Issuu on Google+


3ª Actividade Integradora

Enquadramento No âmbito da actividade integradora e dando continuidade ao plano do curso de Técnicos de Organização de Eventos, o grupo de formandos após uma análise de enquadramento e estudo económico, propõem-se a realizar um dia para promover a Responsabilidade Social de cada cidadão bracarense e despertar mentalidades para a inclusão social de pessoas consideradas diferentes. A metodologia para a realização deste projecto assenta num conjunto de factores de convívio e lazer. É pretendido realizar em contexto festivo actividades onde se desenvolva o convívio e cooperação do público em geral.

Objectivo geral Promover a Responsabilidade Social dos cidadãos bracarenses e despertar as mentalidades e a consciencialização para a inclusão social. A Inclusão social serve para garantir a igualdade de direitos entre todos os cidadãos, não excluí-los da vida em sociedade em detrimento da diferença.

Objectivos: 

Sensibilizar a comunidade Bracarense para as pessoas com deficiência;

Promover o bem-estar de todos participar e a sua inclusão;

Dar a conhecer e apelar à responsabilidade social da população geral;

Proporcionar um dia diferente com actividades lúdicas e animação;

Expor trabalhos realizados pelos utentes das instituições participantes;

Angariar novos sócios para as instituições que apoiam as pessoas com deficiência.

2


EVENTO Dia: 01/07/2011 Hora: inicio as 9h30-13h (Almoço ainda a confirmar com as instituições.) Local: No centro da cidade Percurso projectado:

Inicio do percurso: Avenida Central (frente à Igreja dos Congregados), desce-se a Avenida da Liberdade, cortando ao lado do Teatro Circo em direcção a S. João do Souto. Parando aqui para a demonstração de uma Actividade/ animação, iniciando novamente o percurso no sentido da Sé de Braga. No largo da Sé haverá lugar a outra Actividade/ animação seguindo em direcção à praça do Município de Braga onde decorrerá uma nova Actividade/ animação. A caminhada sobe pela Rua Dr. Justino Cruz em direcção ao Largo de Santa Barbara, aqui também o publico será presenteado com uma nova Actividade/ animação. Finalizada a actividade, a

3


caminhada corta para a Rua do Souto em direcção ao ponto de chegada na Avenida Central. Tempo de percurso: o percurso é de 1,8Km, tendo uma duração aproximada de 2horas. Participantes: Todos os utentes das Instituições participantes mais os seus monitores; Formadores e formandos de outras instituições; Professores, técnicos e monitores das instituições aderentes; Formandos e formadores do curso de TOE da Célula 2000; População em geral. Actividades: Tendo em conta a diversidade de população a abranger, pretendesse realizar as seguintes actividades: - Caminhada solidária para despertar e demonstrar a interacção entre todos; - Animação musical e lúdica durante todo o percurso; - Organizar e preparar um ponto de informação sobre a caminhada; - Preparar a zona histórica com actividades culturais de dança tradicional.

Todos os participantes presentes terão direito a um Kit do evento que consiste numa T-Shirt, boné, água, lanche e informações sobre evento. A turma de TOE realizou um plano operacional para cada uma das actividades acima especificadas, que envolve os recursos físicos e materiais.

Viabilidade económica Por forma à realização desta actividade, a turma de TOE ira realizar parcerias e envolver instituições.

4


Entidades envolvidas: Turma de formandos TOE. Célula 2000; Policia; INEM; Município de Braga; Instituições convidadas; Voluntários; IEFP; POPH; AMI; Ano Europeu Voluntariado.

Responsabilidade/Garantias Em

caso

de

alterações

climatéricas,

o

evento

sofrerá

uma

mudança

de

calendarização, sendo esta marcada até quinze dias após a data inicial. O evento terá um seguro a cobrir o percurso. Estará presente no local e acompanhar o trajecto o INEM, Bombeiros e policia. Contactos Responsáveis: Turma de Técnico Organização de Eventos Representante da turma: Vítor Oliveira – 92 6277215 / 253284690 (Célula 2000)

5


ActiBRAGA