Issuu on Google+

Roteiro de Aula Prática Bolsista PIBIDCiências: Cláudia Luciani Klein Supervisora: Tatiana Roberta Fröhlich Venzke Coordenador: Roque Ismael da Costa Güllich 1. Aula N° 01 2. Título da aula: A velocidade de escoamento da água no solo. 3. Temática: Escoamento da água em diferentes tipos de solos 4. Objetivo: Observar a velocidade de escoamento da água em diferentes tipos de solos, de acordo com sua composição. 5. Materiais: a. Três funis de vidro; b. Três Erlemeyer; c. 200 gramas de argila; d. 200gramas de areia; e. Três chumaços de algodão; f. Um copo pequeno; g. Uma lente de aumento; h. Folhas de jornal; i. Um cronômetro. 6.Procedimentos: a. Espalhe um pouco de argila e um pouco de areia sobre o jornal. Observe através da lente de aumento: qual desses materiais tem grãos maiores e qual tem grãos menores. b. Coloque os chumaços de algodão nos funis. Encaixe os funis nos Erlemeyer. c. Em um dos funis, coloque um pouco de areia; no segundo coloque argila e no terceiro, coloque uma mistura de argila e areia. d. Despeje meio copo de água em cada funil. e. Marque o tempo que a água leva para escoar totalmente. 8. Questões:


a. Em que funil a água passou mais depressa? b. Compare o volume de água em cada recipiente. Onde há mais água? Onde há menos água? c. Explique esses resultados considerando o tipo de grãos que formam cada material. d. Que tipo de solo corre mais risco de ficar coberto com poças de água depois de uma chuva forte: os solos argilosos ou os arenosos? 9. Observações sobre o encaminhamento da aula: a. Antes da realização da atividade prática é necessário que os alunos tenham conhecimento sobre algumas características do solo. b. É necessário motivar os alunos para que participem e dialoguem de forma ativa durante a realização da atividade.

c. A partir da observação do processo experimental podemos perceber que em solos argilosos a velocidade de escoamento da água é mais lento, já em solos arenosos, constituído de grânulos maiores a velocidade é bem mais rápida 10. Referências: GEWANDSNADER, Fernando. Ciências: o planeta terra. 2. ed. Editora Ática: São Paulo, 2006. (5ª série) 11.Anexos: (pode acertar a descrição das figuras pelo modelo com thainara) Alunos acompanhando a realização do experimento:

Fonte: KLEIN, 2012.

Alunos acompanhando os resultados da experiência.


Fonte:KLEIN,2012.

Visualização dos resultados.

Fonte: KLEIN, 2012.


Roteiro 4