Page 1

elog

Um informativo feito para os nossos clientes

001

MAIO/JUNHO 2013

ELOG É LOGÍSTICA INTEGRADA

Com o porto à porta, garantimos a excelência de nossos serviços PÁG. PÁG. 33

Caro cliente, seja bem-vindo ao novo canal de informação da Elog, feito para você! Aqui, você saberá das principais novidades da Elog, do setor de logística e muito mais. Nesta primeira edição confira as matérias sobre logística integrada, nossa participação da Intermodal 2013, que trouxe o lançamento do VMI alfandegado. Desenvolvido para as empresas que precisam importar, o novo serviço permite ao cliente gerir seus estoques em áreas alfandegadas. Conheça também o projeto social Logística Solidária, uma parceria da Elog com a Associação Prato Cheio, que integra, em uma rede sustentável, doadores de alimentos e instituições que abrigam pessoas em condição de vulnerabilidade social, como creches, abrigos e asilos. A cada dois meses, traremos fatos importantes, como a implantação de novos sistemas e serviços, levando a você um pouco do jeito Elog de trabalhar. Caso você tenha alguma ideia ou sugestão para este informativo, envie um e-mail para comunicacao@eloglogistica.com.br. Espero que gostem! Boa leitura! Armindo Adegas, diretor Comercial ELOG APRESENTA VMI NA INTERMODAL Novo serviço já está sendo usado por clientes da Elog que precisam importar mercadorias.

FOZ DO IGUAÇU RECEBE MELHORIAS Unidade ganhou câmera fria, equipamentos de segurança e novos procedimentos. PÁG. 2

PÁG. 2

PRATO BOM É PRATO CHEIO

Entidade distribui alimentos a mais de 7 mil pessoas por mês, combate o desperdício e ensina como fazer isso. PÁG. 4

RADIOGRAFIA DA CARGA

Equipamentos instalados nos portos secos da Elog farão vistoria da carga em movimento. PÁG. 3

SEGURANÇA É COISA SÉRIA

Novos procedimentos para as áreas operacionais estão em vigor. PÁG. 4


elog

Um informativo feito para os nossos clientes

ELOG APRESENTA VMI ALFANDEGADO NA INTERMODAL O principal evento do setor de logística contou com toda a equipe da Elog. Confira as fotos

O tradicional VMI (Vendor Managed Inventory), utilizado pelas empresas para fazer gerenciamento de estoques, está sendo usado pela Elog em áreas alfandegadas. Apresentado ao público na última Intermodal South America, realizada em abril, o sistema gerencia estoques para clientes que necessitam importar produtos para alimentar a sua cadeia produtiva. Nesse caso, o fornecedor, que está fora do país, tem acesso ao estoque do cliente via sistema desenvolvido pela Elog e faz a reposição quando preciso. Por outro lado, o cliente no Brasil faz o pedido somente do material necessário, para a produção, otimizando a cadeia de suprimentos e os custos. A ferramenta mantém esse balanço do estoque sempre atualizado e indica ao cliente e aos fornecedores, nesse caso estrangeiros, a mercadoria necessária. Também leva-se em consideração o tempo hábil para nacionalização da mercadoria que fica em regime de entreposto aduaneiro para liberação conforme a necessidade.

2

FOZ DO IGUAÇU RECEBE MELHORIAS Unidade ganhou câmera fria, equipamentos de segurança e novos procedimentos

Com foco na segurança, qualidade e agilidade no atendimento, a unidade de Foz do Iguaçu recebeu diversas melhorias em 2012. Em setembro, o Porto Seco ganhou uma câmara fria com 525 m3, aumentando sua competitividade no mercado de congelados e resfriados. O novo espaço exigiu um investimento de quase R$ 1 milhão e está sendo utilizado nas conferências físicas de produtos pelo

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Outros avanços significativos ocorridos no ano passado são a implantação do Projeto de Exportação, que reduziu o tempo permanência dos caminhões no Porto Seco; a instalação de câmeras para controle de entrada, saída e circulação no pátio; a obtenção da certificação ISO 9001; a instalação de controle eletrônico de acesso com catracas de leitor de aproximação. Mais melhorias estão previstas para 2013.

O informativo ELOG é uma publicação bimestral da Elog, produzida pela Assessoria de Comunicação Empresarial. Avenida Tamboré, 1.440 - Barueri (SP). CEP 06460-000. Telefone: (11) 3305-9999. E-mail: massmedia@massmedia.com.br. Site: www.eloglogistica.com.br. Editor e jornalista responsável: Ivson Queiroz (MTB: 1712/PE). Produção e edição de conteúdo: MassMedia. Projeto gráfico e diagramação: Thiago Barreto. Foto da capa: Divulgação. Tiragem: 2 mil exemplares.


001

Maio/Junho 2013

LOGÍSTICA DO “PORTO À PORTA” Um portfólio completo de logística integrada: conheça os novos serviços que a Elog tem a oferecer

Pela integração das atividades logísticas da Elog com o Ecoporto Santos, terminal portuário controlado pela EcoRodovias - antigo Tecondi, a empresa passou a oferecer a seus clientes o serviço de porto a porta. Ou seja, a gestão da cadeia logística vai desde o recebimento da mercadoria no porto até a entrega final para o cliente.

“Garantimos a excelência na qualidade do serviço justamente pela nossa presença física e pelo domínio da gestão de todos os elos da cadeia”, afirma Adegas. E finaliza: “Com esse novo serviço, o cliente conta com a confiabilidade da Elog e ganha tempo para se dedicar às atividades ligadas a seu core business”. Confira a estrutura que montamos para você.

“Nossa presença é total. Dispomos de um portfólio completo de serviços de logística integrada, com operações portuárias, centros de distribuição e áreas de armazenagem alfandegada, importação, exportação e transporte”, diz Armindo Adegas, diretor Comercial. 3

Para ele, a grande vantagem de negociar a logística com uma única empresa, além de chegar a margens mais interessantes, é conhecer o custo logístico exato da mercadoria por unidade, sem oscilações.

RADIOGRAFIA DA CARGA Equipamentos instalados nos portos secos da Elog farão vistoria da carga em movimento

As unidades da Elog em Uruguaiana e Foz do Iguaçu passaram a contar com scanners gigantes que verificam a carga sem que haja necessidade de descarregar o caminhão. Além de conferir o que está sendo transportado, os equipamentos detectam também substâncias ilegais no chassi do veículo e em certas partes dos pneus. A carga é inspecionada com o caminhão em movimento, e o equipamento consegue inspecionar até 120 veículos por hora. Os aparelhos atendem

à nova legislação, que determina que os portos secos disponham de equipamentos para vistoriar a carga dos caminhões antes que sejam enviadas ao destino final. A grande vantagem do serviço é que a vistoria obrigatória solicitada pela Receita Federal passa a ser feita sem a necessidade de abrir o carregamento. “Ganha-se em tempo e qualidade do serviço prestado”, afirma Marcelo Biciato, diretor de Recintos Alfandegados da Elog.


elog

001

Um informativo feito para os nossos clientes

Maio/Junho 2013

PRATO BOM É PRATO CHEIO Entidade distribui alimentos a mais de 7 mil pessoas por mês, além de combater o desperdício e ensiná-las a se alimentarem melhor

4

“Ninguém costuma dar muito valor à última banana da fruteira. Mas, quando a gente começa a conviver com quem não tem nada, a nossa vida muda”. Por conhecer de perto essa dura realidade, a vida de Sidmar Marciano tem sido um aprendizado diário. Ele é o motorista da Logística Solidária, projeto da Elog em parceria com a Associação Prato Cheio, organização responsável por captar doadores de alimentos e selecionar entidades aptas a receber essas doações. São creches, abrigos, albergues e asilos que cuidam de crianças, jovens e idosos, em sua maioria.

Prato Cheio. E para impedir o desperdício, vivenciado todos os dias por Sidmar Marciano nos pontos de coleta, a Prato Cheio também capacita as entidades e ensina as pessoas a se alimentarem melhor. Para evitar sobras, a organização busca o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando todas as suas partes.

A Prato Cheio beneficia cerca de 7 mil indivíduos por mês entre todas as instituições credenciadas no projeto. Segundo Patrícia Barbieri, gerente geral da Prato Cheio, foi possível reduzir seus custos com logística Há seis meses, a Elog recolhe todo o ali- em 80%, graças à parceria com a Elog. Por mento doado nos 45 pontos de coleta e mês, Sidmar Marciano transporta cerca de entrega às 48 entidades credenciadas pelo sete toneladas de alimentos.

SEGURANÇA É COISA SÉRIA A Elog reforçou suas normas de segurança para circulação e permanência nas áreas operacionais. Desde o início de abril, só é permitida Novos procedimentos a entrada nesses espaços com o uso de capacete, óculos, calçado para as áreas operacionais com biqueira de aço e colete de identificação. Todo o aparato neces- estão em vigor sário está sendo cedido pela Elog, sem custo para o cliente. A medida faz parte de um amplo projeto que está sendo aplicado para reduzir cada vez mais os riscos de acidentes e avarias nas instalações Caso tenha alguma dúvida da empresa. “Estamos envolvendo nossos colaboradores com campanhas especí- ou comentário, por favor, entre ficas sobre o tema e temos realizado uma série de treinamentos internos”, explica em contato pelos emails: o Gerente de Gestão de Riscos, Nelson Ricardo Fernandes da Silva. Customer Service (atendimento): De acordo com ele, a gestão de riscos, seja no negócio ou na segu- marcela.pereira@eloglogistica.com.br rança do trabalho, é um dos focos da área de Operações para 2013. ou pelos telefones 11 3305-9856 “Entendo que os procedimentos incomodem um pouco no início até que se incorpo- e 11 9828-3677. rem ao dia-a-dia da operação, mas são essenciais para prestarmos um serviço cada Gerenciamento de Riscos & Seguros: vez melhor aos nossos clientes”. karlis.novickis@eloglogistica.com.br

Informativo Elog - maio e junho/ 2013  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you