Page 1

21/2009

Briefing para o Desenvolvimento do Portal do Idec – Anexo 1


Introdução

2

Introdução ...................................................................................................................... 3 Objetivos do Portal ....................................................................................................... 4 Contexto e desafios do Portal do Idec ....................................................................... 5 Perfis de utilização e busca de informação do Portal ................................................................................ 5

Conteúdo do Portal do Idec......................................................................................... 6 Dimensões institucionais do Portal ........................................................................... 6 Mapa do Conteúdo ........................................................................................................ 7 Principais conteúdos e funcionalidades ................................................................... 8 Página Inicial .............................................................................................................................................. 8 Revista do Idec ............................................................................................................................................ 8 Banco de Informações sobre participação dos consumidores na regulação .............................................. 9 Área do Associado ..................................................................................................................................... 10 Associe-se................................................................................................................................................... 11 Loja ............................................................................................................................................................ 11 Institucional .............................................................................................................................................. 13 Biblioteca ................................................................................................................................................... 13 Notícias ...................................................................................................................................................... 14 Idec em Ação .............................................................................................................................................. 14 Eventos ...................................................................................................................................................... 14 Campanhas................................................................................................................................................ 15 Áreas de atuação ....................................................................................................................................... 15 Educação para o Consumo ........................................................................................................................ 15 Orientações ................................................................................................................................................ 16

Objetos do termo de referência ................................................................................ 16 Premissas do Desenvolvimento ................................................................................ 20 Estrutura Interna ........................................................................................................ 21 Banco de Dados ......................................................................................................................................... 22 Recursos Humanos.................................................................................................................................... 22


Introdução

3

Introdução A quantidade e a velocidade com que as com que informações são disponibilizadas na web cresce a cada dia. Em meio à “guerra” virtual de informação, ganham destaque conteúdos de qualidade, produzidos de forma independente. Entretanto, as informações que deixam de ser indexadas ou que complicam o acesso direto e rápido são condenadas à irrelevância, além de não colaborarem para a construção de conhecimento. O site do Idec possui um grande conteúdo informativo que trata de diversos temas de interesse do consumidor, tanto para a sua vida cotidiana quanto informações sobre as discussões técnicas e políticas que podem afetar os direitos do consumidor. A proposta em pauta para o portal do Idec visa organizar todo o conteúdo online do Instituto e de facilitar o acesso à informação pelos interessados, incluindo o público em geral e os associados do Idec. Além disso, o Portal do Idec também tem como objetivo auxiliar a organização na busca de sua auto-sustentação institucional, permitindo tanto ampliar o número de associados como e fidelizar os existentes por meio de ferramentas de relacionamento e de serviços.


Objetivos do Portal

4

Objetivos do Portal Os objetivos principais esperados para o novo Portal do Idec são: 1. Informação e organização 1.1. Organizar e relacionar a diversidade de informações e conteúdos do site, incluindo ferramentas de busca eficientes e lógicas de navegação que permitam localizar conteúdos mais antigos; 1.2. Facilitar e tornar mais intuitiva a busca de informações e orientação sobre problemas de consumo, de acordo com os interesses dos diversos perfis dos internautas; 1.3. Conferir mais flexibilidade na apresentação da informação; 1.4. Personalizar a exibição da informação e do conteúdo por acesso; 1.5. Implementar um banco de informações sobre participação dos consumidores nos processos regulatórios. 2. Funcionalidades e serviços para o público e os associados 2.1. Aumentar o conteúdo de serviços e ferramentas disponíveis (matérias, calculadoras, simuladores...); 2.2. Personalizar os serviços aos associados, facilitando seu acesso e utilização (ações judiciais em que a pessoa está envolvida, dados da associação, mensagens, etc...); 2.3. Facilitar a comunicação entre o Idec e seus associados; 2.4. Utilizar ferramentas multimídia e recursos visuais (vídeos, áudios, etc); 3. Interatividade 3.1. Ampliar os canais de participação e mobilização do público, tornando-os mais atrativos e integrados ao site; 3.2. Integrar o Portal e sua operação com ferramentas e recursos de redes sociais e notícias, tais como RSS, blogs, Twitter, Orkut... 4. Marketing e comercial 4.1. Facilitar e incentivar a associação e a doação ao Idec (apenas pessoas físicas); 4.2. Desenvolver nova loja virtual; 4.3. Integrar as lojas ao site (e ao conteúdo circunstancial) e com identidade visual harmônica.


Contexto e desafios do Portal do Idec

5

Contexto e desafios do Portal do Idec O planejamento e a implementação de um novo Portal do Idec deve levar em conta diversos elementos explicados a seguir. Além disso, a empresa deve considerar os conteúdos que já existem no atual Portal e que deverão ser reaproveitados, mas de preferência sob uma nova estrutura de organização.

Perfis de utilização e busca de informação do Portal Apesar de não possuirmos uma pesquisa no assunto, a nossa experiência com diversos públicos do Idec indicam que os perfis de interesses de informação englobam as seguintes necessidades:         

Orientação sobre direitos; Ativismo e redes; Serviços e dicas de consumo (inclui testes e pesquisas); Informações e discussões sobre políticas públicas e regulação; Atualidades na defesa do consumidor, incluindo discussões das políticas públicas sobre consumo e direitos; Fonte de consulta para acadêmicos e pesquisadores; Consultas jurídicas (advogados, juízes, Ministério Público, Procons); Conhecer o Idec; Material sobre educação para o consumo responsável.

A atividade do Idec possui várias dimensões que devem ser contempladas e combinadas no seu Portal. A s dimensões orientam estratégias editoriais e de conteúdo. A empresa poderá propor soluções de relacionamento entre o conteúdo e os tipos de informações.


Conteúdo do Portal do Idec

6

Conteúdo do Portal do Idec DIMENSÕES INSTITUCIONAIS DO PORTAL As atividades do Idec abrangem uma variada gama de assuntos e forma de atuação. Essa gama se reflete nas dimensões institucionais que deverão ser contempladas pelo Portal do Idec por meio do conteúdo e da sua organização. Assim, as dimensões do site do Idec podem ser classificadas da seguinte forma: 

Institucional: objetiva mostrar o que é o Idec para o público geral. Contempla seções que tratam de tornar pública a missão da instituição e todo conteúdo a respeito da sua composição, regras e funcionamento. Também se incluem aqui os materiais de divulgação para imprensa (spots, releases, fotos e currículos etc).

Informativa: estão incluídas nesta dimensão matérias sobre dicas e especiais, matérias sobre testes e pesquisas, revista do Idec, etc. O conteúdo possui caráter mais informativo e de utilidade prática para o associado e para o internauta em geral e inclui áreas abertas e fechadas do site.

Serviço: Prestação de serviço ao associado, como orientações sobre problemas de consumo, auto-consulta, andamento de ações judiciais, ferramentas online, etc. O site deve se constituir em um importante diferencial e elemento de relacionamento e fidelização com os associados do Idec.

Política e advocacy: nesta dimensão estão às opiniões e posições da organização, mesmo as referentes a fatos, notícias e acontecimentos. Exemplos: Idec em Ação, textos de opinião, posicionamento, assim como os espaços de cyber ativismo e campanhas. Nesta função podem ser pensados também os blogs, dependendo de seu conteúdo.

Comercial: tratam dos aspectos relativos ao marketing em geral e também a atividades comerciais, como a venda de publicações, produtos, a associação do Idec e a assinatura da revista.

Essas dimensões classificam e indicam o relacionamento entre os conteúdos e tipos de informações que podem estar contempladas nas páginas do portal.


Conteúdo do Portal do Idec

7

MAPA DO CONTEÚDO O mapa a seguir mostra o atual conteúdo do Portal do Idec.

As áreas de atuação, além de se constituirem em seções específicas do site, servem também para classificar o conteúdo informativo (matérias da revista, notícias, Idec em ação), permitindo uma navegação cruzada no Portal.


Conteúdo do Portal do Idec

8

É importante ter em mente que, no novo Portal do Idec, ao conteúdo de qualquer seção deve se relacionar com conteúdos relevantes da mesma ou de uma outra seção do site. Por exemplo, uma matéria do Idec em Ação (seção do site atual) sobre o tema “planos de saúde” deve se relacionar com matérias da seção Notícias e da revista sobre o mesmo tema, com orientações sobre os direitos e com eventuais livros da Loja do Idec, além da possibilidade da pessoa se associar. O Portal deve permitir uma navegação não linear entre diversas seções do portal, considerando os temas e palavras chaves do conteúdo acessado.

PRINCIPAIS CONTEÚDOS E FUNCIONALIDADES O portal do Idec suportará diferentes sites e diversas páginas de conteúdo, onde o mesmo poderá ser textual ou multimídia. No entanto algumas seções terão funcionalidades especificas, são elas:

Página Inicial Descrição: Contém os links para todas as áreas de conteúdo do portal e conteúdo/notícias mais relevantes e recentes. Layout e design: 

  

Abordagem do design deve refletir sentimento de união, transparência, otimismo, pessoas, coletividade, protagonismo e ação coletiva – no sentido de trabalho pelo bem comum. A página tem que refletir que somos agentes da mudança. Deve ser uma página onde possa acessar qualquer informação ou serviço do Idec. Precisa possuir um layout agradável e clean. Utilizar uma navegação fácil e intuitiva.

Funcionalidades:    

Identificação. Área de login e senha para os associados. Busca. Campo para busca de conteúdo do portal. Banner. Espaço de destaque para publicação de banners de campanha e associação Cadastro Boletim. Mini formulário de cadastro para recebimento do informativo eletrônico.

Revista do Idec Descrição: é uma publicação mensal impressa, também disponibilizada online para seus assinantes e associados do Idec, na qual são publicados testes, pesquisas, orientações e o andamento das ações judiciais e campanhas do Idec. Layout e design: 

Ter a imagem de capa da última edição e os principais títulos das chamadas.

Funcionalidades:  

Assinatura. Formulário para realizar a assinatura da revista. Este pode ser realizada por pessoa física e jurídica, sendo paga por boleto, debito em conta ou cartão de crédito. Busca Edições. Ter um sistema de busca de conteúdo para edições anteriores.


Conteúdo do Portal do Idec

9

o Possuir sistema de identificação para leitura de edições anteriores exclusiva para assinante e/ou associado.

Banco de Informações sobre participação dos consumidores na regulação Descrição: é um banco aberto para o público em geral consultar informações sobre às consultas e audiências públicas promovidas pelas agências reguladoras (ANATEL, ANVISA, ANS...). Essas informações são, basicamente, textos, classificados por datas, área e agências. Esse banco será uma seção do novo portal, aberta para o público em geral consultar. Ficará hospedado no mesmo servidor do portal. Layout e design:   

Integrar-se visualmente com a identidade do portal. Visual limpo e arrojado, facilitando a leitura e as áreas de destaque. Deve ser perceptível e sutil a diferença visual entre essa seção e as outras do portal.

Funcionalidades: 

Cadastro de usuários. A participação é um ponto chave desta seção, por isto, será necessário um cadastro para que os usuários possam comentar e, até mesmo, publicar conteúdos. Este cadastro terá níveis de permissão de publicação de conteúdo. Notícias. Esta terá conteúdo relevante as consultas, audiências e setores regulados. O mesmo deve contar ainda com um sistema de Really Simple Syndication (RSS1) para divulgação de atualização de conteúdo. Consultas Públicas. São compostas pelo seguinte conteúdo: o Texto do regulamento posto em consulta o Formulário oficial para contribuição o Link para o site da agência o Documentos relacionados ao tema  Oficiais disponibilizados pela agência – upload realizado pelo usuário administrador.  Estudos;  Notícias;  Apresentações.  Produzidos pelo Idec – upload realizado pelo usuário administrador.  Estudos;  Testes e pesquisas;  Apresentações;  Comentários;  Contribuições.  Disponibilizados por outras organizações – upload realizado pelo usuário editor.  Comentários;  Textos;  Contribuições. Audiências Públicas. São compostas pelo seguinte conteúdo:

RSS é um subconjunto de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou "Web syndication", podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs. 1


Conteúdo do Portal do Idec

10

o Data; o Local; o Convocação/Convite; o Outras informações; o Link para o site da agência; Busca e Acesso. Os dados no banco são acessados da seguinte forma:  Por status;  Por setores regulados;  Por agência reguladora.

Área do Associado Descrição: área exclusiva para os associados do Idec. Entre os principais atuais serviços destacam-se a Auto-Consulta. Layout e design:  

Diferenciar o layout/design do portal quando o associado estiver logado. Isto ajuda a rápida identificação visual quanto a sua sessão for ativa. Utilizar ícones para acessar as principais funcionalidades desta área.

Funcionalidades:    

 

 

Atualização dos dados. Quando o associado clicar nesta funcionalidade os dados ficam disponíveis para revisão e alteração do que for necessário. Lembrete de senha. Possibilidade de alteração de senhas e lembretes para recuperálas em caso de esquecimento. Informações de contato. Disponibilizar na mesma página, após o login, as informações de contato com o Idec de acordo com a sua modalidade de associação. Áreas de interesse. Área para cadastramento dos temas de interesse dos associados, com o objetivo de conseguir incluí-los em mailings específicos, fornecendo uma comunicação mais relevante. Conteúdo personalizado. Página com a seleção do conteúdo de interesse, além da divulgação de eventos, reuniões temáticas, manifestações, assembléias e balanço social. Migrar/Renovar associação. Permitir que o associado possa mudar a modalidade de associação a qualquer momento. Nos casos de termino do período da associação, permitir também, a opção de renovação da associação. Histórico de Faturas. Relação de todas as transações bancárias realizadas relacionadas aquele associado. Isto traz transparência quanto a valores e formas de pagamento já utilizadas. Impressão de boletos. Em casos de débitos em abertos será possível imprimir um boleto de cobrança para regularização. Auto-consulta. É o repositório de orientações e modelos de cartas para auxiliar a solucionar algum problema de relação de consumo. Esta seção deve permitir busca por palavra chave e usar ícones para distinguir as áreas de segmentação. Esta seção requer muito atenção e uma arquitetura da informação diferenciada. Ações Judiciais. Segmentar as ações: ações movidas pelo Idec e ações que o associado participa.


Conteúdo do Portal do Idec 

11

Idec Responde. Um formulário de contato direto do Idec com o associado, segmentado por assunto. Por exemplo: Código de Defesa do Consumidor, Questões institucionais, Dúvidas sobre a associação e sugestões/reclamações. Atendimento online. Ferramenta no estilo „chat‟ para contato instantâneo com o Idec, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre o novo site, Código de Defesa do Consumidor e dúvidas administrativas e institucionais do Idec. Área de Download. Espaço reservado para download de arquivos, papel de parede, calculadoras, jogos ou qualquer material exclusivo para o Associado.

Associe-se Descrição: é a seção do portal que permitirá que pessoas físicas de associem-se ao Idec. Através de pagamentos mensais ou anuais realizados por meio de boleto bancário, debito em conta e cartão de credito. Layout e design: 

Pouco conteúdo e estrutura de conteúdo em blocos, permitindo a rápida visualização e entendimento dos tipos, vantagens e preços de associações.

Funcionalidades:  

Opções de pagamento. Pagamento em várias opções e a impressão instantânea do boleto (em caso de escolha por este meio). Formulários simplificados, com legendas nos campos, que permitindo que sejam auto completados e validados automaticamente pelo sistema, logo após a digitação do usuário. Por exemplo: completar endereço após digitar o CEP, validar o CPF.

Lo j a Layout e design: 

Utilizar ícones que ilustrem bem às ações que o usuário pode realizar na loja.

Funcionalidades:    

Carrinhos de compras. Permitir o conceito de carrinho de comprar. Cliente pode inserir ou excluir itens de seu carrinho. Calculo de frete. Página de cadastro. Ao finalizar o pedido, solicitar login e senha ou então encaminhar para a página de cadastro. Oferecer associação. Caso o cliente não seja um associado Idec, a loja deverá oferecer essa opção e, de contra partida, oferecer desconto em sua compra.


Conteúdo do Portal do Idec

12

Loja

Comprar Livro

Incluir no Carrinho de Compras

Identificação Comprador

Não Realizar Cadastro

É cadastrado?

Sim Não Oferecer a associação

É associado?

Sim Sim Aceitou associação?

Incluir Desconto

Não

Finalizar Compra

  

 

Histórico de pedidos. Ter uma área exclusiva do cliente/associado para consulta de pedidos. Status do pedido. A loja deve oferecer ao cliente/associado a opção de acompanhar o status do pedido [faturando, postado, entregue, cancelado]. Evitar duplicidade de registros. O banco de clientes cadastrado e o de associados devem ser compatíveis para que quaisquer uns desses públicos possam, em algum momento, torna-se o outro sem a necessidade de inserção de dados ou novo cadastro. Cupom de desconto. Permitir que números promocionais possam ser digitados no fechamento do pedido com a finalidade de conceder descontos. Administrador de Cupons. Ferramenta que permite a criação de cupons de descontos, através de códigos promocionais, data de validade e porcentagem de desconto. Opções de pagamento. Oferecer várias opções de pagamento e tornar essa informação o mais claro possível.


Conteúdo do Portal do Idec  

13

Workflow de mensagens. Disparar, automaticamente, e-mails informativos sobre o status do pedido e pagamento. Sistema Gerenciador de Conteúdo (SGC). Sistema para alteração e inclusão de produtos e banner‟s rotativos.

Institucional Descrição: é o conteúdo que fornece informações a cerca do Instituto e suas atividades. Este conteúdo pode ser textual, ilustrativo ou multimídia. Layout e design: 

Utilizar recursos visuais, imagem ou vídeo, para tornar o conteúdo mais agradável e de fácil compreensão.

Funcionalidades: 

   

Canal Divulgue o Idec. Seção com arquivos de campanhas, imagens, filmes, spot, impressos ou material para internet disponível para consulta e download, possibilitando que o internauta faça divulgação voluntária dos mesmos. Canal Imprensa. Área contendo os press releases, clipping, cadastro de jornalista (mailing) e um formulário de contato direto com a assessoria de imprensa. Galeria do Idec. Repositório de vídeos de interesse, fotos e matérias sobre o Idec. Vídeos serão replicados também para o canal do Youtube. Blogs. Ferramenta de publicação de conteúdo com uma linguagem mais informal. Inicialmente com dois blogs. Trabalhe Conosco. Página com oportunidades de trabalhos no Idec, assim como um formulário de cadastro de currículos para futuras vagas.

Biblioteca Descrição: repertório de publicações e arquivos para consultas. Layout e design: 

Utilizar ícones para classificar o formato do arquivo a ser acessado (vídeo, foto, PDF).

Funcionalidades:  

Classificação de conteúdo. Utilizar Tags para classificar e facilitar a busca por conteúdo. Material Educativo. Permitir, além da disponibilização de arquivos e publicações em PDF, possa a ofertar de aplicativos/jogos (Flash) educativos para download ou utilização na página. Acesso restrito. Qualquer conteúdo dessa biblioteca poderá ser restrito a associados, assinantes ou parceiros.


Conteúdo do Portal do Idec

14

Notícias Descrição: são notas, textos ou artigos publicados referente às atividades, ações ou novidades do Idec, de leis, testes ou qualquer assunto que envolva relação de consumo. Layout e design: 

Utilizar ícones ou cores para ilustrar ou segmentar as notícias por tema.

Funcionalidades:     

Busca. Ao final de todas as notícias, um espaço para busca de notícias por temas, interesses ou de maior audiência. Tags. Utilizar tags para relacionar as noticia de temas diferentes, mas de assuntos relacionados. Multimídia. O gerenciador de conteúdo deve fornecer maneiras rápidas e simples de publicar o conteúdo em outros formatos, como áudio, vídeo ou imagem. Comentários. Ferramenta para comentar as notícias. Os comentários de associados serão exibidos com nome e foto. Replicação. Fornecer uma meio fácil e rápido de enviar a notícia por e-mail, para Delicious, Twitter, Facebook, blog e outras redes sociais. Além de versão amigável para impressora e conversão do conteúdo para PDF. RSS. Multiplicação do conteúdo geral ou segmentado por área/tema por meio de Really Simple Syndication.

Idec em Ação Descrição: informações sobre a atuação direta do Idec em ações de interesse público. Layout e design: 

Utilizar ícones ou cores para ilustrar ou segmentar as informações por tema.

Funcionalidades: 

As mesmas funcionalidades desejáveis pra a área de notícias devem ser aplicadas a esta seção.

Eventos Descrição: seção com informações e inscrições para os eventos realizados ou apoiados pelo Idec. Funcionalidades:    

Histórico. Armazenar os eventos já realizados e torná-los disponíveis para eventuais consultas. Agenda/Calendário. Utilizar o recurso de calendário para destacar os próximos ou eventos já realizados. Ficha de Inscrição. Fornecer formulário para inscrição ao evento. Cadastro Integrado. Integrar, junto à base de associados, a ficha de inscrição, facilitando a inserção de dados para quem é associado ou já participou de outro evento.


Conteúdo do Portal do Idec     

15

Boleto. Gerar boleto para eventos com taxas de inscrição. Código Promocional. Inserção de código para conceder descontos ou gratuidades. Download/Upload. Inserção de arquivos dos eventos: palestras, currículos de palestrantes ou qualquer informação adicional pré ou pós-evento. Envio de mensagem. Disparo automático de status de inscrição e/ou pagamento. Multimídia. As páginas sobre os eventos devem permitir fácil inserção de imagens, vídeos ou áudio.

Campanhas Descrição: Essas seções do site dizem respeito a conteúdos especiais e de temática única. Encontram-se dentro do próprio site do Idec ou em um diretório especifico - formato de hotsites2, com endereços (URL) próprios de acesso, mesmo não sendo, de fato, conteúdos atemporais. Layout e design: 

Harmonizar e padronizar o layout desses vários conteúdos, deixando-os com um aspecto diferenciado dos outros conteúdos, porém em harmonia com a identidade do portal.

Funcionalidades:    

Link Permanente. Ferramenta que determina exatamente qual deve ser a URL da campanha. Envio de e-mails. Disparo de e-mails para uma lista de empresas ou a quem a campanha se refere. Gerenciamento. Facilitar a publicação do conteúdo seja texto, imagem, áudio ou vídeo. Integração de base de dados. Integrar os bancos de dados de recepção de e-mails ou cadastros, visando facilitar e segmentar o envio de comunicados (newsletters) posteriores. Mobilização. Ferramenta que facilite a mobilização para campanhas; petição online.

Áreas de atuação Descrição: seção com lista, descrição e conteúdo relacionado às áreas de atuação do Idec. Layout e design:  

Utilizar ícones e cores para diferenciar e classificar os temas e os conteúdos relacionados. Permitir que o acesso por temas/áreas de atuação seja acessível a qualquer momento em qualquer seção do site.

Educação para o Consumo Descrição: área que disponibiliza material de apoio para ser utilizado em escolas ou em comunidades para disseminar o conceito de consumo sustentável e direitos do consumidor.

Site de pequeno porte destinado à divulgação, normalmente por curto período, de um produto ou serviço. A proposta é integrar os atuais hotsites ao Portal. 2


Objetos do termo de referência

16

Layout e design: 

Interface amigável e de fácil navegação, direcionado aos públicos de diversas idades.

Funcionalidades:  

Artigos. Textos, vídeos, áudio para apoio na educação para o consumo. Material Didático. Download de material de apoio, distribuído em PDF ou em outro formato de arquivo digital.

Orientações Descrição: seção cujo objetivo é, de forma simples e didática, fornecer parâmetros para que o consumidor possa resolver os problemas mais comuns relacionados a consumo. Contém artigos explicativos, analises e comparativos. Assim como referencia a modelos de cartas disponibilizados no auto-consulta. Layout e design: 

Integração visual com a área do associado e, para os não associados, para a página de associação.

Funcionalidades:  

Integração. Fornecer integração a seção auto-consulta e a área para associação. Ferramentas. Aplicativos web para cálculos, comparações, simulações e outros objetivos relacionados a consumo.

Objetos do termo de referência Os serviços objeto deste e que deverão ser contemplados pela empresa referem-se aos itens abaixo relacionados: 1. Mapeamentos dos requisitos de funcionalidades e conteúdo Consiste em realizar um levantamento exaustivo dos requisitos que deverão ser implementados no novo Portal, mencionados neste Termo de Referência. 2.

Elaboração da arquitetura e da taxonomia da informação a serem utilizadas no Portal do Idec para a organização das informações É a atividade que servirá de base para a organização do Portal do Idec. A definição da arquitetura da informação consiste no agrupamento e classificação das informações do Portal conforme a taxonomia que será definida e servirá para a composição das diversas seções e subseções do Portal do Idec. Um mapeamento preliminar dessa arquitetura e das seções e subseções principais do Portal encontra-se abaixo. As partes em itálico ainda não existem no atual Portal. Ressalta-se que a proposta a seguir é apenas ilustrativa e a empresa poderá apresentar uma nova estrutura da informação.


Objetos do termo de referĂŞncia

17


Objetos do termo de referência

18

A taxonomia a ser utilizada no Portal deve ser subdividida em classes, subclasses e subgrupos de informação, tendo como balizador para a quantidade de níveis na estrutura e o esforço a ser despendido pela pessoa que utilizará o Portal. Como regra geral, todos os conteúdos deverão estar disponíveis a, no máximo, três cliques do mouse ou, se isso não for possível, deverão estar estruturados de maneira a facilitar sua localização com pouco esforço e de forma amigável. Ela deve contemplar o banco de informações sobre participação dos consumidores na regulação descrita no próximo item. Os produtos desta atividade serão (a) um documento descritivo do padrão de nomenclatura proposto para o portal, contendo exemplos para cada um dos elementos de arquitetura identificados; e (b) um documento descritivo da forma de organização dos conteúdos em uma hierarquia informacional, contendo ilustrações que permitam uma visão macro das principais classes, subclasses e subgrupos de conteúdos do Portal. 3. Elaboração do diagrama de navegação nos conteúdos Definição e documentação das estruturas de navegação a serem adotadas e da abordagem de navegação adequada para cada uma das estruturas definidas. A elaboração do diagrama de navegação nos conteúdos deverá buscar os melhores padrões de acessibilidade e navegabilidade para sites e portais. A estrutura de navegação deverá facilitar a localização dos conteúdos e deverão estar disponíveis informações acerca da localização atual do usuário dentro da estrutura de navegação atual. Além disso, sob os devidos cuidados, a estrutura de navegação deverá ser flexível e capaz de manter-se consistente mesmo após a inclusão, alteração ou exclusão de classes, subclasses ou subgrupos de informação. A estrutura de navegação deverá ser flexível, para permitir a navegação entre tópicos de uma mesma categoria, e para permitir saltar de tópicos de uma determinada categoria para outras categorias de informação. O produto desta atividade deve ser um documento descritivo das estruturas de navegação propostas para os diversos tipos de conteúdo do portal, coerente com a proposta de organização das informações elaborada no item anterior e ilustrado com exemplos que permitam o perfeito entendimento do funcionamento dessas estruturas para a continuação da utilização do Portal do Idec. a. . Elaboração da loja de produtos e área de associação Planejar: exibição, a inclusão e gerenciamentos de produtos; integração com conteúdos relacionados no portal; formas de pagamentos; e o formulário de associação do Idec. b. . Elaboração do sistema de busca Definição do sistema de busca de informação e de apresentação dos resultados. O sistema deve permitir que o usuário possa refinar a busca e deve minimamente apresentar os resultados de forma estruturada de acordo com o tipo de conteúdo. c. . Elaboração do banco de informações sobre participação dos consumidores na regulação


Objetos do termo de referência

19

O objetivo deste banco de informações é trazer subsídios às organizações de consumidores ou aos consumidores individuais que desejam participar ativamente do processo regulatório conduzido pelas agências reguladoras e instituições governamentais, principalmente das consultas e audiências públicas. Para tanto esse banco de informações deverá permitir a divulgação de uma agenda de eventos relevantes (o que inclui consultas e audiências públicas, reuniões, capacitações, entre outros), a criação de redes para acompanhar e discutir os diversos temas em pauta e mecanismos para disponibilizar material técnico para subsidiar as discussões. O banco abrangerá informações tais como:     

Mecanismos e procedimentos para participação em consultas e audiências públicas; Agenda de eventos, consultas públicas do interesse dos consumidores; Séries históricas com dados sobre consultas e audiências realizadas; Documentos e análises que possam auxiliar o posicionamento das instituições de proteção do consumidor nas discussões regulatórias, produzidos pelas agências reguladoras, pelo Idec ou por outras instituições; Indicações de referências úteis na área de regulação e defesa do consumidor.

O tipo de acesso ao banco dependerá de cadastro dos usuários. O banco de informações deve permitir fazer levantamentos históricos das consultas e audiências públicas realizadas. O banco de informações deve também permitir a classificação das informações por temas e pelas instituições governamentais que realizaram as consultas e audiências, de acordo com a arquitetura e taxonomia de informação propostas no item anterior. Em termos de atualizações, as páginas web publicadas com as informações do banco deverão trazer uma seção de notícias organizadas por datas e setores regulados. 5. Elaboração do projeto gráfico (design) do Portal Definição e documentação do padrão visual do Portal. O projeto gráfico deverá privilegiar a facilidade de uso do Portal, tanto pelas pessoas que o manterão atualizado quanto pelos usuários que utilizarão os conteúdos. Os elementos visuais deverão facilitar a experiência do usuário, dando-lhe pistas visuais de sua localização atual dentro de determinado contexto. O projeto gráfico do Portal deverá suportar totalmente a arquitetura da informação proposta e deverá prever um sistema de publicação e gerenciamento do conteúdo. Nesta atividade devem ser gerados os seguintes produtos: (a) documento descritivo e ilustrativo do padrão visual proposto para o portal; (b) documento contendo prévias de todas as interfaces com o usuário utilizadas no portal, coerente com a arquitetura da informação proposta. 6. Depuração e Testes Examinar se o sistema funciona conforme planejado, realizando testes de unidade, teste de integração, testes de aceitação e testes de operação. 7. Suporte e homologação Corrigir possíveis defeitos ou comportamentos inadequados que causem problemas de


Premissas do Desenvolvimento

20

uso ou funcionamento, sem inserção de novas funcionalidades, não detectados na fase de testes. Visa garantir a estabilidade da aplicação após a implementação dentro de um período determinado. Após os ajustes necessários e aceite, a empresa contratada tem o prazo de 15 dias úteis para entregar a documentação e seus respectivos manuais de utilização.

Premissas do Desenvolvimento Independente da linguagem, da tecnologia ou qualquer aspecto tecnológico que possa ser aplicado ao projeto, os seguintes itens de metodologia e qualidade devem, essencialmente, fazer parte da fase de desenvolvimento. 

  

 

Analise de Infraestrutura. Levantamento e documentação de infraestrutura existente, incluindo bancos de dados e plataformas técnicas, licenças de ferramentas que já existem e que podem ser utilizadas e sistemas que devem ser integrados. Prazo. O projeto descrito neste documento deverá ser realizado em até 6 (seis) meses corridos. Tecnologia. A prioridade é usar de PHP como linguagem de programação e uso de banco de dados MySQL. Poderá ser utilizado qualquer framework não proprietário. Código Semântico. A programação deve contemplar os conceitos e padronizações da World Wide Web Consortium (W3C), utilizando versão mais recente de Cascading Style Sheets (CSS) e eXtensible Hypertext Markup Language (XHTML). É desejável que o XHTML possua validação Strict. Search Engine Optimization (SEO). Utilizar conceitos básicos de otimização de busca, como meta-tags de conteúdo. Planejamento, concomitante, ao projeto de: o Analise de usabilidade; o Acessibilidade e portabilidade entre browsers diferentes, principalmente o Microsoft Internet Explore e o Mozilla Firefox; o Produção de Wireframes para definição de navegação e conteúdo; o Arquitetura da Informação; o Seguranças de Dados; e o Banco de Dados. Analise de risco. Detectar e contornar os riscos desse novo portal, como a migração de conteúdo do site atual, tempo de migração, período ao qual o servidor pode ficar off-line, etc. Documentação. Todo o processo de planejamento deve ser devidamente documentado e, ao final do projeto, o mesmo deve possuir toda documentação necessária.


Estrutura Interna

Estrutura Interna

21


Estrutura Interna

22

Banco de Dados De modo geral podemos segmentar os bancos de dados do Idec da seguinte forma: 

Banco de Dados MyYork3: é o banco de dados interno, em MySQL, que suporta todas as aplicações gerenciais dos departamentos do Idec (jurídico, financeiro, compras, cadastro...).

Banco de Dados MyYork on-line: é um espelho on-line do banco de dados anterior, porém, contempla apenas os dados do departamento de cadastro (dados dos associados, login, boletos).

Banco de Dados Site: hospedado na Locaweb esta base contempla todos os dados das páginas dinâmicas do atual site, diz respeito principalmente às notícias, revistas e cadastro de newsletter.

Todos os dados do site atual deveram ser tratados, eventualmente remodelados e migrados para o banco de dados do novo portal. As informações referentes ao conteúdo são próprias do site. Não é reutilizado em nenhum outro sistema. No entanto, as informações do associado (dados cadastrais, login, senha, ações jurídicas, boletos...) são informações compartilhadas do Banco de Dados do MyYork. Essa integração, teoricamente, ocorre diretamente via consulta a mesma base de dados. Na prática há um espelho dessas informações nos servidores web e, a cada 20 minutos, há um sincronismo com a base nos servidores internos do Idec. A infraestrutura do sistema de gerenciamento integrado (MyYork) utilizada servidores internos, instalados nas dependências do Idec. A Infraestrutura web é externa, alugada de uma empresa.

Recursos Humanos A inserção e gerenciamento de conteúdo do site do Idec são realizados por uma editora web, um webmaster e um jornalista. A princípio, as inserções serão realizadas sempre por alguém com conhecimentos mínimos de web/HTML.

MyYork é o sistema integrado de dados do Idec. Ele é um framework proprietário desenvolvido e mantido pela empresa Consciência Soluções e Tecnologia 3


Briefing Novo Portal Idec  

Relatório com o briefing para desenvolvimento do novo site do Idec

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you