Page 1

Página :

Jornal Escolar Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral NESTA EDIÇÃO: Dia do Diploma

PÁG. 2

Premiar o esforço

PÁG. 6

Sala de AVD

PÁG. 7

Articulação com a Biblioteca e Articulação com P Á G . 8 Pais/Famílias Atividades do PAA (disciplina de Inglês) e “Halloween” e “Guy Fawkes”

PÁG. 9

Hastear da bandeira Eco-escolas

PÁG. 10

Eco-código

PÁG. 11

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Natal com “Os Anjos”

PÁG. 12

O 1º período do 3º C e Ler por prazer

PÁG. 13

Um dia diferente

PÁG. 14

“Somos a gota que faz a diferença no Oceano” P Á G . 1 5 Benalinha

PÁG. 16

Mesas de Natal

PÁG. 19

Humor matemático

PÁG. 20

janeiro de 2017

Número 13

Neste primeiro jornal do ano de 2017, desejo a toda a Comunidade Escolar um ano profícuo, repleto de sucessos pessoais e profissionais. Ao longo do primeiro período foram muitas as atividades implementadas neste Agrupamento de Escolas, nem todas espelhadas neste jornal. As iniciativas, a dedicação e o empenho dos alunos, professores, assistentes e famílias são claramente reconhecidas. Os resultados do RANKING relativo ao sucesso dos alunos do ano letivo transato (2015/2016) são reflexo desse empenho reconhecido igualmente pela tutela, na pessoa do Sr. Delegado Regional de Educação, Dr. Francisco Neves, que gentilmente me telefonou a felicitar pelos Bons resultados obtidos. É verdade….! Ficámos muito bem classificados no Ranking Geral e conseguimos um honroso 5º lugar nas Escolas Públicas no indicador calculado pelo Ministério da Educação, média dos últimos três anos nas “ESCOLAS QUE MAIS PROMOVERAM O SUCESSO”. O Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral destacou-se e todos nós estamos de PARABÉNS…! A Diretora.

Joaquina Lourenço janeiro de 2017


Quadro de Honra

Ano Letivo 2016/2017

No passado dia 21 de setembro de 2016, a Diretora do Agrupamento de Escolas procedeu à entrega dos diplomas de Quadro de Honra e de Mérito, na Escola sede do Agrupamento, na presença de vários elementos da Comunidade Educativa: professores, alunos, assistentes operacionais e técnicas, APAEVES, Autarquia, GNR,...


Pรกgina : 3

1ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico

Quadro de Honra

1ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico

janeiro de 2017


Quadro de Honra

Ano Letivo 2016/2017

2ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico

3ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico


Página : 5

Mérito

Quadro de Honra

Ensino Secundário

janeiro de 2017


“A Escolha é Nossa”

Ano Letivo 2016/2017

O projeto “A Escolha é Nossa” tem como principais objetivos envolver os alunos de uma forma ativa e positiva no seu sucesso escolar e incentivar o desenvolvimento de projetos promotores de uma consciencialização cívica. No ano letivo de 2015/2016, os vencedores foram os seguintes: turma A do JI de Sapataria, turma A do JI de Pero Negro, 1º/2º3ºA da EB de Pero Negro, 11º A e B e 12º A da EBS Joaquim Inácio da Cruz Sobral. Aos alunos premiados foram oferecidos bilhetes duplos, gentilmente cedidos pelo Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço. A todos os alunos, respetivos educadores/ professores titulares de turma/diretores de turma e Encarregados de Educação das turmas vencedoras da Escolha é Nossa um bem-haja pelo empenho no sucesso escolar e participação ativa nas atividades do PAA, através da concretização de projetos da turma. Congratula-se ainda todos os alunos das turmas cujo envolvimento foi também honroso pelo empenho no seu sucesso escolar. Fica, a todos, o convite à continuidade deste envolvimento no sucesso escolar e no comprometimento cívico.

As professoras coordenadoras Lídia Pinto e Madalena Vale


Página : 7

Educação Especial

No dia 3 de novembro procedemos à inauguração de uma Sala de Atividades de Vida Diária – AVD, destinada à Educação Especial. Esta sala, direcionada para alunos com Currículo Específico Individual - CEI, vai ser uma mais-valia no cumprimento do currículo dos nossos alunos, contribuindo para a diversificação de atividades e uma maior autonomia desses jovens com Necessidades Educativas Individuais. Temos no Agrupamento duas Unidades de Ensino Estruturado: uma no 1º Ciclo e outra na Escola Básica e Secundária, beneficiando os alunos dos restantes graus de ensino. Esta sala de AVD resultou de um esforço conjunto de vários intervenientes e para tornar este sonho possível toda a comunidade educativa foi envolvida na angariação de verbas. Essas verbas foram angariadas na festa de final de ano para a qual todos contribuíram com o seu trabalho e o seu esforço: alunos, pais, professores, funcionários, encarregados de educação e muito esforço da Associação de Pais que connosco colaborou desde o primeiro instante, lado a lado com a Escola, angariando verbas não só nesse evento, mas promovendo igualmente uma “Caminhada Solidária”, para aquisição de mais fundos. Tivemos também o especial contributo da autarquia facultando-nos a mão de obra não só dos funcionários que procederam à obra, como também com a planta de recuperação do espaço e oferta de alguns materiais. As Juntas de Freguesia presentearam-nos também com a atribuição de um subsídio. A colaboração ativa da Associação de Pais foi extremamente importante para nós, pois só assim as verbas puderam ser direcionadas diretamente para este efeito, bem como para a sala de Ensino Estruturado também pintada por esta excelente Associação de Pais. Este trabalho de parceria é louvável, é importante e cada vez mais é necessário, numa altura em que os parcos orçamentos dos Agrupamentos são cada vez mais diminutos e a teoria economicista impera.

os colegas que formam a direção deste Agrupamento, em especial a Dra Maria do Céu Ferreira que muito contribuiu para que a concretização deste sonho fosse possível. A escola inclusiva no Sobral é cada vez mais uma realidade. O nosso esforço e empenhamento é grande e tudo fazemos para tentar proporcionar a esses alunos uma Escola onde se sintam felizes, onde seja agradável aprender. Oficialmente, só temos 2 funcionários para estes alunos, rácio atribuído pela DGEstE, mas na prática há 6 funcionários que com eles trabalham. Mesmo com poucos recursos, queremos que nada falte a estes jovens com NEEs, a quem professores e funcionários têm total dedicação. Continuamos com esperança que a inclusão destas crianças e jovens contribua para a formação de cidadãos cada vez mais autónomos na vida adulta. A todos, os nossos agradecimentos e em especial aos que connosco têm colaborado sempre lado a lado com a Escola.

Mas porque queremos sempre fazer mais e melhor, esta sala de AVD vem contribuir para uma Escola mais inclusiva e dar resposta a uma necessidade premente de dar cada vez melhores condições aos nossos alunos com Necessidade Educativas Especiais.

Aos pais destes meninos relembramos a importância dessa caminhada. Por vezes, há obstáculos no caminho que se ultrapassam através da colaboração e do diálogo, tão importante para a resolução de problemas e para o sucesso dos seus educandos.

Quero agradecer a todos os que connosco colabora-

Estamos cá para fazer cada vez mais e melhor em prol dos nossos alunos, de todos os alunos do Agrupamento e em especial dos que têm Necessidades Educativas Especiais.

ram: - Associação de Pais; Autarquia; Juntas de Freguesia; Professores envolvidos; funcionários; alunos do Vocacional que com o Professor Octávio Sousa procederam à montagem de todos os móveis e eletrodomésticos.

A Diretora Joaquina Costa Martins Ferreira Lourenço

Agradeço igualmente à Srª Coordenadora e à excelente equipa de Educação Especial, pelo trabalho, dedicação, empenhamento e grande profissionalismo, não esquecendo igualmente janeiro de 2017


Jardim de Infância de Sapataria – Turma A

Ano Letivo 2016/2017

Na Biblioteca escolar a professora Maria José Lima ensinou-nos uma Lengalenga que se chama “Quem está no telhado?”. A seguir, fomos para a nossa Sala onde fizemos um cartaz com as personagens da lengalenga. Ficou muito bonito! Quem está no telhado? Um gato assanhado. Quem está na janela? Uma pata amarela. Quem está na varanda? Um urso panda. Quem está à porta? Um burro da horta. Quem está no jardim? O lindo pinguim. Quem está no poço? Um cão com um osso. Quem está no portão? Um menino chamado João.

O Jardim de Infância de Sapataria efetuou no 1º período várias iniciativas com a colaboração dos Pais/Famílias das crianças. O diálogo aberto e a partilha criou uma estreita ligação entre todos os elementos do processo educativo, criando laços afetivos que fazem com que cada criança se sinta bem e sinta a escola como um local de prazer, estimulando-a com atividades que vão de encontro à afetividade, ao respeito e à sua autoconfiança. Painéis efetuados com a colaboração dos Pais/ Famílias, que utilizaram os mais diversos materiais, para a decoração de Corujinhas. Ficou linda a nossa Árvore do Outono!!! No Natal os Pais ornaram Coroas e Bolas de Natal que também ficaram muito bonitas!!!


Página : 9

Inglês

No âmbito da disciplina de Inglês, no primeiro período, os alunos dos 3.º e 4.º anos do nosso Agrupamento, de acordo com o previsto no Plano Anual de Atividades, realizaram a decoração de portas de sala de aula e espaços adjacentes com elementos alusivos ao Halloween e ao Natal, datas festivas amplamente celebradas em países falantes de língua inglesa. A elaboração das decorações integrou a utilização de materiais reutilizáveis (rolos de cartão do papel higiénico e de rolos de cozinha, pedaços de cartolinas e de sacos de papel sem utilidade), de modo a sensibilizar para o reaproveitamento de materiais na produção de trabalhos manuais. Partilhamos algumas imagens das decorações!

No final do mês de outubro e início de novembro, foi feita uma exposição com as máscaras elaboradas pelos alunos do 6º ano sobre Guy Fawkes, o homem que tentou fazer explodir o parlamento inglês mas que foi apanhado e morto. Hoje em dia é festejada (a 5 de Novembro) a sua morte, em Inglaterra. As crianças vão de porta em porta a pedir moedas para comprarem fogo de artifício ou como lá dizem: “A penny for the guy”, e com o fogo de artifício usam-no numa fogueira para queimar um boneco que retrata o “Guy”. Para comemorar o Halloween, enfeitaram-se as portas das salas com bruxas, caveiras, morcegos, castelos,… Os trabalhos expostos foram realizados, em interdisciplinaridade nas disciplinas de Inglês e Educação Tecnológica.

janeiro de 2017


Eco-escolas

Ano Letivo 2016/2017

Desde 2008 que a Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral é uma Eco -escola. No dia 16 de novembro foi hasteada a 8ª bandeira, ganha em resultado de um trabalho conjunto entre a direção do Agrupamento, docentes, alunos, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, autarquia, centro de saúde e escuteiros no âmbito da educação ambiental. No ano letivo anterior foram desenvolvidas diversas atividades, desde a recolha de diferentes tipos de materiais para reciclagem ( eletrodomésticos, pilhas, lâmpadas, papel, tampas de plástico, rolhas de cortiça, escovas de dentes, cápsulas Nespresso…), decorámos a escola com materiais reciclados, realizámos ações de sensibilização para práticas ambientalmente sustentáveis, passeios pedestres , exposições de trabalhos sobre diversos temas ambientais , fizemos a gestão dos espaços verdes, horta pedagógica, participámos na comemoração dos 20 anos Eco-escolas (rota dos 20) e dinamizámos outras atividades de sensibilização para a proteção do ambiente. Este trabalho obteve mais uma vez este ano, o reconhecimento por parte do programa internacional Eco-escolas , através da atribuição da bandeira. De acordo com a UNESCO (2014), O Programa Eco-escolas é o programa com a maior rede de professores e alunos do mundo a trabalhar na área do ambiente. Este Programa pretende encorajar ações e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas, na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade na adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano. No Programa são abordados os temas base (água, resíduos, energia), os temas complementares (biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores …) e o tema do ano ( este ano será a floresta). No presente ano letivo iremos continuar a trabalhar no sentido de garantir a participação dos nossos jovens na tomada de decisões, envolvendo-os, assim na construção de uma Escola e de uma Comunidade mais sustentáveis. Continuaremos a fazer a recolha de materiais para reciclagem, passeios pedestres, exposições e outras ações de sensibilização para hábitos de vida sustentáveis. ESTÃO TODOS CONVIDADOS A PARTICIPAR. Preservemos o AMBIENTE AGORA , antes que seja tarde de mais! “Preservar o planeta é agora ou AGORA! “( Greenpeace)


Página : 11

Eco-Escolas

O “Eco-Código é um conjunto de regras de conduta ambiental. É elaborado todos os anos na nossa escola com a colaboração de todas as turmas e dos seus Diretores de Turma. O “Eco-código” resulta, assim, da seleção das melhores frases elaboradas pelas turmas. Depois, na disciplina de Educação Visual são elaborados os pósteres. Deixamos aqui alguns dos pósteres elaborados pelos alunos.

janeiro de 2017


Educação Especial

Ano Letivo 2016/2017

No passado dia 9 de dezembro o grupo de Educação Especial e os alunos das várias turmas do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, “deram asas” a balões coloridos que continham mensagens sobre a diferença e inclusão, no âmbito da comemoração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência. As turmas de todas as escolas do agrupamento escreveram mensagens alusivas à deficiência e discutiram o tema. Estas mensagens foram introduzidas nos balões que voaram rumo a outros lugares. Aguardamos receber uma resposta de quem encontrar algum balão que tenha uma mensagem especial!

Os alunos com Currículo Específico Individual subiram ao palco no dia 16 de Dezembro para darem voz a uma música do grupo musical “Os Anjos “, intitulada “Noite Branca”. Foi um momento muito animado e enriquecedor, na medida em que os alunos se mostraram muito felizes e divertidos. O grupo de Educação Especial procedeu ainda à venda de artigos de Natal elaborados pelos alunos CEI numa banca alusiva à época. Aproveitamos para desejar a toda a Comunidade Escolar um Feliz e Especial Natal e um Próspero Ano Novo.


Página : 13

1º Ciclo EB SMA e SQ e Departamento de Línguas

Na nossa turma, somos 21 alunos: 12 rapazes e 9 meninas. Ao longo do1º período, trabalhámos bastante, aprendemos coisas novas e fizemos atividades interessantes: - Visitámos as Juntas de Freguesia do Sobral de Monte Agraço e a de Santo Quintino; -Fizemos uma visita de estudo aos locais históricos mais importantes o nosso concelho; -Vimos um teatro de marionetas; -Participámos no Projeto Eco-Valor; -Comemorámos o S. Martinho; -Assistimos à peça de Teatro “Vila Ideal”; -Vimos a peça “A Bela e o monstro”; -Recolhemos dinheiro para o Projeto “Make-aWish”; -Participámos na elaboração de um calendário para 2017; -Escrevemos a carta ao Pai Natal e fomos enviá-la ao correio; -Recolhemos bens essenciais para os jovens do Solami; -Participámos na exposição de Natal; -Festejámos o último dia de aulas.

Mais uma vez , no dia 9 de janeiro de 2017, os nossos jovens alunos de 5º e 6º anos nos deslumbraram com as suas leituras expressivas em português e em inglês. Não posso deixar de dizer: "Que momento de prazer Tantos jovens ouvir Prosa, poesia e teatro ler Sempre, sempre a sorrir." Obrigada e contamos com todos vós no próximo ano A Coordenadora Graça Oliveira

janeiro de 2017


Visitas de Estudo

Ano Letivo 2016/2017

No passado dia 14 de dezembro, os alunos das turmas do 6.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral tiveram um dia

diferente.

Da

parte

da

manhã

“mergulharam” na Matemática debaixo de água no Oceanário de Lisboa e da parte da tarde assistiram, no Teatro Camões, ao bailado La Bayadère em que o movimento, a cor do guarda-roupa e dos cenários deixou todos deliciados. Para os alunos do 6.º ano, este foi um dia…

O grupo de professores que organizou este dia inesquecível para os alunos, agradece a colaboração de todos os que tornaram este dia possível, em especial à Associação de pais, pela sua contribuição monetária. A Escola é isto… o passaporte para um mundo de experiências, de conhecimento e de cultura!


Página : 15

ma : “Somos a gota que faz a diferença no Oceano”. Com este projeto pretende-se promover o vo-

Projetos de Turma

As turmas do 5ºC e do 6º E deram início, no final do primeiro período, ao seu projeto de Turluntariado na comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida através de ações de solidariedade, de trabalho e entreajuda. No dia 16 de dezembro concluímos a primeira parte deste projeto com a entrega dos brinquedos recolhidos, na escola sede, às Vicentinas de Sobral de Monte Agraço, que fariam depois a sua distribuição pelas famílias mais carenciadas da nossa comunidade. As representantes das “Vicentinas” vieram à escola onde fizemos a entrega dos brinquedos, em conjunto com a Srª Diretora do Agrupamento e as nossas Diretoras de Turma.

No segundo período iremos dar continuidade ao projeto, com a venda de rifas para angariarmos fundos para a compra de material de desgaste de desenho (tintas, blocos de folhas de papel de cavalinho,…) para oferecermos ao IPO (Instituto Português de Oncologia), para as crianças que aí se encontram internadas. Em breve daremos mais notícias...

janeiro de 2017


Benalinha

Ano Letivo 2016/2017

Desafiamos as turmas e respetivos Diretores de Turma e toda a restante comunidade educativa (pessoal docente e não docente) e, mais uma vez se provou o espírito solidário também da nossa comunidade. As turmas aderiram e a nossa árvore “Make a Wish” foi-se enchendo de cartões com mensagens solidárias de Boas Festas. Cada elemento da comunidade foi convidado a participar, voluntariamente, com a doação de 0,20€ que reverterão a favor da Fundação “Make a Wish” que procura realizar um desejo/sonho de crianças ou jovens com doenças crónicas ou terminais. Assim, com uma pequena ajuda, poderemos juntar uma quantia mais generosa e contribuir para esta causa. Como alguns Diretores de Turma e professores titulares nos pediram que aguardássemos até ao início do novo ano, o depósito só será feito no início de 2017 e daremos conhecimento do valor depositado. No entanto, aqui fica o registo de algumas mensagens registadas pelas várias turmas nos cartões e algumas imagens dos respetivos que ajudam a decorar a árvore colocada na BE, feita e oferecida pela turma do curso vocacional desta escola, com a supervisão do professor Octávio Sousa, e decorada pelas professoras Elisabete Pereira e Lídia Pinto. A todos deixamos o nosso agradecimento, em nome daqueles em favor de quem reverte esta causa. “É bom tornar um sonho realidade” – 5ºC “Um ano de 2017 repleto de saúde, paz e harmonia para todos.” – 6ºA “O Natal dos sonhos é aquele que se idealiza no espírito, se sente no coração e se partilha na solidariedade.” – 7ºB “Que as vossas vidas melhorem e que nunca desistam dos vossos sonhos. Um Feliz Natal com paz e alegria” – 7ºF “Juntámos as mãos, demos um sorriso e enviámos a nossa energia contagiante a todos os doentes e solitários.” – 7ºG “Não existem limites para os nossos sonhos. Basta acreditar!” – 10ºA “Acredita na magia do Natal: nos abraços das crianças, na neve a cair lá fora e nos gestos de bondade que se repetem por todo o lado. Mantém essa magia no teu coração durante todo o ano!” – 10ºD “Desejamos que todos, mais cedo ou mais tarde, consigam realizar os seus sonhos.” – 11º A “Festejemos o Natal todos os dias, sendo solidários com o sofrimento de quem está ao nosso lado.” – Direção “Que neste Natal haja União, Respeito, Compreensão.” – Pessoal não docente


Página : 17

Benalinha Em resultado da Campanha dinamizada no nosso Agrupamento de escolas, foi apurado um valor total de 409,19€ que já foi depositado na conta existente para o efeito em nome da Fundação Realizar um Desejo – Make a Wish Portugal. A todos os que nela participaram, o nosso muito obrigado. Mais uma vez se prova, que mesmo com uma pequena contribuição, que tão pouco custa a cada um, se consegue quebrar a indiferença e a passividade e fazer alguma diferença. O nosso desejo é e foi, acima de tudo, proporcionar alguma alegria a quem tanto dela carece. Oxalá se concretize e que o ano de 2017 lhes traga esperança e alento para cada dia. Por parte da Fundação, recebemos o seguinte comunicado, que transcrevemos para conhecimento da comunidade educativa: “O nosso agradecimento pelo facto do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral se ter lembrado da Make-A-Wish neste Natal, ajudando a partilhar mais sorrisos com crianças e jovens gravemente doentes. Neste Natal, contámos com o envolvimento de mais de 140 Escolas distribuídas por 20 distritos do país. Com o valor total angariado através das várias ações, vai ser possível realizar o desejo de 12 crianças e jovens gravemente doentes. A comunicação dos desejos será feita mensalmente – todos os meses será enviado um email com o desejo de uma criança Make-A-Wish que foi realizado graças ao vosso apoio. Solicitamos que partilhem esta comunicação com toda a comunidade letiva, Pais/Encarregados de Educação de forma a poderem envolvê-los com o poder de um desejo.” Um agradecimento às turmas e serviços que se aliaram a esta Campanha: 5º ano, turmas: A, B, C, E, F e G 6º ano, turmas: A, B, D, E, F 7º ano, turmas: A, B, C, F, G 8º ano, turmas: A, B, C, D, E 9º ano, turmas: B, C, D, F e curso vocacional 10º ano, turmas: A, D 11º ano, turmas: A, B 12º ano, turmas: A Assistentes Operacionais Assistentes Técnicos Direção

Comprovativo do depósito efetuado:

janeiro de 2017


Benalinha

Ano Letivo 2016/2017

O Professor Jorge Rio Cardoso esteve hoje na escola-sede deste Agrupamento e apresentou algumas sugestões sobre técnicas e métodos de estudo para todos os alunos, em especial para aqueles que menos gostam de estudar e cujos resultados ficam aquém do desejável. Esta sessão partiu da iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar e do Grupo disciplinar de Inglês (330), contou com a colaboração da Associação de Pais (APEAVES) e foi dirigida a alunos do 9º ano de escolaridade.

Os conselhos transmitidos apoiam-se não apenas em teorias, algumas delas testadas e comprovadas, mas especialmente num percurso de vida e experiência de quem começou por confessar ter sido, durante um período da sua vida, o que habitualmente se designa de aluno fraco, com maus resultados e algumas retenções, o que em nada contribuía para a sua felicidade. Alguém que, retirando da prática desportiva – atletismo, a que se dedicou de alma e coração, lições para a vida, veio a realizar todo um percurso académico, doutorando-se em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro, e exercendo atualmente as funções de professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e o cargo de técnico superior no Banco de Portugal. As propostas, desenvolvidas em alguns dos livros editados e apresentados em inúmeras escolas do país, bem como em diversos meios de comunicação social, assentam em alguns pilares essenciais: técnicas para tirar bons apontamentos, as mnemónicas, a “técnica de dar uma aula”, a “técnica da folha em branco”, entre várias outras; porque, como também disse, uma mesma técnica não tem necessariamente de surtir o mesmo efeito em alunos com características e motivações diferentes. Daí, cada um terá de descobrir qual a que melhor resulta no seu caso. Para isso, claro que é fundamental querer e experimentar. “Se o fizermos voluntariamente, ninguém nos mandará fazer”, referiu em jeito divertido. Para além destas técnicas, o livro Este ano vais ser o melhor aluno! ‘Bora lá?, que ficará disponível na biblioteca da escola-sede, aborda diversas outras questões, tais como “Como arranjar motivação para estudar?”, “Como organizar o estudo?”, “Quais são os erros mais frequentes?”, “Como deve ser o teu relacionamento com a família, os professores e os colegas?”, entre tantos outros. Não pretende ser um manual de regras, mas uma ajuda, sobretudo para quem estudar é uma “seca” ou um “martírio”. O professor fez ainda questão de realçar a importância de “ser” sobre o “ter”, que a atual conjuntura consumista e materialista tende a inverter e que devemos contrariar. Por isso, “melhor aluno” significa também ser melhor pessoa, melhor cidadão. Pelas 18.30h realizou-se uma sessão para pais, docentes, auxiliares da ação educativa, em suma, educadores, já que partilhamos o desejo de melhorar as nossas práticas e de obter os melhores resultados possíveis. No final de ambas as sessões houve um espaço para a colocação de questões, para respostas e partilha.


Página : 19

Todas as turmas, desde o 5º ano de escolaridade até ao 12º ano participaram. Aqui fica o resultado final do empenho e criatividade de alunos, docentes, pais e encarregados de educação.

Final do 1º Período

No passado dia 16 de dezembro, tal como já tem sido hábito há alguns anos, a Escola sede do Agrupamento realizou a atividade “Mesas de Natal”. Este ano, novamente sem tema obrigatório.

janeiro de 2017


Ano Letivo 2016/2017

Humor Matemática

ANO: VIII EDIÇÃO: janeiro de 2017 PROPRIEDADE: Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral

DIRETORA: Joaquina Lourenço COORDENADORA: Márcia Alves DESIGN GRÁFICO: Márcia Alves IMPRESSÃO: versão on-line COLABORADORES: Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral

TIRAGEM: versão on-line PREÇO: 0 € (versão on-line)

Jornal nº 1 20016 17 versão final (1)  
Jornal nº 1 20016 17 versão final (1)  
Advertisement