Issuu on Google+

A fase complicada da Andropausa para os homens

Ano XI - nº 677 - 11 de agosto de 2012

www.jornalipanema.com.br

Pág.

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO

12

Fotos: Juliana Moraes

A vida começa aos

40?

A expectativa de vida no Brasil aumentou graças a muitos fatores, mas, sem dúvida alguma, uma das principais é a opção por uma vida saudável, com base em atividades físicas e alimentação correta que está sendo adotada por milhões de brasileiros, como é o caso do empresário Hermes Elias de Moura, 65, atleta e organizador da primeira meia maratona de Sorocaba e da personal trainer Marly Moreira, 46, (fotos).

Sorocaba 358 anos:

Nesta edição, a Revista Sorocaba Sempre

Quais os riscos da

Pág.

12

cirurgia bariátrica? Pág.

13

Zaqueu Proença/Secom

Ipanema Ambiente

Portas e janelas de alumínio: sabia como conservá-las Iprograme-se

“Concertos Finamax” apresenta Nelson Ayres trio e Proveta Caderno Negócios e Oportunidades

Toyota já é uma realidade em Sorocaba Pág.

20


Sorocaba, 358 anos: Economia

Economia aquecida. Este é o tema da Revista Sorocaba Sempre que circula junto com esta edição, em homenagem aos 358 anos de Sorocaba. O tema é propício e uma constatação real vivida pela cidade, apesar do cenário diferente que se percebe em muitos países, principalmente europeus. Sorocaba tem o que comemorar pela sua capacidade bastante diferenciada entre os municípios paulistas. Soube atrair investimentos e gerar novos negócios. Somos protagonistas deste momento ímpar, com vetores q u e a p o n t a m p a ra o f u t u r o . Esse crescimento não se resume na área industrial, em especial a automobilística com a vinda da montadora japonesa Toyota, com a instalação do Parque Tecnológico e expansão de empreendimentos industriais. O comércio também soube dar esta sustentação econômica, a ampliação e diversificação de suas atividades, além da instalação e funcionamento de mais shoppings centers. Para se obter sucesso em todas as áreas, passando ainda por setores como hotelaria, turismo, em especial na educação está o foco na formação dessa mão de obra. E, neste aspecto, Sorocaba está fazendo sua parte por meio de suas faculdades e universidades e escolas técnicas. Portanto, o ritmo acelerado de crescimento verificado nos últimos anos no município projeta perspectivas extremamente positivas para os setores industrial, comercial, educacional, tecnológico, de serviços, entre outros setores de nossa economia. Ao comemorar seus 358 anos, Sorocaba se credencia como uma sólida vitrine para investimentos, num ciclo gerador de oportunidades. É justamente neste momento que o binômio crescimento e sustentabilidade se coloca como o maior desafio para nossos futuros governantes.

Crespo X Orlando Bastos (I) Os vereadores Caldini Crespo (DEM) e Irineu de Toledo (PRP) se estranham na reunião de Comissão de Ética e Decoro Parlamentar na terça-feira (7). Crespo sugeriu que os parlamentares pudessem convocar o promotor público Orlando Bastos Filho sobre os processos envolvendo o vereador Emílio Ruby (PSC). Segundo o parlamentar, “Bastos pode ter sido parcial na condução da investigação”.

Crespo X Orlando Bastos (II) O vereador Caldini Crespo (DEM) entrou, na semana passada, com uma representação contra o promotor público Orlando Bastos Filhos. O parlamentar alega infração indisciplinar do promotor, que, segundo Crespo, “abusa da livre manifestação na rede social. por manter uma conta no Twitter”. Em entrevista ao Jornal da Ipanema da Rádio Ipanema, Orlando Bastos confirmou a representação.

Crespo X Orlando Bastos (III) Orlando Bastos usou o próprio twitter (@ OrlandoBastos) para comentar o caso. Ele postou: “todos podem se manifestar, em suma, mas eu não. Sem qualquer problema na corregedoria, tenho certeza, como outras tentativas já foram frustradas, mas avalie o eleitor, querer calar o PJ”. O promotor apontou ainda que as pessoas parecem estar incomodadas com a liberdade. “Tolher o espaço é o que se pretende”.

constasse em ata. O colega repetiu, com ênfase, que havia mesmo dito que “Crespo queria melar o caso”. O parlamentar revidou e ameaçou processar Irineu na Comissão de Ética. Erineu devolveu: “você quer processar todo mundo. Não tenho medo de você, Crespo. Pode me processar”.

Crespo X Anselmo Antes, Crespo tentou tirar Anselmo Neto (PP) dos trabalhos que investiga o vereador afastado Ruby. O motivo foi que, na semana passada, Neto não aceitou ser relator do caso por ter opinião já formada sobre o assunto. No fim, por sete a dois, o parlamentar foi mantido no processo.

Pega fogo Os ânimos esquentaram também no Jornal da Ipanema da Rádio Ipanema de quarta-feira (8). Os vereadores José Caldini Crespo (DEM) e Irineu de Toledo (PRB) participaram de entrevista ao vivo para comentar a discussão que tiveram durante a reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar de terça-feira (7).

Cão que ladra “Eu não ameacei ninguém, mas se necessário precisamos tomar uma atitude. É aquela história: cão que ladra não m o r d e ”,

disse Crespo durante a entrevista na Rádio Ipanema. Novamente exaltado, Crespo negou que tenha afirmado que processaria o ve re a d o r Ir i n e u To l e d o. “Processar em que? Claro que não [cogitei isso]. Você acha que eu iria processar o vereador? A única coisa que eu poderia fazer, e que foi levantado ontem, foi representar na própria comissão d e é t i c a . Q u e m fa l o u e m processo?”, disse. Crespo afirmou ainda que alguns vereadores estão querendo transformar a CPI em palanque eleitoral.

Queda de braço I r i n e u To l e d o r e b a t e u a s acusações. “Eu tive problema com Crespo como muitos outros vereadores. Ele fez constar na ata que eu o acusei de ‘tentar melar’ a CPI. Eu u s e i e s s e t e r m o p o rq u e a primeira palavra que ele usou foi essa: temos que convocar o promotor”. Segundo Irineu, Bastos não é obrigado a comparecer nas reuniões da Comissão de Ética. “Vai ficar aquela queda de braço e o promotor não vai vir e a defesa de Ruby vai solicitar a nulidade”, disse.

Crespo X Irineu (I) Irineu se irritou com a afirmação de Crespo na reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e soltou o verbo: “é notório que o vereador Crespo tem problemas com o promotor”, disse. Depois, Irineu sugeriu que o colega “queria melar o caso [da investigação sobre Ruby]”.

Fotomontagem: Magueta

EDITORIAL

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Crespo X Irineu (II) Crespo se exaltou e pediu que a “acusação” de Irineu

Presidente mundial da Toyota participa da inauguração da fábrica em Sorocaba A Toyota realizou na quinta-feira (9) a inauguração da sua nova fábrica em Sorocaba, a terceira no país. Localizada no km 92 da rodovia Castello Branco, ela será responsável por fabricar o novo Etios, nas versões hatckback e sedã, e foi fruto de investimento de U$ 600 milhões. Além do presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, e outros executivos da empresa, também estiveram presentes na cerimônia o prefeito Vitor Lippi (PSDB), o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o ex-jogador de futebol Zico, e o embaixador do Japão para o Brasil, Akira Miwa. “Estou extremamente encantado por apresentar a vocês o Etios, o verdadeiro carro brasileiro feito para brasileiros”, disse Toyoda. O primeiro carro será doado para a entidade Associação Bom Pastor, ligada à Pastoral do Menor, que realiza trabalhos com crianças carentes de Sorocaba.

ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Jogo Rápido A s s e s s õ e s n a C â m a ra d e Vereadores têm acontecido com bastante agilidade desde que os parlamentares voltaram do recesso de meio de ano. Na quinta-feira (9), em cerca de 20 minutos foram aprovados três projetos (criação da campanha permanente de leitura, criação de normas para esterilização masculina e fixação de cartazes informativos sobre a lei que garante agilidade de processos cujos interessados são idosos). Nove projetos de lei sobre denominação de vias e próprios foram aprovados em discussão única. Por volta das 11h15, o plenário estava vazio.

Ciclovias em calçadas Tramita na Câmara Municipal de Sorocaba um projeto de lei que proíbe a Prefeitura de criar em passeios públicos espaços destinados à circulação de bicicletas, através da pintura de solo, as conhecidas ciclovias, que atualmente ocupam calçadas em importantes vias do município. A proposta é de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), que a baseou no Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, o projeto prevê que a Prefeitura tem 30 dias para ‘apagar’ as ciclovias já existentes e que estiverem sobre as calçadas.

Fotomontagem: Magueta

ARQUIVO ABERTO

Jomar Bellini

2

Menos polêmica Apesar do presidente do Legislativo sorocabano, vereador Francisco Martinez (PSDB), não falar, fica a impressão de que a rapidez dos trabalhos se deve ao período eleitoral. Martinez concordou, no entanto, que os vereadores têm evitado entrar em polêmicas.

Sem TV Os vereadores diminuíram os discursos na tribuna. Até mesmo a defesa dos projetos tem sido rápida. Nos bastidores, o comentário é que se as sessões estivessem sendo transmitidas pela televisão muitos parlamentares iriam falar muito durante as sessões.

Caso Ruby A Comissão de Ética e Decoro parlamentar que apura denúncias de improbidade administrativa contra o vereador Emílio Ruby (PSC), cujo mandato foi suspenso há um mês por uma liminar da Justiça, decidiu ouvir testemunhas no processo movido pelo Ministério Público. Inicialmente estão programadas sete oitivas com assessores e ex-assessores do parlamentar. De acordo com o relator do caso, vereador Marinho Marte (PPS), na terça-feira (14), quatro assessores serão ouvidos. Outros três ficam para quinta-feira (16). Depois deles, será a vez de Ruby se explicar para os colegas.

Fatos novos De acordo com Marinho, a necessidade da convocação se deve à possibilidade de que tenha havido irregularidade na condução do processo contra Ruby. “O que se comenta, aqui nos corredores, é que alguns atos que se produziram e, que ensejou na apreensão das máquinas, tiveram falhas nesses procedimentos”.

Lei do motofrete As exigências da Lei do Motofrete promulgada em dezembro de 2010 entrarão em vigor em março de 2013. É o que estabelece o projeto de lei do vereador Anselmo Neto (PP) aprovado em definitivo nas sessões extraordinárias realizadas na terça-feira (7).

Curso de graça Além da nova prorrogação de 180 dias a partir de 6 de setembro – data em que as novas regras passariam a valer – o projeto determina que o Executivo ofereça gratuitamente o curso preparatório exigido pela lei.

Cordialidade Os candidatos a prefeito de Sorocaba Raul Marcelo (PSOL) e Renato Amary (PMDB), encontraram-se no Centro de Sorocaba durante caminhada de campanha. Foram amáveis e cordiais um com o outro.

Civilidade O candidato a prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), também se encontrou com Renato Amary. Eles se cruzaram dentro da Fundação Ubaldino do Amaral. O tratamento entre eles também foi cordial.

Hora eleitoral O horário eleitoral no rádio e na TV começa dia 21 de agosto, uma terça-feira. O marqueteiro de um candidato disse que, modéstia à parte, o programa está muito bom e cheio de surpresas. Marqueteiros, de outros candidatos, devem estar dizendo o mesmo.

Iara, Pannunzio e Mussum A candidata a prefeita de Sorocaba pelo Partido dos Trabalhadores, Iara Bernardi, resolveu entrar na onda dos memes e postou uma montagem com o saudoso “trapalhão”

Mussum no seu perfil no Facebook. Antes, a Juventude 45, também no Facebook, usou a tática com uma montagem onde Mussum aparece ao lado do candidato Antonio Carlos Pannunzio e do prefeito Vitor Lippi (PSDB).

Aposta na rede Aliás, os candidatos – Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e Renato Amary (PMDB) – também têm se utilizado bastante da rede social mais popular do mundo. A página de Amary é diariamente atualizada com fotos e comentários do candidato.

Sacada Já Pannunzio, além das postagens diárias, aposta num aplicativo de interatividade. O internauta também pode visualizar muitas fotos. Na página eletrônica, ele resolveu “imitar” Maluf, com a série “Pannunzio Fez”, que lembra a clássica propaganda “Foi Maluf que fez”. O curioso é que, nestas eleições, o partido de Maluf (PP) em nível local é aliado do candidato a prefeito Renato Amary (PMDB)

Sumiu A surpresa fica por conta de Raul Marcelo, o candidato do Psol. Ele pouco tem dado as caras na rede social. Sua página tem apenas 61 “curtir” e tem sido pouca atualizada. No seu perfil da rede, que conta com cerca de 1,3 mil amigos, a situação é parecida.

Internet era aposta Raul Marcelo tem o menor tempo de propaganda na televisão e no rádio – cerca de dois minutos e meio. Quando foi oficializado para o pleito, em junho, ele disse que pretendia driblar a desigualdade usando a internet e na época declarou: “internet, rede social, e-mail, que a gente já vem trabalhando, que é nosso perfil. Até porque é um contato mais direto com o cidadão. Então, nós vamos trabalhar muito [com internet] nesse processo eleitoral”.

3

ARTIGO

Entusiasmo Entusiasmo (do grego en + theos, literalmente “em Deus”) originalmente significava inspiração divina ou pela presença de Deus. Bem meus amigos, diante disso, podemos elencar inúmeras situações cotidianas de que sem ele, o entusiasmo, nada seria realizado com êxito, sucesso. Em nossas vidas feitas de encontros e desencontros nos deparamos com todo tipo de gente: os que torcem para o jacaré; os que participam de um projeto cumprindo literalmente a tabela; ou ainda, aqueles que querem palpitar na sua atividade, ao invés de cuidar da sua própria. Deixam de lado seus afazeres preocupando-se com questões menos importantes, irrelevantes. Mas como é bom trabalhar, viver, namorar, casar, enfim, compartilhar qualquer relação pessoal com pessoas entusiasmadas, que trazem consigo a presença do seu Deus, seja qual for, cheio de entusiasmo, compromisso, alegria, fé na vida, fé nas escolhas, fé no que virá. Vocês meus amigos têm tido uma postura pró-ativa em suas existências? Você tem feito esse mundo melhor com sua postura de vida ou só tem achado que a sorte não lhe sorriu? Vai esperar que algo fora de seu interior mude o rumo das coisas, numa condição passiva diante da vida? Convido vocês, meus amigos leitores, a uma reflexão nesta semana que vai chegar; que possamos traduzir nossos sonhos em realidade com todo entusiasmo, pois se somos filhos de um criador perfeito temos esse compromisso conosco e com a vida. E você repetidamente diria: Eu sei! Eu sei! Se sabe, faça o seu mundo melhor. Pense e aja sempre com entusiasmo e boa semana.

Francisco Pagliato Neto é empresário e educador


4 ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Itavuvu intransitável... ARTIGOS

ESPAÇO DO RUI

Receita para emagrecer O Brasil é campeão no consumo de produtos de beleza. E também na quantidade de salões de estética, massagem, cabeleireiros etc. Especialistas em tratamento de pele, cirurgias plásticas, bronzeamento e outras atividades que contribuem para valorizar a beleza é o que não falta. Por uma razão simples: moramos num país tropical, bonito por natureza que exige pouca roupa. Em 64 anos de idade posso contar nos dedos da mão quantas vezes usei casacos pesados, tão comuns nos países europeus. Assim, como também somos um país rico em produção agropecuária e com culinária diversificada, capaz de agradar os mais exigentes paladares, acabamos comendo bem. Ou melhor: muito bem. Também, com esse calor que mostra garras até no inverno, é impossível resistirmos a deliciosas cervejas geladíssimas, que vêm sempre acompanhadas por batatas fritas, carnes nadando em molho branco, amendoins, porções de pastel, torresmo, entre outras delícias. Elas já me dão água na boca só ao descrevê-las. Porém, isso engorda. Assim, o negócio é procurar caminhar, frequentar academias de ginástica, cuidar do corpo. E, ao mesmo tempo, fechar a boca. Fazer regime. Todo dia recebo e-mails anunciando regimes. É regime do sol, do alho, da cebola, do cogumelo, do chuchu, da água morna e centenas de outras sugestões. Até Ana Maria Braga e outros apresentadores de TV falam de fórmulas. Felizmente, nunca cheguei à obesidade, mas muitas amigas e amigos dizem que nada disso funciona. Perdão, apenas um amigo conseguiu emagrecer com fórmula inventada há mais de trinta anos. Edgard de Almeida Moura e Jorjão Martinez jogavam futebol de salão no Guarani. Grandes amigos. Tinham muita liberdade. Um dizia ao outro o

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda CNPJ - 01.142.640/0001-07 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

Filiação

que queria. Identificavam-se até na tendência para engordar. Ao jogarem movimentada partida, Jorjão passou a bola para Edgard e gritou: “Marque o gol!” Porém, o amigo não alcançou a bola e, ainda, reclamou que o passe foi esticado demais. “Também, você não tem vergonha. Está gordo, com essa barriga enorme!” – retrucou Jorjão. “Veja quem fala, um armário de gordura como você!” – arrematou Edgard. Alguns minutos depois, os dois resolveram fazer uma aposta para “criarem vergonha”. Quem conseguisse perder mais peso em um mês ganharia um tênis caríssimo do outro. Selada a aposta, partiram para o sacrifício. Nada de abusos e muito exercício. No final, Jorjão, que hoje é proprietário da Pizzaria Martinez, ganhou o tênis. Curiosamente, os dois estão fora do peso e não mais falam em regime. Mas, aconselham: “Se você quiser emagrecer, faça aposta com outro amigo gordinho que dá cer certo. É só mexer no bolso que todo mundo muda de comportamento!”. Outro grande amigo de Edgard Moura é o empresário Onofre Padrão, português que todo final de semana prepara deliciosos pratos e os devora com garrafas de vinho, na boa companhia de simpáticos patrícios. Perguntei como foi o início da amizade e o Edgard respondeu: “Ele começou a fazer negócios imobiliários em Sorocaba e colocou um anúncio numa das casas que negociava: ‘Vendo esta casa, mas tenho outras melhores’. Quando li isso fui procurá-lo: ‘Onofre, assim você nunca vai vender’. Daí nasceu nossa grande amizade”. Portanto, amigo leitor. Se você deseja emagrecer mesmo, acredito que a receita dos dois amigos sorocabanos tem tudo para funcionar. Ou você tem outras melhores? Rui Batista de Albuquerque martins é jornalista e publicitário

Diretoria Francisco Pagliato Neto Juliana Camargo Pagliato Editor Benedito Urbano Martins MTB 36504 Gerente de artes Gerente Geral - Jornal Ipanema Manoel D. Magueta Wilson Rossi Tiragem - 28.000 exemplares Gerente de Produção Distribuição - Sorocaba e Região Roberval Fernandes de Almeida

diretoria@jornalipanema.com.br ________ 2102-0300 redacao@jornalipanema.com.br ________ 2102-0389 comercial@jornalipanema.com.br _______ 2102-0330 financeiro@jornalipanema.com.br ______ 2102-0308 circulacao@jornalipanema.com.br _______ 2102-0335 wilsonrossi@jornalipanema.com.br ______ 2102-0333 arte@jornalipanema.com.br - 2102-0340/ 2102-0342

PARA ANUNCIAR: comercial@jornalipanema.com.br 2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

PoRTAl Do JoRNAl IPANEmA: www.jornalipanema.com.br Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

A ouvinte Elaine, do Jardim São Camilo, participou do Jornal da Ipanema da Rádio Ipanema na quarta-feira (8), por meio do Portal de Voz, pedindo soluções para o trânsito da avenida Ipanema. Ela reclamou dos semáforos que foram instalados no local. “Está intransitável: não tem mais dia e horário bom para andar na Itavuvu”.

... é culpa das obras O presidente da Urbes e secretário de Transportes, Renato Gianolla em entrevista ao vivo na Rádio Ipanema também na quarta-feira (8) respondeu ao questionamento e disse que o problema está sendo gerado devido à uma obra numa praça no final da avenida Itavuvu, que deve ser concluída até este domingo (12). “Foi tentado realizar esta obra de madrugada devido ao trânsito, mas o barulho não deu condições. Ela é feita fora do horário de pico, mas mesmo assim tem uma pista reduzida devido a um corte nos asfalto”.

Semáforos (I) Simone Bruneti, outra ouvinte do Jornal da Ipanema da Rádio Ipanema, reclamou dos chamados “semáforos inteligentes” dizendo que só servem para provocar multas aos motoristas que passam no sinal amarelo: “É sinaleiro ‘pega trouxa’. Porque ele não colocou um temporizador para sinalizar quanto tempo você tem para poder

passar? [...] Hoje, quem vem de fora para visitar Sorocaba vai embora levando uma multa junto”, reclamou a ouvinte. Gianola negou a irregularidade na multa. “O semáforo começa a funcionar quase dois segundos depois do sinal vermelho”, explicou.

Semáforos (II) Gianolla afirmou ainda que os temporizadores são uma “ilusão” e que, em algumas cidades, o resultado foi que os mesmos fizeram aumentar o número de acidentes. “Mostre-me um grande cruzamento em qualquer cidade avançada no mundo que tenha temporizador. Para os motoristas responsáveis ele facilita. Já os irresponsáveis aceleram o veículo quando o temporizador está chegando aos números finais”, disse. O secretário afirmou ainda que falta uma regulamentação pelo Contran sobre o assunto para evitar problemas legais no futuro.

Central de trânsito O presidente da Urbes e secretário de Transportes afirmou ainda que foi realizado um investimento de mais de R$ 1 milhão em tecnologia de inteligência de trânsito. A cidade recebeu cabeamento com fibra ótica e computadores nos semáforos. São 40 redes semafóricas, com 25 delas em uma central que deve ser inaugurada nos próximos meses. “Estamos esperando só telefone e internet para prestarmos serviços de trânsito online”, disse Gianolla.

ARTIGO

Dia dos Pais e dos Paes O domingo do Dia dos Pais será especial na família do José Paes. O carinho dos filhos que já é uma manifestação de amor diário irá transbordar no almoço preparado pela mamãe Maria Clarice. O ambiente dessa alegria: a chácara dos Paes em Araçoiaba da Serra. “Zé Paes” como é conhecido na comunidade da Vila Progresso vive nos seus 57 anos, uma aposentadoria repleta de hobbys. Jogador de futebol dos veteranos do Estrada, participou desde jovem de vários times, entre eles o Olaria e o São Bento, quando fez seu teste ao lado do consagrado Mickei. Um dia deixou seu sonho dos campos para jogar no time dos campeões da Telesp. Cursou o técnico profissional e seguiu carreira nessa área. Outro de seu passatempo predileto é filmar e fotografar. Na sua casa mantém uma sala com uma ilha de edição onde passa horas produzindo seus vídeos. Motociclista apaixonado viaja com uma turma de amigos em aventuras pelas estradas do Brasil. Entre suas paixões está seu cantinho em Ilha Comprida. Na praia adora ficar sentado com a esposa olhando o mar, pisando na água que vem com suavidade para relaxar seu dia

com a cervejinha gelada. Quando voltam à sua casa na rua João Cordeiro, sabem que o aconchego dos filhos e da irmã Maria do Carmo o espera de braços abertos. Estive na casa dos Paes esta semana e senti o clima de amizade e amor. No chá gelado de melissa com hortelã servido pela Maria Clarice ou no pãozinho com café e leite, o carinho ao paizão “Zé Paes” está presente no ar. Atuante da Paróquia de São José Operário, por sinal, “Pai da Sagrada Família”, há uma cumplicidade de fé e devoção no seu padroeiro que inspirou seus pais para o seu nome de batismo. Neste Dia dos Pais e dos Paes, a celebração está além dos presentes, começa com abraços e beijos dos filhos, o bombeiro Marcelo, a bancária Débora e o estudante Guilherme. Um feliz Dia dos Pais a todos os leitores! Vanderlei Testa é jornalista e publicitário Leia mais de Vanderlei Testa no Portal www.jornalipanema.com.br


RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Fabiano Puglia e Andrea Albuquerque

Vina Ferraz e Márcia Duarte

Boteco Nossa Senhora de Ipanema Salete Mussi Bonito

5

O presidente do Ipanema Clube, José Humberto Urban Filho e Helena Urban

Mais de 400 pessoas, entre associados e convidados, estiveram na noite de sábado (4) para curtir o evento “Boteco Nossa Senhora de Ipanema” no Ipanema Clube. No palco estiveram Eraldo Basso, Julinho Nascimento e participação de Carlinhos Madia, sons de alta qualidade que antecederam ao show dos Originais do Samba, grupo tradicional que agitou ainda mais a noite.

Reinaldo e Rosana Ferreira O vice-prefeito José Ailton Ribeiro e Maria Lúcia Ribeiro

Carmem Pagliato, Selma Santos e Cleide Silqueira

Veja as fotos feitas por Juliana Moraes durante a noite de “Boteco” Ipanemense e mais em nossa coluna no portal www.jornalipanema.com.br


6

GUYMA BADDINI

66 MEIO

EMPRESARIAL

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Atendimento diferenciado aos produtores rurais Fotos: Juliana Moraes

Representantes da Case homenageiam a nova concessionária

Renata Moeckel Sorocaba, além de seu grande potencial industrial é situada em uma região também conhecida por sua produção rural com as mais variadas culturas como grãos, cana-de-açúcar, horti e fruticultura e recebe, agora, a mais nova concessionária Case no Brasil. A cidade foi escolhida para ser a casa da Case em 2010, ano em que foi reinaugurada a sua fábrica, com uma das mais modernas estruturas do mundo. A fábrica de Sorocaba produz os maquinários que vão para todos os cantos do Brasil e América Latina. Referência no agronegócio e pioneira em oferecer soluções completas aos produtores rurais, a Case é reconhecida entre os agricultores brasileiros por sua linha de máquinas de alta tecnologia e atendimento personalizado ao cliente, contribuindo para a evolução da agricultura mundial. Em um investimento de mais de 1 milhão de reais, com uma área construída de quase quatro mil m²,

a mais nova concessionária Case IH em Sorocaba já está pronta para atender os produtores rurais da região. Carlos Cesar Alves, diretor da DHL, destacou a importância da região: “Sabemos que estamos em uma das mais variadas áreas produtivas do Brasil e vamos atender produtores de grãos, cana-da-açúcar, horti e fruticulturas. A parceria com a Case é perfeita, garantindo toda tecnologia alinhada à melhor assistência técnica”. A DHL Case fica na rua Ruth Simão, 95 – Jardim São Carlos.

Mirco Romagnoli

Alexandre Martins, gerente desenvolvimento da rede Case

Carlos Alves, proprietário da concessionária Case- DHL


7

ALE SCAPOL

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

alescapol@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Humilde Residência Aline Peres recebeu amigos para comemorar a vida. O happy hour foi inspirado num boteco, com direito à karaokê, DJ e comidas típicas e deliciosas. As pessoas se divertiram tanto que não queriam ir embora. Aline: eu quero mais! Patrícia Ferandes

Lilian Rose Lemos

Fábio Nastri e Tati Vicente Aline Peres

Paulinha Lopes

Estela Festa e Leo Scapol

Juliana Pagliato


8

PAULINHO GODOI

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

paulinhogodoi@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Julia de Souza Lima

José Luis e Vera Aparecida de Oliveira

Teresa e Joko Henna

Minerim,

uai!

Voluntários que ajudaram no jantar

De cara nova Padre Silvio Trindade

O jantar tipicamente mineiro da Paróquia Bom Jesus reuniu voluntários e paroquianos no salão de eventos da igreja que ficou cheia para provar e aprovar as delícias da culinária mineira.E olhe que tem gente que repetiu.

A Eletrosol está de cara nova. No ano em que completa 21 anos, está com nova fachada, uma sala especial para atendimento diferenciado, projetadas por Renato Souza, cinco mil metros de área construída, estacionamento, funcionários super treinados, vendas online e atendimento exclusivo para empresas e indústrias. Lá você encontra tudo para equipar a sua casa e o melhor de tudo, lá você é vip sempre. Sérgio Marcondes de Oliveira e Regina Carvajal Marcondes de Oliveira


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

TEYLOR SOARES

Mais cerveja

9

teylor@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Giovani Sajo

Joรฃo e Alessandra Del Nero, Erica Mosca e Nelson Ferrari

Para quem gosta de harmonizar uma boa cerveja com a carne certa, um petisco ou simplesmente gosta de experimentar as cervejas que existem ao redor do mundo, o pessoal do Cervejรกrio inaugurou um novo espaรงo, o HunterBeer, aliรกs o segundo... esse no espaรงo das Bandeiras, ao lado da Padaria Real da Afonso Vergueiro.

Franceline Camargo


12

CORPO EM FORMA / SAÚDE

Andropausa - Como as mulheres, os homens também Os homens entre 40 e 55 anos de idade têm diminuição normal na produção do hormônio masculino (testosterona), podendo apresentar um fenômeno semelhante à menopausa das mulheres. Todavia, enquanto nas mulheres ocorre a parada da menstruação, nos homens não há um sinal específico. Mas, em ambos, há uma diminuição na produção dos hormônios – o estrógeno nas mulheres e a testosterona nos homens. Tal queda acarreta numerosos problemas, principalmente irritação, insônia, depressão, cansaço, instabilidade emocional etc, prejudicando a qualidade de vida. Também é responsável por doenças do coração e rarefação dos ossos (osteoporose). Assim, com o envelhecimento todos os homens

apresentam diminuição nos níveis de testosterona, porém nem todos têm os sintomas desta falta de hormônio. Parece que contribui para a manifestação dos sintomas o estilo de vida inadequado, como o estresse, o consumo de álcool, obesidade e infecções. Para identificar os sintomas como decorrente da andropausa foi elaborado o seguinte questionário: tenho perdido o interesse sexual, tenho sentido falta de energia, minha força muscular diminuiu, perdi peso, falta de interesse por coisas que mais gostava, estou me sentido triste, as ereções (potência) estão menos fortes, diminuição na capacidade de praticar esportes, adormecimento após o jantar e queda na capacidade de trabalho. Por outro lado, a meia-idade é uma

fase complicada na vida de muitos hoho mens, pois ocorrem inúmeras mudanças no âmbito profissional, familiar e social, que podem levar ao aparecimento dos mesmos sintomas da andropausa. Mas, a falta de interesse pela vida sexual e a queda no desempenho (ereções) são os sintomas mais sugestivos de diminuição nos níveis de testosterona. O tratamento da andropausa é feito com a reposição do hormônio masmas culino, porém os suplementos nutritivos, vitaminas e alimentação adequada podem ajudar. A aplicação da testostetestoste rona de forma correta, feita com a orientação do urolourolo gista, permite a recuperação da potência, da libido (tesão), além de melhorar os problemas físicos característicos da mencionada queda de hormônio.

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

sofrem

Professor Doutor mário Cândido de oliveira Gomes, infectologista e clínico geral


CORPO EM FORMA / SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Cirurgia bariátrica, eu faço? A compreensão inadequada do tratamento pode gerar déficits nutrológicos, a persistência ou o retorno da obesidade. Ser prudente e buscar informações diminuem muito os riscos.

A obesidade vem crescendo a passos largos em nosso país e já atinge a população desde a infância. A semelhança de outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, a obesidade necessita de um tratamento contínuo e disciplinado. Porém, diferente das outras doenças, a oferta de remédios para o tratamento da obesidade é extremamente reduzida e ainda assim criticada por muitos. Sobrou para os obesos métodos disciplinares

de alimentação e atividade física, associados a alguns métodos cirúrgicos, as chamadas cirurgias de obesidade ou cirurgia bariátrica. Hoje, a mais difundida e realizada com eficácia de resultados é o método de Forbi-Capella, classificada como um método restritivo e disabsortivo, isto é, a redução da capacidade de ingestão de alimentos e da capacidade de aproveitamento dos nutrientes. Trata-se de uma forma eficiente de redução do peso corporal,

com mudanças significativas na vida do obeso, proporcionando uma forma melhor de viver e reduzindo os riscos de adoecer associados à obesidade. Neste ponto cabem duas perguntas: A cirurgia bariátrica é um tratamento para obesidade? Quais os riscos de realizar a cirurgia? A melhor forma de colocar respostas para essas perguntas é retomar conceitos básicos na origem dessa doença e lembrar que os hábitos alimentares incorretos e o sedentarismo são causas primordiais de geração da obesidade. Isso responde a primeira pergunta, colocando a cirurgia bariátrica como um “auxílio” ao tratamento da obesidade. Pacientes que encaram a cirurgia como a única forma de tratamento e esquecem os hábitos de alimentação saudável associado a prática de atividade física, certamente correrão sérios riscos nutrológicos. Para o sucesso no tratamento é necessário a criação de mecanismos de defesa à forma “obesa” de pensar. Profissionais preparados para tal devem ser consultados e adotados para um acompanhamento por toda a vida, pois os mecanismos de defesa deverão ser continuamente relembrados e cons-

13

Paulo Góes Ribeiro médico, nutrólogoespecialista pela Abran CRM 80008 tantemente aplicados. Neste viés é que ocorrem os maiores riscos. Embora, a maioria das pessoas atribua o risco ao ato cirúrgico, este realmente existe, porém, o maior risco está em não entender os fundamentos do tratamento da obesidade. Esse tratamento é difícil e requer atitudes firmes e persistentes do paciente. O obeso que precisa resolver o seu problema, não deve achar que atos isolados podem solucionar algo de tamanha complexidade. A compreensão inadequada do tratamento pode gerar déficits nutrológicos, a persistência ou o retorno da obesidade. Ser prudente e buscar informações diminuem muito os riscos.


14

RENATA MOECKEL

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

renatamoeckel@jornalipanema.com.br / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

CAFé COM...

EM DeStAque

Amanda Buzo

Esta semana demos uma passada para um café e um papo com a empresária Amanda Buzo para saber dela como tem concilado seu tempo entre o trabalho (Amanda está à frente de duas empresas atualmente: a Home Travel e a Cristallo, juntamente com seu irmão Bruno) e o lazer, amigos, baladas etc. Ela nos disse que é preciso dar um jeitinho para que não esteja envolvida com o trabalho 24 horas por dia... Assim, deixa que os finais de semana “aconteçam”, sem

hora marcada com antecedência para qualquer compromisso. Amanda veio de Campinas com os pais, há cerca de 15 anos, em virtude dos negócios da família estarem aqui centrados e, assim, resolveu com o irmão investir também por aqui. Formada em Turismo na faculdade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, ela atuou por mais de dez anos na área e, quando negociava a franquia da Cristallo - que a faria deixar a empresa onde atuava - abriu concomitantemente a Home Travel, aproveitando todo o seu know how no assunto. Como conheço as duas empresas administradas pelos irmãos Buzo, posso dizer que, primeiramente, o bom gosto na dose certa está presente nos ambientes de trabalho, onde se constata a visão do empresariado moderno, sempre com ideias inovadoras que proporcionam proximidade com os clientes. Amanda nos conta que as perspectivas são as melhores. Bons planos no presente e para o futuro próximo, com muito trabalho e dedicação. Mas, claro, com as “escapadinhas”, como disse Amanda, para um bom lazer. Viajar, por exemplo, quando não à trabalho, só em baixas temporadas, para descansar e refazer as energias. Sorte e sucesso para a Amanda, sua família e seus negócios!

Os artistas Maria Cecilia Rossi e Manoel Moreno Duas exposições muito bacanas e gratuitas que acontecem em Sorocaba até o dia 14 (terça-feira) são as de Maria Cecilia Rossi, no Espaço Cultural Fran’s Café Villàggio, chamada “Sentimentos Surreais” e a de Manoel Moreno no Palacete Scarpa, artista que, com 53 anos de experiência, faz questão de produzir suas obras com o mesmo entusiasmo com o qual trata a música, já que é percussionista do grupo “Entre Amigos – Choro e Seresta”. Cecília Rossi, por sua vez, diz ter aplicado nesta sua fase de abstratos, uma mistura de técnicas aprendidas e praticadas ao longo de mais de trinta anos e que buscou resultatos que ela mesma aprovasse. Os trabalhos dos dois artistas plásticos valem ser vistos. O Espaço Cultural Fran’s Café Villàggio com visitação das 10 às 22 horas e o Palacete Scarpa, que fica na rua Souza Pereira, 448 - das 8 às 17 horas.

maria Cecilia Rossi

manoel moreno

PoDe lER

Crônicas de um bipolar O autor, Marcelo Diniz, tira de foco os aspectos depressivos da doença e coloca, em textos divertidos, a exêntrica rotina da bipolaridade. Imaginem, por exemplo, que ele abandona, nos anos 80, uma sólida carreira em uma grande empresa, para se dedicar a patentear o cometa Halley! Ou, pior, imaginem alguém que rouba de volta seu carro roubado em plena favela do Rio de Janeiro, no complexo do Alemão... Coisas de um bipolar? Pois é... mas personalidades como Salvador Dali, Marlilyn Monroe, Hemingway, Jim Carrey e Axl Rose também são ou foram bipolares... Boas risadas estão garantidas. Pode ler que o livro é bom.

ABRAÇO COM CARINHO...

Para Dirceu Rosa Ouvinte “pontafirmíssima” dos nossos boletins culturais no Jornal da Ipanema e também do programa Cultura Ipanema que levamos ao ar pela Rádio Ipanema nos 91,1... Abraço com carinho, Dirceu! E obrigada pelo incentivo!


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Chef: Renata Vanzetto

Com apenas 23 anos, a chef autodidata Renata Vanzetto, cozinha desde os 9 anos. Nos anos 90, a mãe abriu um pequeno restaurante em Ilhabela, o Kinkhao, e foi ali, com apenas 13 anos, que iniciou a carreira cuidando das entradinhas com toque tailandês. Aos 17, fez estágios na Brasserie Les Varietés, em Saint Rémy, sul da França, e no restaurante Villaurrutia, em Tarragona, na Espanha. Em 2007, abriu o Marakuthai, restaurante contemporâneo de sotaque tailandês. Em 2008 conquistou o prêmio de chef revelação pelo Guia Quatro Rodas, Chef Revelação do Casa Boa Mesa (2010), e o de Melhor Restaurante Contemporâneo (2011). Em 2011, fez estágio no restaurante nº 1 do mundo, o dinamarquês Noma, do chef René Redzepi.

ROTEIRO GOURMET 15

Praia de Santa Teresa

(Creme com tuille de macadâmia, redução de framboesa e blueberry)

Para o creme: 300 g de leite condensado 225g de creme de leite sem soro 150 ml de iogurte natural ½ pote de cream cheese Cozinhar o leite condensado com o creme de leite até o ponto de brigadeiro, esfriar. Misturar o iogurte e o cream cheese Passar na peneira e gelar Para a calda: Cozinhar 100g de framboesa com 40g de açúcar e 40g de água, deixar reduzir. Para tuille: 30g de farinha de trigo 20g farinha de amêndoas 20g de açúcar 2 claras de ovo 20g manteiga Misturar todos os ingredientes em uma assadeira de silicone, passar com uma colher fazendo gotas finas e assar até que esteja dourada. Com um aro em um prato, pôr o creme, em cima a blueberry, a tuille, decorar com morangos e hortelã.

Fotos: Marcos Ferreira


16 EDUCAÇÃO

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Feira de profissões será em setembro “A Feira de Profissões é mais uma ferramenta que a Prefeitura de Sorocaba oferece aos jovens, principalmente aqueles que estudam nas escolas públicas, para escolherem uma profissão”, explicou Valderez Soares. Por meio da Secretaria da Educação, a Prefeitura de Sorocaba realizará em setembro a 4ª edição da Feita de Profissões. O evento, que já se consolidou como um dos mais importantes para os jovens que buscam orientação ou que desejam descobrir a vocação profissional, será realizado no Parque Tecnológico entre os dias 20 e 21 de setembro. A Feira de Profissões reunirá as principais universidades, escolas técnicas e instituições de ensino superior de Sorocaba, como: Esamc, Unesp, Anhanguera, Pitágoras, PUC, UNIP, Facens, Colégio Politécnico, Wings (escola de aviação), entre outras. Conforme a professora Valderez Soares, a novidade nesta edição será a participação das instituições militares: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército (14ª CSM), Marinha (Ara-

mar) e 4º Comando Aéreo (Comar). O evento tem foco na orientação vocacional e é dirigido especialmente a estudantes do Ensino Médio de Sorocaba. O objetivo é ajudá-los a escolher suas futuras carreiras. No ano passado, quase 18 mil jovens de Sorocaba e de cidades da região visitaram a Feira de Profissões, que teve como uma das principais atrações o professor Pachecão. Palestras sobre as mais variadas profissões, orientação vocacional, consultorias, shows, exposições e testes vocacionais são algumas das atividades previstas para esta Feira. Além de visitar os estandes, os estudantes também poderão participar de oficinas diversas , como de maquete e de mini fóruns de discussão.

Concurso Literário recebe inscrições A Universidade de Sorocaba (Uniso) está recebendo as inscrições para a 31ª edição do Concurso Literário, que acontece em duas modalidades: microconto (verbal) e videominuto (audiovisual), com o tema Narrativas/Cenas Urbanas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 20 de agosto pelo site da Uniso: www.uniso.br/ead/concursoliterario, onde também está disponível o regulamento. Cada autor pode inscrever até três obras em cada modalidade. O microconto pode ter até 60 palavras e é aberto a qualquer gênero, como ficção, comédia, terror, romance e suspense. Os videominutos, por sua vez, deverão ser postados no YouTube (http://www.youtube.com. br), com o código: “unisoconcursoliterario” seguido do nome da obra. O processo de seleção terá duas etapas. Os dez melhores trabalhos, cinco de cada modalidade, serão apresentados, na grande final, no dia 5 de outubro, no Salão Vermelho do câmpus Trujillo, quando uma comissão julgadora classificará três microcontos e três videominutos. A premiação encerrará a programação da 26ª Semana de Letras da Uniso. P r o m o v i d o p e l o c u r s o d e L e t ra s , o c o n c u r s o v i s a e s t i m u l a r a c r i a ç ã o l i t e r á r i a . M a i s i n fo r m a ç õ e s : w w w. u n i s o. b r.


MEIO EMPRESARIAL 17

Grupo está no mercado há mais

de trinta anos O empresário Antonio Ayub, diretor – presidente do grupo Saf Veículos, esteve em visita ao Jornal Ipanema e Rádio Ipanema. A Fiat Automóveis iniciou suas atividades no Brasil em 1976. Neste ano, surgiu a Saf Veículos, em Sorocaba, décima oitava concessionária Fiat nomeada no Brasil, instalada num prédio em forma de cúpula, construída com tecnologia italiana, num projeto inédito, considerado ousado para a época. Hoje, entre os diferenciais da Saf estão a preocupação com o bom atendimento e o pós-venda. Ayub lembra que a Fiat é líder no mercado há 12 anos e sempre acompanhou o desenvolvimento da tecnologia. Hoje o grupo atua em São Roque, Itapetininga, Itapeva, Itararé e entre os nomes fortes do grupo está a concessionária Iveco. Ayub aproveitou a visita e anunciou que entre os projetos está um relacionado à área de funelaria.

Juliana Moraes

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Pais recebem

homenagem Para celebrar o Dia dos Pais, nesse sábado (11), o Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba homenageará os pais das crianças atendidas pelo Programa Barça-Unimed. O evento acontecerá na sede do Clube Atlético Barcelona (Avenida Paraguai, 459), a partir das 9h30. O Programa Barça-Unimed é mantido pela Unimed Sorocaba e pelo Clube Atlético Barcelona há 12 anos. Na ocasião, haverá um torneio de futebol em comemoração à data, no qual as crianças atendidas disputarão a final de um torneio interno. Além da bola rolando no campo, a garotada também apresentará o que aprende nas oficinas de xadrez do programa. Os médicos cooperados da Unimed estão convidados a também jogarem futebol, a fim, ainda, de conhecer mais sobre o programa Barça. A expectativa é de que haja a participação maciça das 130 crianças, dos cinco aos 15 anos de idade, cadastradas no Programa Barça-Unimed, além dos pais e convidados. Haverá distribuição de brindes para os pais dos participantes e lanche para os presentes.


18 DIA DO ADVOGADO

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Advocacia transforma a sociedade para melhor, avalia presidente da OAB Jomar Bellini Neste sábado (11) é comemorado o Dia do Advogado. A data marca o início dos cursos de Direito no Brasil, com a inauguração da faculdade do Largo de São Francisco, hoje administrada pela Universidade de São Paulo (USP), em 1827. “O cidadão tem na advocacia a única tábua de salvação para assegurar os seus direitos fundamentais que são negados pelo Estado, como os casos dos remédios e vagas em escolas que são conseguidos através de ações na Justiça”, avalia o presidente da subseção de Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alexandre Ogusuku. Segundo o advogado, essas ações se estendem não só pela educação e saúde, mas por todas as áreas da sociedade, como os direitos trabalhistas. “Esse trabalho fantástico da advocacia transforma a sociedade para melhor e desempenha um papel fundamental na consolidação da cidadania”. Apesar da data ligada ao início do ensino da advocacia no Brasil, Ogusuku, que trabalha também como professor, afirma que as faculdades estão com poucos motivos para comemorar. “Devido ao grande crescimento, desde 2005, do número de cursos de Direito no país, o ensino enfrenta sérios problemas de qualidade”. De acordo com o presidente da OAB Sorocaba, são poucas as instituições que atendem os requisitos do Ministério da Educação (MEC). “Os cursos não dispõe de professor em tempo integral, núcleo docente estruturante adequado, muitos não têm biblioteca com o número de livros e periódicos estabelecidos pela legislação e nem um núcleo de prática jurídica adequado. Infelizmente, a faculdade ainda não tem ensinado o estudante de Direito a exercer a advocacia”. Ogusuku afirma que as instituições de ensino de Sorocaba também possuem esses pontos negativos. O professor, entretanto, avalia que as

Semanas Jurídicas complementam o ensino em sala de aula. “Elas estão relacionadas às atividades de extensão e possuem a função de trazer para o aluno uma visão um pouco diferenciada e complementar aquilo que normalmente é dito em sala de aula. Quanto mais Semanas Jurídicas, melhor é a formação do aluno”. A falta de estrutura é o principal motivo apontado pelo presidente da

OAB Sorocaba para que as taxas de aprovação para obtenção da carteira da Ordem seja baixa. Outra questão apontada por Ogusuku é que os estudantes deveriam levar o curso mais a sério. “É preciso que exista um curso de qualidade e um aluno que estude. Sem esse binômio, o resultado no Exame da Ordem é o que nós presenciamos hoje, com índices de aprovação que não passam da casa dos 20% dos inscritos”.

Jomar Bellini

Código Penal O presidente da OAB comenta ainda sobre as alterações que estão sendo propostas por uma Comissão Especial do Senado para o Código Penal Brasileiro. Para Ogusuku, o ponto mais delicado é o que trata da descriminalização de drogas ilícitas para uso pessoal. “Causa-me espanto e um pouco de preocupação a questão das drogas e como a legislação vem tratando o, até então, crime de tráfico de drogas”. Na visão do advogado, a tendência pode ser a descriminalização do tráfico de drogas.

“É uma indicação de legalização das drogas no Brasil e, sinceramente, eu tenho algum receio quanto a essas medidas, principalmente pela violência que ela produz na sociedade”. Entre as outras alterações propostas, estão a permissão do aborto em casos de graves e irreversíveis anomalias físicas ou mentais do embrião; a criminalização do terrorismo e da prática de ���jogo do bicho”; a diminuição da detenção pelo crime da eutanásia; e a definição dos crimes cibernéticos.

Instituições promovem

Semanas Jurídicas A Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI) está promovendo a Semana Jurídica durante todo o mês de agosto. As palestras são realizadas na própria instituição. Para a próxima segundafeira (14) estão previstas palestras com os temas “Panorama das principais alterações do Projeto do Código de Processo Civil brasileiro”, com o professor doutor juiz Marcus Vinícius Rios Gonçalves, e “A evolução dos direitos fundamentais na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”, com o

professor doutor Alexandre de Moraes. A Universidade de Sorocaba (Uniso) também realizou uma Semana Jurídica. Foram cinco dias de palestras no período da manhã e noite, que abordaram assuntos como fraudes em contratos de trabalho, mudanças no Código Penal, coaching para o sucesso em provas OAB, concursos e técnicas de aprendizagem, reforma prisional e união estável entre pessoas do mesmo sexo.

Alexandre Ogusuku, presidente da 24ªsubsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de Sorocaba

Pendura! O “Dia do Pendura” começou a ser praticado pelos alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, em comemoração ao aniversário de criação dos primeiros cursos superiores de Direito no Brasil, em 1827. Os donos de restaurantes próximos ao Largo de São Francisco costumavam oferecer refeições gratuitas aos alunos, em homenagem à importância e à grandeza da faculdade pois, antes de sua fundação, ainda no século 19, os jovens de famílias endinheiradas eram obrigados a estudar na Europa, por falta de cursos especializados no país. Ao final da refeição, um dos estudantes discursava - geralmente o mais eloquente da turma -, agradecendo aos garçons e à casa, e deixava a promessa de que voltaria para pagar a conta quando estivesse graduado. O costume se estendeu a outras faculdades de Direito por todo o país, porém os donos de alguns estabelecimentos se recusam a participar da brincadeira, por considerá-la abusiva e não desejarem arcar com o prejuízo.


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

19


20 SAÚDE

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

A importância da atividade física

na vida das pessoas Cida Haddad Aos poucos as pessoas ganham consciência de que a prática de esportes físicos tem a ver com saúde e, consequentemente, há um ganho nas partes física e estética. A afirmação é da personal training Marly Moreira, 46 anos. Para Marly, praticar exercícios físicos representa qualidade de vida e, cada vez mais, ela, no seu dia-a-dia, vê pessoas com mais de quarenta anos se dedicando à ginástica. Quem não perde um dia de atividade física é o comendador Hermes Elias de Moura, que aos 65 anos, tem muita disposição para conciliar horas de treino com as quase 13 horas de trabalho como empresário. Tanto Marly como Moura fazem questão de destacar que a atividade física, entre muitos benefícios, traz a melhora da autoestima. “A mulher, por exemplo, tem uma cobrança diferente, trabalha fora, tem os afazeres domésticos, cuida dos filhos e é cobrada para ter um belo corpo. Diante de tudo isso, a atividade física ajuda a trabalhar a autoestima delas”, garante Marly. Moura, cita também, que a prática de exercícios físicos auxilia tanto na melhora da saúde, que costuma dizer para seus amigos e familiares que quem mexe o corpo não precisa de remédio, opinião dividida por Marly.

Juliana Moraes

Tudo em ordem depois dos 40 anos Alimentação saudável, de três em três horas, hidratação com muita água e prática frequente de exercícios físicos. Esses são os segredos de Marly Moreira para estar bem com corpo e mente. Modelo dos 14 aos 32 anos, ela conta que aprendeu a cuidar do corpo de maneira saudável e que hoje como personal explica para seus alunos que todos devem respeitar os biotipos deles. Anos de cuidados com a saúde, fizeram com que Marly participasse de um ensaio fotográfico feito por Vanessa Aprá, com maquiagem de Olyver Nassar. Algumas das fotos foram utilizadas na capa do Jornal Ipanema, do dia 4 de agosto, para anunciar a volta da Rádio Ipanema.

3ª Corrida Nacional Saúde para Todos será dia 26 A prática de esportes trouxe mudanças não apenas na saúde do comendador Hermes Elias de Moura, mas fez com que ele levasse os esportes para um maior número de pessoas com a organização de corridas, como a Corrida Nacional Saúde. Neste ano, a 3ª Corrida Nacional Saúde para Todos sairá do Parque das Águas às 8 horas, no dia 26 de agosto. É a primeira meia maratona de Sorocaba, com percurso que segue até o final da avenida Dom Aguirre, volta até a altura do Corpo de Bombeiros, retorna na ponte do Pinga Pinga. O trajeto segue, então, pelas avenidas 15 de Agosto, Camilo Júlio, Fernando Stecca até a proximidade da Dana Indústrias. Em seguida, os atletas fazem o caminho contrário de volta para a ponte do Pinga Pinga e chegam no Parque das Águas pela avenida Dom Aguirre. Existem também as competi-

ções com 5 e 10 quilômetros, que serão realizadas na avenida Dom Aguirre. De acordo com o diretor da prova e membro da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP), Marcondes do Amorim, pontos de distribuição de água estarão dispostos a cada dois quilômetros. O kit contendo o número, chip e camiseta será entregue no Parque das Águas um dia antes da corrida, das 9 às 17 horas e no domingo (26) das 6 horas às 7h20. “É importante que o corredor consiga retirar o kit com mais tranquilidade e com um atendimento melhor no sábado”. Amorim aconselha ainda que o corredor chegue com antecedência ao local da prova porque, como a

avenida estará parcialmente interditada, as vagas para estacionar estarão distantes. “Quanto mais tarde ele chegar, mais longe terá que estacionar o carro”, adverte. São 500 vagas disponíveis para cada uma das quatro categorias, sendo elas a corrida de cinco e dez quilômetros e a meia maratona geral e por idade, de vinte e um quilômetros. Haverá premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas. A 3ª Corrida Nacional Saúde p a ra To d o s é o r g a n i z a d a p e l a AASP e Hermes Running com apoio da Rádio Ipanema, Jornal Ipanema, Prefeitura de Sorocaba, da Policia Militar (CPI-7) e da Marcenaria Artesanal.

SERVIÇO: As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser realizadas no site www.aaspatletismo.com.br. (Por Jomar Bellini)


NEGÓCIOS E

OPORTUNIDADES

11 de agosto de 2012 - edição 677 www.jornalipanema.com.br

Imobiliária: ambientes integrados em novas instalações Juliana Moraes

Cida Haddad

N

a segunda-feira (6) estiveram em visita ao Jornal Ipanema e Rádio Ipanema, Renata Cristina Pasqualini Cardoso, diretora comercial da J. Cardoso Imóveis, Paulo Cardoso, diretor da Construtora J. Cardoso & Telo Ltda e Nilton Matielli, proprietário da Indústria Brasileira Comunicação. Durante a visita, Renata anunciou que a J.Cardoso Imóveis está em novas instalações, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 351. O destaque das instalações fica para os ambientes integrados e com total qualidade para melhor atendimento ao cliente.

De acordo com ela, a J. Cardoso Imóveis foi criada para suprir uma necessidade de mercado: o suporte completo para compra, venda ou locação. A diretora da J. Cardoso Imóveis declara, “damos suporte 24 horas, levando aos clientes uma assessoria completa que ajudará nas melhores decisões nos negócios do ramo imobiliário”. Renata complementa que “todos os imóveis são anunciados com agilidade. Entre os serviços oferecidos estão: venda, locação, compra, consultoria imobiliária, segurança na avaliação do imóvel, suporte e venda de lançamentos Nilton Matieli, de empreendimentos, Renata Cristina Cardoso e Paulo corretores treinados e Cardoso suporte jurídico”, finaliza.


2 PET

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Atenção aos sintomas da

Cinomose Cida Haddad A Cinomose é uma doença grave causada por vírus e que pode afetar cães de qualquer idade. Sua transmissão se dá pelo ar, através dos vírus eliminados nas secreções dos animais infectados o que pode ocorrer durante vários meses, explica a médica veterinária Ana Luisa Nithack.

De acordo com ela, a incubação viral no organismo do animal, pode demorar de quatro a sete dias ou até meses, após o contato com o agente causal, o que ocorre principalmente em animais que não tenham sido vacinados e, portanto, não possuam anticorpos que o protejam de tal doença.

Vacinação é importante

Sintomas No início, pode-se observar um aumento da temperatura corpórea, indisposição e inapetência podendo evoluir para diferentes fases. De acordo com ela, o animal pode apresentar vesículas e pústulas abdominais, secreção ocular ocasionada pelo ressecamento dos olhos pela não produção de lágrimas, ressecamento das patas e do focinho que ficam com um aspecto “rachado”. “Possui uma fase digestiva onde o animal pode apresentar vômitos e diarreia, que pode ou não ser sanguinolenta e muitas vezes pode ser confundida com uma intoxicação alimentar por ter uma evolução de rápida regressão. Porém essa regressão é ilusória e a doença evolui para as outras fases em pouco tempo”, diz. Na fase pulmonar, diz Ana Luisa,

o animal apresenta tosse seca por inflamação da laringe, faringe, traqueia e dos próprios pulmões podendo até ocasionar um quadro de pneumonia. Bactérias oportunistas podem ser encontradas tanto no trato digestivo quanto respiratório complicando a doença e favorecendo inclusive o aparecimento de corrimentos purulentos. A fase nervosa é a de maior gravidade para o animal mostrando sintomas típicos de encefalite, podendo apresentar dificuldade locomotora, tiques ou espasmos nervosos e convulsões, micção e defecação involuntárias podendo chegar ao extremo de ter que ser sacrificado se não responder adequadamente ao tratamento.

“Em caso de recuperação o animal pode vir ou não apresentar sequelas nervosas que persistirão por toda a vida do animal”, afirma. A cinomose, em sua evolução, não apresenta necessariamente todas as fases distintas, podendo ir direto, por exemplo, para uma sintomatologia nervosa. A evolução da doença pode ser rápida ou não, garante Ana Luisa, o que vai depender do organismo do animal e a imunidade que ele possui frente ao contato do vírus em seu organismo e virulência da cepa. Essa proteção será melhor se o animal estiver adequadamente imunizado, ou seja, vacinado. Seu diagnóstico é feito muitas vezes pelos próprios sinais clínicos e pode ser comprovado através de exames laboratoriais. A prevenção é feita através da vacinação sendo que a primeira dose deve ser aplicada a partir de 42 dias de idade e a seguir uma segunda e terceira doses de reforço vacinal seguindo um esquema indicado pelo médico veterinário responsável.


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

3


4 I - PROGRAME-SE

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012 ■ SÁBADO

SÁBADO (11)

A partir das 22 horas, tem banda Cavaco de Lenha, Tiaguinho Nogueira e DJ Maurício no Pagliato (rua Antônio Aparecido Ferraz, 1111 - Jardim Capitão). Informações (15) 3211-7764.

■ CONCERTOS

FINAMAX APRESENTA NELSON AYRES TRIO E PROVETA

A partir das 20 horas, com criativa combinação sonora de Nelson Ayres Trio e Proveta, no Teatro Teotônio Vilela (avenida Carlos Reinaldo Mendes - Alto da Boa Vista). ■ TOPTOP

■ FESTIVAL

SLEAZE EM VOTORANTIM

A partir das 13 horas, tem a 2ª Edição do Green Valley Sleaze Camp Festival, o maior evento de Sleaze/Glam da América Latina, com 20 bandas e mais de 36 horas de Rock´n´Roll. Na rua Armando Amado dos Santos - Green Valley, Votorantim. Informações (15) 8120-4084. ■ SEGUNDO

BRECHÓ TRAVECO

A partir das 15 horas, o Fora do Eixo traz stands das lojas DaiBags, Tentáculos, Lin’s Bags e Cosmic Love, na rua Capitão Nascimento Filho, 321 – Centro. ■ FESTA

BLACK OR WITHE

A partir das 22 horas, com open bar e tops DJs. Obrigatório traje branco ou preto. Na rodovia João Leme dos Santos, Km 110,5. ■ ROCK

DOMINGO (12) ■ TRIO

MAIS CAIPIRA

CLUB

No Asteroid, a partir das 22 horas, com Some Community e DJS residentes, no Asteroid (rua Aparecida, 737 - Vila Santana).

À PIRI

A partir das 22 horas, a banda Rock

SERTANEJO

à Piri toca no Pirilampus (avenida Comendador Pereira Inácio, 1801 – Vila Assis). Informações e reservas (15) 3211-8353. ■ RODRIGO

FREITAS

A partir das 22 horas, Rodrigo Freitas canta na Merceria São Paulo (rua Santa Quitéria, 50 , Centro - São Roque). Informações (11) 4712-4905. ■ PAGODE

NO BARBACANA

A partir das 18 horas, os grupos Figura Oito e Kerosamba tocam no Barbacana (rua Belmira Almeida, 381 – Jardim Piratininga). Informações (15) 3227-1532. ■ CIRCULADOR

DE FULÔ

A partir das 22 horas, Circulador de Fulô e Maria Madame tocam no Beleléu Bar (avenida Armando Pannunzio, 1390 – Centro). Informações (15) 3033-5802. ■ HENRIQUE

AUGUSTO

A partir das 19 horas, Henrique Augusto e o DJ Adriana JF se apresentam no Bartholomeu (rua Duque de Caxias, 225 – Vila Leão). Informações (15) 3033-1176.

Ela está de volta... ...ainda mais gostosa

■ 50

■ ROCK

■ XAVIER

E MARCIEL

A partir das 22 horas, a dupla Xavier e Marciel se apresenta no Anastácia Bar (avenida Eugênio Salerno, 187). Informações: (15) 4141-0702.

Aberta até 14 de agosto, de segunda a sexta-feira (das 8 às 18 horas), e aos sábados (das 8 às 12 horas, com 67 fotos coloridas e preto e branco que fazem uma releitura da cidade de Sorocaba. A mostra é uma homenagem do Olho Vivo Núcleo de Fotografia aos 50 anos de atividade do fotógrafo sorocabano Adolfo Frioli, no Salão de Exposições da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro).

LIBRES

■ CLUBE

SKATE FEST 2012

SEXTA-FEIRA (17)

A partir das 20 horas, com Elephant Club, DR3, Fulane, Alto Alerta e DJ Pita . Endereço: Shopping M (Avenida Antonio Carlos Comitre, 295 - Campolim. Informações: (15) 97617622 / gloria.moraes@bol.com.br. ■ SOROCABA

Com Gusttavo Lima, Israel Novaes e Guilherme & Santiago, no Centro Hípico Pagliato (rua Antônio Aparecido Ferraz, 1111 - Jardim Capitão). Informações: (15) 3221-7764.

DO SAMBA

RAP NACIONAL

■ ORQUESTRA

A partir das 22 horas, edição especial com Ogi, Rick Fuentes, Jamés Ventura, abertura Visel MC – Multiplosom e discotecagem do Dj Celo – ZapSan, na Toca do Leão (Avenida São Paulo, 2981 - Além Ponte). Informações (15) 33299086 \ 9714-9086.

A partir das 17 horas, a Filarmônica do Senai-SP se apresenta no Sesi Sorocaba (rua Duque de Caxias, 494 – Mangal). Gratuito.

QUINTA-FEIRA (16) ■ DEVASSA MUSIC FEST

A partir das 16 horas, com show de Danny & Allan, Kemkesamba e El Cabron, na Toca do Leão (avenida São Paulo, 2981 - Além Ponte). Informações (15) 32274279.

A partir das 17 horas, com os grupos Samba Livre e Kemkésamba no Bier Garten (rua Octaviano Gozzano, 347 – Campolim). Informações (15) 3326-3389.

■ ESCUTE

5

COUNTRY FEST

■ MUJERES

A partir das 18 horas, com grupo Figura Oito e com Rodrigo Freitas no Barbacana (rua Belmira Almeida, 381 – Jardim Piratininga). Informações (15) 3227-1532.

ANOS DEPOIS

I - PROGRAME-SE

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

■ BURNOUT

ROCKABILLY PARTY

A partir das 22 horas, no Asteroid (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). ■ LANÇAMENTO

DO CD UM TESOURO MUSICAL

■ CABARET

BONBON COM PHOTOCOLORS

FILARMÔNICA DO SENAI

A partir das 11 horas, a Metso Cultura apresenta o Trio Mais Caipira, no Parque Campolim, com produção e direção artística da MdA. Gratuito.

■ MOSAICO

TEATRAL

A partir das 20h30, tem o espetáculo “O Bobo e o Rei”, no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (rua São Bento, 415 - Centro – Tatuí). Telefone (15) 3205-8444.

TERÇA-FEIRA (14) ■ COMÉDIA

INSTANTÂNEA E POPCORN NO ASTEROID

A partir das 20 horas, no Asteroid (rua Aparecida, 737 Vila Santana).

■ WORKSHOP

DE TROMPA LISA

Às 14h30, com o professor Jurij Albert Angelo Meile , na sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Gratuito.

QUARTA-FEIRA (15) ■ SESI

FILMES

A partir das 15 horas, tem a exibição do filme “Trabalhar Cansa” no Sesi Votorantim (avenida Cláudio Pinto Nascimento, 140 - Jardim Morumbi). Informações (15) 33539200. Gratuito. Entrada franca

A partir das 21 horas, com Photocolors, no Asteroid (rua Aparecida, 737 - Vila Santana).

Às 20 horas, com o pianista Toninho, na sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Entrada: R$ 5,00.

SÁBADO (18) ■ TOPTOP

CLUB NO ASTEROID

A partir das 22 horas, com Single Parents e DJs residentes, no Asteroid (rua Aparecida, 737 - Vila Santana). ■ ESPETÁCULO

FLESHDANCE

DE DANÇA

Às 20 horas, com o Núcleo Artérias, na sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro). Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).


6

IPANEMA

AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012 Simon Plestanejak/Folhapress

Projeto verão Encontrar uma casa com jardim e quintal em uma metrópole como São Paulo é como achar uma agulha no palheiro, especialmente no centro e suas extensões, cada dia mais verticalizados. Para aproveitar qualquer área externa, moradores procuram arquitetos, engenheiros e paisagistas para criar espaços em lajes, coberturas, varandas e terraços. “Esses ambientes tendem a se valorizar, principalmente onde a área urbana se encontra mais adensada, pois oferecem qualidade de vida, estimulam a convivência e revitalizam espaços obsoletos.” diz o arquiteto Caio Bandeira. Assim como ele, outros profissionais vêm sendo requisitados para promover repaginações em coberturas de casas e apartamentos. No “puxadinho chique”, vale tudo. “Meu marido agora joga suas partidas de sinuca com os amigos e faz sua sauna em casa”, conta

a comerciante Andreia Lopes, que incluiu em sua cobertura piscina, cozinha gourmet e home theater. Os arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo surpreendem os amigos com o deck que construíram sobre a laje. “Quando eles acham que a casa acabou, abrem a porta e veem o espaço, que a gente usa para comer, ler, ver o pôr do sol”, diz Clara. Para projetos em condomínios, vale lembrar: é preciso ter autorização. “A ideia é muito boa, mas a operação é bastante complicada”, diz Sérgio Meira Neto, diretor de condomínios do Secovi-SP (sindicato da habitação).

“Puxadinho” A ideia de fazer um “puxadinho” pode parecer simples, mas requer precaução. Antes de transformar a laje em um jardim suspenso, ou usar o espaço para fazer uma área de lazer

Os arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo supreenderam os amigos com o deck que constuiram sobre a laje

com piscina, é recomendado solicitar a um engenheiro um laudo técnico sobre a área - pois o peso extra pode comprometer a estrutura. Para

evitar problemas com o andar de baixo, é preciso impermeabilizar local que vai receber uma piscina ou um jardim da casa ou da cobertura.


IPANEMA

AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

7

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL/JULIANA MORAES

Depois disso, um dos maiores desafios é impermeabilizar o espaço, segundo profissionais. “As áreas descobertas e as molhadas, especialmente piscinas e spas, devem receber uma impermeabilização muito bem feita”, diz a arquiteta Glaucya Taraskevicius. “Você não pode abrir mão de materiais e mão de obra de qualidade”, completa o paisagista Marcelo Faisal. Segundo Hamilton Nogueira, diretor técnico da empresa de engenharia Duroshield Spray Systems, qualquer problema relacionado a infiltrações acarreta transtorno. “Os apartamentos que estão abaixo da cobertura podem ser atingidos por uma grande quantidade de água. E uma obra de recuperação é extremamente cara e demorada, devido ao que já se encontra instalado sobre ela”. A instalação de piscinas também deve obedecer a certos critérios. “A nova estrutura deve ser isolada da já existente com materiais compressivos. Ou seja, se a casa (ou prédio) balançar, a piscina não será abalada”, afirma o arquiteto Caio Bandeira.

Teto verde O mesmo cuidado com a piscina deve ser tomado com os jardins suspensos. É importante criar áreas de drenagem. E escolher bem as espécies. “Pegar plantas em qualquer terreno e simplesmente colocá-las dentro de um vaso ou da jardineira não é a melhor solução. Existem formas de compactar o crescimento das raízes para evitar problemas futuros”, diz Bandeira. O casal de arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo resolveu bem essa questão em um projeto para sua casa, no Jardim Europa. Eles fizeram um deck na cobertura - e ganharam menção honrosa em um prêmio promovido pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). “O deck dá acesso para manutenção dos equipamentos de ar-condicionado e aquecimento de água, mas é, sobretudo, um espaço de lazer e fruição, emoldurado por uma faixa de telhado verde”, descreve Gimenes. (Maria Cecília Maciel/Folhapress)


IPANEMA

8 AMBIENTE

A dura fase do acabamento Seguem aqui dicas interessantes para quem está enfrentando essa complicada e “cara” fase de acabamento numa obra • Evite comprar materiais da moda; os tradicionais, além de ser mais baratos, são mais fáceis de repor; • pisos de cimento queimado coloridos podem substituir mármores e granitos em locais que pedem resistência a um custo baixo. Se não for bem executado, o piso pode rachar; • materiais de acabamento nobre mais baratos podem ser encontrados, junto aos fornecedores, em promoção ou sobras; • seguir a linha da parede no assentamento de pisos e azulejos consome menos peças; a colocação na diagonal requer mais recortes, implicando em mais material para cobrir a mesma área; • os azulejos não precisam ir até o teto; as meias-paredes podem receber um barrado colorido para complementação; • evitar esquadrias desnecessárias, pois, individualmente, elas são o item mais caro da obra. Elementos vazados podem eventualmente substituir algumas delas sem pre-

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

juízo da iluminação ou ventilação; • no entulho da obra podem existir materiais que podem ser reutilizados (por exemplo, pedriscos que sobram a cada peneirada de areia podem virar um caminho no jardim); • se possível, utilizar peças de linha, em tamanho-padrão, para gabinetes, pias e espelhos.


IPANEMA

AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

9

Infraestrutura para as Olimpíadas de 2016 Em clima de Olimpíadas, foi divulgado as primeiras informações sobre as instalações que serão construídas na área do Autódromo de Jacarepaguá, que será desativado até o fim do ano para abrigar as Olimpíadas de 2016.

ocupará mais de um milhão de m² O Parque Olímpico ocupará 1.18 milhão de m² no bairro da Barra da Tijuca. No local, serão disputados 14 esportes olímpicos e nove paraolímpicos. A Parceria Público-Privada também prevê a construção de um hotel com 400 quartos, Centro Principal de Mídia e três pavilhões para o Centro Olímpico de Treinamento (COT). A prefeitura do Rio de Janeiro ficou responsável pela construção do Parque Aquático, Centro de Tênis e Centro Internacional de Transmissão (IBC), entre outros. Estas obras serão realizadas com recursos do governo federal. O projeto urbanístico é da empresa inglesa Aecom e também prevê a recuperação da lagoa localizada no entorno do terreno, acessibilidade, uso de tecnologia sustentável, paisagismo, iluminação e pavimentação de ruas.

O Parque Olímpico possuirá também um sistema de tratamento de água através de filtragem natural das águas de drenagem e, de acordo com a organização das Olimpíadas, as obras reaproveitarão 100% de seus resíduos.


IPANEMA

10 AMBIENTE

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL/JULIANA MORAES

Saiba como conservar portas e janelas de alumínio

U

ma das principais características do alumínio é a durabilidade. Mas é necessário alguns cuidados básicos para a preservação do metal. Fatores como limpeza, pintura e lubrificação de todas as articulações e roldanas de portas e janelas, necessitam de um cuidado especial. Os consumidores devem ficar atentos com a conservação dos produtos. O descuido com o metal pode ocasionar falhas na abertura de portas e

janelas e surgimento de manchas. Produtos químicos, como removedor, por exemplo, são totalmente proibidos na limpeza das esquadrias. A limpeza deve ser feita somente com detergente e água. Muitas pessoas desconhecem a maneira correta para limpar portas e janelas. Alguns produtos danificam o metal. É necessário lembrar que também não se deve usar esponjas que risquem o alumínio, como as de aço, a limpeza tem que ser feita com esponja ou pano macio.

Recomendações 1. A limpeza das esquadrias deve ser feita com uma solução de água e detergente neutro, a 5%, com auxílio de esponja ou pano macios, nos seguintes intervalos de tempo: •No mínimo, a cada 12 meses em zona urbana e rural •No mínimo a cada 3 meses em zona marítima ou industrial 2. As janelas e portas de correr exigem que seus trilhos inferiores sejam sempre limpos, para se evitar o acúmulo de poeira, que, com o passar do tempo, vão se compactando pela ação de abrir e fechar, transformando-se em crostas de difícil remoção, ao mesmo tempo que comprometem o desempenho das roldanas exigindo sua troca precoce 3. Não usar fórmulas de detergentes com saponáceos, esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo 4. Não usar produtos ácidos ou alcalinos. Sua aplicação poderá manchar a anodização e tornar a pintura opaca 5. Não utilizar objetos cortantes ou

perfurantes para auxiliar na limpeza de “cantinhos” de difícil acesso. Esta operação poderá ser feita com o auxílio de um pincel de cerdas macias 6. Não usar produtos derivados de petróleo (vaselina, removedor, thiner etc). O uso de tais produtos, num primeiro instante, pode deixar a superfície mais brilhante e bonita. Porém, em sua fórmula existem componentes que vão atrair partícula de poeira que agirão como abrasivo, reduzindo a vida do acabamento superficial do alumínio. Por outro lado, os derivados de petróleo podem ressecar plásticos e borrachas, fazendo com que percam a sua ação vedadora.


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

TURISMO 11 Lucas Munhoz/Colunáveis

City Tour por Sorocaba Cida Haddad O Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau tem como principais objetivos captar, gerar e apoiar eventos nacionais e internacionais, principalmente os de natureza técnica, científica, esportiva e cultural, aumentando o fluxo de visitantes em Sorocaba e região. “É promover o destino Sorocaba e região para eventos e turismo divulgando a imagem e a qualidade do destino, em âmbito nacional e internacional, bem como, dos seus recursos, sua infraestrutura e seus atrativos”, afirma a presidente Gláucia Freitas. Para apresentar Sorocaba, foi desenvolvido um city tour, onde são conhecidos os principais pontos turísticos de Sorocaba. De acordo com Gláucia, a saída para o city tour é da sede do Convention, com destino à Prefeitura de Sorocaba, e pontos como Biblioteca Municipal, Estação Ferroviária, Chatô Francês, Casarão Scarpa, Igreja São Carlos Borromeu, Mosteiro de São Bento e Catedral (que guarda algumas preciosidades, como o altar-mor esculpido com madeira, com lâminas de ouro aplicadas no retábulo, trazido de Portugal no século XVIII).

Casa Aluísio de Almeida Entre os pontos visitados, Gláucia comenta que o prédio da Casa Aluísio de Almeida era a residência do Monsenhor Luiz Castanho de Almeida, o principal pesquisador da história de Sorocaba, sob o pseudônimo Aluísio de Almeida. O local preserva objetos e mobiliários pertencentes ao historiador, manuscritos, livros, artigos e originais que contam a história da cidade. O prédio histórico é sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), entidade cultural fundada em 1954 e que mantém uma biblioteca e o Museu da Imagem e do Som.


12 ANÚNCIOS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Estética e Beleza

Advocacia

Aulas e Cursos Informática

Diversos

Artigos para Festas

Medicina e Saúde


ESPAÇO EMPRESARIAL 13

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Serviços Profissionais

Torneio reúne funcionários de farmácias SZS Assessoria de Imprensa

Cerca de dez funcionários da Farmamed Farmácias participaram do torneio de futebol Interfarma, realizado na Chácara Santa Terezinha, em Araçoiaba da Serra. A disputa, que ocorre há quatro anos, foi patrocinada pelo Laboratório Medley e tem o objetivo de promover a integração das lojas desse segmento. Sete farmácias e uma distribuidora participaram do torneio, que teve como vencedora a Drogaria São Bento. A vice-campeã foi a distribuidora Sorolabor; seguida pela Farmamed, na terceira colocação. Juliana Moraes

Sistema integrado de construção a seco Juliana Moraes

Avisos e Editais Na terça-feira (7), Gustavo Mingrone Barretto, proprietário da SCS Home Center esteve em visita ao Jornal Ipanema e Rádio Ipanema. A SCS, localizada na avenida Ipanema, é uma empresa especializada que utiliza o sistema integrado de construção a seco, mais conhecida como construção Steel Framing. A empresa também tem como seu objetivo comercializar e distribuir produtos que unem tecnologia e soluções arquitetônicas para executar obras de maneira rápida e econômica. Entre as vantagens do sistema steel framing estão: Resistência ao fogo, Isolamento térmico e acústico, Recebe qualquer tipo de acabamento, liberdade de formas no projeto arquitetônico, grande flexibilidade no layout interno, redução no tempo de construção, perfeito controle dos custos, montagem rápida com obra limpa e seca, ganho de área útil no imóvel, facilidade na instalação, manutenção e reparo de sistemas elétricos e hidráulicos. Barretto destaca que a SCS tem showroom 100% em steel frame, com a casa modelo.

Em visita Estiveram em visita ao Jornal Ipanema e Rádio Ipanema, o administrador Alfredo Celso Piffer e Ângelo Junior, da Tecnoprint. A Tecnoprint foi fundada em 1999, com o objetivo de fornecer cartuchos remanufaturados para impressoras ink-jet e laserjet e serviços de manutenção em impressoras. Após alguns anos de atuação, entre os serviços oferecidos passaram também venda e manutenção de micros e notebook,

venda e locação de impressoras e toda linha de periféricos de informática. Os profissionais da Tecnoprint recebem treinamento diferenciado para oferecer soluções inteligentes, com qualidade e garantia nos serviços e produtos comercializados.


14 TURISMO

14 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Expoflora é atração em

Cida Haddad Localizada na Região Metropolitana de Campinas, Holambra conquistou o título de “Cidade das Flores” e é um destino certo para muitos sorocabanos, afirma Carlos Tomba, diretor da Soney Tur. A 31ª edição da Expoflora será realizada de 30 de agosto a 23 de setembro de 2012, de quinta a domingo, das 9 às 19 horas. Entre as atrações estão o Garden Center, que são mais de 3.300 m2, com mais de 200 espécies e duas mil variedades de flores e plantas produzidas em Holambra, além de muito artesanato e boa culinária, com praças de alimentação com lanchonetes e seis restaurantes. Segundo Tomba, os turistas conhecem mais do que flores em Holambra; eles podem conhecer as fotos e objetos expostos no Museu Histórico e Cultural de Holambra, que apresenta a colonização holandesa. Durante o passeio turístico há também há também parada no maior moinho típico holandês da América Latina. O total de percurso de 20

km em estrada asfaltada e com duração aproximada de 50 minutos. Um ponto destacado por Tomba é o turismo rural, com passeios a cavalo por trilhas em matas fechadas e campos, além da diversificada fauna.


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

TURISMO 15

Chiang Mai, na Tailândia, é destino diferenciado para as férias Muitos turistas buscam destinos diferenciados para suas férias. A indicação de Carlucho Bramante, da Monções Turismo, é conhecer os monumentos sagrados de Chiang Mai, na Tailândia. De acordo com ele, a cidade empata nas centenas de templos com a Bangcoc. De acordo com dados históricos pesquisados por Carlucho, a antiga capital espiritual e econômica da Tailândia já foi um centro comercial importante no Sudeste Asiático e chegou a ter 1,6 milhão de habitantes. De acordo com Carlucho, o que chama a atenção é o mercado noturno agitado e um centro histórico cheio de atrações. Vale também visitar o extremo norte – as províncias de Chiang Rai e Mae Hong Son – onde as fronteiras

de três países (Tailândia, Laos e Mianmar) se encontram entre montanhas. Na área central, o destaque, segundo Bramante, são os templos, como Wat Phra Singh, que abriga a imagem do “Buda leão”; Wat Chedi Luang, Wat Chiang Man, o mais antigo; Wat U Mong, e Wat Suan Dok, com sua cúpula dourada.

TURISMO

15


16

16 TURISMO

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Miami

é o paraíso das compras Cida Haddad

Nos Estados Unidos, um dos destinos mais procurados pelos sorocabanos é Miami, informa Igor Caldini, proprietário da Costa Turismo. O paraíso das compras, localizado no estado da Flórida, é cheio de outlets e lojas modernas, com muitas promoções, que enlouquecem quem procura produtos de grife e eletrônicos. Miami reserva muitas surpresas, além de compras. Uma delas é o Art Deco Historic District, considerado um dos bairros mais glamourosos de Miami, com prédios sofisticados e centros comerciais, além de boates mundialmente famosas, restaurantes e belas praias. Caldini lembra que na região, há festas que acontecem durante as 24 horas do dia. O Museu de Arte de Miami tem em seu acervo mais de 500 obras moder-

nas e contemporâneas. As exposições chamam a atenção com pinturas e esculturas. Outro museu muito procurado pelos turistas é de Ciência de Miami, que reúne atrações como o chamado “centro de vida selvagem”, repleto de espécies de animais raros e serpentes típicas da Flórida. Entre as atrações mais famosas de Miami está Miami Beach, com centenas de praias com paisagem paradisíaca, areias brancas e água cristalina. O destaque é South Beach, com casas noturnas e restaurantes, e Coconut Grove, com toda a sofisticação, localizada aos arredores das residências de celebridades e lojas de grife. Everglades National Park tem o maior parque marinho dos Estados Unidos e também é muit o p ro c u ra d o p e l o s t u r i s t a s .


11 de agosto de 2012 - edição 677 www.jornalipanema.com.br

LondresLondresLondresLondres Cida Haddad

O período de Olimpíadas deixou muitas pessoas que estiveram em Londres com saudades do local. Uma delas é o professor de Inglês Guilherme Ferreira, que morou em Londres durante sete anos. Ferreira conta que sempre teve vontade de conhecer a Europa e aproveitou o fato da irmã estar morando em Londres e, em dezembro de 2004, foi para lá, onde trabalhou e estudou. Assim que chegou em Londres, Ferreira diz que o trânsito chamou a a t e n ç ã o d e l e , p o i s e s t ra n h o u a mão de direção, assim como o clima também sempre nublado, chuvoso. Ele lembra ainda que os ingleses são muito educados, respeitosos, apesar de serem um pouco mais frios se comparados aos brasileiros. “Um adjetivo que pode ser usado para a região é cosmopolita, pois é possível encontrar pessoas de todas as partes do mundo, como espanhóis, japoneses, italianos, franceses, indianos e portugueses, com costumes diferenciados”, afirma. Segundo ele, o contato com pessoas de outros países proporciona aprendizado e viver fora do Brasil faz com que a pessoa valorize momentos que antes não costumava dar tanta importância.

Muitas são as atrações Londres é sempre lembrada pela agitação cultural e pubs, mas história, com muitos monumentos, e beleza se unem em Londres, diz Ferreira, que completa dizendo que há muito mais que a beleza do Palácio de Buckingham e a troca da guarda real. O Museu de Arte de Londres, Tower Bridge, Greenwich Park e St Paul’s Cathedral estão entre os locais lembrados por Ferreira. As cabines telefônicas e o Big Ben não são esquecidos por Ferreira. O Big Ben está localizado no Palácio de Westminster, na chamada Tower Clock. Construída no estilo Gótico, a torre tem quase 100 metros de altura e o relógio tem ponteiros que medem 2,7 m e 4,7 m. A London Eye situada às margens do rio Tâmisa é a imensa roda gigante de 135 m de altura. Outra atração citada por Ferreira é a Abadia de Westminster, que guarda grande parte da história da Inglaterra, como os famosos casamentos da família real, além da beleza da arquitetura.


2 VEÍCULOS ESPAÇO EMPRESARIAL

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Espaço exclusivo para os apaixonados por motos A partir desse sábado (11), apaixonados por motocicletas de Sorocaba e região terão um espaço único e exclusivo, onde encontrarão, em um só lugar, com mais praticidade e conforto, as últimas novidades e os principais

modelos de motos de alta cilindrada Honda, além de acessórios especiais. O “Espaço Dream Honda Caiuás”, é uma loja dedicada à venda de motocicletas de alta cilindrada Honda - acima de 600cc - e acessórios exclusivos, lo-

calizada em um ambiente totalmente estilizado, na concessionária Honda Caiuás Motos, no bairro Campolim. O espaço reúne os principais modelos e os mais recentes lançamentos do segmento de alta cilindrada, nacionais

e importados, como a NC 700 X, que é própria para a cidade; a esportiva CBR 600RR e a CBR 1000 RR, que chegou com novo design para celebrar os 20 anos de sucesso. “O público que gosta desse tipo de moto tem um perfil único. É criativo e tem personalidade forte. O objetivo é oferecer um espaço especialmente preparado e dedicado para atendê-lo, onde é possível encontrar tudo o que procura e muito mais”, frisa o gerente-geral da Honda Caiuás Motos, Marcus Vinícius Silva. O endereço é: avenida Antônio Carlos Cômitre, 1.300, telefone: (15) 2102-0404.

Diretores fazem reunião de relacionamento A diretoria do Ciesp Sorocaba composta pelo Diretor Titular, Antonio Roberto Beldi; 1º V i c e - d i r e t o r, E r l y D o m i n g u e s de Syllos e 2º Vice-diretor Mário Kajuhico Tanigawa, recebeu em sua sede a visita de representantes da empresa Gás Natural Fenosa. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre a associada e o Centro das Indústrias. Durante a reunião a empresa realizou uma apresentação sobre a companhia e os projetos realizados como, a Semana da Árvore e o Projeto Escola. A empresa, que possui a concessão estadual desde o ano 2000,

atende atualmente 93 municípios com uma população de 2,6 milhões de habitantes, e integra o grupo que atua em 25 países aonde gera emprego para mais de 20 mil pessoas. Para o Diretor Geral da Gás Natural Fenosa no estado de São Paulo, Armando Laudório, o intuito da visita foi concretizado. “Nós viemos buscar uma aproximação e estamos saindo com fortes laços. É vital para o ser humano se agrupar aos seus semelhantes, para as empresas a situação é a mesma, queremos trocar informações a participar mais assiduamente do Ciesp”. Já, para o Diretor Titular do Ciesp, Antonio Roberto, a energia limpa é muito importante para a indústria e mostrar essa outra forma de combustível aos associados é interessante para ambas as partes. “Estamos aqui para servir a indústria, levar a eles informação clara e de interesse, para que ao final, unidos tragamos resultados à indústria e à sociedade”, finalizou.


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

VEÍCULOS 3 VEÍCULOS 3


4 VEÍCULOS 4 VEÍCULOS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012 JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


11 de agosto de 2012 - edição 677 www.jornalipanema.com.br


2 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 3


4 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 5


6 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 7


8 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 9


10 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 11


12 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 13


14 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 15


16 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 17


18 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 19


20 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 21


22 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 23


24 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 25


26 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 27


28 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 29


30 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 31


32 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 33


34 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 35


36 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 37


38 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 39


40 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

Apartamentos Vendem-se

Comerciais Alugam-se Apartamentos Alugam-se

Terrenos


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 41


42 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012


JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012

IMテ天EIS 43


44 IMテ天EIS

JORNAL IPANEMA / 11 de agosto de 2012



Ipa_677_1108