Issuu on Google+

Superlotação

Polêmica

Foto: Fred Sarti

Kit gay causa polêmica

PÁG.04 Esportes

Goleiro Horácio bate recorde

PÁG.16

Após dois meses da morte de estudante, nada mudou no transporte escolar PÁG.06 Foto: Lidiane Oliveira

Kamilla Arcanjo Miss Nova Lima é a 6ª mulher mais bonita de MG PÁG.08

Obras Praça do Senai passa por recauchutagem PÁG.14

Política

Ronaldo Faria deixa o PT PÁG.14 Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente

PÁG.12


A Banqueta

2

DIA DA IMPRENSA O papel da comunicação na sociedade Comemoramos no dia 1° de junho, o Dia da Imprensa. A imprensa exerce um papel de extrema importância para a sociedade. Além de transmitir notícias, a imprensa também defende e cobra os direitos da população. A imprensa contribui com a informação, seja ela do rádio, da televisão ou do jornal impresso ou de sites. Os veículos de comunicação têm por finalidade divulgar as notícias de interesse e relevantes para a comunidade. O jornal A Banqueta de Notícias, além de divulgar notícias de interesse público, também disponibiliza quadros fixos, semanais, em que o leitor tem participação ativa. E o interesse realmente é este, que os leitores participem cada vez mais da produção do jornal. Um destes quadros é o Direto da Comunidade. Vários novalimenses enviam reclamações por email, alguns, inclusive, enviam até as fotos. E nós a publicamos junto com a queixa. O objetivo do Direto da Comunidade é publicar as reclamações dos moradores, enviá-las ao reclamado para que, na medida do possível, o problema possa ser solucionado. Vários moradores nos agradecem, seja por email ou por telefone, quando reconhecem que, através da imprensa – seja através do Direto da Comunidade ou das matérias publicadas, que o problema foi resolvido. E foi justamente por isso que o jornal A Banqueta de Notícias nasceu, para ser um elo com o cidadão novalimense. Para informar nossos leitores de forma imparcial, respeitosa, verdadeira, sempre ouvindo os dois lados da notícia, sem agredir ou julgar ninguém.

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

Oportunidade de Emprego AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - Sexo masculino, idade entre 18 a 40 anos, 1º grau completo, experiência mínima de 6 meses na função. AUXILIAR DE ESCRITÓRIO - Sexo feminino, idade entre 20 a 40 anos, 2º grau completo, experiência mínima de 6 meses em carteira na função, possuir disponibilidade para trabalhar inclusive aos finais de semana no horário de 08:00 as 16:20 horas, com 1 folga semanal. BALCONISTA - Sexo masculino, idade entre 18 a 40 anos, 1º grau completo, experiência mínima de um ano em carteira na função. Morar próximo ao Centro, ou nos bairros Nossa Sra. de Fátima, vila são Luís, Vila Operaria, Matadouro, Vila Passos. COZINHEIRA - Sexo feminino, idade entre 30 a 45 anos, 1º grau incompleto, experiência mínima de 6 meses em carteira na função. Interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na Praça Antonino Fonseca Junior, 08, Centro. Contato: 3541-5348

Direto da Comunidade

Vai cair? “Passo de carro todos os dias na Rua Antônio Carvalho de Aguiar. A rua está horrível. Estou muito preocupada, pois do lado que dá para o terreno da AngloGold parece estar caindo. Tem como pedir a Prefeitura para dar uma olhadinha nesta rua, antes que aconteça algo grave?” Joana Machado Moradora do Centro

Resposta: Em atenção à carta do leitor, a Prefeitura de Nova Lima informa que a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Manutenção Urbana está elaborando um projeto para recuperar a rua citada.

Mín: 15º Máx: 27º

Tempo parcialmente nublado

Jornal A Banqueta de Notícias - 76ª Edição - CNPJ: 11.160.970/0001-70

Prof. Ruibran dos Reis Minas Tempo

Mín: 14º Máx: 21º

Mín: 14º Máx: 22º

Contato: 31 3542-1336 Fale conosco: 31 3542-1336 / 8569-2926 ou abanqueta@gmail.com Diretor: Frederico Sarti Mendes Jornalista responsável: Lidiane Oliveira - MG 14764 JP Estagiária: Raiane da Mata Diagramador: Elton Corrêa David Diagramadora auxiliar: Sonia Souza Comercial: Clauzy Barbosa 9847-9631 - Fernanda Camba Sarti 8569-2926 Gráfica Editora Sempre - 15.000 exemplares

Tempo parcialmente nublado

Alô Banqueta

Tempo parcialmente nublado

A passagem de uma nova frente fria pelo litoral do Rio de janeiro no final de semana deverá aumentar a nebulosidade e causar queda da temperatura em boa parte de Minas Gerais. As temperaturas deverão cair de quatro a cinco graus no final de semana.

Gostaria de parabenizar o jornal A Banqueta pela entrevista realizada sobre o turismo em Nova Lima. O Jornal apresentou com clareza e veracidade as ações realizadas pelo Departameno de Turismo. A Banqueta é um jornal jovem, mas já é um dos mais importantes instrumentos de mídia que leva a informação através da leitura para toda cidade! Parabéns aos diretores, editores, jornalistas e funcionários pelo excelente trabalho! Renata Couto de Souza Diretora do Departamento de Turismo


Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

A Banqueta

3


A Banqueta

4

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

Kit gay causa polêmica no Brasil O que os educadores e estudantes nova-limenses pensam do kit? O MEC (Ministério da Educação) elaborou um kit contendo cartilhas e vídeos sobre a transexualidade,bissexualidade, homossexualidade, através da relação entre duas meninas lésbicas. O objetivo do kit antihomofobia, que foi apelidado de kit gay, composto de três filmes e um guia de orientação aos professores, é trazer para o ambiente de 6 mil escolas o "tema gay", como forma de reconhecimento da diversidade sexual e enfrentamento do preconceito.

sofro muito preconceito, mas nas ruas, em festas você vê as pessoas zoando, mas eu fico na minha, não ligo mais, já acostumei. Assumi minha homossexualidade aos 17 anos, desde os 14 anos já sabia da minha opção sexual, mas fui segurando até a hora certa de assumir. Sou a favor do kit, para acabar com o preconceito. Mas nunca sofri nenhum tipo de agressão, ninguém nunca me agrediu ao ponto de me magoar”.

Após muita polêmica, a presidente Dilma Rousseff suspendeu a distribuição destes kits. Quem é contrário à distribuição diz que o kit gay incentivará homossexualismo e tornará as crianças presas fáceis para pedófilos.

Já Jonas Felipe Borges, 19 anos, estudante do supletivo da Escola Municipal Emília de Lima pensa diferente. “Sou a favor do kit antihomofobia, isso é bom porque muita gente ainda tem preconceito, qualquer lugar que você vai existe preconceito. Na escola eu não

De acordo com ele, não há preconceito com os homossexuais na escola que ele dirige. “Pregamos sempre pelo respeito. Afinal, cada um tem a sua opção”. O diretor afirmou que, se o kit gay for somente para os diretores que quiserem o material, que ele não receberá o kit na escola, porque, segundo ele, a escola terá uma dificuldade muito grande para debater o tema. Polêmicas a parte, o material será revisado pelo Ministério da Educação e por um comitê especial.

Para a professora Viviane Gomes de Matos, o kit anti-homofobia é muito perigoso. “Foi muito mal feito. Um gasto gigantesco com conteúdo que não educa e não combate o preconceito, foi um grande erro do MEC. Pensando friamente, é um erro muito mais grave do que os cometidos na condução do ENEM e na produção de livros com erros gramaticais, pois diz respeito aos princípios que cada família constrói. Este material agride a família e não educa. É um absurdo gastar rios de dinheiro sem antes haver uma avaliação criteriosa do que se está fazendo. Não deveria fazer parte dos gastos do governo, pois a educação tem inúmeras deficiências e necessidades que se eu for enumerar, tomarei todas as páginas deste jornal”. "Não podemos focar em uma só religião para educar, pois devemos respeitar todos da comunidade escolar em suas escolhas religiosas, que é o correto. Vivemos em democracia e devemos ter o direito de escolhas, mas agora querem destacar a escolha sexual, que a meu ver passa a ser um desrespeito a todos, pois é direito único e como não devemos discutir religião, para que discutirmos a opção sexual de cada um?", questiona a professora. Para ela, o kit antihomofobia confundirá a cabeça dos alunos. “Os pais devem ser consultados se gostariam que essa temática fosse trabalhada com tamanha ênfase em sala, pois também sou mãe e não gostaria que meu filho recebesse esse material na escola. Tenho grande respeito pelo ser humano e acredito que a opção de

Foto ilustrativa

Foto: Fred Sarti

“Sou contra, apesar de não ter preconceito, mas quero constituir uma família e não gostaria que meu filho tivesse a opção sexual de ser homossexual”, opina Pedro Henrique Barbosa, 15 anos, estudante do Centro Educacional São Tomás de Aquino.

cada um deve ser respeitada”. O diretor da Escola Estadual João Felipe da Rocha, Wilson Moura, acha o kit desnecessário. “Têm coisas mais importantes para se tratar dentro de uma escola. O kit é um afronto à família. É um material que não melhora em nada as relações dentro da escola, pelo contrário serve de incentivo para a prática homossexual.


Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

A Banqueta

Dicas 1. 2. 3. 4. 5.

Na foto ela tinha 06 anos, hoje tem 52. O avô dela foi o primeiro fotógrafo de Nova Lima. É formada em Sociologia e atualmente é professora universitária. Mora no Centro de Nova Lima. O pai dela teve um estúdio fotográfico na Rua Santa Cruz durante muitos anos. 6. Já trabalhou na Prefeitura de Nova Lima.

Saiba quem é o misterioso na próxima edição. Resposta: O personagem misterioso da semana passada é o Dr. Maurício Farah, competente e queridíssimo advogado.

5


6

A Banqueta

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

Ônibus Capa

com lotação máxima

Ônibus destinados ao transporte escolar continuam superlotados. Nenhuma providência foi tomada desde a morte do estudante de 11 anos. Será que vai ter que morrer outro aluno para que medidas sejam tomadas? Fotos retiradas na porta da Escola Estadual João Felipe da Rocha no dia 01/06/11 Fotos: Fred Sarti

“Não quero que outras famílias passem pelo que passamos. Onde está a fiscalização? Queria que a Prefeitura e os vereadores olhassem com mais carinho essa situação, e que possam fazer cumprir a lei”. Pais de Guilherme


Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

A Banqueta

Acompanhamos há alguns meses, o trágico fim de um estudante que voltava da aula, no transporte fornecido pela Prefeitura de Nova Lima. Guilherme Bruno Batista do Rosário tinha 11 anos, ele morreu ao colocar a cabeça para fora do ônibus, no dia 30 de março. Jorge Luís do Rosário, 32 anos, pai de cinco filhos, viu no dia 30 de março seu filho sair de casa para a escola pela última vez. Ele estava trabalhando, quando recebeu uma ligação dizendo que Guilherme tinha falecido. Chegando ao local do acidente, se deparou com policiais e diversas informações. Disseram que seu filho havia batido a cabeça na placa, ou no poste, dúvida que permanece até hoje. Guilherme completaria 12 anos no dia em que foi enterrado. “Ele era um menino tranquilo, educado, que conhecia muita gente”, conta seu pai. A licitação que foi aprovada pela Prefeitura de Nova Lima causa revolta em Jorge. “Minha revolta foi a Prefeitura aprovar a licitação e não cumprir com a lei. Os ônibus não são adequados, vêm superlotados, e tem um trocador, quando é necessário um monitor. Não mudou nada desde o acidente, esta semana mesmo eu acionei a polícia por conta da lotação máxima dos ônibus escolares”. O ônibus denunciado saía do Mingu por volta das 7 horas e iria transportar alunos de quatro escolas: Augusto de Lima, Deniz Valle, George Chalmers e João Felipe da Rocha. Só após o contato do Jorge, que foi enviado outro ônibus para dividir os alunos. “Eu pedi o motorista que parasse o ônibus e que esperasse a polícia. Só depois que chamei a polícia que tomaram uma providência”. Jorge pede ainda que os políticos de Nova Lima deem mais atenção ao transporte dos estudantes. “Não quero que outras famílias passem pelo que passamos. Onde está a fiscalização? Queria que a Prefeitura e os vereadores olhassem com mais carinho essa situação, e que possam fazer cumprir a lei”. Nilcéa Marques Batista, mãe de Guilherme, até hoje não sabe o que realmente aconteceu, já que várias versões foram contadas, mas acredita que seu filho, na intenção de ajudar o motorista, bateu com a cabeça na placa e infelizmente veio a falecer. O pedido de Nilcéa é que a Prefeitura disponibilize uma pessoa para acompanhar os alunos dentro do ônibus para evitar certos acidentes. “Meu filho era um menino como qualquer outro, saudável, mas se tivesse um responsável, um monitor para acompanhar os alunos, acho que isso não aconteceria, e eu não perderia meu filho. Só eu sei o que estou passando”. Emocionada, ela reafirma que os ônibus continuam em lotação máxima, que os meninos continuam agindo da

7

mesma forma, colocando braço e cabeças para fora das janelas, e que a morte do seu filho não foi suficiente para que fossem tomadas as devidas providências. Seu pedido é que os trocadores sejam substituídos por monitores, para que estes viessem a evitar acidentes. A filha de Nilcéia, de 14 anos, que utiliza o transporte escolar nos contou que nada mudou desde o acidente, que tirou a vida do irmão. A equipe do jornal A Banqueta de Notícias visitou algumas escolas na última 3ª e 4ª feira no horário em que os alunos pegam os ônibus. Os veículos ainda estão com superlotação. Alguns alunos vão sentados nas escadas, outros em pé, sem lugar para assentar. Tentamos entrevistar motoristas e trocadores, mas eles não quiseram dar declarações. A estudante G.N.S., de 12 anos, que não quis se identificar, nos contou que os ônibus continuam lotados e que não oferecem segurança nem conforto aos alunos. “Acho que eles não estão nem aí para os estudantes, tem vez que passa um ônibus para pegar todos os alunos. Temos que ir em pé, alguns alunos vão sentados nas escadas”. Quando perguntamos se havia alguma mudança desde o acidente com o aluno do George Chalmers, a estudante contou. “Estou indignada! Depois da morte do meu filho não mudou nada. Continua a mesma bagunça, ninguém respeita ninguém, tem vez que tem até briga dentro do ônibus”, declara Nilcéia. Entramos em contato com a empresa Via Ouro, responsável pelo transporte estudantil, mas a empresa disse que repassou o email do jornal para a Secretaria de Educação, já que prestam serviço para eles. Perguntamos a Prefeitura de Nova Lima o que mudou após a morte do aluno, quantos alunos vão em cada ônibus, se todos os alunos vão sentados e se há superlotação nos ônibus. A resposta que obtivemos, que não respondia todos nossos questionamento foi: “A Prefeitura de Nova Lima informa que a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes Públicos (SEMST) solicitou, sendo prontamente atendida pela empresa responsável pelo transporte de alunos, a redução da abertura das janelas dos ônibus, com abertura máxima de 12 cm na parte superior e totalmente vedada na parte inferior. O itinerário também foi alterado de modo a não passar pela rua do local do acidente. Além disso, nas palestras ministradas nas escolas pela equipe de Educação para o Trânsito da SEMST, tem sido abordado o tema segurança e a forma correta de se comportar no transporte escolar, bem com em outros veículos”. O que se espera é que os pais orientem seus filhos. E a que Prefeitura coloque ônibus adequados para o transporte dos estudantes, juntamente com um monitor, sem que seja necessária a superlotação dos mesmos.


A Banqueta

8

Oliveira Pr. Judson VD em grava CD/D Nova Lima

Cultura Hoje (03) e amanhã, 04 de junho, às 19h30, o pastor Judson Oliveira grava o álbum “De Volta Pra Casa”, seu novo CD/DVD. A gravação será no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima com participação especial de Nívea Soares, Christie Tristão, Pr. Antônio Cirilo e Grupo Profetas da Dança. A entrada é gratuita. Judson Oliveira mora em Nova Lima. Ele é líder do ministério Judá e responsável pelo acompanhamento pastoral da equipe. É um dos pastores da Igreja Batista de Contagem, vice-presidente da AIM (Associação Internacional de Missões), integrante do corpo diretivo da AIR (Aliança das Igrejas para Restauração), ambas as associações de igrejas com sede em Nova Lima, onde lidera missões levando a palavra de Deus a diversas nações, dentre elas, Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Cuba, Japão, Argentina, Espanha, Canadá, Hungria e Gana. Com mais de 200 mil cópias vendidas, o Pr. Judson Oliveira já gravou cinco CDs no território nacional e ministra regularmente pela Europa, Ásia, África e Américas.

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

Concurso

Kamilla fica em 6º lugar no Miss Minas Gerais A Miss Nova Lima 2011, Kamilla Alves Arcanjo (22), modelo e estudante, moradora do Condomínio Veredas das Geraes disputou o Miss Minas Gerais, no último dia 21, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. 27 candidatas passaram por uma préseleção. O fator fundamental foi altura mínima de 1,70m. As selecionadas desfilaram em traje de gala e banho. Kamilla ficou em 6º lugar. “Sinto-me privilegiada por representar Nova Lima em um concurso com relevância e reconhecimento nacional. Agora vou seguir em direção aos meus objetivos, entre eles concluir meus estudos e preparar-me para novos desafios como modelo”, conta.

VENES - http://venescomw.blogspot.com

Humor

Para Kamilla, ser miss é uma conquista fantástica. “Ter participado e ser julgada por um corpo de jurados altamente capacitados, conhecedores da beleza e de todos os seus atributos, é engrandecedor e justifica a grande responsabilidade de participar de um concurso de Miss.”


Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

A Banqueta

9


10

A Banqueta

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11


Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

A Banqueta

11


A Banqueta

12

Educação

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

Meio ambiente

Professores

Foto: Lidiane Oliveira

ONG VERDENOVO

montam comissão Dezenas de professores da rede municipal de ensino estiveram reunidos nesta quarta-feira à noite, no plenário da Câmara Municipal de Nova Lima. Estavam presentes professores de quase todas as escolas da rede municipal, além do vereador José Guedes. Uma das organizadoras do encontro, a professora da Escola Municipal Emília de Lima, Solange Patrícia Nunes, afirma que elas não estão contra ninguém, apenas querem mais valorização para a classe. “O nosso objetivo com este encontro é formar uma comissão para unirmos forças e buscar uma maior valorização dos professores da rede municipal de Nova Lima. O aumento que recebemos foi de 10% agora, e depois em janeiro mais 5%, mas o problema que o salário inicial de uma professora da Prefeitura é de apenas dois salários mínimos. E, como Nova Lima tem uma excelente renda, gostaríamos de ser mais valorizadas”, explica Solange.

comemora a Semana do Meio Ambiente

Até domingo (05), a ONG VERDENOVO Rio das Velhas promove atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente. De acordo com a assessora de comunicação da ONG, Zilah Rodrigues, a ideia é criar uma semana repleta de atividades que tenham como principal foto a orientação com os cuidados com o Meio Ambiente e a conscientização sobre a importância da preservação da natureza, da redução do consumo, do reaproveitamento de materiais e da reciclagem de resíduos.

“Queria deixar bem claro que não estamos contra o Governo, nem contra o Sindicato e tampouco contra a Secretaria Municipal de Educação. Como disse, só estamos correndo atrás de nossos direitos. E o dia de hoje foi excelente, pois a partir desse encontro conseguimos montar uma comissão com mais de 20 professores, fazendo com que 100% das escolas da cidade sejam representadas nesta comissão”, finaliza Solange.

A oficina de adornos, que ocorreu na tarde desta terça-feira (31), ensinou como criar objetos com produtos reciclados. “O objetivo é pegar os materiais que você utiliza dentro de casa, como a garrafa PET e revistas, que normalmente iriam para o lixo, e transformá-los em produtos que terão utilidade no dia a dia”, explica Zilah.

Foto: Fred Sarti

Lúcia Aparecida de Oliveira, moradora do bairro Alvorada, participou da oficina. “Aprendi a trabalhar com garrafa PET com uma colega, e isso me despertou sempre aprender coisas novas para passar para outras pessoas, para que elas possam se conscientizar que o lixo vira luxo”, conta. “Depois eu comercializo o que eu aprendo, e está valendo à pena”.

Alguns integrantes da Comissão

Amanhã, sábado (04), a ONG VERDENOVO realiza a trilha ecológica para adultos, em Macacos. No domingo (05), a ONG expõe algumas de suas atividades e promove a Feira Ambiental, em frente à Câmara Municipal, na Praça Bernardino de Lima. Já a inscrição para o concurso de fotografia foi prorrogada e pode ser feita até o dia 17 de junho. Mais informações no site verdenovo.org.br ou pelo telefone 3541-3610.


Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

A Banqueta

13


A Banqueta

14

Foto: Fred Sarti

Política

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

Ronaldo Faria sai do PT, após 25 anos de filiação Com aproximadamente 25 anos de militância no Partido dos Trabalhadores, o ex-vereador, por dois mandatos, pelo PT, presidente do Sindicato dos Mineiros durante três mandatos, e mais um mandato como diretor, totalizando 12 anos na luta sindical, Ronaldo Faria, também conhecido popularmente como Ronaldo do PT, deixou o Partido nesta terçafeira, dia 24 de maio. “Estou me desligando do PT por acreditar que o mesmo não tomou algumas posições que acho que seriam corretas. Vi algumas coisas dentro da Prefeitura que eu não concordei, ainda alertei o PT que teria jeito de consertar, mas ninguém tomou providências. Isto porque algumas pessoas interferem na administração do Carlinhos, o que faz com que o seu segundo mandato deixe a desejar. Mas o PT não fez nada, e agora nem adianta mais, pois já está tarde demais”, declara Ronaldo.

A revitalização da Praça Expedicionário Assumpção, conhecida popularmente como Praça do Senai, foi entregue aos nova-limenses em janeiro de 2010. De acordo com a Prefeitura, a empresa que venceu a licitação, Engeral Construções Ltda, recebeu do município o valor de R$ 852.298,23 para a execução desta obra mais a reforma da Praça Bernardino de Lima. O problema é que, em pouco mais de um ano da revitalização, a Praça do Senai novamente passa por reformas. Conforme informou a Prefeitura, foi constatada a necessidade de execução dos serviços de recuperação do piso da praça que apresentava afundamento. E, segundo a mesma, o problema não foi da Engeral. De acordo com a Prefeitura, a necessidade de intervenção ocorreu devido ao excesso de umidade em alguns pontos da base e do trânsito de veículos pesados, que é proibido, conforme a sinalização do local. A Engeral confirma. De acordo com a empresa, a praça foi projetada e executada para receber tráfego apenas de veículos leves, mas o tráfego frequente de veículos pesados provocou o deslocamento de trechos do

Ronaldo espera levar alguns integrantes históricos do PT para o seu novo partido, o PR, Partido da República. “Conversei com o presidente do partido, Pastor Alison, que me recebeu com o maior carinho e presteza. Aproveito a oportunidade para convidar as pessoas de bem de Nova Lima a participar conosco nesta nova empreitada e desafiadora missão de levar o PR a ser um dos grandes partidos de Nova Lima”, convida Ronaldo.

pavimento de concreto intertravado, que é o que está sendo corrigido. Para a Engeral, não houve erros, e sim a utilização indevida do pavimento, já que há sinalização proibindo veículos pesados no local. Uma praça que custou ao Governo quase R$ 900 mil reais – este valor está incluído a reforma da Praça Bernardino de Lima, realmente não poderia dar mais custos ao município. A Prefeitura informou que as recentes intervenções realizadas na Praça do Senai não terão custos para o município. A Engeral Construções arcará com as despesas.

Fotos: Lidiane Oliveira

Praça do Senai passa por reformas, após um ano da revitalização

“Acredito que Carlinhos lavou as mãos sobre as eleições de 2012, porque pensar em um projeto de esgotamento sanitário de uma cidade como Nova Lima e não discutir com a comunidade, para mim é lastimável, mais um motivo para minha saída”, reafirmou.

Obras


Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

A Banqueta

15


A Banqueta

16

Bastidores

Esporte

com João Vítor Xavier

VILLA NO CLIMA DA SÉRIE D

Tem cheiro de Série D no ar do Penidão. Isto mesmo, o Leão deu o pontapé inicial na preparação para a disputa da Série D, na última quarta-feira, dia 02/06. O treinador Leonardo Condé está empolgado com a possibilidade de fazer uma ótima campanha no comando do time, e, quem sabe, levar o Villa à Serie C ano que vem. Com novas peças no plantel – foram contratados o zagueiro Luís Henrique, ex-América de Teófilo Otoni, o volante Maxwell, ex-Caldense, Alex Santos, lateraldireito, e o meia Luizinho. Uchôa, volante que pertence ao Cruzeiro acertou sua permanência na equipe. Agora, na minha opinião a melhor notícia foi dada pelo homem forte do futebol do Villa, Nélio Aurélio, que garantiu que Pedro Lourenço, do Supermercados BH, fica no Clube até o final do ano. E melhor, ainda, uma composição formada por ele e outros dirigentes podem assumir o futebol do Villa. Seria fantástico! É o Leão pensando grande e no futuro!

CRUZEIRO TENTA PRIMEIRA VITÓRIA Depois da derrota contra o Figueirense e do empate

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

João Vítor Xavier é jornalista, apresentador do programa Bastidores na Rádio Itatiaia. É deputado estadual majoritário em Nova Lima.

contra o Palmeiras, em plena Arena do Jacaré, o time celeste vai ao Rio, enfrentar o Fluminense, amanhã, buscando a primeira vitória no Brasileirão. Além de Roger machucado, o técnico Cuca não poderá contar com três peças fundamentais de seu time: Fábio e o volante Henrique convocados para os amistosos da Seleção Brasileira e também o zagueiro Victorino ainda com a Celeste Olímpica. Deverão entrar o goleiro Rafael, o volante Fabrício, que começará como titular após sete meses, e Léo continua sendo o companheiro de zaga de Gil.

MAIS UM TABU PARA SER QUEBRADO Depois de conseguir duas vitórias seguidas no Brasileirão, o que não acontecia há quase 21 anos, o Atlético vai para o confronto contra o São Paulo de olho na liderança e em outro tabu a ser quebrado: desde 1980, o time alvinegro não consegue três vitórias consecutivas na competição nacional. Por isto, a ordem na Cidade do Galo é não perder o foco. Sendo assim, o Atlético está treinando pesado para enfrentar o São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 08/06, na Arena do Jacaré, em jogo adiado pela 3ª rodada do Brasileirão.

EM TEMPO Sucesso total! Não há outra forma de dizer o que foi o show do cantor Wando, em homenagem ao dia das mães, na última sexta-feira, dia 27/05, na Praça Bernardino de Lima. Parabéns ao povo nova-limense!

TORNEIO CINQUENTãO No último domingo, teve início o II Torneio Cinquentão. O Retiro venceu o Nacional por 4 a 2. O Internacional venceu o Santa Cruz por 2 a 0. E o Olaria venceu o Barra do Céu por 6 a 0. Neste domingo, teremos a 2ª rodada, com todos os jogos às 10h. No campo do Retiro, jogam Retiro x Santa Cruz. No campo do Internacional, em Bicalho teremos Internacional x Nacional e no Campo da Avenida, o Canto Rio faz a sua estreia contra o Barra do Céu.

VI TORNEIO DA AMIZADE No último fim de semana, o Dois Coqueiros venceu o Estrela por 2 a 1. O Ferrinho venceu o Sativas também por 2 a 1. Neste sábado, teremos A.D.M. x Bujaca e no domingo vão se enfrentar Amigos do Coimbra e o Bela Vista. Lembrando que todos os jogos ocorrem no Campo do Montanhês, às 14h.

No Fundo Do Baú O time desta semana é o amador do Rosário Central da década de 70. Este time enfrentou e venceu o júnior do Villa Nova por 1 a 0, em uma partida preliminar entre os profissionais do Leão e o time do Uberlândia. Em pé: Veloso Alfaiate, Marquinhos (Filho de Sô Geraldo da Rua Nova), Paulo Rinso (SEMEL), Claudionor (Associação Comercial), Jairo (Copasa), Ademir Pranchão, Geraldo (irmão de Antônio Cocó e Alair) e Souza (era casado com Dona Anita da Pensão). Agachados: Ubaldo, Branco (irmão de Jamil da SEMEL), Zé Antônio da oficina, João (irmão de Dr. Ely), Gilson (Cristais), Paulinho Mangates e Geléia.

Enquete Quem foi o melhor jogador do Rosário Central da década de 70? Envie sua resposta para enqueteabanqueta@gmail.com, participe!

Rosário Central

Resposta da enquete anterior: O goleiro Horácio, do time master do Retiro de 76, foi o jogador que obteve o maior número de votos em toda a história da enquete da coluna Fundo do Baú do jornal A Banqueta. Ele obteve quase 100 votos. Com a expressiva votação, Horácio fica em 1º lugar, com 92% dos votos. Seguido de Bené e Dimas empatados em 2º lugar.


Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

A Banqueta

17


A Banqueta

18

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

Aniversário do Biliu No último sábado, dia 28, os antigos frequentadores do Bar do Biliu, mais conhecidos como a “Turma do Bar do Biliu”, organizaram uma festa surpresa para comemorar o aniversário do Biliu. Como o bar fechou, eles reabriram somente para fazer a festa para o aniversariante. Até a Charanga do Villa estava presente. O melhor da festa foi quando todos se uniram e deram uma volta na Praça Cel. Aristides acompanhando a performance da Charanga. Parabéns Biliu, e que você anime a reabrir o lendário Bar do Biliu.

Um funcionário público contou para Zé do Copo que em uma cidade próxima à Nova Lima tem profissionais da saúde trabalhando dobrado, já que alguns concursados ainda não assumiram o posto. Zé está preocupado com este concurso, tem gente que não passou e que não foi demitido até hoje, gente que passou para um cargo, mas ocupa outro. Zé está achando isso tudo muito estranho. Zé do Copo ficou sabendo que tem uma moça em Nova Lima achando que ela tem o melhor namorado do mundo. Mal sabe ela que o “melhor” namorado já até tentou voltar para a ex dele, enquanto estava com a atual, mas como a ex não quis, ele ficou com a outra mesmo. Toda vez que uma mulher fala com Zé do Copo que tem um namorado muito bacana, ele já sabe que o cara tem segredos obscuros por aí.

Zé do Copo estava no último domingo tomando umas lá no Bar do Kaká na Savassinha e ficou sabendo que ele, o Kaká será candidato a vereador pelo partido PMN do figuraça Tunicão, que, diga-se de passagem, é um dos caras mais artistas e gente boa de Nova Lima. Zé do Copo estava tomando umas no Bar do Marcelo no BNH e ficou sabendo que em breve em Nova Lima o PT estará lançando um setorial dentro do partido voltado para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e transexuais, o chamado LGBT. Isto para discutir dentro do partido políticas públicas voltadas para este segmento. Zé admirou esta idéia e acha que é assim mesmo, temos que deixar de ser preconceituosos e como todos sabem, na política temos várias pessoas homossexuais tanto em Nova Lima, como em Minas e no Brasil. Zé do Copo é contra qualquer tipo de preconceito, seja ele sexual, racial, ou qualquer outro.

Zé do Copo foi no show do Wando e adorou, o único problema é que o Wando jogou uma maçã para o público e foi logo caindo nas mãos do Zé do Copo. Mas o que Zé queria pegar mesmo era uma calcinha que o Wando jogou para a plateia, isto para presentear uma dendeca nova que o Zé está saindo. É sempre bom apimentar o relacionamento, não é mesmo galera? A agenda do Zé para esta semana está cheia. Na sexta ele vai curtir a mais nova Balada da cidade lá no Clube do Sindicato em Bicalho. Vai ter Kero Biss e Lúcio Lopes. Já no sábado Zé do Copo vai abraçar o gente boa Gilberto Otinha. Ele estará comemorando o seu aniversário com uma festa reservada no Clowns Pub. Zé do Copo faz questão de comparecer pois vai aproveitar para dar um abraço em toda a família retirense.


Nova Lima – 03 a 09 de junho/11

A Banqueta

19


20

A Banqueta

Nova Lima – 03 a 09 de junho/11


Jornal A Banqueta de Notícias