Page 1

Airbag para todos Assim como os cintos de segurança, que previnem danos graves aos passageiros de um veículo, os airbags são bolsas infláveis macias que amortecem o impacto quando ocorre uma colisão. Formado por uma bolsa feita com um tecido fino de náilon, um sensor de colisão e por um sistema de inflação, o airbag tem como função zerar a velocidade do passageiro com pouco ou nenhum dano, já que a paralisação total não é possível devido às forças externas. Desde 1998 todos os carros produzidos nos Estados Unidos são equipados com essas bolsas infláveis no lado do motorista, do passageiro, nas laterais e bancos. No Brasil, como é muito caro (cerca de 2 mil reais), não são todos os automóveis que possuem. Porém, foi aprovada uma lei em que a partir de 2014 todos os novos carros produzidos aqui no país sairão com airbag duplo de série. O sistema de airbag consiste na reação entre os compostos químicos: azida de sódio (NaN3) – sal incolor e altamente solúvel em água- e nitrato de potássio (NH3) –utilizado na fabricação de pólvora, entre outros- que formam gás nitrogênio (N2). São os fortes deslocamentos das partículas do gás N2 quente, que inflam a bolsa.

A bolsa infla quando ocorre uma força de colisão a uma velocidade de aproximadamente 15 e 25 km/h. Com isso, um interruptor mecânico é acionado devido ao deslocamento de massa que fecha um contato elétrico, informando aos sensores que houve uma colisão. Os sensores recebem essa informação através do acelerômetro (instrumento que mede a aceleração), existente em um microprocessador.


O sistema do airbag libera, então, um combustível que queima extremamente rápido para criar um grande volume de gás (N2) e inflar a bolsa. Essa bolsa então explode de dentro de seu compartimento a aproximadamente 320 km/h. Um segundo mais tarde, o gás dissipa-se rapidamente através de minúsculos furos na bolsa, que logo esvazia para que você consiga se mover e sair do veículo. Outro sistema de segurança que está em processo inicial, são os cintos infláveis desenvolvidos pela Ford em 2010, que tem como objetivo espalhar as forças de colisão cinco vezes mais do que fazem os cintos comuns, além de aliviar a pressão sobre o peito dos passageiros. Este sistema seria o ideal para crianças, visto que o airbag, se aplicado com muita força, pode causar mais danos do que o próprio acidente. Selecionamos dois vídeos para auxiliar sua compreensão: http://www.youtube.com/watch?v=UPAfrL3quu8&feature=player_embedded (sobre os cintos infláveis). http://www.youtube.com/watch?v=UTvPndZOP9g&feature=related (como funciona o airbag – assista de 1min até 2min e 16s).

Referências Bibliográficas:

http://carros.hsw.uol.com.br/airbag.htm http://www.vocesabia.net/saude/funcionamento-do-airbag/ http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/155170_p.shtml http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrato_de_pot%C3%A1ssio#Origem_do_nitrato_de_pot.C3.A1ssi o http://pt.wikipedia.org/wiki/Azida_de_s%C3%B3dio

Acesso em 27/05/2011.

http://www.estiloalfa.com.br/Automotivo/airbag-para-todos-3.html Acesso em 27/05/2011.

Mariana Zonta d’Ávila e Laís Lamberti Luís - 1° EM

Airbag para todos  

Assim como os cintos de segurança, que previnem danos graves aos passageiros de um veículo, os airbags são bolsas infláveis macias que amort...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you