Page 1

EDIÇÃO

224 ANO 18 SETEMBRO 2017 R$ 14,00

FABIO

RONCHI

EMPRESÁRIO COMEMORA OS CINCO ANOS DA ACADEMIA ESPAÇO MAIOR INVESTINDO NO NOVO. HOJE O LOCAL OFERECE 13 MODALIDADES, CONTA COM ESTRUTURAS EXCLUSIVAS PARA INCREMENTAR O TREINAMENTO E INVESTE EM AMBIENTE QUALIFICADO PARA ENFRENTAR A CONCORRÊNCIA. nossa.com.br

1


Gratidão pelos 60 anos de vida! “A perseverança e a fé me trouxeram vitórias e verdadeiros amigos, com os quais quero compartilhar este momento”. Com essa frase, Rosa Mística Forlin Prestini convidou a todos para celebrar ao seu lado os 60 anos de vida. O encontro teve espaço no salão nobre do Clube Atlético Baependi no dia cinco de agosto e reuniu cerca de 450 convidados entre familiares, amigos e pessoas que ajudaram a construir a trajetória da empresária. O sorriso estampado no rosto e a alegria presente em cada gesto tinham somente um significado: gratidão. “Com gratidão a Deus vivi meus melhores momentos com as pessoas que amo e os transformo em verdadeiros relicários, sempre guardados em minha memória e em meu coração”, disse, emocionada, transparecendo novamente toda a fé e temor a Deus que balizam sua vida e que foram reiterados na lembrança entregue a cada um dos convidados, contendo uma oração. A festa contou ainda com decoração especial de flores, formando um lindo jardim de rosas, em alusão ao nome da aniversariante. O espaço fez um enorme sucesso entre os presentes e demonstraram mais uma vez o cuidado de Rosa com cada detalhe. Fotos: Vanderlei Kupicki

2

nossa.com.br


EDITORIAL

É bom você ficar atento à nossa matéria de capa deste mês. Estamos em setembro, logo o calorzinho bate à nossa porta e ninguém quer estar fora de forma quando chegar o momento de vestir trajes de banho e desfilar o shape, seja na praia ou na piscina. Por isso, a dica é conferir os diferenciais da Academia Espaço Maior. O local completa cinco anos e nós pedimos para Fabio Ronchi elencar para você os motivos que devem levá-lo até lá na hora de praticar um treino com qualidade. Ainda passeando pelo esporte, fomos conferir com o piloto de automobilismo Kreis Jr. como está a expectativa para a prova que disputa no mês de outubro em Daytona, na Flórida. O jaraguaense viaja com a missão de ajudar a equipe Champ 1 a se manter no primeiro lugar no Fara USA. Também adiantamos detalhes do Stand Up Comedy que Fábio Rabin apresenta no mês que vem em terras jaraguaenses. Tem um resumo do espetáculo “Tô Viajando” e um currículo do humorista que não deixam dúvidas: você deve, sim, correr e garantir logo o seu ingresso para essa grande atração! A edição traz ainda um bate papo com Martin Martins, do programa “Hora Animal”; confere como foi a passagem de Udo Wagner pela prefeitura de Jaraguá durante a ausência de Antídio Lunelli e mostra as expectativas de Rita Grubba frente à presidência da Creche Constância Piazera. Confira ainda as fofocas e eventos que agitaram a urbe na Coluna do Moa e não deixe de prestigiar as nossas páginas de social com as festas que movimentaram a nata da sociedade em agosto. Tenha uma ótima leitura!

8

nossa.com.br

NOSSA

REVISTA

É hora de levantar da cadeira e deixar a preguiça de lado!

Santa Catarina

DIRETOR GERAL: Moacir Gonçalves moagoncalves@netuno.com.br FOTOGRAFIA: revistanossasc@gmail.com ASSINATURAS: comercial@revistanossa.com.br Tel: 47 3370-2900 CORRESPONDÊNCIA: Rua Profª Marina Frutuoso, 810 - 89251-500 Jaraguá do Sul - SC - Tel: 47 3370-2900 EDIÇÕES ANTERIORES: Mediante disponibilidade de estoque CIRCULAÇÃO: Vale do Itapocu, Vale do Itajaí, Litoral e Norte catarinense REVISTA NOSSA: É uma publicação mensal da editora Ana Carolina Ltda. M.E. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados. Proibida a reprodução sem autorização.

revistanossa.com.br facebook.com/nossasc revistanossasc


nossa.com.br

9


10

nossa.com.br


nossa.com.br

11


ÍNDICE

ESTE MÊS NA NOSSA

46 22 14 VEM AÍ 16 DESTAQUE 20 NOVIDADE 22 CAPA 28 PERFIL 30 HOLOFOTE 32 ESPORTE 34 POLÍTICA

12

nossa.com.br

38 TURÍSMO 40 CULINÁRIA 42 COLUNA DO MOA 50 ESTÉTICA 62 TEST DRIVE 66 ARQUITETURA E URBANISMO 74 DANÇA 78 VARIEDADES

61


nossa.com.br

13


NOSSAVEMAÍ

Fábio Rabin apresenta

“Tô Viajando”

no Grande Teatro da SCAR Humorista traz novo espetáculo de Stand Up Comedy para a cidade no dia oito de outubro. O evento é uma promoção de Moa Gonçalves, em parceira com a Revista Nossa. Da Redação | Fotos: Divulgação

“T

ô Viajando” é o título do terceiro show de Stand Up Comedy de Fábio Rabin. Depois de “Sem Noção” (primeiro DVD de Stand Up Comedy lançado pela Sony Music) e “Queimando o Filme”, que será disponibilizado pelo Netflix, o novo show foca nas experiências que o Stand Up Comedy proporcionou na carreira do comediante. Viagens. Seja de férias ou no palco, o trabalho de Fábio é ir até a sua plateia e observar os lugares por onde passa. Depois de dez anos viajando pelo Brasil e realizando alguns shows internacionais, ele coleciona histórias e as apresenta com muito humor. Além da viagem física, o espetáculo também diz respeito às observações cotidianas de fatos que a olho nu poderiam parecer mundanos, mas na cabeça do comediantes se tornam “uma viagem”.

14

nossa.com.br


Sobre Fábio Rabin Em 2017 completa 10 anos desde que Fábio Rabin subiu ao palco pela primeira vez. Formado em Relações Internacionais pela FAAP e em Teatro pelo Indac Rabin, começou a carreira fazendo shows nos bares de São Paulo. Um ano depois formou ao lado de grandes comediantes o Comédia ao Vivo, grupo que está há nove anos em cartaz no Teatro Renaissance SP e já contou em seu elenco fixo com estrelas como Danilo Gentili, Dani Calabresa, Marcio Ribeiro (fundadores e idealizadores) e Marcelo Adnet. Em 2008 Rabin integrou o Programa “Pânico na TV” e “Pânico na Rádio” com os quadros “Na Madruga” e “Beijo na Boca ou Tapa na Cara”. Em 2009 entrou na MTV com o programa “Furfles MTV”. De 2010 a 2013 fez parte do elenco do “Comédia MTV”, extinto sucesso da emissora vencedor de dois prêmios APCA de Programas de Humor. Em 2012 e 2013 Rabin participou da premiação do VMB. Em 2014 Rabin estrelou o telefilme “Mandrake” para a HBO. Em 2015 protagonizou a peça “Atreva-se”, dirigida por Jô Soares, e participou de seu primeiro filme, “O Suburbano Sortudo”. Foi também o ano em que apresentou o seu primeiro programa como âncora, ator e roteirista, o “Longa Metragem”, pela TBS. Em 2016 Rabin foi convidado a integrar novamente o time do “Pânico”, desta vez na Band e novamente na rádio, onde realizou diversas matérias internacionais e coberturas com diversos personagens. Em 2017, Fábio continua no elenco de “Pânico” e em maio deu início à turnê do seu novo show solo de Stand Up Comedy, “Tô Viajando”, que percorrerá o Brasil e já tem datas fechadas para turnê internacional no Canadá e Estados Unidos.

Serviço O quê: Stand Up Comedy “Tô Viajando”, com Fábio Rabin. Quando: Dia 8 de outubro, às 20 horas. Onde: Grande Teatro da SCAR (Rua Jorge Czerniewicz, 160 – Czerniewicz). Quanto: A partir de R$ 50 (meia-entrada para estudantes, professores e idosos) na bilheteria da SCAR ou no site www.ticketcenter.com.br . Informações: (47) 3370-2900 e 3275-2477.

nossa.com.br

15


NOSSADESTAQUE

Um legado de conquistas e lembranças inesquecíveis wwconhecido como Arizinho, relembra um pouco de sua história no Grêmio Esportivo Juventus e seu amor pelo time que representa a região.

Por: Eduardo Klemtz Fotografia: Maria Gonçalves

V

16

olante, sempre atento ao gol e considerado um dos

satisfeitos ”, disse Arizinho, hoje com 67 anos.

jogadores mais fortes e memoráveis da história do Ju-

O ex-jogador também conta que foi muito conhecido por

ventus, Ariovaldo Xavier dos Santos, o famoso Arizinho,

sua ficha limpa e exemplar, com mais de oito anos dentro

como é conhecido na região, apelido que se originou

do campo sem ser expulso. “Lembro-me que nessa épo-

devido à sua baixa estatura, deixou seu nome marcado

ca existia o prêmio Belfort Duarte, que era dado aos pro-

na história do time por se tornar o maior artilheiro que

fissionais com 10 anos sem ser expulso de campo, mas

o grêmio esportivo já teve, com 254 gols marcados em

os joelhos impediram que eu chegasse aos 10 anos. Eu

toda a sua carreira no time, de 1969 a 1976.

sempre tentei jogar de maneira com que os meus princí-

Natural da cidade de Taubaté, em São Paulo, Arizinho

pios fossem honrados. Sempre respeitei meus adversários

fez a sua primeira aparição no time com a camisa

e os juízes de campo, porque já naquela época era assim,

número 10, em 1968, quando jogou em uma partida

você recebia o cartão por reclamação e nem sempre pela

contra o conhecido Guarani, de Blumenau. O joga-

falta. Acredito que saber o seu local de fala é o certo para

dor marcou dois gols em sua estreia, o que já garan-

ser um jogador respeitado e valorizado dentro da indús-

tiu um contrato definitivo no ano seguinte. “Ainda me

tria do futebol. Consegui me aposentar com este marco

lembro daquela época, bons tempos para o Juven-

em minha carreira e é algo de que me orgulho.”

tus. Ele era visto como um grande time, pois estava

Consagrado como o maior artilheiro da história do

se profissionalizando e disputando com times gran-

Juventus, Arizinho conta, com modéstia, que ainda é

des de Santa Catarina. O Estado sempre enaltecia e

muito conhecido por este marco na história do esporte

admirava o nosso trabalho. Me sinto extremamente

catarinense. “Ter marcado 254 gols para o Juventus foi

feliz em fazer parte da historia do Juventus. Ter sido

algo que me deixou muito honrado. Saber que sempre

aceito no contexto futebolístico de Jaraguá do Sul é

dei o meu máximo pelo time que me adotou com seu

emocionante e me deixa muito grato, tempos muito

coração é algo que para sempre ficará comigo. Atual-

intensos do futebol e que hoje em dia me deixam

mente ainda existem crianças que vão até mim e per-

nossa.com.br


guntam se sou o artilheiro com mais gols da história do grêmio esportivo e contam que eles souberam disso através de seus pais, que são admiradores da minha carreira. É completamente emocionante ver que o meu legado continua cada vez mais vivo e que está passando de geração para geração”, comenta. O maior artilheiro da história do Juventus infelizmente encerrou sua carreira precocemente, aos 28 anos, quando suas dores nos joelhos se tornaram mais intensas e a intervenção cirúrgica realizada não foi bem sucedida, impedindo que seu desempenho fosse o mesmo que o tornou conhecido na região. Arizinho também cursava a faculdade de Educação Física na época, fator que também influenciou em sua decisão. “Eu me aposentei cedo dos campos. Infelizmente na época não tínhamos toda a tecnologia que temos hoje, todos os tratamentos que são disponibilizados. E também eu não queria continuar como um jogador sem minha maior característica, que era a habilidade em velocidade, pois eu sabia do legado que já estava criado em cima do meu nome e de como os fãs do Juventus se apoiavam em mim para ver o time sempre vencendo. Foi uma decisão difícil, mas que não me arrependo, pois sabia que era o melhor para mim e para o Juventus, que não poderia mais contar comigo em perfeita condição naquele momento”, revela. Atualmente, Arizinho conta que em comemoração à sua carreira e aos 254 gols marcados, tem um projeto de lançar camisas especiais do Juventus com o seu número, o eterno 10 do time, para que as pessoas que fizeram parte de sua história durante a carreira no Grêmio Esportivo Juventus tenham essa lembrança. “Quero presentear e surpreender a muitos que de alguma forma contribuiram para eu ser quem sou hoje. Muitas pessoas fizeram parte de toda minha trajetória e quero pessoalmente fazer com que cada um se sinta especial por ter me ajudado”, conta. O ex-jogador do Juventus afirma que oferecerá o projeto para os patrocinadores atuais do clube, mas se a parceria não se concretizar já conta com parceiros para que o projeto se realize. O ex-jogador acredita que poderá ser feita uma preliminar de 20x20m com os veteranos do Juventus em prol do projeto. “Creio que será bom marcar na história esportiva jaraguaense um feito quase impossível de se conseguir e por meu legado no campo durante o lançamento do projeto especial em comemoração ao meu recorde de gols, que deve acontecer provavelmente em outubro”, encerra. nossa.com.br

17


NOSSAMÚSICA

LeMucca Espaço Musical com um número expressivo de alunos em nosso projeto, algo bacana e que está fluindo muito bem, tanto que estamos aqui hoje tentando alcançar um novo mercado dentro do município. Nós disponibilizamos aulas com diversos instrumentos musicais, como piano, guitarra, violão, entre outros. Possuímos um coral feminino que reúne diversos talentos. São mais de 20 alunas. Vale acrescentar que trabalhamos também com técnica vocal e a musicoterapia, que é um projeto novo que estamos lançando especialmente para a cidade. Ele auxilia na saúde mental e isso e ótimo para as crianças”, revela. Lemuca afirma para os interessados que é possível procurar a escola pelas redes sociais, visitar o local, ou via telefone. “Para o pessoal que quer ingressar

A escola de música que é referência em talento na cidade. Por: Eduardo Klemtz Fotografia: Marcelo Luis

P

na escola de música, podem nos procurar através de nossas redes sociais e falar com a nossa excelente equipe. Temos poucas vagas no coral, então para quem quer fazer parte é bom acelerar para

resente na região desde 2001, Lemuca Alves, um dos fundadores do LeMucca Espaço Musical, comenta que a música sempre foi sua vocação. Trabalhando em Santa Catarina há mais de 16 anos, o cantor comenta que muita coisa evoluiu desde o início de sua jornada em Jaraguá do Sul. “Vim para cá trabalhar com música em uma escola da cidade e, desde então, a coisa foi crescendo. Trabalhei com produção de eventos e isso ajudou no reconhecimento do meu trabalho entre 2009 e 2013. Fiz também alguns shows para as instituições locais e todos esses projetos acumulados, deram projeção para a minha imagem. Através

não perder a chance. A mensalidade para fazer parte do conjunto é de apenas R$ 35 reais. Para as aulas de canto, de instrumentos musicais e musicoterapia não cobramos taxa de matrícula e sim a mensalidade de R$ 150. Todas as aulas são individuais. Temos um espaço novo e fantástico que faz os estudantes se sentirem em casa. A gente tem um feedback bem positivo do povo jaraguaense e mesmo que a pessoa queira apenas visitar a escola esperamos que ela venha, conheça, e saia satisfeita com o que oferecemos. Todos são bem vindos nesse projeto, que busca a humanização musical e a pura liberdade criativa”, encerra.

de uma parceria com Aldécio Júnior Gasda e Nathan Ricardo, montamos a LeMucca Espaço Musical em 2014, onde trabalho na direção da escola individualmente”, detalha. Lemuca Alves conta que existem diversas modalidades musicais para quem quer aprender um pouco mais sobre o universo sonoro. “Estamos

18

nossa.com.br

LeMucca Espaço Musical Endereço: Rua Ida Bona Rocha, 145. Facebook: https://pt-br.facebook.com/lemucca.music/. Telefone: (47) 3017-6501 WhatsApp: 4799759-6064.


nossa.com.br

19


NOSSANOVIDADE

Franquia de aplicativos Onde Ir inaugura em Jaraguá do Sul Em fase de plena expansão, a rede já alcançou a marca de 150 franqueados espalhados pelo país, beneficiando comerciantes e usuários com as facilidades oferecidas. Por: Da redação | Fotos: Maria Gonçalves

O

20

nde Ir Jaraguá do Sul é a nova forma de encontrar

O aplicativo funciona nos sistemas Android e IOS

e ser encontrado na cidade e região. Além de pro-

e está disponível para download gratuitamente

mover esse encontro entre pessoas e empresas, o

nas lojas Apple Store e Google Play. O usuário

aplicativo gera interatividade por meio de diversas

tem à disposição dezenas de categorias, com

funcionalidades e práticas revolucionárias. “Nosso

opções de cafés, bares, restaurantes, farmácias e

app funciona como um guia de estabelecimentos

pontos turísticos e Wilian salienta que não para

comerciais e prestadores de serviços e tem a fun-

por aí. “Em breve anunciaremos novidades, como

ção “Pedidos”, para que os usuários possam pedir

o portal de empregos, eventos e notícias da re-

comida para entrega em domicílio, além de siste-

gião.

ma de agendamento para salão de beleza, clínicas

No Onde Ir os estabelecimentos podem (median-

e laboratórios. São inúmeras novidades e inova-

te contratação de planos) divulgar suas marcas,

ções”, enumera Wilian Lecin, diretor do aplicativo

produtos e serviços, interagir com os usuários

na região.

por meio de mensagens e receber pedidos para

Com alguns cliques o usuário encontra endere-

entrega, trazendo praticidade para os consumi-

ços de estabelecimentos, a localização no mapa,

dores e evolução para os comércios. Na prática,

traça rota para chegar ao local escolhido, pode

essas empresas estarão ampliando seus canais de

deixar comentários, sugestões, elogios e ainda

venda e se aproximando do público consumidor,

avaliar a qualidade do atendimento, ver fotos em

tornando-se mais atraentes e aumentando as

destaque, enviar e-mail, pedir orçamentos e pos-

probabilidades de gerar negócios e de se posicio-

tar vídeos.

narem como marcas inovadoras.

nossa.com.br


“Segundo pesquisas, 70% das micro e pequenas empresas ainda não estão presentes no ambiente digital, ou seja, quem aposta em mídias digitais neste momento, está saindo na frente da concorrência”, encerra e incentiva Wilian Lecin. Encontre aqui os melhores eventos,

Além do aplicativo, os usuários poderão acompanhar as novidades através do site, que logo está no ar com muitas novidades.

passeios e promoções para ter a cidade na palma da sua mão. • Tenha acesso a tudo sobre a cidade de Jaraguá do Sul

O aplicativo Onde Ir está disponível para smartphones

e região em um único aplicativo;

Android e iOS (iPhone). Baixe agora e tenha em suas

• Busque o estabelecimento ou serviço que procura de

mãos um guia completo da sua cidade!

maneira fácil, rápida e ordenada; • Conheça os principais locais perto de você e descubra tudo em um mapa interativo;

Desde hotéis e restaurantes até parques e lugares para atividades de lazer, o usuário pode ter o melhor na palma da sua mão. Além disso, o App conta com diversas funcionalidades, como GPS, agendamento de horários em salões

• Fique por dentro do que rola na cidade;

de beleza, informações relevantes sobre os pontos turís-

• Baixe em seu smartphone.

ticos, dicas, notícias, horários de ônibus, etc. Quer saber mais!? É so baixar e conferir!

nossa.com.br

21


Capa

22

nossa.com.br


Academia Espaço Maior faz aniversário Em cinco anos empreendimento nunca parou de crescer e hoje oferece o maior número de modalidades com profissionais capacitados, estacionamento próprio e o melhor ambiente da cidade, com uma vista agradável para as belezas naturais de Jaraguá do Sul. Priscilla Milnitz Pereira | Fotografias: Marcelo Luis

S

etembro é um mês muito importante para

mais novo espaço para degustar um bom

Fabio Ronchi, pois é quando a Academia

açaí, a partir de outrubro. Ótima maneira de

Espaço Maior comemora o seu aniversá-

aliar diversão à atividade física sem escapar

rio. Desde que decidiu apostar no ramo,

do controle alimentar.

há cinco anos, o empresário atravessou

E se a Academia Espaço Maior atrai

cenários diversos, sejam econômicos ou

quem procura renovar as amizades e

a nível de concorrência, mas, ao invés de

ampliar o círculo social, também é o es-

olhar para fora, focou em trabalho e pro-

paço ideal para quem deseja privacidade

curou investir em novidades. O resultado é

e uma vista incrível para as belezas na-

que a academia se tornou a mais completa

turais da cidade. O local também conta

de Jaraguá do Sul, com 13 modalidades, e

com estacionamento próprio e localiza-

preza pelo ambiente de qualidade para os

ção privilegiada. Próxima ao centro, mas

seus alunos.

ao mesmo tempo distante da agitação

“Não tenho dúvidas de que nosso principal

e do estresse. “Outro diferencial está no

destaque seja o ambiente. Não queremos

fato de não cobrarmos taxa de matrícu-

que os alunos venham até aqui por obriga-

la e oferecermos avaliação física gratuita

ção, mas que conheçam pessoas, interajam

para nossos alunos”, defende Fabio. Isso

e que seja também um momento de prazer”,

tudo, é claro, sem esquecer dos equipa-

afirma. Alguns espaços da academia inclusi-

mentos de última geração e do fato de

ve reforçam essa vocação para os bons en-

que todos os instrutores são qualificados

contros, como o deck na parte externa e o

e com vasta experiência.

nossa.com.br

23


Capa

Em 2012, quando a academia abriu, haviam

dos frequentadores, fatores que o levou ao su-

poucos estabelecimentos do mesmo porte na

cesso e hoje faz com que mais de 650 pessoas

cidade. Meses depois, porém, a realidade foi se

permaneçam ali em detrimento de todas as

modificando e Jaraguá do Sul ganhou novos es-

outras opções.

paços para quem gosta de treinar. Hoje a concorrência aumentou ainda mais e várias academias abriram as portas oferecendo pacotes promocionais para conquistar alunos. Fabio Ronchi garante que isso não o assusta. Ele salienta que de maneira nenhuma irá concorrer com elas em termos de preço, já que o objetivo é manter a qualidade não só do espaço como

24

nossa.com.br

“ Nosso foco não é competir em preços, mas oferecer um ambiente qualificado”.


Atividades para todos os gostos Desde o dia 27 de setembro de 2012 a Academia Espaço Maior abriu com a proposta de oferecer diferentes modalidades. A ideia é atrair um público diversificado, que muitas vezes não se identifica ou mesmo não pode praticar musculação. Hoje 13 modalidades compõe o portfólio do local, sendo duas delas novidade. “Recentemente passamos a oferecer aulas de Dança de Salão e Sling Dance, que permite que mamães dancem junto aos seus bebês e recuperem a forma física sem precisar ficar longe da criança”, destaca. Além disso a academia oferece aulas de Kick Boxing, Muay Thai, Wing Tjun, Fit Dance, TRX, Balé (única modalidade exclusiva para crianças), Jump, Ritmos, Pilates e Cross Training. Essa última inclusive acaba de ganhar uma novidade para tornar as aulas ainda mais desafiadoras. Fabio inaugurou uma parede de escalada e o equipamento já é sucesso entre os adeptos do treinamento. É também na Espaço Maior que está instalada a maior pista de passada do Estado, garantindo local exclusivo para concentrar sua força e focar no ganho de massa muscular.

nossa.com.br

25


A academia preferida pelos famosos Ao longo de 60 meses a Espaço Maior já rece-

passou também a patrocinar a equipe.

beu uma série de nomes importantes não só

Bella Falconi, celebridade do mundo fitness, foi

do esporte, mas do cenário artístico nacional.

outra que esteve lá anos atrás e teceu uma sé-

Fabio Ronchi mostra com orgulho a foto que

rie de elogios à estrutura, assim como Juliana

tirou ao lado do treinador de vôlei Bernardi-

Fructuozo (bailarina do Faustão) e Filipe Luis

nho quando a seleção brasileira e italiana es-

(lateral esquerdo da seleção brasileira de fute-

tiveram na cidade para dois jogos. O encontro

bol). Nascidos em Jaraguá do Sul, os dois últi-

foi em 2014 e os dois times treinaram por lá.

mos sempre que passam pela cidade escolhem

Os atletas eram praticamente os mesmos que

a academia de Fabio para manter a forma.

disputaram a final olímpica no ano passado,

O mesmo acontece com diversos cantores que

na qual o nosso país sagrou-se campeão com

estão na cidade para shows. Fabio tenta guardar

a medalha de ouro.

uma recordação com cada um deles e acumula

A academia também é desde 2012 o local ofi-

as lembranças em sua sala, repleta de fotogra-

cial de treino do time de futsal de Jaraguá.

fias e camisetas autografados por parte dos as-

Nesse ano, porém, Fabio ampliou o incentivo e

tros que prestigiam sua estrutura.

Capa

26

nossa.com.br


Fabio Ronchi conta com orgulho que diversas celebridades já passaram pela academia em cinco anos.

Por que escolher a Academia Espaço Maior? Se com tudo isso você ainda não ficou convencido, listamos os principais pontos a favor da academia. Lembrando que Fábio é taxativo: “o foco será sempre um serviço de qualidade, variedade e um ambiente acolhedor e limpo”. Academia mais completa; Academia com o melhor ambiente de Jaraguá do Sul; Academia com o melhor espaço e localização; Estacionamento gratuito; Ambiente climatizado; Treze modalidade à disposição;

Exercitando o corpo e a mente

Profissionais qualificados e experientes; Foco na qualidade, não no preço;

Recentemente Fabio inovou e montou uma pe-

Máquinas novas;

quena biblioteca no hall de entrada da academia.

Parede de escalada;

Os livros são frutos de doação dos próprios alu-

Academia oficial e patrocinadora do futsal de Jaraguá;

nos e estão disponíveis para quem quiser ler. Basta

A preferida entre os famosos que visitam a cidade.

escolher um volume e levar para casa. Ou ler ali mesmo no intervalo entre uma aula e outra. Os volumes são de temas variados, mas é comum encontrar obras relacionadas à saúde ou atividade física. Hoje apenas uma prateleira abriga o pequeno acervo, mas ele espera poder aumentar a estrutura em breve, contando sempre com a colaboração e o bom senso de seus alunos e profissionais.

Serviço O quê: Academia Espaço Maior. Quando: Abre de segunda a sexta, sem fechar para o almoço, das 6 às 23 horas e aos sábados, das 8 h30 ao meio-dia e nos feriados, das 16h30 às 20 horas. Onde: Rua Primo Ronchi, 90 - Vila Nova. Informações: (47) 3370-8703 e 99975-0649.

nossa.com.br

27


NOSSAPERFIL

Por amor aos animais Radialista, administrador, candidato a cargo público... Martin Martins atua em diversas frentes! Todas elas têm em comum, porém, a dedicação e o cuidado com os animais. Conversamos com ele e apresentamos parte desses trabalhos. Por: Priscilla Milnitz Pereira Fotos: Cyntia Tetto

m

28

artin Martins é daquelas pessoas que transfor-

e divulgam bichinhos de estimação perdidos ou

mou o amor em profissão. Apaixonado por ani-

encontrados não só no município, mas em toda a

mais desde a infância, há sete anos mantém na

região de alcance da emissora. O radialista e admi-

Rádio Jaraguá o Programa “Hora Animal”, exibi-

nistrador não esconde o orgulho. Até hoje o seu

do todos os sábados das oito às nove horas da

programa continua sendo o único voltado exclusi-

manhã. Também é sócio de pet shop há quatro

vamente para a causa animal segundo a Associa-

anos e desenvolve uma série de trabalhos volun-

ção Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão

tários em parceira com grupos de proteção ani-

(Acaert) e ele conta que já percebe uma mudança

mal da cidade. “No início poucas pessoas acredi-

na forma de a população enxergar os animais graças

taram na minha ideia, mas, como um defensor

à sua atração.

dos animais, senti que Jaraguá do Sul precisava

“Quando apresentei o projeto do programa eu pen-

discutir melhor essas questões e propus o proje-

sava no futuro. Meu sonho era que em 10 ou 15 anos

to”, relembra.

as pessoas tivessem outra mentalidade no que tan-

Hoje o sucesso e a aceitação do público ainda

ge aos direitos animais e fico contente em observar

o surpreendem e a atração é uma campeã de

que algumas coisas já mudaram”, comenta. Segun-

audiência, com participação constante dos ou-

do ele, através da informação as pessoas passaram

vintes, que sugerem temas, fazem denúncias

a enxergar os animais de maneira diferente. Reco-

nossa.com.br


nhecer que eles também possuem necessidades e sentem frio e dor, assim como os humanos. Ele reconhece que as coisas ainda estão engatinhando, mas graças aos grupos de voluntários que proliferaram ao longo dos anos e da Organização Não Governamental (ONG) Ajapra, os animais passaram a receber mais atenção e cuidado.

“Quando comecei o programa pouco se olhava pelos animais. Hoje, através da educação, informação e do voluntariado, estamos alterando essa realidade”.

É ao lado deles que Martin toca há cerca de dois anos o projeto “Meu Novo Lar”, em parceria com o grupo focinhos carentes e voluntários de castrações, vacinações e chipagens que busca melhorar a condição de pessoas que se propõe a recolher animais das ruas. O primeiro contemplado foi Zequinha, do bairro Tifa dos Húngaros, que cuida de aproximadamente 45 cães. Através de inúmeras parceiras está sendo possível oferecer condições

realizadas apenas 40 cirurgias por mês, mas esse número é insuficiente. Também pretendo realizar campanhas de vacinação e aumentar a penalidade para quem comete crimes contra animais”, enumera. Segundo ele, o poder público poderia encabeçar mais ações para aliviar o fardo dos voluntários, mas é preciso mais que isso.

dignas a todos os animais e, claro, uma casa adequada para o próprio Zequinha, que antes não contava sequer com água encanada. “Já temos mais pessoas na lista para serem ajudadas e pretendemos continuar com esse projeto”, frisa. O “Hora Animal”, no entanto, é bem democrático e não dispensa atenção somente para os animais domésticos. A pauta é variada e inclui insetos, animais silvestres, bichos de grande porte, enfim... Martin não cessa suas pesquisas e está sempre ligado em temas que estão em alta não só no Brasil, mas no mundo, trazendo curiosidades, conhecimento específico a respeito de diferentes raças, entre outros. “Inovação é a palavra chave, assim como dar atenção para os ouvintes. Inúmeras vezes já levei ao ar temas propostos por eles e não quero perder esse contato, sempre organizando promoções e maneiras de fazer com que se sintam parte do programa”, salienta. No ano passado, Martin também se aventurou pela primeira vez na política e fez quase 900 votos para vereador. Tornou-se suplente e pretende concorrer de novo nas próximas eleições. É que, apesar dos avanços, ele ainda aponta muitas falhas do poder público quanto ao bem estar animal, as quais pretende ajudar a corrigir se a populaçao der o apoio para ele chegar no poder. “É preciso ampliar o projeto de castração. Hoje são nossa.com.br

29


NOSSAHOLOFOTE

Rita Grubba assume Creche Constância Piazera Após 25 anos de voluntariado, a fisioterapeuta topou o desafio e hoje ocupa a presidência da primeira creche de Jaraguá do Sul com o objetivo de obter recursos e ampliar o número de crianças atendidas. Por: Priscilla Milnitz Pereira Fotos: Maria Gonçalves

O

30

objetivo de Rita Grubba frente à presidência da Creche

R$ 70 mil e os recursos provenientes de doações e de

Constância Piazera é um só: divulgar o trabalho da ins-

mensalidades de uma parcela dos estudantes não dá

tituição filantrópica no intuito de aumentar a receita e

conta de cobrir esse valor. Para manter a estrutura em

ampliar o número de crianças atendidas pela unida-

dia a creche recorre a eventos e rifas para equilibrar as

de de ensino. Voluntária há 25 anos, a fisioterapeuta

contas.

conhece bem o trabalho desenvolvido no local, mas

Rita faz questão de esclarecer como funciona o aten-

admite que titubeou diante de tamanha responsabili-

dimento no local. Como toda instituição filantrópica,

dade. “Eu já havia recebido o convite em outras ocasi-

a Creche Constância Piazera não possui fins lucrati-

ões, mas minhas filhas eram muito pequenas e eu não

vas. Ao lado de uma equipe de seis pessoas, todas vo-

tinha como me dedicar inteiramente. Agora que elas

luntárias, ela cuida da parte administrativa/financeira,

estão crescidas me vi na obrigação de cumprir com

mas professores, nutricionistas e demais profissionais

a palavra e tentar contribuir para o avanço da creche”,

precisam receber seus salários como qualquer outro

admite.

trabalhador contratado. A presidente esclarece ainda

O desafio pelos próximos dois anos, no entanto, serão

outro ponto: “muitas de nossas crianças contam com

grandes. Se no passado o prédio chegou a abrigar 350

bolsa de estudo integral e quem define quanto e se

crianças, hoje apenas 165 podem ser atendidas. É que

elas irão pagar é uma equipe de assistência social da

todos os meses a instituição enfrenta um déficit de R$

creche. Queremos ampliar o número de crianças que

3 mil e simplesmente não tem como arcar com a folha

não pagam nada, mas para isso os recursos precisam

de pagamento de mais professores para abrir as salas

vir de outro local”, afirma ela, deixando claro que não

que hoje ficam vazias. Por mês os gastos com ma-

irá se intimidar quando o assunto for pedir dinheiro

nutenção e salários dos funcionários bate a casa dos

para manter o espaço em funcionamento.

nossa.com.br


Os esforços se tornam ainda maiores considerando a importância histórica da creche para a cidade. A Constância Piazera foi a primeira de Jaraguá do Sul e até hoje ajuda a suprir a demanda por vagas que o município não é capaz de absorver. Atualmente atende crianças dos quatro meses aos seis anos de idade e, no contraturno, recebe alunos na faixa etária dos seis aos dez anos. Rita Grubba destaca ainda alguns dos diferenciais de apostar na creche. Além da orientação pedagógica de qualidade e da localização central, têm horários flexíveis, diferente das unidades geridas pela prefeitura e funciona das 7 às 18h30. Enquanto os recursos e doações não aparecem, a presidente e demais gestores e funcionários se viram como podem. Todos os meses promovem a tarde do pastel, uma ou duas vezes ao ano criam rifas para aumentar a renda, recentemente realizaram uma grande feijoada que foi sucesso e no dia 29 de setembro ocorre o tradicional jantar das madrinhas no salão de festas do restaurante da Malwee. Cabe ressaltar ainda que o governo do Estado contribui com parte da merenda servida para as crianças, mas é preciso mais, por isso Rita conta com o espírito solidário dos jaraguaenses para levar em frente todas as atividades. “Assumir esse compromisso é um grande desafio e também uma forma de retribuir tudo o que conquistei em Jaraguá do Sul, portanto não medirei esforços”, conta ela, confiante.

nossa.com.br

31


NOSSAEMFOCO

Jaraguá Futsal em Foco Marcio Hafemann e Francis Fachini comentam sobre a trajetória do time em 2017. Por: Eduardo Klemtz | Fotografia: Divulgação

Q

32 24

uando falamos de futsal em Jaraguá do Sul, a emoção

o assunto é esporte, a maior fonte de recurso das equi-

de milhares de pessoas vai a mil. O futsal jaraguaense

pes são de empresas investindo em marketing, porém o

é motivo de alegria e orgulho a toda comunidade e já

Brasil ainda vive uma desconfiança na economia e isso

é considerado um patrimônio de nossa cidade, fazen-

faz com que muitas empresas segurem os investimen-

do com que a responsabilidade do presidente, Marcio

tos em propagandas, atingindo diretamente o futsal”,

Hafemann, e do vice, Francis Fachini aumente muito.

conta.

Marcio afirma que os trabalhos para 2017 estão a todo

O presidente do time afirma que estão trabalhando

vapor e que eles não irão descansar até verem a sua

duro para reconquistar a confiança das pessoas que já

torcida satisfeita com o time. “Nosso primeiro objeti-

apostaram no time no passado. “Queremos resgatar a

vo é um trabalho de reconstrução. Depois de todas as

confiança dos investidores. Tivemos muitas trocas no

confusões do passado que evidenciaram por inúme-

comando jaraguaense em pouco tempo e isso fez com

ras vezes o fim de uma parte do orgulho jaraguaense,

que algumas dívidas fossem passadas de mãos em

assumimos um trabalho com novas filosofias a pla-

mãos até que chegassem a nós. Com todo esse débito,

nejamentos. Assim, montamos uma da equipe para a

a marca Jaraguá Futsal acabou sendo posta em dúvida,

disputa da Liga Nacional de Futsal, da qual fomos cam-

tendo todo o seu glamour colocado em xeque. Estamos

peões em quatro oportunidades, e para o Campeona-

em um trabalho de formiguinha, avançando um pouco

to Catarinense de Futsal, onde estamos em busca do

de cada vez com os pés no chão”, confessa.

décimo título, mas também, fomos desafiados a fazer

Marcio enaltece que o time é um dos mais competitivos

uma equipe competitiva com um baixo orçamento”,

da Liga Nacional de Futsal e que isso é um dos moti-

declara.

vos do Jaraguá Futsal estar em uma fase tão positiva.

Com alguns problemas financeiros gerados no passa-

“Por sermos tetracampeões da LNF, já entramos com

do, Francis conta que as consequências acabam refle-

a responsabilidade de fazer uma boa campanha, sen-

tindo até hoje no desenvolvimento do time. “Os mais

do sempre apontada como uma das favoritas ao títu-

complexos obstáculos neste momento são oriundos

lo. Apesar de termos um orçamento baixo, montamos

do déficit financeiro gerado no passado, em quatro ou

uma equipe competitiva que está lutando pelas primei-

cinco anos de gestões não muito coerentes. Esse pas-

ras colocações na primeira fase da LNF, deixando os tor-

sivo antigo causa uma tremenda dor de cabeça diária,

cedores orgulhosos e deixando de lado a desconfiança

aliada aos compromissos assumidos em 2017. Quando

criada na montagem do elenco. Por onde vamos somos

nossa.com.br


encarados como uma grande equipe do Brasil, com adver-

o final da temporada”, assegura.

sários e torcedores nos respeitando além do normal e isso

Quando questionado sobre o apoio que recebem da torci-

mostra a força e o peso de nossa camisa amarela”, enaltece.

da e de patrocinadores, o presidente não poupa elogios. “A

Com um time completamente competente e bem treina-

torcida de Jaraguá sempre deu show nas arquibancadas.

do, Francis revela que o desejo do Jaraguá Futsal é chegar

Eu era um dos mais de oito mil que faziam a festa dentro da

ao topo do campeonato Estadual. “Somos, entre as equipes

nossa bela e fabulosa Arena Jaraguá. Esse amor da arqui-

ativas, a maior vencedora do Catarinense, com nove títulos

bancada carrego comigo até hoje na presidência. A equipe

conquistados, na busca de algo inédito a décima conquis-

está se empenhando ao máximo para chegarmos bem às

ta. Sobre isso temos um planejamento montado, todo de-

finais e contamos com a força de nosso sexto jogador. Mes-

talhado na eficiência do recurso aplicado para cada jogo.

mo com todas as dificuldades financeiras, conseguimos o

Embora não pareça, muitos custos de jogos fora de Jaraguá

aporte financeiro e em serviços de grandes empresas que

superam os valores investidos em jogos da LNF, isso ocorre

fazem muito pela a nossa cidade e região. Tivemos com a

pelo distanciamento entra as cidades, como, por exemplo,

Fakini Malhas, o nosso patrocinador Master, um ganho no

Chapecó, distante quase 500 quilômetros, o que nos obriga

setor administrativo, pois se faz presente na diretoria jara-

a dar uma qualidade de logística aos nossos atletas para

guaense o sócio-diretor da Fakini, Francis Fachini na figura

que os mesmos possam estar em plenas condições para

de vice-presidente da ADJ, contribuindo e muito na gestão

executarem o seu melhor. O resultado até o momento está

da equipe”, reconhece.

demonstrando ser positivo, pois estamos na liderança do

Marcio também faz questão de citar a gratidão por todos

Estadual, sofrendo apenas uma derrota em sete partidas”,

que acreditam no projeto. “Quero aqui agradecer a todos

afirma.

que empenharam recursos para que pudéssemos ter a

O presidente também faz questão de comentar sobre o pro-

possibilidade de fazer um grande trabalho a frente do Ja-

fissionalismo e competência de toda a direção, comissão

raguá Futsal. Obrigado a Fakini Malhas, Postos Mime, Agri-

técnica e dos atuais jogadores que comprem o time. “A torci-

copel Distribuidora de Combustíveis, Jornal O Correio Do

da aurinegra se acostumou com grandes nomes no elenco,

Povo, Plano Leier e Crematório Catarinense, Progressul

como tiveram no auge com Falcão, Tiago, Neto, Valdin, Le-

Sistemas de Energia, Magnus Ração Premium Para Cães E

nisio, Chico, ou com os mais antigos, Manoel Tobias, Cacau,

Gatos, Breithaupt, Sport+ Uniformes Esportivos, Prefeitu-

Ciço. Com tudo, temos uma nova realidade orçamentária,

ra Municipal e Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, H2R

o que nos deixa na obrigação de montar uma equipe quali-

Evolution Whey Protein, IOT Jaraguá, Hospital São José,

ficada, competente eficiente e sem astros de nome, porém

Wilson Junior Fisioterapia, Água Mineral Rio D’ouro, Acade-

com todos sabendo da responsabilidade do escudo que car-

mia Espaço Maior, Printex Acabamento Têxtil, Diandra Volpi

regam no peito. Até o momento, a fórmula vem dando cer-

Psicóloga, Nutrilli Nutrição Personalizada, Clínica Essence

to. Confiamos e acreditamos em cada um desses atletas que

Life, Aprendiz Centro de Educação Infantil, Universidade

também acreditaram nesse projeto de reconstrução, com

Católica de Santa Catarina e Centro Educacional Canguru”,

isso vamos trabalhar para que essa confiança se estenda até

encerra.

nossa.com.br

33


NOSSAPOLÍTICA

Udo Wagner avalia período no comando da prefeitura Vice-prefeito assumiu o paço municipal durante 21 dias com segurança e empenhado em dar continuidade a projetos que retomam o crescimento e revitalizam a cidade a despeito da crise político econômica que afeta o país. Por: Priscilla Milnitz Pereira | Fotos: Maria Gonçalves

“A 34

penas cumpri o meu papel constitucional assu-

mento Econômico e Turismo e é responsável

mindo o cargo de prefeito e me senti muito bem

pelo setor de projetos da prefeitura de Jaraguá

desempenhando a função. Sinto-me preparado

do Sul. “Acompanho tudo de perto desde que a

e, do contrário, sequer teria me candidatado a

equipe de transição de governo foi montada e

vice na chapa”. A frase sintetiza bem as três se-

assumir os compromissos do prefeito interina-

manas em que Udo Wagner ocupou o cargo

mente foi bastante tranquilo”, reforça.

mais alto na administração municipal enquanto

É claro que a cobrança por parte da população

Antídio Lunelli gozava de licensa não remunera-

existe, mas Udo aprendeu a navegar no meio

da prevista em Lei. Com experiência na vida pú-

político e define o trabalho como a arte de ouvir

blica, tendo atuado em secretarias e como de-

e conciliar. Segundo ele, uma das marcas dessa

putado estadual durante oito anos, o empresário

administração é a legalidade e moralidade dos

hoje está à frente da Secretaria de Desenvolvi-

atos. “É preciso paciência para ouvir as pesso-

nossa.com.br


Udo Wagner trabalha em projetos no intuito de deixar legado permanente para a cidade após o fim do mandato.

Zanotti ao Bairro Nereu Ramos e a revitalização do centro da cidade. Udo quer aplicar a mesma ideia dos grafites que embelezam a SCAR em alguns pontos da cidade para pôr fim ao aspecto cinzento que os espaços foram ganhando com o passar do tempo. Fora isso, é possível que duas novas pontes saiam do papel para melhorar o tráfego. Ele não adianta onde seriam

as e para explicar o que é possível ou não fazer por

esses novos acessos, mas garante que todos os pro-

elas. Esse retorno a toda e qualquer demanda é muito

jetos são frutos de estudos técnicos e não da vontade

importante também”, frisa, sempre com muita diplo-

da equipe de governo.

macia. A transparência no trato com o contribuinte é

Outra boa notícia é que Jaraguá do Sul deve ganhar

apenas uma das atitudes que formam a figura política

três novos parques. Um nos fundos da SCAR, outro na

de Udo Wagner, que não se abala com a imagem ar-

Via Verde e o último nas proximidades da área univer-

ranhada de boa parte dos gestores públicos brasileiros.

sitária, onde hoje está instalada a Católica. Aquele in-

“Nós impomos nossos próprios limites através de nos-

clusive é um ponto que tem merecido muita atenção.

sas atitudes. Se não dermos abertura, certamente não

Além da área de lazer, ainda sem data para início das

precisaremos nos preocupar com propostas e assédios

obras, em breve deve receber o centro de inovação

que nos desvirtuem da função”, ensina.

tecnológica – previsto para inaugurar em março do

Com uma história de sucesso construída em sua em-

ano que vem – e o curso de medicina, cujas aulas têm

presa e frente à SCAR, ele não tem muito com que se

início previsto para fevereiro de 2018 e serão opera-

preocupar com a opinião pública e usa o seu tem-

das pela Estácio de Sá. “Queremos mudar o perfil eco-

po para pensar projetos que desenvolvam a cidade e

nômico da cidade, hoje baseado na indústria metal

dêem uma nova cara para Jaraguá do Sul. Reconhe-

mecânica e têxtil, para investir em tecnologia, ponto

cendo que o quadro político é lamentável, sobrou ir

em que outros municípios já estão bem adiantados”,

em busca de outras alternativas para conseguir re-

destaca.

cursos. Udo salienta que a gestão pública estadual e

Confiante na recuperação econômica do país a partir

federal estão falidas e a solução, conforme ele indica,

do próximo ano, ele enxerga boas perspectivas para

está em financiamentos a longo prazo pelo Banco de

Jaraguá do Sul, com a instalação de novas empresas,

Desenvolvimento da América Latina (CAF), que libera o

ampliações de outras que já operam aqui e a geração

valor necessário para as obras oferecendo três anos de

de centenas de postos de trabalho. Ele garante que,

carência para começar a pagar e 15 anos para saldar o

aos poucos, a administração “colocará o trem nos

total da dívida. “Hoje a receita da prefeitura cobre ape-

trilhos”. As contas já estão equilibradas, o sistema de

nas a folha de pagamento e as despesas do dia a dia e

informática tem sido renovado para funcionar como

não há previsão de recursos estaduais ou federais se-

um agente facilitador para os municípes e as dificul-

quer para 2018. Com esse financiamento a expectativa

dades estão sendo enfrentadas e vencidas através do

é iniciar as obras dentro de um ano”, salienta.

trabalho. “Conquistamos as eleições sem prometer

Dentro do pacote está o conserto do asfalto em di-

obra alguma e meu principal objetivo é agradecer

versos quilômetros de malha viária, a pavimentação

essa confiança deixando um legado permanente para

de outras ruas, 17 quilômetros de ciclovia ligando a

a cidade”, encerra.

nossa.com.br

35


NOSSAPREMIAÇÃO

Reinoldo Esser recebe troféu Mérito Lojista Empresário dono da Paládio Simara conta que não esperava a premiação e credita o reconhecimento à família e aos colaboradores, primordiais para o sucesso da joalheria e ótica. Por: Priscilla Milnitz Pereira | Fotos: Horst Baumle

E

m cerimônia que marcou os 49 anos da Câmara

óculos solares, joias e relógios. Com produtos para

de Dirigentes Lojistas (CDL), no dia três de agos-

diversos gostos e padrões, as lojas também inves-

to, Reinoldo Esser foi o grande homenageado. O

tiram em condições facilitadas e flexibilidade para

empresário recebeu o troféu Mérito Lojista em

enfrentar o período de crise econômica sem perder

reconhecimento pela contribuição em prol do

em qualidade e bom atendimento. “Sabemos que

segmento e da economia local com a sua Paládio

não é fácil chegar até aqui. Mas com muito esforço

e Simara. “Recebi a premiação com muita surpre-

e dedicação nós chegamos”, resumiu. Ele destacou

sa e orgulho. Acredito que o resultado disso seja

ainda que a família e a equipe de colaboradores fo-

fruto da tradição, dos bons produtos e do am-

ram primordiais no sucesso da empresa.

biente que a população já conhece”, afirma ele.

O presidente da CDL, Gabriel Seifert destacou

Há 29 anos no mercado, a joalheria e ótica possui

durante a entrega do prêmio a trajetória do em-

lojas em Jaraguá do Sul, Guaramirim e Joinvil-

preendedor, que foi garçom, cobrador de ônibus,

le, focando sempre em soluções para os clientes,

vendedor de porta em porta e representante co-

que encontram uma variedade de grifes em ótica,

mercial. “Nosso país enfrenta diversas dificuldades, seja no âmbito político ou econômico, e empresários como o senhor Reinoldo nos inspiram e nos trazem otimismo. Ele é a prova de que é preciso acreditar, seguir em frente, e, assim, vencer os desafios dia após dia”, ressaltou.

Reinoldo Esser comemorou o reconhecimento ao lados das sócias, Esli Odorizzi e Eliani Esser.

36

nossa.com.br


nossa.com.br

37


NOSSATURISMO

Muito além da aurora boreal Muitos viajantes que buscam os países nórdicos o fazem para conhecer o fenômeno singular que tinge o céu noturno de luzes coloridas. No entanto, a região vai muito além disso e separamos um roteiro incrível para você, seja por terra ou pelo mar. Da redação

|

Fotografia: Divulgação

Dinamarca

oeste, onde as paisagens são um espetáculo. A 70 quilômetros

Dispõe de muita cultura e história, apesar de seu pequeno ter-

da cidade de Stavanger, por exemplo, está Lysefjorden, um dos

ritório. Sua capital, Copenhague, é banhada por canais, permi-

mais belos fiordes da Europa. Acima dele estão Preikestolen, um

tindo que os viajantes se aventurem em passeios de barco e

gigantesco platô de pedra com 604 metros de altura, e Kjera-

apreciem a beleza da cidade. Mas engana-se quem acha que

gbolten, uma pedra encaixada entre dois rochedos sobre um

o meio fluvial é a principal forma de transporte. Copenhague,

penhasco de 1000 metros de altura.

afinal, é o paraíso do ciclismo urbano. São 390 quilômetros de ciclovias que fazem a festa de moradores e turistas.

Finlândia Distante no mapa europeu, a Finlândia tem opções para todos

Suécia

os gostos. Sua capital, não à toa, foi escolhida como uma das ci-

Terra de musas como Ingrid Bergman e Greta Garbo, a Suécia

dades europeias da cultura. Helsinque é ótima para longas cami-

é um país verdadeiramente incrível, a começar por sua capital,

nhadas, tanto que é possível conhecê-la quase toda a pé, com

sem dúvida a mais bela da Escandinávia. Estocolmo é formada

um pouco de disposição.

por 14 ilhas e uma delas, Gamla Stan, é um espetáculo. Conhecida como Cidade Velha, reúne algumas das melhores atrações

Islândia

do país, como a gótica Catedral de Estocolmo, o Palácio Real e

Apesar de não ser muito divulgado, o turismo islandês oferece

o Nobel Museum. Mas a atração que mais chama a atenção dos

uma infinidade de opções, especialmente para os viajantes ansio-

turistas é, provavelmente, o Museu Vasa, um navio hoje restau-

sos por contemplar os espetáculos da natureza. E essa lista é gran-

rado que afundou em sua viagem inagural, em 1628, e só foi

de: vulcões, geleiras, gêiseres, praias de areia negra, sem contar

resgatado mais de três séculos depois, em 1961.

os instigantes espetáculos naturais, como a aurora boreal, criando contrastes únicos.

Noruega Suas belezas naturais, com destaque para os fiordes, são eston-

Cruzeiros

teantes e sua capital, Oslo, é ponto obrigatório para qualquer

Quem viaja para os países nórdicos em busca da beleza dos fior-

viajante. Fundada há quase 1000 anos, a cidade é um verdadei-

des pode optar por cruzeiros. A Viajare possui diferentes opções

ro paraíso para os turistas à procura de muita história e arte. No

para você. Não deixe de conferir.

entanto, o verdadeiro charme norueguês se encontra na costa

Serviço: Rua Maximiliano Hiendlmayer, 11 esquina com a Max Wilhelm – Baependi, Jaraguá do Sul. Telefones: (47) 3370-9115 / Plantão: (47) 99655-7443 / Fax: (47) 3370-3385. Skype: joao.markus.frank. Site: www.viajare.com.br. Facebook: www.facebook.com/viajareturismo.jgua. A Viajare aguarda sua visita para mais informações.

38

nossa.com.br


NOSSACULINÁRIA

O sabor familiar em destaque Assadão Bompani encanta a região com seu tempero caseiro e pratos especiais. Por: Eduardo Klemtz Fotografia: Divulgação

N

40

ei Bompani de 44 anos vem de uma família que trabalha no ramo alimentício há mais de 40 anos, sempre teve vontade de ter o seu próprio negócio, principalmente no ramo de carnes, e foi no ano passado, que

é intensa e também conta que um dos pratos mais

surgiu a oportunidade de montar o seu próprio “assa-

populares é o tradicional frango recheado. “Fazemos

dão”, que está crescendo de uma maneira surpreen-

frango assado com recheio caseiro, costela de gado,

dente por toda a região. O negócio tem apenas nove

suína, matambre, cupim, coxa sobre coxa, galeto, filé

meses e já é um dos pontos preferidos de quem gosta

duplo com tempero de igreja, marreco, maminha, pi-

daquele tempero caseiro e de outras especiarias que

canha, ovelha e muito mais. O nosso carro chefe é o

envolvam carnes de diversos tipos.

frango assado e a costela bovina, o frango é bastante

Nei conta que sempre acompanhou os seus pais du-

requisitado todos os domingos, e também temos o kit

rante a época de empreendimento dos mesmos, e

almoço, com frango, maionese, farofa e refrigerante,

que se apaixonou pela área por admirar o trabalho de-

servindo para até quatro pessoas, pagando apenas

les. “Eu já estou no ramo de carnes e outros alimentos

quarenta reais”, revela.

desde a infância, sempre me interessei por esse lado

Bompani também acrescenta que a equipe está tra-

empresarial e principalmente de todo o trabalho em

balhando com pratos especiais e que estão fazendo

equipe que o negócio envolve. Como nossa família

o sucesso dos amantes de carne da região. “Nós tam-

já é conhecida na cidade, já pensamos em colocar o

bém fazemos nossas especiarias, geralmente a cada

nome do meu negócio como Bompani. É algo traba-

duas semanas, temos um cardápio diferente a cada

lhoso que envolve todos os finais de semana e meu

noite especial, já teve a noite do espetinho, galinha

tempo livre, mas é um investimento pensado e ela-

com polenta, filé duplo, vaca atolada, sempre tenta-

borado e graças a Deus está dando certo”, comenta.

mos fazer algo diferenciado como uma surpresa, para

Quando questionado sobre os tipos de carnes dis-

manter a nossa clientela interessada. O pessoal gos-

poníveis, o empreendedor comenta que a variedade

tou bastante de tudo o que foi feito até agora e fez

nossa.com.br


com que os nossos clientes aumentassem, a ideia ficou

O empreendedor também faz questão de convidar

muito popular e pretendemos manter ela em nosso

toda a população para experimentar o diferencial

negócio”, admite.

do concorrido Assadão Bompani. “Minha mensagem

Com o crescimento do negócio, Nei acrescenta que já

para o pessoal que se interessar pelo local, é que ve-

estão expandindo seu negócio para pedidos especiais

nham experimentar, pois muitos clientes novos estão

e entregas. “No momento, trabalhamos com encomen-

começando a nos visitar e conhecer, queremos que o

das, já fui chamado para fazer almoços, então sempre

pessoal experimente e saiba que não vão se arrepen-

trabalhamos com o que a demanda aparece, ainda não

der, especialmente se lembrem que o nosso tempero

estamos explorando trabalhar tanto em eventos, mas

e sabor promete ser único e com um gostinho caseiro

estamos iniciando os trabalhos e a pesquisa de neces-

que poucos locais da região com certeza possuem.

sidade nessa área e isso vai nos gerar ainda mais co-

Não é apenas uma carne simples e sem tempero e

nhecimento, preciso me integrar completamente no

sim algo especial e saboroso, que vale a pena confe-

local e com minha equipe, assim definitivamente va-

rir. Para quem não experimentou ainda, garanto que

mos começar os nossos trabalhos nessas áreas”, afirma.

irá se satisfazer com o gosto de nossas carnes”, en-

Nei Bompani também faz questão de diferenciar seu

cerra.

assadão de outros, prometendo um sabor único. “Comparado aos outros assadores, o nosso diferencial é o tempero, sigo a tradição dos meus pais que já conhecem há muito tempo a produção de assados, e o pessoal sempre se encanta com este gostinho único e caseiro, que deixa a todos encantados com o sabor e irreverência da carne. Minha mãe passou para minha namorada os seus segredos para conseguirmos manter o nosso gosto único e em destaque”, salienta.

Serviço O quê: Assadão Bompani. Onde: Rua Olivio Domingos Brugnago, 501 - Vila Nova. Informações: (47) 3058-3700. WhatsApp: (47) 98880-5655. Facebook: https://www.facebook.com/assadaobompani.

nossa.com.br

41


Coluna do Moa moagoncalves@netuno.com.br

FABIO RABIN No dia oito de outubro estará em Jaraguá do Sul para mega show no Grande Teatro da Scar o comediante Fábio Rabin, o melhor do stand up comedy no Brasil na atualidade. O ingresso custa a partir de R$ 50 (meia R$ 25) e pode ser adquirido na Secretaria da SCAR e no site Ticket Center

CODORNADA No dia 16 de setembro a ACIAC (Associação Comercial e Industrial de Corupá) movimenta no Seminário de Corupá a 8º Codornada. O evento terá inicia às 19 horas, e contará com a participação musical da banda D’Fiebes. O valor do convite individual é R$ 38. Prestigie.

Meu grande amigo Dj e produtor de sucesso, Scharles Eduardo Siewert (Dj Xalinho) juntamente a Ilse Lambach, uma das cerimoniailistas mais renomada do país, comandaram com maestria a grande festa de aniversário da nossa queridíssima Rosa Mística Forlin Prestini, no Baependi! Parabéns pelo sucesso!

NAS RODAS A Academia Espaço Maior é parada obrigatório dos corpos que amam manter a saúde em dia! Fábio Ronchi, comandante do pedaço, não tem economizado em estrutura e novos espaços estão sendo instalados. A casa está bombando no inverno, imagina no verão. Se um jovem entrar no seu comércio, se fingir de surdo e mudo e mostrar um bilhete pedindo emprego, chame a polícia. É só mais um truque de espertinhos para roubar seu estabelecimento.


Te contei Tem gerente de empresa que não sabe tratar a equipe de trabalho. É cada grosseria que só com muito chá de erva doce para agentar! Com seu humor refinado, bem que o poderoso chefe poderia dar um puxão de orelha. Depois de confirmar a presença do grupo de pagode Entre Elas, a comissão organizadora da 17º Feijoada do Moa registra a presença da Banda Brothers, considerado um dos melhores grupo do Sul da país. Evento será dia 21 de outubro, em Jaraguá do Sul. Agendem! A minha querida amiga, Keia Zanella Moura, da Gold Glamour Store, prepara para novembro o encontro “Primavera com Elas”. Um evento feminino com muito glamour, moda, alegria e diversão. Volto ao assunto. O saborosíssimo Sr. Churros, comandado pelos amigos Jefferson e Tati, também marcará presença na 17º Feijoada do Moa. O evento será dia 21 de outubro, no Parque Municipal de Eventos. Agendem! Com essa, fui!

JANTAR TÍPICO Pra agendar! No dia 15 de setembro ocorre na Igreja Matriz São Francisco de Assis, no Bairro Centenário, um

NÍVER DA DENYSE No dia 15 de setembro quem estreia idade nova em Jaraguá do Suil é a artista plástica, Denyze Zimmermann Silva. Já no dia 16 setembro é a vez do marido, o industrial Décio Silva, presidente do Conselho Administrativo do Grupo WEG. Parabéns ao casal!

PENSANDO BEM... Algum dia desses há de dar certo. Se não for do jeito que sonhamos, será de um jeito muito melhor. Pois pra quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião.

concorrido jantar típico dançante em homenagem aos 15 anos da Associação de Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul. O encontro contará com apresentação de dança do grupo Piaskowa, de Indaial, e a cerimônia “quebra gelo”. No acordeom, presença do músico Ignácio Arendt. O Valor do convite é R$ 45 com direito a jantar e café. Bom, né?!


SOCIAL JOINVILLE

Fabíola Bernardes Colunista social e apresentadora de TV fabiolabernardes@terra.com.br | www.fabiolabernardes.com.br twiter: @fabiolabernardes | facebook: fabiola Bernardes Fotografia: Valeria Grams e André Kopsch

Camarote do Programa Fabiola Bernardes nas noites de Abertura e dos Campeões no 35º Festival de Dança de Joinville Recebemos nossos clientes e amigos no camarote do Programa Fabiola Bernardes para assistir a Noite de Abertura a Noite dos Campeões nº 35º Festival de Dança de Joinville. Todos ficaram simplesmente encantados com o espetáculo “Cão sem plumas”, inspirado no poema de João Cabral de Melo Neto, trabalho recente da Companhia de Dança Déborah Colker, e com a apresentação dos primeiros lugares em todas as categorias na noite de encerramento. Nossos convidados foram recebidos com cardápio espetacular do Restaurante Santa Mistura e delicioso vinho da Vinícola Aurora. As imagens da matéria que gravamos para o Programa Fabiola Bernardes foram oferecidas pela empresa Ibratan, sob direção dos queridos Aldo Jacques e Gisara Saldanha.

1

3

2

4

Desafio Cidade que Dança – 3ª edição Foi uma noite mágica com 11 personalidades joinvilenses, bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e professores do Studio de Dança 2 Pra Lá 2 Pra Cá, comandados por Maycon Santos e Francine Hentges. Os casais estavam brilhando no salão principal da Sociedade Harmonia Lyra, superando seus limites e encantando a todos. Parabéns aos envolvidos, em especial à Luciana Areias, a grande vencedora da 3ª edição do Desafio Cidade Que Dança – Edição Tango & Bolero 2017. 6 Fotos: Christian Porto.

5

44

nossa.com.br


Bana Pneus inaugura Centro Automotivo em Joinville A Bana Pneus Centro Automotivo inaugurou em Joinville a décima loja do grupo com coquetel para convidados e amantes do automobilismo. Jair Bana, sócio fundador, é também piloto de fórmula 3 e trouxe seu carro oficial, o Predador 35, para apreciação dos fãs de alta velocidade. A unidade de Joinville tem aproximadamente 750 metros quadrados e terá capacidade para mais de 30 atendimentos/carros por dia. No ano em que o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville completa 125 anos, a Bana doou quatro pneus Pirelli novos a uma ambulância da corporação. A loja é linda, super equipada com as melhores ferramentas e tecnologias para garantir o cuidado diferenciado aos veículos e comprometida com o bom atendimento. Parabéns aos envolvidos ! Desejamos sucesso. Fotos: Melina Novaes.

8

7

1.

Goreti

Aldo Jacques, Fabiola Bernardes e Gisara Saldanha

DESENVOLVIMENTO HUMANO

2. Claudine Zattar e Seir Berto 3. Sandra Wille e Ricardo Schramm 4. Fabiola Bernardes e Mercedes Fanezze 5. Maycon Santos e Francine Borges 6. Magno Schlickmann, Luciana Areias, William Menezes, Edilamar Vieira e Soraia de Assis

7. Carlos Eduardo e Jair Bana, pai e filho pilotos da fórumla 3. 8.

Jair Bana, sócio fundador da Bana Pneus; Renato Rezende,

gerente da loja de Joinville e Nelson Coelho, vice prefeito de Joinville

- Soluções Sistêmicas Organizacionais e Familiar Coaching Sistêmico - Workshop com as novas Constelações e as Quânticas - Treinamento de Liderança e Gestão Emocional (47) 3275-6559

9902-8430

Goreti Desenvolvimento Humano

45

Rua Barão do Rio Branco, 818 (térreo) - Centro nossa.com.br - Jaraguá do Sul - SC


NOSSASOCIALNOITEDAILHA

13ª edição da Noite da Ilha lota Restaurante Arweg Dia 18 de agosto o Restaurante Arweg abriu suas portas para mais uma Noite da Ilha, evento tradicional em Jaraguá do Sul que alia o melhor da culinária açoriana a apresentações artísticas e folclóricas. Neste ano o público saboreou o cardápior repleto de frutos do mar com chope Stannis liberado a noite inteira e encerrou a festa com baile animado pela banda In Natura. Confira nos cliques quem não perdeu o encontro social. Fotos Marcelo Luis

3

1

4

2

46

nossa.com.br

5


Amizade que deixa a vida completa.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS RAZÕES QUE DEIXAM A VIDA COMPLETA COM O HOSPITAL AMIZADE:

6

Oftalmologia

Raio-X digital

Oncologia

10

Dermatologia

Laboratório completo

doenças de vias urinárias

Nefrologia

Anestesia e controle de dor

Plantão 24h

Cirurgia geral

7

11

1. Jorge e Angela Vieira 2. Patricia Bartel 3. Adriana Carvalho e Joelson Cardoso 4.

Bruno Mesch, Patricia Weirich, Liomar Mesch e Lia

Duwe

5.

Kelly Manestrina, Alde Mengarda e Marli Stinghen

6.

Lio Tironi, Moa Gonçalves e Marco Tebaldi

7.

Francisco Reis e Angela Koche

8.

Alessandro e Jeanita Bonato

*Especialização em andamento

8

Dr.ª Juliana Fischer - Oftalmologista*

9. Gelson, Lidiane e Pedro Henrique Aloraldo 9

10. Thainá Góis, Thauana Volkmann e Diandra de Souza 11.

Odinei e Sabrina Schappo

COMPLETO Roberto Ziemann, 2181 | Amizade | Jaraguá do Sul | SC nossa.com.br 47 47 3371 2340 99274 6781


NOSSAESPECIALSAÚDE

Maternidade Idealizada Excesso de idealização durante a gravidez pode causar o que a pediatra Ana Cecília Azevedo convencionou chamar de Síndrome do Bebê Super Bem Planejado. Em casos extremos, problema pode levar à ansiedade e até mesmo à depressão pós-parto. Entenda o caso. Por Priscilla Milnitz Pereira Fotografia: Divulgação

T

odo mundo com certeza já ouviu uma mãe se van-

seu consultório. Em boa parte dos casos, as mães acredi-

gloriando do sono tranquilo de seu bebê, da facilidade

tam cegamente que o leite materno não é suficiente para

com que ele aceita os alimentos e de seu desenvolvi-

o desenvolvimento do filho ou acham que algo está errado

mento espetacular em todos os sentidos. Isso pode até

porque “o bebê da vizinha com essa idade não fazia mais

ser verdade, mas em boa parte dos casos os primeiros

isso”. “As comparações só atrapalham nessa fase. Cada in-

meses de vida da criança costumam ser conturbados

divíduo tem suas próprias características e se desenvol-

e, como consequência, a vida dos pais vira de ponta

vem de maneira particular. Se o seu filho não é capaz de

cabeça. Tudo isso, de acordo com a pediatra Ana Ce-

determinada coisa enquanto outro já é, mantenha a cal-

cília Azevedo, da Clínica Le Vie, faz parte de um pro-

ma. Isso não é necessariamente indicativo de que você

cesso natural e o fato de você não reconhecer todos

esteja falhando ou que o bebê não esteja bem”, tranquiliza.

os choros do seu filho ou não conseguir acalmá-lo em

Para eliminar toda e qualquer dúvida, ela deixa a dica: o

algumas situações não significa que não esteja sendo

melhor parâmetro para avaliar o desenvolvimento de um

uma boa mãe.

bebê nos primeiros meses de vida é o ganho de peso.

“As pessoas planejam demais a gestação, idealizam o

Se isso estiver ok, não há com que se preocupar. Contar

papel de mãe, mas esquecem que os seus filhos são

com o auxílio de um pediatra de confiança nesse proces-

um bebê como qualquer outro, que também está se

so é fundamental e Ana Cecília lembra pais e mães que

adaptando ao mundo fora da barriga, que tem suas

o ideal é levar a criança mensalmente para uma consulta

necessidades e suas dores comuns à idade”, salienta

de rotina. Se nenhuma anormalidade for identificada, a

a médica. A esse comportamento de insegurança e

dica é manter a calma e seguir a rotina de cuidados.

sensação de falha nos cuidados com a criança ela deu

“O estresse materno é uma das principais causas do seca-

o nome de Síndrome do Bebê Super Bem Planejado.

mento do leite. Sem contar que a ansiedade e irritabilidade

Trocando em miúdos, o problema se manifesta na an-

dos pais pode se refletir no comportamento do bebê”, ensina

siedade em fazer sempre o melhor para o bebê e um

e completa dizendo que em muitos casos são os pais que

sentimento constante de ineficiência, como se nada

estão muito ansiosos e precisam de apoio para lidar melhor

daquilo que vem sendo feito pudesse suprir as necessi-

com a nova condição. A pediatra não descarta situações em

dades do recém nascido.

que os pais é que precisam ser medicados e alerta: casos gra-

Segundo Ana Cecília, é comum casais que ganharam

ves da “síndrome” podem culminar com uma depressão pós

bebê há pouco tempo aparecerem desesperados em

parto, ou ainda levar à auto-medicação, perigosa para pais e bebês.

48

nossa.com.br


nossa.com.br

49


NOSSAESTÉTICA

Prontos para o verão Processo de congelamento de gordura elimina contornos indesejáveis, melhora a flacidez, e põe fim àquelas gordurinhas resistentes à reeducação alimentar e ao exercício físico. E o melhor de tudo: sem cirurgias. Resultados são comprovados, notáveis e duradouros. Por: Da redação Fotos: Divulgação

c Dr. Eduardo Bornhausen Demarch CRM/SC 19387

50

nossa.com.br

oolSculpting é o nome da tecnologia que

elas ficam sem função, morrem dias depois

promete deixar homens e mulheres prontos

num processo natural chamado apoptose.

para aproveitar as praias e piscinas duran-

Diferentemente de outras tecnologias, como

te os meses mais quentes do ano. É capaz

por exemplo, radiofrequência que requer 10

de eliminar gordura localizada sem o uso

ou mais sessões e elimina pouca gordura, o

de bisturi e, dependendo da região tratada,

CoolSculpting vai direto ao ponto, reduzindo

ajuda na melhora da flacidez. O protagonista

consideravelmente as células de gordura em

dessa mudança é um aparelho desenvolvi-

uma única sessão. O resultado começa a ser

do na Universidade de Harvard, nos Estados

visto entre três a 12 semanas após a aplica-

Unidos, e atualmente profissionais são unâ-

ção. No entanto, vale lembrar que o resultado

nimes em afirmar que não existe nada mais

é ainda mais favorável se for aliado a um estilo

eficaz em matéria de tratamento estético

de vida saudável.

para gordura localizada.

Dr. Eduardo Bornhausen Demarch salienta que

Patenteada pela empresa norte-americana

é a solução ideal para quem deseja remodelar

Zeltiq, o CoolSculpting é uma tecnologia que

o corpo sem ter que encarar o bisturi. “Atual-

consiste em congelar as células de gordura,

mente, é o melhor tratamento para quem não

fazendo com que elas percam a sua função

está disposto a passar por um procedimento

no organismo e sejam naturalmente elimina-

cirúrgico, seja por questões de saúde ou por

das. O método cristaliza essas células e, como

não ter tempo para a recuperação pós-opera-


Papada

tória”, explica. Inclusive pessoas que já fizeram uma lipoaspiração no passado podem fazer o tratamento em áreas complementares ou para um eventual

Braços

retoque pós lipo. O resultado é maravilhoso, conta o doutor. Dr. Eduardo explica que praticamente todo o corpo pode ser tratado (abdômen, flancos, culote,

Flancos

braços, coxas, gluteos, pregas axilares, contorno

Abdomên

facial, papada). Existem restrições, por isso é recomendado uma consulta prévia para o planejamento do tratamento, que é customizado para cada paciente.

Culote

Parte interna das coxas

Segurança do procedimento A tecnologia CoolSculpting fornece um resfriamento seguro e precisamente controlado para atacar de modo sutil e eficaz as células de gordura sob a pele, deixando a pele em si intacta.

Papada

Mama CoolSculpting é recomendado para gordura no abdômen, nas costas, no culote e muitas outras regiões. Os melhores resultados surgem ao final de dois meses.

Abdomên

Braços

Flancos

As sessões de CoolSculpting são feitas somente no consultório médico e sob supervisão de um profissional licenciado para garantir o melhor padrão de atendimento. Segurança do dispositivo O sistema de CoolSculpting é o único dispositivo de resfriamento controlado projetado com medidas de segurança embutidas. Caso os sensores detectem que a pele está ficando fria demais, o sistema interrompe o funcionamento automaticamente, a tecnologia oferece sistema de segurança embutida.

nossa.com.br

51


52

nossa.com.br


nossa.com.br

53


NOSSASAÚDE

PRÓTESES DE MAMA EM “DUAL PLANE”

O Dr. Rodrigo Agacy Cirurgião Plástico CRM-SC 15.458

54

nossa.com.br

Brasil é um dos países que mais realiza ci-

posição abaixo da glândula mamária, não

rurgias plásticas no mundo e o implante de

prejudicando em nada a amamentação por

próteses de silicone nas mamas é a cirurgia

não interferir no tecido mamário que pro-

mais realizada atualmente, segundo dados da

duz o leite nem nos ductos mamários. To-

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

das as vias de acesso para a colocação dos

A partir de 1963 essa cirurgia foi ganhando

implantes (periareolar, submamária, axilar e

espaço à medida que as próteses foram me-

abdominal), bem como os planos de escolha

lhorando sua qualidade. Atualmente utiliza-

para o seu posicionamento definitivo (retro-

mos próteses com superfície texturizada com

muscular, subfascial e retroglandular) evitam

cinco a seis camadas de revestimento e gel

qualquer agressão cirúrgica à glândula ma-

de silicone coesivo, evitando os problemas de

mária.

extravasamento.

Atualmente contamos com uma nova técni-

Os implantes de silicone utilizados para o au-

ca de colocação de prótese chamada Dual

mento das mamas são sempre colocados em

Plane. Com essa técnica a parte superior da


Ela se aplica para pacientes que perderam muito volume da mama após amamentação ou após perda de peso.

prótese fica colocada abaixo do músculo peitoral maior e a parte inferior fica abaixo da glândula mamária. Ela se aplica para pacientes que perderam muito volume da mama após amamentação ou após perda de peso. Essas mulheres ficam com a pele fina na parte superior da mama e necessitam de uma cobertura melhor para que a prótese não fique aparente dando o aspecto de “bexiga”, por isso a musculatura é importante e, ao mesmo tempo, elas precisam de naturalidade na forma da mama, o que é conseguido com a prótese abaixo da glândula. Com essa técnica, que foi desenvolvida pelo cirurgião plástico americano John B. Tebbetts, a mama adquire um aspecto tão natural que fica difícil de notar que a paciente está com próteses. Para a escolha da melhor técnica a ser utilizada, o cirurgião plástico fará uma análise da mama e decidirá em conjunto com a paciente.

nossa.com.br

55


NOSSAQUALIDADEDEVIDA

Finanças e bem estar

Jonathan Mandalho | Fotografia: Divulgação

O

Jonathan Mandalho Dentista

56

nossa.com.br

O bem estar do indivíduo está associado a

Isto porque o “custo Brasil” é muito elevado e

diversos fatores que orbitam nosso cotidiano

nisso reflete a alta carga tributária imposta ao

e saber equilibrá-los é um dos segredos para

cidadão em todas as atividades econômicas.

conquistarmos uma melhor qualidade de

Para engrossar o caldo, a autonomia conce-

vida. Na edição deste mês, embora não seja

dida aos bancos, que operam o mercado e o

economista, farei uma breve análise da situa-

nível dos juros no Brasil, também acaba inter-

ção financeira do nosso país e de como isso

ferindo em nosso progresso, já que somos os

atinge nossas rotinas diárias, bem como nor-

detentores (sem orgulho) das mais altas taxas

tearei o caminho para evitarmos verdadeiras

praticadas em todo o globo terrestre. Os gran-

ciladas de juros, que muitas vezes aparecem

des vilões são o cartão de crédito, quando se

à nossa frente.

entra no rotativo, ou o limite do cheque espe-

O Brasil sempre teve mania de grandeza. Quan-

cial, que em certas ocasiões, acreditem, pas-

to orgulho na escola ao saber que possuímos o

sam de 400% ao ano para os inadimplentes.

maior rio do mundo, a maior hidrelétrica, lem-

Para não nos vermos enrolados com dívi-

bram? E que vergonha agora de tantos escân-

das impagáveis, é interessante não contrair

dalos em nossa política, que escancararam os

empréstimos e sim poupar ao máximo para

maiores crimes financeiros da história mundial

adquirir nossos bens à vista ou no menor

protagonizados por brasileiros!

número de prestações possíveis para evitar a

Dados recentes apontam para somas astro-

ciranda financeira que abastece o bolso ga-

nômicas que, atreladas à nossa dívida públi-

nancioso dos especuladores financeiros.

ca, ultrapassam o patamar dos R$ 5 trilhões,

Estes cuidados são importantes para conse-

que tornam o nosso querido país um local

guirmos encostar a cabeça no travesseiro e ter-

difícil de se viver e prosperar.

mos uma noite de sono tranquila. Previna-se!


NOSSASAÚDEANIMAL

Rim de felinos merece atenção especial

Problema comum em gatos, doença renal crônica (DRC) não apresenta sintomas nos estágios iniciais, o que reforça a importância de levar o seu animal de estimação para consultas periódicas no veterinário. Da redação

A

58

|

Fotografia: Divulgação

incidência da doença renal crônica (DRC) é uma

urina, deterioração na pelagem, cansaço, fraque-

das principais causas das idas dos gatos ao vete-

za, vômitos, feridas na boca e mau hálito. Já o

rinário e pode atingir cerca de 60% dos animais

diagnóstico definitivo é feito por meio de exames

idosos. Há estimativas de que entre 20 e 50% dos

de sangue, urina e ultrassom abdominal, comple-

gatos com mais de nove anos tenham DRC em

mentados com a aferição da pressão arterial.

algum grau. Além disso, a doença é três vezes

Em caso de confirmação, o tratamento é feito

mais frequente em gatos do que em cães. Por

levando em consideração o grau e a evolução

isso, fica o alerta para a necessidade de levá-los

da doença. Podem ser utilizados medicamentos

com frequência ao veterinário para exames de

orais específicos que diminuem a perda de pro-

rotina.

teínas pela urina, um dos problemas gerados pela

“A doença apresenta sintomas apenas em estágio

DRC. Também é importante controlar a alimenta-

avançado, quando os rins do animal estão com

ção do animal, já que dietas com muita proteína

75% de sua função comprometida, o que torna os

ou com grande quantidade de fósforo colaboram

check-ups periódicos fundamentais para a iden-

para o agravamento da doença. A adequação

tificação da DRC em fase precoce e tratamento

nutricional pode ser feita pelo uso de ração co-

adequado, evitando o sofrimento do animal”,

mercial específica ou de dieta caseira balanceada,

alerta Bruna Tadini, médica veterinária de animais

desde que recomendada pelo veterinário.

de companhia da Elanco.

Cabe destacar que o medicamento correto au-

Entre os principais sintomas em felinos estão

menta a expectativa de vida de gatos com a

perda de apetite, perda de peso, aumento no

doença, além de melhorar a qualidade de vida

consumo de água e aumento da frequência da

desses animais.

nossa.com.br


nossa.com.br

59


NOSSAESPORTE

Kreis Jr. disputa prova automobilística em Daytona, na Flórida Piloto disputará prova de longa duração ao lado de outros dois brasileiros. Expectativa é conquistar um bom resultado e ajudar a equipe a se manter na liderança do Fara USA. Por: Priscilla Milnitz Pereira Fotos: Rodrigo Ruiz e arquivo pessoal

P

60

iloto de automobilismo há 17 anos, o jaraguaense

falhas mecânicas e defeitos que podem tirar a equipe

Kreis Jr. vive a expectativa de disputar mais uma

da prova”, explica.

grande prova. O próximo desafio será nos dias sete

A prova é decidida nos detalhes e Kreis Jr. conta ser

e oito de outubro em Daytona, na Flórida, onde

possível vencer mesmo largando no final do grid.

corre em busca de um lugar no pódio em mais

“Estamos o tempo inteiro em contato com o enge-

uma etapa de endurance do Fara USA, um dos

nheiro da equipe fazendo ajustes no carro e o volante

campeonatos mais importantes do mundo. Com

tem botões capazes de realizar alguns acertos, como

quatro horas de duração, ele divide o volante com

no balanço, suspensão e potência. Como eles estão

outros dois pilotos brasileiros: Marcelo Santana e

acompanhando o desempenho dos demais pilotos,

Willian Freire. Hoje a Champ 1 lidera a categoria

podem nos passar dicas valiosíssimas e é preciso estar

GP1 e, ao lado dos companheiros, Kreis Jr. quer tra-

atento”, declara.

balhar para manter a posição da equipe.

Kreis Jr. irá disputar a prova a bordo de um Lambor-

Para isso, ele conta que não basta ser o mais veloz

ghini V10 LP560 capaz de atingir a velocidade de 280

na pista. Em provas de longa duração também é

quilômetros por hora. Não é a categoria mais rápido

necessário muita técnica. O carro precisa ser adap-

do Fara USA e esse é mais um dos desafios da corri-

tado para cada piloto e não se pode perder mais

da. O curioso é que ele garante ser mais complicado

que 35 segundos para fazer a troca. Também há o

lidar com carros lentos do que com os mais velozes.

momento certo para realizar as paradas, para abas-

“Como disse, tudo é muito técnico e, pelo fato de an-

tecer, trocar os pneus ou mesmo para decidir qual

darem em menor velocidade, esses carros precisam

a hora de investir toda a potência do carro em bus-

de mais tempo para executar uma manobra ou de-

ca do resultado. “Em uma prova como essa o total

vem entrar antes em uma curva, por exemplo. Essas

de voltas gira em torno de 250 e precisamos eco-

pequenas coisas principais causas de acidente e mais

nomizar nosso equipamento. Isso inibe possíveis

um motivo para ficar ligado”, ensina.

nossa.com.br


Outro segredinho dos bastidores está na hora de entrar no box para fazer a troca de piloto ou realizar alguma manutenção. Segundo Kreis Jr, o momento ideal é quando sobe a bandeira amarela, sinalizando algum acidente ou necessidade de reboque. É quando a prova diminui de ritmo e é possível fazer a parada sem tomar uma volta dos adversários.

Histórico de títulos na carreira Kreis Jr. foi campeão brasileiro da Porsche GT3 Cup em 2014 e campeão americano do Fara USA em 2015. Desde então não disputa mais campeonatos completos, mas participa de provas esporádicas nos mesmos campeonatos. Ele conta que se viu obrigado a adaptar as corridas à sua vida, dando maior atenção aos negócios e à família, que aumentou nesse período. “Nunca pensei em me tornar um piloto profissional e alio o esporte ao lazer. No entanto, me cobro muito, sou perfeccionista e tento sempre fazer o melhor pela equipe que me convida para as competições”, argumenta. Ao longo da carreira o piloto conseguiu grandes vitórias, conheceu pessoas envolvidas no meio e angariou patrocínios que permitem levar adiante o sonho de correr nas pistas. O Lamborghini que irá pilotar mês que vem, por exemplo, está avaliado em R$ 1 milhão e um final de semana de provas não sai por menos de R$ 300 mil. “Hoje felizmente conto com uma boa estrutura da equipe e a ajuda de pessoas e empresas que me apoiam, então é possível equilibrar as contas e seguir em frente”, declara.

Tal estrutura não lhe garante apenas segurança financeira, mas física também. Em 17 anos, Kreis Jr. nunca sofreu um acidente grave. Ele conta que o risco é grande, mas a segurança dentro dos carros é proporcional. “Participar das provas é mais seguro que andar em uma BR, considerando que todos ali são habilitados para dirigir, a pista está em perfeitas condições e o carro é preparado para uma eventual fatalidade, contando com diversos dispositivos que protegem o piloto”, compara. Fechando a agenda de compromissos automobilísticos do ano, Kreis Jr. disputa uma nova corrida em dezembro, no autódromo de Homestead, também na Flórida, dessa vez em uma prova com 12 horas de duração.

nossa.com.br

61


NOSSATESTDRIVE

GLA 200 Advance Versão 2018 de um dos campeões de venda da Mercedes-Benz chega ao mercado com design mais moderno e robusto, sem perder a segurança e estabilidade características da marca alemã. Por: Priscilla Milnitz Pereira Fotos: Maria Gonçalves

Ficha técnica: ECO Start/ Stop TIREFIT DYNAMIC SELECT Acabamento de painel black matrix Adaptive brake lights Pacote Style Pacote anti-furto Rodas de liga leve de 18” com 5 raios duplos Pneus run-flat Tapetes de veludo Soleiras das portas dianteiras iluminadas Pacote de conforto dos assentos Depoimento de Kelma Cristina Araújo,

Pacote de iluminação e visibilidade (U25,345,543)

gerente de vendas, sobre o carro:

Câmera traseira com linhas auxiliares dinâmicas Acabamento do volante em couro

“O novo GLA 200 chega às lojas muito mais interessante e

Airbags laterais de janela

competitivo. Dono de um design esportivo no segmento de

Airbag para joelhos do motorista

SUV, chamam a atenção as rodas, a nova grade do radiador e

Sensor de chuva

o redesenho dos faróis, hoje em full lead. O painel também foi

Volante com shift paddles

remodelado e está mais funcional, vale destacar que até modelos

Câmbio automático 7G-DCT

de entrada já possuem câmera de ré de série. Outra novidade é a

Controle de cruzeiro com limitador SPEEDTRONIC

facilidade do Apple Car Play e Android Auto, que permitem conexão

Volante multifuncional com 3 raios e 12 botões

com o carro e acesso eficiente a diversos aplicativos do celular.

Monitoramento da pressão dos pneus

Fora isso, o grande diferencial da Mercedes Benz está no conforto

Suspensão off-road

e segurança. O acabamento interno é impecável e a marca se

Teto em tecido

preocupa com o nível de ruídos emitido por seus veículos. Motor e

Audio 20 USB

suspensão adaptativos, com ótimo desenvolvimento, freio ABS nas

ATTENTION ASSIST

quatro rodas e controle de estabilidade, que não são opcionais, mas

Quebra sol com espelho iluminado

itens obrigatórios em todos os modelos. É o carro ideal para quem

Alarme anti-furto

gosta de viajar pois oferece estabilidade e excelente desempenho

Ar-condicionado automático THERMATIC

de motor em todas as modos de condução disponíveis. Dirigir

Barras longitudinais do teto em preto high gloss

um carro como o GLA 200 é se sentir completo em um único

Sensor interno de presença

automóvel” nossa.com.br

Função de partida KEYLESS-GO

62


nossa.com.br

63


NOSSAESPECIALCONSTRUÇÃO

Denan: há 17 anos tornando o seu lar mais bonito e aconchegante Loja trouxe para Jaraguá do Sul marcas importadas e exclusivas e investe em atendimento especializado para garantir que cada ambiente tenha a identidade do seu morador com estilo, modernidade e qualidade. Por: Priscilla Milnitz | Fotos: Arquivo pessoal

A

ssim como na moda, no universo da decora-

é fundamental para ajudar a espantar o medo.

ção tudo gira em torno das tendências e Jo-

Hoje a Denan trabalha com produtos importa-

elma Fuzão Zimmermann está sempre atenta

dos e marcas exclusivas. Tudo para dar a sua

ao mercado para que a Denan tenha em seu

personalidade para ambientes, investindo em

portfólio os melhores produtos, sem que o jara-

diferentes estilos e com profissionais especia-

guaense precise sair da cidade para encontrar

lizados na instalação. “Não nos preocupamos

qualidade, inovação e grandes marcas quando

somente com o design perfeito, mas com o

o assunto são papeis de parede, cortinas, per-

lado emocional do cliente, colocando durante

sianas, piso vinílico, roupa de cama, tecidos

toda a obra muito amor e carinho”, reflete.

para resvestimentos e acessórios para cortinas.

Realizada com o seu empreedimento, Joelma

O grande salto para a loja foi há cerca de três

sentencia: “acima de tudo é importante ter per-

anos, quando Joelma tomou coragem para dei-

severança, determinação e não se deixar levar

xar a zona de conforto e investir no novo. Foi

pelas circunstâncias agressivas que muitas vezes

quando resolveu adquirir uma sede própria e

ameaçam a construção de um negócio. É funda-

mudar a gama de produtos, saindo da linha fria

mental levantar-se rapidamente das quedas”.

(pisos, metais e louças) e se especializando em outras áreas. “Precisávamos de um diferencial, algum requisito que nos colocasse em evidência. Felizmente a aposta deu certo e o resultado foi ainda mais positivo”, conta. Segundo ela, pensar em mudança é arriscado, mas ter a mente aberta

64

nossa.com.br

A denan trabalha com marcas renomadas e exclusivas


anuncie aqui!

(47) 3275-2000 www.artelaje.com.br

Soluções com Qualidade e Segurança para sua Obra.

Treliçada Bidirecional com EPS (Isopor)

Treliçada Bidirecional com Lajota Cerâmica

Treliçada Unidirecional com EPS (Isopor)

Treliçada Unidirecional com Lajota Cerâmica

Mini Painel (dispensa o reboco)

Convencional com Lajota Cerâmica ou EPS (Isopor)

Rua Prof. Antônio E. Ayroso, 733M Bairro Nova Brasília 89252-270 - Jaraguá do Sul - SC

anuncie aqui!

nossa.com.br

65


NOSSAARQUITETURAEURBANISMO

COMO DEIXAR SUA CASA ACONCHEGANTE SEM GASTAR MUITO Colorir um ambiente sempre é a resposta para trazer vivacidade e aconchego à sua casa.

Q

ual o melhor lugar para voltar ao final de um dia de trabalho ou mesmo de uma viagem? A nossa casa, o chamado lar doce lar. Não é difícil transformá-lo no lugar de seus sonhos, ele só precisa de um toque de carinho e atenção. Existem soluções simples e baratas que podem transformar o seu ambiente em um local confortável e aconchegante. Aqui vão algumas delas: • Ter sempre um vaso com flores naturais em casa. Na mesa de centro ou na mesa de jantar, eles trazem vida e um colorido à sua casa. • Aposte em estampas alegres e tecidos com uma textura macia. O simples fato de trocar as almofadas já renova o ambiente e são pequenos detalhes que fazem toda a diferença. • Objetos decorativos sem exagero trazem personalidade ao seu ambiente. Pode ser um enfeite trazido de uma viagem ou uma lembrança de família. • Vasos grandes com vegetação também trazem alegria e vivacidade aos espaços. • As velas podem ser espalhadas pela casa ou pelo quarto, deixando os espaços mais aconchegantes. Nos banheiros, aposte em velas aromatizadas. • Quadros coloridos com molduras em tons neutros trazem bem-estar. Você pode também selecionar uma foto que tirou de uma paisagem e fazer um grande quadro em preto branco com uma moldura em uma cor viva. • Espelhos são ótimos para decorar, eles dão a sensação de amplitude, mas não deixe de levar em conta o que será refletido, e use apenas um espelho por ambiente. Em excesso eles trazem desconforto no dia-a-dia.

66

nossa.com.br

Jeanita Bonato, Arquiteta e Urbanista.

Rua 28 de Agosto, 200 - sala 01 - Nova Esperança - Guaramirim - SC Rua João Wiest Júnior, 1655 - Água Verde - Jaraguá do Sul - SC 47 3370 0070 | 47 99942 6030 eixo11arquitetura@gmail.com Eixo 11 arquitetura


nossa.com.br

67


NOSSADECORAÇÃO

Hífen Design e Acabamentos Beleza, sofisticação e modernidade são os principais fatores que destacam a marca no mercado. Por: Eduardo Klemtz | Fotos: Maria Gonçalves e Anita Campos

a

A Hífen Design & Acabamentos traz as principais tendências em revestimentos e decoração para Jaraguá do Sul. Os projetos são desenvolvidos de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada cliente. Um projeto profissional de decoração ajuda não só a melhorar o aproveitamento dos espaços como também auxilia a escolha de materiais apropriados para cada ambiente e a definir opções de acordo com orçamento disponível. Em uma nova parceria com o engenheiro Sérgio Bagattoli e a arquiteta Suellen Georg, os ambientes são preenchidos com os produtos adquiridos nas lojas da marca Eliane e Decortiles. Juntos, os profissionais surpreendem com uma decoração moderna, elegante e atemporal.

Traz as principais tendências em revestimentos e decoração para Jaraguá do Sul.

Os sócios-proprietários da loja Hífen Martinho José Lehnert e Marivaldo Bornhausen em parceria com a arquiteta Suellen Georg, da Suellen Georg Arquitetura, buscando o melhor na decoração e acabamentos.

68

nossa.com.br


Este ambiente foi pensado para uma família que adora passar bons momentos juntos, e isso inclui os animais de estimação. Pensamos em móveis práticos e resistentes, de fácil manutenção. A cor azul aparece no sofá e na estante, que serve de apoio para boas lembranças. Ao fundo da estante, utilizamos o revestimento Artesan, da Decortiles, que imita uma parede de tijolos brancos desgastados e confere uma certa rusticidade e aconchego ao espaço um espaço convidativo, alegre, sem muita frescura... Que pode propiciar bons momentos em família!

Reforma de clínica dermatológica em Jaraguá do Sul. O pedido foi que o paciente, ao chegar à clínica, se sentisse em um ambiente aconchegante e acolhedor. Conseguimos essa atmosfera fazendo uso de tonalidades claras, que se misturam ao calor da madeira.

O uso da vegetação em ambientes comerciais deve ser pensado com cuidado, devemos pensar na manutenção, no público que visita o espaço, e na espécie adequada. Aqui utilizamos um vaso de tamanho médio, e a espécie Pleomele verde, que é muito utilizada na decoração de interiores. A pleomele é uma das plantas recomendadas para purificação do ar em interiores.

Utilizamos neste projeto o Twenty Deluxe, que na sua cor clara e formato delicado, conseguiu imprimir uma atmosfera neutra e de requinte. O mix de texturas forma uma composição linda, e aliada à iluminação, o efeito é ainda mais bonito.

nossa.com.br

69


BAGATOLLI ENGENHARIA

As linhas cerâmicas modernas junto com a iluminação

A Bagattoli Engenharia surpreende também quando o

cênica permitem ambientes diferenciados para a sala

assunto é reforma, e deixa essa super inspiração para quem

de estar com um tom mais elegante e único. As luzes

quer inovar sem deixar de morar no seu velho e bom ende-

amareladas transformam o local em algo mais confortá-

reço. A otimização de espaços, sofisticação e a aplicação

vel e prazeroso.

de materiais modernos é uma ótima opção para quem quer repaginar seu ambiente.

Os sócios-proprietários da loja Hífen Martinho José Lehnert e Marivaldo Bornhausen em parceria com o engenheiro Sérgio Bagattoli, da concorrida Bagattoli Engenharia.

A piscina reúne situações críticas para os revestimentos como o contato com a água nas bordas e pisos próximos e o contato contínuo do revestimento interno da piscina com a água e o cloro, por isso há produtos específicos O ambiente é multifuncional, com escritório, sala de espera

para cada uma das áreas. É apostado em pisos que aliam

e uma mesa para o atendimento adequado. A mesinha,

resistência ao escorregamento e design compatível com

além de deixar o material de fácil acesso, tem iluminação direcionada e ajuda a preencher o espaço com mais cores. Sem contar que junto com o papel de parede em letras, dá um ar industrial ao ambiente.

70

nossa.com.br

o acabamento necessário no ângulo entre a borda e o interior da piscina.


nossa.com.br

71


NOSSAESTADUAL

Empreendedorismo por necessidade em tempos de crise Por: Carlos Chiodini

Secretário de Desenvolvimento Sustentável

M

esmo que a passos lentos, o país vem saindo

O problema é que nem todos estão preparados

da fase mais aguda da crise. De acordo com os

para tal empreitada. Sem o planejamento ade-

dados de agosto do Instituto Brasileiro de Geo-

quado, experiência, gestão e inovação, muitas

grafia e Estatística (IBGE), o desemprego fechou

dessas empresas tendem a fechar em pouco

o segundo trimestre do ano com retração em 11

tempo. Para que o empreendedor novato se

Estados. Este resultado ainda está longe do que

prepare para os novos desafios, é necessário que

gostaríamos, mas já é um alívio após três anos

ele estude a área de atuação e suas aptidões,

de crise. O destaque é para Santa Catarina, com

para então se encaixar às tendências do merca-

queda de 0,4% em relação ao último trimestre,

do. O caminho é olhar para o próprio negócio,

mantendo-se como o Estado com menor taxa

identificar os pontos fortes e fracos, ouvir os

de desemprego, em 7,5%.

clientes e buscar motivação e soluções criativas para os problemas dos quais se tem controle.

Na contramão do desemprego, o trabalho por

72

nossa.com.br

conta própria tem sido uma alternativa. A mo-

Empreender não é fácil, exige comprometimen-

dalidade avançou 1,8% no último trimestre,

to, disciplina e, sobretudo, confiança. É preciso

mostrando que novos empreendedores têm

acreditar, ter disposição e aprender a agir como

surgido da necessidade. Segundo o Serviço

empreendedor. Como disse o pai da Teoria da

Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Em-

Administração, Peter Drucker, “a melhor maneira

presas (Sebrae), mais de 10 milhões de em-

de prever o futuro é criá-lo”. A visão precisa ser

presas foram criadas por esta motivação nos

positiva, inspiradora e desafiadora para ter o po-

últimos anos no país.

der de moldar o futuro de um empreendedor.


nossa.com.br

73


NOSSADANÇA

O clássico nunca sai de moda “Tu és divina e graciosa, Estátua majestosa Do amor, por Deus esculturada” (Rosa, valsa de Pixinguinha e Otávio de Souza)

V

seis e 16 de novembro de 1816, está registrada a realização de uma fantasia sobre uma pequena valsa e os arranjos para orquestra, com trios, de outras seis compostas por S.A.R., o príncipe Dom Pedro. Pertenceria assim à Sua Alteza Real, o então jovem príncipe, depois

alsa (do alemão Walzer), embora conhecida

Imperador Pedro I, a primazia da autoria de

desde o século XV, quando surgiu na Alema-

valsas no Brasil. Como já citado acima, a valsa

nha, só seria aprovada na Europa no início do

chegou ao Brasil com a transferência da corte

século XIX, quando se expandiu como uma

portuguesa ao país. A música foi apresentada

das danças de salão mais apreciadas no mun-

em salões onde a elite do Rio de Janeiro dan-

do ocidental. Foi por essa época (1808) que a

çava. Depois chegou outro gênero musical, a

família real portuguesa a trouxe para o Brasil.

polca, em 1845. Ao longo da segunda metade

Gênero ternário, ou então binário composto

do século XIX a valsa continuou a ter grande

(embora muitas vezes, para facilitar a leitura,

aceitação e foi, nas palavras do estudioso José

seja escrita em compasso ternário) o primeiro

Ramos Tinhorão, “um dos únicos espaços pú-

a ser dançado por pares enlaçados, a valsa ad-

blicos de aproximação que a época oferecia a

quiriu formas distintas ao adaptar-se ao gosto

namorados e amantes “.

dos países que a importaram. Assim aconte-

Entre os músicos brasileiros que fizeram

ceu no Brasil, onde está presente em todos os

obras neste gênero estão os compositores

níveis musicais, do folclórico ao erudito, des-

Villa Lobos, Carlos Gomes e Ernesto Naza-

tacando-se principalmente no popular.

ré, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Tom Jobim e Chico Buarque.

Omar Forte Professor de Educação Física Omar Forte CREF 9651-SC Especialista em Gerontologia / Mestrando Ciência do Movimento Humano, Professor de Dança e Dançarino da Escola Dançar A2, Personal Trainer Grupos Especiais

74

nossa.com.br

VALSA NO BRASIL

Além disso, a música sertaneja e a música

A mais antiga notícia que se tem de valsas

regionalista tradicionalista assumiram esse

brasileiras se encontra no diário de Sigismund

ritmo em suas canções. Seus representantes

Neukomm, músico austríaco que viveu no Rio

mais conhecidos são: Zé Fortuna & Pitan-

de Janeiro entre 1816 e 1821. Lá, entre os dias

gueira e Zé Corrêa.

Renove-se e reinvente “Todo dia é dia de Dançar A2”. Abraços de dança a todos.

WWW.DANCAJARAGUADOSUL.COM.BR E NO SITE DA REVISTA NOSSA.


nossa.com.br

75


NOSSACULINÁRIA

CHARQUE NA

Abóbora Tato Branco 47 99902-0459

www.tatobranco.com.br tatobranco@tatobranco.com.br Tato Branco tatobranco

Ingredientes * 1 kg de charque; * 2 colheres grandes de azeite; * 1 cebola grande picada; * 2 dentes de alho amassados; * 1 pimentão verde picado; * 3 tomates sem sementes; * 1 kg de abóbora em cubos; * 1 xícara de salsinha e cebolinha verde picadas; * Sal e pimenta a gosto; * Queijo ralado a gosto.

Dica: É muito comum decorar este

prato em uma moranga. Ao meu estilo, escolho uma moranga tamanho média, retiro a parte de cima formando uma tampa e deixando um formato de panela. Com o auxílio de uma colher,

Modo de preparo: Pique o charque e dessalgue na véspera,

retiro uma boa parte interna com cui-

trocando a água no minimo três vezes.

dado para não perfurar a casca. Coloco

Ferva o charque numa panela com água

água e sal em uma panela grande para

para amaciar, desfie e elimine o excesso

ferver, disponho a moranga dentro para dar uma leve cozinhada e, em seguida, retiro desta breve fervura e levo ao forno pré-aquecido a 180 graus para uma breve dourada. Tudo isso para dar uma boa apresentação nesta deliciosa re-

de gordura. Na panela quente, coloque o azeite, juntando a cebola e o alho para dourar. Acrescente o charque desfiado. Após levantar fervura neste processo de

ceita. A boa apresentação é apenas um

cozimento, acrescente o pimentão e os

detalhe. O que vai marcar como ponto

tomates. Coloque um pouco de água até

alto é acertar o tempero e o gosto de

formar um molho mais denso. Coloque a

seus convidados. Porém, é importante

abóbora em cubos até cozinhar, tempe-

criar seu próprio ritual para trabalhar na

rando com sal e pimenta e acrescentan-

cozinha e, se minha dica te ajudar, fico

do no final a salsinha e a cebolinha verde.

contente...

Salpicar com queijo ralado a gosto. Sirva acompanhado de arroz branco.

76

nossa.com.br


nossa.com.br

77


Teto solar elétrico panorâmico

Câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas

Integração Apple CarPlay™ e Android Auto

Agora é a sua vez de conquistar um Mercedes-Benz. A 200 ff 17/18. De:

R$ 149.900,00

Por:

R$

129.900,00

The best or nothing.

Rua Blumenau, 2363, América - Joinville/SC | (47) 3434-0200 Mercedes-Benz A 200 ff 0 km, ano/modelo 2017/2018. Preço à vista de R$ 129.900,00 para consumidores do Estado de SC, válido até 30/09/2017 ou enquanto durar o estoque de 01 unidade. Pintura metálica e frete inclusos para retirada na concessionária onde foi realizada a compra. Consumo na cidade: 7,2 km/l (etanol) e 10,5 km/l (gasolina); na estrada: 8,8 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina), em simulação feita em laboratório. O consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos dependendo das condições de uso. CO2 fóssil não renovável: 119 g/km. Classificação PBE “D” na categoria Médio. Central de Relacionamento com o Cliente: 0800 970 9090.

78 nossa.com.br Pela vida. Escolha o trânsito seguro.

Mundodva

MercedesBenzBrasil

Revista Nossa Setembro 2017  
Advertisement