Issuu on Google+


Abalos bruscos da superfície terrestre que ocorrem num período de tempo restrito, em determinado local, provocados por uma súbita libertação de energia.


Propagam-se em todas as direcções (Ondas Sísmicas), dentro e à superfície da crosta terrestre, sempre que a energia elástica ( movimento ao longo do plano de Falha) se liberta bruscamente nalgum ponto (Foco ou Hipocentro).


A maior parte dos sismos ocorre nas fronteiras entre placas tect贸nicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos.

Imagem da falha de Santo Andr茅


Devem-se às movimentações de magma dentro da câmara magmática ou devido à pressão causada por esse quando ascende à superfície, servindo assim para prever erupções vulcânicas. Está mais associado ao vulcanismo do tipo explosivo que às do tipo efusivo.


ď ˝

Estes sismos sĂŁo originados devido a abatimentos em grutas e cavernas ou ao desprendimento de massas rochosas nas encostas nas montanhas.


São devidos a movimentos tectónicos. A maioria dos sismos, pelo menos os de maior importância têm esta origem.


Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra.


Tal como acontece com os vulcões… Atividade Atividadeda dapágina página141 141


… a ocorrência de sismos está associada a zonas geologicamente instáveis, tais como os limites das placas litosféricas.


Verifica-se que as principais zonas sísmicas coincidem com as principais zonas vulcânicas e que são, preferencialmente: Anel

de fogo do Pacífico Cintura Mediterrânica-Asiática Dorsais Médio-oceânicas


Epicentro

é o ponto na superfície da Terra, na vertical do Hipocentro onde o sismo é sentido em primeiro lugar e com maior intensidade

Hipocentro ou foco sísmico é o local no interior da Terra onde ocorre a libertação de energia que se propaga sob a forma de ondas sísmicas.

Ondas sísmicas

Frente de onda Raio sísmico

São ondas elásticas que propagam a energia emitida a partir do foco em todas as direcções segundo superfícies concêntricas


Quando o epicentro de um sismo com foco pouco profundo se localiza no oceano, pode originar uma onda marinha gigante (tsunami) originando um maremoto. No momento em que ocorre a libertação de energia, o fundo oceânico é sacudido devido ao movimento ao longo da falha e origina a compressão da massa de água, fazendo com que o nível do mar suba e originando a vaga.


Pequenos precedem principal

abalos que um sismo

Sismos mais fracos que ocorrem ap贸s um sismo principal. Ap贸s a rutura ou desloca莽茫o inicial das rochas, verifica-se um reajustamento progressivo das rochas fraturadas, o que pode libertar energia suficiente para provocar novos sismos.


Os registos obtidos designam-se por sismogramas.


Entre os efeitos dos sismos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos deletérios em construções feitas pelo homem.


Intensidade sísmica – Escala de Mercalli modificada Intensidade sísmica - estragos e do número de vítimas provocados por um sismo. - é avaliada através da escala de Mercalli modificada (inquéritos efectuados às populações, o número de vítimas e a quantificação dos estragos) - é uma escala qualitativa, por esse motivo subjeciva, variando entre o grau I e o grau XII. -- elaborada pelo vulcanólogo italiano Giuseppe Mercalli, em 1902


Grau I - Impercetível

Grau IV - Moderado

Grau II - Muito fraco

Grau V - Forte

Grau III - Fraco

Grau VI – Bastante forte


Grau VII - Muito forte

Grau X - Destruidor

Grau VIII - Ruinoso

Grau XI - Catastr贸fico

Grau IX - Desastroso

Grau XII - Danos quase totais


Impercept铆vel Muito Fraco Fraco Moderado Forte Bastante Forte Muito Forte Ruinoso Desastroso Destruidor Catastr贸fico Danos quase totais


A intensidade de um sismo depende da: profundidade do hipocentro; Distância ao epicentro; natureza do subsolo; quantidade de energia libertada no subsolo; qualidade das edificações; número de habitantes. Avaliação da intensidade sísmica de um dado sismo permite o traçado da carta

de isossistas

. conjunto de isossistas, relativas a um sismo X, que abrange, a região onde este sismo foi sentido.

Isossista - linha curva que delimita regiões com a mesma intensidade sísmica.


Magnitude sísmica – Escala de Richter Magnitude - energia libertada no hipocentro, quando se dá a ruptura dos materiais. A escala de Richter é: Quantitativa e Aberta (isto é, sem limites).


Portugal, no contexto da tectónica de placas, situa-se na placa euro-asiática, limitada a sul pela falha Açores-Gibraltar, a qual corresponde à fronteira entre as placas euro-asiática e africana e, a oeste pela dorsal do oceano Atlântico.

O movimento das placas caracteriza-se pelo deslocamento para norte da placa africana e pelo movimento divergente de direcção este-oeste na dorsal atlântica.

Os dados disponibilizados pelo Instituto de Meteorologia demonstram que a actividade sísmica do território português resulta de fenómenos localizados na fronteira entre as placas euro-asiática e africana (sismicidade interplaca) e de fenómenos localizados no interior da placa euro-asiática (sismicidade intraplaca).


A probabilidade de ocorrência de um grande sismo em determinada zona é conhecida mas, no entanto, a previsão da sua data exata ainda não é possível Sendo, então, os sismos dos fenómenos naturais mais destrutivos mas de difícil previsão, a melhor arma das populações contra os seus efeitos é a prevenção.


  

Faz uma reunião com a tua família. Lê as informações sobre a prevenção dos efeitos dos sismos e prepara em conjunto um plano de emergência familiar. Inclui nesse plano os locais mais seguros para a família se refugiar. Assinala os locais mais perigosos: debaixo de candeeiros e perto de vidros, espelhos e móveis altos. Prepara um kit de emergência (lanterna, estojo de primeiros socorros, extintor, rádio de pilhas, água e alimentos enlatados) e coloca-o em local acessível. Verifica se os móveis e objectos que tens em casa não impedem o movimentos rápido das pessoas em caso de emergência. Pede aos teus pais que fixem à parede os móveis altos. Muda os objectos pesados das prateleiras mais altas para as mais baixas. Aprende a desligar o gás e a electricidade e a fechar a água. Anota num local acessível os números de telefone para emergências. Participa com empenho nas simulações realizadas na tua escola.


Se estiveres em casa ◦

◦ ◦

Dirige-te para um canto interior da sala ou quarto, ou protege-te debaixo das ombreiras das portas ou de algum móvel sólido, como mesas ou camas. Ajoelha-te e protege a cabeça com as mãos. Mantém-te afastado de janelas, espelhos e outros objectos que possam cair. Num grande edifício, não te precipites para as saídas. Nunca utilizes os elevadores.


Se estiveres na rua

Mantém-te afastado dos edifícios altos, postes de electricidade e outros objectos que possam cair-te em cima, como chaminés ou antenas. Dirige-te para um local aberto e permanece aí.


Se fores de carro com outra pessoa ◦

Parem longe de edifícios, muros, encostas, postes e cabos de alta tensão e permaneçam dentro da viatura.

Se estiveres em locais com muitas pessoas (cinema, escola…) ◦

Segue as instruções das pessoas responsáveis. Não te precipites para as saídas.


     

  

Mantém a CALMA, mas lembra-te que podem ocorrer réplicas. Não acendas fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás. Corta imediatamente o gás, a electricidade e a água. Escuta num rádio de pilhas as instruções que poderão ser emitidas. Sai de casa, sem utilizar os elevadores. Não toques em objectos metálicos que estejam em contacto com fios eléctricos. Afasta-te das praias. Depois de um sismo pode produzir-se um tsunami. Solta os animais, eles tratam de si próprios. Se estiveres na rua, não vás para casa.


Sismos São consequência de: Dinâmica interna da Terra

Há libertação de Energia Sob a forma de Ondas Sísmicas

Têm origem no Hipocentro

São registados pelos Sismógrafos em Sismogramas

São avaliados pelas escalas de Richter

Mercalli

avalia

avalia

Magnitude

Intensidade


Sismos