Page 1


Olá. Aqui estamos nós a lançar a décima quinta edição do nosso jornal! Na recta final de mais um ano lectivo, que foi rico e cheio de actividades, cá estamos a publicar o novo número da nossa publicação, denominada “Campo de Sol”. Neste período lectivo participamos em imensas actividades o que torna cada vez mais difícil seleccionar e publicar aquelas que aqui estão registadas. Contudo é um trabalho que me enche de satisfação. Uma vez mais, esperemos que gostem desta edição do nosso jornal digital e de algumas fotos que aqui publicamos. Até breve e encontramo-nos no próximo ano lectivo. Prof. Élvio Sousa Coordenador das Tecnologias de Informação e Comunicação e do Projecto Jornal Escolar

Ilustração da Capa: Pintura elaborada pela Prof. Helena Pinto

Ilustração: Pintura do Pedro do 2.º Ano

Novo site da Escola no Portal Escolas Madeira No passado dia 27 de Maio de 2008 foi apresentado o novo site da EB1/PE Campo de Baixo aos seus utilizadores/professores. O novo site está inserido na plataforma da Secretaria Regional de Educação e Cultura, no portal escolas.madeira e está online em:

http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pecbaixops O site é actualizado através de uma nova plataforma online e é da responsabilidade do Cordenador TIC. Powered by:

Com uma interface gráfica comum a todas as escolas, o novo site é mais apelativo e de maior facilidade de consulta. Pode aceder ainda ao Portal das Escolas e ver os sites de todas as escolas da Região Autónoma da Madeira em:

http://escolas.madeira-edu.pt/


Tema em destaque Visita de Sua Ex.ª o Presidente da República, Prof. Cavaco Silva à ilha do Porto Santo No passado dia 18 de Abril, fomos todos engalanados para o Centro da Cidade. O motivo, a visita de Sua Ex.ª o Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva à ilha do Porto Santo. Partimos bem cedo para o Centro da Cidade e lá esperamos a comitiva presencial. Tínhamos um formoso ramo de flores para oferecer à 1.ª Dama da nação. Juntaram-se todas as escolas do Porto Santo e a moldura humana era bela de se ver. Eram imensos os repórteres fotográficos e de imagem das televisões e das rádios. Vimos jornalistas conhecidos do telejornal da noite. Quando o presidente passou por nós oferecemos o ramo à 1.ª Dama e demos-lhe um beijinho. Agitamos as nossas bandeiras pintadas à mão na actividade de expressão plástica. Seguiram-se os hinos da Madeira e de Portugal e foi nesta bela manhã que conhecemos o nosso presidente da república.


Festa do Desporto Escolar De 6 a 8 de Maio de 2008, os alunos que se destacaram no desporto foram seleccionados para representar o Porto Santo e a nossa escola no Funchal. Foram três dias diferentes, na companhia dos nossos professores e de colegas de outras escolas. Foram bons momentos de entrega e dedicação e que aqui demonstramos em fotos.


Festival da Canção A 17 de Abril realizou-se o Festival da Canção. A nossa escola foi representada pelas alunas que mais se destacaram pelos seus dotes musicais: Fabiana, Mariana e Sofia do 3.º Ano e a Kimby e Catarina do 4.º Ano. O palco foi o Centro Cultural e de Congressos e foi numa fantástica manhã primaveril que nos reunimos para ouvir cantar os melhores alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.


Projecto PIC.Teamnary e novo Blog do Inglês Este ano lectivo a professora Maria Santos, responsável pela Língua Estrangeira, em cooperação com a professora responsável pela mesma área na EB1 c/PE de Porto Santo, desenvolveram, com ambas as turmas do 4.º ano de escolaridade, o Projecto PIC.Teamnary – Projecto eTeam/EDU-LE. O nome nasce de um jogo de palavras: Picture + Team + Pictionary = PIC.Teamnary. Os pontos de partida deste projecto foram a importância de uma sensibilização da Língua Estrangeira no 1.º Ciclo; o poder da conjugação do visual com o auditivo na aprendizagem de uma nova Língua (PICTURE); o lúdico no 1.º Ciclo. Assim, optaram pela construção do PIC.Teamnary - um jogo didáctico-pedagógico. Numa primeira fase os alunos apresentaram ilustrações de várias mascotes. O desenho escolhido pela maioria dos alunos é da autoria do aluno Bruno Dias. Posteriormente, o professor Élvio Sousa deu uma ajuda na construção do logótipo. Ao longo do ano lectivo os alunos construíram o jogo à medida que se ia trabalhando os mais diversos temas. Denominado PicTeamNary - Edu-LE, o novo blog da actividade de inglês é mais uma ferramenta de trabalho criado pelas professoras responsáveis pelo inglês nas referidas escolas.

http://picteamnary-edu-le.blogspot.com/ “We've choosed this name because, as teachers, we believe that a mental image exists in an individual's mind: something one remembers or imagines. In fact, nothing is more powerful than the memories created by a child's experiences. The child's memories fashion the adult's life...” “Sharing our memories provides others a precious window to who we are - our individuality. We want our children to dream, to fly, to be happy and to believe that this world could be a better place, we want them also to make-believe” Prof. Maria José Santos

Divulgação do Projecto Amigos da Ecoteca em Férias A Porto Santo Verde vai levar a cabo o Projecto Amigos da Ecoteca em Férias, que terá início no próximo dia 2 de Julho. Este é um Projecto destinado a crianças com idades entre os 6 e os 12 anos e tem como objectivo ocupar os tempos livres dos destinatários de uma forma saudável e através da prática de actividades lúdicopedagógicas, transmitindo assim conhecimentos do Porto Santo a nível ambiental e cultural, promovendo consciência ecológica. As actividades serão realizadas na Ecoteca do Porto Santo, onde as crianças estarão cobertas por um seguro de acidentes pessoais, garantido pela entidade organizadora. ACTIVIDADES NA ECOTECA: • Oficinas de Reutilização; • Laboratório; • Jardins Pedagógicos; ACTIVIDADES FORA DA ECOTECA: • Saídas de Campo; • Jogos de Praia; • Visitas de Estudo; Podes consultar toda a informação em: http://ecotecadoportosanto.com.sapo.pt/ ou http://www.portosantoverde.pt/ As inscrições podem ser efectuadas na sede da Porto Santo Verde (Câmara Municipal do Porto Santo).


Comemoração do dia da Mãe A 30 de Abril comemoramos o dia da Mãe. Convidamo-las a vir passar um bom bocado à escola e assim desfrutar um dia diferente. Pela tarde, reunimo-nos no campo de jogos e instalamos a barraquinha de rifas. Seguiu-se uma passagem de modelos com roupas recicladas. A passagem foi muito apreciada pelos presentes. Num dia bonito juntamos a nossa comunidade educativa e partilhamos um enorme lanche, com bolos, sumos, batatas e muitas coisas mais. Foi um bom convívio, de partilha e de divertimento.


Festa do XXXVI (36.º) Aniversário da nossa Escola No pretérito dia 16 de Maio a escola comemorou os 36 anos de vida. Contudo, só no dia 19 festejamos com a devida ostentação o passar desta data. Pela manhã, iniciaram-se as apresentações musicais. A festa iniciou com a pré-escolar que nos apresentou a canção “Good morning to you”. O 2.º e o 4.º ano cantaram a música “Sinais de trânsito”. Depois, de muitas apresentações, o ensino recorrente também teve a sua oportunidade de participar na festa, juntamente com o 4.º ano e apresentaram o teatro “jet7 da parvónia”. Por último, o 1.º e o 2.º ano cantaram o “Happy birthday” à escola. Terminamos com um lanche convívio. Foi também uma bela manhã!


Currículo Funcional da Aluna Márcia Vares A Márcia Vares é uma jovem com Trissomia 21, de 14 anos, que frequenta o 4.º Ano. Ao longo do ano lectivo, a Márcia realizou uma experiência-pré profissional no Hotel Vila Baleira na área da Lavandaria, no âmbito do Currículo Funcional. Assim, às terças-feiras a aluna deslocava-se até ao hotel, juntamente com a professora de Educação Especial onde era orientada pela Dr.ª Margarida Peças. Este projecto concretizou-se devido ao trabalho em parceria. Sem este não era possível mostrar estas fotos fantásticas. Embora haja mais consc iência da diferença, há ainda pouca c larificaç ão d a capac idade destes jovens. Na nossa o pinião é importante aceitar a diferença e começar a dar importância ao “Ser Diferente”. Merita Aguiar – Educadora Especializada

Visita ao Quartel do Bombeiros A 29 de Maio a nossa escola visitou o quartel dos Bombeiros Voluntários do Porto Santo. Nesta visita pudemos ver ao vivo uma viatura dos bombeiros em plena acção. O Fabrício foi o bombeiro de serviço. ☺


Actividades na Ecoteca do Porto Santo Durante o mês de Maio, a nossa escola participou em algumas actividades dirigidas aos alunos de 3.º e 4.º ano, na Ecoteca do Porto Santo. A actividade “Energias Renováveis” teve como principal objectivo dar a conhecer as energias renováveis e não renováveis e sensibilizar para a racionalização da energia através de exemplos de poupança de energia no dia a dia. Posteriormente os alunos construíram um cata-vento. A actividade “Biodiversidade e Alterações Climáticas” teve como objectivo dar a conhecer a fauna e a flora das dunas, as causas das alterações climáticas e as suas consequências sobre a biodiversidade e habitats, através da apresentação de diapositivos. Esta actividade foi realizada apenas para a Escola do Campo de Baixo.

Diploma de Competências Básicas A Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas (DSTE) é uma entidade credenciada para a certificação do Diploma de Competências Básicas (DCB) em Tecnologias de Informação. Assim, no passado dia 23 de Maio, os alunos do 4.º ano de escolaridade, tiveram a oportunidade de fazer o teste para obtenção do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação. Este Diploma é o sistema de validação de competências básicas cujo principal objectivo é favorecer a mais rápida familiarização da população com as tecnologias de informação e o incremento acelerado e generalizado do uso da Internet na óptica do exercício da cidadania e na prossecução de uma estratégia de maior coesão social e de combate à info-exclusão...", conforme descrito no DR nº 96, I Série A, de 24 de Abril de 2001 que cria o Diploma de Competências Básicas. Ao longo do ano lectivo os alunos foram preparados para obter este diploma, pelo que o teste per si foi meramente um aspecto formal para a aquisição do mesmo. Uma vez que todos os alunos inscritos tinham os conhecimentos necessários, no final do teste, concordaram que tinha sido muito acessível. A aluna da educação especial, Márcia Vares, também teve a sua oportunidade e com a ajuda da educadora especializada Merita executou o seu teste e também ficou aprovada no mesmo. Parabéns a todos


Comemorações do Dia Mundial do Ambiente e da Criança Comemorações do Dia Mundial do Ambiente integrado nas comemorações do Dia Mundial da Criança – Dia 30 de Maio. Esta comemoração foi feita, ainda no âmbito do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo, dirigido aos alunos do 3.º e 4.º anos. À semelhança de anos anteriores foi efectuado o concurso Campeões do Ambiente, disputado entre escolas, que foi realizado on-line. Foram ainda entregues os prémios do concurso “Presépio Ecológico”. As turmas da pré, do 1.º e 2.º ano foram para o Largo das Palmeiras participar em actividades lúdico-pedagógicas. Atelier de pinturas faciais, leitura de contos infantis, exposição de pintura infantil e distribuição de um brinde a todos os alunos (corda de saltar). A autarquia presenteou os alunos com Diplomas aos finalistas dos 4.ºs anos pela frequência nas aulas de educação ambiental. No espaço da Ecoteca foram ainda realizadas actividades de laboratório e actividades de educação ambiental nos espaços exteriores. No final foi disponibilizado um lanche convívio para todos os alunos e professores. Neste dia a escola disponibilizou novas t-shirts, fruto de patrocínios de empresas do Porto Santo, conforme atestam as fotos.


“O dia da criança comemora-se no dia 1 de Junho de cada ano. Como é lindo ser criança e ter o carinho das pessoas que nos rodeiam! A alegria das crianças apaga a tristeza dos adultos. Se fôssemos sempre crianças, não havia mal, nem guerra de que nós tanto ouvimos falar na rádio e na televisão. Eu gostava de ser sempre criança, para brincar com bonecos, ao «mata» e outros jogos... Deve-se proporcionar à criança tudo o que é de melhor para que ela possa crescer forte e saudável, e assim poder ser útil no futuro.” António Ortelã 2º ano

Encontro Team O ENCONTRO TEAM decorreu no dia 28 de Maio, na Praça do Barqueiro. As actividades desenvolvidas pelas professoras de Inglês da EB1 Campo de Baixo e EB1 Porto Santo foram: Who is who?; Family box; Twister; Head, shoulders, knees and toes; What’s in the chest?; Bowling; Weather – puzzles; PICteamnary; Awards.


MUSICAeb – 5 e 6 de Junho Nos dias 4 a 6 de Junho, a Secretaria Regional de Educação e Cultura, através do Gabinete Coordenador de Educação Artística, da Direcção Regional de Educação realizou a 26.ª Edição do “MUSICAeb – Encerramento das Actividades Artísticas no Ensino Básico e Secundário”. Nos 26 anos do projecto artístico que o Gabinete tem desenvolvido nas Escolas do 1.º CEB, muitas foram as crianças que participaram nestas práticas apresentando e representando entusiasticamente, as suas escolas, os seus Municípios e, principalmente, a sua motivação e predisposição para a prática das áreas artísticas - musical e dramática. Consciente da importância que as vivências artísticas têm na formação e desenvolvimento do ser humano, nomeadamente, das crianças e jovens em idade escolar, o Gabinete Coordenador de Educação Artística tem proporcionado ao longo destes anos, uma série de actividades e projectos que visam a vivência e desenvolvimento em diversas áreas, constituindo um significativo aliado na formação integral da criança, formação esta que se traduz na aquisição de competências nos diferentes domínios, tais como cognitivo, psicomotor, intelectual, estético, individual, social, cultural. Mais recentemente, a partir de 2004, este apoio estendeu-se ao nível pré-escolar, abrangendo actualmente 5 143. Já ao nível do 1.º ciclo, cobrimos a totalidade dos alunos - 13 749 crianças. Um outro momento de intervenção artística acontece ao nível do enriquecimento curricular (1.º Ciclo) e extracurricular (2.º e 3.º ciclos e Secundário). No primeiro caso, as abordagens pedagógicas desenvolvem-se através da prática das cinco Modalidades Artísticas promovidas pelo GCEA, para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: Canto Coral; Grupo Instrumental; Expressão Dramática; Dança e Cordofones Tradicionais Madeirenses. No 1.º dia foram entoados os Hinos Nacional e Regional, e a canção de abertura do evento e a opereta “Aprender a reciclar com histórias de Encantar” e o musical “Shrek nas quatros estações”, sendo que o primeiro representará as Escolas dos Municípios de Câmara de Lobos e Ribeira Brava e o segundo as Escolas do Município da Ponta do Sol. No 3.º e último dia apresentar-se-ão os alunos das Escolas dos Municípios de Santa Cruz e Porto Santo com o musical “Era uma vez” e os alunos das Escolas do Funchal com a opereta sobre os 500 Anos do Funchal. Os representantes da nossa escola foram os seguintes alunos do 4.º ano: Jorge, Carolina, Catarina, Kimberly, Bruno, João Nuno, Rúben, Tiago, Laura. Os espectáculos terão início às 15 horas e serão gravados como habitualmente pela RTP/Madeira, com posterior transmissão. Poderás rever novamente o MusicaEB no dia 21 de Junho (Sábado) às 14h15m e dia 22 de Junho (Domingo) às 14h15m. Fonte: DRE


Comemorações do Dia Nacional da Energia – 3 de Junho No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Energia os alunos do 3.º e do 4.º Anos realizaram uma visita de estudo ao Parque Eólico do Porto Santo, com o apoio da Empresa de Electricidade da Madeira, no pretérito dia 3 de Junho de 2008. A actividade inseriu-se ainda no âmbito da Educação Ambiental, promovida pela Câmara Municipal do Porto Santo.


Encontro com o Escritor Francisco Fernandes No passado dia 3 de Junho, os alunos do 3.º e do 4.º ano, participaram num encontro com o escritor Francisco Fernandes (actual Secretário Regional de Educação e Cultura), no Centro Cultural e de Congressos. Neste encontro o escritor apresentou o seu novo livro “O sonho de Maria”. Nesta obra a Maria adora passar férias na Ilha do Porto Santo. O mar, a praia e, principalmente, os passeios com a avó, ao fim da tarde, despertam a sua curiosidade e são uma forte de descobertas. Maria acaba por sonhar que regressa ao passado, ao tempo em que Cristóvão Colombo andava por ali e conhece Diogo, filho do navegador. Este encontro revela-se uma surpresa que Maria jamais esquecerá. O escritor já publicou outros livros infantis, nomeadamente “O Diogo quer ser futebolista”, “A Estrela Perdida” , “A Madalena descobre o Basquetebol”, “A História de Monakus” “Duas Estrelas-do-mar” “Um Peixe Prateado”.

Conselhos do Coordenador TIC - Navega de Forma Esclarecida A Internet pode ser um excelente sítio para aprender ou simplesmente para relaxar e explorar o mundo que lá se encontra. Com a Internet temos muita informação de todas as partes do mundo, disponível a partir de casa (ou de uma biblioteca escolar ou pública), o que acaba por ser um precioso auxiliar nos trabalhos, nos estudos e na vida em geral. No entanto, precisas de ter cuidado quando navegas na Internet! Por um lado, quando estás ligado a uma rede a nível mundial, ficas mais susceptível a pessoas mal intencionadas, a software malicioso para o teu computador e a conteúdos indesejados. Por outro, o acesso a tanta informação pode dar-te a sensação de que tudo o que encontras enquanto navegas é verdadeiro, o que nem sempre acontece. Para prevenires situações de perigo e poderes navegar em segurança precisas de conhecer os benefícios e os riscos da Internet e encontrar estratégias para te protegeres enquanto navegas. Para te ajudar a aumentar a segurança na Internet, tens de ter em conta algumas informações e sugestões. Nunca te esqueças que é muito importante conversar com os teus pais e professores sobre as experiências que tens quando navegas e sobre as tuas dúvidas ou receios. E para que te sintas sempre seguro, pára antes de navegar, pensa nos riscos e nas medidas de precaução e só depois clica!


Convívio do 1.º ano com a mãe do Pedro, D.ª Rita No passado dia 12 de Junho, a professora Agostinha, do 1.º ano, convidou uma mãe a vir à escola. O motivo era bem simples. Exemplificar a forma de confeccionar um bolo de bolacha. A D.ª Rita, mãe do Pedro, aceitou o convite e demonstrou com uma enorme facilidade como fazer um grande bolo de forma fácil. Juntou dois pacotes de bolacha quadrada e o pudim de caramelo já desfeito, num litro de leite. Depois foi só molhar as bolachas no café. No final todos provaram o fabuloso bolo que aqui não se consegue demonstrar, em palavras, o quão delicioso estava. Parabéns à professora pela gostosa iniciativa e à mãe do Pedro!

Projecto DVD Escolar – Edição n.º 8 Recentemente lançado, a 17 de Junho de 2008, o DVD Escolar n.º 8, é mais outra aposta dos professores Élvio Sousa e Jorge Dias, para perpetuar as actividades que a nossa escola adere. Pretende ser uma forma de mostrar à comunidade escolar o que de bom se faz na escola. Nesta edição, foram feitos diversos vídeos que atestam toda a actividade escolar, a saber: actividade desportiva, Carnaval, Encerramento do 2.º Período e Comemoração do Dia do Pai, visita do Presidente da República, vida na escola I e II e por fim um vídeo sobre o dia da criança e do ambiente. O registo visual possui cerca de 55 minutos de vídeo, som e imagem. O seu custo simbólico de cinco euros servirá para angariar verbas para adquirir mais material para a informática/clube dos cibernautas. Capa DVD: Pintura elaborada pela Prof. Helena que foi posteriormente motivo central nas novas T-Shirts da EB1/PE Campo de Baixo 2007/2008


Projecto Saúde Oral A cárie dentária é a doença mais frequente na população infantil e juvenil, sendo a sua prevalência muito elevada em Portugal. O programa regional de Saúde Oral, iniciado em 1997, estende-se a todas as crianças do ensino préescolar e do 1º ciclo do ensino básico. Na região a Direcção Regional de Educação está fortemente empenhada em dar seguimento ao Programa Nacional de Saúde Oral, pelo facto das escolas da RAM funcionarem em regime de “tempo inteiro”. Actualmente este programa realiza-se nas escolas ao longo do ano lectivo, de modo infuso, no período curricular. Os grandes objectivos deste programa, para as crianças dos 3 anos são: Contacto com a escova: Como usar; Saber escovar as superfícies oclusais e vestibulares e a língua; Conhecer o glutão e o lambão e saber se são ou não nossos amigos; Saber quando comer doces; Saber quantas vezes devemos escovar os dentes por dia; Saber que a escova é só nossa; Saber que não devemos usar mais a chupeta. Para as crianças dos 4/5 anos o programa pretende que estas aprendam a: Saber escovar as superfícies vestibulares e linguais embora ainda com dificuldade as linguais inferiores; Saber que a escova é só nossa e não trocá-la; Saber lavá-la correctamente e quantidade de pasta de dentes a utilizar; Quando os pêlos da escova estão espigados devem ser trocados. Para as Crianças do 1º Ciclo, os objectivos prendem-se com o seguinte: Saber escovar correctamente os dentes; Bochechar com flúor; Conhecer o Glutão e o Lambão/ bactérias que fazem mal aos dentes e saber quando comer doces. Saber lavar a escova e quantas vezes devemos escovar por dia. Saber que os dentes são diferentes e fazem trabalhos distintos. Alimentos amigos e inimigos. Noção de que a escova deve ser trocada após (+/-) 3 meses de utilização; Noção de Cárie / Noção das bactérias que o revelador de placa bacteriana mostrou. Noção da importância dos dentes., do nome e da função de cada dente. Constituição do Dente – Dente Coroa e Raiz + Esmalte. Na erupção dos dentes – reforçar que os dentes de leite são tão importantes como os definitivos. Já os objectivos dos alunos do 3.º Ano são os seguintes: Conhecer os conceitos de ácido, placa bacteriana e gengivite, Constituição do dente, O que é uma Cárie?; Saber como usar o fio dentário; Quantos dentes têm cada dentição; Função dos dentes e o seu nome; Erupção dos dentes (saber porque é que os dentes de leite caiem). Os alunos do 4.º Ano consolidam todos os conhecimentos adquiridos aqui plasmados.


Joga e Aprende – Sites recomendados Todos nós sabemos que os videojogos, especialmente os que dispõem de opções de utilização online ou multijogador, são tão ou mais apelativos do que a televisão, a música e os filmes! Só precisas de um computador ligado à Internet para poderes jogar com os teus amigos, sem sair de casa e como se estivessem lado a lado. Mas se queres aproveitar ao máximo esta forma de entretenimento, precisas de conhecer os cuidados que deves ter para evitares situações de perigo. No site http://www.seguranet.pt podes encontrar algumas informações e sugestões para que possas jogar em segurança. Lembra-te que é muito importante conversares com os teus pais e professores sobre as tuas actividades online, para que te possam ajudar sempre que for necessário. Além disso, pára antes de escolheres um jogo, pensa nos riscos e nas medidas de precaução e só depois clica! No nosso site da escola, http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pecbaixops, tens muitas sugestões de links úteis que podes clicar e jogar em segurança. Eis quatro bons exemplos de sites que podes navegar à vontade e aprender! http://www.sitiodosmiudos.pt/Ingles/ http://www.sitiodosmiudos.pt/sabedoria/

http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/ http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/

Teatro “História da Deserta Grande” Integrada nas Comemorações dos 500 Anos da Cidade do Funchal, o TEF apresentou, no passado dia 6 de Junho, no Porto Santo – Centro Cultural e de Congressos a sua 109ª Produção. Denominada “Histórias da Deserta Grande”, esta peça de teatro, para maiores de 2 anos, é uma obra de José Viale Moutinho. A peça de teatro Histórias da Deserta Grande resume-se ao seguinte: numa ilha do arquipélago da Madeira, há um concurso de contos tradicionais em que o locutor e organizador pretende ser também.... o vencedor! Mas os outros descobrem a marosca e decidem que o público é que tem de votar, de braço no ar, qual é o conto que deve ganhar! Uma lição de democracia que se repete em cada representação!» A nossa escola foi conhecer a peça e todos gostaram da mesma. Mais informações em: www.tef.pt


Teatro “O Espantalho” No passado dia 12 de Junho, os alunos da escola foram assistir à peça de teatro “O Espantalho”, promovida pelo Grupo de Animação do Gabinete Coordenador de Educação Artística, da Direcção Regional de Educação e que decorreu no Centro Cultural e de Congressos. A entrada foi livre e todos os alunos gostaram desta peça, que serviu uma vez mais para enriquecer as aprendizagens dos mesmos e promover o seu imaginário.

a e i ou Leitura “Abecedário Sem Juízo” Z é o André. A beber a água-pé. [ é o Bruno, vai a fugir dum gatuno. \ é a Camila, com corpinho de gorila. ] é o Daniel, come lenços de papel. ^ é a Ester, que nunca usa talher. _ é o Frederico, está sentado no penico. ` é o Gonçalo, já hoje levou um estalo. a é a Helga, picada por uma melga. b é a Inês, a dar beijos num chinês. c é o João, põe ratos dentro do pão. e é a Luísa, vai para a rua sem camisa. f é a Maria, que só dorme todo o dia. Luísa Ducla Soares

g é o Norberto, que gosta de amar em esperto. h é o Olegário, caiu dentro do aquário. i é a Paula, tira bananas da jaula. j é o Quim, meteu a mão no pudim. k é a Raquel, que se besunta com mel. l é a Sara, com dez borbulhas na cara. m é o Tiago, a pescar botas no lago. n é o Urbino, que sofre do intestino. o é a Verónica, tem a preguicite crónica. q é a Xavier, usa roupa de mulher. s é a Zulmira, que na aula dança o vira.

“Poemas da Mentira e da Verdade”


Mais uma proposta: Site para explorar – Tema Estudo do Meio (o nosso corpo) – 4.º Ano O Visible Body é uma ferramenta que permite demonstrar os diversos sistemas que constituem o corpo humano de uma forma fascinante. Esta ferramenta incluiu modelos em 3D e apresenta mais de 1.700 estruturas anatómicas com a possibilidade de sobrepor sistemas, aplicar zoom e rotações aos modelos. Registe-se e tenha a oportunidade de dispor de todas estas funcionalidades. Toda a informação em: http://www.visiblebody.com/start

Passatempos para a Pré/ 1.º Ano / Educação Rodoviária

Música de Educação Rodoviária: “Regras de Trânsito” Atenção, escuta e olha Antes de atravessar Pois pode vir um comboio Ou um carro a passar.

Sempre, sempre pela esquerda Devem andar os peões A direita é para os carros Carroças e camiões.

O amarelo é prudência O vermelho p´ra parar E só ao sinal verde é que podemos passar Prof. Maria José Santos


Escrita Criativa – Professora Helena Pinto 2.º Ano É bom comunicar “É bom comunicar ao telemóvel e falar com alguém. É bom comunicar por cartas. É bom comunicar pela internet e mandar-te beijos. É bom comunicar pela janela através de gestos. É bom comunicar pelo ouvido e não dizer nada. É bom comunicar pelas mãos e dizer olá e adeus. É bom comunicar pelo telefone e falar para alguém. É bom comunicar por sms. É bom comunicar por gestos. Seria bom comunicar pelas nuvens.” Ana Dulce Dias – 2.º ano.

Eu sou o vermelho “Eu sou o vermelho. Eu sou a melhor cor. Sou as amoras a cair no Verão, mesmo vermelhas. Sou as penas dos papagaios, a voar e a falar. Sou a cor das joaninhas, a voar para ir com o seu pai. Sou a cor das papais, a crescer para se comer. Sou a cor das maças nas macieiras. Sou o sangue dos pássaros a assobiar nas suas casas. E para terminar sou o vermelho, sou uma das cores mais fortes.” António Sérgio Ortelã Drumond – 2.º ano.

Alguns trabalhos realizados na nossa escola


Elaboração de uma maqueta 3D da Escola. 4.º Ano do Clube de Artes Plásticas – Prof. Jorge Dias


Agradecimento da Direcção da Escola A Direcção da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré do Campo de Baixo agradece profundamente a todas as pessoas, organismos e entidades que, por qualquer forma, auxiliaram a mesma, em todas as actividades e na resolução de situações durante o 3.º Período, a saber, a Câmara Municipal do Porto Santo, a Junta de Freguesia, a Direcção Regional para a Administração Pública, a Casa do Povo, a Delegação Escolar, ao Sr. João Câmara, à direcção do Hotel Vila Baleira, à Porto Santo Verde, E.M., e ainda à Ecoteca do Porto Santo. A Escola agradece ainda às empresas que patrocinaram as 130 t-shirts para o Dia Mundial da Criança, nomeadamente: Cantinho do Leão, Colombo Farma, ACIPS, Areal Dourado e Câmara Municipal – Juventude e ainda ao Salão Zé. Igualmente um agradecimento especial à empresa de Construção Civil Casais que patrocinou outras 130 T-Shirts identificativas da escola que os alunos usaram durante este mês de Junho em actividades fora da escola. Informação n.º15/2007_2008 (Prof. Raimundo Vasconcelos)

Agradecimento O coordenador deste projecto agradece antecipadamente aos docentes da EB1/PE Campo de Baixo, que partilharam ideias e informações para esta nova publicação. A eles, muito obrigado. Um agradecimento muito especial à Sara e à Beatriz pelo (imenso) tempo que lhes tenho subtraído durante os últimos meses. Élvio Sousa, Coordenador TIC da EB1/PE Campo de Baixo

Porto Santo, 19 de Junho de 2008 Sugestões/Críticas: clube.tic@gmail.com powered by: PDF ReDirect V2


Jornal Escolar 15  

Jornal da EB1/PE Campo de Baixo - Porto Santo, por Elvio Sousa

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you