Page 1

EB1/PE Campo de Baixo – Porto Santo - Plano de Contingência Gripe A (H1N1)

Plano de Contingência para a EB1/PE Campo de Baixo PONTO UM: IDENTIFICAÇÃO DE UM COORDENADOR E DE UMA EQUIPA OPERATIVA Director e respectivo subdirector. Um professor de curricular (Licínia Soares), um professor de actividades de enriquecimento curricular (Paula Rodrigues), uma educadora (Filomena Balsinha), o docente do ensino recorrente (Raimundo Vasconcelos), a docente especializada (Merita Aguiar) e uma assistente operacional (Sandra Andrade). PONTO DOIS: ELEMENTOS DA CADEIA DE CONTROLO Cada responsável descrito acima será apoiado por um substituto que será um professor de curricular (Agostinha Moniz), um professor de actividades (Telmo Cardoso), uma educadora (Mercês Santos) e uma assistente operacional (Gonçalina Drumond). PONTO TRÊS: IDENTIFICAÇÃO DAS ACTIVIDADES ESSENCIAIS As actividades essenciais da escola serão obviamente as actividades curriculares, sendo estas sempre consideradas prioritárias e asseguradas pelos restantes docentes. A actividade administrativa será assegurada pelo director, subdirector e assistente técnico. A actividade das assistentes operacionais, tendo em conta o actual número de funcionários (sete) deverá ser assegurada por um mínimo de cinco elementos. Abaixo deste número teremos de oficiar às entidades externas no sentido de colmatar as falhas. Será efectuada a identificação dos fornecedores essenciais ao funcionamento e manutenção das actividades escolares. A alimentação é considerada um aspecto essencial a ter em conta, nomeadamente no que diz respeito à distribuição dos almoços e lanches. Os transportes serão assegurados pela entidade responsável. PONTO QUATRO: IDENTIFICAÇÃO DAS MEDIDAS DE MANUTENÇÃO ESCOLAR EM SITUAÇÃO DE CRISE Será mantido um ficheiro actualizado com os contactos telefónicos dos pais. Haverá também um ficheiro actualizado com os contactos de correio electrónico dos encarregados de educação para envio de informação.

Ano Lectivo 2009/2010

1


EB1/PE Campo de Baixo – Porto Santo - Plano de Contingência Gripe A (H1N1)

A criação de um Blog poderá ser tida em conta para informar sobre o desenvolvimento das actividades curriculares. Em caso de elevado absentismo dos professores ou outros profissionais, a responsabilidade de substituição é da direcção ou de outras entidades externas. PONTO CINCO: MEDIDAS DE PREVENÇAO E CONTROLO DA GRIPE Elaboração de um cronograma de informações e esclarecimento aos professores, pais e alunos. Realização de acções de formação à comunidade educativa, em parceria com o Centro de Saúde, de forma a capacitar a mesma dos bons hábitos de higiene, e de prevenção e contenção da doença. A Sr.ª Enfermeira Mariana Vasconcelos será o elo de ligação entre o Centro de Saúde e a escola. Difusão de material informativo elaborado pela DGS e outras entidades. Avaliação do estado das instalações e equipamentos para higienização das mãos. Solicitação de equipamentos para higienização das mãos (toalhetes e lenços de papel) e instalação de dispositivos de parede com soluções de limpeza das mãos à base de álcool. Estabelecimento da periodicidade de limpeza e arejamento das salas (nos intervalos, nas mudanças de turno e no final do dia). As crianças e adultos que manifestem febre ou outros sinais de gripe não devem ser admitidos na escola. Em caso de dúvida, a escola deverá contactar os técnicos responsáveis do Centro de Saúde através dos seguintes números:96 24 07 635 (Dr. Vítor Santos) 91 7248495 (Enfermeira Glória Serrão) Os encarregados de educação poderão contactar a Linha de Saúde Regional para os números: 291 212313

291 212376

A escola disponibilizará uma sala de isolamento para os alunos que evidenciem sintomas gripais. PONTO SEIS: ESTABELECIMENTO DE CONTACTOS INTERNOS E EXTERNOS com as diferentes entidades: Centro de Saúde, Autarquia e fornecedores (Empresa Uniself, Supermercado Zarco e Padaria). PONTO SETE: ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PLANO Após a elaboração do Plano, este será divulgado a toda a comunidade educativa.

Ano Lectivo 2009/2010

2


EB1/PE Campo de Baixo – Porto Santo - Plano de Contingência Gripe A (H1N1)

PONTO OITO: AVALIAÇÃO Este Plano poderá ser reavaliado e actualizado sempre que necessário. Realização de um relatório, de forma a avaliar os aspectos positivos e aqueles que devem merecer algum ajustamento, no intuito de melhorar a capacidade de resposta em situações de crise no futuro.

Ano Lectivo 2009/2010

3

Plano de Contingência para a Gripe A  

Plano de Contingência para a Gripe A, da EB1/PE Campo de Baixo, Porto SAnto

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you