Page 1


DESAFIO OBJETIVO Participe e garanta bolsa de até

100% DE DESCONTO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Faça sua inscrição pelo site:

objetivoedu.com.br/desafio VINHEDO

Rua Antonio Ferragut, 239

19 3836.2172


SaĂşde e Beleza - 3


4 - SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza - 5


Editorial 2016!

A

última edição deste ano chega ao número 58. Sabemos que fora um ano difícil, de muitas aflições, tanto na esfera econômica como também social. Nós, da Saúde e Beleza, podemos dizer que, apesar de nossas aflições e incertezas que nos conduziram em 2015, temos a consciência da fé e da esperança de que dias melhores virão.

A

ssim, finalizamos mais um ano de trabalho e muita dedicação à você leitor, parceiro e colaborador. Nosso profissionalismo e credibilidade se reflete nesta edição, recheada de boas sugestões e reportagens, assuntos dedicados ao bem-estar, beleza, dia-a-dia e, claro, sugestões imperdíveis de presentes para o Natal e tendências para o verão que já diz a que veio. Vamos, então, celebrar o amor e a esperança neste Natal e 2016 que se inicia. Um abraço!

“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses” Rubem Alves

Elenita Montibeler

Cabelo e Maquiagem - Esdras Ferrari Vestido: Antix / |Bijouterias: Madame Bijou

Modelo: Giovana Loreto Londero Cabelo e Maquiagem: Adriana Cain e Mariane Cain Pileggi (19. 99944.7240 / 99733.2220) Acessórios: Gigi’s Acessórios de Luxo (19. 99104.0395 / 99195.5271) Foto Capa: Santiago Reis (19. 4119-0070) Tratamento de Imagens: Estevan Sgarbi (19. 3886-3724) Locação: Espaço de Beleza Adriana Cain

BASTIDORES

A beleza e elegância de Giovana Loreto Londero brilham ainda mais como nossa capa de final de ano. À linda Giovana um Natal doce e um Ano Novo cheio de realizações e muito sucesso. E que venha 2016!

6 - Saúde e Beleza


ÍNDICE Pág 10 - Cirurgia Plástica -

Acompanhe nosso

apanhado das matérias mais comentadas

Pág 16 - Tendências Pág 22 - Entrevista -

Marcos Ferraz frente a Se-

cretaria de Indústria, Comércio e Agricultura da cidade

Pág 28 - Conforto -

Conheça o que está com-

prando e não erre na roupa de cama

Pág 32 - Moda Teen -

Dicas de roupas teen para

o Ano Novo

Pág 34 - Beleza -

Adesivos são fáceis e práticos

para unhas perfeitas

Pág 36 - Make Festa -

Maquiagem para a noite

em três opções de looks para baladas e festas

Pág 37 - Moda -

A estação traz sua alegria que se

transforma em tendências dos tecidos às estampas

Pág 38 - Saúde no Foco Pág 43 - Moda - Como transformar o look romântico e sensual usando renda

Pág 44 - Esporte - Street Workout Pág 46 - Cardápio - Que tal ampliar a mesa de celebrações com entradinhas leves e deliciosas?

Pág 50 - Crônica do Zechin Fundador: André Takuma Diretoria: Elenita Montibeler Jornalista: Raquel de Melo (MTB 00126-SP) Vendas: Elenita Montibeler - (19) 97404-9660 Criação e Arte final: Rômulo Castro / Mirella M. Takuma Projeto gráfico e diagramação: E.M Publicicidade & Publicações ME Sugestão de matérias, anúncios e correspondências deverão ser enviadas para: e-mail: redacao@saudebeleza.com.br Tel: Nextel: (19) 97404-9660 As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores, não expressam necessariamente a opinião da revista. Os textos, fotos e outros dados que constam nos anúncios são de total responsabilidade dos anunciantes A revista SAÚDE E BELEZA é uma publicação bimestral da E.M Publicicidade & Publicações ME (Todos os direitos reservados) Tiragem: 7.000 exemplares Impressão: Gráfica 57 Saúde e Beleza - 7


8 - SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza - 9


Cirurgia Plástica

Verão turbinado por Raquel de Melo

Vem chegando o verão e muitas mulheres já agendaram suas cirurgias plásticas, seja para pequenas correções ou mesmo para dar aquela turbinada para aproveitar a próxima estação. Para esta edição de fim de ano, a Saúde e Beleza segue com um apanhado das reportagens mais comentadas no quesito cirurgia plástica. Nossa fonte para esclarecimentos e recomendações sobre os mais procurados procedimentos é o cirurgião Dr. Gino Di Domizio - membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com graduação e residência pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e especialização em Cirurgia Plástica Crânio facial pela Sobrapar. Aproveite! O verão vem aí.

10- Saúde e Beleza


Lipoaspiração é a campeã das cirurgias plásticas

“A lipoaspiração pode corrigir o acúmulo de gordura, envolvendo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos”, afirma o Dr. Gino que explica, ainda, que a lipoaspiração pode ser feita isoladamente e, em outros casos, é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia. Também conhecida como lipoescultura sua principal função é extrair o excesso de depósitos de gordura. Este procedimento melhora os contornos e a proporção do corpo. Segundo o cirurgião, apesar da saúde em dia e da prática de exercício físico algumas pessoas podem apresentar um corpo com contornos desproporcionais em função dos depósitos de gordura localizada.

Cirurgias numa só intervenção

Este tema é muito abordado nas reportagens sobre cirurgia plástica. Aproveitar a mesma intervenção para outras correções pode ser mais vantajoso do que viver na sala de cirurgia. “Quando fazemos uma plástica temos de levar em conta muitos fatores como, por exemplo, o porte da cirurgia, as condições clínicas do paciente – tudo tem de estar perfeito para se evitar complicações – e o que realmente a incomoda”, explica.

Algumas possíveis cirurgias conjuntas - LIPOASPIRAÇÃO + ABDOMEN - PRÓTESE OU REDUÇÃO DE SEIOS + BRAÇOS + QUEIXO (papada) - ABDOMEN + CORREÇÃO DA QUELÓIDE UMA CESÁRIA - LIPOASPIRAÇÃO + CORREÇÃO DE FLACIDEZ - ABDOMEN + COXA + JOELHO

Seios em harmonia com o corpo

A mamoplastia redutora das mamas livra os seios do excesso de gordura, tecido glandular e da pele para que a paciente obtenha um volume equilibrado de mama minimizando o desconforto causado pelos seios grandes demais. Segundo Dr. Gino, seios muito grandes podem ocasionar dificuldades emocionais e de saúde. “O peso em excesso do tecido mamá-

rio pode causar problemas para uma vida ativa. Seios grandes e caídos são desconfortáveis para a maioria das mulheres que passam por isso, causando, até mesmo, dores pelo corpo”, esclarece.

Mitos ou verdades sobre a cirurgia de redução de mama

A redução de mama é a quarta cirurgia estética mais realizada pelas brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Em apenas uma cirurgia é colocada a prótese e, em seguida, feita a redução. Entretanto, o processo da cirurgia de redução de mama varia de paciente para paciente – isso inclui largura do tórax, altura e peso – o que se fala sobre essa intervenção não está relacionado a todas as mulheres. Confira agora alguns mitos e verdades sobre o tema.

- Mamoplastia redutora pode interferir na amamentação

Verdade. Mesmo sendo raro, cerca de 5% das pacientes podem ter problemas em amamentar, em função da remoção do tecido mamário e partes areoladas.

- Processo deixa cicatrizes extensas

Verdade. Mas isso irá depender do volume da mama, pois a cicatriz acompanha a quantidade de tecido retirado.

- Seios muito grandes podem provocar outros problemas de saúde

Verdade. Podem causar dificuldades posturais, problemas dermatológicos (dermatites e micose) e de autoestima.

- É proibido tomar sol após a cirurgia

Verdade. A radiação é danosa para a cicatrização, pois incita a produção de melanina e poderá causar pigmentação da cicatriz.

- Reduz a sensibilidade do mamilo ou da mama

Verdade. Mesmo sendo incomum, pode ocorrer a diminuição da sensibilidade, principalmente, na região da aréola.

- Resultados duram por mais tempo se a mulher levar um estilo de vida saudável

Verdade. Com o ganho de peso é possível ocorrer o desenvolvimento da mama devido ao acréscimo da quantidade de gordura na área, causando uma alteração estética.

- Técnica não é indicada para quem usa piercing nos seios, pois pode causar infecção

Mito. É recomendada a remoção do adorno um mês antes da cirurgia, além de uma assepsia rigorosa da região após a operação.

- Não é indicada para quem pretende engravidar

Mito. A paciente deve se precaver de engravidar no primeiro ano após a cirurgia porque a cicatriz pode dilatar e pigmentar, por conta das alterações hormonais. Após esse período, não há problema.

- Cirurgia pode ser realizada a partir dos 16 anos

Dr. Gino Di Domizio

Mito. A mama só está formada totalmente após os 18 anos. Somente em casos de gigantomastias importantes - com alteração postural e autoestima – a cirurgia de redução pode ser indicada. Saúde e Beleza -11


Novos métodos para rejuvenescer - minilifitng facial

Uma técnica que vem preenchendo os consultórios é a de minilifitng facial. O método é como o facelifting tradicional, porém, com anestesia local - uma tendência atual da cirurgia plástica. Conforme explica Dr. Gino, a técnica utiliza pontos internos (chamados de plicatura) para reposicionar os tecidos internos - responsáveis pela aparência de flacidez e envelhecimento facial. Outra prerrogativa do minilifitng é o uso de deslocador em substituição da tesoura, que reduz os riscos cirúrgicos. Dessa forma, o pós-operatório reduz muito os riscos de sangramentos, má cicatrização e necroses. Os resultados harmonizam a face.

- rejuvenescimento da pele e o resurfacing

O rejuvenescimento da pele e o resurfacing podem ser realizados de várias maneiras, que vão desde laser, luz, tratamentos baseados em energia a peeling químico e demais métodos não abrasivos. É um tratamento para cuidar da pele, melhorar a aparência e a textura em geral. Dentre as indicações para o procedimento, estão:

Glossário Rugas estáticas: são sempre visíveis e não mudam de aparência com os movimentos faciais; Rugas dinâmicas: são as linhas de expressão que podem aparecer como pregas quando a pele não está se movendo e aprofundar com os movimentos faciais ou expressões;

Pigmentação: sardas, manchas de sol, melasma, manchas escuras ou demais manchas escuras resultantes, principalmente, da exposição ao sol;

Cicatrizes: resultado de acne ou ferimentos na pele; Doença vascular: vasos sanguíneos visíveis na superfície da pele, lesões vasculares que aparecem como minúsculas bolhas de sangue ou mesmo um rubor facial constante.

Perda de tonalidade da pele: enfraquecimento da estrutura de sustentação da pele (fibras de colágeno e elastina), que resulta em perda de firmeza da pele ou desenvolvimento de celulite. (fonte: http://www2.cirurgiaplastica.org.br)

12- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -13


14- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -15


Tendências... A ‘esperança’ Só de Sacanagem

by Elisa Lucinda Mar 1, '06 4:21 PM

“Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta à prova? Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: “Não roubarás”, “Devolva o lápis do coleguinha”, “Esse apontador não é seu, minha filha”. Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar. Só de sacanagem! Dirão: “Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba” e vou dizer: “Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.” Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo, mas se a gente quiser, vai dar para mudar o final!” Raquel de Melo jornalista, artista plástica e professora racademelo@gmail.com

16- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -17


18- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -19


20- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -21


ENTREVISTA

M

Da redação

arcos Ferraz é o atual Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Vinhedo, foi também Vereador, Presidente da Câmara e Vice-Prefeito de Vinhedo. Comandou a ACIVI – Associação Comercial e Industrial de Vinhedo por 12 anos, é conselheiro do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e presidente do PSD – Partido Social Democrático de Vinhedo.

1. O que o levou a aceitar o convite para assumir o comando de uma Secretaria no atual governo? Eu aceitei o convite do prefeito Jaime Cruz porque o conheço de longa data, sempre mantivemos uma boa amizade pessoal, independente da política e, sobretudo, porque o vejo como uma pessoa bemintencionada e que está empenhado em reformular a administração pública da cidade, de forma democrática, aberta e colocando o lado humano em primeiro lugar.

2. E como está sendo esta experiência? Eu assumi a pasta há pouco, estamos trabalhando muito na reorganização da Secretaria, já reabrimos o AcessaSP na Capela que estava fechado e que permite a população ter acesso a internet e a diversos serviços; realizamos reunião com produtores rurais e estamos dando seguimento ao apoio à agricultura familiar e a compra de produtos para a merenda de produtores rurais locais; estamos também finalizando a nova Lei de Incentivos Fiscais do município, que irá dar um novo impulso ao desenvolvimento industrial da cidade e aumentar a arrecadação. Desde de 2012 que Vinhedo está sem uma lei completa em vigor mas, por determinação do prefeito Jaime, demos total prioridade a este tema e, com a ajuda dos vereadores, a partir do início de 2016 certamente já estaremos com uma nova lei em vigor.

3. Como está sendo conciliar as funções de Secretário e de empresário? Está bastante corrido, tenho trabalhado muito, mas com boa vontade e comprometimento é possível conciliar. Na Gate eu continuo participando da administração e definição de estratégias de negócios, mas tenho minha esposa que gerencia. Já na Markron, tenho uma boa equipe de trabalho e todos os dias de manhã eu do uma passada por lá para acompanhar os trabalhos e dar os encaminhamentos. Vejo a atividade política como uma missão, que deve ser exercida com dedicação e profissionalismo, mas não como uma “profissão”. O meu “ganha pão” são os meus negócios e disso eu não abro mão, é o que me dá autonomia para atuar na política de acordo com minha consciência.

4. Quais suas perspectivas políticas para o futuro? Eu tenho convicção que fui um bom vereador e presidente da câmara, produzi muito, fui muito combativo e atuante e fizemos muitas mudanças positivas no Legislativo. Já como vice-prefeito tive uma péssima experiência, fui vice – que é um cargo de suplência – de um governo com o qual eu não concordava com as ações, ou falta delas, e do qual eu não participei efetivamente. Foi um período muito ruim para mim a para a cidade. Meu objetivo agora é fazer um bom trabalho na secretaria, ano que vem pretendo trabalhar para eleger-me vereador e para que o Jaime possa ser reeleito e dar sequência às mudanças estruturais na administração da cidade.

5. E a vida pessoal e familiar como anda? Graças a Deus, vai muito bem, tenho uma família unida que sempre me deu todo apoio, uma esposa que é também uma grande companheira e um filho lindo, que é razão das nossas vidas e que trouxe muita alegria a toda a família.

22- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -23


24- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -25


26- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -27


ROUPA DE CAMA

Não Erre na Escolha Por Raquel de Melo

As ofertas são tantas que saber o que está comprando fica difícil. Alguns cuidados e boas dicas podem salvar sua nova roupa de cama

As fibras

A quantidade de fios tecidos por polegada define a macieza e a durabilidade do lençol. Para um conforto maior, o ideal é que o produto tenha, pelo menos, 200 fios. Acima de 220 fios, você terá na sua cama um símbolo de elegância e bem-estar. Lençóis com 600 fios têm uma textura acetinada e ilustre. Nestes casos, a qualidade é refletida no preço. A escolha da matéria-prima é imprescindível para que o lençol seja bom. Algodão egípcio e o Pima Cotton são as escolhas certas para uma roupa de cama com 100% de algodão, alta qualidade e resistência.

As tramas

O trabalho das fibras e o tipo de trama valorizam o jogo de cama. Bom gosto e informação ajudam na escolha dos lençóis:

– Percal: a trama do percal é plana, simples e firme. É perfeita para bordados e estampas, além de ser a base perfeita para lençóis com bordados ou desenhos; – Acetinado: neste tipo de trama, os fios flutuam na superfície do tecido. Os acetinados são confeccionados com algodão egípcio. São avolumados, macios e majestosos; – Adamascados e jacquard:

a trama do jacquard é feita em tear especial. A técnica permite que o desenho seja incorporado ao tecido, e não impresso. O adamascado é um tipo feito com tom sobre tom.

O tamanho

Assim como qualquer roupa, a de cama também é adquirida por tamanho. O lençol deve ser sempre comprado em medidas um pouco maiores que as da cama. Abaixo, os tamanhos de cama, medidos em altura e largura, respectivamente: – King size: 193 x 203 cm; – Queen size: 198 x 158 cm; – Casal: 188 x 138 cm; – Solteiro king: 205 x 100 cm; – Solteiro: 188 x 88 cm.

Escolha das cores

Os tons vão depender do gosto de cada um e os elementos decorativos do quarto devem ser levados em consideração. Paredes coloridas, abajur, tapetes, cortinas e quadros, tudo deve estar em conformidade. Caso o ambiente tenha muita informação, o ideal é optar por lençóis sem estampas. Já em ambientes claros, com decoração mais neutra, exagere nas cores. Sobreposição de estampas também é uma boa pedida.

28- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -29


30- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -31


MODA TEEN

Meninada no Réveillon Por Raquel de Melo

A tradição no Brasil é vestir roupas no Réveillon confeccionadas com cores que tenham significado. O amarelo, por exemplo, significa dinheiro e o vermelho, paixão. Mas, para quem prefere o branco da paz, ok! É só aproveitar as dicas e arrasar na virada do ano.

Look clássico

O Ano Novo de branco pede acessórios em dourado, prata ou rose. Fica clássico e supercharmoso.

Look paixão

Um Ano Novo com simplicidade e, ao mesmo tempo, atraindo amor e paixão... o vermelho e o rosa são as cores perfeitas!

Look paz

O verde é a cor da esperança. Já o azul traz tranquilidade e o branco, paz. Investir em peças simples pode ser um grande sucesso.

Look glamour

A noite de Ano Novo será agitada e badalada? Nada como paetês em tons metalizados. Dourado e prata tem tudo a ver com a data!

32- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -33


UNHAS DECORADAS

Unhas decoradas com adesivos Por Raquel de Melo

Os adesivos de unha são excelentes opções para quem não abre mão de unhas impecáveis. Elas apresentam diversas estampas, texturas e possibilidades disponíveis nos mais variados modelos. A praticidade é outra vantagem! São duas linhas de adesivos usadas nos salões de beleza. Uma delas é a de flor - ideal pra colocar aleatoriamente

– e, a outra, é a de adesivos inteiros que cobrem toda a extensão da unha. Segundo especialistas, a maioria dos adesivos não causa reação alérgica. Entretanto, é recomendado atenção à composição dos materiais utilizados.

Como aplicá-los

Além do adesivo, lixa, tesourinha ou alicate, pinça, base para as unhas ou esmalte incolor, um pouco de água, palitinho de unha, removedor de esmaltes e algodão, são os utensílios para a aplicação. As unhas devem ser feitas da maneira tradicional. O momento ideal para colocar o adesivo é quando o esmalte está praticamente seco, evitando que manche ou enrugue, mas molhado o suficiente para aderir ao adesivo.

Passo a passo

1.Escolha o adesivo; de sua preferência e que tenha a ver com a cor de esmalte que foi aplicada; 2.Retire o adesivo da cartela com bastante cuidado para que ele não rasgue. Um pouco de água pode ajudar na hora de soltá-lo; 3.Aplique na unha com a ajuda de uma pinça. Com os dedos, vá pressionando o adesivo até que ele se fixe e esteja na posição que deseja; 4.Para retirar o excesso do adesivo, dá pra lixar a ponta e depois cortar com o alicate ou com a tesourinha todo o restante do adesivo que estiver em volta da unha. É importante também tomar bastante cuidado durante este processo para que se retire apenas o excesso; 5.Aplique uma base ou um esmalte incolor para dar brilho e ajudar na fixação do adesivo; 6.Passe o palitinho com algodão e embebido em removedor de esmaltes envolta da unha, retirando qualquer resquício que tenha restado tanto do adesivo quanto do esmalte ou da base. Para remover os adesivos da unha basta passar um removedor de esmaltes para retirar todo o adesivo. 34- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -35


MAKE

Look perfeito no seu make Por Raquel de Melo

A maquiagem para ir às festas a noite pode ser feita em casa. Conheça algumas dicas simples para brilhar nas comemorações de fim de ano Para preparar a pele lave o rosto e use um demaquilante para remover qualquer sinal de maquiagem. Use um tônico facial para fechar bem os poros evitando a oleosidade excessiva. Depois, é só hidratar a pele com gel ou loção hidratante. Em seguida, a aplicação do primer facial fará toda a diferença.

Para começar com a maquiagem, o primeiro passo é a aplicação da base. Com um pincel apropriado comece pela testa e desça para as demais áreas do rosto. Corrija pequenas imperfeições e disfarce olheiras com o uso de um corretivo no tom adequado. O próximo passo é o blush. Aplique sem exageros. O último passo antes das sombras é a aplicação do primer fixador de sombra. Depois disso, passe uma sombra iluminadora no ponto de luz para evidenciar o olhar. Também é indicado aplicar um pouco de sombra em um tom um pouco mais claro que o da pele rente à sobrancelha para levantar o olhar.

Olho esfumado escuro

Aplique uma sombra menos escura, como um marrom escuro, no côncavo. Em seguida, vá esfumando com o marrom para cobrir parte da pálpebra, um pouco acima do côncavo. Para dar o toque final, use a sombra preta ou um azul bem escuro por cima deste tom mais claro para ficar com o esfumado escuro no tom desejável.

Olho esfumado colorido

O mais importante é fazer uma base na pálpebra com sombra marrom claro opaca e, se possível, usar um primer de sombras antes de aplicá-las.

Dica: para que a maquiagem dure a noite toda a dica é passar um spray fixador de maquiagem a uma distância de 30 cm do rosto.

36- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -37


38- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -39


40- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -41


42- SaĂşde e Beleza


MODA

Vestidos de renda

R

por Raquel de Melo

omântico, charmoso e delicado, o vestido de renda tem sido a escolha principal de muitas mulheres. Ele valoriza a silhueta feminina através do seu acabamento vazado e deixa o look com um ar vintage. E, mais; ela ganhou um toque contemporâneo, principalmente, porque valoriza o estilo Boudoir - peças que se inspiram no universo dos lingeries.

Confira as tendências e combinações: Dia - normalmente tem um estilo mais romântico do que sedutor. O efeito ren-

dado pode valorizar motivos florais, modelagem soltinha e cores claras, como é o caso do branco, rosa clarinho e off-white. Uma cor vibrante também é a cara do verão.

Noite - as modelagens unem o estilo retrô à sensualidade feminina que fica evidente nos modelos mais ajustados ao corpo. Os vestidos de renda curtos e preto, com fundo nude ou fundo colorido são perfeitos para arrasar nos eventos noturnos. Plus size - os vestidos de renda Plus size realçam as partes mais bonitas do corpo, como é o caso do busto. Eles são mais comportados e apresentam apenas detalhes rendados.

Curto - o comprimento acima do joelho faz do vestido de renda curto uma peça perfeita para o verão. Ele pode ser bem ajustado ao corpo ou ter um caimento soltinho. A peça pode ser usada durante o dia ou à noite, tudo depende das características do modelo.

Saúde e Beleza -43


ESPORTE

Street Workout Por Raquel de Melo

O Street Workout é uma modalidade esportiva composta de exercícios calisténicos que visam o domínio do corpo no espaço, através de movimentos de força, coordenação, explosão e equilíbrio. O Street Workout acrescenta, ainda, um componente lúdico e de exibição na tentativa de criar a simbiose perfeita entre a criatividade e o domínio da técnica. Utilizando estruturas urbanas como corrimões, bancos, postes etc., a modalidade é muito comum nos Estados Unidos vem sendo praticável a qualquer hora e em qualquer lugar - tal a diversidade de movimentos que, com o peso do corpo, pode ser executado nas mais comuns estruturas com a maior criatividade possível. Em Vinhedo o primeiro grupo a ser formado é o Steel Bar Street Workout, porém como a cidade não possui uma estrutura apropriada para a prática do esporte, os treinos são realizados em Campinas, praça da paz, na Unicamp.

Os exercícios calisténicos são utilizados nos mais variados contextos esportivos. Entretanto, com a reformulação desses exercícios o Street Workout os transformou numa prática espetacular e apetecível, que facilmente contagia os espectadores. O ‘boom’ desta modalidade foi em 2011 e, no Brasil, os grupos começaram a ser criados no ano de 2014. Hoje, já existem diversos grupos praticantes. Neste ano, houve dois primeiros campeonatos de Street Workout/Calistenia: o primeiro foi o ARNOLD CLÁSSIC 2015 organizado pelo grupo Calistenia Brasil de São Paulo; já o segundo foi organizado pelos grupos ABC Barz e AcroFun, em São Bernardo do Campo. O Street Workout continua em fase de expansão e divulgação e vem sendo reconhecido pela Federação Mundial de Street Workout e Calistenia. Facebook: facebook.com/steelbarstreetworkout Instagram: https://instagram.com/steel_bar 44- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -45


CARDÁPIO

Entradinhas para a Ceia por Raquel de Melo

Tartar de salmão com maçã verde Ingredientes

300 g de salmão 2 maçãs verdes 150 g de pepino em conserva 100 g de cebola roxa 100 ml de azeite 100 g de mostarda 100 g de alcaparra 50 g de cebolinha picada 50 g de salsa picada Sal a gosto Acompanha pão preto cortado

Preparo

Pegue o filé de salmão sem pele e limpo, pique e reserve. Descasque as maçãs, corte em cubinhos pequenos e reserve. Corte os pepinos em conserva também em cubinhos e reserve. Lave as alcaparras para retirar o excesso de sal e pique. Faça o mesmo com as cebolas. Em uma travessa, misture os ingredientes delicadamente, depois corrija o sal. Monte com um potinho no centro de um prato, coloque pão preto em volta e salpique com a salsa para decorar.

Crisp de salmão defumado Ingredientes

15 torradas de pão 200 g de salmão defumado picado 1 limão 1 colher de alcaparra picada 2 colheres (sopa) de cream cheese

Preparo

Passe o cream cheese nas torradinhas. Cubra com o salmão defumado picado, seguido pelas alcaparras e as gotas de limão.

46- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -47


48- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -49


CRÔNICA

O Que Você Espera da Vida?

D

e forma desafiadora e surpreendente, uma delicada flor pode nascer em meio a rústicas pedras. Qual a razão? Cada momento da vida constrói o que somos. Inevitavelmente. Somos feitos de esperanças que surgem antes e memórias que ficam depois. Nem tudo é agradável na vida, nem tudo é como gostaríamos que fosse. A vida é cheia de surpresas, algumas boas, outras nem tanto. Não dá para escolher. Os fatos são avalanches sem controle, por mais cuidados que tenhamos. Em cada final de ano é comum fazermos um balanço daquilo que passou e promessas de mudanças para o ano seguinte. Em pouco tempo, no entanto, fica tudo no esquecimento e a vida continua a mesma de sempre. Tudo igual. Apenas promessas sem objetivos claros, sem empenho pessoal. Einstein ensinou que não podemos obter resultados diferentes repetindo sempre a mesma coisa. Algo precisa mudar. E pode ter certeza, qualquer mudança deve começar por você mesmo. Um pensamento apócrifo ensina: “Mude uma coisa e todas as outras irão mudar sozinhas. Mude-se a você e os outros mudarão também”. Você seria capaz de agir assim? Quando analisamos a própria vida (poucos fazem isso de verdade e com coragem), esquecemos facilmente os gestos de bondade que recebemos de outros e carregamos pesadamente dentro de nós aquilo que alguém nos fez de mal ou tenha nos desapontado. Agradecemos pouco e perdoamos menos ainda. Falamos muito e ouvimos pouco. Reclamamos demais e temos tolerância de menos. Em tudo, fazemos pouco demais. Queremos que os resultados apareçam magicamente, como um pote de ouro no fim do arco-íris. Mas não há arco-íris sem chuvas. Sonhamos demais e fazemos de menos. Gostamos muito de receber elogios, mas nada de críticas. Ingenuamente, alguns esperam ‘críticas positivas’, eufemismo sem valor. Crítica é crítica, e pronto. Depois, cada um faz da vida o que achar melhor. No entanto, é sempre mais fácil reclamar do vento do que ajustar as velas da embarcação. Não culpe Deus! Se você fizer promessas neste final de ano, procure cumpri-las fielmente depois. Quem sabe assim 2016 possa ser um ano diferente para você. Uma vida nova. Um tempo melhor. Você também pode brotar entre pedras. José Antônio Zechin é Escritor 50- Saúde e Beleza


Revista Saúde e Beleza nº 58  

A melhor revista de Saúde, Beleza, Estética, moda de Vinhedo e região!

Revista Saúde e Beleza nº 58  

A melhor revista de Saúde, Beleza, Estética, moda de Vinhedo e região!

Advertisement