Issuu on Google+

Balanรงo Social 2011


O Grupo Panna conta com os melhores profissionais do mercado, oferecendo soluções completas em recursos humanos e terceirização para sua empresa.


Sumário

Perfil da Organização

5

Nossos Serviços

7

Nosso padrão de Relacionamento

9

Gestão Responsável de Recursos Humanos

10

Gráficos de Gestão de Pessoas

11

Gestão Financeira Responsável

13

Responsabilidade Social: Excelência a serviço da sociedade

14

Nossos Projetos

15

Reconhecimentos de Ações Sociais

22


4 Introdução Palavra do Presidente Desde o ano de 1996, o Grupo Panna (uma das únicas do seu setor), tem o privilegio de publicar o balanço social. Esta premissa de divulgação encoraja aos colaboradores envolvidos e aos membros executivos na implementação dos projetos sociais da organização e ainda se integra a apoiar e contribuir cada vez mais em novos projetos ou nos existentes. Sabemos que nossas ações são pequenas frente ao universo que poderia ser feito, porém acreditamos também que a sociedade ganha com a soma dos esforços de todos. Quero agradecer a todos os participantes, parceiros, envolvidos, voluntários entre outros colegas que dedicaram seu precioso tempo em favorecimento á sociedade ou a natureza. Boa Leitura.

15 Anos Nesses 15 anos da história do Grupo Panna, pautado em princípios sérios e éticos, buscamos construir uma base sólida, estruturada para o crescimento sustentado, rompendo fronteiras regionais. Com objetivos claros, determinação e perseverança, resultamos em 15 anos de trajetória de crescimento alcançando aos mais altos padrões de excelência, qualidade e confiabilidade. Atentos, com a estratégia de excelência em serviços, com parcerias transparentes e consistentes, nossa base sólida nos permite sonhar alto para atingir nossos objetivos. Enquanto nossos clientes dedicam esforços ao crescimento de suas empresas, nosso maior desafio é fornecer soluções adequadas e completas em terceirizações. Para alcançar os objetivos desejados, investimos continuamente ao longo destes anos, em ferramentas de gestão exclusiva e que são referências no nosso segmento, tais como; ERP integrado em toda a organização e ferramenta “on line” exclusiva de gestão corporativa que interliga as informações estratégicas do Grupo com as suas unidades em tempo real. Investimos constantemente na capacitação dos nossos colaboradores internos e terceirizados, a fins de se adequar as reais necessidades do mercado.

“Gerar grandes resultados através das pessoas sempre foi nosso maior desafio”

Panagiote Carvalho Toscas - Presidente do Grupo Panna


5 Perfil da Organização O Gr up o Panna, empresa do segmento de prestação de ser viços fundado em Outubro de 1996, oferece soluções em recursos humanos com altos padrões de qualidade, ética e seriedade, para isso possui uma gestão juridicamente organizada, prezando pela transparência , autonomia financeira e administrativa que possibilit a o cres cimento contínuo sustentável do Grupo.

...

15 anos construindo História!

...Expandimos SONHOS.

O Grupo Panna se consolida atualmente como uma das maiores empresas prestadora de ser viços em Recursos Humanos e Terceirização do interior de SP e em constante expansão buscando ampliar suas regiões de atuação com novas unidades inaug urada s anualmente. Atuando em conformidade com as normas de qualidade , a implementação destes requisitos, conforme o modelo de Gestão, oferece aos seus clientes um amplo leque de benefícios como: melhoria contínua, gestão estratégica, assertividade, controle dos processos, padronização de atividades, organização, pontualidade, maior agilidade, dentre outros. Evento CONARH - Transamerica Expo-Center


6

Cidades de Atuação Atua hoje em mais de 100 cidades dentro do Estado de São Paulo.

Unidades do Grupo Panna: • São Paulo – Barra Funda; • Sorocaba - 3 unidades e Centro Administrativo; • São Bernardo do Campo; • São José do Rio Preto; • Santos; • Campinas; • Piracicaba; • Mairinque; • Boituva;


7

Divisão RH

A Treiner é responsável pela seleção, re cr ut a mento e adm inist raç ão de estagiários de forma a melhor atender sua empres a, prop orcionando t a mb ém integração e desenvolvimento estudantil.

At ua no re c r ut a mento, seleção e administração de mão de obra temporaria, qualificada para atender quaisquer necessidades.

Divisão Terceirização

Especializada em oferecer soluções sob medida , a Proserv projeta melhorias a fim de otimizar suas atividades e reduzir custos para sua empresa.


8

A Harmoniza oferece práticas de limpeza eficientes que respeitam o meio ambiente, alem da conservação e jardinagem de sua empresa atendendo os mais altos níveis de exigência de seus clientes.

A Defensere atua no segmento de segurança, conta com uma equipe treinada e altamente capacitada proporcionando soluções ideais para sua empresa ou condomínio.


9 Nosso Padrão de Relacionamento Desde 2008 o Grupo Panna adota o movimento da excelência operacional personalizada, revendo toda a gestão de processos, com o objetivo de simplificálos, deixando-os de fácil condução, para que a qualidade possa ser adaptada a realidade. Isto gera uma excelência na prestação de serviços de maneira diferenciada a cada posto de serviços do Grupo, gerando valor ainda maior, para cada cliente. Os valores de qualidade operacional e competência foram internalizados ao dinamismo no dia-a-dia de todos os colaboradores, e isto é reproduzido em nossos serviços. Com isto estabelecemos novos padrões de relacionamento com os colaboradores dando a oportunidade de valorizar o potencial de cada um, este reconhecimento cria uma atmosfera de cordialidade, respeito e motivação no ambiente de trabalho, que atinge o foco do Grupo, a satisfação de nossos clientes.

Missão Oferecer aos Clientes os mais elevados padrões de excelência e qualidade na prestação de serviços e atendimento, visando satisfazer totalmente as suas necessidades e superar as expectativas, aumentando sua competitividade.

Visão Ser reconhecida como excelência em gestão de ser viços, desenvolvendo parcerias consistentes e transparentes.

Valores - Ética na prestação de serviços. - Flexibilidade e comprometimento

com

nossos clientes. - Qualidade na gestão de serviços. - Valorização e respeito aos colaboradores. - Responsabilidade social.

Política de Qualidade Apoiar o desenvolvimento dos nossos clientes, oferecendo soluções e gestão de serviços, por meio da valorização de nossa equipe e da melhoria continua de nossos métodos de trabalho.

Nosso FOCO é na Qualidade!


10 Gestão Responsável de Recursos Humanos

Diversas parcerias foram desenvolvidas para a promoção da educação continuada dos nossos colaboradores. Nós do Grupo Panna acreditamos que a leitura e escr it a é um fator de cidadania. Proporciona maior dignidade na vida do homem, inserindo-o num contexto social muito mais amplo. Uma sinergia foi estabelecida e desse contato, com empenho e acompanhamento de voluntários, o projeto tomou corpo e passou a ser prioridade dentro das respon-

sabilidades da área de RH. Ainda dentro desse projeto, a educação continuada no Grupo Panna, acarretou incentivos para que vários colaboradores pudessem desenvolver maior capacitação técnica e alcançar cursos de ensino superior ou mais. São esses colaboradores que contribuem para o sucesso do Grupo Panna, exercendo diariamente atividades de maneira extremamente responsável, fator decisivo para o nosso desenvolvimento.


11 Gráficos de Gestão de Pessoas Grupo Panna Escolaridade Quadro Interno

140

120

100 2010 2011

80

60

40

20

0 Ensino Fundamental

Ensino Médio

Ensino Superior

Grupo Panna Escolaridade Terceiros

1000

900

800

700

2010 2011

600

500

400

300

200

100

0 Ensino Fundamental

Ensino Médio

Ensino Superior


12 Gestão Financeira Responsável COMPROMISSO COM O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Preocupado com o segmento que atuamos, podemos afirmar que trata-se de um segmento vulnerável com alto grau de riscos, infelizmente alimentados por alguns oportunistas de mercado que buscam corromper a seriedade do segmento através de práticas predadoras e corrosivas. O Grupo Panna adota como principio básico, a seriedade, a ética e transparência, bem como o devido respeito aos envolvidos. Tais premissas reforçam o princípio do Grupo, definindo uma organização transparente e com credibilidade reconhecida. Todas as nossas ações são pautadas nestes princípios. O Grupo conta com um comitê financeiro composto por um representante de cada área que tem a incumbência de aprovar ou validar todas as situa-

ções que possam evidenciar tais riscos a organização. Desde riscos comerciais eminentes ou situações que possam colocar em risco a credibilidade e crescimento sustentável do Grupo.

Grupo Panna Realizado Triênio 10.000.000,00

9.000.000,00

8.000.000,00

7.000.000,00

Tributos 6.000.000,00

Encargos Trabalhistas 5.000.000,00

4.000.000,00

3.000.000,00

2.000.000,00

1.000.000,00

2009

2010

2011


13 Responsabilidade Social: Excelência a serviço da sociedade Somando esforços, abrimos portas para transformar o mundo de muitos. Trazemos incorporada a ideia de que valores geram outros valores, e que responsabilidade social não se resume às ações e programas isolados, mas é parte integrante do próprio modelo de gestão do Grupo Panna. Conduzimos nossos negócios de maneira ética e humana, sem perder o foco nos desafios empresariais, identificandonos com os anseios da sociedade. O Grupo Panna realiza vários projetos junto a várias comunidades aonde atua, com objeto e foco no crescimento sustent ável, cumpr indo com sua Responsabilidade Social, pois acredita que o sucesso decorre de ações éticas e sérias e consequentemente a geração de valores.

Estas ações configuram o exercício de Responsabilidade Social dos Integrantes do Grupo Panna e vemos como nossa obrigação, junto às comunidades onde atuamos, que são contribuições necessárias e essenciais. O Grupo Panna demonstra em suas ações a preocupação com a responsabilidade social junto á comunidade, em função da capacidade criativa já existente, dos recursos financeiros e humanos disponíveis, tomando ações em parcerias, que podem transformar “sonhos” em “realidade”. Valores como valorização do ser humano, do trabalho voluntário, do respeito ao meio ambiente e a promoção do bem-estar social, caminham lado a lado com metas de produtividade e excelência, modelo de gestão adotado pelo Grupo Panna.

Diretrizes da nossa responsabilidade social: Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Atuação com elevados princípios éticos em todas as relações firmadas; Geração dos devidos recursos para a União, Estados e Municípios; Proporcionar oportunidade de trabalho e desenvolvimento pessoal; Reinvestimento de parte dos resultados em projetos sociais e ambientais; Desenvolver negócios economicamente e socialmente sustentáveis; Ações de preservação do meio ambiente; Respeitando a legislação de cada local de atuação.

Números da Empresa Mais de

150mil colaboradores já foram colocados no Mercado de trabalho Mais de

Mais de

36 mil

colaboradores

500 mil currículos no banco de dados Mais de 12

projetos sociais realizados.


14 Nossos Projetos Jovem Aprendiz Desde 2005 este projeto visa preparar os jovens para sua primeira inserção no mercado de trabalho, isto implica, em capacitá-los para tarefas como: o desenvolvimento de novas capacidades e conhecimentos, a modificação de certas representações sociais e culturais e de mudanças de atitudes em relação ao trabalho e a definição de um novo equilíbrio entre sociedade e individuo. Capacitamos jovens em cursos técnicos que potencializarão seu desempenho nas atividades do trabalho e direcionamos os participantes do projeto para sua primeira experiência profissional. O fato de inserir-se no mercado de trabalho contribui para o estabelecimento de relações sociais, dos processos de identificação, reconhecimento e melhor adaptabilidade a sociedade. Os jovens re c eb em int er venç ão psicossocial, priorizando o conhecimento de capacidades, desenvolvimento de habilidades e orientação para a postura no mundo corporativo, considerando de forma crítica o contexto no qual estão inseridos. Observamos que os jovens que participam do projeto desenvolvem subsídios internos, ou fortalece os já existentes, para enfrentar a realidade do mercado de trabalho podendo preparar-se para este tornando-se cada vez mais competitivo. Busca-se, fornecer subsídios para que o jovem seja agente de conhecimento, interaç ão e cont role em seu contex to, reconhecendo seu papel ativo na construção de um meio eficaz para o desenvolvimento humano integral. Sendo assim um cidadão “agente ativo de suas transformações”. Com este objetivo, durante o projeto e até mesmo depois de seu

término, o Grupo Panna manterá os cadastros destes Jovens e irá direcioná-los à empresas Parceiras e a todas que se interessarem, para indicá-los a colocação profissional do primeiro emprego.

Parceiros Sociais


15

Projeto Empregabilidade Em 2008 abrimos possibilidades para a melhor idade com treinamento em informática. Em 2011 buscamos abrir novas possibilidades aos cidadãos em busca de oportunidade de trabalho. Durante o período do evento, as empresas se apresentaram expondo as suas características e divulgando oportunidades de trabalho. A responsabilidade do profissional de Recursos Humanos está na atenção e respeito a todos os visitantes do evento, demonstrando a importância que as pessoas são para as empresas, o maior bem que uma empresa possui em paralelo ao seu desenvolvimento. Agregado a essa demonstração, são coletados perfis de pessoal em busca de colocação para ser posteriormente avaliado a possibilidade de preencher vagas abertas pelas empresas expositoras. O projeto objetiva, através do interesse de todos, maximizar o preenchimento de oportunidades no mercado de trabalho. O sucesso desse projeto se deve às parcerias estabelecidas entre o Grupo Panna, APRH e Colégio Mentor.

Parceiros Sociais


16

2º Expo Trabalho A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e a Comissão Municipal de (ComEmprego) realizaram a 2ª Expo-Trabalho. O evento, que disponibilizou cerca de 500 vagas de emprego, entre o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e mais cinco agências, com o apoio do Grupo Panna. A atividade voltada a desempregados e jovens em busca do primeiro emprego reuniu entidades de apoio ao trabalhador, escolas técnicas, sindicatos e agências de emprego, inclusive o Grupo Panna, com o objetivo é oferecer subsídios e informações úteis a quem procura a inserção no mercado de trabalho.

Projeto Sou Capaz Com a iniciativa da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (SEMTRE) e MTE, Prefeitura Municipal de Piracicaba e FIESP, deu-se inicio ao Projeto Sou Capaz com apoio do Grupo Panna, que visa orientar empresas e instituições sobre assuntos legais, técnicos e institucionais, relacionados às pessoas com deficiências e reabilitados INSS. Discutir a capacitação profissional com observâncias de tendências e vocação dos setores empresariais em Piracicaba SP. Criar sinergia entre empresas, órgãos públicos e entidades, a fim de iniciar uma inclusão efetiva e eficiente deste capital humano no mercado de trabalho. Apresentar necessidades e dificuldades do mercado de trabalho. O projeto tem como público alvo empresas e inst it uiçõ es , ent idades de capacit ação profissional, representantes do setor público, sindicatos e associações de trabalhadores e patronais. Parceiros Sociais

Prefeitura Municipal de Piracicaba

Parceiros Sociais


17

Criança e Cultura O projeto apóia várias instituições de trabalho desenvolvido com crianças e préadolescentes na faixa etária de 02 anos até 14 a nos. A s c r ia nç a s re c eb em ap oio ao desenvolvimento pedagógico por intermédio de dinâmicas lúdicas (brinquedoteca) e por meio da formação musical. As crianças entram em contato com a técnica musical e ao mesmo tempo, com tudo o que envolve este trabalho de ensino aprendizagem, tais como: postura, pronuncia fonoaudióloga, percepção auditiva e até visual. Em resultado é observado por todos os mentores do projeto que o desenvolvimento acadêmico das crianças melhora, assim como o relacionamento em grupo e a relação familiar. O projeto Criança e cultura, visa oferecer uma proposta de atividades lúdico educativas que estimulem a capacidade inventiva de crianças e educadores, criando condições de vislumbrar uma nova possibilidade de desenvolvimento cognitivo, pois é nesta fase, que inicia-se a constituição de seus aprendizados e de sua personalidade. Nosso Objetivo Geral é contribuir para o desenvolvimento das crianças valorizando e desenvolvendo habilidades e competências individuais, e contribuir para que a infância delas seja mais alegre e doce, e que o afeto oferecido sirva de colo para suas carências. Este projeto foi coordenado por profissional de Psicologia do Grupo Panna com as mesmas características deste contexto.

Parceiro Social


18

Projeto Aprendiz PPD O projeto tem o objetivo de formação e desenvolver capacitação para Aprendizes Pessoas portadoras de Deficiências, inserindo-os no mercado de trabalho. O programa disponibiliza o aprendizado teórico para Assistente Administrativo, com o corpo docente do Senai de Alumínio, com parceria da Gerdau de Araçariguama disponibilizando o treinamento prático em áreas técnicas e administrativas de suas dependências. Os aprendizes recebem intervenção psicossocial, priorizando o conhecimento de capacidades, desenvolvimento de habilidades e orientação para a postura e comportamento no mundo corporativo, considerando aspectos bastante abrangentes de socialização, de forma crítica no contexto no qual estão sendo inseridos. O Grupo Panna coloca à disposição seu quadro de colaboradores, com Psicólogas atuando no aspecto psicossocial, analisando o perfil comportamental do aprendiz como suporte ao RH na adequação do treinamento. Coloca também profissionais de RH na preparação da Liderança, auxiliando a atuarem adequadamente e naturalmente junto à PPD, auxiliando também na educação para o comportamento organizacional e social e o desenvolvimento do grupo, rumo a construção de uma carreira profissional. Parceiros Sociais

SENAI São Paulo


19 Meio Ambiente Ênfase no consumo consciente e reciclagem

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável O Grupo Panna adota políticas de respeito ao meio ambiente com ações simples, mas de alto impacto ambiental, como : - Campanhas de conscientização de utilização de recursos extraídos do meio ambiente, tais como papel, consumo de água e energia; - Identificação e homologação de fornecedores de produtos de baixo impacto ambiental; - Incentivo, conscientização e treinamento de coleta seletiva. O Grupo Panna acredita que só através da consciência ecológica é possível tornar o mundo melhor para se viver, e foi pensando nisso que criou o Programa Mundo Melhor. Agora para cada profissional contratado plantamos uma árvore e contribuímos com o planeta.

2 º MEGA PLANTIO ESCOLAR Em parceria com o Jornal Bom Dia, apoio e patrocínio do Grupo Panna. O projeto juntou 900 crianças em uma manhã de sol, mais duas mil mudas de árvores. O resultado foi uma alegre lição de cidadania registrada no fim de Maio de 2011. A principal característica do megaplantio é o envolvimento das crianças da rede pública de ensino que estudam e moram perto das regiões reflorestadas. O objetivo é desenvolver uma relação de proximidade que transforme crianças em agentes ambientais. Esta relação começa pelo entusiasmo demonstrado no plantio, que resultou em uma legião mirim com mãos sujas de terra. O Parque Nilson Lombardi foi o local escolhido para o megaplantio, devido ao aspecto de aridez, sem áreas de sombreamento. Sendo que antes da criação do parque o local estava abandonado e servia para depósito de entulho e queimadas.


20 Reconhecimentos de Ações Sociais

Atitude “Acreditamos que o sucesso de nossas ações sociais se da pela soma das atitudes de cada colaborados, alinhada aos objetivos e valores da empresa”

As ações e atividades de responsabilidade social crescem junto com o Grupo PANNA. “Acreditamos que o sucesso de nossas ações sociais se dá pela soma das atitudes de cada colaborador, alinhadas aos objetivos e valores da empresa”, afirma o diretor do Grupo, Panagiote Toscas. Para o Grupo Panna, mesmo com a soma dos esforços de poucos abrimos portas para a transformação do mundo em benefício de muitos. Isso é responsabilidade social. A empresa se empenha para que cada vez mais as ações ganhem proporção, gerem iniciativas, e mais pessoas dediquem seus conhecimentos, tempo e carinho em benefício do próximo. Um exemplo disso é a participação de Panagiote no GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), integrando a equipe como Diretor de Secretaria. “O apoio ao GPACI é feito de coração, de forma voluntária”, afirma o diretor. Uma das iniciativas voluntárias do Grupo PANNA é o apoio ao Mc Dia Feliz, que contribuí

levantando fundos para a instituição. “Nós batemos recorde com a venda de 2000 camisetas e mais de quatro mil Big Mc´s. Graças à dedicação das equipes de todas as unidades que se mobilizaram e se envolveram de corpo e alma na campanha”, diz orgulhoso. O GPACI - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, foi fundado em 25 de julho de 1983, com a missão de prestar assistência integral às crianças e adolescentes (0-18 anos) portadores de neoplasia maligna (câncer), com auxílio médico, hospitalar e assistência social e moral, extensiva aos familiares. É uma entidade beneficente, de caráter filantrópico, o grupo mantenedor do Hospital GPACI. Dedica-se à pesquisa do câncer e recuperação dos pacientes dentro de suas possibilidades físicas, e lhes oferece alojamento e locomoção para tratamento.


21 15 anos de História

1996

Inicio das atividades de Recursos Humanos da Panna.

Surge a primeira filial da Panna instalada em Boituva

1997

1998

Iniciando a primeira unidade de prestação de serviços terceirizados

1999

Surge a segunda filial, agora em Mairinque, acompanhando o crescimento da região

2002

Consolidação dos serviços através da denominação Grupo Panna

A empresa estruturou sua prestação de serviços através de células de atuação autônoma. Nasce também a primeira célula de Gestão Social do Grupo Panna.

2004

Novamente pioneira, decidiu construir o centro administrativo do Grupo Panna. Sede própria e arrojada. Neste mesmo ano são inaugurados novos serviços especializados na administração, seleção, gestão de estágios, e segurança eletrônica. Criação do Backoffice fornecendo suporte e sustentabilidade a estas marcas.

2005

O grupo Panna se prepara para o crescimento nacional, sai na frente e adota marcas próprias de prestação de serviços.

2006

Nova unidade de recrutamento e seleção de mão de obra temporária em Sorocaba.

2007

2008

Surge nova unidade de gestão de serviços para atendimento dos clientes na cidade de São Paulo.

Nova unidade própria no ABC. Descentralização dos processos junto as unidades deixando-as auto suficientes na região.

2009

2010

2011

Inauguração de unidade própria em Campinas e Baixada Santista. Reconhecimento como primeiro lugar TOP OF MIND categoria Serviços de Recursos Humanos (Sorocaba).

Surgem as unidades próprias em São José do Rio Preto e Piracicaba.


22

1

Continuidade da expansão com abertura de um novo centro estratégico na Grande São Paulo, com objetivo de intensificar as vendas coorporativas do Grupo.

2

Abertura de nova unidade de Recrutamento, Seleção e Administração de colaboradores temporários de São Paulo.

3

Criação de divisão especializada na busca de executivos de média e alta gestão (Talent Search).

4

Breve atuação especializada na prestação de serviços em vigilância patrimonial.

TOP OF MIND 1º Lugar

2010

O reconhecimento somente é conquistado com transparência, respeito e excelência. No ano de 2011 nossa empresa alcançou o primeiro lugar na Revista Top of Mind - IPESO Sorocaba e Região, pela categoria serviços, segmento empregos. Tanto reconhecimento nos traz a certeza de que trabalhar com responsabilidade social e ambiental, comprometimento e dedicação fazem toda diferença. Afinal, fazemos tudo isso para estar sempre a frente, e levar inovações e soluções que realmente agreguem melhorias aos nossos clientes.


www.grupopanna.com.br


Revisado Bete