Issuu on Google+

LÍDERES RELIGIOSOS 7ºs anos Ensino Religioso e Tec. Educacional 2014 Professores: Eudóxia, Eliene, José Messias e Marlete Colégio Nossa Senhora do Rosário


7ยบ ANO B


Colégio Nossa Senhora do Rosário

Mahatma

Gandhi


Quem Foi ? Quem foi?

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1864 na cidade de Bombai na Índia , Seu pai era o primeiro-ministro local, d,e a mãe era uma devota . Como era costume em sua cultura nesta época, em maio de 1883 com a idade de 13 anos, a família de Gandhi realizou seu casamento arranjado com a mulher Kasturba Gandhi de 14 anos, através de um acordo entre as respectivas famílias


O que fez? Em 1893 mudou-se para a Ă frica do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste paĂ­s africano, lutando pelos direitos iguais.


Quem foi?  Em geral, Buda significa “O Desperto”, alguém que

despertou do sono da ignorância e vê as coisas como elas são de fato. O Buda é uma pessoa completamente livre de todas as falhas e obstruções mentais


Oque fez?  Não existe nada que Buda não conheça. Porque

despertou do sono da ignorância e removeu todas as obstruções de sua mente, ele conhece tudo sobre o passado, o presente e o futuro, direta e simultaneamente. E mostrou o caminho para paz interior para milhares de pessoas e criou o BUDISMO.


Ensinamentos 

1. CONTROLE SUA MENTE A felicidade e o sofrimento não estão nas coisas em si, mas na forma como nos relacionamos com elas, diz a monja Mudita. Quando se está serena, nada a tira do sério. Segundo o budismo, pensar de maneira mais positiva manda os problemas para longe.

2. OLHE AO REDOR COM AMOR Tudo depende das pessoas para existir: até mesmo a cadeira que a deixa mais confortável. É preciso olhar para o outro sabendo que, com certeza, ele fez algo de bom. Isso nos faz perceber que vivemos numa imensa rede de bondade, respeito e amor! 3. SEJA DONA DA SUA FELICIDADE Quando temos boas ações, plantamos sementes que vão florescer em felicidade. O mesmo se aplica às ações negativas. Devemos perceber que somos portadoras da própria felicidade. Isso nos faz refletir antes de agir, pensar e falar. 4. ALEGRE-SE PELOS OUTROS Quem nunca invejou a sorte da amiga que ganhou uma promoção no trabalho? Tente reverter esse sentimento. "Buda diz que se alegrar com a felicidade do outro faz com que tenha essa felicidade no futuro também", orienta a monja.


Cont: ensinamentos 

5. PRATIQUE O DESAPEGO Uma das principais lições do budismo é praticar o desapego. "O apego é uma mente egoísta que faz você pensar só em si mesma e não no outro, além de gerar sofrimento caso você perca o que tanto estima", fala Mudita.

6. VIVA CERCADA DE GENTE DO BEM Tenha por perto amigos que fazem florescer seu lado bom. E não deixe que gente estressada a faça perder a fé na vida. "Deseje o bem a elas e peça que consigam se libertar desse estado negativo", ensina Mudita.

7. SÓ VÁ ATÉ ONDE DER Segundo a monja, é importante buscar locais que a deixem confortável e feliz. Por que se arriscar num parque de diversões se os brinquedos causam medo em você? "É preciso descobrir o que nos faz bem ou não", explica. Não tenha dúvidas de que respeitar seus limites a deixará mais leve!

8. ELIMINE A RAIVA DA SUA VIDA Enquanto sua mente estiver tomada pela raiva, será difícil encontrar a felicidade. O budismo ensina a aprimorar a virtude da paciência, da compaixão e do amor. Assim, não haverá espaço para esse sentimento.

9. CONTROLE SUAS EXPECTATIVAS

Manter os pés no chão é um bom caminho para viver melhor: quem tem muitas expectativas tem mais chance de se frustrar, o que gera sofrimento. Viva em equilíbrio e deixe a vida fluir. "Tudo é impermanente neste mundo", diz Mudita. Um "não" agora pode se transformar num "sim" amanhã. Links Patrocinad


: Quem é Jesus Cristo? Diferentemente da pergunta “Deus existe?”, bem poucas pessoas perguntam se Jesus Cristo existiu ou não. Geralmente se aceita que Jesus foi de fato um homem que andou na terra, em Israel, há quase 2000 anos. O debate começa quando se analisa o assunto da completa identidade de Jesus. Quase todas as grandes religiões ensinam que Jesus foi um profeta, um bom mestre ou um homem piedoso. O problema é que a Bíblia nos diz que Jesus foi infinitamente mais do que um profeta, bom mestre ou homem piedoso. Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/Quem-JesusCristo.html#ixzz2ztdFtkNb


Jesus era um pastor que caminhava passando em várias cidades para deixar os ensinamentos que aprendeu com seu pai: amar sempre o próximo, nunca matar alguém, não roubar a mulher do outro etc. ele sacrificou-se na cruz pelo nosso bem e após três dias ele ressuscitou e


Ele sacrificou-se na cruz pelo nosso bem e após três dias ele ressuscitou e algum tempo depois ele partiu para os céus e falou que iria voltar.


MAOMÉ


MAOMÉ • Maomé era um messiânico e um comerciante que trabalhava no deserto onde era muito seco e onde tinha caído um meteorito onde os grupos de nômades tiravam uma lasca para criar seus deuses, até que um dia Maomé recebeu a visita de um anjo chamado Gabriel, que recebeu a missão de unir todos os povos do deserto. Depois disso todos os povos se uniram e se respeitaram.


7º ano B - LÍDERES RELIGIOSOS