Page 1


Ergonomia é a disciplina científica relacionada ao

entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.


Para quem trabalha durante horas em frente a um computador, é fundamental estar em uma postura correta e confortável, para que não venha sofrer nenhum tipo de dano ou acarretar doenças. Pensando assim, a Água Doce tem algumas dicas simples que te ajudarão a combater dores lombares, problemas de visão e outros problemas causados pel a má postura:


Mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distância de seus olhos. Ele também deve estar à altura da linha de sua visão para não forçar a cabela para baixo ou para cima. Procure descansar a vista sempre que possível. Piscar repetidas vezes a cada 30 minutos ajuda a lubrificar a os olhos. - Ajuste o teclado no nível da altura dos cotovelos. Mantenha os pés sempre bem apoiados no chão. Utilize cadeiras com apoio para as costas. Quanto maior o apoio, melhor para a distribuição do peso corporal. Procure alongar os braços, pescoço, pernas e coluna a cada duas horas.


1- Alongamento básico para o pescoço Para evitar que o seu pescoço fique duro, a dica é girar o pescoço de um lado para o outro lado. E também no sentido frente e trás. 2- Movimento circulares com o pulso Para evitar a tendinite e outros problemas no punho, faça movimentos circulares com o pulso no sentido horário e anti-horário a cada hora. Para ter uma boa circulação, e manter os músculos trabalhados, faça o mesmo com os tornozelos e ombros. 3 - Inspire e respire Contraia os músculos abdominais, segure por alguns segundos, e em seguida solte a respiração. 4 - Levantamento de peso com a garrafa de água Faça levantamento de peso usando uma garrafa de água cheia. 5 - Faça exercícios com bola Troque a sua cadeira por uma bola específica para exercícios físicos. Isso vai ajudar a melhorar a sua postura, fortalecer os seus músculos, melhorar a sua circulação e ainda vai fazer com que você se sinta mais enérgico.


6 - Alongamento do peitoral Estique os braços afastados como se você estivesse prestes a abraçar alguém, e depois puxe o ombro para trás enquanto gira seus pulsos externamente. 7 - Movimentos circulares com os ombros Método 1: Coloque os dedos sobre os ombros de maneira que os seus cotovelos fiquem estendidos. Coloque os cotovelos para trás o máximo possível, e depois junte eles na frente. Repita isso 10 Vezes. Método 2: Iniciando na posição anterior, levante os cotovelos para cima e depois coloque-os para baixo como se estivesse "batendo suas asas". Repita isso 10 Vezes. 8 - Levantamentos de Pernas e Pés Ao sentar-se e em um ângulo de 40 graus, levante o pé alguns centímetros do chão pelo máximo de tempo possível. Repita o mesmo exercício com o seu outro pé. Para fazer o levantamento de perna, basta estender a perna na sua frente, e mantenha a elevação o máximo de tempo possível. Repita o mesmo exercício com uma perna outra.


9- Exercícios para fazer na mesa com a cadeira Usando uma cadeira com rodinhas, segure na parte superior da mesa e empurre o seu corpo para frente e para trás, enquanto você estica as suas pernas. Repita esse exercício fazendo com que as suas pernas sejam contraídas durante o movimento. 10 - Exercícios usando elásticos Faça vários tipos de alongamento utilizando uma faixa elástica resistente. Elas são flexíveis, baratas e você pode carregar para qualquer lugar. 11 - Use um Hand Grips Faça exercícios utilizando um Hand Grip. Eles vão fortalecer o seu antebraço, e também aumentar a sua força nas mãos e dedos.


O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar ( drag and drop). Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Claramente, o botão esquerdo é o mais utilizado. O rato é normalmente ligado ao computador através de uma porta serial, PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio, as mais antigas em infravermelho, as atuais em Bluetooth.


Power ponit ergonomia  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you