Page 1

Li Gostei Recomendo Imagem free: https://pixabay.com/pt/livro-idade-nuvens-%C3%A1rvore-aves-863418/

Disciplinas: Literatura e Tec. Educacional Professores: Everaldo e Eliene 9ยบs anos do E.F.II


Resumo

Negrinha filha de escravos morava na casa de Dona Inácia, uma mulher muito rica. A garota passa o dia sentada no canto e sua única diversão era o cuco do relógio que batia, todos que passavam por ali davam-na um cocre. Nas férias, as sobrinhas de Dona Inácia foram passar alguns dias na casa da tia. Negrinha se encanta com uma boneca, tão encantada que percebe que o brinquedo se parece com ela, percebendo assim que possui uma alma e que era uma ser humana. Com tamanha alegria, a criança falece.

Críticas positivas

Críticas negativas

O livro pode trazer novos conhecimentos sobre a Escravidão e mostrar como era vida dos negros na época.

No livro há discriminação racial, miséria em que os negros viviam.

Li, Gostei e Recomendo Gabriela e Thierry

Referência Bibliográfica: Negrinha, por Monteiro Lobato. Publicado em 1920 pela companhia das letras.-


Resumo

A Causa Secreta de Machado de Assis, onde Fortunato um homem casado e rico, que era médico, demonstra interesse pela dor e pelo sofrimento das pessoas enquanto socorria feridos e doentes, demorava para curá-los. Depois que começou a desconfias que sua mulher o traia com seu melhor amigo. Assim que sua mulher foi diagnosticada com tuberculose, ele demorou para curá-la e a mesma acabou morrendo. No velório descobriu suas desconfianças de traição, ao ver seu amigo chorando de tristeza no caixão de sua falecida mulher

Críticas positivas

Críticas negativas

Lemos, mas não achamos compatível com nossa idade e maturidade de compreensão, por isso não recomendamos para pessoas da nossa faixa etária.

Traços fortes do realismo, abordando vários assuntos: violência, vida em família, amizade, ciência, trabalho entre outros; Criando, dentro de um espaço familiar, um cenário conflitante cheio de rodeios e tramas, ganhando destaque a questão do sofrimento ou da crueldade humana.

O realismo se apresenta quando aparece a personalidade humana envolvida com sentimentos fortes, demonstração da incapacidade de amar, a dissimulação da raça humana, a amoralidade entre outros fatores, faz uma crítica ao sadismo e a infidelidade.

Henrique, Izadora e Alexia

Referência Bibliográfica: Contos Singulares

Li, Gostei e Recomendo


Resumo

A história conta a vida de Helena durante a adolescência (dos 13 aos 15) no final do século XIX. O livro mostra ações do cotidiano de sua vida, como a escola, sua relação com a família, sua tia Mandy que era muito considerada por ela, sua avó que a considerava como a neta preferida então sempre a defendia. Seu pai era minerador mas não se deu muito bem em relação a família que era rica, então ela se queixava do azar do pai para o trabalho.

z Li, Gostei e Recomendo Recomendo a leitura pois mostra bem a vida como era, porém não parece muito um texto escrito por uma garota, pela excelente escrita e a maturidade mostrada. Isabella, Amanda e Sabrina

Críticas positivas e negativas

O livro se passa pouca tempo depois tempo depois da abolição , então mostra bem a vidas desses `` ex-escravos `` . Sendo um diário , não se refere a uma critica social especifica , mas durante a leitura você percebe vários pontos da sociedade que ela fala que mudaria .

Referência Bibliográfica: minha vida de menina da autora alicie dayrell caldeira brant . A editora companhia de bolso e a primeira publicação foi 1942


Resumo Conta a história de Deolindo, que três meses antes de iniciar uma viagem, conhece Genoveva. Eles fazem um juramento de fidelidade, mas quando Deolindo volta, Genoveva já estava com outro homem, quebrando sua promessa.

Li, Gostei e Recomendo O conto é mais indicado ao público adulto devido ao seu conteúdo; é uma história interessante que faz a curiosidade do leitor, fazendo-o ler até o fim. Isabella F. - Letícia F. - Vitória - Bruna

Críticas positivas

Críticas negativas

A leitura desse conto nos faz refletir sobre os dias atuais e como criamos muitas expectativas, o que nos trás a decepção, fazendo com que nos identifiquemos com a história.

Para o público jovem, a leitura pode tornar-se entediante devido à escolha de palavras e pelo fato de não ser uma história nunca contada.

Referência Bibliográfica: Autor – Machado de Assis./ Editora – Ao livro técnico.


Resumo Negrinha, uma menina de origem simples, era escrava da casa de dona Inácia,

onde era maltratada e violentada pelos residentes, como a maioria das pessoas de origem negra daquela época.

Críticas positivas

Li, Gostei e Recomendo O conto traz ensinamentos tanto social como a moral da história. É muito interessante como uma leitura curta onde se explora profundamente esse elementos. João, Luisa, Nathalia e Beatriz

O conto traz muitas criticas a o que há de errado na sociedade como o racismo e a violência além de não ter o respeito ao próximo.

Referência Bibliográfica:

Críticas negativas É uma leitura pesada pois traz realidades da sociedade, por isso algumas pessoas criticam o conto.


Resumo Rita e Vilela eram um casal e acolheram o amigo de infância do marido, Camilo que era solteiro, estava em luto pela morte de sua mãe. Os três mantiveram por muito tempo um relacionamento de amizade muito próxima, e com o passar do tempo, o sentimento entre Rita e Camilo foi aflorando. Até que um dia, eles deram início a um romance. Encontraram-se durante muito tempo às escondidas, até que Camilo começou a receber ameaçadoras cartas anônimas, relatando a traição. Devido as cartas, e ao medo de ser denunciado, Camilo decidiu se afastar de Rita, deixando de fazer as frequentes visitas que fazia a sua casa. Rita imaginou que a ausência de Camilo significava que esta não mais a amava, e desta forma procurou uma cartomante para saber se Camilo ainda a amava. Os dois se reencontraram e Camilo, que não acreditava nessas coisas, zombou de Rita. Um tempo depois Camilo recebe uma carta de Vilela o convocando urgente a sua casa. Camilo logo imaginou que Vilela havia descoberto a traição, e extremamente preocupado e confuso se dirigiu a casa de Vilela. No meio do caminho, uma carroça caída na rua, fez Camilo parar justamente na casa da cartomante, como estava desesperado, Camilo que não acreditava nestas coisas, imaginou ser “obra do destino”, e decidiu se consultar com a cartomante. Ela lhe disse para nada temer, que Vilela nada sabia, e que ele e Rita seriam felizes em seu amor no futuro. Confiante, Camilo voltou a se dirigir a casa de Vilela, e ao chegar lá se deparou com o amigo transtornado, Rita assassinada, e depois, levou dois tiros. Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/analise-critica-do-conto-a-cartomante-a-partir-do-vies-teorico-fenomenologico-existencial/103951#ixzz4yhByYUuf

Li, Gostei e Recomendo

Críticas positivas

Críticas negativas

Esse conto faz uma crítica a traição e confiança de modo que atrai a atenção do leitor, além de ser um conto muito curto e fácil de se compreender.

Essa obra trabalha com adultério, ingenuidade, sinceridade e hipocrisia de uma forma muito interessante e reflexiva. A forma de escrita de Machado de Assis envolve o leitor na história.

O enredo do conto é clichê, já que esse texto resulta na morte de dois personagem, sendo a maneira mais fácil de encerrar uma narrativa. E o conflito da história, assim como muitas outras, relata uma traição.

Amanda Larissa e Luíza

Referência Bibliográfica: “A cartomante” –Machado de Assis - editora: Zahar


Resumo O inicio do livro se passa em 1828, quando Rodrigo chega à Santa Fé, sendo admirado por suas conquistas militares. O capitão logo faz amizade com Jovinal Terra, neto de Ana Terra ( primeiro livro da sequencia ‘o tempo e o vento’). Por meio dele Rodrigo conhece Bibiana e Pedro Terra, que virão a ser sua esposa e seu sogro, respectivamente.

z Li, Gostei e Recomendo O livro faz um trabalho ótimo em dar ênfase em cenas emotivas e te envolve com os personagens. Arthur M, Gabriel G, Isabella M., Letícia B e Victória M

Críticas positivas O livro mostra a realidade das pessoas do sertão, com a dificuldade de sobreviver com poucos recursos, constantes traições familiares, e muitas mortes Referência Bibliográfica:‘

Críticas negativas O livro estende muitos momentos e diálogos que poderiam durar poucas linhas oque acaba tornando a leitura até o final cansativa

Um certo capitão Rodrigo’ de Erico Verissimo, da editora ‘Companhia das letras’


Resumo Rodrigo Servero Cambará é um viajante que chega na cidade de Santa Fé em 1828, ele após chegar entra no bar do Nicolau, lá ele arruma briga com Juvenal Terra, contudo, acabam amigos. Juvenal Terra é neto de Ana Terra, capítulo anterior do livro ‘’O Continente’’ da série, ‘’O Tempo e o Vento’’ de Érico Veríssimo. Rodrigo rapidamente se apaixona por Bibiana Terra, irmã de seu amigo, e por isso ele vai permanecer e morar na cidade, em que conquista amigos e arruma brigas. Rodrigo é um ex-campitão que lutou já lutou em guerras para defender o país dos espanhóis e uruguaios, assim ele despertou uma vontade imensa de viver aventuras. A história passa a imagem de rodrigo como uma pessoa horrível que traí sua mulher, vive em bares e gosta de brigar e batalhar e guerras.

Li, Gostei e Recomendo O livro é muito legal, ele é na verdade um único capítulo de ‘’O Continente’’. Lendo o livro é possível imaginar todas as cenas acontecendo na época, e o livro sempre te surpreende, já que o protagonista do livro não é nem o herói, mas também não é o vilão, saindo dos clichês. Daniel Kabadayan Dias

Críticas positivas

Críticas negativas

O fato do protagonista do livro mostrar um lado humano, ele não é o herói, e nem o vilão, ele erra, e erra feio, e tenta sempre se redimir e concertar, é um personagem que luta contra seus vícios, seja bebida, mulher e até jogos de sorte. Ele também ama e também chora.

Apesar de o fato dele ser humano e fugir dos clichês, isso te desperta um certo ódio, porque ás vezes o protagonista erra tanto e comete tantas vezes o mesmo erro, que você começa a despertar uma certa raiva dele.

Livro escrito por Érico Veríssimo, e publicado pela editora Moderna, ele é um dos Referência Bibliográfica: capítulos do livro ‘’O Continente’’ da série de 4 livros ‘’ O Tempo e o Vento’’.


Resumo A cartomante é um conto de Machado De Assis, o qual relata a história de Rita, que aflita e curiosa para saber o desfecho de seu caso com Camilo (que acontece às escondidas de seu marido, Vilela) resolve ir para uma cartomante. Iludida por ela, continua seu romance com Camilo, que vai se complicando até levantar suspeitas inclusive do marido Vilela. Depois de nova consulta a cartomante, dessa vez feita por Camilo, a história conduzida para um final surpreendente.

Críticas positivas

Li, Gostei e Recomendo Por criticar de forma tão bem as contradições do ser humano, sem se tornar um conto cansativo. Lorena, Victoria Emy,Julia e Beatriz

O conto possui um final que surpreende o leitor, se tornando assim inesquecível para este.

Referência Bibliográfica: A cartomante

Críticas negativas O conto não expressa muito bem as características dos personagens e é uma história muito comum.


Resumo

O conto nomeado ‘’O enfermeiro’’ fala sobre Procópio, um teólogo que certo dia se voluntariou para ser enfermeiro do Coronel Felisberto, que estava doente. Porém, após algum tempo trabalhando com o Coronel, o enfermeiro acabou por estrangulá-lo em um ataque de raiva.

Li, Gostei e Recomendo

Críticas positivas

Críticas negativas

Embora seja uma história que se passa no século XIX, tem uma crítica muito boa aos tempos atuais.

A história retrata bem o fato de que as aparências enganam.

O enfermeiro só pensou em doar o dinheiro da herança por causa da culpa de ter matado o Coronel.

Beatriz Mendes, Yasmin e Ana Caroline

Referência Bibliográfica: contos de Machado de Assis, 1896.


Resumo Esta conto tem foco narrativo em primeira pessoa, o narrador também é personagem. Seu Nogueira tem dezessete anos e mora na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estadia no Rio de Janeiro para assistir a Missa do Galo .Escrivão Meneses é casado com dona Conceição “uma santa”, mantinha um caso com uma mulher viúva, todos sabiam, inclusive sua esposa. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. O jovem Nogueira, enquanto está na casa, esperando a hora da Missa do Galo, começa uma conversa com dona Conceição. Ela, suas atitudes, parece estar seduzindo o jovem, porem nenhum envolvimento acontece entre eles. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. Dona Conceição, casa-se novamente logo depois com o escrevente juramentado do marido.

Li, Gostei e Recomendo

Críticas positivas

Críticas negativas

Não recomendo pois o conto apresenta várias situações ruins que acontecem no cotidiano. E é um conto muito simples sem muitos detalhes que não é muito especifico.

Mostra-se algumas fases em que acontecem em nossas vidas em que possamos perceber em que vários problemas se passam em nossa vida.

O conto faz critica a um suposto caso de pedofilia pelo fato de Nogueira ser um menor de idade e Dona Conceição já adulta. Nele também é mostrado um caso de adultereo entre meneses e uma mulher viúva.

Li, Gostei e Recomendo  

Trabalho realizado nas disciplinas de Português e Tecnologia Educacional. Professores: Everaldo e Eliene

Li, Gostei e Recomendo  

Trabalho realizado nas disciplinas de Português e Tecnologia Educacional. Professores: Everaldo e Eliene

Advertisement