Issuu on Google+

01 elisa gijsen

under construction


2+2=5


design estratégico METHOD // produto+serviço+comunicação+experiência is everywhere


SUSTENTABILIDADE

FUNCIONALISMO

ORGANICIDADE

SIMPLICIDADE MINIMALISMO

TRADIcaO

NATURAL LIBERdade

PAIXaO ETERNO


‘. veleiro 46 pés / 3 quartos / 1 suíte

brief:: projetar um veleiro contra-brief:: projetar um veleiro com a alma do velejador projeto:: através de pesquisas etnográficas, netnográficas e exploratória, buscou-se aprofundar nos conceitos e valores que primam no lifestyle de um velejador. Para desta forma, buscá-los esteticamente e funcionalmente no ambiente. logo, se tornou um barco com linhas fluídas, grandes áreas de socialização, leveza além do conforto de uma lancha.

cliente:: wind náutica | paraná


TREND ‘. on/off + nonsense feelings brief:: projetar um sentante e uma festa para o lançamento da exposição destes contra-brief:: projetar sentantes de acordo com o tempo de pausa, visando a satisfação dos flamboyants e flaneurs do lugar, e projetando a sua body language, no quesito experiência, buscou-se o conceito ’ação-reação-reflexão’ projeto:: utilizou-se a pesquisa-ação, bluesky, moodboard, etnográfica, e quantitativa, para descobrir desejos intrínsecos do público que frequenta o ambiente, tanto no ambiente gastronômico, como na festa com música eletrônica. logo, o projeto se desenvolveu através do tempo de pausa, que as pessoas possuíam nestes ambientes, além da postura adotada, e a imagem que as pessoas buscavam aparentar. o projeto individual resultou nos três sentantes: PLAY, uma almofada com uma mola interna que fica na altura das costas das pessoas que se apoiam na parede na pista de dança, ao se enconstarem, não as deixa parar. PAUSE: estrutura retrátil onde se apoiam os braços e copos apenas. STOP: estrutura retrátil na qual as pessoas podem se sentar temporariamente. cliente:: chairs resto lounge


‘at


: experience design

Primeiro estranha-se. Depois entranha-se. Fernando Pessoa convidar pessoas influentes para um evento que além de expôr trabalhos acadêmicos sobre o ATO DE SENTAR, os façam refletir sobre a PAUSA. os momentos conscientes ou inconscientes pelos quais pausamos. A festa de lançamento ocorrerá em uma noite restrita a convidados; serão eles: membros da EDU, jet-setters, jornalistas, arquitetos, designers, blogueiros, disseminadores de informação, além de possíveis parceiros do Chairs. Os convidados do evento estarão preparados para evento inusitado, o convite a ser enviado já explanará o conceito do evento, além de ações online e offline pela cidade. Entretanto, será possível visitar a exposição durante os 20 dias de permanência deste nos mezaninos do Chairs, em ambos os turnos de funcionamento. A festa e a comunicação contarão com ações non sense que em sua essência tem o objetivo de fazer com que estas provoquem um instante de pausa, para que

chairs

ao final, se reflita sobre tais instantes, concluindo então que a vida é um ciclo dentre ações, reações e


Os convidados recebem convites em casa, na semana anterior ao evento. O modelo de convite se dá como uma raspadinha, onde o anexo para raspagem é uma cadeira em tamanho reduzido, de metal.

O momento da raspagem gera o primeiro momento de pausa do evento.

A cadeira de metal junta ao convite é também um imã e pode ser colocada na porta da geladeira como anexo de lembrete.

As intervenções serão pessoas sentadas, em momentos distintos, executando alguma ação de pausa; lendo jornal em um vaso sanitário em meio ao Parcão, meditando na parte interna do Shopping Iguatemi, colocando os pés de molho em uma bacia em uma calçada do bairro Cidade Baixa, praticando a pesca no rio da Avenida Ipiranga e em posição de banho de sol em um estacionamento de automóveis.

Durante a semana anterior ao evento ocorrerão intervenções em algumas ruas de Porto Alegre e em locais públicos para a divulgação da exposição dos sentantes no Chairs, que irá perdurar por 20 dias posterior ao lançamento do evento.

O convidado será então carregado, como primeira provocação inusitada em meio ao evento.

Em frente à porta de entrada do Logo, o convidado receberá seu lançamento que dá acesso ao cartão de consumação da casa para restaurante, existirá uma recepcionista durante o evento. com a lista de convidados, os quais se identificarão.

A disposição do restaurante onde ocorrerá o coquetel de abertura do evento será alterada com a eliminação de mesas e cadeiras centrais para somente uma mesa retangular ao centro. O coquetel terá som ambiente.

Garçons servirão aos convidados comidas e bebidas peculiares, preparadas por chefes da gastronomia durante duas horas, com encerramento às 00h.

Os convidados são direcionados através da iluminação focada ao mezanino e provocados através de um som inusitado com volume superior ao do restaurante.

Junto às ações, estarão contidos em um cesto bolas de relaxamento como objetos informativos à exposição dos sentantes aberta ao público durante os 20 dias. As bolas conterão a data e o local da exposição.

As intervenções durante a semana que precede o lançamento do evento serão pauta de conversas informais em meios de comunicação digital.

A partir das intervenções feitas em locais públicos, surgem comentários sobre tais ações.

Chega a noite de lançamento do evento Ação Reação Reflexão no Chairs, com início as 22h.

Na chegada ao Chairs, os convidados entregam a chave do veículo ao manobrista que estará a disposição na parte externa.

Em frente a escada que dá acesso à entrada do lançamento estarão alguns encarregados, à postos para a condução dos convidados sentados sobre cadeiras.

A recepcionista encontrada no mezanino orientará os convidados rumo aos displays da exposição para em seguida, a utilização destes.

Os convidados interagirão com os displays individuais para cada sentante exposto, em tamanho reduzido. No display haverá fones de ouvido para a execução da trilha sonora relacionada e na sua disposição, um pequeno texto conceito para o sentante.

Durante a abertura do mezanino para a exposição, projetar-se-à um som no andar térreo do evento junto à iluminação para chamar a atenção dos convidados, logo atraindo-os para o início da festa.

Os convidados então consumirão durante a a festa, consumindo no bar.

Alguns dos sentantes expostos em tamanho reduzido no mezanino serão encontrados em escala 1:1 em meio à festa, na parte térrea do evento. Os convidados poderão experimentar os sentantes.

Centro do ambiente da festa, com dj e convidados.

::storyboard Os convidados serão propostos e orientados a ter um momento de pausa para tirar fotos. As máquinas fotográficas estarão espalhadas em pontos estratégicos da festa.

O dj do evento também participará tirando fotos e provocando pausas aos convidados próximos à sua cabine de som.

Próximo a pista de dança do evento, existirá um encarregado pela impressão das fotos tiradas instantaneamente durante a festa.

A saída do evento ocorrerá pelo corredor de entrada, onde são exibidas as fotos tiradas durante a festa.

Os convidados poderã escolher as fotos expostas no mural e retirá-las para levar como memorabília.

O manobrista do evento entregará com segurança os veículos dos convidados do evento.

No outro dia, os convidados do evento pderão acessar o hotsite do evento que contará com fotos do mesmo.

No hotsite existirá a opção para download das fotos tiradas durante o evento.

::mapa do serviço


TREND

‘. cabana gomo brief:: tecidos sensíveis, estruturando sentidos contrabrief:: arquitetura efêmera, capaz de se reconfigurar esteticamente a partir da troca da estampa do tecido projeto:: as pesquisas bluesky e moodboard influenciaram na concepção do produto, visto a ascendência do design de experiência dos clientes junto as marcas, portanto se projetou pensando em este ser um pdv mutante para esta empresa que é nova e inovadora. Logo, a empresa e a universidade perceberam uma oportunidade mercadológica na ideia, e financiaram o protótipo em escala 1:1. cliente:: casa rima art design


OLD IS COOL

‘. kit caipirinha brief:: projetar utensílios domésticos em madeira contrabrief:: edição limitada com a temática da bossa nova projeto:: através de pesquisas etnograficas,exploratória, bluesky e moodboard, foi identificado que os produtos eram vendidos em locais em que muitos turistas circulavam, como aeroportos e grandes shoppings, portanto, buscou-se valorizar a cultura brasileira. foi escolhida a bossa nova, por seu caráter cosmopolita, poético, além dos seus 50 anos. buscou-se os costumes da época, e o resultado foi um kit caipirinha com a estética do violão, onde há espaço para o copo, pilão, faca e tábua, que utliza os refugos da própria indústria

cliente:: origin


OLD IS COOL

‘‘. bar bossa nova

brief:: criar o ambiente de um bar inspirado na bossa nova

contrabrief:: ambiente que foge dos ícones clichês do rio de janeiro e busca inspiração na época, com arquitetura orgânica de Niemeyer e decoração inspirada na poesia concreta.

projeto:: com apenas 3 dias para gerar o ambiente, a pesquisa exploratória e a contrução de moodboards sobre o cenário da época, pode-se vislumbrar elementos da época (já citados), além da possibilidade dos serviços do bar, que ofereceria exibições de filmes da época da bossa nova, quando surgiu o Cinema Novo, além de jukebox interativas com o site, no qual as pessoas poderiam escutar e escolher as músicas da época, ou releituras modernas.

cliente:: Isabelle Bittencourt | Diretora de Arte e Cenógrafa


VISTAS 3D::

DETALHE:: portas dos banheiros


‘‘. bar BOSSA NOVA :: ambientação do bar com quadros inspirados na poesia concreta com músicas da bossa nova


TREND

‘. ONG Reflorescer | Projeto MoveMentes Catálogo 2009/02

projeto:: A ONG Reflorescer oferece a famílias assistidas pelo Hospital da Criança Conceição, ações que as privilegiam a integração junto a sociedade e o auto-sustento familiar. Dentre estas ações está o projeto MoveMentes, desenvolvido por 5 designers voluntárias, que com encontros semanais juntos às mães, as ensinam técnicas de confecção de produtos, para que através deste, possuam algum tipo de mão de obra qualificada. Buscando a minimização de custos, e de qualquer dano ao meio ambiente, os materiais utilizados na confecção dos produtos são fruto do reaproveitamento de doações. O lucro é revertido as mães e à manutenção do projeto.

cliente:: ONG Reflorescer


‘. expositor | PDV brief:: criar produtos com materiais reciclados, ou descartados. contrabrief:: expositor temático inspirado no neoplasticismo projeto:: este projeto se inspirou no método dos irmãos campana, onde primeiro se busca um material, e depois se cria algo em torno dele. neste caso, todos os materiais se encontravam no lixo, e então, retirados deste, analisando suas formas e possíveis funções, criou-se um expositor para produtos inspirados nas vanguardas artísticas. sendo este possível de ser confeccionado com temática de outras vanguardas, mas neste, aplicou-se a temática neoplasticista. expositor posteriormente utilizado pela ONG Reflorescer cliente:: trabalho acadêmico


‘. a cara do designer

projeto:: em parceria com os fotógrados Fernando Schimidt e Gustavo Diehl, foi criada esta sessão de fotos intitulada ’A CARA DO DESIGNER’, onde os alunos, professores e funcionários da Escola de Design Unisinos, foram fotografados interagindo com post-its, fitas, lâmpada, ou um saco, sendo que estes não podiam estar retratando sua função normal

cliente:: Escola de Design Unisinos


‘. luminária lumm brief:: criar um objeto que faça barulho contrabrief:: luminária feita de materiais reutilizados, que busca tornar o ambiente singular e pulsante projeto:: esta luminária foi projetada artesanalmente com a utilização de restos de materiais que possuíam cores vibrantes e texturas modernas para que o efeito de ’barulho’ fosse transmitido em sua estética, porém, após ser concebido, percebeu-se que o que realmente pulsava, eram suas sombras e reflexos que transmitem uma sensação mágica. cliente:: trabalho acadêmico


JUST

me

2D

‘.projetos


claudio paes +55 51 8402 66 22 ogi.net.br


ESPECIALIDADES DA CASA CAFÉS

Da Casa _ café passado e segredos da casa com sabor de chocolate

Da Casa _ café passado e segredos da casa com sabor de chocolate

3,80

Expresso Porto Café Gourmet

2,50

Expresso Porto Café Gourmet

2,50

Gourmet Duplo

3,60

Gourmet Duplo

3,60

Expresso

2,20

Expresso

2,20

Expresso Duplo

3,20

Expresso Duplo

3,20

Expresso Descafeínado *

2,50

Expresso Descafeínado *

2,50

Café Espanhol _expresso e leite condensado

3,90

Café Espanhol _expresso e leite condensado

3,90

Simples _ café passado

1,30

Simples _ café passado

1,30

Simples Duplo

2,00

Simples Duplo

2,00

Simples com Leite *

1,80

Simples com Leite *

1,80

Pingado

2,40

Pingado

2,40

Café Tricolore

2,80

Café Tricolore

2,80

Afogatto

4,60

Afogatto

4,60

Lacrima

2,70

Lacrima

2,70

Macchiato

2,70

Macchiato

2,70

Cortado

3,60

Cortado

3,60

Cappuccino da casa

3,80

Cappuccino da casa

3,80

Cappuccino Italiano

4,50

Cappuccino Italiano

4,50

Cappuccino Light

4,40

Cappuccino Light

4,40

Café Dr. Nereu Lima

2,80

Café Dr. Nereu Lima

2,80

* Acrescente saboroso Chantilly por apenas R$1,20 LANCHES Expresso + Pão de Queijo

4,50

Pingado + Pastel de Santa Clara

4,60

Café Gaúcho + Empanada Uuruguaia

6,00

Cappuccino + Croissant

6,00

Café do Centro + Torta

5,50

3,80

SUGESTÕES DA CASA Expresso + Pão de Queijo

4,50

Pingado + Pastel de Santa Clara

4,60

Café Gaúcho + Empanada Uuruguaia

6,00

Cappuccino + Croissant

6,00

Café do Centro + Torta

5,50


Profissional

Profissional

Profissional

Profissional


escultura ::Pergunte-me como.


‘. PALMILHAS COM-TATO NO PÉ + SOLADO RASTRO MANIFESTO brief:: criar um novo sapato contrabrief:: refletiu-se sobre a marca, e viu que não se eram necessários ainda mais modelos, e sim inovações sobre o que já existe. projeto:: o grupo passou a refletir após uma pesquisa exploratória sobre a empresa, e percebeu que a marca e seu target eram pessoas dotadas de ideais e socialmente engajadas. Portanto, criou-se acessórios aos produtos, que além de agregarem atributos singulares a este, também fortalecem a imagem da marca, gerando uma comunidade em torno dela: as Simple Peoples, caminhadas, protestos contra abusos contra natureza, gerando assim, uma experiência sensorial coletiva. Foi proposto então, que o sapato fosse um meio para a busca de novas atitudes

cliente:: Simple Shoes | trabalho acadêmico


A experiência sensorial ‘Do in’ e ‘Do

:: calçado para o meio urbano, cuja sola

Out’ através de uma linha de palmilhas .

de borracha produz o efeito de carimbo,

Do-In :: Linha de palmilhas terapêuticas,

onde se possa manifestar um rastro de

que visa atingir e estimular os pontos

protesto coletivo, semelhante a um

específicos do corpo através da terapia

stencil, feito com a sola do pé.

oriental Do-In e tratar enfermidades.

Do-Out :: Linha de palmilhas com

:: calçado com sola apropriada para

texturas

ambientes naturais, onde as próprias

sensações

que de

simulam contato

diversas com

as

sementes, presas ao material (juta), são

superfícies naturais, como grama, terra,

liberadas com o desgaste, promovendo

areia, algodão, etc.

assim, um possível plantio de árvores e flores sobre o território

algodão

terra

grama


JUST

me

‘. experiências publicitárias

1:: campanha Olimpikus para o Flamengo cliente:: Olimpikus e DCS

2:: concurso Doritos cliente: Perestroika, Marco Carvalho e Doritos


Pesquisa Contextual _Esta se criando para a maior torcida do mundo; _O Flamento possui o Maracanã, estádio com maior valor emocional do Brasil; _50% dos torcedores estão na faixa dos 16-34 anos, logo, faixa etária que esta mais conectada à internet, redes sociais e se preocupam com o status social ; _Possui forte infra estrutura e logística de venda de produtos com grande potencial devido à filiação com a Olimpikus; ContraBrief A Olimpikus portanto, é a interface entre o clube e o torcedo. Logo, os dois esperam muito da marca. Pois então, além de produtos e patrocínio, o mais poderá ser proporcionado? Insight: Traduzir a campanha em uma causa. a causa é proporcionar experiência. o intuito é provocar o torcedor a se tornar o 12º jogador. Então se proporcionará uma experiência única aos clientes. O que é uma tendência, o chamado ‘Red Letter Day’. Fazer a pessoa realizar um sonho e sentir na pele por um dia, e quem não o ganhar, será recompensado com conteúdo exclusivo online, como depoiementos dos jogadores antes dos jogos, imagens das concnetrações, e etc.


ROTEIRO

Step1 Mostrar rotina dos jogadores com suas expectativas, o quão suada é. Quanto emocionante é representar o Flamengo, sair do túnel e ver a maior torcida mundo aguardando para um show de futebol, onde há muita responsabilidadeem em fazer esta torcida feliz.

Step2 Em contrapartida, torcedor, força motriz do time. seres que tem os sentimentos mais profundos, atribuem total confiança e amor

Step3 Logo, você/ 1 ª pessoa) sempre teve papel trivial nas conquistas, na vida clube. E por tal dedicação amor, agora, estamos convocandopara nosso 12º jogador.

Step4 Como: seu novomanto sagrado Flamengo passaporte poderá levá-lo jogador Fla, durante semana (?) conviver, viver preparação, treinos, concentração, aquecimento, partida, comitiva imprensa... Queremos lhe propôra experiência trocar arquibancada pelo campo, protagonista em pleno Maracanã. Você será pra lembrado como o nosso 12º jogador

ao time, fiel, ama, tem orgulho (além de também consumidor os produtos).


...... elisagijsen@GMAIL.COM | 99996953


Elisa Gijsen Work's