Page 1

Ano XI - nº 678 - 18 de agosto de 2012

Educação ambiental

faz parte das atividades do Zoológico www.jornalipanema.com.br

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

Caderno Negócios e Oportunidades

Em debate, a obesidade infantil

De quem é a culpa? A obesidade infantil está no centro de um debate que coloca, de um lado, a indústria de alimentos e suas guloseimas e, do outro, as organizações de direito do consumidor e sociedades médicas. Várias pesquisas já tentaram medir até onde vai a influência da publicidade na alimentação das crianças, o que não é nada fácil. A obesidade infantil tem muitas causas e os médicos são unânimes ao afirmar que a publicidade de alimentos não é a principal delas.

Págs.

Depressão exige

apoio da família

Pág.

12

Ipanema Ambiente

Apartamentos compactos despertam o interesse de construtoras e compradores Caderno Negócios e Oportunidades

10 e 11


2

ARQUIVO ABERTO

EDITORIAL

Sorocaba: 358 anos

com ’’Another Brick In the Wall’’, do Pink Floyd. Segundo a prefeitura, mais de nove mil pessoas prestigiaram o desfile.

Fotos: Roberto Fernandes

As lições de

Londres 2012 As Olimpíadas de Londres se encerram no último domingo (12). Na segunda-feira (13) começou, de fato, a contagem para os próximos Jogos Olímpicos Rio 2016. Claro, que é motivo de alegria para os brasileiros, assim como o país aguarda com expectativa a copa do Mundo de Futebol, também no Brasil, só que em calendário bem mais próximo, ou seja, 2014. Para os dois mega eventos, o Brasil ainda caminha em meio a problemas e burocracias. No caso especial das Olimpíadas, algumas questões são prioritárias, para que não façamos feio junto às delegações e atletas do mundo todo. Basta citar, como exemplo, a área de transportes. Em Londres, no geral, o sistema de transporte da cidade suportou bem o fluxo. Esse desafio no Rio de Janeiro será muito maior, dado o problema crônico de insuficiência e má qualidade de rede de transporte público carioca, o que exigirá mais investimentos e planejamento. Em outra área, o da segurança, o maior problema enfrentado pelos britânicos foi que a empresa de segurança G4S não conseguiu contratar a tempo a quantidade de agentes de segurança necessários para cobrir todos os locais onde haveria competições. Como resultado, o governo foi obrigado a mobilizar 3.500 militares extras de última hora para suprir essa demanda. No Rio, a maior preocupação na área de segurança será como controlar a criminalidade comum, mas o risco de atos terroristas também terá de ser considerado. Um dos aspectos que devem ser levados em conta, e por que não, copiado dos Jogos de Londres, foi que, por toda a parte havia indicações aos turistas sobre como chegar aos locais das competições. Além disso, voluntários com o uniforme dos jogos estavam espalhados pelas estações de trem e metrô, oferecendo aos visitantes ajuda para se localizar na cidade. Enfim, que o Brasil esteja atento para todos os detalhes dessa imensa competição, aos gastos das obras e que se prontifique em resolver problemas, principalmente de infraestrutura. Prós e contras desses dois mega eventos esportivos já serviram de longos debates. Agora não tem jeito: que venha a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 e que possamos mostrar ao mundo que somos capazes.

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) discursou após o hateamento das Bandeiras

A solenidade de hasteamento das Bandeiras em frente ao monumento a Baltazar Fernandes, em frente ao Mosteiro de São Bento, durou cerca de 30 minutos. O pesquisador da história de Sorocaba, Everton de Paula Silveira, ressaltou a trajetória da cidade. Em seguida, discursou a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e pontuou o crescimento de forma sustentável do município. Já o prefeito Vitor Lippi (PSDB) agradeceu a presença dos secretários municipais – que compareceram em peso ao evento – e afirmou, após lembrar os vários momentos econômicos da cidade, que o Parque Tecnológico inicia um novo ciclo econômico e “coloca Sorocaba entre as seletas cidades comprometidas com o futuro”. O único vereador presente na solenidade foi Caldini Crespo (DEM). Durante a solenidade do aniversário de Sorocaba, o prefeito não deixou de agradecer a presença do vereador.

Festa cívica

Licença

O prefeito Vitor Lippi (PSDB) conversa com a secretária de Educação e Juventude, Teresinha Del Cístia durante o desfile

Sorocaba Sempre

O prefeito Vitor Lippi vai se licenciar do cargo por 30 dias, a partir da próxima segunda-feira (20), para se dedicar integralmente à campanha eleitoral. O pedido de afastamento foi encaminhado à Câmara e aprovado por 16 votos a três. Até 20 de setembro, a administração de Sorocaba ficará sob responsabilidade do viceprefeito José Ailton Ribeiro.

Legalidade

Milhares de exemplares da revista Sorocaba Sempre, que circulou com na edição do Jornal Ipanema de 11 de agosto em homenagem ao aniversário de Sorocaba, foram distribuídas ao público que estava no desfile. Não faltaram elogios, especialmente do prefeito Vitor Lippi que fez questão de transmitir os parabéns, por “seu excelente conteúdo editoral”, ao diretor Francisco Pagliato Neto e ao editor Urbano Martins, por meio do gerente geral do Jornal Ipanema, Wilson Rossi, que coordenava a distribuição.

Sem prefeituráveis Os candidatos à Prefeitura de Sorocaba não assistiram ao desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade. Milhares de sorocabanos se reuniram na manhã de quarta-feira (15) no Centro da cidade para ver o tradicional desfile cívico em comemoração aos 358 anos de Sorocaba. A abertura do desfile foi realizada pela Banda Marcial Municipal, tetra campeã nacional. O tema deste ano foi ’’Sorocaba: da fundação aos dias atuais’’. Além das marchinhas tradicionais, música brasileira foi o que não faltou no enredo das fanfarras das escolas que desfilaram no evento. O ritmo mais tocado foi o sertanejo universitário. Cantores internacionais como Lady Gaga também não ficaram de fora do repertório que contou ainda

trocava muitas confidências enquanto admirava o desfile, da sacada do Sorocaba Clube. Volda Lippi também esteve presente ao lado de seu filho, o prefeito Vitor Lippi.

Na festa Os cabos eleitorais aproveitaram o desfile cívico em comemoração aos 358 anos de Sorocaba. Bandeiras, faixas, placas e até bonecos estavam espalhados pelas ruas São Bento e XV de Novembro, principalmente na região da praça Coronel Fernando Prestes.

Com as autoridades Quem marcou presença no palanque do desfile foi Guyma Baddini. Sorridente, a colunista social do Jornal Ipanema

O promotor público Orlando Bastos publicou na sua página no Twitter que o Ministério Público instaurou inquérito para analisar a legalidade do afastamento do prefeito Vitor Lippi (PSDB) para se dedicar à campanha de Antonio Carlos Pannunzio. De acordo com Bastos, a “dúvida surge, na medida em que o artigo 59 da Lei Orgânica, parece admitir afastamento apenas por questões de saúde”. O promotor escreveu que “a princípio, fundamentado, pela LOM, que o prefeito foi eleito para governar, e só pode abdicar do mandato, por razão de saúde, ou renúncia”. A Câmara de Vereadores e o Lippi já foram intimados e têm 10 dias para prestar esclarecimentos. “Só depois das respostas,adotará o MP posição final”, disse Bastos. Até o fechamento desta coluna, Lippi não foi encontrado para comentar o caso.

Caso Ruby Na terça-feira (14), a Comissão de Ética e Decoro da Câmara Municipal de Sorocaba começou a ouvir funcionários e exassessores do vereador Emílio Ruby (PSC). Um dos depoentes foi o ex-assessor Heiddiman Cunha Barros. Ele afirmou ter sido convocado pelo promotor Orlando Bastos para depor “por telefone” e que, chegando ao Ministério Público, teria sido “atendido por uma secretária do promotor”. Disse ainda que teria “sofrido constrangimento por parte do promotor para que assumisse que teria dado parte de seu salário para Ruby”.

ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Promotor rebate O Portal do Jornal Ipanema (www.jornalipanema.com. br ) entrou em contato com o promotor Orlando Bastos que declarou estar absolutamente tranquilo em relação às ações tomadas e apenas uma das testemunhas do caso Ruby (não soube precisar quem) não teria sido ouvido por ele, mas por uma assistente da Promotoria, o que é um procedimento comum.

Outra versão A assistente parlamentar Natália Aparecida Rodrigues voltou atrás e não confirmou o depoimento que deu ao Ministério Público nos processos que envolvem o vereador Emílio Ruby (PSC). À Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, N a t á l i a a l e g o u q u e e s t ava nervosa no dia do depoimento [no Ministério Público]. “Na hora do desespero, falei um monte de coisa sem pensar, mas estava errado (sic). Lembrei depois”, disse aos vereadores. Ela também afirmou que o promotor Orlando Bastos Filho não acompanhou o depoimento e que não pôde lê-lo antes de assinar, além de dizer que foi convocada por telefone. “Ele [o promotor] chegou quando eu estava saindo. Quem tomou o depoimento f o i u m a a s s i s t e n t e d e l e ”.

Não repassou salário Natália garantiu que “nunca repassou parte do seu salário para Ruby e o material produzido no gabinete do vereador era boletim informativo do mandato e não propaganda para campanha e l e i t o ra l ”. N a t á l i a t a m b é m afirmou ter sido pressionada pelo ex-assessor de Ruby, Aroldo Fernandes Batista, para que depusesse contra o vereador no MP.

Repetiu o discurso No segundo dia de depoimentos dos ex-assessores, Vladimir Murça repetiu o discurso de Natália. Disse que o depoimento dele na promotoria foi feito pela assistente e que também não leu o documento antes de assinar. Ele negou ainda que Ruby cobrava um repasse de parte do salário dos assessores e que o vereador tenha feito material para campanha eleitoral no gabinete.

Murça disse também que o parlamentar não exigiu que os assessores ajudassem a pagar os honorários do advogado que o defendeu quando foi pego dirigindo alcoolizado.

Convite ao promotor A pedido de Crespo, a comissão de ética aprovou na quinta-feira (16), o convite para que o promotor Orlando Bastos preste esclarecimento sobre os depoimentos do Caso Ruby. Foram 4 votos contra e 4 a favor, com voto de desempate do presidente vereador Coronel Rozendo (PV). A comissão não tem o poder de convocar o promotor, podendo apenas realizar o convite. Por telefone, Bastos afirmou que vai esperar o convite para decidir se irá comparecer na comissão de ética.

Ao pé do ouvido Segundo bastidores políticos, o vereador Emílio Ruby (PSC) tem procurado pessoalmente, cada um de seus colegas parlamentares, para explanar sua defesa. Ruby também disse “que está tranquilo e só no aguardo do resultado”. Ele confidenciou que não teme “perder voto” em consequência das denúncias, “na verdade eles vão dobrar”, afirmou e complementou: “O que mais quero é limpar meu nome e minha honra”, declarou.

Propaganda eleitoral A 50 dias das eleições, os sorocabanos já encontram fotos dos candidatos espalhados por todos os lugares da cidade. Sejam em folhetos, adesivos ou cavaletes, eles se amontoam por todos os espaços possíveis. Desde o começo da permissão da propaganda eleitoral, os cartórios da cidade já registraram 200 denúncias de irregularidades. Desse total, apenas uma foi convertida em multa.

Cartaz é o vilão Os principais vilões, até o momento, são as placas, faixas, cartazes e inscrições a tintas em muros e comércios. “As principais denúncias são devidos às dimensões. A Legislação estabelece que um tamanho máximo é de quatro m² e essa metragem frequentemente tem sido ultrapassada”, explica o chefe da 343ª zona eleitoral, João Lima.

só podem ser expostos entre as 8 e 22 horas. Faixas, placas, cartazes ou pinturas, são permitidas apenas em bens particulares, como casa e carro, mas nunca em espaços pagos. A propaganda deve ser espontânea e gratuita.

Denúncias online As denúncias podem ser realizadas através de um formulário disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral (http://www.tre-sp.jus.br/denuncia/). Elas são encaminhadas para os cartórios responsáveis que faz a constatação da eventual irregularidade e notifica o candidato para retirar a propaganda. Se isto não for feito, o candidato pode receber multas que variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil por propaganda. Lima afirma ainda que o eleitor pode anexar uma foto da propaganda irregular para agilizar o processo de notificação do candidato.

Mundo nipônico O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), recebeu o presidente mundial da Seiren Automotive, Tatsuo Kawada, o vice Koichi Yuikawa e o governador da província de Fukui, no Japão, Issei Nishikawa.

Hora eleitoral O horário eleitoral no rádio e na TV começa na terça-feira (21). A campanha, que até agora está “morna”, promete capítulos mais quentes daqui para frente.

Em viagem O prefeito Vitor Lippi (PSDB) não acompanhou o candidato tucano à Prefeitura de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, no debate realizado pela rádio Cacique, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Regional do Sindicato dos Jornalistas. O prefeito tinha viajado para São Paulo e não pode voltar a tempo.

Não foram O vice-prefeito José Ailton Ribeiro (PSDB) e demais secretários do primeiro escalão não foram. Acompanharam Pannunzio apenas assessores de campanha. Na plateia, alguns funcionários comissionados da prefeitura também estavam presentes.

Normas

Juntos

A Lei Eleitoral estabelece normas que devem ser seguidas pelos candidatos. Os cavaletes, que frequentemente são alvo de críticas, não podem dificultar o trânsito de veículos e pedestres. Além deles, bonecos, bandeiras e cartazes

Pannunzio e o candidato do PMDB, Renato Amary, chegaram juntos ao debate. A candidata a prefeita pelo PT, Iara Bernardi foi a primeira a chegar. Já Raul Marcelo (PSOL) apareceu faltando poucos minutos para o debate se iniciar.

3

ARTIGO Dúvidas: quem não as tem? Quando vemos as pessoas andando rapidamente nas ruas com posturas altivas, sorrindo em bares, cafés, nos comerciais de televisão com expressão de alegria e assim por diante imaginamos que ali vive a felicidade completa. Será? Teria aquele ser humano uma vida plena em realizações positivas, sem problema algum, ou faria parte do que no jargão publicitário diríamos: “família doriana”, aquela feliz do comercial televisivo. Ora, meus amigos, conto de fadas seguramente não existe, nem com princesas ou príncipes encantados; existem sim pessoas que confiam na ética, no respeito, no trabalho, no amor que se constrói, mesmo diante de tantos obstáculos que se contrapõe nossos caminhos, nossas vidas, de gente comum que sofre, luta, que tem diariamente dúvidas das mais simples às mais complexas que se possa imaginar a existência humana. E assim caminha a humanidade, cheia de perguntas que nos motivam ao progresso e desenvolvimento. A dúvida pode sim nos tirar da comodidade de pensamento e nos mostrar novas oportunidades que, seguramente, vão nos dar um “bocado” de trabalho, mas a hora da colheita será próspera para aqueles que enfrentam diariamente suas dúvidas e medos. Claro você me diria: Eu sei!Eu sei! Se sabe então chega de vacilar, de viver nesse mar de dúvidas que só emperra o seu progresso e da sociedade como um todo; chega de ficar nessa de planejamento eterno, justificando assim suas dúvidas eternas, por mais simples que possam parecer. Pe n s e p o s i t i v a m e n t e , s e m dúvidas, assim seremos mais felizes e boa semana.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO / ARTIGOS artigos

ESPAÇO DO RUI

Cidade das Escolas e das Indústrias Quando menino, estudando no “Getúlio Vargas”, excelente escola municipal, eu conheci dois slogans que identificavam a cidade: Manchester Paulista e Cidade das Escolas e das Indústrias. O primeiro se referia à produção de tecidos, pois o nosso parque têxtil era modelo, com poderosas empresas como Companhia Nacional de Estamparia, Indústrias Têxteis Barbéro, Fábrica de Linho 4 Pontos, Indústria Têxtil Metidieri, Fábrica Santo Antônio, Fábrica Nossa Senhora do Carmo, Fábrica Nossa Senhora da Ponte, Sussex Têxtil e a tecelagem do Grupo Votorantim, entre outras. O município de Votorantim na época ainda não havia sido emancipado. O segundo slogan, talvez criado pelo prefeito Gualberto Moreira, traduzia o esforço do seu governo em criar a Faculdade de Filosofia, a Faculdade de Medicina e outras escolas que deram grande avanço à história de Sorocaba. Recentemente o professor Aldo Vannucchi, que coordenou a fundação da Universidade de Sorocaba lançou mais um livro. O título: “A Caminho da Uniso – História, Casos e Causos”. Depois de uma breve explanação sobre a cidade - desde quando o português Afonso Sardinha passou pelos campos de Sorocaba e da fundação da vila pelo bandeirante paulistano Baltazar Fernandes, que construiu uma capela em louvor à Nossa Senhora da Ponte – Vannuchi lembra personalidades importantes e valiosas para a consolidação da universidade comunitária, como o primeiro bispo de Sorocaba, Dom José Carlos de Aguirre, o padre André Pieroni, o prefeito Gualberto Moreira, o monsenhor Antonio Pedro Misiara entre outros. Alguns deles não chegaram a conhecer a Uniso, mas a grandiosidade do autor está em lembrar os seus semeadores. Sem a história do passado o presente seria impossível. Esse é um livro que deveria ser discutido em nossas escolas, em todos os níveis. Porque conta a história de uma universidade que fez surgir o espírito crítico da cidade, discutindo problemas,

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

JORNAL IPANEMA / 18 de julho de 2012

buscando soluções e formando cidadãos. Foi o ponta-pé necessário para nova fase de desenvolvimento do município e fundamental para atrair indústrias, novas universidades e garantir a grande e modelar Sorocaba de hoje. Uma casa, pequena ou mansão; uma empresa, pequena, média ou grande; uma escola, rural, pequena ou imensa não tem valor pelos prédios, máquinas ou equipamentos que possui. Mas, pelas pessoas que neles atuam. Elas é que são fundamentais para que os objetivos do aprimoramento e do desenvolvimento sejam alcançados. A vinda da Toyota para Sorocaba representa uma grande transformação. Porque essa fábrica prioriza como valor maior o ser humano que nela trabalha. Exige segurança absoluta. Não admite acidentes. Pede a cada funcionário que, além de cuidar da própria segurança, observe se os seus companheiros estão cumprindo as normas de segurança. A Toyota valoriza a vida. E esse conceito deve contaminar outras empresas, que virão a primar pela qualidade, buscando aperfeiçoamento assegurado pelas certificações ISO. A Sorocaba das Escolas e das Indústrias está evoluindo. E não podemos ignorar as personalidades que construíram nossa bela história, como os professores Arthur Cirillo Freire, Diógenes de Almeida Marins e Milton Marinho Martins, apontados pelo advogado Ubirajara Batista Ferreira como o tripé que estruturou a educação no município. Não podemos esquecer Alexandre Beldi Neto, que instalou a Faculdade de Engenharia – Facens e outros empreendedores. Somos, agora, a Cidade Educadora. E o nosso futuro está sendo desenhado agora. Por você. Dessa forma, festeje com orgulho mais um aniversário desta terra fundada por bandeirantes e expandida por tropeiros. Faça isso da mesma maneira que a poetisa e promotora pública Mara Gazzi faz: “Eu sou Sorocabenta!” ou “Eu sou Sorocabento!”. Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente de artes Gerente Geral - Jornal Ipanema Manoel D. Magueta Wilson Rossi Tiragem - 28.000 exemplares Gerente de Produção Distribuição - Sorocaba e Região Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br_________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br _________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br ________ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br _ ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br________ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br_______ 2102-0333 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

portal do jornal ipanema: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

Sorocaba nas histórias em quadrinhos da Europa Nesta semana comemorativa do aniversário de Sorocaba, terra onde nasci, busquei um personagem que admiro para destacar neste artigo. Marcos Maldonado Rodrigues nasceu e estudou na cidade até se formar técnico mecânico. Trabalhou na Votoran e foi buscar novos desafios em São Caetano, na grande São Paulo. Com 26 anos estava casado com Maria Dolores, amigos que selaram seu amor eterno há 47 anos no sacramento do matrimônio. Com três filhos, Márcia, Rosana e Cesar, vieram morar em Sorocaba em busca de suas raízes do interior e de qualidade de vida. Foi no final de 1969 que a vida profissional do Marcos deu uma virada. Ele escrevia suas letras com uma capacidade incrível de grafia. Isso chamou a atenção do seu irmão, o artista plástico Antonio Maldonado, que o indicou para trabalhar em editoras escrevendo as histórias em quadrinhos naquelas “nuvenzinhas” que todos conhecemos desde a nossa infância nos gibis. Marcos nunca mais parou. Passados mais de 40 anos nessa delicada missão artística de transmitir emoções nos quadrinhos, sua história está escrita e contempla dezenas de personagens que fizeram e fazem parte da nossa memória, como os gibis do Fantasma, Mandrake, Zagor, heróis da Disney, fotonovelas entre outros destaques nas bancas. Nos últimos 28 anos entre seus personagens de sucesso, agora na Europa, está o “Tex”. O gibi com o personagem Tex, o destemido

herói do Oeste como diz Maldonado está em muitos países como na Espanha e Portugal entre os mais lidos. Há blogs de leitores no mundo como o de Portugal www. texwillerblog.com. Esse destaque já levou o Marcos Maldonado à Espanha a convite da editora. Lá conheceu o maior colecionador do mundo do Tex. Sempre trabalhando com sua esposa Maria Dolores, que o assessora desde o início nas escritas e atualmente no computador escaneando os quadrinhos. Marcos continua a ser o letrista de tinta nanquim, que faz tudo artesanalmente com suas mãos abençoadas para essa atividade de banda desenhada que já levou milhões de pessoas às revistas em suas leituras de fantasias de seus ídolos. No domingo passado, conversei com o Marcos e Maria Dolores, rodeado por seus filhos e com nove netos que, juntos, foram à missa para celebrar o Dia dos Pais. Uma família que orgulha Sorocaba como exemplo de fé, humildade, dignidade e trabalho. Verdadeiros bandeirantes desbravadores levando o nome de Sorocaba para o mundo na arte e na cultura. Vanderlei Testa é jornalista e publicitário Leia mais de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br

Ad vocatus Uma das quatro virtudes cardinais, a Justiça consiste em dar ao homem, o que lhe é devido. A deusa romana de olhos vendados representa o desejo da humanidade em se tratar igualitariamente. Na Antiguidade, em Roma, quando se precisava chamar alguém que falasse em seu favor, se dizia ad vocatus para sua defesa. Desde então, chama-se advogado quem representa os legítimos interesses das pessoas. E é seu, o dia da instalação dos cursos jurídicos no Brasil, quando pela lei de 11 de Agosto de 1827 D. Pedro I, cria em Olinda e São Paulo os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Certa vez, eu devia falar para crianças sobre ser advogado. E não sabendo como, inventei uma estorinha. Era uma vez uma linda deusa que habitava um monte chamado Olimpo. De lá, sozinha, sem ter com quem conversar, ela olhava o mundo todo e ficava com os olhos molhados de lágrimas vendo cá embaixo, os homens se perderem em maldades. Eles eram cruéis, matavam, roubavam, fraudavam, abandonavam filhos e pais idosos, os casais se desamavam e precisavam se separar, os doentes não tinham quem lhes ouvisse... Triste, a deusa

em desespero vendou os olhos e chorou frente às tantas misérias dos segredos humanos. Com pena dela, o Deus dos deuses, mandou a seu consolo um jovem. A ele chamou ad vocatus, a quem ordenou falar em seu favor. O jovem caminhou sobre pedras, duelou com as dificuldades do meio e lá chegou. Ao contemplar tão bela deusa disse-lhe: descanse em meu peito e ouça o quanto lhe digo. Quero ajudá-la em sua missão de fazer o homem se corrigir quando erra. Eis meu plano: eu, advogado, juro defender com devoção até o pior dos homens e você, senhora justa, os julgará, dando a cada um o castigo devido e na proporção do que tenha sido feito. Desde, então, o advogado passou a ser essencial à Justiça porque a fez ver que, apesar de todas as mentiras e fraudes e maldades, todos nós erramos, mas vivemos mesmo é pra tentar corrigir e acertar. Lilian Rose Lemos é advogada


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

5 5


6

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Keletton Oliveira e Milene Gonçalez

José Messias Camargo Júnior

Q! Notícias Comunicação

Arthur Guazzelli

Um espaço para apaixonados

por motos de alta cilindrada Os apaixonados por motocicletas de Sorocaba e região contam agora com um espaço único e exclusivo, onde encontram, em um só lugar, com mais praticidade e conforto, as últimas novidades e os principais modelos de motos de alta cilindrada Honda, além de acessórios especiais. Trata-se do “Espaço Dream Honda Caiuás”, uma loja dedicada à venda de motocicletas de alta cilindrada Honda - acima de 600cc - e acessórios exclusivos, localizada na concessionária Honda Caiuás Motos, no bairro Campolim. O espaço reúne os principais modelos e os mais recentes lançamentos

do segmento de alta cilindrada, nacionais e importados, como a NC 700 X, nas cores vermelha e branca, que é própria para a cidade e vem com o tanque de gasolina que se transforma em um prático portaobjetos; a esportiva CBR 600RR e a CBR 1000 RR, que chegou com novo design para celebrar os 20 anos de sucesso, nas cores preta, vermelha e branca. “O objetivo é oferecer um espaço especialmente preparado, onde é possível encontrar tudo o que procura e muito mais”, frisa o gerente-geral da Honda Caiuás Motos, Marcus Vinícius Silva.

Alexandre Viotti, Gabriel Rovigatti e Oseas Xavier

Áquila Dias de Toledo, Sérgio Morales e Renato Campestrini Marcos Gomes e Ademar Neto

Equipe Espaço Dream Honda Caiuás

Pedro e o filho, João Pedro Paes Leme; amor por duas rodas desde cedo

DIOLASER


7

GABY CAMARGO PUSTIGLIONE

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

gaby@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Tô ligada

Homenagem ao mestre Pitanguy O cirurgião plástico Gal Moreira, membro correspondente da Associação dos Ex-Alunos do Prof Ivo Pitanguy foi escolhido para homenageá-lo no último Congresso de Cirurgia Plástica realizado no Rio de Janeiro. Gal presenteou Pitanguy com um quadro do pintor sorocabano Nelson Molina.

Jantar Dançante em prol da Integrar

Governador do Rotary visita Votorantim

Jéssica Carvalho

Acontece na próxima sexta-feira (24) o Jantar Dançante em prol da Integrar no Alhambra Eventos com início às 21 horas. Os convites custam R$ 70,00 e podem ser adquiridos pelo telefone (15) 3212-9030. Atrações: Banda Baddini e buffet Rondello. Seja Solidário, participe deste grande evento e colabore com as crianças assistidas pela entidade.

Na terça-feira (14) o Governador do Distrito 4620, do Rotary International, Luiz Antonio Machado Werneck, acompanhado pelo presidente do Rotary Club de Votorantim, Carlos Poles, estiveram em visita ao Jornal Ipanema e Rádio Ipanema. O contato com os clubes rotarianos, segundo Werneck, tem como objetivo motivar e auxiliar os clubes para uma boa prestação de serviço à comunidade.

Aniversariantes Sábado (18) – Fernanda Caiuby Atalla Domingo (19) – Mário Pustiglione Terça-feira (21) – Milton Palma Terça-feira (21) – Ben Hur Ferraz Neto Terca-feira (21) – Adriane Mendes Quinta-feira (23) – Anderson Santos Quinta-feira (23) – Sheila Bovo Quinta-feira (23) –Janaina Caldeira Quinta-feira (23) – Humberto de Andrade


8

TEYLOR SOARES

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

teylor@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Aulas no Beleléu As aulas recomeçaram e com elas as noites do Beleléu Bar voltam com tudo. Também um bar ao lado da faculdade onde toca sertanejo e pagode é, sem dúvida, sucesso garantido. Se você ainda não foi, vai para o Beleléu que você vai gostar.

Franceline Patrícia

Dupla sertaneja Todo mundo sabe que em Sorocaba o que está bombando são as baladas sertanejas, e nessa onda há vários cantores. Quem está arrastando um bom público para os shows é a dupla Thiago José & Gustavo. Eles que, entre bares e confraternizações, estão conquistando seu espaço, são uma das atrações do Rodeio de Itu.

Shayene Victório

Stefanie Ercolin

Nova balada

na cidade

Branco Cremonese

Rafael Alcoléa

Dani Camargo

A academia Runner está promovendo um concurso de beleza entre seus clientes. Durante quatro dias, eu e o maquiador Josh Castro estaremos na academia fotografando a galera que se agendou. Dessas fotos serão escolhidos um homem e uma mulher para serem os Runner Stars. Se gostou da ideia corra para a academia.

O boato já se espalhou e tem muita gente sabendo que vem balada nova de música eletrônica (finalmente) em Sorocaba: é a Infinity Hall, onde era o antigo Casarão 5, perto do Fórum. Os donos são os mesmo do Barbacana e prometem trazer para Sorocaba os melhores DJs do Brasil e até mesmo fora daqui. Então se preparem que a Infinity Hall vem com tudo...


9

ALE SCAPOL

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Dady Parra e Ivan Lopes

Camila e Marcelo Silvano

“Amizade, liberdade e solidariedade” Com esse lema, os motociclistas do Freebikers passeiam, se divertem e brindam a vida. No último sábado, comemoram o aniversário do clube em grande estilo, no Ipanema Clube, com balada que rolou até altas horas, animadíssima! Antônio Valdir e Viviane Gonçalves

Prêmio

Científico º Congresso 20 do ou ip ic Congress aster part nal Scientific tio na A Diolaser M er nt (I a si d en te de Estétic a d iret o ra -p re ) (3 Internacional a ir fe aente do . N a se xt te do presid en am o f E st h et ic s) et ir d êmio Coda recebeu rovelzky, o Pr Tu Cláudia Arru L. o ug H de uma argentino que se trata s, ue Congresso, o iq ét th Es tica que Nouvelles área de esté a d lunistas Les s ai n io ss revista. aos profi rsos temas da ve di homenagem s ai m os nas sobre assinam colu

Bruno Beline


10 COMPORTAMENTO

COMPORTAMENTO 11

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Como tirar o pirulito da criança

A

“O Brasil tem que avançar. Já há controle sobre a propaganda de cigarro e de bebidas, evidente que precisa haver controle sobre a publicidade para crianças”, diz o deputado Domingos Dutra (PT/MA), que preside a comissão. Já o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) diz que a legislação do país está entre “as mais exigentes do mundo”. Um projeto que tramita no Senado é o 150/2009, que limita os horários para veicular comerciais de alimentos com alto teor de gordura, sódio e açúcar e de bebidas de baixo valor nutricional. Esses comerciais poderiam ir ao ar só das 21 às 6 horas, seguidos de alertas sobre o risco do consumo excessivo dos produtos. Ficaria proibido o us o de pe r s onage ns infantis na publicidade de alimento. O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do Conar já diz que “quando o produto for

Os filhos passam por diferentes fases na alimentação. De acordo com a nutricionista Márcia Mendes, a preocupação dos pais e educadores é importante, pois os índices de obesidade e outras doenças associadas à má alimentação crescem no público infanto-juvenil.

muitos comerciais usam os próprios personagens. É como se fosse uma continuação do desenho”, critica Patrícia Alvares Dias, assessora técnica do Procon-SP. Outro problema, para a advogada Isabella Henriques, do Instituto Alana, é a venda de alimentos com brindes colecionáveis. “É um incentivo para a criança comer mais. Nas promoções, ela tem até 60 dias para fazer a coleção.” Sobre isso já há algumas iniciativas locais: em Belo Horizonte e Florianópolis há leis que proíbem a venda de brinquedos junto com alimentos em redes de fast food.

Escalada da obesidade infantil no Brasil estimula o debate sobre a influência ou não dos comerciais de comida nesse problema de saúde pública. obesidade infantil está no centro de um debate que coloca, de um lado, a indústria de alimentos e suas guloseimas e, do outro, as organizações de direito do consumidor e sociedades médicas. A causa da discórdia é a publicidade de alimentos para crianças no Brasil, se seria ou não um dos fatores responsáveis pelo crescimento assustador dos índices de obesidade infantil no país. O IBGE mostrou aumento de mais de 200% na incidência de sobrepeso entre crianças de cinco a nove anos nas últimas três décadas. Para especialistas, é u m a t e n d ê n c i a c o m p a r á ve l à epidemia de obesidade nos EUA. O assunto foi tema de discussão na Câmara dos Deputados, em um seminário na Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Na pauta, os projetos de lei parados no Congresso sobre regulação de publicidade infantil.

Mudança de hábitos alimentares na família

Causas destinado à criança, sua publicidade deverá abster-se de qualquer estímulo imperativo de compra”, especialmente se apresentados por personagens ou autoridades.

Conflito de interesses O Brasil não tem leis específicas, mas o Código de Defesa do Consumidor proíbe a publicidade que “se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança”. Além disso, entidades da indústria e o Conar têm normas de autorregulamentação. “A autorregulamentação não tem funcionado, exemplos comprovam. Há conflito de interesses no fato de o mercado defender a saúde pública em detrimento do próprio mercado”, diz Mariana Ferraz, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). “Além de serem veiculados no intervalo de programas infantis,

A obesidade infantil tem muitas causas e os médicos são unânimes ao afirmar que a publicidade de alimentos não é a principal delas. O primeiro fator é genético: se pai e mãe são obesos, o risco de a criança ser obesa é de 80%, diz a endocrinologista Zuleika Halpern, da Abeso (associação de estudo da obesidade). Se só um dos pais é obeso, o risco cai para 50%, e, se nenhum é, para 10%. Há ainda o fator ambiental. Inclui comportamento familiar, hábitos e influências externas - como a publicidade. “A publicidade induz a criança a pedir o produto aos pais, mas há um limite desse poder, isso sempre vai passar pela triagem de um adulto”, diz Luis Eduardo Calliari, endocrinologista pediátrico. A mediação dos pais na dieta infantil pode ser a solução ou o complicador. “Muitas crianças escolhem o que comer e os pais dão. Tem que dizer não”, diz o endocrinologista Luis Eduardo Calliari. (Juliana Viesi/Folhapress).

O comportamento da família em relação à alimentação pode também influenciar a não aceitação de alimentos mais saudáveis como: cereais integrais, frutas, hortaliças etc. Alguns hábitos podem ser na modificados na rotina, de acordo com Márcia: • Deixar intervalo das refeições irregular, muito curto e cheio de “beliscos”; • Ceder trocas erradas de refeições por

Plano nacional contra obesidade faz um ano e Saúde quer avançar na publicidade de alimento

A

obesidade infantil é um problema de saúde pública e combatê-la passa por avançar na regulação da publicidade por parte do governo, crê Deborah Malta, diretora de análise de situação em saúde do Ministério da Saúde. “Avançar nesse aspecto faz parte do programa de combate à obesidade lançado em agosto do ano passado”, diz. Ela se refere ao Plano de Ações Estratégicas Para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, um projeto que inclui o combate à obesidade infantil por meio de várias frentes, que vão desde o cuidado da gestante e o incentivo à amamentação até a melhoria da qualidade de cantinas escolares. “O programa faz um ano agora, vamos fazer um balanço das ações no fim do mês.” Mas ela adianta que ainda não houve nenhuma iniciativa em relação

à publicidade. “Estamos discutindo quais são os próximos passos, dado que estamos, no momento, diante de uma suspensão jurídica”, diz Malta. Trata-se da suspensão de uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que estabelecia a regulação da propaganda de alimentos com alto teor de gordura, açúcar e sal e determinava, entre outras coisas, a obrigatoriedade de alertas nas embalagens. “Isso criou um grande debate. Tivemos uma decisão jurídica e mais de 20 liminares que tornaram a resolução sem efeito.” A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação foi uma a entrar judicialmente contra a resolução por julgá-la inconstitucional. “Já que o jurídico definiu que não cabe à Anvisa regular o setor, talvez seja objeto de uma lei específica”, diz a diretora do Ministério.

lanches ou guloseimas; • Prometer que ganharão doces, chocolates ou salgadinhos se comer tudo e assim acabam supervalorizando as guloseimas e então elas se tornarão sempre mais importantes!! • Deixar alimentos como bolachas recheadas, macarrão instantâneo, etc na dispensa para consumo; • Ficar ansiosa (o), interfere na vontade de comer do filho; • Não respeitar horários de alimentação e sono das crianças pode interferir também; Uma alimentação mais saudável A introdução da alimentação saudável para as crianças, com frutas e hortaliças é uma luta constante, afirma Márcia. “Se você se importa com a saúde da sua família, faça parte do processo de educação alimentar dela, é fundamental seu envolvimento”, afirma. Para isso, ela fornece mais dicas. • Não troque refeição por outros alimentos. Se não quiser comer, ofereça a mesma comida depois de30 a40 minutos; • Limite a ingestão de líquidos durante a refeição, facilmente eles substituem a comida pelos sucos ou refrigerantes; • Esqueça artimanhas e promessas, você valoriza os prêmios e torna a comida um castigo! • Seja firme, mas não extremamente i n f l e x í ve l ra d i c a l . À s ve z e s u m chocolatinho fora de hora pode ser divertido e gostoso; • Criança pequena tem estômago pequeno também, não encha muito o prato, seu

Márcia Mendes, nutricionista

filho pode ficar saciado só de olhar; • Diminua a frequência de ida aos fast foods, negocie e cumpra! • “Aviãozinho”, televisão, vídeos duram pouco, faça o momento do comer um horário agradável, que jamais será esquecido; • Varie o cardápio, com preparações novas, cores diferentes, coma junto com seus filhos; • Visite o pediatra para avaliar de a falta de apetite ou excesso dele é mesmo comportamental ou orgânica. • Observe com frequência o comportamento, peso, pele, cabelo, disposição da criança ; • Leve a criança para cozinha, e estimule a preparar o próprio alimento, isto traz autonomia e confiança e assim eles se interessam em experimentar preparações novas; • Se precisar, peça ajuda do profissional nutricionista ou do pediatra para orientação e avaliação.

“Não vale proibir refrigerante e colocar a garrafa na mesa” Dar o exemplo é básico. “Não adianta falar para não tomar refrigerante e colocar a garrafa na mesa”. A nutricionista Cláudia Lobo defende a persuasão em vez da proibição. “Se a criança for convencida da importância da alimentação saudável vai até se policiar.” Segundo a pediatra Virgínia Weffort, a criança deve ser apresentada ao maior número de alimentos até os três anos, já que dos três aos cinco passará por uma fase em que recusará novidades. Para Zuleika Halpern, o principal é dar a infraestrutura para a criança comer bem: ter frutas, verduras e legumes sempre disponíveis e cortar biscoito recheado e salgadinho da lista de compras. Se a criança insistir na guloseima, há jeitos de escolher opções saudáveis. “Dá para ler os rótulos e escolher marcas com menos gordura, sódio e açúcar”, diz Weffort. Uma criança que chega à adolescência obesa tem 80% de risco de virar um adulto obeso. Mesmo o sobrepeso já pode ser um alerta para o consumo excessivo de gordura e açúcar - que não só engorda como pode causar diabetes e doenças do coração


12 CORPO EM FORMA / SAÚDE

M

uito já se falou e escreveu sobre a questão da depressão. Isto é fato. E x i s t e d i fe r e n ça entre depressão, sensação de tristeza e melancolia. Gostaria hoje de levar uma reflexão para os familiares de pessoas que vivenciam essa patologia ainda tão descriminada e mal compreendida. É muito importante que o olhar seja

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Apoio ao deprimido e suas famílias lançado aos familiares, pois só quem convive com uma pessoa depressiva sabe o quanto é complicado não se deixar “contaminar”. Uma pessoa depressiva enxerga o mundo em “preto e branco”, perde o bom estado de ânimo, de humor, geralmente tem baixa tolerância, pode experimentar de crises de choro ou ficar extremamente irritadiça ou até agressiva. Experimenta de grande sofrimento psicológico, com interferências em sua vida social e familiar, independente de idade ou sexo. Com isso é simples entender que o contexto onde vive a pessoa depressiva é altamente tenso e de grande instabilidade emocional. Com isso fica aqui uma reflexão. Tratar o paciente depressivo com certeza é muito importante, inclusive gostaria de salientar que a “casadinha” em alguns casos com suporte medicamentoso supervisionado e terapia são fundamentais. Outros casos podem ser tratados somente com a terapia. Aliás importante frisar que quanto antes se quebra a resistência e se busca uma terapia , menos probabilidade se tem de medicamentos, claro dependendo da patologia e do nível em que está. Mas com certeza é muito importante que os familiares busquem também

no mínimo uma orientação psicológica regular, pensando até na orientação de como agir com a pessoa depressiva para colaborar com o tratamento e em especial para não se “contaminar” com o clima tenso e depressivo que permeia os dias do depressivo. O humor do deprimido é quase sempre de tristeza ou de angústia, uma irritabilidade constante com frequência demonstra ansiedade, sensação de medo e por vezes de persecutoriedade (tem a sensação que estão contra ele, que o querem prejudicar, sente-se perseguido). Ocorre geralmente a perda do interesse por atividades que lhe eram agradáveis, alteração do sono e do apetite, para mais ou menos; perda do interesse sexual, sensação de abandono. Podem demonstrar desleixo com a aparência, ficar num estado de prostração, dores de cabeça e outros sintomas que irão variar de pessoa para pessoa. As causas podem ter origem em fatores genéticos, histórico familiar, medicamentos, uso de drogas, incluindo álcool, algumas situações de vida, como stress, situação econômica, desemprego, rompimento de relacionamentos afetivos/amorosos. Assim como o luto, que pode desencadear uma fase depressiva. Em caso de estado depressivo mais elevado, pode gerar no deprimido(a) pensamentos de inutilidade, pessimismo, gerando por vezes ideias de suicídio. E com esses pensamentos pode ter dificuldades de confiar que um tratamento possa ajudá-lo a melhorar, assim tendo dificuldade de aceitar uma orientação familiar ou profissional. Nessa situação a família também é afetada, causando sensações de frustração, culpa, raiva, incapacidade etc.

Osmeire Tobias Mendes é psicóloga clínica e terapeuta sexual

Quanto mais a família conhecer sobre a depressão, mais fácil fica a compreensão de que o comportamento daquela pessoa esta ligado a sintomas de uma doença. Essa atitude de compreensão conciliada com firmeza auxiliam os familiares a não gerarem reações agressivas ou raivosas diante da situação. A vontade de ajudar das pessoas próximas ao deprimido, deve estar vinculada ao entendimento do quadro depressivo. Aqui ficam algumas sugestões: Algumas terapias, aconselhamentos familiares ou grupo de apoio, podem colaborar no entendimento dos aspectos da depressão e numa comunicação mais eficaz. Também é importante que a família e pessoas mais próximas ofereçam um relacionamento normal, demonstrando afeição, respeito, oferecendo incentivos, elogios e atividades; não censurando o comportamento depressivo. Enfim, importante também nessa reflexão é evidenciar que esse momento de convivência com uma pessoa deprimida pode ser uma oportunidade para as pessoas mais próximas, chegarem a uma melhor compreensão das suas próprias forças e fraquezas. Junto com essas pessoas e com apoio de um profissional a depressão vai sendo curada, através de um processo mais adequado e menos sofrido, para o deprimido e sua família!


CORPO EM FORMA / SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

13

Prevenção do câncer com atividade física Segundo alguns estudos, a incidência de câncer pode ser reduzida em até 50% com exercícios físicos. A redução do risco de desenvolvimento foi observada em alguns tipos de câncer, como o de intestino grosso (40% a 50%) e mama após a menopausa (30% a 40%), além de prováveis quedas para a próstata (10% a 30%), endométrio do útero (30% a 40%) e pulmão (30% a 40%). Tais resultados permitiram incorporar a atividade física regular à lista de medidas preventivas defendidas pela American Cancer Society. “Em geral o que preconiza é que as pessoas não permaneçam mais sedentárias e tentem acumular quantidade adequada de atividade física moderada durante a semana”, explica um professor. Isto é, 20 a 30 minutos de exercícios na maioria dos dias da semana, que podem ser divididos em sessões de 10 minutos, para facilitar a adesão. Ainda, muitas tarefas diárias também são consideradas atividade física, como caminhada de casa para o trabalho, movimento dentro do lar e atividades extras de lazer (passeios, caminhadas em shopping etc). O exercício físico protege contra o câncer por meio de diversos meca-

nismos, como combate a obesidade e o acúmulo de gordura na barriga, melhora da resistência do organismo (imunidade), diminuição dos danos ao DNA das células pelos radicais livres e melhora do sistema de defesa antioxidante. Ainda, 1/3 ou ¼ das doenças crônicas, como as cardiovasculares (aterosclerose, derrames etc), diabetes e câncer, têm relação direta com sobrepeso, obesidade e elevação de gordura localizada, decorrentes de estilo irregular de vida e hábitos pouco saudáveis. Por outro lado, o excesso de exercícios (exagerados ou exaustivos) pode piorar o risco de câncer e doenças do coração. Por isso, nada de exageros, sempre preferindo as atividades intermediárias, Isto é, sem excesso ou deficiência. A atividade física também vem sendo estudada como terapêutica complementar no tratamento e na reabilitação de portadores de câncer. Pois o exercício promove o bem-estar físico, emocional e a integração do paciente ao meio em que vive, levando ao aumento da serotonina e dopamina, que são responsáveis pelo prazer. Ainda, o exercício combate no canceroso a fadiga física do próprio tumor, aumen-

tando a força muscular e a capacidade funcional do sistema esquelético, além de controlar o peso do corpo e melhorar o humor. A conduta de manter o paciente em repouso durante o tratamento parece aumentar os efeitos colaterais da doença, piorando pelo sedentarismo a qualidade de vida. Os programas para os portadores de câncer combinam diversas modalidades de exercício, como aeróbio (caminhada, corrida, natação etc), fortalecimento muscular e alongamentos. O importante é fazer atividade física de forma individualizada. Ainda, logo após a cirurgia ou durante a quimioterapia e radioterapia, os exercícios devem ser específicos e sempre monitorados por profissional qualificado. Desta forma, a vida saudável, sem exageros na alimentação e sempre privilegiando as verduras, frutas e legumes, junto com atividade física constante, sono tranqüilo, controle do peso, eliminação do cigarro e da bebida, associados ao lazer e divertimento, é a formula mágica para o sucesso de uma vida longa e produtiva. Professor Doutor Mário Cândido de Oliveira Gomes, infectologista e clínico geral


14

RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Café com...

novidade ...

Brilho para os bebês e não perdê-las, jamais! Os prendedores custam R$ 115,80 cada, também com os verdadeiros cristais Swarovski. A novidade pode ser encontrada na loja TH Bike, na rua João Wagner Wey, 348. Elson Yabiku/Photo Art

Em cartaz as novíssimas chupetas cravadas com legítimos cristais Swarovski, da marca Unique. O luxuoso acessório pode ser encontrado nas cores azul, rosa e preta e branca, esta última lembrando uma bola de futebol. A garantia para os cristais é de um ano e as mamães não precisam se preocupar, pois todos os modelos são ortodônticos e de fácil higienização. Os preços variam de R$ 150,00 a R$ 300,00, dependendo da quantidade de cristais. A caixinha de apresentação do produto também é um charme, podendo ser exibida, em cima da penteadeira ou da cômoda, como um porta-joias. E, há ainda, os prendedores para combinar com cada uma das chupetas

Luis Augusto Barbieri

PERCURSOS CONTEMPORÂNEOS

O MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) realizará sua primeira exposição em sua sede definitiva. Obra “Frasco” Nazareth Pacheco

Diretor comercial da empresa Infox, Luis Augusto nasceu em Mirassol, morou em Votuporanga até os dez anos e, depois, mudou-se para São Carlos. “Fui uma criança agitada, porém, não dei trabalho aos meus pais. Gostava muito de todo e qualquer tipo de esporte – desde o carrinho de rolimã ao futebol. Inclusive, tive a oportunidade de jogar profissionalmente, mas optei pelos estudos. Apesar de quieto, sempre voltei cheio de machucados para casa por conta das peripécias nas brincadeiras de rua”, contou. Luis comentou também a importância da presença do esporte em sua infância e adolescência: “Por conta de estar bem próximo ao esporte, tive a sensatez de me manter longe dos perigos da adolescência – em especial, das drogas. Tirei boas notas na escola e era um bom aluno”. A ideia de tornar-se engenheiro também o acompanhou desde a infância: “Meu pai me dava caminhões de brinquedo e sempre gostei de desmontá-los para ver como funcionavam. Daí veio a minha vontade de seguir a Engenharia. Meu sonho era passar no vestibular para Engenharia Elétrica na Unicamp, mas consegui entrar em Ciências da Computação, que era minha terceira opção. Como gostei do curso e já havia trancado matricula na UFSCar para Bacharelado em Ciências da Computação, cancelei a matrícula em Campinas e conclui o curso em 1984 na UFSCar. Sobre Sorocaba e seu crescimento, Luis Augusto comenta: “Cheguei a Sorocaba em 1985, há

27 anos, e posso dizer que a cidade mudou da água para o vinho. Quando me mudei para cá, trabalhei na Splice e, naquela época, a cidade não tinha ruas bem conservadas; vida noturna agradável ou opções para os jovens, como faculdades e ótimos empregos. O município teve sorte com os prefeitos que elegeu, pois todos souberam dar continuidade ao trabalho do seu antecessor. Luis Augusto é casado com Telma Kuhn e tem duas filhas: Nicole de 21 anos e Isadora, com 16. A mensagem de Luis Augusto sobre o sucesso: “Existem três palavras para o sucesso: comprometimento, profissionalismo e paixão. Quando fazemos aquilo de que gostamos, nos empenhamos e nos dedicamos ao trabalho. Não há como dar errado”.

A curadoria de Fábio Magalhães e a museografia de Pedro Mendes da Rocha irão garantir uma experiência única ao visitante já que esta é a primeira exposição que Sorocaba recebe com expografia e iluminação idêntica aos dos melhores museus do país. A mostra, contará com mais de 40 obras assinadas por 22 renomados artistas da contemporaneidade. “Estamos muito orgulhosos; esta é maior realização do MACS nestes oito anos de trabalho. Será maravilhoso poder mostrar para Sorocaba e região o nosso profissionalismo e as possibilidades quando encontramos um patrocinador tão empenhado como a Sorocaba Refrescos, fabricante Coca-Cola,” afirma Cristina Delanhesi, presidente do museu. A exposição, que tem início neste sábado (18), contará com a participação dos respectivos artistas: Albano Afonso, Alex Flemming, Carlos Vergara, Carmela Gross, Cristina Barroso, Edgard de Souza, Estela Sokol, Janaina Tschäpe, José Resende, José Roberto Aguilar, José Spaniol, Laura Vinci, Liliana Alves, Lucia Castanho, Luiz Hermano, Marco Giannotti, Mauro Restiffe, Nazareth Pacheco, Paulo Pasta, Sandra Cinto e Sergio Fingermann. As novas instalações da sede do MACS ficam na avenida Dr. Afonso Vergueiro, (no prédio em anexo à antiga Estação Ferroviária). A entrada para a mostra é gratuita e aberta ao público, de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas.


ROTEIRO GOURMET

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

15 Juliana Moraes

Chef Simon Girard (Esplanada Gourmet) Simon Girard é proprietário do restaurante Bouquet Garni de Campinas, que completa 13 anos neste ano. Com o título de “O melhor da Cidade em Peixes e Frutos do Mar” pela Revista Veja em 2011, o chef é um especialista na elaboração de pratos à base de pescados e frutos do mar. Canadense, iniciou sua carreira aos 19 anos na escola de gastronomia de Quebec, no Canadá. De lá, partiu para o expressivo restaurante Lê Sam em Montreal e em seguida expandiu seu repertório gastronômico em viagens pela Europa. No Brasil, Simon integrou a brigada do restaurante “O Bar da Praia”em Jaguariúna e partiu para o distrito de Joaquim Egídio em Campinas para montar, em sociedade, seu primeiro restaurante, o “Estação Primavera”, bastante expressivo e apreciado na cidade. Inquieto, versátil e de gosto e carisma especiais, Simon, além de administrar e gerir o seu restaurante com dedicação e competência é generoso e compartilha suas receitas e segredos oferecendo aulas, workshops e participando de diversos eventos pela região metropolitana de Campinas.

Linguado ao veloute de mexilhão com batata duchesse e aspargos frescos Ingredientes: 6 filés de linguado 100g farinha 10g sal 50g manteiga suco de limão Temperar os filés com sal e limão, empanar na farinha e grelhar em frigideira bem quente untada com manteiga. Reservar no forno para manter aquecido. Molho Veloute de mexilhões 20g manteiga 1 talo de salsão picado 1 cenoura picada 1 cebola picada 200g mexilhões limpos 1 litro de fumet de peixe (caldo de peixe) 100 ml de vinho branco 1 lata de creme de leite fresco 1 gema de ovo Refogar a cebola, cenoura e salsão na manteiga, deglaciar com o vinho, adicionar o creme de leite e os mexilhões e reduzir até engrossar um pouco. Apagar o fogo e juntar a gema de ovo. Pomme Duchesse 6 batatas asterix grandes 6 ovos Forre uma assadeira com papel alumínio deixando sobra para formar um envelope. Faça uma cama de sal grosso de aproximadamente 1cm. Coloque as batatas lavadas e com a casca sobre o sal grosso e feche o envelope. Cozinhar as batatas

em forno médio por 40 minutos ou até que fiquem macias. Retire a casca e amasse muito bem. Acrescente os ovos ligeiramente batidos e faça caneles (com duas colheres) ou montinhos sobre uma superfície antiaderente (papel manteiga). Leve ao forno 180o por 15 minutos. Aspargos Frescos 12 hastes de aspargos sal, pimenta 20 gramas manteiga Limpe os aspargos desprezando a parte dura do final do talo. Branqueie em água e sal ferventes, esfrie rapidamente em água gelada e seque. Refogue-os na manteiga com sal e pimenta. Montagem do prato: Uma concha de molho veloute, o filet de linguado sobre o molho, duas hastes de aspargos cruzadas sobre o filet, pomme duchesse ao lado.


16

PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

A pele que

As novas instalações do Instituto Braga - clínica de cirurgia plástica e dermatologia - dos médicos Eduardo Vilas Boas Braga e Lilian Zaccariotto Braga é um luxo só. Localizada em endereço nobre, na rua João Wagner Wey, lá você vai ter um tratamento de estrela ou pop star.

habito

Lilian e Eduardo Vilas Boas Braga

Viviane Barbo

Isabel Pessutti

Hugo Rafael

Playboy de outrora

O cara é fera O talentoso e engraçado comediante Richard Godoy, que não é meu primo, depois de várias apresentações de seu espetáculo de stand up, foi contratado pela TV Gazeta para fazer parte do elenco do humorístico “Os Impedidos”, que você pode conferir todos os domingos às 21horas. No começo do texto escrevi engraçado porque tem muitos que se esforçam e nem em aniversário os parentes aplaudem. Fica a dica.

Bons tempos aqueles em que playboys famosos circulavam pelas principais capitais do mundo, gastando rios de dinheiro com mulheres, jogos e carros. Porfírio Rubirosa, Baby Pignatari, Jorge Guinle, Aly Khan, entre tantos. Mas um em especial se destacou aqui na cidade. Dero Metidieri, amigo de Chiquinho Scarpa e Baby Pignatari, este, que teve um affair com Brigitte Bardot e trouxe a diva francesa para passar uma temporada numa pequena aldeia de pescadores conhecida por Búzios. Por causa dela, Búzios ficou conhecida mundo afora. Mas essa foto é de Dero com sua prima-esposa Angela Flora Metidieri, no Sorocaba Clube onde a elite sorocabana se reunia no tradicional Baile de Debutantes. Angela, na ocasião, usava um vestido do estilista Dener todo bordado em pedrarias francesas. Tempos de nostalgia de uma Sorocaba que ficou no passado.


17 I - PROGRAME-SE

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

■ FLESHDANCE)

Espetáculo de dança com o Núcleo Artérias, às 20 horas, na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). ■ TOPTOP

CLUB

VIOLEIRA

“Enraizando a História”, às 19 horas. Apresentações: Grupo de Viola Caipira de Votorantim, Victor Gulin, Rainer Brito, Índio Cachoeira e Grupo Manema. No Áquario Cultura em Votorantim (avenida Moacir Oseas Guitte, 43) ■ ANGEL

PARTY

A partir das 22 horas, com os DJs Dennys Sbizera e Gabriel Lima, gogoboys e gogogirls. Participação especial da Drag Zulu. No Hara Queen (rodovia Raposo Tavares, Km 108). Informações (15) 9744-4417 ou 9616-886 ou ainda 7835-5943. ■ RENAN

E RANGEL

A partir das 22 horas, na Mercearia São Paulo (rua Santa Quitéria, 50 – São Roque). Informações (11) 4712-4905. ■ VELHA

COTAÇÃO

A banda Velha Cotação toca no Depois Bar e Arte (rua Cônego Januário Barbosa, 123 - Jardim Vergueiro), a partir das 22 horas. Informações (15) 3234-7082. ■ CICLO

BEETHOVEN

A partir das 21 horas, recital de

■ XAVIER

A partir das 19 horas, com os DJs King, Pit e Subrinho, no Baobá Club (praça Frank Speers, 32 - Largo do Líder).

A dupla Xavier e Marcel toca a partir das 21 horas, no Anastácia Bar (avenida Eugênio Salerno, 187 – Centro). Informações (15) 4141-0702 ou 9712-2049 ou ainda 7812-2045.

■ BROWN

■ RODRIGO

TILLELI

BIGGS E

E MARCEL

FREITAS E DJ ITA JR.

A partir das 22 horas, Brown Biggs e Tilleli tocam no Mavs Pub (rua Sarutaiá, 111 Centro). Informações (15) 3318-0126.

No Asteroid (rua Aparecida, 737 Vila Santana), a partir das 22 horas, com Single Parents e DJs residentes ■ VI

■ BLACK

TEQUILA BIRTHDAY

SÁBADO (18)

piano com Arnaldo Cohen, no Teatro Municipal Teotônio Vilela. Informações: (15) 3238-2222.

■ CINEMA

FRANCÊS

De terça a domingo, das 10 às 17 horas, no MACS (avenida Afonso Vergueiro, 280 - Estação Ferroviária). Informações: (15) 3233-1692. Gratuito.

Festival Varilux de Cinema Francês, no Cinespaço Sorocaba (Villàgio Shopping - Praça Pio XII, 65 - Santa Rosália), com a exibição dos filmes “Titeuf”, às 14 horas; “A Filha do Pai”; às 15h35; “A vida vai melhorar”, às 17h40; “Um evento feliz”, às 19h50 e; “Os Intocáveis”, às 22 horas.

■ MR.

■ TIGER

■ “PERCURSOS

CONTEMPORÂNEOS”

MOUSE

A banda Mr. Mouse se apresenta no Pirilampus Bar (avenida Comendador Pereira Inácio, 1801 - Vila Assis), a partir das 22 horas. Informações: (15) 3211-8353. ■ SÁBADO

UNIVESITÁRIO

A partir das 22 horas, com a Banda Cavaco de Lenha, Tiaguinho Noronha e DJ Maurício, no Centro Hípico Pagliato (rua Antônio Aparecido Ferraz, 1111 - Jardim Capitão). Informações (15) 3221-7764 ■ SUPRASUMO

ROBOCOP

Bazar em que os visitantes poderão vender ou trocar jogos, acessórios e card games. Haverá ainda campeonato de videogame. A partir das 14 horas no Castelo Fora do Eixo (rua Capitão Nascimento Filho 321 – Vergueiro). ■ DJ

ANDRÉ CAPRONI

O DJ André Caproni e convidados tocam a partir das 23 horas no Crocodillo (rua Julio Marcondes Guimarães, 75 - Campolim ). Informações (15) 3234-1324 ■ CÓDIGO

A banda Suprasumo toca no Anastácia Bar (avenida Eugênio Salerno, 187 – Centro). Informações (15) 4141-0702 ou 9712-2049 ou ainda 7812-2045.

Ela está de volta... ...ainda mais gostosa

5

A partir das 22 horas, a banda Código 5 toca no Expresso Sorocabano (avenida Barão de Tatuí, 1037 - Jardim Paulistano). Informações (15) 3411-8410. ■ VELHA

MAROMBA E MARIA MADAME

A partir das 23 horas, as bandas Velha Maromba e Maria Madame tocam na Toca do Leão (avenida São Paulo, 2981). Informações (15) 3227-4279.

I - PROGRAME-SE 18

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 ■ CINEMA

FRANCÊS

Festival Varilux de Cinema Francês, no Cineespaço Sorocaba (Villàgio Shopping - Praça Pio XII, 65 - Santa Rosália). Programação do dos filmes no domingo (19): “Titeuf”, às 14 horas; “Paris-Manhanttan”, às 15h35; “Aqui embaixo”, às 17h15; “My way, o mito além da música”, às 19h45 e; E agora, aonde vamos?”, às 22 horas. Informações: (15) 3219-6900.

TERÇA-FEIRA (21) ■ MAMONAS PRA SEMPRE

■ PARANÓIA

A partir das 20 horas, apresentação da Companhia de Danças de Diadema, no Sesi Sorocaba (rua Duque de Caxias, 494 –Vila Leão). ■ POP

& DANCE MUSIC

A partir das 22 horas, no Crocodillo Bar (rua Júlio Marcondes Guimarães, 75 – Campolim). ■ KEROSAMBA

A partir das 18 horas, tem os grupos Figura Oito e Kerosamba no Barbacana (rua Belmira L. Almeida, 381 – Jardim Piratininga). Informações (15) 3227-1532.

A partir das 18 horas, no Barbacana (rua Belmira L. Almeida, 381 – Jardim Piratininga). Informações (15) 3227-1532. ■ CLUBE

DO SAMBA

Samba Livre e Kemkésamba, a partir das 17 horas, no Bier Garden (rua Octaviano Gozzano, 347 – Campolim). Informações e reservas (15) 3326-3389 ou 7813-8570. ■ WALTINHO

SILVA

DOMINGO (19) ■ JAIRO

& RICARDO

A partir das 15 horas, na Praça da Matriz, no Centro de Porto Feliz.

■ ARTESANATO

Das 9 às 17 horas na Pista de Caminhada no Campolim.

■O

QUARTA-FEIRA (22)

A partir das 23h30, no Clube União Recreativo (rua Francisco Paulo Braion, 650 – Guadalajara).

■ PALESTRA

NA FADI

Às 9 horas, com o professor e desembargador Carlos Roberto Gonçalves com o tema: “O Direito Civil contemporâneo” e o professor e Juiz de Direito, Marco com o tema: “Aspectos da responsabilidade civil no transporte aéreo”. A mesa será presidida pelo professor Hugo Leandro Maranzano

QUINTA-FEIRA (23)

FACEBOOK FEST A partir das 18 horas, no Runa Teen (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes - Alto da Boa Vista). Faixa etária: 13 a 17 anos. Convites: feminino R$ 10,00 (antecipado) e R$ 15,00 (na hora); masculino R$ 20,00 e R$ 25,00. Informações (15) 3228-7171 ou 3218-2626.

Sesi Cinema 2012 – no Sesi Votorantim com o filme “Mamonas pra Sempre”, às 15 horas; e “Vips”, às 19 horas. O Sesi Votorantim fica na avenida Cláudio Pinto Nascimento, 140 – Jardim Morumbi. Entrada franca. Informações: (15) 3353-9200

■ CABARET

A partir das 22 horas, no Crocodillo Bar (rua Júlio Marcondes Guimarães, 75 – Campolim). ■ PAULINHO

MEOLA

A partir das 20 horas no V8 Music Place (avenida Antonino Dias Bastos – Marginal 699 – Centro – São Roque). Informações: (11) 4712-1826.

BONBON

No Asteroid (rua Aparecida, 737 – Vila Santana), a partir das 21 horas, com a Live Tribute for David Bowie.

SEXTA-FEIRA (24) ■ VOLTS

NO ASTEROID

A partir das 22 horas, com Garage Fuzz. O Asteroid fica na rua Aparecida, 737 - Vila Santana.

SÁBADO (25) RAPPA

■ CONCERTOS

FINAMAX

Com Isaias e seus Chorões, a partir das 20 horas, no Teatro Teotônio Vilela (avenida engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista). ■ QUINTETO

NAZARETH

VILLA-LOBOS

Às 20 horas, realização da Direção Cultural Gratuita, na sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Gratuito.

QUINTA-FEIRA (30)

SOMINGO (26) ■ CORRIDA

NACIONAL SAÚDE

Largada às 8 horas, no Parque das Águas. Inscrições somente antecipadas e pelo site: www.aaspatletismo.com.br.

PALESTRA: APOIO AO DEPRIMIDO E SEUS FAMILIARES A palestra proferida pela psicóloga e terapeuta sexual Osmeire Tobias Mendes, “Apoio ao deprimido e seus familiares” será da 19h30 às 21h30 no BOS - Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Inscrições e Informações: (15) 3233-6216 ou consulmeire@terra.com.br. Opcional: um litro de leite ou um achocolatado que serão doados para a Casa de Belém.


TEYLOR SOARES 19

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

teylor@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Nilton Matielli

Danilo Felin

Casa

Nova

A J. Cardoso Imóveis, que há muito tempo ajuda as pessoas a realizar o sonho da casa nova, agora está de casa nova. Eles inauguraram na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, a nova sede em um prédio moderno e integrado, tudo para ajudar o cliente a realizar seu sonho o quanto antes.

Paulo Cardoso e Renata Cristina Cardoso

Eduardo Soranz

Lilian e Otávio Borghi Júnior

Joni Rodrigues

Joana Croccia

Priscila Yossano e Marcos Gonzales

Marco Falcão

Sandro Rondello

Jaime Nassif Sfeir


20 EDUCAÇÃO

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Mutismo seletivo: você sabe o que é isto? Segundo estimativas, mais de 100 milhões de pessoas no mundo, principalmente mulheres, de quaisquer níveis socioeconômicos e modelos familiares, sofrem em silêncio com uma doença social rara, muitas vezes confundida com timidez ou, até mesmo, com o autismo.

T

rata-se do mutismo seletivo, uma condição de ansiedade, que consiste na incapacidade de a pessoa se expressar, verbalmente, em circunstâncias específicas, como, por exemplo, com colegas e professores na escola e com desconhecidos em uma festa. Não deve ser confundido com o desconforto momentâneo de se chegar a um ambiente novo. A ausência da fala para quem desenvolve o mutismo seletivo pode perdurar por meses ou, até mesmo, anos (veja relato ao lado). O aparecimento da doença, na maior parte das vezes, acontece quando ainda criança, entre os três e os cinco anos de idade. As causas, explica a psicóloga clínica, especializada em mutismo seletivo, Dra. Elisa Maria Neiva Vieira, podem estar vinculadas a uma série de fatores, tais como: crises sérias de ansiedade, transtornos de fobia, traumas e genéticos e hereditários. “É muito diferente daquela criança que se sente tímida ao chegar a um ambiente novo, mas que, momentos depois, se solta e conversa com as pessoas. Da mesma forma se difere do autismo, que é uma disfunção global do desenvolvimento. A criança com mutismo seletivo não fala com estranhos. Ela se comunica verbalmente apenas com um grupo de pessoas íntimas e, ainda assim, em algumas situações particulares. Mesmo o contato visual com os desconhecidos é evitado”, conta Elisa,

que atua em Sorocaba, no Núcleo de Estudos Psicológicos. Durante o tratamento, o paciente pode até não conversar com o especialista, diz a psicóloga. O profissional precisa descobrir meios alternativos e criativos de entender, escutar e se comunicar com cada um. Vale ressaltar que as probabilidades de cura da doença vão caindo, se o problema persistir por mais de seis meses. Neste sentido, o tratamento pode demorar anos, ainda existindo o transtorno, até mesmo, na fase adulta. “Utilizo muito a tecnologia, como os tocadores de música e tablets, como ferramenta de trabalho nos tratamentos com crianças e adolescentes. Esses dispositivos e meios passam a ser o canal de interação com os pacientes e funcionam muito bem”, destaca Elisa. Mas como saber se, junto com o mutismo seletivo, existem outros problemas, como ansiedade, depressão, hiperatividade ou tiques que também devem ser tratados? A p s i q u i a t ra d a I n f â n c i a e Adolescência, Laura Maria Massaglia Soeiro, esclarece que o tratamento psiquiátrico é indicado quando o profissional capacitado diagnostica esses outros transtornos envolvidos. O psiquiatra, diz Laura, vai realizar um diagnóstico diferencial entre condições diversas, que podem indicar, ou não, a presença do mutismo seletivo e de outros males relacionados. “A criança pode estar apenas reagindo a um estresse, como a adaptação escolar ou o nascimento de um irmão. Pode estar com problema de audição ou neurológico, com transtorno autístico (relativo ao autismo), vivendo a superproteção materna, um momento de desarmonia conjugal entre os pais ou, ainda, ter uma personalidade forte acompanhada de ser arisca ou

A especialista Elisa Maria Neiva orienta como pais e professores podem identificar sinais do mutismo seletivo, diferenciando-o da timidez e do autismo, conforme quadro, abaixo: Ação

Mutista

Fala no convívio social

Não

Contato físico

Resiste mas aceita

Contato visual

Não

Aparência física

franzino

agressiva com estranhos”, frisa. Por isso tudo, observa Laura, a recusa da criança em falar requer sempre o envolvimento da família e da escola no diagnóstico de um ou mais problemas e seus tratamentos. “No que diz respeito ao tratamento, a literatura aponta para o treino de habilidades sociais. A criança tem, como primeiro grupo social, a família, onde ela inicia o processo de aprendizagem de convivência social. Quando, por

diferentes motivos, o processo de aquisição dessas habilidades é dificultado pelas próprias habilidades parentais, a criança acaba sofrendo com a falta de modelo. Deve-se, então, propor um programa de treinamento direcionado à família e à escola”. Sobre o uso de medicamentos, como antidepressivos, a psiquiatra comenta que tem havido crescente interesse no resultado positivo para o tratamento das demais patologias associadas, contudo, a resposta, na maioria das vezes, é parcial.

Vivendo em silêncio A mãe de dois filhos, de 12 e 14 anos, cujos nomes foram ocultados para resguardar suas identidades, conta que, há cinco anos, desde que a família retornou do exterior ao Brasil, as crianças, então com sete e nove anos, pararam de falar. “Eles entendem português, leem, escrevem, comunicam-se pelo MSN, mas se recusam a falar. A fala já era difícil e retraída fora do país, mas, aqui, no Brasil, principalmente no ambiente escolar, simplesmente não acontece, nem em Português, nem em Inglês”, relata a mãe. Segundo explica, com o passar do tempo, o mais velho, começou a falar fora do colégio, sempre em Inglês e com quase todo mundo até que, ano passado, após mudança de escola, também começou a se comunicar, ainda em Inglês, com os colegas. Já, o caçula, detalha a mãe, demonstra adorar o colégio e

não querer mudar de lá, mas nunca, em tempo algum, alguém da escola o ouviu falando. “Nem professores, nem colegas, nem na escola, nem fora dela, nem em Inglês e nem em português”, exclama a mãe. Com grupos próximos, o caçula foi melhorando, aos poucos, e, hoje, se comunica com pessoas que conhece, mas sempre moderadamente, baixinho e em Inglês. “Porém, com pessoas que já conhecemos há algum tempo, ele não fala, como com um coleguinha e a mãe dele, da qual fiquei bem amiga e nos vemos frequentemente. Eles nunca ouviram a voz dele! E olha que ele passa finais de semana na casa deles, já viajou por uma semana com eles, mas nada, nem um som. E assim também com meu namorado, com quem convivo há três anos. Meu filho o adora, passeamos muito, viajamos juntos, mas ele (o filho caçula) não abre a boca”.


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

18 de agosto de 2012 - edição 678 www.jornalipanema.com.br

Construtora anuncia investimento no Éden Imagens ilustrativas do empreendedor

Em visita ao Jornal Ipanema, Renata Cristina Pasqualini Cardoso, diretora comercial da J. Cardoso Imóveis, Paulo Cardoso, diretor da Construtora J. Cardoso & Telo Ltda e Nilton Matielli, proprietário da Indústria Brasileira Comunicação, anunciaram investimentos para a região do Éden. “O que o Éden merece!” Foi com essa abordagem que a Construtora J. Cardoso iniciou suas atividades de investimento no bairro do Éden, com o Residencial Premiere. De acordo com Cardoso, o condomínio residencial

será o primeiro empreendimento com mais de cinco andares da região. “Tem infraestrutura completa com área gourmet, playground, portaria com segurança e a qualidade de construção que a J. Cardoso já é reconhecida há mais de 35 anos”, diz Cardoso. Segundo os diretores, “a busca de um empreendimento que levasse qualidade de vida e segurança a um bairro como o Éden é ligada ao crescimento da região. Como Sorocaba passa por uma fase de crescimento impressionante, resolvemos levar esta oportuni-

dade ao Éden. E isso já tem mostrado resultados; somos procurados por pessoas antes mesmo do lançamento do imóvel”, conta Cardoso. Ele complementa dizendo que “graças à força da indústria em toda a região, o crescimento do Éden não é uma fase, e sim uma consolidação de um bairro com características próprias e pessoas acostumadas a ter uma região toda voltada para as suas necessidades, porém, sem um edifício com as vantagens e qualidade que estamos oferecendo”.


2 PET

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 Fotos: Juliana Moraes

Zoológico tem várias atividades voltadas à educação ambiental Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros tem várias atividades voltadas à educação ambiental. Entre elas estão as visitas orientadas. A visita inclui um passeio pelo zoológico, dirigido por um monitor especializado e a opção de caminhar pela mata, visitar a cozinha ou o museu. No site do zoológico estão dados biológicos e curiosidades sobre os bichos, numa linguagem divertida e adaptada à faixa etária do grupo escolar. O Zoo vai à escola também é destaque. A equipe do Zoo visita a escola levando animais vivos, taxidermizados, jogos e pôsteres para uma animada exposição ecológica. Uma outra atividade muito procurada é o Tranzoo. Durante as férias ou finais de semana, desenvolvem-se atividades para grupos de crianças, adolescentes, famílias e melhor idade. As estratégias utilizadas são gincanas, exposições, excursões, madrugada ecológica, teatro, entre outras. Cada curso tem um tema diferente, destacando-se entre muitos: animais em extinção, os ecossistemas de Sorocaba, a história do meio ambiente de Sorocaba, o lixo, os ancestrais de nossos bichos domésticos, os índios brasileiros, o ambiente aquático, o homem rural, de onde vem nossos produtos, ecossistemas brasileiros etc. O Clube Conservadores da Natureza, atualmente Clube Ecológico é formado por crianças, adolescentes e a melhor idade. Todos vêm ao Zoológico uma vez

Veja também:

por semana, para aprender sobre os temas ambientais, animais e sua importância no meio ambiente e desenvolver ações individuais e coletivas para a conservação do meio ambiente. Os integrantes participam de diversas maneiras realizando saídas a campo, pesquisas, brincadeiras, exposições e muitas outras atividades divertidas. Assim, por meio do que aprendem durante as reuniões, os integrantes desenvolvem atividades para a comunidade de Sorocaba e região.

O Zoológico tem um importante acervo didático, com um grande acervo de material à disposição dos professores: - Kits ecológicos: Crânios, patas, ovos, livros, acompanhados de um manual do professor, compõem kits didáticos sobre mais de 20 diferentes temas. - Ecovideoteca: 200 temas sobre o meio ambiente, dirigidos para o público adulto e infantil. -Jogos ecológicos: mais de 200 jogos para diferentes idades, voltados para a conservação do meio ambiente. Confeccionados por alunos de Biologia da PUC/SP. - Pinacoteca: Quadros e pôsteres sobre animais e plantas do Brasil e exóticos.


ANÚNCIOS 3

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Diversos

Advocacia

Artigos para Festas

Estética e Beleza

Medicina e Saúde

Aulas e Cursos


IPANEMA

4 AMBIENTE

P

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

esquisa divulgada pelo Secovi (sindicato da habitação) aponta que imóveis menores vêm ganhando importância em São Paulo. Enquanto a venda de apartamentos de quatro dormitórios caiu 9,9% no primeiro semestre, a venda de unidades com dois quartos representou 52% do total. “São Paulo está se aproximando de Nova York na falta de terrenos e na alta do preço dos imóveis”, diz Cláudio Bernardes, presidente do sindicato. “Não existe outra alternativa

Micro Apê Apartamentos compactos despertam o interesse de construtoras e compradores Simon Plestenjak/Folhapress

a não ser fazer uma cidade compacta, que caiba no bolso de quem quer morar nas regiões mais nobres”. Os empreendimentos compactos são moradias entre 24 m e 40 m dirigidas a um público que prioriza a localização e os atrativos do condomínio em detrimento do espaço interno. “Existe uma demanda crescente por esse tipo de produto, principalmente em regiões bem servidas de transporte coletivo”, afirma Luiz Paulo Pompéia, diretor de estudos especiais da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio). “O preço do imóvel precisa caber no bolso. Se os incorporadores fazem produtos na faixa de R$ 90 mil a R$ 130 mil, conseguem vender rapidamente”.

Integrar ambientes

Juliana Neves vive em um apartamento pequeno de 43 metros quadrados

Cozinha embaixo de escadas, terraço que vira área de serviço, móveis retráteis e camas escondidas são alguns dos truques usados por construtoras para vender microapartamentos em São Paulo. O espaço reduzido deixa de ser sinônimo de problema e ganha ares de versatilidade. “Temos muita procura do público jovem, que ainda não acumulou tantas coisas ao longo da vida”, afirma Rosane Ferreira, diretora de incorporação da Cyrela. (Juliana Cunha/Folhapress)


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

5 5


IPANEMA

6 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Paradisíaco O incrível Hotel du Cap-Eden-Roc, na ponta sul de Cap d’Antibes, na Côte d’Azur, entre Nice e Cannes, possui uma magnífica vista do mar Mediterrâneo e das Ilhas Lérins e tem, em seu entorno, 22 hectares de jardins extremamente verdes e bem cuidados. O hotel ostenta um lugar criado e mantido por uma equipe premiada de verdadeiros artesãos, e com a Riviera Francesa muito próxima, o edifício majestoso é aquele que alegra os mais exigente dos clientes, com suas promessas de exclusividade, perfeição e privacidade.

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

Famoso por seus luxuosos quartos, suites e espaços de lazer, com parque, jardim de rosas ou vista para o mar, e em alguns quartos

oferece terraço privado com jacuzzi ao ar livre, enquanto dois blocos de apartamentos situados longe dos principais edifícios, dispõe de piscina

cercada por árvores e tem instalações até para abrigar mordomo, babá, enfim, assessores pessoais. Um hotel de puro luxo e elegância.


IPANEMA JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

O site dos

AMBIENTE 7

antenados “trintões”

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

O site leite-com é formado por uma turma que se define como “parte da última geração de infância analógica”, um pessoal que adora internet, mas valoriza experiência reais. Por isso desenha objetos de decoração que deixa a vida como ela é mais bonita, dentro de casa mesmo. A leite-com® usa uma infinidade de referências do cotidiano, para criar peças de decoração e melhorar a vida de pessoas que querem ter um ar mais arrojado, exótico, pop e até saudosista, tornando os ambientes em que vivem, lugares mais bonitos.

A coleção: São Paulo… Há quem não suporte seu ritmo caótico e há quem não a troque por nada. Sua personalidade, costumes e língua não são únicos, são plurais. Vindos dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo, “tudo junto e misturado”, faz com que não tenha apenas uma identidade, mas várias.

Por cada bairro que se passe, uma São Paulo diferente se conhece e outro lado da história de São Paulo é contado. A cidade de São Paulo foi tema da coleção de gravuras leite-com. As peças da coleção foram inspiradas em oito regiões da cidade de São Paulo.


IPANEMA

8 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL /JULIANA MORAES

Mostra virtual A+D comemora 4 anos

A publicitária Evely Fazano, criadora da Mostra Virtual A+D, reuniu arquitetos e convidados na Cristallo para comemorar o aniversário da mostra itinerante que, segundo Evely, iniciou com o propósito de durar 15 dias, mas que, com o surpreendente sucesso, prosseguiu e completa, agora quatro anos. Tratase de uma exposição dos trabalhos dos principais arquitetos da cidade, que percorre os restaurantes de Sorocaba. Assim, durante um happy hour ou um jantar, o cliente pode se utilizar dos equipamentos disponíveis para navegar e conhecer os perfis e as principais obras dos profissionais locais. Durante o evento, Evely Fazano nos contou também de seu contentamento com os dez anos da Flex Marketing, agência de publicidade dirigida por ela. Sílvia Steca

Evely Fazano

Marta De Genaro

Luciana Valsechi e Carlos Madia


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

9 AMBIENTE 9 IPANEMA

ASPÁSIA


10 ESPAÇO EMPRESARIAL

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Contentores para creche

Serviços Profissionais

A Contemar Ambiental participou do evento Dia da Esperança, organizado pela Creche Especial Maria Claro, com a doação de quatro contentores. O intuito da atividade foi arrecadar materiais para as oficinas de reciclagem realizadas pelos 130 jovens – entre crianças e adolescentes – atendidos pela instituição. De acordo com a coordenadora da saúde da creche, Larissa Côrrea Manuel, a presença da população contribuiu para o sucesso da ação. “A campanha continua, por isso, vamos

permanecer aceitando as doações durante todo este ano”. Larissa ainda afirma que a parceria com a Contemar Ambiental agregou bastante ao projeto: “Os contentores doados somaram à proposta de arrecadação de materiais recicláveis”. Já a gerente da Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços da Saúde Camila P. Bortoletto declara que “poder colaborar com um trabalho voltado à educação socioambiental de uma instituição de grande respeito é sempre gratificante, é como adubar boas sementes”.

Áreas de empreendimentos A aquisição de áreas pela JNK Empreendimentos nas cidades de Sorocaba, Itu, Itapetininga e Avaré chegou próxima a 100 mil metros quadrados. Atualmente, a empresa tem perto de mil unidades em construção nesses municípios. Todavia, as aquisições devem continuar em 2013 e atingir outras regiões do estado. Com isso, a JNK, cuja sede está localizada em Sorocaba, manterá a curva de crescimento. “Do ano passado para cá, triplicamos o quadro de colaboradores e já sabemos que teremos de contratar mais profissionais para absorver a demanda”, revela Denise Reis, diretora da empresa. Diferentemente do perfil atual – no qual a maioria dos empreendimentos se enquadra nas regras do programa “Minha Casa, Minha Vida” –, em 2013, a JNK ingressará no segmento de construções de médio e alto padrão.

Avisos e Editais

Sorocaba ganha

mais uma agência de viagens Quem adora viajar e não dispensa um bom atendimento pode contar, a partir de agora, com uma nova opção de agência de viagens. Acaba de ser inaugurada, no Mercadão Campolim, a Venturelli Turismo, uma sofisticada casa de viagens liderada pelo experiente Fábio Venturelli, que atua nesse mercado há cerca de 20 anos. Além dos serviços básicos prestados

por uma agência de viagens, a Venturelli Turismo busca inovar oferecendo diferentes opções aos clientes. Uma das novidades é o Venturelli In House, uma espécie de atendimento domiciliar. “Nosso objetivo é ir até onde o cliente estiver. Algumas pessoas nem sempre têm tempo para visitar uma agência, por isso, implantamos e s s e s i s t e m a ”, e x p l i c a F á b i o .


VIDA SAUDÁVEL 11

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

3ª Corrida Nacional Saúde para Todos será dia 26 A 3ª Corrida Nacional Saúde para Todos sairá do Parque das Águas às 8 horas, no dia 26 de agosto. É a primeira meia maratona de Sorocaba, com percurso que segue até o final da avenida Dom Aguirre, volta até a altura do Corpo de Bombeiros, retorna na ponte do Pinga Pinga. O trajeto segue, então, pelas avenidas 15 de Agosto, Camilo Júlio, Fernando Stecca até a proximidade da Dana Indústrias. Em seguida, os atletas fazem o caminho contrário de volta para a ponte do Pinga Pinga e chegam no Parque das Águas pela avenida Dom Aguirre. Existem também as competições com 5 e 10 quilômetros, que serão realizadas na avenida Dom Aguirre. De acordo com o diretor da pro-

va e membro da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP), Marcondes do Amorim, pontos de distribuição de água estarão dispostos a cada dois quilômetros. O kit contendo o número, chip e camiseta será entregue no Parque das Águas um dia antes da corrida, das 9 às 17 horas e no domingo (26) das 6 horas às 7h20. “É importante que o corredor consiga retirar o kit com mais tranquilidade. São 500 vagas disponíveis para cada uma das quatro categorias, sendo elas a corrida de cinco e dez quilômetros e a meia maratona geral e por idade, de vinte e um quilômetros. Haverá premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas. A 3ª Corrida Nacional Saúde para Todos é organizada pela AASP e pela Hermes Running com apoio da Rádio Ipanema, Jornal Ipanema, Prefeitura de Sorocaba, CPI-7 da Policia Militar e da Marcenaria Artesanal. SERVIÇO: As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser realizadas no site wwwaspatletismo.com.br.

Benefícios da corrida para a saúde Cida Haddad

O personal trainer Reginaldo Batista cita alguns dos benefícios da corrida para a saúde. Para o sistema cardiovascular, segundo ele, estimula o aumento da cavidade do coração e o volume do plasma sanguíneo, além de aumentar a capilarização, intensificando a nutrição e oxigenação durante a atividade, permitindo ao coração bombear mais sangue com menos intensidade. Quanto ao sistema ósseo, o impacto estimula a absorção de cálcio pelas células ósseas, aumentando densidade e resistência. De acordo com ele, aos primeiros estímulos do exercício aeróbico, os hormônios se atiçam. O corpo fica mais sensível à ação da insulina, e passa a precisar de uma quantidade menor para controlar a glicose no sangue. A diminuição dessa resistência à insulina ajuda na prevenção do controle de diabetes. Batista lembra que após 30 minutos de atividade física, o cérebro é estimulado a liberar neurotransmissores que aliviam a dor e tensões, promovem relaxamento, bem-estar e euforias em virtude das endorfinas.

Juliana Moraes

Jomar Bellini


VIDA 12 SAUDÁVEL

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Saiba mais sobre o ballet clássico O Ballet Clássico é a base para todo e qualquer estilo de dança, pois proporciona uma técnica correta e eficaz. Ainda, segundo Ismenia Rogich, professora da escola Spaço Alfa, tem como objetivos prover ao aluno crescente confiança, memorização, apresentação de sequências, estudos da dança, percepção e entendimento do trabalho em grupo, dentre outros. Os propósitos do programa de ensino de ballet clássico são: *promover o estudo do ballet clássico e disciplinas de

dança relacionadas como um lazer e ou atividade vocacional; *fornecer uma forma de medir a aquisição técnica, musical e a habilidade de apresentação no ballet clássico e disciplinas de dança relacionadas; *promover e encorajar o prazer pelo movimento como uma forma de exercício físico; *prover as crianças e os jovens com a oportunidade de experimentar várias disciplinas de dança, com seus acompanhamentos musicais; *encorajar a autoconfiança através da experiência de dança em solo, em dupla e em grupos pequenos; *desenvolver uma apreciação geral da música, dançando vários ritmos e estilos musicais;

Royal Academy of Dance of London: A Royal Academy of Dance é a maior organização de treinamento de

professores de ballet clássico e também de exames. O objetivo é desenvolver os mais altos níveis de ensino. Os professores que usam o método Royal encorajam seus alunos a alcançar o seu melhor no entendimento, apreciação e execução do ballet clássico. Cada estágio do treinamento está dentro da possibilidade dos jovens estudantes, que aumentam seus conhecimentos dos princípios do movimento e dos fundamentos do Ballet Clássico, de uma forma agradável. Em qualquer nível ou idade, os estudantes podem estar certos de que receberão o melhor ensino através dos mais completo e bem estruturado método de ballet clássico.

Benefícios: O ballet é um grande exercício para o corpo, exercita o corpo como um todo, cada músculo, com graça e suavidade. A sequência de exercícios promove o condicionamento dos músculos, o fôlego, a firmeza e a precisão além da coordenação motora, disciplina, socialização, postura, concentração e sobretudo o incentivo a criatividade e interpretação. *Inspira um senso de confiança física e mental. * Habilidade corporal. * Desenvolve a relação com a música, ritmo e movimento controlado.

Quando começar? Para dançar basta ter vontade, pois essa modalidade é para crianças a partir de três anos de idade (baby class), jovens e adultos.

A escolha pelo ballet São inúmeras as razões para a prática do ballet e a principal delas é o prazer de dançar, afirma a educadora físca Flávia Daiane Carrocha Fernandes. Segundo ela, o ballet clássico é a base de todas as danças. Proporciona postura, equilíbrio, leveza e flexibilidade. “Desenvolve a inteligência, disciplina, musicalidade e a sensibilidade. Todos podem praticar independente de condições físicas, talento, sexo ou idade”, afirma. Flávia afirma ainda que o ballet envolve os pais com o desenvolvimento das habilidades de seus filhos. “Essa deve ser uma experiência muito agradável, pois os pais têm a oportunidade de compartilhar com seus filhos, a conquista de seus objetivos e ver como eles crescem com confiança e maturidade”, diz. De acordo com Flávia, o ballet clássico consiste de três elementos interelacionados: técnica, música e atuação. Para quem pratica os benefícios do treinamento de ballet clássico são logo vistos: • desenvolvendo a sociabilidade e novas amizades. • encorajando a disciplina física e o controle e conhecimento de seu corpo. • i n s p i ra n d o u m s e n s o d e confiança física e mental. • encorajando uma boa postura e habilidade corporal. • entendendo a relação entre música, ritmo e movimento controlado. • promovendo o conhecimento de outras formas de arte, associadas ao ballet clássico.


18 de agosto de 2012 - edição 678 www.jornalipanema.com.br


2 VEÍCULOS 360

Salas: Cinespaço Villàggio 2 (Legendado, 16 anos) – diariamente à s 1 6 h 3 0 , 1 9 h o ra s e 2 1 h 3 0 . Sorocaba 8 (Legendado, 16 anos) – diariamente às 16, 18, 20 e 22 horas. OUTBACK – UMA GALERA ANIMAL Salas: Esplanada 2 3D (Dublado, livre) - segunda, quarta, sexta-feira, sábado e domingo, às 15, 17 e 19 horas; terça e quinta-feira, às 17 e 19 horas. Sorocaba 5 3D (Dublado, livre) – diariamente às 14 horas, 15h30 e 17h15.

VALENTE

Salas: Cinespaço Villàggio 2 (Dublado, livre) – diariamente às 14h30. Sorocaba 4 Digital (Dublado, livre) – sexta-feira e sábado, às 14h30, 16h30 e 19h30; de domingo a quinta-feira, às 14h30, 16h30, 19h30 e 21h30. Panorâmico 1 (Dublado, livre) – diariamente às 15, 17, 19 e 21 horas.

À BEIRA DO CAMINHO

Salas: Cinespaço Villàggio 3 (Nacional, 12 anos) – diariamente às 14 e 16 horas. Esplanada 5 (Nacional, 12 anos) - segunda, quarta, sexta-feira, sábado e domingo, às 15 horas; terça e quinta-feira, às 16 horas. Panorâmico 2 (Nacional, 12 anos) – diariamente às 19h30.

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

O VINGADOR DO FUTURO Salas: Cinespaço Villàggio 4 (Legendado, 14 anos) – diariamente às 16h30 e 21h30. Esplanada 1 Digital (Dublado, 14 anos) – segunda, quarta, sextafeira, sábado e domingo, às 15 horas e 17h15; terça e quinta-feira, às 16h30 e 19 horas. Esplanada 1 Digital (Legendado, 14 anos) - segunda, quarta, sexta-feira, sábado e domingo, às 19h30 e 21h45; terça e quinta-feira, às 21h15. Esplanada 4 (Dublado, 14 anos) - segunda, quarta, sexta-feira, sábado e domingo, às 14h30, 16h45, 19 horas e 21h15; terça e quinta-feira, às 17 e 20 horas. Esplanada 5 (Dublado, 14 anos) - segunda, quarta e domingo, às 20 horas e 22h15; terça e quinta-feira, às 21 horas. Sorocaba 1 Digital (Dublado, 14 anos) – diariamente às 14 horas, 16h30, 19h30 e 21h45.

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Salas: Cinespaço Villàggio 3 (Legendado, 12 anos) – diariamente às 18 e 21 horas. Esplanada 2 Digital (Dublado, 12 anos) – diariamente às 21 horas. Esplanada 3 (Dublado, 12 anos) segunda, quarta, sexta-feira, sábado e domingo, às 14, 17 e 20 horas; terça e quinta-feira, às 17 e 20 horas. Esplanada 5 (Legendado, 12 anos) - segunda, quarta, sexta-feira, sábado e domingo, às 17 horas; terça e quinta-feira, às 18 horas. Sorocaba 2 Digital (Dublado, 12 anos) – diariamente às 15, 18 e 21 horas. Sorocaba 3 (Dublado, 12 anos) – diariamente às 19 e 22 horas.

O DITADOR

Salas: Esplanada 5 – Pré-estreia (Dublado, 14 anos) - sexta-feira e sábado às 22h15. Sorocaba 4 Digital – Pré-estreia (Dublado, 14 anos) – sexta-feira e sábado, às 21h30.

A ERA DO GELO 4

Salas: Sorocaba 3 3D (Dublado, livre) – diariamente às 15 e 17 horas. Panorâmico 2 (Dublado, livre) – diariamente às 14h30 e 17h30.

O ESPETACULAR HOMEM ARANHA Sala: Sorocaba 5 3D (Dublado, 10 anos) – diariamente às 19h15 e 21h45.


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

VEÍCULOS 33 VEÍCULOS


4 VEÍCULOS 4 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

VEÍCULOS 5 VEÍCULOS 5


6 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


ESPAÇO

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

VEÍCULOS 77 VEÍCULOS

EMPRESARIAL

Campanha em prol do Gpaci A escola QualiMoura, especializada em cursos industriais, apoia o McDia Feliz, campanha que visa arrecadar fundos para o Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil). A instituição de ensino patrocina 300 camisetas, que serão vendidas até 25/8, data em que acontecerá o McDia Feliz. O valor arrecadado com a venda das camisetas e dos Big Macs será revertido para a

ampliação e compra de novos equipamentos para o Gpaci. De acordo com Iran Moura, diretor da escola, o objetivo é somar forças para garantir um bom atendimento aos portadores de câncer infantil. Além dessa contribuição, os funcionários da instituição de ensino substituirão os uniformes oficiais pelas camisetas personalizadas para incentivar e impulsionar a iniciativa.

Espaço Jovem

Etapa regional

oferece internet Wi-Fi

de futebol

O Espaço Jovem “Vinícius Cesar da Silveira”, no bairro Vossoroca em Votorantim, contará a partir da próxima segunda-feira (20) com sistema de internet Wi-Fi. A iniciativa vai disponibilizar internet gratuitamente a todos usuários do espaço. Vale lembrar que para fazer uso da rede, o usuário deve ter em mãos um dispositivo móvel como computador portátil, Tablet PC ou aparelhos de celular com capacidade de comunicação sem fio. O Espaço Jovem fica na rua Pedro Rodrigues, 173, no bairro Vossoroca. Mais informações pelos telefones (15) 32431191/ 3353-8672 / 3353-8637.

Começou no sábado (11), a etapa regional da 2ª Copa Coca-Cola de Futebol, área de atuação da Sorocaba Refrescos, fabricante do sistema CocaCola Brasil, promovendo o futebol moleque, a união entre as famílias e a vida mais ativa. Oito times de Sorocaba e região disputam o torneio, que dará ao campeão local uma vaga na etapa nacional da Copa Coca-Cola. Os próximos jogos acontecem nesse sábado (18), das 8 às 13 horas. As disputas estão sendo realizadas nas manhãs de sábado do mês de agosto, no Grêmio Santa Terezinha, no Jardim Bertanha, e a final será no dia 1º de setembro.

Concessionária é destaque em videoendoscopia automotiva A situação não é rara. O veículo apresenta um problema difícil de ser identificado logo de cara, independente do grau de conhecimento do técnico. Afinal, muitas vezes a falha está onde os olhos humanos não conseguem enxergar – dentro de uma válvula do motor, por exemplo. Para solucionar esse tipo de situação com mais precisão e agilidade, o Grupo Automec adquiriu um moderno equipamento denominado videoendoscopia automotiva. Segundo informações disponíveis, é o único em toda a região de Sorocaba por sua inovadora técnica de monitoramento interno do veículo. De acordo com Emanuel Rocha, diretor do setor de Pós-vendas, o aparelho tem o objetivo de suprir a necessidade de um mapeamento mais preciso do carro que, às vezes, não é conseguido somente com a avaliação do técnico. “Trouxemos mais esta inovação à Automec para auxiliar nossa equipe no diagnóstico

interno do motor. É uma novidade que somente a nossa rede de concessionárias possui na região”, conta Rocha. A videoendoscopia automotiva é um sistema guiado por uma microcâmera com iluminação própria, conectada a um cabo manuseado pelo técnico. A microcâmera possui tecnologia Bluetooth e envia as imagens captadas para uma tela, de onde é possível diagnosticar a falha do carro. Os locais de mais difícil acesso – parte interna do motor, como pistão, camisa, válvulas; parte interna do tanque de combustível e cilindro GNV – podem ser alcançados com o novo sistema.


8 8 VEÍCULOS CINEMA VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


18 de agosto de 2012 - edição 678 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 35


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


IMテ天EIS 37

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Casas Vendem-se

Apartamentos Alugam-se Comerciais Alugam-se

Apartamentos Vendem-se


38 IMÓVEIS 38 NEGÓCIOS

O Brasil vive um aumento no número de empresas iniciantes com projetos inovadores e também de entidades que podem dar um empurrão a esses negócios. As incubadoras, que surgiram na década de 1980, em geral dão suporte para empresas que demandam pesquisa científica mais intensa e que precisam de tempo até viabilizar os produtos. Essas entidades convivem agora com um modelo mais recente de apoio, o das aceleradoras, que vêm ganhando força há cerca de um ano e têm como foco ajudar empreendimentos com potencial de crescimento rápido, como serviços de internet. Existem hoje 384 incubadoras no país, a maioria ligada a universidades e prefeituras. Não há dados sobre o volume de aceleradoras, que podem pertencer a empresários ou investidores, mas o GVcepe, centro da Fundação Getulio Vargas especializado em estudo de “private equity” (compra de participação em empresas), estima que doze tenham surgido desde 2011. “As incubadoras têm um modelo de apoio que se estende por cerca de três anos, com foco em pesquisa e desenvolvimento. No caso da aceleradora, a empresa pode decolar em seis meses”, diz Francilene Garcia, presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

Aumenta apoio a pequenos negócios

Instituições priorizam formatação do produto, mas podem servir de vitrine para o mercado A busca de investidores para entrar no negócio e permitir o seu crescimento não é o ponto forte das incubadoras, geralmente focadas no desenvolvimento do produto. Isso está mudando, porém. O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), que fica na Cidade Universitária d e S ã o Pa u l o, c o m e ç o u u m a s é r i e d e a p r e s e n t a ç õ e s p a ra grupos interessados em investir em 21 das empresas do local. Os investidores podem escolher até duas start-ups p a ra i n i c i a r a s n e g o c i a ç õ e s . “Após o primeiro contato, o investidor vai ‘mergulhar’ no universo da empresa para decidir se coloca dinheiro ou não”, diz Sergio Risola, diretor-executivo da incubadora.

Demonstração

Ideia Acadêmica

A empresa do oceanógrafo Manlio Mano, 37, é caso clássico de negócio que pode se beneficiar de uma incubadora. A OilFinder, que desenvolve produtos que facilitam a exploração de petróleo usando imagens de satélite, surgiu da pesquisa de doutorado do empreendedor. Desde 2010, Mano desenvolve esses sistemas na Incubadora de Empresas da Copee/UFRJ. Ali, recebe consultorias de gestão, finanças, marketing e design, além de espaço físico para trabalhar. “Tudo isso é muito útil para pessoas como eu, que tenho perfil técnico e virei empresário”, diz. A OilFinder pode ficar nesse espaço por até quatro anos, pagando um aluguel de R$ 700,00. A cobrança é comum em incubadoras, mas é considerada simbólica, já que habilita o empresário a usar laboratórios de alta tecnologia. D e p o i s d e s e g r a d u a r, a OilFinder vai repassar uma taxa de 1% de seu faturamento para a incubadora por um período igual ao que passou ali, um procedimento que também costuma ser praxe. Ao contrário do que acontece nas aceleradoras, a incubadora não tem participação acionária na start-up. Já o empreendedor Thiago Nascimento, 26, optou por uma

Aproximação entre o investidor e empresário

Aceleradoras e incubadoras oferecem espaço e informações para que empresas brasileiras consigam inovar aceleradora para alavancar a Bloompa, que produz ferramentas para integrar comércio virtual e redes sociais. Por seis meses, ele passou por um processo intensivo de análise do negócio, com sessões de aconselhamento e apresentações p a ra i nve s t i d o r e s o r g a n i z a d a s pela aceleradora 21212, do Rio.

Nesse período, percebeu que as ideias iniciais não tinham potencial e modificou o modelo de negócios. “Mudamos o serviço depois das conversas com mentores e com outros empreendedores que estavam no processo”, diz. Agora, ele negocia com investidores que conheceu pela aceleradora.

Procure Apoio: START-UP FARM

START-UP BASE

Projeto itinerante que oferece programas de aceleração de start-ups que duram de dez dias a um mês. As empresas iniciantes que se destacam nas seleções apresentam projetos para investidores.

Site reúne informações sobre 20 aceleradoras do país

Informações: startupfarm.com.br

Informações: startupbase.net/aceleradora

Para os donos de empresas incubadas que precisam de investimento, é importante participar de eventos do setor e apresentar os produtos. Foi assim que Israel Cabrera, 40, conseguiu capital para montar sua fábrica de biomateriais para regeneração de ossos humanos. Depois de dez anos de pesquisa e quatro anos no Cietec, a Bioactive agora vai se instalar em unidade própria em Indaiatuba (SP). Após uma apresentação em um evento na Bovespa, no ano passado, Cabrera recebeu propostas de 12 investidores.

Urgência A incubadora C.A.I.S. do Porto, de Recife, que prioriza start-ups de tecnologia da informação e comunicação, trabalha com as empresas por, n o m á x i m o, u m a n o e m e i o. Em certos aspectos, o trabalho da incubadora se aproxima do da aceleradora: nos primeiros seis meses, 20 empresas disputam entre si para continuar no programa. Dez continuam recebendo o apoio por mais um ano. Vitor Andrade, coordenador de incubação do parque tecnológico Porto Digital, entidade responsável pela iniciativa, relata que a ideia é que os empreendedores trabalhem com um intenso senso de urgência. Essa rapidez é típica das aceleradoras. (Felipe Maia/Folhapress).


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 39


40 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 41


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 42


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 43


JORNAL IPANEMA / 18 de agosto de 2012

IMテ天EIS 44

Jornal Ipanema  

Um jornal a serviço de Sorocaba e região

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you