Page 1

Iprograme-se

■ Aulas de culinária no Mercadão Campolim

Ano XI - nº 683 - 22 de setembro de 2012

■ Márcia Mah se apresenta no Sesc

www.jornalipanema.com.br

■ Tem Fernando e Sorocaba no Centro Hípico Pagliato

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

Caderno Negócios e Oportunidades

Luto on-line

é o novo fenômeno

nas redes sociais As pessoas falam o que quiserem de suas vidas privadas nas redes sociais. Por que não falariam da morte? Há os que são contra. O pesquisador Alex Primo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, acha a coisa mais natural do mundo. “Por que a morte tem que ser privada? É uma convenção cultural. Compartilhar o luto pode ser menos estranho do que visitar um cemitério”. Já a psicóloga sorocabana Lisete Moreira Del Bianco entende que como tudo na vida tem seus prós e seus contras, “tenho um pouco de receio quanto à eficácia das manifestações carinhosas de nossos amigos na rede quando da morte de alguém”. Págs.

19 e 20

Roteiro Gourmet

Deliciosas receitas de sorvetes Págs.

6, 7, 8 e 9

Turismo

As belas praias de Maceió Caderno Negócios e Oportunidades

Flores comestíveis: tem quem se delicie com elas Caderno Negócios e Oportunidades


2 2

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


ARQUIVO ABERTO 3

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Frente Parlamentar

EDITORIAL

ARTIGO

Se manter no

Lei dos bares Fotomontagem: Magueta

Os vereadores derrubaram o veto à alteração na Lei dos Bares. A intenção do Poder Executivo era exigir alvará especial dos bares e similares a partir das 23 horas já em outubro. Com a mudança, a licença especial só será necessária a partir das 24 horas e começa a valer somente no ano que vem. Sem dúvida, a Lei dos Bares é positiva. Afinal, para poder funcionar depois do horário estabelecido bares e outros estabelecimentos terão que cumprir uma série de exigência, como o isolamento acústico. Não são poucas as reclamações de quem mora perto de bares, lanchonetes e casas noturnas quanto ao barulho que as mesmas provocam até altas horas da madrugada. Isso sem contar que normas mais rígidas devem contribuir significativamente para redução da violência na cidade. A prefeitura não informou, no entanto, quantos estabelecimentos precisariam do alvará especial na cidade. Segundo a Secretaria de Segurança Comunitária, apenas 16 estabelecimentos solicitaram a licença especial. Até agora, nenhuma foi concedida. O sindicato do setor aponta que mais de três mil pessoas são empregadas em bares e similares. Mais da metade pode perder o emprego se o prefeito mantiver a aplicação a partir do mês que vem. A busca de um entendimento que fosse positivo para todos parece ser o melhor caminho. Os estabelecimentos atingidos pela lei geram receita para cidade e garantem o emprego de muita gente. Precisam, com toda certeza, cumprir exigências que garantam o sossego e a segurança dos sorocabanos. No entanto, conceder uma hora a mais para ser obrigatória a licença especial e deixar a exigência para o ano que vem não muda o teor da lei. Mais tempo para se adequar à Lei dos Bares pode ser a garantia de que a prefeitura terá menos problema na fiscalização e na aplicação da norma. Porque de leis que não são aplicadas o Brasil está cheio.

presente

Aconteceu mais uma audiência da Frente Parlamentar de Combate aos Motoristas Criminosos, no Plenário Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo. O encontro foi coordenado pela deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e teve como tema “Como combater juridicamente os motoristas criminosos”. Iara deputada? Iara Bernardi (PT) pode conseguir uma cadeira na Câmara dos Deputados, caso não seja eleita prefeita de Sorocaba. Isso porque o deputado federal João Paulo Cunha, dono da cadeira, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão. O suplente de cunha é o petista José Genuino, também réu no mesmo processo. Iara é a terceira na lista para a vaga. No entanto, os deputados precisam abrir um procedimento para cassar o mandato de Cunha. Focada na campanha O número de votos recebidos determina a ordem dos suplentes. Cada coligação tem uma lista. Na coligação da qual o PT fazia parte em 2010, Vanderlei Siraque (93.314 votos) aparecia em primeiro lugar, mas já assumiu o mandato no lugar de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual ministro dos Esportes. Genoino recebeu 92.362 votos e Iara, 73.517. Questionada, Iara respondeu que não é hora de pensar nisso. “Neste momento não estamos discutindo este assunto. Nosso foco é a campanha para a Prefeitura de Sorocaba. Estamos convencidos da nossa ida para o segundo turno”. Veto derrubado Os vereadores derrubaram o veto do então prefeito em exercício, José Ailton Ribeiro, à alteração na Lei dos Bares. Vários representantes do setor ocuparam o plenário para acompanhar

a votação, que terminou com 11 votos favoráveis à derrubada e oito contrários. A justificativa do poder executivo era que a alteração é menos restritiva do que o projeto original e não é de interesse público. Mudanças Na proposta original do poder executivo, aprovada por unanimidade pelos parlamentares, os bares e similares que quiserem funcionar após as 23 horas precisam ter um alvará especial. A norma deve entrar em vigor no próximo mês. A mudança proposta pelo vereador Rozendo de Oliveira (PV) garante a necessidade da licença especial somente a partir das 24 horas, uma hora depois do que quer a prefeitura, e estende para dezembro o prazo para adequação da lei. Rozendo argumentou que o custo para adaptar os bares de acordo com a lei é muito caro e, com isso, os proprietários precisam de mais tempo para realizar as alterações exigidas. O parlamentar também alegou que o fechamento dos bares e similares às 23 horas irá prejudicar o comércio.

Deveríamos sempre termos foco no presente, afinal é nele onde tudo acontece. Inúmeras vezes perdemos um tempo enorme sofrendo pelo que já passou ou ainda por um futuro que sabe-se lá como acontecerá. Quanto sofrimento não teríamos evitado para nossas vidas se tivéssemos olhado para o aqui e agora? Pais sofrendo antecipadamente pelo futuro dos filhos e deixando de vivenciar bons momentos como a hora de diálogo, a amizade que, com certeza, trariam contribuições diretas na formação de pessoas felizes e realizadas. Nem sempre aqueles pais com preocupações financeiras dão o melhor de si a seus familiares; talvez seu tempo livre pudesse acrescentar muito à vida das pessoas que amamos. Você meu caro leitor(a) tem vivido o tempo presente? Como tem encarado a vida no momento em que tudo acontece? Quantas vezes você não perdeu noites de sono com um problema que se resolveu por si só e na agonia precipitada você viveu? Viver um dia de cada vez é plenitude que pode e deve ser vivenciada por todos nós e, com certeza, você se tornará uma pessoa mais leve e feliz. Claro que você me diria: Eu sei! Eu sei! Ora, meus caros, se todos nós sabemos, vamos praticar a vida no tempo presente. Vivamos aqui e agora. Pense em viver no presente e boa semana.

Executivo O prefeito Vitor Lippi (PSDB) tem que promulgar a lei em 48 horas. Caso Lippi não faça, a promulgação fica a cargo do presidente do Legislativo, José Francisco Martinez (PSDB). Ainda, caberia ao vice-presidente da Câmara fazer a promulgação se Martinez deixasse de publicá-la. Lippi já declarou que vai evitar a modificação a qualquer custo.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO - ARTIGOS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Candidatura confirmada

ESPAÇO DO RUI

O candidato a prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) teve sua candidatura definitivamente aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ministra Laurita Vaz, do TSE, rejeitou o recurso do ex-secretário municipal e candidato a vereador Rodrigo Moreno, que apontava suposta irregularidade no uso de recursos públicos por parte de Pannunzio, quando este foi prefeito (1989/1992), para divulgar a construção dos terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo.

Exemplo de solidariedade Menino pobre, filho de Tereza e Luiz Carlos Almeida Morais, ele auxiliava o pai - vítima de acidente na Estrada de Ferro Sorocabana e aposentado precocemente - para distribuir o jornal Cruzeiro do Sul nos bairros de Sorocaba. Humilde e perseverante trabalhou em várias empresas e se especializou no preparo de processos para a área imobiliária. Há dez anos, decidiu abrir sua empresa e, contando com a confiança de investidores, construiu condomínios, edifícios e bairros de casas no programa “Minha Casa, Minha Vida” em Sorocaba e região. Esse é um resumo da história de José Carlos Morais. Uma história de conquistas como muitas outras, que elevam o empreendedorismo e marcam o desenvolvimento. Contudo, José Carlos Morais, 44 anos, tem como filosofia: “Se Deus e Sorocaba me oferecem tanto, tenho que retribuir”. Assim, criou o projeto social: Centro de Formação Esportivo “Craque do Amanhã”, que atende aproximadamente 500 crianças apaixonadas pelo futebol. Esse programa tem, em sua estrutura, profissionais de educação física, psicólogos, pedagogos e funciona, basicamente, na rua Aparecida, no Estádio Rui da Costa Rodrigues, conhecido como Campo do Estrada. Ele oferece material esportivo e alimentação balanceada às crianças, estimulando-as a trabalharem os valores: a) Importância da família; b) Respeito ao próximo; c) A importância da escola; d) Respeito à natureza; e) Prevenção às drogas; f) Cuidados com a higiene e boa alimentação; g) Trabalho em equipe; h) Respeito pela entidade que representa; e i) Autoconfiança. José Carlos Morais administra a organização, mas não visa lucro algum. Recentemente, por exemplo, dois dos meninos foram contratados por equipes profissionais e todo o resultado da comercialização será revertido ao projeto.

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

Além disso, procurando ampliar esse trabalho, recentemente o empresário recebeu, em comodato, uma área da Prefeitura Municipal para a ONG que preside. Está construindo um Centro Esportivo para a cidade que, ainda, servirá para atender as crianças do projeto “Craque do Amanhã”. O que levou esse empreendedor a fazer isso? Por que o futebol? José Carlos Morais responde que sempre gostou do esporte. Disputou por muitos anos o campeonato varzeano, na posição de lateral. Apaixonado pelo futebol, já patrocinou o São Bento e auxiliou muitos clubes da cidade. Inclusive, montou um bar onde dezenas de atletas de renome frequentam. “Na verdade, sigo o conselho do meu pai: se não for para ajudar, não atrapalhe”. Lembrando sempre os conselhos do seu Luiz Carlos de Morais, do qual tem muita saudade, José Carlos fica reflexivo e argumenta: “Se todos os empresários contribuíssem com projetos sociais e dedicassem parte do tempo a essa causa, o Brasil seria melhor. Não teríamos tantos problemas sociais”. Sem dúvida, esse empresário que, merecidamente, recebeu o título de Cidadão Sorocabano representa belo exemplo de solidariedade. O sucesso não subiu à sua cabeça, mas contribuiu e contribui para melhorar a vida de centenas de pessoas, principalmente de crianças que, sem esse apoio, dificilmente poderiam vislumbrar um futuro melhor. Quando falamos sobre pessoas que se dedicam a amar o próximo, valorizando a própria existência, procuramos despertar reflexões. Por isso, termino este texto com as palavras do próprio José Carlos: “Encontramos a verdadeira felicidade quando fazemos o bem e vemos o resultado no sorriso de uma criança”. Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente de artes Gerente Geral - Jornal Ipanema Manoel D. Magueta Wilson Rossi Tiragem - 28.000 exemplares Gerente de Produção Distribuição - Sorocaba e Região Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0333 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Mais vetos derrubados Os vereadores também derrubaram o veto do prefeito ao Projeto de Lei nº 15/2012 de João Donizeti (PSDB) que aumenta o prazo para pagamento do asfalto. Foram quatorze votos contrários e cinco favoráveis ao veto. A proposta modifica a Lei nº 2.570, de 1987, que instituiu o Plano Comunitário Municipal de Melhoramentos possibilitando ao contribuinte o pagamento de obras de pavimentação em até 36 meses de acordo com o tamanho do imóvel e em até 48 vezes para os terrenos de esquina. Pegou mal As críticas do vereador Helio Godoy (PSD) à candidata a vice-prefeita Edith Di Giorgio pegou mal entre os tucanos. Godoy é candidato à reeleição coligado com o PSDB. De acordo com ele, Edith deixou a desejar enquanto secretária de Juventude. “Até por isso a candidata não está contribuindo quase nada para a campanha, nada fez na secretaria e foi galgada ao posto de vice. Lamentavelmente o [candidato a prefeito Antonio Carlos] Pannunzio tem que carregar essa pessoa”. Outros nomes Para Godoy, o partido poderia ter escolhido outra pessoa para ser candidata à vice. O vereador Godoy, que foi eleito pelo PSDB, deixou o partido por não encontrar apoio para sua candidatura a deputado estadual em 2010. Nas eleições deste ano o parlamentar cogitou ser candidato a prefeito pelo PSD, mas desistiu e decidiu apoiar Pannunzio. A pé O prefeito de Porto Feliz, Claudio Maffei (PT), pretende repetir o feito de 2009. Inconformado com a maneira em que o governo do estado trata o assunto da instalação do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) no município, Maffei promete iniciar a caminhada

até o Palácio dos Bandeirantes neste domingo (23). Sua chegada ao Palácio dos Bandeirantes está prevista para terça-feira (25). De volta O prefeito Vitor Lippi voltou ao Palácio dos Tropeiros após 30 dias afastado para participar da campanha eleitoral. Se for confirmado Pannunzio no segundo turno, será que o prefeito vai tirar nova licença? Exonerados Já foram exonerados todos os funcionários do gabinete do vereador Ruby, após decisão da Justiça de acatar ação de improbidade administrativa contra Ruby, acusado de ficar com parte dos salários dos seus assessores. O presidente da Câmara José Francisco Martinez (PSDB) assinou a portaria de exoneração dos candidatos. Agora só falta o relatório da Comissão de Ética sobre o caso. Submarino Esta semana, o Jornal Ipanema e Rádio Ipanema, recebeu a visita do professor Oscar Vieira, diretor cultural da Associação Amigos da Marinha (Soamar).O professor veio para falar da palestra Submarino Nuclear Brasileiro, que a entidade promove no próximo dia 27 de setembro, às 19 horas. De acordo com ele, o evento será ministrado pelo contra-almirante e engenheiro Luciano Pagano Júnior, da Marinha do Brasil. A palestra é gratuita e acontece no Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-1669.


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

5 5


Receitas com sorvetes

6

ROTEIRO GOURMET - SORVETES Torta de sorvete de chocolate com marshmallow Ingredientes 1 pacote de cookies de chocolate triturados, 6 colheres (sopa) de margarina temperatura ambiente. A Calda: 200 g de chocolate meio amargo picado, 1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro, 1/2 xícara (chá) de nozes picadas. Recheio: 2 litros de sorvete de chocolate.

Marshmallow: 1 xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de água, 2 claras e para pecorar, Nozes picadas. Modo de Preparo: Em um recipiente, misture o cookie com a margarina até formar uma farofa bem úmida. Pressione a massa no fundo e laterais de uma fôrma de 23 cm de diâmetro. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 10 minutos. Deixe esfriar.

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Marshmallow: Em uma panela, misture o açúcar e a água, leve ao fogo brando e sem mexer deixe ferver até dar ponto de calda em fio. Bata as claras em neve, continue batendo e acrescente a calda em fio. Continue batendo até ficar bem firme e esfriar. Espalhe o marshmallow sobre a torta e leve novamente ao freezer de preferência 24 horas. Retire do freezer 5 minutos antes de servir. Desenforme, salpique as nozes picadas e sirva em seguida.

A Calda: Derreta o chocolate em banho-maria, misture o creme de leite e as nozes. Deixe esfriar por 10 minutos. Distribua o sorvete sobre a massa, espalhe metade da calda e leve ao freezer até firmar.

campanha agasalho

Sonho de valsa & flocos

Ingredientes 1 barra de chocolate meio amargo 1 lata de creme de leite Leite 1 pacote de biscoito champagne 1 colher de amido de milho 1 lata de leite condensado 1 pote de sorvete de flocos Modo de Preparo 1. Creme de chocolate: Derreta a barra de chocolate em banho-maria, depois acrescente o creme de leite 2. Reserve 3. Creme branco: Coloque em uma panela o leite condensado e a mesma medida de leite 4. Acrescente uma colher de amido de milho e leve ao fogo até formar uma papa 5. Reserve 6. Montagem: Forre um refratário com os biscoitos champagne, e jogue o creme de chocolate por cima dos biscoitos 7. Em seguida o creme branco, e por último cubra todo o creme com sorvete de flocos 8. Para enfeitar pode colocar raspa de chocolate por cima ou cereja 9. Se preferir pode fazer a cereja com gelatina 10. Servir gelado


ROTEIRO GOURMET - Sorvetes

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

7

SOBREMESAS COM SORVETE Sorvete de Manga artesanal com coulis de morango 2 mangas tipo Haden picadas grosseiramente 2 bananas-nanicas maduras picadas em rodelas 6 colheres de sopa de yogurte natural Modo de preparo Congele separadamente e em aberto as frutas. Após congeladas, coloque-as no liquidificador juntamente com o yogurte. Bata até formar um creme espesso. Coloque em um recipiente e refrigere novamente, no freezer ou congelador, até adquirir consistência. Coulis de Morango 1 caixa de morangos frescos 3 colheres de sopa de açúcar Gotas de limão Modo de preparo Lave e higienize bem os morangos. Retire as folhas. Em uma panela coloque os morangos inteiros e o açúcar. Esquente apenas o suficiente para o açúcar derreter, movendo delicadamente. Acrescente as gotas de limão. Retire do fogo e bata no liquidificador. Peneire e coloque no refrigerador. Sirva o sorvete de manga, acompanhado do coulis de morangos Rendimento: 6 porções

Sorvete de Gala

2 litros sorvete de flocos (ou outro sabor de sua preferência) 200g de chocolate branco 200 g de chocolate ao leite ou meio amargo

Preparação do sorvete Coloque o sorvete em uma bandeja retangular, de maneira que fique com 2 cm de altura. Espalhe uniformemente para que a superfície e a base fiquem bem regulares. Leve novamente ao freezer. Após congelado novamente, desenforme sobre uma placa de corte, Para facilitar, coloque um pano quente sobre as forma. Corte o sorvete em losangos, de 6 cm e congele-os em separado novamente. Derreta o chocolate branco e o meio amargo separadamente. Espere esfriar até atingir a temperatura que ao toque nos lábios, tenha a sensação de frio. Retire o sorvete do congelador e banhe, rapidamente, uma ponta do losango no chocolate branco e a ponta contraria no chocolate negro. Volte a congelar em aberto ou sirva, imediatamente, acompanhado de creme inglês. (branco e ao chocolate).


ROTEIRO GOURMET - SORVETES

8

Creme inglês 1 fava de baunilha 500ml de leite 6 gemas de ovos 150g de açúcar 100 ml de creme de leite fresco • 2 colheres de sopa de cacau em pó Abrir a fava de baunilha, raspar as sementes com a ajuda de uma faca. colocar sementes e fava em uma panela e acrescentar o leite. Levar a ferver em fogo baixo. Em um recipiente, coloque as gemas e o açúcar. Bata até que forme um creme leve e bem claro. Acrescente metade do leite fervendo e mexa delicadamente ate uniformizar a mistura. Acrescente essa mistura ao leite restante na panela e leve novamente ao fogo lento até que começe a espessar. (Não deixe ferver) Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Divida esse creme em duas partes iguais. Em uma delas acrescente o cacau em pó, e misture até que se torne um creme uniforme. Modo de servir Coloque no prato de servir os dois cremes de maneira que não se misturem e coloque o losango de sorvete sobre o creme Rendimento: 12 porções

vete Pudim de sor

Ingredientes

condensado leite 1 lata de leite ma medida de es m a s 2 veze 3 ovos e-de-leite 1 lata de crem a) de açúcar op (s es er lh 5 co aro Modo de prep coloque o leite condensala Em uma pane gemas do, o leite e as

fervura sem levantar Levar ao fogo creme de leite o te en acresc Quando esfriar rve se ira sem o soro, re ar na batede s com o açúc ra cla as r te Ba suspiro e em ponto de ro no crem esse suspi e t n e Acresc re se rv ad o m untada com rma para pudi fo em e qu lo Co sua preferência chocolate de numa calda de ou mais depe s ra ho por 6 s leve ao freezer ezer, retire e espere un fre dendo do seu desenformar ra minutinhos pa mais calda, sirva a seguir. e gu jo r ise Se qu

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Romeu e Julieta gelado (Sorvete de queijo, com coulis de goiabada) 2 potes de cream cheese (de preferência light) 2 latas de leite condensado 1 lata de creme de leite Modo de preparo Coloque no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e o cream cheese. Bata por cerca de 5 minutos até que mistura se torne uniforme. Coloque em uma vasilha e leve ao freezer ou congelador, por no mínimo 3 horas. Coulis de goiabada 500g de goiabada Corte a goiabada em pedaços pequenos e coloque em uma panela comum copo de água. Leve ao fogo e mexa até que a goiabada derreta completamente, formando um creme espesso. (Caso a goiabada seja extremamente doce, adicione gotas de limão). Modo de servir Em um prato branco, coloque o coulis de goiabada, quente. Por cima coloque uma bola de sorvete de queijo e sirva imediatamente. Decore com uma folha de hortelã. Rendimento: 8 porções


ROTEIRO GOURMET - SORVETES

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

9

Abacaxi caramelado com sorvete de coco e crocante e Pistache Ingredientes 1 abacaxi cortado em rodelas de 1,5 cm de espessura 2 litros de sorvete de coco

Quebre o crocante formado ao meio e coloque em um saco plástico. Amasse com um rolo até que se forme uma farofa não muito fina.

Caramelo crocante de pistache 150g de açúcar cristal 6 colheres de sopa de água 100 g de pistache picados grosseiramente Aqueça o açúcar em uma frigideira ate que se dissolva completamente, mexendo de vez em quando. Acrescente os pistaches e ferva por 5 minutos, sem mexer, até dourar. Despeje rapidamente em uma assadeira untada. E deixe esfriar.

Modo de servir Em uma grelha, asse as fatias de abacaxi de 6 a 8 minutos, até escurecer um pouco e marcar as raias da grelha. Distribua em pratos de sobremesa. Coloque duas bolas de sorvete de coco e polvilhe o caramelo crocante de pistache. Sirva imediatamente. Rendimento: 8 porções.

om brigadeiro c te e v r o s e d Bolo

s Ingrediente condensado ite le de ta a . 1 la a) de margarin . 1 colher (sop a) de chocolate em pó op . 4 colheres (s de leite ) . 1 xícara (chá e de leite sem soro . 1 lata de crem sorvete de creme de . 1 e 1/2 litro ocolate Bis picado ch de a . 1 caix

o chocolate , a margarina, paro Modo de Pre , misture o leite condensado do sempre até dar ponto en la Em uma pane . Leve ao fogo brando, mex ture o creme de leite. Em is ite m le e o e go fo pó o que metade em diâmetro, colo mole. Desligue de brigadeiro furo central com 22 cm de r 10 minutos. Em seguida uma forma de essione. Leve ao freezer poma, coloque o restante do pr ente e por ci eezer por 6 horas ou até do sorvete e adeiro ainda qu ao fr despeje o brig ando mais uma vez. Leve cubra com o Bis picado. on e si e es rm pr fo e, en et es rv D so vamente. no ar rm fi e et o sorv

C

olabor MariaY ação: vonne Hadda Estuda d Galv nte de ão Ma Gastron especia rtos omia d lização a U niso, co em con m feitaria e cozin espanh ha ola


10 EDUCAÇÃO

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

A dislexia tem perturbado muitos pais e professores que consideram ser o distúrbio, a sombra que vem empanar suas vidas, principalmente do portador, afirma a psicopedagoga Keiko Yabiku. “Evidente que o portador(a) da síndrome seja leve, moderada ou severa, necessita uma vez diagnosticada de cuidados e acompanhamentos específicos com profissional habilitado”, afirma.

Juliana Moraes

Desmistificando a dislexia

Segundo ela, as características mais marcantes da dislexia são: - dificuldade na interpretação de símbolos (letras ou figuras); - confusão entre as letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço como bd, bp, bq, dp, um, wm, escolasecola, esta,- seta; - confusão entre as letras que possuem um ponto de articulação comum e sons acusticamente próximos como: d-t, v-f, b-t etc. - confusão entre as letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia: a-o, c-o, f-t, m-n, v-u etc; -inversões: me-em, sol-lós, sommos, sal, las, pal, pla; -substituições de palavras por outras de estruturas parecidas ou criação de palavras com significados diferentes: soltou-salvou, cara-saca etc; -adições ou omissões de sons, sílabas ou palavras: cama-camada, casaco-casa. - ilegibilidade, as escritas ilegíveis constituem perturbações que normalmente acompanham em consequência das disfunções psiconeurológicas. “Via de regra, os disléxicos possuem algumas dificuldades em sequenciação de tempo e orientação espacial. A disgrafia e disortografia

podem estar presentes. As percepções visuais e auditivas podem estar comprometidas”, afirma.

Acompanhamento e reeducação Segundo Keiko, o acompanhamento é realizado tendo em vista variedades de técnicas terapêuticas, tendo como parâmetro métodos analíticos ou sintéticos. “De todas as tentativas apoiadas nas fundamentações teóricas, a de maior valor tem sido a do reeducador como sendo a variável decisiva”, afirma. Segundo a psicopedagoga, os materiais são variados e as atividades intensas os quais provocarão um reencaminhamento no procedimento neuronal, melhorando consideravelmente a aprendizagem na leitura e escrita, consequentemente o desempenho escolar. No âmbito familiar é desejável contar com ajuda no que se refere às questões de organização material e temporal até a criança ou adolescente habituar-se a estabelecer o seu cotidiano.


ALE SCAPOL

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

11

Lançamento

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

A JNK Empreendimentos e Incorporações recebeu convidados para lançar seu novo empreendimento na cidade, o Residencial Butiá, que começou a chamar a atenção dos sorocabanos mesmo antes de ser anunciado oficialmente. Isso aconteceu por conta da ampla campanha publicitária em jornais e outdoors, que lançou o teaser “Você sabe o que é Butiá?”. Para quem não sabe, butiá é um tipo de palmeira nativa da América do Sul, da qual brotam frutos comestíveis com semente oleaginosa. A festa foi um sucesso!

Ana Cláudia Christofoletti

Mirlene Machado

Prosecco

João Alberto Bolzan e Denise Reis Fotos: Flávio Angelin

As tardes na Mandi & Co costumam ser de arrasar. Dia desses, clientes foram recepcionados com um delicioso Prosecco, para colocar o “papo em dia”. Como sempre, delicioso!

Ivan Toscano e Tereza Stefan Rosas

Alessandra Gomes

Marina Jacob


12 CORPO EM FORMA / SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Medicina Antroposófica A imagem do médico detentor do poder de diagnosticar e direcionar sozinho os caminhos de cura não condiz, na evolução atual da consciência, com uma realidade para quem está de acordo com esse desenvolvimento. Na vida adulta, entender o processo de como e porque um distúrbio acontece é, um anseio e por que não dizer, uma parcela terapêutica, um remédio que faz a

diferença no encaminhamento para o equilíbrio. Desequilíbrio é a quebra da totalidade, da integralidade resultando naquilo que conhecemos como doença! “ Doença é sempre consequência de isolamento ou desintegração de processos, funções ou substâncias no organismo” (M. Glockler: Salutogênese, 2003). O médico antroposófico, além de sua bagagem acadêmica, traz em si um real interesse pelo outro, o que impulsiona a acolher as histórias de vida no “templo sagrado” do seu consultório, onde se dá o encontro entre dois seres humanos: médico e paciente que a partir daí não será tão “paciente”, pois ambos se unirão numa direção pró-ativa bilateral para o resultado almejado. Essa postura que norteia os procedimentos da Medicina Antroposófica inaugura um conceito de Medicina Participativa, conscientizando o doente da sua responsabilidade na causa e na cura dos seus distúrbios, o que parece mais ade-

Elaine Marasca é médica pneumologista com formação em Medicina Antroposófica e Biografia Humana, diretora do Lucas Terapeuticum Desenvolvimento Humano, mestre em Ciências da Educação, autora do livro Saúde se Aprende, Educação é que Cura quado à evolução atual da nossa individualidade – nosso EU. Apesar de Rudolf Steiner ter sistematizado a Antroposofia no início do século XX na Suíça, a metodologia médica baseada na ciência

antroposófica ainda pouco conhecida. Compõe um avanço que, às vezes causa estranheza, pelos mais variados motivos: um deles é a falta de conhecimento sobre a Antroposofia que, além de complexo, carece de mente e espírito isentos de pré-conceitos e é, no mínimo diferente da ciência atual. O resultado que se consegue com essa abordagem não somente tangencia os processos de cura, mas, quando bem conduzidos, auxiliam significativamente o clarear da consciência, melhorando a percepção do mundo, da vida, das relações etc, conduzindo, numa ação conjunta; o retorno ao equilíbrio via compreensão e co-participação. Isso é auxiliado com medicação antroposófica (reconhecida pela Anvisa) e uma série de terapias complementares derivadas dessa mesma. Após um tratamento antroposófico a pessoa não raramente muda seus hábitos e direcionamentos, assume sua vida com mais segurança e alegria, pois, no consultório são sugeridos caminhos e oferecidos condições para este fim. Mais acordado vê os valores reais, e buscando a verdade nos relacionamentos pessoais e profissionais, aprimora sua conduta ética subsidiando seu engajamento social. Não se trata da pílula dourada que salva tudo e todos; há limitações como na alopatia, homeopatia etc. É uma opção de tratamento com resultados comprovados que, por auxiliarem na recuperação integral da saúde, o que significa equilibrar corpo, alma e espírito, colaboram para a elevação da condição humana que, em última análise, é quem está desfeita quando ocorrem os desequilíbrios que culminaram com as doenças. Doença poderia ser definida, em certo sentido, como o “escape” do humano em nós! Recompor a saúde e re-humanizar: esta é a proposta da Medicina Antroposófica.


CORPO EM FORMA / SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

13

A dor fantasma da fibromialgia A dor é o principal sintoma da fibromialgia, embora não se encontre lesão dos tecidos e dos músculos. A esquisitice da dor decorre do fato de que todo processo doloroso geralmente está acompanhado de alguma lesão na estrutura do corpo. Por isso, a enfermidade é frequentemente interpretada como doença psicossomática, isto é, o doente sente muita dor e nada é encontrado no exame físico e laboratorial. Com efeito, a fibromialgia se caracteriza por dor crônica generalizada manifestada com a ausência de danos ao corpo. Atinge 2% a 5% da população, com maior prevalência entre as mulheres. Realmente, de cada dez pacientes com a enfermidade, sete a nove são mulheres. Uma recente pesquisa mostrou que o diagnóstico da doença leva até cinco anos para ser realizado, evidenciando o desconhecimento do problema, mesmo entre os próprios médicos. Por outro lado, a

demora no esclarecimento da doença pode provocar a piora da dor. Além da dor constante e de longo prazo, a fibromialgia também apresenta outras manifestações, como fadiga, sono não reparador, dores de cabeça, alteração da memória, depressão e ansiedade. Assim, para a caracterização da enfermidade é fundamental a presença dos chamados “tender points”, isto é, pontos dolorosos na musculatura à palpação. Infelizmente, as causas da doença ainda são pouco conhecidas, mas algumas regiões do cérebro responsáveis pela percepção da dor são mais ativadas, assim como a presença no líquido da espinha de um importante transmissor. O tratamento da doença é feito por uma equipe multidisciplinar, incluindo atividades físicas (exercícios aeróbicos), alongamentos, eletroterapia, massagens e técnicas para desativação dos pontos dolorosos. Também é fundamental o atendimento

psicológico, tendo em vista a perda da qualidade de vida, e a reinclusão do paciente na vida social e profissional. Os medicamentos são constituídos por analgésicos e anti-inflamatórios, além de produtos para a depressão. Atualmente foram introduzidos dois novos produtos - pregabalina e duloxetina, que reduzem a dor e melhoram os sintomas psíquicos. A troca de experiências pelos pacientes na terapia de grupo ajudam a compreensão da enfermidade e a aceitação dos limites impostos pela dor. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem um grupo de apoio, criado em 2008, para o tratamento dos portadores de fibromialgia, que é coordenado por uma equipe multidisciplinar. Professor Doutor Mário Cândido de Oliveira Gomes, infectologista e clínico geral


14

TEYLOR SOARES

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

teylor@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Banda Canal 12 A banda Canal 12 acaba de lançar um videoclipe depois de dois anos fazendo shows por várias partes do estado, experimentando todo tipo de público, condição ou estrutura. Mais madura, a banda conta os dias para o lançamento de seu segundo trabalho, mas até lá vocês podem conferir o clipe de “Verdade” no Youtube.

Acessórios novos

A loja de acessórios Baloné organizou um coquetel para marcar a troca de coleção. Mais parecia programa de televisão, tantos eram os artistas, que quase ofuscaram o brilho das peças. Para quem gosta de semijoias e acessórios, vale a pena conferir.

Júnior e Fabinho Nastri

Juliana Vassi

Nova cerveja na região Uma nova cervejaria está surgindo na região: a Hoffen Bier. Ainda está em fase de instalação, mas na segunda quinzena de outubro, já tem, pelo menos, o chope para conhecermos. Vamos aguardar, que o Verão está chegando. Douglas Brito

Naty Graciano

Willy Ohshima


PAULInHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

15

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Ilha da Fantasia Minha amiga colunista, Simone Sanches curte férias na ilha de Comandatuba na Bahia. O lugar é um paraíso e Si está se sentindo a própria sereia. Puro encanto

Segredo de Fátima O segredo do chá da paróquia Nossa Senhora de Fátima é que padre Wilson Roberto da Silva convida sua legião de fiéis e todos compartilham e comparecem. O Shopping M lotou e a eterna “bingolete” Leda Salum Silva “cantou” os números na tarde de prêmios mais disputada da cidade.

Fita Solidária A Noite do Laço Rosa do Grupo Andanças, que é coordenado por Elisa Maria Neiva de Lima Vieira, contou com a participação de mulheres que já passaram ou estão ainda em tratamento para a cura do câncer de mama. Elisa faz um trabalho maravilhoso e até eu entrei na dança e tirei de letra. Fiz três laços e já me candidato a ser porta-voz e embaixador da causa. E saibam vocês homens que de cada cem mulheres, um homem apresenta o problema. Então não deixe de fazer o auto-exame.


16

GABY CAMARGO PUSTIGLIOnE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Aniversariantes Sábado (22) – Willy Morales Sábado (22) – Júlio Casas Sábado (22) – Rubens Maximiano Sábado (22) – Luiz Christiano Leite Sábado (22) – Roseli Pires Sábado (22) – Gerson Viana Segunda-feira (24) – Márcio Pedrico Segunda-feira (24) – Juliana Pagliato Segunda-feira (24) – Aldo Vanucchi Terça-feira (25) – Ben-Hur Ferraz Neto

TÔ Ligada! e Selmbro Sonia te se e d 8 2 Dia ados bem convid ma Reze rece o de n sa rquidioce no Centro A ) para o is n lado da U o (a l ra o st Pa OPAI. e em prol da b ra Á r ta n o Ja grupo nimada pelo a rá se e it o An anças aço Klaryk D sp E ça n a d de sendo nvites estão co s O s. e b Ára $ 75,00. vendidos a R

Noite beneficente

Vera Petrocchi

Maria de Lourdes Caldana e Marcia Montenegro Duarte

O Shopping M foi palco para a Noite Beneficente da União de Organizações nãogovernamentais (UniOng) de Sorocaba. A festa contou com sorteio de prêmios, saboroso coquetel e presença dos corações solidários que abrilhantaram a noite que teve por finalidade divulgar o trabalho das entidades associadas à Uniong, além de fortalecer o vínculo dessas entidades junto à sociedade e angariar fundos para manter a qualidade do serviço prestado pela instituição. A União de Organizações não-governamentais é uma instituição filantrópica, reconhecida como Utilidade Pública Municipal e cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e tem como missão principal unir organizações sociais e fortalecê-las através do desenvolvimento integral e sustentável. A UniOng atende atualmente 37 organizações sociais filantrópicas de Sorocaba e região.


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

17 17


REnATA MOECKEL

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

EM DESTAQUE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

MULhERES EMPREENDEDORAS...

Tati Abrão... E cervejas Burgman... ... Em entrevista concedida a Kiko Pagliato no programa IPAN TV da semana, que vai ao ar a partir deste domingo (23) às 12h30 pela TV COM Sorocaba e diariamente pela TV Votorantim. Além do papo com a ultrasimpática e competente endocrinologista Tatiana Abrão, o programa conta com os blocos “Memória da TV” apresentado por Urbano Martins, “Turismo”, “Literatura”, com novidades automotivas trazidas por Rubens Maximiano e, ainda, com o sucesso “Na cama com Paulinho” que esta semana recebe Elisa Neiva Vieira. Vale a pena conferir!

O mestre cervejeiro da Burgman Reynaldo Fogagnolli realizou a palestra “Mulheres e a cerveja”. A atividade foi promovida pela Associação de Mulheres Empreendedoras (AME). Durante o evento, as participantes aprenderam sobre o processo de fabricação de cerveja; os tipos existentes; a temperatura ideal para conservação; como escolher o copo adequado; a diferença entre cerveja e chope, entre outros temas. A escolha da Burgman como local para a reunião mensal da AME foi feita devido à harmonia do seu ambiente com o tema proposto, afinal, é a primeira cervejaria artesanal de Sorocaba. “Achei excelente a oportunidade de as mulheres aprenderem mais sobre cerveja. Hoje, especialmente, elas puderam tirar todas as dúvidas e entender mais sobre o assunto”, explicou Edite Bazzo, diretora da Cervejaria Burgman. Durante o bate-papo, o mestre cervejeiro garantiu que os brasileiros são muito

Fotos: Juliana Moraes

18

Edite Bazzo, proprietária da Cervejaria Burgman e Eliane Figueiredo, presidente da AME

exigentes no assunto. “Cada vez mais, as pessoas procuram conhecer as cervejas. Mas, para apreciá-la em seu melhor estado, é bom que ela seja recém-fabricada e esteja gelada.” Fogagnolli ainda destacou que a cultura entre as mulheres e a cerveja apresenta um novo cenário. Segundo a presidente da AME, Eliane Figueiredo, as mulheres têm uma forma única de ver as coisas. “Esta reunião serviu para mostrar que mulher gosta, conhece e sabe apreciar uma boa cerveja. Para isso, viemos conhecer melhor a Burgman, que traz produtos diferenciados para um público exclusivo.”


Comportamento

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Curtir e

Chorar Compartilhar a morte de gente querida já faz parte da vida social virtual; mas esse luto on-line ajuda ou atrapalha?

U

m agora está em um relacionamento sério, outro comeu um bolo delicioso, um já vai dormir. E aquele morreu. As pessoas falam o que quiserem de suas vidas privadas nas redes sociais. Por que não falariam da morte? Porque ninguém quer ler mensagens

mórbidas espremidas entre o post da balada da noite anterior e as últimas fofocas de celebridades, argumenta a colunista americana Jenna Worth, em seu blog “Digital Diary” (diário digital), publicado no site do “New York Times”. Worth vive das redes sociais, está integrada à essa vida, mas não

se sente à vontade para compartilhar o luto on-line. Já o pesquisador Alex Primo, professor de comunicação e tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, acha a coisa mais natural do mundo. “Por que a morte tem que ser privada? É uma convenção cultural. Compartilhar o luto pode ser menos estranho do que visitar um cemitério.” Mas, para quem não é usuário pesado das redes, a internet pode não ser o melhor lugar para expor a morte. “Também acho que a internet não foi feita para transar ou arranjar namorado. Mas tem gente transando e se casando pela rede. Poderiam também trabalhar o luto virtualmente”, diz o psicanalista Oswaldo Leite Netto.

Velório sem fim No mundo on-line, há lugar para expressar dor e receber mensagens de apoio. “É natural que as redes sociais sejam usadas em momentos de perda. Podem ser de grande ajuda”, diz a professora de psicologia Maria Julia Kovács, coordenadora, na USP, do laboratório de estudos sobre a morte. Como todo novo fenômeno, é difícil julgar os desdobramentos do luto on-line. “Não acredito que a internet possa ajudar nesse processo. Quando um momento

19

fica registrado no mundo virtual, nunca pode ser apagado. Seria como um velório que não acaba nunca”, diz a psicanalista Claúdia Arbex, do Instituto Sedes Sapientae, de São Paulo, que pesquisou os lutos que não se encerram.

Negação Manter páginas do morto e alimentálas indefinidamente com fotos e mensagens, a título de homenagem, é mais problemático. “Pode ser algo alucinatório, no sentido de negar o que aconteceu. É mais impactante e mórbido receber ‘atualizações’ de quem já morreu. Ficar nessa virtualidade borra os contornos do que é uma existência e do que é uma lembrança”, afirma o psicanalista Leite Netto. Alex Primo discorda: “As pessoas acham loucura escrever no perfil de alguém que morreu, porque o destinatário não está lendo. Mas talvez o destinatário seja a própria pessoa que escreve, para manter o que ela tem: a memória da pessoa que perdeu.” O abraço não acontece na tela e é precisamente a possibilidade de prestar solidariedade sem comparecer fisicamente que faz muita gente achar a internet uma boa ferramenta para viver os constrangimentos da morte. Continua na página 20


20

Comportamento

Continuação da página 19

Página do Facebook reúne pessoas que lidam com perdas “As pessoas dizem ter dificuldade de lidar com o sentimento [da perda], querem desabafar, mas não conseguem falar cara a cara. Para elas, falar da morte no ‘Face’ é um alívio”, diz Viviane Lima, a criadora de “Lágrimas no Céu”, página do Facebook que reúne pessoas que estão lidando com perdas. A página foi criada para um estudo que Lima faz sobre a morte na internet. Em sua pesquisa, ela tem visto que a maioria se sente mais à vontade para falar do assunto na rede do que “ao vivo”. “E isso por dois motivos: o fato de não precisar ficar cara a cara com alguém que está sofrendo e a chance de atingir outras pessoas, que você nem conhece, que estão passando pelas mesmas coisas”. Exibir a dor é uma forma de chamar a atenção para si. “Falar de morte e

sofrimento é algo que mobiliza. Quem está sofrendo se sente bem em ser alvo de compaixão, mesmo que virtualmente”, diz o psicanalista Leite Netto. A possibilidade de os posts sobre a pessoa querida que morreu serem replicados e atingirem qualquer um também é um desafio para quem vai postar. “Podem ser publicadas coisas que causem danos à imagem tanto da pessoa perdida quanto da pessoa enlutada”, diz Kovács. O risco não é grande, segundo quem viveu o luto on-line, como o escritor José Ruy Gandra, que teve o post sobre a morte do filho replicado viralmente. ”No Facebook, as pessoas se colocam mais, mas querem mostrar o que têm de melhor, não de pior. É mais fácil e mais comum que demonstrem a compaixão”. (Folhapress).

“É mais fácil escrever e usar a rede do que receber abraços” “A primeira vez que fiquei de luto foi com a morte do meu avô. Senti muito, muito, e a maneira que achei de expressar meus sentimentos foi pela rede social. Foi minha maneira de homenagear meu avô e destilar o que senti. Com a internet, no Twitter, no Facebook, você meio que está falando sozinha. Lê quem quer. Não tem o problema de ser inoportuno. Sem falar que você não está cara a cara, consegue segurar melhor, sei lá, para não chorar. Tenho vergonha de chorar na frente das pessoas. Foi uma forma de me preservar. Foi muito mais fácil escrever e colocar na internet, não ter que dar minha cara a tapa, receber abraços. Não me senti mais exposta, como muita gente acha. Quem não é ‘heavy user’ como eu pensa assim porque não tem o costume de compartilhar a vida na internet. Eu compartilho qualquer tipo de notícia, boa ou ruim, há anos, é uma coisa normal, rotineira pra mim. Acabei me fortalecendo mais rápido depois da morte do meu avô porque a divulgação foi ainda mais rápida. Todo mundo viu a notícia antes de eu ficar ligando. Muito mais gente me eu apoio, me senti menos solitária. Tenho 8.000 seguidores no Twitter, mais 3.500 no Facebook. Acho legal meus posts irem para pessoas que não conheço: elas nunca me viram, mas simpatizam com o que eu escrevo, criaram intimidade com o meu perfil na rede. Foram essas pessoas que acabaram me mandando mensagens, dizendo ‘se quiser conversar, estou por aqui’. Isso fez eu me sentir mais amada, mais acalentada numa hora dessas.” Amanda Armelin, 24, gerente de projetos em tecnologia

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Luto não é algo que se resolva de pronto É evidente que a morte faz parte da vida. Assim sendo, se compartilhamos nossas vidas nas redes sociais, por que não a morte de pessoas que amamos? Chega a ser até interessante, do ponto de vista da realidade, porque, na maior parte das vezes, tendemos a deixar tudo maravilhoso na rede. Todos são lindos, o que comemos é uma delícia, os lugares que viajamos são fantásticos, as festas que fomos foram incríveis. Cá entre nós, é muita fantasia, não é mesmo? Compartilhar a morte talvez seja um jeito de dar um pouco de princípio de realidade às redes sociais. Não vejo mal algum nisso. Mas, como tudo na vida tem seus prós e seus contras, tenho um pouco de receio quanto à eficácia das manifestações carinhosas de nossos amigos na rede quando da morte de alguém de nossas relações pessoais. Explico: a urgência é um fato em nossos dias. Tudo é urgente, tudo tem que ser rápido. São características marcantes de nossa sociedade contemporânea, ou pós-moderna como diriam outros. Acontece que o luto não é algo que se resolva de pronto. Demora certo tempo e tem-se que passar por algumas fases, que começam no choque e negação e terminam, depois da aceitação, em um estado de resignificação da vida, passando pela raiva, depressão, distanciamento e lutas para compreender o significado da perda. Todas essas fases precisam de tempo e acontecem necessidades diferentes para cada uma delas. E não são em todas elas que precisamos deixar público o que estamos sentindo ou pensando. Há momentos em que um pouco de solidão e reflexão se fazem necessários. Mas, é claro que, como seres humanos sociáveis que somos, é sempre melhor compartilhar que trancafiarmos toda dor e todo luto bem fundo dentro da gente. Manter grupos de apoio e grupos de referência em momentos de crise, sempre foi um aspecto positivo para se cultivar a resiliência, que é essa qualidade que temos de superar obstáculos e tragédias. Como esse fenômeno de redes sociais é relativamente novo e não temos ainda suficiente número de estudos longitudinais, ou seja, que durem mais tempo, para afirmarmos

qualquer coisa de objetivamente bom ou ruim a respeito dessa nova modalidade de luto, que é o luto on line. O que se deve evitar são os exageros. Manter uma página do Facebook para o defunto ou passar anos a fio alimentando-a com fotos e outras coisas do falecido, já é mórbido o suficiente para levantar suspeitas quanto ao bem estar mental de modo geral. Assim como o passado nos identifica e nos localiza historicamente em uma época, manter-se e alimentar-se do passado, já é inabilidade de lidar com o presente e a realidade. É quase a mesma coisa que manter o quarto do falecido inalterado, como se ele fosse chegar a qualquer momento, mesmo anos depois de sua morte. Ou algo meio fantástico, meio “fazedor de mito”, meio irreal como dizer que Elvis Presley, Kennedy, John Lennon, Bin Laden ainda estão vivos em algum lugar do planeta. Não cheira a alguma coisa muito saudável, não é mesmo? Isso é completamente diferente de cultivarmos a memória de alguém que nos foi caro. Aqui achamos um pouco de gratidão, de afeto, de reconhecimento. Lá, parece mais um afastamento e uma negação da realidade. Há pessoas que não sabem lidar com a ideia da morte, se sentem até constrangidas de ter que ir a um velório cumprimentar os parentes do falecido. Outras que estão longe. Outras ainda, acreditem se quiserem, que tem medo de gente morta. Para esses, as redes sociais podem ser de grande ajuda para serem solidários com os amigos de luto, mesmo não conseguindo trabalhar a ideia da morte em si mesmos. Aliás, nos tempos sem Internet, os telegramas faziam as vezes de pessoas distantes ou impossibilitadas de prestar essa ultima homenagem ao morto. Por outro lado, não há nada de virtual que substitua um abraço sincero, ao vivo e em cores.

Lisete Moreira Del Bianco é psicóloga


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

22 de setembro de 2012 - edição 683 www.jornalipanema.com.br

Projetos desenvolvem nos alunos a formação de opinião Cida Haddad

O

diretor-executivo do Colégio Objetivo, Miguel Angelo Thompson Rios e o diretor de Marketing, Luciano Cacace estiveram visita ao Jornal Ipanema e Rádio Ipanema. Durante a visita, Rios destacou que entre as preocupações dos profissionais das unidades do Colégio Objetivo está o de passar conteúdos e trabalhar projetos que realmente façam a diferença para o dia a dia dos alunos também como formadores de opinião. Rios e Cacace destacaram alguns dos trabalhos desenvolvidos como o Objetivo Next, que de acordo com eles, procura reinventar o Ensino Médio, de forma a criar relevância no conhecimento ad-

quirido e estimular cada aluno a explorar ao máximo a sua experiência escolar, a infraestrutura disponível, seu convívio social com colegas e professores e as oportunidades que se apresentam. O foco é formar jovens com capacidade de tomar decisões baseadas em suas próprias crenças e valores. Quanto ao Next, Rios destaca que o professor tem o papel de condutor, estimulando o aluno a refletir e fazer questionamentos. Há ainda o High School, em parceria com a Andrews University e Griggs International Academy, dos Estados Unidos, e os alunos cursam disciplinas do Ensino Médio americano. Rios comenta que ainda há projeto de reunir educadores de Sorocaba para vários encontros.

Juliana Moraes

Diretor-executivo do Colégio Objetivo, Miguel Angelo Thompson Rios e o diretor de Marketing, Luciano Cacace


2 PET

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Obras do canil

Os melhores amigos Não importa se é vira-lata ou de raça, grande ou pequeno. O importante é o amor que ele dá ao seu dono

da Polícia Militar são entregues

Luna, de Tania Mara Dalla, Gabriel Dalla dos Santos e Eurico de Carlos Camacho

Emerson Ferraz/Secom

Com investimento de R$ 6 2 6 . 5 8 7, 2 2 por parte da Prefeitura de Sorocaba, foram entregues oficialmente, nesta semana, as obras de construção do canil e farmácia, além da reforma do prédio administrativo do 7º Batalhão da Policia Militar. O espaço do canil abriga 12 alojamentos com solário para cães, corredor circulaçãotreinamento, área de banho para cães, despensa de alimento para cães,

prédio da farmácia composto de alojamento para plantão, área de cuidados para cães, almoxarifado para medicamentos, muro em alvenaria para fechar área externa e reforma da área de isolamento de cães em tratamento (duas baias com solário). As obras da área administrativa foram destinadas aos escritórios, alojamentos de soldados (masculino e feminino), almoxarifado, vestiários (masculino e feminino) e sanitários, inclusive para portadores de necessidades especiais. Nina é a grande amiga da Renata Moeckel e tem uma linda história de adoção “recíproca”

Kika é cadelinha que adotou a professora Alexandra Rogéria

Rick, do radialista Paulo Roberto Júnior

Luna Sophie, de Lucas, Larissa e Beatriz Munhoz Gostou? Envie a foto do seu animal com os dados dele (e do dono) para e-mail: redacao@jornalipanema.com.br


IPROGRAME-SE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

SÁBADO (22) ■ MERCADÃO CAMPOLIM:

AULAS DE CULINÁRIA A partir das 12 horas, celebração de três anos do Mercadão Campolim, com atividades que incluem aulas de culinária ministradas no espaço gourmet do local, sob o comando dos chefs Carlos Martins e Valéria Castilho. Neste sábado (22) a receita é Salmão ao perfume cítrico, com Carlos Martins e no dia 29 de setembro, Jerk de frango com arroz crioulo, com Carlos Martins e Valéria Castilho. As inscrições são grátis e, para participar, basta comparecer ao Mercadão Campolim (rua Antonio Perez Hernandez, 125 – Campolim). ■ MÁRCIA MAH

NO SESC

no Runa Clube (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.026 – Alto da Boa Vista). Informações (15) 3228-7171. ■ THE MOVIES

A partir das 22 horas, tem a banda The Movies, no Pirilampus Bar (avenida Comendador Pereira Inácio, 1.801). Informações: (15) 3211-8353.

■ VELHA MAROMBA

A partir das 23 horas, tem a banda Velha Maromba, na Toca do Leão (avenida São Paulo, 2.981 - Além Ponte). Informações (15) 3227-4279. ■ CENTRO HÍPICO PAGLIATO

■ CROCODILLO CLUB

A partir das 22 horas, tem muita agitação no Crocodillo Club (rua Julio Marcondes Guimarães, 75 - Campolim). ■ SÁBADO TRIBECA CAFÉ

A partir das 23 horas, uma das melhores noites da região é no Tribeca Café (rua Amélia Ribeiro, 33 - Parque Campolim). Informações (15) 3224-2467.

A partir das 22 horas, tem a banda Schollbell e DJs residentes, no Asteroid Bar (rua Aparecida, 737 – Santa Rosália). Informações (15) 3329-2767. ■ PUB

■ PAGODE NO BARBACANA

A partir das 22h30, com o melhor das discotecagem rock, indie e techno pop, no Pub (rua Saliba Motta, 104 – Além Ponte). Informações contato@pubonline.com.br ■ SÁBADO CHIC

A partir das 18 horas, tem o melhor do samba e do pagode com os grupos Figura 8 e Kerosamba, no Barbacana (rua Belmira L. Almeida, 381 – Jardim Piratininga). Informações (15) 3227-1532.

A partir das 22 horas, o melhor do samba e do pagode está na Soft Music Hall (avenida Barão de Tatuí, 94 – Jardim Vergueiro). Informações (15) 3232-0152.

■ DOUBER E LEANDRO

A partir das 22 horas, festa à fantasia com o DJ Rolim, na Adega Club (rua Capitão Almeida Lima, 87 – Centro, Piedade). Informações (15) 3244-1299.

A partir das 22 horas, tem a dupla sertaneja Douber e Leandro, na Mercearia São Paulo (rua Santa Quitéria, 50 – São Roque). Informações (11) 4712-4905. ■ RUNA DANCE +

A partir das 23 horas, com o melhor da dance music, pop, rock e flash 80,

teio da Promoção “21 Primaveras do Esplanada Shopping”. Será o sorteio de mais um vale compras no valor de R$ 21 mil para serem utilizados nas lojas do empreendimento. A promoção segue até este domingo (23). Para participar da promoção, basta realizar suas compras nas lojas do Esplanada Shopping. A cada R$ 200,00 em compras o consumidor pode apresentar as notas fiscais no balcão de trocas e receber um cupom de participação. Informações: (15) 3219-9900 ou www.esplanadashopping.com.br. ■ PERCURSOS CONTEMPORÂNEOS

■ SCHOOLBELL NO ASTEROID

A partir das 16 horas, tem show do DVD “La, Lá, Iá”, da cantora Márcia Mah, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade).

3

■ ADEGA FANTASY

■ MUSIKAOES – ELIOT

A partir das 22 horas, tem a banda Eliot no Anastácia Bar (avenida Eugênio Salerno, 187 – Centro). Informações (15) 4141-0702.

A partir das 22 horas, tem as duplas sertanejas Fernando e Sorocaba e Thaeme e Thiago no Centro Hípico Pagliato (rua Antônio Aparecido Ferraz, 1111 - Jardim Capitão). Informações (15) 3221-7764.

Até o dia 18 de outubro, de terça à domingo, das 10 às 17 horas, com participação de 22 artistas consagrados no cenário nacional das artes plásticas, e mais de 40 obras expostas, no MACS (avenida Afonso Vergueiro, 280 – Centro). Gratuito. ■ PALESTRA: DIABETES

■ OFICINA DE CARTÕES-POSTAIS

A partir das 14 horas, tem a atividade “Postagens de Sorocaba”, na qual os participantes criarão cartõespostais após um passeio pela cidade, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). ■ RODA DE CONVERSA COM ALLAN SIEBER

A partir das 14 horas, tem Roda de Conversa HQ com o cartunista, quadrinista e roteirista Allan Sieber, fundador da Toscographics Desenhos Animados, no Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade).Gratuito. ■ PROMOÇÃO DO ESPLANADA

Na segunda-feira (24), a partir das 17 horas, acontece o segundo sor-

A partir das 8 horas, tem o evento “Alimentação, prevenção e controle da Diabetes”, com palestra gratuita coordenada pela Pastoral da Saúde Arquidiocesana, em parceria com o Rotary Club Sorocaba Oeste. Temas: “Entendendo a diabetes”, pelo endocrinologista Odilon Bernardes Júnior; “Saúde bucal”, pela dentistaLarissa Schorr; “Exercício físico”, pelo Educador Físico, João Carlos Dias de Souza e; “Alimento: um poderoso agente para a prevenção e o controle da diabetes”, pela nutricionista funcional Maria Francisca da Silva. O evento será na Paróquia São Lucas (rua Cláudio Manuel da Costa 423 – Vergueiro). Informações: (15) 3011-9199 (15) 9107-4335.


4 IPROGRAME-SE DOMINGO (23) ■ SERTANEJO UNIVERSITÁRIO A partir das 21 horas, sertanejo universitário com a dupla Thiago José e Gustavo e com o cantor Thiaguinho Nogueira, no Bikini Club (rua Isolina Leite do Nascimento, 123 –Campolim). Informações (15) 3233-0233. ■ XAVIER E MARCEL

A partir das 22 horas, no Anastácia Bar (avenida Eugênio Salerno, 187 – Centro). Informações (15) 4141-0702. CLUBE DO SAMBA

A partir das 17 horas, com os grupos Kemkésamba e Kerosamba, no Bier Garden (rua Octaviano Gozzano, 347 – Campolim). Informações: (15) 3326-3389. ■ CHAPEUZIM VERMELHO

E O LOBO MARROM

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade). Preços: R$ 4,00 (inteira); R$ 2,00 (usuário inscrito no Sesc e dependentes, maiores de 60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante); R$ 1,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e dependentes). ■ RODRIGO FREITAS E KEROSAMBA

A partir das 18 horas, o cantor Rodrigo Freitas e o grupo Kerosamba se apresentam no Barbacana (rua Belmira L. Almeida, 381 – Jardim Piratininga). Informações (15) 3227-1532. ■ ENERGIA TOTAL

SEGUNDA-FEIRA (24) ■ CURSO PARA MÉDICOS

O Centro de Estudos da Unimed Sorocaba realizará na segundafeira (24), das 19 às 21 horas, o Curso de Educação Continuada em Anestesiologia, com o tema “Parada cardiorrespiratória: aspectos atuais”. O encontro é direcionado a médicos cooperados, estudantes de medicina e residentes. O médico Eduardo Toshiyuki Moro, responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento, credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e professor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP é o convidado para ministrar a palestra.

■ SEMINÁRIO: Equinocultura

O 2º Segequi - Seminário do Curso de Gestão em Equinocultura acontece na quarta-feira (26) e quintafeira (27) na Universidade do Cavalo, Sorocaba. A abertura oficial será feita pelo reitor da Universidade do Cavalo, Aluísio Marins e pelo reitor da Universidade de Sorocaba, Fernando de Sá Del Fiol. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail contato@universidadedocavalo.com. br ou pelos telefones: (15) 32178978/3202-7866 ou 3292-6633.

SEXTA-FEIRA (5/10)

■ PALESTRA:

■ TRIBUTO AO ABBA

A Palestra “Alimentação, prevenção

Quem nunca se esbaldou ao som de “Dancing Queen” que atire a primei-

CONTROLE DA SAÚDE

ra pedra! É em tributo à banda que fez da música um sucesso nas paradas de todo o mundo que o Clube de Campo de Sorocaba realiza a sua próxima Sexta Dançante, no dia 5 de outubro. A “Revolution Band Show” apresenta, a partir das 21 horas, o show “ABBA in Concert” com os “golden hits” dos anos 60, 70 e 80. Os ingressos para a festa, que terá cardápio especialmente preparado pelo Buffet Rondello, já estão à venda e com preços promocionais até o dia 26 de setembro para associados e convidados. Mais informações: (15) 3388-9021.

SEXTA-FEIRA (12/10) ■ CURSO: UNIVERSIDADE DO CAVALO

A feira “Gás Natural, Energia Total” acontece termina neste domingo (23), com atividades gratuitas e abertas a todos, durante o horário normal de funcionamento do Esplanada Shopping, na Praça de Eventos. No estacionamento do shopping, também estará aberta para visitação gratuita uma “casa-trailer modelo” do uso do gás natural, com equipamentos em funcionamento para experimentação.

QUARTA-FEIRA (26) A partir das 11 horas, a Cia. Articularte apresenta a peça Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom, no Sesc

e controle da saúde” será proferida pela nutricionista clínica funcional Maria Francisca da Silva. Programação: quarta-feira (26/9), o tema é “Ansiedade e estresse podem engordar?”; quinta-feira (27/9), “Intestino: você está cuidando bem de seu intestino?”; quarta-feira (3/10), “Açúcar x saúde: dicas para diminuí-lo no dia-a-dia” e; quinta-feira (4/10), “Pensando em emagrecer, controlar: a pressão, (açúcar, triglicérides, colesterol no sangue), gordura no fígado, anemia, osteopenia e osteoporose?”. Os horários das palestras são às 8, 10, 14 e 16 horas na rua da Penha, 1.113, sala 4. Inscrições e informações: (15) 3011-9199 ou (15) 9107-4335.

O Curso Prático de Abordagens Clínicas e Cirúrgicas do Sistema Locomotor Equino será realizado de 12 a 14 de outubro, na Universidade do Cavalo. Este curso é inédito e os participantes vão aprender e melhorar suas técnicas praticando e discutindo com professores de alto gabarito no mercado de cavalos. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Universidade do Cavalo e as dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato@universidadedocavalo.com.br. A Universidade do Cavalo fica na Fazenda Chaparral, na rodovia Sorocaba- Salto de Pirapora Km 110,5 – Bairro Itinga. Mais informações: contato@universidadedocavalo.com.br ou pelos telefones (15) 3202-7866/ 3292- 6633 ou 3217- 8978. ■ PASSEIO CULTURAL

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) promove uma visita à exposição “Caravaggio e Seus Seguidores”, em São Paulo, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp), no dia 12 de outubro, sexta-feira, com saída prevista para as 8h30, do número 280 da avenida Afonso Vergueiro. A mediação da visita no Masp fica por conta do museólogo Fabio Magalhães. Informações: (15) 3233-1692 ou pelo e-mail para atividades@macs.org.br.


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

5 5


IPANEMA

6 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

A proposta é agradar O brunch é a solução perfeita para dar uma festa sem ter muito trabalho. Se for ao ar livre, muito melhor. Com um cardápio criativo que reúne café-damanhã e almoço, tem tudo para animar os dias de calor A moda chegou por aqui nos anos 1980, vinda dos Estados Unidos, e logo pegou entre os brasileiros, que adoram dar uma “esticadinha” a qualquer festa. Servido no meio da manhã, o brunch entra no horário do almoço e se estende até o meio da tarde. É uma maneira fácil de receber para um encontro informal, já que todas as comidas são servidas juntas. Além do mais, permite ao anfitrião curtir o encontro o tempo todo, sem se preocupar em ficar repondo pratos ou servindo os convidados. Se tiver sol, o melhor é festejar ao ar livre. Para economizar espaço na mesa, vasinhos pequenos com flores podem ser pendurados no guarda-sol com fitas de cetim, ou nas copas de árvores e bandôs. Para facilitar na hora de servir, é indicado o apoio de uma mesinha lateral ou um carrinho de chá, onde devem ficar os talheres, os pratos e os guardanapos de papel. O bacana

é misturar as louças: peças de vidro, peças brancas (que sempre se têm no armário) e, para dar uma graça, pratos numa cor leve. Lembrete: os tons pastel estão em alta, mas os detalhes mega coloridos dão um charme especial a decoração. As flores são imprescindíveis, devem ser espalhadas pelo local em garrafas coloridas, vasos despretensiosos e até jarros de suco e leite. Para encher os olhos e refrescar no calor, os sucos de vários sabores e cores são os ideais para compor a mesa. Baldes de gelo sempre, precisam estar por perto para alimentar os copos de suco e as garrafas de espumante devem estar sempre geladas e prontas para ser consumidas. Cuidado com os produtos perecíveis, caso os tenha feito, utilize vasilhas com gelo para manter a temperatura e a qualidade do alimento. Depois é só esperar e agradecer os elogios. Bom Brunch.


IPANEMA

AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Flores comestíveis Os arranjos não são as únicas opções para quem quer encher a mesa de flores. Dá para usar espécies comestíveis enfeitando os próprios pratos. O resultado? Visual atraente para olhos e apetitoso para o paladar. A tendência de utilizar flores e pétalas na gastronomia vem crescendo nos últimos anos. As flores comestíveis têm proteínas, vitaminas A, B, C, E, aminoácidos, gordura, amido e muitos minerais importantes para uma alimentação saudável e completa. Flores capuchinha, amor-perfeito e calêndula, são cada vez mais usadas no preparo de saladas ou pratos quentes.

7

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

Algumas flores são bastante conhecidas, pois as temos na mesa quase que diariamente, como a couve-flor, o brócolis e, até mesmo, a alcachofra e a alcaparra (botão da flor). As flores comestíveis podem ser utilizadas em pratos como assados, cozidos, saladas, sopas ou, ainda, com bebidas alcoólicas, refrescos e infusões. “A maneira mais fácil de usar flores é espalhá-las em saladas, principalmente no verão, ou sobre uma omelete”, sugere Gil Felippe, botânico e autor do livro “Entre o Jardim e Horta – As flores que vão para a mesa”, da Editora Senac. Quando se fala de flores comestíveis, Felippe lembra que nem sempre se refere à flor inteira. “Muitas vezes são partes ou mesmo a florescência (pétalas)”, explica. Além disso, as flores devem ser de plantas cultivadas em casa ou adquiridas de produtores que se dedicam ao cultivo orgânico, nunca de floriculturas para decoração ou colhidas em jardins públicos. Muitas flores são venenosas ou tóxicas. Por isso, só se deve usar quando tiver certeza de que não são tóxicas. Alguns exemplos são: antúrio, azaléia, dama-danoite, hortênsia e narciso, entre outras.

O conteúdo em nutrientes das flores é pequeno, pois 95% da massa das pétalas é água. Assim, o valor calórico é praticamente inexistente. Os pratos ficam lindos enfeitados com flores, aproveite guardanapos coloridos para compor a mesa.


IPANEMA

8 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

Paralelepípedo: ótima pedra de revestimento para áreas que devem suportar cargas pesadas O paralelepípedo é um granito (rocha ígnea composta de minerais variados). Extraído em diversos pontos do estado de São Paulo. Por ser compacto, resistente, antider-rapante e de fácil manutenção esta pedra foi largamente utilizado na pavimentação de ruas públicas das grandes cidades e, através dos séculos, continua sendo utilizada em rampas, calçadas e áreas que suportam tráfego de cargas intensas. Também tem um ótimo resultado no re-

vestimento de paredes, lareiras, cantei-ros e muros, enriquecendo qualquer am-biente com a beleza do granito bruto partido manualmente. O paralelepípedo fica muito bonito em jardins e rampas de garagem. O nome paralelepípedo, com o passar dos anos, acabou virando a própria identidade da pedra que pode ser comercializada nas cores rosa e cinza com as versões: paralelepípedo, bandinha, folheta/lajinha, pilastra, guia e meio fio.


IPANEMA

AMBIENTE 9

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Piso Laminado

de madeira Atraente e durável; rápido e fácil de instalar

Benefícios de um piso laminado: o piso de madeira sempre popular tem um concorrente à altura; o piso laminado. Ele atraiu a atenção dos por vários motivos. Durabilidade, aparência, facilidade de manutenção

e custo, que são fatores muito persuasivos para proprietários de imóveis e para quem desejam reformar ou construir. Aparência: como opções de piso de madeira, o piso de madeira

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

laminado, está disponível em uma ampla variedade de tipos de madeira e cores. Esta nova tecnologia permite que o piso em madeira lamina seja rival ou até superior a madeira real em atratividade, além do que é ecologicamente correto . Durabilidade: piso de madeira laminado é fabricado em um processo que utiliza resinas de melamina e de óxido de alumínio; ligado com calor e alta pressão extrema. Este processo resulta em uma superfície acabada que é muito mais durável do que a madeira comum. São altamente resistentes à umidade, desbotamento da coloração, e alguns fabricantes dão extensas garantias.

Facilidade de Manutenção: cuidar de piso laminado é tão fácil como limpar a seco ou com um pano úmido. Não necessita de ceras ou detergentes, apenas água e um pano limpo são o suficiente para a limpeza e manutenção da cor e brilho.


IPANEMA

10 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

Divisórias de vidro

Aqueles que procuram por uma solução prática e rápida na hora de dividir o ambiente podem optar pelos painéis de vidro temperado. Modernos, podem ser fixos, deslizantes ou articuláveis, aplicados em locais internos ou externos. Os deslizantes são flexíveis e podem ser instalados em ambientes comerciais ou residenciais. Servem para dividir o espaço interno ou como passagem. Para quem deseja decorar a fachada com o vidro, são boas opções para dar visibilidade para o ambiente interno. São suspensos e guiados apenas por um trilho fixado no teto, dispensando a necessidade de guias no piso. Já os painéis articulados, tipo “camarão”, possuem as mesmas características funcionais dos deslizantes, porém são movimentados por meio de dobradiças. As divisórias em vidro propiciam luminosidade e podem ser bem privativas com a instalação de filmes de diversas cores e modelos. Mais uma opção para quem deseja separar um espaço no quarto para um closet, ou dividir a área da cozinha com a área de alimentação e até a sala de visitas, para receber um televisor de led. Os custos são mais altos que as divisórias mais usadas, mas a garantia de beleza, requinte e funcionalidade valem a pena.


IPANEMA

AMBIENTE 11

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Alphaville realiza

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

encontro com arquitetos A Alphaville, de volta à Sorocaba, promoveu na quarta-feira (12) o evento “Encontro com Arquitetos”, realizado no stand de vendas da construtora. O objetivo foi apresentar a empresa e um novo projeto que está sendo realizado na cidade. Presentes ao evento imprensa, arquitetos e convidados, que acompanharam a apresentação feita pelo gerente de negócios da Alphaville Danilo Teixeira que comentou: “Preocupações com preservação ambiental são pilares traçados pela Alphaville em seus empreendimentos, e isso é o que nós pretendemos oferecer à região”.

Gerente de negócios da Alphaville Danilo Teixeira

Arquitetos e convidados conheceram os diferenciais do Alphaville


12

12

IPANEMA

AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

Dez cuidados para manter carpetes sempre limpos e higienizados Quem tem crianças pequenas em casa e/ou animais de estimação devem redobrar todo cuidado com a higienização. Saiba como não deixar que carpetes tornem-se um mar de bactérias e fungos dentro da sua casa. Cuidados e limpeza na medida certa: 1. Limpe diariamente seu tapete com uma vassoura de cerdas macias, no sentido da trama, e passe o aspirador uma vez por semana. 2. Álcool ou vinagre branco são excelentes para retirar manchas de vinho ou frutas. Outra opção é usar suco de limão ou uma solução de amônia diluída em água fria (use uma parte de amônia para três partes de água). Essa mesma solução também é ideal para reavivar as cores. 3. Tenha cuidado redobrado com animais de estimação, pois a acidez da urina dos bichinhos provoca manchas quase sempre irreversíveis. 4. Sol em excesso desbota as cores. Se parte do tapete costuma receber luz solar diariamente, procure virar a peça a cada três meses. 5. Para evitar marcas de móveis e objetos pesados, mude a posição da peça pelo menos duas vezes ao ano. Outra ótima dica é usar o vapor do ferro de passar. Vaporize bastante na região onde está a marca, mas sem deixar o ferro encostar no tapete. Em seguida, escove com vigor. 6. Evite colocar vasos de plantas sobre tapetes. Por conter água, eles retêm umidade e, consequentemente, provocam mofo e atraem fungos e bactérias.

7. Quando cair líquido no seu tapete, enxugue imediatamente o excesso com papel absorvente e, em seguida, passe um pano úmido com sabão neutro ou de coco. Se preferir, esfregue o local com uma esponja macia e úmida embebida em um pouco de xampu neutro. 8. Mancha de café é facilmente removida da seguinte maneira: enxugue o quanto antes com um pano seco e, em seguida, esfregue outro pano imerso em água quente acrescida, se necessário, de algumas gotas de detergente. Outra opção é esfregar uma pedra de gelo até a mancha sumir. Use os mesmos procedimentos se a mancha for de chocolate. 9. Para renovar o tapete ou o carpete de modo barato, espalhe fartamente sobre ele bicarbonato de sódio. Deixe agir por 15 minutos e depois passe o aspirador de pó. Dessa maneira ele ficará livre dos odores. 10. Se desejar guardar o tapete, escolha um lugar limpo e arejado e enrole-o no sentido do comprimento para evitar marcas quando voltar a usá-lo. Se precisar guardá-lo por um longo período, antes de enrolar polvilhe toda a peça com sal de cozinha. Isso evitar o aparecimento de cupins e traças. Muitas empresas também impermeabilizam e colocam tramas antiderrapantes, além de trocarem todo tipo de franjas e cordões. Acrescentar bicarbonato de sódio ao saco do aspirador ajuda a combater os odores dos carpetes.


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

13 13


14

14 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Cruzeiro Rotário será realizado em fevereiro

A máxima “Dar de Si Antes de Pensar em Si” é a expressão do espírito humanitário que anima 1,2 milhão de rotarianos, ressalta Carlos Tomba, proprietário da Soney Tur, os laços de companheirismo que unem os rotarianos e a excelência dos projetos comunitários e internacionais são marcas do Rotary mundialmente. Atualmente o Distrito 4620 tem como Governador 2012/2013 Luiz Antonio MachadoWerneck. O Distrito engloba 49 clubes em diversas cidades da região, inclusive Sorocaba, explica Tomba, que também é membro do Rotary Club Sorocaba Granja Olga. “Com o intuito de companheirismo e confraternização entre os Companheiros(as) Rotários e familiares, pelo terceiro ano consecutivo, a Soney Tur realiza o Cruzeiro Rotário Distrito 4620. O próximo acontecerá em 2013, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, a

bordo do MSC Magnífica, numa viagem partindo de Santos e passando por Búzios e Ubatuba”, comenta Tomba. O MSC Magnifica é o mais novo navio de cruzeiro luxuoso da “categoria Música” da MSC Cruzeiros. O MSC Magnifica comporta até 2.500 hóspedes e entre os diferenciais está o Spa MSC Aurea, um centro de bem-estar que oferece várias opções para relaxamento como saunas e banhos turcos, academia, salão de beleza, sala de Talassoterapia, área para relaxamento e salas de massagem. A recreação também está garantida, com três piscinas, sendo que uma delas fica sob um teto transparente deslizante. Há ainda restaurantes variados para agradar paladares distintos. Mais entretenimento é garantido também com o elegante teatro e suas 1.200 poltronas, cinema, cassino e discoteca.


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

TURISMO 15

Times Square e Central Park

são algumas das atrações de Nova Iorque

Cida Haddad Nova Iorque está entre os lugares mais procurados pelos sorocabanos que procuram destinos internacionais, afirma Cristina Martins, diretora da Monções Turismo. Belos locais para passeios, agitação, opções de compras e tecnologia estão entre os atrativos. Cristina cita Times Square com seus teatros e Manhattan com os famosos símbolos arquitetônicos. Ainda sobre Times Square, Cristina lembra que é o local onde é comemorada a passagem do ano com muitos shows. O Central Park, localizado no meio de Manhattan, está entre os principais cartões postais, com destaque para a área verde dedicada ao lazer. De acordo com Cristina, o Central Park é uma atração à parte tanto no verão americano como no inverno; nessa época a neve traz um visual totalmente diferenciado ao parque. Quanto à arquitetura, um dos

destaques é o Empire State Building, prédio de 102 andares, localizado na Quinta Avenida. Segundo Cristina, para proporcionar uma vista panorâmica de Nova Iorque há dois observatórios distribuídos no 83° andar e no 102°. Outro ponto que nunca é esquecido é a Estátua da Liberdade. Presente da França aos Estados Unidos, a escultura representa a Deusa Romana da Liberdade, que segura uma tocha e uma tábua de leis, onde está gravada a data da independência norte-americana, 4 de julho de 1776. O acesso à Liberty Island é por meio de balsas.

15


16

16 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Maceió tem belas

praias e muita história Cida Haddad Maceió, em Alagoas, é destaque por suas belas praias, com mar de tonalidades verde e azul, além de chamar a atenção pela animação da vida noturna com bares, restaurantes, casas de forró e quiosques. Maceió guarda também muita história, afirma Igor Caldini, proprietário da Costa Turismo. No site www.turismo. al.gov.br é possível encontrar muitas dicas sobre os pontos turísticos de Maceió. Quanto à história, as dicas são: • Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, foi a primeira a ser construída em Jaraguá em1888; • Museu da Imagem e do Som, edificação construída em 1869, guarda um expressivo acervo sobre a história de Maceió; • Associação Comercial é um suntuoso prédio de estilo neoclássico inaugurado em 1928; • Memorial à República, construído em 2005, é uma homenagem aos dois primeiros presidentes do Brasil, os marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Caldini comenta que o centro da cidade também merece uma visita. Como destaques ele cita: • Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore, com coleções sobre a cultura e a arte popular alagoana; • Catedral Metropolitana de Maceió, estilo neoclássico, foi inaugurada em 1859, com a presença do Imperador Dom Pedro II; • Biblioteca Pública Estadual palacete erguido em 1840, abriga um importante acervo arquitetônico histórico de Alagoas • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída em

1853, apresenta um estilo eclético com detalhes barroco e neoclássico; • Igreja Bom Jesus dos Martírios tem um estilo eclético e possui ligeiros traços orientais. Foi Inaugurada em 1881; • Museu Histórico Palácio Marechal Floriano Peixoto, inaugurado em 1902, prédio de estilo neoclássico, foi sede do Governo do Estado até 2005, conhecido como Palácio dos Martírios; • Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, construído no início do século XX, guarda um dos maiores acervos de imagens e pinturas de arte-sacra do Brasil dos séculos XVII a XX. Um ponto que Caldini não esquece é o Mercado do Artesanato, considerado uma vitrine da arte popular.


ANÚNCIOS 17

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Advocacia

Artigos para Festas

Diversos

Estética e Beleza

Aulas e Cursos

Medicina e Saúde


18

Serviรงos Profissionais

Avisos e Editais

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


TURISMO 19

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Tropeirismo é destaque em roteiro

Acompanhe o roteiro: 1) Saída do Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau 2) Praça Nove de Julho 3) Mosteiro de São Bento 4) Ponte da rua 15 de Novembro 5) Praça dos Tropeiros 6) Volta para o Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau.

Cida Haddad Entre os objetivos do Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau está o de promover Sorocaba e região por meio de eventos e turismo, divulgando a imagem e qualidade do destino, em âmbito nacional e internacional, bem como, dos seus recursos, sua infraestrutura e seus atrativos. De acordo com Gláucia Freitas, diretora-presidente do Bureau, o tropeirismo é ponto essencial da história de Sorocaba e entre as opções de roteiros turísticos está o dos Tropeiros, descrito por Gláucia como rico em informações históricas, que pode ser feito em finais de semana, durante duas horas. Gláucia comenta que o tema do tropeirismo foi destaque em um seminário nesse ano, o I Seminário Técnico Científico de Tropeirismo e Turismo Rural. O evento teve palestras de especialistas e debates sobre o andamento do turismo regional e aconteceu paralelamente às celebrações da Semana do Tropeirismo. Mais informações: (15) 3417-1980.


20 FUI

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Trindade – Paraty - RJ

O mar é verde-turqueza com águas transparentes

Algumas das praias ainda são catalogadas como intocadas

T

ranquilidade. Este poderia ser o sinônimo para se entender Trindade, município de Paraty no Rio de Janeiro. Para quem quer fugir do estresse dos grandes centros, o lugar é perfeito. Trindade já foi habitada por índios, piratas e portugueses. Na década de 1970, virou abrigo e símbolo de hippies. Nos anos 80, aventureiros vinham de toda parte para acampar nas praias virgens. O casal Ivete Sant’ana Magueta, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Manoel Magueta, gerente de artes do Jornal Ipanema, esteve no local. Entre as praias mais importantes em Trindade encontram-se a Praia do Cepilho, onde o mar é propício

Magueta e Ivete

Escunas levam turistas para conhecer praias com acesso só pelo mar

à prática do surfe; Praia do Rancho, onde os turistas podem se banhar calmamente, praticar mergulho e desfrutar ainda de bares e restaurantes e; a Praia do Caxadaço, onde se encontram as piscinas naturais para se banhar e ver os peixes coloridos. Por estar bem próximo de Paraty, para quem quer animação, pode ir de carro até lá e passar a noite conhecendo os inúmeros bares, onde se pode ouvir de rock a blues. Uma boa pedida é chegar cedo em Paraty e negociar com as várias escunas que partem do porto e levam o visitante para conhecer diversos pontos turísticos, somente acessíveis de barcos. Para quem curte aventuras, há a opção de alugar snorkel e nadadeiras

e ver os corais e peixes de cores e tamanhos variados. Depois de um longo dia de passeio de escuna pelo mar, vale a pena explorar as ruelas de Paraty. É como se tivesse voltado no tempo. São casarios e igrejas, algumas do século XV. E quando estiver amanhecendo, o melhor é pegar o caminho de volta para Trindade e explorar as praias paradísiacas que, em grande parte, estão aindas intactas. A grande vantagem do local é que os caiçaras têm a consciência d a p r e s e r va ç ã o . O t u r i s t a i r á presenciá-los recolhendo coisas no chão e depositando no lixo, servindo de exemplo para quem ali está passeando.

Andar pelas ruas de Paraty é voltar ao tempo, com casarios da época do Império

Ainda existe a opção de conhecer as cachoeiras


DREDD Salas: Esplanada 2 3D (Dublado, 18 anos) - sexta-feira, sábado, domingo, segunda e quarta-feira, às 18 e 20 horas; terça e quintafeira, às 19h30. Esplanada 2 3D (Legendado, 18 anos) - sextafeira, sábado, domingo, segunda e quarta-feira, às 22 horas; terça e quinta-feira, às 21h30. Sorocaba 5 3D (Dublado, 18 anos) – diariamente às 15, 17, 19h30 e 21h30. E A VIDA CONTINUA... Salas: Cinespaço Villàggio 1 Digital (Nacional, 10 anos) – diariamente às 14 horas, 15h50, 17h40 e 19h40. Sorocaba 4 Digital (nacional, 10 anos) – diariamente às 14h30.

RESIDENT EVIL 5: A RETRIBUIÇÃO Salas: Cinespaço Villàggio 2 (Legendado, 16 anos) – diariamente às 14h30, 16h40, 19 horas e 21h20. Esplanada 1 3D (Dublado, 16 anos) – sexta-feira, sábado, domingo, segunda e quarta-feira, às 14, 16, 18 e 20 horas; terça e quinta-feira, às 17h30 e 19h30. Esplanada 1 3D (Legendado, 16 anos) - sextafeira, sábado, domingo, segunda e quarta-feira, às 22 horas; terça e quinta-feira, às 21h30. Sorocaba 1 3D (Dublado, 16 anos) – diariamente às 15, 17, 20 e 22 horas.

A CASA SILENCIOSA Salas: Panorâmico 2 (Legendado, 14 anos) – de terça-feira a domingo, às 16 e 20 horas.

22 de setembro de 2012 - edição 683 www.jornalipanema.com.br

ABRAHAM LINCOLNCAÇADOR DE VAMPIROS Salas: Cinespaço Villàggio 4 3D (Legendado, 12 anos) – diariamente às 19h40 e 21h50. Esplanada 5 (Dublado, 14 anos) - sexta-feira, sábado, domingo, segunda e quartafeira, às 18h30; terça e quintafeira, às 18 horas. Sorocaba 3 3D (Dublado, 14 anos) – diariamente às 20 e 22 horas. VALENTE Salas: Panorâmico 1 (Dublado, livre) – de terça-feira a domingo, às 15, 17 e 19 horas.

TED Salas: Cinespaço Villàggio 3 (Legendado, 16 anos) – diariamente às 14h30, 16h50, 19h20 e 21h40. Esplanada 4 (Dublado, 16 anos) - sexta-feira, sábado, domingo, segunda e quartafeira, às 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30; terça e quinta-feira, às 17, 19 e 21 horas. Esplanada 5 (Dublado, 16 anos) - sexta-feira, sábado, domingo, segunda e quartafeira, às 16h30 e 20h30; terça e quinta-feira, às 20 horas. Sorocaba 8 (Dublado, 16 anos) – diariamente às 16, 20 horas e 21h45.

TINKER BELL – O SEGREDO DAS FADAS Salas: Cinespaço Villàggio 4 (Dublado, livre) – diariamente às 14, 16 e 18 horas. Esplanada 2 3D (Dublado, livre) - sexta-feira, sábado, domingo, segunda e quartafeira, às 13h30, 15 horas e 16h30; terça e quintafeira, às 17 horas. Sorocaba 2 3D (Dublado, livre) – diariamente às 14, 16 e 18 horas.

CARA OU COROA Salas: Cinespaço Villàggio 1 – pré-estreia (Nacional, 12 anos) – de 21 a 27/09 – às 21h40.

OS MERCENÁRIOS 2 Salas: Esplanada 3 (Dublado, 16 anos) - sextafeira, sábado, domingo, segunda e quarta-feira, às 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30; terça e quintafeira, às 17h30 e 20h30. Sorocaba 4 Digital (Dublado, 16 anos) – diariamente às 16h30, 19 e 21 horas.

PARANORMAN Salas: Sorocaba 3 3D (Dublado, livre) – diariamente às 14, 16 e 18 horas.


2 VEÍCULOS 2 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

3 VEÍCULOS VEÍCULOS 3


4 VEÍCULOS 4 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

5 VEÍCULOS VEÍCULOS 5


6 VEÍCULOS

6 ESPAÇO EMPRESARIAL

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Terceira fase de vendas Concurso Juliana Moraes

Willian Andrade e Mari Farah Flores

William Andrade e Mari Farah Flores, da BWM Negócios Imobiliários, estiveram em visita ao Jornal Ipanema e Rádio Ipanema. Durante a visita, detalharam o empreendimento Alphaville Nova Esplanada, que fica na avenida Gisele Constantino, entre Sorocaba e Votorantim. Lançado em 2008, segundo Andrade, “o Alphaville Nova Sorocaba é o resultado de um modelo de urbanismo fundamentado

em uma ocupação qualificada, de baixa densidade, com áreas verdes”. Com duas fases já entregues em 2011, e com vendas para a terceira fase, “o empreendimento é diferenciado por suas ruas sinuosas, praças, canteiros e passeios ajardinados”, frisa Andrade. Ao todo, já foram entregues 613 lotes residenciais, 57 lotes comerciais, dois clubes e mais de 600 mil metros quadrados de áreas verdes.

Jornalístico e Publicitário A edição 2012 do Concurso Jornalístico e Publicitário realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Comunicação, segue com as inscrições abertas até o dia 5 de outubro. O concurso ocorre anualmente e está dividido em quatro categorias de premiação: Imprensa, Rádio, Televisão e Publicidade, somando 25 modalidades. A ação premia os melhores trabalhos veiculados na mídia local no ano de 2011, com o objetivo de valorizar os profissionais e incentivar o setor de comunicação em Sorocaba. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e o protocolo disponíveis no portal sorocaba.sp.gov.br. As inscrições devem ser protocoladas na Secretaria da Comunicação (4º andar do Palácio dos Tropeiros Alto da Boa Vista), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Sorocaba ganha mais um empreendimento imobiliário

A JNK Empreendimentos e Incorporações recebeu convidados para lançar seu novo empreendimento na cidade. O Residencial Butiá começou a chamar a atenção dos sorocabanos mesmo antes de ser anunciado oficialmente. Isso aconteceu por conta da ampla campanha publicitária em jornais e outdoors, que lançou o teaser “Você sabe o que é Butiá?”. Para quem não sabe, butiá é um tipo de palmeira nativa da América do Sul, da qual brotam frutos comestíveis com semente oleaginosa. Segundo a diretora de Engenharia da JNK, Mirlene Arruda, os projetos do Residencial Butiá já estão aprovados e, dentro de algumas semanas, as obras terão início. “Serão, aproximadamente, 300 apartamentos, cada um com 52 metros quadrados, comercializados dentro das normas do programa Minha Casa Minha Vida”, revela.


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

7 VEÍCULOS VEÍCULOS 7


8 VEÍCULOS 8 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012 JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


22 de setembro de 2012 - edição 683 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 35


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 37


38 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 39


40 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 41


42 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


IMÓVEIS 43

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

ESPAÇO EMPRESARIAL

Liga de Pediatria completa 15 anos SZS Assessoria de imprensa

Cerca de 100 pessoas, entre membros, estudantes e convidados, participaram da comemoração aos 15 anos da Liga de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. O evento reuniu renomados profissionais – entre eles, os professores Luiz Anderson Lopes, titular de pediatria da Universidade de Santo Amaro (Unisa); Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria; e Jayme Murahovschi, livre-docente em pediatria clínica pela Escola Paulista de Medicina e membro titular da Academia Brasileira de Pediatria.

Na ocasião, Murahovschi, autor de livros como “Problemas da criança” e “Cartilha da amamentação – Centro de Lactação de Santos” foi especialmente convidado para ministrar a palestra “A Epigenética e a nova puericultura. Sob a orientação da pediatra Izilda das Eiras Tâmega, a Liga de Pediatria da FCMS foi criada em 1997 por estudantes de Medicina. É uma associação de acadêmicos, profi ssionais especializados e interessados no aprendizado e desenvolvimento técnico-científico e prático da pediatria.

Mundo Senai:

palestras sobre formação profissional Entre os dias 27 a 29 de setembro, 76 unidades do Senai-SP em todo o estado promoverão nos períodos da manhã, tarde e noite visitas monitoras para a comunidade. No sábado, as ações serão realizadas nos períodos matutino e vespertino. O objetivo da ação, denominada “Mundo Senai”, é apresentar as atividades educacionais e os serviços técnicos e tecnológicos da instituição a empresas e estudantes das redes pública e particular de ensino do estado. Todos os visitantes serão recepcionados por monitores e instrutores do Senai-SP. Durante a programação, esses profissionais ficarão à disposição para tirar dúvidas sobre os diferentes cursos oferecidos.

Haverá apresentação de vídeos; palestras sobre cursos e serviços oferecidos nas unidades; visitação monitorada; orientação para tirar dúvidas; e fornecimento de material informativo sobre programas educacionais e serviços disponíveis em cada unidade. Em Sorocaba o evento acontece no Senai “Gaspar Ricardo Júnior”, que fica na praça Roberto Mange, 30 - Santa Rosália. O evento começa às 8 horas, com a abertura da 3ª Semana Tecnológica e Casa Aberta e apresentação da Banda Marcial Sesi-Senai de Sorocaba. A programação completa está disponível no site www.mundoSenai.com.br. Mais informações pelos telefones (15) 3212-7400 e (15) 3212-7419.


44 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 45


46 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

Comerciais Vendem-se

Terrenos

Apartamentos Vendem-se

Casas Vendem-se

Chテ。caras, Sテュtios e Fazendas


JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012

IMテ天EIS 47


48 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 22 de setembro de 2012


Ipa_683_2209  
Ipa_683_2209  

Um jornal a serviço da população sorocabana e região

Advertisement