Issuu on Google+

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS

Eliane Rodrigues Sibelle Zarro Melissa Souza

São Leopoldo 2013 1


UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS

PLANO DE COMUNICAÇÃO SEXYBELA´S

O plano de comunicação da empresa Sexybela´s conclui o estágio curricular do curso de Relações Publicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora: Ms. Gabriela Gonçalves

Eliane Rodrigues Sibelle Zarro Melissa Souza

São Leopoldo 2013 2


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................4 2. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ................................................................5 3. ANALISE DO CENÁRIO ORGANIZACIONAL .......................................................9 4. ANALISE SWOT...................................................................................................11 5. DIAGNÓSTICO .....................................................................................................12 6. OBJETIVOS E ESTRATÉGIA ..............................................................................13 7. PROGRAMA BOTANDO A CARA .......................................................................14 7.1 Projeto Noites de prazer ................................................................................14 7.2 Projeto Blogueira parceira ............................................................................16 8. CONCLUSÃO .......................................................................................................18 9. REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................19 9.ANEXOS ................................................................................................................20 1. Matérias no blog...............................................................................................20 2. Plano de do blog Mix de uma Diva .................................................................22 3. Resultados alcançados no Facebook da empresa .......................................23 4. Fotos do Motel Micena.....................................................................................24

3


1. INTRODUÇÃO

Este plano de comunicação para a empresa Sexybela´s foi realizado pelas alunas de graduação do curso de Relação Públicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Eliane Rodrigues, Sibelle Zarro e Melissa Souza e será implementado a partir de março de 2013 até julho de 2013. Para realização deste plano, além da reunião de briefing com o cliente, foram realizados outros levantamentos de dados como verificação das mídias de empresas do mesmo seguimento e estudo do cenário e da evolução do mercado virtual e erótico no Brasil. O plano sugere ações para que a empresa possa corrigir erros diagnosticados. É importante ressaltar que o planejamento é um processo que interfere na realidade para transformá-la e construí-la com características que se deseja para a mesma (GANDIN, Danilo. 2000, p.34).

4


2. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

a. Razão Social – Domingues e Moleta Ltda. b. Nome Fantasia – SexyBela´s c. CPF da sócia (autônoma) – 017.121.960-06 d. Endereço - Rua Carlos Estevão, 473 / 203 – Jardim Leopoldina – Porto Alegres / RS e. Site – www.sexybelas.com.br f. Responsável – Gabriela Rodrigues Domingues

SEXYBELA´S

Uma empresa nova no mercado, fundada por Gabriela Rodrigues Domingues e Sibelle Rech Moleta Zarro, em 04 de fevereiro de 2013. A SexyBela´s é uma empresa especializada em produtos eróticos, diferenciados e com qualidade. Por ser uma loja virtual, a credibilidade da empresa está em sempre superar as expectativas de seus clientes, levando os produtos solicitados com total descrição e segurança até eles. A empresa está voltada à geração de novos segmentos, tais como organização e participação de chás de Panela, despedidas de solteiro e festas em geral onde são requisitados seus serviços, sempre buscando estreitar o relacionamento com seus clientes.

Missão: Atender as expectativas de nossos clientes e consumidores com produtos e serviços diferenciados e de qualidade. Com objetivo de não apenas comercializar produtos eróticos, mas também contribuir para melhoria na qualidade sexual individual e do casal.

Visão: Ser uma referência no comércio de produtos eróticos em todo Brasil.

5


Valores: •

Respeito aos Clientes

Excelência e Qualidade

Esforços voltados à satisfação do cliente

PRINCIPAIS PRODUTOS: Produto

Descritivo AquaGel Neutro é um lubrificante íntimo especialmente formulado para proporcionar lubrificação sexual semelhante á lubrificação natural. Base aquosa, ideal para uso com preservativos.

Vela

sensual

para

massagem.

Hidratante

e

beijável,

desenvolvida à base de manteiga e óleos vegetais que substituem a tradicional parafina eliminando o risco de queimaduras e danos. Ideal para massagens corporais, depois de derretida torna-se um delicioso óleo envolvente. Roupa sensual.

O anel peniano com vibração é o mais usado por homens que desejam prolongar a relação sexual e estimular as zonas erógenas de sua parceira ao mesmo tempo, dando mais prazer para ambos, os anéis são feitos em material macio e flexível e acomodam-se a qualquer tamanho de pênis.

6


O mais potente e duradouro shock, com sensação vibrante, intensa e estimulante, este produto promete revolucionar o que você conhece de cosmético erótico.

Calcinha produzida em gelatina solúvel, com aromas e sabores deliciosos! Tamanho único, com tiras ajustáveis que vestem manequins do P ao G.

Cápsulas aromatizadas e revestidas de gelatina com sabor de tutti frutti. Dissolvem com o calor e a umidade, liberando aroma delicioso que pode ser beijável.

Um vibro bullet silencioso e poderoso combinado com toque macio e altamente irresistível estimulador de clitóris. Um brinquedo

de

qualidade

com

uma

cauda

macia

e

massageadora para estimular seu clitóris ao máximo enquanto que o bullet é inserido e a massageia internamente. Também apresenta 7 velocidades. Gel saboroso e aromático tem ação de aquecimento quando em contato com a mucosa, promovendo agradável sensação de calor. Seu efeito se intensifica com a massagem e a respiração. Possui Ph 4,5, indicado para a região direcionada.

O Gotas de Prazer é uma pomada de uso feminino. Um excitante super quente que deve ser aplicado sobre o clitóris, provoca uma sensação de calor e intensa e duradoura, deixando a região hiper sensível ao toque.

7


3. ANÁLISE DO CENÁRIO ORGANIZACIONAL

O setor brasileiro de produtos eróticos ainda engatinha no Brasil. Em 2011 sequer possuía legislação e normas próprias. Porém, seu crescimento deu-se rapidamente e segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual, o primeiro semestre de 2010 apresentou um crescimento médio de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior e o fechamento anual foi em torno de 17% de aumento na comercialização de artigos eróticos. A ABEME afirma também que mais investimentos estão sendo direcionados ao mercado, tanto em produção quanto em publicidade e exportação e, no ano de 2010, mais de 50 novos produtos, desde cosméticos e lingeries sensuais até vibradores mais elaborados em matéria-prima e em tecnologia, foram lançados no país.Em 2011, havia no Brasil cerca de 10 mil pontos de venda, 30 fabricantes, 50 distribuidores, 15 importadores e 650 lojas virtuais (Borges, 2011). Com investimento em pesquisas, os produtos atingiram níveis de qualidade internacionais, sendo um fator relevante para o aumento do consumo, juntamente com a ampliação e diversidade de pontos de venda. Além dos tradicionais sex shops, das lojas virtuais e das vendas diretas, lojas de lingerie, perfumes e presentes, bem como centros de beleza e estética, começavam a vender esses produtos com o objetivo de se diferenciar dentro de seus mercados. Um mapeamento realizado pela Associação entre 2008 e 2010 apontou o crescimento significativo das lojas virtuais e consultorias domiciliares, devido ao seu melhor desempenho para vendas deste tipo de produto. A consultoria domiciliar popularizou-se no ano de 2010, atingindo as classes C e D. Ainda segundo a Associação, a distribuição de gênero em cada canal variava um pouco, mas indicava um excedente do público feminino, que respondia por 50% das vendas nas lojas virtuais, 75% das vendas em sex shops, 80% das vendas em lojas de lingerie, perfumes e presentes e 90% das vendas por revendedoras domiciliares (Aguiar, 2010). No ano de 2012 o setor movimentou R$ 1 bilhão, representando um crescimento de 15% com relação a 2011, quando já avançara 18,5%, segundo estudos da Abeme. 8


Esse crescimento expansão do setor às classes populares e o aumento do número de consultoras foram impulsionados pelo conhecimento dos produtos e das inovações através da internet, da literatura e dos filmes que abordaram o tema no último ano. Com o elevado crescimento deste ramo no Brasil e com o aumento de consumidores, investidores olham o país como uma futura potência. Apesar de perceber as oportunidades de expansão, há ainda a necessidade de mudanças para atender consumidores mais críticos, discretos e preocupados com a procedência e qualidade dos itens.

Microambiente

Como a empresa ainda é nova no mercado e tem pouco tempo de existência, todo o processo de compra, venda e entrega é realizado pelas duas sócias, somente quando as entregas são muitas e as sócias não tem tempo, contratam um entregador que as realiza. No momento a empresa conta com cinco fornecedores onde as relações são amigáveis, para garantir, bons contratos e qualidades nos produtos.

9


4. ANÁLISE SWOT

Fatores Externos Oportunidades

Ameaças

- Crescimento do mercado

-Comprometimento

- Crescimento do comércio virtual

com a data de entrega dos produtos

-Torna o cliente fiel

- Aberturas de novos concorrentes

do

fornecedor

- Grande variedade de inovação nos -Logística (correio) produtos

Fatores Internos Forças

Fraquezas

- Atendimento diferenciado

-a falta de experimentação do produto

-Produtos inovadores

- Inexperiência no mercado

- Sigilo

-Atingir

- Facilidade e praticidade na hora

reprimida

um

público

de

demanda

da compra - Redes Sociais

10


5. DIAGNÓSTICO

Com base na análise ambiental e análise do cliente, algumas disfunções foram observadas. Notou-se que na última década surgiram muitos novos negócios e o consumo não acompanhou tal tendência, a missão atual reside na formação de novos consumidores e no amadurecimento da empresa. • O fato de ser virtual • Logística • Vergonha das clientes de comprar Mapeamento de Públicos

Públicos

Interesse

do Interesse da empresa Disfunções

público na empresa Clientes

Produtos

no público

de - Satisfação

Não há ações

qualidade

- Fidelidade

de

- Entrega no prazo

- Recomendação

relacionamento

- Bom atendimento

com os públicos

- Bons preços

para verificar se

- Confiabilidade

os estão

interesses sendo

contemplados. -

Cumprimento

Fornecedores contratos -

Cumprimento

prazos -

Pagamentos

datas marcadas Proprietárias

Expectativa

relação

de - Relação duradoura

Não

- Entrega nos prazos disfunções. de combinados -

Qualidade

dos

nas produtos entregues - Ética na relação em - Comprometimento

Inexperiência

ao -Capacidade

nos negócios.

crescimento

operacional

- Lucratividade

- Dedicação 11


6. OBJETIVO E ESTRATÉGIAS

Objetivo Geral

Estreitar o relacionamento da empresa com seus clientes, criando projetos para serem executados de forma a aproximar o cliente da empresa.

Estratégias

Divulgar a marca e seus produtos através de um programa com quatro projetos para captar novos clientes e promover relacionamento com eles.

12


7. PROGRAMA BOTANDO A CARA - SEXY´BELA

Justificativa:

Este programa considera a importância de divulgar a SexyBela’s para informar as pessoas da existência da mesma e captar novos clientes. Para que haja esta comunicação entre a empresa e o mercado, é necessário desenvolver projetos que possam dar visibilidade a empresa. Contudo definiram-se quatro projetos, descritos abaixo:

7.1 Projeto Noites de Prazer

Noites de Prazer tem a função de estabelecer parceria com o motel Micenas de Porto Alegre para pernoites.

Objetivo:

O projeto Noites de Prazer tem a intenção de agregar valor para a marca junto dos diversos públicos que frequentam o motel Micenas de Porto Alegre.

Justificativa:

Sabe-se que nos dias atuais, a empresa deve ter um diferencial junto de seus clientes, por esta razão, o projeto Noites de Prazer se justifica por buscar parcerias com organizações que trabalham com o mesmo público que a empresa almeja.

Público estratégico:

Frequentadores do motel Micenas e clientes da SexyBela´s.

13


Dinâmica:

Utilizamos a parceria para agregar valores para a empresa, será um diferencial dos muitos concorrentes. O cliente que adquirir mais de R$ 50,00 em produtos com a SexyBela`s terá 10% de desconto no valor total do vale pernoite no Motel Micenas será entregue ao cliente um cupom que ao apresentar na recepção do Motel já será efetuado o desconto.

Recursos:

Recursos Humanos Uma

pessoa

Recursos Financeiros responsável

pela Pagamento ao Motel dos 20% de

distribuição dos cupons.

desconto, concedidos aos clientes.

Período de realização do projeto:

O projeto terá o período de 6 meses.

Avaliação:

Será realizada uma avaliação em conjunto com o motel para verificar se nestes seis meses os clientes da sexybela´s usaram os cupons e quantos cupons foram utilizados no período. Além disso, será feita uma pesquisa com os clientes que adquiriram o cupom por telefone para obter um feedback deles.

Orçamento: Cupom de desconto

Não é possível calcular o orçamento total do projeto, pois dependerá do número de clientes que participarem da promoção.

14


Descrição:

Na reunião com o proprietário foi apresentada a empresa e passado a proposta do projeto. Aprovou a proposta na hora. Ficou combinado que o cliente que adquirir mais de R$ 100,00 em produtos com a SexyBela´s terá 10% de desconto no valor total da pernoite no Motel Micenas. Por fim, foi combinado que a partir do mês que vem o projeto será implantado.

7.4 Projeto Blogueira parceira

Parceira

com

a

blogueira

Letícia

dos

Santos,

de

São

Leopoldo

(blog:

www.mixdeumadiva.com) para posts divulgando a Sexybela´s. O blog tem em torno de 1000 visualizações diárias.

Objetivo:

O projeto tem a intenção de noticiar a marca no blog, afim de captar novos clientes.

Justificativa:

Sendo uma empresa online e tendo um baixo custo à divulgação pela internet, a parceira com blog local justifica-se por estas razões.

Público estratégico Público que acompanha o blog Mix de uma diva (mulheres, de 20 a 40 anos, moradoras do Vale do Rio dos Sinos).

Dinâmica:

Foi realizada uma parceira com a blogueira para um post sobre a marca SexyBela`s e seus produtos, com o gancho do dia dos namorados. 15


Recursos:

Recursos Humanos

Recursos Financeiros

Nenhum

R$ 50,00 o post no blog

Meios de execução: Reunião com a blogueira e conversas por email e facebook.

Período de realização do projeto:

O projeto terá o período de um dia.

Avaliação: A avaliação se deu conforme as curtidas da matéria no blog, no facebook, os contatos que foram gerados através da divulgação no blog e o número de pessoas atingidas.

Orçamento:

Post no Blog

TOTAL DE INVESTIMENTO: R$ 50,00

Descrição

Primeiramente foi realizada uma conversa através do facebook. Após, a blogueira enviou sua proposta de mídia por email e o grupo discutiu a melhor maneira de realizar a divulgação em conjunto com as empresárias da sex shop. Em seguida, foi marcada uma reunião com o grupo e a blogueira para a negociação e a realização da ata com assinatura.Ela fez o post e enviou para as donas da empresa e o grupo. Depois da aprovação, no dia 7 de junho foi publicada. Resultou neste post: http://www.mixdeumadiva.com/2013/06/dia-dos-namoradossexy-belas.html. 16


8. CONCLUSÃO

Conforme a análise da empresa e do cenário organizacional, criou-se um programa de divulgação. Como a SexyBela´s é uma empresa nova no mercado e em busca de clientes, foi necessária a ampliação da sua divulgação. Pensou-se então, através do programa Botando a cara, dois projetos voltados a esse objetivo. O primeiro foi a parceria com o motel Micena. O cliente que consumir R$100,00 na sexy shop ganhará desconto na pernoite do motel. Com isso, divulga-se e fideliza o cliente, além de incluir uma outra empresa parceira. O segundo projeto realizado foi o da blogueira parceira. Com o intuito de atingir um público de mulheres jovens e moradoras do vale do rio dos sinos (informação válida para a empresa devido a sua estrutura de entrega), a parceira com a blogueira foi importante para a promoção da marca. A blogueira do Mix de Uma Diva (www.mixdeumadiva.com) realizou um post falando sobre a Sexybela´s, seus produtos e as formas de adquiri-los. A matéria pegou o gancho do dia dos namorados. O projeto Noites de Prazer (do motel Micena) não resultou em nenhuma avaliação concreta, já que o projeto está em andamento e depende dos clientes. Já o projeto blogueira parceira na primeira semana já obteve um bom resultado. Três dias após a publicação do post sobre a marca no blog, 15 pessoas já haviam adicionado a página da Sexybela´s indicadas pela blog. Ao longo do estágio, diversas dificuldades foram encontradas. Inicialmente um dos projetos era uma festa na boate 3, em Novo Hamburgo. Tiveram reuniões com o proprietário do local e negociações foram feitas a respeito desse projeto. Infelizmente, o proprietário prometeu diversas possibilidades de festa e datas, mas no fim não dava resposta e não respondia mais as alunas. Dessa forma, substituíram o projeto para o da blogueira. Com o Mix de uma Diva as negociações foram rápidas, eficazes e tranquilas. A proposta do motel também não foi de inicio um sucesso. Foi necessária a troca de motel para a concretização do projeto. Acredita-se que ambos os projetos alcançaram os objetivos propostos e auxiliaram a marca Sexybela´s em prospectar clientes e fidelizá-lo.

17


9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Associação Brasileira das empresas do mercado erótico e sensual. Disponível em: http://www.abeme.com.br/mercado-erotico/. Acessado em: 28 de março de 2013.

SEBRAE.

Disponível

em:

http://www.sebrae-

sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=2581&^^. Acessado em: 2 de abril de 2013.

Artigo: Dona Flor: desintermediar ou ser desintermediada! Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552012000400008&script=sci_arttext. Acessado em: 2 de abril de 2013.

Jornal NH. Disponível em: http://www.jornalnh.com.br/sao-paulo/447776/mercadoerotico-conquista-classes-populares-com-vendas-porta-a-porta.html. Acessado em: 6 de abril de 2013.

18


10. ANEXOS

1. Plano de mĂ­dia do blog Mix de uma Diva

19


20


2. MatĂŠria no blog

21


3. Resultados alcanรงados no Facebook da empresa

22


4. Fotos do Motel Micena

23


Plano de comunicação SexyBela's