Issuu on Google+

Direto da Comunidade

Perigo na Avenida

EM NOVA LIMA?

Foto: Fred Sarti

PÁG.02

TERROR Vem aí o Festival da Cerveja PÁG.04

VERDENOVO, conheça esta ONG Ônibus foi queimado na Avenida Rio Branco PÁG.08

Banqueta na Balada

PÁG.06

Marcelino é o novo líder do PT PÁG.10

Esportes

Começa o Torneio Cinquentão PÁG.14

7 Irmãos Confira as fotos do show que arrepiou o Hard Rock Café

PÁG.14

Zé do Copo fala de vídeo comprometedor PÁG.14


A Banqueta

2

Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

Oportunidade de Emprego HEMOMINAS CONVOCA DOADORES DE SANGUE Nas últimas semanas, foi registrada uma queda considerável no número de doadores de sangue nas unidades do Hemoninas. O motivo inicial seria a brusca mudança de temperatura, ou seja, no frio, as pessoas saem menos de casa. Mas esse não foi o único motivo para a queda dos doadores. Nesta época do ano, estamos mais vulneráveis a gripes e infecções respiratórias, o que impossibilita a doação de sangue. Com 40% a menos de doadores, a equipe do Hemominas convoca a população de todo o estado a comparecer em uma de suas unidades e fazer um gesto de cidadania e solidariedade. Para doar, é necessário ter uma boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade e não ter doença de chagas. Também é necessário apresentar documento oficial com foto. O processo entre a triagem, para confirmar se a pessoa pode ser um doador e a coleta, tem duração de uma hora. Se o doador foi recentemente vacinado contra a gripe, é necessário aguardar quatro semanas para realizar a doação.

DOMÉSTICA - Para trabalhar em casa de família, em Nova Lima. Interessadas ligar para Kelli no telefone 8722-3176. AUXILIAR TÉCNICO - Empresa: Atuante no seguimento de Metrologia e Calibração. Funções: calibração de instrumentos de medição no laboratório da empresa e nos clientes, participações em auditorias dos sistemas de qualidade. Salário: R$ 850,00. Benefícios: Transporte, Refeição. Formação: Ensino Médio Completo / Ensino técnico completo ou cursando (Técnico em Mecânica, Eletromecânica, Instrumentação ou Metrologia). Experiência: Não é necessário. Interessados devem encaminhar currículo para rh.04@martinsguerra.com.br colocando no assunto “Auxiliar de Mecânico”. TELEMARKETING - Temos várias vagas para operadores de telemarketing ativo e receptivo para empresas de grande porte em BH. 2° grau completo ou cursando o 3º ano do Ensino Médio, maior de 18 anos, não é necessário ter experiência. Horário: 6horas e 20 minutos diários. Remuneração: Salário, Vale transporte, Vale Lanche, Seguro de Vida, Assistência Funeral, Auxílio Creche, Salário Família, Assistência Odontológica Odontoprev, Plano de Saúde Medial, Goodcard, Clube do Desconto (Desconto em Faculdades e outras empresas), Plano de Crescimento. Quem tiver interesse favor enviar currículo: cnirecursoshumanos@yahoo.com.br.

Para os interessados, o site do Hemominas oferece todas as informações para doação de sangue e cadastro de medula óssea. Por telefone, o atendimento no número 155 a chamada é gratuita em todo o estado.

Na matéria “Grávida morre após parto”, veiculada na última semana, publicamos que o médico responsável pelo exame de ultra-som da paciente Olinda Alessandra Santos foi Adilson Bolevar Pereira. Erramos! O nome correto do médico é Aluízio Bolivar Pereira.

Direto da Comunidade

Perigo!

O Hemominas tem 20 unidades de coleta de sangue em Minas Gerais. As quatro unidades que mais precisam de doadores são dos municípios de Passos, Montes Claros, Divinópolis e Ponte Nova. Em Belo Horizonte há duas unidades. Uma no Centro e outra no Barreiro. Na unidade do Centro os agendamentos para doação podem ser feitos pelo telefone 0800 - 031 01 01. Se você preferir a unidade do Barreiro, o telefone é 3390-8013 ou 33908014.

Errata

“Gostaria que as autoridades de Nova Lima tomassem providências para solucionar um problema que todos os motoristas enfrentam no Centro na cidade. Na Avenida José Bernardo de Barros, em frente ao Depósito Avenida e ao Sacolão ABC, existe um retorno que tantos os carros que seguem sentido Avenida – Espaço Cultural e os que vêm do Espaço Cultural – Avenida podem entrar neste retorno. Peço às autoridades que passem lá em um sábado de manhã para ver a bagunça que vira. Fora os acidentes que são constantes. Será que vão esperar acontecer uma tragédia para fechar aquele retorno?” Sérgio Bruno Morador do bairro Cascalho Resposta: A Prefeitura de Nova Lima informa que uma equipe de técnicos e engenheiros da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes Públicos esteve na Avenida José Bernardo de Barros para fazer um estudo sobre o trânsito local e em seguida elaborar um projeto para solucionar o problema.

Mín: 14º Máx: 25º

Tempo parcialmente nublado

Jornal A Banqueta de Notícias - 75ª Edição - CNPJ: 11.160.970/0001-70

Prof. Ruibran dos Reis Minas Tempo

Mín: 15º Máx: 26º

Mín: 14º Máx: 26º

Contato: 31 3542-1336 Fale conosco: 31 3542-1336 / 8569-2926 ou abanqueta@gmail.com Diretor: Frederico Sarti Mendes Jornalista responsável: Lidiane Oliveira - MG 14764 JP Estagiária: Raiane da Mata Diagramador: Elton Corrêa David Diagramadora auxiliar: Sonia Souza Comercial: Clauzy Barbosa 9847-9631 - Fernanda Camba Sarti 8569-2926 Gráfica Editora Sempre - 15.000 exemplares

Tempo parcialmente nublado

Alô Banqueta

Tempo parcialmente nublado

Uma frente fria deverá passar pelo litoral do Rio de Janeiro durante o final de semana com fraca intensidade. A previsão é do sistema frontal aumentar a nebulosidade durante o dia em todas as regiões de Minas Gerais, porém não deverá ocorrer chuvas. Temperatura estável.

Quero parabenizar toda a equipe do jornal A Banqueta. Vocês desempenham um trabalho diferente e muito bacana. Achei triste a matéria que contou a história do nova-limense que tem transtorno mental e que não o liberam para ser internado. Espero que depois da matéria, alguma providência seja tomada. Fabiana Santos Souza


Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

A Banqueta

3


4

A Banqueta

Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

Turismo

AÇÕES DO TURISMO EM NOVA LIMA

O Departamento de Turismo da Prefeitura de Nova Lima tem vários projetos que serão realizados ainda neste ano. Para falar mais sobre este e outros assuntos, entrevistamos com exclusividade Renata Couto de Souza, Diretora do Departamento de Turismo. A BANQUETA: Por que o turismo é importante para Nova Lima? Renata: Turismo é uma atividade econômica do terceiro setor e, como tal, se planejada pode trazer benefícios sócio econômicos diretos para o município, principalmente melhoria da qualidade de vida e aumento da receita advinda do efeito multiplicador oriundo da prestação de serviços. Todo serviço prestado por empresas turísticas gera impostos e, consequentemente, efeito direto da participação do turismo na economia local. Quanto mais tempo o dinheiro de fora permanecer aqui na nossa economia, melhor, por isso a importância da atividade como indutora e facilitadora desse movimento econômico. A BANQUETA: O que o governo atual tem feito em prol do turismo? Renata: No governo Carlinhos Rodrigues, muitos investimentos foram destinados ao turismo. A estruturação da equipe de trabalho, hoje composta de 27 funcionários, dentre eles estagiários, bacharéis, especialistas e mestres em turismo. A instituição, por Lei Municipal aprovada em Câmara, da Política e do Plano Municipal de Turismo que direciona, norteia o desenvolvimento em ações sustentáveis, distribuídas por programas projetos e ações específicas. Outro passo importante foi o incentivo a atuação do Conselho de Turismo e o estímulo ao uso do Fundo de Turismo esperado ainda para este semestre sua regulamentação. Também importante foi o envio, em dezembro de 2010, do Projeto de Lei de Criação da Secretaria Municipal de Turismo, fundamental para que o organismo de turismo tenha mais autonomia administrativa e facilite a gestão e captação de recursos e incentivos financeiros. O projeto aguarda os trâmites para votação da Casa. Mas ainda temos muito a fazer como, por exemplo, instituir um programa de incentivo a instalação de empreendimentos turísticos. A BANQUETA: Você falou em programas, projetos e ações, quais são? Renata: O primeiro deles é a roteirização do município para facilitar gestão e uso do turismo (Rota Sede, Rota Vila da Serra, Rota 040 e Rota Macacos). O programa de Ecoturismo (Projeto Nossas Trilhas) que consiste em catalogação, mapeamento e análise de trilhas para prática de ecoturismo. O Programa de Eventos que este ano

apresenta várias novidades como a Festa da Mandioca de Bicalho, Festival Gastronômico Rota dos Sabores, Uaiktoberfest (Festival da Cerveja Artesanal) além dos já tradicionais, Feira Domingo em Bicalho, Concurso Miss Nova Lima, Garota Country, etc. Temos o Programa de Marketing Turístico com seus CAT's - Centros de Atendimento ao Turista (Sede, Rodoviária e Móvel). Programa de Capacitação Profissional que leva qualificação e aprimoramento aos segmentos do turismo e comunidade, oferecendo cursos para garçom, camareira, condutor de atrativos, recepção em hospedagem, além do projeto hospedagem domiciliar. O Programa de Pesquisa e Estatísticas atua em todos os projetos criando, aplicando e tabulando pesquisas de oferta e demanda que são instrumentos primordiais de planejamento. O Programa de Planejamento que atua na gestão de grandes projetos como a Implantação do Trem Turístico Cultural Rio Acima/Honório Bicalho que se encontra na fase de estudo de viabilidade técnica (ABPF) e captação de recursos para possível implantação em 2012. Enfim, o Programa de Relações Institucionais que busca as articulações e parcerias importantes com o trade turístico (MTUR, SETUR, ACO, Estrada Real, SENAC) A BANQUETA: Como estão os preparativos para a Copa de 2014? Renata: Estamos a três anos de um mega evento mundial e somos da região metropolitana de uma cidade sede, Belo Horizonte. Portanto ainda temos muito a fazer para nos preparar. O passo mais importante foi a criação da Secretaria de Turismo, que acredito ser aprovada em breve por nossos queridos vereadores, que são pessoas inteligentes e sensíveis à causa. Outro passo importante foi o convênio da Prefeitura com o SENAC, que desenvolve as Ações Estratégicas Compartilhadas para a Copa de 2014, ações conjuntas entre desenvolvimento, turismo, esportes, cultura, etc. Mas o Departamento de Turismo já desenvolve propostas para desenvolvimento de setores primordiais que são o receptivo, eventos e formatação de produto, em todos os programas citados anteriormente. A BANQUETA: Quer deixar alguma mensagem? Renata: As pessoas, principalmente autoridades, precisam entender que o Turismo é uma atividade multi, inter e transdisciplinar, portanto, também merecedora de atenção especial dos seus gestores. É uma atividade que admite ações a médio e longo prazo, talvez por isso não desperta os olhares dos políticos. O turismo traz um mosaico de oportunidades e benefícios sócioeconômicos diretos e indiretos para as comunidades, poder público e empresariado, sendo necessários investimentos e dedicação, por que é promissor e uma viável alternativa econômica para Nova Lima, visto a proximidade do esgotamento das suas atividades minerárias. Acreditem no turismo, acreditem em Nova Lima, valerá a pena! Também gostaria de dizer que não tenho a intenção de me candidatar a nenhum cargo político. Já manifestei vontade, mas hoje confirmo que sou extremamente reflexiva e técnica, buscando desenvolver um trabalho bacana na cidade por amor a minha terra e aplicando meus conhecimentos adquiridos na academia. Não sei ser política!

VEJA COM EXCLUSIVIDADE OS PRÓXIMOS EVENTOS E FESTAS! FESTA DA MANDIOCA Data: 10, 11 e 12 de junho, em Honório Bicalho. Conceito: Evento com exposição e comercialização de produtos derivados da mandioca, além de shows e atrações especiais.

FESTIVAL GASTRONÔMICO ROTA DOS SABORES Data: 19/08 a 18/09 nos estabelecimentos participantes. Participantes: Bares, restaurantes e similares em todas as rotas do município (Sede, 040, Honório Bicalho e Macacos). Pré-inscrição: 23 a 31/05/2011, no Departamento de Turismo da Prefeitura de Nova Lima, situado a Rua Santa Cruz, 200, Centro, Nova Lima. Contato:3581-8423 / 3581-8438.

UAIKTOBERFEST Festival da Cerveja Artesanal: preparando a cidade para receber os cervejeiros e cervejarias caseiras e artesanais. Data: 07 a 09 de outubro de 2011. Diferencial: Presença dos cervejeiros caseiros do município, filiados à Acerva Mineira ou não, e micro cervejarias comprometidas com o conceito de cervejas especiais. Conceito: O público terá oportunidade de entrar em contato com a cultura cervejeira, através de palestras, degustações e bate-papos informais com os próprios produtores. Meta: Projetar Nova Lima como a capital nacional da cerveja artesanal, trazendo outros eventos cervejeiros para a cidade e fomentando o turismo Realização: Prefeitura de Nova Lima e Frei Tuck.


Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

A Banqueta

Dicas 1. Na foto ele tinha 07 anos, hoje tem 61. 2. Viveu grande parte da sua vida no bairro Rosário. 3. É filho de um comerciante libanês muito conhecido na cidade. 4. Estudou no George Chalmers. Foi aluno da professora Maria Piedade Silva. 5. É casado com uma profissional muito comunicativa da área da educação. Eles têm 04 filhas. 6. É advogado com uma larga experiência no direito público. 7. Já foi procurador da Câmara e da Prefeitura de Nova Lima. 8. Foi interventor da Associação Comercial e Industrial de Nova Lima. 9. É conselheiro do Villa Nova, inclusive na foto está com a camisa do Villa. Vai a todos os jogos do Leão do Bonfim.

Saiba quem é o misterioso na próxima edição. Resposta: O personagem misterioso da semana passada foi o competente Paulo de Tárcio Rodrigues, mais conhecido como Paulinho Careca.

5


A Banqueta

6

Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

VERDENOVO:

Meio Ambiente

Conheça o trabalho desta ONG nova-limense

Idealizada pelo empresário Damasceno dos Santos preocupação com a qualidade ambiente, foi criada a OSCIP agosto de 2001.

Paulo Henrique (Paulinho), em de vida e o meio VERDENOVO em

A iniciativa teve como objetivo principal a criação de uma organização voltada para o desenvolvimento de ações e projetos que buscam sempre a qualidade de vida, tendo como principais focos a educação ambiental, a inclusão social e digital e a qualificação profissional. A VERDENOVO conta com uma ampla estrutura física, composta por quatro núcleos e uma unidade móvel, o Trenzinho Ecológico Solidário, que é utilizado para o transporte de alunos da Rede Pública às aulas de Educação Ambiental lecionadas na Escola da Água. “Este ano, a VERDENOVO completa 10 anos. Estamos com novos projetos para a população de Nova Lima”, conta a assessora de comunicação da VERDENOVO, Zilah Gomes Rodrigues.

CURSOS E PROJETOS

A VERDENOVO também tem cursos profissionalizantes de manicure, secretariado, mecânica, hotelaria, culinária, etc. Outro curso disponível é o de informática para crianças e adultos, com duração semestral. Além dos cursos, o CVT mantém parceria com empresas que disponibilizam vagas de emprego, incluindo vagas para menor aprendiz e portadores de necessidades especiais. O Telecentro IBM possui uma rede de 40 computadores conectados à internet utilizados para cursos de informática e inglês, voltados para jovens e adultos. Também oferece os quiosques interativos em 3D que estimulam o interesse das crianças pela ciência e história. Juntamente com a Escola da Água, o Viveiro de Mudas busca o reflorestamento das margens do Rio das Velhas. São produzidas mudas de espécie da mata nativa, ciliar, cerrado, frutíferas e ornamentais para garantir a preservação ambiental. O projeto do Viveiro nas escolas foi premiado em 2008 no prêmio Ouro Azul. Em parceria com a SECTES, o projeto Escola da Água é pioneiro em Minas Gerais, tendo como finalidade educar, aproximar e conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso sustentável da água. Foto: Raiane da Mata

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) é uma escola de capacitação e qualificação profissional, voltada para atender a população de Nova Lima e região. É um projeto do Governo Federal em parceria com o Governo de Minas e patrocinado pela Prefeitura de Nova Lima. A escola oferece mais de 70 cursos. “Oferecemos vários cursos, totalmente sem custo, porém com um número

limitado de vagas”, explica Zilah. “Temos aulas de artesanato, biscuit, culinária, fuxicos, E.V.A, reciclagem entre outros”, completa.

Curso de culinária: um dos mais de 70 cursos oferecidos pela ONG

Em agosto, a ONG VERDENOVO faz aniversário. “Estamos planejando um evento especial em comemoração aos 10 anos, além das Férias Ambiental, que envolverá toda a comunidade, a equipe atual e a antiga da ONG”, adianta a assessora.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE De 30 de maio a 05 de junho, a ONG VERDENOVO promove várias atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente como caminhadas ecológicas, oficinas de artesanato com material reciclado, concurso de fotografia e feira ambiental. Outras informações estão no site verdenovo.org.br.

VERDENOVO: Ru a Getúlio Vargas , 144, Centro Nova Lima - Telef ones: 3541 3610 / 3542 1982 Site: www.verden ovo.org.br CVT: Rua Marquê s de Sapucaí, 15, Centro – Nova Lima Telefone: 35 41 3610 Telecentro: Rua Resende, 80, Cent ro – Nova Lima Telefone: 3542 44 36 Viveiro de Mud as e Escola da Ág ua: Rua José Agostinho, 2335, Alvorada – Nova Lima Telefone: 3542 93 03


Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

A Banqueta

7


8

A Banqueta

Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

Deu Polícia

Vandalismo: Ônibus é incendiado no Centro de Nova Lima

José Castro Guimarães, motorista do ônibus, que mora próximo ao local do incêndio, contou que estaciona o veículo há 10 anos no mesmo local e que nunca tinha acontecido algo. “Colocaram fogo na madrugada, a polícia me chamou, quando cheguei, o ônibus estava só com a carcaça. Acho que é vandalismo. Nunca aconteceu isso”, lamenta.

Humor

O vizinho Frank Jaime foi um dos primeiros a ver o ônibus incendiado. “Por volta de 0h30 acordei com o barulho dos pneus estourando, o barulho estava muito alto, também vi a fumaça. O fogo só estava nas rodas e só depois que estourou o vidro, que o fogo alastrou no ônibus. O morador da casa de frente onde estava o ônibus retirou os carros de sua garagem com o fogo ainda nas rodas, antes dele alastrar para o resto do ônibus. Como o fogo queimou o muro da garagem, acredito que se ele não retirasse os carros poderia acontecer uma tragédia”, conta. Frank também acredita na possibilidade do fogo ter sido colocado por vândalos. “O José Castro cuida muito bem do ônibus, ainda não se sabe a causa do acidente,

mas acho que pode ser vandalismo.” De acordo com o morador, o Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte chegou mais de uma hora depois que o fogo tinha começado. “Se tivesse Corpo de Bombeiros em Nova Lima, o ônibus não teria acabado. Já passou da hora de ter o Corpo de Bombeiros na nossa cidade.” A Polícia Militar foi acionada e fechou o local. O Tenente Claudinei Márcio do Rosário acredita nas hipóteses de ter sido um incêndio criminoso ou incêndio acidental. A perícia fez levantamento no local e está em busca de vestígios. O laudo pericial fica pronto em 30 dias. A Polícia Civil também esteve no local e está investigando o caso.

Ataques a ônibus a mando de presos em penitenciária Em apenas 28 dias, 12 ônibus foram queimados em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. A suspeita é de que os ônibus são destruídos por retaliação à operação pente-fino na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. O chefe do Departamento de Investigações de Crimes contra o Patrimônio (DCcP), Islande

VENES - http://venescomw.blogspot.com

Um ônibus da empresa Golden Bus, que leva diariamente funcionários para o Hospital Biocor foi queimado na madrugada desta segunda-feira (23), na Avenida Rio Branco, Centro. Uma caçamba que estava próxima ao local também foi incendiada.

Batista, acredita que o ônibus queimado em Nova Lima não tenha relação com a penitenciária, ele acredita ser vandalismo, apesar de ter colocado uma equipe para investigar o caso.

Corpo de bombeiros em Nova Lima De acordo com a Prefeitura de Nova Lima, o processo de implantação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais deve atender a uma série de exigências estabelecidas pela corporação como, por exemplo, a disponibilidade de um terreno plano de, no mínimo, 10.000 m2 para abrigar as instalações e que esteja próximo a importantes corredores de tráfego. Neste sentido, a Administração Municipal iniciou entendimentos com o Governo do Estado para efetivar essa ação, que beneficiaria Nova Lima e cidades vizinhas, mas o terreno indicado – situado próximo ao trevo de acesso a Raposos, na rodovia MG-030 – foi vetado pela corporação. A Prefeitura tem estudado a viabilidade de instalação do Corpo de Bombeiros no município, mas a principal dificuldade reside no fato de encontrar um local disponível que reúna todas as condições exigidas, haja vista as características topográficas da cidade.


Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

A Banqueta

9


A Banqueta Política

10

Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

Marcelino é o novo líder do PT Nesta terça, 22, o vereador Marcelino Antônio Edwirges (PT) foi nomeado à líder do Partido dos Trabalhadores. Marcelino afirma que defenderá com orgulho a bandeira do PT e os interesses do povo. O presidente do PT, Jackson Miller, não poupou elogios ao vereador. “Marcelino tem tido uma atuação muito importante com a questão dos trabalhadores, na pessoa e na figura do Sindicato dos Mineiros em Nova Lima”, declarou. Em entrevista ao Jornal A Banqueta, Marcelino e Jackson falam da nomeação, do partido e da política na cidade.

Bate-papo com o vereador Marcelino Edwirges Marcelino, o que representa ser o novo líder do PT na Câmara? Eu me sinto muito honrado, vou fazer o que estiver ao meu alcance para valorizar essa chance que o partido me deu. Defenderei a bandeira do partido como sempre defendi porque é a bandeira do povo. Em sua opinião, o que representa o PT em Nova Lima? A voz do trabalhador, e o povo é o trabalhador, então é a voz do povo. E não é à toa que o partido tem um alto

índice de preferência de votação. Sua responsabilidade aumenta já que o prefeito é do PT? Com certeza, nem é porque o prefeito é do mesmo partido, mas é que às vezes têm os conflitos de interesse, e é minha obrigação como sempre foi, agora com mais força ainda, defender a bandeira do PT. Você vai buscar a união do PT? Com certeza. Discutir mais com a bancada e com os dirigentes partidários para juntos chegarmos fortes nas eleições de 2012.

Bate-papo com o presidente do PT, Jackson Miller Jackson, o convite para Marcelino ser o novo líder do partido partiu de quem? Existia desde essa legislatura um acordo entre o executivo e os dois vereadores. Os dois primeiros anos seria Tatico, em 2009 e 2010, e agora o Marcelino, em 2011 e 2012. Foi um acordo para contemplar ambas as lideranças que temos no partido. Agora é a nossa vez de estar indicando o Marcelino, com este compromisso assumido, que é defender os compromissos do partido

Carlos Gouvea, Jackson Miller, Marcelino, Ana Lúcia e Ricardo Hott. e principalmente as bandeiras, não só dos trabalhadores como um todo, mas de toda a voz do partido aqui na Câmara. Qual a sua opinião a respeito do mandato do vereador Marcelino? Ele tem tido uma atuação muito importante com a questão dos trabalhadores, na pessoa e na figura do Sindicato dos Mineiros em Nova Lima, mas também agora com a bandeira de estar além das questões trabalhadoras, mas também de outras defesas que o partido tem. A participação popular é uma delas e principalmente os outros movimentos que se identificam com o PT. Você acha que a responsabilidade dele aumenta já que as eleições municipais estão chegando? Com certeza. Porque além de líder da bancada, Marcelino vai representar também os interesses do partido, principalmente os nossos ideais. Ele vai estar neste processo juntamente com o partido, e com isso na Câmara estará discutindo a questão da eleição de 2012. E juntamente com o nosso prefeito Carlinhos, Marcelino será o responsável por fazer o elo do partido com a Câmara, até para compor a nossa chapa majoritária e proporcional.


Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

A Banqueta

11


A Banqueta

12

Bastidores

Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

Esporte João Vítor Xavier é jornalista, apresentador do programa Bastidores na Rádio Itatiaia. É deputado estadual majoritário em Nova Lima.

com João Vítor Xavier

VILLA TEM NOVO TÉCNICO O novo comandante do Leão para a Série D do Brasileirão será Leonardo Condé. O treinador deverá se reunir com a diretoria para, juntos, decidirem quem fica e quem sai da equipe. Pelo que corre nos bastidores, apenas três jogadores deverão permanecer para a disputa, no segundo semestre, são eles: o goleiro Wagner, o lateral direito Alex e o atacante Éverton. Força, Leão! Vamos mostrar quem ruge mais alto!

GALO QUER A SEGUNDA VITÓRIA AMANHÃ O Atlético enfrenta o Avaí, amanhã, às 18h30, em Florianópolis, pela segunda rodada do Brasileirão e quer superar um tabu de 21 anos: o time alvinegro não vence as duas primeiras partidas do Campeonato desde 1990. Por outro lado, o Galo quer manter um outro tabu: há 5 anos, não perde para o adversário. A última derrota foi em 2006, ainda pela Série B. Dorival Jr. terá as voltas de Mancini e Guilherme Santos, liberados pelo Departamento Médico e de Leonardo Silva, que cumpriu automática da Copa

do Brasil. O time vem forte e quer se firmar no Brasileiro. Vamos que vamos, Galo!

CRUZEIRO BUSCA REABILITAÇÃO NO BRASILEIRO O Cruzeiro precisa da vitória contra o Palmeiras, no domingo, às 16h, diante da China Azul, para apagar a má impressão da estreia contra o Figueirense. Sem contar com o zagueiro Victorino, convocado para o amistoso do Uruguai contra a Alemanha, o técnico Cuca quer fazer deste jogo o pontapé inicial para a caminhada rumo ao título e, o mais importante, dar moral aos jogadores, já que o time celeste tem mais duas pedreiras na sequência: Fluminense (fora) e Santos (em casa). O time deverá ser o mesmo que estreiou em Florianópolis.

EM TEMPO 1º TEMPO – O último domingo foi de comemorações em Nova Lima. Na Chácara dos Cristais, os moradores fizeram a festa, com apoio

total do meu grande amigo José Guedes, em homenagem ao dia das mães. Em Santa Rita, houve missa com o padre Ângelo, procissão e muita festa para celebrar o dia de Santa Rita. Parabéns a todos!! 2º TEMPO – Será a primeira vez que o atacante Kléber jogará diante da torcida do Cruzeiro desde que deixou o clube mineiro. O outro excruzeirense, Wellington Paulista, não poderá atuar devido a contrato, mas, além disto, o jogador se machucou na partida contra o Botafogo. 3º TEMPO – Thiago Ribeiro ficou chateado por não ser lembrado na convocação da Seleção Brasileira para os amistosos contra Holanda e Romênia. O atacante cruzeirense, que atravessa uma grande fase, acredita que, se estivesse jogando no eixo Rio-São Paulo, teria seu nome na lista do treinador Mano Menezes.

VI TORNEIO DA AMIZADE Jogos do fim de semana: Sábado, às 14h tem Estrela x Dois Coqueiros. Domingo, também às 14h tem Sativas x Ferrinho.

No Fundo Do Baú O time desta semana é o master do Retiro Sport Club, do ano de 1976. O interessante desta foto é que a maioria dos jogadores continuou participando ativamente da vida do Retiro, mesmo depois de pendurarem a chuteira. Camisa, por exemplo, foi diretor durante anos. Bodô foi treinador muito tempo e Mané Rato foi roupeiro do time por vários anos. Em pé: Tião da Brahma, Horácio, Élcio, Jacy, Nelson Faria, Mané Rato, Dimas e Camisa. Agachados: Ném Swing, Bodô, Bené Mercedão, Nhanha e Pelonha.

Enquete

Quem foi o melhor jogador do máster do Retiro Sport Club de 1976? Envie seu palpite para enqueteabanqueta@gmail.com, o resultado você confere na próxima edição.

Retiro Sport Club

Resposta da enquete anterior: Os melhores do Olímpico da década de 60 foram: Em primeiro lugar, empatados com 30% dos votos, ficaram Eduardo Mendes (Nena) e Vitor Penido. Em segundo, com 20% dos votos cada, ficaram Gérson Melo e Elton Biaggi. Parabéns!

Moradores do Boa Vista reclamam da falta de médico Após publicação da reportagem “Raio X da saúde em Nova Lima”, publicada no dia 13 de maio, vários moradores do bairro Boa Vista ligaram e enviaram email para o jornal A Banqueta de Notícias comentando a reportagem sobre as Unidades Básicas de Saúde. Segundo eles, o Posto de Saúde do Boa Vista não tem os três médicos (Clínico geral, pediatra e ginecologista) como foi citado na matéria. Uma médica generalista atende somente nas segundas-feiras. Nos outros dias, de acordo com os moradores, para serem atendidos eles devem se deslocar até a Unidade Básica de Saúde do Mingu.


Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

A Banqueta

13


A Banqueta

14

Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

Show do 7 Irmãos No início deste mês, a banda 7 Irmãos fez um show no Hard Rock Café. Parece que a casa de shows nunca teve um público tão grande. Todos curtiram bastante a performance de uma das melhores bandas de todos os tempos de Nova Lima. Uma curiosidade foi que a banda abriu o show com uma música do Rolling Stones, isto porque Zé do Copo apelidou o Luís de Mick Jagger do Samba. Zé do Copo não compareceu ao show, mas adorou a lembrança.

Fofoque comigo zedocopo@hotmail.com Está chegando o frio e Zé do Copo já se lembra da Festa do Cavalo. Zé e os milhares de evangélicos nova-limenses querem saber da Prefeitura se este ano vai ter o show gospel no primeiro dia da Festa do Cavalo que sempre tinha e que o prefeito prometeu, mas que por um “esquecimento” não teve no ano passado. E aí, vai ter prefeito? Zé do Copo estava tomando umas no Bar do Nicotina e ficou sabendo que está rolando em vários celulares de uma cidade próxima à Nova Lima um vídeo mostrando uma mulher do Retiro

namorando com um Guarda Municipal desta cidade próxima à Nova Lima. Segundo fontes seguríssimas, em breve este vídeo estará na internet. Será que as pessoas ainda não aprenderam que esses vídeos são uma verdadeira bomba atômica nas mãos de gente maldosas? Cuidado heim, dendeca! A única coisa boa disto é que quem sabe este vídeo chegue nas mãos do diretor da Playboy e ele a convide para fazer um ensaio na revista? Aí sim, este vídeo valeria a pena. Zé do Copo estava tomando umas no Bella Vista e ficou sabendo que no último fim de semana tinha um político importante de uma cidade próxima à Nova Lima enchendo de beijos uma dendeca casada, ou recém separada (bem mais nova que ele). Isto na frente de todo mundo. Que

cara doido, né. Será quem é? O email do Zé está à disposição para quem quiser adivinhar o nome. Zé do Copo ficou sabendo que neste fim de semana começa o 2º Torneio Cinquentão, que é o único campeonato da categoria master de Nova Lima. Neste domingo os jogos serão: Retiro x Nacional no campo do Retiro. Internacional x Santa Cruz em Bicalho. Olaria x Barra do Céu no campo da Avenida. Todos os jogos às 10h. Lembrando que este campeonato é 100% organizado pelo competente e gente boa Ailton Otinha. O camarada chamar para si a organização deste torneio só comprova o compromisso que ele tem com o futebol amador da nossa cidade.


Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11

A Banqueta

15


16

A Banqueta

Nova Lima – 27 de maio a 02 de junho/11


Jornal A Banqueta de Noticias ed 75