupuntura e fisioterapia, após ter perdido as patas traseiras. A campanha para Davi vai até o dia 20 de dezembro. José Antonio destaca a organização da proposta. Um veterinário parceiro filia-se ao projeto para cuidar dos animais cadastrados e presta contas em livro-caixa, do tratamento oferecido, que é custeado com as moedas arrecadadas. Após a abertura dos cofrinhos, que são lacrados, é feito o registro das doações e disponibilizado ao público. Após a campanha para o cãozinho Davi, que pertence ao abrigo do Capa (Centro de Apoio aos Protetores e Animais) de Sorocaba, pelo menos outros dois animais já aguardam para serem beneficiados com as doações do Vacão. Quem quiser colaborar ou saber mais sobre o projeto, o endereço virtual é http://www.facepets.com.br/ vacao. O telefone para contatos é (15) 9790-4738.

Os melhores amigos Animais do Zander, de 11 anos:

Bidhó

Laika

Pildot Gostou? Envie a foto do seu animal com os dados dele (e do dono) para e-mail: redacao@jornalipanema.com.br


MUNDO 15 PET

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Aquários: atenção e cuidados com a alimentação

Não importa se é de raça ou vira-lata, grande ou pequeno. O importante é o amor que ele dá ao seu dono

Cida Haddad

Charbel de Gláucia Freitas

Mel com os donos Letícia e Lucas Carvalho e com a amiguinha da família Ana Miranda

O empresário no ramo de aquarismo Daniel Del Sole afirma que cerca de 80% dos novos aquaristas têm problemas na alimentação. “Costumam dar muita ração, toda hora e de péssima qualidade. Mas qual o efeito disso para o peixe e para o aquário?”, questiona. Segundo ele, a resposta é peixe mal nutrido e aquário sujo. “Devemos sempre alimentar nossos peixes com alimentos de boa qualidade! Aconselho que seja sempre uma pessoa só responsável pela alimentação dos peixes, para ele não ter problemas de excesso de alimentação”, diz. Quanto à quantidade, ele costuma dizer que não existe uma medida exata para dar para cada peixe e sim uma forma rápida e prazerosa de alimentar os peixes. Sendo colocar uma pitada de três a quatro flocos e esperar os peixes subirem para comer assim que comerem tudo colocar mais uma pitada repetindo mais umas duas vezes. O importante é nunca deixar sobrar ração no aquário; faça isso de duas a três vezes por dia dessa forma você pode analisar seus peixes se estão comendo e será um bom sinal se todos estiverem comendo, pois os peixe quando não come é porque estão doentes”, diz. Com a chegada do período de férias, a alimentação está entre as principais preocupações dos aquaristas. Ele comenta que hoje há vários tipos de rações para quem costuma viajar, são as rações de férias, existem rações de 3, 5 e 15 dias. Tem também uma nova ração de férias que é em gel, a mesma ração de flocos, mas em gel. Ele cita ainda alimentadores automáticos, que a pessoa pode programar os horários de alimentação.


ESPAÇO 16 EMPRESARIAL

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

No Esplanada Shopping o consumidor

poder ganhar 10 carros, viagens e tablets neste Natal Dez carros nacionais e importados, uma viagem e quarenta tablets são alguns dos prêmios aos quais os consumidores do Esplanada Shopping concorrem ao escolher uma das 160 lojas para comprar o presente de

Natal. As são iniciativas do Esplanada Shopping e de lojistas. Algumas lojas estão oferecendo prêmios bastante interessantes, como a Authentic Feet, que está sorteando dois carros importados - uma BMW e

uma Mercedez Benz - para consumidores que fizerem compras acima de R$ 200,00, ou a C&A, que está sorteando cinco carros Fiat 500 para quem comprar acima de quatro peças. As lojas Art Walk e a Magic Feet também estão sorteando entre os clientes um carro Nissan Lavínia e um Jeep Compass, respectivamente. Outras lojas do Esplanada Shopping também estão apostando na premiação para incentivar os consumidores nesta campanha de Natal. O restaurante Jin Jin está sorteando um vale viagem de R$ 15 mil para quem consumir uma refeição, uma bebida e uma sobremesa. A loja de produtos infantis PUC está sorteando 30 tabletes para quem comprar pelo menos três produtos da marca. Já a loja Balonè está sorteando 10 tablets entre os

consumidores que realizarem compras acima de R$ 70,00. Quem escolher o Esplanada para as compras de Natal pode ainda concorrer, além dos prêmios oferecidos pelas lojas, a um Fiat Freemont 0 km. Para participar, basta apresentar no balcão de trocas notas fiscais com valores acima de R$ 350,00 em compras feitas em qualquer loja do shopping até 30 de dezembro. Quem fizer compras acima do valor da promoção poderá acumular valores excedentes para serem reaproveitados na troca de outros cupons. Além de participar do sorteio, os clientes que se inscreverem na promoção ganham, na hora, um panettone Bauducco que é um presente do Esplanada Shopping para deixar o Natal ainda mais especial. O sorteio acontece dia 3 de janeiro de 2013, às 16 horas.


I-PROGRAME-SE 17

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

sábado (15)

CINEMA

■ FAZER TEATRO A partir das 14 horas, o ator Cacá Carvalho propõe um encontro com a classe teatral para discutir temas concernentes ao trabalho de ator e à atuação política e social destes profissionais, no Sesc Sorocaba(rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações (15) 3332-9933.

O HOBBIT

■ LUAN SANTANA Sala: Cinespaço Villàggio 4 (Dublado, 12 anos) – diariamente às 14 horas e 17h15. (Legendado, 12 anos) – diariamente às 20h30. Bilbo Bolseiro vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento, que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum e seu precioso anel.

OS PENETRAS Sala: Cinespaço Villàggio 1 (Nacional, 14 anos) – diariamente às 14, 16, 18, 20 e 22 horas. A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER PARTE 2 Sala: Cinespaço Villàggio 3 (Dublado, 14 anos) – diariamente às 14h10. (Legendado, 14 anos) – diariamente às 16h40, 19h10 e 21h40.

■ UNA ROSA A partir das 20h30, tem o espetáculo da dança flamenca da Sala Tablado Flamenco “Una Rosa”, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes Alto da Boa Vista). ■ CONSTRUCTORS De segunda a sexta-feira, das 13 às 21 horas, e sábados, das 13 às 18 horas, esculturas Cinética – composições de ambientes e atmosferas, formas de interatividade, entre outros, que estruturam o ato de contar histórias, na Oficina Cultural Grande Otelo (praça Frei Baraúna – Centro). ■ SÁBADO DANCE + A partir das 23 horas, tem muita dance music com o DJ Anderson Motta e, no quiosque verão, axé e micareta com o grupo Trupe Axé, no Runa Club (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3026 - Alto da Boa Vista) Informações: (15)3228-7171.

ARGO Sala: Cinespaço Villàggio 2 (Legendado, 14 anos) – diariamente às 14 horas, 16h30, 19h10 e 21h40. Em 1979, durante crise política iraniana, Tony Mendez, especialista em disfarces, é recrutado pela CIA para resgatar seis norte-americanos, refugiados na casa do embaixador canadense em Teerã. Para a missão, Mendez e um maquiador de Hollywood criam um falso filme para tentar tirá-los do país.

Sumo, no Anastácia Bar (avenida Eugênio Salerno, 187 – Centro). Informações: (15) 3244-1299.

A partir das 20 horas, o cantor Luan Santana apresenta o show do CD “Quando Chega a Noite”, em Indaiatuba (Distrito Industrial, KM 51 SP75). Informações (19) 3329-607. ■ V CANTATA DE NATAL A partir das 20h30, acontece a tradicional Cantata de Natal, com participação dos alunos do Programa Mais Cultura, na Estação de Ferroviária Sorocabana (avenida Afonso Vergueiro, s/nº, Centro). ■ SUPRA SUMO A partir 21 horas, tem a banda Supra

■ RED LABEL COUNTRY FEST A partir das 23 horas, tem a dupla Newton e Willian e os DJs Júlio Basset, André Mura e Rick Saved, na Adega Club (rua Capitão Almeida Lima, 87 – Centro, Piedade). Informações: (15) 3244-1299. ■ THE SOUNDSCAPES A partir das 22 horas, tem TopTop Club com The Soundscapes e discotecagem antes e depois do show com os DJs residentes Talitha Andrade, Poe Bellentani e Mario Bross, no Asteroid (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). Informações: (15) 3329-2767.


18 I-PROGRAME-SE sábado (15) ■ FESTA CABIRU “NOVO CICLO”

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Cais e Renato Brunello, entre outros, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações (15) 3332-9933. ■ CONCERTOS DE NATAL A partir das 19 horas, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba apresenta concertos de natal, na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Informações: (15) 3233-2220. NÚCLEO DE ARTE LILIANA ALVES

A partir das 19 horas, tem a Festa Cabiru “Novo Ciclo”, com a presença da banda Unidade Lamarca e do Projeto N0x3o, performance do artista Lucas Fernandes, exposição da artista plástica Juliana Moraes e discotecagem do DJ Tilelli, no Espaço Cê (rua Orélio Verlangeli, 3 – Bairro da Chave, Votorantim).

domingo (16)

De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sábado e domingo, das 13 às 17 horas, tem a exposição dos pintores do Núcleo de Arte Liliana Alves, na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger (rua Ministro Coqueijo Costa, 180 - Alto da Boa Vista). Informações (15) 3228-1955. ■ MONOCLUB

A partir das 10 horas, tem a exposição Milagre da terra, dos peixes e do fogo, do escultor Francisco Brennand, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações (15) 3332-9933.

■ ACERVO SESC DE ARTES A partir das 10 horas, tem exposição com obras dos artistas Julio Villani, Fabrício Lopez, Thereza Salazar, Nina

■ MUITO ALÉM DAS PALAVRAS A partir das 19 horas, tem a palestra “Muito além das palavras - A comunicação não verbal”, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9310 \ 3332-9311 \ 3332-9312.

QUARTA-feira (19) ■ CINECAFÉ

■ TheeAggho Toca Raimundos

■ MARIA MADAME

A partir das 11 horas, tem o espetáculo infantil A Cigarra e as Formigas, da Cia. Centopeia de Teatro, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações: (15) 3332-9933.

A partir das 21 horas, tem mais uma edição do Deu Branco na Imprensa, no B Bikkini Club (rua Isolina Leite Nascimento, 123 - Portal da Colina).

sábado (22)

A partir das 19 horas, a banda Monoclub toca no Depois Bar e Arte (Rua Cônego Januário Barbosa, 123 – Jardim Vergueiro). Informações: (15) 3234-7082.

A partir das 19 horas, a banda Maria Madame toca no Depois Bar e Arte (Rua Cônego Januário Barbosa, 123 – Jardim Vergueiro). Informações: (15) 3234-7082. ■ XAVIER E MARCEL A partir das 21 horas, tem a dupla Xavier e Marcel no Anastácia Bar (avenida Eugênio Salerno, 187 – Centro). Informações: (15) 3244-1299. ■ NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS A partir das 16 horas, tem Narração

■ BOLA 7

■ DEU BRANCO NA IMPRENSA

A partir das 19 horas, o Cine Café exibe o filme A febre do rato, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações (15) 3332-9933.

■ MILAGRE DA TERRA, DOS PEIXES E DO FOGO

■ A CIGARRA E AS FORMIGAS

de histórias - Reinações - Projeto Ler é uma viagem, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações (15)3332-9933. Gratuito.

A partir das 22 horas, TheeAggho toca Raimundos e a discotecagem fica por conta do DJ Emerson Punk, no BonBon Club, do Asteroid (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). Informações: (15) 3329-2767.

QUINTA-feira (20) ■ ZECA COLLARES E TENDEPÁ DUO CONVIDAM XANGAI A partir das 20 horas, os músicos Zeca Collares e Tendepá Duo tocam com o artista baiano, Xangai, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações (15) 3332-9933. ■ FESTA DO FIM DO MUNDO A partir das 22 horas, tem Festa do Fim do Mundo no Asteroid (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). Informações: (15) 3329-2767.

A partir das 22h30, o grupo Bola 7 toca no Depois Bar e Arte (Rua Cônego Januário Barbosa, 123 – Jardim Vergueiro). Informações: (15) 3234-7082. ■ FESTA DO FIM DO MUNDO PUB A partir das 22 horas, tem a Festa do Fim do Mundo no Pub (rua Saliba Motta, 104 - Além Ponte). Informações: (15) 3237-5063 \ 97723205.

sexta-feira (21) ■ TopTop Club no Asteroid A partir das 22 horas, tem o último Top Top CLub, no Asteroid (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). Informações: (15) 3329-2767. ■ FERNANDO DE LA RUA A partir das 20 horas, tem apresentação de Fernando de La Rua com acompanhamento musical do o percussionista Roberto Angerosa e das bailarinas flamencas Yara Castro e Thalma Di Lelli, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Informações (15) 3332-9933. ■ PAPAI NOEL DA IPA Nos dias 18, 19 e 20, o Papai Noel da Rádio Ipanema está de volta, com trio elétrico fazendo a alegria da garotada. O Papai Noel da Rádio Ipanema vai percorrer as principais ruas de Sorocaba e Votorantim, sempre das 20 às 24 horas. O roteiro completo está no Portal Ipanema (www.jornalipanema.com.br). A programação e horários são de responsabilidade dos realizadores


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

ESPAÇO EMPRESARIAL 19

19

szs Assessoria de Imprensa

Obras do Residencial Butiá já começaram

Imagem ilustrativa do empreendimento

As obras do Residencial Butiá, complexo com cerca de 300 apartamentos, localizado na rua de acesso ao Hospital Unimed Sorocaba e ao Ceagesp, já começaram. A informação é da diretora de Engenharia da construtora JNK, Mirlene Arruda. “Iniciamos a terraplanagem, a instalação dos canteiros de obras e o início das fundações”, revela. “Até março, deveremos estar com 10% das obras executadas”, destaca Mirlene.

Bazar para arrecadar fundos para festa de Natal de alunos da Escola José Osório

Nos dias 13 e 14 de novembro, a Unimed Sorocaba promoveu um movimentado bazar beneficente no eixo industrial do seu hospital. O objetivo da ação foi arrecadar fundos para realizar a festa de Natal dos alunos da Escola Estadual “Professor José Osório de Campos Maia e Almeida”, adotada pela cooperativa há sete anos. A atividade foi coordenada pelo Departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA) da Unimed Sorocaba. De acordo com os representantes do RSA, os itens à venda – como roupas, acessórios, calçados, brinquedos e utensílios domésticos – foram doados por colaboradores e médicos cooperados da Unimed Sorocaba. Segundo a assistente de limpeza Maria Aparecida Molnar, que adquiriu R$ 100,00 em objetos no bazar, foi possível encontrar produtos usados em excelente estado. “Para nós, é uma ótima iniciativa. Além de comprarmos coisas boas e baratas, contribuímos para o Natal das crianças”, declarou.


20

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


CADERNO

IMÓVEIS

&VEÍCULOS

15 de dezembro de 2012 - edição 695 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 35


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 37


38 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Casas Vendem-se


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

IMテ天EIS 39


40 IMÓVEIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

JNK deverá anunciar a construção de mais 340 apartamentos em Itu Dando continuidade ao seu plano de expansão no estado, a JNK Empreendimentos, com sede em Sorocaba, deverá anunciar dentro de algumas semanas a aquisição de uma área superior a 13 mil metros quadrados numa das melhores regiões de Itu. No local, serão construídos 340 apartamentos, comercializados

pelo programa Minha Casa Minha Vida. Segundo a diretora de Engenharia da construtora, Mirlene Arruda, as negociações estão em fases “bastante avançadas”. Em Itu, a JNK já possui dois empreendimentos – os Residenciais Resedá e Manacá, que, juntos, compreendem 304 unidades habitacionais.

Vendas do Residencial Cambará

começarão em janeiro

SZS Assessoria de Imprensa

As vendas dos apartamentos do Residencial Cambará começarão em janeiro. O empreendimento é formado por seis torres com 192 apartamentos e está localizado em um terreno de 9 mil metros quadrados, na avenida Wenceslau Braz, 790, em Itapetininga (SP). A área útil de cada unidade gira em torno dos 50 metros quadrados. O empre- Imagem ilustrativa do empreendimento endimento contará, ainda, com salão de festas, espaço gourmet Casa Minha Vida. As informações são da e playground. Os apartamentos podem ser diretora de Engenharia da construtora adquiridos por meio do programa Minha JNK, Mirlene Arruda.


41 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


42 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

VEÍCULOS 43


44 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

VEÍCULOS 45


46 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 15 de dezembro de 2012

Citroën DS5 já está à venda nas

concessionárias Notre Dame A Citroën iniciou em dezembro as vendas do DS5 no Brasil, modelo top de sua linha distintiva DS que fez grande sucesso na última edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Inovador e revolucionário, o carro propõe definições marcantes do estilo, arquitetura, sensações e requinte. Por meio da utilização de matérias-primas nobres – como couro e alumínio bouchonné –, o modelo oferece o melhor do luxo à francesa e está disponível em todas as concessionárias Notre Dame de Sorocaba e Itu. O DS5 é um verdadeiro concentrado da Créative Technologie, trazendo equipamentos como o head-up display, sistema de navegação GPS MyWay com mapa do Brasil e tela colorida 16:9, câmera de ré, teto panorâmico tipo cockpit com três cortinas individuais elétricas, faróis bi-xênon direcionais com iluminação estática de cruzamento e banco com função massagem. Além disso, o carro é equipado com motor THP 165, caixa automática sequencial de seis marchas e conjunto mecânico

superior, com garantia de três anos e Plano de Revisões com Preços Fixos. Disponível em versão única, o modelo sai por R$ 124.900,00. Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil, explica que o DS5 vem para complementar a gama distintiva da Citroën no mercado brasileiro, ao lado dos esportivos DS3 e DS4 – este último, com previsão de lançamento para março de 2013.“Vamos oferecer aos nossos clientes um produto que é sucesso na Europa e referência de tecnologia, prazer ao dirigir e qualidade construtiva”, afirma o executivo.


JORNAL IPANEMA IPANEMA //20 15 de de outubro dezembrode de2012 2012 JORNAL

47 VEÍCULOS 47 IMÓVEIS


48 48IMÓVEIS VEÍCULOS

15 de dezembro de2012 2012 JORNAL IPANEMA / 20 outubro de


Ipa_695_1512  

Um jornal a serviço da população sorocabana e região

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you