Page 1

Algumas investigações audiovisuais e textuais sobre a opinião dos estudantes sobre o que estes consideram “coisas boas” na escola Leonardo Villas Bôas (DRE Campo Limpo).

O ESPAÇO ESCOLAR São Paulo – maio-junho de 2013 1


Breve introdução: Este trabalho é o resultado de algumas investigações do que os estudantes consideram como mais importante no espaço escola da Emef “Leonardo Villas Boas”. Faremos a partir deste trabalho, algumas reflexões que contribuam com a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola numa tentativa que colocar os estudantes como uns dos protagonistas das propostas de trabalhos. Os estudantes utilizaram seus aparelhos de celulares. Depois editaram os pequenos vídeos com a utilização de legendas para fazermos um DVD acompanhado deste livreto. Reunimos neste espaço a opinião de um dos principais agentes da escola – os estudantes – através de representações fílmicas pictórico-imagéticas e textuais do que eles pensam sobre o espaço escolar. Segundo Sacristán, o ambiente escolar pode ser considerado “como teatro do desenvolvimento do currículo - o mobiliário. o funcionamento das escolas, estabelecendo diligências intermediárias para o desenvolvimento curricular, regulando a avaliação, etc.” (Sacristán1 : 113).. Muitas vezes a organização curricular desconsidera os espaços da escola e é, “cada vez com mais clareza, vemos a necessidade de observar os aspectos organizativos que configuram o quadro de experiências possíveis para professores e alunos como um elemento de primeira importância para entender os processos didáticos e as possibilidades de mudança qualitativa em educação” (Sacristán: 231). A organização do espaço (e tempo) escolar é muito importante para compreendermos as relações de currículo e poder estabelecidas nestes locais. Ouvir os estudantes sobre o que eles pensam sobre o ambiente escolar é considera-los como protagonistas destes ambientes, caracterizar “o currículo como guia de experiência que o aluno (traz consigo e ao mesmo tempo) obtém na escola, 1

Sacristan, J. Gimeno O Currículo – Uma Reflexão Sobre a Prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed. 2000

2


como conjunto de responsabilidades da escola para promover uma série de experiências...” (Idem - pg. 14). Nesta perspectiva a construção de currículo deve ser permanente, considerar o espaço-tempo e precisa envolver toda comunidade escolar, considerar os diversos espaços utilizados bem como os elementos sociais, culturais, econômicos e históricos dos agentes envolvidos, sem desconsiderar os estudantes como principais protagonistas e não apenas coadjuvantes. “O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico”. O cotidiano escolar – e do seu entorno – é repleto de currículos e que precisam ser assumidos na sua pluralidade cultural visto que ele possibilita a construção de identidades. Desta maneira resolvemos pedir para um grupo de alunos (oitavo ano – sétima série) filmarem qualquer situação na escola – que estes consideram mais importante – , o que eles consideram “coisas boas” na escola. Este trabalho foi realizado em grupos de três alunos e os mesmos poderiam filmar com celulares e depois redigir um texto explicativo, em forma de legenda, capturar uma imagem do filme e fazer um desenho para compormos um livreto. O resultado final foi à elaboração de um DVD com dezenove filmes de duração aproximada de até dois minutos cada e um manual que acompanha este material. Pretendemos assim, verificarmos os espaços escolhidos pelos estudantes como os mais significativos no ambiente escolar.

3


“Algumas coisas boas da Emef Leonardo Villas Bôas” Transformação de vídeos para textos Estudantes das 7a séries ABCD

São Paulo, 10 bimestre de 2013 4


7ª SÉRIE A SALA DE INFORMÁTICA

Eu sou a Bruna da 7ª série A. Estou aqui na sala de informática com a Paula Emanuelle e Bianca Queiroz para mostrar as reformas na escola “Leonardo”. A sala de informática, por exemplo, mudou muito. Os computadores foram trocados por outros novos. A televisão também. Temos ar condicionado mais avançado, melhor e mais moderno. As paredes estão pintadas. Nós estamos filmando a sala de informática para mostrar as novas reformas. O professor Eliseu sugeriu para nossa sala mostrar as qualidades do Leonardo Villas Boas. A sala de informática é uma das melhores em condições para gente filmar. Por isso nos decidimos filmar. Tchau.

Bianca.04_Bruna05_Paula.26_7ª 5


O PÁTIO/RECREIO

ESPAÇOS PARA COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS Então, meu nome é Guilherme Rodrigues, sou da 7°A e eu vou falar um pouco sobre a escola Leonardo Villas Boas. O pátio, por exemplo, acumula lixos por aqui. Colocaram novos recipientes porque poucas pessoas ajudam a jogar as coisas no lugar correto, outras não ligam para nada, ficam ai e jogam o lixo, tudo no chão, não sabem reciclar. Esses lixos ajudam bastante, a pessoa fica mais consciente, fica sabendo que pode ajudar o planeta, e tal. As paredes também estão bem pintadas. Colocaram os recipientes para resíduos, pintaram e ficou bem bonito, os portões aqui também pintaram, ficaram ótimos, bem legais. Aqui, olha fizeram um tipo de jardim, um jardim para mostrar as plantas. Ficou bonito também a paisagem. Ali colocaram telhas, sei lá, colocaram algumas telhas porque tem gente que fica pegando limão ali na árvore. Então é isso mais ou menos e a escola está ótima agora, obrigado.

Guilherme.Rodrigues.11_LucasXavier.22_Jhonatan.20_7ª 6


AULAS DE INGLĂŠS

Falta incluir o texto trabalhado pelas alunas Heloisa.12_Danila.08_Mirlane.24_7A 7


O PÁTIO/RECREIO “As coisas boas do Leonardo Villas Bôas” Nossa escola é bem educativa e temos muito aprendizado. A escola foi reformada há pouco tempo. Os alunos se dedicam para melhorarem seus aprendizados, porque sabe que teremos um futuro. Esse vídeo nós fizemos com a honra de todos verem que o “Léo” é bom sim, em tudo! Agradecemos, a todos por lerem esse texto e apreciarem nosso vídeo.

Isael Silva Santos & David Álefe Silva Pires 7ªB 8


AS AMIZADES

As melhores qualidade do Leonardo Villas Boas Na escola Leonardo Villas Boas tem muitas coisas positivas, umas das coisas que nós achamos mais positivas são as amizades verdadeiras. Nós gostamos muito das nossas amigas, mas também a escola tem outras coisas positivas como: a reforma da escola e claro os professores maravilhosos que tem. Outras coisas positivas que também temos é a aprendizagem que os professores proporcionam. Os professores ensinam muito bem. Significado Da Amizade Amizade é a relação afetiva entre os indivíduos, podem ser duas ou mais pessoas. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade, proteção, e etc. A amizade pode existir entre homens e mulheres, irmãos, namorados, maridos, parentes e qualquer vínculo.

Ivone.15_Sabrina.29_Cíntia.07_ 7A 9


ENTREVISTA COM O(A) PROFESSOR(A) EDUCAÇÃO FISICA UM POUCO SOBRE MINHA ESCOLA Eu vou apresentar uma reportagem com a professora Tatiana, de Educação Fisica. Professora você poderia me falar o que a senhora acha de bom na escola? Eu acho que os alunos da escola melhoraram, nesse pouco tempo. Eu acho que melhoraram nas suas dificuldades, melhorou nosso trabalho com eles. Hoje esta mais tranquilo, eles respeitam mais a gente, o pátio foi reformado,foi feito as coisas que tinha que ser feitas. E também é um espaço legal, só falta um melhor uso da quadra. Eu acho que tem alguns equipamentos aqui na escola que não são muito bons. Obrigado

Larrisa.21_Thayane.31_7ªA 10


ENTREVISTA COM O(A) PROFESSOR(A) GEOGRAFIA

7ª SÉRIE A

A qualidade boa da escola Meu nome é André meu nome é David Rider 7ºA meu nome é João Vitor 7ºA. Eu sou o professo Eliseu, de geografia. Nos estamos aqui com o professo Eliseu. Quais os fatos mais importantes da escola? Bom esse é um trabalho de geografia que nos vamos mostrar “as coisa boa do Leonardo Vilas Boas” Na minha opinião o que tem de melhor na escola, o que faz a escola ter energia são vocês, os alunos. Então o que nos temos de melhor escola são os alunos, são os estudantes... pode perguntar: Qual é a coisa que você mais gosta na escola? O que eu mais gosto na escola são os alunos. Os professores em geral, consideram muito os alunos, e também odeiam, em alguns momentos, porque vocês sabem que são terríveis, não é mesmo? Eu acho importante que vocês saibam que a escola recebe muita gente diferente e isso é muito bom. A gente aprende coisas diferentes (com estas pessoas). A escola Leonardo seria melhor ainda se tivéssemos mais alunos especiais porque, alunos especiais, vocês sabem que eles são diferentes. Conviver com alunos especiais é muito importante para nos respeitamos as diferenças. Então, o Leonardo seria melhor ainda, se tivéssemos mais alunos especiais. Mais alguma pergunta? Não só isso.

Samuel.29_Andre.03_João.19_Victor.33_David.H.10_7B 11


ENTREVISTA COM O) PROFESSOR: GEOGRAFIA e HISTÓRIA Vídeo do Julio ::

Coisas boas do Leonardo Villas Boas Bom faz um ano que eu estou aqui e eu gosto muito do Leonardo Villas Boas porque eu acho que aqui os alunos são bons companheiros eu acho que ajuda bastante nas aulas, e que mais Vídeo do Eliseu :: Esse é o professor Elizeu de Geografia e eu vou perguntar para ele o que ele acha da área verde do Leonardo

Villas Boas Parabéns vocês enxergaram algo muito importante que são as áreas verdes da cidade, o Leonardo tem uma característica boa. A escola tem uma característica boa por que está muito próximo de duas áreas verdes. Podemos considerar a área verde da escola, se você pegar o Google mapa você vai identificar que aqui tem uma área verde, não é mesmo? Da uma filmada aqui Amanda, esse é o estacionamento da escola. É um privilégio nós termos varias árvores. Na rua de frente para o estacionamento não é uma rua é uma avenida, provavelmente porque ela tem duas vias então é importante diferenciar as vias. Rua é diferente de avenida. Também existem denominações de estrada, Estrada do Campo Limpo é a mais movimentada e não tem muita área verde. Na frente da escola, na entrada principal, nós temos um prolongamento da pracinha do Campo Limpo que é uma área verde. É muito visível nos mapas e que é difícil observar no mapa áreas verdes de São Paulo. Por exemplo, o Ibirapuera é uma área enorme, muito maior que está pequena área verde do entorno do Leonardo. O Ibirapuera está destacado nos mapas. Vocês podem observar. Isso e eu recomendo. Peguem esse mapa e mostre (no trabalho de vocês). Para finalizar, nós temos próximo a escola o Terminal Campo Limpo. Esta área também é considerada especial, verde. A faculdade Anhanguera também possui espaços verdes no entorno seu entorno, tem bastante área verde. É só olhar e observar. Mais alguma coisa? Não, obrigada professor. Eu que agradeço.

Amanda.01_Sofia.32_JoãoPaulo_16_7B 12


EDUCAÇÃO FISICA Estamos na quadra de baixo para fazer um trabalho de geografia sobre os benefícios da escola E.M.E.F Leonardo Villas Boâs Aqui eu estou na quadra de baixo, como a gente pode ver tem grades para evitar que a bola (bola de futebol ou vôlei) caia do outro lado da rua Aqui nos podemos ver que colocaram uma cobertura para nos protegermos do sol que pode dar câncer de pele Aqui eles pintaram o chão colocaram uns desenhos para que quando estivermos na aula não confundirmos os times na hora dos jogos e outras atividades. Eles tamparam uns buracos porque antes era perigoso cairmos e nos machucarmos. Também colocaram umas traves de gol para que os meninos possam jogar futebol ou outras atividades. E agora iremos mostrar um pouco dos benefícios da quadra... Bom e foi isso nos mostramos a quadra e obrigado. Leticia.23_Keila.20_Livian.24_7B 13


ENTREVISTA COM O(A) ALUNO (A) Bom eu sou aluna da escola Leonardo vilas boas e eu vim falar um pouco dos pontos positivos . A escola Leonardo Vilas Boas é uma escola que é muito boa porque sim a educação é muito boa eles tem a paciência de saber conversa , assim em muitas escolas tem professores que não tem essa paciência toda e sim que agride não só fisicamente mas como também verbalmente e aqui não eles tratam as pessoas bem não agride nem verbal e nem fisicamente pelo ao contrario eles só querem ajudar nós dá melhor forma possível é por isto que eu gosto daqui não só daqui como também dos meus colegas porque eles mi ajudam muito eu amo está escola amo de verdade. tudo.bem que tem defeito mas todo mundo e tudo tem o seu defeito Milene.29_Tamires.34_Carlas.06_Thainá.33_7B2 14


7ª SÉRIE C SALA DE LEITURA Meu Filme: por Daniel Eu entrevistei a professora Cristina da sala de leitura. Ela fala um pouco sobre a nossa biblioteca, onde podemos pegar livros emprestados, conta sobre o aquário que adquirimos ano passado com a professora de ciências Márcia. A professora Cristina também fala sobre alguns cuidados que temos de tomar com o nosso aquário.

Daniel.03_7C 15


VIVERSOS AMBIENTES ESCOLARES: O PÁTIO Neste ano, nós recebemos o desafio de gravar um vídeo, sobre os pontos positivos da escola, pois no ano anterior, as maiorias das pessoas fizeram, mostrando uma imperfeição da escola. E não demos valor às coisas boas e importantes que a Escola pode nos oferecer. Nós temos o pátio, que o local onde a escola oferece para que possamos a maioria, das pessoas passar o maior período do intervalo. Onde nós conversamos, nos alimentamos, damos risadas, e aproveitamos para fazer novos amigos, das outras classes! Os professores tem sua sala, onde eles assim como nós, descansam, refletem, e se alimentam. E nos seus momentos vagos, preparam as aulas. E também é um local onde eles conversam

sobre o que precisa ser mudado no comportamento dos alunos. A ideia de fazermos um vídeo sobre uma coisa boa e não ruim, servi para que os alunos percebam que, mesmo com muitas falhas, a escola se preocupa com o bem estar dos alunos. E se eles estão confortáveis no local onde, passamos a maioria dos nossos dias! Serviu também para que comecemos a valorizar a escola de uma maneira diferente. Como se estivéssemos em nossa casa!

Isabela.08Rebeca.30 .Nathalia.29_7C 16


A SALA DE LEITURA Nesse ano iremos relatar sobre as coisas boas da escola Emef' Leonardo Villas Bôas. Como por exemplo: A sala de leitura tem bons livros de se lê, e de boa qualidade.

Tem um aquário, que é pra dar mais beleza ao local. Tem mais cadeiras novas e uma excelente professora que nos ensina. Os livros da nossa biblioteca são bem organizados e bem conservados, e assim fica mais fácil para os alunos acharem os livros que precisam. E a regra que ajuda tudo isso ficar organizado, é a que se você acha o livro naquela prateleira, você deve coloca-lo no mesmo lugar. Que isso sirva para vocês conservarem as coisas boas da sua escola!! Julia keller.12_ Camila Queiroz.02_Michele Sá.24_7C 17


EDUCAÇÃO FÍSICA Esta é a quadra do Leonardo Villas Boas, esta quadra serve para a gente expressar a nossa importância pelo esporte, a aula de educação física que o Leonardo nos oferece serve para nos estimular a praticar mais exercícios e esportes. A preocupação no ensino vem crescendo e uma maneira de incentivo aos nossos alunos é buscar o desenvolvimento nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação. Nós podemos praticar nossos esportes favoritos como futebol, vôlei, basquete, handebol e etc. Por isso, agradecemos pela importância do esporte em nossas vidas!

MariaIsabel.21Valéria.33_Nathalie.28_7C 18


7ª SÉRIE D ENTREVISTA COM O(A) ALUNO (A)PÁTIO & INTERVALO Quem capturou esta imagem foi o Guilherme

Esse é o intervalo da 7° e 8°. Oi tudo bem ? Por que você gosta do intervalo? Não pera ai, meu nome é Vitor, mais conhecido como Vitinho! É nois Eliseu! Agora eu vou falar! Eu gosto do intervalo por que, ta ligado a aula é muito chata, E a gente pode descansar mexer no celular, zuar com os meninos, conversa, comer, relaxar, ficar 20 minutos de boa! Ficar com os amigos que não são da minha sala, ouvir musica e tirar foto! É isso ai, falou! Geovanna.07_Daniely05_ Karolaine.17_7°D 19


O PÁTIO/RECREIO & JARDIM

(FALTA INCLUIR O TEXTO DA LEGENDA) José Vinicius.16_Hellen.12_7D-1 20


EDUCAÇÃO FÍSICA Estamos na quadra do Leonardo Villas Boas Alguns dias atrás a quadra passou por reformas no chão A escola alguns tempos atrás investiu na cobertura da quadra Nos divertimos demais na quadra. Alguns dias atrás foi feita a pintura nos muros. Também foi investido dinheiro nas redes de Basquete. A escola passou por uma transformação na parte da pintura A arquibancada foi melhorada para a capacidade de aproximadamente de 81 alunos ou mais. Nossa escola está bem cuidada. Aqui nós nos sentimos livres para nos soltar para nos exercitar Nós sentimos alegres quando sabemos que temos Educação física. Não gostamos quando chove por que a quadra fica escorregadia Adoramos a quadra nos divertimos muito lá.

Melque.24_Gabriel.08_Rafael.27_7D 21


ENTREVISTA COM O(A) PROFESSOR(A) EDUCAÇÃO FÍSICA Muitas pessoas veem as flores como coisas inúteis, mas elas não são. .A escola fez muito bem em plantar flores. Com essa atitude a escola incentiva muitas crianças a fazerem o mesmo. .Além de serem lindas, ajuda o mundo. Deixando o nosso ar mais limpo, e nosso mundo mais bonito. .Muitas árvores frutíferas dão alimentos, não só para os seres humanos, como também para os animais. .Nós vivemos por causa das plantas, árvores, e etc. .Plante flores, ajude o meio ambiente.

Pedro.26_Guilherme.08_Matheus.20_7D 22


Algumas considerações Foram produzidos dezenove filmes pelos estudantes. A maioria considerou os espaços que permitem maior interação entre os jovens. Os espaços considerados mais importantes pelos grupos foram: 1)

O pátio/recreio- entrevista com o (a) aluno (a) (5 filmes)

2)

Quadra Educação Física (5 filmes)

3)

Sala de Leitura (3 filmes)

4)

Entrevista com o (a) professor(a) (3 filmes);

5)

Sala de informática (1 filme)

6)

As amizades (1 filme)

7)

Aulas de inglês ( 1 filme)

O resultado das nossas investigações vai ao encontro com as reflexões de Sacristán de que as estruturas de tarefas impostas pelo currículo agem como reguladoras da vida dos alunos, dentro e fora das salas de aulas. Outros ambientes são considerados como matriz de socialização, repletas de relações entre os alunos. Os espaços que são considerados mais importantes para os alunos que realizaram os filmes são justamente os que possibilitam maiores interações entre os mesmos visto que a conduta deles é menos vigiada que nas realizações das atividades ou tarefas didáticas em salas de aulas. Sacristán considera que “a organização escolar tradicional mantém isolada entre si os ambientes de aula dentro da escola, como células separadas”. Praticamente só no campo de brinquedo e de recreio o isolamento se rompe. A aula e a escola permanecem um tanto isoladas, fechadas em si mesmas e com escassas conexões com o ambiente exterior (Sacristán: 230) 23


A preferência pelos ambientes escolares que possibilitem a interação é nítida nos vídeos realizados pelos alunos. Muitas escolas são carentes destes espaços. Na escola em questão, o pátio possui algumas árvores e os gestores decidiram fazer “uma mureta, em forma de anel”. Os resultados foram muitos positivos, pois agora os alunos conseguem permanecer sentados, conversando, se alimentando em pequenos grupos, por afinidades. A inadequação dos espaços escolares está presente na maioria das escolas e é mais presente nas escolas antigas. A arquitetura escolar passou por mudanças ao longo do tempo, mas ainda deixa muito a desejar quanto à valorização dos espaços mais apreciados pelos estudantes, os que permitem maior interação entre os espaços, possibilitam conexões de aprendizagens e experiências de saberes. A simples e econômica atitude dos gestores da Emef “Leonardo” em adequar espaços que permitam a interação dos alunos evidencia que “Os espaços não são neutros e estão impregnados de signos, símbolos e marcas de quem o produzem, organiza e nele convive, por isso, tem significações afetivas e culturais (Ribeiro: 103). Desta maneira, pensar o espaço escolar é de responsabilidade de todos os profissionais que atuam nestes locais de aprendizagem. Desta maneira, o espaço escolar é pensado e gestado por diversos interesses e o mais evidente é o da coerção, do controle e atitudes repressivas e hierárquicas, manifestas ou ocultas e que afetam a vida dos sujeitos envolvidos. É, portanto, “um elemento significativo do currículo, aqui entendido em uma perspectiva mais crítica que contempla o conceito de currículo oculto, ou seja, normas e valores que, embora não estejam explícitos são, efetivamente, transmitidos pela escola” (Ribeiro:104). 24


Concluímos que todo ambiente escolar é repleto de potenciais de aprendizagem. Precisamos considera-lo nas discussões a respeito de conteúdos e currículos a serem trabalhados em salas de aulas. Como constata Sacrislán ao citar Berg (1983), precisamos superar o espaço da aula como lugar proeminente de exercício da profissão e evitando, por outro lado, que o poder do professor sobre os alunos fique salvaguardado nesse espaço de "intimidade". Muitos estudantes percebem estas estruturas de poder, presentes nas salas de aulas, passam a ter apatia e rejeição por estes locais em detrimento aos ambientes menos coercivos.

25


Estudantes que participaram: 7A ADRIANA RAFAELA REIS DE SOUZA 01 MIREIA OLIVEIRA SILVA DOS SANTOS BIANCA QUEIROS FERNANDES 04 BRUNA BRAZ FREIRE 05 PAULA EMANUELLE DOS ANJOS TEIXEIRA GUILHERME RODRIGUES PINHEIRO 11 LUCAS XAVIER RIBEIRO 22 JONATA DE OLIVEIRA ALVES COELHO HELOISA ANDRIELLY DE SOUZA 12 DANIELA LIMA DA SILVA 08 MIRLENE FRANCO GOMES 24 DAVID ALEFE DA SILVA PIRES 09 ISAEL DA SILVA 14 IVONE DA SILVA ARAUJO 15 SABRINA CAMPOS DOS SANTOS 29 CINTIA FERREIRA DOS SANTOS 07 LARISSA DANTAS GOMES DA SILVA 21 THAYANE SANTANA SOUZA 31 ANDRE ELIAS FRANCA PEREIRA 03 JOAO VICTOR DANTAS TENORIO FIRMIANO DAVID HAYNNER BISPO CANDIDO 10 VITOR DE OLIVEIRA 34 SAMUEL DA ROCHA PEREIRA 29

24 26 20

19

7B

AMANDA SANTANA SILVA 01 JOAO PAULO MELO ARAUJO 16 SOFIA SOUZA FERREIRA 32 KAROLAYNE MATOS PIMENTA 19 LETICIA FERNANDES DE ALBUQUERQUE 22 LETICIA GONZAGA DOS SANTOS 23 26


LIVIAN DE MORAIS MACIEL 24 KEILA BARBOSA COSTA 20 CARLA CAMILA DA SILVA GONCALVES 06 MYLENE FERNANDA LISBOA RIBEIRO 29 THAINA MACEDO SILVESTRE 33 THAMIRES NASCIMENTO ALVES 34

7C

DANIEL DE CASTRO ALBERTO 03 ISABELA GOMES MEDEIROS 08 NATHALIE PERES SERIGIOLI 29 REBECA DA CUNHA SILVA 30 CAMILA QUEIROZ SILVA 02 JULIA KELLER GALVAO DIAS 12 MATHEUS DE MORAES CHAMADOURO 24 MARIA IZABEL BATISTA DE SOUSA 21 NATHALIA CUNHA DOS SANTOS 28 TAMIRES PAULINO DE AZEVEDO SOARES 33

7D

DANIELY MUNIZ DE SOUZA 05 GEOVANNA SANTOS RIBEIRO 07 KAROLAINE SIMAO DOS SANTOS 17 JOSE VINICIUS DO NASCIMENTO SOARES 14 HELLEN FEITOSA DOS SANTOS 10 GABRIEL PEREIRA SANTOS 06 MELQUISEDEQUE PEREIRA DOS SANTOS 23 RAFAEL DOS SANTOS PINHEIRO 26 PEDRO HENRIQUE RODRIGUES DE SOUZA 25 GUILHERME FERREIRA DA SILVA 08 MATHEUS ARAUJO SANTOS 20

27


Professores participantes: ALEXANDRE MONTEIRO OZORIO ELISEU MARCOLINO ROSA MUZEL GISELA FELIX DE FAZZIO JULIO CESAR DOS SANTOS SILVA MARCOS ANTONIO DOS SANTOS TATIANA DOS SANTOS Coordenação Pedagógica COSME LIMA DE OLIVEIRA GISELE RODRIGUES NOBREGA BATISTA Direção de Escola ELIZABETH DE ALMEIDA CORREIA PADILHA Assistência de Direção de Escola ELIA MARIA DE OLIVEIRA LIMA MARILANDE SOUZA FERREIRA PRADO "Algumas Coisas boas da Emef Leonardo Villas Bôas"

São Paulo, maio de 2013 28

1 livreto algumas coisas boas da emef leonardo villas bôas versão didática  

Trabalhos feitos pelos estudantes da Emef "Leonardo Villas Boas" no ano de 2013 sobre o espaço escolar.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you